Exatamente!! E o apresentador está de parabéns pela sensibilidade de entender que qualquer interrupção seria prejudicial para a linha de raciocínio do entrevistado. Ainda bem que não era o Faustão kkkkkk
Akita nem vai virar, já é uma lenda da tecnologia no Brasil, aula de engenharia da computação usando emulador de arcades , genialidade que fala! Monstro!
@@Joao-vf3es pena que professores de universidade são desenvolvedores/empreendedores frustrados profissionalmente, hoje entendo bem isso. A hora do Akita é bem cara, não teria como ele ser um professor hahaha, isso acontece com todos os bons do mercado. Faculdade só serve como ponto de partida para seu aprendizado
@@Joao-vf3es será que Akita aceitaria o msm salário do seu professor para fazer essa função? Será que, se ele pedisse mais, a universidade seria capaz de pagar esse salário? Fica aí o questionamento, kkk
Sim eu fiz faculdade já! E não aprendi nada de código.... Hoje sou programador e muita coisa do que eu aprendi foi na raça mesmo!😂😂 Realmente os professores de universidade são empreendedores/desenvolvedores frutrados mesmo!
Rapaz, sou psicologo e de alguma forma magica ( talento e capacidade do Akita explicar) consegui entender coisas sobre computação , parabéns, isso sim que é dominar o assunto !
Lembro de um vídeo com o diretor da Naughty Dog, os caras contam que otimizaram tanto o Crash Bandicoot ao ponto de hackearem o PS1 tirando memória de onde não podia. Várias patentes foram registradas durante o desenvolvimento, uma delas foi a da memória virtual. Ainda hoje não acredito que foi no Crash que a memória virtual surgiu. Talvez tenha sido alguma melhoria, ou mesmo uma forma alternativa, mas o caso é que a memória do PS1 era de apenas 2MB, e o CD-ROM tinha 640, eles queriam tirar proveito disso. O jogo em si ocupava 1MB. Todo o resto do CD eram vídeos e músicas.
Não sou programador, talvez no máximo um entusiasta desse mundo computacional. Mas mesmo sendo um leigo na área, a didática foi fantástica. Resumindo em uma frase: Que aula!
Não sou da área de tecnologia, mas o mestre akita eu respeito só pq ele se recusa a aceitar a mediocridade. Sua exigência no aprendizado é realmente um caminho admirável.
Minha formação originalmente foi em mecatrônica, estudei eletrônica digital e analogia e também assembly. Somente depois fui subindo os degraus da abstração e hoje em dia já sou especializado em engenharia de software e trabalho com Java. Mas tenho plena consciência que o conhecimento em assembly e os inúmeros programinhas que fiz que rodavam em 8bits e 1kb de ram, apesar de não faze-los mais, fazem bastante diferença na construção de aplicações complexas modernas.
Bom, o que deixa triste é a falta de profissional com esse conhecimento. Hoje trabalhamos com sistemas embarcados desenvolvidos em C que exige conhecimento em rotinas complexas também no backoffice. Hoje em dia ou o cara sabe baixo nível ou ele sabe alto nível. O cara de.baixo nível mal sabe trabalhar com sistemas multitarefa
@@matheusoliva7191 Esse talvez seja um problema, talvez, até com as grades curriculares. Na graduação aprendi assembly, C++ e Java, só que sem nenhuma prática de como de fato construir uma aplicação que é bem diferente de apenas escrever código. Só depois no mercado de trabalho que vi essa carência e acabei buscando estudar mais pra suprir essa falta de conhecimento.
@@TulioMoreira2 Quem contrata sabe a dificuldade que é achar mão de obra qualificada com esse conhecimento. Hoje por exemplo, um dos nossos desenvolvedores é Canadense, justamente por ser difícil encontrar profissionais com essas skills
@@erikmoura6668 Bom fazendo um resumo rápido: estudei na UFSJ (Minas Gerais), basicamente nos 2 primeiros anos de curso (mas geralmente demora mais pois o índice de reprovação nas disciplinas é bastante alto kkkk) vc estuda as bases de matemática (calculo, geometria, álgebra), física e princípios de computação (algoritmos, estruturas de dados, programação orientada a objetos). Depois vc vai para as disciplinas "profissionais" que vão ter 3 grandes áreas: eletrônica (digital, analógica e de potencia), mecânica e computação (mas a computação é voltada para processos industriais, redes industriais, sistemas supervisórios). Nas optativas vc consegue pegar disciplinas de computação mais "comerciais", mas isso varia de universidade pra universidade. Minha opinião é: se vc curte ser generalista, é uma boa. Vc vai aprender muita coisa de varias áreas, mas não vai se aprofundar muito. A vantagem disso é que depois de formado vc pode ver o que vc gostou mais e focar ali, no meu caso foi programação, mas precisei continuar estudando pra me encaixar no mercado de trabalho. Agora se vc já tem uma ideia formada de uma área pra seguir, talvez seja mais interessante já ir pra aquela área (programação, mecânica ou eletrônica), o contra disso é que se no futuro vc decidir dar uma guinada pra outras áreas fica mais difícil.
Professor Akita, que aula! E que conteúdo proporcionado pela Alura. Eu compraria muito um livro do Akita teorizando sobre sistemas operacionais com essa ênfase em jogos, genial!
O Akita foi o primeiro produtor de conteúdo em língua portuguesa que me lembro de ver um pesquisador daqui da Europa, recomendar para assistir. É nítido que ele tem um sólido conhecimento na área
Senssacional, explicação clean, essa idéia de o que e como funciona lá em baixo é importantíssimo pra entender até mesmo como as stacks atuais funcionam, so de bater o olho no código, ler as bibliotecas tu ja consegue ter noção de muita coisa, obviamente não dispensa o estudo focado. Akita tu é brabo demais !
Véi o cara é RAIZ!!! O Akita não deu aula, deu SHOW!!! Véi, se o curioso não aprender aqui, não aprenderá com mais ninguém!!! Parabéns Akita pela aula!!!
São de programadores como professores que precisamos, e não de professores de programação... dropei da minha faculdade de jogos digitais pq o professor de programação só fazia abrir os tutoriais da Unity e dava aula vendo os tutoriais... Amigo, se fosse pra ver tutorial eu mesmo via em casa no youtube... Excelente vídeo! Ganhou mais um inscrito com sininho nos dois canais!
É por isso que o emulador de Switch funcionou tão facilmente em smartphones, enquanto emuladores de Gamecube, Wii e ps2 ainda são bem pesados pra qualquer smartphone
Caraca, esse Fábio Akita é um mestre, ele consegue ensinar usando exemplos e ilustrações de maneira que até um asno como eu consegue entender, kkkkkkkk
Recentemente a cena da emulação perdeu um grande desenvolvedor. Byuu/Near, a pessoa por traz do emulador de super nintendo bsnes, o único com 100% de compatibilidade, acabou tirando a própria vida.
mano, poucas pessoas na vida eu paro e penso, essa pessoa é inteligente pra carai, um desses é o Akita... Ele deve ensinar em 1 semana o q um curso estilo o senai demora 1 ano
Cara, que fera, não conhecia o Fábio Akita, vou passar a acompanhar o canal dele tbm, trabalho com sistemas de informação, mas se eu pudesse compreender como trabalhar com programação de jogos, não perderia a oportunidade!
Nossa que capitulo foda, eu sempre quis saber algo sobre a criação dos emuladores e nunc achei nada tão satisfatório de entender como a maneira que o akita explicou.
Há uns 10 anos atrás recebi o que era considerado na época o "jogo com menor código fonte do mundo". O programador tinha ganho um concurso com ele! Mas onde foi parar, sei lá. Rsrs Só me lembro que era em C. Baixei, compilei e joguei. Alguém tem ideia de onde se encontra essa relíquia?
Eu sou programador de baixo nível, escovador de bit e tal, na indústria programamos equipamentos com 2k de armazenamento em alguns casos, as vezes dou treinamentos para programadores de alto nível para fazer alguma integração e tal, fico maluco, os caras gastam o espaço de um float para indicar uma condição binária, tipo, gastam 32bits para usar somente a informação de 1bit (porta aberta ou fechada), aí lá no meio do projeto acaba a memória e eles reclamam que o equipamento não presta...kkkk
Gostaria de ver comentários sobre jogos de xadrez. Vi um código em turbo pascal e fiquei maravilhado que com a simplicidade dos comandos, pudéssemos ter uma máquina jogando.
Akita on rail... Pow Paulo, sucesso pra vocês e muito boa a iniciativa de fazer marketing em canais de ciência. Eu sou curioso em tudo que é conhecimento e de computação, filosofia, astronomia, história, biologia, e todo tipo de conhecimento humano eu estou caindo de cabeça.
Eu li o código do Sonic the hedgehog, a dinâmica de aceleração na corrida do e muito bacana, eu entendi os incrementos de centésimos deixando o personagem com aquela física incrível
ainda bem que entendi uns 90% do que ele disse. investimento no passado em estudo muito além do que eu via na sala de aula de arq. de computadores ainda rende frutos.
Aos dez e vinte e seis minutos ele, Fábio Akita, fala do quilobites e me veio à cabeça de quando começou a internet, que a velocidade era em Kb, com barulho de telefone.
Uma coisa muito legal de se fazer é pegar um rom para traduzir manualmente. Você acaba vendo isso tudo aí na prática, na sua frente. Inclusive te dá uma base gigante sobre tipos de arquivos, ao ponto de descobrir por conta própria que os arquivos do Office terminados em X (DOCX, XLSX, PPTX, MDBX) são arquivos compactados (zip), com um XML principal. Certa vez tive que reparar um arquivo DOCX corrompido, bastou descompactar e achar o erro no XML.
3 года назад
Essa parte da interceptação do código que o Akita falou explodiu a minha cabeça
Que cara foda!! Não sou um programador de oficio mas tanto gosto quanto minha graduação exige e esse cara em uma conversa citou praticamente tudo que eu vi na minha graduação kkkkkkkkkkkk Muito bom, irei acompanhar ambos.
Tive uma disciplina de jogos nesse ultimo semestre e eu me surpreendi absurdamente com a abrangência dos conceitos que um jogo envolve pro seu desenvolvimento. Acho que a princípio é uma coisa que não passa pela cabeça de ninguém. E apesar da complexidade, desenvolver da forma que se planejou instiga muito a querer aprender mais. Nunca quis tanto estudar matemática. O que o Akita disse eu citei(antes do video) no meu artigo, que vários dos conceitos aprendidos no curso de ciência da computação, de cada disciplina, podem ser necessários para a criação de um jogo extremamente simples. E esse conhecimento é posto em prática em um curto período de tempo, mostrando que o desenvolvimento de jogos é um ótimo meio pro aprendizado.
@@crystian7016 eu tentei programar um jogo na Unity e sofri (e ainda sofro) pq é muito cálculo ;-; eu não entendo nada dos tutoriais, me mandam uma porrada de cálculo e tudo que eu queria fazer era dar uma força no ângulo baseado na posição do player e na região do mundo que um raio a partir da câmera ;-;
O melhor entrevistado é aquele que vc nem precisa perguntar nada e ele vai falando tudo que precisa.
Exatamente!! E o apresentador está de parabéns pela sensibilidade de entender que qualquer interrupção seria prejudicial para a linha de raciocínio do entrevistado. Ainda bem que não era o Faustão kkkkkk
Nem o Vilela do Podcast "inteligência Ltda "
Verdade amigo foi melhor do que desenho 😄
isso não é entrevista é um bate-papo, ou podcast (nome da moda).
@@djmarcioindio podecast é um papo como se vc estivesse no bar e n uma entrevista.
O cara só fez uma pergunta, e o japonês deu uma palestra, muito foda!
Não conhecia essa Fábio Akita, o cara é demais: "Você não está sendo um programador, está sendo um usuário"
kkk caraio a carapuça me serviu uns 70 per cent kkkkkkkkkkk
Depois de acompanhar o canal dele eu simplesmente passei a ter noção de que eu não sabia praticamente nada de programação kkkkk recomendo
Tá mais do q certo ele. Muito dev é average user de PC.
E fascinante ver alguém com tanto conhecimento em ciência da computação!
Akita nem vai virar, já é uma lenda da tecnologia no Brasil, aula de engenharia da computação usando emulador de arcades , genialidade que fala! Monstro!
Quem dera se o Akita tivesse sido meu professor de Arq. De comp. e de estrutura de dados. Meu professor não sabia nem pq ele tava lá 😕
Sim com certeza!
Queria o Akita pra meu professor também!
@@Joao-vf3es pena que professores de universidade são desenvolvedores/empreendedores frustrados profissionalmente, hoje entendo bem isso.
A hora do Akita é bem cara, não teria como ele ser um professor hahaha, isso acontece com todos os bons do mercado.
Faculdade só serve como ponto de partida para seu aprendizado
@@Joao-vf3es será que Akita aceitaria o msm salário do seu professor para fazer essa função? Será que, se ele pedisse mais, a universidade seria capaz de pagar esse salário? Fica aí o questionamento, kkk
Sim eu fiz faculdade já!
E não aprendi nada de código....
Hoje sou programador e muita coisa do que eu aprendi foi na raça mesmo!😂😂
Realmente os professores de universidade são empreendedores/desenvolvedores frutrados mesmo!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O Akita parece um servidor do google, kkkk. Você digita um termo e acaba aprendendo de tudo.
eu ja acho que o servidor do google acessa o cérebro do Akita pra achar algumas respostas kkkkkkk
@@rafaelshinpunk kkkkkkkkmkkkkk
Quem nunca assistiu um "esporro-necessário" do Akita ainda não entendeu a vida.
Parabéns Alura
neh
Rapaz, sou psicologo e de alguma forma magica ( talento e capacidade do Akita explicar) consegui entender coisas sobre computação , parabéns, isso sim que é dominar o assunto !
4:58 "Computador está sempre cheio porque o CHROME tá aberto..." a cara do Akita ao final foi SENSACIONAL... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Lembro de um vídeo com o diretor da Naughty Dog, os caras contam que otimizaram tanto o Crash Bandicoot ao ponto de hackearem o PS1 tirando memória de onde não podia. Várias patentes foram registradas durante o desenvolvimento, uma delas foi a da memória virtual. Ainda hoje não acredito que foi no Crash que a memória virtual surgiu. Talvez tenha sido alguma melhoria, ou mesmo uma forma alternativa, mas o caso é que a memória do PS1 era de apenas 2MB, e o CD-ROM tinha 640, eles queriam tirar proveito disso. O jogo em si ocupava 1MB. Todo o resto do CD eram vídeos e músicas.
Eu vi esse vídeo, não entendi tudo mas foi foda
Não sou programador, talvez no máximo um entusiasta desse mundo computacional.
Mas mesmo sendo um leigo na área, a didática foi fantástica.
Resumindo em uma frase: Que aula!
O Akita é uma enciclopédia. É satisfatório aprender com ele.
Mestre Akita, tão sinistro que se fosse um Jedi usava um sabre de luz amarelo
Quem é esse cara?
É o Jaspion
É o Zero de Megaman X
Amarelo ? oq isso quer dizer ?
@@AsInsanoPro tmb queria saber, mas eu acho que tem a ver com o fato dos jedis mais fodas usarem sabres de cores diferenciadas.
Não sou da área de tecnologia, mas o mestre akita eu respeito só pq ele se recusa a aceitar a mediocridade.
Sua exigência no aprendizado é realmente um caminho admirável.
Minha formação originalmente foi em mecatrônica, estudei eletrônica digital e analogia e também assembly. Somente depois fui subindo os degraus da abstração e hoje em dia já sou especializado em engenharia de software e trabalho com Java. Mas tenho plena consciência que o conhecimento em assembly e os inúmeros programinhas que fiz que rodavam em 8bits e 1kb de ram, apesar de não faze-los mais, fazem bastante diferença na construção de aplicações complexas modernas.
Bom, o que deixa triste é a falta de profissional com esse conhecimento. Hoje trabalhamos com sistemas embarcados desenvolvidos em C que exige conhecimento em rotinas complexas também no backoffice.
Hoje em dia ou o cara sabe baixo nível ou ele sabe alto nível. O cara de.baixo nível mal sabe trabalhar com sistemas multitarefa
@@matheusoliva7191 Esse talvez seja um problema, talvez, até com as grades curriculares. Na graduação aprendi assembly, C++ e Java, só que sem nenhuma prática de como de fato construir uma aplicação que é bem diferente de apenas escrever código. Só depois no mercado de trabalho que vi essa carência e acabei buscando estudar mais pra suprir essa falta de conhecimento.
@@TulioMoreira2 Quem contrata sabe a dificuldade que é achar mão de obra qualificada com esse conhecimento. Hoje por exemplo, um dos nossos desenvolvedores é Canadense, justamente por ser difícil encontrar profissionais com essas skills
@@TulioMoreira2 olá. Pretendo cursar mecatrônica. Teria como descrever um pouco seu curso pra mim e sua opinião?
@@erikmoura6668 Bom fazendo um resumo rápido: estudei na UFSJ (Minas Gerais), basicamente nos 2 primeiros anos de curso (mas geralmente demora mais pois o índice de reprovação nas disciplinas é bastante alto kkkk) vc estuda as bases de matemática (calculo, geometria, álgebra), física e princípios de computação (algoritmos, estruturas de dados, programação orientada a objetos). Depois vc vai para as disciplinas "profissionais" que vão ter 3 grandes áreas: eletrônica (digital, analógica e de potencia), mecânica e computação (mas a computação é voltada para processos industriais, redes industriais, sistemas supervisórios). Nas optativas vc consegue pegar disciplinas de computação mais "comerciais", mas isso varia de universidade pra universidade. Minha opinião é: se vc curte ser generalista, é uma boa. Vc vai aprender muita coisa de varias áreas, mas não vai se aprofundar muito. A vantagem disso é que depois de formado vc pode ver o que vc gostou mais e focar ali, no meu caso foi programação, mas precisei continuar estudando pra me encaixar no mercado de trabalho. Agora se vc já tem uma ideia formada de uma área pra seguir, talvez seja mais interessante já ir pra aquela área (programação, mecânica ou eletrônica), o contra disso é que se no futuro vc decidir dar uma guinada pra outras áreas fica mais difícil.
Professor Akita, que aula! E que conteúdo proporcionado pela Alura. Eu compraria muito um livro do Akita teorizando sobre sistemas operacionais com essa ênfase em jogos, genial!
O jeito que ele explica é incrível!
cara assisti num folego só e do nada acabou 25 minutos kkk cara é fera demais
Já acompanho o canal do japa tem quase 2 anos e ele ainda me surpreende.
O Akita foi o primeiro produtor de conteúdo em língua portuguesa que me lembro de ver um pesquisador daqui da Europa, recomendar para assistir.
É nítido que ele tem um sólido conhecimento na área
Sou um desenvolvedor senior, mas aceitaria ser estagiário do Fábio Akita só para tentar absorver um pouco do conhecimento dele.
Eu sou um cara simples, se tem o Akita no vídeo, tem like.
Não adianta discutir!!! o Japonês já tem uma áurea de grã-mestre inteligênte pra caralho!
Akita é excepcional, ele tem um canal no RUclips e é só conteúdo de qualidade.
Akita é monstruoso, incrível o conhecimento que ele tem.
Essa estratégia de aprender e repassar o conhecimento é uma boa forma de fixar conceitos, valeu Akita vai nessa garoto
Senssacional, explicação clean, essa idéia de o que e como funciona lá em baixo é importantíssimo pra entender até mesmo como as stacks atuais funcionam, so de bater o olho no código, ler as bibliotecas tu ja consegue ter noção de muita coisa, obviamente não dispensa o estudo focado. Akita tu é brabo demais !
consegui codar um emulador de Chip-8 em python pra começar, agora vou tentar master system ou nes.
O que e chip8
É impressionante como o cara fica 20 minutos desenvolvendo seu argumento, trazendo várias informações e consegue amarrar tudo no final sem se perder.
Véi o cara é RAIZ!!! O Akita não deu aula, deu SHOW!!! Véi, se o curioso não aprender aqui, não aprenderá com mais ninguém!!! Parabéns Akita pela aula!!!
São de programadores como professores que precisamos, e não de professores de programação... dropei da minha faculdade de jogos digitais pq o professor de programação só fazia abrir os tutoriais da Unity e dava aula vendo os tutoriais... Amigo, se fosse pra ver tutorial eu mesmo via em casa no youtube...
Excelente vídeo! Ganhou mais um inscrito com sininho nos dois canais!
Facu de ADS é só pra ter o diploma e provar que vc sabe aquilo que aprendeu estudando fora dela. Meu curso mais atrapalha meus estudos do que ajuda.
Emulador é vida. É resgate e preservação da cultura gamer.
Que dupla!! Sou fã demais ❤️
Vim assistir "Como Funcionam Os Emuladores" e o cara deu uma aula de história evolutiva tecnológica no ponto de vista de programação.
Muito bom !
Que bom que curtiu, Rodrigo! Valeu por nos acompanhar aqui no canal 💙
É por isso que o emulador de Switch funcionou tão facilmente em smartphones, enquanto emuladores de Gamecube, Wii e ps2 ainda são bem pesados pra qualquer smartphone
Emuladores são pura paixão,motivação e amor pelos games antigos!
O Akita é uma pessoa que eu consigo ouvir e não ficar entediado!
Sempre tive essa preocupação que o Akita disse, na hora de desenvolver!
O Fábio é de uma Competência Fabulosa.Parabéns
Concordo plenamente
Caraca, esse Fábio Akita é um mestre, ele consegue ensinar usando exemplos e ilustrações de maneira que até um asno como eu consegue entender, kkkkkkkk
Os argumentos do Akita estão tão amarrados que eu nem vi os 25 minutos passarem. Excelente vídeo.
adoro o Fabio Akita. Embora ele nao diga muito de tudo o que fala (o que torna suas palestras dificeis pra iniciantes) sempre cita varios conceitos
A emulação salvou a minha adolescência e está salvando a infância do meu filho que ama os jogos do Mega Drive e do Super Nintendo.
eu vi a thumb do vídeo e reclamei da duração, cliquei pra ver e assisti tudo sem perceber só congelei com toda essa explicação, muito boa a entrevista
Recentemente a cena da emulação perdeu um grande desenvolvedor. Byuu/Near, a pessoa por traz do emulador de super nintendo bsnes, o único com 100% de compatibilidade, acabou tirando a própria vida.
f
F
F
mano, poucas pessoas na vida eu paro e penso, essa pessoa é inteligente pra carai, um desses é o Akita...
Ele deve ensinar em 1 semana o q um curso estilo o senai demora 1 ano
Meu amigo... Fábio explicou com clareza, eloquência e elegância. Ótimo vídeo.
Fabio akita consegue passar o conteúdo de uma forma tão boa e interessante que eu pagaria sem pensar por isso
Brabissimo, tava difícil achar conteúdo sem ser maçante e cansativo, esse video era tudo q eu queria
Akita é um verdadeiro mestre! E sou muito grato por aprender um pouquinho com ele todo dia. Valeu Alura!
Caraca meu nunca vi uma pessoa que entende tanto do assunto!! Fantástico
Cara é impressionante como ele consegue transmitir o assunto!
Akita é o melhor! O cara é fera!
Cara, que fera, não conhecia o Fábio Akita, vou passar a acompanhar o canal dele tbm, trabalho com sistemas de informação, mas se eu pudesse compreender como trabalhar com programação de jogos, não perderia a oportunidade!
" Esse é Full Stack raiz "
Muito bom! Parabens por essa aula da evolução tecnológica de processadores x memoria !! Abs ! Claudio.
Que AULA!!! PQP, SENSACIONAL!! Estou sem palavras!!!
Sei lá, esse cara é uma das pessoas mais inteligentes e claras que eu já ouvi falar.
Akita tem Atitude!!! 😊 ele explora o SISTEMA DA COMPUTAÇÃO!! JÁ DEIXEI LIKE.
Muito bacana ovídeo, Paulo. Lembrei das nossas aulas de Sistemas Operacionais no IME fuçando no Minix.
Abraço.
Vejo Akita, já meto o dedo no like!
Mestre Akita é o meu norte como profissional!
video muito bom ! mais 1 inscrito ! parabéns, e parabéns ao youtube por recomendar canais assim tão bons !
Que aula foi essa meu cupade pqp, top d+
Nossa que capitulo foda, eu sempre quis saber algo sobre a criação dos emuladores e nunc achei nada tão satisfatório de entender como a maneira que o akita explicou.
Há uns 10 anos atrás recebi o que era considerado na época o "jogo com menor código fonte do mundo". O programador tinha ganho um concurso com ele! Mas onde foi parar, sei lá. Rsrs Só me lembro que era em C. Baixei, compilei e joguei.
Alguém tem ideia de onde se encontra essa relíquia?
Excelente Bate Papo.
Akita vc é incrível outro nível de explicação....
Se tem Akita é conteudo de extrema qualidade
Show de conhecimento!!! Adorei. 👏👏👏
O Fábio Akita é diferenciado
Assisti o vídeo seu conhecimento é incrível ver essa explicação com riquezas em detalhes.
Impossivel não assistir tendo o Akita
Se tivesse um curso sobre essa base de computação na alura com o Akita eu com certeza faria
Que ótimo conteúdo, Fábio Akita manja muito.
Esse tipo de explicação não se vê em universidade, se há, é raro.
Grande Akita! Eu mesmo sou apaixonado por desenvolvimento de games. Principalmente no estilo 2D platformer.
Eu sou programador de baixo nível, escovador de bit e tal, na indústria programamos equipamentos com 2k de armazenamento em alguns casos, as vezes dou treinamentos para programadores de alto nível para fazer alguma integração e tal, fico maluco, os caras gastam o espaço de um float para indicar uma condição binária, tipo, gastam 32bits para usar somente a informação de 1bit (porta aberta ou fechada), aí lá no meio do projeto acaba a memória e eles reclamam que o equipamento não presta...kkkk
Caraca que gênio!
Ganharam mais um inscrito!
Gostaria de ver comentários sobre jogos de xadrez. Vi um código em turbo pascal e fiquei maravilhado que com a simplicidade dos comandos, pudéssemos ter uma máquina jogando.
ELE É INCRÍVEL! necessito dele como meu professor 😅❤
Demais, né? 💙💙💙
Vendo os vídeos do Akita eu entendo pouco, mas aprendo muito
Eu assisto inteira todas as entrevistas com o mestre Akita
Sou programador e o meu primeiro programa foi em assembler do tk3000, consegui escrever uma palavra na tela, kkkkkk
Consegue cria jogos retrôs?
Akita on rail... Pow Paulo, sucesso pra vocês e muito boa a iniciativa de fazer marketing em canais de ciência. Eu sou curioso em tudo que é conhecimento e de computação, filosofia, astronomia, história, biologia, e todo tipo de conhecimento humano eu estou caindo de cabeça.
Fábio Akita é foda cara, kkkkkk fico analisando o cara falando e, velho, na boa...esse é nerd!
Só uma correção:
O Processador do Mega Drive/Genesis que é o mesmo do AMIGA (motorola 68000)
E o do Snes o mesmo do appleII (6502)
tem um cara no youtube que portou o Turrican do mega drive pro amiga procura por "Magnus T."
Eu li o código do Sonic the hedgehog, a dinâmica de aceleração na corrida do e muito bacana, eu entendi os incrementos de centésimos deixando o personagem com aquela física incrível
Mestre @Fabio Akita e Mestre Paulo. Episódio excelente.
Carallo, que aula!
A primeira vez eu vi os emuladores em 2004 minha mente bugo, foi em uma revista daquelas que vinhas cds com vários programas.
ainda bem que entendi uns 90% do que ele disse. investimento no passado em estudo muito além do que eu via na sala de aula de arq. de computadores ainda rende frutos.
Época de ouro quando rodava emuladores como zNes no meu 486 Win 95.
Aos dez e vinte e seis minutos ele, Fábio Akita, fala do quilobites e me veio à cabeça de quando começou a internet, que a velocidade era em Kb, com barulho de telefone.
Uma coisa muito legal de se fazer é pegar um rom para traduzir manualmente. Você acaba vendo isso tudo aí na prática, na sua frente. Inclusive te dá uma base gigante sobre tipos de arquivos, ao ponto de descobrir por conta própria que os arquivos do Office terminados em X (DOCX, XLSX, PPTX, MDBX) são arquivos compactados (zip), com um XML principal. Certa vez tive que reparar um arquivo DOCX corrompido, bastou descompactar e achar o erro no XML.
Essa parte da interceptação do código que o Akita falou explodiu a minha cabeça
Mt bom hein, excelente explanação!
Que cara foda!!
Não sou um programador de oficio mas tanto gosto quanto minha graduação exige e esse cara em uma conversa citou praticamente tudo que eu vi na minha graduação kkkkkkkkkkkk
Muito bom, irei acompanhar ambos.
kkkkk eu não entendi nada, mas gostei de tudo.... tema foda, entrevistado foda....
Akita é um gigante de TI. Manja muito de tudo. Só não não expert no que ele não se interessa, pois todo o resto sabe tudo.
Tudo isso têm nas disciplinas básicas mas a garotada sempre acha que não serve pra nada.
Verdade, nego só quer saber de abrir o visual studio, e programar... teoria ninguém quer saber.
Tive uma disciplina de jogos nesse ultimo semestre e eu me surpreendi absurdamente com a abrangência dos conceitos que um jogo envolve pro seu desenvolvimento. Acho que a princípio é uma coisa que não passa pela cabeça de ninguém. E apesar da complexidade, desenvolver da forma que se planejou instiga muito a querer aprender mais. Nunca quis tanto estudar matemática.
O que o Akita disse eu citei(antes do video) no meu artigo, que vários dos conceitos aprendidos no curso de ciência da computação, de cada disciplina, podem ser necessários para a criação de um jogo extremamente simples. E esse conhecimento é posto em prática em um curto período de tempo, mostrando que o desenvolvimento de jogos é um ótimo meio pro aprendizado.
@@crystian7016 eu tentei programar um jogo na Unity e sofri (e ainda sofro) pq é muito cálculo ;-; eu não entendo nada dos tutoriais, me mandam uma porrada de cálculo e tudo que eu queria fazer era dar uma força no ângulo baseado na posição do player e na região do mundo que um raio a partir da câmera ;-;
Exato.