@@TheUniverso_sky Tem diferença entre o juro negativo onde o empréstimo são a taxa negativa e o juro negativo onde o juros é positivo, porém a inflação faz com que os rendimentos sejam negativos.
Sem poupança, qualquer trabalho vira só sub-existência. Vale a pena trabalhar se você não pode acumular? Se não vai ter como deixar nada para os seus filhos?
Tem um livro bem legal A grande queda de James Rickards, ele trabalhou no FED e com o FMI. Ele diz que o FMI tem um plano de lançar uma moeda digital que substitua o padrão dólar, fala sobre os juros negativos que para o FMI sai mais barato uma moeda digital do que ter que o custo do papel e outras gastos pra produzir o dinheiro, e outros detalhes bem legal, ensina a salvar o patrimônio em cenarios de crise.
3:30 quer dizer: 1) não dá para confiar no bancos, nem mesmo nos bancos suíços; 2) Os BCs estão de conluio contra o cidadão comum; 3) Ter ouro, criptomoedas (e algum dinheiro em espécie) não é nem questão de investimento (para ouro e criptos), TORNOU-SE UMA NECESSIDADE..!!!; 4) Ter uma fazenda ou sítio parece ser um bom negócio, sabe-se lá quando que os BCs irão dar o "golpe de misericórdia" no cidadão que "se recusar" a pagar as taxas de juros negativas.
Kkkkk isso e o quantitative easing salvou o sistema financeiro americanos e mundial de uma debacle gerada pelo próprio mercado e os caras dizem que os BCs ferram com eles pq que deu um preju em alguns títulos. Isso nem pode ser chamado liberalismo é burrice mesmo.
Esses seus videos estão em um altissimo nivel. Essa serie q vc esta fazendo precisa ser assistida por muita gente, assim terão noção das aberrações feitas pelos BC.
Parabéns Ulrich, agora você foi no x da questão! Parece excepcional mas não é, para quem conhece a história: o privilégio de emprestar para o soberano. Quando os innominaveis do ouro emprestaram para Napoleão e os Ingleses ao mesmo tempo, pediram aos vencedores de Waterloo algo a mais. Alí que se instala o sistema dos BCs, depois FED etc. Mas hoje que o sistema da dívida impagavel não se sustenta mais, com bancos comerciais a bagunçar ainda mais com a reserva fracionaria, precisa resettar. Chega de agiotagem isso já rendeu por 200 anos: mas como que não estamos aqui pra perder ( acham eles ndr.) vamos para fase 2. :juros zero(ou -), mas a alma é nossa. Se isso passar vai valer Dante: "Lasciate ogni speranza voi che entrate".
Ou seja, com a digitalização da nossa moeda Fiat, os bancos terão maior controle do que nos fazemos com nosso dinheiro e ainda serão capaz de inflacioa-la, reduzindo nosso poder de compra.
O BC da Suiça falou pro banqueiro que disse do grande saque que o fundo queria fazer: faz que nem o Collor no Brasil bloqueia a poupança, ou o corralito como fez a Argentina.
e os ignorantes seguem dizendo que isso e teoria de conspiração ha anos que grandes saques igual ao que esse fundo tentou fazer nao e permitido pelos grandes bancos centrais
Pelo amor de Deus, Fernando. Eu já não gosto de bancos por causa da reserva fracionaria. Depois dessa notícia entao. Nao sabia que eles poderiam ser piores do que sao, mas claro, com o incentivo do estado mais uma vez.
Os juros negativos são uma ferramenta poderosa. Se usados com cautela eles podem ajudar a estimular a economia em tempos de crise. Mas como também trazem riscos, precisam ser gerenciados cuidadosamente.
Claramente o Fernando tem mais informações do que podemos suportar hahaha Precisa para a todo momento e voltar o foco se não entra nos detalhes e vai embora haha muito bom, tenho aprendido muito aqui
Fernando, isso já mais ou menos entendia, o que eu não entendo é o quanto isso prejudica as financeiras desses países e o que faz elas, no caso da Suíça por exemplo, serem tão sólidas. Conseguiria explicar de onde vem essa rentabilidade?
as financeiras nunca serão afetadas, elas se saem muito bem nessa historia. como os juros cobrados sao negativos, isso incentiva os bancos a emprestarem dinheiro pras empresas e pessoas fisicas por um preço mais barato. A consequencia disso eh incentivar o consumo e a produçao economica. Por um periodo a impresao q da eh q ta tdo mundo ganhando, pois os bancos aumentam a quantidade de negociois (uma vez q mais pessoas e empresasas irao querer fazer financiamentos) ao passo que, com juros baixos, todos os custos bancarios reduzem juntos (qlqr pessoas consegue, de forma mais facil, pegar dinheiro emprestado, pois os riscos de calote sao proporcionais às taxas de juros). Qlqr empresa consegue magicamente dar lucro, pois mesmo se ela nao tiver clientes suficientes pra aumentar o caixa, ela pode ir ate o banco refinanciar sua divida e entao fechar suas contas no verdinho e pagar seus funcionarios. As pessoas comuns vao progressivamente fazendo mais empresistimos e consumindo mais e mais. Porem NAO EXISTE ALMOÇO GRATIS POHA, pra todo esse conto de fadas ser possivel, os governos precisam se endividar pra CARALHO. Pra tornar essa manipulaçao de mercado possivel o Estado vai se endividando tanto ate chegar ao ponto que se ele se endividar mais, irá inflacionar o mercado com tanto dinheiro. Qndo ele para de manipular os juros a consequencia q temos sao coisas como 2008, 2000, 1987, 1929. Ou seja, o governo injeta crack na ecnomia e qndo ele para de fazer isso entramos em abstinencia.
admiro seu trabalho e aprendo bastante com suas informações. Entretando, algumas questões ficam a dever: o banco não atende o direito do cliente? (que funcionamento econômico é esse?) Existe algo por trás do que está acontecedo, e é uma orquestração para um fim econômico e político, não sejamos ingênuos. Penso que faltam algumas respostas suas, e as respostas são econômicas, sim.
"Resumindo" a relação o banco e o fundo de investimento da citação, a instituição financeira pode dar "GOLPE" no correntista/fundo investimento mesmo recebendo "créditos" com esse juro negativoe nada sofre com esse Golpe. Mas se o correntistas/fundo investimento faz o contrário pode preparar-se para os rigores das Leis dos bancos aparados pelas leis do estado. Quanto à questão de acabar com o dinheiro em espécie, isso me faz retornar a um pensamento, uma ideia, uma suposição que relaciona a ascesão das criptomoedas tomando o lugar da moeda fiat. Essa de juros negativo (algo à direta do ZERO após a vígula) me leva e divagar mais ainda sobre as casas decimais relacionadas às criptomoedas, mais precisamente, as 8 casas decimais ou 8 zeros após a VÍRGULA. Eis aí como os bancos centrais estão se manifestando de forma mascarada e, como sempre, por debaixo dos panhos da ignorância das massas, para poder migrar/mudar/transformar o paraíso dos negócios autônomos no inferno do mundo financeiro atual. Enfim... só divaganto! Mas com um pouco de lógica de "teorico da conspiração".
Não são assim tão poucas as vezes, em que se repassam juros negativos para os clientes finais, como nos descontos na negociação de dividas, por exemplo. Em hipotecas no Japão, isso já vem ocorrendo desde 2016, esse repasse é ainda mais comum, quando o risco é muito baixo. Outro exemplo é o que está fazendo o Jyske Bank da Dinamarca e o Nordea Bank Sueco, que oferecem hipoteca a taxas negativas nesse exato momento.
Se a inflação já é maior que o juros de lucro obtido, não ja configura com Juros Negativo? Embora a inflação nomimal esteja em 5 a 8 por cento. A inflação real está ha 25% e não raro 45%, isso já invalidade qualquer investimento CDB ou qualquer outro, para aqueles que acreditam que seu dinheiro esta valorizando, quando na verdade está negativo.
Alguém explica: Esse fundo de pensão na Suíça, não pode sacar seu dinheiro no banco??? Como assim, isso não existe, então o banco tem que decretar falência ou algo assim! Ou o fundo de pensão saca um pouco mês a mês, ou transfere para outros bancos e saca um pouco de cada um! Como essa história terminou?
Ninguém que tenha dezenas de milhões ou bilhão pode simplesmente sacar o dinheiro no sistema bancário moderno. Nenhum banco tem 100% de reservas em espécie e as operações deles dependem de ter pelo menos uma porcentagem saudável de reservas. Se o Elon Musk resolve sacar 30bi, nenhum banco no mundo poderia fazer isso facilmente. Muda de pais para país, cada país tem sua legislação
No final do dia, a política imposta pelos bancos centrais forçam o investidor a colocar capital no mercado, procurando projetos com maior rentabilidade, ao invés do investimento em mercado de capitais e títulos de dívida do governo. Diferentemente do Brasil onde a relação risco x retorno é corrompida pelo fato da remuneração do "risk free" ser maior, em mtos casos, do que a tomada de risco no mercado.
Que lógica maluca esses B.C. fazem! Quer dizer que é melhor consumir agora do que guardar o fruto do seu trabalho? Ou seja, o futuro que se vire para pagar esta conta.
Problema 1 O queloide acontecer com a solvência do banco se esse fundo sacar todo o dinheiro em espécie? Problema 2 O que pode acontecer se outros fundo também fizerem saques Problema 3 O que pode acontecer se pessoas comuns também fizerem saques.
ruclips.net/video/mJcciJ9J8no/видео.html esse vídeo fala sobre próxima crise que foi e está sendo causada por esse longo periodo de juros negativos. Se vc não entende inglês, por o telefone em viva voz e faz a tradução no Google translate.
Não consigo entender quais seriam os desdobramentos econômicos desses juros negativos. Compra de ativos? Estímulo para empreendedorismo? Estagnação econômica? Afinal, o que acontece em seguida? Se não há juro, quais seriam os caminhos alternativos da poupança? Gastar tudo? Mas isso não estimularia o empreendedorismo? Faltou dar essa conclusão final, Fernando.
Mas, nesses países de juros negativos, como Alemanha, Suécia, Suíça, Dinamarca, Japão etc., deixar o dinheiro em casa não seria pior pela incidência da inflação? Ou deixar dinheiro nos Bancos teria maior redução do capital investido, vale dizer: sofreria incidência dos juros negativos+ inflação? De fato, países de juros negativos já estudam dividir as suas moedas em duas: a eletrônica (principal), sendo que a pessoa que optar pela dinheiro em espécie (físico) sofreria um deságio na taxa de conversão, de modo a desestimular a guardá-lo em casa, obrigando todos a investir na economia real, a consumir ou, sabe lá, correr risco no mercado de ações. Tempos cada vez mais difíceis se desenham para os Poupadores Conservadores (Rentistas)
Problema de criptomoeda é depender de internet e mineradores. Se um dia isso acabar, ou seja, mineradores nao mais validar transacoes e wallets peer to peer estarem conectadas entre si sem precisar de net, dai eu acredito nas criptos. Enquanto depender de mineradores e internet p mim sera somente especulacao, p ganhar ou perder dinheiro
Exatamente o que penso sobre as criptomoedas. Pessoal as vê como a salvação da humanidade, mas... quem controla a infra-estrutura necessária para que ela funcione?
Pra mim, as criptomoedas são um 'ensaio', um 'teste' em cima de um conceito que futuramente será utilizado na abolição do dinheiro em espécie (volta e meia surge político tocando no assunto).
Otimo video Fernando, mas vc não abordou uma pergunta que me apareceu: quem, em são juizo, compra algo que sabe que vai gerar perda? E pior ainda se isso ja sai com juro negativo na fonte.
Fernando, obrigado! Explica um pouco mais! Essa imposição do desconto pelo banco central incide somente sobre reservas compulsórias?? Ou incide também em casos de reservas voluntárias?
Fernando, quando TODOS alcançarem o EQUILÍBRIO e a DISCIPLINA FISCAL (PF,PF e GOVERNOS) a CIÊNCIA/EMPREENDEDORES ofertarão Produtos & Serviços para todos, digo para TODOS e cidadãos conscientes ?
Desculpe mas não entendi porque alguém compraria um título hoje por um valor maior que o valor no vencimento daqui a um ano, em uma das situações, e porque os bancos centrais fixariam taxa básica negativa, no primeiro caso?
Oi Fernando bom dia, Acho que entendi. Eu comprei 1 título do banco X com um cupon de 6% a.a., vencimento daqui a dois anos, a 100% do valor de face. Por razões de mercado esse título passou a valer 80% do valor de face. Isto é, se eu vender agora, antes do vencimento, vou receber um valor inferior ao valor aplicado. Isto é juros negativos .É ISSO.?. Porém, se eu levar esse título até o vencimento eu vou receber o valor aplicado + os cupons recebidos durante o prazo de aplicação. NESSE CASO EU TENHO JUROS NEGATIVOS?. Me parece que não.
Sou leigo nesse assunto, mais pelo que entendi esse juros negativos, é como se a pessoa entregase ouro em troca de merda, perdendo riqueza,mecanismo pra pega a riqueza dos outros é isso
se o titulo aumentou tanto o preço para ter juros negativos, qdo esse titulo for resgatado, no vencimento, não vai ser pelo valor atual do título? Nesse caso valor superior ao valor pago inicialmente, mesmo com juros negativos? desculpe a pergunta de iniciante
Esse é um conceito que nunca fez sentido para mim, titulos de juros negativos. O que leva alguém a comprar alguma coisa que GARANTE 100% que ela vai perder dinheiro?
Pra mim tem muita lógica, a economia é tão segura que ao invés de aumentar os preços, assim como ocorre aqui no Brasil, eles diminuem, isso aumentando cada vez mais o valor da sua própria moeda... Inflação Negativa. Parece loucura mais não é.
Quando regras e leis sao obedecidas temos um ambiente excelente para crescimento econômico, quando um governo ou instituições mudam suas regras e leis por conveniência se tem um estado de exceção e ditatorial, o unico ativo realmente seu é o bitcoin em carteira privada
Desculpa minha ignorância, mas deixa eu perguntar nesse caso de juros negativos, se eu pegar um empréstimo no banco eu vou ganhar dinheiro ? É isso mesmo ?
Então juro negativo só funciona se puder trancar o dinheiro no sistema financeiro, não é isso? Pq do contrário, é ilógico mantê-lo no sistema...só à base da coerção mesmo, vulgo violência escancarada ou bloqueio de dinheiro.
Dinheiro tem valor no tempo. Receber mil reais hoje é totalmente diferente de receber mil reais daqui a 1 ano! Se alguém duvida disso então pode me emprestar toda e qualquer quantia de dinheiro com carência de 1 ano para pagamento sem nenhum juro, que eu pago devolta o empréstimo. Juros negativos é mais uma anomalia absurda de distorção da realidade criada pelos governos, que só é possível de ser feita porque o estado rouba o dinheiro de milhares de pessoas para fazer o que bem entender e quiser com este dinheiro, que é o recurso mais poderoso que existe. Entre várias coisas o governo usa este dinheiro roubado para intervir na economia criando artificialmente uma condição de juros negativos que jamais deveria existir.
Juros não são proibidos, são limitados, 12% ao ano, quem não tem histórico de crédito, renda e patrimônio para respaldar empréstimos desta ordem é recusado, simples assim.
Explica-me como se eu fosse muito burro, o que leva alguem a comprar um prejuízo podendo investir em titulos com juro positivo. Obrigado e abraço de Portugal
Sobre a conclusão da segunda forma de juros negativos aparecerem na economia , na marcação a mercado, do trecho 5:41 - 5:58 > Eu acreditava que o juro implícito, que cai à medida que o valor do título negociado aumenta, cai no sentido de se tornar cada vez menor mas sempre acima de zero. Caminha para o infinetesimal (dentro dos naturais) mas nunca entra nos negativos.
Edson Cruz A esmagadora maioria do dinheiro (mais de 85%) está na forma de dígitos eletrônicos; apenas uma quantia mínima (não mais do que 10%) está na forma de cédulas e moedas metálicas. Sendo assim, simplesmente não há como investidores que gerenciam bilhões de euros - ou até mesmo aqueles que gerenciam "apenas" milhões de euros - irem até o banco da esquina e sacaram tudo em espécie. Os bancos não restituem em espécie esses valores. Eles são legalmente isentos, pelo governo, de fazerem isso (como o Fernando mesmo exemplificou com o caso do fundo suíço). O dinheiro eletrônico está "preso" nos bancos e não há como esses dígitos serem convertidos integralmente em cédulas e moedas metálicas. Deixar parado em conta também não é uma opção tão segura quanto os títulos, dado que em um cenário extremo, nem mesmo movimentar de uma conta pra outra seria permitido, como ocorreu na Grécia em 2015.
Edson Cruz somado a isso, há também maneiras de se ganhar dinheiro arbitrando esses títulos (confesso que não entendo nada de investimentos) o que torna a compra deles ainda mais atraente.
@@jacksontimao1 faz sentido mesmo, principalmente em grandes quantias. Pelo menos o pequeno investidor pessoas física creio que não precise desses títulos. Talvez investir em ouro nesse cenários caóticos seria uma solução, não sei. Valeu pelas infos.
O juro negativo ao "drenar" o possível lucro sobre o capital investido acaba sendo, no fim das contas, uma política deflacionária? Levando em conta o fato desse capital não poder ser sacado.
De certa forma, sim, pq ela acaba por pagar uma parcela das dívidas soberanas emitidas, porém é um pagamento coercitivo, tal como a coleta de impostos. É uma deflação que empobrece quem tem dinheiro no sistema financeiro, mas isso não leva à deflação de fato pq tem muito mais moeda sendo criada do nada e entrando em outras pontas do sistema financeiro, logo...é mais um mecanismo de concentração/transferência de renda.
Nao tem essa de produção, produção é resultado do quao rico é o povo e nao o contrário, quantas empresas e produtoras você acha que teria graças ao bitcoin?
Minha dúvida quem são os compradores desses títulos emitidos a juros negativos? E qual é lógica por trás da compra desses títulos? Ou isso tudo são só aberrações criadas pelo próprio sistema financeiro criadas para mascarar uma realidade nada promissora???
Não faz o menor sentido titulo a - , mas pra mim é uma estrategia dos bancos centrais pra valorizar suas posições em bolsa e depois venderem 15 vezes o que pagaram. Vc vai deixar seu dinheiro aonde se tudo estiver negativo ?
Vou simplificar pra vcs: Se vc eh idiota e investe a rendimento fixo ou variavel, entre 5% a 20% de curto, medio e longo praso, na verdade vc esta perdendedo por mez de 15 a 5% por mes do seu dinheiro. Isso pq o q da a altura do juros, em seus 90% e a inflação real. O ipa dis q a inflação eh de 4,5%, mas vcs viram a diferença entre o preço de suas compras no ano passado no msm mês e neste. Antes vc pagavam oq 500 a 600 nas compra e agora esta quase 1000, ou coisa do tipo? Isso eh quase 100%, certo. Pois eh, na media real esta dando entre 25% a 30%. E vai piorar cada vez mais, o juros medio no brasil eh de cerca de 15% pra investimentos diversos. No final a unica saida eh ou ter algo de valor não variavel, ou sair do brasil e ir tentar a vida limpando banheiro no Japão, USA ou europa.
pesquisei juros negativos e cai aqui pq o Renato amoedo (famoso 38tão) DIZ QUE FICOU MUITO TRISTE quando soube disso.
Eu não entendo ele nessa parte, como alguém ficaria triste com isso?
@@TheUniverso_sky Não dá pra acumular riqueza, o incentivo é você ser um vagabundo e não produzir nada.
@@TheUniverso_skyPerda de riqueza
@@TheUniverso_sky Tem diferença entre o juro negativo onde o empréstimo são a taxa negativa e o juro negativo onde o juros é positivo, porém a inflação faz com que os rendimentos sejam negativos.
Sem poupança, qualquer trabalho vira só sub-existência. Vale a pena trabalhar se você não pode acumular? Se não vai ter como deixar nada para os seus filhos?
"Boa tarde eu gostaria de tirar todo o meu dinheiro.
-não quero, próximo!"
Se na suíça os bancos são criminosos imagina os daqui!
EXATO..!!!!
Se tentasse aqui era capaz de ir preso kkkkk
Pelo jeito, quem junta dinheiro debaixo da cama. É melhor.
Aqui o fundo chamaria o PCC e tiraria os ativos à força ;-)
@@svivl8482Não é! Se você guardasse 50 mil em casa em 1994,esse valor corresponderia a uns R$ 6.500,00 nos dias atuais.
Tem um livro bem legal A grande queda de James Rickards, ele trabalhou no FED e com o FMI. Ele diz que o FMI tem um plano de lançar uma moeda digital que substitua o padrão dólar, fala sobre os juros negativos que para o FMI sai mais barato uma moeda digital do que ter que o custo do papel e outras gastos pra produzir o dinheiro, e outros detalhes bem legal, ensina a salvar o patrimônio em cenarios de crise.
3:30 quer dizer:
1) não dá para confiar no bancos, nem mesmo nos bancos suíços;
2) Os BCs estão de conluio contra o cidadão comum;
3) Ter ouro, criptomoedas (e algum dinheiro em espécie) não é nem questão de investimento (para ouro e criptos), TORNOU-SE UMA NECESSIDADE..!!!;
4) Ter uma fazenda ou sítio parece ser um bom negócio, sabe-se lá quando que os BCs irão dar o "golpe de misericórdia" no cidadão que "se recusar" a pagar as taxas de juros negativas.
Vai ter imóvel rural no Brasil e confiar na nossa famosa Segurança Jurídica? Tá louco!!Prefiro deixar no banco.
@@ooR4 Foda que é verdade...
@@ooR4 Imóvel rural, ARMAS e TREINAMENTO, MUITO TREINAMENTO. Pessoas tb é bom, família grande ajudaria.
Booooa!!!
Ai vem o MST e invade sua fazenda...
No exemplo ficou claro de cm os bancos centrais tem força pra ferrar qq um.
igual o governo.
Kkkkk isso e o quantitative easing salvou o sistema financeiro americanos e mundial de uma debacle gerada pelo próprio mercado e os caras dizem que os BCs ferram com eles pq que deu um preju em alguns títulos. Isso nem pode ser chamado liberalismo é burrice mesmo.
Resumindo: colocar dinheiro em banco é negócio pra trouxa !!!
Na Europa
@Brick , eles "pagam" juros negativos?
é, SEMPRE foi e só agora estamos começando a ter acesso a estas informações, a DESCENTRALIZAÇÃO ESTÁ AJUDANDO a vermos as coisas como são :)
Faça um vídeo sobre QE's explicado com bastante detalhes, pq em PT-BR não tem conteúdo bom aqui no RUclips
Esses seus videos estão em um altissimo nivel. Essa serie q vc esta fazendo precisa ser assistida por muita gente, assim terão noção das aberrações feitas pelos BC.
Parabéns Ulrich, agora você foi no x da questão! Parece excepcional mas não é, para quem conhece a história: o privilégio de emprestar para o soberano. Quando os innominaveis do ouro emprestaram para Napoleão e os Ingleses ao mesmo tempo, pediram aos vencedores de Waterloo algo a mais. Alí que se instala o sistema dos BCs, depois FED etc. Mas hoje que o sistema da dívida impagavel não se sustenta mais, com bancos comerciais a bagunçar ainda mais com a reserva fracionaria, precisa resettar. Chega de agiotagem isso já rendeu por 200 anos: mas como que não estamos aqui pra perder ( acham eles ndr.) vamos para fase 2. :juros zero(ou -), mas a alma é nossa. Se isso passar vai valer Dante: "Lasciate ogni speranza voi che entrate".
Com base nessas informações investir no Brasil é um grande negócio.
Minha honra.
Alguém realmente compraria um título já indexado com juro negativo? Prefiro o bom é velho colchão!!!!
Parabéns por mais um vídeo esclarecedor.
Economia é interessante demais, parece surreal às vezes! Parabéns pelo vídeo Fernando!
Ou seja, com a digitalização da nossa moeda Fiat, os bancos terão maior controle do que nos fazemos com nosso dinheiro e ainda serão capaz de inflacioa-la, reduzindo nosso poder de compra.
O BC da Suiça falou pro banqueiro que disse do grande saque que o fundo queria fazer: faz que nem o Collor no Brasil bloqueia a poupança, ou o corralito como fez a Argentina.
e os ignorantes seguem dizendo que isso e teoria de conspiração ha anos que grandes saques igual ao que esse fundo tentou fazer nao e permitido pelos grandes bancos centrais
Pelo amor de Deus, Fernando. Eu já não gosto de bancos por causa da reserva fracionaria. Depois dessa notícia entao. Nao sabia que eles poderiam ser piores do que sao, mas claro, com o incentivo do estado mais uma vez.
Os juros negativos são uma ferramenta poderosa. Se usados com cautela eles podem ajudar a estimular a economia em tempos de crise. Mas como também trazem riscos, precisam ser gerenciados cuidadosamente.
Claramente o Fernando tem mais informações do que podemos suportar hahaha Precisa para a todo momento e voltar o foco se não entra nos detalhes e vai embora haha muito bom, tenho aprendido muito aqui
Fernando, isso já mais ou menos entendia, o que eu não entendo é o quanto isso prejudica as financeiras desses países e o que faz elas, no caso da Suíça por exemplo, serem tão sólidas. Conseguiria explicar de onde vem essa rentabilidade?
as financeiras nunca serão afetadas, elas se saem muito bem nessa historia.
como os juros cobrados sao negativos, isso incentiva os bancos a emprestarem dinheiro pras empresas e pessoas fisicas por um preço mais barato. A consequencia disso eh incentivar o consumo e a produçao economica. Por um periodo a impresao q da eh q ta tdo mundo ganhando, pois os bancos aumentam a quantidade de negociois (uma vez q mais pessoas e empresasas irao querer fazer financiamentos) ao passo que, com juros baixos, todos os custos bancarios reduzem juntos (qlqr pessoas consegue, de forma mais facil, pegar dinheiro emprestado, pois os riscos de calote sao proporcionais às taxas de juros). Qlqr empresa consegue magicamente dar lucro, pois mesmo se ela nao tiver clientes suficientes pra aumentar o caixa, ela pode ir ate o banco refinanciar sua divida e entao fechar suas contas no verdinho e pagar seus funcionarios. As pessoas comuns vao progressivamente fazendo mais empresistimos e consumindo mais e mais.
Porem NAO EXISTE ALMOÇO GRATIS POHA, pra todo esse conto de fadas ser possivel, os governos precisam se endividar pra CARALHO. Pra tornar essa manipulaçao de mercado possivel o Estado vai se endividando tanto ate chegar ao ponto que se ele se endividar mais, irá inflacionar o mercado com tanto dinheiro. Qndo ele para de manipular os juros a consequencia q temos sao coisas como 2008, 2000, 1987, 1929. Ou seja, o governo injeta crack na ecnomia e qndo ele para de fazer isso entramos em abstinencia.
admiro seu trabalho e aprendo bastante com suas informações. Entretando, algumas questões ficam a dever: o banco não atende o direito do cliente? (que funcionamento econômico é esse?) Existe algo por trás do que está acontecedo, e é uma orquestração para um fim econômico e político, não sejamos ingênuos. Penso que faltam algumas respostas suas, e as respostas são econômicas, sim.
Minha Honra
Federal funds rate é equivalente ao CDI. A equivalente a Selic seria a Discount Rate. 👍
"Resumindo" a relação o banco e o fundo de investimento da citação, a instituição financeira pode dar "GOLPE" no correntista/fundo investimento mesmo recebendo "créditos" com esse juro negativoe nada sofre com esse Golpe. Mas se o correntistas/fundo investimento faz o contrário pode preparar-se para os rigores das Leis dos bancos aparados pelas leis do estado.
Quanto à questão de acabar com o dinheiro em espécie, isso me faz retornar a um pensamento, uma ideia, uma suposição que relaciona a ascesão das criptomoedas tomando o lugar da moeda fiat. Essa de juros negativo (algo à direta do ZERO após a vígula) me leva e divagar mais ainda sobre as casas decimais relacionadas às criptomoedas, mais precisamente, as 8 casas decimais ou 8 zeros após a VÍRGULA.
Eis aí como os bancos centrais estão se manifestando de forma mascarada e, como sempre, por debaixo dos panhos da ignorância das massas, para poder migrar/mudar/transformar o paraíso dos negócios autônomos no inferno do mundo financeiro atual.
Enfim... só divaganto! Mas com um pouco de lógica de "teorico da conspiração".
Não são assim tão poucas as vezes, em que se repassam juros negativos para os clientes finais, como nos descontos na negociação de dividas, por exemplo. Em hipotecas no Japão, isso já vem ocorrendo desde 2016, esse repasse é ainda mais comum, quando o risco é muito baixo. Outro exemplo é o que está fazendo o Jyske Bank da Dinamarca e o Nordea Bank Sueco, que oferecem hipoteca a taxas negativas nesse exato momento.
Se a inflação já é maior que o juros de lucro obtido, não ja configura com Juros Negativo? Embora a inflação nomimal esteja em 5 a 8 por cento. A inflação real está ha 25% e não raro 45%, isso já invalidade qualquer investimento CDB ou qualquer outro, para aqueles que acreditam que seu dinheiro esta valorizando, quando na verdade está negativo.
A ideia do juro negativo não é forçar o dinheiro voltar à circular na economia ?
Sempre muito didático e esclarecedor. Obrigado, Fernando!
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente!
Parabéns pelo trabalho!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Alguém explica: Esse fundo de pensão na Suíça, não pode sacar seu dinheiro no banco??? Como assim, isso não existe, então o banco tem que decretar falência ou algo assim! Ou o fundo de pensão saca um pouco mês a mês, ou transfere para outros bancos e saca um pouco de cada um! Como essa história terminou?
Não posso sacar? Então quero transferir tudo! ;-)
Ninguém que tenha dezenas de milhões ou bilhão pode simplesmente sacar o dinheiro no sistema bancário moderno. Nenhum banco tem 100% de reservas em espécie e as operações deles dependem de ter pelo menos uma porcentagem saudável de reservas. Se o Elon Musk resolve sacar 30bi, nenhum banco no mundo poderia fazer isso facilmente. Muda de pais para país, cada país tem sua legislação
simples o dinheiro lá é virtual alavancado, a grana do fundo já está nas mãos de outros em investimentos.
Outro ponto é que esse fundo de pensão não é como dinheiro numa conta corrente, mas um ativo lavrado em contrato com liquidez e retorno bem definidos.
Estou aprendendo muito com Mr. Ulrich. IoI
No final do dia, a política imposta pelos bancos centrais forçam o investidor a colocar capital no mercado, procurando projetos com maior rentabilidade, ao invés do investimento em mercado de capitais e títulos de dívida do governo. Diferentemente do Brasil onde a relação risco x retorno é corrompida pelo fato da remuneração do "risk free" ser maior, em mtos casos, do que a tomada de risco no mercado.
Que lógica maluca esses B.C. fazem! Quer dizer que é melhor consumir agora do que guardar o fruto do seu trabalho? Ou seja, o futuro que se vire para pagar esta conta.
Compre ouro e criptos consolidadas.
Exatamente! Comentei um pouco sobre isto também neste vídeo.
Sempre aprendendo...
conteúdo muito top , que não se encontra em lugar nenhum !!!
O mundo tá viciado nessas taxas de juros como um drogado em heroína. Tirar esse vício vai ser algo catastrófico.
Problema 1
O queloide acontecer com a solvência do banco se esse fundo sacar todo o dinheiro em espécie?
Problema 2
O que pode acontecer se outros fundo também fizerem saques
Problema 3
O que pode acontecer se pessoas comuns também fizerem saques.
ruclips.net/video/mJcciJ9J8no/видео.html esse vídeo fala sobre próxima crise que foi e está sendo causada por esse longo periodo de juros negativos.
Se vc não entende inglês, por o telefone em viva voz e faz a tradução no Google translate.
kkkkk tá parece o raphael do ideias radicais, que fica comparando essas políticas públicas com drogas.
Black Watch sério? Não sabia que ele fazia essa mesma comparação hahahaha. Pode acreditar é a melhor comparação.
@@cavaleirodetroia Aqui tem o documentário completo e legendado. ;)
ruclips.net/video/kIgJpB_Jqig/видео.html
excelente conteúdo , grato Fernando
Seu canal é fantástico! Obrigado Urich
Não consigo entender quais seriam os desdobramentos econômicos desses juros negativos. Compra de ativos? Estímulo para empreendedorismo? Estagnação econômica? Afinal, o que acontece em seguida? Se não há juro, quais seriam os caminhos alternativos da poupança? Gastar tudo? Mas isso não estimularia o empreendedorismo? Faltou dar essa conclusão final, Fernando.
Mas, nesses países de juros negativos, como Alemanha, Suécia, Suíça, Dinamarca, Japão etc., deixar o dinheiro em casa não seria pior pela incidência da inflação? Ou deixar dinheiro nos Bancos teria maior redução do capital investido, vale dizer: sofreria incidência dos juros negativos+ inflação?
De fato, países de juros negativos já estudam dividir as suas moedas em duas: a eletrônica (principal), sendo que a pessoa que optar pela dinheiro em espécie (físico) sofreria um deságio na taxa de conversão, de modo a desestimular a guardá-lo em casa, obrigando todos a investir na economia real, a consumir ou, sabe lá, correr risco no mercado de ações. Tempos cada vez mais difíceis se desenham para os Poupadores Conservadores (Rentistas)
Problema de criptomoeda é depender de internet e mineradores.
Se um dia isso acabar, ou seja, mineradores nao mais validar transacoes e wallets peer to peer estarem conectadas entre si sem precisar de net, dai eu acredito nas criptos.
Enquanto depender de mineradores e internet p mim sera somente especulacao, p ganhar ou perder dinheiro
Exatamente o que penso sobre as criptomoedas. Pessoal as vê como a salvação da humanidade, mas... quem controla a infra-estrutura necessária para que ela funcione?
Pra mim, as criptomoedas são um 'ensaio', um 'teste' em cima de um conceito que futuramente será utilizado na abolição do dinheiro em espécie (volta e meia surge político tocando no assunto).
E como faz para reverter este cenário? É só esperar a crise vir e passar?
Queria entender um pouco mais sobre o funcionamento do sistema bancário,como faço para começar?
5 anos de passaram e eu ainda estou tentando entender o que são esses juros implícitos e como eles ficaram negativos.
Muito bommm obrigado
Você é monstro!!! Adjetivo de alta qualidade. Monstro pra mim é uma pessoal muito boa!!! ok? kkkkk
Otimo video Fernando, mas vc não abordou uma pergunta que me apareceu: quem, em são juizo, compra algo que sabe que vai gerar perda? E pior ainda se isso ja sai com juro negativo na fonte.
Fernando, obrigado! Explica um pouco mais! Essa imposição do desconto pelo banco central incide somente sobre reservas compulsórias?? Ou incide também em casos de reservas voluntárias?
Fernando, quando TODOS alcançarem o EQUILÍBRIO e a DISCIPLINA FISCAL (PF,PF e GOVERNOS) a CIÊNCIA/EMPREENDEDORES ofertarão Produtos & Serviços para todos, digo para TODOS e cidadãos conscientes ?
Desculpe mas não entendi porque alguém compraria um título hoje por um valor maior que o valor no vencimento daqui a um ano, em uma das situações, e porque os bancos centrais fixariam taxa básica negativa, no primeiro caso?
Desculpe se minha pergunta for idiota: Cash ainda é um passivo mesmo nos dias de hoje, quando não há mais conversibilidade em ouro ou prata?
Oi Fernando bom dia, Acho que entendi. Eu comprei 1 título do banco X com um cupon de 6% a.a., vencimento daqui a dois anos, a 100% do valor de face. Por razões de mercado esse título passou a valer 80% do valor de face. Isto é, se eu vender agora, antes do vencimento, vou receber um valor inferior ao valor aplicado. Isto é juros negativos .É ISSO.?. Porém, se eu levar esse título até o vencimento eu vou receber o valor aplicado + os cupons recebidos durante o prazo de aplicação. NESSE CASO EU TENHO JUROS NEGATIVOS?. Me parece que não.
Seria melhor para esses fundos investirem em locaus fora da Europa?
Sempre vejo seus videos. Continue o ótimo trabalho.
Sou leigo nesse assunto, mais pelo que entendi esse juros negativos, é como se a pessoa entregase ouro em troca de merda, perdendo riqueza,mecanismo pra pega a riqueza dos outros é isso
Fala sobre a MMT.
se o titulo aumentou tanto o preço para ter juros negativos, qdo esse titulo for resgatado, no vencimento, não vai ser pelo valor atual do título? Nesse caso valor superior ao valor pago inicialmente, mesmo com juros negativos? desculpe a pergunta de iniciante
as Cryptos vão ajudar mt os regimes totalitário no futuro
Poderíamos afirmar que juros negativos são uma maneira de esconder a inflação?
E sobre crédito?
E quando vc pega empréstimo com taxa de juros abaixo da inflação no mesmo período? Tbm não seria juros negativo?
Esse é um conceito que nunca fez sentido para mim, titulos de juros negativos. O que leva alguém a comprar alguma coisa que GARANTE 100% que ela vai perder dinheiro?
Eu só não entendi claramente o motivo para o banco central impor juros negativos, imagino que seja para estimular a economia/ aumentar o consumo
Quanto a taxa de imposto ?
Estou aqui por causa do Renato Trezoitão.
No final das contas, quem se beneficia com esses juros negativos?
Pra mim tem muita lógica, a economia é tão segura que ao invés de aumentar os preços, assim como ocorre aqui no Brasil, eles diminuem, isso aumentando cada vez mais o valor da sua própria moeda... Inflação Negativa. Parece loucura mais não é.
Vim por indicação do Renato Trezoitão Amoêdo.
Quando regras e leis sao obedecidas temos um ambiente excelente para crescimento econômico, quando um governo ou instituições mudam suas regras e leis por conveniência se tem um estado de exceção e ditatorial, o unico ativo realmente seu é o bitcoin em carteira privada
Desculpa minha ignorância, mas deixa eu perguntar nesse caso de juros negativos, se eu pegar um empréstimo no banco eu vou ganhar dinheiro ? É isso mesmo ?
Modo fazer os bancos correrem risco emprestando dinheiro...
e quem garante q estes bancos estão seguros?
Então juro negativo só funciona se puder trancar o dinheiro no sistema financeiro, não é isso?
Pq do contrário, é ilógico mantê-lo no sistema...só à base da coerção mesmo, vulgo violência escancarada ou bloqueio de dinheiro.
Exatamente! Comentei um pouco sobre isto também neste vídeo.
Dinheiro tem valor no tempo. Receber mil reais hoje é totalmente diferente de receber mil reais daqui a 1 ano! Se alguém duvida disso então pode me emprestar toda e qualquer quantia de dinheiro com carência de 1 ano para pagamento sem nenhum juro, que eu pago devolta o empréstimo.
Juros negativos é mais uma anomalia absurda de distorção da realidade criada pelos governos, que só é possível de ser feita porque o estado rouba o dinheiro de milhares de pessoas para fazer o que bem entender e quiser com este dinheiro, que é o recurso mais poderoso que existe. Entre várias coisas o governo usa este dinheiro roubado para intervir na economia criando artificialmente uma condição de juros negativos que jamais deveria existir.
Nao foi a Holanda que criou o primeiro banco central?
Fernando, como funcionam os bancos em países onde a Sharia é lei? O Islã proíbe cobrança de juros. Como é feito no Catar, Arábia Saudita, Emirados?
Juros não são proibidos, são limitados, 12% ao ano, quem não tem histórico de crédito, renda e patrimônio para respaldar empréstimos desta ordem é recusado, simples assim.
Explica-me como se eu fosse muito burro, o que leva alguem a comprar um prejuízo podendo investir em titulos com juro positivo. Obrigado e abraço de Portugal
Mas pq comprar um título com juros negativos?
Sobre a conclusão da segunda forma de juros negativos aparecerem na economia , na marcação a mercado, do trecho 5:41 - 5:58 > Eu acreditava que o juro implícito, que cai à medida que o valor do título negociado aumenta, cai no sentido de se tornar cada vez menor mas sempre acima de zero. Caminha para o infinetesimal (dentro dos naturais) mas nunca entra nos negativos.
Mas por que alguém compraria um título que rende juro negativo?
Edson Cruz pq em tese seria “menos pior” do que a volatilidade da renda variável. Principalmente em períodos em que a expectativa é de queda geral.
@@jacksontimao1 mas não seria melhor deixar na conta corrente a juro zero ou ate mesmo em cofre? Zero seria melhor que negativo.
Edson Cruz A esmagadora maioria do dinheiro (mais de 85%) está na forma de dígitos eletrônicos; apenas uma quantia mínima (não mais do que 10%) está na forma de cédulas e moedas metálicas.
Sendo assim, simplesmente não há como investidores que gerenciam bilhões de euros - ou até mesmo aqueles que gerenciam "apenas" milhões de euros - irem até o banco da esquina e sacaram tudo em espécie. Os bancos não restituem em espécie esses valores. Eles são legalmente isentos, pelo governo, de fazerem isso (como o Fernando mesmo exemplificou com o caso do fundo suíço). O dinheiro eletrônico está "preso" nos bancos e não há como esses dígitos serem convertidos integralmente em cédulas e moedas metálicas. Deixar parado em conta também não é uma opção tão segura quanto os títulos, dado que em um cenário extremo, nem mesmo movimentar de uma conta pra outra seria permitido, como ocorreu na Grécia em 2015.
Edson Cruz somado a isso, há também maneiras de se ganhar dinheiro arbitrando esses títulos (confesso que não entendo nada de investimentos) o que torna a compra deles ainda mais atraente.
@@jacksontimao1 faz sentido mesmo, principalmente em grandes quantias. Pelo menos o pequeno investidor pessoas física creio que não precise desses títulos. Talvez investir em ouro nesse cenários caóticos seria uma solução, não sei.
Valeu pelas infos.
Como fica os fundos de pensão
A solução na minha humilde opinião é o Bitcoin
Isso n seria tão problemático caso não houvesse cobrança de Imposto de Renda e Imposto sobre Consumo
Juros negativos é o jabuti na árvore, alguém colocou.
Exatamente! Comentei um pouco sobre isto também neste vídeo.
O juro negativo ao "drenar" o possível lucro sobre o capital investido acaba sendo, no fim das contas, uma política deflacionária? Levando em conta o fato desse capital não poder ser sacado.
De certa forma, sim, pq ela acaba por pagar uma parcela das dívidas soberanas emitidas, porém é um pagamento coercitivo, tal como a coleta de impostos.
É uma deflação que empobrece quem tem dinheiro no sistema financeiro, mas isso não leva à deflação de fato pq tem muito mais moeda sendo criada do nada e entrando em outras pontas do sistema financeiro, logo...é mais um mecanismo de concentração/transferência de renda.
Mas por que isso é ruim?? Forca investimento em producao, tira do rentismo
Teoricamente, sim. Criar indústrias e empregos ao invés de querer só aumentar a fortuna.
Nao tem essa de produção, produção é resultado do quao rico é o povo e nao o contrário, quantas empresas e produtoras você acha que teria graças ao bitcoin?
COMPRE BITCOIN
Minha dúvida quem são os compradores desses títulos emitidos a juros negativos? E qual é lógica por trás da compra desses títulos? Ou isso tudo são só aberrações criadas pelo próprio sistema financeiro criadas para mascarar uma realidade nada promissora???
Não faz o menor sentido titulo a - , mas pra mim é uma estrategia dos bancos centrais pra valorizar suas posições em bolsa e depois venderem 15 vezes o que pagaram. Vc vai deixar seu dinheiro aonde se tudo estiver negativo ?
A insanidade chegou: títulos de 100 anos...
pq alguem compra um título de juros negativos?
Ou seja fudeu...O jim da empiricus já alerta sobre isso há bastente tempo, compre ouro
Ai, ai... essa historia desses Teoristas da Conspiração viu... vou te contar...
Porque os bancos os seguem adquirindo esses títulos podres? C a lucratividade caidno por conta dos juros negativos n faz sentido eles comprarem...
Os bancos já compraram tudo o que havia de saudável na economia e com $$$ sobrando eles precisam comprar alguma coisa.
A solução é o desenvolvimento em moedas fiat. Tirar o governo do seu dinheiro e alocar em Bitcoin
186
187
188
189
190
Vim por causa do Renato 3zoitão falando sobre juros negativo😅
Tá mas quem compra títulos assim com juros negativos, e pq?
Vou simplificar pra vcs:
Se vc eh idiota e investe a rendimento fixo ou variavel, entre 5% a 20% de curto, medio e longo praso, na verdade vc esta perdendedo por mez de 15 a 5% por mes do seu dinheiro.
Isso pq o q da a altura do juros, em seus 90% e a inflação real.
O ipa dis q a inflação eh de 4,5%, mas vcs viram a diferença entre o preço de suas compras no ano passado no msm mês e neste.
Antes vc pagavam oq 500 a 600 nas compra e agora esta quase 1000, ou coisa do tipo?
Isso eh quase 100%, certo.
Pois eh, na media real esta dando entre 25% a 30%.
E vai piorar cada vez mais, o juros medio no brasil eh de cerca de 15% pra investimentos diversos.
No final a unica saida eh ou ter algo de valor não variavel, ou sair do brasil e ir tentar a vida limpando banheiro no Japão, USA ou europa.
N entendi. Talvez eu volte a assistir quando tiver aprofundado mais
Eu entendi quando apliquei 100 reais no Nubank, perdi 20 reais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk