Somos originais. Cada um tem seu conjunto de características próprias. Por isso, até hoje a psicologia não é uma ciência de per si. Este é o grande milagre da vida!
Existe uma diferença entre mim e meus familiares. Nasci kendo tudo o que me Cauã nas mãos.Era um modo de escalar da vida ruim que parecia ser assim. Lu, inclusive, a Bíblia que eles nunca lera. Porém, quando eu fazia isto, geralmente estava doente, e me batia uma febre horrível. Perdia o apetite, e minha mãe achava que seria meu fim. Porém, lua os livros escolares, enciclopédia, o que tivesse pra ler. Com o tempo conhece a achar que as pessoas que não liam e andavam muito, brincavam maus ( brinquei muito também, sozinha ou não) eram mais felizes que eu. Desenvolvi uma comparação dia personagens perfeitos com as pessoas em volta Todas em volta pareciam defeituosas, erradas, e que, um dia, em algum lugar encontraria as pessoas certas pra conviver.Exustua uma sensação de inferioridade em mim e em volta que precisava ser extinta pra eu ser reluz. Foi assim. Aí né casar eu me descobri sendo eu mesma. Parece que foi quando nasci As inferioridade acabou. Dou quando tirei minha CI ( depois roubada em 1995).....tirei outra , com outro número e outra foto, outra idade .... Foi roubada também....Ainda não fiz outra Tenho a CNH e passaporte( 95) e a cópia da última identidade. O casamento me tirou de um lugar ruim. Continuei a ler, de midi mais reluz, sem fazer comparações, bem procurar dignidade em mim. ( não conseguia isso)..... Mas o relacionamento nunca foi bom. Porém, o que estragou de vez a minha vida foi o meu emprego. Que foi uma conquista minha passar nis exames e trabalhar fira foi dificílimo conseguir isso. E, sem perceber, fui arrastada pra outro lugar incompatível com o meu trabalho. Entrei em depressão (1977 até 1984). Linga, dolorida, chorava , dormia demais e trabalhava). Via pouco a Tv Lu livros de Osucaluse ( todos de Freud e vários outros, fiz dois anos de Psicanálise. Se eu não tivesse vindo pra Vitória _ES, para ter filho, não teria tido esse *problema". Com o trabalho, pois não era o trabalho......era o "Spirit " daqui que né pegou e subjugou e ne levou pra Frey e outros. Eu percebi agira que estava escapando pro meu lugar. Fui impedida, por minhas fraquezas de continuar a ser que eu sou. . Obrigada
"Todos iguais, todos iguais Mas uns mais iguais que os outros", já cantavam os Engenheiros do Havaí... Decididamente um tema espinhoso tratado com a mesma maestria de sempre!!!
como e bom ouvir uma conversa com pe e cabeca, que ha logica, uma discussao que vc acompanha a linha de raciocinio sem nenhuma ponte de loucura para atrelar as partes
Pondé hoje vcê deu uma mostra de extrema paciência viu .Você ter de falar , e a Thaís ter a mesma paciência pra fazer de conta q nunca ouviu “palavra “ , sobre sermos diferente . Isso para dizer sobre o Óbvio . Não estou fazendo ironia , Não . Eu de fato , estou constatando sua paciência . Este é meu contentamento . Tenha certeza , necessitamos , precisamos da sua generosidade de repetir o óbvio q grita e é silenciado . Obrigada por está MAGNÍFICA AULA.
Fantástico. Eu até pensava que, na essência, seríamos iguais, mas mudei de ideia. Realmente a questão é complexa, e nossos ídolos Ponde e Thais estão a altura dela.
O vídeo do Porta dos Fundos sacramentou o vídeo. Não sei como funciona nos outros países, mas no Brasil a única coisa que temos em comum são as nossas necessidades biológicas, porque nos outros aspectos estamos longe de ser.
Obrigada e boa noite! As pessoas estão se desenformando, tá rolando uma hipocresia por medo de se comprometer. Então vamos fingir que aceitamos tudo. Isso é um horror nossa igualdade são nossas diferênças.
Também acho que a discussão identitária, por mais que tenha seu lugar, como grande efeito colateral deixa a sociedade mais dividida. Tanto é que as pessoas estão se autosegregando, como uma volta ao que acontecia nos Estados Unidos pré 1950.
A luta contra a morte iguala tudo que existe, a forma como lutamos contra a morte nos iguala como seres humanos, as ferramentas que cada indivíduo usa nessa luta defini um em relação ao outro Ex: todos os átomos são constituídos por prótons, elétrons e nêutrons, mas cada um encontra sua forma mais estável em diferentes condições de temperatura e pressão
De fato, percebe-se o uso da lei para acuar e condenar previamente, conforme o grupo hegemônico e que tenha uma organização efetiva de ataque aos que tenham um pensamento diferente daquele que defendem. Em suma, ou se cala e concorda ou será perseguido de todas as formas possíveis. E nem sempre o politicamente correto é, em si mesmo, correto.
Tempo 24:02. Pondé, parabéns por toda dedicação e ensinamentos. Cara, o Brasil É UM PAÍS MUITO ESTRANHO EM TODOS OS SENTIDOS. O Brasil é uma M----a cara desde 1500. Parabéns Pondé. Tempo 31:10 Cara, o Brasil é uma M---a. Não sei porque insistir tanto em algo que não vale a pena. É assim desde 1500. O playground do mundo é uma B---a cara.
Lógico, ter câncer e procurar tratamento no SUS é a mesma coisa que ter um convênio médico de qualidade ou muito dinheiro para ter o melhor da tecnologia médica ao seu alcance.
@@ricardodemattos8490 ah mas morrer de câncer com o suporte adequado de morfina acompanhado é bem diferente de morrer sem conseguir uma vaga de internação no SUS. A única coisa em comum é o morrer.
Tbm notei isso... Com a cultura do cancelamento e tudo é assédio ou um crime correndo risco de processo. Todo mundo falou claro q somos iguais ENTRETANTO.... Somos diferentes! Nem irmãos Gemeos são iguais (sim com ossm pais morando naea casa estudando nós msm lugares convivendo com as m pessoas ) Semelhante sim igual não mas na lei como forma de manter o Estado a união unida... Sim temos q ser iguais independente de cor raça crença ou poder aquisitivos!
E se tivermos que indicar um chefe/responsável de um grupo de turma, como se faz?!! Como o professor deve agir para indicar o responsável pelo grupo?!! Abraço.
Hora do recreio; item principal: ouvir e aprender. Muiiito obrigado, sempre!!!😊 BTW: Sei que temos alguém na TV Cultura que recebe nossa Revista do Parafuso. Sure, não é necessariamente os apresentadores do Linhas Cruzadas.🐼
Eu sempre julguei o ser humano como farinha do mesmo saco,mas eu percebi,de uns tempos pra cá,que tem uns 20% que são piores ainda,se é que me entendem,rs.
Ponde não é filósofo. Eu acho que ele é professor de filosofia. Ele reproduz o que os verdadeiros filósofos criaram. Como diz o professor Clóvis de barros, que fala que é um explicador, eu também acho que ponde é um explicador das coisas criadas por todos os verdadeiros filósofos e/ ou escritores.
Um bom pragrama, trazendo assuntos do dia a dia...Mas preciso fazer uma observação....Quando o Sr. Pondé fala acerca da igreja, que considera todos os seres humanos como filhos de Deus , esse conceito é uma visão da igreja católica , porque os protestantes não compartilha dessa mesma opinião... Todos os homens são criaturas de Deus , eles se tornam filhos de Deus , quando aceitam a Cristo em suas vidas...Sei que o Sr. Pondé é um excelente historiador e conhecedor da filosofia, muito bom por sinal, mas observo que na área religiosa,ele deixa à desejar. Independente de qq coisa, é um bom programa e como sempre, não posso deixar de mencionar que: A Sra. Thays está sempre cheia de charme.Parabens!
Pelo título, e perfil dos apresentadores e da própria proposta que vemos nesse ótimo programa, a abordagem ficou aquém da expectativa. Ficou mo senso comum. Uma abordagem mais interessante filosoficamente seria por exemplo na atualização e análise do tradicional debate doutrinário entre Rosseau e Hobbes… Pensei que seria abordado algo como: será que o ser humano só se diferencia em razão das circunstâncias em que está inserido? Da sua posição na dinâmica da sociedade? Minha conclusão até ágora: Sim. Dê a mesma posição ao homem, e terá aproximada e majoritariamente a mesma atitude esperada. Mas gostaria de ouvido a abordagem deles sobre isso. De resto, parabéns aos envolvidos. Esse programa costuma ser muito bom.
Sinto dizer, mas não existe um programa igual à esse!!!! Rsrsrs... Maravilhoso!!!!
Um dos melhores programas da TV aberta
Melhor programa da TV na atualidade!!!👏🏻👏🏻👏🏻
concordo
Somos iguais no nascimento e na morte. No intervalo disso somos completamente diferentes em tudo.
👏👏👏👏👏👏👏👏 “é fácil amar a humanidade, mas é difícil amar o semelhante.” Pondé👏👏👏👏👏👏
E o dessemelhante então, é quase impossível amar né. Se for psicopata então!
Eu assisto este programa quando estou de plantão na comunidade aqui em Toronto, simplesmente maravilhoso.
O melhor programa da TV brasileira!
EXCELENTE! SIMPLESMENTE... S E N S A C I O S H O W ! ! ! MEUS PARABÉNS & MUITO OBRIGADO!!!
E na verdade...tem sim pessoas mais inteligentes..e melhores que outras.
PARABÉNS ao canal. Exelente.🔝👏👏👏👏👏
Essa dupla é genial e corajosa ao enfrentar esse tema.
Somos originais. Cada um tem seu conjunto de características próprias. Por isso, até hoje a psicologia não é uma ciência de per si. Este é o grande milagre da vida!
O video do Porta dos Fundos fechou o tema com chave de ouro. Triste realidade das diferenças brasileiras.
Hoje eu gostaria de destacar a Trilha sonora do Programa My goodness TEM A QUALIDADE DE FILMES HOLIDIANOS. EQUIPE SONOGRAFIA PARABÉNS
Meu programa favorito no YTube, não tem jeito!!
Melhor programa, com certeza.
Melhor programa ❤❤2 estudiosos e intelectuais de qualidade neste nosso Brasil tão colorido de tantas desilusões e desigualdades sociais.
Sensacional 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Adoro esses dois !! rsrs , Thaís... " essa é , ainda mais cínica, que a anterior ..."
Bom tema a ser discutido .
Não somos iguais em nada .
Programa mais essencial da atualidade para mantermos algum nível de inteligência crítica tolerante 👏🏼👏🏼👏🏼
Tema excelente e apresentadores que dispensam comentários em vista do enorme e variado repertório que ambos têm! Parabéns aos dois e à TV Cultura!
Parabéns vcs são otimos
No plano pessoal somos diferentes, e no impessoal tendemos a ser iguais.
Ótimo programa. Profundo, divertido, variado e muito bem pré-produzido!
Lógico que não, cada um tem uma Personalidade única; ideais, etc...
Programa necessário!
Maravilha de tema! 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Boa tarde para todos nós! QUE pergunta inusitada...
Existe uma diferença entre mim e meus familiares. Nasci kendo tudo o que me Cauã nas mãos.Era um modo de escalar da vida ruim que parecia ser assim. Lu, inclusive, a Bíblia que eles nunca lera. Porém, quando eu fazia isto, geralmente estava doente, e me batia uma febre horrível. Perdia o apetite, e minha mãe achava que seria meu fim.
Porém, lua os livros escolares, enciclopédia, o que tivesse pra ler. Com o tempo conhece a achar que as pessoas que não liam e andavam muito, brincavam maus ( brinquei muito também, sozinha ou não) eram mais felizes que eu.
Desenvolvi uma comparação dia personagens perfeitos com as pessoas em volta Todas em volta pareciam defeituosas, erradas, e que, um dia, em algum lugar encontraria as pessoas certas pra conviver.Exustua uma sensação de inferioridade em mim e em volta que precisava ser extinta pra eu ser reluz. Foi assim.
Aí né casar eu me descobri sendo eu mesma. Parece que foi quando nasci As inferioridade acabou. Dou quando tirei minha CI ( depois roubada em 1995).....tirei outra , com outro número e outra foto, outra idade ....
Foi roubada também....Ainda não fiz outra
Tenho a CNH e passaporte( 95) e a cópia da última identidade.
O casamento me tirou de um lugar ruim. Continuei a ler, de midi mais reluz, sem fazer comparações, bem procurar dignidade em mim. ( não conseguia isso).....
Mas o relacionamento nunca foi bom.
Porém, o que estragou de vez a minha vida foi o meu emprego.
Que foi uma conquista minha passar nis exames e trabalhar fira foi dificílimo conseguir isso.
E, sem perceber, fui arrastada pra outro lugar incompatível com o meu trabalho. Entrei em depressão (1977 até 1984). Linga, dolorida, chorava , dormia demais e trabalhava). Via pouco a Tv Lu livros de Osucaluse ( todos de Freud e vários outros, fiz dois anos de Psicanálise.
Se eu não tivesse vindo pra Vitória _ES, para ter filho, não teria tido esse *problema". Com o trabalho, pois não era o trabalho......era o "Spirit " daqui que né pegou e subjugou e ne levou pra Frey e outros. Eu percebi agira que estava escapando pro meu lugar. Fui impedida, por minhas fraquezas de continuar a ser que eu sou. . Obrigada
Eu amo ver os vídeos do Pondé, são os melhores.
"Todos iguais, todos iguais
Mas uns mais iguais que os outros", já cantavam os Engenheiros do Havaí...
Decididamente um tema espinhoso tratado com a mesma maestria de sempre!!!
Obrigada por esse programa. Aprendendo muito com esses dois.
Salve Thaís e Pondé.
Melhor programa da televisão brasileira. São verdadeiraa aulas que ampliam nossa visão sobre o mundo.
"É mais fácil amar a humanidade do que a realidade." L.F.P.
Obrigado por essa aula!
Ser igual perante a lei já seria um milagre
Kkk boa
Alguns são diferentes. Defecam pela frente e urinam por trás.
como e bom ouvir uma conversa com pe e cabeca, que ha logica, uma discussao que vc acompanha a linha de raciocinio sem nenhuma ponte de loucura para atrelar as partes
Só resta bater palmas!👏👏👏
muito bom , mais um excelente programa!
Pondé hoje vcê deu uma mostra de extrema paciência viu .Você ter de falar , e a Thaís ter a mesma paciência pra fazer de conta q nunca ouviu “palavra “ , sobre sermos diferente . Isso para dizer sobre o Óbvio .
Não estou fazendo ironia , Não . Eu de fato , estou constatando sua paciência . Este é meu contentamento .
Tenha certeza , necessitamos , precisamos da sua generosidade de repetir o óbvio q grita e é silenciado .
Obrigada por está MAGNÍFICA AULA.
E nem querendo dizer q já sabemos tudo Não .
Fantástico. Eu até pensava que, na essência, seríamos iguais, mas mudei de ideia. Realmente a questão é complexa, e nossos ídolos Ponde e Thais estão a altura dela.
O vídeo do Porta dos Fundos sacramentou o vídeo. Não sei como funciona nos outros países, mas no Brasil a única coisa que temos em comum são as nossas necessidades biológicas, porque nos outros aspectos estamos longe de ser.
É um assunto extremamente complexo, para chegarmos em algum lugar. Mas, é um ótimo tema, parabéns!
Muito bom!! Essa do elogio em particular, vou levar pra vida.
Obrigada e boa noite!
As pessoas estão se desenformando, tá rolando uma hipocresia por medo de se comprometer. Então vamos fingir que aceitamos tudo. Isso é um horror nossa igualdade são nossas diferênças.
Estava aguardando esse tema faz tempo! Muito bom.
Para se ter igualdade, não pode haver liberdade. Para ter liberdade, não pode haver igualdade. A igualdade tira a liberdade daqueles que tem mais.
Maravilhoso programa
O conceito de harmonia acho ideal pra descrever diferentes frequências/indivíduos encaixados no seu local e tempo mais adequados
Conversa verdadeira!!!
Boa noite
aH! Just Love
O acobertamento de atitudes e sentimentos remete a superficialidade, então não se torna diferente.
Show 🤩
Muito bom o tema.Parabens.
A nossa pedagogia adota o paradgma que todos têm a mesma capacidade. E olha o caos a que isso nos levou.
👏👏👏👏
Excelente reflexão
Iguais em que sentido? Em importância? Em características?
Também acho que a discussão identitária, por mais que tenha seu lugar, como grande efeito colateral deixa a sociedade mais dividida. Tanto é que as pessoas estão se autosegregando, como uma volta ao que acontecia nos Estados Unidos pré 1950.
❤️
A luta contra a morte iguala tudo que existe, a forma como lutamos contra a morte nos iguala como seres humanos, as ferramentas que cada indivíduo usa nessa luta defini um em relação ao outro
Ex: todos os átomos são constituídos por prótons, elétrons e nêutrons, mas cada um encontra sua forma mais estável em diferentes condições de temperatura e pressão
na dor todo mundo é igual...
🌹
Amei. Ótimo programa.
Todos somos diferentes em vários aspectos. Até irmãos são diferentes. Mas deveríamos ser iguais perante a lei e possuidores dos mesmos direitos.
Ótimo
Excelente programa.Inteligente e divertido.
Lei é uma coisa é justiça é outra!
"Todos iguais todos iguais mas uns mais iguais que os outros"
Falou e disse...
Direitos e deveres.
De fato, percebe-se o uso da lei para acuar e condenar previamente, conforme o grupo hegemônico e que tenha uma organização efetiva de ataque aos que tenham um pensamento diferente daquele que defendem. Em suma, ou se cala e concorda ou será perseguido de todas as formas possíveis. E nem sempre o politicamente correto é, em si mesmo, correto.
Tempo 24:02. Pondé, parabéns por toda dedicação e ensinamentos. Cara, o Brasil É UM PAÍS MUITO ESTRANHO EM TODOS OS SENTIDOS. O Brasil é uma M----a cara desde 1500. Parabéns Pondé. Tempo 31:10 Cara, o Brasil é uma M---a. Não sei porque insistir tanto em algo que não vale a pena. É assim desde 1500. O playground do mundo é uma B---a cara.
Somos todos iguais e igualados pelo sofrimento.
Mas uns sofrem mais do que outros.
Lógico, ter câncer e procurar tratamento no SUS é a mesma coisa que ter um convênio médico de qualidade ou muito dinheiro para ter o melhor da tecnologia médica ao seu alcance.
@@magnobraga4619 , igualados pelo sofrimento, não pela resposta dada a ele.
@@ricardodemattos8490 ah mas morrer de câncer com o suporte adequado de morfina acompanhado é bem diferente de morrer sem conseguir uma vaga de internação no SUS. A única coisa em comum é o morrer.
E no Brasil principalmente para a lei os seres humanos não são todos iguais.
Deveríamos ter os mesmos direitos e os mesmos deveres mas não os temos. Não temos os mesmos direitos e sequer queremos saber os nossos deveres.
Tbm notei isso... Com a cultura do cancelamento e tudo é assédio ou um crime correndo risco de processo.
Todo mundo falou claro q somos iguais ENTRETANTO.... Somos diferentes!
Nem irmãos Gemeos são iguais (sim com ossm pais morando naea casa estudando nós msm lugares convivendo com as m pessoas )
Semelhante sim igual não mas na lei como forma de manter o Estado a união unida... Sim temos q ser iguais independente de cor raça crença ou poder aquisitivos!
São...o homem é o mesmo...
DA VINCI, JAMES JOYCE, HUXLEY ETC,,,VCS CONHECEM ALGUEM IGUAL ESSES CARAS?...
E se tivermos que indicar um chefe/responsável de um grupo de turma, como se faz?!! Como o professor deve agir para indicar o responsável pelo grupo?!! Abraço.
😊
Muitas pessoas são más e não querem reconhecer dignidade às outras pessoas que elas julgam inferior
Bom programa, curti...ainda mais pela coragem do Pondé (apesar dele ter elogiado Olavo de Carvalho uma vez, decepção)
Hora do recreio; item principal: ouvir e aprender. Muiiito obrigado, sempre!!!😊 BTW: Sei que temos alguém na TV Cultura que recebe nossa Revista do Parafuso. Sure, não é necessariamente os apresentadores do Linhas Cruzadas.🐼
Parei de seguir Linhas Cruzada, pois a Soberba do interlocutor, demorou, mas aconteceu🥺
Somos todos iguais no WC, mesmo assim depende o que cada um come.
Que bom ver uma mulher admitir (Entrevistadora) que nem todos homens são demônios e que nem todas as mulheres são anjos
Eu sempre julguei o ser humano como farinha do mesmo saco,mas eu percebi,de uns tempos pra cá,que tem uns 20% que são piores ainda,se é que me entendem,rs.
Se são iguais e complexo , agora quando morrem irão todos para o mesmo local, viram pó e termina...
Ponde não é filósofo. Eu acho que ele é professor de filosofia. Ele reproduz o que os verdadeiros filósofos criaram. Como diz o professor Clóvis de barros, que fala que é um explicador, eu também acho que ponde é um explicador das coisas criadas por todos os verdadeiros filósofos e/ ou escritores.
Um bom pragrama, trazendo assuntos do dia a dia...Mas preciso fazer uma observação....Quando o Sr. Pondé fala acerca da igreja, que considera todos os seres humanos como filhos de Deus , esse conceito é uma visão da igreja católica , porque os protestantes não compartilha dessa mesma opinião... Todos os homens são criaturas de Deus , eles se tornam filhos de Deus , quando aceitam a Cristo em suas vidas...Sei que o Sr. Pondé é um excelente historiador e conhecedor da filosofia, muito bom por sinal, mas observo que na área religiosa,ele deixa à desejar. Independente de qq coisa, é um bom programa e como sempre, não posso deixar de mencionar que: A Sra. Thays está sempre cheia de charme.Parabens!
Os seres humanos são todos iguais na hora de ir ao banheiro,principalmente para fazer o número dois.
No Brasil já temos leis e políticas segregacionista! Nem mesmo na letra da temos a igualdade!
Iguais em direitos e deveres. E a igualdade biológica. São as únicas formas de igualdade.
Acredito eu.
Pelo título, e perfil dos apresentadores e da própria proposta que vemos nesse ótimo programa, a abordagem ficou aquém da expectativa.
Ficou mo senso comum.
Uma abordagem mais interessante filosoficamente seria por exemplo na atualização e análise do tradicional debate doutrinário entre Rosseau e Hobbes…
Pensei que seria abordado algo como: será que o ser humano só se diferencia em razão das circunstâncias em que está inserido? Da sua posição na dinâmica da sociedade?
Minha conclusão até ágora:
Sim. Dê a mesma posição ao homem, e terá aproximada e majoritariamente a mesma atitude esperada.
Mas gostaria de ouvido a abordagem deles sobre isso.
De resto, parabéns aos envolvidos. Esse programa costuma ser muito bom.
Eu indico a música perfeição com legião urbana pois as nossas bandeiras são iguais.