Eu, como júnior, em todo video do Akita fico pensando: "como será que esse cara sabe de tudo isso?" Minha meta é ter pelo menos metade do conhecimento desse cara
Vá sempre além do óbvio, além do roteiro passado em sala de aula, além do que só o cara que você admira ensina, irmão. Repare que o Akita SEMPRE levanta questionamentos, SEMPRE promove uma crítica, uma contradição, um confronto diferente, de modo que te force a buscar por outras fontes e métodos, para que você mesmo desenvolva o senso crítico para avaliar o que é mais aplicável, o que é mais coerente. Não é à toa que muita gente o critica por "falar demais", mas são poucos os que conseguem a excelência numa explicação e na promoção de uma crítica sólida. Faça isso para TUDO e você verá como sua evolução será absurda. Seja crítico e analítico!
Outra questão é que além da dedicação e capricho que ele tem(é só ver, ele é dono de empresa, e ainda tem tempo e saco pra fazer esses vídeos super bem elaborados com um puta roteiro), o cara tem quase 30 anos no mercado. Junta essa inteligência e dedicação em alguém por quase 30 anos em uma mesma área, vc vai ter pessoas igual o Akita.
"Não adianta ficar 20 anos no mesmo lugar fazendo a mesma coisa." Boa! fiquei 2 anos e 8 meses em uma empresa, nos últimos 9 meses não estava fazendo nada que me melhorasse profissionalmente, pior que eu demorei para perceber isso, mas agora estou em um novo desafio.
A forma como o Fabio indica ler os livros citados: Não ler tudo de uma vez, fechar o livro e esquecer que ele existe, mas sim ler uma primeira vez "por cima", depois ir lendo capítulos específicos conforme a necessidade, é a forma que eu indico e faço para consumir os vídeos deste canal. Provavelmente alguns iniciantes pegam um vídeo um pouco mais denso, entendem apenas 20 ou 30%, e desistem do canal pois consideram muito avançado, e em um primeiro momento é mesmo, mas o segredo está em você anotar o que foi dito, estudar e entender melhor o que o Fabio quis passar. Dai você volta daqui uns meses, e vai perceber que agora entende 70 ou 80% do vídeo. Eu ja revi vários vídeos aqui do canal, e fico muito feliz quando volto em um e consigo entender quase tudo que ele quis passar.
Desde minha entrada na programação aos 14 anos, em 2015, enfrento uma grande dificuldade. Sempre me senti atraído por desafios e aprendi de maneira autodidata. Após meses de dedicação, comecei a desenvolver plugins em Java para o Minecraft. Progressivamente, explorei conceitos avançados, como bancos de dados, arquivos de configuração, padrões de design e estruturas de dados. Aos 16 anos, em 2017, entrei no mercado de trabalho com essas habilidades. Ao longo do tempo, aprimorei minha destreza não apenas em Java, mas também em Javascript, ABAP e Assembly x86/C++ (sou aficionado por low code e reverse engineering). Essa trajetória me fez perder o interesse na faculdade, apesar das tentativas mal sucedidas de cursar ciência da computação (é tedioso pois não a nada novo para aprender, e como já sei o que quero, diversas materias na grade da maioria das universidades são totalmente inúteis profissionalmente, empurradas nos alunos apenas para aumentar a duração do curso). Embora me considere quase sênior na empresa atual, ainda sinto um vazio. Mesmo resolvendo problemas complexos e entregando sistemas completos (full stack), persiste um sentimento de inferioridade em relação a um nível pleno, sem compreender bem o porquê. Recentemente, recebi uma oferta para trabalhar presencialmente com Java em uma consultoria na França, mesmo sem graduação. Aceitei e estou no processo de emissão de visto, mas a ansiedade me impede de dormir bem, temendo não estar à altura dos desafios que me aguardam. Se você que lê possui algum conselho que gostaria de compartilhar com um ser que adora questionar seu próprio conhecimento, ficarei grato em ler.
@murilosalem cara, agradeço o feedback! Estava pensando em fazer uma graduação em matemática, pois me interessa muito a junção das duas áreas.. no meu período na faculdade participei tb de pesquisa na área da mecânica quântica, voltada para criptografia quântica (método CV-QKD) e estava embasando meu TCC na utilização de FFT para resolução de equações diferenciais propostas por Fraunhofer sobre difração da luz (tb aplicável aos métodos de criptografia quântica) mas infelizmente, vindo de uma família mais carente, não encontrei verba pra me dedicar mais a esses estudos e precisei me dedicar mais ao trabalho.
Sou médico oftalmologista, “programador frustrado”, me esforçando para aprender o máximo do universo da informática em saúde (padrões de interoperabilidade, FHIR HL7, OpenEHR, Snomed CT, etc etc etc.) e mesclar o que sei da área da saúde com a velha paixão/hobby transformada em nova profissão. Suas dicas me ajudaram muito a enxergar como dirigir meus aprendizados e escolher por onde dar o start prático, de modo mais adequado. Doumo Arigatôu Gozaimasu, Akita san.
@@EuclidesFRezende Será um prazer! Já participa de algum grupo de profissionais de tecnologia de informação e comunicação em saúde? Se você está querendo começar, o Dr Sabbatini está abrindo o curso para formação introdutória na área.
@@valdemarkjaer A muitos anos trabalhei em um Sistema para Controle de Análises Clínicas (na época do DOS/Clipper) e depois saí da empresa. Com o passar dos anos fui me envolvendo com outros tipos de sistemas. Mas sempre dando uma "olhada" no que acontecia na área... Foi quando achei alguma coisa relacionada com HL7, mas faz muito tempo que não vejo nada sobre isso. Quando vc. escreveu sobre eu me lembrei. Na área de TI ligada a Saúde/Medidina vemos muita coisa na área de pesquisa, mas quase nada na área de aplicação. Me interessa conhecer onde essas técnicas estão sendo utilizadas. No momento não tenho como participar de cursos (pior ainda se forem pagos...).
@@EuclidesFRezende A coisa está andando muito, muito rápido. Realmente, saúde é um universo infinito e tem necessidades homéricas em TI. Antes de cursos, veja na universidade do SUS na UFG, vários e vários microcursos gratuitos desses padrões. Depois, entre nas sociedades: SBIS, ABCIS. Comece a fuçar! Precisamos de mais malucos masoquistas rsrsrs
@@valdemarkjaer Meu interesse é imediato. Quais estruturas de dados são necessárias para se criar as APIs e formas correlatas de se fazer persistências de dados a fim de se criar um padrão e como aplica-lo a um banco de dados que possa ser distribuído para quem quiser acessar os dados. Em paralelo desenvolver um sistema que permita acesso rápido, fácil e distribuído a essa estrutura e que possa ser fornecido como serviço.
Recado importante aos iniciantes: "Sua versão 1.0 de tudo vai ser sempre ruim, e isso não é um defeito, é simples falta de experiência. À medida que se trabalhar em empresas ou participar de projetos de código aberto e se exercitar mais, os gaps de conhecimento vão ficando aparentes. E você vai começar a finalmente entender o que não sabe, pra conseguir ir atrás de saber."
21:14 - Decidi iniciar uma segunda graduação por isso. Por trabalhar com software para gestão empresarial, lido diariamente com regras gerenciais e tributárias. Estudar Ciências Contábeis me fez enxergar melhor os processos reais que transformo em computacionais.
Tenho 18 anos de trabalho na área de desenvolvimento e posso dizer... Nunca vi um vídeo tão preciso, verdadeiro e alinhado com a realidade igual a esse! Parabéns! Durante esse tempo, o que mais vi foi recém-formado achando que porque tirava notas boas era "o cara" do dev e que já chegaria no mercado posando de sênior. Mas a realidade é implacável e bota todo mundo no seu devido lugar rapidinho (confesso que aconteceu comigo também kkk). O segredo é humildade, proatividade e aprender sempre (com livros e os mais experientes).
24:30 Puta que pariu mais é um maldito mesmo. Eu to passando exatamente por isso, sou junior e tenho passado uns perrengues, por não ter muita experiencia e meu time tem um pessoal muito bom, mas pela dinamica da empresa o pessoal sai passa o minino pro proximo e o outro assume, mas eu não manjo direito de certos fluxos judiridos/financeiros que as empresas tem, então do nada sempre surge um questionamento vindo do além de um fluxo tal? E eu que fluxo? Fluxo tal que serve para A B e C. Mas adivinha não foi mapeado antes, pq alguém esqueceu, ou alguém que deveria repassar isso saiu e não passou pra frente. Oque querendo ou não, me foi forçando a questionar mais sobre como tudo funciona e quem responsável pelo oque e eu mesmo ir na pessoa, e perguntar sobre a parte dela. Meio que eu já sou quase um funcionario do cliente, pq no final eu to quase aprendendo como a empresa funciona, isso tudo antes de codar qualquer coisa. Até mesmo pq depois que eu tive que reescrever 20 de API, pq a infra do meu sênior me passou na teoria era pra rodar em Docker com layerzinha de Pandas e subir na AWS, e advinha o cliente não quis, pau no nosso C, reescreve e trata do DataFrame na unha ai.
"Não sabia que era impossível, foi lá e fez"... Eu tenho pensado muito sobre isso nos últimos projetos que tenho desenvolvido. Quando comecei a programar, no inicio dos anos 2000, não tinha ideia de todas essas dificuldades, mas eu ia fazendo, arrumando, melhorando, pegando feedback dos clientes, e no final saia alguma coisa útil e que muitas pessoas usavam (e gostavam). Criei vários sistemas dessa forma, que divulgava e vendia na internet. Com o passar dos anos e com esses conhecimentos que o Akita explica no vídeo, acabei criando bloqueios na minha cabeça por ficar pensando em todas essas dificuldades antes mesmo de começar um novo projeto, o que me desanima muito!
akita tenho 21 anos e comecei a estudar programação com 16 a dois anos atrás vendo seus videos ficava oprimido de saber que eu estudava todo dia insanamente e não sabia metade das palavras e contextos técnicos colocados por ti, hoje mais amadurecido vejo que valeu a pena. tenho mais de 30 mil reais em contrato com setores diferentes do mercado desde rede de restaurante até plataforma de ensino, e um dos meus maiores diferencias foi aprender desde de cedo aque programação é a ultima etapa do processo, quando fecho contrato de software tento entrar na na linha de frente do negócio para entender as nuances que o software. Hoje estou densenvolvendo minha startup de educação e espero que um dia eu consiga trocar 10 minutos de conversa com vc .... (detalhe não tenho faculdade)
Cara, estava desanimado por que nesses 2 anos que estou trabalhando como programador, cheguei a um ponto que não sei mais o que estudar, estou estudando ED porém não me sinto evoluindo mais, e no momento em que vc fala " Um bom profssinal estuda o que for necessário para ser a melhor versão dele mesmo", pronto era o que precisava ouvir, obrigado Akita!!
1:58 Lembro de uma frase do Larry Wall no Camel Book que dizia mais ou menos que o programador precisa se equilibrar entre o orgulho e a preguiça e evitar o falso orgulho (tentar fazer tudo por conta prórpia) e a falsa preguiça (usar tudo que está pronto) para desenvolver suas coisas.
Akita, tão necessário esse conteúdo. O que mais vejo hoje em dia, são pessoas se iludindo com a enxurrada de cursos online feitos com o intuito primário de ganhar dinheiro, e depois ensinar algo de fato. Milhões de cursos de linguagens, frameworks, mas todos se esquecem dessa coisa mais básica, que escrever software profissionalmente é a respeito de processos e pessoas. Não se trata de se sentar na frente de um computador e se gabar de escrever o código com a linguagem mais atual, com o framework mais novo, etc.
Cara esse vídeo veio como um alento pra mim, tirei algumas pensamentos desse vídeos que veio no momento certo. Faz uns 3 anos mais ou menos em que estou estudando, estou em transição de carreira sou formado em farmácia e no meio da pandemia resolvi começar a estudar, gostei tanto que resolvi começar uma faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, me formo no fim desse ano. Mas durante esses tempo todo em que estou estudando me pego pensando em vários coisas se "valeu a pena trocar de carreira" ou ""que eu to fazendo da minha vida", fora o desânimo que eu estava de estudar pois a impressão é que eu não saio disso e que to parado, e coincidentemente estava começando a estudar design patterns. Enfim eu estava ou ainda estou numa ansiedade tremenda de conseguir uma vaga como desenvolvedor pois já estou com 30 e poucos anos e vejo essa "molecada" avançando na carreira em toque de caixa. Depois desse vídeo vendo alguém mais experiente falando que não se tem nada escrito na pedra me deixa um pouco mais calmo, e talvez eu pare de me comparar com os outros, pois já que no desenvolvimento não existe O CERTO, ainda mais nesse mundo cheio de gente cagando regra falando o que deve ser feito o que deve ser estudado. Acho que posso demorar o tempo que for e me permitir estudar o que eu quero e no meu tempo, nem que isso leve mais 30 anos!!!! Valeu Akita !!
Estou nisso a 38 anos. Tudo o que o Akita falou é verdade (fora os outros vídeos... O Japa é um Oráculo, me vejo sempre em suas falas). Vai tirando esse "sorrisinho" do rosto... Vc. Ainda vai ficar muito desesperado... 😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Eu já havia desistido da programação (estafado com os vendedores de curso no youtube), quando de repente me aparece uma sugestão dum vídeo (A DOR DE APRENDER) desse japonês com fala robótica. E após 40min de aula sem nem mesmo perceber o tempo passar eu me pego totalmente motivado e decidido a me tornar um programador. Desde já: Muito Obrigado Akita!!🤜🤛
Seus videos deveriam ser conteudo obrigatório em qualquer software house que se leve a sério, seu canal é uma bússola em meio a todo esse mar de porcaria que o ambiente digital moderno tenta nos enfiar goela a baixo. Obrigado Akita, não há palavras que possam descrever o beneficio que o seu trabalho no youtube agrega para a comunidade de desenvolvimento em especial para as novas gerações.
Excelente vídeo Akita, sempre acho bom falar de ecommerce pois todo iniciante pensa que é fácil, trabalho numa grande tech fashion e temos mais de 400 devs divididos em grupos para cuidarem de pagamento, checkout, logística e por ai vai. Eu mesmo trabalho na equipe que cuida dos produtos, tudo isso com mil integrações, cache, banco de dados, muita regra de negócio e muita desorganização.
21:50 Estou fazendo um desafio de código cuja ideia é acrescentar funcionalidades que se encontram em um banco. E esse é justamente o problema: com meus 20 anos, conheço bem pouco sobre bancos. A solução que encontrei foi adicionar funcionalidades que você encontraria em um aplicativo, já que conheço um pouco mais sobre esse assunto.
22:31 - professores de faculdade não obrigatoriamente estudaram pedagogia, mas obtiveram designação de lecionar. O grande diferencial para esses cursos é que existe uma autoridade pressuposta após o crivo de um conselho educacional para determinada disciplina
O primeiro vídeo do Akita que não fico completamente perdido. Porque no meu pouquíssimo envolvimento no mundo de software já me trouxe algumas das perguntas que são levantadas. E, intuitivamente, já havia chegado a conclusão do vídeo. Não encontrei em nenhum lugar as respostas as minhas perguntas porque elas só virão, uma a uma, dia a dia, a medida que eu trabalhe com software. Vídeo sensacional.
Programação é até fácil depois de algum tempo. Em 4 anos utilizando uma mesma linguagem e plataforma em projetos diferenciados a pessoa pega o jeito. A modelagem é que é a parte difícil. Saber que desenho de software melhor se encaixa, como elaborar os métodos necessários, configurar as infinitas ferramentas para diferentes contextos do desenvolvimento, aprender a lógica de negócio... Cê tá louco!
Eu trabalho na VW aqui na Alemanha, e eu amei demais usar ela como exemplo kkkkkkkk Pq dai da pra comparar com oq existe aqui.... Só pra deixar todo mundo feliz.... o Exemplo do akita ainda é uma abstracao sobre a complexidade que é o gerenciamento dos carros. Toda vez que vc pede seu carro com uma roda diferente.... isso muda coisas desde a linha de producao futura ate o estoque (que eles evitam ter)
Fábio, desculpa. Eu vi e ouvi TANTA gente falando mal de você, especialmente no "X", que sempre fugi dos teus conteúdos, mas vi esse video e entendi o hate da massa. A maioria ama a mediocridade e rejeita o conhecimento extensivo. Eu não quero e não vou fazer parte dessa massa, então perdão e obrigado por transmitir tanta informação FODA. Concluo que tenho um longo caminho pela frente e o que aprendi e pratiquei até aqui não são o suficiente. Seguirei ainda mais firme nos estudos. Obrigado novamente!
Ja aguardava por mais um cast seu , Akita. Pensando esses dias como é excelente ver e rever diversos episódios do seu canal e ao mesmo tempo que já estava com saudade de um novo ep, tome like.
Excelente vídeo, como sempre. Sempre encontro devs que gostam de programar e se acham o tal, aí vc pergunta se ele sabe como funciona um boleto ou uma nota fiscal, é aí que vc separa os homens dos meninos. Só um adendo: ICMS é um imposto estadual, ISS sim, é municipal.
Assisti o seu vídeo pelo menos três vezes. O teu vídeo diz coisas valiosas sobre a carreira que não consigo explicar para novatos. As vezes digo que programar é "fácil", porém começa complicar no que fazer com ela e conseguir boa noção do contexto de negócios e conviver com suas limitações.
Quanto mais o Akita falava mais algo que eu pensava que era simples ficava mais complicado (e mais interessante kkkkkk) pensava que começar pelo usuário não seria difícil e fui perceber que abrange muito mais do que eu pensava. O conteúdo do Akita deveria estar na grade da faculdade com toda certeza!
Akita destrói, nao tem p ninguem! Nunca vi um conteúdo tao claro e didático sobre design de software. O q eu mais vejo por ai é decoradores de patterns e tecnicas de design cagando regras sem conhecer o domínio exato do problema.
Akita é puro conhecimento condensado! Não poderia ser mais cirúrgico nas colocações e dicas! Com 25 anos de experiência em TI, posso afirmar: quem quiser ir longe, deve escutar e absorver esse conhecimento todo! Parabéns Akita!
Excelente conteúdo! E Pra quem não sabe como o Akita consegue atuar tão bem com conhecimento: ele atuou desde 97 na Kropki, como primeiro trabalho formal e antes ele já era obcecado por tecnologia. Paixão, disciplina e competência. Vale a pena assistirem a playlist “minha história” aqui no canal - fornece um bom contexto.
Putz, só essa dica de leitura já matou a pau !!! Valeu !!! No mais, como você falou, esses livros e metodologias são bons guias, é interessante aprender "como", mas principalmente, "quando" utilizá-los, pois o mundo real é bem diferente dos exemplos geralmente utilizados nestes livros, como já dizíamos a mais de 20 anos atrás, quando comecei, "Tudo nos livros é uma maravilha e fácil de fazer", mas nada como a realidade e o dia-a-dia para mostrar o contrário ... mas hoje, posso até estar exagerando, parece existir um movimento, que tenta marretar na realidade, as páginas dos livros a qualquer custo ... Esse blooper foi foda também kkk
Nunca tinha parado para ver seus vídeos, eu sempre defendi esse lance de que não existe "jeito certo" para nada em software, vejo só vendedores de curso falando que vai te ensinar algo do jeito certo, você foi o primeiro do mainstream a dizer isso. Na maioria dos meus vídeos eu sempre tento mostrar um cenário e aplicar uma solução, cada cenário pode exigir uma solucao totalmente diferente, outro ponto, problemas iguais são solucionados de diferentes formas por diferentes pessoas. Parabéns Fábio, isso sim é conteúdo de qualidade.
Sensacional o vídeo! Tenho visto bootcamps prometendo formações mirabolantes e pessoas sendo enganadas, o desespero, desemprego fazem pessoas cairem em roubadas e até pagar por cursos rasos.
Cara... Obviamente nao o conheço pessoalmente e nao tenho o menor interesse em puxar o seu saco... Mas a maneira como você se dedica para trazer um bom conteúdo, seja ele qual for, e trazer não só uma mera explicação superficial como também baseado em experiência e com uma boa dose de sarcasmo, realmente coloca tudo nos eixos de acordo com a realidade! Sou super fã do seu trabalho e tudo que conquistou merecidamente. Além do mais, tem a preocupação de trazer por prazer, coisas úteis na cabeça de todos, independente do nível de cada um. Meus sinceros parabéns e com certeza, assistirei seu conteúdo até o fim da minha carteira! Muito obrigado!
suas aulas vão sempre direto ao assunto, é o equivalente a umas 10h de vídeos da udemy basicamente aqui, sem enrolação , é maravilhoso assistir os seus vídeos, abre muito a minha forma de pensar
Uns 700 livros, um ao lado do outro deve dar mais de 40 metros. E acho que o SAP tem um pouquinho mais de meia década hahaha Eu estava há muito tempo esperando por um vídeo com esse conteúdo. Estou lendo Implementando Domain Driven Design há meses, e faço justamente o que você falou, por que é impossível absorver tudo de uma vez só. Eu leio algumas partes de outros livros também, e tento ver onde as coisas que eu li até agora se encaixam. Muitas vezes eu volto pra alguns capítulos, para rever os conceitos, e eles costumam ficar muito mais claros, na medida que vou ganhando mais experiência. Esse conteúdo é o mais complexo, e estou há anos tentando entender como modelar uma aplicação de forma descente. A cada novo projeto, vou percebendo que meus estudo vão dando resultado, mas que ainda tenho muito o que estudar e refinar. Esse vídeo esclareceu muita coisa, e me mostrou que estou no caminho certo. Obrigado!
eu entrei no youtube meio entediado, fui olhando os videos recomendados na home e quando vi o video novo, eu cheguei até a gritar, seus videos são melhores que lançamento de filme
Difícil saber qual é o melhor vídeo do canal!!! Sensacional!!! Confesso que fico com medo de ingressar nesse universo da programação quando vejo o gap de distância entre o que eu sei hoje e o que você mostra nesse vídeo, mas o que sempre quis e sempre foi meu norte e procurar a perfeição em tudo que faço, por isso sei abaixar minha cabeça se seguir em frente pelo caminho. Tenho 42 anos e estou fazendo uma transição de carreira e você acaba sendo um infecção de animo.
Vídeo must to watch, para todo estudante de programação. Eu com 26 anos de programação/suporte, tento passar essa "fita" para os meus alunos. Entre a sala de aula e o mercado, tem muitas horas de "bate cabeça" em levantamento e interação com os stakeholders.
Durante o desenvolvimento do meu TCC eu percebi o quanto a modelagem de software é importante.... Eu queria partir logo pro código, mas depois de refazer quase tudo que tinha feito por problemas de como eu tinha planejado o sistema, aprendi a lição da pior forma kkkkkkkk
No minuto 29:40, foi mencionado iniciante pensa que é simples pegar um livro e fazer um Ecommerce completo, porém o problema é quando o cliente ou gestores pensam dessa maneira...
Nem comecei a programar e nessa busca por uma base como referência conheci esse canal do Akita, muito bom a maneira com q produz seus conteúdos, porém, como iniciante aqui é depressivo dms ..massa cinzenta desse cara vai pro museu da história da humanidade slc
Cara, obrigado por todo seu esforço! Seus vídeos são verdadeiros presentes! Você me motivou a comecar uma faculdade, estudar mais e entrar na área de programação! Um dia terei a oportunidade de te agradecer pessoalmente!
Olá Fábio, tudo bem? Vim pelo vídeo do Filipe Deschamps. Ouvi o seu áudio e achei realmente muito interessante. Estou estudando programação a mais de 1 ano, e estou no terceiro semestre de Sistemas de Informação, mesmo assim não consigo um emprego na área. Tenho conhecimento de Python, Javascript, PHP, C, MySQL, html/css, bootstrap, além de trabalhar no setor de design e fotografia a mais de dez anos, então tenho conhecimento de modelagem 3D, Photoshop, Corel Draw e etc.
Eu estudo ciências da computação, e sempre fico pensativo pq tenho dificuldade em algoritmos complexos , tal como os de IA , mas consigo contruir sistemas "usaveis"e ter bons raciocínios em arquitetura, vendo os vídeos do fabio Akita me fez abrir a minha mente, o sistema não só se resume ao código
Quando eu percebi pela primeira vez isso de "não saber o que você não sabe" foi uma coisa maravilhosa, e foi aí que entendi que ver vídeos e aprender coisas novas, mesmo que eu não fosse usar imediatamente, não seria perda de tempo, é muito bom ter noção das coisas que você não sabe, porque aí você começa a ter um norte de por onde começar, tanto que hoje tô mexendo com configuração de nginx, pra mim é tudo um monte de letras e eu não faço a menor ideia do que cada linha faz, mas eu sei o problema que eu quero resolver, e isso realmente facilita as pesquisas que eu faço
24:18 Nooooooossa! Na cara não, pô. Boa parte dos devs talvez ainda não estejam confortáveis em refletir sobre isso. Isso acontece dentro da área de TI mesmo, com gente entrando no seu primeiro emprego, acreditando que terá uma carreira meteórica e será sênior em poucos meses, logo que as pessoas tomarem ciência de sua genialidade peculiar. Pode ser só uma impressão, mas eu não vi tanta gente tão cheias de si na engenharia quanto vejo agora que estou tendo os primeiros contatos com pessoas de TI.
Seus vídeos atuam como uma peneira na jornada de programação, filtrando aqueles com a verdadeira coragem e determinação para prosseguir. Eu acredito que a maioria não passa pela peneira e desiste da programação, muitas vezes deixados com medo e fazendo-os desistir cedo. Isso é bom, é ruim? Não sei dizer...
Akita meu camarada, se o assunto não fosse sério, te juro que vc poderia fazer um stand-up parecido com aquele da "a Vida é uma caixinha de surpresas". Quando eu penso que a situação não tem como piorar, vem a frase "e para complicar ainda mais a vida de vocês"... 🙂Parabéns, mais um ótimo vídeo super didático para mostrar de forma clara que a vida de programador (os de verdade) não é brincadeira.
Não tenho palavras para agradecer pelo excelente trabalho, certa vez precisei fazer um sisteminha usando o Codeigniter e caí justamente na armadilha de achar que já sabia o que precisava e o jogo já estava ganho, mas quando fui me aprofundando fui descobrindo que eu estava muuuuito longe de saber o que precisava, felizmente foi uma oportunidade única de aprendizado que apesar de várias noites sem dormir foi muito gratificante conseguir entregar o sistema funcionando como deveria e ter aprendido uma quantidade enorme de coisas que a faculdade apenas mostrou como um relance, um olhar de longe, mas na prática descobri que eram muito mais complexas e profundas, mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho!!!
O quê ele falou dos livros no início é pura verdade, eu li e pouco entendi a relevância do texto e importância prática até começar a dar cabeçada em projetos. As vezes acho que a gente deve esperar ver o problema para procurar uma solução.
Год назад
Quer aprender computação? Descubra quais as linguagens de programação mais procuradas nos sites de emprego, depois procure os cursos e aprenda. Depois procure emprego dessas linguagens. Vá fazendo mais cursos a medida que vai surgindo a necessidade. Faça faculdade se quiser fazer concursos públicos, ou trabalhar em profissões regulamentadas, como médico, advogado, engenheiro ou contador. Programador não. Assim como um piloto não precisa ter faculdade para pilotar um avião, ele precisa de um brevê de piloto, um programador, ou analista, não precisa ter faculdade para criar um sistema, um código ou um produto, ele precisa saber programar. Depois que estiver no mercado, seja cético com modinhas e novas tecnologias, mas se ver que a maré está mudando, troque de carreira ou de tecnologia sem dó. Todo ano aparecem novos frameworks, metodologias, técnicas de gerenciamento... Tudo pra vender livro, curso, palestra, depois desaparece. Fica esperto, senão você desperdiça energia com isso.
Realmente esses cursos e tuturiais, nunca vem com exemplos da realidade, Fábio Akita sempre traz um conteúdo longo sem ser massante, que prende até o último minuto.
Caramba, é muito conhecimento, você é o único canal em que desacelero o vídeo para absorver melhor o conteúdo. A evolução vem através de bugs e seu vasto conhecimento buga meu cérebro, valeu.
É o que eu sempre digo quando estou analisando soluções sistêmicas... Em terra de "o que?" sem "por que?", qualquer "como?" serve... Para criar qualquer sistema, além de conhecimento técnico é necessário analisar o contexto e o propósito, o motivo, a intenção de negócio que está por trás, foi ela que motivou a existência do projeto para criação desse software... Nós de TI fomos contratados para atender essas motivações... E, muitas vezes, ajudamos a identificá-las ou a amadurecê-las... Sensacional esse vídeo
Akita, o que você vem influenciando e impactando no modelo de pensamento e abertura do leque de perspectivas que uma pessoa pode ter na area de TI é absurdo! Literalmente o que voce fala la em Aprendendo a aprender acontece com todo o bendito assunto que paramos pra focar. Cara, graridao é pouco pelo o que seus videos estão transformando a galera que te acompanha. Toda sorte de bençãos pra ti e obrigado pelo novo posto. Longevidade a sua vida e aos seus trabalhos
incrível esse vídeo! Realmente os exemplos que dão em faculdade para se modelar um sistema são muito rasos. Quando partimos para o mundo real a situação é outra. Eu comecei a trabalhar em um sistema legado e o aprendizado é totalmente diferente, as coisas que vou lendo nesses livros renomados começam a fazer sentido agora Edit: Todo mundo deveria conhecer um sistema legado hahahaha
Akita, sempre estudei assim esses livro, de tempos em tempos e de forma espaçada a cada problema que encontrava e me achave estranho por isso, valeu por falar que eu estava "certo" :)
Tudo o que ele falou nesse vídeo aprendi nos meus três primeiros anos como programador. O primeiro software que escrevi, do zero, era um controle de estoque para uma sapataria... Termos como BOM, custo de produção, preço de venda, valor hora homem/máquina, etc... era tudo novo e eu sentia que precisava muito mais que conhecer linguagem de programação ...
Excelente video, visitando pontos que geralmente não são comentados nos cursos da internet! Complementando o final, é muito difícil considerar um código bom sem colocar ele em uma linha do tempo, o código que é bom hoje pode não fazer mais sentido amanha, seja por que as regras de negócio mudaram ou pq o sistema evoluiu tanto que precisa ser reorganizado, o código bom hoje depois de você passar 5 anos estudando talvez ele seja bem ultrapassado. Eu aconselho a criar projetos pessoais que durem pelomenos 6 meses e esses pontos vão começar a ser mais aparecentes e algumas situações vão começar a ficar mais frequentes, como por exemplo você ter que refatorar o seu código separando ele em um novo módulo e ter que escrever código não para adicionar funcionalidade, mas para fazer a faxina e depois de organizar, conseguir incrementar o sistema. Eu particularmente encho de overengineering nos meus projetos pessoais para conseguir alcançar pontos complexos mais rapidamente, mas dificilmente faria isso no meu trabalho, e saber pesar esses pontos é muito importante também. Mais uma vez, muito obrigado pelo conteúdo e parabéns por toda a edição!
Fantástico! Cursando Ads e de pouco a pouco colocando a mão na massa em cursos por fora. Maravilhado com esse mundo da tecnologia. Vamos que vamos!! Valeu Akita🤜🤛💪
Excelente conteúdo ! Bem explicativo, a sua capacidade de explicar um tópico tão complexo de forma clara e concisa é impressionante. Foi tão bom que até consegui entender que modelagem é passar por dor, ódio e alivio como no finalzinho do vídeo. 😂
Muito bom vídeo e conselhos! Eu já conhecia o Fabio Akita mas nunca tinha assistido nenhum video. Com 2 anos e meio de experiência full-time, posso dizer que me identifiquei com tudo que ele falou.
Eu tenho 13 anos, todo vídeo que eu vejo do akita eu fico impressionado com o tanto que ele sabe, ele é meu mentor e nem sabe isso, como ele disse que aconteceu com ele e algumas pessoas no vídeo, eu digo que pra mim ele é meu mentor e ele nem sabe.
Alguns canais que você fez menção que acompanha e que são excelentes recursos: Ben Eater, Retro Game Mechanics Explained, Tom Scott, fora o seu que o conteúdo é muito bom.
Eu, como júnior, em todo video do Akita fico pensando: "como será que esse cara sabe de tudo isso?" Minha meta é ter pelo menos metade do conhecimento desse cara
Assiste os errors de gravação ao final, é muita persistência. Haha
Ele não existe, é um bot do chat gpt...
Te entendo bem lek, ser junior é casca.
Vá sempre além do óbvio, além do roteiro passado em sala de aula, além do que só o cara que você admira ensina, irmão. Repare que o Akita SEMPRE levanta questionamentos, SEMPRE promove uma crítica, uma contradição, um confronto diferente, de modo que te force a buscar por outras fontes e métodos, para que você mesmo desenvolva o senso crítico para avaliar o que é mais aplicável, o que é mais coerente. Não é à toa que muita gente o critica por "falar demais", mas são poucos os que conseguem a excelência numa explicação e na promoção de uma crítica sólida. Faça isso para TUDO e você verá como sua evolução será absurda. Seja crítico e analítico!
Outra questão é que além da dedicação e capricho que ele tem(é só ver, ele é dono de empresa, e ainda tem tempo e saco pra fazer esses vídeos super bem elaborados com um puta roteiro), o cara tem quase 30 anos no mercado. Junta essa inteligência e dedicação em alguém por quase 30 anos em uma mesma área, vc vai ter pessoas igual o Akita.
"Não adianta ficar 20 anos no mesmo lugar fazendo a mesma coisa." Boa! fiquei 2 anos e 8 meses em uma empresa, nos últimos 9 meses não estava fazendo nada que me melhorasse profissionalmente, pior que eu demorei para perceber isso, mas agora estou em um novo desafio.
A forma como o Fabio indica ler os livros citados: Não ler tudo de uma vez, fechar o livro e esquecer que ele existe, mas sim ler uma primeira vez "por cima", depois ir lendo capítulos específicos conforme a necessidade, é a forma que eu indico e faço para consumir os vídeos deste canal. Provavelmente alguns iniciantes pegam um vídeo um pouco mais denso, entendem apenas 20 ou 30%, e desistem do canal pois consideram muito avançado, e em um primeiro momento é mesmo, mas o segredo está em você anotar o que foi dito, estudar e entender melhor o que o Fabio quis passar. Dai você volta daqui uns meses, e vai perceber que agora entende 70 ou 80% do vídeo. Eu ja revi vários vídeos aqui do canal, e fico muito feliz quando volto em um e consigo entender quase tudo que ele quis passar.
100% isso, ele recomenda e eu vou lendo conforme o tempo...
Quando volto, as coisas fazem muito mais sentido
Boa dica.
Desde minha entrada na programação aos 14 anos, em 2015, enfrento uma grande dificuldade. Sempre me senti atraído por desafios e aprendi de maneira autodidata. Após meses de dedicação, comecei a desenvolver plugins em Java para o Minecraft. Progressivamente, explorei conceitos avançados, como bancos de dados, arquivos de configuração, padrões de design e estruturas de dados. Aos 16 anos, em 2017, entrei no mercado de trabalho com essas habilidades. Ao longo do tempo, aprimorei minha destreza não apenas em Java, mas também em Javascript, ABAP e Assembly x86/C++ (sou aficionado por low code e reverse engineering). Essa trajetória me fez perder o interesse na faculdade, apesar das tentativas mal sucedidas de cursar ciência da computação (é tedioso pois não a nada novo para aprender, e como já sei o que quero, diversas materias na grade da maioria das universidades são totalmente inúteis profissionalmente, empurradas nos alunos apenas para aumentar a duração do curso). Embora me considere quase sênior na empresa atual, ainda sinto um vazio. Mesmo resolvendo problemas complexos e entregando sistemas completos (full stack), persiste um sentimento de inferioridade em relação a um nível pleno, sem compreender bem o porquê.
Recentemente, recebi uma oferta para trabalhar presencialmente com Java em uma consultoria na França, mesmo sem graduação. Aceitei e estou no processo de emissão de visto, mas a ansiedade me impede de dormir bem, temendo não estar à altura dos desafios que me aguardam.
Se você que lê possui algum conselho que gostaria de compartilhar com um ser que adora questionar seu próprio conhecimento, ficarei grato em ler.
Vai dar tudo certo 🙏
Que show, poderia ver teu curriculo ou github? Como recebeu essa oferta? Estou começando e gostaria de traçar um caminho similar.
@murilosalem cara, agradeço o feedback! Estava pensando em fazer uma graduação em matemática, pois me interessa muito a junção das duas áreas.. no meu período na faculdade participei tb de pesquisa na área da mecânica quântica, voltada para criptografia quântica (método CV-QKD) e estava embasando meu TCC na utilização de FFT para resolução de equações diferenciais propostas por Fraunhofer sobre difração da luz (tb aplicável aos métodos de criptografia quântica) mas infelizmente, vindo de uma família mais carente, não encontrei verba pra me dedicar mais a esses estudos e precisei me dedicar mais ao trabalho.
Sou médico oftalmologista, “programador frustrado”, me esforçando para aprender o máximo do universo da informática em saúde (padrões de interoperabilidade, FHIR HL7, OpenEHR, Snomed CT, etc etc etc.) e mesclar o que sei da área da saúde com a velha paixão/hobby transformada em nova profissão. Suas dicas me ajudaram muito a enxergar como dirigir meus aprendizados e escolher por onde dar o start prático, de modo mais adequado. Doumo Arigatôu Gozaimasu, Akita san.
Valdemar tenho interesse nessa área também. Que tal conversarmos?
@@EuclidesFRezende Será um prazer! Já participa de algum grupo de profissionais de tecnologia de informação e comunicação em saúde? Se você está querendo começar, o Dr Sabbatini está abrindo o curso para formação introdutória na área.
@@valdemarkjaer A muitos anos trabalhei em um Sistema para Controle de Análises Clínicas (na época do DOS/Clipper) e depois saí da empresa. Com o passar dos anos fui me envolvendo com outros tipos de sistemas. Mas sempre dando uma "olhada" no que acontecia na área...
Foi quando achei alguma coisa relacionada com HL7, mas faz muito tempo que não vejo nada sobre isso.
Quando vc. escreveu sobre eu me lembrei.
Na área de TI ligada a Saúde/Medidina vemos muita coisa na área de pesquisa, mas quase nada na área de aplicação. Me interessa conhecer onde essas técnicas estão sendo utilizadas.
No momento não tenho como participar de cursos (pior ainda se forem pagos...).
@@EuclidesFRezende A coisa está andando muito, muito rápido. Realmente, saúde é um universo infinito e tem necessidades homéricas em TI. Antes de cursos, veja na universidade do SUS na UFG, vários e vários microcursos gratuitos
desses padrões. Depois, entre nas sociedades: SBIS, ABCIS. Comece a fuçar! Precisamos de mais malucos masoquistas rsrsrs
@@valdemarkjaer Meu interesse é imediato. Quais estruturas de dados são necessárias para se criar as APIs e formas correlatas de se fazer persistências de dados a fim de se criar um padrão e como aplica-lo a um banco de dados que possa ser distribuído para quem quiser acessar os dados.
Em paralelo desenvolver um sistema que permita acesso rápido, fácil e distribuído a essa estrutura e que possa ser fornecido como serviço.
Recado importante aos iniciantes: "Sua versão 1.0 de tudo vai ser sempre ruim, e isso não é um defeito, é simples falta de experiência. À medida que se trabalhar em empresas ou participar de projetos de código aberto e se exercitar mais, os gaps de conhecimento vão ficando aparentes. E você vai começar a finalmente entender o que não sabe, pra conseguir ir atrás de saber."
21:14 - Decidi iniciar uma segunda graduação por isso. Por trabalhar com software para gestão empresarial, lido diariamente com regras gerenciais e tributárias. Estudar Ciências Contábeis me fez enxergar melhor os processos reais que transformo em computacionais.
Tenho 18 anos de trabalho na área de desenvolvimento e posso dizer... Nunca vi um vídeo tão preciso, verdadeiro e alinhado com a realidade igual a esse! Parabéns!
Durante esse tempo, o que mais vi foi recém-formado achando que porque tirava notas boas era "o cara" do dev e que já chegaria no mercado posando de sênior.
Mas a realidade é implacável e bota todo mundo no seu devido lugar rapidinho (confesso que aconteceu comigo também kkk).
O segredo é humildade, proatividade e aprender sempre (com livros e os mais experientes).
24:30 Puta que pariu mais é um maldito mesmo.
Eu to passando exatamente por isso, sou junior e tenho passado uns perrengues, por não ter muita experiencia e meu time tem um pessoal muito bom, mas pela dinamica da empresa o pessoal sai passa o minino pro proximo e o outro assume, mas eu não manjo direito de certos fluxos judiridos/financeiros que as empresas tem, então do nada sempre surge um questionamento vindo do além de um fluxo tal? E eu que fluxo? Fluxo tal que serve para A B e C. Mas adivinha não foi mapeado antes, pq alguém esqueceu, ou alguém que deveria repassar isso saiu e não passou pra frente. Oque querendo ou não, me foi forçando a questionar mais sobre como tudo funciona e quem responsável pelo oque e eu mesmo ir na pessoa, e perguntar sobre a parte dela.
Meio que eu já sou quase um funcionario do cliente, pq no final eu to quase aprendendo como a empresa funciona, isso tudo antes de codar qualquer coisa.
Até mesmo pq depois que eu tive que reescrever 20 de API, pq a infra do meu sênior me passou na teoria era pra rodar em Docker com layerzinha de Pandas e subir na AWS, e advinha o cliente não quis, pau no nosso C, reescreve e trata do DataFrame na unha ai.
é isso mesmo, todo mundo já passou por algo assim kkkk bem vindo ao clube. e vc mesmo já notou que aprendeu mais do que esperava.
Na minha opinião é um dos melhores videos do canal.
Deixa as coisas muito claras pra muita gente.
"Não sabia que era impossível, foi lá e fez"... Eu tenho pensado muito sobre isso nos últimos projetos que tenho desenvolvido. Quando comecei a programar, no inicio dos anos 2000, não tinha ideia de todas essas dificuldades, mas eu ia fazendo, arrumando, melhorando, pegando feedback dos clientes, e no final saia alguma coisa útil e que muitas pessoas usavam (e gostavam). Criei vários sistemas dessa forma, que divulgava e vendia na internet. Com o passar dos anos e com esses conhecimentos que o Akita explica no vídeo, acabei criando bloqueios na minha cabeça por ficar pensando em todas essas dificuldades antes mesmo de começar um novo projeto, o que me desanima muito!
Sua frase me lembrou uma história de um aluno que chegou atrasado viu um problema no quadro e resolveu era algo tido por impossível para os outros
akita tenho 21 anos e comecei a estudar programação com 16 a dois anos atrás vendo seus videos ficava oprimido de saber que eu estudava todo dia insanamente e não sabia metade das palavras e contextos técnicos colocados por ti, hoje mais amadurecido vejo que valeu a pena. tenho mais de 30 mil reais em contrato com setores diferentes do mercado desde rede de restaurante até plataforma de ensino, e um dos meus maiores diferencias foi aprender desde de cedo aque programação é a ultima etapa do processo, quando fecho contrato de software tento entrar na na linha de frente do negócio para entender as nuances que o software. Hoje estou densenvolvendo minha startup de educação e espero que um dia eu consiga trocar 10 minutos de conversa com vc .... (detalhe não tenho faculdade)
Você é o monstro que eu gostaria de ser, tenho 32
@@andre.sobrinho7484Ainda dá tempo de se tornar esse monstro.
Livros recomendados:
- The Architecture of Open Source Applications - Volume 1 e 2
- The Performance of Open Source Applications
Faltou o 4o: 500 lines or less
Final melhor impossível, a qualidade do conteúdo é tão grande que nem os erros são omitidos. Parabéns!!!
Todo vídeo um tapa na cara diferente, me faz acordar e ter uma noção mais ampla das coisas, obrigado fabio akita.
Cara, estava desanimado por que nesses 2 anos que estou trabalhando como programador, cheguei a um ponto que não sei mais o que estudar, estou estudando ED porém não me sinto evoluindo mais, e no momento em que vc fala " Um bom profssinal estuda o que for necessário para ser a melhor versão dele mesmo", pronto era o que precisava ouvir, obrigado Akita!!
1:58 Lembro de uma frase do Larry Wall no Camel Book que dizia mais ou menos que o programador precisa se equilibrar entre o orgulho e a preguiça e evitar o falso orgulho (tentar fazer tudo por conta prórpia) e a falsa preguiça (usar tudo que está pronto) para desenvolver suas coisas.
Akita, tão necessário esse conteúdo. O que mais vejo hoje em dia, são pessoas se iludindo com a enxurrada de cursos online feitos com o intuito primário de ganhar dinheiro, e depois ensinar algo de fato. Milhões de cursos de linguagens, frameworks, mas todos se esquecem dessa coisa mais básica, que escrever software profissionalmente é a respeito de processos e pessoas. Não se trata de se sentar na frente de um computador e se gabar de escrever o código com a linguagem mais atual, com o framework mais novo, etc.
O canal do Akita é extremamente necessário para pessoas como eu que aprenderam as coisas de forma errada desde o início.
Cara esse vídeo veio como um alento pra mim, tirei algumas pensamentos desse vídeos que veio no momento certo. Faz uns 3 anos mais ou menos em que estou estudando, estou em transição de carreira sou formado em farmácia e no meio da pandemia resolvi começar a estudar, gostei tanto que resolvi começar uma faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, me formo no fim desse ano. Mas durante esses tempo todo em que estou estudando me pego pensando em vários coisas se "valeu a pena trocar de carreira" ou ""que eu to fazendo da minha vida", fora o desânimo que eu estava de estudar pois a impressão é que eu não saio disso e que to parado, e coincidentemente estava começando a estudar design patterns. Enfim eu estava ou ainda estou numa ansiedade tremenda de conseguir uma vaga como desenvolvedor pois já estou com 30 e poucos anos e vejo essa "molecada" avançando na carreira em toque de caixa. Depois desse vídeo vendo alguém mais experiente falando que não se tem nada escrito na pedra me deixa um pouco mais calmo, e talvez eu pare de me comparar com os outros, pois já que no desenvolvimento não existe O CERTO, ainda mais nesse mundo cheio de gente cagando regra falando o que deve ser feito o que deve ser estudado. Acho que posso demorar o tempo que for e me permitir estudar o que eu quero e no meu tempo, nem que isso leve mais 30 anos!!!!
Valeu Akita !!
Estou nisso a 38 anos. Tudo o que o Akita falou é verdade (fora os outros vídeos... O Japa é um Oráculo, me vejo sempre em suas falas).
Vai tirando esse "sorrisinho" do rosto... Vc. Ainda vai ficar muito desesperado...
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Não sei com agradece-lo por esses videos, são aulas para mim, estão me ajudando muito na faculdade e no trabalho!
Eu já havia desistido da programação (estafado com os vendedores de curso no youtube), quando de repente me aparece uma sugestão dum vídeo (A DOR DE APRENDER) desse japonês com fala robótica. E após 40min de aula sem nem mesmo perceber o tempo passar eu me pego totalmente motivado e decidido a me tornar um programador.
Desde já: Muito Obrigado Akita!!🤜🤛
Você entendeu que era pra continuar???
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Foi kKKKKK o puxão de orelha do Akita é difetente KKKK
@@EuclidesFRezende
Seus videos deveriam ser conteudo obrigatório em qualquer software house que se leve a sério, seu canal é uma bússola em meio a todo esse mar de porcaria que o ambiente digital moderno tenta nos enfiar goela a baixo. Obrigado Akita, não há palavras que possam descrever o beneficio que o seu trabalho no youtube agrega para a comunidade de desenvolvimento em especial para as novas gerações.
Excelente vídeo Akita, sempre acho bom falar de ecommerce pois todo iniciante pensa que é fácil, trabalho numa grande tech fashion e temos mais de 400 devs divididos em grupos para cuidarem de pagamento, checkout, logística e por ai vai. Eu mesmo trabalho na equipe que cuida dos produtos, tudo isso com mil integrações, cache, banco de dados, muita regra de negócio e muita desorganização.
21:50
Estou fazendo um desafio de código cuja ideia é acrescentar funcionalidades que se encontram em um banco. E esse é justamente o problema: com meus 20 anos, conheço bem pouco sobre bancos. A solução que encontrei foi adicionar funcionalidades que você encontraria em um aplicativo, já que conheço um pouco mais sobre esse assunto.
22:31 - professores de faculdade não obrigatoriamente estudaram pedagogia, mas obtiveram designação de lecionar. O grande diferencial para esses cursos é que existe uma autoridade pressuposta após o crivo de um conselho educacional para determinada disciplina
O primeiro vídeo do Akita que não fico completamente perdido. Porque no meu pouquíssimo envolvimento no mundo de software já me trouxe algumas das perguntas que são levantadas. E, intuitivamente, já havia chegado a conclusão do vídeo. Não encontrei em nenhum lugar as respostas as minhas perguntas porque elas só virão, uma a uma, dia a dia, a medida que eu trabalhe com software. Vídeo sensacional.
Programação é até fácil depois de algum tempo. Em 4 anos utilizando uma mesma linguagem e plataforma em projetos diferenciados a pessoa pega o jeito. A modelagem é que é a parte difícil. Saber que desenho de software melhor se encaixa, como elaborar os métodos necessários, configurar as infinitas ferramentas para diferentes contextos do desenvolvimento, aprender a lógica de negócio... Cê tá louco!
Eu trabalho na VW aqui na Alemanha, e eu amei demais usar ela como exemplo kkkkkkkk
Pq dai da pra comparar com oq existe aqui....
Só pra deixar todo mundo feliz.... o Exemplo do akita ainda é uma abstracao sobre a complexidade que é o gerenciamento dos carros.
Toda vez que vc pede seu carro com uma roda diferente.... isso muda coisas desde a linha de producao futura ate o estoque (que eles evitam ter)
A complexidade é tanta que eu nao sei explicar..... E juro, acho que quase ninguem sabe
Fábio, desculpa.
Eu vi e ouvi TANTA gente falando mal de você, especialmente no "X", que sempre fugi dos teus conteúdos, mas vi esse video e entendi o hate da massa. A maioria ama a mediocridade e rejeita o conhecimento extensivo.
Eu não quero e não vou fazer parte dessa massa, então perdão e obrigado por transmitir tanta informação FODA.
Concluo que tenho um longo caminho pela frente e o que aprendi e pratiquei até aqui não são o suficiente. Seguirei ainda mais firme nos estudos. Obrigado novamente!
Ja aguardava por mais um cast seu , Akita. Pensando esses dias como é excelente ver e rever diversos episódios do seu canal e ao mesmo tempo que já estava com saudade de um novo ep, tome like.
Excelente vídeo, como sempre. Sempre encontro devs que gostam de programar e se acham o tal, aí vc pergunta se ele sabe como funciona um boleto ou uma nota fiscal, é aí que vc separa os homens dos meninos. Só um adendo: ICMS é um imposto estadual, ISS sim, é municipal.
Assisti o seu vídeo pelo menos três vezes.
O teu vídeo diz coisas valiosas sobre a carreira que não consigo explicar para novatos.
As vezes digo que programar é "fácil", porém começa complicar no que fazer com ela e conseguir boa noção do contexto de negócios e conviver com suas limitações.
Quanto mais o Akita falava mais algo que eu pensava que era simples ficava mais complicado (e mais interessante kkkkkk) pensava que começar pelo usuário não seria difícil e fui perceber que abrange muito mais do que eu pensava. O conteúdo do Akita deveria estar na grade da faculdade com toda certeza!
Eu quero viver desse mercado pro resto da minha vida. Considero o Akita como excelente mentor no caminho pra tornar sólida essa carreira
Akita destrói, nao tem p ninguem! Nunca vi um conteúdo tao claro e didático sobre design de software. O q eu mais vejo por ai é decoradores de patterns e tecnicas de design cagando regras sem conhecer o domínio exato do problema.
Akita é puro conhecimento condensado! Não poderia ser mais cirúrgico nas colocações e dicas! Com 25 anos de experiência em TI, posso afirmar: quem quiser ir longe, deve escutar e absorver esse conhecimento todo! Parabéns Akita!
Não tem como emoldurar, mas 24:18 é um dos ponto mais valiosos desse vídeo
Excelente conteúdo! E Pra quem não sabe como o Akita consegue atuar tão bem com conhecimento: ele atuou desde 97 na Kropki, como primeiro trabalho formal e antes ele já era obcecado por tecnologia. Paixão, disciplina e competência. Vale a pena assistirem a playlist “minha história” aqui no canal - fornece um bom contexto.
Putz, só essa dica de leitura já matou a pau !!! Valeu !!!
No mais, como você falou, esses livros e metodologias são bons guias, é interessante aprender "como", mas principalmente, "quando" utilizá-los, pois o mundo real é bem diferente dos exemplos geralmente utilizados nestes livros, como já dizíamos a mais de 20 anos atrás, quando comecei, "Tudo nos livros é uma maravilha e fácil de fazer", mas nada como a realidade e o dia-a-dia para mostrar o contrário ... mas hoje, posso até estar exagerando, parece existir um movimento, que tenta marretar na realidade, as páginas dos livros a qualquer custo ...
Esse blooper foi foda também kkk
Nunca tinha parado para ver seus vídeos, eu sempre defendi esse lance de que não existe "jeito certo" para nada em software, vejo só vendedores de curso falando que vai te ensinar algo do jeito certo, você foi o primeiro do mainstream a dizer isso. Na maioria dos meus vídeos eu sempre tento mostrar um cenário e aplicar uma solução, cada cenário pode exigir uma solucao totalmente diferente, outro ponto, problemas iguais são solucionados de diferentes formas por diferentes pessoas. Parabéns Fábio, isso sim é conteúdo de qualidade.
Não tenho como colaborar além do like/engajamento. Mas sua abordagem, seus temas, seu conteudo, são sensacionais
Sensacional o vídeo! Tenho visto bootcamps prometendo formações mirabolantes e pessoas sendo enganadas, o desespero, desemprego fazem pessoas cairem em roubadas e até pagar por cursos rasos.
Cara... Obviamente nao o conheço pessoalmente e nao tenho o menor interesse em puxar o seu saco... Mas a maneira como você se dedica para trazer um bom conteúdo, seja ele qual for, e trazer não só uma mera explicação superficial como também baseado em experiência e com uma boa dose de sarcasmo, realmente coloca tudo nos eixos de acordo com a realidade! Sou super fã do seu trabalho e tudo que conquistou merecidamente.
Além do mais, tem a preocupação de trazer por prazer, coisas úteis na cabeça de todos, independente do nível de cada um.
Meus sinceros parabéns e com certeza, assistirei seu conteúdo até o fim da minha carteira! Muito obrigado!
suas aulas vão sempre direto ao assunto, é o equivalente a umas 10h de vídeos da udemy basicamente aqui, sem enrolação , é maravilhoso assistir os seus vídeos, abre muito a minha forma de pensar
Uns 700 livros, um ao lado do outro deve dar mais de 40 metros. E acho que o SAP tem um pouquinho mais de meia década hahaha
Eu estava há muito tempo esperando por um vídeo com esse conteúdo. Estou lendo Implementando Domain Driven Design há meses, e faço justamente o que você falou, por que é impossível absorver tudo de uma vez só. Eu leio algumas partes de outros livros também, e tento ver onde as coisas que eu li até agora se encaixam. Muitas vezes eu volto pra alguns capítulos, para rever os conceitos, e eles costumam ficar muito mais claros, na medida que vou ganhando mais experiência.
Esse conteúdo é o mais complexo, e estou há anos tentando entender como modelar uma aplicação de forma descente. A cada novo projeto, vou percebendo que meus estudo vão dando resultado, mas que ainda tenho muito o que estudar e refinar.
Esse vídeo esclareceu muita coisa, e me mostrou que estou no caminho certo. Obrigado!
sim! não sei como eu calculei 2 metros. dá um armario inteiro kkkk e era pra falar "mais de meio século"
O canal do Akita é bom justamente por causa desse tipo de conteúdo
Contextualiza e não fica passando a mão na cabeça
eu entrei no youtube meio entediado, fui olhando os videos recomendados na home e quando vi o video novo, eu cheguei até a gritar, seus videos são melhores que lançamento de filme
"Entediado" é porque a conta é da minha mãe e to usando ela para me inscriver no canal
Acho que esse é o melhor vídeo do Akita. Obrigatório para programadores em início de carreira.
Que satisfação perceber que aplico essas coisas faladas no vídeo em meu dia a dia.
Difícil saber qual é o melhor vídeo do canal!!! Sensacional!!! Confesso que fico com medo de ingressar nesse universo da programação quando vejo o gap de distância entre o que eu sei hoje e o que você mostra nesse vídeo, mas o que sempre quis e sempre foi meu norte e procurar a perfeição em tudo que faço, por isso sei abaixar minha cabeça se seguir em frente pelo caminho. Tenho 42 anos e estou fazendo uma transição de carreira e você acaba sendo um infecção de animo.
Vídeo must to watch, para todo estudante de programação. Eu com 26 anos de programação/suporte, tento passar essa "fita" para os meus alunos. Entre a sala de aula e o mercado, tem muitas horas de "bate cabeça" em levantamento e interação com os stakeholders.
Definitivamente depois que conheci o canal meu "nível" subiu muito!
Durante o desenvolvimento do meu TCC eu percebi o quanto a modelagem de software é importante.... Eu queria partir logo pro código, mas depois de refazer quase tudo que tinha feito por problemas de como eu tinha planejado o sistema, aprendi a lição da pior forma kkkkkkkk
No minuto 29:40, foi mencionado iniciante pensa que é simples pegar um livro e fazer um Ecommerce completo, porém o problema é quando o cliente ou gestores pensam dessa maneira...
eles se encaixam na categoria de "iniciantes" kkkkk
Nem comecei a programar e nessa busca por uma base como referência conheci esse canal do Akita, muito bom a maneira com q produz seus conteúdos, porém, como iniciante aqui é depressivo dms ..massa cinzenta desse cara vai pro museu da história da humanidade slc
Cara, obrigado por todo seu esforço! Seus vídeos são verdadeiros presentes!
Você me motivou a comecar uma faculdade, estudar mais e entrar na área de programação! Um dia terei a oportunidade de te agradecer pessoalmente!
Bora, mais uma aula, tava de Bob mesmo!
muito bom, não sou programador e nada do gênero , sempre vídeos insanos abre a minha mente para outras coisas também
Akita, vou sugerir um conteúdo para próximo vídeo. Gostaria que você falasse sobre o paradigma da programação orientada a proteção de trampo.
Olá Fábio, tudo bem? Vim pelo vídeo do Filipe Deschamps. Ouvi o seu áudio e achei realmente muito interessante. Estou estudando programação a mais de 1 ano, e estou no terceiro semestre de Sistemas de Informação, mesmo assim não consigo um emprego na área. Tenho conhecimento de Python, Javascript, PHP, C, MySQL, html/css, bootstrap, além de trabalhar no setor de design e fotografia a mais de dez anos, então tenho conhecimento de modelagem 3D, Photoshop, Corel Draw e etc.
Eu estudo ciências da computação, e sempre fico pensativo pq tenho dificuldade em algoritmos complexos , tal como os de IA , mas consigo contruir sistemas "usaveis"e ter bons raciocínios em arquitetura, vendo os vídeos do fabio Akita me fez abrir a minha mente, o sistema não só se resume ao código
Quando eu percebi pela primeira vez isso de "não saber o que você não sabe" foi uma coisa maravilhosa, e foi aí que entendi que ver vídeos e aprender coisas novas, mesmo que eu não fosse usar imediatamente, não seria perda de tempo, é muito bom ter noção das coisas que você não sabe, porque aí você começa a ter um norte de por onde começar, tanto que hoje tô mexendo com configuração de nginx, pra mim é tudo um monte de letras e eu não faço a menor ideia do que cada linha faz, mas eu sei o problema que eu quero resolver, e isso realmente facilita as pesquisas que eu faço
24:18 Nooooooossa! Na cara não, pô. Boa parte dos devs talvez ainda não estejam confortáveis em refletir sobre isso. Isso acontece dentro da área de TI mesmo, com gente entrando no seu primeiro emprego, acreditando que terá uma carreira meteórica e será sênior em poucos meses, logo que as pessoas tomarem ciência de sua genialidade peculiar.
Pode ser só uma impressão, mas eu não vi tanta gente tão cheias de si na engenharia quanto vejo agora que estou tendo os primeiros contatos com pessoas de TI.
Os erros de gravação são excelentes... É persistência, não é mágica. Obrigado, grande mestre Akita.
Seus vídeos atuam como uma peneira na jornada de programação, filtrando aqueles com a verdadeira coragem e determinação para prosseguir. Eu acredito que a maioria não passa pela peneira e desiste da programação, muitas vezes deixados com medo e fazendo-os desistir cedo. Isso é bom, é ruim? Não sei dizer...
Akita meu camarada, se o assunto não fosse sério, te juro que vc poderia fazer um stand-up parecido com aquele da "a Vida é uma caixinha de surpresas". Quando eu penso que a situação não tem como piorar, vem a frase "e para complicar ainda mais a vida de vocês"... 🙂Parabéns, mais um ótimo vídeo super didático para mostrar de forma clara que a vida de programador (os de verdade) não é brincadeira.
Modelagem conceitual é uma das partes mais divertidas de um projeto
endosso
Pra mim nem se compara com a implementação haha.
Akita, seu conteúdo sempre abre meus olhos
Não tenho palavras para agradecer pelo excelente trabalho, certa vez precisei fazer um sisteminha usando o Codeigniter e caí justamente na armadilha de achar que já sabia o que precisava e o jogo já estava ganho, mas quando fui me aprofundando fui descobrindo que eu estava muuuuito longe de saber o que precisava, felizmente foi uma oportunidade única de aprendizado que apesar de várias noites sem dormir foi muito gratificante conseguir entregar o sistema funcionando como deveria e ter aprendido uma quantidade enorme de coisas que a faculdade apenas mostrou como um relance, um olhar de longe, mas na prática descobri que eram muito mais complexas e profundas, mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho!!!
42:19 o Akita falou do vídeo de compiladores x interpretadores e passou a imagem do vídeo da Apple e GPL
Esse é o unico canal que eu realmente compartilho, sempre tem algo que eu não sabia que existia.
hipnotizado vendo o vídeo kkkkkkk Acho que foi o vídeo que mais prestei atenção no ultimo ano... kkkk Parabéns, conteúdo incrível!
O quê ele falou dos livros no início é pura verdade, eu li e pouco entendi a relevância do texto e importância prática até começar a dar cabeçada em projetos. As vezes acho que a gente deve esperar ver o problema para procurar uma solução.
Quer aprender computação? Descubra quais as linguagens de programação mais procuradas nos sites de emprego, depois procure os cursos e aprenda. Depois procure emprego dessas linguagens. Vá fazendo mais cursos a medida que vai surgindo a necessidade.
Faça faculdade se quiser fazer concursos públicos, ou trabalhar em profissões regulamentadas, como médico, advogado, engenheiro ou contador. Programador não.
Assim como um piloto não precisa ter faculdade para pilotar um avião, ele precisa de um brevê de piloto, um programador, ou analista, não precisa ter faculdade para criar um sistema, um código ou um produto, ele precisa saber programar.
Depois que estiver no mercado, seja cético com modinhas e novas tecnologias, mas se ver que a maré está mudando, troque de carreira ou de tecnologia sem dó.
Todo ano aparecem novos frameworks, metodologias, técnicas de gerenciamento... Tudo pra vender livro, curso, palestra, depois desaparece. Fica esperto, senão você desperdiça energia com isso.
20:56 que isso akita, eu não quero acreditar que vc assistiu isso kkkk me pegou de surpresa
huahuahua foi bait isso
Realmente esses cursos e tuturiais, nunca vem com exemplos da realidade, Fábio Akita sempre traz um conteúdo longo sem ser massante, que prende até o último minuto.
Genialidade nas explicações, tornando o complexo simples de entender, sem tirar a complexidade do que é complexo.
Acredito que seja o melhor vídeo que assisti do Akita, que sai um pouco do contexto de software e explora um pouco o mundo que cerca o software em si
Caramba, é muito conhecimento, você é o único canal em que desacelero o vídeo para absorver melhor o conteúdo. A evolução vem através de bugs e seu vasto conhecimento buga meu cérebro, valeu.
É o que eu sempre digo quando estou analisando soluções sistêmicas... Em terra de "o que?" sem "por que?", qualquer "como?" serve... Para criar qualquer sistema, além de conhecimento técnico é necessário analisar o contexto e o propósito, o motivo, a intenção de negócio que está por trás, foi ela que motivou a existência do projeto para criação desse software... Nós de TI fomos contratados para atender essas motivações... E, muitas vezes, ajudamos a identificá-las ou a amadurecê-las... Sensacional esse vídeo
Ótimas dicas. Sempre começo os vídeos do Akita como sênior e acabo como júnior.
Não menosprezando os demais vídeos que já assisti do Akita, mas esse é definitivamente o melhor vídeo!
Akita, o que você vem influenciando e impactando no modelo de pensamento e abertura do leque de perspectivas que uma pessoa pode ter na area de TI é absurdo! Literalmente o que voce fala la em Aprendendo a aprender acontece com todo o bendito assunto que paramos pra focar.
Cara, graridao é pouco pelo o que seus videos estão transformando a galera que te acompanha. Toda sorte de bençãos pra ti e obrigado pelo novo posto. Longevidade a sua vida e aos seus trabalhos
incrível esse vídeo! Realmente os exemplos que dão em faculdade para se modelar um sistema são muito rasos. Quando partimos para o mundo real a situação é outra. Eu comecei a trabalhar em um sistema legado e o aprendizado é totalmente diferente, as coisas que vou lendo nesses livros renomados começam a fazer sentido agora
Edit: Todo mundo deveria conhecer um sistema legado hahahaha
Akita, sempre estudei assim esses livro, de tempos em tempos e de forma espaçada a cada problema que encontrava e me achave estranho por isso, valeu por falar que eu estava "certo" :)
Excelente conteúdo … Ainda testa o coração…
Quase morri do coração com a vinheta😅😂😂
Friday Night e a gente aqui curtindo mais uma aula do Akita. ❤
Uma pequena correção em 19:11: o correto é polímata, com a tônica no lí, por ser proparoxítona
Tudo o que ele falou nesse vídeo aprendi nos meus três primeiros anos como programador. O primeiro software que escrevi, do zero, era um controle de estoque para uma sapataria... Termos como BOM, custo de produção, preço de venda, valor hora homem/máquina, etc... era tudo novo e eu sentia que precisava muito mais que conhecer linguagem de programação ...
Vou ver isso aí na matéria de eng de software na faculdade, os assuntos caem como luva msm... Vídeo incrível, mestre
Excelente video, visitando pontos que geralmente não são comentados nos cursos da internet!
Complementando o final, é muito difícil considerar um código bom sem colocar ele em uma linha do tempo, o código que é bom hoje pode não fazer mais sentido amanha, seja por que as regras de negócio mudaram ou pq o sistema evoluiu tanto que precisa ser reorganizado, o código bom hoje depois de você passar 5 anos estudando talvez ele seja bem ultrapassado. Eu aconselho a criar projetos pessoais que durem pelomenos 6 meses e esses pontos vão começar a ser mais aparecentes e algumas situações vão começar a ficar mais frequentes, como por exemplo você ter que refatorar o seu código separando ele em um novo módulo e ter que escrever código não para adicionar funcionalidade, mas para fazer a faxina e depois de organizar, conseguir incrementar o sistema.
Eu particularmente encho de overengineering nos meus projetos pessoais para conseguir alcançar pontos complexos mais rapidamente, mas dificilmente faria isso no meu trabalho, e saber pesar esses pontos é muito importante também.
Mais uma vez, muito obrigado pelo conteúdo e parabéns por toda a edição!
Fantástico! Cursando Ads e de pouco a pouco colocando a mão na massa em cursos por fora. Maravilhado com esse mundo da tecnologia. Vamos que vamos!! Valeu Akita🤜🤛💪
19:50 excelente analogia, é preciso estudar o que for necessário para ser um bom profissional.
Excelente conteúdo ! Bem explicativo, a sua capacidade de explicar um tópico tão complexo de forma clara e concisa é impressionante. Foi tão bom que até consegui entender que modelagem é passar por dor, ódio e alivio como no finalzinho do vídeo. 😂
Muito bom vídeo e conselhos! Eu já conhecia o Fabio Akita mas nunca tinha assistido nenhum video. Com 2 anos e meio de experiência full-time, posso dizer que me identifiquei com tudo que ele falou.
Quase 400k, eu tinha certeza que esse canal iria estourar, bom não teria como ser diferente, o cara manja muito e se comunica bem.
Eu tenho 13 anos, todo vídeo que eu vejo do akita eu fico impressionado com o tanto que ele sabe, ele é meu mentor e nem sabe isso, como ele disse que aconteceu com ele e algumas pessoas no vídeo, eu digo que pra mim ele é meu mentor e ele nem sabe.
@Akitando, parabéns pelos Bloopers!
Fazia algum tempo que não eram tão bons.
Alguns canais que você fez menção que acompanha e que são excelentes recursos: Ben Eater, Retro Game Mechanics Explained, Tom Scott, fora o seu que o conteúdo é muito bom.