Recomendo o documentário 'RevolutionOS' que entrevista Richard Stallman, Eric Raymond, Linus Torvalds e os fundadores da Red Hat. O documenário é de 1995, então ele praticamente retrata o nascimento da GNU e do Linux. Esta disponível legendado aqui no RUclips.
Acho que nunca "perdi" meu tempo comentando em um vídeo no RUclips, mas preciso dizer. O Fabio Akita consegue fazer qualquer tema de video virar uma aula e qualquer aula ser extremamente interessante.
Akita, comecei programação estudando python e JS sem fazer nenhum teste e usando poucas classes. Comecei ver seus vídeos, agora tô questionando o porquê nunca estudei gerenciamento de memória/threads e forks. Mais alguns vídeos vou querer ir lá no código fonte do GCC e ver as otimizações que ele faz para ser tão rápido ;-; Obs: Mudei meu JS para TS, comecei Java para estudar mais sobre arquitetura e threads e estou fazendo testes para minhas aplicações!
A primeira distro que eu usei foi o Conectiva 7 que vinha em um CD de uma revista que comprei em uma banca na época. Hoje só uso Ubuntu, por ter tutoriais de como fazer praticamente tudo que você precisa na internet.
Recomendo o canal do Professor Isidro, conteudo fora da curva. São os canais que mais gosto de consumir conteudo, o seu e o do professor Isidro, ele é muito fera. @Fabio Akita
pra mim o debian é a que mais me adaptei. É mínima e configurável o suficiente pra minha necessidade, consigo instalar qualquer coisa, pacotes .deb, repos externos pra algumas coisas software de musica... Fiz um ótimo setup pra games, produção de música e programação. Gosto da estabilidade por ser uma máquina que uso pra trabalho, já usei outras distros tipo arch, void, manjaro... mas no fim sempre volto pro debian mesmo. No momento faço um dualboot de debian com openbsd e estou bem satisfeito no geral. Como interface gráfica eu gosto do cwm do openbsd ou o dwm que é um tiling window manager bem interessante.
Excelente vídeo para fechar o ano! Saber Linux é algo essencial para qualquer profissional de tecnologia nos dias atuais! Quando puder seria interessante fazer um compilado de conceitos atuais como Edge Computing, Hybrid Cloud, etc. Seria bem legal assistir a um vídeo seu sobre esses temas que estão no "hype". Um outro vídeo sobre padrões como HIPAA, SOC2, NIST, etc, e como isso se encaixa no dia a dia em uma empresa de tecnologia seria super legal também.
Minha primeira distro foi um Slackware 3.3. Lembro que paguei bem caro por um CD original publicado pela Walnut Creek que comprei numa livraria. Naquela época, baixar uma distro pela linha discada era impensável, então o que restava era comprar uma cópia numa livraria. Naquela época, também frequentávamos livrarias... Lembro que demorei duas semanas brigando com o driver da placa de vídeo Trident prá conseguir fazer o X subir. Configurar o modem lembro que demorou ainda mais... A caixa do CD é tão bonitinha, que ele enfeita minha mesa em casa até hoje. A distro que mais gostei de usar sem dúvida foi o Mandrake. Teve uma versão, acho que um ano antes de se fundir com a Conectiva, que era tão bem acabada que só tive vontade de trocar o papel de parede uns 6 meses depois que tinha instalado, prá mim era de longe o melhor Linux da época. Hoje eu sou preguiçoso e uso Ubuntu mesmo, 20 anos depois minhas prioridades são bem diferentes...
Também comprei na Walnut Creek. Eles tinham uns packs contendo vários CDs e eu tenho até hoje. Vinha geralmente com Slackware, Red Hat, Debian, Suse e umas outras distribuições menos conhecidas. O mais difícil na época era configurar o X. Você tinha que configurar certinho a faixa de frequências do monitor, tipo da placa de vídeo, etc.
Sem palavras Akita! Que bom que você resolveu se contrariar e fazer parte dessa corrente, o conhecimento e curiosidade que você trouxe foram de mais mesmo! O Debian na próxima versão vai trazer firmwares não livres na instalação na sua próxima versão estável por padrão, justamente para facilitar a vida das pessoas. Como as coisas mudam!
@@JohnUsp Pra mim e pra você sim, Mas existem pessoas que usam Linux e não sabem fazer isso. Imagina que você acabou de instalar o sistema e sua Wi-Fi não funciona e você não tem cabo de rede. Você pode habilitar repositório que for e ela não vai funcionar. Lembra que existem notebooks que não tem entrada de rede. Agora também vai ficar mais fácil para o Debian vir em computadores OEM uma vez que vem com o suporte habilitado
@@andreemidio1 Top! Acabei vendo denovo depois que vc linkou, mas esse vídeo foi mais de matematica e estatistica pura, no caso podia ser algo mais focado nesta área ciencia de dados. Vlw pela dica novamente!
Caramba, você indicou 3 caras que eu nunca ouvi falar e você dando o breafing de cada um eu totalmente consumiria esse tipo de canal. Ou seja, tô indo lá.
Iniciei no mundo Linux pelo Ubuntu e curti. Mudei pro pop OS e não curti. Agora tô com o Mint e tô curtindo. Pretendo experimentar o Manjaro daqui um tempo pra sair dos derivados do Ubuntu. Bom fim de ano aí, Akita. Pra você e pra família. Abraços
Depois que inseri o Arch no meu dia a dia,, descobri que todo (ou quase) problema se resolve apenas lendo a "simples" documentação, gratidão papai akita, você é o melhor 🫶
Feliz Natal! Minhas TOP 3 distros são o openSUSE, que bugou no meu PC depois de anos de uso e por isso conheci o Manjaro, que bugou duas vezes no mesmo mês e por isso estou há quase 3 anos no Fedora KDE.
Também sou muito fã do opensuse e compartilho o mesmo sentimento que o seu, sinto por ela não ser tão falada e não ter devido reconhecimento por aqui pelas bandas das Américas. Mas na Europa ela é muito utilizada e difundida. E o opensuse Tumbleweed é simplesmente sensacional.
pesquisei pesquisei pesquisei, e acabei optando pela opensuse leap. estou amando como primeira distro linux, além de ser rápida na minha máquina velha. uma maravilha mesmo!
Estou no OpenSUSE Tumbleweed e usando ele como Desktop Diário No Começo Eu Tive uns Bugs no XFCE que eu tava Mas Eu fiz o Zypper Dup e Tudo Resolvido Alem de que eu Baixo Muito Flatpak e Snap e App image Só Alguns Programas Nativos Essenciais mas o Bicho Vem Enxutâo no inicio só tem 1% de Espaço no HD é uma Maravilha....
@@fabricio4794 No Tumbleweed sempre utilize o comando zypper dup mesmo pra atualizar o sistema, pois diferentemente do Leap cada atualização do Tumbleweed é meio que uma nova versão do sistema, então o indicado pra ele é usar a opção DUP fazendo assim não terás dor de cabeça.
@@smolkyn só que a cada Atualização,a gente tem de desativar os Repositorios não Essenciais,pra fazer tudo pegar depois,se deixar eles ativados,dá um quiprocó do caramba depois,eu graças a deus,não passei pela mancada,porque sou usuário experiente de Linux,Meu Pc de 2gb de Ram,Tambem Voa com o Tumbleweed,e tenho o Leap no Notebook,o OpenSUSE é o Debian dos RPMS,e se o cara cansar de Arch,recomendo o Tumbleweed que em termos de empacotamento,tambem é tudo Bleeding Edge..tudo Novo até demais,é como o Ubuntu Unstable....use o com sabedoria.
Cara que papo bom e nostálgico. Me lembro que a uns 18 anos atrás meu avô com 82 anos me pediu ajuda pra aprender a usar o computador. Principalmente para ler artigos, livros, ver documentários e noticias. Compramos um notebook positivo que veio com o famoso Mandriva, e como eu já usava e amava o ubuntu, fiz ele aprender tudo no Mandriva mesmo. Tem muito orgulho dele ter aprendido a usar computador já numa distro linux, mesmo que mais antiga e não tão conhecida atualmente.
Linux é vida... conheci as distribuições quando entrei na faculdade de Física em 1999, onde os laboratórios de informática do instituto de Física usavam o Mandrake 2.0 e depois passaram para o Debian. Eu sou usuário do Debian (usando atualmente), gosto muito por não me dar problemas, mas volta e meia tenho testado outra distribuição. Seguindo as regras do jogo, minhas top 3 são: 1) openSuse 2) Mandriva 3) Linux Mint Debian Edition.
Fabio Akita, iniciei no mundo Linux comprando uma Revista condendo o DVD do Kurumin 6 e seguindo as instruções da revista para instalar em boot dual junto com Windows 98 SE reduzindo a Partição do Windows e criando a partição livre para o Linux.. Deu certo e foi legal. Depois importei um livro: openSUSE-10 Linux encomendado pela livraria Tempo Real. Assim que recebi o livro contendo o DVD do openSUSE-10 Linux instalei e gostei muito desta distro alemã e senti pŕofundamente o poder so sistema linux no desktop. Não demorou muito a Canonical lançou o Ubuntu 8.04 LTS 32-bits. Também testei e usei por muito tempo até a versão : Ubuntu 8.04.5 LTS. Atualmente uso o Linux Mint 20.3 de 64-bits em boot-dual com o Windows 10 e é bem estável como o Ubuntu e outras boas distros. Para usuários iniciantes atualmente não é bom começar com Slackware, Gentoo, Debian e outras distros pesadas. Sem mais , desejo-lhe um Feliz Natal e Bom Ano Novo 2023.
Eu uso Linux desde 1997 e usei, na sequência, Slackware, Conectiva Linux por muitos anos, depois o Mandriva Linux e inclusive criei o forum MandrivaBrasil na época para ajudar a comunidade de usuários brasileiros e depois acabei ficando mesmo com o Kubuntu nos meus desktop por praticidade mesmo. Já passei da fase de iniciante em Linux de ficar testando e trocando de distribuição toda hora. Não tenho dificuldade de instalar nenhuma distribuição e configurar o que quero e então prefiro ficar mais nas distribuições principais. Sempre gostei mais do KDE e não consigo gostar do Gnome. Usei muito também debian e centOS nos servidores de produção que administrava.
Instalei o arch via archgui (por medo de excluir o HD errado e chorar até a minha proxima encarnação), escolhi o I3 puro que já tinha hábito, e comecei o processo que chameei de: faculdade de linux. Como tudo é manual, foram muitas horas de pesquisa, dor de cabeça, e problemas que tive que parar pra ler e compreender oque tava acontecendo, eu lembro que uma coisa chata era meus outros HDs não montarem sozinhos, vai eu no google, puts tem que usar terminal? Beleza é nescessario para um aprendizado maior, descobri oque é o fstab, segui um video com um cara mastigando tudo pra mim de como funciona, e deu tudo certo, meu pendrive não montavam sozinho, achei em outro lugar que precisava de um outro pacote que fazia isso e assim por diante. Adorei cada segundo e aprendi demais nesse tempo, mas realmente não é para os fracos de coração, quem não entende inglês, ou não tempo/interesse de parar pra aprender. A melhor parte é sem dúvida que tudo que aprendi lá se transferiu para outras distros de bases diferentes, hoje sou quase aqueles caras chatos que usam o terminal para tudo simplesmente porque habituei a ele, minha vida com linux se tornou muito mais proveitosa quanto mais eu entendia oque o sistema fazia ou como fazer alguma coisa que eu queria, lembro claramente de ficar puto porque não conseguia criar um atalho na área de trabalho e todo tutorial mandando eu usar o terminal kkkkk.
Vou compartilhar também minha lista, minha distro atual é o Alpine Linux (já a 3 anos ) contrariando o Fabio, 🤪 "eu sou normal e segundo meu médico!" : 🥉 Conectiva - Lembro que pedi para um amigo gravar para mim, mas o cd não bootava e tive que fazer um disquete de boot. 🥈 Kurumin - Essa distro tem um lugar especial em meu coração, carregava para todo lado em um mini cd e usava horas para trabalho e horas para diversão no intervalo do trabalho. 🥇RHEL - Esse foi o legado da Conectiva e voltei para as origens e continuar no lado rpm da força.
Shooow. comecei usar o fedora (agora 39) acho que quase 2 anos e a experiencia ta sendo bem legal mt leve, pra desenvolvimento é ok... o terminal é show o notebook é um Asus vivobook i7 com 16gb de ram
O camarada se assemelha a uma enciclopédia humana de TI. Meu Deus, é difícil e ao mesmo prazeroso ter contato com gente assim, mesmo que alguma coisa que ele passa não seja assimilavel para mim. Por exemplo, os jogos digitais (sobretudo os mais famosos e sofisticados) sempre foram no meu universo cultural algo distante e desinteressante. Só tenho afinidade por softwares de xadrez, de Sudoku, Tetris (isso mesmo!) e coisas afins. Coisas bem tradicionais, "limitadas", coisas de gente das antigas. Parabéns pela ótima aula, por mais uma apresentação de alto nivel (considerada resumida!), pela referência ao Ubuntu (minha distribuição preferida há quase uma década), palmas também pela referência à distro irlandesa Zorin OS, a terceira que mais uso, atrás do Linux Mint. O Debían, uso com uma certa frequência em máquinas virtuais. Gosto da sua lendária estabilidade. Quanto ao Pop_OS!, vou experimentar qualquer dia desses. As outras citadas são mais para usuários hardcore, pessoas mais geeks. Muita paz e saúde para todos os homens de boa vontade.
Só de ouvir "YaST" e "openSUSE" me dá um arrepio tão bom. Usei durante uns anos a distro do camaleão, isso depois de uma década usando Ubuntu e seus derivados, foi um choque de aprendizado, mas um que valeu muito a pena e me fez entender mais de Linux. Excelente vídeo, como sempre, Akita. Boas festas!
No desktop: já usei Slackware, Mint, Ubuntu, Manjaro, Debian, Slax :), Open Suse. Que me lembro agora... Atualmente uso Debian, pois gosto de deixar as coisas do meu jeito, e ter um sistema mais estável.
Tomei um susto em ver um vídeo de menos de 1 hora rs. Top demais Grande Akita! PS: Um canal topzera também é o Terminal Root, do Marcos, o cara tem muito conteúdo bom de Linux e programação.
Não uso Linux como ferramenta de trabalho e nem pessoal como padrão. Mas de vez em quando quando preciso de algo mais rápido, quando estou longe do computador. Em primeiro uso Ubuntu no meu celular emulado pela app Termux. Nunca tive problema com a distribuição em si e uso somente o terminal (Termux não emula a parte gráfica). Em segundo o Arch no WLS (emulado porque é computador do pessoal aqui de casa e eu não quero fazer cagada no PC). Não sei nada sobre distribuições Linux e por isso passei mais tempo do que deveria tentando me acostumar com Arch. Não me importei tanto porque adoro configurar e customizar meus ambientes de desenvolvimento, mas deu muita dor de cabeça (imagina instalar realmente na máquina a partir do zero). E finalizo com esses dois. Ainda prefiro Windows como ferramenta de desenvolvimento, usando PowerShell como shell principal.
Akita , o Red Hat ainda existe e é largamente utilizada em ambiente corporativo. O CentOS é uma iniciativa que surgiu para compilar e distribuir o código da Red Hat quando essa decidiu cobrar licença para usar a distro. Não é pirataria pq apesar da Red Hat necessitar de licença, o código utilizado pela empresa é livre, por isso o CentOS pode compilar e distribuir.
Arch Linux tem sido meu parceiro por um bom tempo. Slackware foi meu primeiro Linux então tenho lá meu apego. Mas usei durante muito tempo derivados de Debian, Kurumin, Ubuntu ( flavors como kubuntu ) Mas o histórico de sysadmin me fez usar todos os tipos de Linux voltados a servidores ( e BSDs , Solaris etc )
Akita, confesso que na minha faculdade, todas essas matérias q vc falou já me passaram lá, porém não dá forma q da pra ter algum aproveitamento, e hj estava utilizando a distro redhat no trampo para testes e treinamento hehe, fico feliz q pelo menos não tô tão fora do q eu preciso, só necessito de um pouco mais de esforço
Rapaz, bacana saber que você tem o Zephyrus G14 2020. Eu também tenho ele :D E desde que comecei a me aventurar no Linux também percebi que ele é bem zoado pra Linux, zero suporte por parte da Asus, infelizmente. Eu estava pensando em trocar pelo Zephyrus G14 2022, mas fico com receio justamente pelo suporte inexistente ao Linux
Meu primeiro contato com linux foi com o Ubuntu 7, ao aprender sobre servidores linux usava o Conectiva na época, e brincava no linux backtrack. Essas foram as 3 distros que me marcou e também me levaram a conhecer o FreeBSD 7. Já fazem 16 anos usando linux e já provei mais sabores linux que sabores de sorvetes kkkkkkk Excelente como sempre, muito obrigado Akita.
BSDs e outros sistemas também são interessantes, inclusive abre uma janela para os diversos eventos ( bons, ruins ou trágicos ) como os evolvendo a Sun, que ou matou ou diminuiu muito o alcance de diversas tecnologias, como o fim do Open Solaris "oficial"
Akita achei que para além da corrente você deu o caminho das pedras pra quem já conhece linux (ou até mesmo iniciantes), pra parar de ficar pulando de distro em distro procurando a perfeição. De forma geral você passou quase que por todas as principais com suas fundamentais diferenças e sobre essa questão de interface gráfica que a galera iniciante costuma confundi com a distro em si.
Meu top três: 1. Gentoo 2. Kurumin 3. Slackware Na minha lista, o Gentoo fica em primeiro por ser o motivo pelo qual aprendi Linux de verdade. Tentei nele com pouco tempo de Linux e não foi facil. Mas vejo hoje em dia como foi gratificante e tenho um carinho imenso pelo projeto. Não estou usando mais hoje em dia, mas pretendo voltar. O segundo lugar já não está mais entre nós, mas foi inovador demais pra sua época, ainda mais por ser totalmente brasileiro e tocando por um homem só. Eu sempre tinha uma midia do Kurumin comigo. O terceiro lugar é uma distro que admiro muito, pela historia, pela simplicidade e pela dedicação do seu criador; que segue firme e forte no projeto. Tenho uma consideração por ela, por ter me feito voltar para o Linux recentemente. Valeu Akita! PS: No video do Slackjeff eu coloquei a lista parecida. Mas depois de ver o video mais sentimental do Diolinux, repensei a lista. Hahaha
Cara, obrigado por alguns insights que não tinha :) Sou apaixonado por OSes e se puder fazer uma sugestão, é de falar, se tiver probidade, em OSes exóticos, excluindo o top 3 Win/Mac/Linux. Pessoalmente testo o FreeBSD e o HaikuOS (derivado de BeOS), mas existem muitos outros, tipo Solaris, Next, HP-UX, … Mais uma vez grato por compartilhar seu conhecimento conosco. Sou mais ou menos da mesma faixa etária, então vivo as referências históricas com um tanto de saudosismo do "ah, o tempo em que pra usar a Internet tinha que gerar briga de família, pois a mãe tava esperando telefonema da vó e a irmã não podia falar com o namorado…" hahahahaha, tempos de escassez tecnológica podem ser bons também, levam a inventividade pra burlar esses perenges que citei e outros mais. :)
Distros baseadas em ARch linux são bem rapidas, principalmente se usar o btrfs. Estou testando o endeavour com xfce no vmware e foi o melhor que ja usei. Recomendo
Cara, cê me fez voltar no tempo...quantos finais de semana brincando com o Conectiva no meu 486DX2...desinstala, reinstala, tenta compilar kernel pra instalar na raça, etc etc etc
O primeiro contanto que tive com o Ubuntu foi triste, lento e dava pau sem motivo, não sabia resolver e deixei de lado na época final do windows 7 tudo parecia bem. Veio o Win 8 e o notebook não seu deu bem com ele, mas ainda era melhor que Linux, daí apareceu o Win 10 e eu achei que era o ápice. Até ver um Mac pequeno com centenas de coisas abertas voando aí eu vi que não entendia nada de performance, mas pelo preço daquela coisinha eu não achava justo. Daí uma colega voltado da Alemanha do programa ciências sem fronteira com ela um notebook similar ao maczinho não pesava nem 1,5kg porém com Debian rodando tudo lisinho de IDEs a programas de CAD com míseros 4GB de ram e um core I3 aí eu resolvi entender o que estava acontecendo alí e realmente tinha um trabalho de otimização Bem adiantado lá fora que só ficou popular por aqui quando os rasphiberry pay chegaram. Aprendi muito coisa legal que me possibilitou rodar um emulador de 3DS com um notebook fraco no Ubuntu em 40fps impossível no Win 7 ou 10. Vou arrumar um tempo para testar aí coisas aí um negócio bem ajeitado conquista a gente.
Video menos 30min nesse canal e um milagre. Mas apoio essas correntes para unir canais com conteudo linux em segmentos diferentes mostrando serve ate desktop.
Melhor Linux para inciantes era o Kurimin R.I.P 🥲 Recomendo muito os cursos do Pikuma, já fiz o de assembly para Atari e o de desenvolvimento de um motor gráfico 3D sem uso de libs! Muito aprendizado e muita diversão!
Batocera é maravilhoso. Eu tenho num raspberry pi e ganhei um core2quad com 4 gb ddr2 e uma nvidia gt545 ou uma radeon 4850 e da pra jogar ps2 em qualidade nativa sossegado. Deixo as roms no meu pc principal e acesso via smb pelo batocera e é só alegria.
Nossa voltei aos primórdios quando você falou de Mandrake, Conectiva e Mandriva, Mandrake foi a minha primeira distro, muito bom na época, parabéns pelo vídeo.
Assistindo esse vídeo me deu uma saudade do Conectiva/Mandriva com seu URPMI. A parte realmente mais engraçada a dos Bloppers (17:56).Valeu demais essa chamada.
As 3 distros que recomendo: Pra iniciantes: Linux Mint Pra um usuário já meio avançado em Linux: Debian e Fedora Pra o usuário que não tem medo de nada e tem tempo livro: Arch Linux(mesmo hoje em dia tendo instalação facilitada) e Gentoo
Também uso o Garuda KDE porém com uma personalização na instalação que limpa aquilo que não quero. É muito leve e rápido, extremamente estável e simples de usar.
Cara obrigado por recomendar o Manjaro um tempo atrás, é a única distro que funciona direito no meu PC antigão, se não fosse o Manjaro eu nem poderia usar linux provavelmente. A familia ubuntu nunca deu certo, sempre dá bug grafico ou varios outros problemas
Meua migo... indicar Akita pra trend, só Dio mesmo... mas vocêr ser indicado pelo Akita, tem que ser muito foda! Ainda vou fazer parte da CodeMiners42. Feliz Ano Novo, Mestre Akita!
Olá Akita, muito bom seu vídeo. Em uma oportunidade que tiver poderia fazer um video sobre sistemas operacionais de tempo real? Tipo o FREE RTOS da Amazon. Valeu!!
Pra quem não assistiu, semana passada saiu bate papo que tive no canal do DioLinux. Assistam: ruclips.net/video/NAkC3GeigNY/видео.html
akita hj q eu reparei q orelhão vc tem. kkkkk
douglas é muito bom. e vou olhar suas recomendações, que eu não conhecia. esse vídeo foi legal.
Tô esperando a parte 2! Hahahaha
Muito bom. Feliz ano novo! Ficou ótimo esse episódio.
GALERA QUAL O MAS COMPATIVEL COM JOGOS ATUAIS ??? POR FAVOR FALE NOME DE UNS 2
Valeu Akita, tmj brother! 😁
Dio? Vc Aki?
Caramba, vídeo do Akita com menos de 1 hora?
- "O mundo já não é o mesmo"
Será que o Akita foi influenciado? kkkkkkkk
Ele abandonou a religião pirula
Quase 19 minutos para mostrar 3 distros Linux??? ... 3 minutos seriam suficientes...
E ainda oferecendo curso no final haha
"O mundo não é mais o mesmo"
A essa velocidade de fala? Foi equivalente a 2 horas.
Vivo voltando pra entender o que foi dito.
Canais citados
Dio Linux: www.youtube.com/@Diolinux
Vitor Vilela: www.youtube.com/@HackerVilela
Pikuma: www.youtube.com/@pikuma
Douglas: www.youtube.com/@ManualdoCodigo
Comentando pra salvar hehe
Recomendo o documentário 'RevolutionOS' que entrevista Richard Stallman, Eric Raymond, Linus Torvalds e os fundadores da Red Hat. O documenário é de 1995, então ele praticamente retrata o nascimento da GNU e do Linux. Esta disponível legendado aqui no RUclips.
Boa dica! Esse doc é show!
Já assisti esse documentário, bem no começo da faculdade.. É excelente!
Valeu, vou procurar
Acho que nunca "perdi" meu tempo comentando em um vídeo no RUclips, mas preciso dizer. O Fabio Akita consegue fazer qualquer tema de video virar uma aula e qualquer aula ser extremamente interessante.
Akita, comecei programação estudando python e JS sem fazer nenhum teste e usando poucas classes. Comecei ver seus vídeos, agora tô questionando o porquê nunca estudei gerenciamento de memória/threads e forks. Mais alguns vídeos vou querer ir lá no código fonte do GCC e ver as otimizações que ele faz para ser tão rápido ;-;
Obs: Mudei meu JS para TS, comecei Java para estudar mais sobre arquitetura e threads e estou fazendo testes para minhas aplicações!
Você, realmente, é uma enciclopédia digital. Parabéns pelo conteúdo
Feliz Natal Akita. Obrigado por todas as aulas que você nos deu durante todo esse ano, mestre.
Cara agora que me dei conta que estou velho, comprar revistas com cd de instalação do Mandrake quanta nostalgia. Usei muito tbm
Akita, parabéns pelo conteúdo e pelo apoio aos canais menores. Bons conteúdos tem que ser divulgados mesmo. Boas festas!!
A primeira distro que eu usei foi o Conectiva 7 que vinha em um CD de uma revista que comprei em uma banca na época. Hoje só uso Ubuntu, por ter tutoriais de como fazer praticamente tudo que você precisa na internet.
Recomendo o canal do Professor Isidro, conteudo fora da curva. São os canais que mais gosto de consumir conteudo, o seu e o do professor Isidro, ele é muito fera.
@Fabio Akita
pra mim o debian é a que mais me adaptei. É mínima e configurável o suficiente pra minha necessidade, consigo instalar qualquer coisa, pacotes .deb, repos externos pra algumas coisas software de musica... Fiz um ótimo setup pra games, produção de música e programação. Gosto da estabilidade por ser uma máquina que uso pra trabalho, já usei outras distros tipo arch, void, manjaro... mas no fim sempre volto pro debian mesmo.
No momento faço um dualboot de debian com openbsd e estou bem satisfeito no geral.
Como interface gráfica eu gosto do cwm do openbsd ou o dwm que é um tiling window manager bem interessante.
Boas festas pessoal e muito obrigado pelas passagens de conhecimento e puxões de orelha Akita! Até mais...
Putzz, esse batocera foi uma grata surpresa man. Valeu demais!!
Excelente vídeo para fechar o ano! Saber Linux é algo essencial para qualquer profissional de tecnologia nos dias atuais! Quando puder seria interessante fazer um compilado de conceitos atuais como Edge Computing, Hybrid Cloud, etc. Seria bem legal assistir a um vídeo seu sobre esses temas que estão no "hype". Um outro vídeo sobre padrões como HIPAA, SOC2, NIST, etc, e como isso se encaixa no dia a dia em uma empresa de tecnologia seria super legal também.
Minha primeira distro foi um Slackware 3.3. Lembro que paguei bem caro por um CD original publicado pela Walnut Creek que comprei numa livraria. Naquela época, baixar uma distro pela linha discada era impensável, então o que restava era comprar uma cópia numa livraria. Naquela época, também frequentávamos livrarias... Lembro que demorei duas semanas brigando com o driver da placa de vídeo Trident prá conseguir fazer o X subir. Configurar o modem lembro que demorou ainda mais... A caixa do CD é tão bonitinha, que ele enfeita minha mesa em casa até hoje. A distro que mais gostei de usar sem dúvida foi o Mandrake. Teve uma versão, acho que um ano antes de se fundir com a Conectiva, que era tão bem acabada que só tive vontade de trocar o papel de parede uns 6 meses depois que tinha instalado, prá mim era de longe o melhor Linux da época. Hoje eu sou preguiçoso e uso Ubuntu mesmo, 20 anos depois minhas prioridades são bem diferentes...
Também comprei na Walnut Creek. Eles tinham uns packs contendo vários CDs e eu tenho até hoje. Vinha geralmente com Slackware, Red Hat, Debian, Suse e umas outras distribuições menos conhecidas. O mais difícil na época era configurar o X. Você tinha que configurar certinho a faixa de frequências do monitor, tipo da placa de vídeo, etc.
Sem palavras Akita!
Que bom que você resolveu se contrariar e fazer parte dessa corrente, o conhecimento e curiosidade que você trouxe foram de mais mesmo!
O Debian na próxima versão vai trazer firmwares não livres na instalação na sua próxima versão estável por padrão, justamente para facilitar a vida das pessoas. Como as coisas mudam!
Estranho isso, não vejo necessidade, basta habilitar o repositório do que não é open source.
@@JohnUsp Pra mim e pra você sim,
Mas existem pessoas que usam Linux e não sabem fazer isso.
Imagina que você acabou de instalar o sistema e sua Wi-Fi não funciona e você não tem cabo de rede. Você pode habilitar repositório que for e ela não vai funcionar. Lembra que existem notebooks que não tem entrada de rede.
Agora também vai ficar mais fácil para o Debian vir em computadores OEM uma vez que vem com o suporte habilitado
Cara como eu sou seu fã kkkkkkkk, fale sobre data science ou data analyst.
Mostro seus vídeo para várias pessoas fora de programação, como inspiração
Ele já falou brevemente sobre essas áreas na antiga playlist “Começando aos 40”
Ele já meio que falou
ruclips.net/video/mNHKNyhSn8I/видео.html
@@andreemidio1 Top! Acabei vendo denovo depois que vc linkou, mas esse vídeo foi mais de matematica e estatistica pura, no caso podia ser algo mais focado nesta área ciencia de dados. Vlw pela dica novamente!
@@Adamlobe mais que isso ? É mais simples ir em algum influencer da área.
já vi um curso do pikuma, é impressionante, é um conteúdo tão especifico, mas que é bem explicado
Caramba, você indicou 3 caras que eu nunca ouvi falar e você dando o breafing de cada um eu totalmente consumiria esse tipo de canal. Ou seja, tô indo lá.
Iniciei no mundo Linux pelo Ubuntu e curti. Mudei pro pop OS e não curti. Agora tô com o Mint e tô curtindo. Pretendo experimentar o Manjaro daqui um tempo pra sair dos derivados do Ubuntu. Bom fim de ano aí, Akita. Pra você e pra família. Abraços
Depois que inseri o Arch no meu dia a dia,, descobri que todo (ou quase) problema se resolve apenas lendo a "simples" documentação, gratidão papai akita, você é o melhor 🫶
Parabéns pelo vídeo, acho que você vai gostar do *Qubes OS* depois dá uma olhada.
Feliz Natal!
Minhas TOP 3 distros são o openSUSE, que bugou no meu PC depois de anos de uso e por isso conheci o Manjaro, que bugou duas vezes no mesmo mês e por isso estou há quase 3 anos no Fedora KDE.
Uso o OpenSUSE Tumbleweed e acho sensacional, mas me surpreendo o quão tão pouco falada ela é em vista de tão antiga e confiável que é.
Também sou muito fã do opensuse e compartilho o mesmo sentimento que o seu, sinto por ela não ser tão falada e não ter devido reconhecimento por aqui pelas bandas das Américas. Mas na Europa ela é muito utilizada e difundida. E o opensuse Tumbleweed é simplesmente sensacional.
pesquisei pesquisei pesquisei, e acabei optando pela opensuse leap. estou amando como primeira distro linux, além de ser rápida na minha máquina velha.
uma maravilha mesmo!
Estou no OpenSUSE Tumbleweed e usando ele como Desktop Diário No Começo Eu Tive uns Bugs no XFCE que eu tava Mas Eu fiz o Zypper Dup e Tudo Resolvido Alem de que eu Baixo Muito Flatpak e Snap e App image Só Alguns Programas Nativos Essenciais mas o Bicho Vem Enxutâo no inicio só tem 1% de Espaço no HD é uma Maravilha....
@@fabricio4794 No Tumbleweed sempre utilize o comando zypper dup mesmo pra atualizar o sistema, pois diferentemente do Leap cada atualização do Tumbleweed é meio que uma nova versão do sistema, então o indicado pra ele é usar a opção DUP fazendo assim não terás dor de cabeça.
@@smolkyn só que a cada Atualização,a gente tem de desativar os Repositorios não Essenciais,pra fazer tudo pegar depois,se deixar eles ativados,dá um quiprocó do caramba depois,eu graças a deus,não passei pela mancada,porque sou usuário experiente de Linux,Meu Pc de 2gb de Ram,Tambem Voa com o Tumbleweed,e tenho o Leap no Notebook,o OpenSUSE é o Debian dos RPMS,e se o cara cansar de Arch,recomendo o Tumbleweed que em termos de empacotamento,tambem é tudo Bleeding Edge..tudo Novo até demais,é como o Ubuntu Unstable....use o com sabedoria.
Cara que papo bom e nostálgico.
Me lembro que a uns 18 anos atrás meu avô com 82 anos me pediu ajuda pra aprender a usar o computador. Principalmente para ler artigos, livros, ver documentários e noticias.
Compramos um notebook positivo que veio com o famoso Mandriva, e como eu já usava e amava o ubuntu, fiz ele aprender tudo no Mandriva mesmo.
Tem muito orgulho dele ter aprendido a usar computador já numa distro linux, mesmo que mais antiga e não tão conhecida atualmente.
Linux é vida... conheci as distribuições quando entrei na faculdade de Física em 1999, onde os laboratórios de informática do instituto de Física usavam o Mandrake 2.0 e depois passaram para o Debian.
Eu sou usuário do Debian (usando atualmente), gosto muito por não me dar problemas, mas volta e meia tenho testado outra distribuição. Seguindo as regras do jogo, minhas top 3 são:
1) openSuse
2) Mandriva
3) Linux Mint Debian Edition.
Fabio Akita, iniciei no mundo Linux comprando uma Revista condendo o DVD do Kurumin 6 e seguindo as instruções da revista para instalar em boot dual junto com Windows 98 SE reduzindo a Partição do Windows e criando a partição livre para o Linux.. Deu certo e foi legal. Depois importei um livro: openSUSE-10 Linux encomendado pela livraria Tempo Real. Assim que recebi o livro contendo o DVD do openSUSE-10 Linux instalei e gostei muito desta distro alemã e senti pŕofundamente o poder so sistema linux no desktop. Não demorou muito a Canonical lançou o Ubuntu 8.04 LTS 32-bits. Também testei e usei por muito tempo até a versão : Ubuntu 8.04.5 LTS. Atualmente uso o Linux Mint 20.3 de 64-bits em boot-dual com o Windows 10 e é bem estável como o Ubuntu e outras boas distros. Para usuários iniciantes atualmente não é bom começar com Slackware, Gentoo, Debian e outras distros pesadas. Sem mais , desejo-lhe um Feliz Natal e Bom Ano Novo 2023.
kkk aos 4 minutos de video PERCEBI que fiz certo em Favoritar e Salvar, antes de começar assistir. :)
Me inscrevi nos canais dos caras, ótimo vídeo!
Ótimo, sempre que tenho dúvida sobre algo mais técnico procuro no seu canal.
As vezes assisto o canal do Marcos, o Terminal Root. Usuário de Gentoo, que usava MATE mas está no bspwm. Feliz natal Akita, obrigado.
Fiz o curso de Assembly do Atari VCS do Pikuma e é sensacional! Recomendo para quem tem curiosidade :)
Eu uso Linux desde 1997 e usei, na sequência, Slackware, Conectiva Linux por muitos anos, depois o Mandriva Linux e inclusive criei o forum MandrivaBrasil na época para ajudar a comunidade de usuários brasileiros e depois acabei ficando mesmo com o Kubuntu nos meus desktop por praticidade mesmo. Já passei da fase de iniciante em Linux de ficar testando e trocando de distribuição toda hora. Não tenho dificuldade de instalar nenhuma distribuição e configurar o que quero e então prefiro ficar mais nas distribuições principais.
Sempre gostei mais do KDE e não consigo gostar do Gnome.
Usei muito também debian e centOS nos servidores de produção que administrava.
Conheço bem pouco de desenvolvimento de TI , mas a sua didática é fantástica. Vou ouvindo e tentando absorver algo. rsrs
Zorin 17.2. Muito bom. Quem migrar vai ficar satisfeito. Meu Pc é antigo, uns 15 anos...e ele roda leve.
Show de bola, foi uma baita aula. Pretendo utilizar o Batocera.
Muito bom conteúdo e obrigado pelas indicações. Vou conferir! Gosto muito do canal "Distro Hopper"!
Instalei o arch via archgui (por medo de excluir o HD errado e chorar até a minha proxima encarnação), escolhi o I3 puro que já tinha hábito, e comecei o processo que chameei de: faculdade de linux.
Como tudo é manual, foram muitas horas de pesquisa, dor de cabeça, e problemas que tive que parar pra ler e compreender oque tava acontecendo, eu lembro que uma coisa chata era meus outros HDs não montarem sozinhos, vai eu no google, puts tem que usar terminal? Beleza é nescessario para um aprendizado maior, descobri oque é o fstab, segui um video com um cara mastigando tudo pra mim de como funciona, e deu tudo certo, meu pendrive não montavam sozinho, achei em outro lugar que precisava de um outro pacote que fazia isso e assim por diante. Adorei cada segundo e aprendi demais nesse tempo, mas realmente não é para os fracos de coração, quem não entende inglês, ou não tempo/interesse de parar pra aprender.
A melhor parte é sem dúvida que tudo que aprendi lá se transferiu para outras distros de bases diferentes, hoje sou quase aqueles caras chatos que usam o terminal para tudo simplesmente porque habituei a ele, minha vida com linux se tornou muito mais proveitosa quanto mais eu entendia oque o sistema fazia ou como fazer alguma coisa que eu queria, lembro claramente de ficar puto porque não conseguia criar um atalho na área de trabalho e todo tutorial mandando eu usar o terminal kkkkk.
Vou compartilhar também minha lista, minha distro atual é o Alpine Linux (já a 3 anos ) contrariando o Fabio, 🤪 "eu sou normal e segundo meu médico!" :
🥉 Conectiva
- Lembro que pedi para um amigo gravar para mim, mas o cd não bootava e tive que fazer um disquete de boot.
🥈 Kurumin
- Essa distro tem um lugar especial em meu coração, carregava para todo lado em um mini cd e usava horas para trabalho e horas para diversão no intervalo do trabalho.
🥇RHEL
- Esse foi o legado da Conectiva e voltei para as origens e continuar no lado rpm da força.
Shooow. comecei usar o fedora (agora 39) acho que quase 2 anos e a experiencia ta sendo bem legal
mt leve, pra desenvolvimento é ok... o terminal é show o notebook é um Asus vivobook i7 com 16gb de ram
Falou no Batocera, bateu forte no coração aqui! Já usei no Rasp 4B e no Pc.
Feliz ano novo Akita. Vídeo muito informativo!
Que video maravilhoso! To voltando pro mundo Linux depois de muitos anos, e to impressionado pela qualidade do seu conteúdo
Que satisfação ver esse vídeo sobre distros! Comecei a pesquisar sobre Linux na intenção de tentar uma migração saindo do windows.
Bacana, muito bom, um vídeo bem rápido, mas deu um apanhado geral de várias distros. Obrigado e grande abraço!
O camarada se assemelha a uma enciclopédia humana de TI. Meu Deus, é difícil e ao mesmo prazeroso ter contato com gente assim, mesmo que alguma coisa que ele passa não seja assimilavel para mim. Por exemplo, os jogos digitais (sobretudo os mais famosos e sofisticados) sempre foram no meu universo cultural algo distante e desinteressante. Só tenho afinidade por softwares de xadrez, de Sudoku, Tetris (isso mesmo!) e coisas afins. Coisas bem tradicionais, "limitadas", coisas de gente das antigas.
Parabéns pela ótima aula, por mais uma apresentação de alto nivel (considerada resumida!), pela referência ao Ubuntu (minha distribuição preferida há quase uma década), palmas também pela referência à distro irlandesa Zorin OS, a terceira que mais uso, atrás do Linux Mint. O Debían, uso com uma certa frequência em máquinas virtuais. Gosto da sua lendária estabilidade. Quanto ao Pop_OS!, vou experimentar qualquer dia desses. As outras citadas são mais para usuários hardcore, pessoas mais geeks.
Muita paz e saúde para todos os homens de boa vontade.
Só de ouvir "YaST" e "openSUSE" me dá um arrepio tão bom. Usei durante uns anos a distro do camaleão, isso depois de uma década usando Ubuntu e seus derivados, foi um choque de aprendizado, mas um que valeu muito a pena e me fez entender mais de Linux. Excelente vídeo, como sempre, Akita. Boas festas!
O OpenSUSE Hoje em dia é um Godzilla de Potente,o Bicho deixa qualquer Máquina Nova ou Antiga,Como uma Bala....
Depois de 2~3 anos utilizando o Linux Mint, hoje tomei coragem e consegui fazer a instalação do Arch! to mt feliz
Adorei conhecer esse ano o Zorin e o POP. Ainda estou no começo dessa jornada no mundo Linux, mas já me sinto mais tranquilo agora.
No desktop: já usei Slackware, Mint, Ubuntu, Manjaro, Debian, Slax :), Open Suse. Que me lembro agora...
Atualmente uso Debian, pois gosto de deixar as coisas do meu jeito, e ter um sistema mais estável.
Tomei um susto em ver um vídeo de menos de 1 hora rs.
Top demais Grande Akita!
PS: Um canal topzera também é o Terminal Root, do Marcos, o cara tem muito conteúdo bom de Linux e programação.
Não uso Linux como ferramenta de trabalho e nem pessoal como padrão. Mas de vez em quando quando preciso de algo mais rápido, quando estou longe do computador. Em primeiro uso Ubuntu no meu celular emulado pela app Termux. Nunca tive problema com a distribuição em si e uso somente o terminal (Termux não emula a parte gráfica). Em segundo o Arch no WLS (emulado porque é computador do pessoal aqui de casa e eu não quero fazer cagada no PC). Não sei nada sobre distribuições Linux e por isso passei mais tempo do que deveria tentando me acostumar com Arch. Não me importei tanto porque adoro configurar e customizar meus ambientes de desenvolvimento, mas deu muita dor de cabeça (imagina instalar realmente na máquina a partir do zero). E finalizo com esses dois. Ainda prefiro Windows como ferramenta de desenvolvimento, usando PowerShell como shell principal.
Caramba, essa liga de monstros indicando monstros... quem ganha é a comunidade. Muito BOM! Por mais colab dessas :D
1 ano depois eu vendo esse video motivou minha curiosidade para vários assuntos. Obrigado pelo conteúdo Mestre Akita oss
Akita , o Red Hat ainda existe e é largamente utilizada em ambiente corporativo. O CentOS é uma iniciativa que surgiu para compilar e distribuir o código da Red Hat quando essa decidiu cobrar licença para usar a distro. Não é pirataria pq apesar da Red Hat necessitar de licença, o código utilizado pela empresa é livre, por isso o CentOS pode compilar e distribuir.
Mais um conteúdo de qualidade, parabéns Akita.
Arch Linux tem sido meu parceiro por um bom tempo.
Slackware foi meu primeiro Linux então tenho lá meu apego.
Mas usei durante muito tempo derivados de Debian, Kurumin, Ubuntu ( flavors como kubuntu )
Mas o histórico de sysadmin me fez usar todos os tipos de Linux voltados a servidores ( e BSDs , Solaris etc )
Akita, confesso que na minha faculdade, todas essas matérias q vc falou já me passaram lá, porém não dá forma q da pra ter algum aproveitamento, e hj estava utilizando a distro redhat no trampo para testes e treinamento hehe, fico feliz q pelo menos não tô tão fora do q eu preciso, só necessito de um pouco mais de esforço
Legal a recomendação desses canais! Continue recomendando no futuro
salve Akita, sou seu fã desde 2018, quando tinha 10 anos de idade já acompanhava alguns vídeos. boas festas e feliz 2023!
Seus vídeos sempre nos fazem ver outros aspectos da área de TI. Sou muito grato pelo seu trabalho incrível!
Excelente vídeo, Akita! Só acho interessante comentar sobre o trabalho que está sendo feito no Asahi Linux para M1.
O desenvolvedor principal tem canal no yt, marcan42. O cara é um gênio
@@pacifico4999 Realmente genial. Pensei que o canal fosse o @AsahiLina . Não é esse? Vlw!
@@JoseSilva-gt6zj A Lina tá trabalhando na parte da GPU
@@pacifico4999 Ah, entendi. Obrigado pele esclarecimento!
Rapaz, bacana saber que você tem o Zephyrus G14 2020. Eu também tenho ele :D E desde que comecei a me aventurar no Linux também percebi que ele é bem zoado pra Linux, zero suporte por parte da Asus, infelizmente. Eu estava pensando em trocar pelo Zephyrus G14 2022, mas fico com receio justamente pelo suporte inexistente ao Linux
Meu primeiro contato com linux foi com o Ubuntu 7, ao aprender sobre servidores linux usava o Conectiva na época, e brincava no linux backtrack. Essas foram as 3 distros que me marcou e também me levaram a conhecer o FreeBSD 7.
Já fazem 16 anos usando linux e já provei mais sabores linux que sabores de sorvetes kkkkkkk
Excelente como sempre, muito obrigado Akita.
BSDs e outros sistemas também são interessantes, inclusive abre uma janela para os diversos eventos ( bons, ruins ou trágicos ) como os evolvendo a Sun, que ou matou ou diminuiu muito o alcance de diversas tecnologias, como o fim do Open Solaris "oficial"
Legal, eu gosto do linux mint no meu note de viagem. E achei o batocera muito interessante, não conhecia, vou dar uma olhada, obrigado pela dica.
Akita achei que para além da corrente você deu o caminho das pedras pra quem já conhece linux (ou até mesmo iniciantes), pra parar de ficar pulando de distro em distro procurando a perfeição. De forma geral você passou quase que por todas as principais com suas fundamentais diferenças e sobre essa questão de interface gráfica que a galera iniciante costuma confundi com a distro em si.
Quem usou Kurumin?
Eu usei em um curso de informática básica quando eu era criança. ❤
Foi minha primeira distro. Subi um servidor Apache+PHP+MYSQL para uma ferramenta na empresa.
Usei muito
Todos acima de 40 anos 😂
@@denisluis1649 Pow eu tenho 23 mano :c
Meu top três:
1. Gentoo
2. Kurumin
3. Slackware
Na minha lista, o Gentoo fica em primeiro por ser o motivo pelo qual aprendi Linux de verdade. Tentei nele com pouco tempo de Linux e não foi facil. Mas vejo hoje em dia como foi gratificante e tenho um carinho imenso pelo projeto. Não estou usando mais hoje em dia, mas pretendo voltar.
O segundo lugar já não está mais entre nós, mas foi inovador demais pra sua época, ainda mais por ser totalmente brasileiro e tocando por um homem só. Eu sempre tinha uma midia do Kurumin comigo.
O terceiro lugar é uma distro que admiro muito, pela historia, pela simplicidade e pela dedicação do seu criador; que segue firme e forte no projeto. Tenho uma consideração por ela, por ter me feito voltar para o Linux recentemente.
Valeu Akita!
PS: No video do Slackjeff eu coloquei a lista parecida. Mas depois de ver o video mais sentimental do Diolinux, repensei a lista. Hahaha
Muito legal o vídeo. Não conhecia algumas das distros mostradas.
Meu caminho até o o Debian foi:
Ubuntu
Mint
PopOS
Fedora
Cara, obrigado por alguns insights que não tinha :) Sou apaixonado por OSes e se puder fazer uma sugestão, é de falar, se tiver probidade, em OSes exóticos, excluindo o top 3 Win/Mac/Linux. Pessoalmente testo o FreeBSD e o HaikuOS (derivado de BeOS), mas existem muitos outros, tipo Solaris, Next, HP-UX, … Mais uma vez grato por compartilhar seu conhecimento conosco. Sou mais ou menos da mesma faixa etária, então vivo as referências históricas com um tanto de saudosismo do "ah, o tempo em que pra usar a Internet tinha que gerar briga de família, pois a mãe tava esperando telefonema da vó e a irmã não podia falar com o namorado…" hahahahaha, tempos de escassez tecnológica podem ser bons também, levam a inventividade pra burlar esses perenges que citei e outros mais. :)
Distros baseadas em ARch linux são bem rapidas, principalmente se usar o btrfs. Estou testando o endeavour com xfce no vmware e foi o melhor que ja usei. Recomendo
Cara, cê me fez voltar no tempo...quantos finais de semana brincando com o Conectiva no meu 486DX2...desinstala, reinstala, tenta compilar kernel pra instalar na raça, etc etc etc
O primeiro contanto que tive com o Ubuntu foi triste, lento e dava pau sem motivo, não sabia resolver e deixei de lado na época final do windows 7 tudo parecia bem.
Veio o Win 8 e o notebook não seu deu bem com ele, mas ainda era melhor que Linux, daí apareceu o Win 10 e eu achei que era o ápice.
Até ver um Mac pequeno com centenas de coisas abertas voando aí eu vi que não entendia nada de performance, mas pelo preço daquela coisinha eu não achava justo.
Daí uma colega voltado da Alemanha do programa ciências sem fronteira com ela um notebook similar ao maczinho não pesava nem 1,5kg porém com Debian rodando tudo lisinho de IDEs a programas de CAD com míseros 4GB de ram e um core I3 aí eu resolvi entender o que estava acontecendo alí e realmente tinha um trabalho de otimização Bem adiantado lá fora que só ficou popular por aqui quando os rasphiberry pay chegaram.
Aprendi muito coisa legal que me possibilitou rodar um emulador de 3DS com um notebook fraco no Ubuntu em 40fps impossível no Win 7 ou 10.
Vou arrumar um tempo para testar aí coisas aí um negócio bem ajeitado conquista a gente.
Desde de 2015 uso o Ubuntu, foi o meu primeiro e por enquanto o único SO linux que utilizo, já me acostumei com o Ubuntu. Feliz Natal Mestre.
14 anos usando Linux. Ainda conhecendo distro que nem sabia existia. O cara é bom.
O primeiro vídeo de tecnologia que assisti foi o seu Akita, dai não parei mais. Parabéns pelos conteúdos, oratória e carisma ...Feliz natal!
Video menos 30min nesse canal e um milagre. Mas apoio essas correntes para unir canais com conteudo linux em segmentos diferentes mostrando serve ate desktop.
Hahaha Akita gosta do Manjaro igual eu!
Gostaria que você fizesse um vídeo explicando como funciona o repositório do NixOS.
Eu meu aqui de trabalho tb é o Manjaro Gnome há uns 3 anos. Excelente distro. Nunca me deixou na mão. Gnome, AUR e Pamac. O que querer mais? Ahahaha
Melhor Linux para inciantes era o Kurimin R.I.P 🥲
Recomendo muito os cursos do Pikuma, já fiz o de assembly para Atari e o de desenvolvimento de um motor gráfico 3D sem uso de libs! Muito aprendizado e muita diversão!
Foi meu primeiro Linux 😅
Uma pena que os cursos estão em dólar. Tende a sair mais caro pra nós, mas me interessei muito pelos cursos dele!
Batocera é maravilhoso. Eu tenho num raspberry pi e ganhei um core2quad com 4 gb ddr2 e uma nvidia gt545 ou uma radeon 4850 e da pra jogar ps2 em qualidade nativa sossegado. Deixo as roms no meu pc principal e acesso via smb pelo batocera e é só alegria.
Nossa voltei aos primórdios quando você falou de Mandrake, Conectiva e Mandriva, Mandrake foi a minha primeira distro, muito bom na época, parabéns pelo vídeo.
Esse top 1 aí foi uma EXCELENTE dica!!! Valeu, man!
Boas festas pra você aí Akita
Assistindo esse vídeo me deu uma saudade do Conectiva/Mandriva com seu URPMI. A parte realmente mais engraçada a dos Bloppers (17:56).Valeu demais essa chamada.
Top 1 só para sair do comum, nenhuma das anteriores foi comum kkkkk, Muito bom o vídeo.
Posso pedir humildemente um vídeo sobre redes descentralizadas, especificamente mesh? E seu take sobre?
Obrigado, enfim tirei as maiores dúvidas que tinha sobre Linux.
As 3 distros que recomendo:
Pra iniciantes: Linux Mint
Pra um usuário já meio avançado em Linux: Debian e Fedora
Pra o usuário que não tem medo de nada e tem tempo livro: Arch Linux(mesmo hoje em dia tendo instalação facilitada) e Gentoo
Comecei no Mint, tentei manjaro, depois Debian (não funcionou o wi-fi), Ubuntu, depois voltei para o mint
Também uso o Garuda KDE porém com uma personalização na instalação que limpa aquilo que não quero. É muito leve e rápido, extremamente estável e simples de usar.
Show de bola! Gostei da ideia!
Cara obrigado por recomendar o Manjaro um tempo atrás, é a única distro que funciona direito no meu PC antigão, se não fosse o Manjaro eu nem poderia usar linux provavelmente. A familia ubuntu nunca deu certo, sempre dá bug grafico ou varios outros problemas
Meua migo... indicar Akita pra trend, só Dio mesmo... mas vocêr ser indicado pelo Akita, tem que ser muito foda! Ainda vou fazer parte da CodeMiners42. Feliz Ano Novo, Mestre Akita!
Usei o sway por um tempo, o wayland trouxe muita performance, mas por falta de compatibilidade voltei pro Xorg com i3
Olá Akita, muito bom seu vídeo. Em uma oportunidade que tiver poderia fazer um video sobre sistemas operacionais de tempo real? Tipo o FREE RTOS da Amazon. Valeu!!
Até sendo curto seus vídeos são sempre de conteúdos excelente!!!!
Cara brabo de mais! Impressionante! Tá subscrito!