✅ Jogue World of Warships aqui: wo.ws/3RF3W96 Obrigado World of Warships por apoiar o nosso trabalho. Durante o registro, use o código BRAVO para ganhar um pacote de brindes insano incluindo 500 Dobrões, 1 milhao e meio de créditos, 7 dias de Conta Premium, e um navio! O código é válido apenas para novos usuários.
Dois motivos não ter migrado pra o Linux 1º não aceitar arquivos .exe, .msi e arquivos de vídeo e imagens, 2º Não tem suporte pra jogos próximo do Windows, apenas jogos emulados pelo Wine e limitados, pra rodar PCSX2 suei e a configuração de joystick é ruim.
@@cleitoncosta4574 Primeira coisa, esses executáveis .exe e .msi são feitos pro windows, linux roda mais executáveis que o windows. Agora arquivos de video e imagem tem suporte sim, inclusive de codecs que nem o windows tem suporte. O que pode ter ocorrido é que no sistema que tu testou não tinha nennum player de video instalado(exemplo: MPV, VLC). Outra coisa o problema é os jogos serem feitos pra windows, mas mesmo assim wine e proton rodam coisa que nem no windows roda mais. Ja o PCSX2 tem o .appimage, não vejo razão pra ele não rodar.
Com o tempo vc vai deixando de ser fanboy, de distro ou de linux e passa a perceber que cada SO tem uma finalidade, que pode e vai atender determinado público, exemplo, hoje tenho o privilégio de trabalhar com linux, e ter ele em minha máquina pessoal e particularmente n consigo mais usar windows e consigo utilizar 100% do que preciso nele. Porém, sei que tem pessoas que se tornaria improdutivo saindo do windows. Jogos pra mim são insignificantes, porém pra muitas pessoas é algo importante e até vivem disso como profissão, então basta aceitarmos as escolhas de cada um. Cada sistema é feito com um ideal, e cada um tem o direito e o poder de fazer parte desse ideal ou não.
Entendo seu ponto, já q realmente existem sistemas com foco em certas coisas, mas isso não muda o fato de terem mudanças ao decorrer dos anos que fizeram o Linux ganhar espaços que não tinha antes, os games é um deles inclusive, não tem uma grande diferença entre um windows e um POP OS por ex, o problema tá mais nas empresas dos softwares e games que acabam não fazendo versões pra Linux, se n a diferença seria bem pequena mesmo Ah e digo isso não sendo fã boy, já q nem uso Linux no meu dia a dia, justamente por falta de versões dos softwares e games q uso, mas a tendência atual é ter mais games sendo lançados pra Linux e acredito q isso acabe chamando a atenção de outras empresas de softwares tb
Vou ser sincero cntg, o Windows têm uma única finalidade, facilitar todo e qualquer trabalho para o usuário. Fora isso não têm nada de inovador nele, tudo que o Windows faz um Linux consegue fazer. "Ah, mas não roda Valorant", não é por não poder, é por não ter suporte. Se enxergassem o potencial do Linux não seria necessário fazer um dual boot pra rodar 2 ou 3 jogos em um sistema pago que não entrega metade do que o que é de graça entrega.
Parabéns por reconhecer que jogos são importantes para algumas pessoas mesmo que não pra você, já vi cada um falando que jogo não é coisa de homem... Hauahaua
@@elielsonurbano7103 Me diga uma coisa que o Linux faz que o Windows não faça. Também já fui fanboy de Linux mas me liberei disso, adoro o sistema mas entendo que o Windows é mais importante pra maioria das pessoas e ele é mais agradável pra mim, por exemplo.
@@sjunyo1312 Tenta rodar um emulador nativo pra Linux e um pra Windows só pra você ver um negócio sksksksksksk. Mas vou ser direto contigo, o Windows é carente de uma penca de pacote necessário pra programação por exemplo, por isso nasceu docker e WSL. WIndows é uma porcaria quando se trata de desenvolvimento, a não ser que seja .NET com C# (deve ter uma forma de desenvolver no Linux tbm, mas não busquei saber). Além de que você não pode personalizar o sistema ao seu gosto, é sempre aquela mesma bomba genérica. Pra finalizar, o Linux não precisa de um monte de programa que fica rodando em segundo plano pra finalidade de: ferrar sua experiência. Só deixando claro que têm mt mais, mas só isso ae basta.
Foi o melhor vídeo explicativo e demonstrativo sobre Windows, Linux que vi ultimamente, explicativo de forma tranquila, educada e respeitando cada sistema, parabéns.
Dio, uma pequena sugestão para o seu site. Ter uma área dedicada a comparação entre distribuições, com um compilado de todos os testes que você já realizou em vídeos, tipo, uma área para cada distro, detalhando os seus pontos fortes e seus pontos fracos, como em jogos, produtividade, confiabilidade, etc. Sempre com os dados dos benchmarks já realizados. Acredito que isso pode agregar mais valor à página, trazendo mais audiência, e ajuda mais na hora da gente escolher uma distro baseada nas nossas necessidades. Economiza o nosso tempo e aumenta as visitas no seu site. Um abraço!
Sou autônomo em TI, faço manutenção pra diversos clientes, infelizmente não é só em jogos que isso acontece. Faço instalação sistemas CFTV e maioria só rua Windows. Wine evoluiu muito e hoje consigo rodar maioria dos APP de câmeras, mas mesmo assim ainda é diferente e alguns usuários tem dificuldades.
Tem razão... Programas de empresas feitos em delphi por exemplo roda em wine mas se tiver muitas janelas, algumas se perdem.. Tive um problema que precisava do narrador do Windows no wine não consegui...
Pois é... se o pessoal dos desenvolvedores dos sistemas Linux dessem mais ouvidos para os técnicos, aqueles que trabalham com os usuários finais lá na ponta, sem ficar com ranço pq eles ainda trabalham com Windows, talvez até muitos desses problemas já poderiam ter sido estudados e resolvidos há muito tempo!
@@meitecinfomas esses problemas não são culpa dos desenvolvedores que participam do Linux, na verdade essa é uma galera que se propõe a incorporar os drivers de qualquer hardware, desde q seja liberado o código do produto a ser utilizado. Por exemplo se a Nvidia abrisse o código dos seus drivers o Linux poderia oferecer suporte integral as GPU's da marca, porém tem muita panelinha e interesse no meio o que não impede mas empata o desenvolvimento
Utilizei linux quando tive um problema com wi1nd0ows, mas por uns dias tive que usar sem Mouse, e demorei pra decobrir que o mouse que eu tinha não era compatível com Linux. Às vezes falo isso e pessoal do Linux olha com cara de interrogação, mas foi esse o problema, o mouse era simples, mas tive que procurar nas lojas um mouse que tivesse informação de ser compatível com Linux... Mas okay, aí utilizei por um bom tempo. Era o Ubuntu, devo ter ainda em HD, e até pensando em reinstalar pq, agora, problemas com a conta do wi1nd0ows, que troquei a máquina e não consegui transferir a ch4ave.
Realmente foi isso que fez eu voltar pro windows entre 2007 e 2014 onde eu queria jogar LOL e WoW com os amigos e não era muito amigável jogar esse jogos no linux naquela época. A partir do momento que migrei pra jogar apenas em console esse problema foi resolvido e eu consigo usar sem muitos problemas. Mas, acredito que o steamdeck pode ajudar isso no futuro pra quem gosta dos jogos online da atualidade em algum momento vão começar fazer versões dedicadas pro steamdeck pelo menos eu acho. E rodando lá roda em qualquer pc linux.
O Steam Deck foi ótimo para as produtoras olharem para sistemas linux, mesmo que seja só compatibilizar ele com anti-cheat. Por exemplo, o GrandChase quando foi relançado, funcionava normalmente com Proton até lançarem o anti-cheat e ficar inviável de jogar por um bom tempo, o game nem mesmo abria, mas depois do lançamento do Steam Deck a KOG olhou isso como uma possibilidade de base de usuários e compatibilizou o anti-cheat deles, além de adaptar controles e hoje é só clicar e jogar, não só no steam deck, mas em toda distro linux com Steam e Proton.
Sim isso é interessante no caso eles deixaram compatível com o Proton. Acho que é esse meu ponto o que vai ser mais fácil pra esses jogos deixar compactável com o próton ou lançar direto pro Linux? Minha opinião nesse caso vai depender da engine que é usada por exemplo engines mais populares como Unreal, Unity e Godot é possível compilar o jogo direto pra Linux se o jogo usar as versões mais recentes creio que é um caminho caso a empresa se interesse em rodar nativo pelo Steam deck ou se não estiver interessada pode ser que a própria comunidade ajude a deixar compactivel. Por que acho que cada produtora tem suas visões de como fazer as coisas por exemplo a From Software dificilmente vai lançar os dark souls nativamente pois eles nunca relançam seus jogos normalmente é um studio parceiro que relança seus jogos ou faz os remasters agora a Ubisoft se eles conseguirem rodar seus jogos numa torradeira eles vão tentar vendê-los. Agora fazendo aquela futurologia de buteco o que o grosso dos studios de games vão fazer? Lançar nativo ou simplesmente usar o Proton?
Passei muito tempo tentando fazer funcionar um emulador de PS2 no meu note, usando ubuntu. Quando finalmente consegui fazer os controles funcionarem, o fps ficou em 20, as vezes travando. Provavelmente seja demérito deu meu Acer com Rizen 5 ou só sou leigo em linux mesmo. Também encontrei bugs ao tentar jogar Dota. Troquei o SO pra Win 11 e tudo funciona perfeitamente, fps acima de 30 no emulador, consigo jogar dota de boas, apenas 'clicando' pra jogar. Enfim, a facilidade que o windows oferece é muito boa
Testou o PCSX2 Nightly 1.7? A versão estável 1.6 é horrível pra emulação.Testei a versão Nightly em um notebook i3 de terceira geração e dá pra rodar bem na resolução nativa, então, provavelmente, em um PC com placa de vídeo e um processador no mínimo quad core deve rodar fullhd tranquilo.
Linux é pra criança que tem o dia inteiro pra ficar no terminal dando 300 comandos pra fazer o que dois cliques no Windows faria. Linux é um sist. Isso um sist, que é um sistema incompleto. O que presta mesmo é só o kernel. O OS é meme.
@MiguelWendrio E ai irmão. Rapaz eu sempre desconfiei pq neu notebook que está aposentado é um i3 de 3ª geração e ficava muito travado mas com o processador em menos de 50% de uso. Sempre estranhei, até que ví essa versão Nightly. Ela está muito bem otimizada. E minha suspeita se confirmou kkkkkk Comprei recente um PC bem modesto com i5 de 4ª geração e uma placa de vídeo simples a RX 550. Roda até God of War que é um dos jogos mais pesados de PS2 com muita folga em 1080p. Outra coisa é que consegui rodar até um jogo de PS3 no RPCS3, o Blade of Time, mas todos os outros que baixei crasharam. Acho que o emulador de PS3 ainda está bem imaturo comparado ao de PS2. Além de mesmo reconhecendo meu controle USB o jogo não responde aos comandos, então só dei uma jogadinha pelo teclado mesmo e rodou de boa.
@MiguelWendrio Até onde sei não. Ao que me parece é alguma configuração que eu não soube fazer ou problema do próprio emulador. No caso do PCSX2 é diferente pq a versão nightly 1.7 é tipo um Beta para a próxima versão estável que será 1.8 ou 2.0.
@MiguelWendrio Processador 4 núcleos (se for comprar processador antigo vá de intel), 8Gb de RAM e uma placa de vídeo de entrada (a minha é RX 550). A placa de vídeo vai ser só para tankar os emuladores PCSX2 e Dolphin. Se for no Linux instale o Dolphin via flatpak. O PCSX2 instale pode baixar do site mesmo, lembrando que é a versão 1.7 Nightly. Ob.: estou estando PS3 mas meu processador fica no limite então provavelmente um processador com mais de 4 núcleos rode bem tbm esse emulador.
Valeu Dio pela resposta, realmente esses pontos que você abordou fazem todo o sentido. Confesso que não sabia desse problema dos streamings (eu assisto os streams pela tv) e particularmente eu achava que o LOL já rodava no linux, mas, você foi cirurgico no comentário pois "jogar não é apenas jogar," é uma questão social e também com relação a vários softwares além dos jogos (nunca havia pensado nisso, é uma reflexão bem interessante, pensar em um ecosistema e não apenas nos games).
Diolinux me surpreende pela franqueza e parcimônia! Excelente video cara, sem evangelização chata ou ideais que só complicam a vida do usuário com zero benefícios! Parabéns!
10 месяцев назад+31
Eu tenho um computador com dual boot (Fedora + Windows) exatamente porque existem jogos que só rodam no Windows. Para todas as outras coisas eu só uso Linux. Todo fim de dia útil eu jogo CS2 no Linux, enquanto eu (home office) espero minha esposa (presencial) chegar. Roda muito bem, mas é um jogo competitivo e sei que perco alguns milissegundos de resposta por jogar no Linux. Só que eu quero ajudar o Linux a crescer nas estatísticas dos jogos. Se chegarmos a um percentual relevante, as otimizações virão. 😊
@@ngc_daddy eu fiz dual boot com kali, fui la e deletei a partição que ele tava, me fodi pq a tela que você escolhe qual SO você quer não aparecia mais, pqp kk se conseguir resolver compartilha com a gente
O problema do Linux é que tem varias distribuições; 80% dos usuários querem dar 2 clicks e instalar programas que precisam, já estão acostumados com um outro sistema operacional; somente usuários que nunca tiveram contato com nenhum OS que não teriam problemas de usar Linux no primeiro momento. Se o linux no PC fosse igual o Linux nos Smartphones (só baixar e usar), aí estaria em iguadade com Windows e MacOS.
Na verdade esse não e o problema. Mas sim a falta de usuários e desinteresse de desenvolvedores de portar programas para ele. Em alguns casos eu vejo até como boicote. A variedade de distribuições não é problema pois muitos programas já são portados em flatpak que é um formato que funciona em qualquer distro Linux.
@GegeAkutami__ Concordo cara. Mas vc nem precisa portar, basta os desenvolvedores ajudarem na compatibilidade via Wine por exemplo dos anti-cheats. O player de música que uso e gosto bastante, AIMP, faz isso. Ele não tem para Linux, mas empacotaram o programa do Windows em .deb sem ser nativo no Linux e ele roda via Wine. Ainda haveria custo mas bem menor do que portar. Por isso eu acho que há um certo boicote.
@@fly_ygor9968 Se vc é gamer e tem uma licença original do Windows é a melhor escolha. Eu ainda tenho Windows em DualBoot pq é uma licença original que veio do meu notebook. Acho que a licença não é OEM pois se fosse não funcionaria.
Eu comecei acompanhar o seu canal o que me fez querer conhecer um pouco linux mas quando começo ver esse detalhes cada vez parece mais facil continuar no windows, aqui no meu PC eu faço um pouco de tudo desde ver Filmes, Animes e RUclips , Jogar games , Desenhar e estudar.
Cara, se no Windows vc já consegue fazer tudo isso deboa, nem gaste tempo pesquisando de Linux. Pois vc pode até instalar uma distro, mas vai acabar voltando...
Se vc tem interesse em linux, teste. Escolhe uma distro bacana, faz um dual boot e bora, nem q seja só por curiosidade. Você não precisa sair do windows se não quiser.
algumas dicas pra quem quizer uma melhor experiencia ai pra game no linux : monitorar fps e hardware : hardinfo, mangohud, cpu-x , GtkStressTesting (tipo cpu stress ) controlar teclado e mouse etc... : OpenRazer, ckb-next, OpenRgb, polychromatic, Piper e Libratbag melhor fps desempenho etc... : amd fidelityFx , stacer(tipo um cclear no linux), wine-ge ou proton-ge, feral gamemode
Também uso o Windows somente pra jogos. É exatamente como se fosse um console. Até tentei rodar alguns jogos, mas pra não misturar trabalho e demais usos, até gosto dessa forma Dual boot Linux/Console
Para emulação o Linux está dominando, você tem aí o Batocera, EmuElec (e seus forks para dispositivos específicos). Vemos aí vários dispositivos ARM64 sendo lançados a cada dia, rodando Linux, temos aí vários processadores da Rockchip, Allwinner, entre outros que estão cada vez mais potentes e podem ajudar a dar um boost, mas de fato para desktop eu ainda não me vejo migrando para o Linux.
Depende, pra emulação mais pesada o windows continua melhor. O Yuzu, Ryujinx, RPCS3 rodam de forma inferior nele se comparado com o windows, Xenia por ser DirectX nem pra Linux tem
Praticidade, isso que falta. No windows é só vc formatar o pc, ligar ele na Internet, instalar a steam e o sistema faz o resto, se faltar driver, ele instala. No linux nem sempre é assim, as vezes se depara com algum erro e o sistema não vai resolver sozinho. Eu usei linux por um tempo ano passado e boa parte do tempo que eu poderia ta jogando, eu tava tentando resolver algum problema que o jogo tava apresentando
eu concordo contigo. sem contar que em notebooks gamer como é meu caso, os software de gerenciamento de energia/resfriamento etc, dificilmente funciona 100% sem os software "proprietário". tipo uma predator sense ou um lenovo vantage da vida.
Essa parte do sistema não detectar e instalar driver de placa de vídeo, eu acho bem desestimulante. Pra mim q tenho familiaridade e me sinto a vontade somente com o terminal, não é um problema instalar driver por terminal. Mas pro povão e usuário comum proveniente do windows, é impensável abrir o CMD pra fazer qualquer tarefa q já devia ser feita pelo sistema.
Parabéns pela sua forma de explicar, foi direto ao assunto e não deixou duvidas sobre as dificuldades que um gamer pode encontrar ao migrar para o Linux.
Excelente video Dio!! Cara, meu primeiro curso de Linux, tenho o certificado ateh hoje, foi em 2004. Usei Kurumim, Fedora, e Ubuntu ateh hoje. E confesso que tive que voltar para MacOS e Windows diversas vezes por conta de ferramentas e trabalho. Mas desde o casamento do Windows com Linux liberando o WSL, estou beeeeemm confort'avel com o meu Windows PC rodando WSL para programar. Espero que esse casamento dure bastante tempo. hehehe..
O maior problema ao meu ver, como usuário do pop em dual com o windows... É que qualquer coisa que eu vá fazer no linux, em grande parte das vezes, envolve ter que resolver algum b.o ANTES de fazer o que eu efetivamente ia fazer... Sempre tem alguma questão de compatibilidade no meio do caminho, que tem que ser administrada por não vir pronta nativamente.... Somando isso a falta de interesse de determinadas empresas, fica complicado largar de vez o windows...
Comparo as distribuições desktop com carros. Assim como carros há distribuições para todos os gostos , porém com as distros é como se além de modelos de carros você encontrasse veículos com volante no teto ou o câmbio no porta malas ou até mesmo sem as as portas para que você mesmo fabrique. A maioria das pessoas só quer entrar no carro e dirigir até o trabalho. Fui usuário por muito tempo de distribuições, mas por muitas vezes gastava mais tempo fazendo algo funcionar do que realmente usando.
Ótimo vídeo como sempre, Dio! Sou fã do open source assim como você, mas o fato do Windows você formatar a máquina e praticamente já está pronta pra uso torna tudo mais prático, e é aí que o Windows leva a vantagem, ainda mais com usuário leigos: praticidade. Enquanto o Linux tiver burocracia pra resolver algum problema sem ter que caçar tópicos no Quora, Reddit ou RUclips (normalmente em inglês), sempre haverá essa aversão ao seu uso doméstico, por isso que criaram o Zorin OS e do Linux Mint, mas como o usuário médio é leigo (explica o shampoo ter instrução na parte traseira), é mais fácil ele quebrar o sistema mexendo no terminal com permissão de superuser do que de fato resolver o problema que ele está enfrentando.
@@kauanvicttor3975 Pior é quando o sistema quebra sozinho do nada pq vc instalou algo novo e o dev esqueceu de definir alguma dependencia. ou quando o sistema vem com papo de que vc tem pacotes quebrados e vc que se vire pra buscar no google o comando pra excluir os pacotes.
Linux pra mim virou companheiro de emulação. Usando um mini PC chinês barato e o LakkaOS eu conecto ele na TV, conecto controles e jogo os jogos antigos que mesmo tendo os consoles não ficam legais em TVs modernas. O que me impressionou é o desempenho geral com a emulação se comparado ao mesmo software (Retroarch) rodando no Windows na mesma máquina. Já tem pouco mais de 3 anos que montei esse "setup gamer" e não me arrependo nenhum pouco.
Conheci esta distro agora lendo seu comentário e vai entrar na minha lista de distro de instalação, inclusive vou testar ele e testar com alguns jogos mais antigos (sinceramente não curtos os novos).
@@meitecinfo acho que você vai gostar se seu intuito é jogar jogo antigo. É uma disto praticamente só pra jogar. Requer zero uso de terminal, que nem mesmo é acessível sem ser por SAMBA por exemplo. É basicamente o Retroarch como interface gráfica... Como eu queria fazer um "console" ficou perfeito.
Ótimo vídeo. Eu diria que consigo fazer 75% do que preciso no Linux, mas os outros 25% são impossíveis. Durante muito tempo mantive Dual Boot até perder a paciência de ficar trocando o S.O. e joguei tudo pro Windows. Descobri muitos programas bons open source usando Linux e no fim uso eles no Windows.
Dio, show esse seu vídeo, agradeço por entender o lado de alguns usuários Windows. Curto demais Linux, particularmente o Fedora, mas é o que sempre dizia nas Comunidades Linux e os xiitas sempre me criticaram e nos chamavam inclusive de preguiçosos por não querer "aprender" outro Sistema Operacional. Eu não quero rodar um game parecido com o que eu gosto, eu quero rodar exatamente o game que eu gosto e ponto final, e este, por exemplo, não existia para Linux, e com isso o Sistema Operacional se tornava um pouco menos interessante..!!
@@zerocoolroot7910roda todos os grandes títulos, ao menos singleplayer, no momento mesmo estou jogando RDR2, hitman 3, god of war, Forza, mortal Kombat 11, GTA V, shadow of the tomb raider, far cry 6, só para citar alguns, todos rodam sem glitches e nunca tive travamento até agora, estou com esse PC mais potente para jogos há 5 meses
Ao meu ponto de vista é ainda ter que usar o terminal para algumas coisas, o fato de somente clicar em avançar , avançar e terminar ajuda , ja ter que digitar comandos no terminar assusta muitas pessoas ! A grande maioria das pessoas nao sabe usar nem os recursos do Windows imagina Linux.
Então é vdd que ainda precisa usar terminal para realizar a maioria das tarefas? Se sim, tá aí pq ninguém quer usar Linux (não estou julgando quem usa, mas a maioria não gosta de usar terminal e na vdd nem sabe usar, inclusive eu kskssk).
Verdade, até os jogos que são nativos do Linux uma hora ou outra dão dor de cabeça 😂. Se usar o site protonDB você percebe isso. Tipo comentários diz: roda bem mas faça isso depois fassa aquilo, aí é difícil quero só baixar e jogar caramba 😂😂
No windows tudo é muito prático e simples, jogo, programo, edito vídeos. Nunca tive dor de cabeça, já no linux era todo santo dia em fóruns para resolver X problemas
Excelente colocação Dio, realmente, em algumas áreas ainda existem softwares muito específicos que só rodam no Windows, de maneira que ainda não há como roda-los no sistema do pinguim, quem sabe no futuro haja uma melhor disponibilidade destes recursos, afinal já avançamos muito até aqui, então vamos em frente...
Exatamente, é por isso que o Mac, que possui a mesma base dos Linux da vida, ser muito maior. Tem uma empresa trilionária por trás. Enquanto qualquer distribuição Linux para usuário final não for patrocinada por uma empresa grande, vai ser meio difícil competir com Microsoft e Apple.
@@FernandoSalina sobre a apple creio que consiga passar entre uns 10 - 5 anos, duvido que com esse avança que o linux teve hoje em dia ele anda para tras nos feitos wayland, proton, investimenos na gnome que ocorreu ano passado foram quase 1 milhão de euros etc..., porem estamos falando de usuarios domesticos, sobre iot, etc... ja ultrapassamos
O problema é que a galera do opensource é viciada em forkar. Ou tem o pessoal que gerencia certos programas de maneira extremamente amadora na base da birra, tipo o 7-zip que não tinha (provavelmente ainda não tem) integração com o novo menu de contexto do win 11. Aí o que tiveram que fazer? Criar um fork só pra isso, o nanazip. Olha o tanto de distro, que nem tem uma filosofia/direcionamento pra justificar a existência.
Depois de 15 anos estudando e trabalhando, passei a jogar com mais frequência ano passado. Daí uns amigos me convidaram pra jogar valorant e fortnite. Vi q n havia modo trivial de jogá-los no Linux. Eu não tive paciência pra ficar bootando no windows apenas pra jogar estes jogos. Enfim, não joguei.
Realmente se você se acostuma com o Linux pra fazer todas suas tarefas, um jogo apenas as vezes não é uma grande vantagem pra ficar no velho dual boot.
O maior problema do Linux é que você gasta mais tempo pesquisando como instalar, configurar e fazer as gambiarras necessárias para o seu pc, softwares e jogos funcionarem (mais ou menos ainda por cima) do que de fato usando o pc para trabalho ou lazer/ jogos. Sou formado em Ciências da Computação e por muitos anos tentei usar Linux no meu pc pessoal, mas cansei de passar raiva.
Minha experiência é bem parecida nesse ponto, ainda tenho apreço pelos sistemas com Linux, mas não tenho o mesmo tempo livre de antes para ficar resolvendo problemas nas distros. Eu tinha um notebook que não funcionava o microfone do headset e na época da pandemia que a coisa virou em reuniões de Google Meet ficou meio impeditivo, por uma coisa simples. Aí depois de horas fuçando as configurações do ALSA, resolvi, mas perdi muito tempo por uma coisa que funciona nativa no WIndows, sem qualquer necessidade de configuração extra. Agora que tenho um notebook gamer perco metade das funcionalidades migrando para uma distro Linux, principalmente o controle do rgb do teclado e das ventoinhas. Talvez o PopOS se adapte, mas prefiro perder 1 hora jogando do que perder 1 hora pesquisando alternativas para controlar rgb, ventoinha e gpu híbrida.
Nossa vendo esses comentários de vcs ,me fazem correr longe do Linux rsrs é muito trabalho pra fazer os apps funcionar , coisa que não acontece no Windows né ,que vc da dois clique e instala o que vc quer ,ou mexe aqui e ali para deixar do seu agrado ,bem mais prático.@@adoniasluz5131
Segue minha experiência: Jogos da steam muitos custam a rodar, rodei cuphead de boas, mas cult of the lamb não. Jogos da Amazon, quase todos rodam, vale a pena. Jogos da GOG, alguns não rodam, mas dos que eu testei foram bem. Epic me surpreendeu, maioria rodou, não testei fortnite
Eu tentei usar linux no passado, lembro de ter conhecido o famoso "big linux" uma distro a epoca muito bacana (meados do windows xp), hoje só uso windows (já experimentei distros novas de linux e já usei MacOs tbm) enfim, o meu problema com linux foi justamente na parte de software, os programas que eu queria não funcionavam nele dai teria que "emular" oque no caso faria eu perder desempenho e pra piorar, não era tão pratico emular porque tinha bugs e etc, vejo que nesse ponto o windows é BEMMM mais pratico, basicamente vc baixa o programa, instala e pronto! ta resolvido, já no linux apesar de fazer semelhante as vezes vc vai "engasgar" nesse processo, outro ponto é que meus amigos usam windows e vejo que por conta disso é mais facil quando eu digo por exemplo "há vamos baixar o programa X pra jogar? vamos baixar o programa Y pra tal coisa" é mais facil se todos tem o mesmo sistema, um exemplo é o programa "parsec" que funciona criando acesso remoto pra jogar no pc do amigo, esse programa eu sei que funciona nativamente no windows, mas não sei se tem no linux, então fico tranquilo quando a compatibilidade, ai que o linux pega, compatibilidade, sei que não é culpa do linux em si mas dos desenvolvedores, mas faz parte né, mesmo assim acho o linux excelente em varios aspectos e espero que ele prospere como sistema operacional.
Realmente muita gente só tem preguiça, mas em algumas situações é mais falta de empresas fazerem versões pro Linux de coisas q a galera usa, digo isso pq só n migro pro Linux por falta de uns games online e alguns softwares de edição, mas quando n falta isso pra pessoa não tem tanta dificuldade pra aprender a mexer, meus tios q n sabem nada de Pc usam Linux pq eu instalei e facilitei o acesso aos sites que entram com frequência
Que? É sério que as empresas de streaming limitam as resoluções no Linux com medo do pessoal *GRAVAR A TELA?* Ainda bem que eu só consumo mídia "modificada" 😏😏😏 E não assino nenhum tipo de streaming.
@@Kawkyzin eu uso ou usava o popcorn time no desktop. Tem o binário pré compilado para Arch nos repositórios. Mas faz um tempo que não assisto mais nada. E o pooling de conteúdo é exclusivamente em inglês. No máximo, conectando a conta do open subtitles você consegue subs em português.
O world of Warships tem esse sistema de gravar TODAS batalhas. Muita gente não sabe, mas todas batalhas são gravadas no warships, são arquivos pequenos que só podem ser visualizados com essa ferramenta do jogo.
Eu realmente não sofro com esses problemas mais comuns, já que assisto séries e filmes numa boa smartv, e jogo no Xbox, além de só jogar games mais casuais ou modo história. E por fim, eu trabalho como programador, e pude escolher o Linux pra máquina de trabalho. Mas entendo as limitações de outras pessoas com o sistema operacional.
Q coincidência esse vídeo dropar justamente agora, pq tô nesse exato momento quebrando a cabeça pra fazer Cyberpunk 2077 rodar no Arch sem que ele fique crashando a cada 15 minutos, coisa q n rolava no Windows
Excelente vídeo. Toca em pontos muito simples e muito fundamentais pra entender que, por mais que existam distribuições Linux excelentes, para o usuário comum só importa um computador que vai fazer aquilo que ele precisa com o mínimo de esforço. Atualmente eu tenho dois notebooks, sendo um com Ubuntu e outro com Windows 11. Particularmente, gosto muito mais da experiência do GNOME no Ubuntu, pq dá a impressão de que o sistema é mais bem acabado, mais simples e faz tudo o que é preciso de forma mais fácil. O Windows, por mais que tenha evoluído muito, ainda me parece um sistema operacional que tem "vida própria" ou que é menos amigável que o Ubuntu. Porém, existem alguns pontos sobre o sistema da Microsoft: O Windows surgiu primeiro e se estabeleceu no mundo desktop antes. O kernel Linux é de 1991, enquanto que o Windows começou em 1985. Gostando ou não do Windows, a Microsoft "dominou" o mundo desktop antes, lá na década de 1990. O Windows, gostando ou não, oferece a mesma experiência para o usuário em qualquer hardware que esteja rodando. Não existem "distribuições" Windows, com interfaces diferentes. A curva de aprendizado para o usuário é muito mais linear, e o Windows se estabeleceu antes. O menu Iniciar existe desde o Windows 95. Na maioria das empresas, as estações de trabalho rodam Windows e Office. Nos servidores o domínio é do Linux, mas é muito mais cômodo para um usuário comum ter o mesmo sistema operacional em casa e no trabalho. Quando uma pessoa escolhe comprar um computador novo já montado, a imensa maioria vem já com o Windows. A oferta de computadores novos com Windows é maior do que com Linux. Em muitas vezes, o usuário comum não tem ou não precisa ter conhecimento suficiente pra ir atrás de uma distribuição Linux se o Windows já resolve a maioria das suas necessidades. Se no Windows funciona, está ótimo. Não é que o Windows seja melhor (ate pq eu prefiro muito mais o macOS ou Ubuntu), mas o Windows é um sistema estabelecido há muito tempo e que resolve tudo o que um usuário comum precisa.
Isso é uma campanha, e o Linux avançou bastante nos últimos anos, por isso é importante os usuários de linux contribuírem para os projetos que utilizam sempre que possível, principalmente com doações, dessa forma é possível elevar muito o setor de desenvolvimento de projetos voltados ao linux e ter cada vez mais desenvolvedores trabalhando em ampliar a compatibilidade e a trazer novos recursos. Só é uma questão dos contribuidores coletivamente colaborarem por tempo e em quantidade suficiente para que o linux domine o setor de desktop. Eu estou trabalhando no meu tempo livre em criar uma plataforma de desenvolvimento de jogos com um foco parecido ao do Unity 3D mas só que focada em jogos 2D e princialmente no estilo RPG, essa plataforma vai ser completamente Linux first, eventualmente os jogos criados nela vão receber suporte para serem compilados para Android e Windows, mas o foco principal sera sempre o Linux, dessa forma espero fazer minha parte na comunidade e entregar ferramentas gratuitas e de código aberto para que cada vez mais desenvolvedores criem jogos com suporte nativo a linux.
@@negaogamer6864 Não tenha tanta certeza meu caro... o jogo pode virar quando vc mesmo espera e feliz de quem está à porta com o produto certo na hora certa.
@@negaogamer6864 Fala isso pros jogadores de free fire, pubg e todos outros jogos de android, aliás o fato de ser linux first não quer dizer que os jogos compilados na plataforma não poderão ser multi plataforma, na real esse é o principal objetivo, que os jogos feito nela rodem no linux, android e windows, mas obviamente as features sairão primeiro para linux e não tem problema nenhum nisso. Ademas esse não é um projeto que busca retorno financeiro, e sim justamente aumentar esse número que você chamou de "irrelevante".
@@negaogamer6864 Eu entendo muito bem o seu ponto amigo, você ta coberto de razão com seu raciocínio sobre o ponto pelo qual você ta vendo as coisas. Porém qual critério você ta usando pra classificar o quão boa é minha escolha? Pensa a respeito disso e tente se lembrar de qual eu disse que era meu objetivo enquanto estiver refletindo. A minha intenção não é ter a engine de games de código aberta mais competitiva do mercado. Distros linux é o ambiente desktop que me sinto mais confortável e seguro, é aonde eu consigo ser mais produtivo. Eu aprendi a programar com 10 anos de idade porque queria aprender a fazer jogos, e agora eu quero ter uma ferramenta para criação de jogos muito parecida com as quais eu usava totalmente focada no meu ambiente desktop favorito. Não to interessado em tomar a melhor decisão comercial possível num projeto que iniciei puramente por hobby e para me divertir saciando as minhas vontades e escolhas. E de forma secundária, meu desejo é fazer com que linux em desktop se torne uma opção cada vez mais atrativa para cada vez mais pessoas, e a melhor forma para mim fazer isso é ajudar a aumentar a variedade de ferramentas que fariam as pessoas usarem esse sistema. Eu não entendo porque você insiste tanto em tentar desqualificar distros linux para Desktop, elas são realmente incríveis para os usuários mais avançados que conseguem extrair o máximo potencial de suas máquinas. Não se trata de um ambiente controlado como o Mac OS ou o Windows, é literalmente usar o seu computador sem as "rodinhas" que os pais colocam nas bicicletas dos filhos que ainda não aprenderam a se equilibrar com duas rodas.
Salve Dio! Vendo rapidamente os comentários, eu estou no grupo que tem dual boot, windows para games e linux para trabalho. Com relação a questão dos jogos no linux, eu vejo de um modo simples, pode até ser um devaneio, que isso poderia ser resolvido pelas desenvolvedoras dos games projetarem eles para linux, assim como hoje fazem para windows, mac e consoles e quem sabe, ai pode ser outro devaneio, as fabricantes dos perifericos também se interessasem em atender o publico que viesse a usar o linux para games. Não acho isso impossível, temos exemplos como a Blizzard, eles tem o WOW que um MMORPG que roda no Windows e no Mac, algumas vezes tinhamos problemas, pois precisavamos usar softwares de comunicação, o Teamspeak que na epoca só tinha pro windows, de forma free, mas não impedia de players de plataformas diferentes jogarem juntos. Hoje em dia existem jogos que são "cross platform", PC (Win) e consoles, ou seja, basta o interesse de colocar o linux na jogada.
O problema reside na cultura popular, na crença de que tudo o que é caro é melhor. O marketing promove o Windows, fazendo com que seja desejado pelos clientes. Se alguém não o possui, se sente prejudicado. É difícil mudar esse pensamento, especialmente porque o Windows funciona. Para muitas pessoas que não têm interesse em tecnologia, não há motivo para criar um pendrive com uma distro Linux e instalá-la. Seria bom se mais computadores viessem com uma distro Linux pré-instalada, similar ao Android, ninguém se importa se é Linux, e sim que funcione. Incentivar a adoção do Linux é importante, especialmente em países em desenvolvimento, onde o Windows e hardware em geral são caros. O Linux roda bem em hardware mais simples, é gratuito e assim o usuário não precisa piratear o Windows.
Acho que a maior barreira é a facilidade de uso do Windows, já vem na máquina e já te dá a mamadeira na boca. Você nn precisa aprender nada que nn seja ler, escrever e clicar em avançar.
@@elielsonurbano7103 esse é o maior problema. Além disso pra mim é uma questão profissional. Eu uso certificado digital e não há configuração pra linux (só windows e mac os)
Há pouco mais de um ano eu decidi me livrar de Windows e aprender a mexer em Linux. Instalei o Manjaro e comecei a fuçar. A Steam vai "tranquilo" mas muita coisa não. Com o Lutris também não resolvia tudo porque os jogos da Amazon Games nem todos ele reconhecia ou instalava. Tinha que usar outro método (esqueci o nome) com linhas de comando e já vai ficando mais difícil pro usuário comum. E tem também o meu uso com midi. Foi um parto pra fazer a minha bateria eletrônica funcionar. No fim consegui fazer o EZDrummer rodar com Wine, mas qualquer outra opção usando VSTs não funcionou. E mais tarde quando mudei pro Mint, tive a mesma dificuldade pra fazer um teclado midi funcionar. No fim usando jack com Carla até que foi, mas a única saída de áudio que ele permitia era a de fone de ouvido. Hoje tenho um servidor Casa rodando em Mint, mas pra jogar mesmo uso um Ayaneo Geek rodando Windows e com uma eGPU quando na dock. Acabei voltando pela comodidade.
Eu comecei usar Linux porque tinha um PC da Xuxa que não suportava mais o Windows. Gostei tanto da experiência que gostaria de continuar usando pra sempre, porém agora com um PC melhor, vou ser obrigado utilizar o Windows novamente justamente por ser melhor adaptado para jogos.
Eu montei um PC gamer recentemente, instalei Windows em um SSD secundário somente para jogos achando que o Linux não ia tankar. Dois meses depois eu mal ligo o drive com Windows, não só o Linux roda todos os jogos que eu quero, como também é muito mais fluído e roda melhor.
@@xaxanais Eu uso um simulador de voo que requer alguns "mods" e extensões que geralmente são instalados com .exe ai fica difícil pra mim usar o Linux.
Vou citar meu exemplo: sou programador, uso Windows, MacOS e Linux no dia-a-dia. Mas, como trabalho bastante, sou casado e tenho filho, meu tempo para jogar é extremamente curto. Muitas vezes, aqueles 30min valiosos às 22:30 depois que o filho dormiu. Uso Windows (ou PS4) para jogar, simplesmente porque não posso perder meu tempo precioso fazendo configuração pro jogo rodar. Preciso instalar e começar a jogar, simples assim.
Eu jogo World of Warcraft, Diablo III, Starcraft I e StarCraft II no Linux e roda melhor nele no que no Windows 10 e Windows 11. Tem maior FPS e melhor ping. Memória é uma coisa que não me importo muito, se tem é para ser usada, mas consome muito menos memória que no Windows. Uso o openSUSE Tumbleweed e meu amigo eu não sinto falta de nada do Windows. Porém entendo que tem casos e casos. Mas migrei para o Linux tem 4 anos, tenho um dual boot que só entro para update rssrsr. Vejo isso muito cultural.
Convenhamos que são jogos "pré históricos". Eu adoro emuladores no Linux, por exemplo, mas jogo recente vai dar trabalho quase sempre. Fora que tem uma variação absurda de performance entre as distros.
@@VictorFC Diablo IV não é pré-histórico e ele roda bem no Steam, sem dar trabalho além de ter que clicar para instalar e rodar. Não sei qual distribuição você usa e que jogos testou, mas no meu caso, quase nunca preciso fazer algo para o jogo rodar.
Eu mesmo estou no pior desespero por não ter mais nem Desktop e Laptop, só uso o que eu ganhei de presente sendo usado o Moto G 8 e um iPhone que nem lembro a versão, Linux eu uso indiretamente no Android e BSD indiretamente no iOS com espaço limitado de armazenamento , Android travando e o iOS rodando 100% sem lag usando o que dar para usar empurrando tudo com a barriga e produzindo conteúdo no RUclips e outras plataformas de vídeos com esses aparelhos com ilustração digital e tradicional com as ferramentas que eu tenho.
cara eu lembro quando minha escola do ensino fundamental 1 trocaram os sistemas operacionais todos para linux, os pcs eram todos core 2 duo, pentium atom e voavam com esse sistema, rodavam jogos simples e eu aprendi facil como usar(por mais de ter 10 anos na epoca) eu uso computador pra jogos mas se fizessem uma os linux com msm compatibilidade com o windows eu largaria sem olhar pra tras, a fluidez do linux é impressionante
ótimo vídeo, como de costume. No meu caso acaba sendo mais simples porque 90% do meu tempo to jogando games antigos via emulação ( que funciona 1000x melhor em linux que no windows ) e os outros 10% to jogando jogos indies que ou 1: tem versão nativa 2: funciona maravilhosamente bem via PROTON Além de não ter problemas com drivers. Recentemente adquiri um controle de ps4 genérico e ele não só funciona em linux, como funciona bem melhor do que no windows.
Espero que "padrões" como o portals que nasceu por casa do wayland evoluam a ponto de ter uma cobertura realmente completa e facilite portar programas e jogos para plataforma.
@@sheikkjvai no site protondb e verifica. Acho estranho não rodar 90% dos jogos visto que a própria steam confirma contrário já que ela faz de td pra ser por causa do steam deck
@@danielricardo7138 mn n é culpa do linux, é que o sistema operacional q vem é mal feito, na vdd acho q linux só é visto como algo dificil pq n são os projetos em si que o pessoal lembra tipo zorin, ubuntu, mint e sim um bglh que é baseado em linux, baseado em debian, baseado em n sei oq, bglh super nichado, marketing 0, vontade de testar 0
Eu já tentei migrar para o Linux, adoro o fato do sistema ser grátis e ser muito personalizável, mas quando eu queria rodar algum jogo que eu queria e não conseguia eu ficava meio decepcionado mesmo pesquisando a solução na internet. Por isso hoje não me vejo migrando para o Linux mesmo achando super massa.
@@cabecatv886Linux na maioria das distros vai rodar igual depende mais dos drivers do que distro exemplo Arch com AMD tem mais FPS que Nvidia com Ubuntu justamente pela AMD ser melhor com Linux no geral
Já comecei a seguir, não sou um adepto do S.O Linux, tentei no passado mas era muito frustrante tentar fazer os apps e os jogos serem compatíveis com o Linux. Hoje com o seu vídeo já vi que melhorou demais em relação ao passado, hoje trabalho com linux mas só preciso do terminal para desenvolver, então acabo utilizando Windows com WSL/Ubuntu, os games pra mim são fundamentais como lazer por isso contínuo no Windows, mas fico feliz que existe uma boa evolução no Linux e quem sabe daqui um tempo não fique tudo ainda mais compatível. Parabéns pelo conteúdo.
Absolutamente nada relativo a games me fez migrar pro Linux ainda. Sou artista digital e o modelo de mesa que eu uso (uma mesa com tela, relativamente cara pra quem recebe em real) tem sérios problemas de compatibilidade com o Linux. Não é problema pra certos modelos de certos fabricantes, mas, pra mim, tem sido um impedimento.
10 месяцев назад
fora o fato de que é um abismo gigantesco entre usar inkscape e gimp contra um photoshop illustrator, principalmente pra quem trabalha com impressão.
Eu fui usuario Linux, principalmente do Ubuntu de 2018 até janeiro de 2024 quando voltei ao Windows, especificamente Win10, usei bastante o Proton da Steam para jogos, na maioria das vezes dava certo, mas naquele 1% das vezes que dava errado era dor de cabeça na certa, voltei ao Windows unicamente por conta dos jogos e pela praticidade de uso.
O problema dos Linux é justamente um dos pontos fortes, ele não tem muito um standard. Outro é que tem muita gente sem visão de negócios envolvida. Tem uma porrada de distro que não se justifica e surgiu por divergências minúsculas e parte da comunidade caga pra experiência de usuário. Lembro de um colega jogando um emulador de n64 via linha de comando (anos atrás, quando comecei a entrar em contato) e aparecia numa mensagem algo como "se quer uma GUI, faz aí". Muita coisa opensource é feita no maior profissionalismo, mas muita coisa não. Outro exemplo de birrinha de dev excêntrico é a falta de suporte ao novo menu de contexto do w11 no 7-zip, que gerou a necessidade de um fork, o nanazip.
Errado. O Kernel de todas as distros é um kernel Linux. A diferença é que como cada distro escolhe variadas combinações de outros softwares (como o gerenciador de janelas, gerenciador de pacotes, etc) para um usuário leigo são todos diferentes. O problema está no Windows em ter apenas um shell gráfico e sistemas de pacotes quebrados, sem possibilidade de troca... Mesmo apps que modificam o shell do Windows fazem apenas alterações na configuração do próprio explorer para que ele se apresente visualmente diferente, mas é o mesmo software. O novo menu de contexto do W11 é bizarro. TODO MUNDO tem que clicar em "mostrar mais opções" pq a Microsoft simplesmente escolheu quais opções mereciam ficar no menu novo. Se eles simplesmente tivessem usado IA nos clientes do W10 para descobrir quais opções são mais usadas pelo usuário, ele simplesmente aprenderia que o usuário usa mais determinada opção que outra. Estou usando cada vez mais Windows+R (executar comando) graças ao 11 pela sua falta de usabilidade para pessoas mais avançadas. Até parece que eles não aprenderam com a burrada do Windows 8 que só agradou crianças. Desenvolvedores são especialistas em sua área de atuação como em qq outra profissão, meu amigo. Um desenvolvedor geralmente é um programador, então ele tá mais interessado em fazer algo funcional do que algo bonito. Para fazer algo bonito o cara teria que ter um designer trabalhando para ele (o que significa que o software deveria ser pago) ou ele faz como esse nanazip: chupinha algo que já funciona e faz algo bonitinho, mas ele mesmo não sabe desenvolver. Anyway... Estamos esperando atualização do W11 que traga suporte nativo ao formato RAR ao sistema e creio que isso inclua também o formato do 7Z. Então ele será obsoleto mesmo... já era obsoleto desde o Windows ME, já que ele tem suporte nativo a ZIP, mas o povo inventa de usar outros formatos...
@@RelaxingNostalgia Xi, mais um jovem que não consegue ler mais de 5 linhas Depois quando dizem que estamos formando graduados analfabetos funcionais, ficam putinhos...
Eu tinha dual boot no meu notebook com Windows, que raramente usava, mas depois que o Windows formatou o meu notebook, depois de uma atualização, eu tomei trauma de Windows. Hoje só tenho Windows em um disco rígido separado e tenho que abrir o notebook para colocar ele. Windows me foi necessário em tão poucas situações, que é mais fácil listar as partes boas: jogos, emuladores no Windows funcionavam melhor e o software da Kingstone para atualizar o firmware do meu SSD. Até a assinatura digital de PDF, que eu tive muito problema, hoje eu já consigo fazer no Linux.
Eu abandonei o Windows no ano de 2002. Nesse ano, eu codava páginas em ASP e, fiquei a saber do PHP, MySQL e Apache. Instalei esse trio no meu PC. O PC parecia estar com doença de Parkinson, começou a virar os olhos e desabou. Fiquei frustrado e fui dar um rolé no centro da cidade. Ao passar ao lado da maior revistaria da cidade, eis que vejo o cd da Conectiva com um simpático pinguim, entrei e comprei. Fui para casa e instalei molezinha o sistema e o PC simplesmente rodava fluído e o consumo de memoria era ridiculamente baixo. Percebi que o PHP, MySQL e o Apache estavam ali. Mesmo nunca tendo mexido com PHP, Apache e MySQL, configurei, sem muita dificulade, e rodei. Os recursos dos sistema consumido por tais processos era praticamente imperceptível pelo PC e assim abandonei o Windows. Em 2019 tive que instalar o Windows, pois estava a cursar Técnico em Eletroeletônica e precisava rodar o Proteus. Paguei mais de mil pilas pela licença e, por algum motivo, não muito claro, para mim, fiquei com o Windows até setembro desse ano, quando resolvi formatar o computador, fazer um monte de partições para as pastas do sistema e instalar o GNU/Linux novamente, dessa vez o Debiam. No passado, o sistema que mais sei, durante anos, por ser bem raiz, foi o Slackware. E amei o Slackware por ter que cnfigurar tudo na unha, sem nada automático, pena que o Patrick Volkerding matém tudo, praticamente sozinho e demora muito as atualizações, mas é o mais antigo e estável sistema GNU/Linux existente. Nunca gostei de gerenciador de pacotes, é prático mas gosto de ter controle do que irá ser instalado e desinstalado e suas dependêcias. Sim, é um saco instalar as dependẽncias mas, não dói e nem mata. Agora é começar a compilar pacotes Debian como eu fazia no Slackware.
Linux é supremo pra jogar , sempre tive muito stutter nos jogos , principalmente na unreal engine , e jogos sem compilação de shaders, ir para o Pop!_OS foi a salvação , jogo todos os games sem esse problema mais, melhor coisa que fiz, uso em dual boot, uso o windows pra algumas tarefas em meu trabalho, mas para jogar é infinitamente superior ao windows.
Tenho Debian em dualboot no meu Pc pessoal, e trabalho em um Debian também, mas é muito complicado o fato de que pra praticamente qualquer informação sobre jogos de computador coberto por qualquer mídia (canais de RUclips, jornalismo, até mesmo fóruns), parecem considerar apenas "jogar no pc = steam". Não existe só steam pra jogar no Pc. Até alguns anos atrás, jogos ainda eram vendidos em DVD em lojas físicas. Pensem em jogos de PC do mesmo ano do PS3 pra trás. Proton, Lutris, nada disso me adianta. Mesmo se tiver alguma gambiarra pelo Wine, não é bem perto de funcionar bem nada que não seja Steam. Por isso que não dá pra migrar
Pra quem não joga games competitivos, tudo roda do Linux via Proton. E há cada vez mais games competitivos que também são (ou tornaram-se) compatíveis com o sistema do pinguim. Acredito que é só uma questão de tempo para tudo ficar equivalente. Talvez demore um pouco, mas acredito que chegaremos lá.
Não exagera não, mano. Muita voisa vc tem que ajustar e muita coisa tem performance pior. Pra quem tem hardware top pode ser só um inconveniente, pra quem tem hardware de entrada pode ser a diferença entre rodar ou não. Só olhar testes no canal, tinha casos que a performance era cortada pela metade, tipo um dos Tomb Raider.
A maioria dos jogos rodando por camada de tradução tem sérios problemas de performance. Pra mim, 10 fps a menos pode ser a linha entre rodar e não rodar, pois tenho hardware de entrada
@@marcelorauber_ de entrada me refiro a entrada gamer, no meu caso um Ryzen 5 3550H, GTX 1650 e 16 GB de RAM. Se no Windows tem jogo que n roda legal, imagina tendo que rodar com traduções e camadas
@@ltBanshiro aí, eu acho que você ta precisando se atualizar nessa questão de desempenho em jogos. Tem vários testes aí mostrando jogos AAA rodando melhor nas ditros com pacotes mais atualizados (Fedora/Nobara, Arch e derivados...) e até salvando jogos mal otimizados DX9. Minha placa em geral tem desempenho dentro do esperado ou superior, mesmo meu processador sendo velho (e não suportado pelo W11). O desafio é a implementação de RT, mas provavelmente isso vai ser superado esse ano. Se parar para pensar, é meio óbvio que um sistema inchado como o W11 pode ser superado por um OS mais eficiente.
Tive problemas justamente com o Mouse, acho que era um mouse simples, mas não era compatível com o Linux Ubuntu. Demorei pra descobrir isso, felizmente tinha jeito de usar sem o mouse por um pouco de tempo, mas depois encontrei um mouse compatível com linux, e valeu a pena... Pensando em reinstalar o linux.
Comecei buscar Linux a 5 anos, nosso muito bom e não tem aqueles congelamentos e lags de 2s do Win, sem contar o restante dos problemas e bugs .... Mas infelizmente, por conta de jogos e ferramentas exclusivas, eu uso o Linux apenas no trabalho... 😢. Poderia fazer um vídeo comparando os 2 só, por exemplo, com meu trabalho uso muita pesquisa e sempre tenho umas 4 janelas de navegador e umas 100 abas, e alguns programas a mas, no windows msm em máquinas razoável da travamento irritante, pois processador e memória não estão acima de 80% e constantemente congela tudo, passa 2 segundos e volta... No Win 11 é mais evidente
Sou usuário de Windows a anos. Confesso que tentei por diversas vezes ser usuário Linux. A última tentativa foi recente com big linux, eu embora adorei o O.S, meus sofwares pagos não tem pra Linux (pacote da affinty serif), jogos da steam também (kofxv, FIFA, Pes, Batman, etc), daws para edições de áudio e música (cubase 12)...nos demais não sinto tanta falta, pois usei por pouco tempo uns 3 dias de forma constante. Voltei pro meu w11 pro.
Finalmente um comentário sensato!! Vindo do Dio então?!!! Nem vou dizer que foi providencial. Sou programador e a grande maioria dos meus clientes (praticamente todos) usam windows, portanto não tenho motivos pra produzir pra linux (exceto pra mobile). Uso Linux no meu servidor de aplicativos e outros servidores. Ou seja, como vc mesmo disse, cada sistema tem seu melhor uso em determinadas tarefas. Parabéns pelo vídeo!!!! Ficou perfeito 👏🏼👏🏼👏🏼
Cara eu usava o Windows 10 a mais de 1 anos atras , quando vi e percebi que o linux estava tao bom pra games quanto o windows eu sai fora na hora , o windows nao me faz mas falta nenhuma , deixei de lado e larguei mesmo , se soubesse que estava assim ja teria largado a tempos .
É exatamente esse pensamento que eu tenho. No notebook, onde eu não jogo, já é linux, sem dual boot. Mas no PC ainda tem Windows porque não dá pra trocar de jogo por causa do SO, mesmo assim, eu tento usar softwares livres em alternativa a softwares pagos sempre que possível para diminuir ao máximo a dependência do Windows.
Dio eu queria converter um programa open source para ele rodar no "Linux" (varias distribuições) por onde devo começar? Detalhe estou aprendendo programação no momento JavaScript, qual seria o caminho das pedras?
Qual programa? Programas em frameworks que não podem ser recompilados geralmente tem problemas de libs e você vai ter que trocar elas por libs compatíveis. Programas binários como em C ou C++ vão ser muito mais difíceis pois a Microsoft faz questão de empurrar o dev a usar bibliotecas que só existem pra windows e que ela não vai mostrar o fonte. Programas como Python ou JS puros geralmente tem muito menos problemas já que nesses casos fazer uma lib que não seja multiplataforma é até mal visto pela comunidade. Saber diferenciar as apis de sistemas Linux da API do Windows é um bom começo já que vai ser seu maior trabalho no geral.
@@talkysassisobrigado valeu, o programa? Média Player Classic o que tem 321 no claquete, sei que existe o VLC mas gosto muito desse player questão afetiva, quero fazer mais como um desafio, claro que vou notificar os devs originais( acabei de ver no repositório do Github diz que ele é C 53.2% C++ 42.3% 😬)
@Joao_M Pode ser você que não escolheu a melhor distro e ambiente de trabalho pra isso ou tem hardware que é mais problemático (vídeo Nvídia, por exemplo). A prova é que muitos rodam muitos jogos e muito bem. Se eles conseguem, então algo impede que vc consiga fazer o mesmo com o Linux aí.
@@gustavoreboucasfernandesde9306 Aí a culpa não é dos SOs Linux mas DAS EMPRESAS que não tem capacidade intelectual (falando na real) de criar um simples sistema de código aberto para checagem da instalação do jogo, enviando esses dados criptografados, que permita a autenticação e assim impeça que os jogadores trapaceiem.
@Joao_M é o que po? Kkkkkkkk Linux parece estar mil anos a frente, no GNOME posso integrar todos os meus dispositivos e transferir tranquilamente arquivos ou controlar meu computador pelo celular, por exemplo, com o GSConnect. O GNOME já usa o servidor gráfico Wayland por padrão, em contraste com o primitivo X11 utilizado pelos sistemas Windows. O GNOME oferece uma experiência insanamente mais fluida e intuitiva do que o Windows com sua interface inconsistente e poluída, travamentos constantes e UX antiga e defasada.
Esse vídeo fala tudo que eu penso e ainda me faz pensar, eu realmente gostaria de poder usar 100% Linux, e espero que chegue nisso, por conhecimento e busca ou por ajudas externas indiretas ou diretas.
Elas não são ruins. São incompatíveis. LibreOffice usando somente odt funciona perfeitamente, mas fica quebrado usando docx. O word por sua vez funciona com docx mas não consegue abrir um odt sem quebrar o arquivo
tenta usar o OnlyOffice, ele é o mais perto de um Microsoft Office possivel, uso ele até no Windows quando não tenho a licença do Office, no notebook do Trabalho eu uso ele e 95% das coisas abrem perfeitamente, acho que só macro que deve ficar de fora
@@talkysassisdas poucas vezes q eu usei as planilhas do libreoffice, dava umas travadas absurdas quando a quantidade de linhas aumentava. Algumas partes das query nas planilhas TB faltam umas funções importantes. Enfim, o libreoffice de planilhas, pra mim, deixa bastante a desejar
Eu uso o onlyoffice e me supre. Mas o MSOffice tem muito mais função e compatibilidade. Porém mesmo no windows eu uso o onlyoffice por ser grátis. Não vejo a necessidade de pagar e não gosto de craquear softwares.
Vc falou sobre trackers. Muita gente utiliza esses apps como medidores de desempenho no jogo, ou seja, se eles estão se saindo bem ou não, comparados a jogadores de mesmo nível ou acima. Pra isso que o povo quer que os trackers funcionem no sistema.
Eu só uso windows em dual boot pq sinto falta de controles relacionados a free sync e ajuste finos do driver de vídeo como nitidez de imagem, saturação de cores, etc.
Pois é, no Windows existe o AMD Software Adrenalin Edition, que permite fazer várias alterações na tela, como brilho, contraste, saturação, temperatura, etc. Mas no Linux não tem jeito de achar algo parecido :/
uso até controle pirata no meu manjaro, irmão. Têm distros que já vem com esses bgl que vc falou pré instalado (só nn a parte da imagem, não sei qual seria a necessidade disso se o monitor já têm um menu pra calbirar...)
@@elielsonurbano7103 é que eu uso o notebook Lenovo IdeaPad 3, a tela dela tem cores meio mortas e enxugada, no windows da de calibrar bem com o software, mas no Linux não tem isso
@@TheLukasBer, Exato, meu problema é parecido, mas pelo visto os colegas que comentaram não entenderam. A nitidez do monitor já está no máximo, mas eu consigo melhorar bastante com o recurso do driver da AMD versão do windows.
Gostei muito deste conteúdo @Diolinux, foi top.👍 Já usei o linux, mas infelizmente alguns jogos que gosto para me divertir e programas que uso para trabalhar não funciona nele. Confesso que fico na expectativa de isso mudar um dia e eu poder migrar totalmente para o Linux.
Olá Dio, tudo bem? Eu sou usuário básico, mas muito curioso, já mexi um pouquinho no Linux, superficialmente, só não tiro o "ruindows" do meu PC e uso somente Linux, por uma questão que você citou no vídeo, o único jogo que eu jogo, é o Ragnarok Online, da LevelUp/WarpPortal, parceira da desenvolvedora aqui no Brasil, com acesso oficial aos servidores aqui no Brasil, ele não roda no Linux, acredito que por causa do anti-cheat, acessando servidores não oficiais, eu consigo jogar no Linux, mas não é a mesma coisa, é como você comparou o Pink Floyd, não querer ouvir algo parecido, mas sim o original, o mesmo sou eu com o Ragnarok.
Na verdade o Linux e infinitamente melhor que Windows. Agora os jogos foram desenvolvidos para Windows então não dá pra misturar água e óleo. Alguns off line até funcionam no Linux mas o melhor é pra quem pode, ter duas máquinas e aproveitar o melhor das duas.
@Joao_M E vc vai dizer que ele é atrasado só pq não tem HDR? Só por isso mesmo? É sério? Prefiro muito mais a estabilidade, a eficiência (mais com menos no geral) e a confiabilidade do sistema num todo, no caso do Linux, do que ficar focando num mero recurso que, POR ENQUANTO, ele ainda não tem (e não tem pq deve ser de código proprietário) e tb não faz tanta falta assim, mero acessório.
@Joao_M O povo que largou não foi por causa do HDR que é um acessório apenas de melhoria de imagem mas não de formação de imagem. Largaram pq não funcionava ou dava erros mesmo, mais sérios. Sem desinformação...
Softwares de tratamento de imagens avançadas com tecnologias recentes de IA, como por exemplo: DxO PhotoLab, Pure RAW, GigaPixel AI, Luminar Neo, não compatíveis com o Linux impede muitos fotógrafos que usam esses programas de migrarem para o Sistema Linux. Embora haja softwares de tratamento de imagens alternativos no Linux, muitos deles não possuem os recursos tecnológicos recentes que àqueles trazem.
Meu maior problema é que como meu Pc é bem fraco me parece que o Linux só se sai bem com Pcs mais parrudos, exemplo vc pega um I3 4Geração 8GB de ram sem placa de vídeos e consegue rodar vários jogos antigos, leves e bem otimizados nele pelo windows, daí vc pega os mesmos jogos e tenta rodar no linux mas como o linux não utiliza directx e sim proton o jogo cracha ou tem um péssimo desempenho, só que vc sabe que se sua máquina fosse melhor o jogo rodaria no Linux, por isso 90% dos meus games eu jogo no xcloud e gforce now rsrsrs
Poxa eu tenho um notebook nessa exata configuração, i3 4004 e 8gb de ram com integrada Intel hd 4400, que era inutilizável com Windows 8 de fábrica, hoje rodo ele tranquilo com Arch e jogo games leves nele como Minecraft, Amnesia, GTA San Andreas e etc, não sei se isso seria possível no windows 8 de fábrica que estava nele.
Também observei isso. Com essa configuração que você citou da pra jogar Valorant no Windows, por exemplo. E até o DOTA 2 rodaria no Windows com essa configuração, mas no Linux não devido a ausência do Vulkan.
@@xaxanais a maioria dos jogos pra Linux tá trocando o OpenGL por Vulkan. Eu não sabia que DOTA era nativo. Mas placas antigas sem Vulkan só tem utilidade no Windows, o Directx tem uma retrocompatibilidade muito boa.
Pode depender muito mais da distro que vc tentou usar do que do "Linux". Linux é só o núcleo do sistema e cada distro tem um modo de trabalhar diferente com ele. Só será possível mesmo vc dizer que o Linux (como um todo) não roda bem se vc testar todas as alternativas base (Debian, Ubuntu, Arch Linux, Fedora, OpenSuse) e os derivados mais conhecidos (Mint, PopOS, BigLinux, ZorinOS, MX Linux, Bodhi Linux) e até tentando usar ambientes de trabalhos diferentes (Xfce e LXQt são muito leves graficamente e podem até pesar bem menos na execução dos jogos em PCs mais lentos. Vc ainda tem a alternativa de tentar usar um kernel Linux mais antigo (da versão 5 ao invés da 6 e vc acha distros com o kernel 5.x ainda disponível, como o BigLinux) que pode ter compatibilidade melhor com o hardware do seu PC.
Eu acho que assim como eu, muitas pessoas tem o SSD com windows para rodar os jogos e os outros SDD com linux, acho um setup muito bom sem contar que compartimentaliza o sistema o que evita ataque hacker.
Eu tive que abandonar o Linux (apesar de ter amado a experiência de usá-lo) quando comecei usar meu PC pra trabalhar. Sou dev .NET e às vezes dou manutenção em sistemas de BI com SSAS e os problemas começam aí: O Visual Studio não tem suporte pra Linux, o Tabular Editor e o SSMS tampouco. O PowerBI então, nem se fala. E mesmo antes de mexer com BI, poderia-se contra argumentar dizendo "dá pra programar em .NET usando VSCode ou Mono", mas convenhamos: a experiência é MUITO pior... É igual mandar alguém trocar o Photoshop pelo Gimp (principalmente quando se tem opções como o Photopea). Acho que é ainda pior pra quem é Junior/Pleno, porque aí tu não domina nem a tecnologia e nem a ferramenta, ainda tem que se virar pra traduzir os tutoriais de uma ferramenta pra outra. (Volto no exemplo do Photoshop: você vê uns 300 tutoriais de Photoshop pra cada 1 do Gimp)
De tudo que você falou só o tabular não é da microsoft, é quase como um programador de Swift reclamar que no Linux o ecossistema não é tão bom quanto no macOS kkkkkkkkkkkkkkk
Sou desenvolvedor e sempre usei Linux, recentemente experimentei o Windows 11 e não tem por quê ficar no Linux, ainda mais com o WSL 2, tenho um Ubuntu pra trabalhar e o Windows pra jogar, sem stress.
A resposta pra essa pergunta está no próprio patrocinador do vídeo: O jogo não tem pra Linux, se dá ou não pra jogar no Linux pelo Wine é outra história, a questão é que vc vai no site e não diz que dá, 99.9% dos sites dos jogos não fala se é possível jogar no Linux, é sempre Mac ou "PC", que virou a sigla do "Windows" além de "Personal Computer"
Já me aventurei em várias distros ao longo dos anos, o que me afasta é a dificuldade de instalar aplicativos, porque vc busca na Internet e os sites te dão o código para instalação, o que deveria ser muito bom se torna o problema, porque se tem que ficar testando até dar certo por questão de compatibilidade, ou até mesmo porque distro já atualizou depois daquele post e o código não funciona mais. No Windows é simples vc acha um executável que geralmente funciona independente da versão do OS.
Quer uma dica, irmão? Instala o Manjaro e ativa os pacotes de terceiros no gerenciador de pacotes, você pode instalar tudo por esse programinha, ele substitui o terminal por completo pra quem nn gosta.
acho q um dos principais motivos pelo qual linux não chega no nível do windows, é a falta de interesse das grandes empresas em melhorar e dar suporte para o linux. Como exemplo, atualmente meu notebook é o acer nitro 5, e os softwares de monitoramento de hardware e configurações que a acer disponibiliza, são compatíveis apenas com windows.
"Acer nitro 5" um notebook gamer e aonde os gamers de pc jogam, exatamente no Windows pra que vou gastar tempo e dinheiro para desenvolver pra Linux sendo que base de usuários que utilizam Linux para jogar é irrelevante vc pode ver com seu próprios olhos bo steam survey.
@@negaogamer6864 O notebook é gamer POR CAUSA DO HARDWARE, não do sistema. Ele pode usar o notebook como central de jogos usando Linux sem problema algum agora, sobre a questão do software de configuração (que é um adicional) essa é outra história.
obrigado pelo vídeo, amigo! tava até pensando em dá uma chance pra o Linux, mas depois que vi alguns testes em jogos que rodam nativamente em ambos os SOs e não vi vantagem na performance do linux, aí agora com seu vídeo que esclarece mais coisas, aí não dá mesmo pra mim.
✅ Jogue World of Warships aqui: wo.ws/3RF3W96
Obrigado World of Warships por apoiar o nosso trabalho.
Durante o registro, use o código BRAVO para ganhar um pacote de brindes insano incluindo 500 Dobrões, 1 milhao e meio de créditos, 7 dias de Conta Premium, e um navio! O código é válido apenas para novos usuários.
Lembre que o mundo não gira em torno de pessoas jogando jogos, ao contrário do que a internet quer que tu acredite.
Dois motivos não ter migrado pra o Linux 1º não aceitar arquivos .exe, .msi e arquivos de vídeo e imagens, 2º Não tem suporte pra jogos próximo do Windows, apenas jogos emulados pelo Wine e limitados, pra rodar PCSX2 suei e a configuração de joystick é ruim.
@@cleitoncosta4574 Primeira coisa, esses executáveis .exe e .msi são feitos pro windows, linux roda mais executáveis que o windows.
Agora arquivos de video e imagem tem suporte sim, inclusive de codecs que nem o windows tem suporte. O que pode ter ocorrido é que no sistema que tu testou não tinha nennum player de video instalado(exemplo: MPV, VLC).
Outra coisa o problema é os jogos serem feitos pra windows, mas mesmo assim wine e proton rodam coisa que nem no windows roda mais. Ja o PCSX2 tem o .appimage, não vejo razão pra ele não rodar.
Onde consigo comprar um Tux?
Com o tempo vc vai deixando de ser fanboy, de distro ou de linux e passa a perceber que cada SO tem uma finalidade, que pode e vai atender determinado público, exemplo, hoje tenho o privilégio de trabalhar com linux, e ter ele em minha máquina pessoal e particularmente n consigo mais usar windows e consigo utilizar 100% do que preciso nele. Porém, sei que tem pessoas que se tornaria improdutivo saindo do windows. Jogos pra mim são insignificantes, porém pra muitas pessoas é algo importante e até vivem disso como profissão, então basta aceitarmos as escolhas de cada um. Cada sistema é feito com um ideal, e cada um tem o direito e o poder de fazer parte desse ideal ou não.
Entendo seu ponto, já q realmente existem sistemas com foco em certas coisas, mas isso não muda o fato de terem mudanças ao decorrer dos anos que fizeram o Linux ganhar espaços que não tinha antes, os games é um deles inclusive, não tem uma grande diferença entre um windows e um POP OS por ex, o problema tá mais nas empresas dos softwares e games que acabam não fazendo versões pra Linux, se n a diferença seria bem pequena mesmo
Ah e digo isso não sendo fã boy, já q nem uso Linux no meu dia a dia, justamente por falta de versões dos softwares e games q uso, mas a tendência atual é ter mais games sendo lançados pra Linux e acredito q isso acabe chamando a atenção de outras empresas de softwares tb
Vou ser sincero cntg, o Windows têm uma única finalidade, facilitar todo e qualquer trabalho para o usuário. Fora isso não têm nada de inovador nele, tudo que o Windows faz um Linux consegue fazer. "Ah, mas não roda Valorant", não é por não poder, é por não ter suporte. Se enxergassem o potencial do Linux não seria necessário fazer um dual boot pra rodar 2 ou 3 jogos em um sistema pago que não entrega metade do que o que é de graça entrega.
Parabéns por reconhecer que jogos são importantes para algumas pessoas mesmo que não pra você, já vi cada um falando que jogo não é coisa de homem... Hauahaua
@@elielsonurbano7103 Me diga uma coisa que o Linux faz que o Windows não faça. Também já fui fanboy de Linux mas me liberei disso, adoro o sistema mas entendo que o Windows é mais importante pra maioria das pessoas e ele é mais agradável pra mim, por exemplo.
@@sjunyo1312 Tenta rodar um emulador nativo pra Linux e um pra Windows só pra você ver um negócio sksksksksksk. Mas vou ser direto contigo, o Windows é carente de uma penca de pacote necessário pra programação por exemplo, por isso nasceu docker e WSL. WIndows é uma porcaria quando se trata de desenvolvimento, a não ser que seja .NET com C# (deve ter uma forma de desenvolver no Linux tbm, mas não busquei saber). Além de que você não pode personalizar o sistema ao seu gosto, é sempre aquela mesma bomba genérica. Pra finalizar, o Linux não precisa de um monte de programa que fica rodando em segundo plano pra finalidade de: ferrar sua experiência. Só deixando claro que têm mt mais, mas só isso ae basta.
Foi o melhor vídeo explicativo e demonstrativo sobre Windows, Linux que vi ultimamente, explicativo de forma tranquila, educada e respeitando cada sistema, parabéns.
Dio, uma pequena sugestão para o seu site. Ter uma área dedicada a comparação entre distribuições, com um compilado de todos os testes que você já realizou em vídeos, tipo, uma área para cada distro, detalhando os seus pontos fortes e seus pontos fracos, como em jogos, produtividade, confiabilidade, etc. Sempre com os dados dos benchmarks já realizados. Acredito que isso pode agregar mais valor à página, trazendo mais audiência, e ajuda mais na hora da gente escolher uma distro baseada nas nossas necessidades. Economiza o nosso tempo e aumenta as visitas no seu site. Um abraço!
Sou autônomo em TI, faço manutenção pra diversos clientes, infelizmente não é só em jogos que isso acontece. Faço instalação sistemas CFTV e maioria só rua Windows. Wine evoluiu muito e hoje consigo rodar maioria dos APP de câmeras, mas mesmo assim ainda é diferente e alguns usuários tem dificuldades.
Exatamente
Tem razão... Programas de empresas feitos em delphi por exemplo roda em wine mas se tiver muitas janelas, algumas se perdem.. Tive um problema que precisava do narrador do Windows no wine não consegui...
Pois é... se o pessoal dos desenvolvedores dos sistemas Linux dessem mais ouvidos para os técnicos, aqueles que trabalham com os usuários finais lá na ponta, sem ficar com ranço pq eles ainda trabalham com Windows, talvez até muitos desses problemas já poderiam ter sido estudados e resolvidos há muito tempo!
@@meitecinfomas esses problemas não são culpa dos desenvolvedores que participam do Linux, na verdade essa é uma galera que se propõe a incorporar os drivers de qualquer hardware, desde q seja liberado o código do produto a ser utilizado. Por exemplo se a Nvidia abrisse o código dos seus drivers o Linux poderia oferecer suporte integral as GPU's da marca, porém tem muita panelinha e interesse no meio o que não impede mas empata o desenvolvimento
Utilizei linux quando tive um problema com wi1nd0ows, mas por uns dias tive que usar sem Mouse, e demorei pra decobrir que o mouse que eu tinha não era compatível com Linux. Às vezes falo isso e pessoal do Linux olha com cara de interrogação, mas foi esse o problema, o mouse era simples, mas tive que procurar nas lojas um mouse que tivesse informação de ser compatível com Linux... Mas okay, aí utilizei por um bom tempo. Era o Ubuntu, devo ter ainda em HD, e até pensando em reinstalar pq, agora, problemas com a conta do wi1nd0ows, que troquei a máquina e não consegui transferir a ch4ave.
Realmente foi isso que fez eu voltar pro windows entre 2007 e 2014 onde eu queria jogar LOL e WoW com os amigos e não era muito amigável jogar esse jogos no linux naquela época. A partir do momento que migrei pra jogar apenas em console esse problema foi resolvido e eu consigo usar sem muitos problemas.
Mas, acredito que o steamdeck pode ajudar isso no futuro pra quem gosta dos jogos online da atualidade em algum momento vão começar fazer versões dedicadas pro steamdeck pelo menos eu acho. E rodando lá roda em qualquer pc linux.
O Steam Deck foi ótimo para as produtoras olharem para sistemas linux, mesmo que seja só compatibilizar ele com anti-cheat. Por exemplo, o GrandChase quando foi relançado, funcionava normalmente com Proton até lançarem o anti-cheat e ficar inviável de jogar por um bom tempo, o game nem mesmo abria, mas depois do lançamento do Steam Deck a KOG olhou isso como uma possibilidade de base de usuários e compatibilizou o anti-cheat deles, além de adaptar controles e hoje é só clicar e jogar, não só no steam deck, mas em toda distro linux com Steam e Proton.
Sim isso é interessante no caso eles deixaram compatível com o Proton. Acho que é esse meu ponto o que vai ser mais fácil pra esses jogos deixar compactável com o próton ou lançar direto pro Linux?
Minha opinião nesse caso vai depender da engine que é usada por exemplo engines mais populares como Unreal, Unity e Godot é possível compilar o jogo direto pra Linux se o jogo usar as versões mais recentes creio que é um caminho caso a empresa se interesse em rodar nativo pelo Steam deck ou se não estiver interessada pode ser que a própria comunidade ajude a deixar compactivel. Por que acho que cada produtora tem suas visões de como fazer as coisas por exemplo a From Software dificilmente vai lançar os dark souls nativamente pois eles nunca relançam seus jogos normalmente é um studio parceiro que relança seus jogos ou faz os remasters agora a Ubisoft se eles conseguirem rodar seus jogos numa torradeira eles vão tentar vendê-los.
Agora fazendo aquela futurologia de buteco o que o grosso dos studios de games vão fazer? Lançar nativo ou simplesmente usar o Proton?
Passei muito tempo tentando fazer funcionar um emulador de PS2 no meu note, usando ubuntu. Quando finalmente consegui fazer os controles funcionarem, o fps ficou em 20, as vezes travando. Provavelmente seja demérito deu meu Acer com Rizen 5 ou só sou leigo em linux mesmo. Também encontrei bugs ao tentar jogar Dota. Troquei o SO pra Win 11 e tudo funciona perfeitamente, fps acima de 30 no emulador, consigo jogar dota de boas, apenas 'clicando' pra jogar. Enfim, a facilidade que o windows oferece é muito boa
Testou o PCSX2 Nightly 1.7? A versão estável 1.6 é horrível pra emulação.Testei a versão Nightly em um notebook i3 de terceira geração e dá pra rodar bem na resolução nativa, então, provavelmente, em um PC com placa de vídeo e um processador no mínimo quad core deve rodar fullhd tranquilo.
Linux é pra criança que tem o dia inteiro pra ficar no terminal dando 300 comandos pra fazer o que dois cliques no Windows faria.
Linux é um sist. Isso um sist, que é um sistema incompleto.
O que presta mesmo é só o kernel. O OS é meme.
@MiguelWendrio E ai irmão. Rapaz eu sempre desconfiei pq neu notebook que está aposentado é um i3 de 3ª geração e ficava muito travado mas com o processador em menos de 50% de uso. Sempre estranhei, até que ví essa versão Nightly. Ela está muito bem otimizada. E minha suspeita se confirmou kkkkkk
Comprei recente um PC bem modesto com i5 de 4ª geração e uma placa de vídeo simples a RX 550. Roda até God of War que é um dos jogos mais pesados de PS2 com muita folga em 1080p.
Outra coisa é que consegui rodar até um jogo de PS3 no RPCS3, o Blade of Time, mas todos os outros que baixei crasharam. Acho que o emulador de PS3 ainda está bem imaturo comparado ao de PS2. Além de mesmo reconhecendo meu controle USB o jogo não responde aos comandos, então só dei uma jogadinha pelo teclado mesmo e rodou de boa.
@MiguelWendrio Até onde sei não. Ao que me parece é alguma configuração que eu não soube fazer ou problema do próprio emulador. No caso do PCSX2 é diferente pq a versão nightly 1.7 é tipo um Beta para a próxima versão estável que será 1.8 ou 2.0.
@MiguelWendrio Processador 4 núcleos (se for comprar processador antigo vá de intel), 8Gb de RAM e uma placa de vídeo de entrada (a minha é RX 550). A placa de vídeo vai ser só para tankar os emuladores PCSX2 e Dolphin. Se for no Linux instale o Dolphin via flatpak. O PCSX2 instale pode baixar do site mesmo, lembrando que é a versão 1.7 Nightly.
Ob.: estou estando PS3 mas meu processador fica no limite então provavelmente um processador com mais de 4 núcleos rode bem tbm esse emulador.
Valeu Dio pela resposta, realmente esses pontos que você abordou fazem todo o sentido. Confesso que não sabia desse problema dos streamings (eu assisto os streams pela tv) e particularmente eu achava que o LOL já rodava no linux, mas, você foi cirurgico no comentário pois "jogar não é apenas jogar," é uma questão social e também com relação a vários softwares além dos jogos (nunca havia pensado nisso, é uma reflexão bem interessante, pensar em um ecosistema e não apenas nos games).
Diolinux me surpreende pela franqueza e parcimônia! Excelente video cara, sem evangelização chata ou ideais que só complicam a vida do usuário com zero benefícios! Parabéns!
Eu tenho um computador com dual boot (Fedora + Windows) exatamente porque existem jogos que só rodam no Windows. Para todas as outras coisas eu só uso Linux.
Todo fim de dia útil eu jogo CS2 no Linux, enquanto eu (home office) espero minha esposa (presencial) chegar.
Roda muito bem, mas é um jogo competitivo e sei que perco alguns milissegundos de resposta por jogar no Linux. Só que eu quero ajudar o Linux a crescer nas estatísticas dos jogos. Se chegarmos a um percentual relevante, as otimizações virão. 😊
Eu sou tão ruim no CS, que não importa se eu jogo no Linux, no Windows, num PC da Nasa ou num liquidificador 😂😂😂
como faz pra desfazer um dual boot?
@@ngc_daddy eu fiz dual boot com kali, fui la e deletei a partição que ele tava, me fodi pq a tela que você escolhe qual SO você quer não aparecia mais, pqp kk se conseguir resolver compartilha com a gente
@@oficialalpha01 a boot priority ainda deve ta no kali ou no drive q ele tava. Vai na bios e troca pro windows Bootloader
O cs2 no linux é bom, ou perde fps?
O problema do Linux é que tem varias distribuições; 80% dos usuários querem dar 2 clicks e instalar programas que precisam, já estão acostumados com um outro sistema operacional; somente usuários que nunca tiveram contato com nenhum OS que não teriam problemas de usar Linux no primeiro momento. Se o linux no PC fosse igual o Linux nos Smartphones (só baixar e usar), aí estaria em iguadade com Windows e MacOS.
vdd
Na verdade esse não e o problema. Mas sim a falta de usuários e desinteresse de desenvolvedores de portar programas para ele. Em alguns casos eu vejo até como boicote. A variedade de distribuições não é problema pois muitos programas já são portados em flatpak que é um formato que funciona em qualquer distro Linux.
@GegeAkutami__ Concordo cara. Mas vc nem precisa portar, basta os desenvolvedores ajudarem na compatibilidade via Wine por exemplo dos anti-cheats. O player de música que uso e gosto bastante, AIMP, faz isso. Ele não tem para Linux, mas empacotaram o programa do Windows em .deb sem ser nativo no Linux e ele roda via Wine. Ainda haveria custo mas bem menor do que portar. Por isso eu acho que há um certo boicote.
Não baixei o Linux por causa da compatibilidade mesmo, tudo você precisa adaptar é anti prático.
@@fly_ygor9968 Se vc é gamer e tem uma licença original do Windows é a melhor escolha. Eu ainda tenho Windows em DualBoot pq é uma licença original que veio do meu notebook. Acho que a licença não é OEM pois se fosse não funcionaria.
Eu comecei acompanhar o seu canal o que me fez querer conhecer um pouco linux mas quando começo ver esse detalhes cada vez parece mais facil continuar no windows, aqui no meu PC eu faço um pouco de tudo desde ver Filmes, Animes e RUclips , Jogar games , Desenhar e estudar.
Cara, se no Windows vc já consegue fazer tudo isso deboa, nem gaste tempo pesquisando de Linux. Pois vc pode até instalar uma distro, mas vai acabar voltando...
Mesmo caso que eu, eu até me interesso por linux, mas seria apenas um trabalho a mais pra mim fazer algo que já faço tranquilamente no meu windows.
Se vc tem interesse em linux, teste. Escolhe uma distro bacana, faz um dual boot e bora, nem q seja só por curiosidade. Você não precisa sair do windows se não quiser.
@@GuarakamiSe ele tem tudo oq precisa no Windows, pq ele deveria baixar o Linux?
algumas dicas pra quem quizer uma melhor experiencia ai pra game no linux :
monitorar fps e hardware : hardinfo, mangohud, cpu-x , GtkStressTesting (tipo cpu stress )
controlar teclado e mouse etc... : OpenRazer, ckb-next, OpenRgb, polychromatic, Piper e Libratbag
melhor fps desempenho etc... : amd fidelityFx , stacer(tipo um cclear no linux), wine-ge ou proton-ge, feral gamemode
Também uso o Windows somente pra jogos. É exatamente como se fosse um console. Até tentei rodar alguns jogos, mas pra não misturar trabalho e demais usos, até gosto dessa forma Dual boot Linux/Console
Como faço pra deixar o meu notebook assim? só comprar o pacote do windows?
Para emulação o Linux está dominando, você tem aí o Batocera, EmuElec (e seus forks para dispositivos específicos). Vemos aí vários dispositivos ARM64 sendo lançados a cada dia, rodando Linux, temos aí vários processadores da Rockchip, Allwinner, entre outros que estão cada vez mais potentes e podem ajudar a dar um boost, mas de fato para desktop eu ainda não me vejo migrando para o Linux.
Depende, pra emulação mais pesada o windows continua melhor. O Yuzu, Ryujinx, RPCS3 rodam de forma inferior nele se comparado com o windows, Xenia por ser DirectX nem pra Linux tem
@@LeandroMartinscgtem o fato de que os jogos do batocera e emulec são bem mais "simples" também, são consoles antigos
Praticidade, isso que falta. No windows é só vc formatar o pc, ligar ele na Internet, instalar a steam e o sistema faz o resto, se faltar driver, ele instala. No linux nem sempre é assim, as vezes se depara com algum erro e o sistema não vai resolver sozinho.
Eu usei linux por um tempo ano passado e boa parte do tempo que eu poderia ta jogando, eu tava tentando resolver algum problema que o jogo tava apresentando
eu concordo contigo. sem contar que em notebooks gamer como é meu caso, os software de gerenciamento de energia/resfriamento etc, dificilmente funciona 100% sem os software "proprietário". tipo uma predator sense ou um lenovo vantage da vida.
@@slav.superstartem isso também, no meu pc uso mt o msi afterburmer pra ter maior controle sobre a temperatura da placa e não vi nada igual no linux
Mas ai depende também da distro que vc usa. E o windows tbm dá dor de cabeça viu, não e uma exclusividade do Linux.
Essa parte do sistema não detectar e instalar driver de placa de vídeo, eu acho bem desestimulante. Pra mim q tenho familiaridade e me sinto a vontade somente com o terminal, não é um problema instalar driver por terminal. Mas pro povão e usuário comum proveniente do windows, é impensável abrir o CMD pra fazer qualquer tarefa q já devia ser feita pelo sistema.
@@Renan-r9hwindows da problema em muita coisa, mas em jogos... Dificilmente vai ter algum problema, com excessão de jogos muito antigos
Parabéns pela sua forma de explicar, foi direto ao assunto e não deixou duvidas sobre as dificuldades que um gamer pode encontrar ao migrar para o Linux.
Excelente video Dio!! Cara, meu primeiro curso de Linux, tenho o certificado ateh hoje, foi em 2004. Usei Kurumim, Fedora, e Ubuntu ateh hoje. E confesso que tive que voltar para MacOS e Windows diversas vezes por conta de ferramentas e trabalho. Mas desde o casamento do Windows com Linux liberando o WSL, estou beeeeemm confort'avel com o meu Windows PC rodando WSL para programar. Espero que esse casamento dure bastante tempo. hehehe..
O maior problema ao meu ver, como usuário do pop em dual com o windows... É que qualquer coisa que eu vá fazer no linux, em grande parte das vezes, envolve ter que resolver algum b.o ANTES de fazer o que eu efetivamente ia fazer... Sempre tem alguma questão de compatibilidade no meio do caminho, que tem que ser administrada por não vir pronta nativamente.... Somando isso a falta de interesse de determinadas empresas, fica complicado largar de vez o windows...
Eu tbm tenho o pop, e a máquina virtual com o Windows, vc tbm fica com desempenho HORRÍVEL jogando pela máquina virtual?
Comparo as distribuições desktop com carros. Assim como carros há distribuições para todos os gostos , porém com as distros é como se além de modelos de carros você encontrasse veículos com volante no teto ou o câmbio no porta malas ou até mesmo sem as as portas para que você mesmo fabrique. A maioria das pessoas só quer entrar no carro e dirigir até o trabalho. Fui usuário por muito tempo de distribuições, mas por muitas vezes gastava mais tempo fazendo algo funcionar do que realmente usando.
Existem distribuições que se consolidaram e duram até hoje como o Ubuntu.
Usar distribuição modinha ou derivada não costuma ser uma boa ideia mesmo.
Todo o minuto nasce e morre uma distribuição kkkkk. Melhor ficar nas mais idosas tipo Debian, Ubuntu ou Fedora kkkk
Ótimo vídeo como sempre, Dio! Sou fã do open source assim como você, mas o fato do Windows você formatar a máquina e praticamente já está pronta pra uso torna tudo mais prático, e é aí que o Windows leva a vantagem, ainda mais com usuário leigos: praticidade. Enquanto o Linux tiver burocracia pra resolver algum problema sem ter que caçar tópicos no Quora, Reddit ou RUclips (normalmente em inglês), sempre haverá essa aversão ao seu uso doméstico, por isso que criaram o Zorin OS e do Linux Mint, mas como o usuário médio é leigo (explica o shampoo ter instrução na parte traseira), é mais fácil ele quebrar o sistema mexendo no terminal com permissão de superuser do que de fato resolver o problema que ele está enfrentando.
Vdd, eu mesmo já quebrei alguns SO por não saber direito o que estava fazendo, ficava frustrado e voltava ao Windows
@@kauanvicttor3975 Pior é quando o sistema quebra sozinho do nada pq vc instalou algo novo e o dev esqueceu de definir alguma dependencia.
ou quando o sistema vem com papo de que vc tem pacotes quebrados e vc que se vire pra buscar no google o comando pra excluir os pacotes.
Linux pra mim virou companheiro de emulação. Usando um mini PC chinês barato e o LakkaOS eu conecto ele na TV, conecto controles e jogo os jogos antigos que mesmo tendo os consoles não ficam legais em TVs modernas.
O que me impressionou é o desempenho geral com a emulação se comparado ao mesmo software (Retroarch) rodando no Windows na mesma máquina. Já tem pouco mais de 3 anos que montei esse "setup gamer" e não me arrependo nenhum pouco.
Conheci esta distro agora lendo seu comentário e vai entrar na minha lista de distro de instalação, inclusive vou testar ele e testar com alguns jogos mais antigos (sinceramente não curtos os novos).
@@meitecinfo acho que você vai gostar se seu intuito é jogar jogo antigo.
É uma disto praticamente só pra jogar. Requer zero uso de terminal, que nem mesmo é acessível sem ser por SAMBA por exemplo.
É basicamente o Retroarch como interface gráfica... Como eu queria fazer um "console" ficou perfeito.
@@SoterioSalles Não sou gamer mas se ficar bom mesmo desse jeito, acho que vai ser arriscado eu virar um retrogamer... kkkkkk
Ótimo vídeo. Eu diria que consigo fazer 75% do que preciso no Linux, mas os outros 25% são impossíveis.
Durante muito tempo mantive Dual Boot até perder a paciência de ficar trocando o S.O. e joguei tudo pro Windows. Descobri muitos programas bons open source usando Linux e no fim uso eles no Windows.
Idem
Windows eu só usava pra jogar, mas depois que comprei um console, só uso Linux!
Idem
Libre office supremacy
Exatamente.
Dio, show esse seu vídeo, agradeço por entender o lado de alguns usuários Windows. Curto demais Linux, particularmente o Fedora, mas é o que sempre dizia nas Comunidades Linux e os xiitas sempre me criticaram e nos chamavam inclusive de preguiçosos por não querer "aprender" outro Sistema Operacional. Eu não quero rodar um game parecido com o que eu gosto, eu quero rodar exatamente o game que eu gosto e ponto final, e este, por exemplo, não existia para Linux, e com isso o Sistema Operacional se tornava um pouco menos interessante..!!
Windows = vídeo game
Tem um programa de Linux que roda a maior parte dos jogos Windows.
@@igorlinux, se está se referindo ao Wine, este não roda boa parte dos games para Windows, principalmente os grandes títulos..!!
@@zerocoolroot7910roda todos os grandes títulos, ao menos singleplayer, no momento mesmo estou jogando RDR2, hitman 3, god of war, Forza, mortal Kombat 11, GTA V, shadow of the tomb raider, far cry 6, só para citar alguns, todos rodam sem glitches e nunca tive travamento até agora, estou com esse PC mais potente para jogos há 5 meses
@@zerocoolroot7910Wine não, e sim o Proton, que vem integrado na Steam oficial de Linux, e é através dele que o SteamDeck roda a maioria dos jogos
Ao meu ponto de vista é ainda ter que usar o terminal para algumas coisas, o fato de somente clicar em avançar , avançar e terminar ajuda , ja ter que digitar comandos no terminar assusta muitas pessoas ! A grande maioria das pessoas nao sabe usar nem os recursos do Windows imagina Linux.
Todo mundo vai memorizar um livro de comandos e virar raqüer!
Então é vdd que ainda precisa usar terminal para realizar a maioria das tarefas? Se sim, tá aí pq ninguém quer usar Linux (não estou julgando quem usa, mas a maioria não gosta de usar terminal e na vdd nem sabe usar, inclusive eu kskssk).
@@Ps3rikbr68pior que tem sim, no meu steam deck é um sacrifício fazer tarefas, que no Windows seriam dois clickes.
Verdade, até os jogos que são nativos do Linux uma hora ou outra dão dor de cabeça 😂. Se usar o site protonDB você percebe isso. Tipo comentários diz: roda bem mas faça isso depois fassa aquilo, aí é difícil quero só baixar e jogar caramba 😂😂
@@coffeelover1456 ??
No windows tudo é muito prático e simples, jogo, programo, edito vídeos. Nunca tive dor de cabeça, já no linux era todo santo dia em fóruns para resolver X problemas
Excelente colocação Dio, realmente, em algumas áreas ainda existem softwares muito específicos que só rodam no Windows, de maneira que ainda não há como roda-los no sistema do pinguim, quem sabe no futuro haja uma melhor disponibilidade destes recursos, afinal já avançamos muito até aqui, então vamos em frente...
O fato de ser open source torna uma maravilha mas também condena, o Windows só é grande hoje por receber investimentos milionários já o Linux😭
Exatamente, é por isso que o Mac, que possui a mesma base dos Linux da vida, ser muito maior. Tem uma empresa trilionária por trás.
Enquanto qualquer distribuição Linux para usuário final não for patrocinada por uma empresa grande, vai ser meio difícil competir com Microsoft e Apple.
Diga isso para redhat-ibm que tem o redhat linux rodando em ambientes em vários servidores no mundo. 😂😂😂
@@FernandoSalina sobre a apple creio que consiga passar entre uns 10 - 5 anos, duvido que com esse avança que o linux teve hoje em dia ele anda para tras nos feitos wayland, proton, investimenos na gnome que ocorreu ano passado foram quase 1 milhão de euros etc..., porem estamos falando de usuarios domesticos, sobre iot, etc... ja ultrapassamos
Linux justamente por ser opensource recebe investimentos milionários
O problema é que a galera do opensource é viciada em forkar. Ou tem o pessoal que gerencia certos programas de maneira extremamente amadora na base da birra, tipo o 7-zip que não tinha (provavelmente ainda não tem) integração com o novo menu de contexto do win 11. Aí o que tiveram que fazer? Criar um fork só pra isso, o nanazip. Olha o tanto de distro, que nem tem uma filosofia/direcionamento pra justificar a existência.
Algo que pode ajudar muito o linux são os projetos de rodar apps de android, hoje tem muitas versões feitas para o mobile e que poderiam ser usadas
Depois de 15 anos estudando e trabalhando, passei a jogar com mais frequência ano passado. Daí uns amigos me convidaram pra jogar valorant e fortnite. Vi q n havia modo trivial de jogá-los no Linux. Eu não tive paciência pra ficar bootando no windows apenas pra jogar estes jogos. Enfim, não joguei.
Eu jogo valorant( dualboot) se eu ligo o windows 1 hora, já é muito, e é só pra jogar.
Realmente se você se acostuma com o Linux pra fazer todas suas tarefas, um jogo apenas as vezes não é uma grande vantagem pra ficar no velho dual boot.
Por essas e outras que prefiro windows da massa, muito menos dor de cabeça
Por essas e outras que prefiro windows da massa, muito menos dor de cabeça
Por essas e outras que prefiro windows da massa, muito menos dor de cabeça
O maior problema do Linux é que você gasta mais tempo pesquisando como instalar, configurar e fazer as gambiarras necessárias para o seu pc, softwares e jogos funcionarem (mais ou menos ainda por cima) do que de fato usando o pc para trabalho ou lazer/ jogos.
Sou formado em Ciências da Computação e por muitos anos tentei usar Linux no meu pc pessoal, mas cansei de passar raiva.
Minha experiência é bem parecida nesse ponto, ainda tenho apreço pelos sistemas com Linux, mas não tenho o mesmo tempo livre de antes para ficar resolvendo problemas nas distros. Eu tinha um notebook que não funcionava o microfone do headset e na época da pandemia que a coisa virou em reuniões de Google Meet ficou meio impeditivo, por uma coisa simples. Aí depois de horas fuçando as configurações do ALSA, resolvi, mas perdi muito tempo por uma coisa que funciona nativa no WIndows, sem qualquer necessidade de configuração extra. Agora que tenho um notebook gamer perco metade das funcionalidades migrando para uma distro Linux, principalmente o controle do rgb do teclado e das ventoinhas. Talvez o PopOS se adapte, mas prefiro perder 1 hora jogando do que perder 1 hora pesquisando alternativas para controlar rgb, ventoinha e gpu híbrida.
isso é o b.o
Nossa vendo esses comentários de vcs ,me fazem correr longe do Linux rsrs é muito trabalho pra fazer os apps funcionar , coisa que não acontece no Windows né ,que vc da dois clique e instala o que vc quer ,ou mexe aqui e ali para deixar do seu agrado ,bem mais prático.@@adoniasluz5131
excelente video. Nao gosto muito de comentar aqui no youtube, mas sua gramatica tava 10/10, solucionou minhas duvidas se eu mudava para o linux ou nao
A dificuldade que é jogar games competitivos no Linux me afastou dessa comunidade.
Considero isso como algo positivo 🥰🥰
Jogos competitivos normalmente tem anticheats extremamente abusivos..literalmente spywares..parabéns.
Tem alguns de hoje em dia que rodam nativamente sem necessidade de Wine.
Aconteceu comigo por causa de Paladins
@@-r-3542 Papo furado.
@@felipetirafael Opinião furada, vá jogar valorant, deixe que os bons os adultos já jogam faz séculos.
Geralmente eu só compro PC com Linux ai quando chega eu vou correndo para instalar o Windows 🥰🥰
Segue minha experiência:
Jogos da steam muitos custam a rodar, rodei cuphead de boas, mas cult of the lamb não.
Jogos da Amazon, quase todos rodam, vale a pena.
Jogos da GOG, alguns não rodam, mas dos que eu testei foram bem.
Epic me surpreendeu, maioria rodou, não testei fortnite
Pensando em comprar Cult of Lamb.
Tá como PLATINA no ProtonDB.
Qual o seu hardware?
Eu tentei usar linux no passado, lembro de ter conhecido o famoso "big linux" uma distro a epoca muito bacana (meados do windows xp), hoje só uso windows (já experimentei distros novas de linux e já usei MacOs tbm) enfim, o meu problema com linux foi justamente na parte de software, os programas que eu queria não funcionavam nele dai teria que "emular" oque no caso faria eu perder desempenho e pra piorar, não era tão pratico emular porque tinha bugs e etc, vejo que nesse ponto o windows é BEMMM mais pratico, basicamente vc baixa o programa, instala e pronto! ta resolvido, já no linux apesar de fazer semelhante as vezes vc vai "engasgar" nesse processo, outro ponto é que meus amigos usam windows e vejo que por conta disso é mais facil quando eu digo por exemplo "há vamos baixar o programa X pra jogar? vamos baixar o programa Y pra tal coisa" é mais facil se todos tem o mesmo sistema, um exemplo é o programa "parsec" que funciona criando acesso remoto pra jogar no pc do amigo, esse programa eu sei que funciona nativamente no windows, mas não sei se tem no linux, então fico tranquilo quando a compatibilidade, ai que o linux pega, compatibilidade, sei que não é culpa do linux em si mas dos desenvolvedores, mas faz parte né, mesmo assim acho o linux excelente em varios aspectos e espero que ele prospere como sistema operacional.
Pessoas de Windows são preguiçosas para aprender usar o linux... Eu amo distros baseadas em Debian, é maravilhoso, as pessoas deveriam conhecer.
Realmente muita gente só tem preguiça, mas em algumas situações é mais falta de empresas fazerem versões pro Linux de coisas q a galera usa, digo isso pq só n migro pro Linux por falta de uns games online e alguns softwares de edição, mas quando n falta isso pra pessoa não tem tanta dificuldade pra aprender a mexer, meus tios q n sabem nada de Pc usam Linux pq eu instalei e facilitei o acesso aos sites que entram com frequência
@@HopeEll tudo isso que vc relatou existe, entre distrowatch q vc encontrará uma distro que te supra
Eu mesmo tenho preguiça, só quero instalar e jogar em paz. Sem terminal, sem isso ou aquilo, direto ao ponto tlgd
É fácil falar quando se sabe resolver algo em menos de 20min. Não é só a preguiça, também é a falta de estímulo
@@BlessedFrancis depois q aprende uma vez fica facil
Que?
É sério que as empresas de streaming limitam as resoluções no Linux com medo do pessoal *GRAVAR A TELA?*
Ainda bem que eu só consumo mídia "modificada" 😏😏😏
E não assino nenhum tipo de streaming.
Em casos que compra não lhe garante propriedade, velejar os mares é opção mais que válida
Eu uso o Stremio🤓☝️
@@Kawkyzin eu uso ou usava o popcorn time no desktop.
Tem o binário pré compilado para Arch nos repositórios.
Mas faz um tempo que não assisto mais nada. E o pooling de conteúdo é exclusivamente em inglês.
No máximo, conectando a conta do open subtitles você consegue subs em português.
O world of Warships tem esse sistema de gravar TODAS batalhas. Muita gente não sabe, mas todas batalhas são gravadas no warships, são arquivos pequenos que só podem ser visualizados com essa ferramenta do jogo.
Todos os jogos da Wargaming como World of tanks de PC e até Mobile, World of Warships de PC, console e mobile tem esse tipo de função
Eu realmente não sofro com esses problemas mais comuns, já que assisto séries e filmes numa boa smartv, e jogo no Xbox, além de só jogar games mais casuais ou modo história. E por fim, eu trabalho como programador, e pude escolher o Linux pra máquina de trabalho.
Mas entendo as limitações de outras pessoas com o sistema operacional.
Q coincidência esse vídeo dropar justamente agora, pq tô nesse exato momento quebrando a cabeça pra fazer Cyberpunk 2077 rodar no Arch sem que ele fique crashando a cada 15 minutos, coisa q n rolava no Windows
Deixa eu adivinhar GPU Nvidia
Tentei rodar MTA Sa no Arch e não consegui, segui o tutorial do site e nada.
O que você já tentou?
@@Francehelder Segui de acordo com o próprio site do mta, baixei todas as dependências, mas o mta não inicia diz que falta drivers da placa de áudio.
Vá no 1337x e pesquise "cyberpunk jc141", teste e depois diga aqui o resultado
Excelente vídeo. Toca em pontos muito simples e muito fundamentais pra entender que, por mais que existam distribuições Linux excelentes, para o usuário comum só importa um computador que vai fazer aquilo que ele precisa com o mínimo de esforço.
Atualmente eu tenho dois notebooks, sendo um com Ubuntu e outro com Windows 11. Particularmente, gosto muito mais da experiência do GNOME no Ubuntu, pq dá a impressão de que o sistema é mais bem acabado, mais simples e faz tudo o que é preciso de forma mais fácil. O Windows, por mais que tenha evoluído muito, ainda me parece um sistema operacional que tem "vida própria" ou que é menos amigável que o Ubuntu.
Porém, existem alguns pontos sobre o sistema da Microsoft:
O Windows surgiu primeiro e se estabeleceu no mundo desktop antes. O kernel Linux é de 1991, enquanto que o Windows começou em 1985. Gostando ou não do Windows, a Microsoft "dominou" o mundo desktop antes, lá na década de 1990.
O Windows, gostando ou não, oferece a mesma experiência para o usuário em qualquer hardware que esteja rodando. Não existem "distribuições" Windows, com interfaces diferentes. A curva de aprendizado para o usuário é muito mais linear, e o Windows se estabeleceu antes. O menu Iniciar existe desde o Windows 95.
Na maioria das empresas, as estações de trabalho rodam Windows e Office. Nos servidores o domínio é do Linux, mas é muito mais cômodo para um usuário comum ter o mesmo sistema operacional em casa e no trabalho.
Quando uma pessoa escolhe comprar um computador novo já montado, a imensa maioria vem já com o Windows. A oferta de computadores novos com Windows é maior do que com Linux.
Em muitas vezes, o usuário comum não tem ou não precisa ter conhecimento suficiente pra ir atrás de uma distribuição Linux se o Windows já resolve a maioria das suas necessidades. Se no Windows funciona, está ótimo.
Não é que o Windows seja melhor (ate pq eu prefiro muito mais o macOS ou Ubuntu), mas o Windows é um sistema estabelecido há muito tempo e que resolve tudo o que um usuário comum precisa.
Isso é uma campanha, e o Linux avançou bastante nos últimos anos, por isso é importante os usuários de linux contribuírem para os projetos que utilizam sempre que possível, principalmente com doações, dessa forma é possível elevar muito o setor de desenvolvimento de projetos voltados ao linux e ter cada vez mais desenvolvedores trabalhando em ampliar a compatibilidade e a trazer novos recursos. Só é uma questão dos contribuidores coletivamente colaborarem por tempo e em quantidade suficiente para que o linux domine o setor de desktop.
Eu estou trabalhando no meu tempo livre em criar uma plataforma de desenvolvimento de jogos com um foco parecido ao do Unity 3D mas só que focada em jogos 2D e princialmente no estilo RPG, essa plataforma vai ser completamente Linux first, eventualmente os jogos criados nela vão receber suporte para serem compilados para Android e Windows, mas o foco principal sera sempre o Linux, dessa forma espero fazer minha parte na comunidade e entregar ferramentas gratuitas e de código aberto para que cada vez mais desenvolvedores criem jogos com suporte nativo a linux.
Já nasceu morto pq mercado de jogos desktop se quer se importa com Linux, a quantidade de pessoas que usam Linux para jogar é irrelevante.
@@negaogamer6864 Não tenha tanta certeza meu caro... o jogo pode virar quando vc mesmo espera e feliz de quem está à porta com o produto certo na hora certa.
@@negaogamer6864 Fala isso pros jogadores de free fire, pubg e todos outros jogos de android, aliás o fato de ser linux first não quer dizer que os jogos compilados na plataforma não poderão ser multi plataforma, na real esse é o principal objetivo, que os jogos feito nela rodem no linux, android e windows, mas obviamente as features sairão primeiro para linux e não tem problema nenhum nisso.
Ademas esse não é um projeto que busca retorno financeiro, e sim justamente aumentar esse número que você chamou de "irrelevante".
@@gabrielmartins4752 saírem primeiro no Linux, uma sistema que ninguém liga pra jogar bela escolha, se fosse Android ainda relevava.
@@negaogamer6864 Eu entendo muito bem o seu ponto amigo, você ta coberto de razão com seu raciocínio sobre o ponto pelo qual você ta vendo as coisas.
Porém qual critério você ta usando pra classificar o quão boa é minha escolha? Pensa a respeito disso e tente se lembrar de qual eu disse que era meu objetivo enquanto estiver refletindo.
A minha intenção não é ter a engine de games de código aberta mais competitiva do mercado. Distros linux é o ambiente desktop que me sinto mais confortável e seguro, é aonde eu consigo ser mais produtivo.
Eu aprendi a programar com 10 anos de idade porque queria aprender a fazer jogos, e agora eu quero ter uma ferramenta para criação de jogos muito parecida com as quais eu usava totalmente focada no meu ambiente desktop favorito.
Não to interessado em tomar a melhor decisão comercial possível num projeto que iniciei puramente por hobby e para me divertir saciando as minhas vontades e escolhas.
E de forma secundária, meu desejo é fazer com que linux em desktop se torne uma opção cada vez mais atrativa para cada vez mais pessoas, e a melhor forma para mim fazer isso é ajudar a aumentar a variedade de ferramentas que fariam as pessoas usarem esse sistema.
Eu não entendo porque você insiste tanto em tentar desqualificar distros linux para Desktop, elas são realmente incríveis para os usuários mais avançados que conseguem extrair o máximo potencial de suas máquinas. Não se trata de um ambiente controlado como o Mac OS ou o Windows, é literalmente usar o seu computador sem as "rodinhas" que os pais colocam nas bicicletas dos filhos que ainda não aprenderam a se equilibrar com duas rodas.
Salve Dio!
Vendo rapidamente os comentários, eu estou no grupo que tem dual boot, windows para games e linux para trabalho.
Com relação a questão dos jogos no linux, eu vejo de um modo simples, pode até ser um devaneio, que isso poderia ser resolvido pelas desenvolvedoras dos games projetarem eles para linux, assim como hoje fazem para windows, mac e consoles e quem sabe, ai pode ser outro devaneio, as fabricantes dos perifericos também se interessasem em atender o publico que viesse a usar o linux para games.
Não acho isso impossível, temos exemplos como a Blizzard, eles tem o WOW que um MMORPG que roda no Windows e no Mac, algumas vezes tinhamos problemas, pois precisavamos usar softwares de comunicação, o Teamspeak que na epoca só tinha pro windows, de forma free, mas não impedia de players de plataformas diferentes jogarem juntos.
Hoje em dia existem jogos que são "cross platform", PC (Win) e consoles, ou seja, basta o interesse de colocar o linux na jogada.
O problema reside na cultura popular, na crença de que tudo o que é caro é melhor. O marketing promove o Windows, fazendo com que seja desejado pelos clientes. Se alguém não o possui, se sente prejudicado. É difícil mudar esse pensamento, especialmente porque o Windows funciona. Para muitas pessoas que não têm interesse em tecnologia, não há motivo para criar um pendrive com uma distro Linux e instalá-la.
Seria bom se mais computadores viessem com uma distro Linux pré-instalada, similar ao Android, ninguém se importa se é Linux, e sim que funcione. Incentivar a adoção do Linux é importante, especialmente em países em desenvolvimento, onde o Windows e hardware em geral são caros. O Linux roda bem em hardware mais simples, é gratuito e assim o usuário não precisa piratear o Windows.
Acho que a maior barreira é a facilidade de uso do Windows, já vem na máquina e já te dá a mamadeira na boca. Você nn precisa aprender nada que nn seja ler, escrever e clicar em avançar.
@@elielsonurbano7103 esse é o maior problema. Além disso pra mim é uma questão profissional. Eu uso certificado digital e não há configuração pra linux (só windows e mac os)
Há pouco mais de um ano eu decidi me livrar de Windows e aprender a mexer em Linux. Instalei o Manjaro e comecei a fuçar. A Steam vai "tranquilo" mas muita coisa não. Com o Lutris também não resolvia tudo porque os jogos da Amazon Games nem todos ele reconhecia ou instalava. Tinha que usar outro método (esqueci o nome) com linhas de comando e já vai ficando mais difícil pro usuário comum. E tem também o meu uso com midi. Foi um parto pra fazer a minha bateria eletrônica funcionar. No fim consegui fazer o EZDrummer rodar com Wine, mas qualquer outra opção usando VSTs não funcionou. E mais tarde quando mudei pro Mint, tive a mesma dificuldade pra fazer um teclado midi funcionar. No fim usando jack com Carla até que foi, mas a única saída de áudio que ele permitia era a de fone de ouvido.
Hoje tenho um servidor Casa rodando em Mint, mas pra jogar mesmo uso um Ayaneo Geek rodando Windows e com uma eGPU quando na dock. Acabei voltando pela comodidade.
Eu comecei usar Linux porque tinha um PC da Xuxa que não suportava mais o Windows. Gostei tanto da experiência que gostaria de continuar usando pra sempre, porém agora com um PC melhor, vou ser obrigado utilizar o Windows novamente justamente por ser melhor adaptado para jogos.
Eu montei um PC gamer recentemente, instalei Windows em um SSD secundário somente para jogos achando que o Linux não ia tankar. Dois meses depois eu mal ligo o drive com Windows, não só o Linux roda todos os jogos que eu quero, como também é muito mais fluído e roda melhor.
@@xaxanais Eu uso um simulador de voo que requer alguns "mods" e extensões que geralmente são instalados com .exe ai fica difícil pra mim usar o Linux.
@@rodrigomoreira4220Mesmo com esses mods tem como rodar acho que só abrindo pela Steam ou configurando no Wine/Lutris já rode
Vou citar meu exemplo: sou programador, uso Windows, MacOS e Linux no dia-a-dia. Mas, como trabalho bastante, sou casado e tenho filho, meu tempo para jogar é extremamente curto. Muitas vezes, aqueles 30min valiosos às 22:30 depois que o filho dormiu.
Uso Windows (ou PS4) para jogar, simplesmente porque não posso perder meu tempo precioso fazendo configuração pro jogo rodar. Preciso instalar e começar a jogar, simples assim.
Eu jogo World of Warcraft, Diablo III, Starcraft I e StarCraft II no Linux e roda melhor nele no que no Windows 10 e Windows 11. Tem maior FPS e melhor ping. Memória é uma coisa que não me importo muito, se tem é para ser usada, mas consome muito menos memória que no Windows.
Uso o openSUSE Tumbleweed e meu amigo eu não sinto falta de nada do Windows. Porém entendo que tem casos e casos.
Mas migrei para o Linux tem 4 anos, tenho um dual boot que só entro para update rssrsr.
Vejo isso muito cultural.
A Blizzard nunca suportou oficialmente o Linux mas sempre colaborou com a comunidade open source para que seus jogos funcionassem.
Convenhamos que são jogos "pré históricos". Eu adoro emuladores no Linux, por exemplo, mas jogo recente vai dar trabalho quase sempre. Fora que tem uma variação absurda de performance entre as distros.
@@VictorFC Diablo IV não é pré-histórico e ele roda bem no Steam, sem dar trabalho além de ter que clicar para instalar e rodar. Não sei qual distribuição você usa e que jogos testou, mas no meu caso, quase nunca preciso fazer algo para o jogo rodar.
@@VictorFCpre históricos? Baldurs gate, red dead redemption e starfield por exemplo são pre históricos? Kkjkkkkkkkk
No final das contas depende do jogo, eu como jogo muita coisa do gamepass não tem possibilidade de ir pro Linux
Eu mesmo estou no pior desespero por não ter mais nem Desktop e Laptop, só uso o que eu ganhei de presente sendo usado o Moto G 8 e um iPhone que nem lembro a versão, Linux eu uso indiretamente no Android e BSD indiretamente no iOS com espaço limitado de armazenamento , Android travando e o iOS rodando 100% sem lag usando o que dar para usar empurrando tudo com a barriga e produzindo conteúdo no RUclips e outras plataformas de vídeos com esses aparelhos com ilustração digital e tradicional com as ferramentas que eu tenho.
Ainda falta alguns games e softwares terem umas versão Linux. Mas apesar de tudo aos poucos vai mudando.
cara eu lembro quando minha escola do ensino fundamental 1 trocaram os sistemas operacionais todos para linux, os pcs eram todos core 2 duo, pentium atom e voavam com esse sistema, rodavam jogos simples e eu aprendi facil como usar(por mais de ter 10 anos na epoca) eu uso computador pra jogos mas se fizessem uma os linux com msm compatibilidade com o windows eu largaria sem olhar pra tras, a fluidez do linux é impressionante
ótimo vídeo, como de costume.
No meu caso acaba sendo mais simples porque 90% do meu tempo to jogando games antigos via emulação ( que funciona 1000x melhor em linux que no windows )
e os outros 10% to jogando jogos indies que ou
1: tem versão nativa
2: funciona maravilhosamente bem via PROTON
Além de não ter problemas com drivers. Recentemente adquiri um controle de ps4 genérico e ele não só funciona em linux, como funciona bem melhor do que no windows.
Espero que "padrões" como o portals que nasceu por casa do wayland evoluam a ponto de ter uma cobertura realmente completa e facilite portar programas e jogos para plataforma.
Faz 2 meses que instalei o Linux no meu PC e 90% dos meus jogos da steam não rodam nele😂😂 voltei pro Windows
OBRIGADO AMIGO VC TIROU UMA DUVIDA KKKKKKKK
POREM MEU SONHO IR PARA O LINUX MAS FICAR SEM OS GAME NAO DA
@@sheikkjvai no site protondb e verifica. Acho estranho não rodar 90% dos jogos visto que a própria steam confirma contrário já que ela faz de td pra ser por causa do steam deck
Irmao comprei um lenovo loq 3050 16 gb linux e a porra da steam nao abre , abri o noot da caixa hoje e hoje mesmo ja estou querendo mudar pro Windows
@@sheikkjé só usar Linux e Windows
@@danielricardo7138 mn n é culpa do linux, é que o sistema operacional q vem é mal feito, na vdd acho q linux só é visto como algo dificil pq n são os projetos em si que o pessoal lembra tipo zorin, ubuntu, mint e sim um bglh que é baseado em linux, baseado em debian, baseado em n sei oq, bglh super nichado, marketing 0, vontade de testar 0
Excelente video. Usando Linux desde 2002 demorei um tempo para adquirir esta humildade. Parabéns.
Eu já tentei migrar para o Linux, adoro o fato do sistema ser grátis e ser muito personalizável, mas quando eu queria rodar algum jogo que eu queria e não conseguia eu ficava meio decepcionado mesmo pesquisando a solução na internet. Por isso hoje não me vejo migrando para o Linux mesmo achando super massa.
Jogos no Linux depende mais do seu hardware do que o sistema em si
@@kevinyoliveira68esse manja
@@cabecatv886 ??
@@cabecatv886Linux na maioria das distros vai rodar igual depende mais dos drivers do que distro exemplo Arch com AMD tem mais FPS que Nvidia com Ubuntu justamente pela AMD ser melhor com Linux no geral
acho que não, pq com o mesmo hard que usei com o linux , uso com o windows e rodos meus joguinhos de boa.@@kevinyoliveira68
Já comecei a seguir, não sou um adepto do S.O Linux, tentei no passado mas era muito frustrante tentar fazer os apps e os jogos serem compatíveis com o Linux. Hoje com o seu vídeo já vi que melhorou demais em relação ao passado, hoje trabalho com linux mas só preciso do terminal para desenvolver, então acabo utilizando Windows com WSL/Ubuntu, os games pra mim são fundamentais como lazer por isso contínuo no Windows, mas fico feliz que existe uma boa evolução no Linux e quem sabe daqui um tempo não fique tudo ainda mais compatível. Parabéns pelo conteúdo.
Absolutamente nada relativo a games me fez migrar pro Linux ainda. Sou artista digital e o modelo de mesa que eu uso (uma mesa com tela, relativamente cara pra quem recebe em real) tem sérios problemas de compatibilidade com o Linux. Não é problema pra certos modelos de certos fabricantes, mas, pra mim, tem sido um impedimento.
fora o fato de que é um abismo gigantesco entre usar inkscape e gimp contra um photoshop illustrator, principalmente pra quem trabalha com impressão.
É irmão, pra quem busca a facilidade do WIndows é difícil msm.
Eu fui usuario Linux, principalmente do Ubuntu de 2018 até janeiro de 2024 quando voltei ao Windows, especificamente Win10, usei bastante o Proton da Steam para jogos, na maioria das vezes dava certo, mas naquele 1% das vezes que dava errado era dor de cabeça na certa, voltei ao Windows unicamente por conta dos jogos e pela praticidade de uso.
O problema dos Linux é justamente um dos pontos fortes, ele não tem muito um standard. Outro é que tem muita gente sem visão de negócios envolvida. Tem uma porrada de distro que não se justifica e surgiu por divergências minúsculas e parte da comunidade caga pra experiência de usuário. Lembro de um colega jogando um emulador de n64 via linha de comando (anos atrás, quando comecei a entrar em contato) e aparecia numa mensagem algo como "se quer uma GUI, faz aí". Muita coisa opensource é feita no maior profissionalismo, mas muita coisa não. Outro exemplo de birrinha de dev excêntrico é a falta de suporte ao novo menu de contexto do w11 no 7-zip, que gerou a necessidade de um fork, o nanazip.
Errado. O Kernel de todas as distros é um kernel Linux. A diferença é que como cada distro escolhe variadas combinações de outros softwares (como o gerenciador de janelas, gerenciador de pacotes, etc) para um usuário leigo são todos diferentes.
O problema está no Windows em ter apenas um shell gráfico e sistemas de pacotes quebrados, sem possibilidade de troca...
Mesmo apps que modificam o shell do Windows fazem apenas alterações na configuração do próprio explorer para que ele se apresente visualmente diferente, mas é o mesmo software.
O novo menu de contexto do W11 é bizarro. TODO MUNDO tem que clicar em "mostrar mais opções" pq a Microsoft simplesmente escolheu quais opções mereciam ficar no menu novo. Se eles simplesmente tivessem usado IA nos clientes do W10 para descobrir quais opções são mais usadas pelo usuário, ele simplesmente aprenderia que o usuário usa mais determinada opção que outra. Estou usando cada vez mais Windows+R (executar comando) graças ao 11 pela sua falta de usabilidade para pessoas mais avançadas. Até parece que eles não aprenderam com a burrada do Windows 8 que só agradou crianças.
Desenvolvedores são especialistas em sua área de atuação como em qq outra profissão, meu amigo. Um desenvolvedor geralmente é um programador, então ele tá mais interessado em fazer algo funcional do que algo bonito. Para fazer algo bonito o cara teria que ter um designer trabalhando para ele (o que significa que o software deveria ser pago) ou ele faz como esse nanazip: chupinha algo que já funciona e faz algo bonitinho, mas ele mesmo não sabe desenvolver.
Anyway... Estamos esperando atualização do W11 que traga suporte nativo ao formato RAR ao sistema e creio que isso inclua também o formato do 7Z. Então ele será obsoleto mesmo... já era obsoleto desde o Windows ME, já que ele tem suporte nativo a ZIP, mas o povo inventa de usar outros formatos...
eu nao vou ler isso @@AlexeiDimitri
@@RelaxingNostalgia Xi, mais um jovem que não consegue ler mais de 5 linhas
Depois quando dizem que estamos formando graduados analfabetos funcionais, ficam putinhos...
@@AlexeiDimitri passou de 2 linhas é podcast
@@feli31415 Depois vcs não entendem pq não aprendem nada direito
Eu tinha dual boot no meu notebook com Windows, que raramente usava, mas depois que o Windows formatou o meu notebook, depois de uma atualização, eu tomei trauma de Windows. Hoje só tenho Windows em um disco rígido separado e tenho que abrir o notebook para colocar ele. Windows me foi necessário em tão poucas situações, que é mais fácil listar as partes boas: jogos, emuladores no Windows funcionavam melhor e o software da Kingstone para atualizar o firmware do meu SSD. Até a assinatura digital de PDF, que eu tive muito problema, hoje eu já consigo fazer no Linux.
Linux + AMD, muito fácil e prático para jogar.
Sim, plug and play, sem dor de cabeça com driver!
Exatamente
Tem que ser Full amd? Eu tentei e desisti
tem que ser full amd?
Eu abandonei o Windows no ano de 2002. Nesse ano, eu codava páginas em ASP e, fiquei a saber do PHP, MySQL e Apache. Instalei esse trio no meu PC. O PC parecia estar com doença de Parkinson, começou a virar os olhos e desabou. Fiquei frustrado e fui dar um rolé no centro da cidade. Ao passar ao lado da maior revistaria da cidade, eis que vejo o cd da Conectiva com um simpático pinguim, entrei e comprei. Fui para casa e instalei molezinha o sistema e o PC simplesmente rodava fluído e o consumo de memoria era ridiculamente baixo. Percebi que o PHP, MySQL e o Apache estavam ali. Mesmo nunca tendo mexido com PHP, Apache e MySQL, configurei, sem muita dificulade, e rodei. Os recursos dos sistema consumido por tais processos era praticamente imperceptível pelo PC e assim abandonei o Windows. Em 2019 tive que instalar o Windows, pois estava a cursar Técnico em Eletroeletônica e precisava rodar o Proteus. Paguei mais de mil pilas pela licença e, por algum motivo, não muito claro, para mim, fiquei com o Windows até setembro desse ano, quando resolvi formatar o computador, fazer um monte de partições para as pastas do sistema e instalar o GNU/Linux novamente, dessa vez o Debiam. No passado, o sistema que mais sei, durante anos, por ser bem raiz, foi o Slackware. E amei o Slackware por ter que cnfigurar tudo na unha, sem nada automático, pena que o Patrick Volkerding matém tudo, praticamente sozinho e demora muito as atualizações, mas é o mais antigo e estável sistema GNU/Linux existente. Nunca gostei de gerenciador de pacotes, é prático mas gosto de ter controle do que irá ser instalado e desinstalado e suas dependêcias. Sim, é um saco instalar as dependẽncias mas, não dói e nem mata. Agora é começar a compilar pacotes Debian como eu fazia no Slackware.
Linux é supremo pra jogar , sempre tive muito stutter nos jogos , principalmente na unreal engine , e jogos sem compilação de shaders, ir para o Pop!_OS foi a salvação , jogo todos os games sem esse problema mais, melhor coisa que fiz, uso em dual boot, uso o windows pra algumas tarefas em meu trabalho, mas para jogar é infinitamente superior ao windows.
@@coffeelover1456 aqui vemos um retardado que nao conhece proton
Tenho Debian em dualboot no meu Pc pessoal, e trabalho em um Debian também, mas é muito complicado o fato de que pra praticamente qualquer informação sobre jogos de computador coberto por qualquer mídia (canais de RUclips, jornalismo, até mesmo fóruns), parecem considerar apenas "jogar no pc = steam". Não existe só steam pra jogar no Pc. Até alguns anos atrás, jogos ainda eram vendidos em DVD em lojas físicas. Pensem em jogos de PC do mesmo ano do PS3 pra trás. Proton, Lutris, nada disso me adianta. Mesmo se tiver alguma gambiarra pelo Wine, não é bem perto de funcionar bem nada que não seja Steam. Por isso que não dá pra migrar
Pra quem não joga games competitivos, tudo roda do Linux via Proton. E há cada vez mais games competitivos que também são (ou tornaram-se) compatíveis com o sistema do pinguim. Acredito que é só uma questão de tempo para tudo ficar equivalente. Talvez demore um pouco, mas acredito que chegaremos lá.
Não exagera não, mano. Muita voisa vc tem que ajustar e muita coisa tem performance pior. Pra quem tem hardware top pode ser só um inconveniente, pra quem tem hardware de entrada pode ser a diferença entre rodar ou não. Só olhar testes no canal, tinha casos que a performance era cortada pela metade, tipo um dos Tomb Raider.
A maioria dos jogos rodando por camada de tradução tem sérios problemas de performance. Pra mim, 10 fps a menos pode ser a linha entre rodar e não rodar, pois tenho hardware de entrada
@@ltBanshiro curioso usar hardware de entrada com Windows kk
O sistema detonando o hardware é que me fez mudar pra Linux.
@@marcelorauber_ de entrada me refiro a entrada gamer, no meu caso um Ryzen 5 3550H, GTX 1650 e 16 GB de RAM. Se no Windows tem jogo que n roda legal, imagina tendo que rodar com traduções e camadas
@@ltBanshiro aí, eu acho que você ta precisando se atualizar nessa questão de desempenho em jogos. Tem vários testes aí mostrando jogos AAA rodando melhor nas ditros com pacotes mais atualizados (Fedora/Nobara, Arch e derivados...) e até salvando jogos mal otimizados DX9. Minha placa em geral tem desempenho dentro do esperado ou superior, mesmo meu processador sendo velho (e não suportado pelo W11). O desafio é a implementação de RT, mas provavelmente isso vai ser superado esse ano. Se parar para pensar, é meio óbvio que um sistema inchado como o W11 pode ser superado por um OS mais eficiente.
Tive problemas justamente com o Mouse, acho que era um mouse simples, mas não era compatível com o Linux Ubuntu. Demorei pra descobrir isso, felizmente tinha jeito de usar sem o mouse por um pouco de tempo, mas depois encontrei um mouse compatível com linux, e valeu a pena... Pensando em reinstalar o linux.
Comecei buscar Linux a 5 anos, nosso muito bom e não tem aqueles congelamentos e lags de 2s do Win, sem contar o restante dos problemas e bugs .... Mas infelizmente, por conta de jogos e ferramentas exclusivas, eu uso o Linux apenas no trabalho... 😢.
Poderia fazer um vídeo comparando os 2 só, por exemplo, com meu trabalho uso muita pesquisa e sempre tenho umas 4 janelas de navegador e umas 100 abas, e alguns programas a mas, no windows msm em máquinas razoável da travamento irritante, pois processador e memória não estão acima de 80% e constantemente congela tudo, passa 2 segundos e volta... No Win 11 é mais evidente
Sou usuário de Windows a anos. Confesso que tentei por diversas vezes ser usuário Linux. A última tentativa foi recente com big linux, eu embora adorei o O.S, meus sofwares pagos não tem pra Linux (pacote da affinty serif), jogos da steam também (kofxv, FIFA, Pes, Batman, etc), daws para edições de áudio e música (cubase 12)...nos demais não sinto tanta falta, pois usei por pouco tempo uns 3 dias de forma constante.
Voltei pro meu w11 pro.
Finalmente um comentário sensato!! Vindo do Dio então?!!! Nem vou dizer que foi providencial.
Sou programador e a grande maioria dos meus clientes (praticamente todos) usam windows, portanto não tenho motivos pra produzir pra linux (exceto pra mobile).
Uso Linux no meu servidor de aplicativos e outros servidores.
Ou seja, como vc mesmo disse, cada sistema tem seu melhor uso em determinadas tarefas.
Parabéns pelo vídeo!!!! Ficou perfeito 👏🏼👏🏼👏🏼
"você não quer ouvir uma banda parecida com pink floyd", eu com uma aba aberta de fundo ouvindo transatlantic
De ontem para hoje fiz uma lan-party aqui em casa. E jogamos Xonotic. Ambos usando windows, exeto eu. Quem quer diversão consegue.
Até que enfim alguém com observações sensatas! Parabéns pelo conteúdo!
Cara eu usava o Windows 10 a mais de 1 anos atras , quando vi e percebi que o linux estava tao bom pra games quanto o windows eu sai fora na hora , o windows nao me faz mas falta nenhuma , deixei de lado e larguei mesmo , se soubesse que estava assim ja teria largado a tempos .
É exatamente esse pensamento que eu tenho. No notebook, onde eu não jogo, já é linux, sem dual boot. Mas no PC ainda tem Windows porque não dá pra trocar de jogo por causa do SO, mesmo assim, eu tento usar softwares livres em alternativa a softwares pagos sempre que possível para diminuir ao máximo a dependência do Windows.
Dio eu queria converter um programa open source para ele rodar no "Linux" (varias distribuições) por onde devo começar?
Detalhe estou aprendendo programação no momento JavaScript, qual seria o caminho das pedras?
Qual programa? Programas em frameworks que não podem ser recompilados geralmente tem problemas de libs e você vai ter que trocar elas por libs compatíveis.
Programas binários como em C ou C++ vão ser muito mais difíceis pois a Microsoft faz questão de empurrar o dev a usar bibliotecas que só existem pra windows e que ela não vai mostrar o fonte.
Programas como Python ou JS puros geralmente tem muito menos problemas já que nesses casos fazer uma lib que não seja multiplataforma é até mal visto pela comunidade.
Saber diferenciar as apis de sistemas Linux da API do Windows é um bom começo já que vai ser seu maior trabalho no geral.
@@talkysassisobrigado valeu, o programa? Média Player Classic o que tem 321 no claquete, sei que existe o VLC mas gosto muito desse player questão afetiva, quero fazer mais como um desafio, claro que vou notificar os devs originais( acabei de ver no repositório do Github diz que ele é C 53.2% C++ 42.3% 😬)
@@tiagocarneironascimento1759 Ih rapaz. Olha acho q a melhor abordagem pra vc é refazer o vlc e mudar a interface. Mas isso vai dar muuuuito trabalho.
@@tiagocarneironascimento1759O Original, O BE ou o HC?
Grato por mais esse vídeo Dionatan ! 👍🏼👏🏼🤝🏻🙏🏼
Mesmo rodando jogo em camada de compatibilidade, o Linux dá uma surra no RWindows.
Meus jogos online com anti-cheat discordam disso
@Joao_M Pode ser você que não escolheu a melhor distro e ambiente de trabalho pra isso ou tem hardware que é mais problemático (vídeo Nvídia, por exemplo). A prova é que muitos rodam muitos jogos e muito bem. Se eles conseguem, então algo impede que vc consiga fazer o mesmo com o Linux aí.
@@gustavoreboucasfernandesde9306 Aí a culpa não é dos SOs Linux mas DAS EMPRESAS que não tem capacidade intelectual (falando na real) de criar um simples sistema de código aberto para checagem da instalação do jogo, enviando esses dados criptografados, que permita a autenticação e assim impeça que os jogadores trapaceiem.
@Joao_M Como diz o Willian Azarado, vc deve ser o Gordinho Frouxo da M$, só pode...
@Joao_M é o que po? Kkkkkkkk Linux parece estar mil anos a frente, no GNOME posso integrar todos os meus dispositivos e transferir tranquilamente arquivos ou controlar meu computador pelo celular, por exemplo, com o GSConnect. O GNOME já usa o servidor gráfico Wayland por padrão, em contraste com o primitivo X11 utilizado pelos sistemas Windows. O GNOME oferece uma experiência insanamente mais fluida e intuitiva do que o Windows com sua interface inconsistente e poluída, travamentos constantes e UX antiga e defasada.
Esse vídeo fala tudo que eu penso e ainda me faz pensar, eu realmente gostaria de poder usar 100% Linux, e espero que chegue nisso, por conhecimento e busca ou por ajudas externas indiretas ou diretas.
Microsoft Office faz muita diferença. As suítes office do Linux são horríveis e usar esse tipo de suíte via web é muito ruim.
Elas não são ruins. São incompatíveis. LibreOffice usando somente odt funciona perfeitamente, mas fica quebrado usando docx. O word por sua vez funciona com docx mas não consegue abrir um odt sem quebrar o arquivo
tenta usar o OnlyOffice, ele é o mais perto de um Microsoft Office possivel, uso ele até no Windows quando não tenho a licença do Office, no notebook do Trabalho eu uso ele e 95% das coisas abrem perfeitamente, acho que só macro que deve ficar de fora
@@talkysassisdas poucas vezes q eu usei as planilhas do libreoffice, dava umas travadas absurdas quando a quantidade de linhas aumentava. Algumas partes das query nas planilhas TB faltam umas funções importantes. Enfim, o libreoffice de planilhas, pra mim, deixa bastante a desejar
Eu uso o onlyoffice e me supre. Mas o MSOffice tem muito mais função e compatibilidade. Porém mesmo no windows eu uso o onlyoffice por ser grátis. Não vejo a necessidade de pagar e não gosto de craquear softwares.
@@talkysassiso office do windows suporte .odt
Vc falou sobre trackers. Muita gente utiliza esses apps como medidores de desempenho no jogo, ou seja, se eles estão se saindo bem ou não, comparados a jogadores de mesmo nível ou acima. Pra isso que o povo quer que os trackers funcionem no sistema.
Acredito q existe falta de marketing no q toca a linux e a segmentaçao que existe no mundo de linux no desktop nao ajuda
Você foi completo e abrangente ao que se refere à minha experiência
Eu só uso windows em dual boot pq sinto falta de controles relacionados a free sync e ajuste finos do driver de vídeo como nitidez de imagem, saturação de cores, etc.
Pois é, no Windows existe o AMD Software Adrenalin Edition, que permite fazer várias alterações na tela, como brilho, contraste, saturação, temperatura, etc. Mas no Linux não tem jeito de achar algo parecido :/
@@TheLukasBer mas qualquer monitor têm menu pra fazer isso, cara skksksksksksks
uso até controle pirata no meu manjaro, irmão. Têm distros que já vem com esses bgl que vc falou pré instalado (só nn a parte da imagem, não sei qual seria a necessidade disso se o monitor já têm um menu pra calbirar...)
@@elielsonurbano7103 é que eu uso o notebook Lenovo IdeaPad 3, a tela dela tem cores meio mortas e enxugada, no windows da de calibrar bem com o software, mas no Linux não tem isso
@@TheLukasBer, Exato, meu problema é parecido, mas pelo visto os colegas que comentaram não entenderam. A nitidez do monitor já está no máximo, mas eu consigo melhorar bastante com o recurso do driver da AMD versão do windows.
Gostei muito deste conteúdo @Diolinux, foi top.👍
Já usei o linux, mas infelizmente alguns jogos que gosto para me divertir e programas que uso para trabalhar não funciona nele.
Confesso que fico na expectativa de isso mudar um dia e eu poder migrar totalmente para o Linux.
Olá Dio, tudo bem? Eu sou usuário básico, mas muito curioso, já mexi um pouquinho no Linux, superficialmente, só não tiro o "ruindows" do meu PC e uso somente Linux, por uma questão que você citou no vídeo, o único jogo que eu jogo, é o Ragnarok Online, da LevelUp/WarpPortal, parceira da desenvolvedora aqui no Brasil, com acesso oficial aos servidores aqui no Brasil, ele não roda no Linux, acredito que por causa do anti-cheat, acessando servidores não oficiais, eu consigo jogar no Linux, mas não é a mesma coisa, é como você comparou o Pink Floyd, não querer ouvir algo parecido, mas sim o original, o mesmo sou eu com o Ragnarok.
Cara que video fantastico, vc foi mt alem de apenas comparar um sistema com o outro.
Na verdade o Linux e infinitamente melhor que Windows. Agora os jogos foram desenvolvidos para Windows então não dá pra misturar água e óleo. Alguns off line até funcionam no Linux mas o melhor é pra quem pode, ter duas máquinas e aproveitar o melhor das duas.
@Joao_M Tô começando a achar que vc não passa de um hater que tenta impor a sua má experiência como regra universal (propositalmente?)
@Joao_M E vc vai dizer que ele é atrasado só pq não tem HDR? Só por isso mesmo? É sério? Prefiro muito mais a estabilidade, a eficiência (mais com menos no geral) e a confiabilidade do sistema num todo, no caso do Linux, do que ficar focando num mero recurso que, POR ENQUANTO, ele ainda não tem (e não tem pq deve ser de código proprietário) e tb não faz tanta falta assim, mero acessório.
@Joao_M O povo que largou não foi por causa do HDR que é um acessório apenas de melhoria de imagem mas não de formação de imagem. Largaram pq não funcionava ou dava erros mesmo, mais sérios.
Sem desinformação...
Softwares de tratamento de imagens avançadas com tecnologias recentes de IA, como por exemplo: DxO PhotoLab, Pure RAW, GigaPixel AI, Luminar Neo, não compatíveis com o Linux impede muitos fotógrafos que usam esses programas de migrarem para o Sistema Linux. Embora haja softwares de tratamento de imagens alternativos no Linux, muitos deles não possuem os recursos tecnológicos recentes que àqueles trazem.
Por isso que ainda não uso o Linux a 100% no meu desktop!
Meu maior problema é que como meu Pc é bem fraco me parece que o Linux só se sai bem com Pcs mais parrudos, exemplo vc pega um I3 4Geração 8GB de ram sem placa de vídeos e consegue rodar vários jogos antigos, leves e bem otimizados nele pelo windows, daí vc pega os mesmos jogos e tenta rodar no linux mas como o linux não utiliza directx e sim proton o jogo cracha ou tem um péssimo desempenho, só que vc sabe que se sua máquina fosse melhor o jogo rodaria no Linux, por isso 90% dos meus games eu jogo no xcloud e gforce now rsrsrs
Poxa eu tenho um notebook nessa exata configuração, i3 4004 e 8gb de ram com integrada Intel hd 4400, que era inutilizável com Windows 8 de fábrica, hoje rodo ele tranquilo com Arch e jogo games leves nele como Minecraft, Amnesia, GTA San Andreas e etc, não sei se isso seria possível no windows 8 de fábrica que estava nele.
Também observei isso. Com essa configuração que você citou da pra jogar Valorant no Windows, por exemplo. E até o DOTA 2 rodaria no Windows com essa configuração, mas no Linux não devido a ausência do Vulkan.
@@richardpierrespspausência do Vulkan? Dota 2 roda nativamente no Linux.
@@xaxanais a maioria dos jogos pra Linux tá trocando o OpenGL por Vulkan. Eu não sabia que DOTA era nativo. Mas placas antigas sem Vulkan só tem utilidade no Windows, o Directx tem uma retrocompatibilidade muito boa.
Pode depender muito mais da distro que vc tentou usar do que do "Linux". Linux é só o núcleo do sistema e cada distro tem um modo de trabalhar diferente com ele. Só será possível mesmo vc dizer que o Linux (como um todo) não roda bem se vc testar todas as alternativas base (Debian, Ubuntu, Arch Linux, Fedora, OpenSuse) e os derivados mais conhecidos (Mint, PopOS, BigLinux, ZorinOS, MX Linux, Bodhi Linux) e até tentando usar ambientes de trabalhos diferentes (Xfce e LXQt são muito leves graficamente e podem até pesar bem menos na execução dos jogos em PCs mais lentos. Vc ainda tem a alternativa de tentar usar um kernel Linux mais antigo (da versão 5 ao invés da 6 e vc acha distros com o kernel 5.x ainda disponível, como o BigLinux) que pode ter compatibilidade melhor com o hardware do seu PC.
Eu acho que assim como eu, muitas pessoas tem o SSD com windows para rodar os jogos e os outros SDD com linux, acho um setup muito bom sem contar que compartimentaliza o sistema o que evita ataque hacker.
Eu tive que abandonar o Linux (apesar de ter amado a experiência de usá-lo) quando comecei usar meu PC pra trabalhar.
Sou dev .NET e às vezes dou manutenção em sistemas de BI com SSAS e os problemas começam aí: O Visual Studio não tem suporte pra Linux, o Tabular Editor e o SSMS tampouco. O PowerBI então, nem se fala.
E mesmo antes de mexer com BI, poderia-se contra argumentar dizendo "dá pra programar em .NET usando VSCode ou Mono", mas convenhamos: a experiência é MUITO pior... É igual mandar alguém trocar o Photoshop pelo Gimp (principalmente quando se tem opções como o Photopea).
Acho que é ainda pior pra quem é Junior/Pleno, porque aí tu não domina nem a tecnologia e nem a ferramenta, ainda tem que se virar pra traduzir os tutoriais de uma ferramenta pra outra. (Volto no exemplo do Photoshop: você vê uns 300 tutoriais de Photoshop pra cada 1 do Gimp)
como está sendo carreira? atualmente estou estudando orientação a objetos com c sharp
De tudo que você falou só o tabular não é da microsoft, é quase como um programador de Swift reclamar que no Linux o ecossistema não é tão bom quanto no macOS kkkkkkkkkkkkkkk
@@averagelinuxuser00 Pior que isso é muito real... Por isso não tenho nem perspectiva de melhora
Qual que eu baixo?
Steam OS , ou PROTON OS.
O que falta é costume mesmo. Já estão acostumados com Windows e não mudam.
Exatamente, a preguiça de aprender algo novo e ler sobre aquilo é o principal impedimento atualmente.
Sou desenvolvedor e sempre usei Linux, recentemente experimentei o Windows 11 e não tem por quê ficar no Linux, ainda mais com o WSL 2, tenho um Ubuntu pra trabalhar e o Windows pra jogar, sem stress.
A resposta pra essa pergunta está no próprio patrocinador do vídeo: O jogo não tem pra Linux, se dá ou não pra jogar no Linux pelo Wine é outra história, a questão é que vc vai no site e não diz que dá, 99.9% dos sites dos jogos não fala se é possível jogar no Linux, é sempre Mac ou "PC", que virou a sigla do "Windows" além de "Personal Computer"
Já me aventurei em várias distros ao longo dos anos, o que me afasta é a dificuldade de instalar aplicativos, porque vc busca na Internet e os sites te dão o código para instalação, o que deveria ser muito bom se torna o problema, porque se tem que ficar testando até dar certo por questão de compatibilidade, ou até mesmo porque distro já atualizou depois daquele post e o código não funciona mais. No Windows é simples vc acha um executável que geralmente funciona independente da versão do OS.
Quer uma dica, irmão? Instala o Manjaro e ativa os pacotes de terceiros no gerenciador de pacotes, você pode instalar tudo por esse programinha, ele substitui o terminal por completo pra quem nn gosta.
acho q um dos principais motivos pelo qual linux não chega no nível do windows, é a falta de interesse das grandes empresas em melhorar e dar suporte para o linux. Como exemplo, atualmente meu notebook é o acer nitro 5, e os softwares de monitoramento de hardware e configurações que a acer disponibiliza, são compatíveis apenas com windows.
"Acer nitro 5" um notebook gamer e aonde os gamers de pc jogam, exatamente no Windows pra que vou gastar tempo e dinheiro para desenvolver pra Linux sendo que base de usuários que utilizam Linux para jogar é irrelevante vc pode ver com seu próprios olhos bo steam survey.
@@negaogamer6864 O notebook é gamer POR CAUSA DO HARDWARE, não do sistema. Ele pode usar o notebook como central de jogos usando Linux sem problema algum agora, sobre a questão do software de configuração (que é um adicional) essa é outra história.
Vc tentou rodar ele dentro do Proton ou direto no Wine?
obrigado pelo vídeo, amigo! tava até pensando em dá uma chance pra o Linux, mas depois que vi alguns testes em jogos que rodam nativamente em ambos os SOs e não vi vantagem na performance do linux, aí agora com seu vídeo que esclarece mais coisas, aí não dá mesmo pra mim.