@@Akitando show!! Seus vídeos são praticamente um curso a parte. Estou feliz que as minhas cadeiras na faculdade desse período estão praticamente sincronizadas com os conteúdos dos últimos vídeos. Obrigado, abraço!
Ficamos mal acostumado kkkk. Nada menos que 1 hora... mas mais vídeos significa mais monetização e mais dinheiro doado! Curti. (Meu cérebro também agradece kkk)
20min do video do akita é melhor do que 1 semestre das minhas aulas. Tanto para esclarecer conceito, quanto para apontar material pra pesquisar... Muito obrigado, Akita.
10:58 sim, ano 1990, PC 486 dx2 com caixas e caixas de disquetes e depois um Pentium. Depois compacto presario cds510 com Win 95 Caraí. Em 1995 internet na madrugada pois contava um pulso das 00h as 6h da manhã. Muito tempo de vida programando e aprendendo e no final quando fui para entrar na facul não vi oportunidade no BR pois aqui não era valorizado tinham preconceito. Queria ir para vale do vale do silício. Google não era nada aínda. Acabei Desistindo por querer ficar com a família aqui. Sobre pirataria, meu posicionamento é exatamente este. Parabéns pela iniciativa de compartilhar conhecimento e experiências aqui. Me identifiquei muito. Sucessos e aguardando o próximo.
Akita, acho que uma das coisas mais incríveis sobre seus vídeos é o fato que todo vídeo parece uma mensagem direta para o telespectador. Há canais que dá para perceber que você é só mais um número no total de visualizações. No seu canal, entretanto, entre os primeiros segundos (quando você diz "olá pessoal") e os últimos (quando você fala das redes sociais) eu poderia jurar que você fez um vídeo particular para mim; que você está aqui na minha frente, falando comigo. E isso é espetacular
Eu já vi muitos vídeos sobre M1 e, sério, é realmente sul real. Não há o que discutir, estamos vivendo um momento histórico na tecnologia. Mas esse vídeo aqui foi sem dúvida nenhuma o mais completo e bem explicado em português que se pode achar. Por mim poderia ter 1h de duração. Parabéns Fabio! Saúde e sucesso pra você 👏👏👏
Pra variar mais um ótimo vídeo!!!!! Conheci a arquitetura ARM por gostar de microcontroladores (M0M3/M4/M7) 11 anos atrás e sempre fiquei impressionado com a capacidade dele com o baixo consumo.
Em 1996 eu tinha um A1200 com 2 MB de CHIP RAM de 32 Bits, e um PC 486DX4 100 com 32MB de Ram, eu emulava um PC com win2 sobre o DOS com um emulador chamado O PC Task 3 e rodava o GWBasic para programar, o contrário emular Amiga no PC satisfatoriamente só foi possível depois dos Pentiun 4 com muita RAM (264 MB). parabéns pelo vídeo.
@@Akitando Muito obrigado, já estou gostando! Sempre fui muito interessado em assuntos de programação "low level" e você tem uma didática muito legal! Parabéns, seu canal é simplesmente excelente!
Conheci seu canal agora há pouco graças a um comentário do último video do Felipe Deschamps "Como programar sites difíceis de cair..." Que dizia "Quer competir com Fábio Akita?" E cá estou eu. Gostei muito do seu vídeo! Você fala sobre partes da computação que eu sempre procurei no RUclips BR por curiosidade e nunca encontrei de fato. Obrigado!
Dá vontade de criar uma função em JS para toda vez que eu abrir um vídeo do Akita, ele mudar a velocidade de reprodução do RUclips para 2.5x. Akita, mais uma vez parabéns pelo conteúdo, você é foda!
Já comprei um caderno pra fazer anotações sobre os vídeos do Akita! É tanta coisa que precisa de um caderno só pra isso! Espero um dia chegar próximo do que o Akita é hoje! Já tô esperando o próximo vídeo!
adorei o video, muito bom poder relembrar da epoca de curso de manutençao em micro, onde as arquiteturas RISC e CISC eram um duelo, mas eu ja peguei a epoca do CRISC e nunca mais vi esse duelo, ams agora ja estou mais simpatico as RISC do q antes.
Faz dias que estou pensando nesse vídeo e o quanto me ajudou a conectar informação suficiente para avançar minhas pesquisas. Qualquer função ou qualquer dado digital, de qualquer tamanho, pode ser traduzido em apenas 1 único número inteiro. ( MIND BLOWN ) Muito obrigado por compartilhar uma fração do seu vasto conhecimento com o mundo Senhor Fabio Akita. Tenho certeza que o mundo melhora a passos largos com boa informação disponível para corações inspirados. Continue para sempre por favor.
É interessante fazer uma tangente aqui a primeira parte do vídeo, eu considero a seguinte discussão válida para um próximo episódio. Existe um isomorfismo entre o código de máquina binário que compõe um programa e um número de Gödel, que descreve um sistema formal, esse sistema descritivo numérico foi usado para demonstrar o Teorema da Incompletude de Gödel, que observava as limitações de sistemas axiomáticos; isso pode ser estendido para a computabilidade de algumas funções, tanto que Alan Turing e Alonzo Church foram inspirados em Gödel para estabelecer a Tese de Church-Turing que define os principais aspectos de algo ser computável. Essa analogia foi observada no livro Gödel, Escher, Bach: an Eternal Golden Braid; um ótimo livro para quem está interessado em ciência da computação.
Grande Akita! Adorei seu canal. Eu tive um TK-85 e depois um TK-90X. Na época e gente comprava umas revistas da Inglaterra, a Your Sinclair, e ficava sonhando com os Commodore 64, Atari ST e Amiga 500. O restante de meus amigos que possuíam microcomputadores já iam pro lado do MSX, Hotbit e Expert eram os modelos incluindo alguns com KIT de MSX2 instalado.. Época interessante!
Minha primeira 24 horas acordado foi em cima de um TK 90. O meu primeiro programa foi no escrito em basic no TK 90 (desenhei o símbolo do BATMAN). O maior desafio com o TK 90: Carregar Renegade gravado na fita k7 BASF em rádio toca-fitas paraguaio cheio de leds ao redor do alto-falante. Setup: Televisão à válvulas Telefunken à cores; Gravador Cassete Paraguaio versão Árvore de Natal; barracão. Detalhe muito importante: Tudo isso era de propriedade de um amigo de infância. Bons tempos!
É sempre um banho de conhecimentos, fico meio tonto, talvez seja da minha natureza, rsrs. Mas aos poucos o entendimento vem e é muito massa. Obrigado Akita pela disposição, Abs e tudo de bom.
Ótimo vídeo, gostei da parte que falo sobre a capacidade de resolver instruções complexas e como funciona o ARM, nesse momento minha cabeça explodiu e fez todo sentido, que sensação ótimo obrigado
Parabéns pelo vídeo Fabio! Comecei a acompanhar o seu canal há pouco tempo, e a cada novo vídeo, fico mais impressionado com a qualidade da sua fala e dos seus insights! Continue com o excelente trabalho! Grande abraço!
Explicações concisas e excepcionais. Não obstante, assisti o vídeo com o tomo do Stallings, "Arquitetura e Organização de Computadores 10 Ed", sobre as características RISC vs CISC e pipeline. Esse chip M1 Apple promete desestabilizar de vez o limbo x86. Live long and prosper, Akita.
Rosetta2 me supreendeu também, e os aplicativos optmizados para M1 (como o Final Cut da própria Apple) roda estupidamente rápido. eu comentei no Twitter que estou renderizando meus vídeos do canal de 60GB em menos de dois minutos. Obrigado pela explicação sobre a diferença dos pipelines!!
Primeiro vídeo que consegui anotar e entender tudo, vídeo do caralho AKITA adorei quando citou o surface e novamente a Apple fazendo um serviço melhor que seus concorrentes. Parabens !!!!!
Sou engenheiro eletricista com mestrado em microeletrônica e projeto de processadores. Quero parabeniza-lo por explicar tão bem o timeline de evolução dos processadores e sua relação lógica com a arquitetura utilizada. Isso contribui muito para o conhecimento geral.
Impressionante como esse assunto me ajudou na matéria de Sistemas Operacionais na faculdade. Melhor que muita revisão de matéria por ai. Parabéns pela qualidade.
Nossa! A primeira parte do vídeo foi um verdadeira viagem. É muito legal relembrar essa evolução dos processadores. E como foi dito na segunda parte, não pára por aí, tem muito pra evoluir ainda. Será que existe um limite?
Acabei de maratonar todos os seus vídeos hoje e sou presenteado com uma estreia. Muito obrigado por tudo e pelos incríveis conhecimentos que você compartilha conosco. Sucesso sempre. P.S: sou novo no canal, tenho menos de 1 mês e já virei seu fã kkkk
Eu costumo assistir os vídeos do Akita na hora de lavar o banheiro. Coloco o fone bluetooth, clico no play, lavo o banheiro e ainda aprendo muito. Como esse vídeo é mais curto vou ter que lavar o banheiro mais rápido e não vai ficar tão limpo. Se alguém reclamar da sujeira vou falar que foi culpa do Akita.
Rapaz, que bom esse vídeo! Você estuda as coisas do jeito que eu gosto de entender. Pega um problema e abre todas as faces dele a partir dos fundamentos.
Muito obrigado, Akita! Hoje tirei um dia de folga e vou trabalhar no meu projeto pessoal. Nada melhor do que começar o dia inspirado por um de seus vídeos! :)
Lembrei do seu video sobre habilitar os ads ou nao no youtube, e parece que o pessoal do google andou assistindo o seu video, resumindo... no inicio do próximo ano, todos os vídeos dentro da plataforma vão ter algum ads, para ferrar a vida do povo ingenuo, e aos que usam os adblocks da vida, nada mudara.
Em 15 anos usando computadores desde criança, após eu ter comprado meu MacBook Pro com M1 esse ano, foi a coisa mais incrível que eu já fiz na computação até agora. A eficiência em todos os aspectos é simplesmente sem palavras. Apenas não vendi meu PC gamer todo ainda, pois só tem 1 programa da empresa que ainda só roda em Windows e n Mac
@@Akitando muito obrigado 🙏🏻 Bom, existe apenas 2 alternativas no momento, a virtualização proprietária das empresas Parallels e VMWare Fusion, que têm licenças caríssimas, ou a alternativa Open-source QEMU, que ainda está com diversos bugs, mesmo usando versões com patches da comunidade para o M1 e Windows 10 ARM insider, todas as vezes que instalei Windows 10 ARM no QEMU, só de desligar a máquina já corrompe a instalação do Windows, e ele já fica preso em tela azul ao iniciar novamente no outro dia
talvez vc não leia, mas saiba que esse vídeo foi uma AULA para mim, incrível, anotei tudo e gravei frases ditas, motivacional demais o seu conhecimento e nível de explicação, bato palmas de pé.
Muito bom! Explicar essas coisas sem reducionismo bobo e arrogância acadêmica não é fácil, já que tão poucos conseguem. Obrigado pelo vídeo, um ótimo trabalho.
Akita, primeiramente obrigado pelo conteúdo. Segundo: além dos vídeos do Tom Scott eu também recomendo os vídeos do canal "udiprod" sobre computação. São animações bem explicadas e compreensíveis que abordam temas como o halting problem e algoritmos de organização.
Tive que assistir algumas vezes. Man, tu é fast thinking duracell. Obrigado pelo vídeo, já desconfiava que o ARM, frente às evoluções dos celulares, iria modificar as lerdezas do passado. O que me intriga é a discussão do passado sobre kernel monolítico e microkernel. Era outra época, as memórias eram ruins e a sacada de colocar tudo monoliticamente para alavancar performance, mesmo sendo contra tudo que seu professor Tanembaum havia ensinado, ela se consagrou. Mas e hoje será que não seria interessante voltar essa discussão? Sabe que quando falo isso estou tentando induzir um vídeo de tua ótica sobre o assunto. Exercício de futurismo. Mas sem expectativas. Obrigado por inspirar, abraço.
Ótimo vídeo Akita ! Muito bom saber que ainda existe espaço para a evolução dos processadores para uso domestico, Assim como evoluímos para múltiplos cores, décadas atrás, agora chegou a vez de mudar de vez a arquitetura, saindo do batido x86 para os ARM... Já estamos esperando o próximo vídeo. O Like de sempre. 👍
Finalmente o app do youtube me alertou direito o lançamento de algum vídeo, "lançado18 segundos atrás"
4 года назад
Somente seu canal e o canal Amo Pão Caseiro conseguem falar em uma linguagem que eu consigo entender 100%, posso até não conhecer as especificações 100% técnicas que vocês passam, mas me mostram as coisas de uma forma literam sem usar abstrações e como eu tenho Asperger, adoro literalidades.
Momentos nostalgicos logo na introducao, que fez lembrar do meu primeiro computador o TK-90X quando ainda estava no ginasio... Programando BASIC e carregando jogos de fita cassete...rsrsrs Como sempre otimo video !!
Eu tinha essa dúvida sobre como os M1 estavam tendo esse ganho de performance aparentemente absurdo, tinha procurado em alguns lugares, mas ninguém realmente sanou a dúvida eterna de como era possível... Muito obrigado pela aula Akita, sua explicação economizou muito tempo de vida e valeu pela dica do canal do Tom Scott!
A máquina de turing mostra bem o poder da abstração. A explicação usando números me fez lembrar da criptografia, onde são usados números primos grandes que tornam sua computação inviável pra quem deseja descriptografar a mensagem sem a chave privada. Como sempre, conteúdo de ótima qualidade.
Vim correndo quando vi no IG kkkkkkk mal começou e ja to vendo estrelinha. Fabio, acho que ninguém ia achar ruim as tangentes em lives. Sugestão: depois faz uma enquente na aba comunidade pra ver se o pessoal tambem acha a ideia bacana. Abraço!!
Cheguei um pouco cansado hoje em casa, em seguida vi a notificação de que tinha saído vídeo novo do Akita.. Depois de assistir fiquei até mais desperto kkkkkkkkk Está bem interessante essa nova migração da Apple.. Tá certo que as vezes ela faz umas cagadas (teclado etc) mas na engenharia de software, a Apple é invejável, pois talvez um dos motivos para a entrega com qualidade e rapidez desse chip ARM M1 só foi possível graças aos investimentos dela em compiladores (me corrijam se estiver falando besteira), já que a Apple é uma se não a que mais contribuiu no LLVM etc.. Enfim, aquele like por mais um final de dia bem aproveitado, aprendendo com conteúdo top!
Queria complementar aqui também, em 19:47. Muito provavelmente seu celular Android vai conseguir rodar jogos de Nintendo Switch mais facilmente do que o Ryzen do seu PC, justamente por que o Switch é ARM, assim como os Android e iOS que tem por ai. E como ele explicou acima, é mais facil emular X86 em ARM do que o oposto. Que incrível.
Sendo assim, um emulador de Switch que roda em Android, seria mais parecido com o Wine num Linux do que com um CEMU no Windows. Será que deu pra entender a analogia? haha.
Boa Akita, dessa vez percebi lendo o roteiro, eita home que fala rápido... abraço do Nordeste Teresina Piauí (não tem Coca-Cola mais tem Codeminer42 aqui kkkkkkkkkkkk)
Nossa... Deu uma saudade do Digital Alpha AXP! Acho que estavam no mínimo 10 anos à frente do mercado... Quanto à Intel se mexer, da última vez que tentaram (i960/i860) ou IA-64 (seria o oposto - EPIC?) foi um grande WTF! E ainda tem os primeiros pentium que, se não me falha a memória, eram risc internamente... Parabéns pelo conteúdo, como sempre!
Existe um complemento pra esta história. Leia este tweet: twitter.com/AkitaOnRails/status/1691481207677087745?s=20
Eu aprendi que se roda Doom dá pra chamar de computador.
Minha missão foi cumprida kkk
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, muito bom!!!
Melhor notificação do RUclips é quando aparece novo vídeo do Akita!
Acostumado com os vídeos de 50 minutos/ 1 hora ... esse de 20 minutos passa tão rápido que a gente nem sente. Muito bom
Hahahah os próximos que já estão escritos vão ser um pouco maiores que este. Mas eu precisava soltar esse na frente ;-)
@@Akitando show!! Seus vídeos são praticamente um curso a parte. Estou feliz que as minhas cadeiras na faculdade desse período estão praticamente sincronizadas com os conteúdos dos últimos vídeos. Obrigado, abraço!
@@igormel0 As minhas também ksksks estudei a sobre autômatos e máquina de Turing, e arquitetura RISC e CISC esse semestre
@@Akitando Fala a verdade... tu anda é jogando play 5... kkkk
Tá bom, mas cadê os outros 40 min do vídeo?
Brincadeiras a parte, ótimo vídeo Akita, teu trampo é foda demais!
ta doido ja fiquei tonto com 20 min de video
Pensei a mesma coisa. hahaha
então... acho q video mais curto, ele vai soltando semanal, ao invés de mensal .... kkk só acho,
Ficamos mal acostumado kkkk. Nada menos que 1 hora... mas mais vídeos significa mais monetização e mais dinheiro doado! Curti. (Meu cérebro também agradece kkk)
@@DcMag Digo o mesmo. Vou ver o vídeo já vejo o tempo total pra saber de quanto tempo vai ser o choque no cérebro... kkkk
20min do video do akita é melhor do que 1 semestre das minhas aulas. Tanto para esclarecer conceito, quanto para apontar material pra pesquisar... Muito obrigado, Akita.
10:58 sim, ano 1990, PC 486 dx2 com caixas e caixas de disquetes e depois um Pentium. Depois compacto presario cds510 com Win 95 Caraí. Em 1995 internet na madrugada pois contava um pulso das 00h as 6h da manhã. Muito tempo de vida programando e aprendendo e no final quando fui para entrar na facul não vi oportunidade no BR pois aqui não era valorizado tinham preconceito. Queria ir para vale do vale do silício. Google não era nada aínda. Acabei Desistindo por querer ficar com a família aqui. Sobre pirataria, meu posicionamento é exatamente este. Parabéns pela iniciativa de compartilhar conhecimento e experiências aqui. Me identifiquei muito. Sucessos e aguardando o próximo.
Akita, acho que uma das coisas mais incríveis sobre seus vídeos é o fato que todo vídeo parece uma mensagem direta para o telespectador. Há canais que dá para perceber que você é só mais um número no total de visualizações. No seu canal, entretanto, entre os primeiros segundos (quando você diz "olá pessoal") e os últimos (quando você fala das redes sociais) eu poderia jurar que você fez um vídeo particular para mim; que você está aqui na minha frente, falando comigo. E isso é espetacular
Quando a intro é "Olá pessoal, Fabio Akita" você ja sabe que o vídeo é bom...
Eu já vi muitos vídeos sobre M1 e, sério, é realmente sul real. Não há o que discutir, estamos vivendo um momento histórico na tecnologia. Mas esse vídeo aqui foi sem dúvida nenhuma o mais completo e bem explicado em português que se pode achar. Por mim poderia ter 1h de duração. Parabéns Fabio! Saúde e sucesso pra você 👏👏👏
Caaara, muito bom!
Você é um dos melhores do Brasil, sério!
Excelente qualidade como sempre.
Quando você menos espera aparece um asiático para te mostrar que você sabe é nadaa. Obrigado pelo conteúdo massa!
Pra variar mais um ótimo vídeo!!!!!
Conheci a arquitetura ARM por gostar de microcontroladores (M0M3/M4/M7) 11 anos atrás e sempre fiquei impressionado com a capacidade dele com o baixo consumo.
Em 1996 eu tinha um A1200 com 2 MB de CHIP RAM de 32 Bits, e um PC 486DX4 100 com 32MB de Ram, eu emulava um PC com win2 sobre o DOS com um emulador chamado O PC Task 3 e rodava o GWBasic para programar, o contrário emular Amiga no PC satisfatoriamente só foi possível depois dos Pentiun 4 com muita RAM (264 MB). parabéns pelo vídeo.
Fala Fábio, não conhecia seu canal e apareceu esse vídeo como sugestão, conteúdo excepcional!! Muito obrigado!
Bem vindo! Espero que goste dos outros videos!
@@Akitando Muito obrigado, já estou gostando! Sempre fui muito interessado em assuntos de programação "low level" e você tem uma didática muito legal! Parabéns, seu canal é simplesmente excelente!
"Ou seja, Phudeu!" hueaheau
Excelente vídeo, principalmente pra quem é da área de arquitetura. Primeiro que vi seu nessa abordagem. Muito bom!
Conheci seu canal agora há pouco graças a um comentário do último video do Felipe Deschamps "Como programar sites difíceis de cair..." Que dizia "Quer competir com Fábio Akita?"
E cá estou eu. Gostei muito do seu vídeo! Você fala sobre partes da computação que eu sempre procurei no RUclips BR por curiosidade e nunca encontrei de fato. Obrigado!
Não conhecia seu canal, sou da área de T.I e professor e adorei os exemplos que usou para explicar x86/ARM, +1 inscrito!
Comecei a estudar programação aos 30 por conta de seus vídeos! Valeu pelo presente do final de semana de quarentena ;)
Dá vontade de criar uma função em JS para toda vez que eu abrir um vídeo do Akita, ele mudar a velocidade de reprodução do RUclips para 2.5x.
Akita, mais uma vez parabéns pelo conteúdo, você é foda!
Já comprei um caderno pra fazer anotações sobre os vídeos do Akita! É tanta coisa que precisa de um caderno só pra isso! Espero um dia chegar próximo do que o Akita é hoje! Já tô esperando o próximo vídeo!
cheguei metendo voadora no like
adorei o video, muito bom poder relembrar da epoca de curso de manutençao em micro, onde as arquiteturas RISC e CISC eram um duelo, mas eu ja peguei a epoca do CRISC e nunca mais vi esse duelo, ams agora ja estou mais simpatico as RISC do q antes.
Oi.
Mais outra aula!
Like mais do que merecido e comentando para engajar mais.
Ótima semana e até o próximo vídeo.
👍
Faz dias que estou pensando nesse vídeo e o quanto me ajudou a conectar informação suficiente para avançar minhas pesquisas.
Qualquer função ou qualquer dado digital, de qualquer tamanho, pode ser traduzido em apenas 1 único número inteiro.
( MIND BLOWN )
Muito obrigado por compartilhar uma fração do seu vasto conhecimento com o mundo Senhor Fabio Akita. Tenho certeza que o mundo melhora a passos largos com boa informação disponível para corações inspirados. Continue para sempre por favor.
É interessante fazer uma tangente aqui a primeira parte do vídeo, eu considero a seguinte discussão válida para um próximo episódio. Existe um isomorfismo entre o código de máquina binário que compõe um programa e um número de Gödel, que descreve um sistema formal, esse sistema descritivo numérico foi usado para demonstrar o Teorema da Incompletude de Gödel, que observava as limitações de sistemas axiomáticos; isso pode ser estendido para a computabilidade de algumas funções, tanto que Alan Turing e Alonzo Church foram inspirados em Gödel para estabelecer a Tese de Church-Turing que define os principais aspectos de algo ser computável. Essa analogia foi observada no livro Gödel, Escher, Bach: an Eternal Golden Braid; um ótimo livro para quem está interessado em ciência da computação.
Grande Akita! Adorei seu canal. Eu tive um TK-85 e depois um TK-90X. Na época e gente comprava umas revistas da Inglaterra, a Your Sinclair, e ficava sonhando com os Commodore 64, Atari ST e Amiga 500. O restante de meus amigos que possuíam microcomputadores já iam pro lado do MSX, Hotbit e Expert eram os modelos incluindo alguns com KIT de MSX2 instalado.. Época interessante!
Minha primeira 24 horas acordado foi em cima de um TK 90. O meu primeiro programa foi no escrito em basic no TK 90 (desenhei o símbolo do BATMAN). O maior desafio com o TK 90: Carregar Renegade gravado na fita k7 BASF em rádio toca-fitas paraguaio cheio de leds ao redor do alto-falante.
Setup: Televisão à válvulas Telefunken à cores; Gravador Cassete Paraguaio versão Árvore de Natal; barracão. Detalhe muito importante: Tudo isso era de propriedade de um amigo de infância.
Bons tempos!
É sempre um banho de conhecimentos, fico meio tonto, talvez seja da minha natureza, rsrs. Mas aos poucos o entendimento vem e é muito massa.
Obrigado Akita pela disposição, Abs e tudo de bom.
Ótimo vídeo, gostei da parte que falo sobre a capacidade de resolver instruções complexas e como funciona o ARM, nesse momento minha cabeça explodiu e fez todo sentido, que sensação ótimo obrigado
Parabéns pelo vídeo Fabio! Comecei a acompanhar o seu canal há pouco tempo, e a cada novo vídeo, fico mais impressionado com a qualidade da sua fala e dos seus insights! Continue com o excelente trabalho! Grande abraço!
Explicações concisas e excepcionais.
Não obstante, assisti o vídeo com o tomo do Stallings, "Arquitetura e Organização de Computadores 10 Ed", sobre as características RISC vs CISC e pipeline.
Esse chip M1 Apple promete desestabilizar de vez o limbo x86.
Live long and prosper, Akita.
A explicação do botão e da linha, pra exemplificar instruções complexas e simples foi genial, por ser simples. Adorei!
Rosetta2 me supreendeu também, e os aplicativos optmizados para M1 (como o Final Cut da própria Apple) roda estupidamente rápido. eu comentei no Twitter que estou renderizando meus vídeos do canal de 60GB em menos de dois minutos. Obrigado pela explicação sobre a diferença dos pipelines!!
o Final Cut da Apple já tá nativo não tá? Mas sim, Premiere roda emulado no M1 melhor até do que no Macbook 16"
Primeiro vídeo que consegui anotar e entender tudo, vídeo do caralho AKITA adorei quando citou o surface e novamente a Apple fazendo um serviço melhor que seus concorrentes. Parabens !!!!!
Curto e compartilho determinismo puro e consistência não dá pra não ficar sem compartilhar.
Sempre impecável.
Sou engenheiro eletricista com mestrado em microeletrônica e projeto de processadores. Quero parabeniza-lo por explicar tão bem o timeline de evolução dos processadores e sua relação lógica com a arquitetura utilizada. Isso contribui muito para o conhecimento geral.
Obrigadão! Sempre fico com receio de ter explicado alguma coisa errada, mas acho que tá dando certo 💪
Impressionante como esse assunto me ajudou na matéria de Sistemas Operacionais na faculdade. Melhor que muita revisão de matéria por ai. Parabéns pela qualidade.
Dale, máquina de Turing, paradigma da computação, base de tudo que se cria em cima. Vou começar agora, já deixei o like e o comentário.
A demora em seus vídeos vale cada segundo assistido. Parabens!
Nossa! A primeira parte do vídeo foi um verdadeira viagem. É muito legal relembrar essa evolução dos processadores. E como foi dito na segunda parte, não pára por aí, tem muito pra evoluir ainda. Será que existe um limite?
Acabei de maratonar todos os seus vídeos hoje e sou presenteado com uma estreia. Muito obrigado por tudo e pelos incríveis conhecimentos que você compartilha conosco. Sucesso sempre. P.S: sou novo no canal, tenho menos de 1 mês e já virei seu fã kkkk
Valeuzão 👊 e seja bem vindo!
Eu costumo assistir os vídeos do Akita na hora de lavar o banheiro. Coloco o fone bluetooth, clico no play, lavo o banheiro e ainda aprendo muito. Como esse vídeo é mais curto vou ter que lavar o banheiro mais rápido e não vai ficar tão limpo. Se alguém reclamar da sujeira vou falar que foi culpa do Akita.
Olha gostei desse formato de vídeo de 23 min. Parabéns pelo vídeo sempre em alto nível
FÁBIO AKITA MEU MACHO LINDO , SE É DEMAIS . EXPLICA DE UMA FORMA MAGNÍFICA E MARAVILHOSA. SUCESSO MEU CAMPEÃO.......
Rapaz, que bom esse vídeo! Você estuda as coisas do jeito que eu gosto de entender. Pega um problema e abre todas as faces dele a partir dos fundamentos.
é impressionante como eu nunca me arrependo de assistir os seus vídeos.
Muito obrigado, Akita! Hoje tirei um dia de folga e vou trabalhar no meu projeto pessoal. Nada melhor do que começar o dia inspirado por um de seus vídeos! :)
Lembrei do seu video sobre habilitar os ads ou nao no youtube, e parece que o pessoal do google andou assistindo o seu video, resumindo... no inicio do próximo ano, todos os vídeos dentro da plataforma vão ter algum ads, para ferrar a vida do povo ingenuo, e aos que usam os adblocks da vida, nada mudara.
Qualidade é outro nível mesmo!
"Está falando do produto da Apple"?
Não. Estou me referindo ao conteúdo dos vídeos desse canal.
Em 15 anos usando computadores desde criança, após eu ter comprado meu MacBook Pro com M1 esse ano, foi a coisa mais incrível que eu já fiz na computação até agora. A eficiência em todos os aspectos é simplesmente sem palavras. Apenas não vendi meu PC gamer todo ainda, pois só tem 1 programa da empresa que ainda só roda em Windows e n Mac
não vai ser rápido, mas se o programa não for extremamente pesado, já pensou em rodar um emulador de Windows pra ver se funciona no M1?
@@Akitando muito obrigado 🙏🏻
Bom, existe apenas 2 alternativas no momento, a virtualização proprietária das empresas Parallels e VMWare Fusion, que têm licenças caríssimas, ou a alternativa Open-source QEMU, que ainda está com diversos bugs, mesmo usando versões com patches da comunidade para o M1 e Windows 10 ARM insider, todas as vezes que instalei Windows 10 ARM no QEMU, só de desligar a máquina já corrompe a instalação do Windows, e ele já fica preso em tela azul ao iniciar novamente no outro dia
Sempre amei de saber mais a fundo sobre hardware, e esse tipo de conteudo e o perfeito exemplo disso, parabens!
Excelente Fabio ! Me fez parar tudo que estava olhando na madruga da black friday pra assistir até o fim . Grande abraço!
talvez vc não leia, mas saiba que esse vídeo foi uma AULA para mim, incrível, anotei tudo e gravei frases ditas, motivacional demais o seu conhecimento e nível de explicação, bato palmas de pé.
Uma das melhores notificações que o RUclips me enviou
Tu é demais, não consigo encontrar palavras pra descrever o quanto gosto do seus conteúdos.
Muito bom! Explicar essas coisas sem reducionismo bobo e arrogância acadêmica não é fácil, já que tão poucos conseguem. Obrigado pelo vídeo, um ótimo trabalho.
Nossa, que vídeo maravilhoso. Finalmente entendi os detalhes do que está por trás dessa transição, obrigado.
Akita, primeiramente obrigado pelo conteúdo. Segundo: além dos vídeos do Tom Scott eu também recomendo os vídeos do canal "udiprod" sobre computação. São animações bem explicadas e compreensíveis que abordam temas como o halting problem e algoritmos de organização.
Que vídeo incrível! Que conteúdo incrível! Da vontade de ficar reassistindo seus vídeos direto de tão bom, completo e explicativo é.
Tive que assistir algumas vezes. Man, tu é fast thinking duracell. Obrigado pelo vídeo, já desconfiava que o ARM, frente às evoluções dos celulares, iria modificar as lerdezas do passado. O que me intriga é a discussão do passado sobre kernel monolítico e microkernel. Era outra época, as memórias eram ruins e a sacada de colocar tudo monoliticamente para alavancar performance, mesmo sendo contra tudo que seu professor Tanembaum havia ensinado, ela se consagrou. Mas e hoje será que não seria interessante voltar essa discussão? Sabe que quando falo isso estou tentando induzir um vídeo de tua ótica sobre o assunto. Exercício de futurismo. Mas sem expectativas. Obrigado por inspirar, abraço.
Ótimo vídeo Akita !
Muito bom saber que ainda existe espaço para a evolução dos processadores para uso domestico,
Assim como evoluímos para múltiplos cores, décadas atrás, agora chegou a vez de mudar de vez a arquitetura, saindo do batido x86 para os ARM...
Já estamos esperando o próximo vídeo.
O Like de sempre. 👍
Finalmente o app do youtube me alertou direito o lançamento de algum vídeo, "lançado18 segundos atrás"
Somente seu canal e o canal Amo Pão Caseiro conseguem falar em uma linguagem que eu consigo entender 100%, posso até não conhecer as especificações 100% técnicas que vocês passam, mas me mostram as coisas de uma forma literam sem usar abstrações e como eu tenho Asperger, adoro literalidades.
Momentos nostalgicos logo na introducao, que fez lembrar do meu primeiro computador o TK-90X quando ainda estava no ginasio...
Programando BASIC e carregando jogos de fita cassete...rsrsrs
Como sempre otimo video !!
Eu tinha essa dúvida sobre como os M1 estavam tendo esse ganho de performance aparentemente absurdo, tinha procurado em alguns lugares, mas ninguém realmente sanou a dúvida eterna de como era possível... Muito obrigado pela aula Akita, sua explicação economizou muito tempo de vida e valeu pela dica do canal do Tom Scott!
Conheci hoje o seu canal, muito bom! Ganhou + 1 inscrito.
Adoro quando o Akita entra nos detalhes mais profundos, esse vídeo é um daqueles que eu assisto 2x pra absorver melhor. Obrigado pelo vídeo!
Como sempre suas "aulas" são excelentes. Valeu, mais uma vez, Akita sensei!
posso ver o mesmo video seu 10x que sempre aprendo algo novo, parabéns pelo conteúdo!
Top Akita. :) Sempre explicações muito completas. Obrigado
A máquina de turing mostra bem o poder da abstração. A explicação usando números me fez lembrar da criptografia, onde são usados números primos grandes que tornam sua computação inviável pra quem deseja descriptografar a mensagem sem a chave privada. Como sempre, conteúdo de ótima qualidade.
Bicho, os seus vídeos são um verdadeiro espetáculo! Parabéns.
Muito boa aula de arquitetura de processadores. Parabéns 👏🏻👏🏻
Só eu que me senti meio perdido nessa explicação?
rsrs
O conteúdo é foda mestre Akita, mas exige realmente atenção e estudo profundo.
Faz parte. Veja devagar, mais de uma vez, consulte os links na descrição e pesquise os termos que não entendeu. Assim você vai aprender mais.
Vim correndo quando vi no IG kkkkkkk mal começou e ja to vendo estrelinha. Fabio, acho que ninguém ia achar ruim as tangentes em lives. Sugestão: depois faz uma enquente na aba comunidade pra ver se o pessoal tambem acha a ideia bacana. Abraço!!
Akita sempre absurdo nos seus vídeos, tô viciado e aguardando os próximos.
Esse canal é daora demais! Sempre com conteúdo de qualidade.
Que série sobre arquiteturas massa demais, Akita. Keep it up!
Cada video do Akita é uma palestra
Ansioso pra ver o vídeo sobre ARM, acredito que vai ser realmente o futuro.
Desculpe, vc já fez uma ótima explicação sobre AMR, quis dizer na verdade sobre os chips M1.
Cê Loko, deveria ter mais de 1k de inscritos... A clareza dos argumentos é fantástica e acertou no time do vídeo. Sucesso! 👌
Como eu queria ter tido um professor que nem você na minha vida... Que aula!!!!!
Minha cabeça explodiuuuuuuuuuuuuuuu pqpppppppppppppppppppppppppppppppppppp! Muito bom o video caraca!
Cheguei um pouco cansado hoje em casa, em seguida vi a notificação de que tinha saído vídeo novo do Akita..
Depois de assistir fiquei até mais desperto kkkkkkkkk
Está bem interessante essa nova migração da Apple..
Tá certo que as vezes ela faz umas cagadas (teclado etc) mas na engenharia de software, a Apple é invejável, pois talvez um dos motivos para a entrega com qualidade e rapidez desse chip ARM M1 só foi possível graças aos investimentos dela em compiladores (me corrijam se estiver falando besteira), já que a Apple é uma se não a que mais contribuiu no LLVM etc..
Enfim, aquele like por mais um final de dia bem aproveitado, aprendendo com conteúdo top!
Queria complementar aqui também, em 19:47. Muito provavelmente seu celular Android vai conseguir rodar jogos de Nintendo Switch mais facilmente do que o Ryzen do seu PC, justamente por que o Switch é ARM, assim como os Android e iOS que tem por ai. E como ele explicou acima, é mais facil emular X86 em ARM do que o oposto. Que incrível.
Sendo assim, um emulador de Switch que roda em Android, seria mais parecido com o Wine num Linux do que com um CEMU no Windows. Será que deu pra entender a analogia? haha.
Caraca, o Akita é uma biblioteca humana, sempre me surpreendo com as coisas que aprendo por aqui
Aí está um vídeo para assistir mais de uma vez. Foi uma chuva torrencial de conhecimento despejado neste vídeo
Boa Akita, dessa vez percebi lendo o roteiro, eita home que fala rápido... abraço do Nordeste Teresina Piauí (não tem Coca-Cola mais tem Codeminer42 aqui kkkkkkkkkkkk)
Ja to fazendo o cafezinho pra ver o video, prof Akita
Que vídeo foda. Sei lá como cai aqui e já me apaixonei pelo canal!
Bem vindo! Espero que goste dos outros também
Vim mais rápido que empresário argentino fugindo para o Uruguai
Mais rápido que empresário brasileiro fugindo pra Miami.
Mais rápido q tech company fugindo da Califórnia...
Esse comentário não envelheceu bem haha
Acordar e ver a melhor notificação possível, não tem preço.
Muito bom, como sempre! :) Curto muito esse assunto...
Este canal é o segundo que eu não consigo assistir em 2X
Nossa... Deu uma saudade do Digital Alpha AXP! Acho que estavam no mínimo 10 anos à frente do mercado...
Quanto à Intel se mexer, da última vez que tentaram (i960/i860) ou IA-64 (seria o oposto - EPIC?) foi um grande WTF!
E ainda tem os primeiros pentium que, se não me falha a memória, eram risc internamente...
Parabéns pelo conteúdo, como sempre!
Fantástico sua didática, perfeito, entendi certinho. Caramba, nunca pensei sobre estas coisas. Obrigado pelo vídeo 😃
Mais um inscrito!!!! Parabéns!!!
Toparia assistir as partes cortadas. hahaha!!!
Ótimo vídeo Akita, aguardando vídeo do ARM :)
ficou muito boa explicação, melhor que os do podcast do lex