Yahooooo finalmente Cara sem palavras pra agradecer, esse é o tipo de conteúdo que pode salvar famílias inteiras, se vc considerar que problemas financeiras são a causa 1 de divórcios no mundo. Esse é o tipo de informação que a classe média não tem acesso. Se a classe média não tem acesso fácil a isso imagina as pessoas mais simples.
@@alexjunior2955 Acho que o acesso que ele quer dizer não se traduz apenas em buscar no Google, porque para procurar algo você tem que ter ao menos a noção do que está procurando. A maioria dos nossos pais jamais falaram sobre economia conosco, quiça então sobre investimentos. Na escola, nunca ensinaram nada sobre como poupar ou como é o funcionamento de preços e mercado. Acho que isso que ele quer dizer com não ter acesso, porque na verdade a grande maioria nem sabe que existe.
os bancos e a politica são inuteis, totalmente prejudiciais não produzem nada e vampirizzam as naçoes... quando a população descobrirem isso, a coisa começa a andar melhor..........
You probably dont care at all but does anybody know a tool to log back into an instagram account..? I was stupid forgot my password. I appreciate any tips you can give me.
TAMP BITS se você tiver empregado ou conseguir tocar sua atividade mesmo em um cenário de colapso econômico, ok. Mas não será a situação de uma pessoa média assalariada com dívidas a perder de vista.
TAMP BITS Não é só dólares que desvaloriza . .. tudo desvaloriza real, yen ,euro...em relação ao produto... não da para imaginar o que mais desvaloriza o produto ou a moeda... ninguém sabe o que vai acontecer..por isso caos. Provavelmente vai ter um caos por um tempo e depois aparece uma nova solução que não sabemos.
Comecei meu primeiro plano de investimento com apenas $ 1.000 e agora ganho uma renda semanal de $ 5.000 em troca de criptomoedas com meu corretor pessoal
Fernando parabéns pelo vídeo hj tenho o mesma linha de pensamento que vc expressou no vídeo, quando era bem jovem com meus 22 anos trabalhei um período de 1 ano em uma empresa economizando meu dinheiro pra levantar um pouco de capital de giro pra investir, e na época obs que na minha cidade havia um mercado purjante de compra e venda de terrenos para residências vi muitos ganharem dinheiro nesse mercado simplesmente com a valorização do imóvel, eu não tinha ideia que o país entraria numa crise repentinamente, e que esse mercado na região iria cair em ruínas pois não havia sinais nítidos pra isso, eu me meti dentro de uma bolha a qual estou com meu único capital dentro sem conseguir resgata-lo e vendo que a crise financeira e política só se agrava gradativamente desemprego inflação e tudo mais fiquei se capital pra trabalhar por conta própria e sem emprego, consegui invertir hoje num peguemos negócio pra mim graça a um crédito bancário no BNB e ainda estou num processo de construção por esse negócio ter retorno de médio prazo ainda pago caro o erro que fiz pois ainda hoje tenho esses terrenos se achar negócio venda ou troca pra eles porém hoje, compreendo melhor o problema de bolhas imobiliária e financeira e a necessidade de monitoramento da situações geopolítica e geoeconômicas e problemas econômicos e gargalos do país além do problemas políticos que os envolvem .
É um privilégio de poucos ter estas informações, somos privilegiados por estudar estas coisas, a grande, e grande mesmo população do mundo não entende patavinas sobre crises, finanças e não tem educação financeira. Gratidão amigo, sucesso pra ti.
Ja abri conta em hk, conta em um cofre em singapura na zona livre de impostos, outra na australia para guardar ouro, ja tenho bitcoins e 2 conta bancarias offshore em banco que mantem os depositos em multimoeda e nao trabalham com emprestimos pois mantem 100% dos depositos simples assim e tudo isso nao fiz com muito dinheiro mas quando acontecer estou seguro de varias formas
Fernando. Parabéns por mais esse vídeo. Gostaria de sugerir um tema. FMI De onde vêm o dinheiro para que este empreste a países? Qual a taxa de juros cobrado dos países por ele? E se você vê mais países recorrendo a este órgão nos próximos anos, se sim, quais? Pergunto porque nenhum economista fala sobre isso, não seria os dados do FMI, um bom termômetro para o início da próxima crise? (quantidade de empréstimos tomados junto ao órgão x quantidade de renegociações ou default de países junto ao FMI). Obrigado.
Eu já tenho bastante batata e horticulas, tudo plantado sem quimicos. No brazil talvez menos mas aqui utilizam bastante de agrotóxicos a roundups etc, e já agora utilizem água ionizada, se alguém quizer entrar em negcio com equipamentos tanto para agricultura como para consumo posso ajudar, sou importador exclusivo em Portugal de uma marca Sul Coreana fantástica. Será um bom negócio para crise? Só o futuro nos dirá. Boa sorte e bebam muita água.
O vídeo anterior (palestra) e este vídeo são excelentes. Ainda dentro deste tema seria interessante falar sobre a distinção entre renda fixa e renda variável, alocação de ativos, gestão ativa x passiva, carteira com poucos ativos para investidores iniciantes e carteiras com mais ativos para investidores mais experientes incluindo aí derivativos, metais, criptomoedas, ETFs, etc. sempre sob o aspecto conceitual, sem entrar em detalhes específicos de um ou outro produto/marca. Também sou fã do Taleb e dos seus conceitos de antifragilidade, sem bem que muitos, não é o seu caso, não entenderam direito o conceito de cisne negro, tem gente querendo prever o imprevisível.
Excelente vídeo, Fernando. Fiquei com uma dúvida em relação ao final, se você puder esclarecer eu agradeço: Em um cenário de crise no qual houvesse uma mudança de moeda (ex: o BTC ou o ouro tomando o lugar do dólar), o que aconteceria com os ativos existentes? (Ações, fundos privados, etc). Eles seriam precificados na nova moeda? Deixariam de existir? Seus detentores poderiam perder tudo?
Vi um vídeo que fala sobre isto relatando a crise do subprime em que se deveria liquidar a dívida e solver entre os investidores e não inventar dinheiro como foi feito imprimindo moeda, então tudo será liquidado e solvido ou seja os mais fracos perderão tudo e os magnatas estarão protegidos!
obrigada Fernando. Eu não acredito em determinismos.....eu acho que tudo depende de como cada um se posiciona, tudo pode ser mudado e ser diferente, qdo. queremos que seja diferente e agimos de acordo. Não gosto da ideia de ser refém, por qq. força que seja.....perde, aquele que acredita que já perdeu..... Tudo pode ser diferente, a realidade NÃO Ê SÓLIDA! Forte abraço.
Hoje ( 21/03/2020), tá acontecendo justamente isso, inclusive sobre a liquidez do tesouro Selic, vou estudar outro ativo pro meu caixa na próxima crise, LFT NÃO MAIS. Fernando Ulrich é fera
Como já se fala nesta crise há alguns meses, muitos já estão preparados. Acredito que ela será muito mais branda que 2008, onde todos foram surpreendidos!
Eu sou uma prepper. Investi numa chácara, pomar e plantel. Aos poucos farei casas e cômodos, a fim de abrigar um pequeno exército. De fome não morreremos...
Venho acompanhando um programa sobre preparadores no Netflix e ando bem preocupado. Penso em adquirir um pequeno sítio para fazer uma espécie de fortaleza para minha família, a anarquia é algo que pode acontecer caso a crise seja muito extensa. Forte abraço.
Jean Peixoto é dinheiro em caixa mesmo... tipo trocar tuas reservas pra uma moeda forte q tenha lastro monetário, ou se tu tiver um bom dinheiro, acima de 15 mil reais, troca por ouro ou por outro ativo físico q seja facil de vender... nada de ações, titulos do tesouro, FII e por aí
@@TheKnightPH rapaz, Bitcoin ta com o lastro em quase 90% de Dollar, é perigoso ele desvalorizar uns 40%, ou mais, no dia do anuncio da crise. depois vai ter uma subida astronômica, mas ok... usa outra cripto tipo a dash, pra guardar parte do teu dinheiro, pra tu aproveitar a flutuação no dia que ela aparecer
Mas se a crise financeira futura vai ser tão trágica e catastrófica, como vocês profetas dizem, não vai adiantar absolutamente nada ter bitcoin, ou qualquer outra riqueza desse gênero, pois não vai ter o que comprar e o que tiver, vai ser extremamente caro e escasso, principalmente alimentos, o q é essencial para o sustento da vida humana, então pela lógica, o melhor investimento hj, pensando no amanhã apocalíptico, não é bitcoin, mas sim uma boa porção de terra arável, em cima de um lençol de água potável, num lugar bem recluso e distante da sociedade urbana e tbm algumas toneladas de sementes de alimentos de facil cultivo e armazenamento, placas fotovoltaicas para produzir energia, um sistema de esgoto biodigestor, para produzir gás(q pode ser utilizado tbm para energia) e fertilizantes para o plantio, e maquinario indústrial mínimo de mecanica, eletrônica e marcenaria, e claro fazer cursos técnicos para ter habilidades em enfermagem, agronomia, marcenaria, mecanica e eletrônica, ai vc vai ter condições futuras de plantar, cultivar terra, criar gado, construir qualquer coisa na sua propriedade, sem depender de absolutamente ninguém, exceto de si mesmo. Ai sim, vc estará totalmente precavido para enfrentar qualquer tipo de caos político e econômico de proporções infernais, claro, não vamos nos esquecer de armas, e claro tbm, muitas, para se proteger. Isso sim é a verdadeira e definitiva proteção contra qualquer crise, dai no futuro vc vai poder até vender o excedente da sua produção, por valores elevadíssimos, para quem só tem bitcoin e ouro. 😂😂😂😂😂
@@AlcinoRebelo pois se a crise for como eles estão profetizando, tipo TWD + 3ª Guerra mundial, os sobrevivencialisitas vão dominar o mundo, mesmo sem nenhum bitcoin.
@@leonhardheiliger2605 eu não diria dominar o mundo, mas podem viver mais alguns meses que a média. Quanto ao bitcoin, é um investimento plausível como por exemplo comprar terra arável ou um sistema energético of the grid. Para mim a mais valia da bitcoin é em caso de guerra a possibilidade de fuga do teu país sem nada, apenas com a roupa do corpo e uma paper wallet com os teus bicoins, que seriam válidos em outro país, ao contrário da tua moeda nativa...
@@AlcinoRebelo tipo indígenas e nativos pelo mundo, q vivem sem contato algum com a sociedade, eles não dependem de nada, tem habilidades para não depender da estabilidade econômica global, podem entrar numa mata fechada e viver por lá despreocupados, e até com certo conforto. Já viu aqueles videos de construções primitivas, usando só recursos naturais os carinhas fazem de tudo. Até casas subterrâneas. Num cataclismo global, essas habilidades seriam, entre outras, as maiores riquezas ao meu ver.
@@leonhardheiliger2605 coisas de RUclips é tudo muito fácil, eu tentei fazer uma cabana de troncos e mesmo em meses não consegui concluir. Mesmo com um colapso económico mundial, as necessidades básicas pessoais têm valor, e como tal temos sempre um moeda de troca. Eu tento ter o maior número de habilidades possível. Considero que neste momento tenho habilidades básicas de ferreiro e construção civil e mais avançadas em agricultura, mecânica automóvel, eletricidade AC e DC, e confecção têxtil. Tenho de pensar em estudar socorrismo e áreas médicas em geral, é uma área que ainda não sei o suficiente. Recomendo os canais guia do sobrevivente e sobrevivencialismo, a preparação é um estilo de vida que te dá um passo de avanço na vida...
Professor Fernando, boa tarde Excelente vídeo. Bem detalhado!!! Dei like e compartilhei em várias redes sociais. Abcs pro senhor, suce$$$$o sempre e saúde à você e sua família.
Tenho uma casa na praia, proximo tem bicas de agua mineral e um bom quintal para criar peixes em cativeiro e montar um bom galinheiro. Tenho certeza de uma coisa, de fome ex sede eu não morro ;-)
Parte da resposta sobre como se proteger da crise (e tirar vantagem dela) está em manter uma carteira de investimentos diversificada e ter disciplina para realizar o rebalanceamento, quando necessário. Para quem se interessa pelo assunto, minha dissertação de mestrado foi sobre o impacto do Bitcoin em uma carteira diversificada e está disponível para download em DiversifiK.com . Abs, Davi
As pessoas mais antigas sempre me falaram que uma possível crise econômica mundial vai pega os maiores até os menores países do mundo seja aqueles que já tem um desenvolvimento sustentável financeiramente como aqueles como nosso Brasil que todos nós sabemos que ainda é um país emergente
Lembro que em vídeos anteriores, quando se falou da crise de 2008, em que houve fuga do risco ou fuga para qualidade, em que os investidores tiram seu capital de países emergentes e colocam em dólar, ainda não existia o bitcoin. O bitcoin hoje, jutamente com outras moedas, é a fuga de risco em nossos vizinhos, argentina e venezuela, será que nessa crise não haverá uma fuga para o bitcoin por não ser controlado por bancos e por isso não se depreciar numa crise?
Na verdade numa crise uma coisa vai puxando outra,todas as empresas dependem de vendas e quando alguem deixa de comprar por falta de dinheiro desaba todo o sistema inclusive os que ganham dinheiro comprando os papéis das dívidas dos países porque uma hora vem a moratória .Hoje todos sabem que o mundo vive a globalização aí ja viu se um cair vira um efeito dominó,parece que no mundo so existem 3 países sem dívida então vai se arrebentar tudo, que Deus nos guarde
Ola Fernando! Sou estudante portugues de economia, terminei recentemente a minha licenciatura e fiquei curioso sobre o modelo de concorrencia do sistema monetario. Sera que poderia abordar mais um pouco sobre este tema? Obrigado! Continue com o seu trabalho fantastico!
Ainda dentro deste tema, se um dia sobrar um tempinho, seria interessante falar um pouco sobre a Casa de Colonna, que mantém sua riqueza desde os anos 1500 até os dias atuais mantendo a riqueza preservada ao longo do tempo diante de crises, guerras, etc. Será que imóveis, obras de arte, ouro são tão perenes assim?
Judeu educa sempre tendo em perspectiva de que tempos de bonança não é tempo de desperdício mas se preparar para tempos tempos de crise. E ensina que mesmo que vc tenha possui muito precisa saber viver com pouco, porque se vc tem muito e não sabe viver com pouco você não tem nada.
5 лет назад+1
Explique o que é a economia e porque ela é tão importante.
Fernando, sou novo no canal, conheci atraves de sua ultima palestra, que por sinal, rica em conhecimento, obrigado por compartilhar conosco. Agora, me permita fazer uma pergunta - O que vc acha sobre o investimento em OURO fisico, diante da possível crise eminente, seria uma boa aposta ? Aguardo sua resposta, obrigado. (Pessoal da UP para ele ver, pfv)
Primeramente, pido disculpas por escribir en español. Tengo una pregunta para el Sr. Ulrich. Si Japon lleva varias decadas funcionando de la misma forma que llevan funcionando los EEUU y Europa desde el 2011, por que estos dos ultimos actores no pueden prolongar esta forma de trabajar tambien durante decadas? Un saludo y gracias por sus videos
Dr. Fernando. Fui professor por 22 anos. Sou Fisico e atualmente Micro Empresario. Hoje sinto o mercado de maneira diferente. Vejo que no Brasil que nao ha credito para as empresas a nao ser com juros abusivos e ainda penhorando um imovel. O que o senhor mostra eh que o mundo esta liberando dinheiro barato. No brasil continua ridiculo o acesso ao credito. E as consequencias sao que nao ha crescimento. Nao ha avanço. Nao ha emprego e as empresas nao investem em tecnologia. Isso tambem nao eh insustentavel.? Gostaria que o senhor faça um video falando do caso brasil.
O que eu na minha comunidade posso começar a fazer desde já? Qual seria o cenário de uma sociedade se abolisse esse sistema financeiro e estivesse vivendo na forma que vc sugere? Gostaria de poder "sentir" "vislumbrar" "imaginar" como seria o comportamento de consumo e comercialização dentro desse cenário proposto, mesmo que como vc mesmo disse talvez nem venha a acontecer, saber já traz um novo insight de comprotamento pessoal.
resumindo se o sistema entrar em colapso o governo vai imprimir mais dinheiro pra contornar a crise gerando inflação e se vc tiver 50 mil no banco que compraria um carro zero não vai dar mais pra comprar mais... por isso muita gente investe em ouro que é um ativo de valor universal e bitcoin que é a criptomoeda da moda...
@@rhalffire grata pela sua resposta, o cenário que me descreveu é o da crise. Meu pedido se refere a solução proposta pelo Fernando, como seria o cenário se a solução dele fosse utilizada, quais as caracteristicas de comportamento e consumo ele acredita que se manifestaria, ja que o cenário de hj é uma farsa de preço e uma indução ao consumo.
@@CMbraful não entendi sua pergunta. Ele não esta instruindo as pessoas a criar uma economia paralela, tipo olha pessoal o sistema financeiro é um grande fdp, vamos comprar ouro e bitcoin e criar a nossa própria economia... Ele apenas esta dando um alerta sobre a crise, sobre o excesso de impressão de dinheiro estatal que gera inflação e diminui seu poder de compra e se vc quer se proteger invista em ativos que dão liquidez e não deprecie com a crise...
A economia NÃO FUNCIONA sem trocas voluntárias >>> trocas voluntárias precisam de uma ferramenta facilitadora que seja capaz de reter a informação sobre a disponibilidade dos bens e serviços nos mercados >>> o valor intrínseco da ferramenta monetária é a capacidade desta em reter informações e fazer essas informações fluirem através dos mercados >>> se uma entidade centralizadora altera a direção (regulações e estímulos exógenos) e o volume (quantitative easing / tightening e outras ferramentas de manipulação da base monetária) deste fluxo de informações, os sinais econômicos são distorcidos >>> por ser centralizada e, assim, facilmente manipulável, a moeda fiduciária NÃO POSSUI valor intrínseco. Algumas pessoas dizem que o ouro é uma forma melhor de dinheiro por possuir VALOR INTRÍNSECO. Discordo. O valor intrínseco do ouro, como commodity, está relacionado com sua capacidade de ser utilizado na indústria e não com sua capacidade de facilitar trocas. Sim, pode ter sido no passado quando carregar uma onça de ouro era muito mais conveniente do que carregar centenas de quilos de sal. Ocorre que o valor intrínseco do ouro como moeda é diferente de seu valor intrínseco como commodity. O erro que vejo muitos críticos das criptomoedas cometerem é confundir esses dois valores. "Criptomoedas não possuem valor intrínseco", dizem. O que essas pessoas não entenderam é que não é preciso ser capaz de fabricar uma jóia com Bitcoin para que ele tenha valor como moeda simplesmente porque o valor intrínseco de uma moeda nada tem a ver com seu valor intrínseco como commodity. Entre todas as características desejáveis do dinheiro, não existe algo como "ourivesabilidade" (um termo que acabei de inventar para a capacidade de algo ser transformado em jóias) ou sua eletrocondutividade (uns argumentam que o ouro é usado em terminais elétricos). Resumindo: TUDO pode ser usado como moeda, mas somente algumas coisas possuem todas as características necessárias para terem sucesso. E por mais que eu goste de metais, eles não são a melhor forma de dinheiro para o mundo atual. A ocultabilidade contra agentes subtratores (ladrões, governos e outros tipos de parasitas econômicos) é uma das qualidades de dinheiro que raramente é citada entre as conhecidas escassez, portabilidade, fungibilidade, etc. O ponto é que hoje existe uma forma muito melhor de dinheiro. Uma forma que além de possuir todas as características desejáveis é mais portável e mais facilmente ocultável: a criptomoeda Nano :)
Não sou economista, mas sempre penso a respeito. Dinheiro é algo interessante e quando começo a pensar sempre chego em dois pontos: trocas e tamanhao do interesse na troca (oferta e demanda) . Entre o que rege o valor do dinheiro, dentro de sua oferta e demanda ,como hoje o mercado está globalizado (parâmetros) pelo dólar, euro e moedas fortes, acredito que o lastro é o poder de endividamento dos países que ainda pode ser mensurado pelo petróleo por ex. Aqui no Brasil temos o Real aceito em todos os lugares. A criptomoeda só tem sentido se ela for aceita, correto? Seu poder de compra e aceitação no mercado será o critério definitivo para ser um sucesso e decolar de vez. Quanto tempo você estima para se comprar pão com criptomoedas? Você acha que elas de forma independente (como bitcoins e afins) paralelas às criptomoedas estatais ( caso por ex o dinheiro de papel realmente desapareça ) , terão sustentabilidade e autonomia? Qual o lastro delas? E se houver uma microregionalizacao de criptomoedas? Se cada estado, cidade ou até mesmo cada bairro resolver lançar sua propria moeda virtual?? Afinal, se continuar assim, caso o estado não intervenha nem regulamente, o que impedirá tal prática?
Pro investidor de longo prazo a bolsa sobe caindo. Então se vc aporta na bolsa todos os meses vc vai forma um preço médio da suas ações . Em épocas de crise e sempre bom ter dinheiro com liquidez pra aproveitar e compra mais ações. Pq os proventos são pagos pela quantidade de ações que vc tem de uma empresa. Eu faço meus aportes na bolsa e no tesouro SELIC pra aproveitar pra compra boas empresas quando a cotação cair. Analisa o balanço da empresa procure investir em empresas mais sólidas . Eu gosto de setores perene.
É, digo que não é realmente fácil me convencer que tesouro selic pode deixar de ser um ativo seguro.. p/ isso teríamos que assumir que a última das instituições já estaria falida, que é o nosso governo. Num cenário desse já estaria generalizado o total caos na sociedade e no país.. lembrando que, em última instância, o BC pode sempre autorizar a simples impressão de moeda.
@@hiagobaggio6166 não querendo te passar informações erradas, recomendo um dos últimos vídeos o Ulrich, acho que aborda este assunto. Mas lembrando sempre.... Estado é estado
@@drakai22 USA tem um grande interesse por aqui. comesse logo aprendendo inglês para se comunicar com esses urubus e o mandarin também os china in box passam fome se pararmos de exportar feijão pra eles kk
Fernando! O que acontece com as AÇÕES na bola de valores em uma crise mundial econômica? Por exemplo "João" é um investidor conservado e visa investir pensando a longo prazo, joão tem como foco receber "dividendos" por seus investimentos na BOLSA. Sr Fernando Ulrich O que acontece com os investimentos de JOÃO quando ocorre um CAOS!! na economia. ? Estou cheio de duvidas.
Pro investidor de longo prazo a bolsa sobe caindo. No momento de crise a bolsa vai cair e se vc compra boas empresas e acreditar nos balanços financeiro daquele empresa . Aproveita e compra mais já que o seu objetivo e viver de dividendos. Eu falo isso pq faço buy and hold. Quanto mais cair a cotação mais ações vc vai pode comprar e quando a bolsa se levanta vc vai ver o seu patrimônio crescer. E os dividendos também vai aumentar. Eu gosto de investir em setores perene como bancos e setor elétrico.
O que o brasileiro mais passa na vida é crise...ditadura, plano Collor, plano real, crise de 2008, corrupção recente do Governo.... e AINDA CONTINUAMOS AQUI, FIRME E FORTE! Achei que o vídeo ia dizer algo de importante...
Ecomomia de base não será afetada... o que vai quebrar de fato é o mercado financeiro (fumaça)... problema é que vai dar muita caganeira em investidores sem lastro.
Basicamente você recebe dinheiro dos seus filhos, netos , dinheiro de pessoas futuramente. E esse dinheiro que você recebe é inflacionado, ou seja tu perdeu dinheiro ao investir, o poder de compra.
No geral: se proteja tanto profissionalmente quanto financeiramente. Financeiramente, se você tem ativos de renda variável tente prestar atenção como seria a reação desses ativos se amanhã acontecesse uma crise global, e tente agir conforme essa informação. Profissionalmente, tente ser extremamente bom no que você faz. Tão bom, mas tão bom que você/seu modelo de negócio seja praticamente imprescindível, mesmo em uma crise: já que com certeza haverá corte de gastos, seja tão bom que você não fará parte desse corte. Portanto invista agora, em cursos, livros, qualquer coisa que te faça ficar acima da concorrência.
@@viniciusingegneri1594 , já parou para pensar que 80% dos meios de produção pertencem ao estado Japonês. Meios de produção nas mãos do estado, do povo, dos camaradas! Isto tem cheiro de comunismo, Vinicius! A próxima crise será contornada pela emissão maciça de moeda, com o endividamento total dos Estados Modernos, digo, do povo, classe operária, propiciando um governo mundial totalitário. Quem manda nos estados modernos democráticos? Não é o povo, digo, companheirada! Nós sabemos quem manda! Uma elite mundial que vive em simbiose perfeita com a institucionalização do monopólio da emissão da moeda fiduciária. Os bancos! Os banqueiros produzem, com a autorização do estado, digo, do povo, digo, deles mesmos, a mercadoria mais cobiçada em uma economia, ou seja, o dinheiro! O texto não é um primor mas contém todas as premissas para você desenvolver o raciocínio! Um abraço!
Parabéns pelo trabalho, a palestra foi ótima. Falando em crise e economia, poderia falar um pouco sobre o grupo bilderberg e seu encontro secreto como sempre que dessa fez foi realizado na Suíça? Obrigado amigo e parabéns por manter a galera informada
Olá Fernando! Prazer em conhecê-lo através do seu canal. Como você falou em alguns momentos sobre japanismo. Gostaria muito que fizesse um vídeo explicativo sobre MMT(modern monetary theory). Quais são os benefícios e malignos ,sobre esse sistema. É um assunto muito debatido no setor económico aqui no Japão. Muitos são pró e contras. Afinal é bom ou ruim? Um grande abraço
Muitos hoje tem as criptomoedas como um ativo seguro. Na minha opinião ao analisar o ouro que é fenômeno físico e raro também as criptomoedas que é um fenômeno digital é raro, esses dois vão disparar pois vai haver uma grande procura pelos mesmo, porém se o sistema financeiro que conhecemos ruir como iremos medir o real ganho desses ativos sendo que não tem uma moeda para comparar a flutuação da mesma?
Fernando, não sou economista, mas a sua frase na palestra sobre esquema Ponzi me fez pensar sobre o impacto de mudanças demográficas (envelhecimento da população), que aflige o Japão há décadas, e os países europeus também, pelas baixas taxas de natalidade, e que reduzem a proporção de pessoas em atividades produtivas. Pode comentar sobre isso?
Assista um video aki no YT de Richard Koo Acatis Konferenz 2016. Video fenomenal com um Raio X dando maior profundidade ao tema que vc asssitiu na palestra do Ulrich.
Bem complicado, os bancos apertam os botões e mais dinheiro. No final no meio dessa crise toda, cada um tem que se manter mais líquido ainda, quero dizer com dinheiro também. Qual seria a diferença, nôs mantemos líquidos numa crise e injetamos mais dinheiro e nos beneficiamos do mercado em crise, ou seja, o dinheiro sai da minha mão, agarro uma oportunidade, ganho novamente com isso e claro alguém esta perdendo, então como esse ciclo terá fim?
Obrigado Fernando. Ótimo, como sempre. Aprendo muito contigo. Obrigado. Mas, você enxerga o mundo exigindo a redução da dívida do Federal Reserve (recusando os bonds americanos)? Não enxergo isso, por enquanto. Acho que o mundo ainda confia nos EUA como referência de segurança e irão aceitar novos QEs indefinidamente (ou qualquer outra gambiarra econômica) para evitar uma crise que, sem dúvida, seria brutal para todos.....
Mas se acontecer essa correção. Qual seria o período que ela duraria ? Até por que muitos vão guardar o dinheiro por algum eventual desemprego ou seja, perdeu o emprego e tem uma reserva para se manter durante a correção. Mas e se não for o suficiente ?? A maioria das pessoas não têm um serviço que ganhe o suficiente para guardar quantias em que poderiam se manter e fazer aportes em empresas ou investimento. Inclusive eu sou um, embora eu tenha um técnico eu já sofro hj com o desemprego, imagina em uma crise global. Já não consigo hoje economizar para me manter num cenário desses. Provavelmente vou ser mais um para aumentar a estatística de mendigos no mundo
Eu aqui, assistindo 5 anos depois… vendo que tudo ocorreu de fato.. 😢😅 ainda assim: obrigada pelo conteúdo gratuito, pq AINDA não dá pra investir em seu curso…
Fernando, supondo que o estado brasileiro se enxugue a ponto da selic ir para a casa de 1 a 2 pontos( num prazo estimado de 10 anos) , qual seria uma medida econômica subsequente do governo dentro de um equilibrio entre dívida interna, gastos com infra-estrutura e aquecimento do mercado!?
boa tarde Fernando,tenho acompanhado seus vídeos e percebo que você é um dos poucos que vem mostrando o outro lado da moeda,outros canais preferem ignorar completamente os ciclos de crise e só falam em investir,investir e investir.Eu comecei a investir este ano na bolsa de valores,com a intenção de longo prazo,só comprei até agora,com aportes mensais,nunca vendi,a minha dúvida é a seguinte:No caso desta crise mundial explodir,o que aconteceria com ações de itausa,wege,bidi4,fiis em fim,esses investimentos teriam chance de se recuperar a longo prazo ou virariam pó??
Yahooooo finalmente
Cara sem palavras pra agradecer, esse é o tipo de conteúdo que pode salvar famílias inteiras, se vc considerar que problemas financeiras são a causa 1 de divórcios no mundo. Esse é o tipo de informação que a classe média não tem acesso. Se a classe média não tem acesso fácil a isso imagina as pessoas mais simples.
Googleeeeeeee
@@alexjunior2955 Acho que o acesso que ele quer dizer não se traduz apenas em buscar no Google, porque para procurar algo você tem que ter ao menos a noção do que está procurando. A maioria dos nossos pais jamais falaram sobre economia conosco, quiça então sobre investimentos. Na escola, nunca ensinaram nada sobre como poupar ou como é o funcionamento de preços e mercado. Acho que isso que ele quer dizer com não ter acesso, porque na verdade a grande maioria nem sabe que existe.
os bancos e a politica são inuteis, totalmente prejudiciais não produzem nada e vampirizzam as naçoes... quando a população descobrirem isso, a coisa começa a andar melhor..........
@@alegneto acho que você não entendeu a piada...
You probably dont care at all but does anybody know a tool to log back into an instagram account..?
I was stupid forgot my password. I appreciate any tips you can give me.
Crise é quando a Verdade vem à tona.
Parabéns resumiu tudo
Quando a maré abaixa é que descobrimos quem está nadando pelado.
@@flavioriox rsrs ...
@@flavioriox kkkk
@@flavioriox kkkk..pois
Primeira coisa que eu faria neste momento é não fazer dívidas, em especial as de longo prazo.
Quem puder, se capitalize ao máximo.
Discordo, pois se o dolar perder valor real, a divida perde valor real também
TAMP BITS se você tiver empregado ou conseguir tocar sua atividade mesmo em um cenário de colapso econômico, ok.
Mas não será a situação de uma pessoa média assalariada com dívidas a perder de vista.
TAMP BITS
Não é só dólares que desvaloriza . .. tudo desvaloriza real, yen ,euro...em relação ao produto... não da para imaginar o que mais desvaloriza o produto ou a moeda... ninguém sabe o que vai acontecer..por isso caos. Provavelmente vai ter um caos por um tempo e depois aparece uma nova solução que não sabemos.
@José Costa kkkkkkkkkkk genio
Estou trabalhando a todo vapor para reduzir passivos...
Estou feliz por ter entrado na cripto quando o fiz porque foi um ponto de virada para mim financeiramente, foi minha melhor decisão até agora
Comecei meu primeiro plano de investimento com apenas $ 1.000 e agora ganho uma renda semanal de $ 5.000 em troca de criptomoedas com meu corretor pessoal
Fernando parabéns pelo vídeo hj tenho o mesma linha de pensamento que vc expressou no vídeo, quando era bem jovem com meus 22 anos trabalhei um período de 1 ano em uma empresa economizando meu dinheiro pra levantar um pouco de capital de giro pra investir, e na época obs que na minha cidade havia um mercado purjante de compra e venda de terrenos para residências vi muitos ganharem dinheiro nesse mercado simplesmente com a valorização do imóvel, eu não tinha ideia que o país entraria numa crise repentinamente, e que esse mercado na região iria cair em ruínas pois não havia sinais nítidos pra isso, eu me meti dentro de uma bolha a qual estou com meu único capital dentro sem conseguir resgata-lo e vendo que a crise financeira e política só se agrava gradativamente desemprego inflação e tudo mais fiquei se capital pra trabalhar por conta própria e sem emprego, consegui invertir hoje num peguemos negócio pra mim graça a um crédito bancário no BNB e ainda estou num processo de construção por esse negócio ter retorno de médio prazo ainda pago caro o erro que fiz pois ainda hoje tenho esses terrenos se achar negócio venda ou troca pra eles porém hoje, compreendo melhor o problema de bolhas imobiliária e financeira e a necessidade de monitoramento da situações geopolítica e geoeconômicas e problemas econômicos e gargalos do país além do problemas políticos que os envolvem .
É um privilégio de poucos ter estas informações, somos privilegiados por estudar estas coisas, a grande, e grande mesmo população do mundo não entende patavinas sobre crises, finanças e não tem educação financeira.
Gratidão amigo, sucesso pra ti.
E o pior quando agente fala isso pra nossos parentes eles ficam dizendo que estamos louco e que isso não irá acontecer.
Crise é a correção do mercado em relação as canetadas estatais.
A crise é uma riqueza saindo da classe pobre/média indo para a classe rica deixando um país desequilibrado.
Ja abri conta em hk, conta em um cofre em singapura na zona livre de impostos, outra na australia para guardar ouro, ja tenho bitcoins e 2 conta bancarias offshore em banco que mantem os depositos em multimoeda e nao trabalham com emprestimos pois mantem 100% dos depositos simples assim e tudo isso nao fiz com muito dinheiro mas quando acontecer estou seguro de varias formas
Quais bancos multimoedas?
@@jqtavares92 Também queria saber
Compartilha os bancos conosco.
Quero aprender
Fernando. Parabéns por mais esse vídeo.
Gostaria de sugerir um tema. FMI
De onde vêm o dinheiro para que este empreste a países? Qual a taxa de juros cobrado dos países por ele? E se você vê mais países recorrendo a este órgão nos próximos anos, se sim, quais?
Pergunto porque nenhum economista fala sobre isso, não seria os dados do FMI, um bom termômetro para o início da próxima crise? (quantidade de empréstimos tomados junto ao órgão x quantidade de renegociações ou default de países junto ao FMI).
Obrigado.
Up
Up
A escola austríaca ta crescendo muito. Meu prof. da faculdade, que é doutor em economia, nunca ouviu falar em Mises, Hayek e demais nomes da EA.
@Ideias de Negóciosquando a farsa bancária mundial for desmascarada, o br e varios países da América do Sul vão ser fabrica de libertários
Larga essa faculdade e procura uma decente
@Ideias de Negócios faculdade q prioriza bobagens como o marxismo e keynesianismo ( falo da ufc ) não forma economistas, forma militantes.
@Ideias de Negócios Eu
Eu já tenho bastante batata e horticulas, tudo plantado sem quimicos. No brazil talvez menos mas aqui utilizam bastante de agrotóxicos a roundups etc, e já agora utilizem água ionizada, se alguém quizer entrar em negcio com equipamentos tanto para agricultura como para consumo posso ajudar, sou importador exclusivo em Portugal de uma marca Sul Coreana fantástica. Será um bom negócio para crise? Só o futuro nos dirá. Boa sorte e bebam muita água.
O vídeo anterior (palestra) e este vídeo são excelentes. Ainda dentro deste tema seria interessante falar sobre a distinção entre renda fixa e renda variável, alocação de ativos, gestão ativa x passiva, carteira com poucos ativos para investidores iniciantes e carteiras com mais ativos para investidores mais experientes incluindo aí derivativos, metais, criptomoedas, ETFs, etc. sempre sob o aspecto conceitual, sem entrar em detalhes específicos de um ou outro produto/marca. Também sou fã do Taleb e dos seus conceitos de antifragilidade, sem bem que muitos, não é o seu caso, não entenderam direito o conceito de cisne negro, tem gente querendo prever o imprevisível.
Vc nem tem noção de quem realmente lançou as criptomoedas vc teria coragem de investir em algo que certamente desaparecerá de uma hora para outra!!😱🤔
Excelente vídeo, Fernando. Fiquei com uma dúvida em relação ao final, se você puder esclarecer eu agradeço:
Em um cenário de crise no qual houvesse uma mudança de moeda (ex: o BTC ou o ouro tomando o lugar do dólar), o que aconteceria com os ativos existentes? (Ações, fundos privados, etc). Eles seriam precificados na nova moeda? Deixariam de existir? Seus detentores poderiam perder tudo?
@@FernandoUlrichCanal pergunta valiosa!
Fernando Ulrich excelente! Aguardarei por ele. 👏🏽👏🏽👏🏽
Fernando Ulrich . Por favor ,
Faça um sobre esta pergunta . Importantíssima .
Muda o tabuleiro mas o jogo é o mesmo
Vi um vídeo que fala sobre isto relatando a crise do subprime em que se deveria liquidar a dívida e solver entre os investidores e não inventar dinheiro como foi feito imprimindo moeda, então tudo será liquidado e solvido ou seja os mais fracos perderão tudo e os magnatas estarão protegidos!
obrigada Fernando. Eu não acredito em determinismos.....eu acho que tudo depende de como cada um se posiciona, tudo pode ser mudado e ser diferente, qdo. queremos que seja diferente e agimos de acordo.
Não gosto da ideia de ser refém, por qq. força que seja.....perde, aquele que acredita que já perdeu.....
Tudo pode ser diferente, a realidade NÃO Ê SÓLIDA!
Forte abraço.
Hoje ( 21/03/2020), tá acontecendo justamente isso, inclusive sobre a liquidez do tesouro Selic, vou estudar outro ativo pro meu caixa na próxima crise, LFT NÃO MAIS. Fernando Ulrich é fera
Como já se fala nesta crise há alguns meses, muitos já estão preparados.
Acredito que ela será muito mais branda que 2008, onde todos foram surpreendidos!
Vivemos uma crise de valores da vida que levamos, todas as outras são consequências.
Parabéns Fernando ulrich, pelo diagnóstico geral econômico, é bom saber para estamos caminhando.
Não temos um conteúdo como esse na mídia padrão. Obrigado professor!!! #Gratidão
Esse video veio em boa hora. Obrigada! Vou assistir a palestra.
Eu sou uma prepper. Investi numa chácara, pomar e plantel. Aos poucos farei casas e cômodos, a fim de abrigar um pequeno exército. De fome não morreremos...
Duas..porém temos que guardar sementes para plantar...
O que é Prepper?
@@godofwar3888 Quem está preparado pra qualquer eventualidade... Sobrevivencialista.
Venho acompanhando um programa sobre preparadores no Netflix e ando bem preocupado. Penso em adquirir um pequeno sítio para fazer uma espécie de fortaleza para minha família, a anarquia é algo que pode acontecer caso a crise seja muito extensa. Forte abraço.
queria um sitio assim, mas na hr do aperto irão invadir..
Não conhecia nada sobre EA antes de assistir o seu penúltimo vídeo. Muito bom seu conteúdo.
Infelizmente, a EA é muito pouco conhecida, devido a décadas de mainstream keynesiano, monetarista e marxista, boicotando essa escola econômica.
Os ensinamentos da EA são incomparáveis, mudou minha maneira de ver o mundo.
Conheci seu trabalho a pouco, justamente no vídeo que vc já sabe a importância, virei seu fã, tamo junto e parabéns pelas complexas informações.
Olá Fernando Ulrich 🤜🤛,
Espero que essa fase passe e que possamos nos reeguer novamente juntos!
Que a paz esteja conosco!
Fernando, então quais seriam os melhores lugares para se ter liquidez??
Up
Jean Peixoto é dinheiro em caixa mesmo... tipo trocar tuas reservas pra uma moeda forte q tenha lastro monetário, ou se tu tiver um bom dinheiro, acima de 15 mil reais, troca por ouro ou por outro ativo físico q seja facil de vender... nada de ações, titulos do tesouro, FII e por aí
@@ParaEquinox entao btc seria uma boa?
@@TheKnightPH rapaz, Bitcoin ta com o lastro em quase 90% de Dollar, é perigoso ele desvalorizar uns 40%, ou mais, no dia do anuncio da crise. depois vai ter uma subida astronômica, mas ok... usa outra cripto tipo a dash, pra guardar parte do teu dinheiro, pra tu aproveitar a flutuação no dia que ela aparecer
Lucas Sodré bitcoin eh lastreado em energia elétrica amigo estude para minerar eh energia ok que precisa e não dolar
Mas se a crise financeira futura vai ser tão trágica e catastrófica, como vocês profetas dizem, não vai adiantar absolutamente nada ter bitcoin, ou qualquer outra riqueza desse gênero, pois não vai ter o que comprar e o que tiver, vai ser extremamente caro e escasso, principalmente alimentos, o q é essencial para o sustento da vida humana, então pela lógica, o melhor investimento hj, pensando no amanhã apocalíptico, não é bitcoin, mas sim uma boa porção de terra arável, em cima de um lençol de água potável, num lugar bem recluso e distante da sociedade urbana e tbm algumas toneladas de sementes de alimentos de facil cultivo e armazenamento, placas fotovoltaicas para produzir energia, um sistema de esgoto biodigestor, para produzir gás(q pode ser utilizado tbm para energia) e fertilizantes para o plantio, e maquinario indústrial mínimo de mecanica, eletrônica e marcenaria, e claro fazer cursos técnicos para ter habilidades em enfermagem, agronomia, marcenaria, mecanica e eletrônica, ai vc vai ter condições futuras de plantar, cultivar terra, criar gado, construir qualquer coisa na sua propriedade, sem depender de absolutamente ninguém, exceto de si mesmo. Ai sim, vc estará totalmente precavido para enfrentar qualquer tipo de caos político e econômico de proporções infernais, claro, não vamos nos esquecer de armas, e claro tbm, muitas, para se proteger. Isso sim é a verdadeira e definitiva proteção contra qualquer crise, dai no futuro vc vai poder até vender o excedente da sua produção, por valores elevadíssimos, para quem só tem bitcoin e ouro. 😂😂😂😂😂
Você pode se tornar sobrevivencialista, vai facilitar tudo...
@@AlcinoRebelo pois se a crise for como eles estão profetizando, tipo TWD + 3ª Guerra mundial, os sobrevivencialisitas vão dominar o mundo, mesmo sem nenhum bitcoin.
@@leonhardheiliger2605 eu não diria dominar o mundo, mas podem viver mais alguns meses que a média. Quanto ao bitcoin, é um investimento plausível como por exemplo comprar terra arável ou um sistema energético of the grid.
Para mim a mais valia da bitcoin é em caso de guerra a possibilidade de fuga do teu país sem nada, apenas com a roupa do corpo e uma paper wallet com os teus bicoins, que seriam válidos em outro país, ao contrário da tua moeda nativa...
@@AlcinoRebelo tipo indígenas e nativos pelo mundo, q vivem sem contato algum com a sociedade, eles não dependem de nada, tem habilidades para não depender da estabilidade econômica global, podem entrar numa mata fechada e viver por lá despreocupados, e até com certo conforto. Já viu aqueles videos de construções primitivas, usando só recursos naturais os carinhas fazem de tudo. Até casas subterrâneas. Num cataclismo global, essas habilidades seriam, entre outras, as maiores riquezas ao meu ver.
@@leonhardheiliger2605 coisas de RUclips é tudo muito fácil, eu tentei fazer uma cabana de troncos e mesmo em meses não consegui concluir. Mesmo com um colapso económico mundial, as necessidades básicas pessoais têm valor, e como tal temos sempre um moeda de troca. Eu tento ter o maior número de habilidades possível. Considero que neste momento tenho habilidades básicas de ferreiro e construção civil e mais avançadas em agricultura, mecânica automóvel, eletricidade AC e DC, e confecção têxtil. Tenho de pensar em estudar socorrismo e áreas médicas em geral, é uma área que ainda não sei o suficiente.
Recomendo os canais guia do sobrevivente e sobrevivencialismo, a preparação é um estilo de vida que te dá um passo de avanço na vida...
A honra é nossa por nos proporcionar esse acesso a tantas informações relevantes pro futuro.
Professor Fernando, boa tarde
Excelente vídeo. Bem detalhado!!!
Dei like e compartilhei em várias redes sociais.
Abcs pro senhor, suce$$$$o sempre e saúde à você e sua família.
Vivemos num paradigma que nada é permanente e não há segurança em nada, tudo é relativo.
Parabens. Obrigaduuu pelas orientações..
Tem uma palestra chamada "Engenharia do Consentimento" do Helio Couto,é bom para entender melhor que o Fernando esta falando.
Tenho uma casa na praia, proximo tem bicas de agua mineral e um bom quintal para criar peixes em cativeiro e montar um bom galinheiro. Tenho certeza de uma coisa, de fome ex sede eu não morro ;-)
Parte da resposta sobre como se proteger da crise (e tirar vantagem dela) está em manter uma carteira de investimentos diversificada e ter disciplina para realizar o rebalanceamento, quando necessário. Para quem se interessa pelo assunto, minha dissertação de mestrado foi sobre o impacto do Bitcoin em uma carteira diversificada e está disponível para download em DiversifiK.com . Abs, Davi
Parabéns!
Muito bem explicada.
Deus te abençoe.
As pessoas mais antigas sempre me falaram que uma possível crise econômica mundial vai pega os maiores até os menores países do mundo seja aqueles que já tem um desenvolvimento sustentável financeiramente como aqueles como nosso Brasil que todos nós sabemos que ainda é um país emergente
Misaravi acertou
Nas nossas duvidas trabalham os mercados, os abitres, os governos. Nas duvidas dos governos, trabalham os soberanos.
Muito bom Fernando. Sucesso sempre amigo!
Tive que re-assistir pra compreender bem. haha
Normal, infelizmente a maioria não assiste nem uma vez, porque acha o assunto massante e chato.... :/
Lembro que em vídeos anteriores, quando se falou da crise de 2008, em que houve fuga do risco ou fuga para qualidade, em que os investidores tiram seu capital de países emergentes e colocam em dólar, ainda não existia o bitcoin. O bitcoin hoje, jutamente com outras moedas, é a fuga de risco em nossos vizinhos, argentina e venezuela, será que nessa crise não haverá uma fuga para o bitcoin por não ser controlado por bancos e por isso não se depreciar numa crise?
Cara a sua palestra foi INCRIVEL
Sigo seguindo e todos os cantos. Como disse no instagram. Ainda vou conseguir fazer meu mestrado em Economia, graças aos seus vídeos.
Você merece essas 150mil+ vizualições, por dividir este importante conhecimento com o público em geral
Ótimo vídeo, você é um cara na qual me inspiro muito!
*Diante de uma crise apocaliptica o bem que nao for fisico vai evaporar da noite pro dia* ?
Na verdade numa crise uma coisa vai puxando outra,todas as empresas dependem de vendas e quando alguem deixa de comprar por falta de dinheiro desaba todo o sistema inclusive os que ganham dinheiro comprando os papéis das dívidas dos países porque uma hora vem a moratória .Hoje todos sabem que o mundo vive a globalização aí ja viu se um cair vira um efeito dominó,parece que no mundo so existem 3 países sem dívida então vai se arrebentar tudo, que Deus nos guarde
Show de bola!
Olha man, eu nunca tive nada na vida, então não terei nada a perder.
2
Os venezuelanos pensavam assim
É a realidade de muita gente aqui no Brasil e ainda falam de Venezuela ...estamos chegando lá tbm
Excelente dica Ulrich, me deu uma visão diferente de como me portar diante da próxima crise.
Sucesso sempre.
Uma analise muito lúcida.
O setor que pode piorar uma crise é a falta de segurança alimentar, se dá muita ênfase a comodites que é diferente de produzir alimentos.
Ola Fernando! Sou estudante portugues de economia, terminei recentemente a minha licenciatura e fiquei curioso sobre o modelo de concorrencia do sistema monetario. Sera que poderia abordar mais um pouco sobre este tema? Obrigado! Continue com o seu trabalho fantastico!
Ainda dentro deste tema, se um dia sobrar um tempinho, seria interessante falar um pouco sobre a Casa de Colonna, que mantém sua riqueza desde os anos 1500 até os dias atuais mantendo a riqueza preservada ao longo do tempo diante de crises, guerras, etc. Será que imóveis, obras de arte, ouro são tão perenes assim?
2020 - crise financeira inicial
2021- grande crise financeira
2022- Reset financeiro
Parece que está quase acertando “ _ “
Trilha sonora do Talking Heads no fim do video, ficou muito top...
ja estou estocando feijão +arroz
nas garrafas pet s
validade por 5/10 anos vida útil
coisas finitas
água
moradia
comida
Calma filho... não será assim.
@@Primofps98 muitos igual a você estão errados.
@@Primofps98 pegue uma pedra e jogue no céu e peça pra Deus evitar a pedra de cair de volta na sua cabeça e caso ela caia só lamento para o seu Dels.
@@felipedesapontes animal não sabe de nada mesmo... se você me falasse em isso em 2031 eu acreditaria
Judeu educa sempre tendo em perspectiva de que tempos de bonança não é tempo de desperdício mas se preparar para tempos tempos de crise. E ensina que mesmo que vc tenha possui muito precisa saber viver com pouco, porque se vc tem muito e não sabe viver com pouco você não tem nada.
Explique o que é a economia e porque ela é tão importante.
Fernando, sou novo no canal, conheci atraves de sua ultima palestra, que por sinal, rica em conhecimento, obrigado por compartilhar conosco. Agora, me permita fazer uma pergunta -
O que vc acha sobre o investimento em OURO fisico, diante da possível crise eminente, seria uma boa aposta ?
Aguardo sua resposta, obrigado.
(Pessoal da UP para ele ver, pfv)
Primeramente, pido disculpas por escribir en español.
Tengo una pregunta para el Sr. Ulrich. Si Japon lleva varias decadas funcionando de la misma forma que llevan funcionando los EEUU y Europa desde el 2011, por que estos dos ultimos actores no pueden prolongar esta forma de trabajar tambien durante decadas? Un saludo y gracias por sus videos
Dr. Fernando. Fui professor por 22 anos. Sou Fisico e atualmente Micro Empresario.
Hoje sinto o mercado de maneira diferente.
Vejo que no Brasil que nao ha credito para as empresas a nao ser com juros abusivos e ainda penhorando um imovel.
O que o senhor mostra eh que o mundo esta liberando dinheiro barato. No brasil continua ridiculo o acesso ao credito. E as consequencias sao que nao ha crescimento. Nao ha avanço. Nao ha emprego e as empresas nao investem em tecnologia.
Isso tambem nao eh insustentavel.?
Gostaria que o senhor faça um video falando do caso brasil.
Muito bom. Partimos a conscientização...
Inocente...
O que eu na minha comunidade posso começar a fazer desde já? Qual seria o cenário de uma sociedade se abolisse esse sistema financeiro e estivesse vivendo na forma que vc sugere? Gostaria de poder "sentir" "vislumbrar" "imaginar" como seria o comportamento de consumo e comercialização dentro desse cenário proposto, mesmo que como vc mesmo disse talvez nem venha a acontecer, saber já traz um novo insight de comprotamento pessoal.
resumindo se o sistema entrar em colapso o governo vai imprimir mais dinheiro pra contornar a crise gerando inflação e se vc tiver 50 mil no banco que compraria um carro zero não vai dar mais pra comprar mais...
por isso muita gente investe em ouro que é um ativo de valor universal e bitcoin que é a criptomoeda da moda...
@@rhalffire grata pela sua resposta, o cenário que me descreveu é o da crise. Meu pedido se refere a solução proposta pelo Fernando, como seria o cenário se a solução dele fosse utilizada, quais as caracteristicas de comportamento e consumo ele acredita que se manifestaria, ja que o cenário de hj é uma farsa de preço e uma indução ao consumo.
@@CMbraful não entendi sua pergunta.
Ele não esta instruindo as pessoas a criar uma economia paralela, tipo olha pessoal o sistema financeiro é um grande fdp, vamos comprar ouro e bitcoin e criar a nossa própria economia...
Ele apenas esta dando um alerta sobre a crise, sobre o excesso de impressão de dinheiro estatal que gera inflação e diminui seu poder de compra e se vc quer se proteger invista em ativos que dão liquidez e não deprecie com a crise...
A economia NÃO FUNCIONA sem trocas voluntárias >>> trocas voluntárias precisam de uma ferramenta facilitadora que seja capaz de reter a informação sobre a disponibilidade dos bens e serviços nos mercados >>> o valor intrínseco da ferramenta monetária é a capacidade desta em reter informações e fazer essas informações fluirem através dos mercados >>> se uma entidade centralizadora altera a direção (regulações e estímulos exógenos) e o volume (quantitative easing / tightening e outras ferramentas de manipulação da base monetária) deste fluxo de informações, os sinais econômicos são distorcidos >>> por ser centralizada e, assim, facilmente manipulável, a moeda fiduciária NÃO POSSUI valor intrínseco.
Algumas pessoas dizem que o ouro é uma forma melhor de dinheiro por possuir VALOR INTRÍNSECO. Discordo. O valor intrínseco do ouro, como commodity, está relacionado com sua capacidade de ser utilizado na indústria e não com sua capacidade de facilitar trocas. Sim, pode ter sido no passado quando carregar uma onça de ouro era muito mais conveniente do que carregar centenas de quilos de sal. Ocorre que o valor intrínseco do ouro como moeda é diferente de seu valor intrínseco como commodity. O erro que vejo muitos críticos das criptomoedas cometerem é confundir esses dois valores. "Criptomoedas não possuem valor intrínseco", dizem. O que essas pessoas não entenderam é que não é preciso ser capaz de fabricar uma jóia com Bitcoin para que ele tenha valor como moeda simplesmente porque o valor intrínseco de uma moeda nada tem a ver com seu valor intrínseco como commodity. Entre todas as características desejáveis do dinheiro, não existe algo como "ourivesabilidade" (um termo que acabei de inventar para a capacidade de algo ser transformado em jóias) ou sua eletrocondutividade (uns argumentam que o ouro é usado em terminais elétricos).
Resumindo: TUDO pode ser usado como moeda, mas somente algumas coisas possuem todas as características necessárias para terem sucesso. E por mais que eu goste de metais, eles não são a melhor forma de dinheiro para o mundo atual.
A ocultabilidade contra agentes subtratores (ladrões, governos e outros tipos de parasitas econômicos) é uma das qualidades de dinheiro que raramente é citada entre as conhecidas escassez, portabilidade, fungibilidade, etc. O ponto é que hoje existe uma forma muito melhor de dinheiro. Uma forma que além de possuir todas as características desejáveis é mais portável e mais facilmente ocultável: a criptomoeda Nano :)
Não sou economista, mas sempre penso a respeito. Dinheiro é algo interessante e quando começo a pensar sempre chego em dois pontos: trocas e tamanhao do interesse na troca (oferta e demanda) . Entre o que rege o valor do dinheiro, dentro de sua oferta e demanda ,como hoje o mercado está globalizado (parâmetros) pelo dólar, euro e moedas fortes, acredito que o lastro é o poder de endividamento dos países que ainda pode ser mensurado pelo petróleo por ex. Aqui no Brasil temos o Real aceito em todos os lugares. A criptomoeda só tem sentido se ela for aceita, correto? Seu poder de compra e aceitação no mercado será o critério definitivo para ser um sucesso e decolar de vez. Quanto tempo você estima para se comprar pão com criptomoedas? Você acha que elas de forma independente (como bitcoins e afins) paralelas às criptomoedas estatais ( caso por ex o dinheiro de papel realmente desapareça ) , terão sustentabilidade e autonomia? Qual o lastro delas? E se houver uma microregionalizacao de criptomoedas? Se cada estado, cidade ou até mesmo cada bairro resolver lançar sua propria moeda virtual?? Afinal, se continuar assim, caso o estado não intervenha nem regulamente, o que impedirá tal prática?
vale a pena ter ações na grande crise ?(ações com patrimÔnio solido como industrias etc..)
AlemãoBrGamer verdade. Boa pergunta.
Penso q o duro é acertar qual empresa não vai quebrar.
@@dr.marconcensonilima2665 Olhe o endividamento das que vc considera candidatas do seu investimento
Pro investidor de longo prazo a bolsa sobe caindo. Então se vc aporta na bolsa todos os meses vc vai forma um preço médio da suas ações .
Em épocas de crise e sempre bom ter dinheiro com liquidez pra aproveitar e compra mais ações.
Pq os proventos são pagos pela quantidade de ações que vc tem de uma empresa.
Eu faço meus aportes na bolsa e no tesouro SELIC pra aproveitar pra compra boas empresas quando a cotação cair.
Analisa o balanço da empresa procure investir em empresas mais sólidas .
Eu gosto de setores perene.
Excelente!
Invista somente e ativos reais como: ações, imóveis, pedras preciosas, ouro.
Ações? Aquilo só é papel
Vim do futuro: ações não
Ulrich, Você usa o True money supply/Austrian money supply como um possível indicador de recessão?
Mais uma excelente aula! Parabéns e obrigado!!!
Interessante teve mais gente vendo sobre o video da crise do que o do video de como se proteger !
É, digo que não é realmente fácil me convencer que tesouro selic pode deixar de ser um ativo seguro.. p/ isso teríamos que assumir que a última das instituições já estaria falida, que é o nosso governo.
Num cenário desse já estaria generalizado o total caos na sociedade e no país.. lembrando que, em última instância, o BC pode sempre autorizar a simples impressão de moeda.
Primeiro que o Brasil já tá falido
Segundo que imprimir dinheiro gera inflação, desvalorlizando mais ainda a moeda
Os títulos gregos eram seguros lá em 2010 e 2011?
Imprimir dinheiro só iria piorar tudo.
@@lucas-bk5zj O IPCA+ não garantiria a posição? (apesar da perda real em caso de saque antecipado).
@@hiagobaggio6166 não querendo te passar informações erradas, recomendo um dos últimos vídeos o Ulrich, acho que aborda este assunto.
Mas lembrando sempre.... Estado é estado
Bora colocar stop ....
Bunker com alimentos para 2 decadas eh um bom ativo? Kkk
Alem disso correr pro ouro ou qualquer outro ativo tangivel
@@drakai22 vamos uma aliança para garimpar ouro no amazonas ?
@@felipedesapontes nova serra pelada? to dentro kkkkkk
@@drakai22 USA tem um grande interesse por aqui.
comesse logo aprendendo inglês para se comunicar com esses urubus e o mandarin também os china in box passam fome se pararmos de exportar feijão pra eles kk
Pode até ter um bunker mas não conte para os seus vizinhos porque se der uma merda, eles vão invadir tua casa em menos de 10 minutos
Perfeito!
Fundos/previdências voltadas em rf IMA-B sob inflação serão um dos indicadores mais afetados?? títulos possuem vencimentos estendidos ..
Fernando! O que acontece com as AÇÕES na bola de valores em uma crise mundial econômica? Por exemplo "João" é um investidor conservado e visa investir pensando a longo prazo, joão tem como foco receber "dividendos" por seus investimentos na BOLSA. Sr Fernando Ulrich O que acontece com os investimentos de JOÃO quando ocorre um CAOS!! na economia. ? Estou cheio de duvidas.
Pro investidor de longo prazo a bolsa sobe caindo. No momento de crise a bolsa vai cair e se vc compra boas empresas e acreditar nos balanços financeiro daquele empresa .
Aproveita e compra mais já que o seu objetivo e viver de dividendos.
Eu falo isso pq faço buy and hold.
Quanto mais cair a cotação mais ações vc vai pode comprar e quando a bolsa se levanta vc vai ver o seu patrimônio crescer.
E os dividendos também vai aumentar.
Eu gosto de investir em setores perene como bancos e setor elétrico.
@@danylo3016 OBRIGADO meu Nobre irmão de PÁTRIA!!
O que o brasileiro mais passa na vida é crise...ditadura, plano Collor, plano real, crise de 2008, corrupção recente do Governo.... e AINDA CONTINUAMOS AQUI, FIRME E FORTE!
Achei que o vídeo ia dizer algo de importante...
Ativos....a realidade é que no fim so temos uma mixaria em algum banco virtual
Ecomomia de base não será afetada... o que vai quebrar de fato é o mercado financeiro (fumaça)... problema é que vai dar muita caganeira em investidores sem lastro.
Pelo que entendi, possivelmente o mais seguro seja tesouro direto. E outras rendas fixas, como cdb, poupanca, etc?
ruclips.net/video/QrCzw8QTgYw/видео.html 4:35 , eu não recomendaria
Basicamente você recebe dinheiro dos seus filhos, netos , dinheiro de pessoas futuramente. E esse dinheiro que você recebe é inflacionado, ou seja tu perdeu dinheiro ao investir, o poder de compra.
@@srdice8656 e o IPCA+?
No geral: se proteja tanto profissionalmente quanto financeiramente. Financeiramente, se você tem ativos de renda variável tente prestar atenção como seria a reação desses ativos se amanhã acontecesse uma crise global, e tente agir conforme essa informação. Profissionalmente, tente ser extremamente bom no que você faz. Tão bom, mas tão bom que você/seu modelo de negócio seja praticamente imprescindível, mesmo em uma crise: já que com certeza haverá corte de gastos, seja tão bom que você não fará parte desse corte. Portanto invista agora, em cursos, livros, qualquer coisa que te faça ficar acima da concorrência.
Vc poderia explicar melhor a japanizacao dos mercados? Obrigada
@@viniciusingegneri1594 , já parou para pensar que 80% dos meios de produção pertencem ao estado Japonês. Meios de produção nas mãos do estado, do povo, dos camaradas! Isto tem cheiro de comunismo, Vinicius! A próxima crise será contornada pela emissão maciça de moeda, com o endividamento total dos Estados Modernos, digo, do povo, classe operária, propiciando um governo mundial totalitário. Quem manda nos estados modernos democráticos? Não é o povo, digo, companheirada! Nós sabemos quem manda! Uma elite mundial que vive em simbiose perfeita com a institucionalização do monopólio da emissão da moeda fiduciária. Os bancos! Os banqueiros produzem, com a autorização do estado, digo, do povo, digo, deles mesmos, a mercadoria mais cobiçada em uma economia, ou seja, o dinheiro! O texto não é um primor mas contém todas as premissas para você desenvolver o raciocínio! Um abraço!
Esse texto aqui é muito bom:
www.mises.org.br/Article.aspx?id=2519
Parabéns pelo trabalho, a palestra foi ótima. Falando em crise e economia, poderia falar um pouco sobre o grupo bilderberg e seu encontro secreto como sempre que dessa fez foi realizado na Suíça? Obrigado amigo e parabéns por manter a galera informada
Esse era o video que eu estava precisando.
Olá Fernando!
Prazer em conhecê-lo através do seu canal.
Como você falou em alguns momentos sobre japanismo. Gostaria muito que fizesse um vídeo explicativo sobre MMT(modern monetary theory). Quais são os benefícios e malignos ,sobre esse sistema.
É um assunto muito debatido no setor económico aqui no Japão. Muitos são pró e contras. Afinal é bom ou ruim?
Um grande abraço
foi showwwww sua palestra rs ...
Mesmo em crise, só sai ganhando quem tem dinheiro!
Muitos hoje tem as criptomoedas como um ativo seguro.
Na minha opinião ao analisar o ouro que é fenômeno físico e raro também as criptomoedas que é um fenômeno digital é raro, esses dois vão disparar pois vai haver uma grande procura pelos mesmo, porém se o sistema financeiro que conhecemos ruir como iremos medir o real ganho desses ativos sendo que não tem uma moeda para comparar a flutuação da mesma?
Profeta do apocalipse...Que fase, Ulrich!!!
Fernando, não sou economista, mas a sua frase na palestra sobre esquema Ponzi me fez pensar sobre o impacto de mudanças demográficas (envelhecimento da população), que aflige o Japão há décadas, e os países europeus também, pelas baixas taxas de natalidade, e que reduzem a proporção de pessoas em atividades produtivas. Pode comentar sobre isso?
Mais um excelente vídeo! Parabéns! Por favor fale mais sobre a "Japonização" do mercado
Assista um video aki no YT de Richard Koo Acatis Konferenz 2016. Video fenomenal com um Raio X dando maior profundidade ao tema que vc asssitiu na palestra do Ulrich.
Aqui ó:
www.mises.org.br/Article.aspx?id=2519
Bem complicado, os bancos apertam os botões e mais dinheiro. No final no meio dessa crise toda, cada um tem que se manter mais líquido ainda, quero dizer com dinheiro também. Qual seria a diferença, nôs mantemos líquidos numa crise e injetamos mais dinheiro e nos beneficiamos do mercado em crise, ou seja, o dinheiro sai da minha mão, agarro uma oportunidade, ganho novamente com isso e claro alguém esta perdendo, então como esse ciclo terá fim?
Obrigado Fernando. Ótimo, como sempre. Aprendo muito contigo. Obrigado. Mas, você enxerga o mundo exigindo a redução da dívida do Federal Reserve (recusando os bonds americanos)? Não enxergo isso, por enquanto. Acho que o mundo ainda confia nos EUA como referência de segurança e irão aceitar novos QEs indefinidamente (ou qualquer outra gambiarra econômica) para evitar uma crise que, sem dúvida, seria brutal para todos.....
Mas se acontecer essa correção. Qual seria o período que ela duraria ? Até por que muitos vão guardar o dinheiro por algum eventual desemprego ou seja, perdeu o emprego e tem uma reserva para se manter durante a correção. Mas e se não for o suficiente ?? A maioria das pessoas não têm um serviço que ganhe o suficiente para guardar quantias em que poderiam se manter e fazer aportes em empresas ou investimento. Inclusive eu sou um, embora eu tenha um técnico eu já sofro hj com o desemprego, imagina em uma crise global. Já não consigo hoje economizar para me manter num cenário desses. Provavelmente vou ser mais um para aumentar a estatística de mendigos no mundo
Eu aqui, assistindo 5 anos depois… vendo que tudo ocorreu de fato.. 😢😅 ainda assim: obrigada pelo conteúdo gratuito, pq AINDA não dá pra investir em seu curso…
Faz um video por dia atualizando pra gente o movimento e rumores do mercado
Excelente, como sempre.
Fernando, supondo que o estado brasileiro se enxugue a ponto da selic ir para a casa de 1 a 2 pontos( num prazo estimado de 10 anos) , qual seria uma medida econômica subsequente do governo dentro de um equilibrio entre dívida interna, gastos com infra-estrutura e aquecimento do mercado!?
Então, títulos públicos (como Tesouro SELIC) podem não ter liquidez. Dessa forma, devemos construir nossas reservas para a crise em que?
boa tarde Fernando,tenho acompanhado seus vídeos e percebo que você é um dos poucos que vem mostrando o outro lado da moeda,outros canais preferem ignorar completamente os ciclos de crise e só falam em investir,investir e investir.Eu comecei a investir este ano na bolsa de valores,com a intenção de longo prazo,só comprei até agora,com aportes mensais,nunca vendi,a minha dúvida é a seguinte:No caso desta crise mundial explodir,o que aconteceria com ações de itausa,wege,bidi4,fiis em fim,esses investimentos teriam chance de se recuperar a longo prazo ou virariam pó??
Quais as consequências em termos de investimentos? Comprar ouro e criptomoedas?