Ver o Akita que tem três décadas de profissão de programador, vir em seu próprio canal e mostrar que "apanhou" nessa distro, só reforça que a área de tecnologia você vai estudar até o resto da sua carreira kskskks. E parabéns pela edição dos vídeos, esta cada dia melhor!
Estudar pro resto da vida só aumenta sua longevidade. Só vejo vantagens kkkk... deus me livre chegar nos meus 60 anos e ficar fazendo só a mesma coisa.
em 2006 eu instalei do zero o gentoo e fiz vídeos que deram 2 milhões de visualizações! chegaram a fazer matéria no G1 sobre! é a melhor forma de aprender linux, depois disso você passa a entender o sistema todo por dentro, vale a pena demais. melhor escola. digo que duas coisas fizeram parte da minha formação como programador (apesar de ser formado em direito kk), a primeira foi ler e executar todas as páginas do livro “c++ a bíblia” e a segunda foi instalar o gentoo 👏👏👏
Webkit é uma carroça e CSS é uma persiana. Mesmo assim, nada no planeta supera o CSS para criar interfaces. Criar tudo "pixel por pixel", com cores, dimensões e posições fixas, era simples no passado. O problema foi justamente tornar tudo "dinâmico", "personalizável" e "responsivo" para qualquer tamanho de tela. O WebKit surgiu na Apple. Se tornou opensource em 2005. O Chrome/Chromium começou usando WebKit. Agora parece que apenas o Chrome para iOS ainda usa por causa da Apple. Depois o foco do Google foi reduzir o tamanho desse Webkit. Em 2013 criaram o "fork" do projeto e passaram chamar de "Blink" Esse "Blink" possuia: - Motor JavaScript V8 - Implementação do Web IDL (que torna mais clara a descrição do que o JavaScript realmente tinha que fazer) - Mecanismos de renderização DOM, HTML DOM e CSS - Motor Skia Graphics (que faz chamadas para uma biblioteca de gráficos: OpenGL, Vulkan, DirectX, etc) Por fim, isso resultou em diversos outros "frameworks": Electron, NW.js, CEF (Chromium Embedded Framework), etc. Atualmente quem usa CEF? Spotify, Steam, Unity, Unreal Engine, etc.
Akita + Linux = Like instantâneo no vídeo Pra mim sempre é ótimo ouvir você falar de Linux, parabéns pelo vídeo, estou de verdade ansioso pelo próximo só por esse final que você falou. Uma dúvida: porque não coloca seu blog como referência nos vídeos igual nos 45:52 (na tela) ? Poucos vão lá na descrição ler as referências e ver seu transcript. Digo isso porque eu sou um caso raro que só conheceu você por causa do blog, você já aparecia pelo algoritmo do youtube mas vivia te ignorando até que um dia fui pesquisar sobre aprender/aprendizado de programação e o google lançou seu site logo na primeira página (e ainda dizem que o blogspot é péssimo pra SEO, quer dizer eu acho que seu site é feito no blogspot me corrija se estiver errado) e aí eu li todo seu vídeo de aprender a aprender e de quebra assisti o vídeo em outro momento, pra mim é a melhor maneira de estudar/revisar o conteúdo que você fala, até porque acredito que nós conseguimos ler mais rápido do que assistir, enfim por mais simples que seja seu blog é o que me fez chegar até aqui já vai fazer 2 anos, acredito que ele mereça um destaque mesmo que o mundo de hoje seja ignorante pra leitura, eu guardo um carinho por aquelas páginas meio cinza branco simples do seu diário de Henry Jones.
Lendo os comentários vi algumas pessoas dizendo que "ah, dual core, quad core, processador moderno..." como desculpa pra não ir pro Gentoo. Antes de mais nada, cada um tem uma distro que lhe mais agrada e se funciona bem pra sua realidade, ótimo. Mas aqui tive uma experiência interessante acerca de Linux. Peguei um (mini) desktop com Intel Core i3 9100T, 4GB de RAM, SSD. E fui nessa de "ah, processador moderno". Fui de Linux Mint pra ver se eu não passaria (tanta) raiva como passei com Ubuntu no passado. De cara senti lentidão na carga do login. E o sistema ficou pouco responsivo. Achei que era algo haver com a distro. Fui pro Debian e mandei o XFCE. Basicamente não mudou quase nada. Larguei de lado e um dia estava à toa e pensei: vou ver como o Gentoo se comporta nessa máquina. Sem muitas esperanças e sabendo que ia sofrer bastante no quesito tempo pra colocar tudo funcionando, lá vou eu. Meti o pé no balde e fui de GNOME. Depois de umas boas horas compilando (acredito que 10+ horas), configurei o que precisava, fui pro login gráfico e... o negócio ficou rápido! E responsivo! Eu até fiquei assustado e pensei que aquilo era temporário e com o tempo ia ficar lento igual os outros. Qual nada. Surpreendentemente responsivo, boot rápido, lindo. Bom, o resumo disso tudo: se num Core i3 de 2 cores e 4 threads uma distro "tradicional" fica ruim, imagina nos (extintos) Pentium e Celeron da vida, que são inferiores.
Talvez esse comentario me motive pra instalar o Gentoo tambem. Tenho o Fedora 35 (KDE), que aleatoriamente da uns crashes do nada, congela tudo e só um hard reset (desligar/ligar no botao) mesmo pra voltar. Tenho um notebook AMD A8 (4c) de 2012 e o youtube no firefox (com trocentos de plugins - pra variar haha) ja ta me tirando a paciencia. Tenho 3 versões de kernel (LTS, 5.19 e 6) e todos dao esse problema. Fedora o distro que mais me simpatizei. :( Ja usei: Arch Linux, Manjaro, Solus, Debian, MxLinux, openSUSE e muito brevemente Kubuntu. Recentemente tenho usado o Fedora e openSUSE (e, em casos de emergencia o MxLinux live USB - a propósito, muito conveniente).
recentemente eu instalei o chromeos da google, que é baseado em gentoo. cara, foi o único sistema minimamente responsivo nesse notebook. isso me motivou a tentar instala-lo da forma convencional em minha máquina.
Quase não se tem vídeos de brasileiros sobre o Gentoo, então é uma grande satisfação ver logo o Akita fazendo um vídeo sobre ele. Comecei no Linux pra valer com o Debian 6 Squeeze, lá em 2013, mas ainda naquele ano eu já parti para Arch e Gentoo, dentre outras distros. Era uma época em que eu estava com muita fome de aprender o máximo de coisas possíveis sobre o ecossistema Linux, então não tinha qualquer medo do terminal e raramente usava VM, era no hardware físico mesmo - um laptop modesto que eu tinha. Bons tempos. Distros como Arch e Gentoo podem te ensinar muito sobre Linux e sistemas operacionais.
que tristeza essa piazada só querendo receita de bolo pronta. Não querem passar trabalho, só explorar a boa vontade e energia dos outros. VAI ESTUDAR VAGABUNDO. PESQUISA. CORRE ATRÁS. NÃO FICA SÓ QUERENDO RECEBER TUDO DE MÃO BEIJADA.
Descreveu bem como eu me sinto assistindo os vídeos do Akita 🤣😂 O lado bom é que ao menos estamos aprendendo. Vc percebe que a faculdade não ensina 1 terço do que aprendo aqui.
Fabio, vendo assim até que é moleza, kkkkk. Alguns aqui devem se lembrar o que foi instalar um Slackware 3.0 (novembro de 1995), na época a gente precisava fazer exatamente a mesma coisa só que, com uma conexão de internet de 28 ou 33.6 kbps. O modem era via porta paralela, lembrando que, na época não tinha Google e nem essa internet que conhecemos, o mais próximo disso era uma BBS e precisava configurar e compilar todo o kernel (numa CPU de 60 MHz ou algo próximo disso) para poder acessar e para só depois tentar conversar com alguém que talvez pudesse te ajudar. Comparado ao que nós passamos na época, vai por mim, o Gentoo é mamão com açúcar! kkkk
Muito bom esses vídeos. Já sou usuário de Arch Linux ha alguns anos, conheço bem o processo de instalação “na unha”… porém é muito legal revisar e aprender coisas novas no processo vendo instalação de outros sistemas. Obrigado pelo conteúdo. Eventualmente vou brincar com slack e gentoo.
Excelente video, Akita! Lembro de perder dias/semanas instalando diferentes distros (Arch, Gentoo, Slack, * BSD, Haiku, LFS, etc), e sempre digo que foi a maior escola sobre como as coisas funcionam por baixo da interface gráfica. Ainda que eu não faça mais isso, é muito prazeroso e nostalgico ver voce mostrando a realidade e a importância de ter esse conhecimento. Espero que este video inspire pessoas do mercado (que é muito carente de profissionais curiosos a esse ponto) a se aventurarem por esses mundos!
Você tem ajudado muito sou grato. Sobre o Gentoo eu particularmente não utilizaria a menos que fosse necessário para uma aplicação dedicada, como por exemplo para utilização em um PDV.
Video foda como sempre, explicação top sem firulas, e mostrando que o Akita é gente como nós não um Androide vindo de outro planeta 😂 Ansioso pelo vídeo de Containers que falou que um dia fará rs
Apesar de eu já ter instalado o gentoo, por causa da minha máquina ser bem fraquinha, eu não tenho como manter, inclusive é um prazer ver um vídeo do Akita quase na íntegra
Quando comecei a usar Gentoo eu acho que compensava até esperar compilar tudo, foi antes de chegar os processadores dual-core, quadcore. Com os processadores melhorando começou a virar perda de tempo esperar 4h para um emerge openoffice. Acho q faltou comentar que o portage foi inspirado no ports do FreeBSD. E tem a curiosa história do criador do Gentoo, Daniel Robbins, que saiu do projeto em 2005 para trabalhar na Microsoft, um ano depois pediu demissão e a comunidade não o aceitou de volta, e ele criou um outro o Gentoo, o Funtoo Linux.
Funtoo é fork do Gentoo. E ele tem diferenças como muita coisa pré-compilada como o kernel. Foge do escopo do Gentoo do "fazer do seu jeito" (ou quase). E pra pacotes grandes como o LibreOffice, tem binários pré-compilados.
Mas binários pré-compilados o Portage tem desde que meu Athlon Thunderbird de 1 GHz e 512 MB de RAM levava 12 horas pra compilar o OpenOffice e eu optava por fazer mesmo assim porque... porque sim!
Akita, os drivers compilados na opção de módulo ficarão com a extensão .ko (Kernel Object), eles funcionam como uma DLL de Kernel (Equivalente a .sys no Windows). Eles carregam dinamicamente sem a necessidade de uma intervenção do usuário e só ocupam RAM quando carregados. Um teste legal é usar o utilitário dmesg para verificar o carregamento de um módulo dinâmico. Por exemplo, ao usar um pendrive no computador, você poderá digitar o comando antes de coloca-lo, posteriormente, digite o comando para ver a mensagem de carregamento do módulo e por fim, digite quando remover, para ver a mensagem de descarregamento do módulo. É padrão no desenvolvimento de módulos escrever uma função __inti e uma função __exit que respectivamente exibem a mensagem de carregamento e descarregamento do módulo.
Eu tô usando o Gentoo por uns meses, sempre quis experimentar, eu tô gostando, é uma distro que só demorar msm para instalar, mas quando instala, fica igual um Arch por exemplo... estou usando KDE e OpenRC (ao invês do SystemD), só que eu fiz de um jeito diferente kkkk eu instalei um kernel genérico que tem no gentoo, gentoo-kernel, ele é bom e mais responsivo que o gentoo-kernel-bin, inclusive.... E o mais legal, é bem dificil eu usar flatpaks ou snaps (igual as distros baseadas em Debian), pq tudo tá no repositorio do gentoo, e se não, tem nos overlays (semelhante ao AUR)...
Grande Akita, grande video. Um abraço, a gente sempre aprende por aqui. Ficar no Gentoo realmente não é a coisa mais prática do mundo, mas eu me habituei com a forma de trabalho e acho que tem a ver com o portage, eu realmente aprendi a usar o portage. É estranho agora eu não me vejo sem. Mas se webkit aparece nas dependencias, a atualização fica na hora de dormir.
Os ensinamentos do Gentoo são pra vida inteira. Eu comecei com linux em 2003: fedora, kurumin, kalango, slackware, conectiva. e outras mais que tentei e usei até chegar ao gentoo e lembro o quão fascinado com aquelas horas de compilação e de PROBLEMAS, muitos problemas. No fim é a jornada que importou. Hoje aquela paciência para distros se foi, ao ver o vídeo lembrei dos bons e maus momentos. Saudosismo total!
Cara, por mais que ainda não tenha tempo de de fato fazer uma instalação "raiz" vídeos assim é que me deixam curioso de saber como é, aquele lance do "desafio". Novamente, mais um vídeo fantástico!
Qualidade exelente como sempre Akita, parabens e obrigado por um conteudo de tamanha qualidade. Pretende fazer algum video que aborde o modelo de drivers do linux (device tree, etc). E sobre a stack de graficos do linux(DRM, DRI, apis graficas, servidor grafico (X ou wayland)).
Eu recomendo você dar uma olhada no Plan 9 from Bell Labs. É realmente um sistema operacional bem diferente, eu uso ela em uma VM e é bem interessante.
Como o Akita disse, a otimização do Gentoo é muito bem-vinda em hardwares fracos, o problema é ter que compilar nesse hardware também. Um meio do caminho é usar uma solução como o distcc, um compilador que é capaz de distribuir a compilação entre máquinas em uma mesma rede. Dessa maneira você pode compilar um Gentoo inteiro para o seu Core 2 Duo no seu Ryzen 9, por exemplo.
Esse vídeo bateu uma nostalgia da época que estava iniciando no Linux e compilei o LFS ainda na versão 6.4. Apanhei muito, mas consegui fazer funcionar. Na época não consegui avançar com o BLFS pois meu computador tinha só 512Mb de Ram e não consegui compilar a interface gráfica. Foi um baita aprendizado.
me senti representado pq eu comecei a usar linux ano passado e comecei com o archlinux, por recomendação de um amigo e pq a filosofia da distro me atraía. Foi uma luta pra conseguir instalar, falhei várias e várias vezes. Recorri ao arch gui algumas vezes mas nunca deixei de tentar instalar o arch, o que me fez aprender muitas coisas. Hoje em dia eu sei instalar o arch muito tranquilo e configurar do jeito que eu quero. A bagagem que fica é boa, eu sei configurar muitas coisas em qualquer distro e resolver problemas, pq eu me fodi um bocado.
Saudações Fábio, por mais que você diga que não é um tutorial, cada vídeo seu é uma aula e, é bom me sentir desconfortável ao saber que ainda tenho muito a aprender, mas o que me anima é saber que cono você, eu também posso as prender, Obrigado
esse video me encorajou de instalar gentoo no meu pc principal, depois de MUITO tempo e MUITA PREGUIÇA de ler a wiki do gentoo eu consegui instalar, agr so falta instalar o xorg e uma wm pra usar, nunca instalei nada semelhante pois eu instalava arch com o archinstall ou archgui (instalação do arch com calamares), mas agora vendo como instala arch direto da wiki depois da instalação do gentoo ficou mais facil entender, valeu a pena o aprendizado. valeu akita
Consegui acabar de ver agr o video Caralho mano que video bom :) puta trabalho do krl valeu akitaAAAA e os bloopers KKKKKKKKKK,agr relaxar e ver andor de star wars o serie massa
Foi nessa maravilhosa meta distribuição, que eu aprendi Linux de verdade. Deixava de sair nos finais de semana pra ter a instalação perfeita, imprimia manual, tinha várias partições de teste. Cheguei a comprar mais memória e depois trocar pra um pc melhor, só pra suprir o vício. O época boa. Foi como o Akita disse, sofria e gostava. Haha Ah. Só uma “correção”: Gentoo não é só sobre desempenho, é sobre controle total do sistema. Mas já adianto, vira um vício, quanto mais você conhece sobre o sistema, mais quer conhecer e personalizar. Parece que não tem fim nunca. Gosto até hoje aliás, sempre tenho ele numa partição para brincar quando tenho saudade e recentemente instalei o Gentoo Prefix no MacOS 🤓
Caraca vei, kkkkk acho que viciei desse msm jeito mas era fazendo ajuste de overclok na bios, nos timings de memoria ram e tals mo legal e da um trabalho mas eh bao KKKKK
Verdade, boa quantidade de RAM e armazenamento em SSD hoje fazem muito mais diferença que otimizar a compilação pro teu processador, ainda mais que desde os 64 bits nada mais vem compilado no nível -march=i386. Mas o controle e conhecimento do sistema que o Gentoo dá são realmente viciantes!
Mais um video sensacional Akita! Parabens pelo trampo! Totalmente fora do assunto mas, você podia trazer um video sobre autenticação e autorização para o canal ia ser muito bom!
29:02 HAHAH Me fez lembrar do Rick, personagem do Rick and Morty kkkkk Será o Akita o gênio cientista versão BR? kkkkk Muito top os vídeos, gosto de mais aprendo muito. Posta mais Akita!
Ótimo vídeo, muito bom mostrar que o processo de instalação de um gentoo não é tão fluído como os tutoriais mostram, eu dei umas boas risadas aqui mas a realidade é cruel assim mesmo kkkk
Akita, ja pensou em falar sobre Rust? Já q tem várias particularidades q é complicado pra pegar e tem mt futuro. Dito isso essa série de Linux esta mt boa!
Olá Fabio, tudo bem? Gosto muito dos seus videos. Você poderia fazer um vídeo falando uma parte da Ti que vejo poucos canais falarem que é o HelpDek ou Service Desk? Literalmente aquele profissional de TI que é muito necessário em empresas para dá suporte em N1 para colaboradores. Falar o que esse profissional precisar conhecer etc. Particularmente acho que todos que estão começando agora com TI deveriam trabalhar como Estagiário ou até mesmo com o Efetivo neste tipo de cargo por certo tempo para colocar em prática tudo que está aprendendo na Faculdade.
Primeira vez que vejo o Akita apanhando tanto. Mas hoje tenho um desafio pra você, Akita. Como comentado nos últimos vídeos, o maior dos problemas são drivers... e como se resolve isso se a gente construir, do zero, um dispositivo? Foi isso que tentei fazer algum tempo atrás em uma feira de ciências com o tema "acessibilidade". Decidi desmontar um mouse, comprar um laser (daqueles que a gente usava pra apagar postes quando éramos crianças), um bocado de componentes como relês, protoboard e etc. A ideia era a seguinte: quando alguém com deficiência visual se aproximasse do dispositivo com sua bengala, o laser era cortado, o dispositivo do mouse que detecta luz seria acionado, o relê seria acionado e disparava um som (comprei um brinquedo de criança só pra desmontar e pegar o auto falante pra isso). Com isso, a pessoa com deficiência visual saberia em qual ambiente estaria dentro de algum local grande, como bancos. O projeto quase foi pra feira de ciências nacional, mas o objetivo final era um app de celular com fones de ouvido ligado automaticamente em bluetooths ou wi-fi para que somente a pessoa pudesse ouvir os sons (útil até para se locomover dentro de casa, que dependendo da variedade de sons, ele poderia saber se estava próximo de alguma escada ou em algum ambiente específico, como a cozinha). Pra colocar esse dispositivo em um Raspberry, por exemplo, eu precisaria programar um driver que o reconhecesse. E parei por aí. Então está lançado esse desafio para o senhor, Fábio Akita: construa qualquer dispositivo (não precisa ser esse projeto), por mais minimalista que seja, desde que se conecte em uma USB e construa um driver funcional para operá-lo. Que tal? Assim nós aprenderíamos muito mais e com certeza ajudaria pessoas como eu que, por uma trava sistemática, não conseguiu avançar em uma feira de ciências. Ótimo vídeo e estou ansioso para o próximo, até mais!
É um sistema bem interessante mesmo. Usei por alguns anos, mas agora tô com Debian e derivados. Todas as distros possuem seu público e uso adequado. Parabéns Akita!
Cara, incrível! Vendo este video me lembrei quando à uns 7 anos atrás instalei um arch linux em um raspberry pra fazer um projetinho em python juntamente com meu irmão, agora me deu vontade de instalar esse cara só pelo desafio!
Hoje agradeço por ter sido o Slackware minha primeira distro Linux em 96. O Gentoo hoje é totalmente trivial a instalação. Tanto que tenho as 3 páginas de comandos vivas na mente. Mas apanhei não só no Slack mas em dezenas de outras distros até chegar nesse ponto. O caminho requer aprendizado continuo. Mas aproveitando a jornada. 😊
'caraca passou' kkkkkkkkkkk Isso é quase um orgasmo para nós escovadores de bits! Apesar de Linux não ser muito minha praia, os vídeos do Akita continuam muito prazeirosos. Abs kra, ótima trabalho.
Eu coloco /home numa participação ou até um disco separado. Isso dá a liberdade de reinstalar limpinho sem me preocupar com dados. Já brinquei muito com make menuconfig, era divertido e daí fiquei velho e não tenho mais paciência para isso.
Meu bom, o WebKit provavelmente foi compilado com a flag JUMBO. se desativar ele, durante a compilação irá compilar source file por source file, e se deixar ativado ele tem um script que junta vários arquivos fontes que usam um mesmo conjunto de headers em um e compila (quase que um link pré compilação) e isso causará o G++ usar bem mais memória (sim, ele é escrito em C++).
Oi, só queria dizer que foi seu canal que me inspirou a estudar sobre o assunto, até troquei meu curso de pedagogia para engenharia de software. Enfim, muito obrigado pelos seus vídeos
Akita, seus vídeos são ótimos. Será que você poderia gravar um vídeo sobre o nixOS (distro linux), o repositório dele tem mais de 80k de pacotes e todos eles funcionam between distros, além disso tem como você recriar o seu setup do nixOS do pc em um laptop de forma fácil por exemplo, porque a configuração do sistema é salva em um único arquivo .nix
caralho, mano. nunca pensei que meus 2 anos de gentoo fossem servir pra entender um vídeo de akita. Cara, acredite, na minha saga com o gentoo eu contei 100 horas de trabalho desde a instalação até terminar todas as configurações pra ter um computador utilizável. Na época eu tinha um thinkpad x200 e demorava 12hs pra compilar o chromium e mesmo o kernel levava umas 2 horas. No final, aconteceu como você falou: eu tinha gastado tanto tempo e esforço no meu gentoo que foi duro desinstalar ele e migrar pro arch linux mas talvez eu tenha feito uma boa decisão pra exercitar o desapego xD valeu!
Bom dia Akita. Como sempre seus videos transmitem muito conhecimento. Acredito ser de grande utilidade um video que explicasse o funcionamento dos display server do linux, como: Xorg and Wayland. E qual a diferença entre eles. Muito obrigado! Um grande abraço.
Usei muito no meu Duron 650Mhz rodava com o Window Maker :D Um fds inteiro, no barato, pra instalar(compilar) um sisteminha básico hahaha bons tempos. Na época o melhor Wiki era disparado o do Gentoo. Quando descobri o Arch troquei e nunca mais destroquei, e ja vão pelo menos uns 12 anos. Mas ainda acho o Gentoo incrível. Aprendi demais com ele.
Partir de uma distro extremamente enxuta e ir escolhendo cada pacote individualmente é uma lição de vida, pois vc percebe cada aspecto do sistema, nesse ponto que hoje em dia alguém se depararia com pulse-audio e pipewire, systemd e openrc, e por ai vai, uma decisão e todo o caminho pode mudar drasticamente.
Cara quanto mais eu vejo o Akita ensinando mais eu sei que sou burro! E isso não é ruim, porque eu sei que nessa area vc tem que estudar até o fim da vida e mesmo assim saber que vc ainda não sabe tudo. Parabéns meu amigo pelos vídeos que cada dia estão melhores e a edição tambem!!!
OPAAAAAAAAAAAAAA, aew vid do gentoo :> , tomar minhas notas HEHEHE ja que nao mexi tanto ainda,melhor experiencia foi esperar 4 dias pra compilar tudo num pc mo ruim que tenho foi 4 dias msm tipo as 4x24AAAAAAAAAAAAAAAA olhar vid jaja valeu prof
Lembro de quando instalei gentoo no meu pc com celeron e 4gb de ram, só o processo de compilar o kernel demorou umas 12 horas kkkk Depois, quando fui compilar as ferramentas básicas depois da instalação, ficou mais de 1 dia inteiro e não terminava. Fiquei com medo de deixar o pc, que apesar de fraco é o único que tenho, fazendo uma tarefa tão pesada por tanto tempo, e só parei o processo e instalei o arch linux. Mas não tinha esperança de deixar um pc com uma configuração tão baixa utilizável num sistema como o gentoo, foi pelo aprendizado
Olá tudo bem! Muito bom o vídeo para a instalação do gentoo,eu mesmos estou tentando instalar mais ainda não consegui kkkk,acho que o problema maior no meu caso é a peça que está na frente teclado.Tenho o arch instalado e a instalação apanhei também mais agora vai de boa ,pelo menos o desktop básico kkkkk Mais não vou desistir do gentoo kkk
caramba que novela hahah lembrei de quando fui me aventurar no gentoo no meu laptop i3, 4 GB de ram e hd mecânico, e sim instalei gnome hahaha levei quase semana tentando e errando e cada compilação completa levou em média 8 a 12 horas, sério eu começava de noite e deixava o gnome e o gdm compilando ia dormir e pegava pra continuar só de manhã e nesse período ainda nem existia esse live cd gráfico, apanhei muito só pra configurar o wifi até hoje não gosto do wpa supplicant hahah e realmente, depois de tanto trabalho acaba se apegando, mas no fim depois de algum tempo acabei jogando tudo fora e agora tô no arch, fazer o que kkj
Caraca, professor. Muito bom! Uma pena eu não ter mais tempo para estudar Gentoo e distros do Linux que demandam muito tempo para configurar. Infelizmente, esse não é meu trabalho principal, além disso, na empresa onde trabalho temos acesso apenas aos servidores windows com o AD para criar, configurar e manter e Compliance e gestão de acessos do SAP e windows.
Pra quem acha Gentoo difícil, ele é bem simples e a instalação é tranquila, dá pra fazer um speedrun" e instalar ele em pouco tempo.Há também a distro Calculate Linux, que é um Gentoo com kernel binário e já vem com tudo configurado, e você pode transformar o Calculate em um Gentoo. Querem sistema difícil testem o EXHERBO! :) Já uso Gentoo a algum tempo e depois de configurado você nunca mais se incomoda kk ele não dá problemas e se bem configurado fica bem seguro.
Ver o Akita que tem três décadas de profissão de programador, vir em seu próprio canal e mostrar que "apanhou" nessa distro, só reforça que a área de tecnologia você vai estudar até o resto da sua carreira kskskks.
E parabéns pela edição dos vídeos, esta cada dia melhor!
Estudar pro resto da vida só aumenta sua longevidade. Só vejo vantagens kkkk... deus me livre chegar nos meus 60 anos e ficar fazendo só a mesma coisa.
em 2006 eu instalei do zero o gentoo e fiz vídeos que deram 2 milhões de visualizações! chegaram a fazer matéria no G1 sobre! é a melhor forma de aprender linux, depois disso você passa a entender o sistema todo por dentro, vale a pena demais. melhor escola. digo que duas coisas fizeram parte da minha formação como programador (apesar de ser formado em direito kk), a primeira foi ler e executar todas as páginas do livro “c++ a bíblia” e a segunda foi instalar o gentoo 👏👏👏
Webkit é uma carroça e CSS é uma persiana.
Mesmo assim, nada no planeta supera o CSS para criar interfaces.
Criar tudo "pixel por pixel", com cores, dimensões e posições fixas, era simples no passado.
O problema foi justamente tornar tudo "dinâmico", "personalizável" e "responsivo" para qualquer tamanho de tela.
O WebKit surgiu na Apple. Se tornou opensource em 2005.
O Chrome/Chromium começou usando WebKit. Agora parece que apenas o Chrome para iOS ainda usa por causa da Apple.
Depois o foco do Google foi reduzir o tamanho desse Webkit.
Em 2013 criaram o "fork" do projeto e passaram chamar de "Blink"
Esse "Blink" possuia:
- Motor JavaScript V8
- Implementação do Web IDL (que torna mais clara a descrição do que o JavaScript realmente tinha que fazer)
- Mecanismos de renderização DOM, HTML DOM e CSS
- Motor Skia Graphics (que faz chamadas para uma biblioteca de gráficos: OpenGL, Vulkan, DirectX, etc)
Por fim, isso resultou em diversos outros "frameworks":
Electron, NW.js, CEF (Chromium Embedded Framework), etc.
Atualmente quem usa CEF?
Spotify, Steam, Unity, Unreal Engine, etc.
WebKit é um fork do KHTML, que é copyleft. WebKit sempre foi livre.
Akita + Linux = Like instantâneo no vídeo
Pra mim sempre é ótimo ouvir você falar de Linux, parabéns pelo vídeo, estou de verdade ansioso pelo próximo só por esse final que você falou. Uma dúvida: porque não coloca seu blog como referência nos vídeos igual nos 45:52 (na tela) ? Poucos vão lá na descrição ler as referências e ver seu transcript. Digo isso porque eu sou um caso raro que só conheceu você por causa do blog, você já aparecia pelo algoritmo do youtube mas vivia te ignorando até que um dia fui pesquisar sobre aprender/aprendizado de programação e o google lançou seu site logo na primeira página (e ainda dizem que o blogspot é péssimo pra SEO, quer dizer eu acho que seu site é feito no blogspot me corrija se estiver errado) e aí eu li todo seu vídeo de aprender a aprender e de quebra assisti o vídeo em outro momento, pra mim é a melhor maneira de estudar/revisar o conteúdo que você fala, até porque acredito que nós conseguimos ler mais rápido do que assistir, enfim por mais simples que seja seu blog é o que me fez chegar até aqui já vai fazer 2 anos, acredito que ele mereça um destaque mesmo que o mundo de hoje seja ignorante pra leitura, eu guardo um carinho por aquelas páginas meio cinza branco simples do seu diário de Henry Jones.
Lendo os comentários vi algumas pessoas dizendo que "ah, dual core, quad core, processador moderno..." como desculpa pra não ir pro Gentoo. Antes de mais nada, cada um tem uma distro que lhe mais agrada e se funciona bem pra sua realidade, ótimo. Mas aqui tive uma experiência interessante acerca de Linux. Peguei um (mini) desktop com Intel Core i3 9100T, 4GB de RAM, SSD. E fui nessa de "ah, processador moderno". Fui de Linux Mint pra ver se eu não passaria (tanta) raiva como passei com Ubuntu no passado. De cara senti lentidão na carga do login. E o sistema ficou pouco responsivo. Achei que era algo haver com a distro. Fui pro Debian e mandei o XFCE. Basicamente não mudou quase nada. Larguei de lado e um dia estava à toa e pensei: vou ver como o Gentoo se comporta nessa máquina. Sem muitas esperanças e sabendo que ia sofrer bastante no quesito tempo pra colocar tudo funcionando, lá vou eu. Meti o pé no balde e fui de GNOME. Depois de umas boas horas compilando (acredito que 10+ horas), configurei o que precisava, fui pro login gráfico e... o negócio ficou rápido! E responsivo! Eu até fiquei assustado e pensei que aquilo era temporário e com o tempo ia ficar lento igual os outros. Qual nada. Surpreendentemente responsivo, boot rápido, lindo.
Bom, o resumo disso tudo: se num Core i3 de 2 cores e 4 threads uma distro "tradicional" fica ruim, imagina nos (extintos) Pentium e Celeron da vida, que são inferiores.
Talvez esse comentario me motive pra instalar o Gentoo tambem. Tenho o Fedora 35 (KDE), que aleatoriamente da uns crashes do nada, congela tudo e só um hard reset (desligar/ligar no botao) mesmo pra voltar.
Tenho um notebook AMD A8 (4c) de 2012 e o youtube no firefox (com trocentos de plugins - pra variar haha) ja ta me tirando a paciencia.
Tenho 3 versões de kernel (LTS, 5.19 e 6) e todos dao esse problema.
Fedora o distro que mais me simpatizei. :(
Ja usei: Arch Linux, Manjaro, Solus, Debian, MxLinux, openSUSE e muito brevemente Kubuntu. Recentemente tenho usado o Fedora e openSUSE (e, em casos de emergencia o MxLinux live USB - a propósito, muito conveniente).
recentemente eu instalei o chromeos da google, que é baseado em gentoo. cara, foi o único sistema minimamente responsivo nesse notebook. isso me motivou a tentar instala-lo da forma convencional em minha máquina.
@@ttpoh4688 Use o Artix Linux com dinit, sistema de arquivos XFS e LXQt... Fica o "The Flash" kkkkk
Nao que alguem se importe, mas meu problema era memoria RAM. Apos a troca estou a 18 dias sem desligar. O que antes 1 dia inteiro era recorde...
@@maroedespaiva Eu fiz isso kkkkkkk sistema ficou top pra caramba, mas ainda quero dar um teste no gentoo
Quase não se tem vídeos de brasileiros sobre o Gentoo, então é uma grande satisfação ver logo o Akita fazendo um vídeo sobre ele. Comecei no Linux pra valer com o Debian 6 Squeeze, lá em 2013, mas ainda naquele ano eu já parti para Arch e Gentoo, dentre outras distros. Era uma época em que eu estava com muita fome de aprender o máximo de coisas possíveis sobre o ecossistema Linux, então não tinha qualquer medo do terminal e raramente usava VM, era no hardware físico mesmo - um laptop modesto que eu tinha. Bons tempos.
Distros como Arch e Gentoo podem te ensinar muito sobre Linux e sistemas operacionais.
Se você conseguiu instalar o Gentoo, o que impede de você fazer um vídeo de Linux LFS pra gente?
Instalar apenas pela documentação é mais fácil que instalar o gentoo, é só copiar e colar.
Muito mimimi e pouco echo: barulhinho de teclado.mp3
que tristeza essa piazada só querendo receita de bolo pronta. Não querem passar trabalho, só explorar a boa vontade e energia dos outros. VAI ESTUDAR VAGABUNDO. PESQUISA. CORRE ATRÁS. NÃO FICA SÓ QUERENDO RECEBER TUDO DE MÃO BEIJADA.
Akita dá a mão mas a galera quer o braço todo logo! E eu apoio! Kkkk
@@lucas.c.s. discordo! Consigo subir um Gentoo com plasma em pouco tempo, em LFS leva no mínimo 1 semana
"Errar e recomeçar faz parte do aprendizado" por isso gosto de ver teus vídeos, ainda tem vida inteligente na internet !
Você tem o dom de me ensinar e fazer eu me sentir mais burro ao mesmo tempo kkkkkkkkkk
kkkkkkkkk 2
Pois é... Somos 3
3 semanas depois, vim aqui comentar que somos 5.
Kkkkkkkkkkkkk desse jeito.
Descreveu bem como eu me sinto assistindo os vídeos do Akita 🤣😂 O lado bom é que ao menos estamos aprendendo. Vc percebe que a faculdade não ensina 1 terço do que aprendo aqui.
falando de gentoo, achei que o video no minimo teria umas 4h. bom video akita
Tenho a agradecer todo esse trabalho, conteúdo muito bom.
Fabio, vendo assim até que é moleza, kkkkk.
Alguns aqui devem se lembrar o que foi instalar um Slackware 3.0 (novembro de 1995), na época a gente precisava fazer exatamente a mesma coisa só que, com uma conexão de internet de 28 ou 33.6 kbps. O modem era via porta paralela, lembrando que, na época não tinha Google e nem essa internet que conhecemos, o mais próximo disso era uma BBS e precisava configurar e compilar todo o kernel (numa CPU de 60 MHz ou algo próximo disso) para poder acessar e para só depois tentar conversar com alguém que talvez pudesse te ajudar.
Comparado ao que nós passamos na época, vai por mim, o Gentoo é mamão com açúcar! kkkk
exatamente, falei disso no episódio anterior que mostrei slackware.
Muito bom esses vídeos. Já sou usuário de Arch Linux ha alguns anos, conheço bem o processo de instalação “na unha”… porém é muito legal revisar e aprender coisas novas no processo vendo instalação de outros sistemas. Obrigado pelo conteúdo. Eventualmente vou brincar com slack e gentoo.
Excelente video, Akita! Lembro de perder dias/semanas instalando diferentes distros (Arch, Gentoo, Slack, * BSD, Haiku, LFS, etc), e sempre digo que foi a maior escola sobre como as coisas funcionam por baixo da interface gráfica. Ainda que eu não faça mais isso, é muito prazeroso e nostalgico ver voce mostrando a realidade e a importância de ter esse conhecimento. Espero que este video inspire pessoas do mercado (que é muito carente de profissionais curiosos a esse ponto) a se aventurarem por esses mundos!
Você tem ajudado muito sou grato. Sobre o Gentoo eu particularmente não utilizaria a menos que fosse necessário para uma aplicação dedicada, como por exemplo para utilização em um PDV.
Video foda como sempre, explicação top sem firulas, e mostrando que o Akita é gente como nós não um Androide vindo de outro planeta 😂
Ansioso pelo vídeo de Containers que falou que um dia fará rs
- Senhor aqui está seu quarto de hotel.
- Tá, mas cadê a cama?
- Ah temos aqui essa ótima madeira e um excelente serrote.
Apesar de eu já ter instalado o gentoo, por causa da minha máquina ser bem fraquinha, eu não tenho como manter, inclusive é um prazer ver um vídeo do Akita quase na íntegra
Quando comecei a usar Gentoo eu acho que compensava até esperar compilar tudo, foi antes de chegar os processadores dual-core, quadcore. Com os processadores melhorando começou a virar perda de tempo esperar 4h para um emerge openoffice. Acho q faltou comentar que o portage foi inspirado no ports do FreeBSD. E tem a curiosa história do criador do Gentoo, Daniel Robbins, que saiu do projeto em 2005 para trabalhar na Microsoft, um ano depois pediu demissão e a comunidade não o aceitou de volta, e ele criou um outro o Gentoo, o Funtoo Linux.
Funtoo é fork do Gentoo. E ele tem diferenças como muita coisa pré-compilada como o kernel. Foge do escopo do Gentoo do "fazer do seu jeito" (ou quase). E pra pacotes grandes como o LibreOffice, tem binários pré-compilados.
Mas binários pré-compilados o Portage tem desde que meu Athlon Thunderbird de 1 GHz e 512 MB de RAM levava 12 horas pra compilar o OpenOffice e eu optava por fazer mesmo assim porque... porque sim!
Akita, os drivers compilados na opção de módulo ficarão com a extensão .ko (Kernel Object), eles funcionam como uma DLL de Kernel (Equivalente a .sys no Windows). Eles carregam dinamicamente sem a necessidade de uma intervenção do usuário e só ocupam RAM quando carregados. Um teste legal é usar o utilitário dmesg para verificar o carregamento de um módulo dinâmico. Por exemplo, ao usar um pendrive no computador, você poderá digitar o comando antes de coloca-lo, posteriormente, digite o comando para ver a mensagem de carregamento do módulo e por fim, digite quando remover, para ver a mensagem de descarregamento do módulo. É padrão no desenvolvimento de módulos escrever uma função __inti e uma função __exit que respectivamente exibem a mensagem de carregamento e descarregamento do módulo.
Eu tô usando o Gentoo por uns meses, sempre quis experimentar, eu tô gostando, é uma distro que só demorar msm para instalar, mas quando instala, fica igual um Arch por exemplo... estou usando KDE e OpenRC (ao invês do SystemD), só que eu fiz de um jeito diferente kkkk eu instalei um kernel genérico que tem no gentoo, gentoo-kernel, ele é bom e mais responsivo que o gentoo-kernel-bin, inclusive.... E o mais legal, é bem dificil eu usar flatpaks ou snaps (igual as distros baseadas em Debian), pq tudo tá no repositorio do gentoo, e se não, tem nos overlays (semelhante ao AUR)...
Grande Akita, grande video. Um abraço, a gente sempre aprende por aqui. Ficar no Gentoo realmente não é a coisa mais prática do mundo, mas eu me habituei com a forma de trabalho e acho que tem a ver com o portage, eu realmente aprendi a usar o portage. É estranho agora eu não me vejo sem.
Mas se webkit aparece nas dependencias, a atualização fica na hora de dormir.
Poooooor4 Akita...que vídeo fod4, é sempre um prazer imensurável assistir a uma aula sua o cérebro fica como 🤯, obrigado.
Os ensinamentos do Gentoo são pra vida inteira. Eu comecei com linux em 2003: fedora, kurumin, kalango, slackware, conectiva. e outras mais que tentei e usei até chegar ao gentoo e lembro o quão fascinado com aquelas horas de compilação e de PROBLEMAS, muitos problemas. No fim é a jornada que importou. Hoje aquela paciência para distros se foi, ao ver o vídeo lembrei dos bons e maus momentos. Saudosismo total!
Cara, por mais que ainda não tenha tempo de de fato fazer uma instalação "raiz" vídeos assim é que me deixam curioso de saber como é, aquele lance do "desafio". Novamente, mais um vídeo fantástico!
Qualidade exelente como sempre Akita, parabens e obrigado por um conteudo de tamanha qualidade.
Pretende fazer algum video que aborde o modelo de drivers do linux (device tree, etc).
E sobre a stack de graficos do linux(DRM, DRI, apis graficas, servidor grafico (X ou wayland)).
não sei se quero descer até esse ponto ainda. vamos ver.
Caramba kkkkk essa nova intro tá dando cada susto pra quem tá usando headphones, quase entornei meu café aqui
Além da aula ... o final é sempre a melhor parte ... hahahahahaha
Esse vídeo tá foda, fico cada vez mais empolgado com os vídeos, muito obrigado akita !
Eu recomendo você dar uma olhada no Plan 9 from Bell Labs. É realmente um sistema operacional bem diferente, eu uso ela em uma VM e é bem interessante.
Sou usuário de Arch e não conhecia o Gentoo, muito interessante pra estudo, mas não usaria no meu "dia a dia" kk. Parabéns pelo vídeo, Akita.
Como o Akita disse, a otimização do Gentoo é muito bem-vinda em hardwares fracos, o problema é ter que compilar nesse hardware também. Um meio do caminho é usar uma solução como o distcc, um compilador que é capaz de distribuir a compilação entre máquinas em uma mesma rede. Dessa maneira você pode compilar um Gentoo inteiro para o seu Core 2 Duo no seu Ryzen 9, por exemplo.
Conteúdo de qualidade encontramos aqui!!!!
Esse vídeo bateu uma nostalgia da época que estava iniciando no Linux e compilei o LFS ainda na versão 6.4. Apanhei muito, mas consegui fazer funcionar. Na época não consegui avançar com o BLFS pois meu computador tinha só 512Mb de Ram e não consegui compilar a interface gráfica. Foi um baita aprendizado.
me senti representado pq eu comecei a usar linux ano passado e comecei com o archlinux, por recomendação de um amigo e pq a filosofia da distro me atraía. Foi uma luta pra conseguir instalar, falhei várias e várias vezes. Recorri ao arch gui algumas vezes mas nunca deixei de tentar instalar o arch, o que me fez aprender muitas coisas. Hoje em dia eu sei instalar o arch muito tranquilo e configurar do jeito que eu quero. A bagagem que fica é boa, eu sei configurar muitas coisas em qualquer distro e resolver problemas, pq eu me fodi um bocado.
Saudações Fábio, por mais que você diga que não é um tutorial, cada vídeo seu é uma aula e, é bom me sentir desconfortável ao saber que ainda tenho muito a aprender, mas o que me anima é saber que cono você, eu também posso as prender, Obrigado
esse video me encorajou de instalar gentoo no meu pc principal, depois de MUITO tempo e MUITA PREGUIÇA de ler a wiki do gentoo eu consegui instalar, agr so falta instalar o xorg e uma wm pra usar, nunca instalei nada semelhante pois eu instalava arch com o archinstall ou archgui (instalação do arch com calamares), mas agora vendo como instala arch direto da wiki depois da instalação do gentoo ficou mais facil entender, valeu a pena o aprendizado. valeu akita
Hora da aula!
Consegui acabar de ver agr o video Caralho mano que video bom :) puta trabalho do krl valeu akitaAAAA e os bloopers KKKKKKKKKK,agr relaxar e ver andor de star wars o serie massa
aulas do faixa como sempre
O final por trás das gravações é o melhor. Não poupou expressões de alegria... Me identifico muuito!!! 😂😂😂😂😂😂😂
Tri honesto o vídeo, admiro os conteúdos feitos pelo Fabio... Pessoa honesta que sempre me parece ser. Grande abraço do RS Fabio, tmj!
Foi nessa maravilhosa meta distribuição, que eu aprendi Linux de verdade.
Deixava de sair nos finais de semana pra ter a instalação perfeita, imprimia manual, tinha várias partições de teste. Cheguei a comprar mais memória e depois trocar pra um pc melhor, só pra suprir o vício.
O época boa. Foi como o Akita disse, sofria e gostava. Haha
Ah. Só uma “correção”:
Gentoo não é só sobre desempenho, é sobre controle total do sistema.
Mas já adianto, vira um vício, quanto mais você conhece sobre o sistema, mais quer conhecer e personalizar. Parece que não tem fim nunca.
Gosto até hoje aliás, sempre tenho ele numa partição para brincar quando tenho saudade e recentemente instalei o Gentoo Prefix no MacOS 🤓
Caraca vei, kkkkk acho que viciei desse msm jeito mas era fazendo ajuste de overclok na bios, nos timings de memoria ram e tals mo legal e da um trabalho mas eh bao KKKKK
Verdade, boa quantidade de RAM e armazenamento em SSD hoje fazem muito mais diferença que otimizar a compilação pro teu processador, ainda mais que desde os 64 bits nada mais vem compilado no nível -march=i386.
Mas o controle e conhecimento do sistema que o Gentoo dá são realmente viciantes!
@@Mr-vr6gk tá aí uma coisa que nunca fiz, overclock. Dizem ser bem desafiador mesmo. Lembro que tinha um cara que era campeão e era br
@@dkmillares Ainda é. Buassali da equipe do TecLab.
Mais um video sensacional Akita! Parabens pelo trampo! Totalmente fora do assunto mas, você podia trazer um video sobre autenticação e autorização para o canal ia ser muito bom!
Muito bom Akita, parabéns.
Obrigado Akita, por compartilhar seu conhecimento.
29:02 HAHAH Me fez lembrar do Rick, personagem do Rick and Morty kkkkk Será o Akita o gênio cientista versão BR? kkkkk
Muito top os vídeos, gosto de mais aprendo muito. Posta mais Akita!
Ótimo vídeo, muito bom mostrar que o processo de instalação de um gentoo não é tão fluído como os tutoriais mostram, eu dei umas boas risadas aqui mas a realidade é cruel assim mesmo kkkk
Baita vídeo!
Hehehe o final é a melhor parte
De longe seu canal é o melhor conteúdo que já vi na internet. Parabéns pelo trabalho 👏👏👏
Super aula FOD4 prof. Humildade em mostrar a realidade sem cortes nos erros obg 👊
Já instalei o Arch na mão mas nunca o gentoo, obrigado pelo vídeo e compartilhar essa experiência :)
Que vídeo rico. Rico em conteúdo, em edição, em didática...
Cara, na boa, essas pós créditos me matam de rir. Ótimo vídeo, putzz conhecimento demais. Obrigado
Os finais dos videos pra mim é a melhor parte kkk, se eu gravar os meus erros de gravação o RUclips cancela meu canal kkkkkkkkk
Akita, ja pensou em falar sobre Rust? Já q tem várias particularidades q é complicado pra pegar e tem mt futuro. Dito isso essa série de Linux esta mt boa!
Akitaaaa. Muito bom vídeo.
O Bedrock Linux tá excelente. Todas as distro em uma só.
Esperando você falar dele também 😁😁😁😁
Olá Fabio, tudo bem? Gosto muito dos seus videos. Você poderia fazer um vídeo falando uma parte da Ti que vejo poucos canais falarem que é o HelpDek ou Service Desk? Literalmente aquele profissional de TI que é muito necessário em empresas para dá suporte em N1 para colaboradores. Falar o que esse profissional precisar conhecer etc. Particularmente acho que todos que estão começando agora com TI deveriam trabalhar como Estagiário ou até mesmo com o Efetivo neste tipo de cargo por certo tempo para colocar em prática tudo que está aprendendo na Faculdade.
Sensacional! Obrigado pelo vídeo akita
Primeira vez que vejo o Akita apanhando tanto. Mas hoje tenho um desafio pra você, Akita. Como comentado nos últimos vídeos, o maior dos problemas são drivers... e como se resolve isso se a gente construir, do zero, um dispositivo?
Foi isso que tentei fazer algum tempo atrás em uma feira de ciências com o tema "acessibilidade". Decidi desmontar um mouse, comprar um laser (daqueles que a gente usava pra apagar postes quando éramos crianças), um bocado de componentes como relês, protoboard e etc. A ideia era a seguinte: quando alguém com deficiência visual se aproximasse do dispositivo com sua bengala, o laser era cortado, o dispositivo do mouse que detecta luz seria acionado, o relê seria acionado e disparava um som (comprei um brinquedo de criança só pra desmontar e pegar o auto falante pra isso). Com isso, a pessoa com deficiência visual saberia em qual ambiente estaria dentro de algum local grande, como bancos.
O projeto quase foi pra feira de ciências nacional, mas o objetivo final era um app de celular com fones de ouvido ligado automaticamente em bluetooths ou wi-fi para que somente a pessoa pudesse ouvir os sons (útil até para se locomover dentro de casa, que dependendo da variedade de sons, ele poderia saber se estava próximo de alguma escada ou em algum ambiente específico, como a cozinha). Pra colocar esse dispositivo em um Raspberry, por exemplo, eu precisaria programar um driver que o reconhecesse. E parei por aí.
Então está lançado esse desafio para o senhor, Fábio Akita: construa qualquer dispositivo (não precisa ser esse projeto), por mais minimalista que seja, desde que se conecte em uma USB e construa um driver funcional para operá-lo. Que tal? Assim nós aprenderíamos muito mais e com certeza ajudaria pessoas como eu que, por uma trava sistemática, não conseguiu avançar em uma feira de ciências.
Ótimo vídeo e estou ansioso para o próximo, até mais!
É um sistema bem interessante mesmo. Usei por alguns anos, mas agora tô com Debian e derivados. Todas as distros possuem seu público e uso adequado. Parabéns Akita!
Cara, incrível! Vendo este video me lembrei quando à uns 7 anos atrás instalei um arch linux em um raspberry pra fazer um projetinho em python juntamente com meu irmão, agora me deu vontade de instalar esse cara só pelo desafio!
Melhor vídeo do mês de outubro, muito bom!
Pronto, antes era o Slackjeff agora requisito a presença do Liquid do canal Distro Hopper
Hoje agradeço por ter sido o Slackware minha primeira distro Linux em 96. O Gentoo hoje é totalmente trivial a instalação. Tanto que tenho as 3 páginas de comandos vivas na mente. Mas apanhei não só no Slack mas em dezenas de outras distros até chegar nesse ponto. O caminho requer aprendizado continuo. Mas aproveitando a jornada. 😊
'caraca passou' kkkkkkkkkkk Isso é quase um orgasmo para nós escovadores de bits! Apesar de Linux não ser muito minha praia, os vídeos do Akita continuam muito prazeirosos. Abs kra, ótima trabalho.
Brigadão Fabio, sempre com vídeos incríveis.
Eu coloco /home numa participação ou até um disco separado. Isso dá a liberdade de reinstalar limpinho sem me preocupar com dados. Já brinquei muito com make menuconfig, era divertido e daí fiquei velho e não tenho mais paciência para isso.
Meu bom, o WebKit provavelmente foi compilado com a flag JUMBO. se desativar ele, durante a compilação irá compilar source file por source file, e se deixar ativado ele tem um script que junta vários arquivos fontes que usam um mesmo conjunto de headers em um e compila (quase que um link pré compilação) e isso causará o G++ usar bem mais memória (sim, ele é escrito em C++).
Oi, só queria dizer que foi seu canal que me inspirou a estudar sobre o assunto, até troquei meu curso de pedagogia para engenharia de software. Enfim, muito obrigado pelos seus vídeos
Akita você é um gênio. Pra mim realmente uma inspiração.
O FINAL kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'k O Akita eh quase um 2x ambulante.. Mas pra mim, eh um dos melhores conteúdos!!
Akita, seus vídeos são ótimos. Será que você poderia gravar um vídeo sobre o nixOS (distro linux), o repositório dele tem mais de 80k de pacotes e todos eles funcionam between distros, além disso tem como você recriar o seu setup do nixOS do pc em um laptop de forma fácil por exemplo, porque a configuração do sistema é salva em um único arquivo .nix
Ótimo vídeo, foi muito bom mostrar os erros pra quebrar essa de que tudo dá certo.
caralho, mano. nunca pensei que meus 2 anos de gentoo fossem servir pra entender um vídeo de akita. Cara, acredite, na minha saga com o gentoo eu contei 100 horas de trabalho desde a instalação até terminar todas as configurações pra ter um computador utilizável. Na época eu tinha um thinkpad x200 e demorava 12hs pra compilar o chromium e mesmo o kernel levava umas 2 horas. No final, aconteceu como você falou: eu tinha gastado tanto tempo e esforço no meu gentoo que foi duro desinstalar ele e migrar pro arch linux mas talvez eu tenha feito uma boa decisão pra exercitar o desapego xD
valeu!
very nice tutorial, im using CC in this video.
Bom dia Akita. Como sempre seus videos transmitem muito conhecimento. Acredito ser de grande utilidade um video que explicasse o funcionamento dos display server do linux, como: Xorg and Wayland. E qual a diferença entre eles. Muito obrigado! Um grande abraço.
Usei muito no meu Duron 650Mhz rodava com o Window Maker :D
Um fds inteiro, no barato, pra instalar(compilar) um sisteminha básico hahaha bons tempos.
Na época o melhor Wiki era disparado o do Gentoo.
Quando descobri o Arch troquei e nunca mais destroquei, e ja vão pelo menos uns 12 anos. Mas ainda acho o Gentoo incrível. Aprendi demais com ele.
Partir de uma distro extremamente enxuta e ir escolhendo cada pacote individualmente é uma lição de vida, pois vc percebe cada aspecto do sistema, nesse ponto que hoje em dia alguém se depararia com pulse-audio e pipewire, systemd e openrc, e por ai vai, uma decisão e todo o caminho pode mudar drasticamente.
Show de conteúdo!!!
Cara quanto mais eu vejo o Akita ensinando mais eu sei que sou burro! E isso não é ruim, porque eu sei que nessa area vc tem que estudar até o fim da vida e mesmo assim saber que vc ainda não sabe tudo. Parabéns meu amigo pelos vídeos que cada dia estão melhores e a edição tambem!!!
OPAAAAAAAAAAAAAA, aew vid do gentoo :> , tomar minhas notas HEHEHE ja que nao mexi tanto ainda,melhor experiencia foi esperar 4 dias pra compilar tudo num pc mo ruim que tenho foi 4 dias msm tipo as 4x24AAAAAAAAAAAAAAAA olhar vid jaja valeu prof
Muito bom esse vídeo e deu para notar a dor.
pra verificar quanto tempo levou pra compilar, compila o genlop e depois: # genlop -t
Lembro de quando instalei gentoo no meu pc com celeron e 4gb de ram, só o processo de compilar o kernel demorou umas 12 horas kkkk
Depois, quando fui compilar as ferramentas básicas depois da instalação, ficou mais de 1 dia inteiro e não terminava. Fiquei com medo de deixar o pc, que apesar de fraco é o único que tenho, fazendo uma tarefa tão pesada por tanto tempo, e só parei o processo e instalei o arch linux.
Mas não tinha esperança de deixar um pc com uma configuração tão baixa utilizável num sistema como o gentoo, foi pelo aprendizado
Excelente vídeo, deu vontade de explorar o gentoo
O Akita quer formar espartanos...kkk...Brincadeiras a parte, mais uma baita video,...Como sempre.
sensacional
Olá tudo bem!
Muito bom o vídeo para a instalação do gentoo,eu mesmos estou tentando instalar mais ainda não consegui kkkk,acho que o problema maior no meu caso é a peça que está na frente teclado.Tenho o arch instalado e a instalação apanhei também mais agora vai de boa ,pelo menos o desktop básico kkkkk
Mais não vou desistir do gentoo kkk
Esse cara é muito daora, não tem como
caramba que novela hahah lembrei de quando fui me aventurar no gentoo no meu laptop i3, 4 GB de ram e hd mecânico, e sim instalei gnome hahaha levei quase semana tentando e errando e cada compilação completa levou em média 8 a 12 horas, sério
eu começava de noite e deixava o gnome e o gdm compilando ia dormir e pegava pra continuar só de manhã e nesse período ainda nem existia esse live cd gráfico, apanhei muito só pra configurar o wifi até hoje não gosto do wpa supplicant hahah
e realmente, depois de tanto trabalho acaba se apegando, mas no fim depois de algum tempo acabei jogando tudo fora e agora tô no arch, fazer o que kkj
show parabéns pelo vídeo
Show!
A camiseta já diz tudo, um dos melhores animes recentes...
excelente como sempre.
Caralho você é muito foda Akita !! Pqp
Caraca, professor.
Muito bom! Uma pena eu não ter mais tempo para estudar Gentoo e distros do Linux que demandam muito tempo para configurar. Infelizmente, esse não é meu trabalho principal, além disso, na empresa onde trabalho temos acesso apenas aos servidores windows com o AD para criar, configurar e manter e Compliance e gestão de acessos do SAP e windows.
a jornada do herói... sensacional... obrigado \o
Pra quem acha Gentoo difícil, ele é bem simples e a instalação é tranquila, dá pra fazer um speedrun" e instalar ele em pouco tempo.Há também a distro Calculate Linux, que é um Gentoo com kernel binário e já vem com tudo configurado, e você pode transformar o Calculate em um Gentoo.
Querem sistema difícil testem o EXHERBO! :)
Já uso Gentoo a algum tempo e depois de configurado você nunca mais se incomoda kk
ele não dá problemas e se bem configurado fica bem seguro.