A melhor decisão que o Pondé fez por ele e por nós foi deixar o curso de medicina e se enveredar pela filosofia. Dá gosto ouvir e assistir. Excelente programa
Gente... Aqui na Alemanha ainda tem muita gente honesta. Já perdi minha bolsa e foi entregue na polícia. Acho que não é pela questão do anel de Giges mas sim pela cultura e educação. Esse programa é sempre bom para reflexões. Sempre!
Cara… Pondé ta de parabéns… Manter a coerência com diante a da infinita beleza e sagacidade da Thais deve ser muito difícil… eu me atrapalharia todo olhando pra essa cara linda e esse repertório de altíssimo nível ❤
Começamos com honestidade, mas rapidamente passamos para reputação, educação social, gentileza, convívio social, integridade e outros marcadores de aceitação social. Os sociopatas são capazes de emular qualidades e terem boa reputação mesmo sendo desonestos.
eu amo que programa é feito num estudio com uma acustica tão boa que a vz do pondé ecoa que conseguimos ouvir, e tão bom ter uma conversa dessa num ambiente com esse silencio, melhor descoberta do meu ano foi o linhas cruzadas, estou buscando comnhecimento pra ser cada vez melhor
O tema é bem pertinente nos dias atuais. A reputação nas redes sociais foi mercantilizada... estranhei o Pondé não relacionar nesse termo. No fundo as novas gerações não fazem a mínima ideia do q seja reputação de verdade, pois ela é algo q demanda tempo, trabalho, esforço, convicção, controle das emoções e uma infinidade de virtudes que hj em dia foram pulverizadas no mundo digital. Preocupante, pro futuro do mundo !!!!
Eu tive e ainda tenho algumas experiências em países como Alemanha e Noruega nesse contexto honestidade. São situações incríveis e inacreditáveis para eu que sou brasileiro morando no Rio de Janeiro. Na Alemanha por exemplo se vc perde algo basta vc fazer o caminho percorrido ou voltar ao local que vc esqueceu ou perdeu que lá encontrara seu pertence. Aconteceu comigo e até hoje eu lembro como algo “inacreditável”.
Hoje pouquíssimas pessoas se preocupam com a reputação, justamente em razão da maior Impessoalidade nas relações. Cada vez mais quem dita as regras é o dinheiro.
Acho que trocaria a frase: Não adianta parecer honesto : tem que ser honesto. Porque aparentar sem ser, inevitavelmente a máscara cairá, mais dia, menos dia!
"Não existiria aí para além da essência humana, alguma variável cultural, que fizesse com que determinada etnia fizessem a coisa certa eticamente recomendada" Acredito que sim. Meu namorado é muito honesto, do tipo que não consegue ficar devendo 1 centavo. Ele não gosta de nada errado, é do tipo que a palavra dele vale tento quanto a assinatura. E de quebra é muito educado e responsável, um verdadeiro achado, todas as qualidades que aprecio. rs
Podemos definir o que é honestidade? É óbvio que é melhor ser honesto do que parecer ser honesto! Muito embora a mentira tem perna curta! É impossível ser desonesto e manter a desonestidade em segredo! As ações valem mais que as palavras!
Sim, mas infelizmente algumas pessoas desonestas tem uma boa reputação, especialmente quando as demais também são assim e as veneram, reforçando esse comportamento. Efeito manada, inversão de valores e coisas do tipo também contribuem para isso.
Certamente Pondé se equivocou quando disse que as pessoas mentem quando falam que ser honesto/a é importante e aprenderam com seus pais. Pondé você é um ótimo filósofo, mas você NÃO É DEUS pra dizer e saber o que as pessoas pensam!
É muito difícil compreender essa frase, se não pensarmos na aparência como uma máscara do que nós queremos oferecer ao outro... E isso é diferente de ser.
Celulares é um destruidor de reputações, segundo Pondé. rs Acho que para algumas pessoas sim e outras não. Eu mexo no celular do meu namorado a vontade e ele no meu, nada a esconder. Sem falar, que eu deixo a localização do celular ligada e ele deixa a dele.
César não foi imperador, inclusive foi com a morte dele que a república romana terminou e o filho adotivo de César, Augusto, virou o primeiro imperador de Roma.
Quanto à necessidade em "parecer honesto" quando perguntado sobre questões éticas que o Pondé colocou... será que também não há uma dose de que o "ser honesto" pra cada pessoa ser diferente? Cada pessoa tem uma medida do que é ser honesto diferente das outras pessoas e sendo assim todos concordam que precisam ser "honestos", embora o "meu honesto" é um, o "honesto do outro" é outro. Meu pai me ensinou uma honestidade que é diferente da honestidade que o seu pai te ensinou. Imagino que exista uma linha da "honestidade média" que serve como referência para o que seria visto como "honesto esperado". Mas quando se está "usando" o anel de Giges, essa linha da honestidade média perde um pouco a importância.
Para alguns na atual conjuntura, não. Diante dos fatos revelados sobre politiqueiros inescrupulosos, e todos golpistas, incluindo os de fardas estreladas ou não, do 🇧🇷, o que importa é poder, benesses vitalícias, dinheiro, viver a vida em 1 dolce far niente eterno.
Caráter é resistir às tentações? Kkkk! O filósofo viajou na HELLMANS! O caráter é formado até aos 13/14 anos ( já está comprovado cientificamente ). Se for mal caráter aos anos 15 anos de idade , será mal caráter aos 80 anos de idade. Não existe essa relação de caráter com resistência às circunstâncias! Ou você tem valores morais sólidos ( honestidade, ética, humanidade, etc e tal. ) ou não os tem! Quando afirmo que filósofo não é cientista e que a filosofia não é uma CIÊNCIA não é implicância da minha parte. Ah! O jornalismo também não é uma CIÊNCIA! E jornalista não é cientista.
Discordo ! Eu tenho o meu caráter e ética sob viés cristão seguindo os 10 mandamentos. Os 13/14 anos - o jovem tem uma base através da estrutura familiar ou o conceito "não matarás" no íntimo do ser. Mas mesmo assim, estou disposto de perder o meu caráter e ética com as tentações de prazer e benefício próprio.
@@carcarasilvestre8526 Você cumpri os dez mandamentos? Parabéns para você! É a primeira pessoa que eu já ouvi dizer que cumpre os dez mandamentos! Quem tem uma boa formação moral ( sólida ) não é tentado. Respeitou a sua opinião, mas, não concordo com ela. Você não é fanático religioso? É ? Cuidado o fanatismo é uma doença! Deus não quer que nenhum dos seus filhos seja fanático! Velho testamento é uma lei moral da qual Moisés teve que se valer para conter um povo atrasado moralmente.
O homem não é produto do meio. O homem sofre influências do meio. Esta história que europeus e canadenses são honestos por uma ação inata é uma grande bobagem! Talvez o Brasil seja o país onde a desigualdade ( material e intelectual ) seja a maior do planeta, mas, no cotidiano encontramos pessoas simples com alto grau de honestidade e ética que não existem em nenhum lugar do mundo. O exemplo do celular que o rapaz encontrou e entregou é um deles. O problema é que a elite financeira ( econômica, os ricos ) e políticas brasileiras são as mais desonestas e corruptas do planeta e o povo brasileiro fica estigmatizado como desonesto e corrupto! Moral é uma questão subjetiva! O homem( ser humano ) decide se será um ser moral ou imoral ( não confundir com essa moralzinha hipócrita dos bons costumes ).
A japa fala sério mesmo quando O maluco do haiti não respeita regras de estacionar vom o carro, depois de anos e anos sofrendo embargo? Ai a credibilidade do programa cai né moça
@@niennordeild4389 razao total sua , vacilo meu total meu. Mas revendo o trecho do programa, mesmo se referindo obviamente ao Kwait, como apontou, permanece sendo ao meu ver uma critica socialmente enviesada, de certo exagero quem sabe de origem feminista, ao se menosprezar o merito de que, para os kwaitianos, sua cultura mandava fazer uso do privilégio de estacionar em local proibido se valendo das credenciais; nessa cultura, talvez nao desfrutar do privilégio seria desrespeitoso ao concedeste do “presente”. Ha uma urgência em denotar mérito em pessoas de culturas diferentes. Achei a argumentação forçada. O proprio assunto do conteúdo me pareceu forçado, como se nao demonstrar a virtude significasse ser não virtuoso; o foco na virtude e nao na publicidade das atitudes, no fim, produz uma notoriedade mais qualificada, menos imediatista
@@humbertomoraes7609 Bem, eu tive uma leitura um pouco diferente. De fato, essa pesquisa pode ser lida desta maneira, como você colocou. Um elitismo de dizer que os países mais ricos são também mais educados. Infelizmente, o fato é este, os kwaitianos tiveram quase uma infração por dia do ano, ou seja eles fizeram questão de usar do privilégio. Agora, como o Pondé apontou, isso não é dizer que uns são mais corretos que outros. Apenas indica que uns tem, nas palavras dele, a regra introjetada dentro da cabeça. Ao meu ver ela levantou a questão como ela foi trazida pela pesquisa, e ele qualificou a informação. Enfim, esta pesquisa é a informação perfeita para levantar o debate, inclusive se foi elitista ou não.
Amo esse programa, mas a Taís, neste episódio, agiu de maneira preconceituosa quando generalizou uma prática machista associada a todos os muçulmanos. Lamento.
A melhor decisão que o Pondé fez por ele e por nós foi deixar o curso de medicina e se enveredar pela filosofia. Dá gosto ouvir e assistir.
Excelente programa
Ainda existe uma Programação confiável na TV aberta...Linhas Cruzadas! Felizmente 😊
Quem adora essa dupla? Os dois sempre muito elegantes.
Dupla dinâmica!!! Melhor programa da TV na atualidade!👏🏻👏🏻👏🏻
TEMOS QUE AMAR O PRÓXIMO O SER HUMANO. ISSO É FAZER O CERTO
Falando em reputação, esse é, certamente, um dos poucos programas dignos de recebê-la!!! Um espetáculo!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Mais um espetáculo da TV Cultura. Dupla show
muito bom
Gente... Aqui na Alemanha ainda tem muita gente honesta. Já perdi minha bolsa e foi entregue na polícia. Acho que não é pela questão do anel de Giges mas sim pela cultura e educação.
Esse programa é sempre bom para reflexões. Sempre!
"É mais fácil lidar com peso na consciência do que a má reputação" Nietzsche
Crime e Castigo fica como?
@@karinenogueira1374 Se um dia tu tiver esposa e cometer adultério. Saberá o peso da consciência mesmo se fazendo o marido fiel.
Um dos melhores programas da TV brasileira.
Podemos afirmar q, aparentemente, este é um programa de grande reputação!
Aparentemente! Disse-o bem!
Cara… Pondé ta de parabéns… Manter a coerência com diante a da infinita beleza e sagacidade da Thais deve ser muito difícil… eu me atrapalharia todo olhando pra essa cara linda e esse repertório de altíssimo nível ❤
Como eu adoro este programa 👏🏽👏🏽👏🏽
Começamos com honestidade, mas rapidamente passamos para reputação, educação social, gentileza, convívio social, integridade e outros marcadores de aceitação social.
Os sociopatas são capazes de emular qualidades e terem boa reputação mesmo sendo desonestos.
eu amo que programa é feito num estudio com uma acustica tão boa que a vz do pondé ecoa que conseguimos ouvir, e tão bom ter uma conversa dessa num ambiente com esse silencio, melhor descoberta do meu ano foi o linhas cruzadas, estou buscando comnhecimento pra ser cada vez melhor
Que bom que temos esse programa meu Deus que alívio
Sempre um show desta magnífica dupla!!
Programa maravilhoso!!
É como Freud dizia que para fazer inimigos basta dizer o que pensa assim como abrir , expor o celular por exemplo
Ainda bem que eu tiro print dos comentários, já que a CENSURA não existe! 😅👍
Adoro ouvir Linhas Cruzadas
O tema é bem pertinente nos dias atuais. A reputação nas redes sociais foi mercantilizada... estranhei o Pondé não relacionar nesse termo. No fundo as novas gerações não fazem a mínima ideia do q seja reputação de verdade, pois ela é algo q demanda tempo, trabalho, esforço, convicção, controle das emoções e uma infinidade de virtudes que hj em dia foram pulverizadas no mundo digital. Preocupante, pro futuro do mundo !!!!
Programa simplesmente maravilhoso. Grandes apresentadores! ☺️
Eu tive e ainda tenho algumas experiências em países como Alemanha e Noruega nesse contexto honestidade. São situações incríveis e inacreditáveis para eu que sou brasileiro morando no Rio de Janeiro. Na Alemanha por exemplo se vc perde algo basta vc fazer o caminho percorrido ou voltar ao local que vc esqueceu ou perdeu que lá encontrara seu pertence. Aconteceu comigo e até hoje eu lembro como algo “inacreditável”.
Hoje pouquíssimas pessoas se preocupam com a reputação, justamente em razão da maior Impessoalidade nas relações. Cada vez mais quem dita as regras é o dinheiro.
Exatamente, comentário Perfeito 👈👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Melhor programa da TV.
Tarcísio dá tiro no pé ao manter na Cultura "jornalistas" como Thaís e Vera. Te cuida, Tarcísio.
Eu sempre me vejo ❤️🪢
Que alívio, isso me dá sobrevida e me liberta!!! Beijos Thaís e Pondé
Adoro esse programa. Ponde sempre brilhante. Tais maravilhosa.
Perfeito. Nível de punidade é o diferencial
Só importa o que interessa, se não interessa não importa...
Acho que trocaria a frase: Não adianta parecer honesto : tem que ser honesto. Porque aparentar sem ser, inevitavelmente a máscara cairá, mais dia, menos dia!
👏👏🌟.O filme é frenético ñ se enganem com a aparente resolução.❤
corte as amarras sociais e profissionais para saber de quem se trata. é tudo uma questão de oportunidade. o resto é mentira e tá tudo bem.
Uma pessoa honesta precisa parecer honesta sim, porque se ela parecer desonesta, é porque provavelmente é desonesta mesmo.
Sou fã....mas esse em especial amei!
Mais um ótimo programa!
Salve Thaís e Pondé.
"Não existiria aí para além da essência humana, alguma variável cultural, que fizesse com que determinada etnia fizessem a coisa certa eticamente recomendada"
Acredito que sim. Meu namorado é muito honesto, do tipo que não consegue ficar devendo 1 centavo. Ele não gosta de nada errado, é do tipo que a palavra dele vale tento quanto a assinatura. E de quebra é muito educado e responsável, um verdadeiro achado, todas as qualidades que aprecio. rs
Tematica super interessante!!!
Podemos definir o que é honestidade? É óbvio que é melhor ser honesto do que parecer ser honesto! Muito embora a mentira tem perna curta! É impossível ser desonesto e manter a desonestidade em segredo! As ações valem mais que as palavras!
Sim, mas infelizmente algumas pessoas desonestas tem uma boa reputação, especialmente quando as demais também são assim e as veneram, reforçando esse comportamento. Efeito manada, inversão de valores e coisas do tipo também contribuem para isso.
Muito bom!!!
Sempre bom 👏👏👏
Vlw TV Cultura! ❤
Certamente Pondé se equivocou quando disse que as pessoas mentem quando falam que ser honesto/a é importante e aprenderam com seus pais. Pondé você é um ótimo filósofo, mas você NÃO É DEUS pra dizer e saber o que as pessoas pensam!
Obrigada pelo programa🎉
Aguardando com muita expectativa!!!
É muito difícil compreender essa frase, se não pensarmos na aparência como uma máscara do que nós queremos oferecer ao outro... E isso é diferente de ser.
A internet possui um poder incrível de construir e destruir reputações de forma rápida e impactante.
Reputação vale muito. Quase tudo.
É o nosso “crédito social” rs
Porém, detesto
SENSACIONAL!
Mais uma vez show
Ótimo.
A mulher de César não apenas deve parecer honesta, como deve alardear nas mídias e postar nos stories…
adoro
Seriam as virtudes que enfrentam uma vergonha pública mais puras virtudes?
Só depende do quanto dê 💷💷💶💶💵💵💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰$$$$$$$$$$$$ é capaz de Pagar por ELA; isso é a sua Reputação 👈👍 .
Queria muito saber o que a Thaís falou 52:36 😂
Tu só saberás que o açúcar é doce, se provares o sal. 99,9% das pessoas se fazem parecer honestas! Quem sou eu?? DEUS. 😂
Imagine eu com o anel de Giges..
O celular é um buraco negro kkk
ESTRELA NEGRA. 💪🏻☝️
Como ele ligou pro ultimo número se o telefone tava bloqueado. Mentira
Cansado de tentar agradar a todos apertei o botão do pho....
Pagando bem..
Celulares é um destruidor de reputações, segundo Pondé. rs
Acho que para algumas pessoas sim e outras não. Eu mexo no celular do meu namorado a vontade e ele no meu, nada a esconder. Sem falar, que eu deixo a localização do celular ligada e ele deixa a dele.
MINHA REPUTAÇÃO VALE O QUE ELA VALE.
César não foi imperador, inclusive foi com a morte dele que a república romana terminou e o filho adotivo de César, Augusto, virou o primeiro imperador de Roma.
Onde pesquiso
Ou seja, nessa questão de honestidade... o Smartphone é a prova dos 9.😂
De-me a senha do seu telefone, e te direi que és.
😂😂VAMOS comparar Suécia com BRAZIL Brasileiros roubariam os carros deles..kkkk
O mundo hoje em dia está muito chato. As pessoas estão ficando cada vez mais prepotentes e arrogantes. Muito ruim.
Vou para a TV, economia de bateria 😏
Passou rápido, que pena
Quanto à necessidade em "parecer honesto" quando perguntado sobre questões éticas que o Pondé colocou... será que também não há uma dose de que o "ser honesto" pra cada pessoa ser diferente? Cada pessoa tem uma medida do que é ser honesto diferente das outras pessoas e sendo assim todos concordam que precisam ser "honestos", embora o "meu honesto" é um, o "honesto do outro" é outro. Meu pai me ensinou uma honestidade que é diferente da honestidade que o seu pai te ensinou.
Imagino que exista uma linha da "honestidade média" que serve como referência para o que seria visto como "honesto esperado". Mas quando se está "usando" o anel de Giges, essa linha da honestidade média perde um pouco a importância.
Existe uma escala de valores, mas, infelizmente cada indivíduo tem a sua!
É difícil fugir da massa :/
Discordo
Para alguns na atual conjuntura, não.
Diante dos fatos revelados sobre politiqueiros inescrupulosos, e todos golpistas, incluindo os de fardas estreladas ou não, do 🇧🇷, o que importa é poder, benesses vitalícias, dinheiro, viver a vida em 1 dolce far niente eterno.
Ai, ai! Falso filósofo! E vocês caem nessa, no leitor de orelha de livro e fica dando pitaco.
Alguém mais ficou doido pra saber o que a Thaís disse para o Pondé no finalzinho do programa toda feliz?
Só não consegui fazer leitura labial pq o cabelo tampou o rosto.
Essa temática do anel de Giges lembra bastante Senhor dos Anéis kkk
O NOME É MAIS DOCE QUE O MEL.
O cara chama raças de grupos sociais... Suécia, Noruega e Canadá tem algo em comum: A raça branca.
Tanta bacharia O BRASIL nao merece tanta !!!
Essa baixaria terá seu fim.
Falou da Tiburi e Willys. Eles brigaram, óbvio. E a culpa é da Janja..😊
Caráter é resistir às tentações? Kkkk! O filósofo viajou na HELLMANS! O caráter é formado até aos 13/14 anos ( já está comprovado cientificamente ). Se for mal caráter aos anos 15 anos de idade , será mal caráter aos 80 anos de idade. Não existe essa relação de caráter com resistência às circunstâncias! Ou você tem valores morais sólidos ( honestidade, ética, humanidade, etc e tal. ) ou não os tem! Quando afirmo que filósofo não é cientista e que a filosofia não é uma CIÊNCIA não é implicância da minha parte. Ah! O jornalismo também não é uma CIÊNCIA! E jornalista não é cientista.
Discordo ! Eu tenho o meu caráter e ética sob viés cristão seguindo os 10 mandamentos.
Os 13/14 anos - o jovem tem uma base através da estrutura familiar ou o conceito "não matarás" no íntimo do ser.
Mas mesmo assim, estou disposto de perder o meu caráter e ética com as tentações de prazer e benefício próprio.
@@carcarasilvestre8526 Você cumpri os dez mandamentos? Parabéns para você! É a primeira pessoa que eu já ouvi dizer que cumpre os dez mandamentos! Quem tem uma boa formação moral ( sólida ) não é tentado. Respeitou a sua opinião, mas, não concordo com ela. Você não é fanático religioso? É ? Cuidado o fanatismo é uma doença! Deus não quer que nenhum dos seus filhos seja fanático! Velho testamento é uma lei moral da qual Moisés teve que se valer para conter um povo atrasado moralmente.
Ótimo DELICIOSO
Ponde, por que tanto ressentimento com as mulheres?
@Mello369Não viu?
Vc tem peso na consciência da sua honestidade?
Já cometeu adultério?
O homem não é produto do meio. O homem sofre influências do meio. Esta história que europeus e canadenses são honestos por uma ação inata é uma grande bobagem! Talvez o Brasil seja o país onde a desigualdade ( material e intelectual ) seja a maior do planeta, mas, no cotidiano encontramos pessoas simples com alto grau de honestidade e ética que não existem em nenhum lugar do mundo. O exemplo do celular que o rapaz encontrou e entregou é um deles. O problema é que a elite financeira ( econômica, os ricos ) e políticas brasileiras são as mais desonestas e corruptas do planeta e o povo brasileiro fica estigmatizado como desonesto e corrupto! Moral é uma questão subjetiva! O homem( ser humano ) decide se será um ser moral ou imoral ( não confundir com essa moralzinha hipócrita dos bons costumes ).
A japa fala sério mesmo quando
O maluco do haiti não respeita regras de estacionar vom o carro, depois de anos e anos sofrendo embargo?
Ai a credibilidade do programa cai né moça
Eu acho que a Thaís estava se referindo ao Qwait cara.
Você confundindo Kuwait com Haiti. Eles falaram do comportamento dos kuwaitianos e não dos haitianos.
@@niennordeild4389 razao total sua , vacilo meu total meu. Mas revendo o trecho do programa, mesmo se referindo obviamente ao Kwait, como apontou, permanece sendo ao meu ver uma critica socialmente enviesada, de certo exagero quem sabe de origem feminista, ao se menosprezar o merito de que, para os kwaitianos, sua cultura mandava fazer uso do privilégio de estacionar em local proibido se valendo das credenciais; nessa cultura, talvez nao desfrutar do privilégio seria desrespeitoso ao concedeste do “presente”. Ha uma urgência em denotar mérito em pessoas de culturas diferentes. Achei a argumentação forçada. O proprio assunto do conteúdo me pareceu forçado, como se nao demonstrar a virtude significasse ser não virtuoso; o foco na virtude e nao na publicidade das atitudes, no fim, produz uma notoriedade mais qualificada, menos imediatista
@@humbertomoraes7609 Bem, eu tive uma leitura um pouco diferente. De fato, essa pesquisa pode ser lida desta maneira, como você colocou. Um elitismo de dizer que os países mais ricos são também mais educados. Infelizmente, o fato é este, os kwaitianos tiveram quase uma infração por dia do ano, ou seja eles fizeram questão de usar do privilégio. Agora, como o Pondé apontou, isso não é dizer que uns são mais corretos que outros. Apenas indica que uns tem, nas palavras dele, a regra introjetada dentro da cabeça. Ao meu ver ela levantou a questão como ela foi trazida pela pesquisa, e ele qualificou a informação.
Enfim, esta pesquisa é a informação perfeita para levantar o debate, inclusive se foi elitista ou não.
@@niennordeild4389 Sua opinião foi sóbria e respeitosa, parabéns
Amo esse programa, mas a Taís, neste episódio, agiu de maneira preconceituosa quando generalizou uma prática machista associada a todos os muçulmanos. Lamento.
Taís, não gosto dos seus posicionamentos políticos e postura, mas sou apixonado por você. Te acho linda demais.
A SOCIEDADE AMA A APARÊNCIA, TD ERRADO.
NÃO JULGUEIS SEGUNDO A APARÊNCIA, MÁS SI A RETA JUSTIÇA. JÁ DIZIA JESUS CRISTO.
Um dos melhores programas da TV brasileira.