Juros baixos prevalece renegociaçao de dividas (passivo financeiro) tanto de grandes empresas quanto pessoa fisica americana....e só isso..faz com que a economia americana suba (em tese)..o problema é o FED rolar a divida a um nivel ainda aceitavel
Voce podia fazer um curso sobre economia geral, falandobde bastante coisa que vc coloca nos vídeos. Sua didática é boa, um assunto difícil se torna fácil, parabéns
Excelente vídeo, Fernando. Com a regulamentação do homeschooling no Brasil, seus vídeos darão um excelente programa pedagógico para os pais ensinarem economia aos filhos. Parabéns pelo grande trabalho! 👏🏽👏🏽👏🏽
China,Rússia, Turquia já está tirando muitas reservas do tesouro americano, e aumentando muito suas reservas nas reservas de Ouro, e apoiam a troca do Dólar como moeda universal pela aquela moeda digital do FMI, os cenários são muito nítidos, precisamos nos proteger e conseguir o máximo possível ao seu alcance financeiro guardar um pouco do seu patrimônio em metais preciosos ou em moedas "fixa" como a Libra e Franco Suíços, tendo em vista que nosso Real Brasileiro é uma moeda mt volátil, e é claro que também vai ser afetada por uma futura crise global!
@@maikonmota7 eu tenho uma merreca no banco Santander o que vc me aconselha comprar terreno eu deixar la? Os juros vão baixar? Pois esta 0.27%. Brigada
O jeito é operar vendido em opções a partir do momento que a interest rate voltar a subir novamente.....a hr que explodir é só sacar o lucro e se aposentar....
Então basicamente a guerra pela liquidez que se inicia na busca dos agentes por recursos para financiar as suas dividas de longo prazo com recursos de curto prazo é quem legitima a ação dos bancos centrais em, literalmente, ligarem a impressora para postergar pelo máximo de tempo possível a quebradeira do sistema num efeito dominó? Que sistema perverso. Mais impressionante ainda é saber que economistas renomados acreditam ser possível o tal do "banco central independente". Se fosse independência de verdade que eles desejam bastaria abrir o mercado e deixar que os bancos privados precifiquem cada um as taxas de retorno que melhor os convém.
Fernando.. mantenho minhas posicoes em bolsa brasileira mantendo stops curtos? Quando e de que forma vc acredita que essa inversao pode afetar nosso mercado de acoes e comodities a curto e medio prazo?
Fernando! Continue fazendo vídeos sobre economia. Com essa expectativa de recessão tenho colocado meus caramurus em bitcoin, ouro e FIIs. Adoraria que você falasse sobre a relação entre os títulos de dívida (TD, CRI's, LCI's, debêntures), ou seja baseados em IPCA, e uma recessão. O que acontece com a inflação? É um bom momento para fazer aportes em FII's de papel?
Fiquei com uma duvida, se mais gente está procurando comprar o titulo de curto prazo, o preço desse titulo não deveria ficar mais barato?? ou o preço sobe pq as agentes procuram liquidez de curto prazo em outros cantos??
Ótimo vídeo, parabéns. O Brasil está em expansão econômica e os EUA podem estar próximos de uma contração. O que essa crise americana poderia fazer com essa fase do ciclo brasileiro? Tenho receio de sermos levados juntos pra o buraco.
O passado é insuficiente para tentar "entender o futuro". E não: O passado é insuficiente para analisar os erros cometidos e evitá-los. Por gentileza não crie significados aleatórios em minha frase.
Ele chegou a comentar sobre em um vídeo recente. Pelo fato do Brasil ser um país meio fechado, uma futura crise americana não afetaria tanto o Brasil quanto outros países como os europeus.
@@TholAStRoll afetaria sim pois os Estados unidos é parceiro comercial importante do Brasil Se diminuir a demanda diminui o retorno financeiro, ai gera automatização de trabalhadores e demissões.
A boa notícia para o Brasil é que o Fed não pode subir os juros e talvez tenha que voltar a reduzir para evitar está crise ou o aumento meteórico da dívida, pelos menos para aquela ladainha a o Fed subiu as taxas agora os dólares vão sair do Brasil e vão para os EUA. A situação americana parece tá chegando naquela situação:"se ficar o bicho pega se correr o bicho come"
Ótimo vídeo, mas fiquei com uma dúvida. Houve apenas um "falso positivo" nos EUA desde a década de 60, mas quantas vezes a inversão da curva de juros de fato foi seguida por uma recessão?
Pdc. Fico na duvida por n ter passado por nenhuma recessão ainda, se as pessoas o adotariam como reserva de valor ou se venderiam por ser um mercado arriscado e tudo mais
Bruno Marangon Feitoza pessoas em países que passaram ou passam por crises (Venezuela, Argentina, Grécia...) adotam o Bitcoin como reserva de valor. Ainda é uma parcela pequena da sociedade que adota. Mas todos q adotaram, em qualquer momento e em qualquer país, conseguiu proteger e até mesmo aumentar o seu capital.
A curva de rendimento mundial (principais economias) esta inclinada como a brasileira ou achatada como a americana? Como isso pode afetar o crescimento brasileiro e a resseção americana?
veja bem, não é só comprar, mas entender ele também, porque quem compra qualquer criptomoeda e não sabe o q está fazendo a chance de fazer merda é grande
Cara, acho mt acertadas as suas análises, mas acredito que quanto mais você trouxer isso pra realidade brasileira, melhor elas serão. Entendo que a economia americana é mais organizada e portanto, mais fácil de analisar. Mas vai ficar mt bom qd estiver afiado em Brasil. Abraço e parabéns
Olá. Estou nos EUA, e estou pensando seriamente em mandar meu dinheiro para o Brasil para daqui uns meses trazer de volta apos uma possivel desvalorização do dolar, acha que vai havr essa desvalorização?
Dizem que não se dirige olhando para trás mas neste caso a teoria indica o que vai ocorrer na prática, a grande questão neste caso é que a teoria sobre o momento em que isso irá ocorrer diz que pode ser num espaço de vários meses, tão certo como o fato de que a teoria indica que a partir do momento em que os indicadores se cruzam a recessão poderá chegar e chegando vai ficar por algum tempo, tempo este que também a teoria diz que pode ser de até 2 anos, isso indica alguns comportamentos relacionados a maior procura por ativos de determinados prazos com vencimento na faixa de 2 anos. Lembrando ainda que em 2020 teremos eleições presidenciais nos Estados Unidos.
Obrigado pela resposta, acredito que aumentando o conhecimento é a resposta, por isso a pergunta pra onde olha, o conhecimento é muito vasto, por isso ter um ponto pra onde olhar irá facilitar o desenvolvimento deste conhecimento, é como falar conheça mais de engenharia, engenharia tem muitas, e até dentro da engenharia civil por exemplo é muito vasto os temas.
Ouro, bitcoin, renda fixa e dinheiro vivo (nessa ordem) para reservas de valor e liquidez e uma pequena parcela, dependendo do tamanho do seu patrimônio, em opções de venda (put) longas (derivativos) para ganhar com a eventual queda do mercado. Livrar-se de qualquer dívida ou financiamentos que te deixam muito fragilizado em cenários de aumento de juros e diminuição da oferta de crédito. Isso tbm te protegeria parcilamente no caso da perda de sua renda ou emprego.
Claro que o que eu disse acima é só minha opinião, cada um deve estudar e adequar essas questões ao seu perfil. Mas pelo menos é uma direção para onde olhar.
Mas o processo de expansão do Brasil será interrompido pela recessão ? Será daqui a um ano aproximadamente? e isso que você tá tentando expôr? Porque não faz um vídeo de como devemos agir em tempos pre-recessão Mesmo estando em processo de expansão ou seja de crescimento econômico no nosso Brasil Será que devo vender minhas ações antes do caos?
"ciclo de expansão econômica" no Brasil? Para os bancos e mercado financeiro, com certeza. Duvido que alcance os pobres mortais e os mais de 20 milhões de desempregados/desalentados. Sem considerar a possível recessão americana.
Interessante, porém são apenas consequências óbvias: não entrou no mérito de porquê tais ciclos acontecem, não citou que o juro (também entendível como preço do dinheiro) não respeita as leis de mercado ao ser injetado artificialmente a partir de criação de dívida e emissão de moeda sem lastro pelos bancos centrais. A própria existência de ciclos econômicos é uma forma de concentrar riqueza via expansão monetária exercendo o efeito Cantilón. Se não fossem as atuações do Bancos Centrais e as taxas de juros seguissem as lógicas de mercado, muito provavelmente teríamos crescimento econômico lento e contínuo, seguindo fatores diretos como crescimento populacional e ganho de produtividade com uso de novas tecnologias.
Pergunta que nao quer calar... Quanto maior a área que formar entre a tx de longo com a tx de curto (tanto em tamanho e duraçao) antes do achatamento pior será a crise ?
É difícil converter numeros em algo exatamente palpável, mas provavelmente sim... Quanto maior o tempo que um alcoólatra passa bebendo, pior é a abstinência
@@brunomarangonfeitoza7388 Em outra palavras, quanto mais tempo e intensidade o juro for manipulado por Banco central artificialmente criando dívida e injetando moeda sem lastro na economia, maior será a correção (crash) quanto as leis de mercado voltarem a atuar no preço da commodity chamado "dinheiro".
Eu acho que esse último ano e meio de bear market do Bitcoin está sendo a melhor coisa pra que, numa visão de longo prazo, ele possa de fato se tornar a tão esperada proteção para esses momentos de crise - o que ainda não é. Os projetos estão se desenvolvendo, o ecossistema e os fundamentos só tem melhorado mas sem todo aquele hype de 2017. Se acontecer de a BAKKT e um possível ETF forem lançados antes da crise estourar, acho que o mercado de cripto e, principalmente o BTC vai finalmente estar preparado para receber o capital institucional que vai procurar alternativas para migrar. E pela comparação entre o tamanho do mercado cripto com o tradicional, existe uma super convexidade aí entre o risco-retorno, desde que as regulamentações estejam claras e o mercado ofereça ferramentas para isso. O que você acha, Fernando? Ainda vê que falta mais alguma coisa pra estarmos prontos pra isso? Obrigado pelo vídeo, como sempre muito bom!
Cara o you tube esta sabotando videos relevantes pois vc tenta curtir e direciona a outra pagina da google, insista no crutir e fale disso pois olha quantas views um video tem e quantas curtidas há, não tenha vergonha pois é trabalhoso fazer um video e pesquisa etc é de mérito a curtida
Willian, talvez o RUclips está interpretando seu clique como Spam. Se vc tentar usar outro navegador o mesmo problema acontece? E se vc tentar reiniciar o seu modem, para renovar o IP, também continua o problema?
Não. Expansão da base monetária só gera inflação. Imprimir ou criar dinheiro artificialmente não gera riqueza (se fosse verdade a Venezuela seria o país mais rico do mundo ahahaha) . Expansão econômica é geração de riqueza. Isto pode ser feito quando as empresas decidem se endividar a longo prazo para investir em bens de capitais e na sua produção por exemplo para gerar valor à sociedade.
@@m.r.9493 Mas, no vídeo, entendi que os momentos de expansao econômica se deram tbm por conta da expansão da base monetária, pois foi através desta expansão que as empresas de endividaram. Obs: Se que expansão de base monetária e insustental. Da forma que Fernando explicou, em alguns momentos achei que ele tivesse se referindo a mesma coisa ou que existe uma relação de causalidade entre eles.
@@GustavoCardoso Os estados estão sempre imprimindo dinheiro e isto não necessariamente gera crescimento econômico. O que aconteceu em 2008 é que eles aumentaram a taxa de criação de dinheiro para evitar o ajuste natural da economia que estava acontecendo devido as inúmeras intervenções do estado na economia. O crescimento econômico real não é linear. Ele ocorre de forma caótica, mas se não houvesse intervenção do estado, tenderia naturalmente a sempre evoluir no longo prazo. Mesmo que no curto prazo sempre haverá momentos temporários de quedas e ajustes em uma economia real. Infelizmente isto é praticamente impossível de ser observado na prática e quantificado pois a intervenção do estado distorce totalmente a realidade da economia. Mesmo assim, é esperado que após uma grande queda da economia, como a que aconteceu em 2008, haja uma recuperação e volta do crescimento natural. Então mesmo que o governo não fizesse mais o roubo da expansão da base monetária passada a crise de 2008, seria totalmente normal esperar que a economia se recuperasse e voltasse a crescer muito. Aliás, em um cenário hipotético onde fosse possível considerar que após o "salvamento" do governo na crise de 2008 não houvesse mais nenhuma intervenção do estado, a expansão da economia seria muitíssimo maior. Portanto o fato do estado continuar sempre criando dinheiro não tem nenhuma relação com a expansão da economia. A criação de dinheiro é apenas mais um roubo que o governo aplica de forma sutil e lenta à todas as pessoas que são obrigadas pelo estado a usarem a moeda estatal. É um imposto disfarçado, que como todo imposto, destrói riqueza e desacelera a evolução da economia.
@@GustavoCardoso E NÃO foi por causa da expansão da base monetária que as empresas se endividaram. A decisão de se endividar na expectativa de gerar maior produtividade e riqueza, é um ação empreendedora que envolve análise de riscos, análise de perspectivas de mercado e análise de tendências. Isto não tem relação direta com o fato do estado estar roubando sistematicamente as pessoas por meio da criação artificial de dinheiro. Este já é um roubo sistemático, que deve ser levado em conta assim como todos os outros tipos imposto existe. E se houver mudança neste tipo de roubo é apenas mais uma das tantas variáveis de risco que são consideradas nesta ação empreendedora, assim como uma mudança de Leis e Regulações por exemplo. Por tudo o que eu expliquei nestes dois últimos comentário, o resumo é que NÃO existe relação de causalidade entre expansão da base monetária e crescimento da economia. Se fosse fácil assim era só o governo sempre imprimir uma quantidade absurda de dinheiro que a economia iria crescer igualmente muito! Se fosse verdade a Venezuela seria o país mais rico do mundo! De fato o que ocorre é justamente o contrário, vide as décadas de estagnação econômica da Europa, Argentina e Brasil por exemplo.
Em outras palavras, bitcoin é a melhor forma de proteger o dinheiro. Quem tendo condições, não aproveitar e comprar 1 bitcoin inteiro, no patamar de preço atual, vai perder esta grande e única oportunidade!
Pela primeira vez entendi o que é a curva de juros, seja pra uma expansão ou recessão. Valeu Ulrich
🙏🙏
Bora assistir a recomendação. Que venha recessão, oportunidade..
É o canal mais didático sobre economia "do mundo real" que tem no RUclips.
Parabéns.
Venho do futuro para dizer que você tá certo
Verdade
Voltando neste vídeo 4 anos depois. Parece uma profecia, Fernando.
Juros baixos prevalece renegociaçao de dividas (passivo financeiro) tanto de grandes empresas quanto pessoa fisica americana....e só isso..faz com que a economia americana suba (em tese)..o problema é o FED rolar a divida a um nivel ainda aceitavel
Voce podia fazer um curso sobre economia geral, falandobde bastante coisa que vc coloca nos vídeos. Sua didática é boa, um assunto difícil se torna fácil, parabéns
MELHOR saida investir em imoveis. Liquidez pode baixar porem valorizacao e retorno com alugueis. Eh perene.
Você é fera demais!!!! Parabéns!!! E muito obrigado!!!
Obg! 🙏🙏
Excelente vídeo, Fernando. Com a regulamentação do homeschooling no Brasil, seus vídeos darão um excelente programa pedagógico para os pais ensinarem economia aos filhos. Parabéns pelo grande trabalho! 👏🏽👏🏽👏🏽
que bela aula... muito obrigado...
Muito bom! Mas qual a ordem certa para ver os videos?
Muito bom, assistindo os vídeos mais antigos!
Obrigado!
Parabéns Fernando excelente
Excelente explicação. Obrigado pelo seu trabalho aqui no RUclips.
Que aula. Muito bom!
bem didatico e com exemplos! vamos fugir da bolsa no Brasil?? Pergunta de um milhão....
Já obteve resposta?
Ward
Parabéns, Fernando, pela qualidade da explicação e pela didática empregada!
Excelente! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos de uma forma tão profunda!...
Excelente vídeo, me ajudou a sanar dúvidas sobre o assunto. Por favor faça mais vídeos sobre macroeconomia.
Excelente esclarecimento!
é sempre um privilégio
E se a próxima grande crise for a crise do dólar?
Pois é. Muitos economistas e simpatizantes da Escola Austríaca já estão alertando sobre o risco de se ter uma moeda lastreada no dólar.
China,Rússia, Turquia já está tirando muitas reservas do tesouro americano, e aumentando muito suas reservas nas reservas de Ouro, e apoiam a troca do Dólar como moeda universal pela aquela moeda digital do FMI, os cenários são muito nítidos, precisamos nos proteger e conseguir o máximo possível ao seu alcance financeiro guardar um pouco do seu patrimônio em metais preciosos ou em moedas "fixa" como a Libra e Franco Suíços, tendo em vista que nosso Real Brasileiro é uma moeda mt volátil, e é claro que também vai ser afetada por uma futura crise global!
Mas é a crise do dólar de fato
@@maikonmota7 eu tenho uma merreca no banco Santander o que vc me aconselha comprar terreno eu deixar la? Os juros vão baixar? Pois esta 0.27%. Brigada
Vim do futuro pea dizer que piorou
O jeito é operar vendido em opções a partir do momento que a interest rate voltar a subir novamente.....a hr que explodir é só sacar o lucro e se aposentar....
Sensacional. Tópicos em economia destrinchados. Obrigado Ulrich
Então basicamente a guerra pela liquidez que se inicia na busca dos agentes por recursos para financiar as suas dividas de longo prazo com recursos de curto prazo é quem legitima a ação dos bancos centrais em, literalmente, ligarem a impressora para postergar pelo máximo de tempo possível a quebradeira do sistema num efeito dominó? Que sistema perverso. Mais impressionante ainda é saber que economistas renomados acreditam ser possível o tal do "banco central independente". Se fosse independência de verdade que eles desejam bastaria abrir o mercado e deixar que os bancos privados precifiquem cada um as taxas de retorno que melhor os convém.
Passaram 5 meses... como estamos com relação à chegada desta crise?
Fernando.. mantenho minhas posicoes em bolsa brasileira mantendo stops curtos? Quando e de que forma vc acredita que essa inversao pode afetar nosso mercado de acoes e comodities a curto e medio prazo?
Fernando muito Obrigado pelo conteúdo de alto nível!!! Tem me ajudado bastante!!!
Estou aprendendo muito com seus vídeos!!!
velho que aula. valeu
Será que chegou ?
Fernando! Continue fazendo vídeos sobre economia. Com essa expectativa de recessão tenho colocado meus caramurus em bitcoin, ouro e FIIs. Adoraria que você falasse sobre a relação entre os títulos de dívida (TD, CRI's, LCI's, debêntures), ou seja baseados em IPCA, e uma recessão. O que acontece com a inflação? É um bom momento para fazer aportes em FII's de papel?
Coincidentemente o coronavírus veio pouco menos de um ano após este vídeo.
Boaa! Ulrich chamem o richard rytenband pra participar do cryptovoices por favor!!!
Fiquei com uma duvida, se mais gente está procurando comprar o titulo de curto prazo, o preço desse titulo não deveria ficar mais barato?? ou o preço sobe pq as agentes procuram liquidez de curto prazo em outros cantos??
Que aulao.
Muito bom ! Parabéns
Cara, seu canal é absurdo de bom!
Ótimo vídeo, parabéns. O Brasil está em expansão econômica e os EUA podem estar próximos de uma contração. O que essa crise americana poderia fazer com essa fase do ciclo brasileiro? Tenho receio de sermos levados juntos pra o buraco.
excelente seu material Fernando , grato por compartilhar seu conhecimento
disparado o melhor conteúdo de economia do youtube. valeu, Fernando
Pq as taxas de curto prazo subiriam? Se mais gente procura elas nao caem?
Já pensou em criar um curso online de EA?
Parabéns pela explicação, uma dúvida, você dá treninamento?
Muito bom! parabéns pelo trabalho e pesquisa
O passado é insuficiente para tentar entender o futuro.
Silvio Antunes Quem não aprende com seu passado cometerá o mesmo erro no futuro.
O passado é insuficiente para tentar "entender o futuro".
E não:
O passado é insuficiente para analisar os erros cometidos e evitá-los.
Por gentileza não crie significados aleatórios em minha frase.
Agradecido desde já!
Isso ae! Muito bem explicado.
Parabéns!!!! Seus vídeos são muito bons, vc se aprofunda nos assuntos e com ótima didática
muito bom. Vc ensina muito bem
Obrigado
O passado não explica o futuro!
Excelente explanação, Fernando. Muito grato!
Verdadeira aula👏👏👏
Fernando, como isso impacta o Brasil?
Ótima sugestão para vídeo!
Ele chegou a comentar sobre em um vídeo recente. Pelo fato do Brasil ser um país meio fechado, uma futura crise americana não afetaria tanto o Brasil quanto outros países como os europeus.
@@TholAStRoll afetaria sim pois os Estados unidos é parceiro comercial importante do Brasil
Se diminuir a demanda diminui o retorno financeiro, ai gera automatização de trabalhadores e demissões.
Bruno Marques Veja bem, não disse que não afetaria, disse que afetaria menos em relação à alguns países como os europeus
A boa notícia para o Brasil é que o Fed não pode subir os juros e talvez tenha que voltar a reduzir para evitar está crise ou o aumento meteórico da dívida, pelos menos para aquela ladainha a o Fed subiu as taxas agora os dólares vão sair do Brasil e vão para os EUA. A situação americana parece tá chegando naquela situação:"se ficar o bicho pega se correr o bicho come"
Ótimo vídeo, mas fiquei com uma dúvida. Houve apenas um "falso positivo" nos EUA desde a década de 60, mas quantas vezes a inversão da curva de juros de fato foi seguida por uma recessão?
todas as vezes
The winter is coming. Quais as melhores maneiras de se proteger de uma correção de mercado assim? Bitcoin é uma opção?
Sim o inverno está chegando, o problema é saber quem serão os Snows e Daenerys da vida real..........
Bitcoin é uma excelente opção de proteção no meu ponto de vista.
Pdc. Fico na duvida por n ter passado por nenhuma recessão ainda, se as pessoas o adotariam como reserva de valor ou se venderiam por ser um mercado arriscado e tudo mais
Bruno Marangon Feitoza pessoas em países que passaram ou passam por crises (Venezuela, Argentina, Grécia...) adotam o Bitcoin como reserva de valor.
Ainda é uma parcela pequena da sociedade que adota. Mas todos q adotaram, em qualquer momento e em qualquer país, conseguiu proteger e até mesmo aumentar o seu capital.
Massa... Obrigado pela dica ricardo reis
Excelente vídeo!!! Obrigado pelo conteúdo de alto nível
Excelente comentário, poderia comentar sobre as diferentes crises: liqüidez e econômica.
Li uma reportagem praticamente identica no Money Times de 06/04
A curva de rendimento mundial (principais economias) esta inclinada como a brasileira ou achatada como a americana? Como isso pode afetar o crescimento brasileiro e a resseção americana?
Se fosse presidente. O Ulrich seria meu ministro da fazenda e economia
Poderíamos dizer que com essa curva o dólar cai ?
Significa que temos que comprar bitcoin ! Como sempre venho alertando aqui !
Rodrigo Elias 😎
veja bem, não é só comprar, mas entender ele também, porque quem compra qualquer criptomoeda e não sabe o q está fazendo a chance de fazer merda é grande
Kkkkkkkkk
Muito bom Fernando, como você enxerga ou projeta o valor do bitcoin em uma possível nova crise, sendo que o mesmo foi lançado após a ultima crise?
Faltou comentar a expectativa em relação à inflação e à taxa básica no futuro
Qual a sua opinião sobre a independência do banco central brasileiro e a emissão de títulos da dívida para a compra da sobra de caixa dos bancos?
Cara, acho mt acertadas as suas análises, mas acredito que quanto mais você trouxer isso pra realidade brasileira, melhor elas serão. Entendo que a economia americana é mais organizada e portanto, mais fácil de analisar. Mas vai ficar mt bom qd estiver afiado em Brasil. Abraço e parabéns
Foda demais, ainda trarei você pra palestrar na UFABC algum dia
eu to na fila de espera da ufabc, espero entrar
@@vitor4838 Consegue sim, quando entrar procura pelo pessoal do Ágora, os libertários daqui
@@Vinicius-gy8wk sim cara, eu ja to ate no grupo do zap
@@Vinicius-gy8wk man, depois eu posso tirar umas duvidas com vc sobre a ufabc?
@@vitor4838 fique a vontade
Excelente, parabéns
Pq as taxas de curto prazo ficam maiores que as de longo prazo?
Em suma: invertida a curva de juros desaparece o estímulo para os investimentos de longo prazo.
Olá.
Estou nos EUA, e estou pensando seriamente em mandar meu dinheiro para o Brasil para daqui uns meses trazer de volta apos uma possivel desvalorização do dolar, acha que vai havr essa desvalorização?
Parabéns excelente conteúdo!!!
2021 - Já estamos passando por isso novamente?
Dizem que não se dirige olhando para trás mas neste caso a teoria indica o que vai ocorrer na prática, a grande questão neste caso é que a teoria sobre o momento em que isso irá ocorrer diz que pode ser num espaço de vários meses, tão certo como o fato de que a teoria indica que a partir do momento em que os indicadores se cruzam a recessão poderá chegar e chegando vai ficar por algum tempo, tempo este que também a teoria diz que pode ser de até 2 anos, isso indica alguns comportamentos relacionados a maior procura por ativos de determinados prazos com vencimento na faixa de 2 anos. Lembrando ainda que em 2020 teremos eleições presidenciais nos Estados Unidos.
Como se pode aproveitar qualquer possível crise, pra onde olhar?
Bitcoin
Aumentando seu conhecimento sobre o tema. Como fez assistindo este vídeo.
Obrigado pela resposta, acredito que aumentando o conhecimento é a resposta, por isso a pergunta pra onde olha, o conhecimento é muito vasto, por isso ter um ponto pra onde olhar irá facilitar o desenvolvimento deste conhecimento, é como falar conheça mais de engenharia, engenharia tem muitas, e até dentro da engenharia civil por exemplo é muito vasto os temas.
Ouro, bitcoin, renda fixa e dinheiro vivo (nessa ordem) para reservas de valor e liquidez e uma pequena parcela, dependendo do tamanho do seu patrimônio, em opções de venda (put) longas (derivativos) para ganhar com a eventual queda do mercado. Livrar-se de qualquer dívida ou financiamentos que te deixam muito fragilizado em cenários de aumento de juros e diminuição da oferta de crédito. Isso tbm te protegeria parcilamente no caso da perda de sua renda ou emprego.
Claro que o que eu disse acima é só minha opinião, cada um deve estudar e adequar essas questões ao seu perfil. Mas pelo menos é uma direção para onde olhar.
vai dar merda, vai dar merda.... vai dar merda vaaaaiii....
CARA PF , ME FALA QUE MUSICA É ESSA . NO FINAL DO VIDEO .
Ótimo vídeo, podería analisar o falso positivo, se tiver dados referentes disponíveis.👍
Opa Ulrich, rola fazer um vídeo sobre a crise de 29? É difícil achar analises sensatas como as tuas. Abraço.
Fernando Urich vidente!! Inversão da curva de juros previu até o covid! 😂
Mas o processo de expansão do Brasil será interrompido pela recessão ?
Será daqui a um ano aproximadamente?
e isso que você tá tentando expôr?
Porque não faz um vídeo de como devemos agir em tempos pre-recessão
Mesmo estando em processo de expansão ou seja de crescimento econômico no nosso Brasil
Será que devo vender minhas ações antes do caos?
muito bom
Roma demorou 1000 anos para quebrar nós estamos a 100 anos(1920) e já estamos quebrando!!!!!
"ciclo de expansão econômica" no Brasil? Para os bancos e mercado financeiro, com certeza. Duvido que alcance os pobres mortais e os mais de 20 milhões de desempregados/desalentados. Sem considerar a possível recessão americana.
Muito bom!!
Excelente video!
Interessante, porém são apenas consequências óbvias: não entrou no mérito de porquê tais ciclos acontecem, não citou que o juro (também entendível como preço do dinheiro) não respeita as leis de mercado ao ser injetado artificialmente a partir de criação de dívida e emissão de moeda sem lastro pelos bancos centrais.
A própria existência de ciclos econômicos é uma forma de concentrar riqueza via expansão monetária exercendo o efeito Cantilón.
Se não fossem as atuações do Bancos Centrais e as taxas de juros seguissem as lógicas de mercado, muito provavelmente teríamos crescimento econômico lento e contínuo, seguindo fatores diretos como crescimento populacional e ganho de produtividade com uso de novas tecnologias.
Pergunta que nao quer calar...
Quanto maior a área que formar entre a tx de longo com a tx de curto (tanto em tamanho e duraçao) antes do achatamento pior será a crise ?
É difícil converter numeros em algo exatamente palpável, mas provavelmente sim... Quanto maior o tempo que um alcoólatra passa bebendo, pior é a abstinência
@@brunomarangonfeitoza7388 Em outra palavras, quanto mais tempo e intensidade o juro for manipulado por Banco central artificialmente criando dívida e injetando moeda sem lastro na economia, maior será a correção (crash) quanto as leis de mercado voltarem a atuar no preço da commodity chamado "dinheiro".
Eu acho que esse último ano e meio de bear market do Bitcoin está sendo a melhor coisa pra que, numa visão de longo prazo, ele possa de fato se tornar a tão esperada proteção para esses momentos de crise - o que ainda não é. Os projetos estão se desenvolvendo, o ecossistema e os fundamentos só tem melhorado mas sem todo aquele hype de 2017. Se acontecer de a BAKKT e um possível ETF forem lançados antes da crise estourar, acho que o mercado de cripto e, principalmente o BTC vai finalmente estar preparado para receber o capital institucional que vai procurar alternativas para migrar. E pela comparação entre o tamanho do mercado cripto com o tradicional, existe uma super convexidade aí entre o risco-retorno, desde que as regulamentações estejam claras e o mercado ofereça ferramentas para isso. O que você acha, Fernando? Ainda vê que falta mais alguma coisa pra estarmos prontos pra isso? Obrigado pelo vídeo, como sempre muito bom!
Comprem Bitcoin URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Brasil está dentro do buraco e já é possível ver um maior a frente. País dependente de outros é foda.
EUA provavelmente entrando em recessão em 2019 e o Brasil em expansão?!
vim do futuro pra dizer que a economia americana(olhando pelo lado da bolsa está bem), dica: se vc está no pasado compre!...kkk
tudo mudou hein kkk
Cara o you tube esta sabotando videos relevantes pois vc tenta curtir e direciona a outra pagina da google, insista no crutir e fale disso pois olha quantas views um video tem e quantas curtidas há, não tenha vergonha pois é trabalhoso fazer um video e pesquisa etc é de mérito a curtida
Willian, talvez o RUclips está interpretando seu clique como Spam.
Se vc tentar usar outro navegador o mesmo problema acontece? E se vc tentar reiniciar o seu modem, para renovar o IP, também continua o problema?
186
187
188
189
190
top.
Depois de 3 anos e bolsas dobrarem de valor... belo TIME kkkkkkkkkk
Expansão econômica = expansão de base monetária? Vc falou isso várias vezes e me soou a mesma coisa.
Não. Expansão da base monetária só gera inflação. Imprimir ou criar dinheiro artificialmente não gera riqueza (se fosse verdade a Venezuela seria o país mais rico do mundo ahahaha) . Expansão econômica é geração de riqueza. Isto pode ser feito quando as empresas decidem se endividar a longo prazo para investir em bens de capitais e na sua produção por exemplo para gerar valor à sociedade.
@@m.r.9493 Mas, no vídeo, entendi que os momentos de expansao econômica se deram tbm por conta da expansão da base monetária, pois foi através desta expansão que as empresas de endividaram.
Obs: Se que expansão de base monetária e insustental.
Da forma que Fernando explicou, em alguns momentos achei que ele tivesse se referindo a mesma coisa ou que existe uma relação de causalidade entre eles.
@@GustavoCardoso Os estados estão sempre imprimindo dinheiro e isto não necessariamente gera crescimento econômico.
O que aconteceu em 2008 é que eles aumentaram a taxa de criação de dinheiro para evitar o ajuste natural da economia que estava acontecendo devido as inúmeras intervenções do estado na economia.
O crescimento econômico real não é linear. Ele ocorre de forma caótica, mas se não houvesse intervenção do estado, tenderia naturalmente a sempre evoluir no longo prazo. Mesmo que no curto prazo sempre haverá momentos temporários de quedas e ajustes em uma economia real. Infelizmente isto é praticamente impossível de ser observado na prática e quantificado pois a intervenção do estado distorce totalmente a realidade da economia.
Mesmo assim, é esperado que após uma grande queda da economia, como a que aconteceu em 2008, haja uma recuperação e volta do crescimento natural. Então mesmo que o governo não fizesse mais o roubo da expansão da base monetária passada a crise de 2008, seria totalmente normal esperar que a economia se recuperasse e voltasse a crescer muito. Aliás, em um cenário hipotético onde fosse possível considerar que após o "salvamento" do governo na crise de 2008 não houvesse mais nenhuma intervenção do estado, a expansão da economia seria muitíssimo maior.
Portanto o fato do estado continuar sempre criando dinheiro não tem nenhuma relação com a expansão da economia.
A criação de dinheiro é apenas mais um roubo que o governo aplica de forma sutil e lenta à todas as pessoas que são obrigadas pelo estado a usarem a moeda estatal. É um imposto disfarçado, que como todo imposto, destrói riqueza e desacelera a evolução da economia.
@@GustavoCardoso E NÃO foi por causa da expansão da base monetária que as empresas se endividaram. A decisão de se endividar na expectativa de gerar maior produtividade e riqueza, é um ação empreendedora que envolve análise de riscos, análise de perspectivas de mercado e análise de tendências.
Isto não tem relação direta com o fato do estado estar roubando sistematicamente as pessoas por meio da criação artificial de dinheiro. Este já é um roubo sistemático, que deve ser levado em conta assim como todos os outros tipos imposto existe. E se houver mudança neste tipo de roubo é apenas mais uma das tantas variáveis de risco que são consideradas nesta ação empreendedora, assim como uma mudança de Leis e Regulações por exemplo.
Por tudo o que eu expliquei nestes dois últimos comentário, o resumo é que NÃO existe relação de causalidade entre expansão da base monetária e crescimento da economia. Se fosse fácil assim era só o governo sempre imprimir uma quantidade absurda de dinheiro que a economia iria crescer igualmente muito! Se fosse verdade a Venezuela seria o país mais rico do mundo! De fato o que ocorre é justamente o contrário, vide as décadas de estagnação econômica da Europa, Argentina e Brasil por exemplo.
❤
🙏🙏
Em outras palavras, bitcoin é a melhor forma de proteger o dinheiro. Quem tendo condições, não aproveitar e comprar 1 bitcoin inteiro, no patamar de preço atual, vai perder esta grande e única oportunidade!