"Eu não era o melhor, mas certamente era o mais arrogante" provavelmente a frase que mais transmitiu sinceridade no vídeo inteiro, a gente só aprende algo de verdade quando assume nossa incompetência kkkkkkk
Eu amo essa coisa de quebrar a cabeça pra descobrir como algo funciona e depois que eu aprendo sobre, perco o interesse porque se tornou algo tão simples como respirar.
Nossa, você lembrou de várias passagens dos anos 90: 1997 - Tive primeiro contato com o Playstation. Comprava CD por 10 reais no camelo. 1998 - Descobri Resident Evil minha franquia favorita. 1999 - era viciado em Metal Gear Solid. Um jogo que introduziu a temática de "filme" na indústria dos games. 2000 - Lembro do BUG do milênio, onde os noticiários relatavam que os computadores entrariam em colapso. Enfim, coisas que ficam na minha memória e guardo com muita saudade aquele período da minha vida.
Eu sei que o Akita não gosta de ser considerado influencer, mas em tempos de tantas má influencias, ele é de longe uma das maiores influencias positivas para minha carreira. Obrigado por ser um bom exemplo para essa geração.
Vídeos assim são os melhores para dar risada e relaxar. Sério, é muito bom encontrar pessoas raras com pensamento semelhante. Eu sempre tive, tenho e terei esse lema: aprender a aprender. O resto é literalmente resto. Infelizmente minha esposa ainda precisa de uns trancos para parar de pagar pau para os outros, especialmente "influencers"... mas é como o Akita disse: cada um é cada um e não existe o certo e o errado. A minha vida durante a faculdade foi mais ou menos assim também, mas por outro motivo: tratamento, deficiência, etc. Como tive paralisia cerebral quando nasci, foram anos de tratamento e recuperação. E aí você faz o que você tem de melhor... e no fim, a ironia de tudo isso, é que valeu a pena. Hoje sou concursado (no qual, na época, não havia vaga para deficiente) e ainda lidero uma equipe. Acho que até extrapolei onde um deficiente múltiplo poderia chegar. Está de ótimo tamanho. Ser Steve Jobs, que era um maluco por trabalho e detalhes? Tô fora kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Video sensacional, é impressionante o quão "real" são os conselhos e historias do Akita, longe de ser alguém querendo te vender porcaria, agradeço infinitamente pelo conteúdo, porra 56:54 resumiu a geração atual
Tenho muitas ressalvas sobre você (algumas pessoais e outras sobre carreira), mas gostei muito desse vídeo. O jeito que você falou sobre sua carreira e mostrou como viveu durante seu começo de trajetória + estouro da bolha foi show, acho que aqui nesse vídeo da pra ver que você tem conhecimento de seus pontos positivos e negativos e deixou claro pra quem assistiu pra não relativizar oq vc ta contando e seguir como se fosse um evangelho, assim como os coaches e vendedores de curso fazem a rodo. Parabéns Akita
Xii, eu prevejo que esse final desse vídeo vai virar um post no Linkedin do empresário malvadão que fala para "trabalhar enquanto eles dormem" ksksksks Mas me identifico nessa parte com vc, estou de férias do meu trabalho e poderia ir descer para praia e curtir, mas tenho aula da faculdade e estou estudando para melhorar meu trabalho para quando voltar. E isso não é porque me pediram ou mandaram, é porque não há nada melhor que olhar para trás e ver que você venceu por conta própria, isso me maior alegria do que praias e baladas (Tenho 21 anos antes que perguntem). Mas cada um é cada um, não afetando a vida dos outros, faz o que achar melhor. Seus vídeos é tops Akita, parabéns.
Me identifiquei com várias coisas nessa história!! CA Clipper, Flash 3/4, Frame em HTML, Sites de busca, inclusive lembro do HPG. Nessa época só tentava aprender pq achava interessante mesmo. Eu trabalhava ensinando a galera mexer no pacote office, usar o Windows em escola de informática, também fazia manutenção dos computadores da escola. Era legal ver o movimento de pessoas que gastavam fortunas comprando computadores e logo em seguida investia em um curso pra não quebrar o NOVO BRINQUEDO.
Akita, máximo respeito por ti e por tua historia, é impressionante o aprendizado real que você passa. Ultimamente tenho travado grandes questões sobre meu tempo e sobre minhas prioridades. O final do teu video foi crucial para eu entender o caminho que quero trilhar. Sem muito enrolação, parabéns pelo video e obrigado!
Mais uma joia pro RUclips! Inspira saber que continuar na base do só pra ver o que vai acontecer dá resultado nessa área. Valeu demais por bater tanto na tecla do inglês. Esse mês consegui fazer uma entrevista inteira em inglês. Não passei, mas me deu confiança pra enfrentar novas oportunidades pra fora!
Akita querido, obrigado pela paciência (e pela delicadeza) em registrar tantas lembranças e memórias que muitos (nossos filhos inclusos) de uma (ou várias) histórias que poucos conhecem e valorizam. USPiano que sou, tenho muita saudade das "Salinhas Anti-Aluno", onde aprendi a "hackear", via JavaScript o chat do UOL... Obrigado também pela ENORME quantidade de conhecimento que fui ""obrigado"" a absorver para poder te acompanhar (no mínimo) durante o tempo que trabalhamos juntos na LW... Você é foda (no melhor sentido) . Super abraço e bons ventos!!!!
Akita, um verdadeiro flashback para qualquer 40tão! Acabei de assitir pela segunda vez, e sinto ainda que tenho q anotar coisas que foram ditas! Você resgatou do meu subconsciente o finado FoxBase e Microsoft Foxpro. Caraaaaaa!!!! Como não me lembrava.... Nossa!!!!! Que nostalgia! Parabéns pelo excelente vídeo!
Obrigado akita, esses teus videos me dão um conforto quando acho q estou fazendo de menos, poderia ter feito aquilo ou ido pra aquela empresa. QUANDO na verdade to seguindo a vida e a intuição e devo aprender pouco a pouco com as oportunidades e que com 26 anos tenho muita coisa pra ver ainda.
Fala aí Akita... Tenho quase a sua idade e como eu queria ter tido essa sua mentalidade no começo da minha carreira... Hoje estou tentando tirar o atraso e isso já me rendeu bons aprendizados. É isso aí... Nunca é tarde para recomeçar, reaprender e desaprender a aprender rs
O melhor dos vídeos do Akita é que eu assisto e serve como: 1 - Alívio, porque eu descubro que a minha arrogância em determinados períodos, não é de exclusividade minha 2 - Serve como amansador de ego, que as vezes da uma crescida sem razão Por fim, excelente conteúdo
Nossa vc falando me fez relembrar essa época, Eu lembro que eu sempre dominava tudo que aprendia, primeiro Basic do TRS-80 , depois a LM do 6502 para fazer rodar jogos de apple][ em TK2000 ai montei meu primeiro 386 com um 387 aprendi C e não gostava de c++, achava redundante , entendia a sua relevância mas se C fazia tudo para que reinventar a roda ... depois veio o sampinha onde usei pela primeira vez na casa de um cliente , um garoto muito rico que tinha as coisas mais caras pois era o mais moderno da época, O começo da UOL e a dependência da linha telefônica onde tínhamos que conectar depois da 0h as 5 era cobrado apenas 1 pulso e assim saia mais barato... Começava a usar a internet e quase fiquei doido pois como eu dominava tudo que se falava de programação nesse momento tinha que aprender mais de 7 linguagens saber as diferenças entre netscape IE e PHP e asp , microsoft e Linux.... eu quase pirei... o desespero foi tal que resolvi parar tudo e fazer o básico esperando as linguagens estabilizarem... foi um erro mas eu era autônomo ganhava uns $2000 por semana e não podia ficar loco naquele momento, fui fazer natação e dança de salão, fiz amigos, frequentava a noite com eles, conheci minha esposa e me casei, por fim agora olhando para o passado foi muito bom viver essa época
Akita, muito bom assisto e recomendo para todos os programadores RAIZ ,já tem pelo menos 3/ 4 anos, Explico : "Não é influence e o conhecimento pelo conhecimento”
Action script, director, fox pro, sonopress, sound blaster, dbf, dbase... Estou ficando velho mesmo... Essa época era na cara e na coragem e muito livro, as bíblias... SQL aprendi lendo o livro do C. J. Date nessa época, carregava ele no ônibus, metro, junto com outros e ia lendo... Lembrar no detalhe como você está lembrando fico impressionado, estou relembrando Conforme assisto o vídeo..
O Akita deveria fazer um vídeo contanto sobre toda a sua trajetória nessa área, ver esse vídeo me deixou inspirado a continuar, eu espero algum dia poder construir uma carreira tão grande quanto a sua e poder contar para as pessoas a minha trajetória nessa jornada igual você faz. Nunca deixe de fazer isso, é sempre muito inspirador
Eu aqui, em minha insignificância, aos 42 anos buscando aprender mais sobre lógica de programação e linguagem de programação para aplicar ao meu trabalho, sou modelador em metodologia BIM para setor de AEC (Engenharia, Arquitetura e Construção), assistindo esse conteúdo FODA. Minha intenção é aplicar automação de processos em ferramentas BIM com programação visual associada a Scripts em Python. Pesquisando bons conteúdos, eu acabei caindo aqui. Cada vídeo é uma bomba de inspiração e amor pela profissão de programador que o Akita nos passa. Esse cara é um ótimo professor, daqueles que ensinam sem esconder a realidade ou maquiar a verdade das coisas. Parabéns, Akita. Você detona!
Gosto do realismo nos seus relatos, principalmente sobre ser arrogante. Quem nunca, certo? Isso que você faz é excelente para deixar os novatos mais "espertos". Volta-e-meia cai um novato arrogante no meu colo, pelo menos eu já sei como ajudar ele sem muitos traumas.
Como vc descreve sua vida é motivador, gostaria de ter tomado as mesmas decisões qndo eu comecei na área tech, fiquei perdido no conhecimento q tinha e stagnei, agora qro voltar, seu vídeo é mais q uma lição, vlw. Ter TDAH, déficit de atenção e ser sanguíneo atrapalhou um pouco, mas graças a minha esposa eu me conheço melhor a cada dia, tô com 39 anos, mas espero passar os próximos 15-20anos como um dev.
Muito legal Akita. Me lembrou várias passagens também. Eu comecei um pouco antes, em 1985 estudando técnico em PD e linguagens como Basic e Cobol. De 1993 a 1997 fiz e administrei um sistema em clipper na empresa que eu trabalhava. A empresa foi vendida e em 1998 fui empreender em outra área abandonando a programação. Agora 25 anos depois voltei a estudar desenvolvimento de sistemas. Antes a gente recorria aos livros, hoje com o Google temos tanta informação que é até perigoso se perder. Estou encantado novamente por esta área.
O Director 7 me lembrou o começo de carreira que usávamos Flash , Dream Weaver e fireworks !! Lá por 2002. Muito bom vídeo!! Bons tempos! Usei bastante esse HPG também !!
Já assisti a muitos vídeos do Akita e creio que a trajetória de carreira foi coberta inteiramente, com exceção da parte que se refere à Code Miner 42. Já assisti a lives e a alguns vídeos cujo tema é empreendedorismo nos quais ele fala uma coisa ou outra a respeito da fundação da empresa, porém pouca coisa e com poucos detalhes. Akita, seria legal um vídeo contanto melhor sobre a criação da Code Miner, como você conheceu e começou sua relação com o Rodrigo, seu sócio, quais foram os maiores desafios, quais os maiores acertos, como enfrentou a pandemia, perspectivas futuras para a empresa etc. Acredito que muitos aqui gostariam de um vídeo que aborde esses acontecimentos.
Em 1998 eu nasci e, minha nossa! quanta coisa aconteceu até eu me interessar por programação. Lembro que em 2012 foi quando me interessei por "criar algo para as pessoas" de forma digital (e nessa época, o nome era web designer ou web master e não era profissão em alta como hoje). Porém, como eu trabalhava para meu pai, tudo para mim era sempre uma dificuldade (meio que ele não queria que eu fizesse outra coisa, como curso, para trabalhar para ele de graça). Só fui começar a programar em 2017 (o ensino médio de 2013 á 2015 foram sombrios, quase deixei de existir). Assistir esse vídeo me faz lembrar da minha história e como sempre, valorizar meu dia por cada esforço e investimento que faço por mim. Obrigadão Akita pelo vídeo!
Akita do céu! Que podcast! Que viagem no tempo! Quantas lembranças! Que coisa boa! Cara você é a segunda pessoa da TI que eu acompanho que é diagnosticado com autismo nestes últimos meses. Obrigado por compartilhar sua condição, saiba que passo a te entender e respeitar ainda mais. Agora chega de blá blá blá, vou ver se ainda acho minha página no HPG. Abraços
Cara não tem como não agradecer esse cara ai, usando os vídeos dele aplicando no meu meio profissional diminui drasticamente a quantidade de erros, muitas vezes ganhos apenas com a pratica. Muito Obrigado!!!
Falando serio, esses videos de histórico de carreira são os que eu mais gosto.... De alguma forma eu acabou me identificando e fazendo alguns paralelos....
Como eu amo esses videos sobre carreira, principalmente quando envolve o passado e as histórias, é muito legal ver como era a tecnologia na época, como se 'sobrevivia' a tudo isso. Eu era criança nos anos 90, muitos fatos que comentou eu assisti na tv. Destaque também para sinceridade do Akita, queria muito ser igual a voce, saber lidar com as 'comidas de rabo' de chefe. OBS.: Akita poderia no final ou na descrição informar onde compra suas camisetas, uma mais foda que a outra. rsrs
Sei que cada situação e diferente em relação ao estudo mais assistindo você falar sobre sua historia, mostra quanta vontade vc tinha. Show de bola Akita.
Estou iniciando agora no curso de Ti da UFRN e CARA! Esse vídeo é um grande tapa na cara para realidade do que vai fazer sua carreira evoluir...SEDE, FOME e INANIÇÃO por conhecimento e trabalho, pessoal ou empregatício, me motivou a realizar minha diversão/sextou (ir pra farra beber?) NÃO, vou instalar o Arch linux na minha vm, até breve.
Muito legal ouvir essa história toda. Eu lembro dela pelo outro lado, o lado de usuário. Comprei muita 4rodas, revista do carro, e outras que vinham com esses CDs, tive e-mail ieg e site no hpg.
Resolvi melhorar meu inglês depois que assisti seu vídeo sobre inglês, pois já sabia o básico, sabia da importância e, convenhamos, você é persuasivo pra caralho... Assim que assisti o vídeo comecei a tentar me rodear com tudo o que podia com material em inglês, comecei a seguir alguns canais no RUclips que ensinam inglês e até hoje sigo eles, mas inglês sempre foi a única coisa que nunca consegui me desenvolver sozinho (ao contrário de tecnologia) então também fiz um ano e meio de inglês na Influx (recomendo muito a escola pra quem tem dificuldades com idiomas como eu), tirei minha certificação TOEIC, tirei míseros 600 pontos, mas tenho certo orgulho, é "pequeno mas é meu" kk.. Posso dizer hoje que realmente faz muita diferença saber inglês e também posso dizer que você querendo ou não, é uma baita influência positiva e saber suas histórias de carreira é muitas vezes um soco na cara de muita gente, inclusive na minha. Claro que quem souber levar essa "porrada" e levar para reflexão, vai tirar bom proveito. Se um dia eu for uma pequena parte que você é, espero conseguir pelo menos manter meu emprego e minha empregabilidade. Um abraço, obrigado.
Este video em diversos eventos fez lembrar da minha trajetória profissional, e com toda certeza de muitos outros que viveram nesta época. Fiquei muito surpreso que você foi o primeiro desenvolvedor do IeG, depois HPG. Nesta época, como haviam poucas documentações e compartilhamentos de códigos, eu, estudante do ensino médio, criei o site Script2001 na plataforma HPG. Passei as madrugadas (internet em casa só após às 0h) construindo e mantendo o site sem nenhuma pretensão de ganhar dinheiro, apenas com o propósito de compartilhar um pouco do conhecimento adquirido, e um meio de organizar um repositório com códigos de diversas linguagens em um site em português. Akita, parabéns pelos vídeos e obrigado por compartilhar sua história com tamanhos detalhes e percepções.
Mais uma lição do Akita. Como a carreira dentro da computação está ligada a disciplina e o pensamento “anti brasileiro” da estabilidade de emprego e previsibilidade.
🤔 Ainda bem que hoje as tecnologias surgem ontem e no dia posterior já temos cursos, influencers, livros, especialistas e muito mais. Que época para estar vivo. Saudades do "Estupendo" Microsoft FrontPage.
Como sempre Akita, sensacional seus vídeos. A forma honesta e crua como você fala é muito bem vinda em dias onde as pessoas têm "gatilhos e mais gatilhos" e a realidade é cada vez mais mau vista. Ah, toda vez que você fala que não é um Guru, eu me lembro do filme a vida de Brian...rsrs. Agora falando mais sério ainda, uma coisa que ficou clara pra mim quando você fala que não "planejou" a sua carreira, mas apenas foi fazendo o que você achava que devia fazer impulsionado por seu desejo interno de resolver problemas usando a tecnologia. Me lembro de ter lido uma entrevista do Brian May, guitarrista do Queen, que ao ser perguntado como ele se sentiu quando estava no estúdio gravando Bohemian Rhapsody e fazendo parte de um momento histórico, ao que ele respondeu: Naquele momento ninguém tinha a pretensão de fazer parte de um momento histórico, estávamos apenas gravando uma música cuja qual a gente acreditava! Resumindo, quanto maior sua pretensão, maior o fracasso! Aprendo muito contigo!! Obrigado. Obs: Canais que fazem vídeos longos que quase ninguém assiste nos dias atuais mas que valem a pena: Fabio Akita, Pedro Calabrez, Jordan Peterson, Veritasium, só pra citar alguns. Vida longa meu camarada!
Cara, nostalgia pura esse seu vídeo, meu primeiro emprego como programador foi escrevendo códigos em Clipper. Meu projeto de maior orgulho usando Clipper foi quando eu trabalhava para uma empresa de engenharia em 1997 e precisei fazer um gerenciador de fila de impressão para uma Plotter Printer, eu tive que aprender um pouco de AutoLisp (na raça) para integrar o programa que eu havia escrito em Clipper para ser chamado via AutoCAD R12. Daí todos os usuários de AutoCAD geravam um arquivo para impressão e enviavam para o servidor de gerenciador de fila de impressão via rede Novel. Esse gerenciador também era responsável por avisar quando era necessário trocar o cartucho da Plotter, que na verdade não monitorava nada, eu só fiz um cálculo de estimativa de quantos formatos A0, A1, A3 a Plotter conseguia imprimir e quando o cálculo correspondia ao esperado ele emitia um aviso na tela do servidor que era hora de trocar o cartucho, bem simples e que ajudava muito a monitorar a hora de trocar o cartucho.
Meu Deus, esse vídeo me fez fazer uma baita viagem no tempo! Foi bastate proveitoso e me fez refletir sobre várias coisas, sobretudo sobre a questão de aprender inglês. Grato!
Camiseta épica! Street of Rages me lembra a infância de que esse era o único jogo que meu pai conseguia jogar bem(as vezes até melhor q eu kkk). Jogávamos no megadrive, nostalgia.
Essa questão de rotina durante o início de carreira vale uma boa discussão. Não varo noite pois meu sono é sagrado, mas me cobro muito pra correr atrás de estudar e aprender mais sobre tecnologias e assuntos do trabalho (e de fora também, nao sou de ferro), mas o tempo é apertado. Qualidade de vida nessa altura realmente vira uma coisa de segundo plano muitas vezes... Ótimo vídeo Akita! Sempre bom lembrar que cada um é cada um e desejar um grande Paciência pra quem tá começando.
Não querendo tirar seu mérito Akita, tu é foda pra caralho, mas o ambiente faz toda a diferença, você estava no lugar certo no momento certo e soube aproveitar as oportunidades. Bateu uma nostalgia pesada vendo o Director, flash, HPG e Geocities, lembrei até do flogão, tudo isso me trouxeram lembranças dos tempos em que eu era monitor em escola de informática. Hoje infelizmente trabalho na área administrativa porque sempre vivi cercado de chimpas que me fizeram de afastar da informática, não ser nerd no meu ensino médio era questão de sobrevivência, literalmente, ter estudar no mesmo ambiente com moleques da FEBEM não é para qualquer um. Hoje estou me formando em ciência da computação com um diploma de federal, com mais de 30 anos, mas sem contatos, pois o curso é semi presencial e não gera qualquer networking real. Realmente sofremos de Information Overload, lembro que quando peguei um livro de Windows 95 li em uma semana e sabia como usar o sistema de cor e salteado. Hoje não consigo ver um vídeo de 5 minutos sem interrupções e com o teams/discord/whatsapp apitando toda hora, tendo que rever ou reler as mesmas partes diversas vezes, as distrações são tantas que só consegui terminar de ver esse vídeo hoje! A tecnologia evolui tão rápido que estou me sentindo um idoso, ainda mais quando paro para ver a quantidade de frameworks que exigem que você saiba para ser contratado, pois nem a v@di4 do RH saber pra quê serve e nem se usam na vida real, botam como exigência só porque está na moda, já vi tanta tecnologia nascer e morrer que já penso que estou apenas perdendo meu tempo fazendo bootcamps e cursinhos para lá e pra cá, pra quê isso? Se só uso VBA para o trabalho e Python para meu TCC? Não sou falastrão, nem puxa-sacos e nem faço parte dos beneficiados de ações afirmativas. Apenas resolvo problemas e vou embora, mas parece que brasileiros não gostam disso, você tem que ser o amigão do chefe ou o comedor para *parecer ser* bom para o trabalho. Concordo que atualmente é muita informação e pouco conteúdo. Fico abismado quando descubro que o coleguinha de faculdade não sabe estruturas de dados simples que deveria ter aprendido semestres atrás, como essas pessoas passaram? Desculpa aí o textão, mas estava precisando desabafar, ainda mais quando penso que eu poderia ter feito uma carreira completamente diferente em uma área que realmente gosto. Abraços!
É vdd isso, sempre falo que eu estava no lugar certo na hora certa. Mas não teve só eu e nem só aquele momento. No video da Dimensão do Tempo tento explicar justamente isso.
57:56 me fez lembrar alguns influenciadores que estava seguindo no instagram que mostravam sua vida como desenvolvedor e uma semana depois começava a vender curso e eu na mesma hora parava de seguir...
Na 42SP tive a oportunidade de assistir uma reunião com o José Valim, criador do Elixir, que foi totalmente de graça e me acrescentou muito mais que vários desses cursos vendidos por ai.
Que história sensacional. Lembrei da minha história na Poli. Caíram algumas lágrimas de saudade aqui. Outra coisa: tenho camisetas, blusões e um Tux (que está ornando o quarto da minha filha atualmente) que comprei na Linux Mall e esses dias me lembrei de site. Também uns dias atrás eu estava pensando na história de vida do sensei e do seu conhecimento e cheguei a cogitar uns Asperger pra ele. E não é que eu estava certo 😉. Já escrevi isso, mas um dia ainda vou fazer um churrasco e tomar cerveja com o sensei Akita. Grande abraço, sensei.
Muito bom! Durante a minha transição de carreira aos 28(hoje com 30) para área de tecnologia como programador, ter encontrado seu canal me fez errar menos e não cair em conversa fiada de influencer querendo vender cursinho e carreira de 5k em 6meses. Foi bastante dificil porque foram 2 anos sem perspectiva, contando com a reserva que fiz do antigo trabalho e estudante muito quase todos os dias e além da rotina de casa e compromissos com a esposa, mas valeu tudo isso. Hoje ja estou na área, em uma empresa muito bacana no Brasil e estou devorando as tecnologias que o time usa e foram colocadas pramim e esta sendo desafiador e eu gosto disso. Nada é mil maravilhas, a gente sabe disso, mas os pontos positivos e gostar de resolver problemas com tecnologia faz a gente suportar os estresse que rola. Obrigado Akita.
Me lembrei da LIVRARIA CULTURA do conjunto nacional que vc mencionou, comprava aqueles livros de bolso com todas as sintaxes de uma determinada linguagem, só o VB tinha o MSDN pra salvar a vida e nada de Google. Que história sensacional, me emocionei lembrando da minha carreira neste mesmo período, inclusive eu estava saindo dessa livraria no 11/9 e vendo as pessoas paradas na frente das lojas de TV na Av. Paulista, bati o olho e pensei "TERRORISMO... QUE VIAGEM" e peguei o metrô na Consolação de volta pra casa - tenho 40 anos. Por coincidência tb estava em uma agência com Macromedia Flash - a antiga AGENCIA CLICK, afinal a DM9 do Nizan Guanaes não queria "se queimar" vendendo campanhas online e redirecionava pra CLICK (vc falou de CANNES, lembrei que ganhamos um CYBER LION - a versão cibernética do LEAO DE OURO do festival - foi uma ótima experiência), que anos depois se juntou com o MANDIC para fundar o IG e recuperar o tempo perdido por não ter investido nas PontoCom. Um grande abraço.
Que vídeo legal, seja pela trajetória em si - que por si só é muito interessante quanto pelo desenvolvimento do material de imprensa do Marea. Pelo layout em si e as informações, me lembram muito o digital kit que tenho do lançamento do Stilo em 2002 e foi distribuído para jornalistas entre 3-6 de setembro daquele ano, o que o Akita fala sobra mudanças de specs e materiais é muito real e conhecido no meio entusiasta da montadora italiana. O meu press kit do Stilo por exemplo, em certas imagens de interior e versão tem imagens do seu equivalente italiano e que aqui nunca foram disponibilizados - e olha que ele ficou um ano todo sendo planejado para chegar ao mercado, antes mesmo do seu lançamento europeu.
Eu não aguento rsrs:Mas Akita o que vc recomenda para mim " Eu amo os vídeos e os ensinamentos eu sempre que posso venho assistir os vídeos me inspira e me ajuda a não desistir 👏🏽
Animal, cara. Obrigado pelo vídeo, a aula, e nostalgia de serviços que eu nem lembrava que já tinha usado e tua mão tava lá por trás dos códigos. Bora focar ainda mais nos estudos!
Akita, conta como você criou a sua empresa. Deve ser uma história interessante.
Up
Ja começou a escrever o roteiro Akita???
up
Up
up
"Eu não era o melhor, mas certamente era o mais arrogante"
provavelmente a frase que mais transmitiu sinceridade no vídeo inteiro, a gente só aprende algo de verdade quando assume nossa incompetência kkkkkkk
"Eu gosto de saber se eu consigo fazer, e depois que consigo perco o interesse" Finalmente alguém que me entende KKKKKKKKKK
Não estamos sós
Vei, ficar tentando até o cerebro derreter... hahahahahaha
Eu amo essa coisa de quebrar a cabeça pra descobrir como algo funciona e depois que eu aprendo sobre, perco o interesse porque se tornou algo tão simples como respirar.
Até falando sobre a própria vida dele, ele consegue dar aquele tapa na cara motivacional que a gente curte! Vlw Akita, tu é foda!!!!
La ele
56:50 os Sopranos é recomendável 👍🏽👊🏼
Oficialmente uma das melhores séries de todos os tempos.
Eu adoro esse tipo de video. Mostra o quão evoluímos e ao mesmo tempo continuamos na mesma 😂😂
Mudou as ferramentas os problemas ainda são os mesmos, alguns só colocaram lupa kkkkkk
Eu apresentando o Akita pro meu Tio no almoço em família: "Ele fez o site do FIAT Marea" kkkkkk.
Material de imprensa. Pelas características o Digital Kit
E mostra a diferença de alemão para italiano e como a FIAT foi sempre uma baderna.
Eu na ansiedade dele fazer piada de explosão/fogo do projeto do Marea 🤡
Te falar que o site explodiu de sucesso
Nossa, você lembrou de várias passagens dos anos 90:
1997 - Tive primeiro contato com o Playstation. Comprava CD por 10 reais no camelo.
1998 - Descobri Resident Evil minha franquia favorita.
1999 - era viciado em Metal Gear Solid. Um jogo que introduziu a temática de "filme" na indústria dos games.
2000 - Lembro do BUG do milênio, onde os noticiários relatavam que os computadores entrariam em colapso.
Enfim, coisas que ficam na minha memória e guardo com muita saudade aquele período da minha vida.
Eu sei que o Akita não gosta de ser considerado influencer, mas em tempos de tantas má influencias, ele é de longe uma das maiores influencias positivas para minha carreira.
Obrigado por ser um bom exemplo para essa geração.
Vídeos assim são os melhores para dar risada e relaxar. Sério, é muito bom encontrar pessoas raras com pensamento semelhante. Eu sempre tive, tenho e terei esse lema: aprender a aprender. O resto é literalmente resto. Infelizmente minha esposa ainda precisa de uns trancos para parar de pagar pau para os outros, especialmente "influencers"... mas é como o Akita disse: cada um é cada um e não existe o certo e o errado.
A minha vida durante a faculdade foi mais ou menos assim também, mas por outro motivo: tratamento, deficiência, etc. Como tive paralisia cerebral quando nasci, foram anos de tratamento e recuperação. E aí você faz o que você tem de melhor... e no fim, a ironia de tudo isso, é que valeu a pena.
Hoje sou concursado (no qual, na época, não havia vaga para deficiente) e ainda lidero uma equipe. Acho que até extrapolei onde um deficiente múltiplo poderia chegar. Está de ótimo tamanho. Ser Steve Jobs, que era um maluco por trabalho e detalhes? Tô fora kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Video sensacional, é impressionante o quão "real" são os conselhos e historias do Akita, longe de ser alguém querendo te vender porcaria, agradeço infinitamente pelo conteúdo, porra 56:54 resumiu a geração atual
Melhor parte do video 😅
Acompanhei tudo isso, não como profissional, mas como espectador e entusiasta da tecnologia.
Valeu pelas lembranças.
Sempre uma honra ver o mestre o falar !
Tenho muitas ressalvas sobre você (algumas pessoais e outras sobre carreira), mas gostei muito desse vídeo. O jeito que você falou sobre sua carreira e mostrou como viveu durante seu começo de trajetória + estouro da bolha foi show, acho que aqui nesse vídeo da pra ver que você tem conhecimento de seus pontos positivos e negativos e deixou claro pra quem assistiu pra não relativizar oq vc ta contando e seguir como se fosse um evangelho, assim como os coaches e vendedores de curso fazem a rodo. Parabéns Akita
Eita Akita... é realmente uma viagem no tempo. Anos 90 foram muito TOP
Xii, eu prevejo que esse final desse vídeo vai virar um post no Linkedin do empresário malvadão que fala para "trabalhar enquanto eles dormem" ksksksks
Mas me identifico nessa parte com vc, estou de férias do meu trabalho e poderia ir descer para praia e curtir, mas tenho aula da faculdade e estou estudando para melhorar meu trabalho para quando voltar. E isso não é porque me pediram ou mandaram, é porque não há nada melhor que olhar para trás e ver que você venceu por conta própria, isso me maior alegria do que praias e baladas (Tenho 21 anos antes que perguntem). Mas cada um é cada um, não afetando a vida dos outros, faz o que achar melhor. Seus vídeos é tops Akita, parabéns.
Me identifiquei com várias coisas nessa história!! CA Clipper, Flash 3/4, Frame em HTML, Sites de busca, inclusive lembro do HPG. Nessa época só tentava aprender pq achava interessante mesmo. Eu trabalhava ensinando a galera mexer no pacote office, usar o Windows em escola de informática, também fazia manutenção dos computadores da escola. Era legal ver o movimento de pessoas que gastavam fortunas comprando computadores e logo em seguida investia em um curso pra não quebrar o NOVO BRINQUEDO.
Akita, máximo respeito por ti e por tua historia, é impressionante o aprendizado real que você passa.
Ultimamente tenho travado grandes questões sobre meu tempo e sobre minhas prioridades.
O final do teu video foi crucial para eu entender o caminho que quero trilhar.
Sem muito enrolação, parabéns pelo video e obrigado!
Forest Gump da TI. Cara as histórias são tão boas quanto seus conteúdos. Tu tem até os primeiros projetos kkk mta resenha top
Mais uma joia pro RUclips! Inspira saber que continuar na base do só pra ver o que vai acontecer dá resultado nessa área.
Valeu demais por bater tanto na tecla do inglês. Esse mês consegui fazer uma entrevista inteira em inglês. Não passei, mas me deu confiança pra enfrentar novas oportunidades pra fora!
Clipper, dos, novell, lantastic, bem nostalgico , vivi isso tudo! SET EPOCH TO 2000. Top, parabens pelo video.
Akita querido, obrigado pela paciência (e pela delicadeza) em registrar tantas lembranças e memórias que muitos (nossos filhos inclusos) de uma (ou várias) histórias que poucos conhecem e valorizam. USPiano que sou, tenho muita saudade das "Salinhas Anti-Aluno", onde aprendi a "hackear", via JavaScript o chat do UOL... Obrigado também pela ENORME quantidade de conhecimento que fui ""obrigado"" a absorver para poder te acompanhar (no mínimo) durante o tempo que trabalhamos juntos na LW... Você é foda (no melhor sentido) . Super abraço e bons ventos!!!!
Em tempo, para matar saudade: ruclips.net/video/hOUw2tF7agM/видео.html
Excelente conteúdo, como sempre! Minha motivação é saber que podemos aprender com a experiência compartilhada. Gratidão, Akita!
Tu é uma inspiração, Akita. Sem mais.
Akita, um verdadeiro flashback para qualquer 40tão! Acabei de assitir pela segunda vez, e sinto ainda que tenho q anotar coisas que foram ditas! Você resgatou do meu subconsciente o finado FoxBase e Microsoft Foxpro. Caraaaaaa!!!! Como não me lembrava.... Nossa!!!!! Que nostalgia! Parabéns pelo excelente vídeo!
O cara tem o dom de contar histórias, fala o passo a passo, datas aproximadas, nomes...e etc! Eu consigo ir montando um filme na mente!
CD do Fiat Marea ... isso "explodiu" a minha cabeça ... Não tem como ser inocente rs
🤣🤣🤣🤣🤣
Obrigado akita, esses teus videos me dão um conforto quando acho q estou fazendo de menos, poderia ter feito aquilo ou ido pra aquela empresa. QUANDO na verdade to seguindo a vida e a intuição e devo aprender pouco a pouco com as oportunidades e que com 26 anos tenho muita coisa pra ver ainda.
Sua conduta como sempre admirável
Fala aí Akita... Tenho quase a sua idade e como eu queria ter tido essa sua mentalidade no começo da minha carreira... Hoje estou tentando tirar o atraso e isso já me rendeu bons aprendizados. É isso aí... Nunca é tarde para recomeçar, reaprender e desaprender a aprender rs
Mano eu adoro ver os videos do Fábio Akita é pelo fato que ele é extremamente sincero e direto sobre o que pensa
Quanta nostalgia num único vídeo. Bons tempos. Vlw AKita
Caramba Akita, tu propagou o maior Bug já feito pela fiat . O Marea hahahah
Até hj tem alguém falando "maldito comercial" e a culpa é sua hahaha
Vídeo longo achei que não conseguiria assistir até o final mas me surpreendeu, vídeo motivador para quem está começando
O melhor dos vídeos do Akita é que eu assisto e serve como:
1 - Alívio, porque eu descubro que a minha arrogância em determinados períodos, não é de exclusividade minha
2 - Serve como amansador de ego, que as vezes da uma crescida sem razão
Por fim, excelente conteúdo
imagina ver esse video daqui a 30 anos e relembrar como era a vida hoje
Nossa vc falando me fez relembrar essa época,
Eu lembro que eu sempre dominava tudo que aprendia, primeiro Basic do TRS-80 , depois a LM do 6502 para fazer rodar jogos de apple][ em TK2000 ai montei meu primeiro 386 com um 387 aprendi C e não gostava de c++, achava redundante , entendia a sua relevância mas se C fazia tudo para que reinventar a roda ...
depois veio o sampinha onde usei pela primeira vez na casa de um cliente , um garoto muito rico que tinha as coisas mais caras pois era o mais moderno da época,
O começo da UOL e a dependência da linha telefônica onde tínhamos que conectar depois da 0h as 5 era cobrado apenas 1 pulso e assim saia mais barato...
Começava a usar a internet e quase fiquei doido pois como eu dominava tudo que se falava de programação nesse momento tinha que aprender mais de 7 linguagens saber as diferenças entre netscape IE e PHP e asp , microsoft e Linux.... eu quase pirei... o desespero foi tal que resolvi parar tudo e fazer o básico esperando as linguagens estabilizarem... foi um erro mas eu era autônomo ganhava uns $2000 por semana e não podia ficar loco naquele momento, fui fazer natação e dança de salão, fiz amigos, frequentava a noite com eles, conheci minha esposa e me casei, por fim agora olhando para o passado foi muito bom viver essa época
Akita, muito bom assisto e recomendo para todos os programadores RAIZ ,já tem pelo menos 3/ 4 anos, Explico : "Não é influence e o conhecimento pelo conhecimento”
Essa maneira do Akita contar a sua jornada associando a eventos históricos de cada época realmente dá um tempero sobrenatural ao conteúdo. Parabéns!!!
Action script, director, fox pro, sonopress, sound blaster, dbf, dbase... Estou ficando velho mesmo...
Essa época era na cara e na coragem e muito livro, as bíblias...
SQL aprendi lendo o livro do C. J. Date nessa época, carregava ele no ônibus, metro, junto com outros e ia lendo...
Lembrar no detalhe como você está lembrando fico impressionado, estou relembrando Conforme assisto o vídeo..
O Akita deveria fazer um vídeo contanto sobre toda a sua trajetória nessa área, ver esse vídeo me deixou inspirado a continuar, eu espero algum dia poder construir uma carreira tão grande quanto a sua e poder contar para as pessoas a minha trajetória nessa jornada igual você faz. Nunca deixe de fazer isso, é sempre muito inspirador
eu fiz alguns videos já, veja a playlist "Minha História", lembrando que tem playlist de entrevistas antigas também
Eu aqui, em minha insignificância, aos 42 anos buscando aprender mais sobre lógica de programação e linguagem de programação para aplicar ao meu trabalho, sou modelador em metodologia BIM para setor de AEC (Engenharia, Arquitetura e Construção), assistindo esse conteúdo FODA.
Minha intenção é aplicar automação de processos em ferramentas BIM com programação visual associada a Scripts em Python.
Pesquisando bons conteúdos, eu acabei caindo aqui.
Cada vídeo é uma bomba de inspiração e amor pela profissão de programador que o Akita nos passa.
Esse cara é um ótimo professor, daqueles que ensinam sem esconder a realidade ou maquiar a verdade das coisas.
Parabéns, Akita.
Você detona!
A evolução da programação é incrível! O jeito é estudar bastante para não ser só mais um.
Bora crescer rapaziada
1hora de vídeo sem cansar de assistir, muita história em pouco tempo , show de bola . Parabéns
Descobri o Canal do Akita por acaso e gostei do conhecimento preciso, denso,objetivo passado maneira de simples!
Uau. realmente uma inspiração. talvez a carreira de TI sejam os amigos que fazemos pelo caminho, afinal.....
Virei seu fã no primeiro vídeo que assisti, simplesmente sensacional!
Você é simplesmente um gênio!
Gosto do realismo nos seus relatos, principalmente sobre ser arrogante. Quem nunca, certo? Isso que você faz é excelente para deixar os novatos mais "espertos". Volta-e-meia cai um novato arrogante no meu colo, pelo menos eu já sei como ajudar ele sem muitos traumas.
Incrível a dinâmica/frequência/Hertz da cadência da fala do Akita. Que ritmo, senhores e senhoras!!!
Como vc descreve sua vida é motivador, gostaria de ter tomado as mesmas decisões qndo eu comecei na área tech, fiquei perdido no conhecimento q tinha e stagnei, agora qro voltar, seu vídeo é mais q uma lição, vlw.
Ter TDAH, déficit de atenção e ser sanguíneo atrapalhou um pouco, mas graças a minha esposa eu me conheço melhor a cada dia, tô com 39 anos, mas espero passar os próximos 15-20anos como um dev.
Rapaz, poder do Fiat marea atingiu até o Akita kkkkkk que poder meus amigos
Quando fala de CD do FIAT Marea e depois a palavra queimar(quando menciona o processo de gravação) eu já estava aqui rindo kkk
Muito legal Akita. Me lembrou várias passagens também. Eu comecei um pouco antes, em 1985 estudando técnico em PD e linguagens como Basic e Cobol. De 1993 a 1997 fiz e administrei um sistema em clipper na empresa que eu trabalhava. A empresa foi vendida e em 1998 fui empreender em outra área abandonando a programação. Agora 25 anos depois voltei a estudar desenvolvimento de sistemas. Antes a gente recorria aos livros, hoje com o Google temos tanta informação que é até perigoso se perder. Estou encantado novamente por esta área.
O Director 7 me lembrou o começo de carreira que usávamos Flash , Dream Weaver e fireworks !! Lá por 2002. Muito bom vídeo!! Bons tempos! Usei bastante esse HPG também !!
Como um video desse nos motiva a mudar, a sair da zona de conforto e a vontade de querer mais obrigado Akita
Já assisti a muitos vídeos do Akita e creio que a trajetória de carreira foi coberta inteiramente, com exceção da parte que se refere à Code Miner 42. Já assisti a lives e a alguns vídeos cujo tema é empreendedorismo nos quais ele fala uma coisa ou outra a respeito da fundação da empresa, porém pouca coisa e com poucos detalhes. Akita, seria legal um vídeo contanto melhor sobre a criação da Code Miner, como você conheceu e começou sua relação com o Rodrigo, seu sócio, quais foram os maiores desafios, quais os maiores acertos, como enfrentou a pandemia, perspectivas futuras para a empresa etc. Acredito que muitos aqui gostariam de um vídeo que aborde esses acontecimentos.
Em 1998 eu nasci e, minha nossa! quanta coisa aconteceu até eu me interessar por programação. Lembro que em 2012 foi quando me interessei por "criar algo para as pessoas" de forma digital (e nessa época, o nome era web designer ou web master e não era profissão em alta como hoje). Porém, como eu trabalhava para meu pai, tudo para mim era sempre uma dificuldade (meio que ele não queria que eu fizesse outra coisa, como curso, para trabalhar para ele de graça). Só fui começar a programar em 2017 (o ensino médio de 2013 á 2015 foram sombrios, quase deixei de existir). Assistir esse vídeo me faz lembrar da minha história e como sempre, valorizar meu dia por cada esforço e investimento que faço por mim. Obrigadão Akita pelo vídeo!
Akita do céu! Que podcast! Que viagem no tempo! Quantas lembranças! Que coisa boa!
Cara você é a segunda pessoa da TI que eu acompanho que é diagnosticado com autismo nestes últimos meses. Obrigado por compartilhar sua condição, saiba que passo a te entender e respeitar ainda mais.
Agora chega de blá blá blá, vou ver se ainda acho minha página no HPG.
Abraços
Cara não tem como não agradecer esse cara ai, usando os vídeos dele aplicando no meu meio profissional diminui drasticamente a quantidade de erros, muitas vezes ganhos apenas com a pratica.
Muito Obrigado!!!
É sempre bom ver um Homem falando sobre seu trabalho. inspirador
Falando serio, esses videos de histórico de carreira são os que eu mais gosto.... De alguma forma eu acabou me identificando e fazendo alguns paralelos....
STI foi meu segundo provedor de internet, o primeiro foi o Banco Rural. Legal ouvir esses relatos dos bastidores.
Como eu amo esses videos sobre carreira, principalmente quando envolve o passado e as histórias, é muito legal ver como era a tecnologia na época, como se 'sobrevivia' a tudo isso. Eu era criança nos anos 90, muitos fatos que comentou eu assisti na tv. Destaque também para sinceridade do Akita, queria muito ser igual a voce, saber lidar com as 'comidas de rabo' de chefe.
OBS.: Akita poderia no final ou na descrição informar onde compra suas camisetas, uma mais foda que a outra. rsrs
camisetas eu comprei tudo na CCXP, mas foi quase tudo na Riachuelo ou Piticas, mais Riachuelo
Caramba, Akita evoluiu a nível de um mito, mas teve uma jornada como um humano "normal"... Muito bom essas histórias... Parabéns pelo sucesso... 👏🏻👏🏻
Sei que cada situação e diferente em relação ao estudo mais assistindo você falar sobre sua historia, mostra quanta vontade vc tinha. Show de bola Akita.
Excelente vídeo Akita, parabéns!
Akita você é referência (sem querer ser) ! Ótimo episódio.
Estou iniciando agora no curso de Ti da UFRN e CARA! Esse vídeo é um grande tapa na cara para realidade do que vai fazer sua carreira evoluir...SEDE, FOME e INANIÇÃO por conhecimento e trabalho, pessoal ou empregatício, me motivou a realizar minha diversão/sextou (ir pra farra beber?) NÃO, vou instalar o Arch linux na minha vm, até breve.
Muito legal ouvir essa história toda. Eu lembro dela pelo outro lado, o lado de usuário. Comprei muita 4rodas, revista do carro, e outras que vinham com esses CDs, tive e-mail ieg e site no hpg.
E essa camisa é TOP pra caralho... Streets of Rage é umas das melhores partes da minha vida... INFÂNCIA
Akita literalmente provando que é um dinossauro da internet nesse final KKKKKKKKKKKK
Resolvi melhorar meu inglês depois que assisti seu vídeo sobre inglês, pois já sabia o básico, sabia da importância e, convenhamos, você é persuasivo pra caralho... Assim que assisti o vídeo comecei a tentar me rodear com tudo o que podia com material em inglês, comecei a seguir alguns canais no RUclips que ensinam inglês e até hoje sigo eles, mas inglês sempre foi a única coisa que nunca consegui me desenvolver sozinho (ao contrário de tecnologia) então também fiz um ano e meio de inglês na Influx (recomendo muito a escola pra quem tem dificuldades com idiomas como eu), tirei minha certificação TOEIC, tirei míseros 600 pontos, mas tenho certo orgulho, é "pequeno mas é meu" kk.. Posso dizer hoje que realmente faz muita diferença saber inglês e também posso dizer que você querendo ou não, é uma baita influência positiva e saber suas histórias de carreira é muitas vezes um soco na cara de muita gente, inclusive na minha. Claro que quem souber levar essa "porrada" e levar para reflexão, vai tirar bom proveito. Se um dia eu for uma pequena parte que você é, espero conseguir pelo menos manter meu emprego e minha empregabilidade. Um abraço, obrigado.
Este video em diversos eventos fez lembrar da minha trajetória profissional, e com toda certeza de muitos outros que viveram nesta época. Fiquei muito surpreso que você foi o primeiro desenvolvedor do IeG, depois HPG. Nesta época, como haviam poucas documentações e compartilhamentos de códigos, eu, estudante do ensino médio, criei o site Script2001 na plataforma HPG. Passei as madrugadas (internet em casa só após às 0h) construindo e mantendo o site sem nenhuma pretensão de ganhar dinheiro, apenas com o propósito de compartilhar um pouco do conhecimento adquirido, e um meio de organizar um repositório com códigos de diversas linguagens em um site em português.
Akita, parabéns pelos vídeos e obrigado por compartilhar sua história com tamanhos detalhes e percepções.
Mais uma lição do Akita. Como a carreira dentro da computação está ligada a disciplina e o pensamento “anti brasileiro” da estabilidade de emprego e previsibilidade.
melhor parte, penso igual seja indo bem ou fazendo M isso constrói o que somo hoje.
🤔 Ainda bem que hoje as tecnologias surgem ontem e no dia posterior já temos cursos, influencers, livros, especialistas e muito mais. Que época para estar vivo.
Saudades do "Estupendo" Microsoft FrontPage.
Que delícia esse design de tela do Windows dessa época. Boas memórias.
Também tive o CD-ROM sobre o Fiat Marea, pois comprava a Quatro Rodas todo mês. Muito bom, por sinal!
Melhores ensinamentos nos 10 minutos finais. Saber se desviar de distrções é extremamente importante
Pow os erros de gravação não tiveram um soco na mesa... decepcionado. Valeu pelo video Akita!
O melhor de todos foi um que ele mandou um arroto no final 🤣🤣🤣
Como sempre Akita, sensacional seus vídeos. A forma honesta e crua como você fala é muito bem vinda em dias onde as pessoas têm "gatilhos e mais gatilhos" e a realidade é cada vez mais mau vista.
Ah, toda vez que você fala que não é um Guru, eu me lembro do filme a vida de Brian...rsrs.
Agora falando mais sério ainda, uma coisa que ficou clara pra mim quando você fala que não "planejou" a sua carreira, mas apenas foi fazendo o que você achava que devia fazer impulsionado por seu desejo interno de resolver problemas usando a tecnologia.
Me lembro de ter lido uma entrevista do Brian May, guitarrista do Queen, que ao ser perguntado como ele se sentiu quando estava no estúdio gravando Bohemian Rhapsody e fazendo parte de um momento histórico, ao que ele respondeu:
Naquele momento ninguém tinha a pretensão de fazer parte de um momento histórico, estávamos apenas gravando uma música cuja qual a gente acreditava!
Resumindo, quanto maior sua pretensão, maior o fracasso!
Aprendo muito contigo!! Obrigado.
Obs: Canais que fazem vídeos longos que quase ninguém assiste nos dias atuais mas que valem a pena: Fabio Akita, Pedro Calabrez, Jordan Peterson, Veritasium, só pra citar alguns.
Vida longa meu camarada!
Cara, nostalgia pura esse seu vídeo, meu primeiro emprego como programador foi escrevendo códigos em Clipper. Meu projeto de maior orgulho usando Clipper foi quando eu trabalhava para uma empresa de engenharia em 1997 e precisei fazer um gerenciador de fila de impressão para uma Plotter Printer, eu tive que aprender um pouco de AutoLisp (na raça) para integrar o programa que eu havia escrito em Clipper para ser chamado via AutoCAD R12.
Daí todos os usuários de AutoCAD geravam um arquivo para impressão e enviavam para o servidor de gerenciador de fila de impressão via rede Novel.
Esse gerenciador também era responsável por avisar quando era necessário trocar o cartucho da Plotter, que na verdade não monitorava nada, eu só fiz um cálculo de estimativa de quantos formatos A0, A1, A3 a Plotter conseguia imprimir e quando o cálculo correspondia ao esperado ele emitia um aviso na tela do servidor que era hora de trocar o cartucho, bem simples e que ajudava muito a monitorar a hora de trocar o cartucho.
Sla, é mt bom esse tipo de video. É daora ver as histórias das pessoas, como as coisas eram e etc.
Meu Deus, esse vídeo me fez fazer uma baita viagem no tempo! Foi bastate proveitoso e me fez refletir sobre várias coisas, sobretudo sobre a questão de aprender inglês. Grato!
sem palavras, Akita... quanta informação que nos situa muito como era/estava o mercado daquela época. Valeu" \o
Você têm um ótimo gosto para Vídeo Games... Parabéns, Street of Rage é um Clássico... 😍
Vi a notificação e vim correndo, Fabio Akita é like, é penta
Só dá pra agradecer pelo vídeo, mais nada. Muito obrigado de verdade
Camiseta épica! Street of Rages me lembra a infância de que esse era o único jogo que meu pai conseguia jogar bem(as vezes até melhor q eu kkk). Jogávamos no megadrive, nostalgia.
Essa questão de rotina durante o início de carreira vale uma boa discussão. Não varo noite pois meu sono é sagrado, mas me cobro muito pra correr atrás de estudar e aprender mais sobre tecnologias e assuntos do trabalho (e de fora também, nao sou de ferro), mas o tempo é apertado. Qualidade de vida nessa altura realmente vira uma coisa de segundo plano muitas vezes...
Ótimo vídeo Akita! Sempre bom lembrar que cada um é cada um e desejar um grande Paciência pra quem tá começando.
Não querendo tirar seu mérito Akita, tu é foda pra caralho, mas o ambiente faz toda a diferença, você estava no lugar certo no momento certo e soube aproveitar as oportunidades.
Bateu uma nostalgia pesada vendo o Director, flash, HPG e Geocities, lembrei até do flogão, tudo isso me trouxeram lembranças dos tempos em que eu era monitor em escola de informática. Hoje infelizmente trabalho na área administrativa porque sempre vivi cercado de chimpas que me fizeram de afastar da informática, não ser nerd no meu ensino médio era questão de sobrevivência, literalmente, ter estudar no mesmo ambiente com moleques da FEBEM não é para qualquer um.
Hoje estou me formando em ciência da computação com um diploma de federal, com mais de 30 anos, mas sem contatos, pois o curso é semi presencial e não gera qualquer networking real.
Realmente sofremos de Information Overload, lembro que quando peguei um livro de Windows 95 li em uma semana e sabia como usar o sistema de cor e salteado. Hoje não consigo ver um vídeo de 5 minutos sem interrupções e com o teams/discord/whatsapp apitando toda hora, tendo que rever ou reler as mesmas partes diversas vezes, as distrações são tantas que só consegui terminar de ver esse vídeo hoje!
A tecnologia evolui tão rápido que estou me sentindo um idoso, ainda mais quando paro para ver a quantidade de frameworks que exigem que você saiba para ser contratado, pois nem a v@di4 do RH saber pra quê serve e nem se usam na vida real, botam como exigência só porque está na moda, já vi tanta tecnologia nascer e morrer que já penso que estou apenas perdendo meu tempo fazendo bootcamps e cursinhos para lá e pra cá, pra quê isso? Se só uso VBA para o trabalho e Python para meu TCC? Não sou falastrão, nem puxa-sacos e nem faço parte dos beneficiados de ações afirmativas. Apenas resolvo problemas e vou embora, mas parece que brasileiros não gostam disso, você tem que ser o amigão do chefe ou o comedor para *parecer ser* bom para o trabalho.
Concordo que atualmente é muita informação e pouco conteúdo. Fico abismado quando descubro que o coleguinha de faculdade não sabe estruturas de dados simples que deveria ter aprendido semestres atrás, como essas pessoas passaram?
Desculpa aí o textão, mas estava precisando desabafar, ainda mais quando penso que eu poderia ter feito uma carreira completamente diferente em uma área que realmente gosto.
Abraços!
É vdd isso, sempre falo que eu estava no lugar certo na hora certa. Mas não teve só eu e nem só aquele momento. No video da Dimensão do Tempo tento explicar justamente isso.
Muito obrigado por compartilhar a sua experiencia, ajuda bastante.
Não sei nem o que dizer depois de tantas lembranças dos anos 90.... que puta video Akita! Sem mais!
57:56 me fez lembrar alguns influenciadores que estava seguindo no instagram que mostravam sua vida como desenvolvedor e uma semana depois começava a vender curso e eu na mesma hora parava de seguir...
Na 42SP tive a oportunidade de assistir uma reunião com o José Valim, criador do Elixir, que foi totalmente de graça e me acrescentou muito mais que vários desses cursos vendidos por ai.
O inglês realmente fez muito diferença na minha vida. Mesmo hoje com tanta informação em pt-br, é inacreditável a quantidade de conteúdo na gringa...
Que história sensacional. Lembrei da minha história na Poli. Caíram algumas lágrimas de saudade aqui.
Outra coisa: tenho camisetas, blusões e um Tux (que está ornando o quarto da minha filha atualmente) que comprei na Linux Mall e esses dias me lembrei de site.
Também uns dias atrás eu estava pensando na história de vida do sensei e do seu conhecimento e cheguei a cogitar uns Asperger pra ele. E não é que eu estava certo 😉.
Já escrevi isso, mas um dia ainda vou fazer um churrasco e tomar cerveja com o sensei Akita.
Grande abraço, sensei.
Muito bom! Durante a minha transição de carreira aos 28(hoje com 30) para área de tecnologia como programador, ter encontrado seu canal me fez errar menos e não cair em conversa fiada de influencer querendo vender cursinho e carreira de 5k em 6meses. Foi bastante dificil porque foram 2 anos sem perspectiva, contando com a reserva que fiz do antigo trabalho e estudante muito quase todos os dias e além da rotina de casa e compromissos com a esposa, mas valeu tudo isso. Hoje ja estou na área, em uma empresa muito bacana no Brasil e estou devorando as tecnologias que o time usa e foram colocadas pramim e esta sendo desafiador e eu gosto disso. Nada é mil maravilhas, a gente sabe disso, mas os pontos positivos e gostar de resolver problemas com tecnologia faz a gente suportar os estresse que rola. Obrigado Akita.
Me lembrei da LIVRARIA CULTURA do conjunto nacional que vc mencionou, comprava aqueles livros de bolso com todas as sintaxes de uma determinada linguagem, só o VB tinha o MSDN pra salvar a vida e nada de Google.
Que história sensacional, me emocionei lembrando da minha carreira neste mesmo período, inclusive eu estava saindo dessa livraria no 11/9 e vendo as pessoas paradas na frente das lojas de TV na Av. Paulista, bati o olho e pensei "TERRORISMO... QUE VIAGEM" e peguei o metrô na Consolação de volta pra casa - tenho 40 anos.
Por coincidência tb estava em uma agência com Macromedia Flash - a antiga AGENCIA CLICK, afinal a DM9 do Nizan Guanaes não queria "se queimar" vendendo campanhas online e redirecionava pra CLICK (vc falou de CANNES, lembrei que ganhamos um CYBER LION - a versão cibernética do LEAO DE OURO do festival - foi uma ótima experiência), que anos depois se juntou com o MANDIC para fundar o IG e recuperar o tempo perdido por não ter investido nas PontoCom. Um grande abraço.
Eu cheguei a ir numa entrevista na Agenciaclick antes da PSN, falei com o Maylinch
Que vídeo legal, seja pela trajetória em si - que por si só é muito interessante quanto pelo desenvolvimento do material de imprensa do Marea. Pelo layout em si e as informações, me lembram muito o digital kit que tenho do lançamento do Stilo em 2002 e foi distribuído para jornalistas entre 3-6 de setembro daquele ano, o que o Akita fala sobra mudanças de specs e materiais é muito real e conhecido no meio entusiasta da montadora italiana. O meu press kit do Stilo por exemplo, em certas imagens de interior e versão tem imagens do seu equivalente italiano e que aqui nunca foram disponibilizados - e olha que ele ficou um ano todo sendo planejado para chegar ao mercado, antes mesmo do seu lançamento europeu.
Eu não aguento rsrs:Mas Akita o que vc recomenda para mim "
Eu amo os vídeos e os ensinamentos eu sempre que posso venho assistir os vídeos me inspira e me ajuda a não desistir 👏🏽
Animal, cara.
Obrigado pelo vídeo, a aula, e nostalgia de serviços que eu nem lembrava que já tinha usado e tua mão tava lá por trás dos códigos.
Bora focar ainda mais nos estudos!