Muito bom vídeo Dio. Realmente o Linux Mint Cinnamon é um ótimo sistema. Estou usando a versão 21.3 e vou adiar mais um pouco para atualizar para a versão 22.
Eu descobri o Linux Mint a cerca de 20 anos atrás. Eu ainda era muito tímido com o Linux, mas vi uma pessoa que tinha uma posição de destaque utilizando um sistema com terminal que continha elementos na cor verde. E questionando ouvi pela primeira vez "Linux Mint". Sua estabilidade é o que tem de melhor, mas já tive alguns problemas ao tentar rodar notebook com GPU dedicada. Usei por alguns anos. Não é mais minha distro preferida, mas tem o meu respeito.
16 часов назад+6
A qualidade dos vídeos é impressionante. Melhor até que 99% dos canais gringos. Parabéns.
Já fiz a Upgrade e está: VOANDO ! Além dos novos e espetaculares papéis de parede, e a loja mais responsiva e rápida. O Mint 22.1 Xia. Está mais, rápido, fluído, estável e produtivo. Com certeza merece a Upgrade do Wilma 22 para o Xia 22.1 ! 🤔👍🐧
Olha ele pode até parecer um Frankstein mais é bem legal! Eu tô testando e ele até que não é muito poluído, um ambiente bem limpo e sem muitos app pré instalados.
Tava esperando ansiosamente por esse vídeo desde que o Mint 22.1 foi lançado, pra ver enfim quais seriam as reais mudanças do sistema nessa versão! Porém claro que não consegui segurar a ansiedade, baixei a ISO e tô testando o modo Live com persistência e gostando bastante, mas tava achando bem mais do mesmo... Que bom que ainda tem essa "surpresa escondida" no Mint pra explorar!
Andei testando várias distro linux recentemente por causa do fim do Windows 10. Puppy Linux, Bodhi, Ubuntu, Zorin OS e Linux Mint. Dentre elas a que eu mais gostei foi o Zorin OS. Estou pensando em testar o Pop OS algum dia também, mas no fim das contas acho que vou ficar com o Zorin.
repositorio do Zorin é muito distante, acho que não tem no Brasil, por isso prefiro o Mint que dá para escolher algo aqui pertinho, fica mais rápido, quanto ao Zorin também gosto mas ainda acabo sempre voltando para o Linux Mint pelas funcionalidades.
@@dilmar-ps3é verdade que o Zorion é melhor pra jogos? Sempre vejo pessoal falando que ele é melhor nos jogos, não sei pq. Se o Mint é mais leve então ele que devia ser melhor
@@lukas7bastostem uns 3 anos que uso o zorin, jogo bastante com ele, 90% dos jogos que tentei rodar nele rodaram de boa, sempre usei Ubuntu e mint, mas atualmente estou com o zorin
Antes, quando eu tentava usar Wayland, dava esses bugs das bordas pretas em 1:33 . Mas agora se eu tento usar Wayland o computador trava geral, tela preta, nem as luzes do teclado respondem mais.
Instalei o mint por acaso devido uma incompatibilidade da minha nova placa mãe, para posteriormente tentar resolver... Não volto mais kkkk Muito bom mesmo.
Eu acho muito bizarro essa relação de "Canto arredondado = moderno / Canto reto = ultrapassado" pq isso volta e meia se inverte e fora que canto arredondado parece um bagulho feito nos anos 2000, parece que estamos voltando ao windows XP onde tudo era arredondado.
Eu particularmente não gosto dos cantos arredondados extremos do gnome porém tbm nao gosto dos cantos retos do windows 10/kde, estou num ponto que os cantos arredondados do windows 11 estão perfeitinhos, mas principalmente o que me incomoda é quando a interface não força este padrão, no gnome por exemplo a menos que vc instale uma extensão, alguns apps vão ficar com cantos retos e dai fica um app com canto arredondado outro com canto reto e fica uma carniça. Acho que algo que não me passa nem um pouco a vibe de que "arredondado é dos anos 2000" é o fato de que não tem degrade e cor muito saturada, o simples fato de ter uma janela com cores degrade ja me passa uma vibe windows 7 e se ver uma cor muito saturada lembro do xp.
@@voguh__ Pois é, acho que eu me expressei mal, eu tbm não sou muito fã dos cantos completamente arredondados, na verdade eu prefiro mesmo um meio termo, como os botões esquerdos do menu "iniciar" do mint. Acho que os devs estão pesando muito a mão e implementando cantos extremamente arredondados sem pensar muito em manter um design coerente e realmente bonito. no mais eu só queria que tivesse como escolher mesmo como seria essas coisas nativamente sem precisar entrar muito em código do GTK.
Melhorou e muito a qualidade dos vídeos, só o tom da voz em inglês que pra quem já esta a anos ouvindo a sua voz fica meio estranho kkkkk mas isso acontece com geral dos vídeos com mais faixas de áudio. No geral parabéns pela qualidade do vídeo, entretanto, continuo no arch
A versão Mint 22 introduziu um limitador de memória RAM, disponível em Configurações do Sistema > Geral > Limite de Memória. Notei que meu sistema Mint estava ficando lento, mas descobri que ele vinha configurado para utilizar apenas 2 GB de RAM. Após ajustar essa configuração e liberar mais memória (meu PC possui 8 GB), o desempenho do sistema melhorou significativamente. Isso me fez lembrar das manutenções que realizava no Windows 10, em que os usuários instalavam tantos programas que o sistema se tornava inutilizável. Eu frequentemente precisava formatá-lo, já que não havia uma funcionalidade como essa para limitar a RAM, reservando parte dela exclusivamente para o sistema operacional. Essa funcionalidade não estava presente nas versões anteriores do Mint.
Eu vi isso, mas nunca percebi o cinnamon usando muito da ram. Porém, algumas vezes ele fica bem travadinho, perdendo a fluidez. Vou tentar aumentar isso pra ver se o desempenho fica melhor
Sim essa função estava antes, sim, desde o mint 20,2 se não me engano esse limitador não é para limitar o uso de memória ram do sistema em geral e sim um limite de quanto a interface do sistema pode usar, ocorreu que teve um bug do mint 19 pro 20 ou entre as "mini" versões que o sistema gráfico "Ambiente" usava muita memória um BUG eles corrigiram isso já, mais por precaução colocaram esse limitador para o ambiente gráfico que no caso se ocorre ele reinicia automaticamente assim solucionando o problema
Estou dividido entre Pop!_OS e Mint. Apesar de ser base mais antiga o Pop deixa instalar os flatpaks sem problema pois não faz distinção na loja. Além de ter uma empresa que sempre procura estar mais atual mesmo que seja base Ubuntu 22.04. Acho que por isso vou de pop mesmo apesar de gostar muito do Linux mint
Reinstalei em um computador de uso pessoal e tive problemas com chave pública e o Spotify, mas foi fácil de acertar, no restante está tudo funcionando bem. A atualização, que fiz no computador do trabalho esta sem problema algum.
O Mint é uma distribuição importante, mas as vezes sinto que eles compram algumas brigas que simplesmente sobrecarregam o projeto. Eles tentam tanto se distanciar do Gnome, mas pelo Cinnamon usar GTK, precisam fazer malabarismos para portar ss tecnologias mais recentes do Gnome para versões mais antigas do GTK. Foi o que rolou nessas atualizações recentes da interface e no Wayland. Eu tenho medo só de imaginar a trabalheira que é isso aí Ou a briga com os flatpaks, onde eles praticamente dizem que qualquer flatpak não verificado é potencialmente malicioso, mas como usam o Ubuntu como base, removem os snaps oficiais do Firefox e Thunderbird para usar os próprios empacotamentos deles (que não são oficiais da Mozilla), roalndo uma própria contradição. Acho que para o nicho de tentar alcançar computadores mais antigos, o Mint ainda é uma mão na roda, ainda é um sistema estável. Mas como o ecossistema Linux tá evoluindo muito rápido, e hardware aos poucos se torna mais acessível, eles estão ficando cada vez mais para trás
Interessante sua análise. Eu que nunca usei Linux Mint, mas ontem decidi recomendar e instalar para um usuário que não usa computador com frequência e não o tem como ferramenta de trabalho. Depois do seu comentário fiquei com uma pulga atrás da orelha. A outra opção seria Zorin OS, mas é muito feio e alterá-lo não o torna mais atraente, além de não ser tarefa tão simples. Zorin OS estraga o Gnome no lugar de ajustar, na minha opinião.
@ Bastante na minha opinião. O modo dark com as cores segundo a cor selecionada fica esquisito para não dizer horrível. O modo light é mais suportável desde que não seja feita nenhuma mudança e aquilo que é oferecido seja de agrado do usuário. Não é do meu agrado. O Gnome padrão é bonito e incrível, uma combinação simples e coerente de cores, com uma suave mudança de light para dark, então qualquer coisa que piore o que já está feito não irá me convencer.
Ótima colocação. Esses malabarismos com o GTK (como o fato de terem feito downgrade em alguns xapps pra versões mais antigas do GTK na versão 22) até funcionam agora, mas quando o GTK 3 encerrar suporte, será um problemão. Me pergunto se não seria interessante começar a migrar o Cinnamon pra Qt antes que seja tarde demais. Daí o Mint poderia oferecer três versões futuramente: Cinnamon em Qt, KDE Plasma e LXQt (basicamente a mesma lógica de oferecer hoje três versões em GTK, mas futuramente poderia ser três versões em Qt, pra ficar mais fácil a manutenção do projeto).
Baixe o VB no site oficial, de acordo com a versão Ubuntu que é base do Mint. Senão me engano, é ubuntu 24.04. Se vc instalou o VB baseado no ubuntu 24.10, pode dar erro mesmo.
Para um usuário comum, como eu, que valoriza a parte estética do produto - nem sei se este seu vídeo está falando sobre isso mesmo quando você usa o termo "modernizar", o Mint tem um visual muito conservador. Agora estou usando o Big Linux que está maravilhoso! Bem, vai esse comentário. Como disse, nem sei se tem alguma coisa a ver.
Sinceramente, uma das coisas que eu acho que está bem defasads é essa aba de softwares favoritos quando a gente abre o menu de sistemas (tanto que eu sempre dessbilitava e usava alguma para desligar o sistema). Claro, mudar isso seria uma mudança bem drástica, mas ainda sim acho que seria uma mudança que daria uma renovada na interface fo sistema.
Sim. Eu só gosto mais ou menos do Plasma por causa do ecossistema e recursos. Em design ele perde bastante. Os caras do BIg Linux fizeram um ótimo trabalho adicionando um menu de configurações melhorado para ele.
O visual padrão do KDE é consistente, só não é o mais bonito (principalmente o tema dark) kkkk Eu uso o KDE e sempre troco o tema, estou usando o tema andromeda, com o Klassy e Kvantum para deixar os botões semelhante ao Gnome e combinar com apps GTK, fica muito bom. O Big Linux faz algo parecido, e é bem coeso no visual
Atualizei para o 22 e o Timeshift me salvaou tive que retornar ao 21.3 pois o kernel 6.8 está muito bugado em ambas as versões, mas no 22 ele é obrigatório aí já viu né.😅 O jeito é esperar mais um pouco.
@@ThiagoSilva-jz1zg Com o kernel 6.8 congelamento do sistema, tanto no 21.3 quanto no 22, agora no 22 fiquei sem wi-fi e bluetooth além do congestionamento.
Pode ser que existam outros problemas ou mesmo que seja algo referente a atualização, mas como estou sem tempo de fazer uma instalação limpa e verificar se aí tudo vai funcionar já viu né. Meu setup está em um Acer Nitro 5 - i5(10g), Nvidia 1650, 32gb de ram, 1 nvme para o mint, 1 para o win11 e um SSD para arquivos.
Eu sou usuário do Mint e não quero que ele fique parecido com o POP ou com o Gnome Eu uso o tema Miint L verdinho clássico. Eu quero o Mint estável seguro, leve e funcional. Detesto gastar recursos de hardware com perfumaria tola.
mudança sempre virão, mais concordo totalmente com você, os outros citados, sao muito cheio de enrolação. já testei várias mais sempre volto pro mint .
@organess0n Tem coisa que não é só mudar o tema. Só ver os apps Libadwaita, mesmo forçando a mudança de tema, eles ainda não aparecem corretamente. O Celluloid 0.27 tá horroroso mesmo mudando o tema GTK. O Linux Mint até mantem o Celluloid 0.21 só pra não ter que lidar com as mudanças.
qual distro vc recomenda pra quem quer trocar do windows 11 pro linux pra jogar/estudar programação? pc com gpu da nvidia 1060 6gb e intel i7 7700hq 16gb ram
E alguém sabe se há previsão para placas de vídeo AMD funcionarem melhor no linux? Especialmente no Mint, tem no fórum deles que a radeon 530 não funciona de fato. A minha nem liga, no W10 (quando usava) ela trabalhava bem. Não importa quantos tutos eu siga... não adianta.
Pra ter acesso a todos os wallpapers do Mint, tem que baixar pelo terminal. O tamanho aproximado é de 700 MB. O comando é: sudo apt install mint-backgrounds-*
Recentemente lançaram uma extensão que adiciona blur a interface do Cinnamon chamada "Blur Cinnamon" (é, eu sei. Nenhum pouco criativo esse nome rs) . Se isso já faz diferença na versão 21.3, nessa nova versão então, deve deixar a interface com um aspecto ainda mais modernizado.
dio, vc poderia trazer um vídeo sobre o rclone? eu tô querendo usar no windows, mas quando rodo ele no terminal ele só funciona quando o terminal ta aberto, eu queria deixar ele rodando em 2º plano
@kevinyoliveira68 eu uso Minto poderia me passar o nome do gerenciador? Mas eu acredito que o driver de vídeo deve bugar eu vou testar primeiro em uma máquina virtual
Boa noite! Tentei usar o Mint no meu Dell Inspiron, mas tudo fica muito pequeno, letras e programas, já ajustei a escala mas ou fica tudo muito grande e desconexo ou muito pequeno
Linux mint é simplismente o melhor sistema com xfce que já usei. E olha que já testeis varios xfce, lxqt, vários msm. O mint funciona tudo certinho e não tem erros bobos que outros sistemas como o zorin, por exemplo, têm.
No gerenciamento de energia...vc configura para nunca suspender e não fazer nada qdo abaixar a tampa....após algumas horas, ele ignora e suspende.Isso me fez desistir dele voltar na mesma hora pro mint(uso um mini Pc como tv box "bombada"
Dio, se eu quisesse criar uma distro completamente do zero, sem utilizar nada pronto, como seria esse processo passo-a-passo? Eu gostaria muito de criar um OS, porém, não tenho as habilidades necessárias, mesmo assim, eu gostaria de ao menos entender esse processo.
Com as palavras que você utilizou, "completamente do zero", então a sua missão é provavelmente impossível. Uma distro Linux é um conjunto de softwares que formam um sistema operacional com núcleo Linux. Um sistema operacional está composto por muitos softwares que podem agrupar-se em camadas. Cada um cumpre uma função específica e com potencial nível de complexidade elevado. Tudo o que existe hoje é o resultado de décadas de trabalho e evolução. Você precisaria criar um desktop environment do zero. A System76, empresa responsável pelo PopOS, está desenvolvendo um novo desktop environment a 2 anos ou mais, não começou do zero e até o momento só entrega uma versão alpha. Imagina começar do zero. Uma distro é mais do que isso. Se uma distro são 5 peças de lego e vc deseja construir suas próprias peças, não apenas selecionar e unir-las, então sua missão é muito difícil porque requer um sem fim de conhecimentos, experiências e habilidades. Já dá muito trabalho unir as peças e ajustá-las.
Estou saindo do windows e quero começar a utilizar o linux, sou programador, qual a distribuição você me recomendaria? Qual a configuração mínima um notebook precisa pra rodar uma distribuição?
Pra programar, Qualquer note Ryzen 5 com minimo 8gb e ssd voa no linux (Começar com o Linux Mint é uma boa). Ou então, o big linux, pois é base Manjaro/Arch, então poderá aproveitar a gigantesca base de aplicativos do Arch Linux.
Dá pra rodar um Linux Mint até num computador de 15 anos atrás com 4 GB de RAM (não estou recomendando, mas dá), então não precisa se preocupar com especificações.
Alguem aqui trabalha com audio ou é DJ sabe dizer se instala o app pra roda aplicações da MS roda o serato dj? por favor, eu estou buscando saber isso pois quero sair do rwindows mas devido essa aplicação ainda não mudie, pq o serato dj so tem pro rwindows e proa mac...
Então teoricamente não executa ou não deve funcionar perfeitamente. No entanto, você poderia subir o Linux Mint com um pendrive, testar o processo de instalação e execução. Existe a possibilidade de funcionar através do wine. A sua experiência será sua melhor arma para tomar esta decisão de ficar ou abandonar.
@Thorhent mas só nessa mint roda ou pode ser outra? Eu costumo ver vídeos e alguns jogos...talvez por ser Linux não sei se roda bem os jogos... costumo jogar nas horas vagas o PES 17....mas vou ver...se o serato roda bem pra mim e o que importa...mas vlw a dica vou tentar...vc já usa Linux né? A instalação é fácil ou tem algum massete a ser feito antes? Será praticamente meu primeiro contato com Linux...
@ Sobre o seu programa, a resposta é sim, ele poderá rodar em qualquer distribuição Linux, não só no Linux Mint. Sobre jogos, as opções para Linux funcionam muito bem, mas aqueles somente para Windows potencialmente não, mas não tenho certeza, pois não jogo. Sim, uso Linux a mais de 12 anos. Para usuários novos, este Linux Mint me pareceu excelente, mas nunca o utilizei. O Cinnamon nunca foi uma interface muito agradável, mas esta versão melhou muito. Zorin OS é outra opção. Depois disso pensaria em Ubuntu e Fedora para recomendar.
@Thorhent blz....vou busca saber sobre essas versões que vc falo pra ter uma ideia de qual pode ser mais interessante e testar....Linux roda bem em máquina virtual...pq como só tenho notebook seria melhor testar primeiro em máquina virtual pra ver se tudo vai roda bem....obrigado pelas recomendações.
sinceramente, tento usar quase todas as distros, mas uma coisa ou outra não funciona e volto sempre para o Mint, que para mim funciona redondinho. Não acho que o Mint precise mudar muito o visual, eu só quero trabalhar nele, e se for o caso tem como trocar o thema, os ícones e tudo mais facilmente.
Estou usando o Linux Mint desde o inicio do ano. Uma coisa que me incomoda e muito é quando abro duas ou mais janelas do mesmo software. Por exemplo uso o Google Chrome com perfis diferentes, a troca de janela na barra em baixo é muito ruim.
Eu acho o Mint muito bonito e funcional, não vejo motivos para mudar. Prefiro o cinnamon do Mint do que qualquer Gnome por aí Os problemas que tenho com ele são outros, talvez por estar utilizando em um ambiente em que ele não é o foco. Estou migrando uma empresa inteira do Windows para o Mint e sinto falta de mais facilidade na padronização do sistema, como políticas de desktop ou opções pra desabilitar alguns apps para todos os usuários, já que íntegro ele a um LDAP. Desconheço uma distro que seja focada nisso então tudo que faço é na "unha". É chato e tá dando trabalho, mas tô conseguindo Se tiverem dicas de distros assim agradeço
@kevinyoliveira68 o problema que dessa forma não consigo ter atualizações do sistema. Pode quebrar alguma coisa e acabou voltando ao método anterior. Por exemplo, algumas das alterações que fiz foram revertidas com o 22.1 Foi relativamente fácil eu resolver por já ter documentado tudo, o problema é ter que fazer isso em várias máquinas
não uso nem linux mint nem zorion os, mas se fosse pra usar um dos 2 eu usaria zorin e não só pela interface, ele não tem discriminação quanto ao empacotamento de apps, ele não te obriga a usar nem snap nem flatpak, ele te da os 2 e deixa vc decidir oq instalar
Cantinho arredondado me diz muito pouco. Os meus maiores problemas com Linux, e isso é geral, são as falhas que dão muito trabalho pra arrumar, quando dá pra resolver. Eu tenho um PC que o Mint entra sem som e tem que rodar um script para ativar. Andei por aí em vários fóruns e nunca consegui resolver, mesmo sendo usuário experiente. Esse tipo de coisa mantém os usuários no Windows e macOS.
Como sempre as distros tornando-se o palco de si mesmas. Toda novidade das distros se resumem em como personalizar as distros. Quando vão focar em se tornar um ambiente favorável para o desenvolvimento de aplicação que até então só são feitas para Mac e M$ ?!
Uso o Mint por conta de não ter migrado para o Wayland, preciso usar o InputLeap para compartilhar teclado e mouse com um PC Windows, no Wayland isso ainda é impossível
O legal do Mint é que os desenvolvedores sao mais conservadores na questão de identidade do sistema, coisa que a Apple seguiu no seu mac Os. a Microsoft deveria aprender com a galera do mint, sempre lançam um windows diferente e isso é meio irritante pq fica a sensação de identidade perdida. Acho que identidade é uma forma de se consolidar.
Tem uma coisa que me incomoda do Cinnamon. É uma besteira, mas me incomoda Quando eu quero ver o calendário, se eu clicar na data duas vezes ele não abre o aplicativo de agenda. Tenho que abrir manualmente e apontar a data
@kevinyoliveira68 to querendo saber se tem software de verdade tbm, tipo revit, photoshop. Ms office ou se são só essas janelimhas aqui que muda de um pro outro. Algum deles tem um Premier, after effects, final cut, autocad.... sabe? Desses que a gente usa para trabalhar.
Sempre tem uma alternativa, no meu caso eu desisti de rodar o Davinci no linux pq sempre quebrava. Mas se voce tem paciencia e foco.... dá e roda@@MrLelopes
@@kevinyoliveira68 qual a alternativa gratuita ou não para Revit, Archicad e Autocad? Usei ja o gimp, mas a interface é muito ruim. Achei alguns editores online, webapps bem melhores ma epoca. Tentei tambem o freecad e o librecad e infelizmente são completamente inviaveis por hora como alternativas reais para profissionais. A parte Bim e arch deles é cheia de bugs e faltam funções que até joguinhos de android "faça sua casa" tem. Libre office é super pesado mesmo faltando varias opcoes basicas como uma transição morfar no de slides. Mas eu testei o only office e gostei bastante, ainda nao pesquisei muito dele. No geral, onunico programa real, que é possivel usar profissionalmente e competir de igual seria ele nesse momento. A filosofia é linda. Mas no final o linus sempre será um parquinho de testes de distros porque não tem o que atrai os usuarios: seus softwares, sua capacidade de trabalhar e prover para duas familias. Isso só acontece na area de programacao mesmo.
Sou curioso e gosto de experimentar distros, o mint que já testei lá atrás, não me entusiasmou. Permaneço com o Arch já a alguns anos, me identifiquei com o Arch,
Parece que os desenvolvedores foram descobrir a propriedade de CSS *border-radius* neste ano apenas kkkkkkkkkk 🤣
Você acredita que só descobrir com o tailwind?
😂😂😂😂
@@josiaswando9561 Eu também. Tamu junto hahahaha
Com o Tailwind é muito mais fácil: só colocar `rounded`
Não só o border-radius... dificuldade de ver um gradient, entre outros
Acabei de instalar o 22.1. Incrível como o cinnamon evoluiu e hoje é uma das melhores interfaces (pra mim)
Muito bom vídeo Dio. Realmente o Linux Mint Cinnamon é um ótimo sistema. Estou usando a versão 21.3 e vou adiar mais um pouco para atualizar para a versão 22.
Já passei por muitas distros, mas o Mint é a minha do coração. A estabilidade e solidez são muito incríveis. Já uso continuamente há 2 anos.
Eu descobri o Linux Mint a cerca de 20 anos atrás. Eu ainda era muito tímido com o Linux, mas vi uma pessoa que tinha uma posição de destaque utilizando um sistema com terminal que continha elementos na cor verde. E questionando ouvi pela primeira vez "Linux Mint". Sua estabilidade é o que tem de melhor, mas já tive alguns problemas ao tentar rodar notebook com GPU dedicada. Usei por alguns anos. Não é mais minha distro preferida, mas tem o meu respeito.
A qualidade dos vídeos é impressionante. Melhor até que 99% dos canais gringos. Parabéns.
Já fiz a Upgrade e está: VOANDO ! Além dos novos e espetaculares papéis de parede, e a loja mais responsiva e rápida. O Mint 22.1 Xia. Está mais, rápido, fluído, estável e produtivo. Com certeza merece a Upgrade do Wilma 22 para o Xia 22.1 ! 🤔👍🐧
Eu atualizei pro 22.1, já tinha gostado dos polimentos, mas se não fosse esse vídeo do Dio não ia saber do novo tema. Valeu 😆
Boa Dio, o Mint continua sendo minha distro preferida!!!
Valeu abraço.
Linux Mint a melhor disto Linux ever.
Uso somente ele nos meus PCs a mais de uma década.
Vou dar uma atualizada para essa versão 22.1 para testar.
Para novato é mesmo.
Tenho o linux mint instalado em um outro hd do notebook, vou começar a utiliza-lo como o principal agora, parabéns pelo excelente conteúdo.
Big Linux tá lindao ❤ e ainda é uma distribuição brasileira! Top top
Credo parece um frankstein
Horrível e ainda é base Arch pra piorar.
Olha ele pode até parecer um Frankstein mais é bem legal! Eu tô testando e ele até que não é muito poluído, um ambiente bem limpo e sem muitos app pré instalados.
@@Barbosas984toda distro é um Frankenstein, alguns escondem mais do que outros
Sou usuário do Mint desde 2017, acabei de instalar o 22.1 e estou satisfeito. Leve, rápido e nenhum bug aparente, até o momento.
A luz noturna faz diferença para mim, os olhos cansam menos
Tava esperando ansiosamente por esse vídeo desde que o Mint 22.1 foi lançado, pra ver enfim quais seriam as reais mudanças do sistema nessa versão! Porém claro que não consegui segurar a ansiedade, baixei a ISO e tô testando o modo Live com persistência e gostando bastante, mas tava achando bem mais do mesmo... Que bom que ainda tem essa "surpresa escondida" no Mint pra explorar!
Salve!
Obrigado por compartilhar.
Maravilha Dio. Ótimo vídeo. Muito obrigado pelas informações e dicas.
Chegando e dando LIKE antes de assistir o vídeo.... Abraço!!
Acertaram em cheio na luz noturna, era o que faltava, pra mim foi a melhor atualização.
Mint sempre foi minha distro "porto seguro".
Andei testando várias distro linux recentemente por causa do fim do Windows 10. Puppy Linux, Bodhi, Ubuntu, Zorin OS e Linux Mint. Dentre elas a que eu mais gostei foi o Zorin OS. Estou pensando em testar o Pop OS algum dia também, mas no fim das contas acho que vou ficar com o Zorin.
pop os é a distro que o dio usa desde 2019, faz isso mesmo de testar pop os algum dia
repositorio do Zorin é muito distante, acho que não tem no Brasil, por isso prefiro o Mint que dá para escolher algo aqui pertinho, fica mais rápido, quanto ao Zorin também gosto mas ainda acabo sempre voltando para o Linux Mint pelas funcionalidades.
@@dilmar-ps3é verdade que o Zorion é melhor pra jogos? Sempre vejo pessoal falando que ele é melhor nos jogos, não sei pq. Se o Mint é mais leve então ele que devia ser melhor
@@lukas7bastostem uns 3 anos que uso o zorin, jogo bastante com ele, 90% dos jogos que tentei rodar nele rodaram de boa, sempre usei Ubuntu e mint, mas atualmente estou com o zorin
@@lukas7bastos Pop OS é melhor que o Mint e Zorin para jogar pelo fato dele ter kernel, mesa e drivers atuais
Eu realmente gostei desta versão e Linux Mint se converteu na minha distro recomendada para usuários novatos.
3:31 saudação romana, based.
Antes, quando eu tentava usar Wayland, dava esses bugs das bordas pretas em 1:33 . Mas agora se eu tento usar Wayland o computador trava geral, tela preta, nem as luzes do teclado respondem mais.
Instalei o mint por acaso devido uma incompatibilidade da minha nova placa mãe, para posteriormente tentar resolver... Não volto mais kkkk Muito bom mesmo.
Bem exclarecedor
Eu acho muito bizarro essa relação de "Canto arredondado = moderno / Canto reto = ultrapassado" pq isso volta e meia se inverte e fora que canto arredondado parece um bagulho feito nos anos 2000, parece que estamos voltando ao windows XP onde tudo era arredondado.
Eu particularmente não gosto dos cantos arredondados extremos do gnome porém tbm nao gosto dos cantos retos do windows 10/kde, estou num ponto que os cantos arredondados do windows 11 estão perfeitinhos, mas principalmente o que me incomoda é quando a interface não força este padrão, no gnome por exemplo a menos que vc instale uma extensão, alguns apps vão ficar com cantos retos e dai fica um app com canto arredondado outro com canto reto e fica uma carniça.
Acho que algo que não me passa nem um pouco a vibe de que "arredondado é dos anos 2000" é o fato de que não tem degrade e cor muito saturada, o simples fato de ter uma janela com cores degrade ja me passa uma vibe windows 7 e se ver uma cor muito saturada lembro do xp.
@@voguh__ Pois é, acho que eu me expressei mal, eu tbm não sou muito fã dos cantos completamente arredondados, na verdade eu prefiro mesmo um meio termo, como os botões esquerdos do menu "iniciar" do mint.
Acho que os devs estão pesando muito a mão e implementando cantos extremamente arredondados sem pensar muito em manter um design coerente e realmente bonito. no mais eu só queria que tivesse como escolher mesmo como seria essas coisas nativamente sem precisar entrar muito em código do GTK.
Melhorou e muito a qualidade dos vídeos, só o tom da voz em inglês que pra quem já esta a anos ouvindo a sua voz fica meio estranho kkkkk mas isso acontece com geral dos vídeos com mais faixas de áudio. No geral parabéns pela qualidade do vídeo, entretanto, continuo no arch
Minha nossa que legal isso não sabia disso ia usar ele a vida toda e não sabia
A versão Mint 22 introduziu um limitador de memória RAM, disponível em Configurações do Sistema > Geral > Limite de Memória.
Notei que meu sistema Mint estava ficando lento, mas descobri que ele vinha configurado para utilizar apenas 2 GB de RAM. Após ajustar essa configuração e liberar mais memória (meu PC possui 8 GB), o desempenho do sistema melhorou significativamente.
Isso me fez lembrar das manutenções que realizava no Windows 10, em que os usuários instalavam tantos programas que o sistema se tornava inutilizável. Eu frequentemente precisava formatá-lo, já que não havia uma funcionalidade como essa para limitar a RAM, reservando parte dela exclusivamente para o sistema operacional. Essa funcionalidade não estava presente nas versões anteriores do Mint.
Eu vi isso, mas nunca percebi o cinnamon usando muito da ram. Porém, algumas vezes ele fica bem travadinho, perdendo a fluidez. Vou tentar aumentar isso pra ver se o desempenho fica melhor
Ótima a sua dica ! Congratutlations my friend. 🤔👍🐧
Sim essa função estava antes, sim, desde o mint 20,2 se não me engano esse limitador não é para limitar o uso de memória ram do sistema em geral e sim um limite de quanto a interface do sistema pode usar, ocorreu que teve um bug do mint 19 pro 20 ou entre as "mini" versões que o sistema gráfico "Ambiente" usava muita memória um BUG eles corrigiram isso já, mais por precaução colocaram esse limitador para o ambiente gráfico que no caso se ocorre ele reinicia automaticamente assim solucionando o problema
Estou dividido entre Pop!_OS e Mint. Apesar de ser base mais antiga o Pop deixa instalar os flatpaks sem problema pois não faz distinção na loja. Além de ter uma empresa que sempre procura estar mais atual mesmo que seja base Ubuntu 22.04. Acho que por isso vou de pop mesmo apesar de gostar muito do Linux mint
Reinstalei em um computador de uso pessoal e tive problemas com chave pública e o Spotify, mas foi fácil de acertar, no restante está tudo funcionando bem. A atualização, que fiz no computador do trabalho esta sem problema algum.
Eu já tinha o 22 e atualizei para o 22.1
O Mint é uma distribuição importante, mas as vezes sinto que eles compram algumas brigas que simplesmente sobrecarregam o projeto.
Eles tentam tanto se distanciar do Gnome, mas pelo Cinnamon usar GTK, precisam fazer malabarismos para portar ss tecnologias mais recentes do Gnome para versões mais antigas do GTK. Foi o que rolou nessas atualizações recentes da interface e no Wayland. Eu tenho medo só de imaginar a trabalheira que é isso aí
Ou a briga com os flatpaks, onde eles praticamente dizem que qualquer flatpak não verificado é potencialmente malicioso, mas como usam o Ubuntu como base, removem os snaps oficiais do Firefox e Thunderbird para usar os próprios empacotamentos deles (que não são oficiais da Mozilla), roalndo uma própria contradição.
Acho que para o nicho de tentar alcançar computadores mais antigos, o Mint ainda é uma mão na roda, ainda é um sistema estável. Mas como o ecossistema Linux tá evoluindo muito rápido, e hardware aos poucos se torna mais acessível, eles estão ficando cada vez mais para trás
Sou fã do Mint mas de fatos eles compram algumas brigas desnecessárias (já a do Snap eu concordo com eles) mas os outros é realmente complicado...
Interessante sua análise. Eu que nunca usei Linux Mint, mas ontem decidi recomendar e instalar para um usuário que não usa computador com frequência e não o tem como ferramenta de trabalho. Depois do seu comentário fiquei com uma pulga atrás da orelha.
A outra opção seria Zorin OS, mas é muito feio e alterá-lo não o torna mais atraente, além de não ser tarefa tão simples. Zorin OS estraga o Gnome no lugar de ajustar, na minha opinião.
@@Thorhent zorin feio?
@ Bastante na minha opinião. O modo dark com as cores segundo a cor selecionada fica esquisito para não dizer horrível. O modo light é mais suportável desde que não seja feita nenhuma mudança e aquilo que é oferecido seja de agrado do usuário.
Não é do meu agrado. O Gnome padrão é bonito e incrível, uma combinação simples e coerente de cores, com uma suave mudança de light para dark, então qualquer coisa que piore o que já está feito não irá me convencer.
Ótima colocação. Esses malabarismos com o GTK (como o fato de terem feito downgrade em alguns xapps pra versões mais antigas do GTK na versão 22) até funcionam agora, mas quando o GTK 3 encerrar suporte, será um problemão. Me pergunto se não seria interessante começar a migrar o Cinnamon pra Qt antes que seja tarde demais. Daí o Mint poderia oferecer três versões futuramente: Cinnamon em Qt, KDE Plasma e LXQt (basicamente a mesma lógica de oferecer hoje três versões em GTK, mas futuramente poderia ser três versões em Qt, pra ficar mais fácil a manutenção do projeto).
Ainda vou comprar essa mesa
To usando faz uns dias, e estava me perguntando se não iam liberar o tema novo!
Cara, fala do projeto hyprdots. Está muito bom e melhorando
Vai meu Like só pela citação da teoria das Janelas Quebradas.
Interface grafica com Wayland ativa hdrs?
Não consegui usar o virtualbox nessa edição no DELL G15. O suporte estava habilitado na bios. Não sei o que fazer.
Baixe o VB no site oficial, de acordo com a versão Ubuntu que é base do Mint. Senão me engano, é ubuntu 24.04. Se vc instalou o VB baseado no ubuntu 24.10, pode dar erro mesmo.
Para um usuário comum, como eu, que valoriza a parte estética do produto - nem sei se este seu vídeo está falando sobre isso mesmo quando você usa o termo "modernizar", o Mint tem um visual muito conservador. Agora estou usando o Big Linux que está maravilhoso! Bem, vai esse comentário. Como disse, nem sei se tem alguma coisa a ver.
Interessante, interessante...
Sinceramente, uma das coisas que eu acho que está bem defasads é essa aba de softwares favoritos quando a gente abre o menu de sistemas (tanto que eu sempre dessbilitava e usava alguma para desligar o sistema).
Claro, mudar isso seria uma mudança bem drástica, mas ainda sim acho que seria uma mudança que daria uma renovada na interface fo sistema.
Cinnamon dando aula de consistência e design pro Plasma
Não! 😂
Com certeza sim. Plasma por padrão é estranho.
Sim. Eu só gosto mais ou menos do Plasma por causa do ecossistema e recursos. Em design ele perde bastante. Os caras do BIg Linux fizeram um ótimo trabalho adicionando um menu de configurações melhorado para ele.
O visual padrão do KDE é consistente, só não é o mais bonito (principalmente o tema dark) kkkk
Eu uso o KDE e sempre troco o tema, estou usando o tema andromeda, com o Klassy e Kvantum para deixar os botões semelhante ao Gnome e combinar com apps GTK, fica muito bom. O Big Linux faz algo parecido, e é bem coeso no visual
@@almircoelhojr. É pq o plasma é desenvolvido na base da empolgação e poder da amizade
4:09 Nem sempre. Já perguntei pra minha mãe se sou feio e ela ficou quieta, então sou um fantasminha.
😂😂 Quê isso menino 👦 ...
Atualizei para o 22 e o Timeshift me salvaou tive que retornar ao 21.3 pois o kernel 6.8 está muito bugado em ambas as versões, mas no 22 ele é obrigatório aí já viu né.😅 O jeito é esperar mais um pouco.
Quais bugs ? Mudei do 21.3 por 22 e a unica coisa que notei sãos os logs de inicialização aparecendo e deixando a inicialização mais lenta
Kernel bugado? Algo de errado não está certo.
@@ThiagoSilva-jz1zg Com o kernel 6.8 congelamento do sistema, tanto no 21.3 quanto no 22, agora no 22 fiquei sem wi-fi e bluetooth além do congestionamento.
Pode ser que existam outros problemas ou mesmo que seja algo referente a atualização, mas como estou sem tempo de fazer uma instalação limpa e verificar se aí tudo vai funcionar já viu né. Meu setup está em um Acer Nitro 5 - i5(10g), Nvidia 1650, 32gb de ram, 1 nvme para o mint, 1 para o win11 e um SSD para arquivos.
Eu sou usuário do Mint e não quero que ele fique parecido com o POP ou com o Gnome Eu uso o tema Miint L verdinho clássico. Eu quero o Mint estável seguro, leve e funcional. Detesto gastar recursos de hardware com perfumaria tola.
É SÓ MUDAR O TEMA.
Cara, eu concordo com você!! Na minha opinião, esse é o diferencial e a missão do Mint. Deve ficar como está!
@@anonimosilva6723 Mas nem mudou muito, só não parece mais um bagulho amador em aparência.
mudança sempre virão, mais concordo totalmente com você, os outros citados, sao muito cheio de enrolação. já testei várias mais sempre volto pro mint .
@organess0n
Tem coisa que não é só mudar o tema.
Só ver os apps Libadwaita, mesmo forçando a mudança de tema, eles ainda não aparecem corretamente.
O Celluloid 0.27 tá horroroso mesmo mudando o tema GTK.
O Linux Mint até mantem o Celluloid 0.21 só pra não ter que lidar com as mudanças.
qual distro vc recomenda pra quem quer trocar do windows 11 pro linux pra jogar/estudar programação? pc com gpu da nvidia 1060 6gb e intel i7 7700hq 16gb ram
OpenSUSE Leap 5.6
Ubuntu ou Linux Mint
Ubuntu, Fedora.
Linux Mint com desktop Cinnamon. Pessoalmente gosto mais do Fedora, mas diria que o Mint é a melhor porta de entrada pra quem vem do Windows.
Nenhuma, NVidia e Linux nem pensar
E alguém sabe se há previsão para placas de vídeo AMD funcionarem melhor no linux? Especialmente no Mint, tem no fórum deles que a radeon 530 não funciona de fato. A minha nem liga, no W10 (quando usava) ela trabalhava bem. Não importa quantos tutos eu siga... não adianta.
Eu uso arch btw mas paragem à equipe do Mint ❤
Roda na arquitetura arm??
Não tem versão arm
gente não achei aquela lista de versoes do mint com os wallpapers. só aparece o Wilma!
tem uma pasta chamada Wallpapers (mas não tem nada de bom lá para o meu gosto!) achei que teria uma pasta Xia para wallpapers
Acho que se vc fez upgrade pelo gerenciador de atualizações, não aparece. Pra mim não apareceu
Pra ter acesso a todos os wallpapers do Mint, tem que baixar pelo terminal. O tamanho aproximado é de 700 MB. O comando é: sudo apt install mint-backgrounds-*
Eu uso wayland com Kde Plasma no Arch e rodo tudo perfeito, com efootball e tudo 😁
Também uso o Plasma dessa forma com uma delícinha de RX 6600 hehehe
O meu não tem o Menu Temas em configurações 😥
Qual versão vc tá usando
@@Moises-iv9vr é a XFCE, vou testar a Cinnamon, se o desempenho não for ruim na minha modesta máquina, vou instalar.
Eu particularmente só vou fazer quando sair a versão 22.3 por questão de comodidade mesmo.
Recentemente lançaram uma extensão que adiciona blur a interface do Cinnamon chamada "Blur Cinnamon" (é, eu sei. Nenhum pouco criativo esse nome rs) . Se isso já faz diferença na versão 21.3, nessa nova versão então, deve deixar a interface com um aspecto ainda mais modernizado.
Baixei hoje e já era a 22.1 como sendo opção oficial no site, vou trocar o w11 por ele mo meu notebook, espero que o desempenho seja muito melhor 😅
dio, vc poderia trazer um vídeo sobre o rclone? eu tô querendo usar no windows, mas quando rodo ele no terminal ele só funciona quando o terminal ta aberto, eu queria deixar ele rodando em 2º plano
Eu usaria o Mint com o KDE, mas infelizmente descontinuaram essa flavor. Hoje eu usaria o LMDE com o XFCE. Já usei o Cinnamon no Manjaro.
Faz um video facilitando a instalação de um kernel mais atualizado em distros baseadas no debian ou derivadas do ubuntu
No Mint é só instalar no gerenciado, no Debian e Ubuntu só manualmente ou com ppa...
@kevinyoliveira68 eu uso Minto poderia me passar o nome do gerenciador? Mas eu acredito que o driver de vídeo deve bugar eu vou testar primeiro em uma máquina virtual
Queria eles disponibilizassem o teclado US international.
Boa noite! Tentei usar o Mint no meu Dell Inspiron, mas tudo fica muito pequeno, letras e programas, já ajustei a escala mas ou fica tudo muito grande e desconexo ou muito pequeno
Qual a sua resolução? Dependendo só o KDE Plasma vai de boa
@ 1920x1080
Linux mint é simplismente o melhor sistema com xfce que já usei. E olha que já testeis varios xfce, lxqt, vários msm. O mint funciona tudo certinho e não tem erros bobos que outros sistemas como o zorin, por exemplo, têm.
Que erros são esses que tem no Zorion? Tô em dúvida entre Zorion e mint
No gerenciamento de energia...vc configura para nunca suspender e não fazer nada qdo abaixar a tampa....após algumas horas, ele ignora e suspende.Isso me fez desistir dele voltar na mesma hora pro mint(uso um mini Pc como tv box "bombada"
Uma mini Pc na sala e um note no quarto....ambos usados como tv box c mint (usei por um tempo o big Linux, mas voltei pro mint)
Como está o Mint para jogos da Steam? É só instalar o Steam, as livrarias e começar a jogar??
Dio, se eu quisesse criar uma distro completamente do zero, sem utilizar nada pronto, como seria esse processo passo-a-passo? Eu gostaria muito de criar um OS, porém, não tenho as habilidades necessárias, mesmo assim, eu gostaria de ao menos entender esse processo.
Com as palavras que você utilizou, "completamente do zero", então a sua missão é provavelmente impossível. Uma distro Linux é um conjunto de softwares que formam um sistema operacional com núcleo Linux. Um sistema operacional está composto por muitos softwares que podem agrupar-se em camadas. Cada um cumpre uma função específica e com potencial nível de complexidade elevado. Tudo o que existe hoje é o resultado de décadas de trabalho e evolução.
Você precisaria criar um desktop environment do zero. A System76, empresa responsável pelo PopOS, está desenvolvendo um novo desktop environment a 2 anos ou mais, não começou do zero e até o momento só entrega uma versão alpha. Imagina começar do zero. Uma distro é mais do que isso.
Se uma distro são 5 peças de lego e vc deseja construir suas próprias peças, não apenas selecionar e unir-las, então sua missão é muito difícil porque requer um sem fim de conhecimentos, experiências e habilidades.
Já dá muito trabalho unir as peças e ajustá-las.
Não faço isso, duas coisas que o mundo não precisa: um novo framework JavaScript e uma nova distro Linux
Aguardo um video do Garuda Dragonized
eu me sinto mais confortavel com icewm mas é questao de gosto ne
Estou saindo do windows e quero começar a utilizar o linux, sou programador, qual a distribuição você me recomendaria? Qual a configuração mínima um notebook precisa pra rodar uma distribuição?
Pra programar, Qualquer note Ryzen 5 com minimo 8gb e ssd voa no linux (Começar com o Linux Mint é uma boa).
Ou então, o big linux, pois é base Manjaro/Arch, então poderá aproveitar a gigantesca base de aplicativos do Arch Linux.
Dá pra rodar um Linux Mint até num computador de 15 anos atrás com 4 GB de RAM (não estou recomendando, mas dá), então não precisa se preocupar com especificações.
Mint ou Zorin, mas iria de Mint Cinnamon pela simplicidade mas se prefere algo mais polido visualmente Zorin se sai melhor...
@@kevinyoliveira68 Valeu!
Alguem aqui trabalha com audio ou é DJ sabe dizer se instala o app pra roda aplicações da MS roda o serato dj? por favor, eu estou buscando saber isso pois quero sair do rwindows mas devido essa aplicação ainda não mudie, pq o serato dj so tem pro rwindows e proa mac...
Então teoricamente não executa ou não deve funcionar perfeitamente. No entanto, você poderia subir o Linux Mint com um pendrive, testar o processo de instalação e execução. Existe a possibilidade de funcionar através do wine. A sua experiência será sua melhor arma para tomar esta decisão de ficar ou abandonar.
@Thorhent mas só nessa mint roda ou pode ser outra? Eu costumo ver vídeos e alguns jogos...talvez por ser Linux não sei se roda bem os jogos... costumo jogar nas horas vagas o PES 17....mas vou ver...se o serato roda bem pra mim e o que importa...mas vlw a dica vou tentar...vc já usa Linux né? A instalação é fácil ou tem algum massete a ser feito antes? Será praticamente meu primeiro contato com Linux...
@ Sobre o seu programa, a resposta é sim, ele poderá rodar em qualquer distribuição Linux, não só no Linux Mint.
Sobre jogos, as opções para Linux funcionam muito bem, mas aqueles somente para Windows potencialmente não, mas não tenho certeza, pois não jogo.
Sim, uso Linux a mais de 12 anos.
Para usuários novos, este Linux Mint me pareceu excelente, mas nunca o utilizei. O Cinnamon nunca foi uma interface muito agradável, mas esta versão melhou muito. Zorin OS é outra opção. Depois disso pensaria em Ubuntu e Fedora para recomendar.
@@djdiegobernardino Outra coisa, este canal é excelente e aqui você encontrará muitas valiosas informações.
@Thorhent blz....vou busca saber sobre essas versões que vc falo pra ter uma ideia de qual pode ser mais interessante e testar....Linux roda bem em máquina virtual...pq como só tenho notebook seria melhor testar primeiro em máquina virtual pra ver se tudo vai roda bem....obrigado pelas recomendações.
sinceramente, tento usar quase todas as distros, mas uma coisa ou outra não funciona e volto sempre para o Mint, que para mim funciona redondinho. Não acho que o Mint precise mudar muito o visual, eu só quero trabalhar nele, e se for o caso tem como trocar o thema, os ícones e tudo mais facilmente.
Estou usando o Linux Mint desde o inicio do ano. Uma coisa que me incomoda e muito é quando abro duas ou mais janelas do mesmo software. Por exemplo uso o Google Chrome com perfis diferentes, a troca de janela na barra em baixo é muito ruim.
Testa o Ubuntu Budgie, dá pra trocar entre as janelas abertas do app usando a rodinha do mouse.
o "damn" no inicio KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
diolinux o que voçe faz pra deixar a imagen do video bonita assim , tons azuis relaxantes e rosa muito foda ?
São lâmpadas coloridas simplesmente, não tem nenhum segredo :)
Eu acho o Mint muito bonito e funcional, não vejo motivos para mudar. Prefiro o cinnamon do Mint do que qualquer Gnome por aí
Os problemas que tenho com ele são outros, talvez por estar utilizando em um ambiente em que ele não é o foco. Estou migrando uma empresa inteira do Windows para o Mint e sinto falta de mais facilidade na padronização do sistema, como políticas de desktop ou opções pra desabilitar alguns apps para todos os usuários, já que íntegro ele a um LDAP. Desconheço uma distro que seja focada nisso então tudo que faço é na "unha". É chato e tá dando trabalho, mas tô conseguindo
Se tiverem dicas de distros assim agradeço
Não seria mais prático criar uma ISO já modificada desse jeito?
@kevinyoliveira68 o problema que dessa forma não consigo ter atualizações do sistema. Pode quebrar alguma coisa e acabou voltando ao método anterior. Por exemplo, algumas das alterações que fiz foram revertidas com o 22.1
Foi relativamente fácil eu resolver por já ter documentado tudo, o problema é ter que fazer isso em várias máquinas
Deixa eu no Zorin mesmo 😅
Baixei o vídeo inteiro só pra pegar a parte do gatinho 2:15
Parece estranho mas, eu sempre gostei mais da configuração do Cinamon padrão, mesmo parecendo "feio". 😂😂😂
não uso nem linux mint nem zorion os, mas se fosse pra usar um dos 2 eu usaria zorin e não só pela interface, ele não tem discriminação quanto ao empacotamento de apps, ele não te obriga a usar nem snap nem flatpak, ele te da os 2 e deixa vc decidir oq instalar
Alguns visuais estão literalmente idênticos ao Manjaro Gnome
O Cinnamon usa as mesmas tecnologias que o GNOME, então muitas coisas vão se parecer
@b0t123 sim, faz sentido, é que é estranho pensar como uma inovação kkkkkk
Caramba, o meu Mint 22.1 XFCE não tem nada disse :/
XFCE não usa GTK e consequentemente não teria essas novas features de tema tão facilmente, agora o resto acho que é questão de tempo.
@voguh__ vou testar a versão cinnamon, se o desempenho não for muito diferente da versão XFCE, vou instalar.
Acho o Plasma padrão mais feio que o Cinnamon, mas é aquilo como ele é tão customizável que a interface vai para outro nível
Usei o Mint por um mês e realmente é bom, mas tive problemas em desconectar o Wi-fi.
Cantinho arredondado me diz muito pouco. Os meus maiores problemas com Linux, e isso é geral, são as falhas que dão muito trabalho pra arrumar, quando dá pra resolver. Eu tenho um PC que o Mint entra sem som e tem que rodar um script para ativar. Andei por aí em vários fóruns e nunca consegui resolver, mesmo sendo usuário experiente. Esse tipo de coisa mantém os usuários no Windows e macOS.
Essa thumb ficou muito boa kkk
Como sempre as distros tornando-se o palco de si mesmas. Toda novidade das distros se resumem em como personalizar as distros. Quando vão focar em se tornar um ambiente favorável para o desenvolvimento de aplicação que até então só são feitas para Mac e M$ ?!
joga no cron para ativar ele
Uso o Mint por conta de não ter migrado para o Wayland, preciso usar o InputLeap para compartilhar teclado e mouse com um PC Windows, no Wayland isso ainda é impossível
Basta lançar versão com KDE que resolve
3:57 que isso core ._. ....digo...dio
Moderno ou não é pratico e funcional
O legal do Mint é que os desenvolvedores sao mais conservadores na questão de identidade do sistema, coisa que a Apple seguiu no seu mac Os. a Microsoft deveria aprender com a galera do mint, sempre lançam um windows diferente e isso é meio irritante pq fica a sensação de identidade perdida. Acho que identidade é uma forma de se consolidar.
Tem uma coisa que me incomoda do Cinnamon. É uma besteira, mas me incomoda
Quando eu quero ver o calendário, se eu clicar na data duas vezes ele não abre o aplicativo de agenda. Tenho que abrir manualmente e apontar a data
Legal esse seu programa de janelinhas. Mas roda programa de verdade mesmo?
???
@kevinyoliveira68 to querendo saber se tem software de verdade tbm, tipo revit, photoshop. Ms office ou se são só essas janelimhas aqui que muda de um pro outro. Algum deles tem um Premier, after effects, final cut, autocad.... sabe? Desses que a gente usa para trabalhar.
Sempre tem uma alternativa, no meu caso eu desisti de rodar o Davinci no linux pq sempre quebrava. Mas se voce tem paciencia e foco.... dá e roda@@MrLelopes
@ Só usar as alternativas gratuitas como Kdenlive, Krita, gimp, libreoffice, Da Vinci Resolve, etc
@@kevinyoliveira68 qual a alternativa gratuita ou não para Revit, Archicad e Autocad? Usei ja o gimp, mas a interface é muito ruim. Achei alguns editores online, webapps bem melhores ma epoca. Tentei tambem o freecad e o librecad e infelizmente são completamente inviaveis por hora como alternativas reais para profissionais. A parte Bim e arch deles é cheia de bugs e faltam funções que até joguinhos de android "faça sua casa" tem. Libre office é super pesado mesmo faltando varias opcoes basicas como uma transição morfar no de slides. Mas eu testei o only office e gostei bastante, ainda nao pesquisei muito dele. No geral, onunico programa real, que é possivel usar profissionalmente e competir de igual seria ele nesse momento. A filosofia é linda. Mas no final o linus sempre será um parquinho de testes de distros porque não tem o que atrai os usuarios: seus softwares, sua capacidade de trabalhar e prover para duas familias. Isso só acontece na area de programacao mesmo.
👍
Eles tiraram o calendário?? (gnome-calendar)
Aguém tem uma dica de app que me permita ter o Onedrive no Mint?
estou usando o Linux Mint a um ano,estou muito satisfeito em ter largado o windows!
Pessoal com medo de atualizações no Mint, o que eu tenho pavor quando digito yay e espero atualizar kkkkk!
Aqui no Arch a 2 meses e 0 problemas (também uso o yay)
@@kevinyoliveira68 Eu estou usando o zen kernel, que é mais propicio a dar problemas em drivers, mas no resto está as mil maravilhas
Sou curioso e gosto de experimentar distros, o mint que já testei lá atrás, não me entusiasmou. Permaneço com o Arch já a alguns anos, me identifiquei com o Arch,
No KDE pode-se escolher a imagem do dia da NASA...