Faz um vídeo falando como funciona a economia da Suíça e o que acontece quando tem crise econômica e como a próxima crise vai afetar a Suíça e Austrália pq parece que esses 2 paises são de boa D+
Ulrich, esse sistema engendrado pelos Bancos Centrais *não chega a ser desumano,* a medida que confere um privilégio supremo aos proprietário de bancos, em detrimento da esmagadora maioria da população e outras empresas?
Agora eu já sei como ficar bem na vida kk. Só ser dono de um banco e deixar o BACEN me fazer rico, dps conceder um pouco de crédito pro varejo pra não levantar suspeita. haha
Fernando faça um vídeo dizendo quanto dinheiro existe no mundo circulando . Se é que é possível saber . De todos os países. Parabéns obrigado és o melhor seu fã Pedro de floripa
Entendi porque quantitative easing nao causou uma disparada da inflação. Embora tenha criado sim inflacao, pois todo moeda criada, quando se encontra a uma demanda nao preparada a este aumento, gera inflaçao. Obg fernando
Também NÃO ENTENDI como as políticas de BCs não afetaram preço ao consumidor? Se todo o mercado financeiro é afetado...se os produtos são afetados pelo mercado de capitais, como pode BC não afetar preços ao consumidor? E outra: com aumento de produtividade crescente, como poderia tudo estar cada vez mais caro (em unidades monetárias), se as políticas de BCs não afetassem preçosbao consumidor final?
Afetam sim os consumidores, e mesmo que a produtividade aumente, isso não quer dizer que os BCs vão colocar um limite de impressão, e também tem a inflação, que aumenta os preços
Afeta sim, e ele deixa isso claro. O ponto é que na geometria piramidal (do topo a base - banco central aos grandes bancos e posteriormente demais setores) com que essa injeção de liquidez é feita os preços ao consumidor são praticamente o último ponto (a base da pirâmide) a serem afetados. As vezes nem da tempo de grandes distorções (o processo leva anos) como em 2008, a coisa estoura antes.
Existem dois grandes setores da economia: sistema financeiros (ativos financeiros) e economia real (empresas e consumidores). A expansão da base monetária desde 2008 (criação de dinheiro do nada) inundou os mercados financeiros, inflacionando tudo por lá, com picos históricos atingidos e passados. Mas esse dinheiro ainda está restrito ao mercado financeiro pq consumidores e empresários ainda têm muita dívida pra pagar e não se submeteram a pegar mais empréstimos ainda, logo, se ninguém pega crédito (ainda que a juro baixíssimo), esse dinheiro novo não entra na economia real e não gera inflação de preços. Note que há inflação sim, mas inflação dos preços dos ativos financeiros!
PODE ou NÃO afetar os preços ao consumidor, e pode demorar mais ou menos. Depende dos bancos comerciais liberarem mais crédito ou não para isso (no sistema atual os bancos que transformam liquidez criada pelo BC em demanda por bens de consumo, através do CDC). Ele explica isso muito bem no outro vídeo, explicando por que a inflação do balanço do FED não gerou hiperinflação de preços nos EUA. E explicou novamente aqui.
@Louco Por mais que não seja imediata, uma inflação grande no sistema financeiro (também traduzida como hipervalorização artificial) vai atingir a economia real mais cedo ou mais tarde, já que basta uma pequena crise/estagnação para que as pessoas comecem a tirar dinheiro do ativos financeiros (ações, títulos de dívida públicos e privados) e comecem a comprar bem reais (imóveis, ouro, ou mesmo deixar de poupar e gastar mais com bens e serviços), o que inflaciona os preços da economia real, fazendo aparecer o excesso de dinheiro que estava represado no setor financeiro.
O Fed tinha em seu balanço 800 bilhões de dólares até 2008. Cerca de 2, 3 anos depois, esse mesmo balanço era de 4,5 trilhões de dólares. Na próxima recessão, eles farão a mesma coisa numa proporção ainda maior. Tem gente que acha isso sustentável, eu não acho.
@@atelesteles4022 Eles imprimem dinheiro do nada e compram ativos e bens reais das pessoas, dando esse dinheiro novo para as pessoas. Eles vão acumulando todas as riquezas do mundo, enquanto as pessoas passam a ter apenas papel-moeda.
Dr Jp beleza , mas como que eles compram dos bancos os próprios produtos , como títulos do tesouro ? Não faz sentido ... dar um produto e depois comprar algo que deu ...
@@atelesteles4022 Bancos centrais estão comprando as próprias dívidas/dívidas de outros países usando novas dívidas. Isso se chama rolagem de dívida, em que não há pagamento efetivo. Como eles podem emitir moeda sem limitações, eles passam a comprar todos os ativos que quiserem (ações, cotas de fundos, títulos de dívida de países mal-pagadores, como Itália, Portugal e Grécia), inundando o mercado de dinheiro e pegando para si as riquezas do mundo (ativos reais e ativos financeiros).
Complicado é acreditar que isso foi inclusivo por eles mesmo pra nos acostumar em usar uma cédula fictícia e deixar de usar o papel moeda e investir em sonho... Crypto moeda = SONHO... Pergunte onde foi teu dinheiro depois de um apagão!? Se não foi a falta de luz eles podem afirmar que foi um Haker! Acostuma se. Ou compre muitos computadores e chore pela conta de luz que as suas placas de vídeos podem captar.... E muitas placas de vídeos online...
Fantástico video Fernando! Seria incrível se fizesse um novo vídeo atualizando com os valores impressos da pandemia até agora, início de 2023 e os possíveis reflexos disso. São vários economistas falando de uma grande recessão e sua correlação com isso.
Ola, o que ainda me ficou em duvida foi : a troco de que titulos do governo estao com os bancos? é tipo eu dar( de graça) varias camisetas para galera, e depois querer pagar caro por elas , sendo que eu dei de graça.... qual o sentido disso???
EXCEPCIONAL! melhor ainda que o conteúdo é musica no final do vídeo, clássica do filme wall street poder e cobiça, com o grande GORDON GEKKO. Parabéns, bem lembrado!
Fernando. Entendo que a "criação de dinheiro" pelos BCs não impacte a inflação de forma imediata, mas tenho certeza de que essa conta, mais cedo ou mais tarde, chega ao bolso de quem está na outra ponta da linha.
Quanto aos títulos do tesouro americano tudo ok, são ativos sadios. A minha dúvida é quanto às hipotecas de 2008. Elas ainda constam do ativo do FED? Foram resgatadas? Como podem afetar a economia americana se não forem resgatadas (pagas)?
E a relação entre a criação de dinheiro e o crescimento da população? Não seria necessário uma certa expansão da base monetária para que haja uma estabilidade no valor do dinheiro ao logo do tempo tendo em vista o crescimento populacional?
Penso do mesmo jeito, e jaz fiz uma pergunto a ele : como injetar dinheiro na economia sem ser através de divida/fiduciária e sem ser através do padrão ouro
Não é necessário haver aumento da quantidade de dinheiro circulante em uma economia. Com menos dinheiro circulante ele passa a valer mais, exatamente quando o governo imprime mais dinheiro ele passa a valer menos. Oferta e demanda, simples assim. E quando vc tem uma quantidade fixa de moeda e bens e serviços aumentando, o que acontece? Deflação. Essa era a regra até inventarem essa maldição de banco central, desde a criação do primeiro, FED em 1914, a inflação acumulada é de mais de 2000%. Quando verem o preço das coisas aumentando pode jogar a culpa no governo, é ele o responsável.
@@m.r.9493 Basta o Sol mandar um ventinho solar para todo o sistema tecnológico colapsar. Sem tecnologia, não há Bitcoin. Por isso, até que ponto será o Bitcoin seguro se depende de algo tecnológico? :S
3:41 Nao entendi.como o Tesouro Nacional consegue manipular a taxa de juros comorando e vendendo ativos. Vou escutar o restante, pode ser que explique mais a frente.
Olá Fernando, estou lendo TDE de Schumpeter, ele defende que o desenvolvimento econômico é causado pelo crédito, e deixa bem claro que o crédito é fruto da expansão da oferta monetária sem lastro em nenhuma commodity ou poupança! Fiquei muito confusa, como ocorreria os empréstimos sem expansão monetária?
eu tinha achado o gráfico da base monetária monetária assustador ate eu ver como eles tiveram a cara de pau de fazer um video tao fofo para explicar como eles destroem a economia do pais. :o
ahahaha Isso mesmo! Também achei muito cara de pau do governo fazer aquele video ridículo queredo enganar o gado para eles não acharem que o governo imprime dinheiro mesmo kkkk
Por mais que se justifique as cripto moedas, no fundo do conceito de moeda está o papel de unidade de troca, portanto a moeda de cada país está associada à produção nacional. Sempre haverá uma taxa de câmbio entre a cripto moeda e a moeda nacional de cada país. Hoje em dia entre a cripto moeda e o dólar e dai entre o dólar e as diversas moedas nacionais. Estou dizendo é que o lastro primário sempre será o PIB dos USA.
Sempre? Sei não. A proposta da pioneira cripto Bitcoin, é substituir a moeda fiduciária. Sei que hoje soa um tanto utópico. Porém desde 2009 pra cá, ela está sendo negociada em nível de alta volatilidade por moeda fiduciária Americana. Infelizmente, isso nos mantém afastados desse ativo revolucionário. Se um dia criarem coragem e romper com o dinheiro estatal, talvez o Bitcoin se torne a moeda do futuro. Porém, não pense que os Governantes e os Bancos Centrais, além da Fazenda vão deixar isso impune. Até lá viveremos sob o domínio dos papéis pintados emitidos pelo Estado.
Então essa “remuneração dada pelos bancos centrais aos bancos comerciais” vai ter que ocupar uma nova categoria na contabilidade. Eu classificaria como o “imposto dos impostos” ou o “imposto supremo”. E já que dinheiro é trabalho futuro, tal engenharia é o que está travando o crescimento econômico.
"Quando um banco afirma seus rendimentos é um engodo, pq normalmente nem investem... Digo, são números extrapolados por tabelas matemáticas pra criar renda quando nem existiam e se no caso acaba sendo certo, é liquidado e se tem retorno é devido!"
Isso eu entendi. Mas entendi também que os bancos centrais usaram essa impressão também para comprar títulos públicos que estavam em posse dos bancos. Como o próprio Fernando disse no vídeo
Fernando, por favor, se por milagre, o governo brasileiro adorasse o Bitcoin como moeda oficial. Como essa decisão seria processada? A estrutura financeira atual de Bitcoin suportaria substituir toda moeda (R$) que circula do economia brasileira?
Tu já falou sobre a Rússia que está comprando mais ouro do que todo Mundo? (Existe o boato de que vai criar uma stable coin atrelada ao ouroque faz sentido para eles). Sobre os russos, chineses e indianos estarem "se livrando de dólares"? Gostaria de ver sua análise sobre esse assunto
Fernando, vc disse que essa injeção de liquidez tanto nas instituições financeiras quanto nos bancos não causou inflação nos preços, mas como isso é possível, uma vez que ao comprar a dívida de uma empresa, nada impede que essa empresa pague seus funcionários, e compre equipamentos pagando fornecedores? Acho que não entendi muito bem essa parte.
É que a definição formal de inflação é uma alta continua nos preços por um longo período. Aumento de demanda sazonal gera aumento de preços, mas depois volta a se acomodar. A longo prazo a inflação sempre vai existir como uma espécie de imposto financeiro. A desvalorização monetária é aceitável até chegarmos em um ponto em que ela estoura a tal meta. Um nível arbitrário definido pelo BC. Sistema monetário manipulado pelo Estado sempre é inflacionário.
Mesmo a juros negativos o títulos de dívida seguem sendo lucrativos tendo em vista a valorização do papel em sí? Dito de outra forma.. até que ponto a valorização continua dos títulos irá compensar a queda no rendimento dele? Quando a inflação subir demais? Valeu
Ulrich, uma pergunta de leigo. Esse aumento na emissão das moedas pelos BCs nao se deve ao aumento da população mundial(apesar de nao aumentar na mesma proporção da emissão das moedas) e tbm devido a desvalorização que o "dinheiro" tem perante o tempo? O seu canal do youtube ta otimo! Inscrito e like👍
Parabéns Fernando por mais esse excelente vídeo. Fiquei com uma pergunta: Economistas alinhados com o pensamento austríaco gostam de BTC. Vc vê economistas de outras doutrinas também interessados no BTC ?
Quanto a criação de moeda não foi mensurado o Bacen... Vale um vídeo exclusivo para mostrar o impacto da criação de moeda no país já que muitos pensam que imprimir dinheiro resolve as dividas do Brasil...!!!🤑👍
Obs . Sou leigo ,mas cria moeda é contra a cartilha monetaria dominante , sei que tinha que evitar que o risco sistemico chegasse a economia real ,porem fica o debate ,capitalizar bancos de densenvolvimento e pecado mortal ,,sei tb que o risco de inflacao no brasil é maior . Fica a duvida pq aqui e chamado de manobra parafiscal pra descumprir a regra fiscal ? E olhe que estamos falando de aumento de riqueza real (papel do bnds ) e ai explica pro publico brasileiro .
Sei lá pra mim é como se tentassem explicar a temperatura de um doente febril tentando diagnosticar o vírus. Agente sabe que é a produção de riquezas que move as civilizações, a moeda só facilita as trocas. Mas a forma promíscua como os economistas regulamentam a política monetária, não tem benefícios duradouros. Pra terminar a minha analogia, tratar uma doença devidamente diagnosticada, é parte do trabalho de apagar incêndios. Mas a prevenção sempre será o melhor caminho. Uma economia que flerta com a constante intervenção mais atrapalha do que ajuda
o estoque de ouro nao tem nada a ver com a possiblidade de um retorno ao padrao ouro. e não, governos não vao perder a mamata de imprimir dinheiro do nada. possivel voltar, é, porém a máfia estatal nunca vai querer algo que a limite.
@@jackgota Antes de isso acontecer, os bancos centrais serão donos de praticamente todos os bens do mundo, enquanto as pessoas terão em mãos apenas papel-moeda sem valor algum. O que acontecerá depois disso é imprevisível.
@@drjp4212 Seguindo este pensamento é eles que irão começar a comprar e acumular Bitcoin e outras criptomoedas, afinal irão trocar btc por dinheiro criado.
pt.wikipedia.org/wiki/Senhoriagem Provavelmente, o fator mais importante para o fim do império Romano foi a manipulação da moeda, feita com a diluição progressiva da porcentagem de metal nas moedas imperiais. Isso gerou uma pobreza generalizada, em que a entidade monetária terminou por destruir totalmente o poder da própria moeda, fazendo as pessoas se dispersarem para não serem violentadas, iniciando a semente do feudalismo (pequenos grupamentos populacionais dispersos). Tire suas próprias conclusões.
Não é o objetivo, mas acaba sendo uma das consequências. Como a maioria de nós somos impedidos de imprimir dinheiro, só nos resta trocar o nosso tempo e serviços pra receber em troca esses papeizinhos pintadinhos. Porém é por causa desse princípio que evoluímos financeiramente. A crítica não deve ser sobre o sistema monetário brasileiro, mas como ele é conduzido e pervertido.
Porque as pessoas não se endividam então? já que as taxas de juros estão tão baixas, ou até mesmo negativas... Não seria do interesse justamente dos bancos em não emprestar por conta desses juros loucos? Eles estariam pagando p emprestar... não é esse o caso? Abraço!!
As pessoas não se endividam MAIS pq ainda estão endividadas...e sabem que não conseguem pagar se pegar mais empréstimos. Bancos comerciais ganham dinheiro emprestando dinheiro a uma taxa maior do que eles pegaram no banco central (spread bancário). Bancos comerciais vivem de emprestar dinheiro, Banco Central é outra história.
Então, pela lógica, eles deveriam estar inundando o mercado com crédito fácil o que deveria gerar uma bela inflação de preços - não uma hiper inflação, como agt bem sabe q n é do interesse do sistema bancário como um todo - coisa que n vem ocorrendo... ou estou enganado. Obrigado pela atenção
Inclusive o fed paga um taxa ais bancos p eles n fazerem justamente isso - inundar o mercado c crédito - oq p mim é bizarro visto que na europa eles n recorrem ao mesmo expediente e n estão tendo nada parecido c uma hiperinflação
@@adailtonjose8124 Como eu já disse, ofertar crédito barato é diferente de injetar dinheiro na economia, pq consumidores e empresários precisariam pegar tais empréstimos. Se ninguém pega o empréstimo, o dinheiro não entra na economia real, não acontece expansão da base monetária nem inflação.
Então o fed adotou tal medida pq os americanos n estão tão endividados qto os europeus e iriam correr atrás de crédito gerando uma inflação alta - não hiperinflação - ?
Eu acredito que esse dinheiro foi todo pro mercado de ações por isso tem empresas que dão prejuízo e outras com lucro baixíssimo com ações extremamente caras. Edit: também acredito que a hora que a bolha de ações estourar os preços vai aumentar bastante pra tentar gerar lucro pra empresa aí sim a gente vai ver a inflação, talvez não seja tão grande por causa do aumento na produtividade mas com certeza vai haver bastante inflação.
Os Banco Centrais não jogam dinheiro diretamente na economia. Primeiro eles têm que jogar dinheiro nos bancos, então os bancos é que decidem se esse dinheiro vai para a economia, ou não, através de empréstimos a empresas e famílias. Nos EUA, o mecanismo contracionista criado pelo FED para evitar que os bancos jogassem todo o dinheiro criado através dos QE´s foi pagar uma taxa de juros sobre o excesso de reservas.
Fernando Ulrich, valeria a pena um video conjecturando a possível deflação que deveria estar ocorrendo advinda dos ganhos de produtividade X a inflação causada pelos bancos centrais em nome da estabilidade de preços?
Menes, você não entendeu nada. Produtividade não gera deflação. Inflação não é feita pelos governos para estabilizar preços. Preços seguem a Lei da Oferta e da Demanda. Inflação é a consequencia da expansão da base monetária feita pelos governos. O "dinheiro estatal", fiat money, nada mais é (ou nada mais deveria ser) do que uma moeda de troca de recursos entre as pessoas. Eu escrevi um pouco sobre isto no meu comentário deste vídeo.
@@m.r.9493Você que não entendeu nada, o crescimento econômico é por definição deflacionario. O seu erro é confundir a deflação estatal que é caracterízada pelo aperto monetário ou subida dos juros, na tentativa de conter a alta dos preços, com a deflação natural causado pelo aumento da produtividade, que é excelente para a economia. Vou te explicar: Partindo do pressuposto de que é a produção e não o consumo que agrega valor a economia, logo, o crescimento econômico é deflacionario via aumento da produção de bens e serviços. Tendo em vista que se aumentar a produção de uma economia e a base monetária permanecer a mesma (ceteris paribus), os preços irão cair e o poder de compra da moeda irá aumentar, pois com menos unidades de dinheiro irá conseguir comprar mais quantidade de bens e serviços. Agora, isto não ocorre na prática, uma vez que, do outro lado, o Estado por possuir o monopólio da emissão de papel moeda, invariavelmente, irá aumentar ou expandir a sua base monetária muito mais do que a quantidade de bens e serviços disponíveis na economia, consequentemente os preços irão aumentar, visto que o valor da moeda será reduzido, gerando uma perda do seu poder de compra. Este é o processo inflacionario já conhecido e propalado pelos Austríacos, no qual, para conte-lo, o remédio adotado pelos Governos é justamente a deflação ruim, que não é a mesma deflação causada pelo aumento da produtividade. Tal deflação ruim, é justamente a elevação dos juros para drenar toda a liquidez em excesso criada, ou tirar este capital excedente de circulação. E é isto que causa as recessão e depressões, ou crises de acordo com os ciclos econômicos da Escola Austríaca. Espero que tenha sido claro!
Stalin dizia que a forma a mais eficaz de confiscar a riqueza de um povo era através da inflação, ou seja, o estado imprimir dinheiro e, aos poucos, ir diluindo todo o patrimônio da sua população. E pensar que todas as "democracias" ocidentais adotam essa política...
A inflação/desvalorização do dinheiro sempre prejudica a camada mais humilde da população. E o pior, aumenta a pobreza que por sua vez prejudica o consumo e a manutenção de crescimento produtivo. No final das contas, o Estado só vai se coçar quando a demanda por papel moeda aumentar. Mas espere, ao contrário dos anos 80/90 estamos transitando para os pagamentos e recebimentos eletrônicos, nem gastos com impressão essa raça de inúteis vão ter. Aí meu filho é só ir cortando os zeros pras contas caber nas calculadoras
Gerou inflação dos ativos financeiros. Para gerar inflação na economia real, consumidores/empresas precisam pegar esse crédito novo, mas eles já estão muito endividados e receosos para fazer isso, logo, não há inflação apreciável na economia real.
Mas o dinheiro que os governos usariam para pagar os títulos públicos eles podem usar para pagar por exemplo salários de servidores públicos e fornecedores. Isso deveria gerar inflação também.
@@lucianofr82 Vc não entendeu o que foi o QE... Foi uma gigantesca impressão de dinheiro para comprar ativos podres, resgate dos Bancos Centrais a instituições financeiras e governos que estavam prestes a falir. Isso funciona como rolagem, não como pagamento efetivo, apenas adia o problema do pagamento.
Fernando, seria muito interessante um vídeo onde você pudesse apontar a empregabilidade da TECNOLOGIA BLOCKCHAIN de forma prática em alguns setores do GOVERNO. Creio que os maiores benefícios seriam em relação à CONFIABILIDADE de registros, contratos oficiais, etc.. inibindo as possibilidades de FRAUDE, não?
Qual é o limite do quantitative easing? O que vai ocasionar a quebra desse sistema visto que n está havendo pressão inflacionária apesar do juros ridículos?
Não há limite para QE. O sistema quebra pq o lastro da emissão de moeda fiduciária é o pagamento dos juros da dívida (no caso do dólar, o pagamento dos juros da dívida americana). Quando a capacidade de pagamento dos juros se esgotar, o sistema implode.
Ou seja o limite seria a capacidade de pagamento da divida por parte dos governos ... mas a compra por parte dos bc’s n seria , justamente, esse pagamento? A capacidade de criação de moeda escritural , como nos sabemos , n tem limites... me corrija se errei. Valeu!!!
o governo dá dinheiro aos bancos e depois vai pagar juros aos bancos, desse dinheiro que o governo mesmo deu, para deixar o dinheiro parada?! é sacanagem
O Fernando explicou q em 1971 terminou o Acordo de Bretton Woods q estabelecia q as moedas deveriam ter lastro em ouro.... Na verdade, os EUA acabaram c/ a conversibilidade do dólar em ouro e definiram q o próprio dólar seria a moeda de reserva dos países envolvidos
Que nada o padrão ouro no Brasil já foi questionado antes da República. Vejam nos livros de história lá pelos idos de 1850 em diante a nossa primeira crise monetária entre as duas correntes de pensamentos. O Papelistas e os Metalistas, um não aceitava emitir dinheiro com lastro e o outro queria manter o lastro. Nossa história monetária foi um desastre até 1994.
Tá meio certo Essa é uma maneira do Banco Central recolher a moeda anteriormente esparramada. A antiga política de juro alto pra domar a inflação. Mas o que o vídeo propõem é o contrário e despejar liquidez em uma economia adormecida, emperrada. Aí sim o Banco Central tá criando dinheiro.
Errado, quem cria os titulos é o tesouro nacional pra conseguir dinheiro dos bancos , ele não pode criar dinheiro diretamento, por isso ele pede emprestado pros bancos.
Toda intervenção é ruim a médio e longo prazo. Mas estamos acostumados ao imediatismo. Porém penso que a atual queda histórica dos juros tem mais a ver com o ritmo recessivo da economia. Ao contrário da forçada em 2012/2013 de forma artificial.
@@bostonfactory6178 Entendo. Tipo, keynesianos falam que apenas imprimir dinheiro sem lastro é ruim e com lastro não gera inflação. Qual diferença dos dois casos ? E porque até com lastro gera inflação ?
@@marlonoliveira6008 A tal inflação tem definição ampla. Vejo em muitos comentários todos temer a inflação. Vamos tentar seguir uma linha alternativa. 1 Inflação é o aumento generalizado e persistente dos preços. Isso é falando de forma simples e popular, aumento da demanda, e oferta limitada ou também escassa. Mas ainda assim tem de ter mais dinheiro circulando e consequentemente baixíssimos níveis de desemprego. É um reflexo do otimismo e de demanda reprimida nos períodos recessivo. Nós estávamos experimentando em meados de 2017 pra cá ( depois da paralisação dos caminhoneiros) recessão com inflação e dólar em persistente alta. Com o baque da Pandemia a inflação despencou e os juros mais ainda, mas estamos diante de uma depressão. Então seja lá como for, o problema ao meu ver é a falta de um Banco Central independente, mas com regras monetárias pétreas. Intervir apenas no modo empréstimo e endividamento sustentável. Do jeito que sempre foi, a inflação só atinge a camada mais modesta da população, o que acaba reduzindo o consumo e o crescimento dos MEIs. Resultado, sem uma legislação transparente e inquebrável, vamos ficar no meio dessa discussão sem fim. Padrão ouro não volta mais, criptomoeda é rompimento com o Estado. Me desculpe, mas até essa revolução chegar e se venceremos, temos muitos boletos pra pagar com papel fiduciário. Ps. 2 Inflação em período não recessivo, mas com desabastecimento de produtos. Com o dinheiro tão desvalorizado e as sucessivas investidas de um Governo em congelar preços e importar produtos pra ele mesmo distribuir mata a produção. Quem quiser comprar só com ágio no mercado negro longe dos fiscais Caxias. Já vimos esse filme na década de 80 e 90. Dinheiro com 3 zeros cortados várias vezes, pois as contas públicas não cabiam nas calculadoras. Fora o absurdo de dinheiro que tinha de ser impresso pra atender a demanda. Isso era um saco pro governo. Tudo bem que atualmente se a moda da digitalização do dinheiro como fez a China com o e-RMB pegar, nem com custos gráficos e papel o estado terá. O problema é o descontrole monetário com expansão arbitrária e ao sabor do momento político. Se lutarmos por reforma quem sabe?!
Porque será que vc não diz o óbvio: Criar dinheiro do nada é FRAUDE CONTÁBIL ! Além de ser um imposto sobre os últimos a pegarem esse dinheiro (povão) para os primeiros a pegarem esse dinheiro (banqueiros), no chamado EFEITO CANTILON.
Faz um vídeo falando como funciona a economia da Suíça e o que acontece quando tem crise econômica e como a próxima crise vai afetar a Suíça e Austrália pq parece que esses 2 paises são de boa D+
Up
Sim. A Austrália não para de crescer desde a década de 90. Nem mesmo a Crise de 2008 foi capaz de fazer ela fechar um ano que seja em recessão.
Resposta rápida é simples, livre mercado, o governo não fica mexendo na economia!
Quanto mais livre o país, menor a chance dele ter uma crise.
@@Ricardo-kz8ze e quando ocorre uma crise, que é normal, os efeitos dela duram menos e a recuperação é mais rápida
Da impressora.. boa irmão, obrigado!
Isso aí !! kkkkk
Só uma palavra para descrever esse vídeo: SENSACIONAL!
Ulrich, esse sistema engendrado pelos Bancos Centrais *não chega a ser desumano,* a medida que confere um privilégio supremo aos proprietário de bancos, em detrimento da esmagadora maioria da população e outras empresas?
Agora eu já sei como ficar bem na vida kk. Só ser dono de um banco e deixar o BACEN me fazer rico, dps conceder um pouco de crédito pro varejo pra não levantar suspeita. haha
O canal está cada vez melhor, conteúdo muito bom. Rumo aos 100k !! parabéns !!
Fernando faça um vídeo dizendo quanto dinheiro existe no mundo circulando . Se é que é possível saber . De todos os países. Parabéns obrigado és o melhor seu fã Pedro de floripa
Entendi porque quantitative easing nao causou uma disparada da inflação. Embora tenha criado sim inflacao, pois todo moeda criada, quando se encontra a uma demanda nao preparada a este aumento, gera inflaçao. Obg fernando
O BC americano é o grande fomentador da bolha dos ativos lá fora... Até quando isso vai se alimentar?... Valeu Fernando!!...
Isso é um pouco revoltante. Saber que nos matamos de trabalhar pra ganhar um dinheiro que veio do nada.
Parabéns pela claríssima explicação.
Também NÃO ENTENDI como as políticas de BCs não afetaram preço ao consumidor?
Se todo o mercado financeiro é afetado...se os produtos são afetados pelo mercado de capitais, como pode BC não afetar preços ao consumidor?
E outra: com aumento de produtividade crescente, como poderia tudo estar cada vez mais caro (em unidades monetárias), se as políticas de BCs não afetassem preçosbao consumidor final?
Afetam sim os consumidores, e mesmo que a produtividade aumente, isso não quer dizer que os BCs vão colocar um limite de impressão, e também tem a inflação, que aumenta os preços
Afeta sim, e ele deixa isso claro. O ponto é que na geometria piramidal (do topo a base - banco central aos grandes bancos e posteriormente demais setores) com que essa injeção de liquidez é feita os preços ao consumidor são praticamente o último ponto (a base da pirâmide) a serem afetados. As vezes nem da tempo de grandes distorções (o processo leva anos) como em 2008, a coisa estoura antes.
Existem dois grandes setores da economia: sistema financeiros (ativos financeiros) e economia real (empresas e consumidores).
A expansão da base monetária desde 2008 (criação de dinheiro do nada) inundou os mercados financeiros, inflacionando tudo por lá, com picos históricos atingidos e passados.
Mas esse dinheiro ainda está restrito ao mercado financeiro pq consumidores e empresários ainda têm muita dívida pra pagar e não se submeteram a pegar mais empréstimos ainda, logo, se ninguém pega crédito (ainda que a juro baixíssimo), esse dinheiro novo não entra na economia real e não gera inflação de preços.
Note que há inflação sim, mas inflação dos preços dos ativos financeiros!
PODE ou NÃO afetar os preços ao consumidor, e pode demorar mais ou menos. Depende dos bancos comerciais liberarem mais crédito ou não para isso (no sistema atual os bancos que transformam liquidez criada pelo BC em demanda por bens de consumo, através do CDC). Ele explica isso muito bem no outro vídeo, explicando por que a inflação do balanço do FED não gerou hiperinflação de preços nos EUA. E explicou novamente aqui.
@Louco Por mais que não seja imediata, uma inflação grande no sistema financeiro (também traduzida como hipervalorização artificial) vai atingir a economia real mais cedo ou mais tarde, já que basta uma pequena crise/estagnação para que as pessoas comecem a tirar dinheiro do ativos financeiros (ações, títulos de dívida públicos e privados) e comecem a comprar bem reais (imóveis, ouro, ou mesmo deixar de poupar e gastar mais com bens e serviços), o que inflaciona os preços da economia real, fazendo aparecer o excesso de dinheiro que estava represado no setor financeiro.
O Fed tinha em seu balanço 800 bilhões de dólares até 2008. Cerca de 2, 3 anos depois, esse mesmo balanço era de 4,5 trilhões de dólares. Na próxima recessão, eles farão a mesma coisa numa proporção ainda maior. Tem gente que acha isso sustentável, eu não acho.
como assim em seu balanço? agora eles tem mais dinheiro que antes?
@@atelesteles4022 Eles imprimem dinheiro do nada e compram ativos e bens reais das pessoas, dando esse dinheiro novo para as pessoas.
Eles vão acumulando todas as riquezas do mundo, enquanto as pessoas passam a ter apenas papel-moeda.
Dr Jp beleza , mas como que eles compram dos bancos os próprios produtos , como títulos do tesouro ? Não faz sentido ... dar um produto e depois comprar algo que deu ...
@@atelesteles4022 Bancos centrais estão comprando as próprias dívidas/dívidas de outros países usando novas dívidas. Isso se chama rolagem de dívida, em que não há pagamento efetivo.
Como eles podem emitir moeda sem limitações, eles passam a comprar todos os ativos que quiserem (ações, cotas de fundos, títulos de dívida de países mal-pagadores, como Itália, Portugal e Grécia), inundando o mercado de dinheiro e pegando para si as riquezas do mundo (ativos reais e ativos financeiros).
bingo!
E foi exatamente por isso que o Bitcoin foi criado.
Isso mesmo!!!
Governos e bancos tremem... O poder está mudando de mãos, está voltando para a mão do povo
@@alxcancado Sim. De onde nunca deveria ter saído.
Complicado é acreditar que isso foi inclusivo por eles mesmo pra nos acostumar em usar uma cédula fictícia e deixar de usar o papel moeda e investir em sonho... Crypto moeda = SONHO...
Pergunte onde foi teu dinheiro depois de um apagão!? Se não foi a falta de luz eles podem afirmar que foi um Haker! Acostuma se. Ou compre muitos computadores e chore pela conta de luz que as suas placas de vídeos podem captar.... E muitas placas de vídeos online...
@@alxcancado Kkkkkkk pobre iludido, acha que essa porrinha de moeda vai mudar alguma coisa
Fantástico video Fernando! Seria incrível se fizesse um novo vídeo atualizando com os valores impressos da pandemia até agora, início de 2023 e os possíveis reflexos disso. São vários economistas falando de uma grande recessão e sua correlação com isso.
Ola, o que ainda me ficou em duvida foi : a troco de que titulos do governo estao com os bancos? é tipo eu dar( de graça) varias camisetas para galera, e depois querer pagar caro por elas , sendo que eu dei de graça.... qual o sentido disso???
EXCEPCIONAL! melhor ainda que o conteúdo é musica no final do vídeo, clássica do filme wall street poder e cobiça, com o grande GORDON GEKKO. Parabéns, bem lembrado!
otimo vídeo, é um tema pouco explorado no youtube
Ótimo video.
Faz um video esmiuçando como foram impactados os ativos financeiros.
Que profissionalismo Ulrich. Parabéns pela evolução.
Fernando. Entendo que a "criação de dinheiro" pelos BCs não impacte a inflação de forma imediata, mas tenho certeza de que essa conta, mais cedo ou mais tarde, chega ao bolso de quem está na outra ponta da linha.
Quanto aos títulos do tesouro americano tudo ok, são ativos sadios. A minha dúvida é quanto às hipotecas de 2008. Elas ainda constam do ativo do FED? Foram resgatadas? Como podem afetar a economia americana se não forem resgatadas (pagas)?
Muito incrível, parabéns! Interessante saber que o banco central simplesmente "cria" o dinheiro.
E a relação entre a criação de dinheiro e o crescimento da população? Não seria necessário uma certa expansão da base monetária para que haja uma estabilidade no valor do dinheiro ao logo do tempo tendo em vista o crescimento populacional?
Penso do mesmo jeito, e jaz fiz uma pergunto a ele : como injetar dinheiro na economia sem ser através de divida/fiduciária e sem ser através do padrão ouro
Não é necessário haver aumento da quantidade de dinheiro circulante em uma economia. Com menos dinheiro circulante ele passa a valer mais, exatamente quando o governo imprime mais dinheiro ele passa a valer menos. Oferta e demanda, simples assim. E quando vc tem uma quantidade fixa de moeda e bens e serviços aumentando, o que acontece? Deflação. Essa era a regra até inventarem essa maldição de banco central, desde a criação do primeiro, FED em 1914, a inflação acumulada é de mais de 2000%. Quando verem o preço das coisas aumentando pode jogar a culpa no governo, é ele o responsável.
Ou seja é criação de moeda de qualquer jeito, seja digital ou não, pois quando o banco quer a moeda que é digital ele pede e é impresso.
Fernando, se a base monetária mundial é de 20 trilhões e a dívida americana está em 22 trilhões, como esse esquema consegue se sustentar?
É uma bomba relógio. Graças a Deus hoje temos o Bitcoin!
@@m.r.9493 Basta o Sol mandar um ventinho solar para todo o sistema tecnológico colapsar. Sem tecnologia, não há Bitcoin. Por isso, até que ponto será o Bitcoin seguro se depende de algo tecnológico? :S
3:41 Nao entendi.como o Tesouro Nacional consegue manipular a taxa de juros comorando e vendendo ativos. Vou escutar o restante, pode ser que explique mais a frente.
Parabéns Professor. Compreendido e Compartilhado ! 😎🤘
Parabéns , Ulrich excelente aula.
Seus vídeos tao cada vez melhores, parabéns
Olá Fernando, estou lendo TDE de Schumpeter, ele defende que o desenvolvimento econômico é causado pelo crédito, e deixa bem claro que o crédito é fruto da expansão da oferta monetária sem lastro em nenhuma commodity ou poupança! Fiquei muito confusa, como ocorreria os empréstimos sem expansão monetária?
eu tinha achado o gráfico da base monetária monetária assustador ate eu ver como eles tiveram a cara de pau de fazer um video tao fofo para explicar como eles destroem a economia do pais. :o
ahahaha Isso mesmo! Também achei muito cara de pau do governo fazer aquele video ridículo queredo enganar o gado para eles não acharem que o governo imprime dinheiro mesmo kkkk
Video muito bom. Conceitos novos e difíceis de serem percebidos. Congrats.
Por mais que se justifique as cripto moedas, no fundo do conceito de moeda está o papel de unidade de troca, portanto a moeda de cada país está associada à produção nacional. Sempre haverá uma taxa de câmbio entre a cripto moeda e a moeda nacional de cada país. Hoje em dia entre a cripto moeda e o dólar e dai entre o dólar e as diversas moedas nacionais. Estou dizendo é que o lastro primário sempre será o PIB dos USA.
Sempre? Sei não.
A proposta da pioneira cripto Bitcoin, é substituir a moeda fiduciária. Sei que hoje soa um tanto utópico.
Porém desde 2009 pra cá, ela está sendo negociada em nível de alta volatilidade por moeda fiduciária Americana.
Infelizmente, isso nos mantém afastados desse ativo revolucionário.
Se um dia criarem coragem e romper com o dinheiro estatal, talvez o Bitcoin se torne a moeda do futuro.
Porém, não pense que os Governantes e os Bancos Centrais, além da Fazenda vão deixar isso impune.
Até lá viveremos sob o domínio dos papéis pintados emitidos pelo Estado.
Então essa “remuneração dada pelos bancos centrais aos bancos comerciais” vai ter que ocupar uma nova categoria na contabilidade. Eu classificaria como o “imposto dos impostos” ou o “imposto supremo”. E já que dinheiro é trabalho futuro, tal engenharia é o que está travando o crescimento econômico.
"Quando um banco afirma seus rendimentos é um engodo, pq normalmente nem investem... Digo, são números extrapolados por tabelas matemáticas pra criar renda quando nem existiam e se no caso acaba sendo certo, é liquidado e se tem retorno é devido!"
Isso eu entendi. Mas entendi também que os bancos centrais usaram essa impressão também para comprar títulos públicos que estavam em posse dos bancos. Como o próprio Fernando disse no vídeo
Qual a sua opinião sobre a independência do banco central brasileiro e a emissão de títulos da dívida para a compra da sobra de caixa dos bancos?
Excelentes vídeos Fernando. São excelentes. Obrigado
Excelente vídeo! parabéns!
Fernando, por favor, se por milagre, o governo brasileiro adorasse o Bitcoin como moeda oficial. Como essa decisão seria processada? A estrutura financeira atual de Bitcoin suportaria substituir toda moeda (R$) que circula do economia brasileira?
Tu já falou sobre a Rússia que está comprando mais ouro do que todo Mundo? (Existe o boato de que vai criar uma stable coin atrelada ao ouroque faz sentido para eles). Sobre os russos, chineses e indianos estarem "se livrando de dólares"? Gostaria de ver sua análise sobre esse assunto
A dúvida é se a economia pode funcionar sem aumentar a base monetária, ou sem imprimir dinheiro. Porque é a principal causa da inflação.
Vai ter deflação por causa do avanço tecnológico e aumento da produtividade, o poder de compra das pessoas ficaria cada vez maior
Dúvida ?
Fernando, vc disse que essa injeção de liquidez tanto nas instituições financeiras quanto nos bancos não causou inflação nos preços, mas como isso é possível, uma vez que ao comprar a dívida de uma empresa, nada impede que essa empresa pague seus funcionários, e compre equipamentos pagando fornecedores?
Acho que não entendi muito bem essa parte.
É que a definição formal de inflação é uma alta continua nos preços por um longo período.
Aumento de demanda sazonal gera aumento de preços, mas depois volta a se acomodar.
A longo prazo a inflação sempre vai existir como uma espécie de imposto financeiro.
A desvalorização monetária é aceitável até chegarmos em um ponto em que ela estoura a tal meta.
Um nível arbitrário definido pelo BC.
Sistema monetário manipulado pelo Estado sempre é inflacionário.
Ciro Gomes não curtiu esse vídeo, e mandou Fernando para casa do Romero Jucá
ahahahahaha
Como vou pagar? Pagando ué. Pagando. lkkkkkk
Ele denuncia essa pratica. Vide a pademia, que os bancos receberam 1 T e nao ajudaram os pequenos empreendedores.
Mesmo a juros negativos o títulos de dívida seguem sendo lucrativos tendo em vista a valorização do papel em sí? Dito de outra forma.. até que ponto a valorização continua dos títulos irá compensar a queda no rendimento dele? Quando a inflação subir demais? Valeu
Porquê todos os países não imprimem dinheiro para pagar suas dividas , já que podem imprimir dinheiro, assim "do nada", sem qualquer controle???
Ulrich, uma pergunta de leigo. Esse aumento na emissão das moedas pelos BCs nao se deve ao aumento da população mundial(apesar de nao aumentar na mesma proporção da emissão das moedas) e tbm devido a desvalorização que o "dinheiro" tem perante o tempo?
O seu canal do youtube ta otimo! Inscrito e like👍
So os 2 primeiros minutos deveriam passar no jornal nacional td dia pra todo mundo saber
desde quando a globo se interessou em instruir o público? Quanto mais "burro" melhor, cara. Aí a publicidade cola e a globo se empanturra de grana.
Parabéns Fernando por mais esse excelente vídeo.
Fiquei com uma pergunta: Economistas alinhados com o pensamento austríaco gostam de BTC. Vc vê economistas de outras doutrinas também interessados no BTC ?
Eu "Gero" uma Dívida .... e depois eu "Crio" dinheiro para Pagar essa Dívida. Eh isso???
É isso..
mas Dinheiro é energia. É tempo de vida. Se vc não tem hoje, vc está furtando do Futuro.
Quais seriam as alternativas para a crise? (Pela noção do Estado)
Não mudará nada com as criptomoedas, pois criarão forks para emitir mais moedas.
pensei na musica do arquivo-x depois q ele fez a pergunta na introdução.....
HAHAHA EXATAMENTE
Nada "controla" a quantidade de dinheiro dos paises ???
Sensacional Fernando
Quando se queima uma nota " dinheiro" como fica esse ativo no sistema?
Quanto a criação de moeda não foi mensurado o Bacen...
Vale um vídeo exclusivo para mostrar o impacto da criação de moeda no país já que muitos pensam que imprimir dinheiro resolve as dividas do Brasil...!!!🤑👍
Me passa o link do grafico, gostaria de colocar na minha TCC.
Um banco central de outro país além dos EUA consegue criar base monetária em dollar?
No
Obs . Sou leigo ,mas cria moeda é contra a cartilha monetaria dominante , sei que tinha que evitar que o risco sistemico chegasse a economia real ,porem fica o debate ,capitalizar bancos de densenvolvimento e pecado mortal ,,sei tb que o risco de inflacao no brasil é maior . Fica a duvida pq aqui e chamado de manobra parafiscal pra descumprir a regra fiscal ? E olhe que estamos falando de aumento de riqueza real (papel do bnds ) e ai explica pro publico brasileiro .
O que o comportamento da curva PIB mundial sobre base monetaria mundial nos diz?
Sei lá pra mim é como se tentassem explicar a temperatura de um doente febril tentando diagnosticar o vírus.
Agente sabe que é a produção de riquezas que move as civilizações, a moeda só facilita as trocas.
Mas a forma promíscua como os economistas regulamentam a política monetária, não tem benefícios duradouros.
Pra terminar a minha analogia, tratar uma doença devidamente diagnosticada, é parte do trabalho de apagar incêndios.
Mas a prevenção sempre será o melhor caminho.
Uma economia que flerta com a constante intervenção mais atrapalha do que ajuda
E como esse dinheiro criado a mais não gera inflação???
Seria possível voltar ao padrão Ouro? Já me disseram q não tem Ouro o suficiente. Gostaria q vc explicasse.
o estoque de ouro nao tem nada a ver com a possiblidade de um retorno ao padrao ouro. e não, governos não vao perder a mamata de imprimir dinheiro do nada. possivel voltar, é, porém a máfia estatal nunca vai querer algo que a limite.
@@jackgota Antes de isso acontecer, os bancos centrais serão donos de praticamente todos os bens do mundo, enquanto as pessoas terão em mãos apenas papel-moeda sem valor algum.
O que acontecerá depois disso é imprevisível.
@@drjp4212 Seguindo este pensamento é eles que irão começar a comprar e acumular Bitcoin e outras criptomoedas, afinal irão trocar btc por dinheiro criado.
Só corrigindo um detalhe: quem imprime o papel-moeda é a Casa da Moeda. O Banco Central emite a moeda.
P. S.: Você é foda.
Uma pergunta: Se os paises nunca tivessem ou não emitissem titulos de divida. Como você acha que seria o mundo hoje?
pt.wikipedia.org/wiki/Senhoriagem
Provavelmente, o fator mais importante para o fim do império Romano foi a manipulação da moeda, feita com a diluição progressiva da porcentagem de metal nas moedas imperiais.
Isso gerou uma pobreza generalizada, em que a entidade monetária terminou por destruir totalmente o poder da própria moeda, fazendo as pessoas se dispersarem para não serem violentadas, iniciando a semente do feudalismo (pequenos grupamentos populacionais dispersos).
Tire suas próprias conclusões.
Fernando, Qdo essa bomba irá explodir? As distorções são enormes.
Pergunta de 1 trilhão de dólares. Não dá pra dizer quando com precisão. Só dá pra dizer que vai.
Essa bolha vai estourar logo logo, não vai durar mais 4 anos. Se PREPAREM para sobreviver.
Up
Errou @@ricardosumo1000
O Dinheiro Sai da IMPRESSORA... ELES Imprimem o Dinheiro que eles querem a IMPRESSORA é Deles... OBJETIVO: MANIPULAR E ESCRAVIZAR AS PESSOAS!
Não é o objetivo, mas acaba sendo uma das consequências.
Como a maioria de nós somos impedidos de imprimir dinheiro, só nos resta trocar o nosso tempo e serviços pra receber em troca esses papeizinhos pintadinhos.
Porém é por causa desse princípio que evoluímos financeiramente.
A crítica não deve ser sobre o sistema monetário brasileiro, mas como ele é conduzido e pervertido.
Porque as pessoas não se endividam então? já que as taxas de juros estão tão baixas, ou até mesmo negativas... Não seria do interesse justamente dos bancos em não emprestar por conta desses juros loucos? Eles estariam pagando p emprestar... não é esse o caso? Abraço!!
As pessoas não se endividam MAIS pq ainda estão endividadas...e sabem que não conseguem pagar se pegar mais empréstimos.
Bancos comerciais ganham dinheiro emprestando dinheiro a uma taxa maior do que eles pegaram no banco central (spread bancário).
Bancos comerciais vivem de emprestar dinheiro, Banco Central é outra história.
Então, pela lógica, eles deveriam estar inundando o mercado com crédito fácil o que deveria gerar uma bela inflação de preços - não uma hiper inflação, como agt bem sabe q n é do interesse do sistema bancário como um todo - coisa que n vem ocorrendo... ou estou enganado.
Obrigado pela atenção
Inclusive o fed paga um taxa ais bancos p eles n fazerem justamente isso - inundar o mercado c crédito - oq p mim é bizarro visto que na europa eles n recorrem ao mesmo expediente e n estão tendo nada parecido c uma hiperinflação
@@adailtonjose8124 Como eu já disse, ofertar crédito barato é diferente de injetar dinheiro na economia, pq consumidores e empresários precisariam pegar tais empréstimos.
Se ninguém pega o empréstimo, o dinheiro não entra na economia real, não acontece expansão da base monetária nem inflação.
Então o fed adotou tal medida pq os americanos n estão tão endividados qto os europeus e iriam correr atrás de crédito gerando uma inflação alta - não hiperinflação - ?
Bela explicação
Qual seria o próximo passo caso uma recessão venha? Mais impostos?
É o mesmo passo que um embriagado tem que fazer quanto está de ressaca: tomar mais cachaça!
Pode ser que estamos próximos da overdose.
@@drjp4212 true
Imposto inflacionário.
Eu ainda não entendi como a criação de dinheiro não afetou o preço final ao consumidor. Acho que não entendi a parte da política contracionista
Eu acredito que esse dinheiro foi todo pro mercado de ações por isso tem empresas que dão prejuízo e outras com lucro baixíssimo com ações extremamente caras.
Edit: também acredito que a hora que a bolha de ações estourar os preços vai aumentar bastante pra tentar gerar lucro pra empresa aí sim a gente vai ver a inflação, talvez não seja tão grande por causa do aumento na produtividade mas com certeza vai haver bastante inflação.
Os Banco Centrais não jogam dinheiro diretamente na economia. Primeiro eles têm que jogar dinheiro nos bancos, então os bancos é que decidem se esse dinheiro vai para a economia, ou não, através de empréstimos a empresas e famílias.
Nos EUA, o mecanismo contracionista criado pelo FED para evitar que os bancos jogassem todo o dinheiro criado através dos QE´s foi pagar uma taxa de juros sobre o excesso de reservas.
Afetou sim! Toda a criação artificial de dinheiro gera inflação.
Gerou uma inflação todos os anos
O problema é que ao passo que o aumento de produtividade é linear
Fernando Ulrich, valeria a pena um video conjecturando a possível deflação que deveria estar ocorrendo advinda dos ganhos de produtividade X a inflação causada pelos bancos centrais em nome da estabilidade de preços?
Menes, você não entendeu nada. Produtividade não gera deflação. Inflação não é feita pelos governos para estabilizar preços. Preços seguem a Lei da Oferta e da Demanda.
Inflação é a consequencia da expansão da base monetária feita pelos governos. O "dinheiro estatal", fiat money, nada mais é (ou nada mais deveria ser) do que uma moeda de troca de recursos entre as pessoas.
Eu escrevi um pouco sobre isto no meu comentário deste vídeo.
@@m.r.9493Você que não entendeu nada, o crescimento econômico é por definição deflacionario. O seu erro é confundir a deflação estatal que é caracterízada pelo aperto monetário ou subida dos juros, na tentativa de conter a alta dos preços, com a deflação natural causado pelo aumento da produtividade, que é excelente para a economia.
Vou te explicar:
Partindo do pressuposto de que é a produção e não o consumo que agrega valor a economia, logo, o crescimento econômico é deflacionario via aumento da produção de bens e serviços. Tendo em vista que se aumentar a produção de uma economia e a base monetária permanecer a mesma (ceteris paribus), os preços irão cair e o poder de compra da moeda irá aumentar, pois com menos unidades de dinheiro irá conseguir comprar mais quantidade de bens e serviços.
Agora, isto não ocorre na prática, uma vez que, do outro lado, o Estado por possuir o monopólio da emissão de papel moeda, invariavelmente, irá aumentar ou expandir a sua base monetária muito mais do que a quantidade de bens e serviços disponíveis na economia, consequentemente os preços irão aumentar, visto que o valor da moeda será reduzido, gerando uma perda do seu poder de compra.
Este é o processo inflacionario já conhecido e propalado pelos Austríacos, no qual, para conte-lo, o remédio adotado pelos Governos é justamente a deflação ruim, que não é a mesma deflação causada pelo aumento da produtividade. Tal deflação ruim, é justamente a elevação dos juros para drenar toda a liquidez em excesso criada, ou tirar este capital excedente de circulação. E é isto que causa as recessão e depressões, ou crises de acordo com os ciclos econômicos da Escola Austríaca.
Espero que tenha sido claro!
Stalin dizia que a forma a mais eficaz de confiscar a riqueza de um povo era através da inflação, ou seja, o estado imprimir dinheiro e, aos poucos, ir diluindo todo o patrimônio da sua população. E pensar que todas as "democracias" ocidentais adotam essa política...
A inflação/desvalorização do dinheiro sempre prejudica a camada mais humilde da população.
E o pior, aumenta a pobreza que por sua vez prejudica o consumo e a manutenção de crescimento produtivo.
No final das contas, o Estado só vai se coçar quando a demanda por papel moeda aumentar.
Mas espere, ao contrário dos anos 80/90 estamos transitando para os pagamentos e recebimentos eletrônicos, nem gastos com impressão essa raça de inúteis vão ter.
Aí meu filho é só ir cortando os zeros pras contas caber nas calculadoras
Pq o quantitative easing não gera inflação? Ou não tem gerado inflação de preços?
Gerou inflação dos ativos financeiros. Para gerar inflação na economia real, consumidores/empresas precisam pegar esse crédito novo, mas eles já estão muito endividados e receosos para fazer isso, logo, não há inflação apreciável na economia real.
Mas o dinheiro que os governos usariam para pagar os títulos públicos eles podem usar para pagar por exemplo salários de servidores públicos e fornecedores. Isso deveria gerar inflação também.
@@lucianofr82 Vc não entendeu o que foi o QE...
Foi uma gigantesca impressão de dinheiro para comprar ativos podres, resgate dos Bancos Centrais a instituições financeiras e governos que estavam prestes a falir.
Isso funciona como rolagem, não como pagamento efetivo, apenas adia o problema do pagamento.
Se eu não me engano, foram 4 rodadas de QE e não 3, como dito.
parabéns pelo video
Video atual
Acho que está criando , concentração de renda e a miséria do povo e o sistema financeiro.
Nem a metafísica de Aristóteles justificaria.
Fernando, seria muito interessante um vídeo onde você pudesse apontar a empregabilidade da TECNOLOGIA BLOCKCHAIN de forma prática em alguns setores do GOVERNO. Creio que os maiores benefícios seriam em relação à CONFIABILIDADE de registros, contratos oficiais, etc.. inibindo as possibilidades de FRAUDE, não?
Um bom tema!
Cria mas diminui a velocidade de entrada do dinheiro ......
Quem cria dinheiro do nada é quem ganha salário mínimo para chegar ao fim do mês.
Fernado eu vi no UOL q governo q cobrar imposto quem investe no bitcoins. Fala sobre isso se e verdade ou so especulação
link?
Qual é o limite do quantitative easing? O que vai ocasionar a quebra desse sistema visto que n está havendo pressão inflacionária apesar do juros ridículos?
Não há limite para QE.
O sistema quebra pq o lastro da emissão de moeda fiduciária é o pagamento dos juros da dívida (no caso do dólar, o pagamento dos juros da dívida americana).
Quando a capacidade de pagamento dos juros se esgotar, o sistema implode.
Ou seja o limite seria a capacidade de pagamento da divida por parte dos governos ... mas a compra por parte dos bc’s n seria , justamente, esse pagamento? A capacidade de criação de moeda escritural , como nos sabemos , n tem limites... me corrija se errei.
Valeu!!!
Oq é pior pagar 40% de juros ou um juros abaixo de zero?
Esses juros negativos são “melhores” p governo gastar cada vez mais
Como então esse cenário poderia ser ruim p os governos se endividarem? N vejo como... por isso mesmo faço essas perguntas
Muito bom.
BLZ!
O banco central é um cartel de banqueiros que tem o monopólio da expansão da base monetária.
Com autorização e apoio dos Estados!
@@drjp4212 exatamente. Sem o estado esse esquema não existiria
Eu vendo esse vídeo hoje,dia 25.10.2024. Divida dos EUA de 35 trilhões e contando...
Primeiramente parabéns pelos vídeos são mt bons e didático, eu gostaria de saber o que vc acha das opiniões do Daniel Lacalle?
Sobre a zumbificação das economias via criação de reserva de capital...
o governo dá dinheiro aos bancos e depois vai pagar juros aos bancos, desse dinheiro que o governo mesmo deu, para deixar o dinheiro parada?! é sacanagem
Uma vez me disseram que a criação de moeda era de acordo com o ouro que tinha no país, fiquei com isso na cabeça
O Fernando explicou q em 1971 terminou o Acordo de Bretton Woods q estabelecia q as moedas deveriam ter lastro em ouro.... Na verdade, os EUA acabaram c/ a conversibilidade do dólar em ouro e definiram q o próprio dólar seria a moeda de reserva dos países envolvidos
Que nada o padrão ouro no Brasil já foi questionado antes da República.
Vejam nos livros de história lá pelos idos de 1850 em diante a nossa primeira crise monetária entre as duas correntes de pensamentos.
O Papelistas e os Metalistas, um não aceitava emitir dinheiro com lastro e o outro queria manter o lastro.
Nossa história monetária foi um desastre até 1994.
Fernando é verdade que o FED pertence aos Rothschild?
Na minha opinião, o BC cria dinheiro não quando compra os seus títulos, ele cria dinheiro quando ele cria a dívida emitindo os títulos.
Tá meio certo
Essa é uma maneira do Banco Central recolher a moeda anteriormente esparramada.
A antiga política de juro alto pra domar a inflação.
Mas o que o vídeo propõem é o contrário e despejar liquidez em uma economia adormecida, emperrada.
Aí sim o Banco Central tá criando dinheiro.
Errado, quem cria os titulos é o tesouro nacional pra conseguir dinheiro dos bancos , ele não pode criar dinheiro diretamento, por isso ele pede emprestado pros bancos.
Qual a música que toca no final?
Qual pior: Imprimir papel moeda ou baixar a taxa de juros artificialmente ?
Toda intervenção é ruim a médio e longo prazo.
Mas estamos acostumados ao imediatismo.
Porém penso que a atual queda histórica dos juros tem mais a ver com o ritmo recessivo da economia.
Ao contrário da forçada em 2012/2013 de forma artificial.
@@bostonfactory6178 Entendo. Tipo, keynesianos falam que apenas imprimir dinheiro sem lastro é ruim e com lastro não gera inflação. Qual diferença dos dois casos ? E porque até com lastro gera inflação ?
@@marlonoliveira6008
A tal inflação tem definição ampla. Vejo em muitos comentários todos temer a inflação.
Vamos tentar seguir uma linha alternativa.
1 Inflação é o aumento generalizado e persistente dos preços. Isso é falando de forma simples e popular, aumento da demanda, e oferta limitada ou também escassa.
Mas ainda assim tem de ter mais dinheiro circulando e consequentemente baixíssimos níveis de desemprego.
É um reflexo do otimismo e de demanda reprimida nos períodos recessivo.
Nós estávamos experimentando em meados de 2017 pra cá ( depois da paralisação dos caminhoneiros) recessão com inflação e dólar em persistente alta.
Com o baque da Pandemia a inflação despencou e os juros mais ainda, mas estamos diante de uma depressão.
Então seja lá como for, o problema ao meu ver é a falta de um Banco Central independente, mas com regras monetárias pétreas.
Intervir apenas no modo empréstimo e endividamento sustentável.
Do jeito que sempre foi, a inflação só atinge a camada mais modesta da população, o que acaba reduzindo o consumo e o crescimento dos MEIs.
Resultado, sem uma legislação transparente e inquebrável, vamos ficar no meio dessa discussão sem fim.
Padrão ouro não volta mais, criptomoeda é rompimento com o Estado.
Me desculpe, mas até essa revolução chegar e se venceremos, temos muitos boletos pra pagar com papel fiduciário.
Ps.
2 Inflação em período não recessivo, mas com desabastecimento de produtos.
Com o dinheiro tão desvalorizado e as sucessivas investidas de um Governo em congelar preços e importar produtos pra ele mesmo distribuir mata a produção.
Quem quiser comprar só com ágio no mercado negro longe dos fiscais Caxias.
Já vimos esse filme na década de 80 e 90.
Dinheiro com 3 zeros cortados várias vezes, pois as contas públicas não cabiam nas calculadoras.
Fora o absurdo de dinheiro que tinha de ser impresso pra atender a demanda.
Isso era um saco pro governo.
Tudo bem que atualmente se a moda da digitalização do dinheiro como fez a China com o e-RMB pegar, nem com custos gráficos e papel o estado terá.
O problema é o descontrole monetário com expansão arbitrária e ao sabor do momento político.
Se lutarmos por reforma quem sabe?!
Ótimo video
Porque será que vc não diz o óbvio: Criar dinheiro do nada é FRAUDE CONTÁBIL !
Além de ser um imposto sobre os últimos a pegarem esse dinheiro (povão) para os primeiros a pegarem esse dinheiro (banqueiros), no chamado EFEITO CANTILON.
Não é uma criação do nada. São criadas obrigações para o tesouro. Em outras palavras, são obrigações criadas para a sociedade.
Bancos centrais são os responsáveis por crises econômicas como a de 2008?
Com certeza.