esse motor da dominar 250 me lembrou muito o motor da cbr 250r 2011 q teve no brasil. Alias falar sobre ela seria um video interessante hahaha! excelente video!
Parabéns 👋 excelente vídeo, como eu moro em Belo Horizonte e tem uma concessionária bajaj na cidade, fiz o teste ride e acabei gostando da moto, já fiz a reserva da minha. 😊
Bom acredito eu que a Dominar ficaria muito melhor com a configuração da Duke ainda mais com esses 31hp e gostaria de ver essas motos com mais taxa flex pra ver como ficaria no alcool
Sinceramente... Viraria uma mini MT-03, aumentaria o consumo, com alguns CV a mais. Esse motor, configurado pela KTM, tem a mesma proporção de potência que o da MT-03... E a mesma proporção de consumo. Mas, a sua parte de configurar para o Etanol... Eu tbm queria.
Que motinho legal! Acho que vai fazer sucesso aqui. @Alex, ta pra abrir uma Bajaj em Ribeirão, se nao me engano. Ou vem me visitar em Jundiai pra um test ride, sou vizinho da Bajaj aqui, rsrs
Eu vi o anúncio da Bajaj em Ribeirão hehe eu estou louco pra testar uma dessas! Rapaz se ta envolvido nas metrópoles em.. como ta por esses lado pra andar de moto?
@@motosetal to sempre acompanhado o mercado, e seguindo a bajaj, ja que to namorando a D400. Mas to sem moto agora. A regiao é boa pra dar uns roles de fds, estradas legais, e a classica subida pra morumgaba.
@@gilsonpires3133 Fiz minha inscrição e uma vendedora entrou em contato comigo e disse que até final de novembro a loja em Goiânia já vai estar funcionando.
ACHEEEI, tava pesquisando um vídeo sobre a mecanica dessa motokkkk e n achava por ser nova só conteúdo gringo, me alegra saber q tem gente estudiosa no Brasil q n siga só lei de mechanico de cg :D
É requerido pela própria fabricante, a utilização de gasolina de no mínimo 91 octanas. Depois aparece uns cidadãos aí dizendo que o motor é ruim, só porque usou gasolina duvidosa.
Gostei muito da proposta dessa moto!!! Apesar de eu estar a 500km da concessionária mais próxima, já me decidi: no ano que vem vou comprar um Dominar 250! Espero que até lá ela venha com mais cores!!!
Fico feliz, por nós Brasileiros termos a opção em adquirir produtos de boa qualidade com preço justo, aos poucos sairemos da mesmice de sempre sem opção de escolha.
Motor Yamaha bom é esse da fazer 150 e esse novo da da R15. Mas na verdade motor de Yamaha dura porque são donos de perfil diferente. Vc para numa avenida de noite e fica observando, passa 10 motoboys, 8 de Honda , 6 deles correndo como senão houvesse amanhã, 3 de boa, e passa 1 de Yamaha no modo tiozão. Quando motor de Yamaha cai na mão de cupim quebra igual, a diferença é que a galera animada não gosta de Yamaha porque são motos mais fracas e que tem menos opções de preparação.
@@4temposbahia974Rapaz tenho uma Lander já com 11 anos de idade e até hoje não se entregou o motor não em, motor bom não quebra na mão de cupim de ferro. A não ser que falte óleo no cárter.
Essa moto ta muito bonita. Espero ver um dia que as duas gigantes serão obrigadas a fazer um produto de melhor qualidade por causa de outras concorrentes.
A diferença tambem se deve pq esses motores DOHC pode se enquadrar os comandos para alta ou baixa rotação, fazendo compressão dinâmica. A antiga CB300r vira um foguete apenas mexendo no ponto dos comandos, uma moto com 59,5 de curso e 79mm de pistão da pra fazer girar legal e ven muita potencia de alta, se fizer uma preparação no cabeçote e na cabeça do pistão é uma moto que bate 180km
Motinha muito legal. Só fico triste que vai levar uma eternidade pra essa moto chegar em cidades de interior. Eu mesmo nunca vi uma Bajaj, mesmo morando numa cidade de interior "grande".
Moro na capital e até hje só vi 3, mesmo indo na concessionária e vendo ela esvaziando kkkkk. Mas pode ser que eu rodo muito na região metropolitana, só. E elas deve estar mais no meio da cidade. Mas é uma moto delicia (tenho a D400)
@@hettory11 Boto fé. Agora em setembro, eu vou pegar minha primeira moto. Vou levar à vista. Eu to mirando na fz15, R15 ou FZ25, vai depender do valor que a concessionária fizer(e pelo que eu vi, em interior é mais caro kkk). Se não fosse pela falta de acesso à aqui na minha região(sou do noroeste paulista), essa 250 poderia facilmente virar opção também kkkk
Acredito que essa configuração da dominar é muito boa, o que complica mesmo é so seu peso, que se fosse mais leve teria uma relação de peso X potência maravilhoso
Indo nessa pegada de segredo para um bom desempenho, seria interessante um vídeo explicativo sobre a potência aproximada (em cv) porém a proposta distinta entre a linha 400 e 500 na kawasaki, tendo em vista que é a primeira vez que vemos esse 451cc entre os modelos que possuem motores partilhados (Ninja, Z e versys, agora eliminator). Sou proprietário de uma ninja 400 e gostaria de um vídeo sobre seus detalhes técnicos também! haha
Que pena, faltou comparar com a next 250. Era a única 250 a altura da dominar 250. Excelente moto, boa potência e econômica . Pena que a dafra é fraquissima e não vai pra frente.
Qualquer moto pode ser enquadrado comando e jogando o torque pra mais alto regime do motor em qualquer motor ...vai encher mais tarde mais vai ter mais pressao alta aproveitando mais a cilindrada
Tirando as motos 2 tempos que tinham potência enorme pela capacidade cúbica, como a Elefantré 30,0 que eu tive e que tinha 30 cavalos com 190cc, algumas motos monocilindricas mais antigas já tinham potência equivalente, como a Honda CBR 250r de 2012 com 250cc e pouco mais de 26 cavalos, com motor com comando de válvulas diferente e refrigeração líquida
Classic x fusca foi ótimo kkkkkk. (o cara do fusca não quis forçar né?). Brincadeiras a parte, eu gosto muito de motores resistentes e duráveis. Pra mim se não bater uns 120K não serve, então é isso que vc falou, ele ainda tem q se provar. Fazer um motor potente é fácil, potente e durável ja é outra conversa. E tenho amigos que tiveram a versão 400 e todos eles tiveram problemas de motor antes dos 30 k.
Tenho uma dúvida, quando falamos em eficiência energética, estamos tratando de potência gerada por quantidade de combustível consumido (acredito que seja isso). Mas para emissão de poluentes é levado em conta a potência que cada motor produz ou a cilindrada ? essas regras variam pelo número de cilindros ? ( exemplo uma Yamaha XJ6 precisa possuir emissão de poluentes parecidas com uma XT 660 ?).
Amigo, bronzinas quando se tem pressão de óleo, tem durabilidade muito maior que o rolamento, pois na bronzina os metais nem se tocam, funcionam "flutuando no colchão de óleo".
Fica tranquilo que ela vai ganhar um video dedicado, eu tive uma! Cbx250 2008, ultimo ano, vermelha, que arrependimento de ter vendido... mesmo assim, ela era ruim de baixa, o torque aceitavel só vinha depois dos 3 mim rpm e naquela epoca não tinha as exigencias nas normas de emissões e nem catalizador, que, coisa que chega tirar até 3cv desses motores pequenos
Motores com bronzinas ao invés de roletes na biela tem uma explicação . Motores com bronzinas aguentado mais taxa de compressão aguenta mais a pancada na biela porque tem mais área de superfície de apoio ao invés de roletes ou rolamento. Mas por outro lado tem mais complexidade em manter o peso equilibrado por envolver mais partes móveis .
uma coisa que faltou dizer é sobre o mapa, por que a todo momento so é dito o torque maximo, mais se olharmos na fixa tecnica da ktm a 6500 rpm ela tem 2,4kg de torque, mais que a dominar , portanto nao significa que so por que o motor tem o torque maximo em alta rotação, que em uma rotação menor ele obrigatoriamente vai perder , um coisa que é certo é que a ktm sim vai ter um consumo maior por ter maior abertura de valvulas, e sua baixa, vai ser um pouco pior.
Faz um video sobre a Aprillia RS 250 com 72cv e 4,5kgfm de torque. Isso sim é uma 250 potente. As 250cc japonesas de 4 cilindros, mal chegam nos 50cv e sao mais pesadas.
Também prefiro, mas é uma questão de custo, a KTM te entrega mais desempenho tanto em motor, freios e suspensão, mas te cobra por isso. para um uso mais urbano e até pensando em trabalho, vale mais a pena esses modelos mais baratos.
Só achei da duke 250 e umas versoes antigas da dominar 250, mas o motor tinha outra configuração, não dava pra levar em conta, apesar disso, deve ser bem parecido
Me permita fazer um comentário para "reflexão" e uma pergunta retórica... Essa "nova" (na Índia já tem 5 anos...) Bajaj D250 pesa 180Kg. A DUKE 250 pesa 149Kg. Deixo a sugestão de que se calcule a relação peso/potência delas... Pergunta: Por qual motivo essa nova moto Dominar D250 é tão pesada (pesa 1kg a mais que uma NAKED Ducati Monster). NÃO TEM PERDÃO.
Cara a dominar 250 é maior que a duke 250, maior distancia entre eixos, alem disso tem o chassis muito mais grosso e que as nossas queridinhas japonesas, assim como a Classic 350 da royal tem 190kg, mas com estrutura de cb500f, bengalas de cb500f, essas motos são robustas. Mas não da pra comparar com uma moster usando quadro de alumínio. Desculpa, mas oq não tem perdão é as motos de brinquedo que temos por aqui, com bengala mais fina que pé de cadeira de varanda
@@motosetal Eu entendo a sua opinião. 👍 Não é o seu caso mas muitos canais opinativos, em especial os que a mina do marketing da Bajaj chama de "influenciadores" 🙄, ADORAM falar "...da categoria".... Por isso eu (de sacanagem) gosto de comprar essa street comum da Bajaj (D250) com a "naked" da Ducati rs. Por outro lado também não se compara com a Classic ou Meteor, você sabe disso e conhece bem vários motivos para não se comparar com ela (exceto preço e facilidade de aquisição). Abraços.
Nunca pilotei a Duke 250, mas sou um felizardo das primeiras dominar 250, uma coisa que gostei dela ser pesado é que a bichona cola no asfalto. Gostei muito da firmeza que ela passa.
Com essa taxa de compressão ela poderia funcionar com óleo diesel? Não regularmente, é claro, pois não foi projetada para isso. Mas numa situação hipotética, onde só tivesse óleo diesel, ela poderia funcionar com diesel?
O motor é bom mas a moto pesa 30Kg a mais que as concorrentes, inclusive mais pesada que a Duke que compartilha o mesmo motor. O peso dela equivale as naked de 500 e 650cc da concorrência.
Kkkk isso ai, no meu Motor eu prefero rolamento kkk bronzinas são melhores, mas rolamento tolera desleixo. Mas são extremamente limitados e inviaveis e motores multicilindros
Essa minha marra vem la do tempo das cb400 450.Hoje ela e moto classica, mas,na epoca era ruim por causa das bronzinas que nao duravam kkkkkk .O pessoal retificava e o motor funcionava como reloginho so uns 6 meses(era fatal)quando nao ,o pessoal colocava outro motor do mercado negro....... historia longa kkkkk
Jovem, espero que você esteja bem, tem algum vídeo seu explicando sobre taxa de compressão? Em 08:16 você diz "número de vezes que tem a compressão e que a taxa" da dominar é de 11.9/1, confesso que não entendi.
O único video que dei uma "passada" rapida sobre taxa de compressão, foi o a da ninja H2: ruclips.net/video/lnrjL-3sWGg/видео.htmlsi=U2Z2r5pqw6f6187a Já ta na hora de um video sobre isso
Falar em pico chegar mais cedo é um pouco errôneo, por exemplo: Quando a Twister está a 7500rpm ela tem o máximo de potencia 24cv de motor, já a dominar 250 quando está na mesma rotação tem mais de 24cv no motor e ainda tem força para chegar aos 27cv. Para ter uma noção ideal de força é preciso colocar o motor na faixa de uso, as duas a 100km/h tem quanto de potência?! Não podemos ver apenas o pico.
Extamente o que eu disse no minuto 5:19 "mesmo assim, a maior potência entregue em toda faixa de rotação na dominar 250 compensa o pico em que o torque e potencia da twister são entregues"
Gostaria de saber se na prática esses 27 cv da D250cc vão conseguir andar igual ou na frente das binárias Honda e Yamaha em se tratando da mesma faixa de cilindradas?
Bomba d'água, ventoinha, radiador, válvula termostática, mangueiras, etc por um pouco a mais de potência? Não, não compensa a complicação mecânica, maior custo de fabricação e manutenção, maior fragilidade, menor confiabilidade, etc. Tô fora, "vou de ar" mesmo.
Cara quero ver ate quanto de torque e potencia consigo extrair da fazer 250 sem mudar CC, coloquei jeskap full e vou levar ela pro remap, quem sabe tbm mude a relaçao e o comando dela e prepare o cabeçote futuramente, so nao quero aumentar o limite de rpm dela pois falam que quebra o motor.
Toda preparação pesada sem exceção, no fim das contas, por mais legal que fique, juntando a moto e o que gastou compraria uma moto maior e melhor. O cara tem que gostar mesmo de preparação e não se importar com o valor "perdido".
@@motosetal se não for pedir muito, será que não te interessa fazer um vídeo explicando do pq as motos não são mais flex, de que forma o novo promot fez a Yamaha trazer a lander e a fazer só na gasolina?
Só falta a BAJAJ lançar uma trail com esse motor nós aqui do nordeste agradece já as pistas daqui são péssimas...
Podia fazer um da dominar 200. Ela tem 24.5cv, mesmo tendo só 199cc
@@luisknapp8162 ela não tinha 27cv?
@@erickmelfior3597 não era basicamente 26cv
Chega de 200
Queria ver ele comparando a 200 vs 250
Bem potente mas perde em torque para as concorrentes de maior cilindrada
Não vejo a hora da BAJAJ abrir uma loja na região de Marília e presidente prudente, pra eu comprar uma dominar 400 ou 250
Mano, moro em Rio Preto. Tbm estou na espera de uma loja na região
esse motor da dominar 250 me lembrou muito o motor da cbr 250r 2011 q teve no brasil. Alias falar sobre ela seria um video interessante hahaha! excelente video!
Muito semelhante mesmo
Quando chegar em Goiânia e Aparecida de Goiânia, vou comprar essa máquina top, meu sonho de consumo
Parabéns 👋 excelente vídeo, como eu moro em Belo Horizonte e tem uma concessionária bajaj na cidade, fiz o teste ride e acabei gostando da moto, já fiz a reserva da minha. 😊
Valeu
Bom acredito eu que a Dominar ficaria muito melhor com a configuração da Duke ainda mais com esses 31hp e gostaria de ver essas motos com mais taxa flex pra ver como ficaria no alcool
Sinceramente... Viraria uma mini MT-03, aumentaria o consumo, com alguns CV a mais.
Esse motor, configurado pela KTM, tem a mesma proporção de potência que o da MT-03... E a mesma proporção de consumo.
Mas, a sua parte de configurar para o Etanol... Eu tbm queria.
Gostei muito das explicações que esse vídeo passou sobre a Dominar 250 da Bajaj 😃👏👏👏😉🙌👍
Show essa explicação, parabéns!! Merece ser compartilhado.
legal conhecer esses detalhes de engenharia! mais um ótimo vídeo. vlw.
Melhor canal sobre motos e seus motores!
Que motinho legal! Acho que vai fazer sucesso aqui. @Alex, ta pra abrir uma Bajaj em Ribeirão, se nao me engano. Ou vem me visitar em Jundiai pra um test ride, sou vizinho da Bajaj aqui, rsrs
Eu vi o anúncio da Bajaj em Ribeirão hehe eu estou louco pra testar uma dessas! Rapaz se ta envolvido nas metrópoles em.. como ta por esses lado pra andar de moto?
@@motosetal to sempre acompanhado o mercado, e seguindo a bajaj, ja que to namorando a D400. Mas to sem moto agora. A regiao é boa pra dar uns roles de fds, estradas legais, e a classica subida pra morumgaba.
Que moto incrível 👏 parabéns a bajaj por trazer motos de qualidade por um preço atrativo. Sucesso a marca!!
@@gilsonpires3133 Fiz minha inscrição e uma vendedora entrou em contato comigo e disse que até final de novembro a loja em Goiânia já vai estar funcionando.
Excelente vídeo, tenho uma nh300 a explicação me ajudou a entender o motor da minha moto que tem taxa de compressão de 11:1, motor bastante esperto!
Andei na 250. Gostei muito do motor. Ele merece mais modelos. Vai muito bem
ACHEEEI, tava pesquisando um vídeo sobre a mecanica dessa motokkkk e n achava por ser nova
só conteúdo gringo, me alegra saber q tem gente estudiosa no Brasil q n siga só lei de mechanico de cg :D
Poderia fazer, um vídeo falando de remap! Ia ser legal em! Abraço!
Estou muito satisfeito com minha Dominar 400cc
É requerido pela própria fabricante, a utilização de gasolina de no mínimo 91 octanas. Depois aparece uns cidadãos aí dizendo que o motor é ruim, só porque usou gasolina duvidosa.
Gostei muito da proposta dessa moto!!! Apesar de eu estar a 500km da concessionária mais próxima, já me decidi: no ano que vem vou comprar um Dominar 250! Espero que até lá ela venha com mais cores!!!
Vai abandonar a garantia?
Eu moro a 195 km da concessionária mais próxima e não vou me arriscar, estou à espera da Bajaj na Região dos Lagos
Muito obrigado pelo vídeo, otimo conteúdo!!!
O que tá faltando são as pequenas trails com tecnologia nessa pegada. Por enquanto só lander e xre.
Fico feliz, por nós Brasileiros termos a opção em adquirir produtos de boa qualidade com preço justo, aos poucos sairemos da mesmice de sempre sem opção de escolha.
MAAAANO SE LOKO TU SACA MUITOOO
tem que fazer um vídeo explicando pq os motores da Yamaha são mais confiáveis e robusto que os motores Honda
que comece a treta 😂😂😂
Porque são mais fracos em potência e torque
Então não forçam tanto o motor
Algum benefício tinha que ter 😂
Biela da fazer mandou um abraço 😂
Motor Yamaha bom é esse da fazer 150 e esse novo da da R15. Mas na verdade motor de Yamaha dura porque são donos de perfil diferente. Vc para numa avenida de noite e fica observando, passa 10 motoboys, 8 de Honda , 6 deles correndo como senão houvesse amanhã, 3 de boa, e passa 1 de Yamaha no modo tiozão. Quando motor de Yamaha cai na mão de cupim quebra igual, a diferença é que a galera animada não gosta de Yamaha porque são motos mais fracas e que tem menos opções de preparação.
@@4temposbahia974Rapaz tenho uma Lander já com 11 anos de idade e até hoje não se entregou o motor não em, motor bom não quebra na mão de cupim de ferro.
A não ser que falte óleo no cárter.
Se a Honda copiar o Kit força e biela da Yamaha já era! A Fama da Honda quebra tanto e por conta de alguma peças do motor se fraca..
Já estou aqui no aguardo da estreia do vídeo
Novo inscrito!! Adorei os vídeos , eu tenho uma dk160 , pode falar sobre algumas motos do grupo jtz / Suzuki , seus vídeos são uma aula !
Essa moto ta muito bonita. Espero ver um dia que as duas gigantes serão obrigadas a fazer um produto de melhor qualidade por causa de outras concorrentes.
A diferença tambem se deve pq esses motores DOHC pode se enquadrar os comandos para alta ou baixa rotação, fazendo compressão dinâmica. A antiga CB300r vira um foguete apenas mexendo no ponto dos comandos, uma moto com 59,5 de curso e 79mm de pistão da pra fazer girar legal e ven muita potencia de alta, se fizer uma preparação no cabeçote e na cabeça do pistão é uma moto que bate 180km
um comando preparado, escape e um remap essa motoka fica apetitosa eim!!
Motinha muito legal. Só fico triste que vai levar uma eternidade pra essa moto chegar em cidades de interior. Eu mesmo nunca vi uma Bajaj, mesmo morando numa cidade de interior "grande".
Moro na capital e até hje só vi 3, mesmo indo na concessionária e vendo ela esvaziando kkkkk. Mas pode ser que eu rodo muito na região metropolitana, só. E elas deve estar mais no meio da cidade. Mas é uma moto delicia (tenho a D400)
@@hettory11 Boto fé. Agora em setembro, eu vou pegar minha primeira moto. Vou levar à vista. Eu to mirando na fz15, R15 ou FZ25, vai depender do valor que a concessionária fizer(e pelo que eu vi, em interior é mais caro kkk).
Se não fosse pela falta de acesso à aqui na minha região(sou do noroeste paulista), essa 250 poderia facilmente virar opção também kkkk
Quer aprender mecânica aqui e o canal, like garantido.
Acredito que essa configuração da dominar é muito boa, o que complica mesmo é so seu peso, que se fosse mais leve teria uma relação de peso X potência maravilhoso
Se lançar uma trail com esse motor ou o da 200, eu compraria com certeza. Comprei uma chácara, e uma trail seria melhor.
Ja estou vendo uma bajaj pra compra. Vamos ver pontos positivo e negativos
Poderia comparar com a Next tbm, apesar de estar fora de linha por aqui
Ótimo video. É uma boa moto, que nos grandes centros vai fazer bastante diferença, esse motor parece muito eficiente.
Indo nessa pegada de segredo para um bom desempenho, seria interessante um vídeo explicativo sobre a potência aproximada (em cv) porém a proposta distinta entre a linha 400 e 500 na kawasaki, tendo em vista que é a primeira vez que vemos esse 451cc entre os modelos que possuem motores partilhados (Ninja, Z e versys, agora eliminator). Sou proprietário de uma ninja 400 e gostaria de um vídeo sobre seus detalhes técnicos também! haha
Que pena, faltou comparar com a next 250. Era a única 250 a altura da dominar 250. Excelente moto, boa potência e econômica . Pena que a dafra é fraquissima e não vai pra frente.
Qualquer moto pode ser enquadrado comando e jogando o torque pra mais alto regime do motor em qualquer motor ...vai encher mais tarde mais vai ter mais pressao alta aproveitando mais a cilindrada
o proximo video podia ser da storm 200 da shineray
Dominar 250c ficou show 👏👏
5:55 talvezesse seja o video mais aguardado de como extrair essa potência, tenho uma Twister 300f e se pudesse dar essa dica seria excelente 😅
Mano, vou te passar pra quem tem a chave kkk segue o canal e instagram do Pedro919 @pedro919
youtube.com/@919_pedro?si=7KA598cOyf7kBm-K
Coisa linda esse motorzão.
Dessas marcas novas que chegaram no Brasil, a moto que tenho certeza que é braba é a Zontes R350 , verdadeiro foguetinho 👍
Tirando as motos 2 tempos que tinham potência enorme pela capacidade cúbica, como a Elefantré 30,0 que eu tive e que tinha 30 cavalos com 190cc, algumas motos monocilindricas mais antigas já tinham potência equivalente, como a Honda CBR 250r de 2012 com 250cc e pouco mais de 26 cavalos, com motor com comando de válvulas diferente e refrigeração líquida
Top de mais seus vídeos! Teria como vc falar do motor da GS500E ??? Cara vc explica muito bem! Tira todas as dúvidas!!! Parabéns
Dominar 250 vai dominar o Brasil com certeza, só falta a Shineray trazer alguma moto de 250cc pra cá
Classic x fusca foi ótimo kkkkkk. (o cara do fusca não quis forçar né?). Brincadeiras a parte, eu gosto muito de motores resistentes e duráveis. Pra mim se não bater uns 120K não serve, então é isso que vc falou, ele ainda tem q se provar. Fazer um motor potente é fácil, potente e durável ja é outra conversa. E tenho amigos que tiveram a versão 400 e todos eles tiveram problemas de motor antes dos 30 k.
Excelente moto estou de queixo caído .
Tenho uma dúvida, quando falamos em eficiência energética, estamos tratando de potência gerada por quantidade de combustível consumido (acredito que seja isso). Mas para emissão de poluentes é levado em conta a potência que cada motor produz ou a cilindrada ? essas regras variam pelo número de cilindros ? ( exemplo uma Yamaha XJ6 precisa possuir emissão de poluentes parecidas com uma XT 660 ?).
Podia fazer um vídeo da dominar 200. 24.5 cv com 199cc
Quem prefere rolamento ao invés de Bronzina curte aqui!
Eddie the Head foi mto bom kkkk
Amigo, bronzinas quando se tem pressão de óleo, tem durabilidade muito maior que o rolamento, pois na bronzina os metais nem se tocam, funcionam "flutuando no colchão de óleo".
Ele e marinheiro de primeira viagem só andou de Honda peladas na vida
Sem dúvida vou de domina tem nem comparação uma com a outra a 250 da Honda ficou horrível com essas assas robusta
@@andrejorge1433 sem dúvidas! Foi só mesmo uma piada interna do grupo de inscritos, rs
motos de melhor custo benefício sem dúvida
Deveria falar também dá Twister, que em 2001 já rendia 24cv em seu 250
Fica tranquilo que ela vai ganhar um video dedicado, eu tive uma! Cbx250 2008, ultimo ano, vermelha, que arrependimento de ter vendido... mesmo assim, ela era ruim de baixa, o torque aceitavel só vinha depois dos 3 mim rpm e naquela epoca não tinha as exigencias nas normas de emissões e nem catalizador, que, coisa que chega tirar até 3cv desses motores pequenos
Compara a dominar 250 com a next 250
Next.anda.muito.mais😂
Motores com bronzinas ao invés de roletes na biela tem uma explicação .
Motores com bronzinas aguentado mais taxa de compressão aguenta mais a pancada na biela porque tem mais área de superfície de apoio ao invés de roletes ou rolamento.
Mas por outro lado tem mais complexidade em manter o peso equilibrado por envolver mais partes móveis .
uma coisa que faltou dizer é sobre o mapa, por que a todo momento so é dito o torque maximo, mais se olharmos na fixa tecnica da ktm a 6500 rpm ela tem 2,4kg de torque, mais que a dominar , portanto nao significa que so por que o motor tem o torque maximo em alta rotação, que em uma rotação menor ele obrigatoriamente vai perder , um coisa que é certo é que a ktm sim vai ter um consumo maior por ter maior abertura de valvulas, e sua baixa, vai ser um pouco pior.
Poderia fazer um vídeo falando sobre o motor da Hayabusa!
Bajaj...trás pra gente uma trail com esse motor .....pfv...pode se uma trail com base da KTM...bem raiz
Soube disso no lançamento, da D400, o motor é igual ao da Duke 390.
Melhor que a Twister em tudo
Meu dedo "coça" pra buscar aquela D400, mas a razão (e o medo de arrependimento) não deixam.
Faz um video sobre a Aprillia RS 250 com 72cv e 4,5kgfm de torque. Isso sim é uma 250 potente.
As 250cc japonesas de 4 cilindros, mal chegam nos 50cv e sao mais pesadas.
Ja fiz, é um pouco antigo mas ainda da conta, olha só:
ruclips.net/video/DpAlUsU1Jyo/видео.html
Um trabalho na caixa de filtro e escape a dominar já atinge os 30cv kkk fácil
Entre a lander 2023 e a dominar 250cc, qual melhor? E mais econômica?
Faz da dominar 200
Prefiro a configuração da ktm
Bebe mais e não tem tanta força na cidade que exige torque em baixa.
Também prefiro, mas é uma questão de custo, a KTM te entrega mais desempenho tanto em motor, freios e suspensão, mas te cobra por isso. para um uso mais urbano e até pensando em trabalho, vale mais a pena esses modelos mais baratos.
🎉
$$$ essa é a diferença. Ktm é sempre mais legal.
👏👏👏👏👏👏👏👏
Comparar com uma moto que saiu de linha sendo que tem uma com motor 250 bem conceituada e ainda em produção (hondeiro).
Fiquei curioso pra ver o gráfico de potência e torque da dominar 250
Só achei da duke 250 e umas versoes antigas da dominar 250, mas o motor tinha outra configuração, não dava pra levar em conta, apesar disso, deve ser bem parecido
Colocou um difusor de escape, vela de Iridium, filtro de ar esportivo e um toque na injeção, ela já passa de 30cv facil
De motor com certeza. Vou pegar uma dessas
Será mesmo? o mesmo acontece com a 400 se fazer essas paradas que vc citou?
Quantos km de autonomia diminui com esse toque da injeção?
Cara vela de iridium n muda nada! Ja as outras coisas que vc falou muda bastante
@@Lucas-25-50 exato
as pessoas acham que velas de iridium rende mais potencia
a unica coisa que ela tem é uma maior durabilidade
Me permita fazer um comentário para "reflexão" e uma pergunta retórica...
Essa "nova" (na Índia já tem 5 anos...) Bajaj D250 pesa 180Kg.
A DUKE 250 pesa 149Kg. Deixo a sugestão de que se calcule a relação peso/potência delas...
Pergunta: Por qual motivo essa nova moto Dominar D250 é tão pesada (pesa 1kg a mais que uma NAKED Ducati Monster).
NÃO TEM PERDÃO.
Cara a dominar 250 é maior que a duke 250, maior distancia entre eixos, alem disso tem o chassis muito mais grosso e que as nossas queridinhas japonesas, assim como a Classic 350 da royal tem 190kg, mas com estrutura de cb500f, bengalas de cb500f, essas motos são robustas.
Mas não da pra comparar com uma moster usando quadro de alumínio.
Desculpa, mas oq não tem perdão é as motos de brinquedo que temos por aqui, com bengala mais fina que pé de cadeira de varanda
@@motosetal Eu entendo a sua opinião. 👍
Não é o seu caso mas muitos canais opinativos, em especial os que a mina do marketing da Bajaj chama de "influenciadores" 🙄, ADORAM falar "...da categoria"....
Por isso eu (de sacanagem) gosto de comprar essa street comum da Bajaj (D250) com a "naked" da Ducati rs.
Por outro lado também não se compara com a Classic ou Meteor, você sabe disso e conhece bem vários motivos para não se comparar com ela (exceto preço e facilidade de aquisição).
Abraços.
Nunca pilotei a Duke 250, mas sou um felizardo das primeiras dominar 250, uma coisa que gostei dela ser pesado é que a bichona cola no asfalto. Gostei muito da firmeza que ela passa.
@@ramonmartins9606 Parabéns pela moto nova, te desejo muitas alegrias com ela!
@@nandofotografo tu é muito é fresco
Em suma:
- torque maior-> melhor arrancada.
A BAJAJ é da mesma escola KTM. 👏🏻👏🏻
FERA
Com essa taxa de compressão ela poderia funcionar com óleo diesel? Não regularmente, é claro, pois não foi projetada para isso. Mas numa situação hipotética, onde só tivesse óleo diesel, ela poderia funcionar com diesel?
lembrando que esse kg/cv fica cada vez mais atrativo para a moto que é mais potente já que na prática voçê tem que contar com seu peso e da morena(o)
Isso ai, na hora do garupa, a conta quebra feio,
queria esse motor na minha lander
O motor é bom mas a moto pesa 30Kg a mais que as concorrentes, inclusive mais pesada que a Duke que compartilha o mesmo motor.
O peso dela equivale as naked de 500 e 650cc da concorrência.
Só de colocar a CB250 na mesma tela que a Dominar 250, dá uma vergonha alheia. Quanta diferença!
👏🏼👏🏼👏🏼
Queria muito comprar a CB 250f tutu.... mas é dificil achar uma em boas condiçoes
Opa blz? Video bacana, gosto deles todos. A motoca e bonitona, mas, nai gosto bronzinas, kkkkk
Kkkk isso ai, no meu Motor eu prefero rolamento kkk bronzinas são melhores, mas rolamento tolera desleixo.
Mas são extremamente limitados e inviaveis e motores multicilindros
Essa minha marra vem la do tempo das cb400 450.Hoje ela e moto classica, mas,na epoca era ruim por causa das bronzinas que nao duravam kkkkkk .O pessoal retificava e o motor funcionava como reloginho so uns 6 meses(era fatal)quando nao ,o pessoal colocava outro motor do mercado negro....... historia longa kkkkk
SIMPLES, MOTOR REFRIGERADO A ÁGUA, PODE POR MAIS POTÊNCIA. OLHA A MT 03.
Jovem, espero que você esteja bem, tem algum vídeo seu explicando sobre taxa de compressão?
Em 08:16 você diz "número de vezes que tem a compressão e que a taxa" da dominar é de 11.9/1, confesso que não entendi.
O único video que dei uma "passada" rapida sobre taxa de compressão, foi o a da ninja H2:
ruclips.net/video/lnrjL-3sWGg/видео.htmlsi=U2Z2r5pqw6f6187a
Já ta na hora de um video sobre isso
Qual é o video mostrando o motor da Dominar 400 de ferro em vez de alumínio, comparado ao da KTM 390?
Esse da 250 também é de ferro?
@@alexj6712 FERRO PURO, olhando de perto até parece uma locomotiva.... (não estou de sacanagem rs)
"6,66 kg/cv"
Eddie the head approves
É isso ai! Kkk
Falar em pico chegar mais cedo é um pouco errôneo, por exemplo:
Quando a Twister está a 7500rpm ela tem o máximo de potencia 24cv de motor, já a dominar 250 quando está na mesma rotação tem mais de 24cv no motor e ainda tem força para chegar aos 27cv.
Para ter uma noção ideal de força é preciso colocar o motor na faixa de uso, as duas a 100km/h tem quanto de potência?! Não podemos ver apenas o pico.
Extamente o que eu disse no minuto 5:19 "mesmo assim, a maior potência entregue em toda faixa de rotação na dominar 250 compensa o pico em que o torque e potencia da twister são entregues"
Gostaria de saber se na prática esses 27 cv da D250cc vão conseguir andar igual ou na frente das binárias Honda e Yamaha em se tratando da mesma faixa de cilindradas?
anda sim tem algun comparativos na colonbia eu acho que contra a twister 300 ela anada na frente
Vê os top speed dessa d250.. anda mais 😅
@@jeisonjosemar7778 a Twister colombiana salvo engano, tem 30 CV
@@34554344 já vi vídeo amigo da d250 chegando 160km enquanto a cb300f conta com 155km perdendo até pras R15 da Yamaha
Bomba d'água, ventoinha, radiador, válvula termostática, mangueiras, etc por um pouco a mais de potência? Não, não compensa a complicação mecânica, maior custo de fabricação e manutenção, maior fragilidade, menor confiabilidade, etc. Tô fora, "vou de ar" mesmo.
Vá de RE Interceptor, seu Sistema utiliza radiador a óleo que dá bem menos dor-de-cabeça
top!
Resumindo: um pouco melhor que a Twister com a desvantagem de não ter peças ...
Cara quero ver ate quanto de torque e potencia consigo extrair da fazer 250 sem mudar CC, coloquei jeskap full e vou levar ela pro remap, quem sabe tbm mude a relaçao e o comando dela e prepare o cabeçote futuramente, so nao quero aumentar o limite de rpm dela pois falam que quebra o motor.
Na boa, já diz isso e é exigir mais do que a moto pode entregar..... .dê ela e mais o que vc vai gastar e pegue uma maior......abcs
Toda preparação pesada sem exceção, no fim das contas, por mais legal que fique, juntando a moto e o que gastou compraria uma moto maior e melhor.
O cara tem que gostar mesmo de preparação e não se importar com o valor "perdido".
De 21 cavalos ate uns 25 cavalos no máximo
O motor da CBR 250 também tem potência elevada por ter taxa de compressão elevada com refrigeração líquida. Tem vídeo dela no canal?
Também, mas possui um curso e diameteo voltado para as altas rotações em relação ao motor da cb250f que foca em média rotação
O diâmetro e o curso da CBR 250r era o mesmo da CBR 1000 da época, considerando, claro, a cilindrada unitária@@motosetal
É esse motor na Duke 250 rende 30 cv que e basicamente o ´´mesmo motor``
E o motor da dominar 400 rende 40 cv e na Duke 390 rende 44 cv praticamente.
Esse vai ser um dos topicos do video, incluisve, na 2024 ta rendendo 31cv
👍
Com o Lançamento desastroso da Lander 2025, cravei o martelo que vou pra futura trail da Bajaj.
"Lançamento desastroso" kkkk eu curto muito a lander, aquele modelo areia era lindo, esse visual novo é triste
@@motosetal se não for pedir muito, será que não te interessa fazer um vídeo explicando do pq as motos não são mais flex, de que forma o novo promot fez a Yamaha trazer a lander e a fazer só na gasolina?
pra qual motor ou melhor pra qual compressão e a gasolina podium?
@@duzinsam Opa vai ter video sobre isso, um video mais detalhado
Motorzao 😮