Lucas, o LC é tão bom quanto comer um alimento saudável. Contrário, cgosto muito, por exemplo, de futebol, mas ele é como comer torresmo (embora eu goste🎃).
Acompanho pelo RUclips há muito tempo, sou fascinado pela oratória do Pondé, tanto que tenho que me policiar pra não virar fã. A Thais é a melhor entrevistadora que eu conheço , ela explora, exponencia, complementa e ratifica o Pondé, isso é incomum, na TV brasileira geralmente há uma lacuna neolítica entre o entrevistado e o entrevistador. Continuem!
E as vezes o "Oi, Tha-is" parece pai bravo falando kkkk... Muito bom esse comecinho que eles criaram. Acho que foi meio sem querer, mas fizeram muito bem em manter. Né?
@@lavirdino2910 Nesse caso eu sou um cão Pavloviano liberando adrenalina e saliva pelos temas e o debate do Pondé e a "Oi, Tha-is".😂😂😂... Só tocar a sineta.
As reflexões desse programa abrem os olhos e realmente me fazem respirar em meio aos absurdos que vida moderna nos tem feito ouvir, vivenciar e presenciar. Sou fã do Linhas Cruzadas, da proposta e da maneira como é conduzido.
A obsolescência programada impulsiona o consumo desenfreado e o desperdício, tornando urgente uma mudança em nosso modelo de consumo. Precisamos promover uma economia circular, onde os produtos sejam duráveis e fáceis de reparar.
Cuidado com o discurso idealista e utópico. Sim você está certo e sendo sensato, o problema como em todo argumento do PRECISAMOS FAZER ALGUMA COISA embute em sua essência a força da imposição como os iluministas do século passado que tinham solução para todos os males do atraso. Eu ainda acho que o modelo monetário de criação de moeda infinita é o que verdadeiramente alimentou e alimenta o tal capitalismo selvagem extrativista dando o dane-se para os recursos e os impactos. O apelo a moeda jorrando de brancos centrais como a atual reserva de valor é a raiz de todo mal Olha aí a minha utopia se sobrepondo a sua e assim vai até o fim dos tempos😊
Boa noite! Quem acompanha assiduamente o programa poderia deixar o município, e o estado de onde se enriquece e absorve o conteúdo do Linhas... Z.oeste, RJ. Ame o Rio! ❤ Cruz-maltino RJ.
Oi Pondé 😂,acompanho o linhas cruzadas pelo RUclips ha algum tempo e aprendendo muito com os temas abordados. Por isso gostaria de sugerir mais um, não sei se já foi debatido pelo menos ainda não assisti. E sobre os influenciadores digitais, principalmente os voltados para crianças e adolescentes. Esse assunto tem causado grande preocupação para os pais. É só uma humilde opinião 😊
Eu fico triste quando vejo numa conversa sobre esse tema, essa dicotomia, como se não houvesse nenhuma outra forma de pensar sobre esse assunto. Existe sim solução à distribuição de recursos, produtividade, inovação fora dessas duas propostas. Apesar de ser conclusões que precisamos chegar enquanto sociedade, infelizmente a maioria das pessoas insistem nessa visão estreita onde só é possível ou capitalismo ou socialismo//comunismo.
Bernard de Mandeville, séc.18, escreveu "A fábula das abelhas", para pensar o que seria da sociedade se os vícios sociais, um certo grau de corrupção, um certo grau de hipócritas, um povo conivente mas que se posa de povo-do-bem, tudo isso próprio do capitalismo, [o que seria se tais vícios] fossem extintos? Vale a pena refletir sobre tal fábula.
Só passar uma semaninha na Cracolândia berço do comércio de produtos que afagam o vício. O problema que os traficantes não são voluntariosos, seus produtos tem preço e se os dependentes não possuem moeda estatal, vale tudo. Do cobre de fios e cabos furtados das vias a celulares dos transeuntes. Se a maioria for usuário e o povo de bem for a minoria o que garantiria o sucesso das drogas como negócio? O dinheiro ou os bens por ele produzido ? As abelhas não tem dilemas e escolha pra fazer
Pondé ou amigos ou amigas do chat, alguém consegue me explicar de forma simples o bem estar social por exemplo de Suécia, Noruega ou Dinamarca amarrando essa qualidade de vida com o tipo de regime político e outras variáveis dos países? Obrigado, um excelente ano de 2023 a todos que participam. Ame o Rio! ❤ Cruz-maltino RJ.
Tão jogando juntos e isso ajuda no entrosamento. Afinal o programa é dos dois e as pautas são mutuamente construídas. Não sei se entrevistando convidados seria melhor do que o trivial por aí
ps: eu lembrei oque uma professora disse, ela disse que viu um outdoor de uma marca famosa de carros, e no outdoor tinha uma garagem vazia , e a frase em destaque , NOS SABEMOS COMO PREENCHER O SEU VAZIO INTERIOR , rssssssssss, o capitalismo te quer , mesmo das formas mais sutis e improvaveis...
PARABÉNS a Equipe do programa por trazer discussões deste quilate!!! O Capitalismo tem a capacidade de tudo MONETIZAR...inclusive as relações afetivo-sexuais... e os discursos ideológicos politicamente corretos!!!
"Quem se beneficia do capitalismo?" "Os ricos" Antes de surgir o tal capitalismo veio o trabalho ( o passo seguinte dos caçadores coletores) que embutiu em sua essência a transformação da produção de alimentos. Ou seja, a partir desse momento resolveu o problema da escacez alimentar de pequenos grupos que ao crescer e se aglomerar teve que se defender de outros sujeitos que tinham melhor aptidão em tomar os frutos do trabalho alheio do que trabalhar. Estes perceberam que comprar "proteção ' em troca de produção excedente às custas dos subjugados, era "melhor" do que ficar tentando a sorte e enfrentar novos invasores. Como diz o ditado, melhor um opressor domesticado satisfeito com seus serviços do que um outro maluco qualquer sabe se lá a que exigências! Afinal até hoje o apelo do flanelinha pra quem tem carro particular a procura de uma vaga pra estacionar, é exatamente essa e tem funcionado perfeitamente gostem ou não. Então com o passar do tempo o surgimento do dinheiro foi a invenção que resultou no comércio de produção para àqueles que não precisavam necessariamente por as mãos na massa pra poder comer. Quem possuía dinheiro agora também comia e dinheiro sendo reserva de valor, virou riqueza pra comprar tudo que estivesse a venda por troca de dinheiro. Enfm o que antes se tomava na marra de quem tinha chegado primeiro, com o advento do comércio e do dinheiro verdadeira reserva de valor, se negocia de forma voluntária. Agora escolha dentre as opções disponíveis com uma diferença, dinheiro virou moeda sem lastro emitido pelo Estado que vive às custas da produção de quem trabalha produz pra nos oferecer, olha só: proteção. De brinde invenções como educação, saúde, habitação popular e todo tipo de regulação possível e imaginável. Sabemos que na prática não é bem assim, mas fazer o que né? Se houver outra maneira de viver me avisem caso exista opção além dessa, movida a estímulos a base monetária e acúmulo de capital. Se tu saires da cama com o incentivo de se não trabalhar não come a moda comunista ou capitalista a "escolha" é da maioria 😄
Tema excelente! Capitalismo é um "contrato social" aceito pela maioria hoje. O ponto chave é : onde o capitalismo está nos levando? É possível sentir o desgaste desse sistema com clara desmotivação dos jovens (a pesquisa apresentada) e com a desigualdade social gerada a maioria desses jovens são excluídos do mercado de trabalho; as crises econômicas onde o estado (você: população) intervém e paga um preço alto em cada crise; o colapso climático que nos espreita, fruto da dilapidação dos recursos terrestres. A impressão que se tem é que o clima terrestre vai nos dar o solavanco final para que os que sobrarem reformulem um novo "contrato social"
Ah!!!!! agora estou comecando a compreender o que esta acontecendo em Montana, o Tik Tok foi banido. Minha teoria e que a empresa e de uma empresa chinesa,Tais, obrigada pela sua resposta, estou esperando a terceira via tb.
a briga/dureza/inveja/RAIVA, aos 09' >>> a filha da empregada DOMÉSTICA passou no vestibular e o filhinho da madame .... NÃO !!! >>> _esse aeroporto tá c/ cara de rodoviária_ ... " *NÃ0* tem mais graça ir pra "párrrrí" pq *até o PORTEIRO* .... "
Na quinta-feira, dia 18/05, a TV CULTURA tirou do ar o programa às 22h25 e colocou outro programa. Por quê? Nós da Baixada Santista não pudemos assistir o resto do programa. Lamentável!
Muito Bom! O Capitalismo existe Sim! ... É Isto Mesmo... É acredito, apesar dos "apesares", ser a forma mais dita "honesta "... p.s. : pero, no mucho... !!!
Falar sozinho é fácil, né Pondé? Que saudade da TV cultura antiga... Pondé cai em contradição o tempo todo, mas falta CULTURA (TV?) para combater esse fanfarrão!!! Ama a desigualdade, por isso ama o capitalismo! (De preferência fumando charuto, num estilo "blasé"). QUEM DIZ OU PENSA QUE NÃO EXISTE UMA TERCEIRA VIA PARA O MUNDO, OU NEM CONSEGUE IMAGINÁ-LA, DEVE TER MARGARINA NA CAIXA CRANIANA. VOCÊS ME DÃO PREGUIÇA!
Assistindo hoje esse capítulo e realmente é muito esclarecedor. O capitalismo moderno sem dúvidas é o melhor sistema para produção de riqueza e essencial para que uma nação pobre se torne rica como foi o caso dos países nórdicos e os tigres asiáticos. Porém, de fato é um sistema que promove bastante tensão social e ambiental e como todo organismo vivo precisará lidar com suas tensões e aumentar seu nível de ordem ou desembocar em desordem.
El Salvador é uma das ditaduras da América Latina, ao lado de Cuba, Nicarágua e Venezuela. No caso de El Salvador, trata-se de uma ditadura de extrema-direita. Infelizmente, El Salvador, Venezuela, Nicarágua e Cuba foram para esse caminho obscuro, a exemplo do que o Brasil foi no passado
SENDO RAÇA BRASILEIRA, E BRASILEIRO É CAPAZ DE TUDO, ACHO QUE ESSA SENHORA QUANDO PERGUNTA, SERÁ QUE AS EMPRESAS ESTÃO ECOLOGICAMENTE CORRETAS MESMO? ELA ESTÁ CORRETA.
O melhor do capitalismo: mobilidade social; o pior do capitalismo: quem não sabe jogar, fica pelo caminho. Concordo com o Pondé de criticar o comércio gourmet da Oscar Freire. Quem convive com jovens de periferia sabe que a ostentação de status e bens materiais é muito forte e questões como consumo consciente passa bem, mas beem longe desse pessoal. Por todos os problemas que existem, ainda sim, fico imaginando, como seria tedioso viver num sistema comunista.
Sempre que vejo algum debate ou discussão sobre capitalismo, sinto falta de uma definição clara e técnica sobre o mesmo. Definir com clareza o objeto de debate torna mais fácil identificar suas características e, então, debater como elas impactaram positivamente e/ou negativamente a sociedade ao longo da história. Quando perguntam para um progressista ou socialista o que é capitalismo, se inicia uma série de ofensas e adjetivos negativos, mas nunca uma definição clara de como funciona, pois a maioria das pessoas realmente não param para entender o significado real de "capitalismo" e porque se chama assim. E aí fica esse debate metafísico falando do capitalismo como se fosse uma entidade maligna e etc. Capital nada mais é do que os recursos (como dinheiro, por exemplo) acumulados por um indivíduo (ou grupo, se forem sócios), fruto de seu trabalho e que é usado em um empreendimento, afim de solucionar um problema identificado na sociedade, e como resultado, ele recebe uma recompensa das pessoas que optarem por esta solução. Esta recompensa é o que se chama de lucro. Resumindo de forma simples: alguém identifica um problema, investe seus recursos, tempo e esforço para criar um produto ou serviço que soluciona este problema e em troca, recebe uma recompensa que é o lucro. Portanto, um sociedade capitalista é uma sociedade que se baseia em pessoas resolvendo problemas e criando soluções para outras pessoas e recebendo recompensas por isso. Agora, o capitalismo puro e simples não existe, pois há uma interferências nessa dinâmica que normalmente vêm do Estado. A própria moeda (unidade monetária) é estatal, controlada e regulada pelo Estado o que já altera completamente a dinâmica deste capitalismo. Inflação (criação de mais moedas, desvalorizando as unidades em circulação, acarretando o aumento de preços de produtos e serviços) se torna uma ferramenta nas mãos do governo. Sem dúvida que as soluções propostas no capitalismo podem (no longo prazo) criar outros problemas, pois o ser humano não é perfeito e não prevemos o futuro, mas a própria dinâmica do capitalismo faz com que ele identifique esses novos problemas e crie novas soluções com mais conhecimento, tecnologia e experiência Por exemplo: O capitalismo resolveu o problema de transporte com a criação de veículos movidos a combustível fóssil, mas isso gerou um outro problema que seria o aumento nas emissões de CO2, o que é ruim para o planeta e, portanto, para nossa saúde também. Então, pessoas ao redor do mundo, irão propor diferentes soluções para este problema e as melhores soluções serão recompensadas com o lucro, e assim por diante.
Minha sexta de manhã melhora 1000% vendo esse programa maravilhoso, mais um episódio incrível. Vida longa ao Linhas Cruzadas!!!
Lucas, o LC é tão bom quanto comer um alimento saudável. Contrário, cgosto muito, por exemplo, de futebol, mas ele é como comer torresmo (embora eu goste🎃).
Thaís não foi ética em responder que prefere ser capitalismo
Com a Thais, por favor!
Acompanho pelo RUclips há muito tempo, sou fascinado pela oratória do Pondé, tanto que tenho que me policiar pra não virar fã.
A Thais é a melhor entrevistadora que eu conheço , ela explora, exponencia, complementa e ratifica o Pondé, isso é incomum, na TV brasileira geralmente há uma lacuna neolítica entre o entrevistado e o entrevistador.
Continuem!
Um banho de lucidez na insanidade e hipocrisia da atualidade!!! Maravilhosos como sempre!!! Valeu Thaís e Pondé!!!
Esse fechamento com o Chris Rock foi maravilhoso. Ótimo programa, como sempre.
Sim. Esse episódio me lembrou sobre o episódio do "Blá, Blá, Blá"
Na verdade o episódio correto é o "O nós contra eles é pra sempre?"
Foi muito bom msm esse final 😂😂😂😂
Um dos melhores programas de tv aberta hoje. Sou fã dos dois.
Caro Ângelo, se o LC é "um dos melhores?", então, conta aí, qual é "o melhor", que vou ver, já!
@@sergiomilatias2422 Marcelo Tas com PROVOCA; Globo Rural; Café Filosofico,
@@angeloarrudamusicoepoeta , boas. Não assisto nenhum. Só baixo e ouço.
Um dos melhores, depois do BBB.
“Oi, Pon-dé. Ô-i, Tha-is, Pondé…” eu amo muito hahahahahahaahah
E as vezes o "Oi, Tha-is" parece pai bravo falando kkkk... Muito bom esse comecinho que eles criaram. Acho que foi meio sem querer, mas fizeram muito bem em manter. Né?
Essa introdução é como um condicionamento Pavlov que incute na nossa cabeça um sentimento de que "muita coisa boa vem do papo dessa dupla aí!"
@@lavirdino2910 Nesse caso eu sou um cão Pavloviano liberando adrenalina e saliva pelos temas e o debate do Pondé e a "Oi, Tha-is".😂😂😂... Só tocar a sineta.
Prefiro
Oi Luis
Oi Tais
Do que
Oi Pondé
Oi Oyama
@@brucetown Eles fizeram um hibrido disso.
Imagina: "Oi, Lu-is"...
Tipo: Hã?🙁
"O mundo nunca prestou e sempre será mais ou menos". A melhor definição kkk
As reflexões desse programa abrem os olhos e realmente me fazem respirar em meio aos absurdos que vida moderna nos tem feito ouvir, vivenciar e presenciar. Sou fã do Linhas Cruzadas, da proposta e da maneira como é conduzido.
"Existe uma correlação entre liberdade e empreendedorismo", diz Pondé. Será mesmo?
Parabéns para a Thaís Oyama e o Pondé. Programa muito bom, sempre com informação e reflexão do nosso cotidiano.
A obsolescência programada impulsiona o consumo desenfreado e o desperdício, tornando urgente uma mudança em nosso modelo de consumo. Precisamos promover uma economia circular, onde os produtos sejam duráveis e fáceis de reparar.
Cuidado com o discurso idealista e utópico. Sim você está certo e sendo sensato, o problema como em todo argumento do PRECISAMOS FAZER ALGUMA COISA embute em sua essência a força da imposição como os iluministas do século passado que tinham solução para todos os males do atraso.
Eu ainda acho que o modelo monetário de criação de moeda infinita é o que verdadeiramente alimentou e alimenta o tal capitalismo selvagem extrativista dando o dane-se para os recursos e os impactos.
O apelo a moeda jorrando de brancos centrais como a atual reserva de valor é a raiz de todo mal
Olha aí a minha utopia se sobrepondo a sua e assim vai até o fim dos tempos😊
Só vai piorar isso sim
" O dinheiro não tem preconceito" Pondé é um pensador incrível. O capitalismo é igual sexo, assunto popular. Excelente programa.
Este programa deveria durar 3 horas. Que aula !! Parabéns a todos !!
O MELHOR programa da tv!!!
E este em especial, está incrível.
Parabéns a todos os envolvidos.
Muito bom o tema, sempre tratado com base na realidade!
Obrigado PONDÈ e Obrigado THAIS vocês estão de parabéns 👏👏👏
Acho que não consigo viver mais sem o Pondé, kkk!!!
Adoro esse programa, assisto a ele todas as quintas-feiras.
Boa noite! Quem acompanha assiduamente o programa poderia deixar o município, e o estado de onde se enriquece e absorve o conteúdo do Linhas...
Z.oeste, RJ.
Ame o Rio! ❤
Cruz-maltino RJ.
Oi Pondé 😂,acompanho o linhas cruzadas pelo RUclips ha algum tempo e aprendendo muito com os temas abordados. Por isso gostaria de sugerir mais um, não sei se já foi debatido pelo menos ainda não assisti. E sobre os influenciadores digitais, principalmente os voltados para crianças e adolescentes. Esse assunto tem causado grande preocupação para os pais. É só uma humilde opinião 😊
Aqui em casa tem sido um grande problema.
Eu fico triste quando vejo numa conversa sobre esse tema, essa dicotomia, como se não houvesse nenhuma outra forma de pensar sobre esse assunto. Existe sim solução à distribuição de recursos, produtividade, inovação fora dessas duas propostas. Apesar de ser conclusões que precisamos chegar enquanto sociedade, infelizmente a maioria das pessoas insistem nessa visão estreita onde só é possível ou capitalismo ou socialismo//comunismo.
Bernard de Mandeville, séc.18, escreveu "A fábula das abelhas", para pensar o que seria da sociedade se os vícios sociais, um certo grau de corrupção, um certo grau de hipócritas, um povo conivente mas que se posa de povo-do-bem, tudo isso próprio do capitalismo, [o que seria se tais vícios] fossem extintos? Vale a pena refletir sobre tal fábula.
E como abolir esses vícios, se eles existem desde que há seres humanos, da pré-história até hoje?
Seríamos uma sociedade melhor, nada mais óbvio!!!
Só passar uma semaninha na Cracolândia berço do comércio de produtos que afagam o vício.
O problema que os traficantes não são voluntariosos, seus produtos tem preço e se os dependentes não possuem moeda estatal, vale tudo.
Do cobre de fios e cabos furtados das vias a celulares dos transeuntes.
Se a maioria for usuário e o povo de bem for a minoria o que garantiria o sucesso das drogas como negócio?
O dinheiro ou os bens por ele produzido ?
As abelhas não tem dilemas e escolha pra fazer
Descobri o Linhas Cruzadas na escola pandemia, desde então, não largo! ❤
Excelente como sempre! Parabéns pelo programa 👏👏👏
Toda vez que assisto a esse programa, me dá vontade de ver vídeos da Asa Akira hahaha
Como é bom ouvir o Pondé! 😍
Obg, Pondé e Thaís!
Pondé ou amigos ou amigas do chat, alguém consegue me explicar de forma simples o bem estar social por exemplo de Suécia, Noruega ou Dinamarca amarrando essa qualidade de vida com o tipo de regime político e outras variáveis dos países?
Obrigado, um excelente ano de 2023 a todos que participam.
Ame o Rio! ❤
Cruz-maltino RJ.
Muito bom! Ri demais com o comediante no final do programa.
Melhor programa da TV brasileira!
Pondé e Thaís, excelente trabalho! Pondé, parabéns por ter coragem de esperessar opiniões nem sempre populares
pensando na fala do Juliano Medeiros me veio Cazuza, na letra "as possibilidades de felicidade, são egoístas meu amor".........................
Não sei se dá pra dizer que está cada vez melhor! :)
Taís Oyama e Vera Magalhães, hoje, as duas melhores jornalistas do Brasil.
Excelente programa! Ótimo tema e ótimo debatedores! Parabéns!
Obrigada por me ajudar a entender essa engrenagem, as vezes eu paro e penso o quão louco é esse sistema
Viciada nesse programa.
gosto muito desta jornalista sabe conduzir muito bem o programa.
Tão jogando juntos e isso ajuda no entrosamento. Afinal o programa é dos dois e as pautas são mutuamente construídas.
Não sei se entrevistando convidados seria melhor do que o trivial por aí
Impossível não agradecer o conteúdo produzido !
O pior é eles informarem que vão passar a cena e a cena não aparecer no RUclips.
The Giver: filme com um mundo sem capitalismo, feito a partir do livro com o mesmo nome, escrito por Lois Lowry.
Um ótimo video amei. Agora vou conseguir fazer a atividade da queridíssima professora lúcia
47:33 Essa do Chris Rock foi certeira. No Brasil, ele seria racista nessa piada e seria cancelado uahsuahsu
O que produz um sociólogo?qual a importância na sociedade?
Que programa magnífico!
22:56 a resposta ja estava nessa gargalhada KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Bom d +. Saudades da thais. Qdo ela volta?
Obrigado, Cultura, por esse programa!
Indico a absolutamente todo mundo.
ps: eu lembrei oque uma professora disse, ela disse que viu um outdoor de uma marca famosa de carros, e no outdoor tinha uma garagem vazia , e a frase em destaque , NOS SABEMOS COMO PREENCHER O SEU VAZIO INTERIOR , rssssssssss, o capitalismo te quer , mesmo das formas mais sutis e improvaveis...
Excelente programa.
PARABÉNS a Equipe do programa por trazer discussões deste quilate!!! O Capitalismo tem a capacidade de tudo MONETIZAR...inclusive as relações afetivo-sexuais... e os discursos ideológicos politicamente corretos!!!
Excelentes reflexões.
O programa de hoje foi muito bom! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Senti falta de uma definição cuidadosa de "capitalismo". Às vezes, parecia que cada assunto se referia a uma interpretação diferente de capitalismo.
Vishi só a definição da palavra merece uns pares de parágrafos
Nunca deixem de fazer esse programa
Há 205 anos neste mês de maio nasceu o visionário Karl Marx. Ele trouxe prosperidade e sucesso a todas as nações que rejeitaram suas ideias.
Eu não teria escrito um comentário melhor. Parabéns pela sacada bem construída
E saber, com muito prazer, que Karl Marx foi refutado em vida.
"todas"?!
Lacrou
"Quem se beneficia do capitalismo?"
"Os ricos"
Antes de surgir o tal capitalismo veio o trabalho ( o passo seguinte dos caçadores coletores) que embutiu em sua essência a transformação da produção de alimentos.
Ou seja, a partir desse momento resolveu o problema da escacez alimentar de pequenos grupos que ao crescer e se aglomerar teve que se defender de outros sujeitos que tinham melhor aptidão em tomar os frutos do trabalho alheio do que trabalhar.
Estes perceberam que comprar "proteção ' em troca de produção excedente às custas dos subjugados, era "melhor" do que ficar tentando a sorte e enfrentar novos invasores. Como diz o ditado, melhor um opressor domesticado satisfeito com seus serviços do que um outro maluco qualquer sabe se lá a que exigências!
Afinal até hoje o apelo do flanelinha pra quem tem carro particular a procura de uma vaga pra estacionar, é exatamente essa e tem funcionado perfeitamente gostem ou não.
Então com o passar do tempo o surgimento do dinheiro foi a invenção que resultou no comércio de produção para àqueles que não precisavam necessariamente por as mãos na massa pra poder comer.
Quem possuía dinheiro agora também comia e dinheiro sendo reserva de valor, virou riqueza pra comprar tudo que estivesse a venda por troca de dinheiro.
Enfm o que antes se tomava na marra de quem tinha chegado primeiro, com o advento do comércio e do dinheiro verdadeira reserva de valor, se negocia de forma voluntária.
Agora escolha dentre as opções disponíveis com uma diferença, dinheiro virou moeda sem lastro emitido pelo Estado que vive às custas da produção de quem trabalha produz pra nos oferecer, olha só: proteção.
De brinde invenções como educação, saúde, habitação popular e todo tipo de regulação possível e imaginável. Sabemos que na prática não é bem assim, mas fazer o que né?
Se houver outra maneira de viver me avisem caso exista opção além dessa, movida a estímulos a base monetária e acúmulo de capital. Se tu saires da cama com o incentivo de se não trabalhar não come a moda comunista ou capitalista a "escolha" é da maioria 😄
MELHOR PROGRAMARIA DA TV BRASILEIRA ❤️❤️❤️❤️❤️
Tema excelente! Capitalismo é um "contrato social" aceito pela maioria hoje. O ponto chave é : onde o capitalismo está nos levando?
É possível sentir o desgaste desse sistema com clara desmotivação dos jovens (a pesquisa apresentada) e com a desigualdade social gerada a maioria desses jovens são excluídos do mercado de trabalho; as crises econômicas onde o estado (você: população) intervém e paga um preço alto em cada crise; o colapso climático que nos espreita, fruto da dilapidação dos recursos terrestres. A impressão que se tem é que o clima terrestre vai nos dar o solavanco final para que os que sobrarem reformulem um novo "contrato social"
Excelente 👏🏻 👏🏻 👏🏻
Excelente tema👏🏽🤝🏽 precisamos apreender mais sobre o capitalismo selvagem.
Único programa que presta na TV aberta
Ah!!!!! agora estou comecando a compreender o que esta acontecendo em Montana, o Tik Tok foi banido. Minha teoria e que a empresa e de uma empresa chinesa,Tais, obrigada pela sua resposta, estou esperando a terceira via tb.
Pondé e Thais sempre necessários!!!!
a briga/dureza/inveja/RAIVA, aos 09' >>> a filha da empregada DOMÉSTICA passou no vestibular e o filhinho da madame .... NÃO !!! >>> _esse aeroporto tá c/ cara de rodoviária_ ... " *NÃ0* tem mais graça ir pra "párrrrí" pq *até o PORTEIRO* .... "
Na quinta-feira, dia 18/05, a TV CULTURA tirou do ar o programa às 22h25 e colocou outro programa. Por quê? Nós da Baixada Santista não pudemos assistir o resto do programa. Lamentável!
Excelente!
Programa excelente como sempre
Excelente tema. Faltou mostrar uma cena do filme “Fome de Poder” em que o personagem principal descreve como aniquilar o seu concorrente.
Muito Bom! O Capitalismo existe Sim! ... É Isto Mesmo... É acredito, apesar dos "apesares", ser a forma mais dita "honesta "... p.s. : pero, no mucho... !!!
22:59 a risada do advogado Paloma que o Pondé deu tá demais! Hahaha
Impressionante a diferença dos comentários daqui dos do Instagram…. Acho que lá ficam os recortes só das “maldades” e o pessoal fica louco!
Adorei o conteúdo, baita reflexão. Um gole de lucidez nesse mundo marketeiro maluco.
Bom demais esse programa
Programa maravilhoso ❤
Falar sozinho é fácil, né Pondé?
Que saudade da TV cultura antiga...
Pondé cai em contradição o tempo todo, mas falta CULTURA (TV?) para combater esse fanfarrão!!!
Ama a desigualdade, por isso ama o capitalismo! (De preferência fumando charuto, num estilo "blasé").
QUEM DIZ OU PENSA QUE NÃO EXISTE UMA TERCEIRA VIA PARA O MUNDO, OU NEM CONSEGUE IMAGINÁ-LA, DEVE TER MARGARINA NA CAIXA CRANIANA.
VOCÊS ME DÃO PREGUIÇA!
Muito boa a abordagem. Sabemos os problemas, mas nao tem como resolver. nos afundaremos em resíduos.
Pena que não há diálogo , apenas aula e monólogo.
O programa aborta assuntos delicados com muita leveza e bom humor. Parabéns!
E as risadas do Pondé são engraçadas kkk
25:10 A melhor parte do programa: a risada irônica do Pondé.
Imagino ser aluno de ponde divide a vida.
A.P e D.P
Antes e depois de ponde .
Esta dupla pertence ao melhor da TV brasileira: TV CULTURA!
Os efeitos colaterais do Socialismo to ancioso pra ver !!!
Programa muito bom
Assistindo hoje esse capítulo e realmente é muito esclarecedor. O capitalismo moderno sem dúvidas é o melhor sistema para produção de riqueza e essencial para que uma nação pobre se torne rica como foi o caso dos países nórdicos e os tigres asiáticos. Porém, de fato é um sistema que promove bastante tensão social e ambiental e como todo organismo vivo precisará lidar com suas tensões e aumentar seu nível de ordem ou desembocar em desordem.
Ótimo conteúdo.
Pondé, simplesmente SENSACIONAL!! PARABÉNS!!
Faz um do socialismo/comunismo
23:49 Agora o Pondead terá que refazer seu raciocínio TENDENCIOSO ! ! !
Chega a ser excitante o tom sarcástico e realista do Pondé.
Pondé fale sobre o presidencialismo-principado atualmente vigorando em El Salvador...
El Salvador é uma das ditaduras da América Latina, ao lado de Cuba, Nicarágua e Venezuela. No caso de El Salvador, trata-se de uma ditadura de extrema-direita. Infelizmente, El Salvador, Venezuela, Nicarágua e Cuba foram para esse caminho obscuro, a exemplo do que o Brasil foi no passado
SENDO RAÇA BRASILEIRA, E BRASILEIRO É CAPAZ DE TUDO, ACHO QUE ESSA SENHORA QUANDO PERGUNTA, SERÁ QUE AS EMPRESAS ESTÃO ECOLOGICAMENTE CORRETAS MESMO? ELA ESTÁ CORRETA.
maravilhoso e ainda teve Chris Rock!! mt bom!
O melhor do capitalismo: mobilidade social; o pior do capitalismo: quem não sabe jogar, fica pelo caminho. Concordo com o Pondé de criticar o comércio gourmet da Oscar Freire. Quem convive com jovens de periferia sabe que a ostentação de status e bens materiais é muito forte e questões como consumo consciente passa bem, mas beem longe desse pessoal. Por todos os problemas que existem, ainda sim, fico imaginando, como seria tedioso viver num sistema comunista.
Ótimo episódio
Por quê o Programa LINHAS CRUZADAS foi tirado do ar na ultima quinta-feira, dia 18, na Baixada Santista?
Adoro vc, Ponde!
Muito interessante
Sempre que vejo algum debate ou discussão sobre capitalismo, sinto falta de uma definição clara e técnica sobre o mesmo. Definir com clareza o objeto de debate torna mais fácil identificar suas características e, então, debater como elas impactaram positivamente e/ou negativamente a sociedade ao longo da história.
Quando perguntam para um progressista ou socialista o que é capitalismo, se inicia uma série de ofensas e adjetivos negativos, mas nunca uma definição clara de como funciona, pois a maioria das pessoas realmente não param para entender o significado real de "capitalismo" e porque se chama assim. E aí fica esse debate metafísico falando do capitalismo como se fosse uma entidade maligna e etc.
Capital nada mais é do que os recursos (como dinheiro, por exemplo) acumulados por um indivíduo (ou grupo, se forem sócios), fruto de seu trabalho e que é usado em um empreendimento, afim de solucionar um problema identificado na sociedade, e como resultado, ele recebe uma recompensa das pessoas que optarem por esta solução. Esta recompensa é o que se chama de lucro.
Resumindo de forma simples: alguém identifica um problema, investe seus recursos, tempo e esforço para criar um produto ou serviço que soluciona este problema e em troca, recebe uma recompensa que é o lucro.
Portanto, um sociedade capitalista é uma sociedade que se baseia em pessoas resolvendo problemas e criando soluções para outras pessoas e recebendo recompensas por isso.
Agora, o capitalismo puro e simples não existe, pois há uma interferências nessa dinâmica que normalmente vêm do Estado. A própria moeda (unidade monetária) é estatal, controlada e regulada pelo Estado o que já altera completamente a dinâmica deste capitalismo. Inflação (criação de mais moedas, desvalorizando as unidades em circulação, acarretando o aumento de preços de produtos e serviços) se torna uma ferramenta nas mãos do governo.
Sem dúvida que as soluções propostas no capitalismo podem (no longo prazo) criar outros problemas, pois o ser humano não é perfeito e não prevemos o futuro, mas a própria dinâmica do capitalismo faz com que ele identifique esses novos problemas e crie novas soluções com mais conhecimento, tecnologia e experiência
Por exemplo: O capitalismo resolveu o problema de transporte com a criação de veículos movidos a combustível fóssil, mas isso gerou um outro problema que seria o aumento nas emissões de CO2, o que é ruim para o planeta e, portanto, para nossa saúde também. Então, pessoas ao redor do mundo, irão propor diferentes soluções para este problema e as melhores soluções serão recompensadas com o lucro, e assim por diante.
Vc é ancap?
sensacional
Eu ainda vou ganhar na mega e pagar umas horas de cultura com o Ponde, tete a tete.
É observando os comentários de um vídeo como esse, que se pode constatar o quão doentes (semântica e ideologicamente) estão os brasileiros.