Após testar várias distros, instalando-as por 1 mês no PC, a que deu certo no meu PC foi o Linux Mint. Já estou usando há 1 ano e meio e tudo continua funcionando perfeitamente.
Mint é algo que não deu pra mim. Fedora foi o que me pegou, depois fui pro Zorin que acabou me atendendo melhor. Uma interface que me agrade visualmente e uma configuração rápida são os pontos que mais me atraem em uma distro. Quanto menos configurações tiver que fazer, melhor será
NENHUM linux roda no meu pc... nem instalando, nem boot live. Tenho um i5 1044f, gtx1060, 32gb ram. O unico que dá boot é o Ubuntu mas só no modo compatibilidade... o que posso estar fazendo? Testei até o Tails...
@@MarcoPauloBlasckePiovezan Ja rodaram Linux até em uma batata, com certeza deve ter um jeito de rodar no seu PC. verificar no menu UEFI da placa se está habilitado o segure boot, desativa temporariamente se for necessário. Algumas placas possuem a opção de escolher qual S.O controla o boot. Se o que vc está tentando instalar, não aparece na lista pode ser necessário escolher um genérico ou procurar um meio de assinar manualmente.
LTS - Pró: estábilidade e previsibilidade. Contra: Sem novos recursos; Rolling Release - Pró: Recursos novos. Contra: Maior instabilidade e dificuldade de manter; Imutável/Atômico - Pró: Sistema praticamente inquebrável. Contra: Sem flexibilidade para modificações.
depende do atomico, consigo mudar bastanhe coisa no meu fedora atomic, e se eu quiser algo que não tenha nos repos deles ou crio um rpm ou instalo usando nix
Meu biglinux está com bugs também, não consigo instalar nada, dá problema com banco de dados e assinatura, não sei o que mais... Será que foi por causa de atualização também? @@luscamolulo6173
Durante anos experimentei o Linux e sempre voltava ao Windows, não por questão de gosto ou costume mas por compatibilidades de programas e hardware. Hoje o cenário é beeeeeeeem diferente. Após várias idas e vindas em diversas plataformas, firmei com o Zorin na minha máquina e como vai tudo de vento em popa não estou com a menor vontade de remigrar para o Win ou outro Linux.
Já usei Ubuntu, Linux Mint , Debian, mas a que mais me agradou foi o Big Linux distro brasileira baseada em Manjaro e Arch é muito fácil de usar recomendo muito!
Verdade. Exemplo: enquanto em outras distros, só se instala um controle Xbox por meio de esquemas meio complexos. No Big, basta instalar o XOne DKMS, o firmware do hardware (controller). Seu acesso se dá já por default através da BigStore ou o Synaptic (Adicionar ou remover programas).
Eu sempre achei as distros baseado no arch piores q o arch. Ouvi falar bem do big, mas cuidado q rodar bem n significa rodar por muito tempo bem, manjaro hora ou outra sempre ta quebrando e pode levar o big junto nessa.
Eu gosto do mint, padrãozão, estável mas com atualizações praticamente toda semana, nunca quebrei ele atualizando, eu mantenho sempre atualizado, gosto das novidades
Eu usei Pop os por mais ou menos um ano. Depois, decidi instalar o Arch Linux. Comecei utilizando o GNOME, mas acabei mudando para o Hyprland. Estou amando, é super customizável. Agora, estou aprendendo Shell
oq é muito maneiro essa pluralidade q existe no mundo linux e diversas opções para necessidades diferentes. atualmente estou no arch, não só por curtir a ideia de sempre ter as atualizações mais recentes mas também para aprender mais sobre sistemas operacionais e complementar algumas coisas que estou aprendendo na faculdade. sem dúvidas aprendi mais com linux em poucos meses do que com windows em vários anos, e isso não necessariamente é uma crítica ao windows, cada qual tem seu propósito. mas não me vejo mais usando outro SO que não seja linux, gosto mt de sentir que a cada semana estou entendendo um pouco mais sobre como funciona o sistema operacional e adquirindo mais fluência no que estou fazendo. ps: sempre me falaram sobre a ideia do arch estar constantemente atualizando que seria algo “fácil de quebrar”, bom até hoje não me ocorreu nada, no máximo alguns bugs visuais que foram corrigidos em questão de 1 ou 2 dias, eu sinceramente fui na intenção de ter que eventualmente resolver problemas mas até agora tudo está bem estável kk
Pra mim o que funciona melhor é o Ubuntu LTS. No computador do trabalho, pedi pra instalarem o 20.04, atualizei pro 22.04 e tudo continuou funcionando perfeitamente. Nesses 4 anos, nunca precisei pedir pra formatar. Só não devo atualizar pro 24.04 porque agora devo receber uma máquina nova que atenda os requisitos atuais pro meu desenvolvimento de software. Dessa vez devo pedir pra colocar o PopOS, tem sido muito bem falado e parece muito estável. Penso talvez no Mint, que também é super estável.
fala Dio! eu passei anos, o famoso testador de ISO Liux, LTS, Rolling Realease, e cheguei a conclusao para a mim, o que deu certo, eu gostei, atende as minhas necessidades, o meu hardware relativamente funciona, sem travar, sem me dar dor de cabeça foi o OpenSuse Tumbleweed, claro foi uma curva de apredizagem, estudos, ler, ver videos, aulas Udemy, hoje, eu prefiro usar Linux, em casa, essa distribuição, do que Windows, que acabo usando no trabalho, e tambem uso Macbook, entao, no final foi aprendizagem em todos os sistemas.
Para meu uso que é misto pessoal/profissional eu me adaptei muito bem com o Ubuntu LTS, no momento estou usando o Ubuntu 22.04.4 LTS e aguardando a liberação do upgrade para o 24.04 LTS
das distros que achei interessante foram Big Linux e Pop OS, onde testo distro Linux desde 2009 até hoje e já testei várias durante esses anos todo e algumas tive sorte e outras tive problemas. hoje estou testando e usando o Big Linux no meu computador e até o momento está me atendendo muito bem em todos os sentidos.
Eu gosto mais da base arch, ou mais próximo do disso, tenho usado o BigLinux e para o meu uso a experiência se tornou muito boa, antes disso fiquei andando de distro em distro até encontrar a melhor para o meu uso.
Eu nao costumo comentar, mas achei o video otimo e notei que ninguem citou o Regata OS, rsrs. Comecei usando kurumin, linux game, ubuntu, suse, fedora....e por ai afora, sempre me dei melhor com distros brasileiras, não por acaso uso big linux e Regata.
Team Arch ❤ Depois de anos, já usei derivados do Debian, do Fedora e até Slackware. Nada como uma distro rolling release, com uma grande comunidade e um ótimo gerenciador de pacotes.
Depois de tanto apanhar com Arch Linux por causa de drivers e tal... Aprendi que os Kernels LTS nele acabaram com os problemas de compatibilidade de drivers, pois ele atualiza a casa segundo mais ou menos, setando um kernel LTS parou com essa frescura!
Meu caminho foi Mint > Ubuntu > Fedora > Tumbleweed > Kubuntu > EndeavourOS > Arch Linux kk tive "problemas" com todos antes do endeavour, mas mudei do endeavour pro arch só pra ter um sistema mais limpo onde quase tudo que tem lá eu escolhi explicitamente instalar kk
Relato de um usuário de PC: Uso o windows desde que me conheço por gente. Lá por 2010 tentei usar linux(Ubuntu) mas nada funcionava e eu não conseguia jogar então desisti. No windows testo e instalo bastante aplicativos, até mesmo mexo um pouco no registro e dificilmente quebra que preciso formatar(não gosto de formatar em menos de um ano depois que deixo o sistema do meu jeito). Enfim instalei o Fedora vendo o vídeo do Diolinux, a alteração inicial que fiz foi o gerenciador de extensões para poder acessar os aplicativos parecido com o iniciar do windows. Depois instalei o waydroid usando um tutorial para o Fedora e não funcionou. Instalei o drive da Nvidia igual no vídeo e quando reiniciei a partir dali não funcionou mais nada nem terminal e configurações ou loja de apps. Fiquei espantando o quão facilmente o sistema quebra então peguei o windows 10 lite que o notebook que eu estava instalando possuía licença, ficou mais rápido e fácil de rodar os aplicativos que o Linux, como é um notebook mais para jogos e alguma navegação na internet ficou bastante funcional. Relatando apenas o que vejo na minha experiência, não achei o Linux tão leve assim e para o usuário comum que gosta de jogos e instalar aplicativos que funcionem(fáceis de instalar) está bem longe ainda ao meu ver.
Estou a usar o Fedora no meu IMac de 2014 desde o mês passado. Até agora super estável, tenho gostado muito. O Mac ganhou uma nova vida e bem mais rápido que com MacOs que a Apple já nem suporta neste IMac.
Apesar de gostar muito do Fedora, em minha maquina de trabalho tem que ser LTS Ubuntu pois não quero e não tenho tempo para esta concertando coisas quebrando do nada, também não gosto de ser beta test.
Excelente. Eu não *preciso*, mas gosto de estar no limiar (ou perto dele) por isso atualmente estou com Manjaro. Já estou com Plasma 6 rodando muito bem na minha máquina.
😊 atualmente estou usando mageia 9 tô gostando outro q estou usando no meu pc de trabalho e o openmandriva e estão me surpreendendo, dando em jogos quando em desempenho geral
Preciso de ajuda aqui pra escolher um dentre os sistemas open source com objetivo de COMPORTAR O SISTEMA DE GESTÃO ERP da Odoo para notebook; uma plataforma robusta de aplicativos para gerenciar minha empresa MEI. Tive 1 dica: Ubuntu. Mas já vi que está com alguns problemas. Tenho 55a. Me considero de 0 a 10, nota 3 em informática. Compreendo menos de 50% dos termos e análises feitas por esse fera Diolinux.
Uso mini OS em uma máquina fraca(antes usava MX fluxbox), diga-se de passagem tbm muito boa para pc fraco, uso o MX linux XFCE em um máquina intermediária, desempenho excelente, atualmente estou testando ubuntu 24.04 LTS no meu melhor note e uso debian 12 no pc antigo, mas que tem uma boa configuração, estou satisfeito com todos.
Já testei várias distros desde 2008 quando me foi apresentado o Ubuntu por uma amiga de faculdade ... Gostei do Debian e depois passei um tempo com Void Linux quando uma atualização bugou o sistema aí decidi buscar definitivamente por estabilidade ... Hoje já estou a quase 3 anos com o Devuan rodando liso e 100% de boas 💪😃✌
Se eu for comparar Kubuntu Rolling Release com o Fedora e arch qual é melhor? Quero estar mais perto de tudo mais recente inclusive o KDE. Gosto de estar mais perto da base. Entre usar uma distro baseada no Ubuntu prefiro usar o próprio Ubuntu.
Testei muitas, mas o Ubuntu 24.04 ficou padrão aqui, rapida, estavel, sem problemas aqui, sou novato no linux,ainda em dual boot com o win11, mas ja penso partir pro Ubuntu definitivo.
Arch linux, uso desde que passei a usar linux tanto pela filosofia do sistema de "faça vc mesmo" quanto a experiencia mesmo, embora muitos pacotes que eu precise sao de debian, nada que um bedrock nao resolva, uso ele para estudo e desenvolvimento de software e ainda nao pretendo trocar.
No início do ano, comecei a usar o NixOS. Porém, devido ao meu trabalho, voltei a utilizar o Fedora Workstation... Basicamente usei o Fedora desde da versão 30 até o início da 39 e voltei agora na 40...
Eu sempre fui fã de distro mãe (debian, arch, fedora, opensuse por ex). Hoje em dia, n vejo motivos de usar ubuntu em vez do debian, praticamente dá pra fazer quase tudo q tu faz no ubuntu com debian, só precisa pesquisar e estudar um pouquinho dependendo do q tu for fazer. E pra quem usar no PC e n ter estress algum, n existe opção melhor q debian ^^
Creio que conforme o Dio cita em muitos vídeos o uma combinação interessante para quem quer algo mais estável e não abre mão de ter acesso a uns apps mais recentes, seria um distro LTS de sua preferência e o uso de apps via flatpack, appimage, esses são os meus favoritos. O último vídeo inclusivo deu várias dicas de apps nessa linha.
Atualmente meu pêndulo oscila entre o Fedora Silverblue e o Windows 11. Agora que eu adquiri um mini-PC com dois slots M.2, acho que vou deixar o Windows 11 instalado em um e o Silverblue em outro.
Eu uso nixos, mas tudo nele tem que ser configurado e às vezes os software que eu preciso não funciona por causa de alguma configuração, ai eu instalei o Ubuntu em DualBoot
Esse canal me ajudou muito, quando nas últimas três semanas tentei migrar para o linux. Infelizmente, desisti da "experiência linux", cansei de ler tutorial para cada coisa básica, e voltei ao Windows.... mas parábens para o canal, de qlq forma.
Ficou bem pouco tempo, é normal não entender as coisas no início. Confesso que Linux é pra quem gosta de ler e buscar, afinal, foram anos usando o sistema da Microsoft.
Eu usei rolling release por muitos anos. Atualmente prefiro long term support. A última rolling release que usei foi o Arch, até poucos meses atrás, embora o uso fosse concomitante com o Ubuntu LTS. Resolvi migrar do Ubuntu para o LMDE porque queria evitar ficar preso no SNAP em vez de ter a liberdade de usar o apt como fonte principal para instalação. Uso SNAP e FlatPak no LMDE sem crise, mas sempre confiando no apt/deb para manter as partes importantes do sistema atualizadas em caso de necessidade. A única coisa que está me atrapalhando um pouco é emular sistema android com suporte a ARM no LMDE, mas confesso que é por preguiça de procurar por uma solução.
Ultimamente tentei o Debian 12. Não fiquei satisfeito, apesar de estar melhor que em outras versões. Tentei o Arch, novamente, mas fico naquela de não ativar algumas coisas como o Pamac. Muitas vezes, nem dá. O sistema diz que vai quebrar, e tal. Testei o Fedora 40, mas achei muito "pesado" pra minha máquina. De tudo, continuo no OpenSuse Tumbleweed. Foi, há meses, o Linux que mais se encaixou no hardware modesto que tenho.
Não sou programador nem nada, uso o notebook velho de 2013 para manter minha máquina usável kkkkk uso o Big Linux e estou muito feliz, usei o Linux mint, mas não curti muito. Enfim, gosto é gosto kkkkk.
Estou usando o Fedora esse mês, do jeito "civil", sem estudar nem nada, só instalando e usando, com esse vídeo entendi o BO que dava na hora de atualizar Chrome que foi instalado por pacote RPM.
Fedora aqui, após anos usando vários tipos de Ubuntu, Debian, Manjaro, OpenSuSe. Me perguntei, por que o Linus usa Fedora deste sempre??? Experimentei e achei ótimo, uma combinação de atualizações, establidade e polimento. Percebi que a maior parte dos bugs tavam relacionado a base Ubuntu, principalmente quando se tratava de bugs no executar programas gui, mts vezes aparentando ser no gtk
Fiz testes com Fedora, Ubuntu, Manjaro, Pop OS, e por ter gostado muito da versão 24.04 do Ubuntu, estou usando ela atualmente. Mas adoro distros Rolling Release, justamente pela questão de trazer novidades a cada nova atualização. Entendo que em setores corporativos, LTS seria a melhor opção pela questão da estabilidade, mas eu sempre gostei de testar novas versões de sistemas operacionais. São mais suscetíveis a erros? Sim. Mas traz uma grande vantagem: Você sempre aprende a corrigir seu sistema mais rápido e sempre acaba aprendendo alguma coisa. Esse sempre foi o motivo pelo qual nunca tive medo de atualizar para versões mais recentes, seja WIndows ou Linux. Acho que por isso que nunca tive tanto problema com o Windows 11 ou Ubuntu, como já vi tantos usuários reclamando sobre esses sistemas.
Dio, faça mais testes do openSUSE Tumbleweed por favor! (principalmente com KDE 6) Sobre a melhor distro, essa é a ideal pra mim. Estável, rápida, e caso algum update dê ruim, são poucos passos para retornar a uma snapshot funcional. É a distro do meu coração.
Vídeo excelente! No entanto, ainda tenho uma dúvida sobre o uso de distribuições LTS, como o Ubuntu 20.04, que possuem suporte prolongado. Imagine que você pagou por suporte estendido e se depara com as seguintes situações: 1. Versão do LibreOffice desatualizada: Cenário: Uma versão do LibreOffice, oficial dos repositórios do Ubuntu, teve seu ciclo de vida encerrado. Dúvida: A Canonical ainda fornecerá atualizações de segurança para essa versão? 2. Biblioteca desatualizada: Cenário: Uma biblioteca, utilizada por várias partes do sistema, está desatualizada. Dúvida: O que fazer para garantir a segurança e a estabilidade do sistema?
Tudo Bom Dio!!! Uma sugesatão de video. Comenta sobre o BunsemLabs. Sou usuário dessa distro Linux já a algum tempo e devo dizer que ela me surpreendeu bastante. Um dos motivos é o OpenBox com interface gráfica. Outra é a leveza com q ele roda em computadores mais antigos. É tambem customizavel... Uso ele em um HP DM4 Pavillion, em um Lenovo T430 e um server caseiro com um i5 3ª geração... Todos rodando super bem. Deixo aqui a dica de um ótimo S.O. para uso geral.
Rapaz, estou numa indecisão grande... Já usei linux a um tempo atrás e quero voltar atualmente estou no win 11 e estou tentando decidir entre o Ubuntu 24.04 e o atual mint, tá muito difícil escolher levando em consideração também a minha máquina que também serve pra games
As minhas preferidas são Fedora (para uso profisisonal) e Manjaro (para uso em casa), elas também foram as que mais ficaram tempo com a minha placa Asus B460M Plus, alguma sugestão de distro para esta placa (+ Nvidia RTX2060 + 16gb RAM)?
Sempre quis migrar 100% para Linux, porem as dificuldades e chatisses de se usar linux com Nvidia e algums programas não nativos (a qual não tem alternativa para mim e meu trabalho.). me fizeram testar todas as distros conhecidas e poucos conhecidas. Mas a unica que me fez ter menos dor de cabeça consegui fazer tudo rodar "perfeitamente" foi incrivelmente o Ubuntu 24.04, que alem deter o gnome lindo de matar, foi o mais estavel e liso. Agora o unico problema que me deparo é com multi-tarefa, por algum motivo alguns dos programas que uso no Wine ficam causando travamentos constantes quando estão sendo executados e utilizando a gpu ou cpu. O que me atrapalharia ja que utilizo de 3 a 7 programas ao mesmo tempo dependendo da tarefa que faço.
Na teoria quem quer evitar toda a dinâmica de Linux ser difícil, quer um sistema fácil de usar mas também quer um sistema atualizado: uma distribuição imutável com updates atômicos. Como a maioria dos apps serão flatpaks, eles estarão atualizados. Dessa forma é impossível quebrar o sistema
Excelente video, como sempre! Eu particularmente via as atualizações atômicas como "mudanças em átomos do sistema". Mas a visão de que pode ser atômica por "explodir" o diretório root e trocar por outro inteiramente também é válida e ate mais lógica.
Na verdade nenhuma das duas é a correta rsr... o nome atômico é porque na química um átomo é a menor partícula indivisível (nunca se altera, ou seja, é definitivo)... isso foi verdade pelo menos até antes da validação da bomba atômica rsrs (que tem esse nome por ser capaz de quebrar os átomos)
Cada vez as pessoas tem menos motivos pra reclamar de programas antigos no debian. Além do flatpak q vc mencionou, o debian tb tem o backports e tb nada impede de tu instalar um .deb tipo o Chrome e ter sua versão mais recente.
Video Top!! Hehehe... Mas sobre as smart tvs, a maioria delas é imutável mesmo, só recebem o software que sai de fábrica e pronto... Hehehe... Conceito super antigo de imutável.😂😂
Tenho o notebook Galaxy Book 3 360 da Samsung (o que vira tablet). Coloquei o Ubuntu aqui, mas sinto que falta uma coisa ou outra. Não consigo, por exemplo, desligar o black light do teclado e outras opções relacionadas ao FN +. Uma que sinto muita falta é controlar o ruido do fan.
Entendermos o que significa estável é importante. Atualmente, para mim, estável significa algo que não mudará por muito tempo. Se não muda, hoje funciona, amanhã seguirá funcionando igual. A desvantagem é ficar desatualizado com relação as melhorias, que ocorrem continuamente. A chegada dos containers, distrobox, ostree, permitiu aos desenvolvedores utilizarem uma raíz independente da versão de raíz empregada na construção de um projeto. Por exemplo, se seu projeto foi construído a 2 anos, você não precisa manter hoje a raíz do sistema com as versões de 2 anos atrás. No entanto, para uma universidade que tem 100 computadores, ter uma distribuição que muda a cada 6 meses ou precisa atualizar-se cotidiamente gera um trabalho extra que pode ser evitado, sem contar que mudanças podem gerar problemas e requerem adaptações, que simbolizam trabalhos extras, um tempo e energia que poderiam ser entregues a outras coisas. O LTS, versão que não muda (estável), para uma Universidade de muitos computadores é uma solução adequada. Imagina se todo fim de expediente um funcionário precisasse atualizar os 100 computadores. Manjaro para este cenário não é indicado, ainda mais que Manjaro precisa atualizar-se no momento em que disponibiliza o update, porque esperar muito tempo aumenta bastante a probabilidade de romper compatibilidades entre versões e ficar com um pepino em mãos. Fedora também não vejo razão para ser recomendado, igual acontece com Arch Linux, Tumbleweed e as versões normais do Ubuntu. Agora, para usuário doméstico, tem um ou dois computadores, a versão LTS em regra não é vantajosa. Estável não significa melhor ou softwares melhores ou mais otimizados ou inquebráveis, significa, repito, que não muda. Quando Ubuntu, nas versões normais, Fedora, Manjaro e outros lançam uma nova versão, eles lançam um sistema já em harmonia e bem testado. Estes lançamentos podem ocasionar um problema? Podem, porque a variedade de combinações de hardwares e softwares dos usuários é muito grande e possivelmente é impossível alguém lançar um sistema testado em todas as combinações possíveis.
Não tem essa parada de "pegue a qual te atende", simplesmente use Linux Mint, interface amigável, baseado em ubuntu e sempre que você tem alguma dúvida é fácil de achar, dificilmente vai quebrar, se for trabalhar é a melhor, mas eu prefiro e uso Manjaro (hmmm manja é?) porque sou teimoso.
Sou professor universitário. Como tal preciso me manter estável por longo tempo. Imagina ter um processo para compilar e instalar um kernel real time em um semestre e no outro não funciona por causa de uma atualização? Então uso sempre uma versão LTS e, pior, do ciclo anterior. Atualmente minha máquina vai de Ubuntu 22.04, com o virtual box (ainda tenho que ter apps windows) correndo um Windows 11 só com as atualizações de segurança em dia (os meus apps windows eu faço a atualização manualmente. Mas me recinto sim do uso de certas funcionalidades. Até hoje o meu fingerprint não funciona! Mas no Manjaro já tem drive pra ele 😢!
Alguma possibilidade das SBCs atuais que tem um tempo de obsolência muito pequeno levarem ao uso de soluções antigas ou mesmo de ressusreições como trazer o Kurumin de volta?
Apesar de ter alguns limites, prefiro versões LTS. Sou fã da Mint. Mas tenho saudades do Arch, muito versátil, mas com os riscos inerentes à estabilidade devido à própria natureza rolling. O Mint hoje está imbatível.
Agora fiquei em dúvida kkk LTS: Ubuntu ou ZorinOS? Rolling release: Fedora ou Arch? Fica a indagação se é melhor uma LTS ou partir para uma Rolling release
Após testar várias distros, instalando-as por 1 mês no PC, a que deu certo no meu PC foi o Linux Mint. Já estou usando há 1 ano e meio e tudo continua funcionando perfeitamente.
Já testeis várias, inclusive testei o fedora KDE, mas não gostei voltei para o Linux Mint Cinamonn
Linux mint é inquebrável professor. Eu também usei por muito tempo
Mint é algo que não deu pra mim. Fedora foi o que me pegou, depois fui pro Zorin que acabou me atendendo melhor. Uma interface que me agrade visualmente e uma configuração rápida são os pontos que mais me atraem em uma distro. Quanto menos configurações tiver que fazer, melhor será
NENHUM linux roda no meu pc... nem instalando, nem boot live. Tenho um i5 1044f, gtx1060, 32gb ram. O unico que dá boot é o Ubuntu mas só no modo compatibilidade... o que posso estar fazendo? Testei até o Tails...
@@MarcoPauloBlasckePiovezan Ja rodaram Linux até em uma batata, com certeza deve ter um jeito de rodar no seu PC. verificar no menu UEFI da placa se está habilitado o segure boot, desativa temporariamente se for necessário. Algumas placas possuem a opção de escolher qual S.O controla o boot. Se o que vc está tentando instalar, não aparece na lista pode ser necessário escolher um genérico ou procurar um meio de assinar manualmente.
O vídeo começa em 3:00 pra quem tá interessado
Obrigado amigo, você é um amigo amigo!
Obrigado amigo, você é um amigo amigo!
Obrigado amigo você é um amigo 😂
Obrigado amigo, você é um amigo 😁
top
LTS - Pró: estábilidade e previsibilidade. Contra: Sem novos recursos;
Rolling Release - Pró: Recursos novos. Contra: Maior instabilidade e dificuldade de manter;
Imutável/Atômico - Pró: Sistema praticamente inquebrável. Contra: Sem flexibilidade para modificações.
Ótimo resumo 👋👋
mano, teve uma atualização do big linux que simplesmente quebrou todo o sistema, tive que formatar o pc novamente pq bugou o grub
depende do atomico, consigo mudar bastanhe coisa no meu fedora atomic, e se eu quiser algo que não tenha nos repos deles ou crio um rpm ou instalo usando nix
Meu biglinux está com bugs também, não consigo instalar nada, dá problema com banco de dados e assinatura, não sei o que mais... Será que foi por causa de atualização também? @@luscamolulo6173
@@luscamolulo6173 deu mole se tivesse feito backup no timeshift era só restaurar
Durante anos experimentei o Linux e sempre voltava ao Windows, não por questão de gosto ou costume mas por compatibilidades de programas e hardware.
Hoje o cenário é beeeeeeeem diferente. Após várias idas e vindas em diversas plataformas, firmei com o Zorin na minha máquina e como vai tudo de vento em popa não estou com a menor vontade de remigrar para o Win ou outro Linux.
Baixei essa distro após ver vários vídeos e em todos os vídeos sempre disseram ser uma distro leve e com aparência semelhante ao Windows.
Já usei Ubuntu, Linux Mint , Debian, mas a que mais me agradou foi o Big Linux distro brasileira baseada em Manjaro e Arch é muito fácil de usar recomendo muito!
Verdade. Exemplo: enquanto em outras distros, só se instala um controle Xbox por meio de esquemas meio complexos.
No Big, basta instalar o XOne DKMS, o firmware do hardware (controller). Seu acesso se dá já por default através da BigStore ou o Synaptic (Adicionar ou remover programas).
Eu sempre achei as distros baseado no arch piores q o arch. Ouvi falar bem do big, mas cuidado q rodar bem n significa rodar por muito tempo bem, manjaro hora ou outra sempre ta quebrando e pode levar o big junto nessa.
@@lawlieti Manjaro quebra sim, mas o Big tá otimizado e antes de sair uma nova versão a equipe beta testa os novos recursos.
@@notrockstar1 estou agora no big enfrentando problemas com interface grafica kkk totalmente bugado vou acabar indo para outra distro
@@lucas_JLNDS se você tiver no kernel mais recente é normal
Pro meu notebook a distro que mais deu certo foi o fedora workstation
Corajoso, pra minha produtividade eu preciso de gerenciador dpkg kkk
No meu notebook da Dell, a distro que mais deu certo foi o Fedora 40.
Até agora a distro que teve melhor compatibilidade com meu notebook foi o big linux, funcionou umas funções que nem sabia que existia no meu notebook
@@user_muito_legal por exemplo?
da pra jogar ?
@@chevette76 alguns joguinhos simples como minecraft e quase metade dos jogos da Steam sim, se for roblox n roda
@@user_muito_legal csgo roda ???
@@Minorxable sim, tem versão nativa se n me engano, só pesquisar aí pra ter certeza
Eu gosto do mint, padrãozão, estável mas com atualizações praticamente toda semana, nunca quebrei ele atualizando, eu mantenho sempre atualizado, gosto das novidades
Uma distro que eu uso há uns dois anos, e que nunca me deu problemas é o Debian.
Fedora 40 testei na versão Gnome e está bem rápida e tudo funcionando, principalmente para baixar e instalar aplicativos.
Eu usei Pop os por mais ou menos um ano. Depois, decidi instalar o Arch Linux. Comecei utilizando o GNOME, mas acabei mudando para o Hyprland. Estou amando, é super customizável. Agora, estou aprendendo Shell
oq é muito maneiro essa pluralidade q existe no mundo linux e diversas opções para necessidades diferentes.
atualmente estou no arch, não só por curtir a ideia de sempre ter as atualizações mais recentes mas também para aprender mais sobre sistemas operacionais e complementar algumas coisas que estou aprendendo na faculdade. sem dúvidas aprendi mais com linux em poucos meses do que com windows em vários anos, e isso não necessariamente é uma crítica ao windows, cada qual tem seu propósito. mas não me vejo mais usando outro SO que não seja linux, gosto mt de sentir que a cada semana estou entendendo um pouco mais sobre como funciona o sistema operacional e adquirindo mais fluência no que estou fazendo.
ps: sempre me falaram sobre a ideia do arch estar constantemente atualizando que seria algo “fácil de quebrar”, bom até hoje não me ocorreu nada, no máximo alguns bugs visuais que foram corrigidos em questão de 1 ou 2 dias, eu sinceramente fui na intenção de ter que eventualmente resolver problemas mas até agora tudo está bem estável kk
Pra mim o que funciona melhor é o Ubuntu LTS. No computador do trabalho, pedi pra instalarem o 20.04, atualizei pro 22.04 e tudo continuou funcionando perfeitamente. Nesses 4 anos, nunca precisei pedir pra formatar.
Só não devo atualizar pro 24.04 porque agora devo receber uma máquina nova que atenda os requisitos atuais pro meu desenvolvimento de software. Dessa vez devo pedir pra colocar o PopOS, tem sido muito bem falado e parece muito estável. Penso talvez no Mint, que também é super estável.
Eu uso o PopOS, pra mim é o que até agora não me deu problema algum, nunca mais distro hopping kadskakdak
Usava o Mint durante anos, apos conhecer o Zorin migrei e estou super feliz com a praticidade.
fala Dio! eu passei anos, o famoso testador de ISO Liux, LTS, Rolling Realease, e cheguei a conclusao para a mim, o que deu certo, eu gostei, atende as minhas necessidades, o meu hardware relativamente funciona, sem travar, sem me dar dor de cabeça foi o OpenSuse Tumbleweed, claro foi uma curva de apredizagem, estudos, ler, ver videos, aulas Udemy, hoje, eu prefiro usar Linux, em casa, essa distribuição, do que Windows, que acabo usando no trabalho, e tambem uso Macbook, entao, no final foi aprendizagem em todos os sistemas.
Show amigo, eu atualmente estou usado o Big Linux, mas, usei por muitos anos o Linux Mint!
Para meu uso que é misto pessoal/profissional eu me adaptei muito bem com o Ubuntu LTS, no momento estou usando o Ubuntu 22.04.4 LTS e aguardando a liberação do upgrade para o 24.04 LTS
das distros que achei interessante foram Big Linux e Pop OS, onde testo distro Linux desde 2009 até hoje e já testei várias durante esses anos todo e algumas tive sorte e outras tive problemas.
hoje estou testando e usando o Big Linux no meu computador e até o momento está me atendendo muito bem em todos os sentidos.
Fico com distros LTS ,devido a estabilidade e segurança .O Mx linux 23 Libreto, está rodando perfeito ,sem nenhum bug em meu PC e também no notebook .
Eu gosto mais da base arch, ou mais próximo do disso, tenho usado o BigLinux e para o meu uso a experiência se tornou muito boa, antes disso fiquei andando de distro em distro até encontrar a melhor para o meu uso.
Eu nao costumo comentar, mas achei o video otimo e notei que ninguem citou o Regata OS, rsrs. Comecei usando kurumin, linux game, ubuntu, suse, fedora....e por ai afora, sempre me dei melhor com distros brasileiras, não por acaso uso big linux e Regata.
Arch é perfeito. Mas Debian é o paraíso. N troco meu Debian com XFCE por nada
Cara to com o Debian, com Cinnamon... cara que topzera
@@romuloabrao é muito bom mesmo cara kk quase perfeito
Utilizo o debian 12, e nada a reclamar até o momento.
Que aula sobre Rolling Release, Bleeding Edge e LTS 😊😊😊
Team Arch ❤
Depois de anos, já usei derivados do Debian, do Fedora e até Slackware. Nada como uma distro rolling release, com uma grande comunidade e um ótimo gerenciador de pacotes.
Tmj
Me sentindo tentado a tentar o Arch
@@akin2239 recomendo o EndeavourOS. Basicamente, ele é um Arch Linux com instalação fácil. E é bem fácil a instalação de apps via Pac-Man e YAY.
Verdade, estou usando a dois anos, atualizando trocando de kernel e zero problemas.
Tambem estou usando Arch ha alguns anos apesar algumas dificuldades quase sempre encontro soluçao no archwiki.
Ubuntu é a melhor pra mim, funciona e é fácil
Arch linux foi minha melhor escolha, nunca mais esquentei a cabeça após atualizar versão ou trocar de kernel.
Estou feliz com o Fedora
Depois de tanto apanhar com Arch Linux por causa de drivers e tal... Aprendi que os Kernels LTS nele acabaram com os problemas de compatibilidade de drivers, pois ele atualiza a casa segundo mais ou menos, setando um kernel LTS parou com essa frescura!
Debian 12 sem Gnome desktop e sem GDM3, gerenciador de janelas wayland sway 🥰, S.O. feito puramente pela comunidade.
meu melhor setup foi: Debian 12 com arch no distrobox. Estabilidade e rolling release no mesmo ambiente
Meu caminho foi Mint > Ubuntu > Fedora > Tumbleweed > Kubuntu > EndeavourOS > Arch Linux kk tive "problemas" com todos antes do endeavour, mas mudei do endeavour pro arch só pra ter um sistema mais limpo onde quase tudo que tem lá eu escolhi explicitamente instalar kk
Relato de um usuário de PC: Uso o windows desde que me conheço por gente. Lá por 2010 tentei usar linux(Ubuntu) mas nada funcionava e eu não conseguia jogar então desisti. No windows testo e instalo bastante aplicativos, até mesmo mexo um pouco no registro e dificilmente quebra que preciso formatar(não gosto de formatar em menos de um ano depois que deixo o sistema do meu jeito). Enfim instalei o Fedora vendo o vídeo do Diolinux, a alteração inicial que fiz foi o gerenciador de extensões para poder acessar os aplicativos parecido com o iniciar do windows. Depois instalei o waydroid usando um tutorial para o Fedora e não funcionou. Instalei o drive da Nvidia igual no vídeo e quando reiniciei a partir dali não funcionou mais nada nem terminal e configurações ou loja de apps. Fiquei espantando o quão facilmente o sistema quebra então peguei o windows 10 lite que o notebook que eu estava instalando possuía licença, ficou mais rápido e fácil de rodar os aplicativos que o Linux, como é um notebook mais para jogos e alguma navegação na internet ficou bastante funcional. Relatando apenas o que vejo na minha experiência, não achei o Linux tão leve assim e para o usuário comum que gosta de jogos e instalar aplicativos que funcionem(fáceis de instalar) está bem longe ainda ao meu ver.
Este vídeo vai pro Internet Archive classificado como Gold Plus Premium.
Uma aula magnífica 👏🏽👏🏽👏🏽
Dio faz um vídeo do terabox, serviço de armazenamento em nuvem que tem 1TB grátis, e tem um client pra Linux
Acho muito booom
Opa conta mais sobre esse negócio de 1tb grátis?
@@ilromape terabox oferece 1tb grátis vai no site deles e de uma olhada
Pra mim, quanto mais leve for, melhor rs
Claro, desde que tenha suporte mínimo aos aplicativos básicos atualizados, como navegador, suíte office etc.
Estou a usar o Fedora no meu IMac de 2014 desde o mês passado. Até agora super estável, tenho gostado muito. O Mac ganhou uma nova vida e bem mais rápido que com MacOs que a Apple já nem suporta neste IMac.
Apesar de gostar muito do Fedora, em minha maquina de trabalho tem que ser LTS Ubuntu pois não quero e não tenho tempo para esta concertando coisas quebrando do nada, também não gosto de ser beta test.
Excelente. Eu não *preciso*, mas gosto de estar no limiar (ou perto dele) por isso atualmente estou com Manjaro. Já estou com Plasma 6 rodando muito bem na minha máquina.
😊 atualmente estou usando mageia 9 tô gostando outro q estou usando no meu pc de trabalho e o openmandriva e estão me surpreendendo, dando em jogos quando em desempenho geral
Preciso de ajuda aqui pra escolher um dentre os sistemas open source com objetivo de COMPORTAR O SISTEMA DE GESTÃO ERP da Odoo para notebook; uma plataforma robusta de aplicativos para gerenciar minha empresa MEI. Tive 1 dica: Ubuntu. Mas já vi que está com alguns problemas. Tenho 55a. Me considero de 0 a 10, nota 3 em informática. Compreendo menos de 50% dos termos e análises feitas por esse fera Diolinux.
Tive algumas experiências boas com algumas distros, mas hoje fico no mint, estou esperando a nova versão do pop os.
Uso mini OS em uma máquina fraca(antes usava MX fluxbox), diga-se de passagem tbm muito boa para pc fraco, uso o MX linux XFCE em um máquina intermediária, desempenho excelente, atualmente estou testando ubuntu 24.04 LTS no meu melhor note e uso debian 12 no pc antigo, mas que tem uma boa configuração, estou satisfeito com todos.
Já testei várias distros desde 2008 quando me foi apresentado o Ubuntu por uma amiga de faculdade ... Gostei do Debian e depois passei um tempo com Void Linux quando uma atualização bugou o sistema aí decidi buscar definitivamente por estabilidade ... Hoje já estou a quase 3 anos com o Devuan rodando liso e 100% de boas 💪😃✌
Eu uso arch btw rsrs, mas apesar de ser RR e BE, nunca tive problemas de bugs. Acho que a comunidade é bem consciente na hora de liberar pacotes.
O Arch não é bleeding edge.
@@thaislanrodrigues8878 se não é, eu não sei mais o que é um BE
Se eu for comparar Kubuntu Rolling Release com o Fedora e arch qual é melhor?
Quero estar mais perto de tudo mais recente inclusive o KDE.
Gosto de estar mais perto da base. Entre usar uma distro baseada no Ubuntu prefiro usar o próprio Ubuntu.
Testei muitas, mas o Ubuntu 24.04 ficou padrão aqui, rapida, estavel, sem problemas aqui, sou novato no linux,ainda em dual boot com o win11, mas ja penso partir pro Ubuntu definitivo.
Sou do time Puppy Linux. Não me importo muito com o visual, mas ele me atende. :)
Dio excelente o seu vídeo, só vi uma contradição na sua fala 7:53 10:16, do resto está top.
Arch linux, uso desde que passei a usar linux tanto pela filosofia do sistema de "faça vc mesmo" quanto a experiencia mesmo, embora muitos pacotes que eu precise sao de debian, nada que um bedrock nao resolva, uso ele para estudo e desenvolvimento de software e ainda nao pretendo trocar.
No meu note particular uso o Mint a mais de 10 anos e pra mim esta ótimo.
Eu uso Debian Lts pra mim ele me atende na minha maquina de produçao que eu uso para automaçao comercial com lazaruz (free Pascal) e Postgresql
No início do ano, comecei a usar o NixOS. Porém, devido ao meu trabalho, voltei a utilizar o Fedora Workstation... Basicamente usei o Fedora desde da versão 30 até o início da 39 e voltei agora na 40...
Fedora no meu caso é a distro que mais se adaptou no meu PC.
Funciona tudo perfeitamente.
Hoje em dia eu uso o Big Linux, mas já instalei muitas outras distros várias, porém gostei bastante das Rolling release
Estou usando o Debian 12 e estou achando muito bom.
Debian 12 é a melhor de todas as distrubuiçoes
Eu sempre fui fã de distro mãe (debian, arch, fedora, opensuse por ex). Hoje em dia, n vejo motivos de usar ubuntu em vez do debian, praticamente dá pra fazer quase tudo q tu faz no ubuntu com debian, só precisa pesquisar e estudar um pouquinho dependendo do q tu for fazer. E pra quem usar no PC e n ter estress algum, n existe opção melhor q debian ^^
Acredito que os sistemas imutáveis são o futuro do Linux no mundo de computadores pessoais, para usuários comuns
Creio que conforme o Dio cita em muitos vídeos o uma combinação interessante para quem quer algo mais estável e não abre mão de ter acesso a uns apps mais recentes, seria um distro LTS de sua preferência e o uso de apps via flatpack, appimage, esses são os meus favoritos. O último vídeo inclusivo deu várias dicas de apps nessa linha.
Uso Ubuntu a muito tempo, com certeza mais de 2 anos. Não vejo porque mudar, só mudei agora porque saiu a 24.04
Atualmente meu pêndulo oscila entre o Fedora Silverblue e o Windows 11. Agora que eu adquiri um mini-PC com dois slots M.2, acho que vou deixar o Windows 11 instalado em um e o Silverblue em outro.
Eu uso nixos, mas tudo nele tem que ser configurado e às vezes os software que eu preciso não funciona por causa de alguma configuração, ai eu instalei o Ubuntu em DualBoot
Esse canal me ajudou muito, quando nas últimas três semanas tentei migrar para o linux.
Infelizmente, desisti da "experiência linux", cansei de ler tutorial para cada coisa básica, e voltei ao Windows.... mas parábens para o canal, de qlq forma.
Ficou bem pouco tempo, é normal não entender as coisas no início. Confesso que Linux é pra quem gosta de ler e buscar, afinal, foram anos usando o sistema da Microsoft.
Eu usei rolling release por muitos anos. Atualmente prefiro long term support. A última rolling release que usei foi o Arch, até poucos meses atrás, embora o uso fosse concomitante com o Ubuntu LTS. Resolvi migrar do Ubuntu para o LMDE porque queria evitar ficar preso no SNAP em vez de ter a liberdade de usar o apt como fonte principal para instalação. Uso SNAP e FlatPak no LMDE sem crise, mas sempre confiando no apt/deb para manter as partes importantes do sistema atualizadas em caso de necessidade.
A única coisa que está me atrapalhando um pouco é emular sistema android com suporte a ARM no LMDE, mas confesso que é por preguiça de procurar por uma solução.
Rodar apps de Android no Linux é um parto mesmo desisti e faço isso no Windows
Ultimamente tentei o Debian 12. Não fiquei satisfeito, apesar de estar melhor que em outras versões. Tentei o Arch, novamente, mas fico naquela de não ativar algumas coisas como o Pamac. Muitas vezes, nem dá. O sistema diz que vai quebrar, e tal. Testei o Fedora 40, mas achei muito "pesado" pra minha máquina. De tudo, continuo no OpenSuse Tumbleweed. Foi, há meses, o Linux que mais se encaixou no hardware modesto que tenho.
Não sou programador nem nada, uso o notebook velho de 2013 para manter minha máquina usável kkkkk uso o Big Linux e estou muito feliz, usei o Linux mint, mas não curti muito. Enfim, gosto é gosto kkkkk.
Estou usando o Fedora esse mês, do jeito "civil", sem estudar nem nada, só instalando e usando, com esse vídeo entendi o BO que dava na hora de atualizar Chrome que foi instalado por pacote RPM.
Fedora aqui, após anos usando vários tipos de Ubuntu, Debian, Manjaro, OpenSuSe. Me perguntei, por que o Linus usa Fedora deste sempre??? Experimentei e achei ótimo, uma combinação de atualizações, establidade e polimento.
Percebi que a maior parte dos bugs tavam relacionado a base Ubuntu, principalmente quando se tratava de bugs no executar programas gui, mts vezes aparentando ser no gtk
Fiz testes com Fedora, Ubuntu, Manjaro, Pop OS, e por ter gostado muito da versão 24.04 do Ubuntu, estou usando ela atualmente. Mas adoro distros Rolling Release, justamente pela questão de trazer novidades a cada nova atualização. Entendo que em setores corporativos, LTS seria a melhor opção pela questão da estabilidade, mas eu sempre gostei de testar novas versões de sistemas operacionais. São mais suscetíveis a erros? Sim. Mas traz uma grande vantagem: Você sempre aprende a corrigir seu sistema mais rápido e sempre acaba aprendendo alguma coisa. Esse sempre foi o motivo pelo qual nunca tive medo de atualizar para versões mais recentes, seja WIndows ou Linux.
Acho que por isso que nunca tive tanto problema com o Windows 11 ou Ubuntu, como já vi tantos usuários reclamando sobre esses sistemas.
Dio, faça mais testes do openSUSE Tumbleweed por favor! (principalmente com KDE 6)
Sobre a melhor distro, essa é a ideal pra mim. Estável, rápida, e caso algum update dê ruim, são poucos passos para retornar a uma snapshot funcional. É a distro do meu coração.
Vídeo excelente!
No entanto, ainda tenho uma dúvida sobre o uso de distribuições LTS, como o Ubuntu 20.04, que possuem suporte prolongado. Imagine que você pagou por suporte estendido e se depara com as seguintes situações:
1. Versão do LibreOffice desatualizada:
Cenário: Uma versão do LibreOffice, oficial dos repositórios do Ubuntu, teve seu ciclo de vida encerrado.
Dúvida: A Canonical ainda fornecerá atualizações de segurança para essa versão?
2. Biblioteca desatualizada:
Cenário: Uma biblioteca, utilizada por várias partes do sistema, está desatualizada.
Dúvida: O que fazer para garantir a segurança e a estabilidade do sistema?
Tudo Bom Dio!!!
Uma sugesatão de video.
Comenta sobre o BunsemLabs.
Sou usuário dessa distro Linux já a algum tempo e devo dizer que ela me surpreendeu bastante. Um dos motivos é o OpenBox com interface gráfica. Outra é a leveza com q ele roda em computadores mais antigos. É tambem customizavel...
Uso ele em um HP DM4 Pavillion, em um Lenovo T430 e um server caseiro com um i5 3ª geração... Todos rodando super bem.
Deixo aqui a dica de um ótimo S.O. para uso geral.
Boa noite, Diolinux! Faz o vídeo falando sobre o Gutta, no sistema operacional Linux, por favor!
uso linux mint desde 2019, em que vim no seu canal pra conhecer e uso até hj
Rapaz, estou numa indecisão grande... Já usei linux a um tempo atrás e quero voltar atualmente estou no win 11 e estou tentando decidir entre o Ubuntu 24.04 e o atual mint, tá muito difícil escolher levando em consideração também a minha máquina que também serve pra games
As minhas preferidas são Fedora (para uso profisisonal) e Manjaro (para uso em casa), elas também foram as que mais ficaram tempo com a minha placa Asus B460M Plus, alguma sugestão de distro para esta placa (+ Nvidia RTX2060 + 16gb RAM)?
Dio você podia fazer um vídeo falando sobre o “Recall” da Microsoft, nova funcionalidade mostrada no evento da Microsoft.
Farei, mas deve demorar um pouco ainda pra sair
Sempre quis migrar 100% para Linux, porem as dificuldades e chatisses de se usar linux com Nvidia e algums programas não nativos (a qual não tem alternativa para mim e meu trabalho.). me fizeram testar todas as distros conhecidas e poucos conhecidas.
Mas a unica que me fez ter menos dor de cabeça consegui fazer tudo rodar "perfeitamente" foi incrivelmente o Ubuntu 24.04, que alem deter o gnome lindo de matar, foi o mais estavel e liso.
Agora o unico problema que me deparo é com multi-tarefa, por algum motivo alguns dos programas que uso no Wine ficam causando travamentos constantes quando estão sendo executados e utilizando a gpu ou cpu. O que me atrapalharia ja que utilizo de 3 a 7 programas ao mesmo tempo dependendo da tarefa que faço.
Você usa o wine através de onde? Tenta usar o bottles, está disponível no flathub
Até agora big Linux foi a melhor que funcionou no meu Apple air 2008
Na teoria quem quer evitar toda a dinâmica de Linux ser difícil, quer um sistema fácil de usar mas também quer um sistema atualizado: uma distribuição imutável com updates atômicos. Como a maioria dos apps serão flatpaks, eles estarão atualizados. Dessa forma é impossível quebrar o sistema
11:27 Quando a instalação do Elementary funciona
11:31 Quando o Elementary não instala
Quando quero facilidade, eu uso linuzmint ouubuntu, mas quando quero instalar algo mais profissa, é de Debian mesmo!
Excelente video, como sempre!
Eu particularmente via as atualizações atômicas como "mudanças em átomos do sistema".
Mas a visão de que pode ser atômica por "explodir" o diretório root e trocar por outro inteiramente também é válida e ate mais lógica.
Na verdade nenhuma das duas é a correta rsr... o nome atômico é porque na química um átomo é a menor partícula indivisível (nunca se altera, ou seja, é definitivo)... isso foi verdade pelo menos até antes da validação da bomba atômica rsrs (que tem esse nome por ser capaz de quebrar os átomos)
Eu preciso de estabilidade então Debian é a minha distro do dia a dia aliado aos pacotes flatpak.
Cada vez as pessoas tem menos motivos pra reclamar de programas antigos no debian. Além do flatpak q vc mencionou, o debian tb tem o backports e tb nada impede de tu instalar um .deb tipo o Chrome e ter sua versão mais recente.
No meu note acer aspire de 2017 com AMD Radeon, melhor desempenho está sendo com o biglinux.
Video Top!! Hehehe... Mas sobre as smart tvs, a maioria delas é imutável mesmo, só recebem o software que sai de fábrica e pronto... Hehehe... Conceito super antigo de imutável.😂😂
Tenho o notebook Galaxy Book 3 360 da Samsung (o que vira tablet). Coloquei o Ubuntu aqui, mas sinto que falta uma coisa ou outra. Não consigo, por exemplo, desligar o black light do teclado e outras opções relacionadas ao FN +. Uma que sinto muita falta é controlar o ruido do fan.
Entendermos o que significa estável é importante. Atualmente, para mim, estável significa algo que não mudará por muito tempo. Se não muda, hoje funciona, amanhã seguirá funcionando igual. A desvantagem é ficar desatualizado com relação as melhorias, que ocorrem continuamente.
A chegada dos containers, distrobox, ostree, permitiu aos desenvolvedores utilizarem uma raíz independente da versão de raíz empregada na construção de um projeto. Por exemplo, se seu projeto foi construído a 2 anos, você não precisa manter hoje a raíz do sistema com as versões de 2 anos atrás.
No entanto, para uma universidade que tem 100 computadores, ter uma distribuição que muda a cada 6 meses ou precisa atualizar-se cotidiamente gera um trabalho extra que pode ser evitado, sem contar que mudanças podem gerar problemas e requerem adaptações, que simbolizam trabalhos extras, um tempo e energia que poderiam ser entregues a outras coisas. O LTS, versão que não muda (estável), para uma Universidade de muitos computadores é uma solução adequada.
Imagina se todo fim de expediente um funcionário precisasse atualizar os 100 computadores. Manjaro para este cenário não é indicado, ainda mais que Manjaro precisa atualizar-se no momento em que disponibiliza o update, porque esperar muito tempo aumenta bastante a probabilidade de romper compatibilidades entre versões e ficar com um pepino em mãos. Fedora também não vejo razão para ser recomendado, igual acontece com Arch Linux, Tumbleweed e as versões normais do Ubuntu.
Agora, para usuário doméstico, tem um ou dois computadores, a versão LTS em regra não é vantajosa. Estável não significa melhor ou softwares melhores ou mais otimizados ou inquebráveis, significa, repito, que não muda. Quando Ubuntu, nas versões normais, Fedora, Manjaro e outros lançam uma nova versão, eles lançam um sistema já em harmonia e bem testado. Estes lançamentos podem ocasionar um problema? Podem, porque a variedade de combinações de hardwares e softwares dos usuários é muito grande e possivelmente é impossível alguém lançar um sistema testado em todas as combinações possíveis.
Para mim o que funcionou foi Debian Stable / Windows 11.
O modelo que mais gostei foi o Arch, porém hoje uso o Manjaro.
Utilizo Linux há 14 anos e atualmente a melhor distro na minha opinião é o Zorin OS.
Faz um vídeo sobre o Deepin V23 rc
Não tem essa parada de "pegue a qual te atende", simplesmente use Linux Mint, interface amigável, baseado em ubuntu e sempre que você tem alguma dúvida é fácil de achar, dificilmente vai quebrar, se for trabalhar é a melhor, mas eu prefiro e uso Manjaro (hmmm manja é?) porque sou teimoso.
Estou a tempos usando o Nixos, super recomendo.
Sou professor universitário. Como tal preciso me manter estável por longo tempo. Imagina ter um processo para compilar e instalar um kernel real time em um semestre e no outro não funciona por causa de uma atualização? Então uso sempre uma versão LTS e, pior, do ciclo anterior. Atualmente minha máquina vai de Ubuntu 22.04, com o virtual box (ainda tenho que ter apps windows) correndo um Windows 11 só com as atualizações de segurança em dia (os meus apps windows eu faço a atualização manualmente.
Mas me recinto sim do uso de certas funcionalidades. Até hoje o meu fingerprint não funciona! Mas no Manjaro já tem drive pra ele 😢!
Bom dia... gosto da "preguiça" que o mint cinamon me oferece ...rsrsrsr porem as outras tbm são otimas
lts, rolling, bleeding... mas faltou: e seja lá o que o NixOS é
Alguma possibilidade das SBCs atuais que tem um tempo de obsolência muito pequeno levarem ao uso de soluções antigas ou mesmo de ressusreições como trazer o Kurumin de volta?
Eu estou usando o debian 12 a algum tempo e nao troco por nada
+1
Apesar de ter alguns limites, prefiro versões LTS. Sou fã da Mint. Mas tenho saudades do Arch, muito versátil, mas com os riscos inerentes à estabilidade devido à própria natureza rolling. O Mint hoje está imbatível.
Agora fiquei em dúvida kkk
LTS: Ubuntu ou ZorinOS?
Rolling release: Fedora ou Arch?
Fica a indagação se é melhor uma LTS ou partir para uma Rolling release
Baixei o Linux lite 7.0 que é uma distro Rolling release certo? Mas como saber por quanto tempo terá suporte, assim como outras distros linux?