Akita é uma enciclopédia ambulante. Qualquer tema que o cara fala, não dá menos que 20 minutos, porém sem ser proxilo, nem algo do tipo. É uma das maiores referências neste país. Dá gosto ouvi-lo.
Conheci o canal do @Fabio Akita a pouco tempo e estou realmente impressionado com o conhecimento e a didática dele, esse sim pra mim é a verdadeira definição de "Influencer" alguém que alem de passar conhecimento influencia na vida e carreira dos seus seguidores continuem apoiando e dando espaço para esse monstro sagrado do conhecimento!
Akita é o cara que te faz se sentir Burro por não saber 1/3 de tudo o que ele sabe, e a mesmo tempo, Super inteligente por devorar essa metralhadora de informação, Que homem meus Amigos!!!!
Akita está falando de um assunto tão simplório e de uma forma tão abrangente que faz qquer profissional de TI pensar, cara eu tenho que ser pelo menos 25% desse cara pra ser muito bom.
Mano, eu te entendo. O Akita começa a falar e eu consigo prestar 100% de atenção em tudo que ele diz. Meu sonho uns cursos da Alura com ele?? SIIIIIIIIIIM
O lance da curiosidade do dev realmente é um diferencial. Querer entender o que acontece, ou como foi concebido frameworks, SO's ajudam bastante a ser um melhor profissional.
Eu sou desenvolvedor iOS e saber linux facilita minha vida porque o terminal o OSX é muito similar ao do Linux. Ter familiaridade com terminal nunca é ruim.
O Akita é incrível cara, a didática dele simplesmente me ajudou muito. Agora sim eu tenho uma noção melhor do funcionamento do Docker, espero que em algum dia eu tenha metade do conhecimento dele.
Acredito que Akita deva ter sido o primeiro a lançar um vídeo onde vc precisa ajustar o playback speed para mais lento! O cara é um monstro em conhecimento e se expressa muito bem!
Trabalhar ao lado do Fábio Akita deve ser algo absurdamente bom!!! O conhecimento dele é super elevado. 10 minutos de proza com ele é igual a 6 meses de faculdade.
Pra conhecer um pouco do que o Akita fala tem de ler Sistemas Operacionais Modernos, Arquitetura e Organização de Computadores, Redes de Computadores. Depois tem que abrir as documentações do Windows 10, FreeBSD, Ubuntu, Manjaro Gnome, MacOS, Docker, e finalmente, as blueprints das arquiteturas AMD e Intel.
Atualmente trabalho com Mac OS, mas durante a faculdade já passei por desenvolvimento Windows e Linux. E passei pela época "instalar e testar todos os Linux possíveis" hahaha
Uso todos os tipos de sistemas operacionais, sempre focando em qual SO será ideal para o atual projeto. No meu Desktop particular e trabalho preferido o Fedora (uso desde a versão Core 3, Nov/2004).
Uso MacOS com o novo M1 (que realmente me traz uma experiência extremamente agradavel codando) e faço deploy em uma maquina Linux no Elastic Beanstalk da AWS usando Docker. Queria MUITO aprender a usar kubernetes
para pc pessoal, como usuário to utilizando win 11, no trabalho eu uso mac pq os devs na empresa q estou todos usam mac, mas eu sei linux, acho importante saber
Já trabalhei com Linux e windows e hoje em dia trabalho usando Mac OS. Sempre para deploy usei algum Linux no servidor por motivos óbvios como o grande Akita citou. Em casa uso MacOS também hoje em dia como sistema principal mas já tive PC gamer com windows. Além disso tenho um notebook antigo com Manjaro que uso para assistir serviços de streaming na TV. Cada sistema com suas vantagens como o mestre Akita falou, e consegui apreciar coisas boas e ruins em todos eles.
Deve ser uma maravilha fazer uma entrevista com o Akita, se faz uma pergunta, e o cara fecha o vídeo com essa única pergunta, o cara mesmo conversa sozinho kkkk
É a explicação mais completa, foi no CORE do assunto de SO, sem saber acabei chegando a conclusão do Akita. Tenho PC com Windows só para rodar jogos, e montei outro com Linux Ubuntu para programar em Python. Separar foi a melhor opção, porém não é a regra.
Uso Linux mint com Cinnamon, foi a primeira distro que usei e já tentei várias mas sempre volto, amo em particular. E aí uso as ferramentas necessárias pra o que estiver fazendo, como o Wine
Depois que eu migrei para área de Design (UX), eu optei por voltar ao Windows e em geral, o sistema funciona bem. No meu dia a dia, embora tenha como principal ferramenta o Figma, que é web, é inegável que surgem necessidades de Adobe e, tendo essas prioridades em vista, Windows é opção lógica. Mas já usei Linux por muitos anos e concordo com Akita: programador em algum momento tem que usar Linux. Não tem jeito. Sabendo disso, escolha como principal o que melhor lhe atende, mas não negue nenhum.
cada um usa aquilo que lhe agrada mais e que dá conta do serviço. eu particularmente uso e gosto do macOS, se precisasse mudar de OS iria para o Linux, mas isso é para o meu gosto pessoal e para as minhas necessidades. não existe "melhor", existe aquilo que funciona melhor pra cada um.
Comecei a programar muito por conta do Akita, na época do rails podcast com o Carlos Brando do enjoei. Uma grande inspiração na minha carreira. Graças a muitas dicas dele hoje em dia sou CTO. Com relação a sistema operacional eu uso todos hauhauahuaha.
Sensacional esse vídeo. Antes de virar dev eu mexia muito com manutenção de notebooks como hobby. Isso me deu um base muito boa de como sistemas operacionais funcionam. Esses conhecimentos sempre foram muitos uteis.
No momento to só no windows mesmo. Trabalho em um ERP Desktop que roda em windows, daí não preciso ver outras coisas. Mas tenho sim interesse em instalar um linux e expandir meus horizontes.
Minha empresa usamos obrigatoriamente Window... Mas tem uma VM Farm com CentOS pra quase todos dev da área de produtos. Mas todo software ou roda em CentOS instalado por ansible ou é Kubernetes, depende do cliente.
Bom vídeo! Comecei a usar GNU/Linux desde julho do ano passado (Ubuntu no desktop e Manjaro no Note). Agradeço ao Akita, pois o vídeo dele sobre Ubuntu me ajudou a começar no mundo Linux. Hoje adoto GNU/Linux como SO principal. A maior razão é pessoal: gostei muito desses sistemas. Gosto de terminal. Passei a usar NVIM e VIM em vez do SublimeText ou Vscode, por gosto. Fui testando as ferramentas, configurando até ficar do meu agrado. Isso é muito massa no Linux. Hoje faço implantação no Heroku, Vercel, Netlify, etc via terminal do Ubuntu. E o que dizer de usar Postgresql no terminal? É muito divertido. Quero em breve poder afirmar que tenho um excelente conhecimento em GNU/Linux. Enquanto isso, cara nos livros, terminal e praticar muito.
Eu uso Arch Linux, mas não porque sou expert em Linux, mas sim porque eu quero ser expert um dia e estou correndo atrás disso, e usar o Arch no meu dia-a-dia me tira da zona de conforto e sempre que preciso de algo novo no meu Desktop, é um aprendizado novo pra poder instalar ou resolver algum troubleshoot no meu O.S. Sou analista de infraestrutura, e quero me tornar um DevSecOps um dia.. rs
Hoje uso o Linux para o meu dia a dia e a trabalho e o Windows para jogos. Todos os servers, bancos de dados ou serviços que uso estão no docker. Dessa forma não tenho problemas de conflitos e a organização na minha opinião é melhor. O linux que uso é o Ubuntu. Prefiro ele, porque não quero ficar fazendo inúmeras confs para algo que em cinco minutos roda no ubuntu.
Dois grandes nomes do software nacional! Paulo e Fabio Akita video excelente e muito informativo. Eu uso Linux ou melhor Slackware há mais de 15 anos definitivamente como meu desktop seja em casa ou no meu emprego, mas uso tambem Windows e em breve vou ter um Mac.
Sou obrigado a usar e desenvolver para windows especifico em .NET (o que desenvolvo nao é sequer para unix/linux) ! No entanto para outros projectos mais pessoas, desenvolvo em python com WSL e VSCode, e faço deploy em ubuntu LTS, ou então em containers. Não conhecia o Akita, mas consegui perceber tudo, e está de parabéns, grande conhecimento! P.S. Sou dev faz quase 20 anos, tanto em linux como win, e para mim Linux X nao é melhor que Linux Y, Cada um para sua finalidade, no entanto, tenho a preferencia entre Debian e/ou Ubuntu, a qualquer .
Na década de 90, quando comecei com Linux eu era só Linux. O tempo me mostrou que o melhor SO é aquele que te atende. Hoje, como o Akita, uso Windows 10 com WSL2 na minha estação de trabalho e meus servidores Linux.
Comecei no Unix depois aprendi Linux em 2001, servidor Web, Firewall, rede, etc, etc, era muito mais estável, Windows melhorou demais, hoje em dia é muito bom e estável, principalmente o Win Server
Windows 2005-07(3anos); Slackware 2008(10anos); i3wm + Debian 2018 (6meses - R.I.P); i3wm + Fedora 2018-* (2anos); Junto com Fedora agora Windows pra games.
Parabéns, Alura! Excelente vídeo! Akita como sempre brilhante em suas explanações. Uso Windows no trabalho, mas em casa 100% Linux no meu desktop! Xubuntu ou Linux Mint.
Direto ao ponto e sem ficar em cima do muro! Era exatamente o que eu precisava. Chega de vídeos que a galera não diz nada com nada e ainda ficam em cima do muro kkkkkkk
Use Linux uns 3 meses pra pegar intimidade, depois tanto faz, hoje em dia pra desenvolvimento tá tudo igual, wsl aí. Pelo mesmo fato do Akita uso Windows, jogos e evitar dual boot, comodidade também, tem binário pra tudo no Windows. O que eu perdi foi o desktop personalizado e leve, e possibilidade de crafta meu ambiente.
Boa noite. Faço facul em ads e tô imerso na Alura, mergulhando cada dia mais. Alguém poderia me dizer oque significa esse tal Dev im , o que quer dizer? Eu acho que isso quer dizer pra focar em uma tecnologia, correto?
E aí, Renan! Que bom ter você como aluno. 💙 Então, defendemos que quem desenvolve em T busca conhecimento além da sua área de especialização. Isso quer dizer que o Dev se aprofunda em um tema e ao longo da carreira, procura navegar em temas próximos, do próprio time ou de áreas de interface para entender melhor como seus colegas atuam e ampliar seu repertório pessoal, o que ajudará na solução de problemas cada vez mais complexos. 😉 Acreditamos que profissionais em T terão algumas vantagens no mercado de trabalho. Dentre elas, maior autonomia para tirar ideias do papel, um processo criativo mais afiado e, principalmente, uma grande adaptabilidade às mudanças que possam ocorrer. E ainda por cima, também terá acesso a mais oportunidades, uma vez que conhece e já navega por outras áreas. 🤩 Acessa o site, www.alura.com.br/dev-em-t , para entender melhor como funciona o passo a passo para se tornar um Dev em T. Qualquer dúvida, pode perguntar! 🤿😀💙
37 anos de idade. Iniciando em programação e estudando que nem um louco. Por curiosidade e gosto pessoal. Fabio Akita foi o responsável por me fazer entrar nesse mundo de vez. Se vou seguir carreira nisso? Não sei, mas conhecer é a melhor coisa e isso não tem idade.
O Akita é foda.... Sempre fiz deploy em Linux e usando Windows. No começo da pandemia depois de ver esse vídeo do Akita pensei porque não.... instalei o Ubuntu depois disso instalei o Mint e agora estou usando o Pop OS.
No meu desktop uso windows com WSL 2 pois uso para desenvolver e jogar, eu acho que na verdade, você tem que usar um sistema principal que seria aquele que você domina e faz as coisas rápido e alguns secundários ( no caso o linux) em que você usa para fazer coisas que não consegue fazer no principal. Eu uso windows/linux como desde o windows 3.11 e o linux desde 1996, eu prefiro não usar o linux como ambiente desktop, somente como emulado, já perdi muito tempo com problemas de drivers, configurações entre outros e uma coisa que aconselho é separar o uso do linux, existe o uso como desktop e o uso profissional, foque no profissional, deixe o uso como desktop por ultimo.
Uso o manjaro pra desenvolver e o windows prós games. Eu não gosto de misturar trabalho com o lazer senão procrastino 😁, então acabo usando máquinas diferentes msm
Um ano de faculdade resumida em 20 minutos com Akita. O mano é brabo
Que bom que curtiu, Kelvin! Valeu por nos acompanhar aqui no canal 💙
ele é bom mesmo
cada vídeo é um matéria/semestre
Um ano resumida em 20 minutos ??? Que faculdade é essa a Tabajara kkk vc nao se esforça e quer colocar a culpa da facu
Opa, se tem Akita falando sem parar, tem Like! Kkkkkk
Do jeitinho que a gente gosta 🥰🥰🥰
É isso!
Ia comentar o mesmo
Mas o entrevistado é ele, tem que falar sem parar mesmo kkkk
@@alura será que o Akita tem ideia do quanto ele é admirado e referência para todos nós?
Sou angolano e esse senhor é inspirador!
Como sempre, Akita metralhando conhecimento kkkkkk
😎😎😎
Akita é uma enciclopédia ambulante. Qualquer tema que o cara fala, não dá menos que 20 minutos, porém sem ser proxilo, nem algo do tipo. É uma das maiores referências neste país. Dá gosto ouvi-lo.
O Akita é tudo o que o covarde do Morimoto deveria ser. Um exemplo a ser seguido.
@@pancho2k11 quem é Morimoto?
Se tem Akita já dou like. Eu uso Linux.
Conheci o canal do @Fabio Akita a pouco tempo e estou realmente impressionado com o conhecimento e a didática dele, esse sim pra mim é a verdadeira definição de "Influencer" alguém que alem de passar conhecimento influencia na vida e carreira dos seus seguidores continuem apoiando e dando espaço para esse monstro sagrado do conhecimento!
Ele é fera, né? Somos fãs por aqui também 💙
Minhas definições de influencer foram atualizadas.
Akita é o cara que te faz se sentir Burro por não saber 1/3 de tudo o que ele sabe, e a mesmo tempo, Super inteligente por devorar essa metralhadora de informação, Que homem meus Amigos!!!!
Akita está falando de um assunto tão simplório e de uma forma tão abrangente que faz qquer profissional de TI pensar, cara eu tenho que ser pelo menos 25% desse cara pra ser muito bom.
Tá no caminho, Marcelo! Aprender com o Akita é sempre bom! 🤩 Valeu por nos acompanhar 💙
isso ai kkk
O Meu TDAH DESAPARECE com as explicações do AKITA.
POR FAVOR TODAS AS AULAS DA ALURA COM ELE.
GRATO.
A gente ia amar demais ter ele aqui sempre, vamos fazer o possível 💙
Mano, eu te entendo. O Akita começa a falar e eu consigo prestar 100% de atenção em tudo que ele diz. Meu sonho uns cursos da Alura com ele?? SIIIIIIIIIIM
Nossa, essa foi a explicação de container mais fácil que eu encontrei até agora. Mestre Akita ensina muito bem :D
@Leandro Magnata abutre kkkk
O lance da curiosidade do dev realmente é um diferencial. Querer entender o que acontece, ou como foi concebido frameworks, SO's ajudam bastante a ser um melhor profissional.
Eu sou desenvolvedor iOS e saber linux facilita minha vida porque o terminal o OSX é muito similar ao do Linux.
Ter familiaridade com terminal nunca é ruim.
O Akita é incrível cara, a didática dele simplesmente me ajudou muito. Agora sim eu tenho uma noção melhor do funcionamento do Docker, espero que em algum dia eu tenha metade do conhecimento dele.
Acredito que Akita deva ter sido o primeiro a lançar um vídeo onde vc precisa ajustar o playback speed para mais lento! O cara é um monstro em conhecimento e se expressa muito bem!
Akita, profissional em A-Z
Cara sabe muito....
depois dos últimos "engasgos" do Windows migrei para o Zorin Os (Linux), estou gostando bastante
O Akita é sensacional. Transborda conhecimento e é incrível ouvir ele explicar naturalmente sobre qualquer assunto que seja.
Trabalhar ao lado do Fábio Akita deve ser algo absurdamente bom!!! O conhecimento dele é super elevado. 10 minutos de proza com ele é igual a 6 meses de faculdade.
Deve ser horrível, imagina o perfeccionismo desse cara kkkk
ia tomar cada tapa😂
Deixa eu pegar o dicionário e abrir o wikpedia para ouvir o Akita...
Pra conhecer um pouco do que o Akita fala tem de ler Sistemas Operacionais Modernos, Arquitetura e Organização de Computadores, Redes de Computadores. Depois tem que abrir as documentações do Windows 10, FreeBSD, Ubuntu, Manjaro Gnome, MacOS, Docker, e finalmente, as blueprints das arquiteturas AMD e Intel.
Minha meta de vídeo é assistir um vídeo dele e entender tudo kkk
Aproveita que tá indo e traz mais um, por favor kk
Prepara o estomago também pq só vem socão
Mermão, e eu me sentindo malzao que tava voando kkkkkkkkk ainda bem que não tô só nessa
Show, uso Linux exclusivamente, inclusive pra jogar um Age of Empire da Microsoft :B
Akita é um dos profissionais mais consciêntes do nosso tempo, tem ótima didática.
Atualmente trabalho com Mac OS, mas durante a faculdade já passei por desenvolvimento Windows e Linux.
E passei pela época "instalar e testar todos os Linux possíveis" hahaha
E qual foi o melhor? Kkk
se ele não respondeu ta testando até agora kkkkkkkkkk@@RaiCarvalho-ze8bi
@@diegobritoxx Dois anos após e ainda testando. Acho que ele travou na instalação do Arch kkkkkkkkkkkkkkk. Zoas
@@stackz3930Tá até hoje tentando instalar o Gentoo.
Uso todos os tipos de sistemas operacionais, sempre focando em qual SO será ideal para o atual projeto. No meu Desktop particular e trabalho preferido o Fedora (uso desde a versão Core 3, Nov/2004).
Uso MacOS com o novo M1 (que realmente me traz uma experiência extremamente agradavel codando) e faço deploy em uma maquina Linux no Elastic Beanstalk da AWS usando Docker.
Queria MUITO aprender a usar kubernetes
É uma satisfação ouvir alguém que explica temas complexos com tanta simplicidade.
para pc pessoal, como usuário to utilizando win 11, no trabalho eu uso mac pq os devs na empresa q estou todos usam mac, mas eu sei linux, acho importante saber
Já trabalhei com Linux e windows e hoje em dia trabalho usando Mac OS. Sempre para deploy usei algum Linux no servidor por motivos óbvios como o grande Akita citou. Em casa uso MacOS também hoje em dia como sistema principal mas já tive PC gamer com windows. Além disso tenho um notebook antigo com Manjaro que uso para assistir serviços de streaming na TV. Cada sistema com suas vantagens como o mestre Akita falou, e consegui apreciar coisas boas e ruins em todos eles.
Meu esse Akita não perde o fôlego, é uma tsunami de informação...
Deve ser uma maravilha fazer uma entrevista com o Akita, se faz uma pergunta, e o cara fecha o vídeo com essa única pergunta, o cara mesmo conversa sozinho kkkk
Só vi uns minutos por ter que ir dormir, mas já dei like e com certeza vou assistir o vídeo inteiro amanhã. Exxxceeeleente!
É a explicação mais completa, foi no CORE do assunto de SO, sem saber acabei chegando a conclusão do Akita. Tenho PC com Windows só para rodar jogos, e montei outro com Linux Ubuntu para programar em Python. Separar foi a melhor opção, porém não é a regra.
O Fabio Akita está sempre um passo a frente. Suas explicações são excelentes.
Uso Linux mint com Cinnamon, foi a primeira distro que usei e já tentei várias mas sempre volto, amo em particular. E aí uso as ferramentas necessárias pra o que estiver fazendo, como o Wine
Depois que eu migrei para área de Design (UX), eu optei por voltar ao Windows e em geral, o sistema funciona bem. No meu dia a dia, embora tenha como principal ferramenta o Figma, que é web, é inegável que surgem necessidades de Adobe e, tendo essas prioridades em vista, Windows é opção lógica.
Mas já usei Linux por muitos anos e concordo com Akita: programador em algum momento tem que usar Linux. Não tem jeito. Sabendo disso, escolha como principal o que melhor lhe atende, mas não negue nenhum.
Eu uso Windows 10, e uso wsl2 com ubuntu e kali linux.
Eu atualmente uso Fedora 34, mas gosto muito do Manjaro KDE, estou usando fedora por questão de equipe que atuo como desenvolvedor e tech lead
Windows, Linux sempre kkkkkk esse mano é sensacional, explicando sempre aos detalhes de forma fácil....
cada um usa aquilo que lhe agrada mais e que dá conta do serviço. eu particularmente uso e gosto do macOS, se precisasse mudar de OS iria para o Linux, mas isso é para o meu gosto pessoal e para as minhas necessidades. não existe "melhor", existe aquilo que funciona melhor pra cada um.
Akita se garante demais, explosão de conhecimento pra comunidade, Obrigado Alura e Akita!
Assim que se começa na área bem, assistindo os vídeos do akita e da alura.
🤩💙
Que loucura esse cara, uma máquina. Monstro demais.
Ficamos felizes que você esteja curtindo, Usopp 💙
Deb > all
Comecei a programar muito por conta do Akita, na época do rails podcast com o Carlos Brando do enjoei. Uma grande inspiração na minha carreira. Graças a muitas dicas dele hoje em dia sou CTO. Com relação a sistema operacional eu uso todos hauhauahuaha.
Que demais, Bruno! Obrigada por compartilhar. 🥰💙
Explicações simplesmente ímpares e concisas do Mestre Jedi Akita.
Como um bom padawan, anotei tudo pra usar posteriormente.
Grato gurizada!
Que legal que você curtiu, Roberson! 😁😎
Sensacional esse vídeo.
Antes de virar dev eu mexia muito com manutenção de notebooks como hobby. Isso me deu um base muito boa de como sistemas operacionais funcionam. Esses conhecimentos sempre foram muitos uteis.
Que legal, Jesse. Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente 😉
@@alura
Cara o Paulo é foda, mas a cara dele em 13:34 representou a cara da galera aqui assistindo o Akita.
Kkkkk
No momento to só no windows mesmo. Trabalho em um ERP Desktop que roda em windows, daí não preciso ver outras coisas. Mas tenho sim interesse em instalar um linux e expandir meus horizontes.
Que isso, o Akita como sempre dando show de bola, o cara sabe muito.
Essa do Dj que o Fabio usou como exemplo eu vi isso acontecer em uma festa, do windows atualizar e rebootar do nada e a musica parar por meia hora.
kkkkkrying 🤦♀️
kkkkkkkkkkkkk
verdade...kkkkkk
Jogo no Windows, trabalho no MacOS (Programador e Product Designer) e faço deployes no Linux
Rapaz o Akita é impressionante.
Muito conhecimento!
👏🏽👏🏽👏🏽
Uso Linux pra tudo: jogar, desenvolver, dia a dia. Todas as atividades!
Eu só uso arch Linux tbm, e como não jogo não tenho problema nessa parte, então pra meu tipo de uso Linux é muito melhor
Minha empresa usamos obrigatoriamente Window... Mas tem uma VM Farm com CentOS pra quase todos dev da área de produtos. Mas todo software ou roda em CentOS instalado por ansible ou é Kubernetes, depende do cliente.
Tudo o que eu estudei em anos esse Akita explicou em 20 minutos e bem explicado vale o like!
Bom vídeo! Comecei a usar GNU/Linux desde julho do ano passado (Ubuntu no desktop e Manjaro no Note). Agradeço ao Akita, pois o vídeo dele sobre Ubuntu me ajudou a começar no mundo Linux. Hoje adoto GNU/Linux como SO principal. A maior razão é pessoal: gostei muito desses sistemas. Gosto de terminal. Passei a usar NVIM e VIM em vez do SublimeText ou Vscode, por gosto. Fui testando as ferramentas, configurando até ficar do meu agrado. Isso é muito massa no Linux. Hoje faço implantação no Heroku, Vercel, Netlify, etc via terminal do Ubuntu. E o que dizer de usar Postgresql no terminal? É muito divertido. Quero em breve poder afirmar que tenho um excelente conhecimento em GNU/Linux. Enquanto isso, cara nos livros, terminal e praticar muito.
O Akita é uma metralhadora de conhecimento de qualidade.
A alura deveria ter um curso com o mestre akita!
Ele é demais né, @xico-png? 🤩
Eu uso Arch Linux, mas não porque sou expert em Linux, mas sim porque eu quero ser expert um dia e estou correndo atrás disso, e usar o Arch no meu dia-a-dia me tira da zona de conforto e sempre que preciso de algo novo no meu Desktop, é um aprendizado novo pra poder instalar ou resolver algum troubleshoot no meu O.S.
Sou analista de infraestrutura, e quero me tornar um DevSecOps um dia.. rs
Dois monstros, eu uso Linux e estou no começo aprendendo...sou aluno Alura e curto muito o Akita e o Silveira
Linux para trabalho, windows 10 + WSL2 para projetos pessoais e jogos
Quanto mais eu assisto, mais eu me convenço, que o Akita é um Alienígena, e como sempre, o vídeo foi espetacular...
Uma excelente forma de começar a formação de engenharia de dados na Alura!!! O cara é fera!!!
Trabalho uso W10 mas em casa e para aprender a desenvolver uso Linux Mint, e já usei manjaro também
15:40 😱😱😱😱 mano achei um que é igual a eu 😂😂😂 pensei que eu era o único no mundo kkkk
Hoje uso o Linux para o meu dia a dia e a trabalho e o Windows para jogos. Todos os servers, bancos de dados ou serviços que uso estão no docker. Dessa forma não tenho problemas de conflitos e a organização na minha opinião é melhor. O linux que uso é o Ubuntu. Prefiro ele, porque não quero ficar fazendo inúmeras confs para algo que em cinco minutos roda no ubuntu.
To usando Clear Linux da Intel para subir meus kubernetes e está sensacional
Dois grandes nomes do software nacional! Paulo e Fabio Akita video excelente e muito informativo. Eu uso Linux ou melhor Slackware há mais de 15 anos definitivamente como meu desktop seja em casa ou no meu emprego, mas uso tambem Windows e em breve vou ter um Mac.
"... que é pesado PARA CARAMBA." Muito bondoso e cordato.
Sou obrigado a usar e desenvolver para windows especifico em .NET (o que desenvolvo nao é sequer para unix/linux) ! No entanto para outros projectos mais pessoas, desenvolvo em python com WSL e VSCode, e faço deploy em ubuntu LTS, ou então em containers. Não conhecia o Akita, mas consegui perceber tudo, e está de parabéns, grande conhecimento! P.S. Sou dev faz quase 20 anos, tanto em linux como win, e para mim Linux X nao é melhor que Linux Y, Cada um para sua finalidade, no entanto, tenho a preferencia entre Debian e/ou Ubuntu, a qualquer .
A inteligência e o jeito de ensinar do Akita me lembra muito do mestre Morimoto.
Na década de 90, quando comecei com Linux eu era só Linux. O tempo me mostrou que o melhor SO é aquele que te atende. Hoje, como o Akita, uso Windows 10 com WSL2 na minha estação de trabalho e meus servidores Linux.
Cada dia mais fã do Akita !!
Akita arrebenta. . .traduziu pra todos os "entendedores" a linguagem!!! Fera!
Comecei no Unix depois aprendi Linux em 2001, servidor Web, Firewall, rede, etc, etc, era muito mais estável, Windows melhorou demais, hoje em dia é muito bom e estável, principalmente o Win Server
Tô gostando bastante do Linux mint. Deixei ele com a carinha do IOS Catalina hehehehe
Akita é foda ! Verdadeiro profissional de TI, que viveu à área e leu muito sobre muitas coisas!
muito boa explicação. obrigado.
Windows 2005-07(3anos); Slackware 2008(10anos);
i3wm + Debian 2018 (6meses - R.I.P);
i3wm + Fedora 2018-* (2anos);
Junto com Fedora agora Windows pra games.
Ótimo vídeo parabéns akita sempre um mostro 👏👏👏 eu uso Linux mint dual boot com Windows, mas tenho que me aprofundar no Linux só falta tempo
Esse Fábio, ele abre a boca, pode ter certeza que é aula..
sempre!
Sabedoria e conhecimento. Merece MIL Likes de cada espectador.
Uso Ubuntu como sistema principal, o Parrot OS para testes, e pra fazer deploy utilizo ambiente linux, geralmente debian.
Agradeço a Alura e ao Fabio Akita por esses vídeos, tooop!
Comecei com o Manjaro, hoje estou no Ubunto.
A gente que agradece o carinho, Edu 💙
Qual a diferença pro windows?
Parabéns, Alura! Excelente vídeo! Akita como sempre brilhante em suas explanações.
Uso Windows no trabalho, mas em casa 100% Linux no meu desktop! Xubuntu ou Linux Mint.
Que aulaa! Show demais!!! 🔥
Que bom que você curtiu, Thassio 😉
Direto ao ponto e sem ficar em cima do muro! Era exatamente o que eu precisava. Chega de vídeos que a galera não diz nada com nada e ainda ficam em cima do muro kkkkkkk
Use Linux uns 3 meses pra pegar intimidade, depois tanto faz, hoje em dia pra desenvolvimento tá tudo igual, wsl aí.
Pelo mesmo fato do Akita uso Windows, jogos e evitar dual boot, comodidade também, tem binário pra tudo no Windows.
O que eu perdi foi o desktop personalizado e leve, e possibilidade de crafta meu ambiente.
Vídeo impressionante. Akita é o CARA!
Boa noite. Faço facul em ads e tô imerso na Alura, mergulhando cada dia mais.
Alguém poderia me dizer oque significa esse tal Dev im , o que quer dizer?
Eu acho que isso quer dizer pra focar em uma tecnologia, correto?
E aí, Renan! Que bom ter você como aluno. 💙
Então, defendemos que quem desenvolve em T busca conhecimento além da sua área de especialização.
Isso quer dizer que o Dev se aprofunda em um tema e ao longo da carreira, procura navegar em temas próximos, do próprio time ou de áreas de interface para entender melhor como seus colegas atuam e ampliar seu repertório pessoal, o que ajudará na solução de problemas cada vez mais complexos. 😉
Acreditamos que profissionais em T terão algumas vantagens no mercado de trabalho. Dentre elas, maior autonomia para tirar ideias do papel, um processo criativo mais afiado e, principalmente, uma grande adaptabilidade às mudanças que possam ocorrer. E ainda por cima, também terá acesso a mais oportunidades, uma vez que conhece e já navega por outras áreas. 🤩
Acessa o site, www.alura.com.br/dev-em-t , para entender melhor como funciona o passo a passo para se tornar um Dev em T.
Qualquer dúvida, pode perguntar! 🤿😀💙
@@alura obg
Akita matou todos os pontos aí! Não sobrou comentário! kkkk Só registrar o parabéns por esse vídeo!
Grande Akita, que aula! Eu to contigo, tenho os 3 ambientes. Uso conforme a situação.
ouvir o @Fabio Akita é como ouvir uma ópera! muito bom! obrigado!
37 anos de idade. Iniciando em programação e estudando que nem um louco. Por curiosidade e gosto pessoal. Fabio Akita foi o responsável por me fazer entrar nesse mundo de vez. Se vou seguir carreira nisso? Não sei, mas conhecer é a melhor coisa e isso não tem idade.
Que demais, Leonardo! Bons estudos por aí e conte com a gente para o que precisar 💙
O Akita é foda.... Sempre fiz deploy em Linux e usando Windows. No começo da pandemia depois de ver esse vídeo do Akita pensei porque não.... instalei o Ubuntu depois disso instalei o Mint e agora estou usando o Pop OS.
Uso diario W1, para Desenvolver e experiências uso o Linux Mint gnome
O cara manja, sendo objetivo e simples bota um monte de gente metida a especialista no bolso em 5 min...
No meu desktop uso windows com WSL 2 pois uso para desenvolver e jogar, eu acho que na verdade, você tem que usar um sistema principal que seria aquele que você domina e faz as coisas rápido e alguns secundários ( no caso o linux) em que você usa para fazer coisas que não consegue fazer no principal.
Eu uso windows/linux como desde o windows 3.11 e o linux desde 1996, eu prefiro não usar o linux como ambiente desktop, somente como emulado, já perdi muito tempo com problemas de drivers, configurações entre outros e uma coisa que aconselho é separar o uso do linux, existe o uso como desktop e o uso profissional, foque no profissional, deixe o uso como desktop por ultimo.
Uso o manjaro pra desenvolver e o windows prós games. Eu não gosto de misturar trabalho com o lazer senão procrastino 😁, então acabo usando máquinas diferentes msm
uso Debian testing, já há quase uns 20 anos. Tenho muito carinho pelo OpenBSD tb.