Meu TOP 3 Distros Linux de todos os tempos🥇🥈🥉

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 янв 2025

Комментарии • 540

  • @atakyrevolts
    @atakyrevolts 2 года назад +264

    Meu Deus entrei apenas para ver quais distros eram e saí muito inspirado, adoro o trabalho do Dio meu Deus 😭

    • @Diolinux
      @Diolinux  2 года назад +32

      FIco muito feliz que o vídeo tenha te ajudado de outras formas também e muito obrigado por assistir

  • @toith
    @toith 2 года назад +70

    "Fazer decisões dificeis faz parte dessa vida adulta...
    Nem sempre as pessoas vão entender o que voce faz e os seus motivos, mas isso não quer dizer que nao vale a pena."
    Nunca pensei que ia ouvir algo tao acertado e profundo num video sobre linux.

  • @66furiarte
    @66furiarte Год назад +13

    Já tinha visto este video anteriormente, mas não tive a intenção de comentar naquele momento. Vendo agora, novamente, me senti bastante comovido pela forma grata com que o Dionatam fez este video, com muita sinceridade e maturidade, me inspirando a fazer este comentário. Comecei na informática em 1981, passando pelo New DOS (Prológica) e CP-M, em computadores CP-500. Depois o MS-DOS e as primeiras versões do Windows. Mas não sei por quê, me sentia interessado pelo OS/2 Warp, da IBM. Nunca fui entusiasta do Windows, mas, por força de obrigação das empresas onde trabalhei, tinha que usar, infelizmente. Não tiro o mérito da Microsoft, principalmente em relação ao pacote Office, mas me aborreço muito com a política comercial, a interferência das atualizações quando estou com uma atividade importante no momento, os travamentos etc. Comecei então a me interessar por Linux, começando pelo Slackware, depois o Kurumin, o Conectiva, o Mandrake, o Suse, o Debian, o Ubuntu, o Mint, o Fedora e por último o Arch. Flertei também com o Elementary, o Manjaro, o Gentoo e com uns netbooks, testei Puppy e outros. Sempre gostei de desafios... Ultimamente estou utilizando o Mint e gosto da estabilidade e simplicidade dele. Sempre preferi a interface XFCE com Plank, deixando a distro do meu jeito, onde consigo a melhor produtividade. Respeito todos as preferências de cada usuário e parabenizo o Dio por esta brincadeira salutar... Good Jobs !!!

  • @leonardokepler9521
    @leonardokepler9521 2 года назад +46

    Essa introdução foi uma das coisas mais incríveis que eu vi esse ano, parabéns Dio.
    Além do excelente conteúdo e informações, uma criatividade enorme.

    • @Diolinux
      @Diolinux  2 года назад +8

      Muito obrigado Leo! :)

  • @CarlosAlberto-oi7sf
    @CarlosAlberto-oi7sf 5 дней назад

    Boa tarde!
    As 13:35hrs do dia 02/01/2025 assistindo o vídeo e confesso que me ajudou a decidir migrar para o zorinSO e o linux mint, em minha casa tenho dois pcs que a porém ambos não atende os requisitos da exige Microsoft , e eu não pretendo comprar computador novo por agora pois como e de uso domestico ( básico) tenho assistido muito vídeos sobre zorinSO e o linux min, onde que decidir em migrar para família Linux também.
    Meus agradecimentos pelos esclarecimentos sobre as destros linux, Deus que abençoe a todos vcs e sucessos com seus trabalhos.🤝

  • @nagios2845
    @nagios2845 2 года назад +10

    Eu gosto do BigLinux com uma proposta parecida com o ZorinOS, deixar tudo pronto e fácil para o usuário final. Além do mais é uma distribuição brasileira, está muito bem desenvolvida e com grupo de dúvidas muito ativo.

  • @DouglasRauber
    @DouglasRauber 2 года назад +10

    Dio, parabéns! Uma aula de serenidade e discernimento! Sou usuário de Linux fazem quase 20 anos. Nunca usei o ZorinOS, mas certamente se eu tivesse nessa jogada de escolher minhas três distros 'marcantes', o Mint e OpenSuse, estariam entre elas!

  • @see_0ffbeats549
    @see_0ffbeats549 2 года назад +7

    É impressionante como o Dio transforma o simples título de um vídeo (que já é bem chamativo) num storytelling que prende nossa atenção do começo ao fim

  • @Guarakami
    @Guarakami 2 года назад +9

    Comentando antes de assistir, torcendo pro meu querido Biglinux!

    • @luiseduardo-dcd
      @luiseduardo-dcd 2 года назад +3

      Para alguns pode até ser frescura, mas o Biglinux só falta um acabamento melhor, na minha opinião ele tem um design tosco e ruim, só não é um desastre total pois usa o Plasma, daí pode customizar e modificar quase tudo, tirando a logo ruim, loja com falta de um UX/Design, o ux em toda projeção do sistema... massss pode melhorar com o tempo, pois em funcionalidade, estabilidade e desempenho a distro surra todas a distros abaixo da distro "deus" ArchLinux, o Biglinux só não me agrada em relação do UX design, se deixasse o plasma puro e até adicionar mais algumas opções de Interface seria magnífico. Quero o sucesso da distro e tomara que o Bruno tenha mais apoio e recursos, ele e a equipe fez uma distribuição magnífica com o pouco que tem, ultimamente o apoio está crescendo muito mais... Fora o Arch, minha escolha seria o Big, mas iria modificar tudo 🐂

    • @Guarakami
      @Guarakami 2 года назад +3

      @@luiseduardo-dcd eu to nos grupos de ajuda e desenvolvimento do Biglinux, os devs tão com um projeto enorme chamado Biglinux Community, onde a comunidade ta desenvolvendo versões próprias com outras interfaces tipo gnome, lxqt, xfce e etc
      Algumas estão bem maduras já e ta tudo andando bem até o momento, tem até versão de server sendo feita kk

    • @rruscher
      @rruscher 2 года назад +4

      Hehehe eu q sou responsável pelo UX/UI, obrigado pelo comentário! Vou tentar melhorar!

    • @luiseduardo-dcd
      @luiseduardo-dcd 2 года назад +2

      @@Guarakami tomara irmão, desejo o sucesso da distro

    • @luiseduardo-dcd
      @luiseduardo-dcd 2 года назад +3

      @@rruscher não sei se a decisão é totalmente sua irmão, acho que se o big focasse em uma DE mais seca, somente uma loja no sistema e uma identidade visual mais seca seria o melhor. O big é base manjaro, o manjaro é base Arch, e acredito que usuários manjaro e Arch querem sua DE mais padrão e somente com artigos e vídeos que auxiliem na customização.
      Em funcionalidade o big é um mostro que no momento tá enjaulado.

  • @silvafelipepg
    @silvafelipepg 2 года назад +2

    Comecei no modo hard com o Debian, depois fui p/ Ubuntu, Fedora, experimentei Elementary, deepin, uso Parrot e Kali pra pentest, tem uns anos que to no Mint, na minha máquina pessoal to indo agora pro Void pq to pegando ranço do systemd hihihihi teu trampo é demais Dio, abraços!

  • @wilsoncosta7170
    @wilsoncosta7170 2 года назад +32

    Dio, comecei com o biglinux 4 em dualboot com Ubuntu 8.04, que foram minha introdução no mundo do pinguim.
    Depois de ter testado inúmeras distros, durante quase 15 anos, adotei a MxLinux com xfce todo reconfigurado ao meu gosto. Parabéns pelo teu trabalho, guri!

    • @edsonruann
      @edsonruann 2 года назад

      O mxlinux é bom?

    • @wilsoncosta7170
      @wilsoncosta7170 2 года назад +2

      Olá, @@edsonruann, foi a distro que melhor me atendeu nesses anos todos. Ela vem com xfce e é altamente configurável, o que é bom pois vem de fábrica com aparência muito feia; com poucos cliques dou meu toque pessoal e fica bacana. Vem com ferramenta que permite gerar uma iso do sistema instalado com todos os pacotes instalados pelo usuário, facilitando você replicar instalações idênticas à tua em outros dispositivos, ou usar a nova iso gerada por você para restaurar o sistema após alguma formatação. Meus computadores são antigos (2012), mas a performance é surpreendente!

    • @vanbs_
      @vanbs_ Год назад

      Oi, Wilson. Será que você pode me auxiliar? Pelo seu comentário percebe-se que você tem bastante intimidade com o Linux, rs. Bom, queria que você pudesse me indicar a melhor distro para colocar em meu notebook, trata-se de um i3-1115G4, 4gb ram, 128gb de memória. Se necessário aumento a ram e o ssd. Eu li que tem algumas distros que, ao serem instaladas, o áudio para de funcionar, ou a entrada do fone não pega, etc. Me sugira um que não apresente esses defeitos, por favor, rs. Não quero voltar ao universo Windows. Desde já, te agradeço. 💛

    • @wilsoncosta7170
      @wilsoncosta7170 Год назад

      @@vanbs_ oi, é um prazer ajudar! Para tua máquina ficar com ótima usabilidade, sugiro instalar a mesma distro que uso nos notebooks aqui em casa, o MxLinux; ele vai detectar automaticamente todo teu hardware.
      Após a instalação, você poderá configurar a área de trabalho para deixar bem ao teu gosto. O MxLinux é baseado em Debian, muitíssimo estável e apresenta constantemente atualizações facilmente executáveis em modo gráfico.
      Se você não tem nenhuma experiência com Linux, há uma outra distro muito bacana que vem prontinha e deverá rodar muito bem na tua máquina, é a Zorin Lite. Há várias outras, mas minha preferida para máquinas mais modestas ainda é MxLinux.

    • @vanbs_
      @vanbs_ Год назад

      @@wilsoncosta7170 Oi, Wilson. ^^ Tive um pouco de dificuldade, mas consegui! Instalei a primeira opção que me sugeriu (MxLinux). Simplesmente adorei! rs posteriormente, irei testar a Zorin também. Muitíssimo obrigada. ☺

  • @vitorclltols
    @vitorclltols 2 года назад +19

    Rpz... Dio indicou só monstrão! hahah Akita, Badtux, RocketSeat... vocês são tipo o Exódia do linux br! Graças a vc, Dio, eu me mantive no linux e passei a amar esse mundo, já faz 6-7 anos nessa caminhada. Muito grato!

  • @DicasdaNet
    @DicasdaNet Год назад +1

    Depois de anos usando o Manjaro, minha distro preferida pra sempre, agora dei uma chance para o temido OpenSUSE. Até agora está tudo ok.

  • @rs.meireles
    @rs.meireles 2 года назад +29

    Tirando o Elementary O.S, que sabemos ser a distro que voce "adora mas não consegue usar", quais seriam as OUTRAS (distros) que você não aguenta nem ouvir falar o nome? (Sugestão pro próximo video, caso ache uma boa ideia)

    • @jackpalaro
      @jackpalaro 2 года назад +1

      eu usei o elementary por 6 meses.. coisa de maluco kk era bonita mas tinha muito bug

  • @xnews20
    @xnews20 Год назад +2

    Pop Os é minha distro favorita, já tem anos que ultilizo😊

  • @deisesales933
    @deisesales933 10 месяцев назад +2

    Eu comecei pelo mint, gosto do zorin os e hoje eu estou no ubuntu e não pretendo sair tao cedo kkk gostando bastante

  • @stormdev21
    @stormdev21 2 года назад +25

    Void Linux merece um review, uma distro única que foi feita do zero e com um gerenciador de pacotes também feito do zero, leve , otimizado, sem systemd e é possível até converter pacotes .deb pro formato padrão da distro (xbps)

    • @BTwoOne_
      @BTwoOne_ 2 года назад

      Up!

    • @victornolasco2579
      @victornolasco2579 2 года назад

      Up

    • @MrTine-yu3gy
      @MrTine-yu3gy 2 года назад

      Up

    • @escaletosfera
      @escaletosfera 2 года назад +1

      Já falei sobre o Void várias vezes aqui, mas Dio não ouve, rs

    • @stormdev21
      @stormdev21 2 года назад

      @Luloso. Maior problema pra quem usa (nós BRs), não pra distro kk mas sim, temos repositório no Brasil e recentemente os devs subiram mais um repositório aqui!

  • @luisOcesar
    @luisOcesar Год назад +1

    Eu sempre vejo seus vídeos e sempre encontro coisas legais. Comecei pelo Slackware e aprendi muito. Nunca fui programador, mas sempre me interessei pelo linux e pela liberdade que ele garante ao usuário. Parabens pelo trabalho

  • @rthv
    @rthv 2 года назад +3

    Meus 3 são o Conectiva, por onde comecei nessa vida, o Kurumin e o Debian. Esses três marcaram minha vida. Hoje sou usuário do Arch Linux há mais de 10 anos. Na minha empresa uso o Debian.

  • @GiuSalvado
    @GiuSalvado Год назад +2

    Meu início foi com o Kurumin daquela versão que vinha em revistas com midia fisica junto e os primeiros Ubuntus enquanto se distribuía gratuitamente as mídias físicas, era muito bom.

  • @WelberLuizSantos
    @WelberLuizSantos Год назад +16

    Minha introdução ao mundo Linux foi com o Kurumin. Hoje, meu desktop roda o Linux Mint. Não testei muitas distros, mesmo tendo passado mais de 15 anos desde o Kurumin. Como seu usuário doméstico comum, eu indicaria: 3. Manjaro; 2. Fedora e 1. Ubuntu. As distros derivadas do Debian ainda são as mais tranquilas para quem quer sair do Windows sem perder alguma familiaridade, isso faz do Mint e do Ubuntu um porto mais seguro.

    • @nftfotos
      @nftfotos Год назад +1

      Muito bem lembrado do Kuruma....

    • @JamesSSWayne
      @JamesSSWayne 11 месяцев назад

      e pra quem curte além do windows o mac?

  •  2 года назад +1

    Cada distro atende demandas diferentes de usuários. Eu por exemplo uso o Zorin OS por não ter muita paciência pra customização. Hoje não penso em trocar. Excelente vídeo Dio.!

  • @brunojoelsilva
    @brunojoelsilva 2 года назад +1

    Mais um excelente vídeo! Para mim são Xubuntu, Ubuntu Studio, Ubuntu. Um abração

  • @andersonaraujo1992
    @andersonaraujo1992 Год назад +1

    Comecei pelo Mint, por causa desse canal!! e hoje eu testo várias mas acabo voltando para o mint

  • @Kevin-Day
    @Kevin-Day 2 года назад +11

    Vou compartilhar também minha lista, minha distro atual é o Alpine Linux :
    🥉 Conectiva
    - Lembro que pedi para um amigo gravar para mim, mas o cd não bootava e tive que fazer um disquete de boot.
    🥈 Kurumin
    - Essa distro tem um lugar especial em meu coração, carregava para todo lado em um mini cd e usava horas para trabalho e horas para diversão no intervalo do trabalho.
    🥇RHEL
    - Esse foi o legado da Conectiva, estar no lado rpm da força.

    • @PauloRodrigues-rt2dt
      @PauloRodrigues-rt2dt 2 года назад +2

      Usei muito o Kurumin também principalmente no computador do curso que fazia que com o windows 2000 era muito lento, no Kurumin rodava liso

  • @KaioHSG
    @KaioHSG 2 года назад +66

    Em um universo alternativo:
    Diowindows - Imagina se eu tivesse me mantido no Linux, talvez a gente nem tivesse esta conversa agora.

    • @RudahXimenes
      @RudahXimenes 2 года назад +10

      Aí a gente estaria assistindo ao Linchester hoje

    • @KaioHSG
      @KaioHSG 2 года назад

      @@RudahXimenes boa kkkkkkkk

    • @jubzz00
      @jubzz00 2 года назад +2

      slackjeff seria o mintjeff kkkkj

  • @rommulo2007
    @rommulo2007 2 месяца назад

    Parabéns por essa postagem emblemática! Parabenizo também o @66furiarte pelo comentário dele mais abaixo, pois me identifico um pouco com a caminhada dele no mundo da informática, cujas épocas quase coincidem:
    Sou um usuário comum, comecei em 1986 comprando um TK-90X, pq não tinha din din pro Gradiente MSX, e não manjava nada de Basic. Depois comprei um Apple II Plus com cartão Basic avançado, e também fui improdutivo com ele.
    Em 1992 adquiri meu primeiro PC XT "Made in Paraguay", com 2 unidades de disquete 5,25", e dominei o MS-DOS a partir do "ABC do MS-DOS", livro com uma didática incrível, e cheguei a criar scripts para automatizar certas tarefas em lote (arquivos .BAT).
    Devido a minha mania de ir contra as tendências dominantes, senti resistência ao Win 3.1 e seu Office, persistindo em usar o Wordstar com seus tantos ^K+.... e o Fox Base (6x mais rápido que o D-Base III Plus). Ainda em ambiente DOS, me encantei pelo Word Perfect, que tinha suporte a inserção de imagens em meio ao texto, mas não tive recur$os para adquirir uma cópia original. Opa! Ele ainda existe para concorrer com o atual Office365, e seus menus parecem com os do LibreOffice.
    Numa das feiras anuais FENASOFT, no pavilhão de Exposições do Parque Anhembi/SP, comprei o OS/2 Warp, mas não consegui rodar nele o Cakewalk 3.0, um sequenciador de músicas em formato MIDI com o qual eu trabalhava no Windows 95, esbarrando em frequentes telas azuis, o que me motivou a adquirir o mais estável e robusto OS/2.
    Quanto às telas azuis, talvez meu hardware era "xing-ling" demais pro Win95, pois o PC de uma conhecida minha rodava esse S.O. com muita estabilidade...
    Depois me encantei pelo BeOS que veio na revista Geek, CD-ROM ou PC Master (não me recordo qual), e esse sistema no meu modesto 386 DX33 (já existia o 486 DX4/100), apresentou um desempenho multimídia e multi-tarefa inacreditável.
    De posse de um Pentium II, conheci e testei o Conectiva Linux 4.0 (2 ou 3 CD's), depois comprei o Tech Linux 3.0 (3 CD's) e o Suse Linux (9 CD's) numa outra Fenasoft, depois o Kurumin e o Knoppix em revistas PC-Master. Voltei ao Windows quando saiu o XP, mas com o advento do Linux Mint e LXLE, e parado de usar o Cakewalk, nunca mais senti falta do Windows.
    Descobri que o sucessor atual do BeOS é o Haiku, mas de tão satisfeito com o Linux, nem me interessei em checar.
    Hoje tenho o Diolinux e mais uns 3 camaradas no RUclips, como referências em minha empreitada no mundo Linux.

  • @profjenivaldo
    @profjenivaldo 2 года назад +4

    Rapaz, não apenas apresentou as distros, mas foi muito inspirador... Já vou dar uma pesquisada na história da Canonical para conhecer um pouco mais e parabéns Dio por ser esta pessoa que com um tom singelo não apenas ensina sobre tecnologia, mas toca no fundo do coração destes padawans do mundo tech. Elencando meu top 3 tbm: 3° - Kurumin (a partir do qual tive meu primeiro contato com o Linux através de um programa realizado pela prefeitura da minha cidade); 2° - Zorin OS (Com o qual passei um certo tempo, chegando a migrar todo meu workflow para ele durante um período); 1° - Ubuntu (Distro com a qual trabalhei e que sempre tive profundo carinho).

  • @herbertbenigno
    @herbertbenigno Год назад

    Foi por causa da sua primeira postagem que desde então quando eu penso em Linux para meu perfil de usuário sempre me vem à mente o Linux Mint.

  • @edjesus1975
    @edjesus1975 2 года назад

    Meu primeiro contato mais importante com o Linux, foi através do Conectiva Linux. Consegui minha primeira distribuição em um CD que veio junto a uma revista. A partir daí, nunca mais parei de ter contato com Linux, mesmo não usando no dia a dia. Quando conheci o Kurumin Linux eu fiquei apaixonado de vez. Sempre busquei a praticidade, instalar e usar. Mesmo trabalhando na área de TI nunca tive muita paciência em ficar horas corrigindo problemas com drivers, penando na internet procurando um que funcionasse direito. Quando começaram a pipocar as distribuições que eram só instalar e usar, fechou! Kurumin, Ubuntu e Linux Mint vão ficar pra sempre como os melhores que já usei e poderia voltar a usar um dia. Bom, menos o aposentado Kurumin, é claro.
    Desde 2012 sou 100% Linux.
    Cara! Parabéns pelo ótimo trabalho.
    Sucesso, sempre!

  • @AlisonTheRusso
    @AlisonTheRusso 2 года назад

    Linux mint é meu pitelzin, eu gosto do danado, e aliás, parabens pela intro Dio, fico genial a comparacao e exemplos

  • @AlunosADSnoite2023.1
    @AlunosADSnoite2023.1 Год назад

    sigo você desde o começo, tenho 44 anos, fui usuário kurumin, atualmente to com mx linux xfce num notebook tester da positivo e um manjaro gnome num asus como principal meio de uso. a terceira distro é o linux mint.

  • @ThiagoSLobo
    @ThiagoSLobo 2 года назад +55

    Comecei com o Mint. Passei por várias distros, mas acabei voltando para o Mint. Não é pelo fato dele se parecer um pouco com o windows, mas por ser mais enxuto e estável, na minha opinião. Um abraço, Dio!

    • @Diolinux
      @Diolinux  2 года назад +9

      Abraços!

    • @1RockmanX
      @1RockmanX 2 года назад +4

      Pareceu eu quando falo do archlinux.

    • @Coojack1984
      @Coojack1984 Год назад +1

      Concordo

    • @wagnerviera
      @wagnerviera Год назад +1

      Usei ela por muito tempo, por exatamente esses motivos, fora que se pode usar tutoriais do Ubuntu, e demais debians(boa parte funciona). Hoje tô usando manjaro por mais rapidez, mas da quase na mesma pra mim. Usaria arch, mas o problema é toda vez que ocorrer uma mudança de PC ter que instalar isso dai rs ou clonar HD sei lá.

    • @all123able
      @all123able Год назад +2

      Gosto do mint pq acho muito estável e os apps pré instalados são muito bons.

  • @MarcosSilva-bb2mj
    @MarcosSilva-bb2mj 2 года назад +1

    Estou nesse mundo há muito tempo. Já são 7 dias usando o Pop OS! Haha! Tenho muito o que aprender ainda, mas já estou gostando bastante. Valeu pela indicação dos outros canais!

  • @brunoro7
    @brunoro7 2 года назад

    Faaala Dio... Cara, estou emocionado aqui, se tem gratidão de tu para o ZorinOs nesse nível, então acho que também devo a eles de certa forma.. ^^ E aproveitando esse clima de fim de ano quero compartilhar com vocês, então desculpa o textão...
    To sumido aqui dos comentários já tem um tempinho, mas acho que você vai se lembrar de mim ( ^ ^ rsrsrs ), acompanho o Diolinux desde os primeiros vídeos sobre "máquinas virtuais", e já são anos vendo esse crescimento e aprendendo muito contigo, completei 35 anos a poucos dias, e desde muito novo amo tecnologia, e seu o Canal e Blog, junto ao Código Fonte e alguns poucos da época foram o que me mantiveram por dentro! Até que, em 2018 para 2019 se não me engano, você mostrou a Trybe pela primeira vez aqui, trazendo uma proposta incrível.
    A partir desse dia, comecei a me questionar e querer mais, eu AMO esse mundo de tecnologia e nunca me encontrei em nenhuma profissão, por que eu não posso ser um alguém que trabalha com isso!? Nesse ponto, eu já estava concursado no Estado de São Paulo na área da Educação há pelos menos uns 4 anos, mas esse "GATILHO DO BEM" me fez querer ir além, e com tudo isso em mente tomei a decisão da minha vida!
    Resolvi migrar de carreira e correr atrás do meu sonho!!! E adivinha, Novembro/2021 entrei na Trybe, passei esse 2022 estudando e aprendendo muito, foram mais de 14 horas por dia, muitas noites em claro, lágrimas e suor, mas posso dizer que valeu a pena cada segundo!!!
    Hoje estou me formando como Programador Web Full Stack, junto a uma escola maravilhosa, ingressando no mercado que mais amo, e ainda de brinde acompanhando histórias fantásticas!!!
    E sim, você tem ajudado a mudar vidas!!! E a minha foi uma delas!!!
    Então deixo aqui um MUITO OBRIGADO, terei uma gratidão infinita!!! Obrigado Dionatan Simioni!!!

  • @jonataseloi4327
    @jonataseloi4327 2 года назад

    @Diolinux entrei no mundo linux através do seu canal, iniciei no linux com o ubuntu 19.10, após um determinado tempo migrei para o regata os, gostei bastante devido o kde, e por ultimo fui para o deepin ( minha distro favorita ) atualmente estou no mint, porem meu dedos estão coçando para volta para o kali, amo o kali não devido as ferramentas em questão mais sim que para mim é a distro mais bem polida com kde e segura! vlw

  • @agenciavolksein5486
    @agenciavolksein5486 Год назад

    Que top seu vídeo, desta lista, sem desmerecimento aos demais, seu vídeo ficou sensacional, o seu jeito único de se expressar torna o vídeo bem agradável de se assistir por um longo tempo

  • @LocosporLinux
    @LocosporLinux 2 года назад

    Shooooowww, imaginei que essas eram as tuas favoritas.

  • @ottosantos8846
    @ottosantos8846 Год назад +1

    Cara... Eu entrei no mundo do Linux por causa do Kurimin, eu adorava! Depois que ele foi descontinuado eu desanimei rsrsrs

  • @paulowinter1415
    @paulowinter1415 2 года назад

    Buenas...
    Parabéns, Dio por aceitar esta brincadeira, denota teu espírito de humildade e parceria....
    Minha lista:
    Uso o ubuntu
    Zorin....biglinux ....debian
    Grande abraço!

  • @pabloreis6748
    @pabloreis6748 6 месяцев назад +1

    Eu sou novo n9 linux, ja usei Debian 12, antix e o bodhi linux, e atualmente o big linux do Brasil

  • @everaldoassis4171
    @everaldoassis4171 2 года назад +4

    Assistindo o vídeo com Mint, mas já testei várias ; Mas o MInt roda fluido.

  • @marcelo.grohmann
    @marcelo.grohmann 2 месяца назад

    Testei várias distros, em um notebook vaio, bem antigo, até que achei o MX Linux. Show de bola, para quem está iniciando no mundo do pinguim.

  • @henriquecatao35
    @henriquecatao35 Год назад

    Então rapaz, sou novo nesse ramo de Linux, mas fazem dois meses que estou usando o Zorin OS e estou amando!

  • @evertonthiagoqueiroz6316
    @evertonthiagoqueiroz6316 2 года назад +2

    Ubuntu normalmente é a porta de entrada, tanto por já comprar instalado ou pela fuga mais fácil e conhecida. Vale ressaltar o BiG Linux pelo projeto BR, bem fluído e com bastantes aplicativos que facilitam o uso. Obrigado pela ajuda, o canal é muito bom.

  • @guilhermedesousa9574
    @guilhermedesousa9574 2 года назад

    Parabéns Dio por seus conteúdos, gratidão !
    Iniciei com Kurumim e depois fui para o Ubuntu. Testei mint, zorin e popOS, porém voltei ao Ubuntu, realmente me atende nas demandas. Hoje estou com o Ubuntu 22.04.

  • @andradecesa
    @andradecesa 2 года назад

    Eu cheguei a colecionar CDs das revistas que vinham com a distro do momento.
    1) Mandrake era a que eu mais usei devido as facilidades de adaptação de suporte aos hardwares...Foi o começo da formatação de HDs...RS...
    2) Usei o Conectiva que assim como o Mandrake, usava os pacotes RPMs. Obtive suporte técnico padrão de lá e não queria saber de outra coisa.
    3) Passou um tempinho, usei o Kurumin que assim como Mandrake tinha o suporte da maioria dos hardwares da época. Mas logo depois, foi o Ubuntu a distro que mais reinstalei/configurei (o 12.04)!!! Na época, eu com um Netbook, configurei o "Mac Stile" usei pacote Office no Wine/PlayonLinux e aprendi com o remastersys a configurar a instalação deste sistema usando o netbook como configuração padrão, enfim, foi o que eu mais configurei algo...Ainda comprei um desktop também com o Ubuntu embarcado. Foi deste tempo em diante que passei a me aprofundar mais neste mundo.

  • @joaogomes5788
    @joaogomes5788 2 года назад +58

    Eu comecei com o Ubuntu. Na época um amigo me disse que se eu enviasse uma solicitação, eles me enviaram um CD lá da África do Sul. Eu enviei duvidando que receberia , e quando chegou eu fiquei tão surpreso que fiz questão de usar, mesmo com as dificuldades de iniciantes. Eu insisti até conseguir fazê-lo atender o que eu precisava. Usei por muito tempo, até hoje gosto da filosofia Ubuntu. Mas, o tempo foi passando e acabei ficando com o debian.

    • @manito3719
      @manito3719 Год назад

      por qual motivo cê acabou ficando c o Debian?

    • @cassiogruber2929
      @cassiogruber2929 Год назад +1

      Ganhei adesivo na época também

    • @umgameplayaleatorio
      @umgameplayaleatorio 3 месяца назад +1

      Recebi o meu do Ubuntu 9.4 assim também. Na época tinha Internet discada, tempos depois aprendi a usar bit torrent acabei baixando. Um dia, sem nem esperar, recebi o CD em casa. Guardo até hoje como relíquia 😂

  • @Coojack1984
    @Coojack1984 Год назад +1

    Testei os três. Gosto pessoal, nada derruba a tranquilidade do Mint.

  • @marquesmateus93
    @marquesmateus93 2 года назад +1

    Lembro da época que o Dio ainda usava o Ubuntu. Esse foi o meu primeiro sistema e, pelo fato dele usar também, me auxiliou muito.

  • @roneissu
    @roneissu 2 года назад

    Muito interessante seu relato. Eu acompanho seu canal desde 2014, que foi quando comecei no mundo Linux, e o blog e o canal Diolinux foram extremamente importantes nesses anos, principalmente no começo.
    E meu top-3 seria parecido com o seu, mudando apenas o ZorinOS (que inclusive eu tenho no meu notebook pessoal, e minha esposa usa sem problemas) pelo Manjaro, que foi a primeira distro com certas facilidades de uso que eu ainda busco em outros sistemas hoje em dia.
    O Mint estaria incluso na mesma posição, pois foi a primeira que eu usei por muitos meses direto.
    E o Ubuntu eu uso no meu notebook de trabalho a 3 anos, sem nem precisar formatar ou reinstalar, atualizado do 20.04 direto pro 22.04 de forma automática, sem problemas.
    Se fosse pra seguir as "regras" da brincadeira, eu adicionaria o Debian abaixo da lista, por eu utilizar bastante ao longo desses anos, tanto de forma profissional, em VMs e containers Docker, quanto pessoal, com servidores locais, raspberry pi, etc.

  • @jorgealbertotajra
    @jorgealbertotajra Год назад

    Uma versão do Ubuntu que me marcou foi a 16.04. Agora, de forma bem saudosista lembro do Kurumin (que para a época facilitou muito a usabilidade para quem vinha do Windows) e o Conectiva. Ainda tenho ISOS das duas últimas.

  • @eumarcospaone
    @eumarcospaone Год назад +1

    Entre idas e vindas, sou usuário regular de Linux há 15 anos. Comecei com o Kalango, mas depois passei pro Ubuntu, que foi a distro que mais usei nesse tempo todo. Experimentava outras, mas sempre voltava pro Ubuntu. Eu buscava muito um sistema tão bonito e fácil de usar quanto o Mac OS, talvez por eu nunca ter usado Mac, mas por fotos ver como ele é bonito. Então queria muito saber como é. Nessa busca, eu gostei demais do Elementary OS. Aí me restou só uma máquina antiga de 32 bits e muitas distros linux só fazem pra 64 bits. O Zorin OS era uma das poucas distros que ainda tinham versões para essa arquitetura e gostei muito da facilidade de uso. Então o meu TOP 3 é: 1° - Ubuntu, 2° - Elementary OS, 3° - Zorin OS. Essa máquina velha de 32 bits foi ressucitada recentemente e hoje eu uso nela o Debian 12 com LXqt. Impressionante como o Debian agora está bem mais amigável pra instalar e usar. Foi uma boa volta ao Linux para mim.

  • @misteriocelestial7360
    @misteriocelestial7360 2 года назад +1

    Eu uso o Debian e estou amando !!!

  • @marcio1938
    @marcio1938 2 года назад

    estou curado da mudança de distro todo mes, acabo sempre voltando a minha primeira distro Linux MINT XFCE, vi o video todo é não tive vontade de mudar , ESTOU CURADO!!!!!

  • @victortrindade2730
    @victortrindade2730 10 месяцев назад +2

    Pow, não conhecia o Zorin, mas quando tiver uma graninh vou pegar ele para testar, pareceu muito top.

    • @CanalFamaemFoco
      @CanalFamaemFoco 2 месяца назад +1

      Mas zorin é gratuito, tem a versão paga ,que é mais uma colaboração a construção do sistema,e vem algumas possibilidades de configurações diferentes, mas a versão gratuita é completa.

    • @victortrindade2730
      @victortrindade2730 2 месяца назад +1

      Ele tem a versão free e a paga, queria pegar a paga, por conta de umas funções a mais nos temas e também de quebra, pra ajudar o projeto.

  • @marciopereirageo
    @marciopereirageo 11 месяцев назад +1

    Comecei no Conectiva, em 1998. Red Hat, Mandrake, Mandriva, Kurumin, Debian e tudo que saísse em cd nas revistas, já que não tinha internet para baixar. Até hoje gosto de testar distros. Mas atualmente é o Mint e o Fedora, mas flertando com o Pop OS. Gosto mais do mundo .deb do que o .rpm. O Ubunto teve uma participação importante, tendo deixado ele quando acabou o Unity.

  • @phelyppealex429
    @phelyppealex429 2 года назад

    Estou assistindo esse vídeo diretamente do Zorin OS Lite 16.2, estou usando a distro no meu pc alternativo e tenho bastante carinho por ela também

  • @gustavomatiasfriske8126
    @gustavomatiasfriske8126 2 года назад +1

    Gostei dessa intro, nossa que maneiro!

  • @fabiorjr77
    @fabiorjr77 2 года назад

    Ubuntu, Mint e Manjaro. Comecei a me aventurar com o Linux com o Kurumin 2.0 em 1998. Rodava essa distro no meu Pentium II 300mhz 64mb de RAM. O Kurumin era tipo um canivete suíço no mundo Linux.

  • @rafaelmeireles1153
    @rafaelmeireles1153 2 года назад +1

    Nossa, fiquei impressionado com a lista porque a minha opnião é praticamente a mesma! A diferença é que eu não saberia citar um terceiro lugar. Talvez eu colocaria o Lubuntu porque ele já me ajudou bastante por sua leveza e simplicidade, principalmente o com lxde

  • @nicolasrodrigues2878
    @nicolasrodrigues2878 2 года назад +1

    Minha distro atual é o Ubuntu 22.04 jamy Jelly fish como sistema principal uso 3 anos, e a distro me entrega muito mais recurso que o windows me entregaria. Valeu Dio!😎🐧

  • @RicardoCunha-zz6wx
    @RicardoCunha-zz6wx 2 года назад +1

    Bem, tenho 40 anos de idade e cmecei com TI ainda em 2001. Das distros que mais gostei de usar em todo esse tempo, em primeiro lugar o Kurumin, em segundo o Fedora e por fim o Debian. Minha distro atual é o Ubuntu 22.10 e pretendo ficar nele por um bom tempo.

  • @LucasRibeiro-nt5yq
    @LucasRibeiro-nt5yq Год назад

    eu conheci o Linux pelo Ubuntu Maverick Meerkat, por volta de 2012 ou 2013... fiquei um ano eufórico com isso tudo, foi lindo... Linux para sempre!

  • @dkmillares
    @dkmillares 2 года назад

    Meu top três:
    1. Gentoo
    2. Kurumin
    3. Slackware
    Na minha lista, o Gentoo fica em primeiro por ser o motivo pelo qual aprendi Linux de verdade. Tentei nele com pouco tempo de Linux e não foi facil. Mas vejo hoje em dia como foi gratificante e tenho um carinho imenso pelo projeto. Não estou usando mais hoje em dia, mas pretendo voltar.
    O segundo lugar já não está mais entre nós, mas foi inovador demais pra sua época, ainda mais por ser totalmente brasileiro e tocando por um homem só. Eu sempre tinha uma midia do Kurumin comigo.
    O terceiro lugar é uma distro que admiro muito, pela historia, pela simplicidade e pela dedicação do seu criador; que segue firme e forte no projeto. Tenho uma consideração por ela, por ter me feito voltar para o Linux recentemente.
    Valeu Dio!
    PS: No video do Slackjeff eu coloquei a lista parecida. Mas depois de ver esse video mais sentimental, repensei a lista. Hahaha

  • @williamalves3995
    @williamalves3995 2 года назад +4

    Depois do BigLinux, (a que uso e mais gosto), iniciei com o Mint, tentei o OpenSuse, mas infelizmente não me adaptei(a que mais me chamou atenção) e Manjaro KDE, esta me levou ao Big.

  •  8 месяцев назад

    De todos os temos, certeza a Kurumin merece o tipo!

  • @cristianoltfs
    @cristianoltfs 2 года назад

    Caramba.... que massa essa ideia das cartas de baralho... gostei... muito obrigado Diolinux
    ...

  • @Fancy2be
    @Fancy2be 7 месяцев назад

    Eu já utilizei o Mint!!! E O Ubuntu também!!!
    Mas tem diversas que eu não experimentei.
    Atualmente de alguns anos para cá eu tenho utilizado o OpenSuse.

  • @mayconso22
    @mayconso22 2 года назад

    Comecei utilizando meio sem querer com o Mandriva, comprei um notebook que vinha com ele instalado. Graças a colegas de trabalho comecei a usar o Ubuntu na época do Gnome. Hoje em dia utilizo o Linux Mint que é atualmente minha distro favorita, valeu Dio.

  • @FalaLobinho
    @FalaLobinho 5 месяцев назад

    Me inscrevi em todos! Obrigado por esse conteúdo.

  • @rodrigoniederauer
    @rodrigoniederauer 2 года назад

    Uso Mint. Satisfaz as minhas necessidades e foi bem importante para meu aprendizado na área de tecnologia.

  • @arturmsg
    @arturmsg 7 месяцев назад

    após alguns videos esse foi o decisivo para me escrever, seu trabalho é muito bem feito

  • @thglara
    @thglara Год назад

    Usei muito o Ubuntu antes do Unity com o Gnome. Mas uma que tenho um carinho muito grande é o antigo Mandriva Conectiva .

  • @DyegoMiranda
    @DyegoMiranda 2 года назад +2

    1 - Kurumin Linux: Foi o meu primeiro contato com o mundo Linux quando eu era bem mais jovem. Lembro que fiquei animadíssimo com o sistema quando um amigo meu me apresentou, mesmo eu não conhecendo absolutamente nada sobre Linux na época, mas foi nesse momento que passei a me interessar pelo software livre.
    2 - Ubuntu: Por ter sido o sistema que mais utilizei nada vida. Foi um jogo de amor e ódio, mas que me fez aprender basicamente tudo o que sei hoje em dia sobre Linux
    3 - Linux Deepin: Apesar de não ser tão fã do sistema hoje em dia, o Linux Deepin foi a primeira distro que realmente me chamou atenção pela beleza, uniformidade do sistema e inovação em relação à alguns programas, como a belíssima loja de aplicativos.

  • @seijifernando_mu
    @seijifernando_mu 2 года назад

    Atualmente uso o Zorin OS 16.2 Educational Lite. Então o meu top 3 recai nas demais distros que usei:
    3º Lubuntu - foi minha porta de entrada no Linux. E ajudou a manter um laptop antigo a sobreviver por um pouco mais do que 10 anos (ele vinha instalado com o Windows Vista, mas chegou a ter o Windows XP, e o 7, antes de migrar pro Lubuntu).
    2º SparkyLinux - numa empreitada ferrenha para ressuscitar um computador com processador de apenas um núcleo de 1,25 GHz, com 1 GiB de RAM, foi um dos únicos sistemas que deu certo. Apesar de que tive que recorrer à instalação avançada para conseguir esta façanha. Deixei com o MATE desktop, e ficou muito bonito!
    1º Endless OS - graças aos vídeos deste canal, cheguei a usar o Endless por quase um ano, após adquirir um computador usado, mas que veio com o Windows 7 pirateado. Acabei danificando o HD, e na troca do mesmo, instalei o Zorin.

  • @mn16i
    @mn16i 2 года назад

    Estava aguardando a sua vez, que legal 😀

  • @henrik-music
    @henrik-music 2 года назад +8

    Salve @Diolinux!
    Meu Top 3 vou colocar em duplas:
    3 - Conectiva / Mandriva - meu primeiro conta com Linux.
    2 - Ubuntu / Debian - mais de 10 anos de uso em servidores e desktop (Amadurecimento com o LInux)
    1 - Linux Mint / Fedora para dissiminação e evengelização aos perentes e amigos.
    Sucesso e parabéns pelo canal.

  • @victorguilherme329
    @victorguilherme329 2 года назад +2

    1° arch Linux, eu simplesmente gosto da ideia dele, de montar meu próprio sistema, fora q ele foi o q mais apresentou desempenho no meu hardware com diferença de uns 17% a outras distros.
    2° Zorin, simples, bonito e prático, foi minha primeira distro Linux q eu gostei de interagir, tinha os Linux educacional da escola q até hj é horrível, e eu vivia pesquisando sobre pra tentar entender, formatei meu pq umas 5 vezes até aprender corretamente um particionamento manual, desde então é o sistema q eu recomendo pra quem quer ingressar no Linux ou pra quem tem uma máquina com bons anos nas costas.
    3° Kali, durante meus estudos foi o q já disponibilizou as ferramentas de cara, fora q a temática hacker dele me agrada bastante.

  • @Paulo-zg9rp
    @Paulo-zg9rp 2 года назад

    Comecei pelo Mint depois Ubuntu e parei no POP_OS que uso a uns 4 anos. Like!

  • @leonardo-wolff
    @leonardo-wolff 2 года назад

    Minha primeira e que me motivou a entrar no mundo do Linux foi o Slackware. Em segundo colocarei o Debian que tem um lugar especial pra mim, mais afetivo. Por último vou colocar uma que agora acho que muitos não vão lembrar, mas me colocou no mercado que foi o Conectiva Linux. Hoje uso o Mint no meu dia a dia! Ótimo vídeo! Parabéns!!!

  • @luanmolinari2015
    @luanmolinari2015 2 года назад +1

    Minha lista:
    1. Linux mint, foi a primeira distro linux que usei.
    2. Pop_OS!, é basicamente um Ubuntu com uma atenção maior para o usuário desktop, e foi a primeira vez que usei um sistema com tiling window manager.
    3. OpenSUSE, gosto bastante da versão Tumbleweed por trazer tudo de mais novo do mundo linux, e por ter o yast que ajuda muito quando se está começando e não conhece muito bem os comandos por terminal.

  • @victorfariaz5298
    @victorfariaz5298 Год назад

    Voce foi a minha base para aprender sobre o Linux. Usei muito o Ubuntu ela foi a minha primeira distro usei por um bom tempo hoje eu uso o fedora 💙

  • @DaniloFrancodof
    @DaniloFrancodof 2 года назад

    Que bacana. Comecei pelo Kurumin e passei a usar o Ubuntu desde o lançamento. Fiquei mais de 10 anos sem usar Linux e retornei esse ano, adivinha com o quê? Ubuntu rs.. Tbm estou testando o Mint num drive virtual, porque em outro vídeo você falou tão bem da distro que fiquei curioso para conhecê-la.

  • @everton.barbosa
    @everton.barbosa 2 года назад +3

    Sensacional compartilhar tua história e a história do diolinux sob esta ótica! Obg por nos inspirar, Dio. Com certeza meu meu top 3 é por influência direta diolinux 😁. Sou usuário Linux há apenas 2,5 anos e já usei 5 distros. No meu top 3 ficam Fedora (atual), Mint e kubuntu nesta ordem.

  • @edilsonassis
    @edilsonassis 2 года назад

    Meu top 3 é Conectiva Linux (3), Zorin OS (2) e Kurumin (1). O kurumin me deixou fascinado, rápido, bonito, com tudo de escritório que eu precisava!

  • @JonathasMartinelliPeralta
    @JonathasMartinelliPeralta 2 года назад

    Salva Salve Irmandade! Cara eu sou do tempo em que existia uma distro Brazuca chamada Kurumin, foi o meu primeiro contato, logo após passei a utilizar o mint, e para aplicações rodando em pen, utilizo mto backbox. Hoje assim como o Dio, utilizo o POP... Parabéns irmão pelo trabalho!

  • @Jopekos
    @Jopekos 2 года назад

    Ótimo vídeo Dio, bem dirigido e inspirador.

  • @reactnareal
    @reactnareal Год назад

    Já te acompanho a algum tempo e recentemente decidi trocar o windows pelo linux, depois de algumas distros quebradas e quase desistir essa semana eu encontrei o projeto Nobara e to amando esse sistema, e depois de assistir esse seu video fiquei totalmente inspirado a continuar e aprender mais sobre esse sistema. Parabéns pelo belissimo trabalho Dio.

  • @dionatanalda129
    @dionatanalda129 Год назад

    Sou grato por esse canal, abriu meus olhos definitivamente sobre o Linux, tinha uma informação muito péssima sobre Linux, mas depois que eu comecei a seguir o Diolinux aprendi muito sobre e hoje não saio do Linux Ubuntu da Canonical, valeu meu xará kkkkkkkkkkk

  • @marciopaes1894
    @marciopaes1894 2 года назад

    Conheci o sistena Linux em um curso que fiz aqui pela Prefeitura de Guarulhos, onde me apresentaram o Ubuntu. Testei várias distros Linux desde então, mas sempre acabo ficando com o Mint. Minhas 3 distros de todos os tempos são: Ubuntu, Zorin e Deepin. Cada um com seu charme e individualidade, mas a presente distro é o Mint.

  • @Renato_Pinheiro.9
    @Renato_Pinheiro.9 11 месяцев назад +1

    Na universidade um amigo falou sobre o Umbuntu em 2010 só fui usar abandonando o windows ano passado pelo mint. Mas fiz isso por perceber que a Microsoft não empurra a preocupação para sempre comprar uma máquina nova (notebook) se desfazendo da antiga se vc quiser usar as atualizações novas

  • @Ernani-Lima
    @Ernani-Lima 2 года назад +1

    OpenSUSE é incrível e foi o principal na minha carreira, eu usava ele profissionalmente.

  • @thejurandirjr
    @thejurandirjr 2 года назад

    eu estava pensando exatamente em trocar o teclado antes de abrir esse vídeo, obrigado

  • @rogenescercino5912
    @rogenescercino5912 Год назад +1

    Fala sobre o Debian da nova versão, as vantagens e desvantagens

  • @MrViglioni
    @MrViglioni Год назад

    Interessante quando você diz que as demais distribuidoras Linux tem sempre por trás o Ubuntu. Verdade e eu sempre achei a importância que o Ubuntu representa em todas Distros Linux. Eu já instalei em testes diversas Distros como, Mint, Pop!_OS , Mx Linux, Debian, Fedora, Kubuntu/Lubuntu, Manjaro, OpenSUSE, Zorin OS e Ubuntu Budgie. Os meus preferidos são Ubuntu (foi necessário estudar mais o que foi ótimo) e Mint Cinnamon. Linux a cada dia cresce em todo o mundo, inclusive prefiro para o meu uso do que Window Micrasoft. O primeiro Ubuntu que instalei foi a edição 9. Hoje tenho a minha gratidão sobre o pouco que sei... o SO Ubuntu é o responsável! Muito bom o seu comentário parabéns!👏👏👏👏

  • @malakoi8362
    @malakoi8362 2 года назад

    Minha lista:
    3- Linux Educacional 4. Foi a primeira distro que eu tive contato, obviamente na escola. Enquanto os meus coleguinhas de classe reclamavam porque não sabiam como funcionava, eu tentava entender, e achava incrível como um "computador" (na época não sabia o que era OS) poderia ser diferente.
    2- Kurumin Linux. Outro brasileiro, usei bastante por conta das ferramentas de partição de disco do linux, na época quem eu trabalhava na assistência técnica. Cabia num CD-R e o live boot não demorava tanto assim.
    1. Deepin. Esse é belíssimo, da época que eu comecei a acompanhar o canal e realmente usar linux como OS principal.
    Hoje em dia uso Ubuntu, mas esses não os que tenho maior memória afetiva, e não necessariamente são os "melhores".

  • @lindolfok
    @lindolfok 8 месяцев назад

    Comecei com Zenwalk 6.0 depois usei Suse e Fedora. Atualmente uso poplinux.

  • @paulocorazza6120
    @paulocorazza6120 2 года назад

    Só de ter um trecho de ace of spades já valeu o like!

  • @Jotta0816
    @Jotta0816 2 года назад

    Nostalgia total agora. Memórias de que meu primeiro contato com o Linux foi lá nos meados da década de 90. Tinha um amigo que me apresentou o Debian. Depois dessa época só voltei a ter contato/utilizar Linux nos anos 2000, com o Librix(deu até saudade daquela "máquina" CCE rs), então qdo fiz um curso na área de sistemas (2005), onde usava o Debian, comecei a testar várias distros: Ubuntu, Kubuntu, Kurumin, OpenSuse, Xubuntu, Conectiva, Mandrake, Kali, Gentoo, Slackware, CentOS, Mint, Big, Arch, Lubuntu, Fedora, Kalango, Lite, Redhat, Peppermint, Damn Small, SliTaz, Basic, Knoppix e mais algumas. Atualmente só utilizo o Ubuntu.

    • @3kinformaticamanutencaoeve91
      @3kinformaticamanutencaoeve91 Год назад

      das que mencionou aí reconheci algumas e usei, mas quero aqui fzer a menção honrosa de knoppix, avô do kurumim e possível pai do ubuntu, ao menos de inicio, sem falar de slack e banda e o nosso lindo e eterno debian, aos forks e derivados digo que aprecio a manutenção de boas e duráveis raízes e a mais antiga que nutre com esperança esta árvore ainda é o solitário e velho e bom old school slack