Esse ano foi o ano do Linux pra mim. Consegui, enfim, me livrar totalmente da Microsoft nos meus hardwares. No meu desktop e nos dois laptops domésticos rodam apenas distros! Fico feliz de ver essa história aqui!
O que me prende à Microsoft ainda é o pacote Adobe. Designer gráfico precisa deles assim como as plantas precisam do sol...na hora que houver suporte, dou adeus!
@@andrecosta4286 pois é cara... Eu trabalho com imagens RAW e só usava o Lightroom, que consegui substituir, mas é difícil, até mesmo se acostumar com outra interface
Puxa vida, que conteúdo excelente! Acima de tudo, o apresentador é 100% agradável de se ouvir, sem sotaques exagerados, sem expressões exacerbadas, uma excelente oratória! Parabéns!
Não existe momento "MELHOR" do que esse para se falar do Linux, eu mesmo depois de todas esses presepadas da MS com o WIN 11 resolvi finalmente mudar para o LINUX MINT, antigamente o maior empecilho pra min eram os jogos, mais a Stream graças ao Proton mudaram tudo isso, o suporte deles esta cada vez melhor, sem arrependimento nenhum ate o momento por trocar de OS.
Desde 2005 uso distribuições GNU/Linux, usei Conectiva, Kurumin... e de 2015 pra cá eu jogo, trabalho e faço tudo no meu GNU/Linux! Tenho desktop gamer, note gamer, sou fã de tecnologia e quem conhece informática curte as distribuições disponíveis pelo mundo afora!
Coisa RARÍSSIMA ver um vídeo passar dos 1k de likes sem nenhum deslike, so isso ja mostrou o amor da galera pelo LINUX e pelo conteúdo de qualidade do video.
Experimentei o Kurumin mas me achava incapaz de largar o Windows. Na época o Linux era recomendável para programadores, pra quem dominava os OS. Eu saiba mais que 'nível usuário' de Windows e o Linux me jogava pro patamar de iniciante. Abracei o desafio mais de 10 anos depois, matando o Windows e instalando o Ubuntu Studio. Só me lançando no desafio que eu realmente aprendi a usar o Linux. A falsa sensação de segurança de saber usar o Prompt do Windows MS-DOS e etc me travaram um pouco, mas usar software livre e se desvencilhar de piratarias, cracks e etc foi libertador.
@@diegomeloz Caraca tua escola era bem atrasada pelo visto kkkkkkkkkk. Na minha já tinha Windows Vista😜 😜 😜 😜 😜. Maravilhoso até hoje na minha opinião. Enquanto uma escola atrasada igual um sistema operacional tipo o Linux, outra estava Anos luz a frente 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@leonscott6177 Sem querer criticar, vivi a época enquanto estava fazendo meus cursos de TI e posso afirmar, esse Kurumin era anos luz mais avançado que o windows vista, ja vinha pronto para usar com todas as aplicações que alguém na época poderia precisar e em questão visual contava com o Beryl que fazia o vista com o Aero comer poeira mas precisava de hardware potente com aceleração 3D, nessa época quase todo mundo que fez o upgrade para o windows vista fez o roolback para o windows XP pois a gama de problemas na época com incompatibilidade de drivers e queda de performance era um problema crônico, problemas esses que quem conhece a historia do desenvolvimento do vista sabe que poderia ser evitado, nem quero mais me lembrar o inferno que foi o projeto Longhorn.
@@josuesouza1508 Meu amigo enquanto você fez curso de TI kkkkkkk.... Eu me formei em Informática 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣😂😂😂😂😂.... Kurumin é Lixo Moleque... 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Nem sistema operacional não é kkkkkkk. Windows BATE no Curumin 😂😂😂😂😂😂😂 Então Moleque, fique caladinho na sua blz???? 😎😎😎😎😎 Moleque do Curso Profissionalizante! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡
@@leonscott6177 Depois passei por engenharia de software e hoje faço engenharia elétrica, qual a sua formação mesmo ? Não conheço esse curso superior chamado informática, se pelo menos entende do assunto defenda seu ponto com argumentos.
Um amigo pegou um notebook com Celeron de 2 giga que uso na minha oficina e tirou o W7 e instalou o Feren OS com navegador Brave! O notebook viveu de novo!!! Estou muito satisfeito 👍😎👍
Essa é uma das melhores séries de todo o RUclips, tanto pelo conteúdo quando pela apresentação. Parabéns! Sou fan de Linux! Éuma técnologia que está na base da minha formação academia e pela qual sinto profunda admiração e carinho.
Chorei aqui relembrando da primeira vez que usei Linux, que claro, foi o Kurumin kkkk não suportei o alto nível de nostalgia que bateu aqui 🥺 ótimo vídeo ❤
Peço gentilmente que façam uma história sobre a linguagem de programação C ou a criação do Unix. Graças ao grande Dennis Ritchie que temos nossas linguagens de programação de hoje (a grande maioria inspirada na linguagem C) e sistemas como o próprio Linux, Mac OS, Windows, FreeBSD, Solaris entre outros...
Unkown, eu, só escrevi um programa em C, um hello world, eu acho que tudo, tudo isto aqui, foi passado num compilador C. Com excessão talvez do firmware das rooms, que mesmo assim foram projetados ou talvez compilados em C, é assustador.
Eram C e outra e com o Unix Livre através do Open BSD ou FreeBSD preferência de código aberto os estudantes como eu saímos do pago para a LIBERDADE deu 👍 ótimo kkk
quando apareceu Conectiva e Kurumin, rolou uma lágrima aqui.... eita tempo maravilhoso... iniciei com conectiva e depois passei para mandriva e kurumin. Vida longa ao Tux.
Só faltou falarem do projeto KDE, que completou 25 anos agora; projeto que apesar de presente em outros sistemas, é popular nos sistemas Linux. Falou Gnome, tem que falar de KDE hehe.
Eu comecei a usar Linux este ano, meu notebook é bem velho e eu tinha instalado o Windows 10 nele, obviamente ficou lento. Então eu instalei o Ubunto, amei o gnome, mas tava lento ainda. Depois de ir pro Zorin core e Mint xfce, decidi ficar com o Zorin OS lite. Muito bom, amo a moldabilidade do xfce.
Você sabia que é possível instalar o Xfce no Ubuntu? Daí não seria necessário instalar o Zorin OS, que é apenas uma remasterização do Ubuntu com outra seleção de programas.
2022 foi o ano do Linux pra mim. Andei estudando um pouco sobre as distros, comecei com o Mint, mas em pouco tempo descobri o Big Linux e agora é essa distro que estou utilizando....Distro brasileira digna de elogios. Atualmente com base Manjaro a distro Big Linux traz recursos fenomenais como conversão rápida de formatos de arquivos, bastando para isso apenas clicar com o botão direito do mouse e escolher pra qual formato deseja-se converter um determinado arquivo, como por exemplo um .jpg para .png. Inovou explorando uma nova abordagem para a aplicação do sistema de arquivos btrfs conseguindo com isso um melhor desempenho na velocidade de execução das aplicações, sem contar na economia espaço de armazenamento dos arquivos em disco. Instalei o Big no meu notebook com hardware de 2008 e é incrivelmente perceptível como tudo está "rodando" redondinho. Não sou usuário experiente em Linux e até agora não encontrei nenhum entrave utilizando o Big Linux. Meus parabéns para os envolvidos no projeto e deixo aqui minha recomendação pra aqueles que ainda não conhecem a distro. Pra mim está sendo uma excelente experiência...Sigo estudando pra aprender mais sobre o Linux.
5/10/1991, Linux aparece, na mesma data conheci o Japão pela primeira vez onde anos depois resolvi morar de vez, uma coincidência, nada importante pra outras pessoas, mas é legal de ter, ☺️☺️☺️.
Eu lembro que em 2008 pra frente tinha MUUUUITOS joguinhos nos linux da escola, eram d pintar, matematica, caça palavras, obg por me desbloquear memórias
@@Lizardo3264 eu n sei se era...eu lembro que na epoca da escola a gnt clicava tipo no windows... Iniciar ai tinha algumas opções ate chegar nos joguinhos
Excelente matéria, eu fiz tecnico em Informática e faculdade de TI e vi linux por cima, depois de uns anos, instalei numa VM o Linux Lite (baseado no Ubuntu) e uso ele, leve e fácil de mexer. Falta mais empresas colocarem Linux pra S.O. pra vender pro publico.
Meu primeiro Linux veio na revista do CD-ROM e era está versão do cd amarelo q vocês mostraram no vídeo. Hoje sou prof de Ti a mais de 20 anos, e Linux é um dos responsáveis do meu sucesso profissional. Obrigado Linus e comunidade open-source. Hoje em dia uso o macOS, mas sempre tenho uma maquina Linux por perto.
Sou usuário de Linux desde 1997 e minha carreira profissional foi totalmente influenciada por ele. Este video ficou ótimo! Muito preciso, com dados bem corretos e bem resumido. Parabéns!
Dele nasceu o Android rssss Eu tenho uma versão do Ubuntu. Eu tbm utilizei o Kurumin e instalei a versão Mandrake uma vez em meu Pc. Na época quando morava no RJ era o Linux Conectiva para servidores de internet via rádio ou pequenos. Além de serem arquitetura aberta, rodava mais rápido em computadores da época, enquanto o Windows 95 e 98. Conforme mencionou foram poucos tipos de vírus, pois a maioria era direcionado para o Windows ou Mac.
Passei a usar o Linux tem uns 4 anos e nunca fui tão feliz. Parece até um papo religioso, mas a diferença é gritante, minha produtividade aumentou muito. Comecei com o Ubuntu, passei por Manjaro KDE, KDE Plasma, Linux Mint Cinnamon (
Parabéns pelo vídeo pessoal do TecMundo. O Linux tem muita história, e ela acontece muito rápido, porque em todo lugar do mundo tem ótimos desenvolvedores trabalhando nele. Como citaram o Gnome, uma excelente interface gráfica, senti falta de mencionarem o KDE, que é minha interface gráfica preferida, sendo também muito utilizada em várias distribuições, e que acabou de completar 25 anos. Citaram que Linux roda nos supercomputadores. Também é um grande marco, que o Linux roda em todos os 500 supercomputadores mais rápidos do mundo. Também vale mencionar que muitas empresas contribuem todos os anos com a The Linux Foundation, tanto financeiramente, como no desenvolvimento do Kernel. Incluindo a própria Microsoft, Google, Intel, Samsung, entre outras gigantes.
Comecei a usar o LINUX tem quatro anos e foi a melhor coisa que fiz, sou usuário básico uso uma distro e fico nela, primeiro a UBUNTU depois com o POP OS tudo que é proporcionado por elas só me faz continuar. O começo é difícil como qualquer coisa na vida, mas garanto que vale a pena.
2021 é o ano do Linux com muita certeza. Me livrei do Windows e seu programas e agora só software livre. Estou em noivado diríamos e não me arrependo. Engraçado é que antigamente eu torcia a cara pro pinguim 😂😂
No começo do ano de 2019 comecei a usar o linux mint com dual boot em meu notebook, como sou desenvolvedor me impressionei com a facilidade do OS atender tudo que eu precisava. Desde então a quase 3 anos de uso se entrei 10 vezes no boot do windows ainda é muito. Linux é parte de mim, linux é vida!
Uso o Linux desde 2003, quando conheci o Suse. Eram 9 cds contendo uma montueira de aplicativos que eram instaláveis com aplicativo Yast. Depois dele tentei usar o kurumin mas por pouco tempo pois não gostei. Foi então que passei a usar o Damn Small Linux, um SO que até hoje eu sinto falta. Ele usava um Kernel antigo de propósito, e este era um problema. Porém tinha um repositório de aplicativos incrível, o que o tornava altamente customizável. Hoje eu uso o Lubuntu pela sua facilidade. Mas ainda desejo voltar para uma distro baseada no Debian que seja mais limpa de interface e inicialmente pequena em tamaho, porém com possibilidade de customização.
Muito Bom👏 Gosto muito do Linux Mint, softwares livres não ficam devendo em nada, temos muitos programas excelentes para trabalhar e pro dia a dia, recomendo👍
O linux mora no meu coração. meu primeiro pc rodava o kurumin. Passei a usar windows mas por pouco tempo. Lembro que cheguei a pedir um cd de instalação da canonical que mandou pra mim o ubuntu 7.04. Usei muito o linux até ter grana pra comprar um mac. recentemente meu mac deu pau e voltei pro linux com um note da dell e fedora 36 que pra mim é maravilhoso. Não uso windows nos meus pcs ha muitos anos, e não dependo dele pra nada! Viva o linux!
Eu lembro que quando estava no 5-6 ano do ensino fundamental, havia uma sala de informática no escola, lembro claramente de ver o Pinguim do Linux no computador! Lembro que tinha vários joguinhos que ensinava matemática, onde aparecia uma conta matemática na tela, e você devia dar a resposta rápido, o Pinguim ficava na tela e reagia conforme vc acertava o errava. Edit: acabei de pesquisar e o nome do joguinho é TuxMath, pura nostalgia!
Linux já marcou a história da tecnologia, merece demais o nosso reconhecimento. Só pra se ter noção se não existisse Linux, não existiria o Android, pois o Android é baseado no Linux
Boa tarde. Estou nessa área desde de 1987, onde conheci CP/M e S.O08 (usados como inspiração do MS-DOS), usei o MS-DOS, e quase todas as versões do Windows, mas em paralelo sempre ouvindo falar to tão famoso Linux. Ainda sou usuário do Sistema da Microsoft, mas hoje, com um respeito cada vez maior pelo sistema do pinguim. Nunca falei aos meus clientes ou alunos que o sistema era melhor ou pior, até porque não acredito nisso. Acredito que cada um tem o seu valor e sua história e ambos foram importantes em cada fase de sua maturidade e cada público alvo, seja ele o corporativo ou de pessoas comuns como nós. Concordo plenamente que a relação entre os 02 é bem mais sadia hoje, tanto que alguns desenvolvimentos já são em conjunto e muito dos recursos financeiros que o projeto de software livre dispõe vêm da própria Microsoft, até porque ela se beneficia e muito pelos excelentes desenvolvimentos que o software proporciona. Sendo assim, quem não quer pagar por isso (pode usar toda a família Linux e demais do GNU) e quem quer pagar utilizar os demais S.O.s que não compõem o GNU, mas atendem ao público alvo a que se destina. Resumindo, acredito que de uma forma ou de outra, eles se complementam. (falando de mercado e não de preferências pessoais). Demorei para entender isso, mas hoje jogo do lado daquele que tem a melhor solução de acordo com o problema proposta e isso pode variar entre Windows e Linux de acordo com a demanda. Respeito as 02 histórias com quase o mesmo louvor e principalmente os gigantes profissionais por trás desses projetos que tanto nos beneficiam. Quem ganha com isso é o mercado de tecnologia, pois concorrência é saudável. Parabéns ao projeto GNU por "peitar" as gigantes e fazer com que eles não trabalhem com a hipótese de monopólio.
Acho que o Kurimim merece um episódio só dele. Foi uma distro que despertou muita paixão e tem um espirito evidentemente brasileiro. Não entendo como esse projeto acabou. Hoje ele poderia ser o que o Linux Mint é lá fora.
Faltou falar também do Linux nas Escolas que era praticamente obrigatório, onde todos os PCs usavam o Linux Educacional, e também do Linux que é instalado nas Urnas Eletrônicas e entre outros aparelhos. (obs: meu primeiro contato com algum PC foi na escola, com o Linux Educacional 3.0)
Falando em sistema educacional do linux eu me lembro dos telecentros aqui em SP, tinha um jogo da navinha que até hoje eu procuro pelo nome, eu amava aquele jogo.
@@geovanneteixeira100 Dessa época eu me lembro dos seguintes jogos de nave espacial: Chromium B.S.U, Kobo Deluxe e XGalaga. Outros jogos que também sinto saudades são Don Ceferino, Frets on Fire, Frogatto & Friends, KnetWalk, Secret Maryo Chronicles, SuperTux e Super Tux Kart.
Me lembro que, no comecinho dos anos 2000, eu ia nos caixas automáticos do Banco do Estado do RS, Banrisul, e me chamava atenção que o sistema operacional era o Linux.
Não quero ser o cara chato, mas uso Linux há dois anos ininterruptos e estou muito satisfeito. Acho que o pessoal tem que estar aberto a outras oportunidades.
Muito bom ver a história do Linux sendo contada. Uma história que também merece ser contada é a do Git, ferramenta de gerenciamento de software usada no mundo todo, a mesma foi criada por Linus Torvalds e comunidade Linux. Existe uma lenda que, o Linus, quase saiu no soco ou algo assim com a empresa que fornecia a ferramenta de gerenciamento de software na época, logo, o Linus resolveu criar o Git. Mas como foi dito, é apenas lenda, boatos, historinhas para aumentar a fama do criador do nosso amado Linux rsrsrs. Mais uma vez, foi muito bom ver a história do Linux sendo contada aqui, parabéns pelo o trabalho.
Um vídeo muito bom, obrigado! Gostaria de acrescentar um pouco de história. Uma empresa brasileira chamada Cyclades foi a primeira empresa, que eu saiba, que incorporou GNU/Linux em hardware de rede comercial. Eles finalmente mudaram sua sede para Fremont, Califórnia, nos EUA.
Eu usei muito o Kurumin Live cd, quando fiquei sem meu HD e não tinha dinheiro pra comprar outro! Pena não ter continuado. Lembranças de um tempo difícil.... 🤓👍
Ubuntu Touch ❤️ De longe o sistema mais lindo que já usei num celular. Testei por um tempo no meu S2 e ccomo queria que o projeto tivesse ido pra frente.
Realmente uma pena não ter avançado. Adorava a ideia de usar o dispositivo como substituto de um Desktop apenas acoplando o mesmo em um dock com teclado, mouse e monitor. A interface Unit me agrada bastante.
Nilton meu brother, nada contra o galego ( Leonardo), mas vc fez falta! Que saudades de assistir um "História da Tecnologia" ou "Entenda" com esse seu jeito único de explicar as coisas. Abraços!!
6:26 No começo dos anos 2000 os cursos eram todos baseado na distro Red Hat e alguns anos depois o co-fundador Mark Ewing disse que Linux só vinga com dinheiro tornando o red hat gratuito para baixar mas não gratuito para baixar os pacotes causando revolta no mundo do software livre ja que a ideia sempre foi de ser um sistema operacional aberto e gratuito.
Muito bom documentário, mas faltou falar de um carinha pioneiro no Brasil em documentação Linux: o Hugo Cisneiros, com seu The Linux Manual. Ele era só um moleque na época, mas mesmo assim conseguiu fazer um trabalho de referência que é lembrado pelos mais antigos, dos anos 90. Fica aqui a minha reverência ao Hugo.
Linux tá aí pra mostrar o poder de uma comunidade, admiro bastante esse tipo de dedicação. Mas uma coisa que eu discordo, é dessas pessoas que ficam diminuindo outros sistemas para exaltar o Linux... Uma coisa que sempre digo, cada sistema tem seu público! Parabéns pelos 30 anos de Linux, não sabia que era tão antigo 😮
Muito bom! Quando eu utilizei o Linux pela primeira vez era como usar o DOS, saber porta de cada dispositivo e não funcionada quase nada e ainda por cima tinha que compilar os programas pra usar como / configure, / make e / make install. O ponto mais fraco no Linux é como seu núcleo se comporta, que é Monolítico, equiparado ao do Windows 95/98. Tirando isso, o sistema, hoje, é extremamente utilizável para aqueles que queiram uma alternativa ao Microsoft Windows ou não tem máquina tão potente para executar um sistema Microsoft.
Excelente episódio!! Fiquei apreensivo achando que não iriam falar do Kurumin e do Mandriva auhauahuah Parabéns pra equipe! Só senti falta do WSL na parte da Microsoft. Essa iniciativa merecia um baita destaque
Linux é foda mesmo, lembro que ja fiz um firewall usando o brazilfw, pfsense... Ou até ja instalei o MegaPack no playstation 2 que o kernel é do linux... Fiquei contente que falou do kurumin, me fez lembrar que rodei o sistema direto do cd, no meu pc estava lento porque o hardware era lento... Mas eu gostava pacas, na época eu tinha muita curiosidade com os sistemas.
eu conheci o LINUX em 1999 , quando comecei meu curso de ciencia da computação , nao pq o curso falou dele , mas quando conheci um colega que ja era familiarizado com o sistema , falava que era mil x melhor que o windows da microsoft , de nao travar etc e tal , e por ser leigo a epoca , só ouvindo aprendendo a respeito , usei pouco em minha carreira de TI , porem quando usei achei otimo.
Cheguei a usar o conectiva Linux em um pc que eu tinha , apanhava um pouco porque nunca tinha usado, alem de problema com drivers de impressoras que aoguns fabricantes não tinha driver para Linux. Pc quebrou era antigo e nunca mais usei Linux.
Houve uma época em que eu usei linux (kurumin) no trabalho porque o patrão dizia que era livre de virus e era mais estável em servidores, além de grátis! Na época achava a interface dele muito simpática.
Eu agora cursando Gestão da tecnologia da informação, queria encontrar grupos para falar sobre assunto, e fazer novos projetos voltados para a area da tecnologia.
Uso o Linux desde o início de 2017, instalei também nas máquinas de familiares que não funcionavam bem com Windows. Estou hj no POP OS, meu uso é cerca de 95% no Linux, só uso o windows pra coisas muito específicas.
Diferente de muitos indivíduos que tiveram contato com o linux sendo sua primeira distro, o Kurumin ou o Conectiva, meu primeiro contato foi com o Ubuntu 10.04 com o gnome na versão 2 ao qual tinha dificuldades para configurar meu modem 3G, foram bons tempos. Alguns adquiriram os cds de instalação pelos correios, já eu adquiri comprando de uma banca de revistas, tenho até hoje o CD de instalação, na atualidade utilizo tanto o W11 como o Linux Mint 20.2 Una que diga-se de passagem é muito boa.
Uso Linux desde 2006 e atualmente estou com o Manjaro.
Esse ano foi o ano do Linux pra mim. Consegui, enfim, me livrar totalmente da Microsoft nos meus hardwares. No meu desktop e nos dois laptops domésticos rodam apenas distros! Fico feliz de ver essa história aqui!
O que me prende à Microsoft ainda é o pacote Adobe. Designer gráfico precisa deles assim como as plantas precisam do sol...na hora que houver suporte, dou adeus!
Parabéns Bruno, linux é sensacional!
@@andrecosta4286 pois é cara... Eu trabalho com imagens RAW e só usava o Lightroom, que consegui substituir, mas é difícil, até mesmo se acostumar com outra interface
@@andrecosta4286 Exato. essa de migrar para gimp e outros não nos traz produtividade.
Graças ao Windows 8 eu migrei definitivamente para o Linux Mint.
Puxa vida, que conteúdo excelente! Acima de tudo, o apresentador é 100% agradável de se ouvir, sem sotaques exagerados, sem expressões exacerbadas, uma excelente oratória! Parabéns!
verdade
Eu uso o Linux Mint quase 10 anos. Nunca tive um problem com ele e ele está cada vez melhor e mais fácil para usar. Uso a version Cinnamon.
Cinamon não é versao de Linux e sim interface gráfica.
@@projeto_cyber Larga de mentir rapaz. Todos sabemos que cinnamon é canela em inglês (aquele condimento usado em receitas)
@@deathsleeperbtc9730oxi fumou?
@@projeto_cyber Então pesquisa mano
Não existe momento "MELHOR" do que esse para se falar do Linux, eu mesmo depois de todas esses presepadas da MS com o WIN 11 resolvi finalmente mudar para o LINUX MINT, antigamente o maior empecilho pra min eram os jogos, mais a Stream graças ao Proton mudaram tudo isso, o suporte deles esta cada vez melhor, sem arrependimento nenhum ate o momento por trocar de OS.
Libertador, né?! 🎯😍
Escolheu uma ótima distro
Não esquece de deixar o timeshift ligado
@@destinasdemon7087 Ja tinha ouvido falar, é tipo o restaurador de backup do Ruindows né? vou dar uma pesquisada nele.
O Timeshit é do sistema já vem instalado
Desde 2005 uso distribuições GNU/Linux, usei Conectiva, Kurumin... e de 2015 pra cá eu jogo, trabalho e faço tudo no meu GNU/Linux! Tenho desktop gamer, note gamer, sou fã de tecnologia e quem conhece informática curte as distribuições disponíveis pelo mundo afora!
Coisa RARÍSSIMA ver um vídeo passar dos 1k de likes sem nenhum deslike, so isso ja mostrou o amor da galera pelo LINUX e pelo conteúdo de qualidade do video.
O cara que dá dislike num vídeo desse tá de mal com a vida.
O deslike não deixou de ser mostrado?
@@duckfaceguy Quando postei isso ainda se contava deslikes.
@@SpotSGN Ah, verdade. Acabei esquecendo de ver a data de lançamento do vídeo e da postagem dos comentários. Agora faz todo sentido.
LIBERDADE!!!
Estava em nervos aqui esperando falar do Kurumin kkkk ai na finalera é falado e da um alivio, top! Muito top o ep!
primeiro sistema que usei
Não conhecia muito legal 👏👏👏
Eu tambem kkkkkkk nao vai falar do kurumin ? Não pode ser, vai tomar deslike kkkkk
nostaugia.... kurumin... :(
@Henrique Marques 👏👏👏
Experimentei o Kurumin mas me achava incapaz de largar o Windows. Na época o Linux era recomendável para programadores, pra quem dominava os OS. Eu saiba mais que 'nível usuário' de Windows e o Linux me jogava pro patamar de iniciante. Abracei o desafio mais de 10 anos depois, matando o Windows e instalando o Ubuntu Studio. Só me lançando no desafio que eu realmente aprendi a usar o Linux. A falsa sensação de segurança de saber usar o Prompt do Windows MS-DOS e etc me travaram um pouco, mas usar software livre e se desvencilhar de piratarias, cracks e etc foi libertador.
Esperei esse Ep por um bom tempo. Agora posso descansar em paz
15:51 ao ver um print da tela do kurumin meu coração acelerou de emoção, Minha primeira distro linux que usei.
Tenho 22 anos , e vem uma lembrança dos meus 8 anos ( 2007) quando usava ele nos PCs da escola.
@@diegomeloz Caraca tua escola era bem atrasada pelo visto kkkkkkkkkk.
Na minha já tinha Windows Vista😜 😜 😜 😜 😜. Maravilhoso até hoje na minha opinião. Enquanto uma escola atrasada igual um sistema operacional tipo o Linux, outra estava Anos luz a frente 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@leonscott6177 Sem querer criticar, vivi a época enquanto estava fazendo meus cursos de TI e posso afirmar, esse Kurumin era anos luz mais avançado que o windows vista, ja vinha pronto para usar com todas as aplicações que alguém na época poderia precisar e em questão visual contava com o Beryl que fazia o vista com o Aero comer poeira mas precisava de hardware potente com aceleração 3D, nessa época quase todo mundo que fez o upgrade para o windows vista fez o roolback para o windows XP pois a gama de problemas na época com incompatibilidade de drivers e queda de performance era um problema crônico, problemas esses que quem conhece a historia do desenvolvimento do vista sabe que poderia ser evitado, nem quero mais me lembrar o inferno que foi o projeto Longhorn.
@@josuesouza1508 Meu amigo enquanto você fez curso de TI kkkkkkk....
Eu me formei em Informática 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣😂😂😂😂😂....
Kurumin é Lixo Moleque...
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Nem sistema operacional não é kkkkkkk.
Windows BATE no Curumin
😂😂😂😂😂😂😂
Então Moleque, fique caladinho na sua blz???? 😎😎😎😎😎
Moleque do Curso Profissionalizante!
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡
@@leonscott6177 Depois passei por engenharia de software e hoje faço engenharia elétrica, qual a sua formação mesmo ? Não conheço esse curso superior chamado informática, se pelo menos entende do assunto defenda seu ponto com argumentos.
Um amigo pegou um notebook com Celeron de 2 giga que uso na minha oficina e tirou o W7 e instalou o Feren OS com navegador Brave! O notebook viveu de novo!!! Estou muito satisfeito
👍😎👍
Linux é vida, TUX o simpático pinguim!
concordo meu amigo.
Gosto muito de Linux mas acho o Tux completamente sem graça.
@@rauldurand nossa o tux tão legal e você fala assim? lamentável
Vc nem usa kkkkkk
@@rauldurand existe outro mascote do linux chamado xenia que foi rival do tux em 1996
Muito bom o sistema de recomendações do YT, uma propaganda de windows em um vídeo sobre linux
Impressionante!
O Linux tem mais histórias por trás de tudo... 😱😱😱😱👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🤣🤣
Poooode crer...!!!!
Sim, não é a toa que o linux é considerado a própria tecnologia em constante evolução.
Essa é uma das melhores séries de todo o RUclips, tanto pelo conteúdo quando pela apresentação. Parabéns!
Sou fan de Linux! Éuma técnologia que está na base da minha formação academia e pela qual sinto profunda admiração e carinho.
Valeu, Tecmundo! Há anos vinha esperando esse episódio. Uso linux desde 2004 (kurumin) e atualmente uso BigLinux, tanto p trabalho como p lazer.
Uso até hoje o link do Kurumin pra testar a velocidade da minha Internet. Kkk
ainda tem versão do Big Linix atual? nem sabia
@@matrixgamesrodrigo tem, mano. Baseada no ubuntu 20.04
Mas roda uns joguin pirates bay?
Distro exotica em
Chorei aqui relembrando da primeira vez que usei Linux, que claro, foi o Kurumin kkkk não suportei o alto nível de nostalgia que bateu aqui 🥺 ótimo vídeo ❤
Peço gentilmente que façam uma história sobre a linguagem de programação C ou a criação do Unix. Graças ao grande Dennis Ritchie que temos nossas linguagens de programação de hoje (a grande maioria inspirada na linguagem C) e sistemas como o próprio Linux, Mac OS, Windows, FreeBSD, Solaris entre outros...
Unkown, eu, só escrevi um programa em C, um hello world, eu acho que tudo, tudo isto aqui, foi passado num compilador C. Com excessão talvez do firmware das rooms, que mesmo assim foram projetados ou talvez compilados em C, é assustador.
C e Assembly são como bolacha e recheio. Não dá para separar.........em embarcados então, com fpga's, nem pensar....
Eram C e outra e com o Unix Livre através do Open BSD ou FreeBSD preferência de código aberto os estudantes como eu saímos do pago para a LIBERDADE deu 👍 ótimo kkk
Solares Java Sun absolvida.
Rapaz, lembraram até do Kurumin! Foi a distribuição que fez eu amar o Linux.
Eu iniciei no Conectiva, mas o Kurumin me fez abrir os olhos e começar uma vida no Linux
Eu comecei no Kali, sempre soube que não era pra mim, mas o design e facilidade me ajudou a amar linux.
quando apareceu Conectiva e Kurumin, rolou uma lágrima aqui.... eita tempo maravilhoso... iniciei com conectiva e depois passei para mandriva e kurumin. Vida longa ao Tux.
Também! Eu fiz curso oficial do Conectiva! Tenho o certificado até hoje! :D
Só faltou falarem do projeto KDE, que completou 25 anos agora; projeto que apesar de presente em outros sistemas, é popular nos sistemas Linux. Falou Gnome, tem que falar de KDE hehe.
Pois é, cada corte que eu tive que fazer no roteiro foi triste, deixei muitos projetos legais de fora. Mas os comentários ajudam nisso, valeuzão! :D
Eu já nem me importo com qual distribuição estou usando, contanto que o desktop seja KDE eu me sinto em casa. 🙂
@@rafaelfassi Exato kkkkk o mesmo pra mim no caso do XFCE
Eu comecei a usar Linux este ano, meu notebook é bem velho e eu tinha instalado o Windows 10 nele, obviamente ficou lento. Então eu instalei o Ubunto, amei o gnome, mas tava lento ainda. Depois de ir pro Zorin core e Mint xfce, decidi ficar com o Zorin OS lite. Muito bom, amo a moldabilidade do xfce.
Você sabia que é possível instalar o Xfce no Ubuntu? Daí não seria necessário instalar o Zorin OS, que é apenas uma remasterização do Ubuntu com outra seleção de programas.
Uso o Linux desde 2001. Sempre gostei! Já fiz muita coisa na "unha", mas uns 15 anos pra cá, tudo funciona sem problemas. E sou da area de humanas...
Obrigado Tecmundo, por atenderem o meu pedido 🙏🏻
Tive o prazer de conhecer Marcelo Tossati e Richard Stalmann... Dois grandes nome na comunidade Linux.
2022 foi o ano do Linux pra mim. Andei estudando um pouco sobre as distros, comecei com o Mint, mas em pouco tempo descobri o Big Linux e agora é essa distro que estou utilizando....Distro brasileira digna de elogios. Atualmente com base Manjaro a distro Big Linux traz recursos fenomenais como conversão rápida de formatos de arquivos, bastando para isso apenas clicar com o botão direito do mouse e escolher pra qual formato deseja-se converter um determinado arquivo, como por exemplo um .jpg para .png. Inovou explorando uma nova abordagem para a aplicação do sistema de arquivos btrfs conseguindo com isso um melhor desempenho na velocidade de execução das aplicações, sem contar na economia espaço de armazenamento dos arquivos em disco. Instalei o Big no meu notebook com hardware de 2008 e é incrivelmente perceptível como tudo está "rodando" redondinho. Não sou usuário experiente em Linux e até agora não encontrei nenhum entrave utilizando o Big Linux. Meus parabéns para os envolvidos no projeto e deixo aqui minha recomendação pra aqueles que ainda não conhecem a distro. Pra mim está sendo uma excelente experiência...Sigo estudando pra aprender mais sobre o Linux.
5/10/1991, Linux aparece, na mesma data conheci o Japão pela primeira vez onde anos depois resolvi morar de vez, uma coincidência, nada importante pra outras pessoas, mas é legal de ter, ☺️☺️☺️.
Eu lembro que em 2008 pra frente tinha MUUUUITOS joguinhos nos linux da escola, eram d pintar, matematica, caça palavras, obg por me desbloquear memórias
@@Lizardo3264 eu n sei se era...eu lembro que na epoca da escola a gnt clicava tipo no windows...
Iniciar ai tinha algumas opções ate chegar nos joguinhos
Excelente matéria, eu fiz tecnico em Informática e faculdade de TI e vi linux por cima, depois de uns anos, instalei numa VM o Linux Lite (baseado no Ubuntu) e uso ele, leve e fácil de mexer.
Falta mais empresas colocarem Linux pra S.O. pra vender pro publico.
Meu primeiro Linux veio na revista do CD-ROM e era está versão do cd amarelo q vocês mostraram no vídeo.
Hoje sou prof de Ti a mais de 20 anos, e Linux é um dos responsáveis do meu sucesso profissional. Obrigado Linus e comunidade open-source.
Hoje em dia uso o macOS, mas sempre tenho uma maquina Linux por perto.
Sou usuário de Linux desde 1997 e minha carreira profissional foi totalmente influenciada por ele. Este video ficou ótimo! Muito preciso, com dados bem corretos e bem resumido. Parabéns!
Dele nasceu o Android rssss
Eu tenho uma versão do Ubuntu.
Eu tbm utilizei o Kurumin e instalei a versão Mandrake uma vez em meu Pc.
Na época quando morava no RJ era o Linux Conectiva para servidores de internet via rádio ou pequenos.
Além de serem arquitetura aberta, rodava mais rápido em computadores da época, enquanto o Windows 95 e 98.
Conforme mencionou foram poucos tipos de vírus, pois a maioria era direcionado para o Windows ou Mac.
Passei a usar o Linux tem uns 4 anos e nunca fui tão feliz. Parece até um papo religioso, mas a diferença é gritante, minha produtividade aumentou muito. Comecei com o Ubuntu, passei por Manjaro KDE, KDE Plasma, Linux Mint Cinnamon (
Parabéns pelo vídeo pessoal do TecMundo.
O Linux tem muita história, e ela acontece muito rápido, porque em todo lugar do mundo tem ótimos desenvolvedores trabalhando nele.
Como citaram o Gnome, uma excelente interface gráfica, senti falta de mencionarem o KDE, que é minha interface gráfica preferida, sendo também muito utilizada em várias distribuições, e que acabou de completar 25 anos.
Citaram que Linux roda nos supercomputadores. Também é um grande marco, que o Linux roda em todos os 500 supercomputadores mais rápidos do mundo.
Também vale mencionar que muitas empresas contribuem todos os anos com a The Linux Foundation, tanto financeiramente, como no desenvolvimento do Kernel. Incluindo a própria Microsoft, Google, Intel, Samsung, entre outras gigantes.
Comecei a usar o LINUX tem quatro anos e foi a melhor coisa que fiz, sou usuário básico uso uma distro e fico nela, primeiro a UBUNTU depois com o POP OS tudo que é proporcionado por elas só me faz continuar. O começo é difícil como qualquer coisa na vida, mas garanto que vale a pena.
2021 é o ano do Linux com muita certeza. Me livrei do Windows e seu programas e agora só software livre. Estou em noivado diríamos e não me arrependo. Engraçado é que antigamente eu torcia a cara pro pinguim 😂😂
Kurumin foi minha primeira distro. Me apaixonei logo pelo linux e nunca mais abandonei.
Saudades Morimoto!!!!!
Gosto do Ubuntu.
Eu sou muito fã de linux. Pra mim, Linus Torvalds deveria estar entre os maiores gênios que fizeram algo relevante para humanidade.
Dá pra ele 😂
@@regisaraujo1964 Vc deveria dar pro Bill Gates kkkkkkkk
A importância que Dennis Ritchie teve pra humanidade é inestimável, o cara simplesmente construiu a base de toda tecnologia que temos hoje.
Aprimorou e manteve o Kernel por muitos anos.
Só temos a agradecer pela existência do Linux. 🙏
No começo do ano de 2019 comecei a usar o linux mint com dual boot em meu notebook, como sou desenvolvedor me impressionei com a facilidade do OS atender tudo que eu precisava. Desde então a quase 3 anos de uso se entrei 10 vezes no boot do windows ainda é muito. Linux é parte de mim, linux é vida!
Uso o Linux desde 2003, quando conheci o Suse. Eram 9 cds contendo uma montueira de aplicativos que eram instaláveis com aplicativo Yast. Depois dele tentei usar o kurumin mas por pouco tempo pois não gostei. Foi então que passei a usar o Damn Small Linux, um SO que até hoje eu sinto falta. Ele usava um Kernel antigo de propósito, e este era um problema. Porém tinha um repositório de aplicativos incrível, o que o tornava altamente customizável. Hoje eu uso o Lubuntu pela sua facilidade. Mas ainda desejo voltar para uma distro baseada no Debian que seja mais limpa de interface e inicialmente pequena em tamaho, porém com possibilidade de customização.
Esses caras merecem um prêmio Nobel de tecnologia
Muito Bom👏 Gosto muito do Linux Mint, softwares livres não ficam devendo em nada, temos muitos programas excelentes para trabalhar e pro dia a dia, recomendo👍
Amooo essa viagem ao tempo que vocês nós proporciona
O linux mora no meu coração. meu primeiro pc rodava o kurumin. Passei a usar windows mas por pouco tempo. Lembro que cheguei a pedir um cd de instalação da canonical que mandou pra mim o ubuntu 7.04. Usei muito o linux até ter grana pra comprar um mac. recentemente meu mac deu pau e voltei pro linux com um note da dell e fedora 36 que pra mim é maravilhoso. Não uso windows nos meus pcs ha muitos anos, e não dependo dele pra nada! Viva o linux!
Eu lembro que quando estava no 5-6 ano do ensino fundamental, havia uma sala de informática no escola, lembro claramente de ver o Pinguim do Linux no computador! Lembro que tinha vários joguinhos que ensinava matemática, onde aparecia uma conta matemática na tela, e você devia dar a resposta rápido, o Pinguim ficava na tela e reagia conforme vc acertava o errava.
Edit: acabei de pesquisar e o nome do joguinho é TuxMath, pura nostalgia!
Sim kkkk, lembro muito desse joguinho!
Linux já marcou a história da tecnologia, merece demais o nosso reconhecimento. Só pra se ter noção se não existisse Linux, não existiria o Android, pois o Android é baseado no Linux
Agora esse canal está completo! Hahaha
Excelente conteúdo como de costume!
Hello
@@vardarkjohn2631 t
Finalmente, a metéria q eu esperava ❤️. Assistindo no Manjaro GNOME 😎
Assistindo pelo Fedora com GNOME também
Eu no Zorin OS
Assistido no Ubuntu
Eu tbm estou usando o Manjaro GNOME, cara que distro formidável.
assistindo no arch xfce.
Boa tarde. Estou nessa área desde de 1987, onde conheci CP/M e S.O08 (usados como inspiração do MS-DOS), usei o MS-DOS, e quase todas as versões do Windows, mas em paralelo sempre ouvindo falar to tão famoso Linux. Ainda sou usuário do Sistema da Microsoft, mas hoje, com um respeito cada vez maior pelo sistema do pinguim. Nunca falei aos meus clientes ou alunos que o sistema era melhor ou pior, até porque não acredito nisso. Acredito que cada um tem o seu valor e sua história e ambos foram importantes em cada fase de sua maturidade e cada público alvo, seja ele o corporativo ou de pessoas comuns como nós. Concordo plenamente que a relação entre os 02 é bem mais sadia hoje, tanto que alguns desenvolvimentos já são em conjunto e muito dos recursos financeiros que o projeto de software livre dispõe vêm da própria Microsoft, até porque ela se beneficia e muito pelos excelentes desenvolvimentos que o software proporciona. Sendo assim, quem não quer pagar por isso (pode usar toda a família Linux e demais do GNU) e quem quer pagar utilizar os demais S.O.s que não compõem o GNU, mas atendem ao público alvo a que se destina. Resumindo, acredito que de uma forma ou de outra, eles se complementam. (falando de mercado e não de preferências pessoais). Demorei para entender isso, mas hoje jogo do lado daquele que tem a melhor solução de acordo com o problema proposta e isso pode variar entre Windows e Linux de acordo com a demanda. Respeito as 02 histórias com quase o mesmo louvor e principalmente os gigantes profissionais por trás desses projetos que tanto nos beneficiam. Quem ganha com isso é o mercado de tecnologia, pois concorrência é saudável. Parabéns ao projeto GNU por "peitar" as gigantes e fazer com que eles não trabalhem com a hipótese de monopólio.
No Brasil Windows monopoliza o mercado. Sem dúvidas!
Acho que o Kurimim merece um episódio só dele. Foi uma distro que despertou muita paixão e tem um espirito evidentemente brasileiro. Não entendo como esse projeto acabou. Hoje ele poderia ser o que o Linux Mint é lá fora.
Ahhhh que saudades do Kurumin Linux 😍 eu amava jogar a versão do Bricks 🧱 que vinha nele
Sensacional esse vídeo amigo! Obrigado por tanta informação
Faltou falar também do Linux nas Escolas que era praticamente obrigatório, onde todos os PCs usavam o Linux Educacional, e também do Linux que é instalado nas Urnas Eletrônicas e entre outros aparelhos. (obs: meu primeiro contato com algum PC foi na escola, com o Linux Educacional 3.0)
Falando em sistema educacional do linux eu me lembro dos telecentros aqui em SP, tinha um jogo da navinha que até hoje eu procuro pelo nome, eu amava aquele jogo.
Real, meu primeiro contato a um computador foi na escola, e rodava Linux, tinha joguinhos dahora kkkk
@@geovanneteixeira100 Dessa época eu me lembro dos seguintes jogos de nave espacial: Chromium B.S.U, Kobo Deluxe e XGalaga. Outros jogos que também sinto saudades são Don Ceferino, Frets on Fire, Frogatto & Friends, KnetWalk, Secret Maryo Chronicles, SuperTux e Super Tux Kart.
Me lembro que, no comecinho dos anos 2000, eu ia nos caixas automáticos do Banco do Estado do RS, Banrisul, e me chamava atenção que o sistema operacional era o Linux.
Não quero ser o cara chato, mas uso Linux há dois anos ininterruptos e estou muito satisfeito. Acho que o pessoal tem que estar aberto a outras oportunidades.
Eu amo Linux!!! 😍
Esse vídeo ficou excelente!!! 🎯
Parabéns pelo vídeo.... Seu modo de contar a história é muito agradável de ouvir
Já fazem 10 anos que só utilizo Linux, e atende perfeitamente todas as minhas necessidades
Muito bom ver a história do Linux sendo contada. Uma história que também merece ser contada é a do Git, ferramenta de gerenciamento de software usada no mundo todo, a mesma foi criada por Linus Torvalds e comunidade Linux. Existe uma lenda que, o Linus, quase saiu no soco ou algo assim com a empresa que fornecia a ferramenta de gerenciamento de software na época, logo, o Linus resolveu criar o Git. Mas como foi dito, é apenas lenda, boatos, historinhas para aumentar a fama do criador do nosso amado Linux rsrsrs. Mais uma vez, foi muito bom ver a história do Linux sendo contada aqui, parabéns pelo o trabalho.
Certeza que era o SVN kkkkkkkk
Um vídeo muito bom, obrigado!
Gostaria de acrescentar um pouco de história. Uma empresa brasileira chamada Cyclades foi a primeira empresa, que eu saiba, que incorporou GNU/Linux em hardware de rede comercial. Eles finalmente mudaram sua sede para Fremont, Califórnia, nos EUA.
Cresci no Pc "dês das letrinhas verdes" quando surgiu o primeiro sistema livre a paixão pegou e nunca mais consegui outro sistema, hj uso pop!_OS .
Eu usei muito o Kurumin Live cd, quando fiquei sem meu HD e não tinha dinheiro pra comprar outro! Pena não ter continuado. Lembranças de um tempo difícil.... 🤓👍
Também usei muito o Kurumin. Divertido demais.
Ubuntu Touch ❤️
De longe o sistema mais lindo que já usei num celular. Testei por um tempo no meu S2 e ccomo queria que o projeto tivesse ido pra frente.
Realmente uma pena não ter avançado. Adorava a ideia de usar o dispositivo como substituto de um Desktop apenas acoplando o mesmo em um dock com teclado, mouse e monitor. A interface Unit me agrada bastante.
Nilton meu brother, nada contra o galego ( Leonardo), mas vc fez falta! Que saudades de assistir um "História da Tecnologia" ou "Entenda" com esse seu jeito único de explicar as coisas.
Abraços!!
6:26 No começo dos anos 2000 os cursos eram todos baseado na distro Red Hat e alguns anos depois o co-fundador Mark Ewing disse que Linux só vinga com dinheiro tornando o red hat gratuito para baixar mas não gratuito para baixar os pacotes causando revolta no mundo do software livre ja que a ideia sempre foi de ser um sistema operacional aberto e gratuito.
Conheci o Linux em 2008 e usei o Ubuntu através do wubi juntamente com windows por 2 anos até que me libertei e desde então só uso linux.
Muito bom documentário, mas faltou falar de um carinha pioneiro no Brasil em documentação Linux: o Hugo Cisneiros, com seu The Linux Manual. Ele era só um moleque na época, mas mesmo assim conseguiu fazer um trabalho de referência que é lembrado pelos mais antigos, dos anos 90. Fica aqui a minha reverência ao Hugo.
Sugestão de videos: História do raspberry pi e do softbank, o banco das startups. Tamo junto Tecmundo!✌️
Meu plano é comprar um note antigo, somente pra rodar linux e estudar sobre o SO. Vídeo excelente.
Estou estudando ele e cara, muito obrigadoo...
Eu uso a versão desde da 8.04
E cara é da hora
Essa série é uma grande sacada do TecMundo!
Muito obrigado Linus Torvalds pela iniciativa e a todos grandes heróis no decorrer da história do GNU/LINUX
Linux tá aí pra mostrar o poder de uma comunidade, admiro bastante esse tipo de dedicação. Mas uma coisa que eu discordo, é dessas pessoas que ficam diminuindo outros sistemas para exaltar o Linux... Uma coisa que sempre digo, cada sistema tem seu público! Parabéns pelos 30 anos de Linux, não sabia que era tão antigo 😮
Vcs do TecMundo são show, magnífico.
Obrigado tio Nilton 😊, muito bom o vídeo
Fedora é minha distro favorita, fiquei surpreso ao ver um pouco dele no vídeo
Amei o vídeo, sem dúvidas dá para fazer uma serie sobre a história do Linux
Parabéns ao TecMundo por falar desse sistema sensacional que é utilizado em tudo nas nossas vidas e nem percebemos!
Muito bom! Quando eu utilizei o Linux pela primeira vez era como usar o DOS, saber porta de cada dispositivo e não funcionada quase nada e ainda por cima tinha que compilar os programas pra usar como / configure, / make e / make install.
O ponto mais fraco no Linux é como seu núcleo se comporta, que é Monolítico, equiparado ao do Windows 95/98. Tirando isso, o sistema, hoje, é extremamente utilizável para aqueles que queiram uma alternativa ao Microsoft Windows ou não tem máquina tão potente para executar um sistema Microsoft.
Excelente episódio!! Fiquei apreensivo achando que não iriam falar do Kurumin e do Mandriva auhauahuah Parabéns pra equipe! Só senti falta do WSL na parte da Microsoft. Essa iniciativa merecia um baita destaque
muito massa, só achei q faltou falar de Marcelo Tosatti!!!
Seja bem vindo de volta e até a próxima
Kurumin era fantástica! Teve o Kalango Linux também.
Linux é foda mesmo, lembro que ja fiz um firewall usando o brazilfw, pfsense... Ou até ja instalei o MegaPack no playstation 2 que o kernel é do linux... Fiquei contente que falou do kurumin, me fez lembrar que rodei o sistema direto do cd, no meu pc estava lento porque o hardware era lento... Mas eu gostava pacas, na época eu tinha muita curiosidade com os sistemas.
eu conheci o LINUX em 1999 , quando comecei meu curso de ciencia da computação , nao pq o curso falou dele , mas quando conheci um colega que ja era familiarizado com o sistema , falava que era mil x melhor que o windows da microsoft , de nao travar etc e tal , e por ser leigo a epoca , só ouvindo aprendendo a respeito , usei pouco em minha carreira de TI , porem quando usei achei otimo.
Bela matéria para um belo retorno!
Bem-vindo de volta Nilton!
👏
Finalmente!! Muito bom!! 👏🏽
Cheguei a usar o conectiva Linux em um pc que eu tinha , apanhava um pouco porque nunca tinha usado, alem de problema com drivers de impressoras que aoguns fabricantes não tinha driver para Linux. Pc quebrou era antigo e nunca mais usei Linux.
Faz cerca de 1 ano que sou usuario linux, realmente é um mundo muito foda, não consigo me ver mais fora dele.
Linux é um patrimônio mundial! VIVA O LINUX!
Houve uma época em que eu usei linux (kurumin) no trabalho porque o patrão dizia que era livre de virus e era mais estável em servidores, além de grátis! Na época achava a interface dele muito simpática.
Viva o Linux! Viva a Liberdade! Valeu TecMundo pela bela matéria!
Eu agora cursando Gestão da tecnologia da informação, queria encontrar grupos para falar sobre assunto, e fazer novos projetos voltados para a area da tecnologia.
Uso o Linux desde o início de 2017, instalei também nas máquinas de familiares que não funcionavam bem com Windows.
Estou hj no POP OS, meu uso é cerca de 95% no Linux, só uso o windows pra coisas muito específicas.
O Kurumin foi a minha porta de entrada para o mundo GNU/Linux , atualmente eu uso o Debian.
Diferente de muitos indivíduos que tiveram contato com o linux sendo sua primeira distro, o Kurumin ou o Conectiva, meu primeiro contato foi com o Ubuntu 10.04 com o gnome na versão 2 ao qual tinha dificuldades para configurar meu modem 3G, foram bons tempos. Alguns adquiriram os cds de instalação pelos correios, já eu adquiri comprando de uma banca de revistas, tenho até hoje o CD de instalação, na atualidade utilizo tanto o W11 como o Linux Mint 20.2 Una que diga-se de passagem é muito boa.
Kurumin foi show aprendi muito com ela.
O melhor quadro do canal ❤
OLD