Muito bom esse vídeo. Bastante elucidativo. Comecei no Linux com o KDE Plasma, buscando custumizar tudo. Hoje uso o Gnome Shell. Simples e direto ao ponto. Percebi que com o tempo, a gente vai parando a "febre da customização" e procura algo mais funcional e simples.
@@OGratissimum Acho que acaba acontecendo com muita gente. Cheguei a conclusão que perdia muito tempo customizando e, no final, nunca ficava bom. O problema estava comigo. Kkkk.
Tô começando minha jornada pelo Linux agora. Baixei semana passada o Mint com Cinnamon pra suavizar a transição do Windows e tô curtindo demais. Ainda quero experimentar outras distros e DE's; hoje mesmo vou dar uma fuçada no Arch com Gnome e depos KDE Plasma pra ver como funciona.
Sou da época do Kurumin (até ainda tenho um cd dele), uso somente Linux e não fazia ideia de que existem tantas interfaces assim. Impressionante! Mais impressionante é a qualidade do conteúdo do vídeo.
@@Moto2022G4 eu não vivi a época, mas sei o que é: uma mídia de armazenamento usada desde os anos 80 até meados dos 2000. Ele consistia em um disquinho em que um dos lados tinha uma lâmina óptica, na qual o drive usava um laser pra ler/gravar dados nele. Espero que tenha entendido kkkkj
Eu acho legal testar tudo o que estiver ao alcance. Mas uma hora cansa a pessoa. O ideal é testar tudo. Não se apaixonar por nada e aprender o que conseguir. O que não conseguir você desce a lenha estudando até conseguir. O meu OS favorito passou a ser o windows 7. Porém como a Microsoft matou ele lançando o windows 10 e 11, um mais ou menos bom e outro cheio de problemas. Passei a gostar do Linux Mint e Kali Linux. Embora os usos sejam diferentes estes são meus favoritos.
Eu desacostumei a usar interfaces assim... Atualmente, tenho usado sway (para wayland) e xmonad (para xorg), mas mantenho um XFCE instalado também pra conseguir trazer videos pro meu canal (nas raras vezes em que eu posto kkk), pois ela ela facilita muito a explicação por ser super objetiva
Me lembro bem do Window Maker... Criado pelo brasileiro Alfredo Kojima.... Ainda tenho ele instalado em Pentium MMX de 200 MHz com 32 MB de RAM e com Slackware Linux 9.1.... Usei ele como desktop para escrever a aplicação do meu TCC na Graduação concluída em 2004
Estava relembrando (e usando!) ele esses dias mesmo. Precisava de uma interface pra um computador antigo e estava decepcionado com alguns outros window managers, meio chatinhos de configurar e fui parar no bom e velho Window Maker. Na época eu não gostava muito, mas olhando agora ele tem suas vantagens!
Comecei com o Ubuntu com Gnome 2, depois Ubuntu com Unity, tentei usar o KDE mas achava um pouco pesado e hoje eu utilizo o Cinnanom com o Mint. E no meu trabalho 80% dos computadores utilizam Linux Mint com Cinnamon por ser o mais parecido com o Win e utilizando o tema do windows 10 + conjunto de ícones do Windows, os usuários nem sabem que é o Linux, fica perfeito para migração (no caso, não utilizando aplicativos somente Win). Só descobrem que é Linux depois que tentam instalar apps. Para uso pessoal e profissional é uma distro que recomendo pelo cuidado que os desenvolvedores da distro tem em deixar o sistema funcional em todos os aspectos possíveis.
Me parece interessante para👍 iniciar no mundo linux por esta visão.
Год назад+10
extra sobre lxqt: ele é construído de tal forma q o gerenciador de janela(WM) é desaclopado, então pode usar ele com qualquer WM q tiver instalado, basta escolher ele na config, e a maioria funciona bem integrado da pra fazer isso em outras DE, mas nenhuma tão simples como no lxqt
Pra mim, o que importa é achar a interface que vc tenha mais produtividade e conforto, eu já usei varias bem diferentes, acabei gostando e ficando com Mate,configurado bem parecido do windows, mas pra projetos com menos recursos eu uso o LXDE! Se a pessoa gosta muito de visual e tem uma maquina boa, usa algum destes bem sofisticado, mas se não, ate um IceWM da pra usar! Valeu!
Sou usuário do Archlinux e a melhor DE para mim até hoje, para produtividade, foi e continua sendo o Gnome. A evolução e o cuidado com a simplicidade é incrível! Acredito que os desenvolvedores compartilham da filosofia KISS.
@@rthv to pensando em trocar o windows 11 por uma distro de linux mano. to cursando o 1 periodo de eng de software e to achando q ele parece ser um universo incrivelmente divertido
Desde meu início no mundo Linux, me apaixonei pelo KDE! Recentemente, passei umas semanas usando Manjaro com I3 WM e gostei muito, depois que você aprende e acostuma com os atalhos de teclado, fica bem mais rápido realizar tarefas! O outro ambiente que mais gostei e que é muito prático é o Mate, usei o Fedora Mate, Ubuntu Mate e o Parrot Home que tem o Mate por padrão!!!
@@simitar540 , posso estar enganado, mas pelo que lembro, a distro era mantida pelo criador do site Guia do hardware, daí ele encerrou a distro. Distribuições mantidas apenas por um indivíduo geralmente tem vida curta.
eita, acho q esse foi o video mais legal do seu canal heim !!!! ja usei esse enlightment que voce falou no final e tbem usei o blackbox que acho que nem foi citado, totalmente oposto, enqunato um era mais pesado q a "voce sabe quem" o outro era mais leve q a olicia palito!!! TOP !!!
Dio, você esqueceu de citar uma função no botão 'Menu' do kde; clique sobre o menu com o botão direito do mouse para escolher outros modos de apresentação do menu de aplicativos; um desses modos apresenta um visual muito parecido com o do gnome, muito bonito, que surge sobre uma transparência que ocupa a tela inteira, bastante intuitivo. Atualmente estou, há alguns anos, usando o MxLinux que vem 'de fábrica' com xfce e tem me servido muito bem em dois notebooks antigos; um Dell inspiron N4050 com i5 de 2,4 G ,8Gb de RAM e um itautec com core 2duo e 3Gb de RAM. Tudo roda lisinho, não uso para jogos.
Adoro a leveza e a simplicidade do Xfce, que ainda assim é muito customizável e configurável. No "padrão de fábrica" o Xfce parece visualmente antiquado e desinteressante, mas basta modificá-lo um pouco que fica muito bom. Bem o comprovam o Xubuntu, o Linux Lite e as versões Xfce de Mint, Peppermint, Manjaro e, principalmente, Zorin.
É eu atualmente tenho usado só Gnome, no começo achei muito estranho mesmo, mas agora não consigo ficar sem, me acostumei de mais com os atalhos e as movimentações do mouse. Também com wayland ele está absurdo, performando muito.
muito bom vídeo ... principalmente para quem está chegando no mundo Linux .... troco de distro a cada mês, insisto no Ubuntu Budgie mas sempre volto pro Deepin .... o Deepin sempre se supera, gosto muito ...
Muito obrigado por esse vídeo! Eu sempre fui usuário de windows e vídeos como esse me transportam pra um universo totalmente novo! Estou buscando aprender mais sobre esse universo pois quero dar uma sobrevida para um notebook de 2017 que tenho e apesar do medo de ter que aprender um tanto de coisa nova sobre esse universo linux, vídeos como esse me auxiliam bastante e tiram um monte de dúvidas!
Estou no mesmo dilema ,usando Windows num PC bem fraco. Qual a melhor distro que não precise ficar configurando por comandos de texto e coisas assim e que torne a transição suave? Já testei o WinLinux no lançamento e gostei mas agora parece que é só pagando.
últimamente tenho usado o i3wm com algumas modificações e uma barra customizada, me serve muito bem e ajuda muito a ter foco, como eu sou programador eu gosto da ideia de um sistema de janelas orientado a teclado.
Um dos que mais sinto falta é o Blanes. Acho que era isso. Usei nos telecentros em São Paulo. Ele imitava o visual do Windows 9x/2000. Um dos melhores de todos até hoje pra mim. Direto e sem frescura. Pena que parece que era fechado, não livre, se eu não estiver enganado… Então acabou morrendo. Curto também o Trinity, que começou como um fork do KDE 3.x. Me remete aos tempos do saudoso Kurumin.
Utilizo o KDE e personalizo para o meu uso. Gosto das possibilidades e refinamento do sistema. Não atualizei para a versão 22 pois eles retiraram por padrão o efeito de cubo da área de trabalho assim como relatou o professor em comentário anterior. Estou orientando os estagiários da empresa em que trabalho a migrarem do windows para o Linux e essas Gui são uma ótima porta de entrada para esse mundo fantástico do open source. Porem é importante ressaltar que a cereja do bolo não está na interface gráfica e sim no seu kernel e Shell 👍 Parabéns pelo vídeo. Obrigado!
Legal mesmo o post... !!!! Bem legal a utilização do Plasma KDE. Como sou um usuario de Linux, mais precisamente UbuntuStudio, a versão 22.04 kde é bem interessante e um visual bem bacana...
ha uns anos atras ,eu passava dias personalizando de tudo quanto era jeito,testa centenas de temas,icones e tal..hoje em dia uso o citado zorin..do jeito que veio,ta ate hoje rs a unica coisa que mexi foi deixar as janelas translucidas
Estou usando o Ubuntu Mate desde 2017 e gosto do visual simples dele. Já usei quase todas as interfaces mas sempre acabo na tradicional com menu iniciar e ícones na área de trabalho, pro meu fluxo de trabalho é a ideal. Pelo menos pra mim não acho que seja zona de conforto ou costume, até pq se fosse por costume eu estaria procurando interfaces ao estilo do Windows 3.1 onde comecei.
Nossa eu gostava muito do Unity, depois que mudou pro Gnome, não consegui me acostumar sei lá. Vou experimentar esse "Ubuntu Unity" que tá no vídeo. Valeu Dio
Hoje estou usando o Linux Mint com Cinamon . Mas já usei o kde com o Kurimim , Já usei o fluxbox , gnome , xfce , windowmaker , e outras que não me lembro. Chato foi descobrir que na última vez que instalei o fluxbox eles mudaram o jeito de configurar as coisas e eu me atrapalhei todo. Aboteri porque estava sem tempo. O cinamon está funcionando então não há necessidade de trocar. Sou preguiçoso.
gnome 2 foi o melhor de todos! saudades imensas! gnome 3, no meu tempo, era totalmente bugado e pesado, tanto que fez eu migrar pro xfce e depois pro kde (interface que eu odiava, mas que hoje acho disparado a melhor)
Também tinha preconceito com o kde mas uns 10 anos depois fui para ele e estou gostando. No fim acho que a gui não faz tanta diferença no peso pois as aplicações é que pesam mesmo.
Meu primeiro Linux foi o Android! Brincadeiras a parte, em desktop foi o Zorin OS Lite, depois para o Lubuntu, Kubuntu e afins, atualmente estou no Debian 11 LXQT e não me arrependo! Eu gosto bastante do KDE Plasma mas o meu PC não aguenta nem ele mesmo, quem sabe futuramente posso usar o KDE Plasma melhor?
O motivo do Gnome ser mais usado é: Ubuntu Antes do Ubuntu, as distros mais populares usavam KDE Podia ter falado da versão dos toolkits usados. Por exemplo, o Cinnamon usa o GTK 3 assim como o Gnome Shell, enquanto o MATE na prática é uma continuação do antigo Gnome, e usa o GTK 2
Usei o Ubuntu desde o 7.04 até o 20.04 daí mudei pro fedora . O gnome puro é melhor, eu instalo algumas extensões e pronto, tudo funciona e o gnome ser minimalista só me agrada.
Linux é como nosso mundo: rico em diversidade, e com uma liberdade que transcende as fronteiras geográficas. No começo usei Conectiva e Tech Linux, mas o Kurumin me foi como um canivete suíço. Entre várias ferramentas "automáticas", ele configurava minha conexão ADSL PPPoE! Por isso, considero um gênio o Carlos Eduardo Morimoto, também criador do site Guia do Hardware. Depois fui pro Mint MATE, LXLE, Kubuntu e outras com KDE e Gnome antigo. Até AntiX já usei recentemente. Mas o Void com LXQt é quase tão leve quanto o AntiX, e tudo funciona redondo. Sistemas mais parrudos e bem responsivos? Gostei do BigLinux, openSUSE e MX XFCE.
Dio, já trabalho a anos com TI mas sempre fui fã da Microsoft, isso pq toda vida que eu tentava usar Linux era muito complicado, pra conseguir alguns drivers ou programas semelhantes ao do Windows era muito dificil. Ano passado recomecei com algumas experiências com Linux e testei pelo menos umas 10 distros, e muito do que consegui caminhar foi vendo seus vídeos, e agora estou usando o Mint Cinamom rodando tudo que eu preciso, e é muito gostoso trabalhar com ele. Parabéns pelo canal, seus videos são excelentes! Uma ferramenta legal que estou usando pra dual-boot é o Grub2Win, não cheguei a ver se vc tem video sobre ele, mas eu achei uma solução muito facil e customizável de usar.
Não uso Pc para trabalho específicamente, mas consegui furar a bolha do windows essa semana , testei por duas semanas o mint e me apaixonei . A primeira vista eu tive um pouco de dificuldade,mas tudo foi se desenrolando , acabei com dual boot e tornei o mint meu sistema principal .
LIKE. INTERFACE = DESKTOP ENVIROMENT INTERFACE: GNOME (Utiliza extensões) TOOLKIT: GTK DISTROS: UBUNTU, FEDORA INTERFACE: MATE (Um FORK do Gnome) TOOLKIT: GTK DISTROS: UBUNTU MATE, LINUX MINT MATE INTERFACE: CINNAMON (Um FORK do Gnome - Parecido com windows 7) TOOLKIT: GTK DISTROS: LINUX MINT CINNAMON INTERFACE: BUDGIE DESKTOP (Um FORK do Gnome) TOOLKIT: GTK DISTROS: INTERFACE: UNITY (Um FORK do Gnome) TOOLKIT: GTK DISTROS: UBUNTU
INTERFACE: COSMIC (Um FORK do Gnome) TOOLKIT: GTK DISTROS: POP! OS
INTERFACE: ZORIN SHELL (Um FORK do Gnome) TOOLKIT: GTK DISTROS: ZORIN OS
INTERFACE: ENDLESS SHELL (Um FORK do Gnome) TOOLKIT: GTK DISTROS: ENDLESS OS INTERFACE: XFCE (parecido com o mate, interface leve para computadores mais fracos, um menu lembra windows 7) TOOLKIT: GTK DISTROS: XUBUNTU, LINUX MINT XFCE, MANJARO, ZORIN LITE, INTERFACE: LXDE TOOLKIT: GTK DISTROS: INTERFACE: KDE PLASMA (Bastante opções) TOOLKIT: QT DISTROS: KUBUNTU
INTERFACE: KDE PLASMA TOOLKIT: QT DISTROS: DEEPIN, UBUNTU KYLIN
INTERFACE: MAUI SHELL TOOLKIT: QT DISTROS: NITRUX OS
Boas Dio✌! Testei muitos, não todos, pois como o Linux é um Universos recheado de Galáxias, não creio der possível em apenas uma vida😁 Comecei usando o Red Hat, passei pelo Slack, Suse... enfim, pra não ficar muito longo este comentário, parei atualmente no Debian - a minha distro favorita com ambiente KDE Plasma. Não uso wallpapers, prefiro cores sólidas monocromáticas de tom azul o mais escuro possível pois trabalho, fundamentalmente, com design gráfico.Tenho o Debian fixo e, no mm HD, uma partição onde experimento outras mas sem, jamais, substituí-lo. Ultima q experimentei e gostei bastante foi o Manjaro mas... mmnhéé😒 Abraços Luminosos🤗
Quando eu sair do Windows eu queria algo com outra perspectiva ou seja, KDE, Cinnamon etc não é a interface que queria usar queria algo novo e com uma padronização visual não deu noutra Gnome foi minha escolha e signo nela desde então, consistente e facilmente ajustável e personalizável a meu gosto, nem preciso ajustar muito para já ser perfeito.
Muito bom o conteúdo. Atualmente estou utilizando o EndeavourOS com KDE Plasma todo customizado, que está com um visual meio Elementary OS, meio macOS. Aliás, achei essa distro uma ótima solução para resolver o problema de aquecimento do meu notebook depois que fiz um upgrade de processador i5 para um i7.
Processador 2° geração né? Já conferiu se os 2 processadores tem o mesmo tdp? Se o tdp do i7 for maior vai dar problemas, é melhor ficar com o i5 mesmo.
@@NaassomDourado, exato, 2ª geração. Eu troquei por um i7 indicado no manual do notebook como opção para o modelo da máquina, por isso fiz esse upgrade. No entanto, realmente, o consumo de energia é um pouco maior.
Eu usei muito tempo o Pop OS, Zorin e agora Ubuntu. Todos com o Dash to Panel (Com exceção do Zorin que não precisava). Esse modo "Windows" com uma barra em baixo é o mais confortável pra mim. E sem contar que misturar os elementos gnome com o modo "Windows" de usar foi algo que eu gostei muito. Usei o Cinnamon por algum tempo, e tirando alguns BUGs que eu tive com o Discord e não consegui resolver, foi uma experiência muito boa. KDE eu nunca tive nem vontade de testar no PC principal. Foram apenas alguns testes em VMs que não me chamaram a atenção. Pro futuro eu tenho muita vontade de testar o XFCE e esperar pra ver o que acontece no novo Cosmic. Os DEs chineses também me chamam atenção. Quem sabe um dia.
Que vídeo fantástico, me deixou com aquela sensação de nostalgia por rever vários sistemas operacionais Linux que já testei ao longo de 15 anos. Daria para criar uma árvore genealógica Linux. Daria uma excelente estampa para camisa 👕. Eu compro em
Recentemente comecei a usar o Garuda com KDE, antes disso estava no Zorin com Gnome so que e muito lento por isso retornei ao KDE, antes do Zorin estava no Manjaro com KDE tambem, a diferenca de performance e muito grande
Atualmente uso nos notebooks de casa o Q4OS com KDE Plasma justamente por conta das customizações. Apesar de ser da época de Kurumin e usar Debian há anos, tem a esposa, tem filhos, que interagem com o Windows na escola, no trabalho, etc. Então as customizações do Plasma me ajudam criar um ambiente clone do Windows 11 e facilitar a vida deles.
simplesmente a DE que mais me agradou foi o KDE Plasma, atualmente estou utilizando o ArchLinux, minha distro favorita, por leveza e performance além de ser rolling release, num hardware ultra fraco... um eMMC queimado usando um pendrive de 8GB como armazenamento e 1,8 GB de RAM com intel atom, tá me ajudando demais.
Quando comecei a usar Linux, lá pelo ano 2000, eu gostava muito de usar o WindowMaker, que tinha base no GTK e possibilitava configurar muitas coisas e criar temas para utilizar e trocar quando bem entendesse. Mas acabei ficando preguiçoso e o Slackware deixou de usar o Gnome, então agora só uso o KDE Plasma mesmo.
No geral (geral meeesmo), gosto muito do XFCE! Talvez não seja "o melhor". Mas, ao mesmo tempo, é leve, estável, personalizável e bastante popular (fóruns, ajuda, resolução de problemas, recebe atualizações "constantes"). Consegue trazer um pouquinho de cada vantagem advindas de cada DE. Enquadra-se com maestria no conceito de acessibilidade e inclusão digital (para usuários e máquinas...), ponto fundamental nas comunidades envolvendo Software Livre
Год назад+2
Depois de quase 10 anos usando XFCE, migrei para o GNOME. Eu queria um ambiente que usasse o Wayland, e por um tempo testei opções mais leves, como o Sway, mas acabei me rendendo e instalando o GNOME, ambiente que antigamente eu não pensava em usar por considerar pesado, eu sempre tive apreço por simplicidade nos sistemas operacionais e nos softwares.
Esse vídeo caiu como uma luva na minha mão. Dias atrás rodei alguns blogs atrás dessas informações. No primeiro momento acho que é até bom rever para sintetizar bem tudo isso! Estou iniciando a experiência no linux apos um único contato na adolescência ha uns bons 15 anos! Obrigado pelo conteúdo! Um bom resumo, e para mim, não ficou apenas superficial!
Eu não gosto de ter vários sistemas operacionais de acordo com cada tarefa que preciso fazer (e de ainda ter uma curva de aprendizado em cada sistema, meu dia normalmente já é cheio o suficiente). Por conta disso uso o Windows. Admiro a segurança e muitas coisas do Linux, mas também o suporte e "garantia" de funcionamento de tudo no windows
No último final de semana particionei meu SSD e instalei o Windows para estudar para concursos. E reinstalei o BiG Linux. Quando fui configurar o Windows, já deu saudades do mundo Linux. Ainda não tive coragem de voltar ao Windows novamente kkkkk
Acho o DDE e Plasma lindos quando bem customizados, mas não consigo sair do GNOME por sua praticidade e produtividade. Uso o Archlinux pela inovação e minha pressa em ver o que tem de novo logo.
Atualmente estou no gnome porém pretendo mudar, apesar de muita gente criticar eu curto a ideia de poder dar a minha propria cara ao meu sistema, arch com gnome me deu essa liberdade legal
Valeu pelo ótimo vídeo, Dio! Para mim, o ambiente mais bonito e funcional que já vi até hoje foi o do Ubuntu Kylin. Pena que é um sistema focado no público chinês e não oferece muito suporte para o pessoal do ocidente (muita coisa está no idioma chinês). Contudo, hoje, depois de usar por anos KDE e XFCE, minha paixão é o Zorin OS Core que, com algumas extensões, fica imbatível no combo elegância+funcionalidade. A equipe do Zorin realmente criou um sistema fantástico.
Uso fedora (sempre a versão mais atual) + MATE + Compiz + Cairo-Dock. Moderno (fedora), leve (MATE), divertido (Compiz) e funcional (Cairo-Dock). Perfeito!
Deixei de usar Línux há muito tempo justamente por, no meu ver, haver um certo excesso de variações de interfaces gráficas confusas... eu não conseguia gostar de uma que não durasse por muito tempo sem que passasse a ficar obsoleta e/ou ser toda repaginada e isso me irritava e também pela grande maioria ter tendências a conter temas dark-cinzentos minimalistas como padrão. Neste caso, também sinto falta de temais mais "cristais" e alegres como dos antigos KDEs, por exemplo, apesar de bem primitivas para os dias de hoje. Más o Línux Suse/OpenSuse, nas versões 8~10 tinham o KDE como GUI padrão e uma identidade visual próprio: eram lindos. O Ubuntu em suas primeiras versões também tinham identidade visual própria e me fazia até gostar de usar o Gnome até um certo tempo, más depois veio o Unity e mais trocentos sabores. Até o longíquo Línux Red Hat 9, de 2003, apesar de usar o Gnome 2.x, tinha uma identidade bacana, bonita e funcional. Por fim, até hoje as únicas interfaces gráficas Linux que ainda me agradam um pouco e que talvez me fariam voltar a usá-los um dia é a WindowMaker ou a MATE.
Uso uma chamada XP-Pen Star 03, que funciona perfeito no Linux. Comprei no AliExpress. O fabricante lança drivers para o Linux (em formato DEB e RPM). Instalei o driver deles, mas ele não reconheceu a mesa. Tive que apelar para o driver open Digimend e esse funcionou numa boa.
richard tenho uma wacon one baratinha, sou pouquissimo experiente c desenho, mas gostei do krita e seu guia de inicio rápido na documentação oficial. Driver rolou suave no debian e manjaro q testei, manjaro acho q precisou instalar na época, dps driver ja veio no kernel acho. Ruindows precisou instalar
Agora eu entendi o PQ que eu achava o XFCE tão diferente! O XFCE que eu sempre usei quando era mlk era na verdade o MATE e não o XFCE! Agora tudo faz sentido!
Muito bom esse vídeo. Bastante elucidativo.
Comecei no Linux com o KDE Plasma, buscando custumizar tudo. Hoje uso o Gnome Shell. Simples e direto ao ponto. Percebi que com o tempo, a gente vai parando a "febre da customização" e procura algo mais funcional e simples.
E eu que nunca tive essa febre haha
@@unknown_codec_404 Nem eu, hahaha xfce, mate, cinammon funciona? gerencia arquivos? já era kkkkk
Mano, sim!!!!
Mas essa febre de customização me ensinou muito! Agora tô na simplicidade também hahaha
@@OGratissimum Acho que acaba acontecendo com muita gente. Cheguei a conclusão que perdia muito tempo customizando e, no final, nunca ficava bom. O problema estava comigo. Kkkk.
A simplicidade e leveza do Cinnamon conquistaram meu coração há anos.
concordo totalmente, gosto do gnome mas me atrapalho muito quando uso, o kde tem execesso de customização distrai muito, prefiro o Cinnamon ou XFCE.
Eu não vivo sem o KDE. Desde quando o Ubuntu acabou com o Unity, eu migrei para o KDE (Kubuntu) e não troco ele por nada.
Tô começando minha jornada pelo Linux agora. Baixei semana passada o Mint com Cinnamon pra suavizar a transição do Windows e tô curtindo demais. Ainda quero experimentar outras distros e DE's; hoje mesmo vou dar uma fuçada no Arch com Gnome e depos KDE Plasma pra ver como funciona.
Comigo é o Mate. Nunca gostei do que fizeram com o Gnome a partir da versão 3.
Sou da época do Kurumin (até ainda tenho um cd dele), uso somente Linux e não fazia ideia de que existem tantas interfaces assim. Impressionante!
Mais impressionante é a qualidade do conteúdo do vídeo.
@@Moto2022G4 aquele dispositivo redondo dos anos 90 e 2000 de armazenamento 😅.
Por incrível que pareça, ainda tenho vários!
Também futuquei muito o Kurumin, e achava muito legal.
@@Moto2022G4midia optica Dvd 📀
@@Moto2022G4 eu não vivi a época, mas sei o que é: uma mídia de armazenamento usada desde os anos 80 até meados dos 2000. Ele consistia em um disquinho em que um dos lados tinha uma lâmina óptica, na qual o drive usava um laser pra ler/gravar dados nele.
Espero que tenha entendido kkkkj
Morimoto..
Eu acho legal testar tudo o que estiver ao alcance. Mas uma hora cansa a pessoa. O ideal é testar tudo. Não se apaixonar por nada e aprender o que conseguir. O que não conseguir você desce a lenha estudando até conseguir.
O meu OS favorito passou a ser o windows 7. Porém como a Microsoft matou ele lançando o windows 10 e 11, um mais ou menos bom e outro cheio de problemas. Passei a gostar do Linux Mint e Kali Linux. Embora os usos sejam diferentes estes são meus favoritos.
27:46 Angel Beats, que nostálgico
Caramba verdade kkkkkkk
Eu desacostumei a usar interfaces assim...
Atualmente, tenho usado sway (para wayland) e xmonad (para xorg), mas mantenho um XFCE instalado também pra conseguir trazer videos pro meu canal (nas raras vezes em que eu posto kkk), pois ela ela facilita muito a explicação por ser super objetiva
Me lembro bem do Window Maker... Criado pelo brasileiro Alfredo Kojima.... Ainda tenho ele instalado em Pentium MMX de 200 MHz com 32 MB de RAM e com Slackware Linux 9.1.... Usei ele como desktop para escrever a aplicação do meu TCC na Graduação concluída em 2004
Estava relembrando (e usando!) ele esses dias mesmo. Precisava de uma interface pra um computador antigo e estava decepcionado com alguns outros window managers, meio chatinhos de configurar e fui parar no bom e velho Window Maker. Na época eu não gostava muito, mas olhando agora ele tem suas vantagens!
eu queria muito ter entendido esse video
obirgado pelo video de qqr forma
Comecei com o Ubuntu com Gnome 2, depois Ubuntu com Unity, tentei usar o KDE mas achava um pouco pesado e hoje eu utilizo o Cinnanom com o Mint. E no meu trabalho 80% dos computadores utilizam Linux Mint com Cinnamon por ser o mais parecido com o Win e utilizando o tema do windows 10 + conjunto de ícones do Windows, os usuários nem sabem que é o Linux, fica perfeito para migração (no caso, não utilizando aplicativos somente Win). Só descobrem que é Linux depois que tentam instalar apps. Para uso pessoal e profissional é uma distro que recomendo pelo cuidado que os desenvolvedores da distro tem em deixar o sistema funcional em todos os aspectos possíveis.
Me parece interessante para👍 iniciar no mundo linux por esta visão.
extra sobre lxqt: ele é construído de tal forma q o gerenciador de janela(WM) é desaclopado, então pode usar ele com qualquer WM q tiver instalado, basta escolher ele na config, e a maioria funciona bem integrado
da pra fazer isso em outras DE, mas nenhuma tão simples como no lxqt
lxqt + i3wm
não sabia disso, muito obrigado pela dica! já gostava do lxqt por ser bem leve.
Pra mim, o que importa é achar a interface que vc tenha mais produtividade e conforto, eu já usei varias bem diferentes, acabei gostando e ficando com Mate,configurado bem parecido do windows, mas pra projetos com menos recursos eu uso o LXDE! Se a pessoa gosta muito de visual e tem uma maquina boa, usa algum destes bem sofisticado, mas se não, ate um IceWM da pra usar! Valeu!
Sou usuário do Archlinux e a melhor DE para mim até hoje, para produtividade, foi e continua sendo o Gnome. A evolução e o cuidado com a simplicidade é incrível! Acredito que os desenvolvedores compartilham da filosofia KISS.
olha como é interessante o ponto de vista, já acho o gnome o pior no aspecto produtividade.
@@roliveiradefarias Sim, essa é a beleza do mundo Linux, a liberdade para escolher.
@@rthv to pensando em trocar o windows 11 por uma distro de linux mano. to cursando o 1 periodo de eng de software e to achando q ele parece ser um universo incrivelmente divertido
@@martinssouza4007 É sim, vai fundo, você não irá se arrepender. Senta a bota!
@@martinssouza4007 Depois que vc troca windows por linux é difícil voltar
Thanks!
14:32 o vídeo do canal que eu mais assisti até hoje, muito divertido 😂
Vou guardar este vídeo para me ajudar nos concursos de Ti😊
Desde meu início no mundo Linux, me apaixonei pelo KDE! Recentemente, passei umas semanas usando Manjaro com I3 WM e gostei muito, depois que você aprende e acostuma com os atalhos de teclado, fica bem mais rápido realizar tarefas! O outro ambiente que mais gostei e que é muito prático é o Mate, usei o Fedora Mate, Ubuntu Mate e o Parrot Home que tem o Mate por padrão!!!
Por isso q Linux é lindo! Esse vídeos explica pq Linux é sinônimo de liberdade 🤓
Meu primeiro contato com Linux foi com o finado Kurumin com KDE, nos PCs da escola. Só de pensar, já bate uma nostalgia.
@@simitar540 , posso estar enganado, mas pelo que lembro, a distro era mantida pelo criador do site Guia do hardware, daí ele encerrou a distro. Distribuições mantidas apenas por um indivíduo geralmente tem vida curta.
@@tecnopoesia valeu pela informação
Ainda tem a DE parecida com ele, um fork do KDE 3 , chamado Trinity Desktop...a distro Q4OS usa ele por padrão.
eita, acho q esse foi o video mais legal do seu canal heim !!!! ja usei esse enlightment que voce falou no final e tbem usei o blackbox que acho que nem foi citado, totalmente oposto, enqunato um era mais pesado q a "voce sabe quem" o outro era mais leve q a olicia palito!!! TOP !!!
Meus parabéns por ter essa paciência neste assunto tão vasto. Vídeo Top!
Obrigado pelo reconhecimento
Dio, você esqueceu de citar uma função no botão 'Menu' do kde; clique sobre o menu com o botão direito do mouse para escolher outros modos de apresentação do menu de aplicativos; um desses modos apresenta um visual muito parecido com o do gnome, muito bonito, que surge sobre uma transparência que ocupa a tela inteira, bastante intuitivo.
Atualmente estou, há alguns anos, usando o MxLinux que vem 'de fábrica' com xfce e tem me servido muito bem em dois notebooks antigos; um Dell inspiron N4050 com i5 de 2,4 G ,8Gb de RAM e um itautec com core 2duo e 3Gb de RAM. Tudo roda lisinho, não uso para jogos.
Adoro a leveza e a simplicidade do Xfce, que ainda assim é muito customizável e configurável. No "padrão de fábrica" o Xfce parece visualmente antiquado e desinteressante, mas basta modificá-lo um pouco que fica muito bom. Bem o comprovam o Xubuntu, o Linux Lite e as versões Xfce de Mint, Peppermint, Manjaro e, principalmente, Zorin.
É eu atualmente tenho usado só Gnome, no começo achei muito estranho mesmo, mas agora não consigo ficar sem, me acostumei de mais com os atalhos e as movimentações do mouse.
Também com wayland ele está absurdo, performando muito.
já fiz um KDE "Unity" foi minha interface favorita
Obrigado Dio, os seus videos estão me ajudando muito nessa jornada no mundo Linux, estou usando o linux mint a 2 semana e achei muito boa a distro
muito bom vídeo ... principalmente para quem está chegando no mundo Linux .... troco de distro a cada mês, insisto no Ubuntu Budgie mas sempre volto pro Deepin .... o Deepin sempre se supera, gosto muito ...
Muito obrigado por esse vídeo! Eu sempre fui usuário de windows e vídeos como esse me transportam pra um universo totalmente novo! Estou buscando aprender mais sobre esse universo pois quero dar uma sobrevida para um notebook de 2017 que tenho e apesar do medo de ter que aprender um tanto de coisa nova sobre esse universo linux, vídeos como esse me auxiliam bastante e tiram um monte de dúvidas!
Estou no mesmo dilema ,usando Windows num PC bem fraco.
Qual a melhor distro que não precise ficar configurando por comandos de texto e coisas assim e que torne a transição suave?
Já testei o WinLinux no lançamento e gostei mas agora parece que é só pagando.
eu sempre usei o linux sem ui, na maioria dos casos por ssh, mas depois que conheci os tile windows manager, voltei a gostar da ui linux!
últimamente tenho usado o i3wm com algumas modificações e uma barra customizada, me serve muito bem e ajuda muito a ter foco, como eu sou programador eu gosto da ideia de um sistema de janelas orientado a teclado.
Um dos que mais sinto falta é o Blanes. Acho que era isso. Usei nos telecentros em São Paulo. Ele imitava o visual do Windows 9x/2000. Um dos melhores de todos até hoje pra mim. Direto e sem frescura.
Pena que parece que era fechado, não livre, se eu não estiver enganado… Então acabou morrendo.
Curto também o Trinity, que começou como um fork do KDE 3.x. Me remete aos tempos do saudoso Kurumin.
Dá uma olhada no IceWM. A pegada é bem parecida.
Utilizo o KDE e personalizo para o meu uso. Gosto das possibilidades e refinamento do sistema. Não atualizei para a versão 22 pois eles retiraram por padrão o efeito de cubo da área de trabalho assim como relatou o professor em comentário anterior. Estou orientando os estagiários da empresa em que trabalho a migrarem do windows para o Linux e essas Gui são uma ótima porta de entrada para esse mundo fantástico do open source. Porem é importante ressaltar que a cereja do bolo não está na interface gráfica e sim no seu kernel e Shell 👍 Parabéns pelo vídeo. Obrigado!
Pois é, queria saber um pouco mais sobre kernel e shell em analogia à abordagem feita aqui pelo Dio sobre os GUI.
pq você tem tanta raiva dos estagiários a ponto de recomendar linux?
Legal mesmo o post... !!!! Bem legal a utilização do Plasma KDE. Como sou um usuario de Linux, mais precisamente UbuntuStudio, a versão 22.04 kde é bem interessante e um visual bem bacana...
Muito bom, é bom conhecer outras interfaces. Eu gostei muito de usar o XFCE em máquinas mais antigas, e em máquinas mais novas uso o KDE.
Valeu pelo conhecimento!
Muito obrigado pelo apoio, faz muita diferença!
Sai do Windows e instalei o zorin os 16.2. Achei muito bom
Caramba... Que incrível e bem narrada viagem! Parabéns, Dio!
cara esse vídeo foi muito útil pois ja uso o linux a 8 anos e nunca soube da origem das interfaces gráficas
obrigado pelo conteúdo
ha uns anos atras ,eu passava dias personalizando de tudo quanto era jeito,testa centenas de temas,icones e tal..hoje em dia uso o citado zorin..do jeito que veio,ta ate hoje rs a unica coisa que mexi foi deixar as janelas translucidas
Atualmente estou utilizando bspwm com polybar
Estou usando o Ubuntu Mate desde 2017 e gosto do visual simples dele. Já usei quase todas as interfaces mas sempre acabo na tradicional com menu iniciar e ícones na área de trabalho, pro meu fluxo de trabalho é a ideal. Pelo menos pra mim não acho que seja zona de conforto ou costume, até pq se fosse por costume eu estaria procurando interfaces ao estilo do Windows 3.1 onde comecei.
Nossa eu gostava muito do Unity, depois que mudou pro Gnome, não consegui me acostumar sei lá. Vou experimentar esse "Ubuntu Unity" que tá no vídeo. Valeu Dio
A interface do Ubuntu Mate ou do Linux Mint Mate me deixa mais tranquilo, me lembra a simplicidade do Ubuntu 8.04 ou 9.04.
Hoje estou usando o Linux Mint com Cinamon . Mas já usei o kde com o Kurimim , Já usei o fluxbox , gnome , xfce , windowmaker , e outras que não me lembro. Chato foi descobrir que na última vez que instalei o fluxbox eles mudaram o jeito de configurar as coisas e eu me atrapalhei todo. Aboteri porque estava sem tempo. O cinamon está funcionando então não há necessidade de trocar. Sou preguiçoso.
gnome 2 foi o melhor de todos! saudades imensas! gnome 3, no meu tempo, era totalmente bugado e pesado, tanto que fez eu migrar pro xfce e depois pro kde (interface que eu odiava, mas que hoje acho disparado a melhor)
Igual eu. Só que o KDE tmb tem seus bugs.
@@leo523 Quando tentei usar o KDE, foram tantos bugs que cheguei a pensar em voltar a usar Windows.
@@leo523 KDE no Opensuse é bem de boa, não vejo bugs.
Também tinha preconceito com o kde mas uns 10 anos depois fui para ele e estou gostando.
No fim acho que a gui não faz tanta diferença no peso pois as aplicações é que pesam mesmo.
Já usei o Unity, o Pantheon, o XFCE, o KDE, o Deepin e agora parei com o DE hopping no Gnome 43.
Meu primeiro Linux foi o Android!
Brincadeiras a parte, em desktop foi o Zorin OS Lite, depois para o Lubuntu, Kubuntu e afins, atualmente estou no Debian 11 LXQT e não me arrependo!
Eu gosto bastante do KDE Plasma mas o meu PC não aguenta nem ele mesmo, quem sabe futuramente posso usar o KDE Plasma melhor?
Excelente vídeo, agora descobri sobre os famosos flavours
O motivo do Gnome ser mais usado é: Ubuntu
Antes do Ubuntu, as distros mais populares usavam KDE
Podia ter falado da versão dos toolkits usados. Por exemplo, o Cinnamon usa o GTK 3 assim como o Gnome Shell, enquanto o MATE na prática é uma continuação do antigo Gnome, e usa o GTK 2
Podia ter falado também do Trinity, que está para o KDE Plasma assim como o MATE está para o Gnome Shell
MATE já concluiu o port para GTK 3.
@@Francehelder não sabia. Obrigado pela informação
Fedora tambem
Caiu que nem uma luva bem na hora em eu me sentia numa tremenda encruzilhada confusa.... Vlw brother
Meu... Que conteúdo excelente! Uso gnome desde sempre mas mesmo assim acabei aprendendo mais. Parabéns Dio!
Usei o Ubuntu desde o 7.04 até o 20.04 daí mudei pro fedora . O gnome puro é melhor, eu instalo algumas extensões e pronto, tudo funciona e o gnome ser minimalista só me agrada.
Bacana o vídeo. Eu gosto do Mint Xfce e BigLinux. Obrigado
Linux é como nosso mundo: rico em diversidade, e com uma liberdade que transcende as fronteiras geográficas.
No começo usei Conectiva e Tech Linux, mas o Kurumin me foi como um canivete suíço. Entre várias ferramentas "automáticas", ele configurava minha conexão ADSL PPPoE!
Por isso, considero um gênio o Carlos Eduardo Morimoto, também criador do site Guia do Hardware.
Depois fui pro Mint MATE, LXLE, Kubuntu e outras com KDE e Gnome antigo.
Até AntiX já usei recentemente. Mas o Void com LXQt é quase tão leve quanto o AntiX, e tudo funciona redondo.
Sistemas mais parrudos e bem responsivos? Gostei do BigLinux, openSUSE e MX XFCE.
Salve, necessário Diolinux!
Like e comoetarios realizados com sucesso. Loga vida ao canal e obrigado.
Achei o KDE Plasma bem interessante, vou testar num futuro próximo.
Seria bom um vídeo sobre o EndlessOS 5 que lançou recentemente e trouxe algumas mudanças.
Dio, já trabalho a anos com TI mas sempre fui fã da Microsoft, isso pq toda vida que eu tentava usar Linux era muito complicado, pra conseguir alguns drivers ou programas semelhantes ao do Windows era muito dificil. Ano passado recomecei com algumas experiências com Linux e testei pelo menos umas 10 distros, e muito do que consegui caminhar foi vendo seus vídeos, e agora estou usando o Mint Cinamom rodando tudo que eu preciso, e é muito gostoso trabalhar com ele. Parabéns pelo canal, seus videos são excelentes! Uma ferramenta legal que estou usando pra dual-boot é o Grub2Win, não cheguei a ver se vc tem video sobre ele, mas eu achei uma solução muito facil e customizável de usar.
Não uso Pc para trabalho específicamente, mas consegui furar a bolha do windows essa semana , testei por duas semanas o mint e me apaixonei . A primeira vista eu tive um pouco de dificuldade,mas tudo foi se desenrolando , acabei com dual boot e tornei o mint meu sistema principal .
LIKE.
INTERFACE = DESKTOP ENVIROMENT
INTERFACE: GNOME (Utiliza extensões)
TOOLKIT: GTK
DISTROS: UBUNTU, FEDORA
INTERFACE: MATE (Um FORK do Gnome)
TOOLKIT: GTK
DISTROS: UBUNTU MATE, LINUX MINT MATE
INTERFACE: CINNAMON (Um FORK do Gnome - Parecido com windows 7)
TOOLKIT: GTK
DISTROS: LINUX MINT CINNAMON
INTERFACE: BUDGIE DESKTOP (Um FORK do Gnome)
TOOLKIT: GTK
DISTROS:
INTERFACE: UNITY (Um FORK do Gnome)
TOOLKIT: GTK
DISTROS: UBUNTU
INTERFACE: COSMIC (Um FORK do Gnome)
TOOLKIT: GTK
DISTROS: POP! OS
INTERFACE: ZORIN SHELL (Um FORK do Gnome)
TOOLKIT: GTK
DISTROS: ZORIN OS
INTERFACE: ENDLESS SHELL (Um FORK do Gnome)
TOOLKIT: GTK
DISTROS: ENDLESS OS
INTERFACE: XFCE (parecido com o mate, interface leve para computadores mais fracos, um menu lembra windows 7)
TOOLKIT: GTK
DISTROS: XUBUNTU, LINUX MINT XFCE, MANJARO, ZORIN LITE,
INTERFACE: LXDE
TOOLKIT: GTK
DISTROS:
INTERFACE: KDE PLASMA (Bastante opções)
TOOLKIT: QT
DISTROS: KUBUNTU
INTERFACE: KDE PLASMA
TOOLKIT: QT
DISTROS: DEEPIN, UBUNTU KYLIN
INTERFACE: MAUI SHELL
TOOLKIT: QT
DISTROS: NITRUX OS
INTERFACE: LXQT
TOOLKIT: QT
DISTROS: LUBUNTU
Boas Dio✌! Testei muitos, não todos, pois como o Linux é um Universos recheado de Galáxias, não creio der possível em apenas uma vida😁
Comecei usando o Red Hat, passei pelo Slack, Suse... enfim, pra não ficar muito longo este comentário, parei atualmente no Debian - a minha distro favorita com ambiente KDE Plasma. Não uso wallpapers, prefiro cores sólidas monocromáticas de tom azul o mais escuro possível pois trabalho, fundamentalmente, com design gráfico.Tenho o Debian fixo e, no mm HD, uma partição onde experimento outras mas sem, jamais, substituí-lo. Ultima q experimentei e gostei bastante foi o Manjaro mas... mmnhéé😒
Abraços Luminosos🤗
Quando eu sair do Windows eu queria algo com outra perspectiva ou seja, KDE, Cinnamon etc não é a interface que queria usar queria algo novo e com uma padronização visual não deu noutra Gnome foi minha escolha e signo nela desde então, consistente e facilmente ajustável e personalizável a meu gosto, nem preciso ajustar muito para já ser perfeito.
Phew..!!! 😅
Imagino o trabalho que deu juntar tanta informação 🔥
Vídeo excelente, parabéns e mto obrigada pelo conteúdo de qualidade!!! 👏
Muito bom o conteúdo. Atualmente estou utilizando o EndeavourOS com KDE Plasma todo customizado, que está com um visual meio Elementary OS, meio macOS.
Aliás, achei essa distro uma ótima solução para resolver o problema de aquecimento do meu notebook depois que fiz um upgrade de processador i5 para um i7.
Processador 2° geração né? Já conferiu se os 2 processadores tem o mesmo tdp? Se o tdp do i7 for maior vai dar problemas, é melhor ficar com o i5 mesmo.
@@NaassomDourado, exato, 2ª geração. Eu troquei por um i7 indicado no manual do notebook como opção para o modelo da máquina, por isso fiz esse upgrade. No entanto, realmente, o consumo de energia é um pouco maior.
Dio, vídeo informativo demais mano, puts, precisava de algo assim, brigadão! Like!
Diolinux sempre salvando os leigos, eu admiro muito o Linux, más como jogo muito, não consigo migrar do Windows.
Cara quanto aprendizado e adquiri nesse vídeo, top mesmo! Top demais!!!!!
Eu usei muito tempo o Pop OS, Zorin e agora Ubuntu. Todos com o Dash to Panel (Com exceção do Zorin que não precisava). Esse modo "Windows" com uma barra em baixo é o mais confortável pra mim. E sem contar que misturar os elementos gnome com o modo "Windows" de usar foi algo que eu gostei muito.
Usei o Cinnamon por algum tempo, e tirando alguns BUGs que eu tive com o Discord e não consegui resolver, foi uma experiência muito boa.
KDE eu nunca tive nem vontade de testar no PC principal. Foram apenas alguns testes em VMs que não me chamaram a atenção.
Pro futuro eu tenho muita vontade de testar o XFCE e esperar pra ver o que acontece no novo Cosmic.
Os DEs chineses também me chamam atenção. Quem sabe um dia.
Já sabia mas parabéns pelo vídeo bem feito
Que vídeo fantástico, me deixou com aquela sensação de nostalgia por rever vários sistemas operacionais Linux que já testei ao longo de 15 anos. Daria para criar uma árvore genealógica Linux. Daria uma excelente estampa para camisa 👕. Eu compro em
De longe, mas bem de longe mesmo o LINUX MINT é a melhor distro linux disponível atualmente. ZERO BUGS !
Eu gosto mais do XFCE (customizado), não do padrão, do Gnome e do Cinnamon também customizado todos com docks estilo blur na transparência 🙌👌
Recentemente comecei a usar o Garuda com KDE, antes disso estava no Zorin com Gnome so que e muito lento por isso retornei ao KDE, antes do Zorin estava no Manjaro com KDE tambem, a diferenca de performance e muito grande
Atualmente uso nos notebooks de casa o Q4OS com KDE Plasma justamente por conta das customizações. Apesar de ser da época de Kurumin e usar Debian há anos, tem a esposa, tem filhos, que interagem com o Windows na escola, no trabalho, etc. Então as customizações do Plasma me ajudam criar um ambiente clone do Windows 11 e facilitar a vida deles.
Ótimo o vídeo. Tou amando essa velocidade. Antes assistia os vidros em 2x agora normal.
Curioso que ele não tem nenhuma mudança de passo do nosso lado, acho que você encarou o conteúdo de forma diferente. :)
Eu testei todos, sem dúvidas o Gnome (Ubuntu) e cinnamon foram os que eu mais gostei de usar, ansioso pra testar o Cosmic, tá prometendo muito. 🚀
simplesmente a DE que mais me agradou foi o KDE Plasma, atualmente estou utilizando o ArchLinux, minha distro favorita, por leveza e performance além de ser rolling release, num hardware ultra fraco... um eMMC queimado usando um pendrive de 8GB como armazenamento e 1,8 GB de RAM com intel atom, tá me ajudando demais.
Quando comecei a usar Linux, lá pelo ano 2000, eu gostava muito de usar o WindowMaker, que tinha base no GTK e possibilitava configurar muitas coisas e criar temas para utilizar e trocar quando bem entendesse. Mas acabei ficando preguiçoso e o Slackware deixou de usar o Gnome, então agora só uso o KDE Plasma mesmo.
No geral (geral meeesmo), gosto muito do XFCE! Talvez não seja "o melhor". Mas, ao mesmo tempo, é leve, estável, personalizável e bastante popular (fóruns, ajuda, resolução de problemas, recebe atualizações "constantes"). Consegue trazer um pouquinho de cada vantagem advindas de cada DE. Enquadra-se com maestria no conceito de acessibilidade e inclusão digital (para usuários e máquinas...), ponto fundamental nas comunidades envolvendo Software Livre
Depois de quase 10 anos usando XFCE, migrei para o GNOME. Eu queria um ambiente que usasse o Wayland, e por um tempo testei opções mais leves, como o Sway, mas acabei me rendendo e instalando o GNOME, ambiente que antigamente eu não pensava em usar por considerar pesado, eu sempre tive apreço por simplicidade nos sistemas operacionais e nos softwares.
Daqui a alguns meses o xfce4.20 vem com o wayland amigo
@@jaoschmidt3786 quem sabe eu volte pra ele
Ou não, acabei me acostumando com o gnome kkk
Eu uso o KDE na sua forma padrão do Kubuntu. Foi o único que funcionou corretamente no meu notebook.
Esse vídeo caiu como uma luva na minha mão. Dias atrás rodei alguns blogs atrás dessas informações. No primeiro momento acho que é até bom rever para sintetizar bem tudo isso!
Estou iniciando a experiência no linux apos um único contato na adolescência ha uns bons 15 anos!
Obrigado pelo conteúdo! Um bom resumo, e para mim, não ficou apenas superficial!
xfce + awesome cai muito bem pra mim, faz anos que uso essa uma dupla de funcionalidade e desempenho
Eu não gosto de ter vários sistemas operacionais de acordo com cada tarefa que preciso fazer (e de ainda ter uma curva de aprendizado em cada sistema, meu dia normalmente já é cheio o suficiente). Por conta disso uso o Windows. Admiro a segurança e muitas coisas do Linux, mas também o suporte e "garantia" de funcionamento de tudo no windows
Ótimo trabalho @Dio. Gnome 3 meu favorito, mas Gnome 2 por saudosismo e Enlightenment por achar minimalista e simples.
No último final de semana particionei meu SSD e instalei o Windows para estudar para concursos. E reinstalei o BiG Linux. Quando fui configurar o Windows, já deu saudades do mundo Linux. Ainda não tive coragem de voltar ao Windows novamente kkkkk
Me divirto pra caramba explorando as configs do i3. O mundo Linux é demais.
Olá Dio, poderia falar sobre Ricing Linux e quais as GUIs mais usadas para isso
Iniciei con o KDE 3.5 no Kurumim, e apesar do Trinity ainda dá vida a ele, acho que ele envelheceu bem com o Plasma.
Muito obrigado pelo vídeo!!! Foi sensacional
Acho o DDE e Plasma lindos quando bem customizados, mas não consigo sair do GNOME por sua praticidade e produtividade. Uso o Archlinux pela inovação e minha pressa em ver o que tem de novo logo.
Atualmente estou no gnome porém pretendo mudar, apesar de muita gente criticar eu curto a ideia de poder dar a minha propria cara ao meu sistema, arch com gnome me deu essa liberdade legal
Minha primeira experiência com Linux foi com o kurumin, faz tanto tempo que não lembro qual gui ele usava. Sei q depois ele usou kde e uso até hoje.
Enlightenment! Faltou mostrs4 mais detalhes desse!
Valeu pelo ótimo vídeo, Dio! Para mim, o ambiente mais bonito e funcional que já vi até hoje foi o do Ubuntu Kylin. Pena que é um sistema focado no público chinês e não oferece muito suporte para o pessoal do ocidente (muita coisa está no idioma chinês). Contudo, hoje, depois de usar por anos KDE e XFCE, minha paixão é o Zorin OS Core que, com algumas extensões, fica imbatível no combo elegância+funcionalidade. A equipe do Zorin realmente criou um sistema fantástico.
DE eu gosto do XFCE
WM bspwm(xorg) e sway(wayland)
O mesmo. E tbm acrescentaria o xmonad e awesome wm
Gosto do visual "padrão" do KDE, saí do Fedora para o Ubuntu KDE 18:30
Bom ainda sou novato no mundo Linux, mas o Cinnamon tem me agradado bastante, ao menos por enquanto não pretendo trocar não rs ^^
Uso fedora (sempre a versão mais atual) + MATE + Compiz + Cairo-Dock.
Moderno (fedora), leve (MATE), divertido (Compiz) e funcional (Cairo-Dock). Perfeito!
Instalei o fedora 38 mate com compiz mas não sei como instalar o cairo dock, vc pode me ajudar?
Deixei de usar Línux há muito tempo justamente por, no meu ver, haver um certo excesso de variações de interfaces gráficas confusas... eu não conseguia gostar de uma que não durasse por muito tempo sem que passasse a ficar obsoleta e/ou ser toda repaginada e isso me irritava e também pela grande maioria ter tendências a conter temas dark-cinzentos minimalistas como padrão. Neste caso, também sinto falta de temais mais "cristais" e alegres como dos antigos KDEs, por exemplo, apesar de bem primitivas para os dias de hoje. Más o Línux Suse/OpenSuse, nas versões 8~10 tinham o KDE como GUI padrão e uma identidade visual próprio: eram lindos. O Ubuntu em suas primeiras versões também tinham identidade visual própria e me fazia até gostar de usar o Gnome até um certo tempo, más depois veio o Unity e mais trocentos sabores. Até o longíquo Línux Red Hat 9, de 2003, apesar de usar o Gnome 2.x, tinha uma identidade bacana, bonita e funcional. Por fim, até hoje as únicas interfaces gráficas Linux que ainda me agradam um pouco e que talvez me fariam voltar a usá-los um dia é a WindowMaker ou a MATE.
Poderia falar sobre mesa digitalizadora para Linux, trazer alguém que usa sei lá.
Uso uma chamada XP-Pen Star 03, que funciona perfeito no Linux. Comprei no AliExpress.
O fabricante lança drivers para o Linux (em formato DEB e RPM).
Instalei o driver deles, mas ele não reconheceu a mesa.
Tive que apelar para o driver open Digimend e esse funcionou numa boa.
Acho que ele tem um vídeo sobre
richard tenho uma wacon one baratinha, sou pouquissimo experiente c desenho, mas gostei do krita e seu guia de inicio rápido na documentação oficial. Driver rolou suave no debian e manjaro q testei, manjaro acho q precisou instalar na época, dps driver ja veio no kernel acho. Ruindows precisou instalar
Agora eu entendi o PQ que eu achava o XFCE tão diferente!
O XFCE que eu sempre usei quando era mlk era na verdade o MATE e não o XFCE!
Agora tudo faz sentido!