Culpa totalmente SUA! A SUA imbecilidade ao votar em deputado e senador de Direita, lobistas das grandes empresas e banqueiros, fizeram essa Lei durante o governo bolsonaro.
Exemplo uma bateria de carro custa 450 reais O estado cobra 250 reais de tributo sem ter ajudado em nenhuma fase da produção do produto. O estado quer mesmo ver agente brigando por 6x1 ou 4x3 ou 5x2 enquanto isso ele rouba o trabalhador e o empresário
Trabalhei 6x1, 36 horas mais horas extras.. em 2008, acho que o salário era 850 reias, no suporte de TI num call center. Ninguém merece, inferno. Unica forma de folgar num final de semana era fazer acordo com colega de trabalho e trabalhar 12 dias pra poder folgar dois.
Concordo amiguinho 6x1 pra ganhar um salário mínimo é uma humilhação mesmo o ideal seria 4x3 pelo menos eu trabalho 5x2 sou servidor público pra 1 salário mínimo
@@raulechenique7019 Eu aqui lendo esses comentários sendo corretor de imóveis que trabalha de segunda a sábado e fui escalado pra fazer plantão hoje, domingo.
Eu, já trabalhei na escala de 36 horas semanais, em dois empregos; um no setor público e outro em banco. Já trabalhei na escala 6X1 no grupo pão de açúcar e, já trabalhei na escala 12X1, empreendendo. Quem trabalha na escala 6X1, não tem poder de barganhar. Ganha pouco, com 0 chance de progredir na empresa; são pessoas exploradas, que envelheceram, com a saúde física e mental debilitada, criando um grande passivo, no futuro.
Geralmente uma pessoa que tá no 6x1 se colocou lá. Imagina você com filhos nesse trampo? Quem fez os filhos? Quem arrumou responsabilidade antes de progredir? Eu já trabalhei em CINEMA... cinema nunca fecha. Hoje sou professor de educação física. Sobrevivo com CLT + informalidade. Trabalho 5x2 + meus trabalhos de personal e consultoria que arrastam meu final de semana no notebook. Ruim não é não ter tempo, ruim é viver com altos impostos deste país.
Só daria para acabar com a escala 6 x 1, se compensar isso de alguma forma... A forma que proponho para compensar, seria cortar os gastos com a politicagem, dessa forma com esse corte, poderia ser usado esses recursos para diminuir os impostos pago pelas empresas e as mesmas podem acabar com essa escala sem reduzir o salario dos trabalhadores. O governo ganha poder de negociar com as empresas o fim dessa escala... mas claro, obviamente os politicos preferem aumentar ainda mais seus super salarios, como fizeram recentemente em São Paulo. "Vereadores de São Paulo aumentam próprio salário em quase 40% | Primeiro Impacto (13/11/24)"
@@Viniciuscostatreinadorparabéns pela sua luta. Mas a sua realidade não é a realidade dos outros. A economia precisa que milhões de pessoas se coloquem na condição do 6x1 e milhões de pessoas irão se colocar. Muitos talvez tivessem alternativa, mas a maioria não tem. Temos que lutar para melhorar as condições do trabalho e não fugir de trabalhos ruins, porque se conseguirmos uma alternativa pra nós, só estaremos transferindo essa condição para outro ser humano.
Pra mim,essa deputada foi orientada pelo governo federal a trazer essa discussão para esse momento.O objetivo é trazer para a mídia um fato novo,para tirar o foco da imprensa aos assuntos:Dólar,gastos públicos.etc...
@@leonardobianchi8601 com certeza, até porque o mais prejudicado será o próprio governo que deixará de arrecadar e pagara muito seguro desemprego, a questão é que será uma discussao meramente politiqueira.
Eu tenho certeza que nenhum deles pensou em nada, orientaram nada e houve planejamento de nada. Não souberam nem fazer uma conta de matemática. O objetivo eu concorco com vc, é populismo midiático, que atinge onde aperta o trabalhador: a rotina puxada em empregos que pagam pouco.
@@rubenssousaoliveira5766 A forma bem feita é permitir a liberdade entre empregados e empregadores. Existe uma realidade para cada setor,ou mesmo,para cada empresa.A própria reforma trabalhista da era Temer,de uma certa forma, já dá essa liberdade. Algo que poderia mudar, é a forma que a lei trabalhista brasileira estabelece o salário mínimo.Poderiamos fazer como muitos países desenvolvidos,e estabelecer o salário mínimo por hora trabalhada,ao invés do modelo mensal atual. Assim,se permitiria contratos de trabalho muito mais livres e o salário mínimo por hora,tornaria claro para o empregado o quanto ele ganharia,em termos relativos.
@@antoniomileo5084 O próprio governo sabe que essa lei nem vai chegar a ser votada de fato.Mas enquanto a população e mídia discutem o tema,o governo ganha tempo para ver quem ganha a disputa interna:A ala política ou a ala econômica
As horas a mais que os profissionais possam ter é favorável ao seu canal, antes trabalhava 6x1 e infelizmente um doença me tirou o emprego e pude ter tempo para estudar economia e hoje tenho muito mais noção e invisto sempre.
32:33 Sei lá, Fernandão. Acredito que ambas as situações são relevantes e não se anulam. A escala 6x1 limita a capacidade do empregado médio de se desenvolver individualmente e/ou passar o tempo com a sua família. Já o estado é sim inchado no país e mantém uma carga tributária insustentável no longo termo tanto para o empregador quando para o empregado. Sem contar o protecionismo de alguns setores, que incentiva a ociosidade e desincentiva a competitividade, como no setor automotivo.
Tenho 24 anos, CLT 6x1, 1700 salário. Moro sozinho e não sobra energia para estudar, depois de chegar morto em casa, ainda tenho que fazer algumas tarefas de casa e depois é direto pra cama, e quando acordo, já tem mais coisa pra fazer. 6x1 é impossivel de conciliar.
Já tive essa fase. O lance é se profissionalizar e ser um profissional escasso. Agora, a solução pra eliminar 6x1 na canetada é tão boa quando aumentar o salário mínimo pra 20 mil reais. Emocionalmente gera um calor humano pois a intenção é boa, mas não caia na arapuca. Sempre suspeite de soluções mágicas.
_Não existe almoço grátis, como diria Milton Friedman..._ Na Europa, de modo geral, as pessoas trabalham cinco dias por semana. A semana com quatro dias de trabalho nunca foi implementada com sucesso em nenhum país, sem que houvesse uma compensação do governo ou dos próprios trabalhadores. Em 1998, o governo francês implementou a redução da jornada de trabalho de 39 para 35 horas, mas mantendo o modelo de cinco dias de trabalho por semana na maioria dos casos. O que aconteceu entre 2000 e 2002 foi um congelamento de salários. Os aumentos não acompanharam a inflação, o que ajudou as empresas a financiarem a redução da jornada. Outra situação que ajudou as empresas, foram as isenções de contribuições previdenciárias. Com isso, as empresas conseguiram absorver o custo da redução da jornada com aumento da produtividade. Será que o governo Lula está disposto a diminuir impostos para ajudar as empresas na redução da jornada de trabalho aqui no Brasil?
@@henriquedias2564Nada, é melhor ACABAR com esse tipo de trabalho, aí o trabalhador não precisa se humilhar assim; tá certo que ele não vai arrumar emprego em nenhum outro lugar, mas pelo menos não vai ser assim 🐸👍
Eu tenho empresa, todos meus funcionários são registrados, não vejo problema no fim da escala 6x1, só alterar a escala e contratar uma pessoa e repassar o custo para consumidor final! Se sua empresa tem risco com o tipo de proposta dessa, vcs devem repensar seu modelo de negócio!
Em suma, produtos mais caros e mais queda na competitividade internacional das empresas brasileiras, que se traduzirá em buscas por mais subsídios governamentais por parte de grandes empresas boas de lobby, e que serão bancados pelos contribuintes. Todo comunista tem excelentes ideias, mas que serão bancadas com o dindin alheio.
Pesssoal deveria se ligar que o problema nem é o 6x1 contra 4x3, mas sim os absurdos encargos trabalhistas. Se querem extinguir o 6x1, deveriam desestimular esse contrato estabelecendo maior remuneração ao que excedesse o quinto dia, por exemplo.
Se reduzir encargos, o empresário iria embolsar o desconto, não tem santo no mundo. Salários só sobem com desemprego baixo e escassez de mão de obra, o que tá bem longe de acontecer para empregos sem qualificação
@@sonicdeath100Só o Estado fixar o valor da hora trabalhada e acabar com o alto custo dos encargos trabalhistas. Se usar uma métrica de remuneração mais justa que vislumbre maior tempo de descanso para o trabalhador, mudando a lógica da tributação para o consumo ao invés do serviço, creio que vai melhorar. Essa lógica de tutelar o trabalhador com FGTS (Quem paga é o empregado e a empresa), e ao invés disso transformar o valor em remuneração, pois, essa poupança do FGTS tem sido dilapidada por políticos corruptos que repassam os custos para o ESTADO e nos obriga a pagar a conta....
@@sonicdeath100se embolsar ótimo que invista na empresa e gere mais empregos e consequentemente mais aumento de renda com dinheiro caixa para contratar
a dilma fez isso, deu um monte de isenções a título de aumentarem os empregos e só embolsaram como lucro, isso já foi comprovado... empresário quer lucro, essa imagem do empresário que "gera empregos" é fuleragem, o que gera empregos é a demanda por produtos e serviços
Sugestão de vídeo: Compartilha com a gente como foi sua vida profissional a partir dos 16 anos. Como era trabalhar 6x1 e que tipo de trabalho você fazia, pegar ônibus e metrô lotado, e quanto era sua renda, como era sua qualidade de vida, etc. Só para a gente ter noção de como você venceu essas condições sofridas em prol da economia. Quem sabe a gente se inspira na sua garra em ter passado por essa luta.
Escapa 6x1 toca no emocional das pessoas, assim como salário mínimo e leis trabalhistas. Ninguém quer trabalhar 6x1. Isso não deveria ser a realidade de tantas pessoas no Brasil. Mas não podemos esquecer que o Brasil é um país emergente, pouco produtivo e com ambiente de negócios ruim. A canetada do burocrata não vai fazer com que o Brasil vire a Dinamarca ou a Suíça. Não existe solução mágica.
Lituania é emergente e reduziu a jornada sem problemas. Desculpa pra boi dormir. Quem eleva a produtividade consideravelmente é o capital investido, correlação muito maior do que as horas de trabalho.
Eu queria ver aprovar o projeto com o texto que está, sem nenhuma contrapartida ao empregador. Muitos dos que trabalham 6x1 vão começar a trabalhar na escala 0x7.
@@dyegoscofty até quando as pessoas vão ficar uma contra a outra, se a empresa tiver prejuízo, ou aumentam o valor dos produtos ou reduz custos, é matemática.
Fernando Ulrich, concordo em partes, falar em livre negociação é uma visão tão utópica quanto melhorar a vida dos trabalhadores na canetada via leis, se parar para pensar, os principais interessados em acabar com a escala 6x1 são os trabalhadores que estão atualmente nessa escala, isso significa que esses mesmos trabalhadores estão nessa escala por falta de opção, caso contrario estariam em outro trabalho, a lei estabelece como limite essa escala e as empresas acatam a lei como se fosse a regra e não o teto, ou seja não existe margem para negociar porque as empresas simplesmente forçam o trabalho ate onde é permitido por lei, ou você tem alguma duvida que se fosse votado uma lei oposta a essa de diminuição de carga horária, portanto aumento de carga horária, essa nova lei de "teto"de horas trabalhadas não seria adotada imediatamente por todas as empresas de setores de subempregos? caso esse teto fosse uma livre negociação para trabalhar de domingo a domingo 365 dias por ano a livre escolha dos trabalhadores, por acaso acha que os subempregos teriam alguma força de negociação?
O debate nem deveria ser esse(6x1)!!E sim acabar com a fixação rigida de horas semanais e pagando por hora, como fazem os EUA. O problema é que os encargos trabalhistas e o peso do Estado no custo do trabalho devem diminuir ou acabar ....Essa lógica sindicalista e tuteladora só serve para criar fundos em que os políticos metem a não na poupanca do trabalhador.
6 часов назад+2
Vai pra lá então, aproveita e pede uma ambulância quando estiver passando mal de tanto trabalhar.
Verdade, um monte de Americanos loucos para fugir dos EUA. Todos brasileiros que conheço que se mudaram pra lá arrependeram-se amargamente, o principal motivo é o trabalho excessivo e a saudade do SUS!
Paguei que ele certamente irá. E lembre-se que ele consegue pagar um plano de saúde. Já chamou uma ambulância no Brasil? Ela leva uma hora para chegar e depois +4 horas de espera. Eai, brasileirinho?
A reduçao da jornada implica no aumento do custo de mão de obra para as empresas; isso é incontestavel. Ou seja, se já era dificil ser empresario no Brasil, vai ficar pior. A conclusão é que a chance de ascenção social do pobre através do empreendedorismo vai diminuir, e nenhum trabalhador percebe isso. Podem até ganhar a tão sonhada escala 4x3, mas serão empregados eternamente. Fico impressionado com a mentalidade do pobre brasileiro.
Cara, a questão é que o povao geral, ainda mais aqueles que apoiam o governo atual é que o vilão é o empresário e afins. Eles não vão entender isso enquanto tiverem em mente só o entendimento de vilania do empresário. Pra eles é difícil entender o ato de gerar valor literal. Eles acham que se não existe valor é pq algum vilão malvado tá causando isso e que com certeza esse vilão não é o governo. Pra eles se o povo tá trabalhando muito e o Brasil tá mal é justamente por estarem trabalhando de mais que as coisas estão ruins... Eles acham que se não aceitam que trabalhem menos é pq é um ato de malvadeza, pois não entendem a lógica da geração de valor. Se um valor é gerado sem esforço ele é literalmente baixo, mas se você fala isso eles acham que os empresários são do mal pq n querem o descanso deles... Eles não entendem que se mesmo trabalhando muito as coisas estão ruins com certeza é pq existe um problema fundamental impedindo as coisas de melhorarem Mas enfiaram na cabeça deles que eles têm que trabalhar menos e quem diz que é contra é automaticamente do mal Óbvio que o brasileiro tá destruído de tanto trabalhar mas isso não tá gerando nada de retorno positivo pois o governo tá administrando mal, e eles n entendem isso Se trabalhando do jeito que estão as coisas estão ruins imagine se trabalharem menos, aí acaba de vez Mas eles n entendem que o problema é o governo administrando mal o valor criado pelo trabalho excessivo deles
@rodrigodr8086 você está vendo o lado do empresários e o lado do trabalhador? Sabe 13º salário falaram na época que acabariam a economia, e foi melhor do que se imaginava para os comerciantes em fim de ano, pois o povo em sua maioria não tem educação financeira, logo não sobra quase nada para as compras de fim de ano. Agora vamos imaginar uma redução da escala de trabalho. O trabalhador pode buscar outra possibilidade, fazer um curso para elevar seu currículo ou ser um potencial consumidor. Claro, que o empresário vai olhar para seu próprio umbigo, mas será a destruição do capitalismo, pois a Europa faz isso.
Tenho 2 empresas. Uma é zero funcionários, apenas eventuais parcerias. A outra pretendo zerar funcionarios registrados ano que vem e Pejotizar. Ganharão na produção. Pra mim não muda nada. Eu mesmo nem vou no escritorio todo dia.
A economia sempre se adapta, isso é um fato, e sobre a produtividade, diminuir a jornada com certeza afeta isso, tanto que voce citou o agronegocio, e por viver numa cidade muito desenvolvida e tecnológica no agronegocio, posso afirmae que o 5x2 e 4x3 ja é uma realidade a muito tempo nesse setor, até porque conheço fazendas que ja tiveram 100 funcionarios e hoje funcionam com menos de 10 com maior produção inclusive.
Pode ser que o total de horas previsto na lei seja 36h semanais, considerando uma possível jornada de hora extra, que assim não poderia exceder 4h por semana, ou seja, 1h por dia. Daí a diferença de 32h (4x8) para as 36h (32+4)
Hoje já é 44h. 8h x 5 dias = 40 + 4 no sábado. A nova lei (bem bosta, aliás), é 8h x 4 = 32 + 4 no dia seguinte. Não é erro matemático. Só tiraram 8h de 1 dia trabalhado. A proposta é 5x2, mas querem vender como 4x3 para enganar, como é praxe.
Errado. Esse trecho da constituição fala exatamente da duração de trabalho NORMAL. questão de horas extras (quantas horas extras podem ser cumpridas por dia) são regulados pela CLT. Hoje a jornada normal prevista pela CF é máximo de 8 horas diárias e 44 semanais. E a CLT permite 2 horas por dia de horas extras alem das 8h.
Algo que percebo no dia-a-dia: povo comprando muito apesar da disparada da inflação. Parece que tá todo mundo se lixando para a situação explosiva (lembra muito os EUA: dívida louca e "dane-se"). Me assusta isso: fila em todo canto sem motivo para tal. Há muito crédito farto e brasileiro "avança" (os ingressos do Rio Open acabaram em 5 minutos).
Sr. Fernando, boa tarde! Não entendo sobre economia, mas a quem interessa, interna e externamente, que o Brasil continue sendo um país emergente, considerando nossas riquezas? Tento entender um pouco de tudo oque o Sr. fala nos vídeos, sempre aproveito alguma coisa. Obrigado
Sobre os comentários: Infelizmente Ulrich as pessoas curtem um bom "pão e circo" e o brasileiro é facilmente manipulado. O brasileiro médio quer ganhar "presentes" do Governo, viver de apoio. Infelizmente (novamente) muitos não aprenderam a aceitar como as coisas são e não tem o desejo de mudar sua condição, mas preferem se manter como eternas vítimas do destino, "Gabrielas" . Não entendem que para alguém ser dono de um negócio ele precisar gerar renda, ter produtividade, que muitos que iniciam seu próprio negócio trabalham 7/7, pelos comentários vejo que muitos só olham e parecem ter como referência grandes empresas, com 100, 500, 1000 ou + funcionários, esquecem da realidade do pequeno empreendedor dono de negócio com 3, 5 , 10 funcionários, ou mesmo solo, esquecem da realidade do trabalhador autônomo.... Já trabalhei 6X1, já me forcei a fazer 7/7 sendo CLT e autônomo ao mesmo tempo e antes disso fiquei 1 ano desempregado, e sinceramente, acho que as vezes o desemprego é o maior motivador para a pessoa querer trabalhar e produzir como um louco, querer abrir mais portas para o desenvolvimento e possibilidades de empregos ou investimentos, e se estiver ruim onde está, já começa a correr atrás de mudar ou mesmo ACEITA se sacrificar um pouco mais, ou busca OTIMIZAR o seu tempo livre para correr atrás de uma mudança.
Só daria para acabar com a escala 6 x 1, se compensar isso de alguma forma... A forma que proponho para compensar, seria cortar os gastos com a politicagem, dessa forma com esse corte, poderia ser usado esses recursos para diminuir os impostos pago pelas empresas e as mesmas podem acabar com essa escala sem reduzir o salario dos trabalhadores. O governo ganha poder de negociar com as empresas o fim dessa escala... mas claro, obviamente os politicos preferem aumentar ainda mais seus super salarios, como fizeram recentemente em São Paulo. "Vereadores de São Paulo aumentam próprio salário em quase 40% | Primeiro Impacto (13/11/24)"..
@@Anonimousxz proposta juvenil... enquanto o trabalho humano for barato as empresas não tem estímulo pra aumentar a produtividade, a forma de compensar é pegarem crédito barato pra automatizar o trabalho e planejar melhor o trabalho
Quando você trabalhar em um super mercado ganhando 1.412R$ gastando 4h para ir e voltar do trabalho +8 h de trabalho +1 hora de "descanso" o que daria 13 horas de sua vida perdida para ganhar isso... Desculpa Fernando, você vive na bolha Faria Lima, nunca viu a realidade, de gerente de RH falando em sua cara que o sonho dele seria obrigar os funcionários a trabalhar sem descanso, mas está MERDA DE CLT proíbe... Se fosse pago por hora seria fácil contratar "miseráveis" e aumentar os lucros, isso não é mentira!! Faça um reality Fernando, vá procurar emprego em um super mercado ou shopping fique 2 meses te dou 3 dias para você mudar de ideia.
Esse meu comentário, não será visto pois a maioria aqui nunca viu um funcionário de uma escala 6x1 em hipermercado ou shopping, no máximo teve empregos 5x2... Cara vocês vivem na Disney, ficam almejando o padrão dos EUA e Europa/Japão e Países desenvolvidos mas na hora de ter um pouco de compaixão por uma classe completamente explorada são: I LOVE CHINA!! Vocês são o pior tipo de pessoa que existe, são de direita quando lhe convém, quando mexem no bolso são da "ESQUERDA MAIS RADIAL" e aplaudem empregos exploratórios.
Esses problemas que você citou não se resolvem na canetada. Desculpe, mas você não entende o ponto central dessa e de tantas outras leis brasileiras. Aqui achamos que podemos resolver os problemas combatendo os sintomas, achamos que o problema vai ser resolvido se entregarmos na mão do Estado e ele criminalizar ou descriminalizar.
Nos países mais desenvolvidos e nem tanto (Portugal), há 2 modalidades de contrato, uma contrato tipo CLT e outra hora trabalhada. A maioria gosta da hora trabalhada e faz seu tempo.
@@gracielaschmidt de certa forma no Brasil isso existe, na forma de bicos ou trabalhos extra , como bolo de pote, salgadinhos etc. Concordo que o regime de trabalho por hora é mais interessante para o funcionario.
Um professor economista, descendente de asiático, claramente de esquerda falou num vídeo que "empresas que não conseguem sobreviver com a diminuição da carga horária não deveriam existir". Chocada. Enfim, deveria ser 2 opções por hora ou escala 5x2 (como dos funcionários públicos).
ou seja, ele sem perceber esta com um discurso que favorece os grandes empresarios, pois eles podem repassar os custos disso para os produtos, ja os pequenos, como ele disse, vao deixar de existir o que vai enriquecer ainda mais os mais ricos.
@@quagengineer1877 não, vai enriquecer os mais ricos, que tem condiçoes de bancar ou vao repassar o custo, o trabalhador vai ser prejudicado, pois quem mais emprega sao os micro e pequenos empresarios que vao ter que demitir funcionarios caso essa medida emocionada passe no congresso.
Cortina de fumaça o tema da escala 6x1( já trabalhei e também 5x2 ), deveriam é focar em retirar impostos das empresas, em quanto isso o dolar tocando próximo de 6, deficit fiscal, descontrole, isso tudo está de lado pra falar de outra coisa. Inflação real de 20%.
O que esperar de um ministério cujo ministro já assumiu em entrevista ter feito dois semestres da matéria onde ele só passou "colando". Palavras dele "não entendo nada de economia. O guru dele é o Mula... PIADA
Perfeito. Mas ele vai bater no governo pq não é da linha que ele acredita. Até mesmo se o Haddad apresentar um plano de cortes estrutural, envolvendo todas as esferas do poder público, que realmente funcione, o Fernando vai criticar. Adoro as análises aqui, aprendo bastante, mas o viés é absurdamente forte. Tem que descontar.
Tem que acabar fim de semana e feriados! Escala 7x0. Todos deveriam trabalhar 7 dias por semana. O que precisa reduzir é a carga horária, talvez trabalhar 4 ou 3 horas diárias. Geraria mais empregos e distribuiria o fardo entre mais pessoas sobrando mais tempo para família, estudos, lazer etc... Muitos vão criticar porquê daí não terão o dia do funk e churrasco com amigos, mas são hipócritas que exigem que médicos, policiais, enfermeiros, bombeiros e atendentes de lojas estejam trabalhando nesses dias.
Cortando parte desses beneficios sociais qye na maioria das vezes não vai para quem precisa e a meu ver não tirou ninguém da miséria, daria uma aliviada. Tem gente que os usa para comprar maquiagem, fazer churrasco e por aí vai. Se eu tivesse o direito de usar meus beneficios como bem entendesse, desde FGTS a INSS já teria a liberdade financeira que desejo.
A carga tributária no Brasil é enrolada.. Existe essa oneração da folha de pagamento exagerada, mas por outro lado, não se tem imposto sobre dividendos, daí imposto de empresa é sobre faturamento e não lucro.. imposto de renda fica com a tabela congelada um tempão onerando quem ganha menos e nem devia estar sendo cobrado.. muito imposto sobre consumo... tà meio que tudo errado, por isso na hora de discutir o fim da 6x1, fica tudo nebuloso.. não era pra ser assim pois até os EUAs limitam a jornada a 40h semanais
Gosto de vir assistir seus vídeos, Ulrich... Sempre que bate aquela síndrome de impostor é bom vir aqui ver que até gente muito energúmena consegue fingir que sabe sobre economia.
Ignorantes sabem não só economia, sabem tudo, pois não apresentam argumentos e nem se embasam na realidade, só diminuem o outro. Tenho asco de quem discorda, faz frase foda e não argumenta nada como você.
O pessoal tá achando q vai trabalhar menos horas e ganhar a mesma coisa ? Kkkkkkkk , em 2024 tem gente q acredita em papo furado, como dizem: a ignorância e uma benção pra muitos. A solução, sistema eua: Quanhar por hora, mais trabalha mais ganha, quer ficar em casa ? Passa fome. Abraços !!!
O que vai acontecer de verdade é acelerar a digitalização de automação de muitas tarefas. Algo que antes o patrão empurrava com a barriga pra um funcionário fazer vão procurar otimizar a produção e automatizar coisas. Isso tudo em certos aspectos é bom pois vai trazer um ganho de produtividade mas tenho sérias duvidas se no saldo final os postos de trabalho cortados serão repostos por empregos de maior valor agregado.
@@AldoAnizio exato, se o trabalho humano é barato não vale a pena "aumentar a produtividade", não funciona fazer isso de sopetão, mas isso está bem longe de ser o caso no brasil
eu faço economia na UFRJ, eles não tem essa analise de ciclos, mas dizer que o seu canal tem mais conhecimento em economia é sacanagem, aqui é só um filtro ideológico da escola austríaca apesar de ser um conhecimento valioso não entra em nuanças do que de fato existe em um curso de economia renomado... dito isso eu gosto do seu canal e da sua visão do mundo apesar de ser um canal especifico para investimento e finanças com recorte ideológico
O incrível é q o governo gasta tudo e vc não vê nada. Cadê as estruturas ferroviárias pelo Brasil, cadê as reformas das ruas e estradas esburacadas? Etc
Mas porque as empresas não optam pela modalidade mais liberal? Tem MEI, tem PJ, tem Freelancer...pgamentos por dia, por semana! Tem tantas modalidades, só trabalhar e testar!
De fato Fernando o Brasil é um país exótico , mas tão exótico que eu não vou mais comprar meus fogos de fim de ano , posso ser confundido com homem 💣💣💣💣
Concursado, servi quase 33 anos ininterruptos nas FA, sendo que pouco mais de 25 com expediente iniciando muito antes das 6h e incontáveis términos bem além das 17h que seriam o normal. Escalas de serviços 24/48h que ao sair já embarcava para o expediente integral. Muitos anos trabalhei em escalas aos sábados, domingos e feriados e que mal tinha um sábado e domingo integral com a família, tudo sem direito a horas extras. Sobre o fim do 6x1, penso que se aprovada, deveria vir junto com um pacote para redução proporcional aos salários, e inclusive redução de percentual de direito sobre horas extras. Questão de justiça com os empreendedores sob risco de fecharem suas portas, além do farto aumento de impostos que carregam no lombo.
comparação fuleira, militar tem muitas benesses que mantém ao se aposentar prococemente, como contrapartida aos "abusos", síndrome de herói; a economia e as empresas se adaptam, enquanto o trabalho humano for barato não têm estímulo pra aumentar a produtividade
Quanto mais empreendedor mais valorizada a mão de obra, melhor será para o empregado CLT, independente da horas trabalhadas. Trabalhe para você mesmo e fuja dos patrões sanguessugas
Desastre econômico e social é o nosso modelo atual de trabalho, isso sim. O sujeito trabalha, entrega mais da metade das horas de vida dele para o patrão e não consegue sequer garantir dignidade através da venda das horas. Não falta só tempo, falta DIGNIDADE no modelo atual pra grande maioria das pessoas.
Sobre a 6x1, temos algo aprovado assim, para mudar quem ficara com a conta, o funcionário receber menos ou os produtos mais caros na prateleira , se virar lei simplesmente as empresas se adaptam e repassam pra frente os custos, isto deixaria o país todo mais caro de se viver, quanto gastariamos de mercado, gasolina... Sou a favor de trabalhar menos, mas como fazer isso sem aumentar os preços , olha os carros , é surreal os preços , imagina pra quanto vão, ficara impossivel pobre ter carro e outras coisas, quero escala menor, mas sei que se aprovada vou pagar mais caro em tudo, pois o mercado todo vai se adaptar pra isso.
nos países desenvolvidos os serviços são caros, o pessoal sonha em ir pra lá justamente por isso, viver barato às custas da exploração dos outros é tentador
Já trabalhei na escala 6x1, é totalmente desumano. Essa lei precisa ser discutida. Ao mesmo tempo a realidade da economia do Brasil, pequenas e médias empresas não irão conseguir "bancar" a mudança. É OBRIGAÇÃO DO GOVERNO VIABILIZAR, SUBSIDIAR O CUSTO DESSA REFORMA. Através de diminuição dos impostos ou carga trabalhista ás empresas. Escala 4x3 é ridiculo, não somos um país de primeiro mundo com tecnologia de ponta que potêncializa ganho de produtividade, mas é totalmente justo uma escala 5x2, com um domingo de folga por mês. Essa discução não pode parar, e depende mais do governo fazer a parte dele do que jogar a conta para as empresas.
Vejo muitos argumentos contra a 6x1 um deles é "a mais nossa economia nao é igual a da Europa para fazer isso" E está certo não é, mas a pergunta é quando será? A resposta é óbvia, NUNCA, pois o país sempre será o país do futuro só tivemos progresso clm VARGAS, JK e nos PNDs 1, 2 e 3. Fora dessas épocas nossas indústriaa só encolhem e a demanda por mão de obra qualificada (que recebe mais) não tem o devido crescimento para que o "país do futuro" chege nesse "futuro". Resumo: Se os governantes nunca ajudarão a sociedade a fazer o BR se tornar desenvolvido que se dane a espera pelo desenvolvimento abaixo a escala 6x1. Sonegem impostos, fds o estado quebre a po**a toda essa zona não tem futuro mesmo e se for para as pessoas terem mais tempo para fazerem oque quiserem, seja assim. Os empregos do setor terciário não aumentarão, a renda do setor de serviços não aumentará e os que são do setor primário sempre sofrerão mais em breve o VIETNÃ tera uma renda per capta em dólar maior que a nossa, eles já exportam mais bens manufaturados de tecnologia que nós mesmo então não há esperança para está zona chamada Brasil.
Discutimos a cosmética mas, o real problema é a bipolaridade que se configura. De um lado os liberais, promovendo o estado mínimo e do outro os socialdemócratas, centralizando todas as decisões no leviatã chamado estado a caminho de 1984. Rezo por Milei e pela liberdade, carajoooo!
Problema Ulrich é que o "Ticket" médio do Brasileiro ja é baixo demais....se baixar o salário ou aumentar demais os preços, o mercado quebra. Será assim: Grandes empresas voltam a ser média pra se manter, medias quebram de vez, as pequenas se mantém, porque são mais pés no chão e não buscam Capital de terceiros e muito menos capital do Governo (Crédito Barato). Fora que o Governo e BNDES e alguns bancos vão se endividar e ter prejuizos, que serão repassados a união via "Receita Cessante"....o que vai aumentar ainda mais a Dívida Pública e ai sim gerar mais inflação...porque a venda de títulos será nescessária!
Tem uma galera muito grande que vive de 4 em 4 anos. Tem muitos funcionários para-públicos. Tudo o que o estado compra seja serviço ou produto é fruto de acordo partidário-político aonde essa galera em contra partida "do acordo" apoia, vota gerando poder paralelo. É só olhar a sau volta tem muito serviço público feito por essa galera para-partidária.
Não adianta querer viver o sonho americano sem implementar as práticas que os países de primeiro mundo adotaram para alcançar o sucesso e construir uma nação próspera e rica. A CLT só atrapalha o funcionário e o empregador.@@mateusferreira722
@@mateusferreira722 os direitos que tanto falam são fictícios. Inventaram isso para fazer parte da lavagem cerebral e as pessoas acreditarem. Dividir o salário da pessoa em 13 ao invés de 12 e fingir que está bonificando-a com o 13o salário é enganação. Estabilidade também não há. Se o funcionário é um lixo, será demitido com ou sem multa. FGTS também é enganação. É um pedaço do seu salário que te roubam, governo fica usando e lá na frente ele te devolve com uma correção ridícula, mas faz parecer que ele é bondoso e está te ajudando. Não se iluda com a CLT. Se ela acabar, é questão de pouco tempo até o salário de todo mundo aumentar para contemplar o FGTS, férias, INSS, 13o e todas as outras patifarias. O mercado se auto regula.
@@mateusferreira722Não adianta querer viver o sonho americano sem implementar as práticas que os países de primeiro mundo adotaram para alcançar o sucesso e construir uma nação próspera e rica. A CLT só fode com funcionário e o empregador.
Hj a falta de mão de obra é basicamente por os baixíssimos salários oferecidos! E a "Liberdade "de bar ganha com o empregador significa demissão! Simples assim !
Me poupe, Fernando. Tem temas que às vezes é melhor ficar calado do que falar abobrinhas. A escala 6x1 vai acabar nesse país atrasado, independente dos argumentos de charlatões que vocês estão esperneando. Livre negociação entre funcionário e empregador não existe no mundo real pra quem trabalha pra comprar comida e pagar aluguel. Fim!
A taxa de Juros pode ser 11,25% ou 14,00% que o político sabe que 99,00% da população não sabe o que é. Mas o dólar a 6,00 reais sim. Depois que o governo se reuniu com os bancos acho que foi para não deixarem o dólar ir a 6,00, pois sai no JN.
Esse assunto de 6x1 ja ta enchendo a paciência... isso nao vai acontecer, estamos discutindo algo q que nao vai acontecer... o certo seria trabalhar por hora e o empregado e o empregador deveriam negociar.. mas a real o sindicato nao quer abrir mao de negociar e o povo quer que o governo ( que faz tudo errado ) resolva um problema.. isso nao vai mudar , isso é utopia , pra quem quer sair do 6x1 o caminho é estudar ou aprender alguma profissão que possa melhorar isso e nao adianta chorar .
Sabe o pior, o Fernando não tem visão do que ele está falando, Quando estava na faculdade surgiu essa pergunta do porque seres humanos não tem empatia com o "Desconhecido". O Fernando não é um cara ruim ou tem mas intenções... mas sua falta de visão do que acontece na lama, no esgoto, no "Andares" mais baixo da sociedade é notório. O cara vive em um mundo da Disney onde pessoas boas existem em todos os lugares, onde pessoas dão empregos digno, e todos vivem felizes para sempre🥰, que lindo a mente da Faria Lima. Vocês contam ou eu conto? Fernando faz um reality, vive o "Sub Mundo" do empego 6x1, pegando ônibus lotado, 4 folgas no mês, 1.412 R$, e ouvir de engomadinho que 6x1 é justo.
Como se o problema disso fosse algo na lei é não a baixa produtividade do país e o tanto que o governo atrapalha. Não adianta ter empatia e não entender as causas do que se tem empatia.
Eu pego 6x1 e sei que essa lei é ruim para o país. Vocês tem que entender que não existe soluções fáceis para esse problema. O 5x2 ou 4x3 poderia funcionar muito bem, e realmente seria maravilhoso para o país, SE fosse acompanhado de reduções de impostos para as empresas.
O tutuber que trabalha enquanto viaja.... trabalha enquanto bebe com os amigos nos melhores restaurantes... que faz o que quer... Quer convencer o cara que trabalha até enquanto dorme que sai a 4 da manhã e volta as 22h sem ter vida, que nunca sabe que dia da semana será a folga..... Quer convencer esse cara que o brasil vai quebrar se ele tiver uma vida???? Vai meter agora que o custo da mão de obra nessa republiqueta subdesenvolvida é alta?????? Só hipocrisia de quem acha que existe negociação entre o tronco e o chicote.
Obrigado pela explicação! Só uma pergunta fora do tópico: Eu tenho uma carteira SafePal com USDT e tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Como devo proceder para transferi-los para Binance?
Triste ver, pelos comentários, como tanta gente cai no truque da "cortina de fumaça" para desviar o foco, como o Ulrich bem destacou. O verdadeiro problema está no tamanho colossal do governo, que sufoca uma economia sofrida e com já sérios problemas, principalmente de produtividade. A maior parte da classe política adora brincar de "social democracia européia" e o povo cai nessa ladainha... boa sorte, Brasil, que Deus nos ajude!
Com esse negócio sem nexo da escala 6x1 está saindo algo bom... Está vindo projetos para ser livre, acabar com o lixo da CLT... Hoje a única forma é sendo PJ
Mas é claro que o ancap rico que trabalha sentado no ar condicionado vai defender a exploração de quem trabalha em 6x1. Quem é contra ou nunca trabalhou nessa escala ou se beneficia diretamente dela. Você mostrou uma análise enviesada e descolada da realidade. A relação de causa entre produtividade e horas trabalhadas só funciona se você desconsidera a inexistência de avanço tecnológico ou em setores onde não há escalabilidade. Aí se usa essa falácia para justificar manter o trabalhador na coleira. A sua apreensão é no balanço das empresas e consequentemente na expectativa de distribuição de dividendos. Ou seja, não importa que as pessoas sejam tratadas de forma desumana, tendo suas vidas sugadas em prol de mais uma porcentagem de upside no seu portfólio. Mais uma vez, é o setor financeiro vivendo em uma bolha de privilégios e parasitando quem realmente produz e sustenta este país. A verdadeira riqueza de um país são as pessoas, não o PIB ou o seu bônus de fim de ano. Um país de trabalhadores adoecidos e sem dignidade é um país pobre. Por isso as análises econômicas em teoria libertária são ridicularizadas pela academia.
Fernando, eu te proponho um desafio. Arrume um emprego em escala 6x1 que pague um salário mínimo e se mantenha só com isso. Caso queira mudar de área só vale usar os cursos que você vai fazer enquanto estiver trabalhando nessa escala, para mostrar que é possível.
Não é sobre quanto tempo vc trabalha, é sobre quanto do seu salário vc consegue guardar e aplicar e por quanto tempo. Tentar fugir dessa realidade, só irá te fazer perder tempo com essas besteiras e envelhecer pobre e dependente do INSS 😢
Eu estava achando a ideia do 4x3 boa. Flexibiliza a CLT, o empregado trabalha mais horas por dia ao invés de mais dias por semana, teria que gastar menos tempo com transporte, abre a opção para vários tipos de jornada permitindo negociação. Mas não contava que o povo fosse tapado o suficiente para querer também a redução total de horas trabalhadas, como se isso nao fosse reduzir salários.
Logo vc Ulrich que fala tanto do livre mercado falando que muitas empresas irão quebrar com a mudança de jornada? Desaprendeu que o q cria empresa é demanda e se tiver demanda alguém mais eficiente vai assumir o lugar? Não é isso que vcs sempre pregaram? Então pq agora o discurso mudou? Seus interesses pessoais foram atacados? Ou vc nunca pensou naquilo que dizia e só repete como um papagaio?
Faltou a senhora deputada Herica Hilton frequentar as aulas de matemática na escola. Mas parece que ela já implementou o regime de trabalho que defende à sua atual função já que faltou em 33% das sessões de trabalho na Câmara.
Voce não sabe exatamente porque os jornais amigos do governo não falam disso. Procure saber sobre rombo fiscal, inflação, projeção de futuro, estatais com prejuízos bilhõnarios, 40 ministérios, impostos, crise do NSS, ZERO CORTE DE GASTOS, dolar a R$6, bolsa fraca @@LucasFerreira-yp6md
Essa história de que o empresário e o funcionário devem fechar o acordo de horas trabalhadas e salário sem nenhuma intervenção do governo e loucura , o empresário obviamente irá criar na empresa dele uma escala 7x0 e pagará um salário mínimo. O funcionário irá aceitar pq todo o mercado pagará pouco e ele precisa de trabalho para sobreviver, então essa barganha na verdade não existe. Se o patrão puder lucrar por funcionário 3 x mais que ele paga no salário ele irá, e se o governo não cobrar nenhum imposto o empresário irá colocar os lucros no bolso e vai ganhar 10x mais com o funcionário e vai continuar pagando salário mínimo . Essa história de que o empresário irá repassar os lucros para a equipe é uma ilusão.
Aí é que está… o que eu vi dentro da a área de tecnologia a alguns anos foi exatamente o contrário: Patrão oferecendo mundos e fundos pra funcionário, assim conseguia manter pessoas e tocar a sua empresa. O que ninguém consegue ver com esse papo de patrão vai tirar tudo do trabalhador é o fato que isso só ocorre porque existem poucos “patrões” concorrendo entre eles pela mão de obra. Vou te dar um exemplo muito concreto. Vai no linkedin e coloca na busca de trabalho: project manager (gerente de projetos) e coloca a localização no Brasil, depois só troca para Estados Unidos. Veja a diferença na quantidade de vagas 😉
Se a carga tributária não fosse obscena, as coisas poderiam funcionar dessa forma. O governo gera muitas regulações desnecessárias e cobra muitos impostos, por isso que as coisas são tão difíceis pro funcionário e pro patrão. Uma canetada pra diminuir as horas de trabalho não resolve o problema. Na verdade, no curto prazo vai ser bom pro funcionário pois ele vai trabalhar menos e ganhar o mesmo tanto, mas no médio/longo prazo vai gerar perda de poder de compra, redução da produtividade, desemprego… não dá pra ignorar esse macro. O real problema é o governo quem está gerando e agora ele tá querendo aplicar uma medida que vai gerar problemas ainda mais complexos
Cê tá ligado que o salário do empregado é o menor dos custos dentro de uma empresa? Sabes que não é esse o real problema. Mas tudo bem, siga se iludindo e culpando o 'empreendedor.' O estado tá certinho em tudo que faz... hipócrita.
Rapaz, o empresário é malvado mesmo em. Engraçado que em lugares com política laboral mais livre, isso não ocorre, mas certamente vai ocorrer aqui, pq vc está dizendo. O Brasil tem a política laboral mais pró-trabalhador do mundo. Qual o resultado? Salário mínimo e baixíssimo poder de compra. A economia não é feita apenas pelos donos do meio de produção, mas pelos CONSUMIDORES. Você é apenas burro pra krl msm.
Claro que não. Essa produtividade é baseada no valor da moeda e não na quantidade produzida. O kilo do pão francês nos Estados Unidos custa 6 dólares (30 reais) e no Brasil 10 reais. O padeiro aqui produz em uma hora a mesma coisa que o padeiro lá, a diferença é apenas uma questão monetária e não necessariamente de produção
@macroma não é dessa produtividade que eu estou dizendo, embora compreenda o que você está falando. Há maneiras e maneiras de medir produtividade, a que você mencionou é apenas uma delas, existe produtividade monetária e propriamente produtiva, que estará mais relacionada ao nível educacional/intelectual, aí o brasileiro leva uma surra feia.
A solução então é modernizar a produção com capital e tecnologia, não dar chibatada e fazer o brasileiro trabalhar 8 vezes mais horas do que os americanos.
De imposto zero subiu para 6, depois 9 e agora 25% de imposto sobre painéis solares, será que o Sol segue isento?!.
Parabéns ao Taxxad, o amor venceu!
O sol, por tabela, está sendo taxado também!!!!!!!!
fim do 6x1 é o desastre econômico e social? Não (necessariamente). Mas pode ser (se for feito de mal feito).
Culpa totalmente SUA!
A SUA imbecilidade ao votar em deputado e senador de Direita, lobistas das grandes empresas e banqueiros, fizeram essa Lei durante o governo bolsonaro.
Exemplo uma bateria de carro custa 450 reais
O estado cobra 250 reais de tributo sem ter ajudado em nenhuma fase da produção do produto.
O estado quer mesmo ver agente brigando por 6x1 ou 4x3 ou 5x2 enquanto isso ele rouba o trabalhador e o empresário
Esses ladrões, nem arrecadando o PIB inteiro em impostos, resolvem nada. Quanto mais recolhem, mais roubam.
fim do 6x1 é o desastre econômico e social? Não (necessariamente). Mas pode ser (se for feito de mal feito).
Trabalhei 6x1, 36 horas mais horas extras.. em 2008, acho que o salário era 850 reias, no suporte de TI num call center. Ninguém merece, inferno. Unica forma de folgar num final de semana era fazer acordo com colega de trabalho e trabalhar 12 dias pra poder folgar dois.
Concordo amiguinho 6x1 pra ganhar um salário mínimo é uma humilhação mesmo o ideal seria 4x3 pelo menos eu trabalho 5x2 sou servidor público pra 1 salário mínimo
@@Aduel224x 3 já é vagabundagem se quer trabalhar 4 dias ou vai vender geladinho na rua ou montar sua própria empresa, 5 x 2 até vai
E quem quer trabalhar 6x1? Não vai poder porque outros não querem kkk
@@raulechenique7019 Eu aqui lendo esses comentários sendo corretor de imóveis que trabalha de segunda a sábado e fui escalado pra fazer plantão hoje, domingo.
@@ALSPEHEIR por que tu não abre tua própria corretora então?
Eu, já trabalhei na escala de 36 horas semanais, em dois empregos; um no setor público e outro em banco. Já trabalhei na escala 6X1 no grupo pão de açúcar e, já trabalhei na escala 12X1, empreendendo. Quem trabalha na escala 6X1, não tem poder de barganhar. Ganha pouco, com 0 chance de progredir na empresa; são pessoas exploradas, que envelheceram, com a saúde física e mental debilitada, criando um grande passivo, no futuro.
Geralmente uma pessoa que tá no 6x1 se colocou lá. Imagina você com filhos nesse trampo? Quem fez os filhos? Quem arrumou responsabilidade antes de progredir? Eu já trabalhei em CINEMA... cinema nunca fecha. Hoje sou professor de educação física. Sobrevivo com CLT + informalidade. Trabalho 5x2 + meus trabalhos de personal e consultoria que arrastam meu final de semana no notebook. Ruim não é não ter tempo, ruim é viver com altos impostos deste país.
Só daria para acabar com a escala 6 x 1, se compensar isso de alguma forma...
A forma que proponho para compensar, seria cortar os gastos com a politicagem, dessa forma com esse corte, poderia ser usado esses recursos para diminuir os impostos pago pelas empresas e as mesmas podem acabar com essa escala sem reduzir o salario dos trabalhadores.
O governo ganha poder de negociar com as empresas o fim dessa escala... mas claro, obviamente os politicos preferem aumentar ainda mais seus super salarios, como fizeram recentemente em São Paulo.
"Vereadores de São Paulo aumentam próprio salário em quase 40% | Primeiro Impacto (13/11/24)"
@@Viniciuscostatreinadortrabalhou no cinema enquanto pqpai pagava as contas de casa e você estudava, pq nunca vi trabalhar em cinema e subir na vida
@@Viniciuscostatreinadorparabéns pela sua luta. Mas a sua realidade não é a realidade dos outros. A economia precisa que milhões de pessoas se coloquem na condição do 6x1 e milhões de pessoas irão se colocar. Muitos talvez tivessem alternativa, mas a maioria não tem. Temos que lutar para melhorar as condições do trabalho e não fugir de trabalhos ruins, porque se conseguirmos uma alternativa pra nós, só estaremos transferindo essa condição para outro ser humano.
Nos temos de valorizar o trabalho e o trabalhador, e construir um país de classe média trabalhadora. Acredito que 5×2 contribui para isso.
Pra mim,essa deputada foi orientada pelo governo federal a trazer essa discussão para esse momento.O objetivo é trazer para a mídia um fato novo,para tirar o foco da imprensa aos assuntos:Dólar,gastos públicos.etc...
@@leonardobianchi8601 com certeza, até porque o mais prejudicado será o próprio governo que deixará de arrecadar e pagara muito seguro desemprego, a questão é que será uma discussao meramente politiqueira.
Eu tenho certeza que nenhum deles pensou em nada, orientaram nada e houve planejamento de nada. Não souberam nem fazer uma conta de matemática. O objetivo eu concorco com vc, é populismo midiático, que atinge onde aperta o trabalhador: a rotina puxada em empregos que pagam pouco.
fim do 6x1 é o desastre econômico e social? Não (necessariamente). Mas pode ser (se for feito de mal feito).
@@rubenssousaoliveira5766 A forma bem feita é permitir a liberdade entre empregados e empregadores.
Existe uma realidade para cada setor,ou mesmo,para cada empresa.A própria reforma trabalhista da era Temer,de uma certa forma, já dá essa liberdade.
Algo que poderia mudar, é a forma que a lei trabalhista brasileira estabelece o salário mínimo.Poderiamos fazer como muitos países desenvolvidos,e estabelecer o salário mínimo por hora trabalhada,ao invés do modelo mensal atual.
Assim,se permitiria contratos de trabalho muito mais livres e o salário mínimo por hora,tornaria claro para o empregado o quanto ele ganharia,em termos relativos.
@@antoniomileo5084 O próprio governo sabe que essa lei nem vai chegar a ser votada de fato.Mas enquanto a população e mídia discutem o tema,o governo ganha tempo para ver quem ganha a disputa interna:A ala política ou a ala econômica
Num pais que o judiciário e o legislativo é impredutivo e caro. Os trabalhadores no mínimo eram p se revoltar
Até que enfim um bom comentário…
No Macaquil a passividade é histórica!
Futebol, carnaval e cachaça = 0 revolta, 100% passividade.
fim do 6x1 é o desastre econômico e social? Não (necessariamente). Mas pode ser (se for feito de mal feito).
@@rinoandrade7382 igreja envanjegues com pastor políticos corrupto bilionários... São piores que cachaça e carnaval.
As horas a mais que os profissionais possam ter é favorável ao seu canal, antes trabalhava 6x1 e infelizmente um doença me tirou o emprego e pude ter tempo para estudar economia e hoje tenho muito mais noção e invisto sempre.
o canal do josé kobori é melhor e tem um vídeo muito bom sobre a escala 6x1, vale a pena assistir
32:33 Sei lá, Fernandão. Acredito que ambas as situações são relevantes e não se anulam. A escala 6x1 limita a capacidade do empregado médio de se desenvolver individualmente e/ou passar o tempo com a sua família. Já o estado é sim inchado no país e mantém uma carga tributária insustentável no longo termo tanto para o empregador quando para o empregado. Sem contar o protecionismo de alguns setores, que incentiva a ociosidade e desincentiva a competitividade, como no setor automotivo.
Tenho 24 anos, CLT 6x1, 1700 salário. Moro sozinho e não sobra energia para estudar, depois de chegar morto em casa, ainda tenho que fazer algumas tarefas de casa e depois é direto pra cama, e quando acordo, já tem mais coisa pra fazer. 6x1 é impossivel de conciliar.
Já tive essa fase. O lance é se profissionalizar e ser um profissional escasso.
Agora, a solução pra eliminar 6x1 na canetada é tão boa quando aumentar o salário mínimo pra 20 mil reais. Emocionalmente gera um calor humano pois a intenção é boa, mas não caia na arapuca. Sempre suspeite de soluções mágicas.
Tu só vê o pessoal que trabalha um dia por semana, como o Fernando, defendendo o 6x1.
Quem já trabalhou no 6x1 sabe o quão desgastante é essa rotina
1700-2000 é o mesmo salário de 10 anos atrás! só esses arrombados youtubers (e os empresários lógico) que são contra
Simples, pare de trabalhar e vira patrão. Ficar chorando não vai te fazer prosperar.
@@helton8549se o patrão não tem dinheiro para pagar um funcionário é melhor que ele deixe de ser patrão
_Não existe almoço grátis, como diria Milton Friedman..._
Na Europa, de modo geral, as pessoas trabalham cinco dias por semana. A semana com quatro dias de trabalho nunca foi implementada com sucesso em nenhum país, sem que houvesse uma compensação do governo ou dos próprios trabalhadores.
Em 1998, o governo francês implementou a redução da jornada de trabalho de 39 para 35 horas, mas mantendo o modelo de cinco dias de trabalho por semana na maioria dos casos.
O que aconteceu entre 2000 e 2002 foi um congelamento de salários. Os aumentos não acompanharam a inflação, o que ajudou as empresas a financiarem a redução da jornada.
Outra situação que ajudou as empresas, foram as isenções de contribuições previdenciárias. Com isso, as empresas conseguiram absorver o custo da redução da jornada com aumento da produtividade.
Será que o governo Lula está disposto a diminuir impostos para ajudar as empresas na redução da jornada de trabalho aqui no Brasil?
Compartilho da mesma opinião, não existe redução da jornada quando se carrega um elefante nas costas (estado).
Ta bom camarada, agora vá lá descarregar 3 caminhão de lajota pra ganhar seus 50 conto por dia vá
@@henriquedias2564 Utilize melhor teu cérebro, meu caro
@@henriquedias2564Nada, é melhor ACABAR com esse tipo de trabalho, aí o trabalhador não precisa se humilhar assim; tá certo que ele não vai arrumar emprego em nenhum outro lugar, mas pelo menos não vai ser assim 🐸👍
@@henriquedias2564 argumento ad passiones
Eu tenho empresa, todos meus funcionários são registrados, não vejo problema no fim da escala 6x1, só alterar a escala e contratar uma pessoa e repassar o custo para consumidor final! Se sua empresa tem risco com o tipo de proposta dessa, vcs devem repensar seu modelo de negócio!
O problema são as micro empresas que tem 2 ou 3 funcionários, pra essa conta fechar teria que contratar 0,5 funcionário.
seu nickname fez jus a frase.
Em suma, produtos mais caros e mais queda na competitividade internacional das empresas brasileiras, que se traduzirá em buscas por mais subsídios governamentais por parte de grandes empresas boas de lobby, e que serão bancados pelos contribuintes. Todo comunista tem excelentes ideias, mas que serão bancadas com o dindin alheio.
@@Ocontadordeilusões Substitua por IA sai mais barato e produtivo.
@@dubstepbhz9366 a maioria das profissões n consegue substituir, mas sim otimizar.
É BEM ISSO, ESSA HISTÓRIA DA ESCALA 6X1 É PARA DESVIAR O FOCO DA ATENÇÃO DOS GASTOS DESSE DESGOVERNO QUE VEM CHAMANDO A ATENÇÃO.
Pesssoal deveria se ligar que o problema nem é o 6x1 contra 4x3, mas sim os absurdos encargos trabalhistas.
Se querem extinguir o 6x1, deveriam desestimular esse contrato estabelecendo maior remuneração ao que excedesse o quinto dia, por exemplo.
Se reduzir encargos, o empresário iria embolsar o desconto, não tem santo no mundo. Salários só sobem com desemprego baixo e escassez de mão de obra, o que tá bem longe de acontecer para empregos sem qualificação
@@sonicdeath100Só o Estado fixar o valor da hora trabalhada e acabar com o alto custo dos encargos trabalhistas.
Se usar uma métrica de remuneração mais justa que vislumbre maior tempo de descanso para o trabalhador, mudando a lógica da tributação para o consumo ao invés do serviço, creio que vai melhorar. Essa lógica de tutelar o trabalhador com FGTS (Quem paga é o empregado e a empresa), e ao invés disso transformar o valor em remuneração, pois, essa poupança do FGTS tem sido dilapidada por políticos corruptos que repassam os custos para o ESTADO e nos obriga a pagar a conta....
@@sonicdeath100se embolsar ótimo que invista na empresa e gere mais empregos e consequentemente mais aumento de renda com dinheiro caixa para contratar
a dilma fez isso, deu um monte de isenções a título de aumentarem os empregos e só embolsaram como lucro, isso já foi comprovado... empresário quer lucro, essa imagem do empresário que "gera empregos" é fuleragem, o que gera empregos é a demanda por produtos e serviços
Sugestão de vídeo: Compartilha com a gente como foi sua vida profissional a partir dos 16 anos. Como era trabalhar 6x1 e que tipo de trabalho você fazia, pegar ônibus e metrô lotado, e quanto era sua renda, como era sua qualidade de vida, etc. Só para a gente ter noção de como você venceu essas condições sofridas em prol da economia. Quem sabe a gente se inspira na sua garra em ter passado por essa luta.
Escapa 6x1 toca no emocional das pessoas, assim como salário mínimo e leis trabalhistas. Ninguém quer trabalhar 6x1. Isso não deveria ser a realidade de tantas pessoas no Brasil. Mas não podemos esquecer que o Brasil é um país emergente, pouco produtivo e com ambiente de negócios ruim. A canetada do burocrata não vai fazer com que o Brasil vire a Dinamarca ou a Suíça. Não existe solução mágica.
Lituania é emergente e reduziu a jornada sem problemas. Desculpa pra boi dormir.
Quem eleva a produtividade consideravelmente é o capital investido, correlação muito maior do que as horas de trabalho.
O Minuto 34:38 simplesmente brilhante a colocação. Essa medida resolveria a maioria dos problemas legislativos.
Eu queria ver aprovar o projeto com o texto que está, sem nenhuma contrapartida ao empregador.
Muitos dos que trabalham 6x1 vão começar a trabalhar na escala 0x7.
Claro, quero ver os empresários tocar uma empresa sozinho, quem sabe assim ele consiga enxergar valor no trabalho dos outros.
@@dyegoscofty até quando as pessoas vão ficar uma contra a outra, se a empresa tiver prejuízo, ou aumentam o valor dos produtos ou reduz custos, é matemática.
Ja ouviu falar em IA.@@dyegoscofty
@@dyegoscofty pra que tem a IA.
@ Se já tem IA, por que as empresas ainda insiste explorar uma pessoa a trabalhar 6x1? Já que a IA é capaz de substituir todo mundo?
Fernando Ulrich, concordo em partes, falar em livre negociação é uma visão tão utópica quanto melhorar a vida dos trabalhadores na canetada via leis, se parar para pensar, os principais interessados em acabar com a escala 6x1 são os trabalhadores que estão atualmente nessa escala, isso significa que esses mesmos trabalhadores estão nessa escala por falta de opção, caso contrario estariam em outro trabalho, a lei estabelece como limite essa escala e as empresas acatam a lei como se fosse a regra e não o teto, ou seja não existe margem para negociar porque as empresas simplesmente forçam o trabalho ate onde é permitido por lei, ou você tem alguma duvida que se fosse votado uma lei oposta a essa de diminuição de carga horária, portanto aumento de carga horária, essa nova lei de "teto"de horas trabalhadas não seria adotada imediatamente por todas as empresas de setores de subempregos? caso esse teto fosse uma livre negociação para trabalhar de domingo a domingo 365 dias por ano a livre escolha dos trabalhadores, por acaso acha que os subempregos teriam alguma força de negociação?
o canal do josé kobori tem um vídeo muito bom sobre a escala 6x1
O debate nem deveria ser esse(6x1)!!E sim acabar com a fixação rigida de horas semanais e pagando por hora, como fazem os EUA.
O problema é que os encargos trabalhistas e o peso do Estado no custo do trabalho devem diminuir ou acabar ....Essa lógica sindicalista e tuteladora só serve para criar fundos em que os políticos metem a não na poupanca do trabalhador.
Vai pra lá então, aproveita e pede uma ambulância quando estiver passando mal de tanto trabalhar.
Verdade, um monte de Americanos loucos para fugir dos EUA.
Todos brasileiros que conheço que se mudaram pra lá arrependeram-se amargamente, o principal motivo é o trabalho excessivo e a saudade do SUS!
Bom, evidentendemente, a qualidade de vida de um clt médio estadunidense é bem superior do que a respectiva do clt médio brasileiro
Paguei que ele certamente irá.
E lembre-se que ele consegue pagar um plano de saúde.
Já chamou uma ambulância no Brasil?
Ela leva uma hora para chegar e depois +4 horas de espera.
Eai, brasileirinho?
@@Kenpachi1111Vai com calma chefe
Pessoal que ficou na Venezuela também achava que a economia nao iria para o saco...
Lá, como aqui, quem está em cima da pirâmide não acha ruim não…
A reduçao da jornada implica no aumento do custo de mão de obra para as empresas; isso é incontestavel. Ou seja, se já era dificil ser empresario no Brasil, vai ficar pior. A conclusão é que a chance de ascenção social do pobre através do empreendedorismo vai diminuir, e nenhum trabalhador percebe isso. Podem até ganhar a tão sonhada escala 4x3, mas serão empregados eternamente. Fico impressionado com a mentalidade do pobre brasileiro.
Se passar provavelmente vai ser 5x2
Eles merecem
Cara, a questão é que o povao geral, ainda mais aqueles que apoiam o governo atual é que o vilão é o empresário e afins. Eles não vão entender isso enquanto tiverem em mente só o entendimento de vilania do empresário. Pra eles é difícil entender o ato de gerar valor literal. Eles acham que se não existe valor é pq algum vilão malvado tá causando isso e que com certeza esse vilão não é o governo. Pra eles se o povo tá trabalhando muito e o Brasil tá mal é justamente por estarem trabalhando de mais que as coisas estão ruins...
Eles acham que se não aceitam que trabalhem menos é pq é um ato de malvadeza, pois não entendem a lógica da geração de valor.
Se um valor é gerado sem esforço ele é literalmente baixo, mas se você fala isso eles acham que os empresários são do mal pq n querem o descanso deles...
Eles não entendem que se mesmo trabalhando muito as coisas estão ruins com certeza é pq existe um problema fundamental impedindo as coisas de melhorarem
Mas enfiaram na cabeça deles que eles têm que trabalhar menos e quem diz que é contra é automaticamente do mal
Óbvio que o brasileiro tá destruído de tanto trabalhar mas isso não tá gerando nada de retorno positivo pois o governo tá administrando mal, e eles n entendem isso
Se trabalhando do jeito que estão as coisas estão ruins imagine se trabalharem menos, aí acaba de vez
Mas eles n entendem que o problema é o governo administrando mal o valor criado pelo trabalho excessivo deles
@rodrigodr8086 você está vendo o lado do empresários e o lado do trabalhador? Sabe 13º salário falaram na época que acabariam a economia, e foi melhor do que se imaginava para os comerciantes em fim de ano, pois o povo em sua maioria não tem educação financeira, logo não sobra quase nada para as compras de fim de ano. Agora vamos imaginar uma redução da escala de trabalho. O trabalhador pode buscar outra possibilidade, fazer um curso para elevar seu currículo ou ser um potencial consumidor. Claro, que o empresário vai olhar para seu próprio umbigo, mas será a destruição do capitalismo, pois a Europa faz isso.
estados unidos, não é por hora? só fazer mesmo modelo! simples!
Tenho 2 empresas. Uma é zero funcionários, apenas eventuais parcerias. A outra pretendo zerar funcionarios registrados ano que vem e Pejotizar. Ganharão na produção. Pra mim não muda nada. Eu mesmo nem vou no escritorio todo dia.
Deus que me perdoe, mas já estou torcendo pra passar essa lei pra aumentar o desemprego e servir de exemplo.
A economia sempre se adapta, isso é um fato, e sobre a produtividade, diminuir a jornada com certeza afeta isso, tanto que voce citou o agronegocio, e por viver numa cidade muito desenvolvida e tecnológica no agronegocio, posso afirmae que o 5x2 e 4x3 ja é uma realidade a muito tempo nesse setor, até porque conheço fazendas que ja tiveram 100 funcionarios e hoje funcionam com menos de 10 com maior produção inclusive.
Pode ser que o total de horas previsto na lei seja 36h semanais, considerando uma possível jornada de hora extra, que assim não poderia exceder 4h por semana, ou seja, 1h por dia. Daí a diferença de 32h (4x8) para as 36h (32+4)
Hoje já é 44h. 8h x 5 dias = 40 + 4 no sábado. A nova lei (bem bosta, aliás), é 8h x 4 = 32 + 4 no dia seguinte. Não é erro matemático. Só tiraram 8h de 1 dia trabalhado. A proposta é 5x2, mas querem vender como 4x3 para enganar, como é praxe.
@@Hafzinsão quatro horas extras, não necessariamente no dia seguinte. A pessoa pode trabalhar 8h +1h extra por dia
Errado. Esse trecho da constituição fala exatamente da duração de trabalho NORMAL. questão de horas extras (quantas horas extras podem ser cumpridas por dia) são regulados pela CLT. Hoje a jornada normal prevista pela CF é máximo de 8 horas diárias e 44 semanais. E a CLT permite 2 horas por dia de horas extras alem das 8h.
Algo que percebo no dia-a-dia: povo comprando muito apesar da disparada da inflação. Parece que tá todo mundo se lixando para a situação explosiva (lembra muito os EUA: dívida louca e "dane-se"). Me assusta isso: fila em todo canto sem motivo para tal. Há muito crédito farto e brasileiro "avança" (os ingressos do Rio Open acabaram em 5 minutos).
O domingo só começa depois que lavo o Ulrich e assisto a louça suja 🙅
Sr. Fernando, boa tarde!
Não entendo sobre economia, mas a quem interessa, interna e externamente, que o Brasil continue sendo um país emergente, considerando nossas riquezas?
Tento entender um pouco de tudo oque o Sr. fala nos vídeos, sempre aproveito alguma coisa.
Obrigado
Ulrich , uma máquina da economia !
Que bom ver o Fernando p*t* da vida com o CALABOUÇO fiscal, precisamos ficar p*t*s com essa lambança do Andrade e do 9 dedos pinguço
Absurdo mesmo
Opa, chama o Mandrake de Andrade nao, Andrade é um belo sobrenome de pessoas inteligentes.
Calma aí, poha. Olha a boca.
Sobre os comentários: Infelizmente Ulrich as pessoas curtem um bom "pão e circo" e o brasileiro é facilmente manipulado. O brasileiro médio quer ganhar "presentes" do Governo, viver de apoio. Infelizmente (novamente) muitos não aprenderam a aceitar como as coisas são e não tem o desejo de mudar sua condição, mas preferem se manter como eternas vítimas do destino, "Gabrielas" . Não entendem que para alguém ser dono de um negócio ele precisar gerar renda, ter produtividade, que muitos que iniciam seu próprio negócio trabalham 7/7, pelos comentários vejo que muitos só olham e parecem ter como referência grandes empresas, com 100, 500, 1000 ou + funcionários, esquecem da realidade do pequeno empreendedor dono de negócio com 3, 5 , 10 funcionários, ou mesmo solo, esquecem da realidade do trabalhador autônomo.... Já trabalhei 6X1, já me forcei a fazer 7/7 sendo CLT e autônomo ao mesmo tempo e antes disso fiquei 1 ano desempregado, e sinceramente, acho que as vezes o desemprego é o maior motivador para a pessoa querer trabalhar e produzir como um louco, querer abrir mais portas para o desenvolvimento e possibilidades de empregos ou investimentos, e se estiver ruim onde está, já começa a correr atrás de mudar ou mesmo ACEITA se sacrificar um pouco mais, ou busca OTIMIZAR o seu tempo livre para correr atrás de uma mudança.
O Ulrich se esforçando para se manter calmo no tema da jornada 6x1 😂
Pq é uma das coisas mais bizarras essa politicagem do fim do 6x1 pq “as pessoas precisam viver” 🤦🏻♂️
Só daria para acabar com a escala 6 x 1, se compensar isso de alguma forma...
A forma que proponho para compensar, seria cortar os gastos com a politicagem, dessa forma com esse corte, poderia ser usado esses recursos para diminuir os impostos pago pelas empresas e as mesmas podem acabar com essa escala sem reduzir o salario dos trabalhadores.
O governo ganha poder de negociar com as empresas o fim dessa escala... mas claro, obviamente os politicos preferem aumentar ainda mais seus super salarios, como fizeram recentemente em São Paulo.
"Vereadores de São Paulo aumentam próprio salário em quase 40% | Primeiro Impacto (13/11/24)"..
@@Anonimousxz proposta juvenil... enquanto o trabalho humano for barato as empresas não tem estímulo pra aumentar a produtividade, a forma de compensar é pegarem crédito barato pra automatizar o trabalho e planejar melhor o trabalho
Quando você trabalhar em um super mercado ganhando 1.412R$ gastando 4h para ir e voltar do trabalho +8 h de trabalho +1 hora de "descanso" o que daria 13 horas de sua vida perdida para ganhar isso... Desculpa Fernando, você vive na bolha Faria Lima, nunca viu a realidade, de gerente de RH falando em sua cara que o sonho dele seria obrigar os funcionários a trabalhar sem descanso, mas está MERDA DE CLT proíbe...
Se fosse pago por hora seria fácil contratar "miseráveis" e aumentar os lucros, isso não é mentira!! Faça um reality Fernando, vá procurar emprego em um super mercado ou shopping fique 2 meses te dou 3 dias para você mudar de ideia.
Esse meu comentário, não será visto pois a maioria aqui nunca viu um funcionário de uma escala 6x1 em hipermercado ou shopping, no máximo teve empregos 5x2... Cara vocês vivem na Disney, ficam almejando o padrão dos EUA e Europa/Japão e Países desenvolvidos mas na hora de ter um pouco de compaixão por uma classe completamente explorada são: I LOVE CHINA!!
Vocês são o pior tipo de pessoa que existe, são de direita quando lhe convém, quando mexem no bolso são da "ESQUERDA MAIS RADIAL" e aplaudem empregos exploratórios.
Esses problemas que você citou não se resolvem na canetada.
Desculpe, mas você não entende o ponto central dessa e de tantas outras leis brasileiras.
Aqui achamos que podemos resolver os problemas combatendo os sintomas, achamos que o problema vai ser resolvido se entregarmos na mão do Estado e ele criminalizar ou descriminalizar.
Nos países mais desenvolvidos e nem tanto (Portugal), há 2 modalidades de contrato, uma contrato tipo CLT e outra hora trabalhada. A maioria gosta da hora trabalhada e faz seu tempo.
@@gracielaschmidt de certa forma no Brasil isso existe, na forma de bicos ou trabalhos extra , como bolo de pote, salgadinhos etc. Concordo que o regime de trabalho por hora é mais interessante para o funcionario.
eu boto fé que ele não dura 5 minutos no almoxarifado
Um professor economista, descendente de asiático, claramente de esquerda falou num vídeo que "empresas que não conseguem sobreviver com a diminuição da carga horária não deveriam existir". Chocada. Enfim, deveria ser 2 opções por hora ou escala 5x2 (como dos funcionários públicos).
E ele está corretíssimo! Assim como não deve existir fazendas em regime de semi escravidão!
ou seja, ele sem perceber esta com um discurso que favorece os grandes empresarios, pois eles podem repassar os custos disso para os produtos, ja os pequenos, como ele disse, vao deixar de existir o que vai enriquecer ainda mais os mais ricos.
@@marcel-nu6rl Vai enriquecer os mais eficientes, justo. O que nem sempre significa o grande.
@@quagengineer1877 não, vai enriquecer os mais ricos, que tem condiçoes de bancar ou vao repassar o custo, o trabalhador vai ser prejudicado, pois quem mais emprega sao os micro e pequenos empresarios que vao ter que demitir funcionarios caso essa medida emocionada passe no congresso.
Parabéns Fernando, sempre dando aula.
Sou à favor da escala Neymar, 1x364..
Cortina de fumaça o tema da escala 6x1( já trabalhei e também 5x2 ), deveriam é focar em retirar impostos das empresas, em quanto isso o dolar tocando próximo de 6, deficit fiscal, descontrole, isso tudo está de lado pra falar de outra coisa. Inflação real de 20%.
O que esperar de um ministério cujo ministro já assumiu em entrevista ter feito dois semestres da matéria onde ele só passou "colando". Palavras dele "não entendo nada de economia. O guru dele é o Mula...
PIADA
Fernando, no Brasil temos também o Congresso, não temos somente "Haddad". São forças políticas que interagem. Não se esqueça disso em suas análises.
Perfeito. Mas ele vai bater no governo pq não é da linha que ele acredita. Até mesmo se o Haddad apresentar um plano de cortes estrutural, envolvendo todas as esferas do poder público, que realmente funcione, o Fernando vai criticar. Adoro as análises aqui, aprendo bastante, mas o viés é absurdamente forte. Tem que descontar.
Congresso gosta de dinheiro ,enquanto estiver rolando dinheiro o tal congresso é leniente
Tem que acabar fim de semana e feriados! Escala 7x0. Todos deveriam trabalhar 7 dias por semana. O que precisa reduzir é a carga horária, talvez trabalhar 4 ou 3 horas diárias. Geraria mais empregos e distribuiria o fardo entre mais pessoas sobrando mais tempo para família, estudos, lazer etc... Muitos vão criticar porquê daí não terão o dia do funk e churrasco com amigos, mas são hipócritas que exigem que médicos, policiais, enfermeiros, bombeiros e atendentes de lojas estejam trabalhando nesses dias.
Cortando parte desses beneficios sociais qye na maioria das vezes não vai para quem precisa e a meu ver não tirou ninguém da miséria, daria uma aliviada. Tem gente que os usa para comprar maquiagem, fazer churrasco e por aí vai. Se eu tivesse o direito de usar meus beneficios como bem entendesse, desde FGTS a INSS já teria a liberdade financeira que desejo.
A carga tributária no Brasil é enrolada.. Existe essa oneração da folha de pagamento exagerada, mas por outro lado, não se tem imposto sobre dividendos, daí imposto de empresa é sobre faturamento e não lucro.. imposto de renda fica com a tabela congelada um tempão onerando quem ganha menos e nem devia estar sendo cobrado.. muito imposto sobre consumo... tà meio que tudo errado, por isso na hora de discutir o fim da 6x1, fica tudo nebuloso.. não era pra ser assim pois até os EUAs limitam a jornada a 40h semanais
Pior desgoverno com pior ministro da economia do planeta tachad tachad tachad tachad tachad tachad
Gosto de vir assistir seus vídeos, Ulrich... Sempre que bate aquela síndrome de impostor é bom vir aqui ver que até gente muito energúmena consegue fingir que sabe sobre economia.
comentário excelente
Cirúrgico!
Ignorantes sabem não só economia, sabem tudo, pois não apresentam argumentos e nem se embasam na realidade, só diminuem o outro. Tenho asco de quem discorda, faz frase foda e não argumenta nada como você.
quem não tem argumento ataca o argumentador.
O pessoal tá achando q vai trabalhar menos horas e ganhar a mesma coisa ? Kkkkkkkk , em 2024 tem gente q acredita em papo furado, como dizem: a ignorância e uma benção pra muitos.
A solução, sistema eua:
Quanhar por hora, mais trabalha mais ganha, quer ficar em casa ? Passa fome.
Abraços !!!
O que vai acontecer de verdade é acelerar a digitalização de automação de muitas tarefas. Algo que antes o patrão empurrava com a barriga pra um funcionário fazer vão procurar otimizar a produção e automatizar coisas.
Isso tudo em certos aspectos é bom pois vai trazer um ganho de produtividade mas tenho sérias duvidas se no saldo final os postos de trabalho cortados serão repostos por empregos de maior valor agregado.
@@AldoAnizio exato, se o trabalho humano é barato não vale a pena "aumentar a produtividade", não funciona fazer isso de sopetão, mas isso está bem longe de ser o caso no brasil
@@AldoAniziorobô é a saída
Vale lembrar que um americano tem a a produtividade de 5 brasileiros...
eu faço economia na UFRJ, eles não tem essa analise de ciclos, mas dizer que o seu canal tem mais conhecimento em economia é sacanagem, aqui é só um filtro ideológico da escola austríaca apesar de ser um conhecimento valioso não entra em nuanças do que de fato existe em um curso de economia renomado... dito isso eu gosto do seu canal e da sua visão do mundo apesar de ser um canal especifico para investimento e finanças com recorte ideológico
eu venho aqui mais pra dar risada, mas achei tua descrição bem elogiosa 😅
O Brasileiro MERECE a escala 6x1...!! Esse país nunca faz o deveder de casa e não adianta "resolver" na CANETADA!!
Bom dia e bom fim de semana.
As pessoas presiza ter duas fontes de rendas, os empregos não paga as contas, os salários são insignificante.
PORQUE OS LADRÕES POLÍTICOS ROUBAM TUDO
O incrível é q o governo gasta tudo e vc não vê nada. Cadê as estruturas ferroviárias pelo Brasil, cadê as reformas das ruas e estradas esburacadas? Etc
Mas porque as empresas não optam pela modalidade mais liberal?
Tem MEI, tem PJ, tem Freelancer...pgamentos por dia, por semana!
Tem tantas modalidades, só trabalhar e testar!
De fato Fernando o Brasil é um país exótico , mas tão exótico que eu não vou mais comprar meus fogos de fim de ano , posso ser confundido com homem 💣💣💣💣
Concursado, servi quase 33 anos ininterruptos nas FA, sendo que pouco mais de 25 com expediente iniciando muito antes das 6h e incontáveis términos bem além das 17h que seriam o normal. Escalas de serviços 24/48h que ao sair já embarcava para o expediente integral. Muitos anos trabalhei em escalas aos sábados, domingos e feriados e que mal tinha um sábado e domingo integral com a família, tudo sem direito a horas extras. Sobre o fim do 6x1, penso que se aprovada, deveria vir junto com um pacote para redução proporcional aos salários, e inclusive redução de percentual de direito sobre horas extras. Questão de justiça com os empreendedores sob risco de fecharem suas portas, além do farto aumento de impostos que carregam no lombo.
comparação fuleira, militar tem muitas benesses que mantém ao se aposentar prococemente, como contrapartida aos "abusos", síndrome de herói; a economia e as empresas se adaptam, enquanto o trabalho humano for barato não têm estímulo pra aumentar a produtividade
Fim do 6x1 é só cortina de fumaça. É a história "picanha 2 a missão "
O debate sobre qualidade de vida da pessoa que pega 6x1: "eu não existo".
mas ai ao inves do ulrich lucrar 2m por mes ele vai lucrar so 1.5m😭😭😭n vai dar para ele almocar so com isso....
Até o Ulrich que é sempre calmo e fala menos agressivo o possível conseguiu sair um pouco do sério
"o rico" não suporta pobre ganhar alguma coisa
Quanto mais empreendedor mais valorizada a mão de obra, melhor será para o empregado CLT, independente da horas trabalhadas. Trabalhe para você mesmo e fuja dos patrões sanguessugas
O governo quer geração de empregos , porém destrói com impostos as empresas e os empreendedores Sem empresas
sem emprego. Simplesmente assim
não
Desastre econômico e social é o nosso modelo atual de trabalho, isso sim. O sujeito trabalha, entrega mais da metade das horas de vida dele para o patrão e não consegue sequer garantir dignidade através da venda das horas. Não falta só tempo, falta DIGNIDADE no modelo atual pra grande maioria das pessoas.
Fora que 4 a5 meses de trabalho vai para o estado...
O governo é que toma metade das horas do trabalhador e dos empresários. O problema são os políticos. Guerra contra os políticos.
Fernando, em um cenário base aonde o governo diminuiu x% da carga em cima das empresas para quem adotar essa nova jornanda 4x3, seria interessante?
Sobre a 6x1, temos algo aprovado assim, para mudar quem ficara com a conta, o funcionário receber menos ou os produtos mais caros na prateleira , se virar lei simplesmente as empresas se adaptam e repassam pra frente os custos, isto deixaria o país todo mais caro de se viver, quanto gastariamos de mercado, gasolina...
Sou a favor de trabalhar menos, mas como fazer isso sem aumentar os preços , olha os carros , é surreal os preços , imagina pra quanto vão, ficara impossivel pobre ter carro e outras coisas, quero escala menor, mas sei que se aprovada vou pagar mais caro em tudo, pois o mercado todo vai se adaptar pra isso.
nos países desenvolvidos os serviços são caros, o pessoal sonha em ir pra lá justamente por isso, viver barato às custas da exploração dos outros é tentador
Já trabalhei na escala 6x1, é totalmente desumano. Essa lei precisa ser discutida. Ao mesmo tempo a realidade da economia do Brasil, pequenas e médias empresas não irão conseguir "bancar" a mudança. É OBRIGAÇÃO DO GOVERNO VIABILIZAR, SUBSIDIAR O CUSTO DESSA REFORMA. Através de diminuição dos impostos ou carga trabalhista ás empresas. Escala 4x3 é ridiculo, não somos um país de primeiro mundo com tecnologia de ponta que potêncializa ganho de produtividade, mas é totalmente justo uma escala 5x2, com um domingo de folga por mês. Essa discução não pode parar, e depende mais do governo fazer a parte dele do que jogar a conta para as empresas.
Vejo muitos argumentos contra a 6x1 um deles é "a mais nossa economia nao é igual a da Europa para fazer isso"
E está certo não é, mas a pergunta é quando será? A resposta é óbvia, NUNCA, pois o país sempre será o país do futuro só tivemos progresso clm VARGAS, JK e nos PNDs 1, 2 e 3. Fora dessas épocas nossas indústriaa só encolhem e a demanda por mão de obra qualificada (que recebe mais) não tem o devido crescimento para que o "país do futuro" chege nesse "futuro".
Resumo: Se os governantes nunca ajudarão a sociedade a fazer o BR se tornar desenvolvido que se dane a espera pelo desenvolvimento abaixo a escala 6x1.
Sonegem impostos, fds o estado quebre a po**a toda essa zona não tem futuro mesmo e se for para as pessoas terem mais tempo para fazerem oque quiserem, seja assim. Os empregos do setor terciário não aumentarão, a renda do setor de serviços não aumentará e os que são do setor primário sempre sofrerão mais em breve o VIETNÃ tera uma renda per capta em dólar maior que a nossa, eles já exportam mais bens manufaturados de tecnologia que nós mesmo então não há esperança para está zona chamada Brasil.
Brabíssimo
Discutimos a cosmética mas, o real problema é a bipolaridade que se configura. De um lado os liberais, promovendo o estado mínimo e do outro os socialdemócratas, centralizando todas as decisões no leviatã chamado estado a caminho de 1984. Rezo por Milei e pela liberdade, carajoooo!
fim do 6x1 é o desastre econômico e social? Não (necessariamente). Mas pode ser (se for feito de mal feito). ótimo vídeo meu grande amigo.
Parabéns pela análise Fernando. Mais um vez o bom senso e a imparcialidade imperam.
🙏🙏
@@FernandoUlrichCanal Imparcialidade 😅😅😅😅😅😅😅
Problema Ulrich é que o "Ticket" médio do Brasileiro ja é baixo demais....se baixar o salário ou aumentar demais os preços, o mercado quebra.
Será assim: Grandes empresas voltam a ser média pra se manter, medias quebram de vez, as pequenas se mantém, porque são mais pés no chão e não buscam Capital de terceiros e muito menos capital do Governo (Crédito Barato).
Fora que o Governo e BNDES e alguns bancos vão se endividar e ter prejuizos, que serão repassados a união via "Receita Cessante"....o que vai aumentar ainda mais a Dívida Pública e ai sim gerar mais inflação...porque a venda de títulos será nescessária!
Tem uma galera muito grande que vive de 4 em 4 anos. Tem muitos funcionários para-públicos. Tudo o que o estado compra seja serviço ou produto é fruto de acordo partidário-político aonde essa galera em contra partida "do acordo" apoia, vota gerando poder paralelo. É só olhar a sau volta tem muito serviço público feito por essa galera para-partidária.
completamente alienado
Engraçado! Toda vez que eu assisto teu vídeo, eu estou a lavar louças. Sou um exemplo de produtividade.
Fernando vc tem curso de investimentos para iniciante?
Caso não tenha vc indica ?
Obrigado
Ulrich, qual sua opinião sobre o plano Safra?
A CLT e os altos impostos sobre as empresas tem que acabar
Pq a clt tem que acabar ? E os direitos dos trabalhadores?
@@mateusferreira72240% dos brasileiros empregados fazem parte da clt, se ela é tão boa pq n tá todo mundo?
Não adianta querer viver o sonho americano sem implementar as práticas que os países de primeiro mundo adotaram para alcançar o sucesso e construir uma nação próspera e rica. A CLT só atrapalha o funcionário e o empregador.@@mateusferreira722
@@mateusferreira722 os direitos que tanto falam são fictícios. Inventaram isso para fazer parte da lavagem cerebral e as pessoas acreditarem. Dividir o salário da pessoa em 13 ao invés de 12 e fingir que está bonificando-a com o 13o salário é enganação. Estabilidade também não há. Se o funcionário é um lixo, será demitido com ou sem multa. FGTS também é enganação. É um pedaço do seu salário que te roubam, governo fica usando e lá na frente ele te devolve com uma correção ridícula, mas faz parecer que ele é bondoso e está te ajudando. Não se iluda com a CLT.
Se ela acabar, é questão de pouco tempo até o salário de todo mundo aumentar para contemplar o FGTS, férias, INSS, 13o e todas as outras patifarias. O mercado se auto regula.
@@mateusferreira722Não adianta querer viver o sonho americano sem implementar as práticas que os países de primeiro mundo adotaram para alcançar o sucesso e construir uma nação próspera e rica. A CLT só fode com funcionário e o empregador.
Hj a falta de mão de obra é basicamente por os baixíssimos salários oferecidos! E a "Liberdade "de bar ganha com o empregador significa demissão! Simples assim !
Me poupe, Fernando. Tem temas que às vezes é melhor ficar calado do que falar abobrinhas. A escala 6x1 vai acabar nesse país atrasado, independente dos argumentos de charlatões que vocês estão esperneando. Livre negociação entre funcionário e empregador não existe no mundo real pra quem trabalha pra comprar comida e pagar aluguel. Fim!
Excelente análise do tema 6x1.
Inflação tá muito maior do do que Pochmann tá mostrando
A taxa de Juros pode ser 11,25% ou 14,00% que o político sabe que 99,00% da população não sabe o que é. Mas o dólar a 6,00 reais sim. Depois que o governo se reuniu com os bancos acho que foi para não deixarem o dólar ir a 6,00, pois sai no JN.
Esse assunto de 6x1 ja ta enchendo a paciência... isso nao vai acontecer, estamos discutindo algo q que nao vai acontecer... o certo seria trabalhar por hora e o empregado e o empregador deveriam negociar.. mas a real o sindicato nao quer abrir mao de negociar e o povo quer que o governo ( que faz tudo errado ) resolva um problema.. isso nao vai mudar , isso é utopia , pra quem quer sair do 6x1 o caminho é estudar ou aprender alguma profissão que possa melhorar isso e nao adianta chorar .
vai acontecer sim, e trabalhar por hora é pior
@robervaldo4633 trabalho por hora já faz 8 anos, é bem.melhor.. menos choradeira
Vai acontecer sim, não vai ser 4x3, haverão negociações e ficará em 5x2. 4x3 será para o futuro e a economia não vai quebrar.
Sabe o pior, o Fernando não tem visão do que ele está falando, Quando estava na faculdade surgiu essa pergunta do porque seres humanos não tem empatia com o "Desconhecido". O Fernando não é um cara ruim ou tem mas intenções... mas sua falta de visão do que acontece na lama, no esgoto, no "Andares" mais baixo da sociedade é notório.
O cara vive em um mundo da Disney onde pessoas boas existem em todos os lugares, onde pessoas dão empregos digno, e todos vivem felizes para sempre🥰, que lindo a mente da Faria Lima.
Vocês contam ou eu conto? Fernando faz um reality, vive o "Sub Mundo" do empego 6x1, pegando ônibus lotado, 4 folgas no mês, 1.412 R$, e ouvir de engomadinho que 6x1 é justo.
Parabéns Bruno pelo texto.
Excelente, Bruno! As pessoas de classe baixa-média que acompanham este canal precisam ficar atentas a esse detalhe
Mimimi
Como se o problema disso fosse algo na lei é não a baixa produtividade do país e o tanto que o governo atrapalha. Não adianta ter empatia e não entender as causas do que se tem empatia.
Eu pego 6x1 e sei que essa lei é ruim para o país. Vocês tem que entender que não existe soluções fáceis para esse problema.
O 5x2 ou 4x3 poderia funcionar muito bem, e realmente seria maravilhoso para o país, SE fosse acompanhado de reduções de impostos para as empresas.
O Brasil não está barato. O mundo não está barato. Protejam-se pois essa barbeiragem financeira que vivemos tem data de validade.
fala qual é a data aí pra nós
O tutuber que trabalha enquanto viaja.... trabalha enquanto bebe com os amigos nos melhores restaurantes... que faz o que quer... Quer convencer o cara que trabalha até enquanto dorme que sai a 4 da manhã e volta as 22h sem ter vida, que nunca sabe que dia da semana será a folga..... Quer convencer esse cara que o brasil vai quebrar se ele tiver uma vida???? Vai meter agora que o custo da mão de obra nessa republiqueta subdesenvolvida é alta??????
Só hipocrisia de quem acha que existe negociação entre o tronco e o chicote.
Quero que trabalhem mais por mim nem deveriam dormir bando de preguiçosos
@@dubstepbhz9366 bora negociar com o chicote
Obrigado pela explicação! Só uma pergunta fora do tópico: Eu tenho uma carteira SafePal com USDT e tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Como devo proceder para transferi-los para Binance?
Triste ver, pelos comentários, como tanta gente cai no truque da "cortina de fumaça" para desviar o foco, como o Ulrich bem destacou. O verdadeiro problema está no tamanho colossal do governo, que sufoca uma economia sofrida e com já sérios problemas, principalmente de produtividade. A maior parte da classe política adora brincar de "social democracia européia" e o povo cai nessa ladainha... boa sorte, Brasil, que Deus nos ajude!
Só uma dúvida. Qtas dias e hrs trabalha na semana. Mas trabalhar mesmo. Não aparecer no serviço dar ordens e or p shopping comprar roupa.
@@elderfg1234pela sua foto vc tá bem arrumado certamente vc se aproveitou dessas pessoas que vc cita hipócrita
@@elderfg1234 trabalho 44 h semanais, como empregado em empresa privada, como faço desde os 14 anos de idade.
@@dubstepbhz9366 kkkk... bela análise, baseada na "foto" de quem escreve, e não no conteúdo do comentário. Bem "inteligente" vc, hein? kkkk
Com esse negócio sem nexo da escala 6x1 está saindo algo bom... Está vindo projetos para ser livre, acabar com o lixo da CLT...
Hoje a única forma é sendo PJ
Eu assisti no app e to assistindo agr😂😂 Ficou sensacional, assinem o app
Aaaeee boa!! Baixem!! liberta.click/baixar_app_ftm
Mas é claro que o ancap rico que trabalha sentado no ar condicionado vai defender a exploração de quem trabalha em 6x1. Quem é contra ou nunca trabalhou nessa escala ou se beneficia diretamente dela. Você mostrou uma análise enviesada e descolada da realidade. A relação de causa entre produtividade e horas trabalhadas só funciona se você desconsidera a inexistência de avanço tecnológico ou em setores onde não há escalabilidade. Aí se usa essa falácia para justificar manter o trabalhador na coleira. A sua apreensão é no balanço das empresas e consequentemente na expectativa de distribuição de dividendos. Ou seja, não importa que as pessoas sejam tratadas de forma desumana, tendo suas vidas sugadas em prol de mais uma porcentagem de upside no seu portfólio. Mais uma vez, é o setor financeiro vivendo em uma bolha de privilégios e parasitando quem realmente produz e sustenta este país. A verdadeira riqueza de um país são as pessoas, não o PIB ou o seu bônus de fim de ano. Um país de trabalhadores adoecidos e sem dignidade é um país pobre. Por isso as análises econômicas em teoria libertária são ridicularizadas pela academia.
isso aí, o canal do josé kobori tem uns vídeos muito bons sobre a 6x1 e do que se trata isso
Fernando, eu te proponho um desafio. Arrume um emprego em escala 6x1 que pague um salário mínimo e se mantenha só com isso. Caso queira mudar de área só vale usar os cursos que você vai fazer enquanto estiver trabalhando nessa escala, para mostrar que é possível.
Não é sobre quanto tempo vc trabalha, é sobre quanto do seu salário vc consegue guardar e aplicar e por quanto tempo. Tentar fugir dessa realidade, só irá te fazer perder tempo com essas besteiras e envelhecer pobre e dependente do INSS 😢
nunca + tinha visto o gatinho dançando, eu tava lembrando dele EXATAMENTE no fim do vídeo kkkkkkkkkk
Debate interessante.👏🏻
Eu estava achando a ideia do 4x3 boa. Flexibiliza a CLT, o empregado trabalha mais horas por dia ao invés de mais dias por semana, teria que gastar menos tempo com transporte, abre a opção para vários tipos de jornada permitindo negociação. Mas não contava que o povo fosse tapado o suficiente para querer também a redução total de horas trabalhadas, como se isso nao fosse reduzir salários.
Logo vc Ulrich que fala tanto do livre mercado falando que muitas empresas irão quebrar com a mudança de jornada? Desaprendeu que o q cria empresa é demanda e se tiver demanda alguém mais eficiente vai assumir o lugar? Não é isso que vcs sempre pregaram? Então pq agora o discurso mudou? Seus interesses pessoais foram atacados? Ou vc nunca pensou naquilo que dizia e só repete como um papagaio?
Faltou a senhora deputada Herica Hilton frequentar as aulas de matemática na escola. Mas parece que ela já implementou o regime de trabalho que defende à sua atual função já que faltou em 33% das sessões de trabalho na Câmara.
O povo tem mais wue se danar....vi muito economista e empresários falando bem do lula......nossa economia está entrando em colapso
Vai virar Venezuela será? Vc que manja?
@@rodrigoarmelin5Venezuela não,só fizer muita cagada,mas dificilmente a desigualdade e custo de vida vai diminuir se continuar assim
Sério? Sou leigo no assunto... Quais são os sinais de uma economia prestes a colapsar?
Voce não sabe exatamente porque os jornais amigos do governo não falam disso. Procure saber sobre rombo fiscal, inflação, projeção de futuro, estatais com prejuízos bilhõnarios, 40 ministérios, impostos, crise do NSS, ZERO CORTE DE GASTOS, dolar a R$6, bolsa fraca @@LucasFerreira-yp6md
hahahahahahahahahahahahahaha... manolodoceu... estimativa de PIB arriscando chegar a 4% é economia em colapso? 🤣
" eu sou um hodler" ganhou ainda mais o meu respeito.
Fiquem tranquilos, o galipolo vai entrar e teremos juros de 2%, igual em 2019
Tenho certeza que isso irá acontecer!!! E não sou economista!
Essa história de que o empresário e o funcionário devem fechar o acordo de horas trabalhadas e salário sem nenhuma intervenção do governo e loucura , o empresário obviamente irá criar na empresa dele uma escala 7x0 e pagará um salário mínimo. O funcionário irá aceitar pq todo o mercado pagará pouco e ele precisa de trabalho para sobreviver, então essa barganha na verdade não existe.
Se o patrão puder lucrar por funcionário 3 x mais que ele paga no salário ele irá, e se o governo não cobrar nenhum imposto o empresário irá colocar os lucros no bolso e vai ganhar 10x mais com o funcionário e vai continuar pagando salário mínimo .
Essa história de que o empresário irá repassar os lucros para a equipe é uma ilusão.
Empreenda, faça diferente e veja o resultado!
Aí é que está… o que eu vi dentro da a área de tecnologia a alguns anos foi exatamente o contrário:
Patrão oferecendo mundos e fundos pra funcionário, assim conseguia manter pessoas e tocar a sua empresa.
O que ninguém consegue ver com esse papo de patrão vai tirar tudo do trabalhador é o fato que isso só ocorre porque existem poucos “patrões” concorrendo entre eles pela mão de obra.
Vou te dar um exemplo muito concreto.
Vai no linkedin e coloca na busca de trabalho: project manager (gerente de projetos) e coloca a localização no Brasil, depois só troca para Estados Unidos.
Veja a diferença na quantidade de vagas
😉
Se a carga tributária não fosse obscena, as coisas poderiam funcionar dessa forma. O governo gera muitas regulações desnecessárias e cobra muitos impostos, por isso que as coisas são tão difíceis pro funcionário e pro patrão. Uma canetada pra diminuir as horas de trabalho não resolve o problema. Na verdade, no curto prazo vai ser bom pro funcionário pois ele vai trabalhar menos e ganhar o mesmo tanto, mas no médio/longo prazo vai gerar perda de poder de compra, redução da produtividade, desemprego… não dá pra ignorar esse macro.
O real problema é o governo quem está gerando e agora ele tá querendo aplicar uma medida que vai gerar problemas ainda mais complexos
Cê tá ligado que o salário do empregado é o menor dos custos dentro de uma empresa? Sabes que não é esse o real problema. Mas tudo bem, siga se iludindo e culpando o 'empreendedor.' O estado tá certinho em tudo que faz... hipócrita.
Rapaz, o empresário é malvado mesmo em.
Engraçado que em lugares com política laboral mais livre, isso não ocorre, mas certamente vai ocorrer aqui, pq vc está dizendo.
O Brasil tem a política laboral mais pró-trabalhador do mundo.
Qual o resultado?
Salário mínimo e baixíssimo poder de compra.
A economia não é feita apenas pelos donos do meio de produção, mas pelos CONSUMIDORES.
Você é apenas burro pra krl msm.
Esse cara é muito cético com Bitcoin. A corrida do bitcoin já está começando! Aos poucos, mas está!
Pois é, o PIB percapta brasileiro é ridículo, o que um brasileiro faz em 8 horas, um americano faz em 1.
Claro que não. Essa produtividade é baseada no valor da moeda e não na quantidade produzida. O kilo do pão francês nos Estados Unidos custa 6 dólares (30 reais) e no Brasil 10 reais. O padeiro aqui produz em uma hora a mesma coisa que o padeiro lá, a diferença é apenas uma questão monetária e não necessariamente de produção
@macroma não é dessa produtividade que eu estou dizendo, embora compreenda o que você está falando.
Há maneiras e maneiras de medir produtividade, a que você mencionou é apenas uma delas, existe produtividade monetária e propriamente produtiva, que estará mais relacionada ao nível educacional/intelectual, aí o brasileiro leva uma surra feia.
A solução então é modernizar a produção com capital e tecnologia, não dar chibatada e fazer o brasileiro trabalhar 8 vezes mais horas do que os americanos.