Vocês ficam desanimados muito facilmente. O Akita sabe tanto porque ele tem mais de 30 anos de trabalho e estudo na área. Não tem como um cara que começou ontem saber tanto, com exceção desses gênios de QI 150+. Bora pra cima que daqui 10 anos chegamos no nível do Akita.
Uma vez meu irmão me viu programando no computador e perguntou: "nossa, por que escrever tudo isso?" e eu respondi: "tudo no computador é escrito, lido e interpretado. Aqui eu só tô usando uma linguagem que eu conheço pra traduzir pra ele fazer". Ele ficou admirado... É um divisor de águas quando a pessoa entende que o computador não é uma caixa misteriosa que executa coisas do além.
Akita já é um ícone do desenvolvimento de software nacional (e por vezes extrapolando até a sua área de atuação com maestria), e se ele fizesse uma edição em inglês, global. A qualidade dos seus vídeos são de um primor invejável! Você sente o prazer imbuído no vídeo tanto pelo seu entusiasmo, de um apaixonado por tecnologia falando, quanto pela forma como o conteúdo é ministrado!
com certeza, já fez mais coisas pela gente que o astronauta brasileiro, só aulão, com uma puta didática, conteúdo altamente importante, e consegui prender a gente nos vídeos dele apesar de muita gente não conseguir focar em vídeos longos!! Parabéns professor!!!!
A qualidade dos seus vídeos só aumenta. Percebi também que até a forma de falar melhorou, ficou menos robotica se comparado com os vídeos de quase 1 ano atras. Likezao
VC ESTÁ CERTÍSSIMO depois que comecei a ver todos os seus vídeos e ficar mais íntimo sobre o funcionamento do computador (independente de linguagens), eu passei a aprender MELHOR qualquer linguagem. Q FODA!!!
Eu adoro esses vídeos em que escovamos bits, porque eu amo esse assunto. Trabalho a um ano na área apenas mas tenho muito interesse nessa parte. Obrigado pela aula, Akita!
Cacilda, Akita, sensacional!! Essas coisas aí eu aprendi na faculdade tudo por meio de explicações teoricas, slides e figuras de livros, mas não conseguia ver na máquina real, acontecendo na vera. Era tudo muito abstrato: hxadecimal, binarios, assembly, instruções de cpu, endereçamento de memoria, etc., nao achava que dava pra ver em tempo real essas informações direto na tela pegando um arquivo qualquer. Sensacional demais!! Agora tudo faz muito mais sentido!! VALEEEUUU
Muito bom pra variar. Essa mistura de dados e executaveis ficava claro nos videogames antigos, como voce ja mostrou. E no prince of persia me surpreende mais ainda pela historia O xxd com o iconv tambem pode ajudar pra quem estiver vasculhando coisas. Lembro quando crianca eu usava um programa chamado hexeditor pra tentar achar strings nos joguinhos, que na verdade eram arquivos de metadados, e tentar melhorar os numeros de ataque do jogo Dune 2. Um dos primeiros RTSs do mundo. E a ultima reflexao eu gosto mas colocaria mais suave: acho importante sim sabermos unir as pecinhas de lego (os frameworks alto nivel, tem gente que so programa em rails/spring/react e mal conhece ruby/java/javascript), mas nao da pra ficar parado. tem sim de se aprofundar e entender o que ta por baixo dos panos. Ficar so encaixando as peças e se contentar em encarar os emsmos erros e tudo virar magia me parece pouco mesmo parabens akida, sabe que sou fã.
Akita mais uma vez agradeço seu trabalho. Eu estou revendo pela segunda vez, e cada informação (anoto pontos importantes para usar como referencia) é válida e realmente traz o estimulo para jamais desistir e sim entender o que fazemos, mesmo sendo iniciantes.
EXCELENTE vídeo! E pensar que semana passada eu tive que ouvir de um """desenvolvedor senior""" que um arquivo estava sendo tratado como binário porque não tinha extensão... Depois vem esse tipo de """desenvolvedor""" querer discutir performance e otimização... Cara, você não sabe a diferença entre nome de arquivo e tipo de arquivo e quer discutir otimização de CPU COMIGO? HAHAHA Passado o rant: realmente essa história de "linguiça de bytes" é complicada mesmo, ainda mais pra gente que já pegou tudo "fácil" com C, Linux e (primórdios de) internet. Mas só depois que eu entendi isso é que Assembly começou a fazer sentido pra mim. Mais precisamente, foi numa aula de arquitetura de computadores, quando estávamos estudando micro-instruções que eu fiz a associação entre mnemônicos e "estados" dos transistores. Nesse momento eu consegui "ver" uma instrução completa chegando em binário, a CPU "colocando os transistores" como precisava e cada parte da instrução "caindo" nos respectivos registradores. Foi nesse momento que eu compreendi a genialidade de Alan Turing (e outros gigantes). Muita gente fala de Alan Turing mas sem entender exatamente o que esse cara fez.
caraaaa vc é uma inspiração pra quem sonha ser programador, acabei de conhecer seu canal e já tô admirando que perfeição de conhecimento, vc é um computador humano , sonho ser um dia chegar a esse nivel, ainda sou leigo no assunto , só estudei bat script até hj😢 parabéns
Ótima didática! Como seria bom se os professores de faculdade falassem assim de forma tão clara ! Parabéns ! Esse vídeo serve tanto para iniciantes, como também para os mais experientes! Eu assisti duas vezes! E parabéns também pela organização: Tem tudo na descrição do vídeo! Tem os minutos corretos onde cada tópico se inicia, além de todas as referências e erratas. E tem a edição também, com as ilustrações e diagramas. Deve dar um trabalhão pra fazer !
Em 2021 iniciei minha segunda graduação, dessa vez em engenharia da computação, assistir as aulas, textos e realizar as atividades acadêmicas é muito melhor aproveitado por mim quando assisto seus vídeos, além de ser motivador me esta servindo como consolidador do conhecimento, estudo algo e venho assistir você falando sobre o tema, e me ajuda a manter o conhecimento mais relevante e fácil de relembrar. Sou grato pelos seus vídeos, mesmo que esse não seja o objetivo de você os criar.
Super generosa a filosofia por trás desse vídeo. Conhecer o chão onde se constrói o conhecimento (no meu caso, o chão é biológico), permite que caminhemos com muito maior desenvoltura, nos desviemos sem dificuldades de buracos nos quais os ávidos, que só se importam com a chegada vivem caindo. No entanto, para além da praticidade, o que mais me agrada nessa forma de caminhar é a crescente habilidade que a gente vai adquirindo para apreciar e se divertir com a beleza do caminho. 💖🥂
Esses vídeos são uma aula completa, assisto de forma recorrente, acho muito interessante e relevante esse tipo de material. Por aqui meu sincero muito obrigado.
Akita tem me ajudado muito no meu começo, muito esclarecedor em diversos pontos, apesar de bem difícil de acompanhar o raciocínio rsrs. Muito obrigado pelos vídeos!!
Akita, atualmente você é a minha maior inspiração no mundo da programação. Espero um dia poder te conhecer pessoalmente para poder expressar minha admiração e gratidão. Também espero um dia ter pelo menos 1/3 do conhecimento que você tem
Sempre aprendo mais com você Akita muito bons seus vídeos, eu mesmo vi na faculdade assembly ate fiz algumas coisinhas com ela triturador de arquivo, para não recuperar mais. E também gravar programas simples em micro controlador pic que se errava perdia o chip hoje tudo mudou a facilidade tem software pra testar essas gravações ou os próprios micro controladores conseguem ser regravados varias vezes.
Nossa velho, total! Quase todo vídeo assisto com 2,5x porque podcasts dá pra ver assim. Mas vídeos do canal Lex Friedman e os vídeos do Akita, olhe lá pra assistir no 1,5x, haha.
Boa Akita! Ainda quero ver um vídeo mais técnico possível q conseguir, eu particularmente adoro as tangentes, sou muito curioso e cresci escovando bits em C! Isso realmente me ajudou a programar de forma mais consciente.
Nossa eu tava justamente aprendendo a aprender noções de baixo nível começando pelo assembly de intel 64 e me ajudou muito a entender o vídeo, meia hora de vídeo e passa voando de tão bom o conteúdo
Foi o primeiro vídeo que assisti. Adorei, você é totalmente root. Eu programava quando era adolescente meu TK2000II em assembly 6502. Eu fazia o diabo nele, mas não entendia muito bem os conceitos. Obrigado pelo vídeo, fantástico.
15:00 No início da popularização do PC havia várias páginas de código diferentes, inclusive programas diferentes usavam códigos diferentes, quando se abria um texto feito no wordstar por exemplo em outro editor era comum que os caracteres especiais aparecem como 'sujeira'. Os programas tinha que fazer muito mais tarefas, por exemplo editores de texto tinham seus próprios drivers de impressoras. Posteriormente o SO (especialmente quando o Windows se popularizou) começou a absorver várias destas funções. 16:50 Na verdade o UTF-8 pode codificar todo conjunto de símbolos UTF, a forma que ele faz isso é diferente, com tamanho variável. O padrão unicode atualmente é de 21 bits, Se o byte começa com 0 o caracter está contido apenas no próprio byte (aproximadamente o conjunto ascii inicial, 7 bits). Se o byte começa com 110, o segundo byte deve começar com 10 e os 'bits úteis' ( 5 + 6 = 11 no total) devem ser aglutinados para 'formar' o caracter. Se o byte começa com 1110 os dois bytes seguintes 10 e os bits úteis restantes ( 4 + 6 + 6 = 16) devem ser aglutinados para formar o caracter. Se o byte começa com 11110, os três bytes seguintes devem começar com 10, os bits restantes ( 3 +6 + 6+ 6 = 21, fechando todos os caracteres do padrão) devem ser aglutinados para formar o caracter. Apesar de complicado hoje em dia todos os SOs e navegadores estão prontos para entender isso e por isso o UTF-8 é de longe a codificação mais utilizada. Por isso (apesar de ainda acontecer) é cada vez mais raro a gente ver sujeira por algum caracter acentuado mostrado na tela com formato incorreto. Embora para o UTF-8 não seja tão necessário, para UTF-16 e 32 a marca de ordem de bytes ajuda bastante, por exemplo arquivos UTF-16 big endian começam com FE FF. Estas marcas inclusive são uma das dicas que o comando file do unix usa para descobrir o tipo de um arquivo. O curioso é que eu já peguei MUITO arquivo gerado por software de gente grande, gerando os arquivos ou as marcas de forma errada.
Sempre adorei montar lego, mas criar as próprias peças realmente é o melhor dos mundos!!! Venho do "mundo Delphi", hoje estou no PHP / JS, acho muito bom tudo isso que tu mostra, "como funciona por baixo dos panos" porque nem na faculdade (particular) tive uma noção tão abrangente de tudo isso, mas sempre procurei saber como tudo funcionava! Muito grato por toda esta série "como realmente o computador funciona"!!!
Cara muito obrigado pelo conteúdo de qualidade. Decidi seguir carreira no mundo da tecnologia, seus vídeos são incríveis, é conteúdo à nível de faculdade, vlw mesmo, 😁
Ah uma jornada low-level. Quanto mais, melhor. Adicionalmente, meu respeito pela vanguarda de data analytics chinesa acabou de aumentar. E agora eu quero aquele vídeo de compactação de dados ainda mais.
Que aula! Muitíssimo obrigado Akita. Simplesmente sem palavras pra descrever a gratidão por compartilhar tamanha informação com uma didática tão incrível.
Fabio, mesmo vc criando o conteúdo para vc mesmo como já disse! Este material é muito rico em informações e mais uma vez grato! Grande abraço e muito sucesso!
cara antes de inciar o video, tava com uma ansiedade fudida, depois que comecei a assistir o seu video me senti bem pra cacetekkkkkk, ótimo video como sempre hehe
Caralho Fabiao!!! E eu achando que o que eu sabia já era bom. Meu uns insights mto foda aqui!!!! Curti mto o vídeo. Obrigado por compartilhar Fabio!!! conteúdo sensacional....
Muito bom Akita, conteúdo de qualidade! Na escovação de bits, falar sobre o endianness também é interessante. Se não me falha a memória, quando vc está no RAW Socket o endianness muda(Como a arquitetura da CPU usada). Muito tempo que não escovo bits, muito bom recordar! Fico impressionado que ainda continuo vendo gente formada na área de TI que nunca ouviu falar da tabela ASCII e nunca abriu um arquivo de texto binariamente, concomitantemente, desconhece os caracteres de controle da referida tabela! Bons tempos!
sim, eu falei de endianess no episodio de introduçao à computaçao ou no de super mario. e sim, quando lidei com protocolo de rede binário, tive justamente problema de endianess falando com 2 arquiteturas diferentes (acho que era tipo Intel e PowerPC)
Estou curtindo muito seus vídeos muito conhecimento!! Parabéns por compartilhar!! Te garanto que perto de você somos todos meros inciantes kkkk talvez usuários. Poucas pessoas se interessam ou mal sabem o valor de conteúdo assim.. é isso aí valeu!!
Akita, não sou da área de programação, mas sou um entusiasta. Acho seus vídeos muito bons cara, apesar de entender uns 5% do que você fala, eu assisto tudo com a maior atenção (seus vídeos são muito densos, além de você falar bem rápido). Sou um curioso das antigas (lê-se: velho), lembro que no final dos anos 70, começo dos 80 eu copiava uns códigos em basic naqueles TK85, gravando em fita K7 e vendo as imagens numa televisão de 14 polegadas, e adivinhe qual foi a primeira lição? Sim, imprimir a frase "Hello World" na tela, achava aquilo o máximo. A coisa ficou séria quando na empresa resolvi arriscar programar macro comandos do Lotus 123, eu amava aquilo. Hoje, dentro da área que trabalho (indústria), brinco bastante com o VBA do excel. A lógica de programação me ajuda muito a entender, não só os processos envolvidos, mas a vida em si, e toda sua complexidade. Grande abraço...
Como sempre ótimo conteúdo! Eu gostaria de dar uma sugestão de vídeo que pessoalmente eu acharia muito bom de ver você falando porque me esclareceriam muitas dúvidas: Que seria explicar o que é firmware, kernel, bios, uefi, bootloaders e quais as particularidades que eles possuem.
boa Akita, vídeo excelente. É legal para que os newbie da programação vejam que o negócio é muito mais embaixo e não é esse oba oba do full stack em 30 dias. Para chegar no nível de abstração que temos hoje, o "linguição de bits" vai daqui até Proxima Centauri e volta.
Eu sempre gostei de conversar com pessoas mais velhas porque há sempre algo a se aprender e os vídeos do Fábio é como se fosse essas conversas . Estou numa fase de chutar o balde e me tornar um desenvolvedor de software de valor e os tapas na cara que eu levei do Fábio agregaram .
Muito incrível!!! Quero parte 2 kkk falando mais sobre as imagens tbm fico bem curioso em relação a como funcionam por baixo, apesar de q né esse vídeo por si só já dá uma boa ideia de como deve ser, enfim ótimo conteúdo Akita!!!!
Ótimo vídeo, muito interessante as explicações. Obrigado por me apresentar o xxd, não conhecia e muito menos sabia que ele estava pré-instalado no ubuntu. Eu já tinha esbarrado em termos como ELF, e até já brinquei com alguns arquivos hexadecimais seguindo alguns tutoriais, quando lendo e mexendo no desbloqueio do playstation vita.
Finalmente tirei a dúvida sobre essa diferença.. Sempre que eu ia mexer com um FTP e escolhia a opção de transferência (ASCII/Binary) me vinha o pensamento "Afinal, não é tudo binário no fim das contas?", mas agora compreendi de uma forma bem rica o que distingue um do outro! Muito bom Akita! Obs.: 28:15 - Sobre os shell's, no Mac OS a partir do Catalina (10.15) também foi adotado o ZSH por padrão..
Atualmente para poder aprofundar e ter uma experiência nova resolvi me aventurar em assembly para desenvolver um compilador com uma linguagem que conceitualizei aqui, para Linux. Não acho que vai chegar nem próximo do pé do GCC, mas é algo complicado e interessante de fazer, que te obriga a aprender muito da maquina e um desafio que vejo sendo pouco aproveitado didaticamente, sendo mais comum o uso de Flex e bison em front e sem se importar com a geração do binário executável. Inicialemente é comecei com Bison e Re-flex, muito bons por sinal, e de uma boa noção do funcionamento, principalmente no analisador sintático, não consegue ir mais a fundo no problema só com isso, então quanto mais fundo vou mais interessante fica. E isso me ajuda a entender um pouco o que você fala no video, apesar de ainda boiar em muita coisa e tendo que pesquisar por depois.
Essa é a diferença entre um vídeo do Akita e um outro qualquer. Se fosse qualquer outra pessoa explicando isso, o vídeo teria 2 minutos. Sensacional, é praticamente uma aula.
sim, vc está certo, eu muito rapidamente menciono UTF-32, mas na prática eu quase não vejo então limitei a falar de UTF-16. Mas se for cobrir Unicode inteiro tem bem mais.
@akita seria interessante falar como funciona a identificação de executáveis para engenharia reversa, por exemplo aplicação feita em C#, em C tem diferentes descompiladores.Parabéns pelo conteúdo top como sempre, vi muito isso quando estudava C e fazia engenharia reversa em programas (para estudo na época)
Seus videos são arroz e feijão, esse tipo de conteúdo é bem pra programadores que gosta de entender exatamente o que ta fazendo no computador, vi isso na faculdade mas a forma que vc coloca fica bem claro mais do que as aulas tediosas da faculdade.
Acho que seria interessante um video sobre o número hexadecimal 0x41414141 e buffers overflows , pra mim esse é o número mais interessante na computação, acho que complementaria seus videos sobre memória no canal, falando desde o artigo de Aleph One até os dias de hoje
Excelente vídeo! Estou "maratonando o canal". Há alguns meses, quando estava aplicando filtros em arquivos *.wav , precisei remover o cabeçalho de tais arquivos e inseri-los novamente após o processamento. Vou estudar um pouco sobre cabeçalhos de executáveis.
Vídeo muito bom como sempre. Eu sempre gostei dessa parte de escovar bits, então para mim, foi tudo meio óbvio. Mas conheci muitos programadores experientes, arquitetos, etc que não sabem esse básico.
Da série: "sinto que devo dinheiro ao Akita depois desse vídeo".
e nem tem propaganda pra amenizar a dívida... kkkkk
Ele nem aceita patrocínio kkk
Vc deu palavras ao meu sentimento! kkkkkk
Kkkkkkkkkk puts, senti a mesma coisa
Vou mandar a DT3 pagar a comissão pra ele comprei uma cadeira igual kkk
Eu nunca pensei que eu fosse encontrar alguém que estivesse tão comprometido em explicar como as coisas funcionam. Parabéns pelo conteúdo
E em ptbr!!!!
Conheço site do b.piropo... também acho bastante explicado e de fácil entendimento... Vale apena conhecer.
Quem concorda em transformar o Akita em "Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade", da like!
Patrimonio Brasileiro!
"Tudo num computador é um linguição de bytes"
Vamos levar essa expressão ao dicionário popular🙏
"Pra ser um bom programador é preciso dominar o linguição" - Akita, Fabio 2021
Interessante, então quer dizer que tudo no nosso corpo é um linguição de bases nitrogenadas, que formam por sua vez códons que codificam proteínas.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk@@wandersonlima890
Sério, seus vídeos são tão bons que deveriam ser usados como material de faculdade / documentário. A Netflix tá te perdendo
"Voltar pro CSS" , aqui divide os homens dos moleques. "CSS é dificil: ... bora voltar pro Wix"
Rumores dizem que Einstein resolveu estudar física quântica, após tentar centralizar uma div dentro de outra div. Ele acho que seria mais fácil.
@Gabriel Freitas He's speaking the language of the gods!!!
CSS é bem dificil, por ter mtos selectores legados e ser bem verbose, só fui gostar de CSS dps que conheci o SASS que compila e facilita o trabalho
"Wix é difícil... Bora voltar pro Paint"
@@caiomatheus817 pior, centralizar tanto na horizontal e vertical em perfeita responsividade
2:43 - "essa p**** de C é difícil mesmo, é melhor voltar para o CSS" KKKKKKKK RI ALTO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
A vontade de rir é grande, mas a de chorar é maior!
Comigo acontece o contrário...
SIM AKAKKSUSJZUAKOZKSKS
Akita destruindo meus 5 anos de engenharia eletrônica em 30 minutos.....kkkkkkkk
Parabéns! Tu é foda mesmo. Sucesso!
eu me sinto um pequeno balde tentando pegar toda agua das cataratas do Niágara vendo esse video.
Vocês ficam desanimados muito facilmente. O Akita sabe tanto porque ele tem mais de 30 anos de trabalho e estudo na área. Não tem como um cara que começou ontem saber tanto, com exceção desses gênios de QI 150+. Bora pra cima que daqui 10 anos chegamos no nível do Akita.
@@inteligencia-concreta5702 10 anos? excessivamente otimista
Acabei de pensar “saudade de vídeos novos do Akita”. Pegando a pipoca aqui...
Uma vez meu irmão me viu programando no computador e perguntou: "nossa, por que escrever tudo isso?" e eu respondi: "tudo no computador é escrito, lido e interpretado. Aqui eu só tô usando uma linguagem que eu conheço pra traduzir pra ele fazer". Ele ficou admirado... É um divisor de águas quando a pessoa entende que o computador não é uma caixa misteriosa que executa coisas do além.
Incrível, estávamos conversando sobre isso com amigos, agora chega o seu vídeo de paraquedas!
Akita já é um ícone do desenvolvimento de software nacional (e por vezes extrapolando até a sua área de atuação com maestria), e se ele fizesse uma edição em inglês, global. A qualidade dos seus vídeos são de um primor invejável! Você sente o prazer imbuído no vídeo tanto pelo seu entusiasmo, de um apaixonado por tecnologia falando, quanto pela forma como o conteúdo é ministrado!
Como prender a atenção de alunos de programação básica: "...esse linguição de bytes..."
do nada o professor saca uma linguiça pra explicação e a sala olha assustada
Fabio Akita é tão foda explicando que fico "hipnotizado" tentando absolver tudo...
Cara que conteúdo com qualidade, parabéns akita. 👏👏 Show demais
Mesmo com quase 30 anos de programação, vendo o Akita, me sinto um caramujo que sabe digitar...
Akita, seu nível de explicação é surreal, em 30 minutos entendi absolutamente tudo, informações claras e muito objetivas.
Parabéns.
BIOS - Bicho Inteligente Operando Sistema
Bicho Ignorante Operando o Sistema
Eu aprendi que era "besta ignorante operando sistema"
Problema de BIOS: Bicho idiota operando o sistema kkk
Fabio Akita deveria ser o nosso ministro de Ciências e Tecnologia KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
UP!
com certeza, já fez mais coisas pela gente que o astronauta brasileiro, só aulão, com uma puta didática, conteúdo altamente importante, e consegui prender a gente nos vídeos dele apesar de muita gente não conseguir focar em vídeos longos!! Parabéns professor!!!!
A qualidade dos seus vídeos só aumenta. Percebi também que até a forma de falar melhorou, ficou menos robotica se comparado com os vídeos de quase 1 ano atras. Likezao
VC ESTÁ CERTÍSSIMO
depois que comecei a ver todos os seus vídeos e ficar mais íntimo sobre o funcionamento do computador (independente de linguagens), eu passei a aprender MELHOR qualquer linguagem.
Q FODA!!!
mano, vc é foda! Espero que um dia eu chegue a saber pelo menos 1% do que vc sabe.
não conseguiria falar mais que 30 segundos sobre esse assunto e vc faz um vídeo de 30 minutos.
faze oq?
assistir e dar like!
"é tudo só um linguição de bytes" Akita, Fábio - 2021
Eu adoro esses vídeos em que escovamos bits, porque eu amo esse assunto. Trabalho a um ano na área apenas mas tenho muito interesse nessa parte. Obrigado pela aula, Akita!
Cacilda, Akita, sensacional!! Essas coisas aí eu aprendi na faculdade tudo por meio de explicações teoricas, slides e figuras de livros, mas não conseguia ver na máquina real, acontecendo na vera. Era tudo muito abstrato: hxadecimal, binarios, assembly, instruções de cpu, endereçamento de memoria, etc., nao achava que dava pra ver em tempo real essas informações direto na tela pegando um arquivo qualquer. Sensacional demais!! Agora tudo faz muito mais sentido!! VALEEEUUU
Muito bom pra variar.
Essa mistura de dados e executaveis ficava claro nos videogames antigos, como voce ja mostrou. E no prince of persia me surpreende mais ainda pela historia
O xxd com o iconv tambem pode ajudar pra quem estiver vasculhando coisas. Lembro quando crianca eu usava um programa chamado hexeditor pra tentar achar strings nos joguinhos, que na verdade eram arquivos de metadados, e tentar melhorar os numeros de ataque do jogo Dune 2. Um dos primeiros RTSs do mundo.
E a ultima reflexao eu gosto mas colocaria mais suave: acho importante sim sabermos unir as pecinhas de lego (os frameworks alto nivel, tem gente que so programa em rails/spring/react e mal conhece ruby/java/javascript), mas nao da pra ficar parado. tem sim de se aprofundar e entender o que ta por baixo dos panos. Ficar so encaixando as peças e se contentar em encarar os emsmos erros e tudo virar magia me parece pouco mesmo
parabens akida, sabe que sou fã.
Akita mais uma vez agradeço seu trabalho. Eu estou revendo pela segunda vez, e cada informação (anoto pontos importantes para usar como referencia) é válida e realmente traz o estimulo para jamais desistir e sim entender o que fazemos, mesmo sendo iniciantes.
Toda vez que vejo um vídeo seu, vejo que o caminho é árduo! Praticamente o Akita é uma BARSA(quem é old school já usou) viva da TI.
EXCELENTE vídeo!
E pensar que semana passada eu tive que ouvir de um """desenvolvedor senior""" que um arquivo estava sendo tratado como binário porque não tinha extensão...
Depois vem esse tipo de """desenvolvedor""" querer discutir performance e otimização... Cara, você não sabe a diferença entre nome de arquivo e tipo de arquivo e quer discutir otimização de CPU COMIGO? HAHAHA
Passado o rant: realmente essa história de "linguiça de bytes" é complicada mesmo, ainda mais pra gente que já pegou tudo "fácil" com C, Linux e (primórdios de) internet. Mas só depois que eu entendi isso é que Assembly começou a fazer sentido pra mim. Mais precisamente, foi numa aula de arquitetura de computadores, quando estávamos estudando micro-instruções que eu fiz a associação entre mnemônicos e "estados" dos transistores. Nesse momento eu consegui "ver" uma instrução completa chegando em binário, a CPU "colocando os transistores" como precisava e cada parte da instrução "caindo" nos respectivos registradores. Foi nesse momento que eu compreendi a genialidade de Alan Turing (e outros gigantes).
Muita gente fala de Alan Turing mas sem entender exatamente o que esse cara fez.
Mais uma aula magistral ! Agradecemos por compartilhar o conhecimento e democratizar o acesso a informação de inestimável valor !
caraaaa vc é uma inspiração pra quem sonha ser programador, acabei de conhecer seu canal e já tô admirando que perfeição de conhecimento, vc é um computador humano , sonho ser um dia chegar a esse nivel, ainda sou leigo no assunto , só estudei bat script até hj😢 parabéns
Yt me recomendou seu vídeo e olhei o resto do canal e achei seu conteúdo muito bom mesmo e que não te falte motivação para continuar!!
Ótima didática!
Como seria bom se os professores de faculdade falassem assim de forma tão clara !
Parabéns !
Esse vídeo serve tanto para iniciantes, como também para os mais experientes!
Eu assisti duas vezes!
E parabéns também pela organização: Tem tudo na descrição do vídeo! Tem os minutos corretos onde cada tópico se inicia, além de todas as referências e erratas.
E tem a edição também, com as ilustrações e diagramas.
Deve dar um trabalhão pra fazer !
Em 2021 iniciei minha segunda graduação, dessa vez em engenharia da computação, assistir as aulas, textos e realizar as atividades acadêmicas é muito melhor aproveitado por mim quando assisto seus vídeos, além de ser motivador me esta servindo como consolidador do conhecimento, estudo algo e venho assistir você falando sobre o tema, e me ajuda a manter o conhecimento mais relevante e fácil de relembrar. Sou grato pelos seus vídeos, mesmo que esse não seja o objetivo de você os criar.
Incrível sua didática e domínio do assunto. Não só neste mas em todos os vídeos. Tem meu respeito e admiração. Parabéns.
Super generosa a filosofia por trás desse vídeo. Conhecer o chão onde se constrói o conhecimento (no meu caso, o chão é biológico), permite que caminhemos com muito maior desenvoltura, nos desviemos sem dificuldades de buracos nos quais os ávidos, que só se importam com a chegada vivem caindo. No entanto, para além da praticidade, o que mais me agrada nessa forma de caminhar é a crescente habilidade que a gente vai adquirindo para apreciar e se divertir com a beleza do caminho. 💖🥂
A parte de fontes no nintendinho foi sensacional, Akita. Isso deveria ser material didático em cursos de computação
Esses vídeos são uma aula completa, assisto de forma recorrente, acho muito interessante e relevante esse tipo de material. Por aqui meu sincero muito obrigado.
Akita tem me ajudado muito no meu começo, muito esclarecedor em diversos pontos, apesar de bem difícil de acompanhar o raciocínio rsrs. Muito obrigado pelos vídeos!!
Muito obrigado pelo conteúdo Akita, acompanho o canal sempre e esse conhecimento é muito importante msmo
Akita, atualmente você é a minha maior inspiração no mundo da programação. Espero um dia poder te conhecer pessoalmente para poder expressar minha admiração e gratidão. Também espero um dia ter pelo menos 1/3 do conhecimento que você tem
Sempre aprendo mais com você Akita muito bons seus vídeos, eu mesmo vi na faculdade assembly ate fiz algumas coisinhas com ela triturador de arquivo, para não recuperar mais. E também gravar programas simples em micro controlador pic que se errava perdia o chip hoje tudo mudou a facilidade tem software pra testar essas gravações ou os próprios micro controladores conseguem ser regravados varias vezes.
Cara, que explicação fantástica.
Tenta gente que tá entrando agora no mundo do desenvolvimento que deve ter acesso a esse tipo e conteúdo…
Obrigado!
Assistindo videos normais: Velicidade X2
Assisitindo videos do Fabio Akita: Velocidade x0.75
Verdade, outro efeito, é quem assiste o akita e acompanha, consegue colocar os cursos em 2X
@@viniciuscortez4456 hehehe True Story!
A mais pura verdade kkk
Nossa velho, total! Quase todo vídeo assisto com 2,5x porque podcasts dá pra ver assim. Mas vídeos do canal Lex Friedman e os vídeos do Akita, olhe lá pra assistir no 1,5x, haha.
Ele fala muito rápido mesmo!
Só tem um canal aqui no youtube que dou like antes de assistir o vídeo que é o canal do Akita... O cara é um guru! Sabe muito! Parabéns
Boa Akita! Ainda quero ver um vídeo mais técnico possível q conseguir, eu particularmente adoro as tangentes, sou muito curioso e cresci escovando bits em C! Isso realmente me ajudou a programar de forma mais consciente.
Cara parabéns, você deu um nó na cabeça de muitos. Isso é animal, uma aula grátis, em nível avançado.
Nossa eu tava justamente aprendendo a aprender noções de baixo nível começando pelo assembly de intel 64 e me ajudou muito a entender o vídeo, meia hora de vídeo e passa voando de tão bom o conteúdo
Excelente , mais um vídeo que deixa o programador calejado e melhora o entendimento como um todo. Show!
Foi o primeiro vídeo que assisti. Adorei, você é totalmente root. Eu programava quando era adolescente meu TK2000II em assembly 6502. Eu fazia o diabo nele, mas não entendia muito bem os conceitos. Obrigado pelo vídeo, fantástico.
15:00 No início da popularização do PC havia várias páginas de código diferentes, inclusive programas diferentes usavam códigos diferentes, quando se abria um texto feito no wordstar por exemplo em outro editor era comum que os caracteres especiais aparecem como 'sujeira'. Os programas tinha que fazer muito mais tarefas, por exemplo editores de texto tinham seus próprios drivers de impressoras. Posteriormente o SO (especialmente quando o Windows se popularizou) começou a absorver várias destas funções.
16:50 Na verdade o UTF-8 pode codificar todo conjunto de símbolos UTF, a forma que ele faz isso é diferente, com tamanho variável. O padrão unicode atualmente é de 21 bits, Se o byte começa com 0 o caracter está contido apenas no próprio byte (aproximadamente o conjunto ascii inicial, 7 bits). Se o byte começa com 110, o segundo byte deve começar com 10 e os 'bits úteis' ( 5 + 6 = 11 no total) devem ser aglutinados para 'formar' o caracter. Se o byte começa com 1110 os dois bytes seguintes 10 e os bits úteis restantes ( 4 + 6 + 6 = 16) devem ser aglutinados para formar o caracter. Se o byte começa com 11110, os três bytes seguintes devem começar com 10, os bits restantes ( 3 +6 + 6+ 6 = 21, fechando todos os caracteres do padrão) devem ser aglutinados para formar o caracter.
Apesar de complicado hoje em dia todos os SOs e navegadores estão prontos para entender isso e por isso o UTF-8 é de longe a codificação mais utilizada. Por isso (apesar de ainda acontecer) é cada vez mais raro a gente ver sujeira por algum caracter acentuado mostrado na tela com formato incorreto.
Embora para o UTF-8 não seja tão necessário, para UTF-16 e 32 a marca de ordem de bytes ajuda bastante, por exemplo arquivos UTF-16 big endian começam com FE FF. Estas marcas inclusive são uma das dicas que o comando file do unix usa para descobrir o tipo de um arquivo.
O curioso é que eu já peguei MUITO arquivo gerado por software de gente grande, gerando os arquivos ou as marcas de forma errada.
Excelente explicação, uma hora eu vou tentar explicar isso em vídeo, pra agora ainda achei pesado demais misturar. Mas tá certíssimo
É assustador o quanto de conhecimento ele tem. Pensando se assisto na metade da velocidade ou ponho o video pra repetir kk
Sempre adorei montar lego, mas criar as próprias peças realmente é o melhor dos mundos!!!
Venho do "mundo Delphi", hoje estou no PHP / JS, acho muito bom tudo isso que tu mostra, "como funciona por baixo dos panos" porque nem na faculdade (particular) tive uma noção tão abrangente de tudo isso, mas sempre procurei saber como tudo funcionava!
Muito grato por toda esta série "como realmente o computador funciona"!!!
Assisti e nem vi o tempo passar... que vídeo enriquecedor e de alto nível! FODA!
Cara muito obrigado pelo conteúdo de qualidade. Decidi seguir carreira no mundo da tecnologia, seus vídeos são incríveis, é conteúdo à nível de faculdade, vlw mesmo, 😁
Ah uma jornada low-level. Quanto mais, melhor. Adicionalmente, meu respeito pela vanguarda de data analytics chinesa acabou de aumentar. E agora eu quero aquele vídeo de compactação de dados ainda mais.
PRA ONTEM @AKITA
Esse vídeo ficou incrível, Fábio. Parabéns, já sei pra onde recomendar quem estiver começanco a ter noção de computação.
Caramba, cara! Akita fica muito badass com essa cabelo penteado pro lado. Ele obviamente vai fulminar a pessoa com os olhos e conceitos.
Que aula! Muitíssimo obrigado Akita.
Simplesmente sem palavras pra descrever a gratidão por compartilhar tamanha informação com uma didática tão incrível.
Meu amigo, tive a explicação de anos de estudo resumindo em alguns minutos, muito obrigado por compartilhar conhecimento.
"MZ" no início do arquivo executável do Windows são as iniciais de Mark Zbikowski... um dos primeiros programadores do projeto MS-DOS.
ah boa, essa eu não sabia.
E eu achando q era uma escolha "aleatória" kkk
Um dos melhores videos do Akita! Uma aula obrigatória pra todo profissional da área! 👏👏👏
Tua didática é impressionante. 30 minutos de video que passam como se fossem 5 minutos. Já pode fazer de 2h
Muito bom! Esse canal vai se tornar um acervo de ciencia da computação a ser referenciado por décadas. 😁
Fabio, mesmo vc criando o conteúdo para vc mesmo como já disse!
Este material é muito rico em informações e mais uma vez grato!
Grande abraço e muito sucesso!
cara antes de inciar o video, tava com uma ansiedade fudida, depois que comecei a assistir o seu video me senti bem pra cacetekkkkkk, ótimo video como sempre hehe
Akita seria massa falar um pouco sobre NAS como independência da terceirização de informações pessoais para empresas
Todo o elogio a VC é pouco .
Parabéns.
Queria um centésimo de sua sabedoria .
O melhor canal que assinei este ano, uma enxurrada de conhecimento!
Caralho Fabiao!!! E eu achando que o que eu sabia já era bom. Meu uns insights mto foda aqui!!!! Curti mto o vídeo. Obrigado por compartilhar Fabio!!! conteúdo sensacional....
Muito bom Akita, conteúdo de qualidade!
Na escovação de bits, falar sobre o endianness também é interessante.
Se não me falha a memória, quando vc está no RAW Socket o endianness muda(Como a arquitetura da CPU usada).
Muito tempo que não escovo bits, muito bom recordar!
Fico impressionado que ainda continuo vendo gente formada na área de TI que nunca ouviu falar da tabela ASCII e nunca abriu um arquivo de texto binariamente, concomitantemente, desconhece os caracteres de controle da referida tabela!
Bons tempos!
sim, eu falei de endianess no episodio de introduçao à computaçao ou no de super mario. e sim, quando lidei com protocolo de rede binário, tive justamente problema de endianess falando com 2 arquiteturas diferentes (acho que era tipo Intel e PowerPC)
Estava na hora de ter um vídeo que eu já sabia como funciona...
Tava cansado de só esporro! hehehehe parabéns Fabio!
Estou curtindo muito seus vídeos muito conhecimento!! Parabéns por compartilhar!! Te garanto que perto de você somos todos meros inciantes kkkk talvez usuários. Poucas pessoas se interessam ou mal sabem o valor de conteúdo assim.. é isso aí valeu!!
Akita, não sou da área de programação, mas sou um entusiasta. Acho seus vídeos muito bons cara, apesar de entender uns 5% do que você fala, eu assisto tudo com a maior atenção (seus vídeos são muito densos, além de você falar bem rápido). Sou um curioso das antigas (lê-se: velho), lembro que no final dos anos 70, começo dos 80 eu copiava uns códigos em basic naqueles TK85, gravando em fita K7 e vendo as imagens numa televisão de 14 polegadas, e adivinhe qual foi a primeira lição? Sim, imprimir a frase "Hello World" na tela, achava aquilo o máximo. A coisa ficou séria quando na empresa resolvi arriscar programar macro comandos do Lotus 123, eu amava aquilo. Hoje, dentro da área que trabalho (indústria), brinco bastante com o VBA do excel. A lógica de programação me ajuda muito a entender, não só os processos envolvidos, mas a vida em si, e toda sua complexidade. Grande abraço...
Muito foda akita! Algúem tem algum livro pra me indicar estilo "Introdução a ciência da computação hardcore"?
UP UP UP
Como sempre ótimo conteúdo! Eu gostaria de dar uma sugestão de vídeo que pessoalmente eu acharia muito bom de ver você falando porque me esclareceriam muitas dúvidas: Que seria explicar o que é firmware, kernel, bios, uefi, bootloaders e quais as particularidades que eles possuem.
boa Akita, vídeo excelente. É legal para que os newbie da programação vejam que o negócio é muito mais embaixo e não é esse oba oba do full stack em 30 dias. Para chegar no nível de abstração que temos hoje, o "linguição de bits" vai daqui até Proxima Centauri e volta.
Eu sempre gostei de conversar com pessoas mais velhas porque há sempre algo a se aprender e os vídeos do Fábio é como se fosse essas conversas . Estou numa fase de chutar o balde e me tornar um desenvolvedor de software de valor e os tapas na cara que eu levei do Fábio agregaram .
Teus vídeos me inspira na produção de conteúdo, vlw Akita tmj meu brother
Deu saudade da época, que eu ficava editando o fonte dos games pra ter vida infinita hahaha Valeu Akita!
Muito incrível!!! Quero parte 2 kkk falando mais sobre as imagens tbm fico bem curioso em relação a como funcionam por baixo, apesar de q né esse vídeo por si só já dá uma boa ideia de como deve ser, enfim ótimo conteúdo Akita!!!!
Ótimo vídeo, muito interessante as explicações.
Obrigado por me apresentar o xxd, não conhecia e muito menos sabia que ele estava pré-instalado no ubuntu.
Eu já tinha esbarrado em termos como ELF, e até já brinquei com alguns arquivos hexadecimais seguindo alguns tutoriais,
quando lendo e mexendo no desbloqueio do playstation vita.
Tudo foi mostrado de forma bem visual, resumindo foi uma aula incrível.
Finalmente tirei a dúvida sobre essa diferença..
Sempre que eu ia mexer com um FTP e escolhia a opção de transferência (ASCII/Binary) me vinha o pensamento "Afinal, não é tudo binário no fim das contas?", mas agora compreendi de uma forma bem rica o que distingue um do outro!
Muito bom Akita!
Obs.: 28:15 - Sobre os shell's, no Mac OS a partir do Catalina (10.15) também foi adotado o ZSH por padrão..
Atualmente para poder aprofundar e ter uma experiência nova resolvi me aventurar em assembly para desenvolver um compilador com uma linguagem que conceitualizei aqui, para Linux. Não acho que vai chegar nem próximo do pé do GCC, mas é algo complicado e interessante de fazer, que te obriga a aprender muito da maquina e um desafio que vejo sendo pouco aproveitado didaticamente, sendo mais comum o uso de Flex e bison em front e sem se importar com a geração do binário executável.
Inicialemente é comecei com Bison e Re-flex, muito bons por sinal, e de uma boa noção do funcionamento, principalmente no analisador sintático, não consegue ir mais a fundo no problema só com isso, então quanto mais fundo vou mais interessante fica. E isso me ajuda a entender um pouco o que você fala no video, apesar de ainda boiar em muita coisa e tendo que pesquisar por depois.
É interessante ver como a computação se desenvolveu sobre padrões e convenções simples devido a limitação tecnológica da época.
10:50 entendendo os devs. que animaram minha infancia. E os desafios que eles tinham.
13:03 e aqui vemos claramente que voce Fabio, realmente é fã de videogames...caramba!
Essa é a diferença entre um vídeo do Akita e um outro qualquer.
Se fosse qualquer outra pessoa explicando isso, o vídeo teria 2 minutos.
Sensacional, é praticamente uma aula.
Na parte que fala do UTF-8 em 16:40, só complementando, o caractere pode ter de 1 a 4 bytes. No UTF-16 de 2 a 4 bytes.
Verdade, mas talvez ele quis dizer que os caracteres ascii (latin) ocupam apenas 1 byte no utf-8.
Mas você está certo mesmo assim.
sim, vc está certo, eu muito rapidamente menciono UTF-32, mas na prática eu quase não vejo então limitei a falar de UTF-16. Mas se for cobrir Unicode inteiro tem bem mais.
@akita seria interessante falar como funciona a identificação de executáveis para engenharia reversa, por exemplo aplicação feita em C#, em C tem diferentes descompiladores.Parabéns pelo conteúdo top como sempre, vi muito isso quando estudava C e fazia engenharia reversa em programas (para estudo na época)
Seus videos são arroz e feijão, esse tipo de conteúdo é bem pra programadores que gosta de entender exatamente o que ta fazendo no computador, vi isso na faculdade mas a forma que vc coloca fica bem claro mais do que as aulas tediosas da faculdade.
vc tem o melhor canal sobre o assunto do youtube BR. Digo com toda segurança
Akita, tu é um monstro cara! Orgulho de nascer no mesmo tempo que um cara que nem tu!
Estava com outro vídeo seu no pause aqui hahahaah
Excelente vídeo. Valeu Akita.
Acho que seria interessante um video sobre o número hexadecimal 0x41414141 e buffers overflows , pra mim esse é o número mais interessante na computação, acho que complementaria seus videos sobre memória no canal, falando desde o artigo de Aleph One até os dias de hoje
Excelente vídeo! Estou "maratonando o canal".
Há alguns meses, quando estava aplicando filtros em arquivos *.wav , precisei remover o cabeçalho de tais arquivos e inseri-los novamente após o processamento. Vou estudar um pouco sobre cabeçalhos de executáveis.
Cara, já valeu meu like e a minha inscrição. Conteúdo de qualidade. Tu é o muito parecido com o Pyong Lee kkkkk Valeu!
Vídeo muito bom como sempre.
Eu sempre gostei dessa parte de escovar bits, então para mim, foi tudo meio óbvio.
Mas conheci muitos programadores experientes, arquitetos, etc que não sabem esse básico.