Bom dia Dr. Gediel, tive um caso que "na época " era só via judicial, Protocolei o pedido consensual, no dia da audiência o marido me desconstituiu e contratou outro colega, na audiência diante dos argumentos foi concedido o prazo de 6 meses(suspensão do processo) e falou Dr. Eu amo ela é sei que ela me ama e eu vou reconquista-la,... Bom decorreu o prazo o processo foi extinto e i casal reconstruiu a vida em comum e vivem até hoje.
Professor, ótima aula! Parabéns 👏🏼 Nesses casos, nós advogados, precisamos conduzir os trâmites de uma forma muito humanizada. Afinal, só quem viveu a experiência de um divórcio litigioso, sabe como esse momento é extremamente doloroso.
Tirando o lado advogada e sendo humana: divórcio é algo extremamente complicado e doloroso e todo profissional deve ter empatia com seu cliente e entender que muitas vezes não vai ser tão simples. Obrigada pelas informações compartilhadas aqui!
Meu amigo muito obrigado! Eu achei na sua explicação o que eu procurava meu regime é o de comunhão parcial de bens tenho 2 anos que ela se separou de mim e eu consegui comprar um terreno depois disso então eu soube esse bem não pertence a ela
Só de ouvir o Sr falar agente ja se sente bem, esse momento é um luto q passa na vida da gente e o sr explica muito bem detalhado porque não se torna juiz? Séria com certeza o melhor
Estou separada há 05 anos e meu ex pediu o divórcio agora pouco, para que eu possa pagar pra ele que eu venda meu imóvel ele quer ter direito eu já tinha meu imóvel antes do casamento
Boa noite Dr. Gediel , meu nome é Paulo, contratei um advogado, para ação de revisão de alimentos, porque quando julgado pelo juiz, nunca a advogada do processo de divórcio, a pauta de alimentos, nunca fui chamado para uma audiência, fui julgado sem me defender, mesmo que minha ex esposa e minha curadora, mas faz nove anos que ela separou de mim, então na realidade minha mãe ficou cuidando de mim doente na época aí eu sarei, mesmo sendo minha curadora a ex esposa porque agora saiu o divórcio, mas o juiz estipulou 30 pôr cento do meu líquido, sendo que agora hoje na publicação da sentença meu filho de maior de idade, trabalha , auto sustentável, não estuda nenhum tipo de estudo como estudo superior e técnico, mas sei que cabe a exenoraçao do pagamento da pensão, mais propus uma ação de revisão de alimentos, mesmo ele trabalhando não estudando, para diminuir o valor pois o mesmo não gasta o referido valor pago, concordo e pagar um x combinado, para o alimentos, pois se o mesmo estudar concordo com a decisão atual, mas o valor x com a condições mesmo não estudando e trabalhando, até a união estável,ou se casar, e também até a completar 24 anos , peço ajuda do senhor , não vi um vídeo do senhor que incluí todos estes termos que citei, Dr. Na certeza que o senhor fazera um vídeo com este assunto que relacionei, o meu obrigado que Deus o abençoe grandemente
Realmente o profissional que trabalha com esses casos precisa ser muito sensível. Obrigada pelo vídeo, como sempre muito generoso ao passar seus conhecimentos.
Dr eu não mim expressei direito no outro comentário, meu marido mim disse que se eu desse entrada no divórcio ele iria trabalhar em outro estado e eu não saberia onde ele estaria e quem iria sobrar era eu porque ele não dividiria nada comigo,o que a justiça faz nesses casos?
Veja, qualquer das partes pode sempre tentar dificultar as coisas, não tem como impedir, contudo é mais fácil falar do que fazer. Contudo, o melhor é consultar pessoalmente um advogado.
Bom dia, Doutor já faz 7 anos que estou separada do meu ex , por motivo de traição da parte dele, ai eu quero me divorciar, é complicado o meu divórcio?
Vai depender da disposição ou não do seu ex para brigar; se o divórcio é litigioso demora muito mais, contudo o divórcio consensual pode ser resolvido em poucas horas.
Professor, é importante lembrar sempre que, bens de uso pessoal, livros e instrumentos essenciais à profissão não entram na partilha se o casal optou pelo regime de comunhão parcial de bens (artigo 1.659, V, do Código civil). Parabéns pela matéria.
Passando por um momento de dor após uma separação. Tenho im filho autista, nao trabalho, wra totalmente dependente do meu ex marido nada foi legalizado ainda , minha situação é delicada . Porque meu filho precisa de mim, e eu não posso trabalhar pq não tenho com quem deixar meu filho .
Boa tarde Dr.Gediel. Tudo bem? Fiz o divórcio litigioso. E como nossa casa, não pode ser vendido. Então o Juiz declaro a partilha da casa,sendo individualizado as partes da casa para morar. Nesse caso meu Ex pode recorrer a essa decisão?
Estou cansado a mais ou menos 07anos, vivíamos em união estável, vendemos o apartamento que foi do leilão da caixa econômica federal, ajudei no pagamento, porém foi feito em nome dela , em seguida compramos um terreno e construímos e casamos... hoje quero muito o divórcio... e temos 02 filhos.. 01 de 17a e uma de 12a .. quero apenas minha parte da casa, abro mão de investimentos e etc que esteja em nome dela ... como iníciar esse processo... ???
Veja, bens "sonegados" (não partilhados), ficam num estado de indivisão; quando o interesse descobre, é só entrar com a "ação de partilha", pode ainda caber um pedido de indenização por perdas e danos (dependendo da situação e do tipo de bem).
Boa tarde.Dr. sou divorciada desde 2002.Meu ex tirou a pensão dos filhos pois já eram maiores. O juíz determinou pensão pra mim. Gostaria de saber caso ele venha falecer se tenho direito a pensão.
Dotor eu casei em 74 em 82 ele foi enbora passor 42 anos sumido sem noticias dei entrada 2 veze em divocio litigioso agora em 2023 ele volta ele mi decho sem nada e voltor sem nada ele tem direito o que consegui durante estes anos.
Eu conheci um senhor quando eu procurava meu esposo que er primo de meu marido como ele vivia sor e eu tanbem ai passamos a conviver na casa dele agora depois de 6 anos vivendo debaxo do mesmo teto conpramos uma casa na cidade que ele nasceu e agora 1 meis ele foi enbora 1 filha 2 netos levaramele de volta eu tenho direito em alguma coisa ?
Gediel! O meu é americano, ele comprou uma Mercedes em Chicago, eu tenho direito também? Comunhão parcial de bens. Meu advogado é público mas não sabe informar sobre isso. Ele quer o divórcio com pressa e me sinto impressionada. Ele é tetraplégico e abri mão de trabalhar pra cuidar dele e da casa que não era adaptada e depois das humilhações por áudio e abuso psicológico dele e ao descobrir que fui usada para ter benefícios no Brasil, eu tô com distúrbios do sono, ansiedade e não consigo foca em nada. Estou indo a um psiquiatra para saber o que tenho pois está me afetando. Ele recebe 13 mil por mês, eu poderia solicitar uma pensão alimentícia?
Francielly, não posso comentar caso em andamento que não conheço; no regime da comunhão parcial de bens se comunicam todos os bens que foram adquiridos "durante o casamento", sendo que a separação de fato representa o fim do regime de bens.
Boa Tarde,a centenca do divórcio saiu,eu não fui chamada diante do juiz, ele mesmo decidiu, dividir os bens,o valor da pensão,o meu nome de solteira, peguei uma cópia do processo a advogada disse que já tava tudo certo, dividido,fui nos meus imóveis e avisei os inquilinos Q aparti daquele momento era eu que ia receber o dinheiro do aluguel, mais meu ex marido foi é recebeu no meu lugar,oq devo fazer?
Primeiro lugar, conversar com a sua advogado. Veja, se, na sentença, os bens ficaram para você (exclusivamente), o que o seu ex fez é crime; ou seja, ele pode responder criminalmente e ainda ser obrigado a lhe devolver todo o dinheiro. Agora, não conheço o processo e os termos do divórcio, então, como disse, procure com urgência a sua advogado para discutir o que fazer.
Moro com português minha mãe é casado mas já namora um junto mais de 20 anos gostaria de saber o divórcio litigioso em Portugal demora um pouquinho então a bens não ah filho de menor e eu queria saber quantas audiência tem é porque demora muito
Doutor comprei uma casa , só dei a entrada!! Mas está sob judici!! Estou em processo de divórcio e a casa não está no nome de ambos!! O que pode acontecer!?
Veja, precisaria conhecer todos os documentos (da casa e do divórcio), sem isso não tem como opinar. Consulte pessoalmente um advogado ou a Defensoria Pública.
É verdade que existe uma lei criada pela Dilma Rousseff que em caso de divórcio o imóvel financiado pelo "minha casa minha vida" ficará no nome da mulher? Obs:A separação de fato se deu a quase 5 anos até então eu assumo as prestações sozinha
Oi, Claudia, sim. Veja o que diz a lei: Art. 35-A da Lei 11.977/2009: Nas hipóteses de dissolução de união estável, separação ou divórcio, o título de propriedade do imóvel adquirido no âmbito do PMCMV, na constância do casamento ou da união estável, com subvenções oriundas de recursos do orçamento geral da União, do FAR e do FDS, será registrado em nome da mulher ou a ela transferido, independentemente do regime de bens aplicável, excetuados os casos que envolvam recursos do FGTS. Parágrafo único. Nos casos em que haja filhos do casal e a guarda seja atribuída exclusivamente ao marido ou companheiro, o título da propriedade do imóvel será registrado em seu nome ou a ele transferido.
Dr. Já me divorciei,já ficou decidido as visitas,valor da pensão porém a divisão dos bens o juiz ainda vai marcar a audiência de instrução pergunto: fui casado na comunhão parcial de bens, temos uma casa no valor de 120 mil e durante o casamento adquiri 50 mil de dívidas isso vai partilhar? Porque na audiência de conciliação ela disse que não iria dividir nada...
Oi, Fábio, sim, deve ser partilhado o ativo e o passivo; MAS, para isso você precisa apresentar todos os documentos no processo. Converse com o seu Advogado.
Casei em comunhão parceal, ja tinha carro,moto e um apartamento vendi o apartamento pra comprar outra casa, depois de 9 meses de casado e troquei de carro tres vezes como fica a partilha de bens
Tema tão complexo, né professor? Tive um caso que começou "querendo" um litigioso e após muita paciência com o cliente e a outra parte, conseguimos fazer sem litigioso. Não tinha bens, era só birra do ex-marido mesmo. No final deu tudo certo.
Oi eu queria saber:se no dia de assinar o divórcio a outra parte não for pra não ter que dividir os bens o que acontece? Estou com medo de meu ex não ir porque ele disse que não vai vender os bens que construimos juntos e quer ficar com tudo
Boa noites pedi o divórcio só q meu esposo não q mim da o q é meu direito São 23anos de casados e comunhão de bens tentei fazer um acordo com ele pós temos duas casa e outras coisa mais pedi um casa para ele q eu deixaria o resto para ele e os meus três filhos só q ele não aceita só q mim da 20.00 10 na mão e mais 10 no prazo de 1 anos aí meu advogado falou q era melhor para mim é fez o acordo com meu marido mais eu não aceito e poço fala com o juízo não aceito
Doutor,bom dia meu processo foi transitado e julgado,a defensoria não pleiteou o 80 mil da conta dele,hj ele me pede pensão e eu estou doente sem renda como fica minha situação.
Oi ,minha és pediu o divorcio litigioso,alegando que eu não aceito esse pedido desde 2011,só que isso é mentira nunca tive dela esse pedido!!! Acontece alguma alteração se informar ao conciliador.
Na verdade, não faz qualquer diferença se você concordava ou não com o divórcio. Agora, se há questões pendentes, tipo, partilha de bens, guarda de filhos, pensão alimentícia etc, o melhor é você estar acompanhado de um advogado.
Durante o divórcio que ocorreu em 2016, eu abri mão de empresa, pq ficou acordado que eu ficaria morando na casa com meu filho. A casa foi construída no terreno da mãe do esposo. Qdo foi em 2020 eu recebi notificações de reintegração de posse com prazo de 1 mês para sair. Eu saí e fui para aluguel. Eu poderia solicitar a revisão desse acordo por ele ter quebrado o acordo e me prejudicado? Obg
Oi, Cristiane, impossível para mim dizer sem conhecer o processo e os termos do acordo; agora, claro, o seu advogado não deveria ter aceito que o seu ex assumisse um compromisso que vai além dos direitos dele, ou seja, se ele não era o dono do bem, não podia fazer promessas. Agora se é possível fazer alguma coisa, vai depender de uma análise de todos os fatos; normalmente, com o fim do casamento se acaba as obrigações entre as partes. De qualquer forma, se sente prejudica, consulte um "bom advogado".
Tenho uma empresa em meu nome o qual ele me deu mais a 10 anos fazo serviço terciarizado e a funcionária que eu deixei na empresa ele ajudou pagar um laboratório com o dinheiro dá empresa dele. O que devo fazer. Já que eu entrei com divórcio estamos separados de corpos à 4anos.
Oi, Ana, desculpe dizer o obvio, mas isso você já deveria ter discutido com o seu advogado; não tenho como comentar processo em andamento que não conheço.
Moro de Aluguel ele abandonou a casa e deixou de pagar aluguel eu não tenho filho graça a Deus eu na tenho condições de manter aluguel por que meu trabalho não é fixo não tenho carteira assinada ele tem condições e tem uma empresa eu dependia muito dele e agora estou sem ter onde morar estou morando de favor na casa de parentes.
Dr, quem investimento em ações, critomoedas, poupança, imóvel sem escritura (apenas compras e vendas) é necessário elaborar um documento decolando esses bens e ela assina, no caso de casamento de comunhão parcial de bens?
Olha, seria legal ter documentado o que já existia, contudo toda movimentação que ocorrer após o casamento poderá ser alvo de litigioso. Melhor: adote o regime da separação total de bens.
Sim, entra se o "direito" foi gerado enquanto o casa estava junto, mesmo que ainda não tenha havido o pagamento. Tenho um vídeo sobre o tema, confira: ruclips.net/video/pSgfM3LJjj8/видео.html
Doutor : estou me divorciando, meu regime é o de comunhão parcial de bens, comprei um imóvel antes do casamento, ela disse que tem direito a melhorias no imóvel, sendo que as melhorias foram feitas antes do casamento e tenho documentos provando o que foi comprado, tenho um casal de filhos menores e ela alega não ter pra onde ir morar, sendo que ala tem a mãe com residência fixa, neste caso eu sou obrigado ao que ?
Oi, Osvaldo, primeiro, me permite dizer que o melhor é conversar pessoalmente com um Advogado, visto que há detalhes que não se pode discutir neste espaço. Quanto ao imóvel, fique tranquilo, ela pode falar o que quiser, mas o que vale é quando ele foi adquirido (o imóvel é seu); o que ela vai fazer da vida dela é, claro, problema exclusivo dela; sua obrigação é somente com seus filhos (compartilhar a guarda e, se for o caso, pagar pensão alimentícia). Se ela está no imóvel, existem meios para colocá-la para fora (sem problema).
Professor boa tarde, meu divórcio foi para o litigioso, posso ter minha conta bloqueada na justiça, antes mesmo que a justiça ainda não decidiu como ficará a partilha.
Bom dia, Doutor! Entrei com Curatela de urgência em favor da minha filha. Apresentei 6 laudos psiquiátricos. A Juíza não aceitou indicação de Assistente Técnico, nem Perícia Médica e nem determinou audiência para me ouvir. Embargo pode me ajudar? O que faço Doutor? Fui mal assessorada.
Bom dia estive casado a 15 anos me separei a 1 ano ganhei uma parte do terreno dos meus pais e construi uma casa fiz vários empréstimos ela foi em bora e fiquei com toda divisa pra pagar sozinho agora ela diz que tem direito da metade da casa mesmo que ela não me ajuda com os empréstimos que estou pagando quando nós estávamos juntos,ela tem direito mesmo que eu esteja pag.essa divida que ela diz que não é de direito dela me ajudar a pagar
Nesse caso só eu trabalhei e sempre sustentei ela juntos fizemos vários empréstimos e agora eu pago tudo sozinho ela diz que não é problema dela e sim eu que tenho que pagar,mas ela tinha falado que não queria nada e agora ela quer metade,ela tem direito?
Oi, Juliano, a casa é sua, mas de fato ela tem direito a receber uma indenização pelos benfeitorias feitas no imóvel; contudo, ela é igualmente responsável por todas as dívidas que existiam, ou existam, quando da separação de fato. O casa quando se divorcia deve partilhar o ativo e o passivo. Consulte pessoalmente um Advogado.
De jeito nenhum. Depois que o juiz decretar o divórcio, deve ainda ser emitido um documento chamado "mandado de averbação", que você deverá levar ao cartório de registro civil onde casou para averbação. Será então emitido nova certidão de casamento já com o divórcio, só depois disso você poderá casar de novo.
@@GedielAraujo muito obrigada Dr. DEUS lhe abençoe. Só mais uma pergunta? Se casar pela igreja, sem assinar nada. Mas ser declarado Marido e mulher diante da Igreja. Isso dará alguma condenação? Só pela igreja e não pelo registo civil. O casal já está separado já á 2 anos. Só faltava terminar o processo por completo. Pode casar se pela igreja? Enquanto espera papelada enquanto espera termino da papelada?
Dr. Me tire uma dúvida eu vivi em uma união estável por quase 6 anos, adquirimos juntos dois bens. Um apto financiado a qual pagamos uns 30 ou 40 mil, e temos um carro ! Sai de casa em agosto do ano passado e dei entrada no reconhecimento e extinção da união estável, estou aguardando a audiência porém meu ex marido não quer dividir nada pois está no nome dele! Eu sei que tenho direito pois foi adquirido durante a nossa união e temos um filho de 5 anos! Porém acredito que ele vai alegar que não tem condições de pagar minha parte e vai querer pagar parcelado, como sei que ele não paga nada em dias, posso recusar essa forma de recebimento?
Boa tarde Dr.sou casada no civil em separação de bens.mas nos separamos verbalmente e fiquei com a casa e ele com o carro.minha pergunta é.qual é o direito no divórcio?
Professor, a escritura de um imóvel que foi adquirido antes do casamento comunhão parcial, não deve ser apresentada no dia do pedido de divorcio? Pois não se comunica? obrigado pelo trabalho brilhante
Veja, a justiça entende que o regime de bens termina com a separação de fato; então, nesse regime indicado, é meio a meio de todos os bens que haviam quando da separação (simples assim). Tenho um vídeo que você deveria assistir, confira: ruclips.net/video/vhnvkjt65Tw/видео.html
Professor, no caso de edificação/casa construída no terreno do sogro, mas esse terreno é irregular, não tem registro no cartório de imóveis, podemos considerar para fins de divisão e demanda contra o sogro também, ante o aspecto econômico dos direito possessorios?
Oi, Tiago, não creio (embora não conheça todos os fatos); veja, o direito brasileiro reconhece a "posse" como um direito, ou seja, o fato do sogro ter apenas posse não desqualifica em nada os direitos dele.
Meu companheiro pediu o divórcio e a ex nao que dar como ele foi na defensoria Pública e oficial de justiça foi na casa dela ela nao quis assinar o papel e nao compareceu a defensoria Públicbja falou que vai para revalia eu nao sei o que e isso sera que o juiz vai assinar me responde por favor
Oi, Maria, como a ex não quis facilitar, será necessário entrar com o pedido de divórcio litigioso; demora um pouco mais, mas vai sair, fique tranquila. O bom disso é que dá um tempo maior para você pensar; lembre-se casar com um homem que já tem outra família é muita responsabilidade, cuidado para não engravidar e não se arrepender mais tarde.
Seis meses aos a separação ele comprou uma moto, e eu meus filhos sem casa, pq construimos encima da casa da mãe dele, ele não tem dinheiro pra me dar nos investimentos que fiz na casa. Vou ficar sem nada.
Temos um apto financiado e ele saiu de casa e eu fiquei na casa , esta no nome dele , mas quem sempre pagou o financiamento foi eu , no litigioso , como fica a divisão do apartamento?
Oi, Jéssica, não interessa quem paga ou no nome de quem está, se foi adquirido durante o casamento o casal deve partilhar o ativo e o passivo. Tenho vídeo sobre a partilha de imóvel financiado, procure, confira.
Bom dia Dr. Gediel, tive um caso que "na época " era só via judicial, Protocolei o pedido consensual, no dia da audiência o marido me desconstituiu e contratou outro colega, na audiência diante dos argumentos foi concedido o prazo de 6 meses(suspensão do processo) e falou Dr. Eu amo ela é sei que ela me ama e eu vou reconquista-la,... Bom decorreu o prazo o processo foi extinto e i casal reconstruiu a vida em comum e vivem até hoje.
Oi, Glória, as idas e vindas do amor. Obrigado pelo registro.
Professor, ótima aula! Parabéns 👏🏼
Nesses casos, nós advogados, precisamos conduzir os trâmites de uma forma muito humanizada.
Afinal, só quem viveu a experiência de um divórcio litigioso, sabe como esse momento é extremamente doloroso.
Oi, Tatiane, verdade. Obrigado.
Uma conciliação bem feita e mediação podem contribuir para um processo menos agressivo! Muita vezes há mágoas e outras perspectivas atrás do litigio!!
Oi, Michelle, obrigado pelo registro.
Tirando o lado advogada e sendo humana: divórcio é algo extremamente complicado e doloroso e todo profissional deve ter empatia com seu cliente e entender que muitas vezes não vai ser tão simples.
Obrigada pelas informações compartilhadas aqui!
Oi, Raiza, obrigado pelo registro.
Doutor estou mim separando meu a devogado e resen fomado ten algun perigo de eu perder meu 50 por semto
Que agradavel comunicação, trouxe conhecimento com uma linguagem abrangente. Parabéns professor!
Obrigado pelo registro.
Meu amigo muito obrigado! Eu achei na sua explicação o que eu procurava meu regime é o de comunhão parcial de bens tenho 2 anos que ela se separou de mim e eu consegui comprar um terreno depois disso então eu soube esse bem não pertence a ela
Obrigado por compartilhar.
"Homens e mulheres em igualdade de condições"....excelente aula....
Obrigado Diegoli.
Só de ouvir o Sr falar agente ja se sente bem, esse momento é um luto q passa na vida da gente e o sr explica muito bem detalhado porque não se torna juiz? Séria com certeza o melhor
Obrigado Nivaldo.
❤verdade
explicações clarissima
Estou separada há 05 anos e meu ex pediu o divórcio agora pouco, para que eu possa pagar pra ele que eu venda meu imóvel ele quer ter direito eu já tinha meu imóvel antes do casamento
Não negocie direto com ele, consulte um Advogado ou a Defensoria Pública.
Boa noite Dr. Gediel , meu nome é Paulo, contratei um advogado, para ação de revisão de alimentos, porque quando julgado pelo juiz, nunca a advogada do processo de divórcio, a pauta de alimentos, nunca fui chamado para uma audiência, fui julgado sem me defender, mesmo que minha ex esposa e minha curadora, mas faz nove anos que ela separou de mim, então na realidade minha mãe ficou cuidando de mim doente na época aí eu sarei, mesmo sendo minha curadora a ex esposa porque agora saiu o divórcio, mas o juiz estipulou 30 pôr cento do meu líquido, sendo que agora hoje na publicação da sentença meu filho de maior de idade, trabalha , auto sustentável, não estuda nenhum tipo de estudo como estudo superior e técnico, mas sei que cabe a exenoraçao do pagamento da pensão, mais propus uma ação de revisão de alimentos, mesmo ele trabalhando não estudando, para diminuir o valor pois o mesmo não gasta o referido valor pago, concordo e pagar um x combinado, para o alimentos, pois se o mesmo estudar concordo com a decisão atual, mas o valor x com a condições mesmo não estudando e trabalhando, até a união estável,ou se casar, e também até a completar 24 anos , peço ajuda do senhor , não vi um vídeo do senhor que incluí todos estes termos que citei, Dr. Na certeza que o senhor fazera um vídeo com este assunto que relacionei, o meu obrigado que Deus o abençoe grandemente
Obrigado por compartilhar a sua experiência.
Obrigada
🥰🥰🥰
Obrigada pela explicação
😊😊😊😊🙏
Tá de parabéns doutor
Obrigado 😊 🙏
Nossa amei gratidão 🙏🙏🙏❤
😊😊😊😊🙋♂️
Realmente o profissional que trabalha com esses casos precisa ser muito sensível. Obrigada pelo vídeo, como sempre muito generoso ao passar seus conhecimentos.
Obrigado Tatiana.
Dr eu não mim expressei direito no outro comentário, meu marido mim disse que se eu desse entrada no divórcio ele iria trabalhar em outro estado e eu não saberia onde ele estaria e quem iria sobrar era eu porque ele não dividiria nada comigo,o que a justiça faz nesses casos?
Veja, qualquer das partes pode sempre tentar dificultar as coisas, não tem como impedir, contudo é mais fácil falar do que fazer.
Contudo, o melhor é consultar pessoalmente um advogado.
Muito bom... excelente informações... parabéns... show
Fico feliz em ajudar.
Obrigado pelo retorno 😊🙏
Os livros de práticas são muito importante para mim!!
Obrigado Israel.
Parabéns pelas dicas
Obrigado 😊 🙏
Excelente explicação !
Obrigado Salisa.
Igualdade de condições... parabens!!!
Obrigado Leonardo.
Dr.. vc mim esclareceu minhas dúvidas..
Fico feliz em ajudar.
Conteúdo irretocável! Grande Doutor Gediel. Parabéns
Muito obrigado.
Boa tarde, excelente explicação.
Obrigado 😊
Bom dia, Doutor já faz 7 anos que estou separada do meu ex , por motivo de traição da parte dele, ai eu quero me divorciar, é complicado o meu divórcio?
Vai depender da disposição ou não do seu ex para brigar; se o divórcio é litigioso demora muito mais, contudo o divórcio consensual pode ser resolvido em poucas horas.
Excelente pois o tema é bem complexo e com entendimentos diferente em nosso ordenamento jurídico.
Obrigado pelo registro Gilma.
Explica de forma fantástica!
Obrigado Benedito.
Professor, é importante lembrar sempre que, bens de uso pessoal, livros e instrumentos essenciais à profissão não entram na partilha se o casal optou pelo regime de comunhão parcial de bens (artigo 1.659, V, do Código civil). Parabéns pela matéria.
Oi, Bianca, verdade. Obrigado pelo registro.
Parabéns pela explanação.
Obrigado Paulo.
Passando por um momento de dor após uma separação. Tenho im filho autista, nao trabalho, wra totalmente dependente do meu ex marido nada foi legalizado ainda , minha situação é delicada . Porque meu filho precisa de mim, e eu não posso trabalhar pq não tenho com quem deixar meu filho .
Obrigado por compartilhar.
Ótima aula.
Obrigado Maurício.
Boa tarde Dr.Gediel.
Tudo bem?
Fiz o divórcio litigioso.
E como nossa casa, não pode ser vendido.
Então o Juiz declaro a partilha da casa,sendo individualizado as partes da casa para morar.
Nesse caso meu Ex pode recorrer a essa decisão?
Sempre se pode recorrer da decisão do juiz.
Estou cansado a mais ou menos 07anos, vivíamos em união estável, vendemos o apartamento que foi do leilão da caixa econômica federal, ajudei no pagamento, porém foi feito em nome dela , em seguida compramos um terreno e construímos e casamos... hoje quero muito o divórcio... e temos 02 filhos.. 01 de 17a e uma de 12a .. quero apenas minha parte da casa, abro mão de investimentos e etc que esteja em nome dela ... como iníciar esse processo... ???
Simples, procure um bom advogado.
Excelente! Sempre preciso. Obrigado, Dr.
Obrigado Jorge.
Mestre,muito obrigada.A sua didática é incrível.Adquiri ontem o seu curso.
Obrigado Cassia, espero que goste. Fico à disposição, vamos nos falando.
Mestre, sempre perfeito em suas explicações...
Obrigado pelo elogio Maria.
Excelente trabalho. Tirei algumas dúvidas. Muito obrigada.
Que bom que ajudou Cláudia, fico à disposição.
Dr m ajude se puder ficarei grata, se casal se divorciou e não declarou os bens agora um tem entrar na justiça o q acarreta?
Veja, bens "sonegados" (não partilhados), ficam num estado de indivisão; quando o interesse descobre, é só entrar com a "ação de partilha", pode ainda caber um pedido de indenização por perdas e danos (dependendo da situação e do tipo de bem).
Excelente, professor!!
Obrigado 😃
Excelente vídeo !
Obrigado Thauany.
Boa tarde.Dr. sou divorciada desde 2002.Meu ex tirou a pensão dos filhos pois já eram maiores. O juíz determinou pensão pra mim. Gostaria de saber caso ele venha falecer se tenho direito a pensão.
Veja, direito previdência não é a minha área; agora, se você recebe pensão dele é provável que sim, que tenha direito. Consulte um advogado da área.
MUITO BOM UMA EXCELENTE EXPLICAÇÃO DR GEDIEL💯💯👍
Obrigado 😊 🙏
Muito bom, professor.
Sempre bem didático!
Obrigado Amanda.
Excelente vídeo! 👏👏
Obrigado Adriele.
Obrigada pela atenção. Impossível discordar da Juíza. Desde que entrei com a ação estou em busca de outro competente na área. Não consegui indicação.
🤔🤔🤔🤔🤔
Excelente explanação!! ❤🍀
Obrigado 😃
fantástico .. muito bom vídeo.
Obrigado 😊 🙏
Dotor eu casei em 74 em 82 ele foi enbora passor 42 anos sumido sem noticias dei entrada 2 veze em divocio litigioso agora em 2023 ele volta ele mi decho sem nada e voltor sem nada ele tem direito o que consegui durante estes anos.
Não, de jeito nenhum. Tenho vários vídeos no meu canal sobre partilha de bens, confira.
Eu conheci um senhor quando eu procurava meu esposo que er primo de meu marido como ele vivia sor e eu tanbem ai passamos a conviver na casa dele agora depois de 6 anos vivendo debaxo do mesmo teto conpramos uma casa na cidade que ele nasceu e agora 1 meis ele foi enbora 1 filha 2 netos levaramele de volta eu tenho direito em alguma coisa ?
Gostei
Obrigado Paulo.
Excelente 📚📚📚📚📚📚📚
Obrigado Michelem.
Muito didático 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado Michelem.
Professor ! Aula top e a forma clara de explicação facilita o entendimento. Um grande abraço. E parabéns pelo canal , nos ajuda muito .
Oi, Everton, obrigado pelo apoio e por assitir.
Ótimo ,adorei .
Obrigado.
@@GedielAraujo ♥️♥️...
Gediel! O meu é americano, ele comprou uma Mercedes em Chicago, eu tenho direito também? Comunhão parcial de bens. Meu advogado é público mas não sabe informar sobre isso. Ele quer o divórcio com pressa e me sinto impressionada.
Ele é tetraplégico e abri mão de trabalhar pra cuidar dele e da casa que não era adaptada e depois das humilhações por áudio e abuso psicológico dele e ao descobrir que fui usada para ter benefícios no Brasil, eu tô com distúrbios do sono, ansiedade e não consigo foca em nada.
Estou indo a um psiquiatra para saber o que tenho pois está me afetando.
Ele recebe 13 mil por mês, eu poderia solicitar uma pensão alimentícia?
Francielly, não posso comentar caso em andamento que não conheço; no regime da comunhão parcial de bens se comunicam todos os bens que foram adquiridos "durante o casamento", sendo que a separação de fato representa o fim do regime de bens.
Interessantíssimo 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Obrigado Maria.
Explicação perfeita Dr!
Obrigado 😃
Boa
Tarde,a centenca do divórcio saiu,eu não fui chamada diante do juiz, ele mesmo decidiu, dividir os bens,o valor da pensão,o meu nome de solteira, peguei uma cópia do processo a advogada disse que já tava tudo certo, dividido,fui nos meus imóveis e avisei os inquilinos Q aparti daquele momento era eu que ia receber o dinheiro do aluguel, mais meu ex marido foi é recebeu no meu lugar,oq devo fazer?
Primeiro lugar, conversar com a sua advogado.
Veja, se, na sentença, os bens ficaram para você (exclusivamente), o que o seu ex fez é crime; ou seja, ele pode responder criminalmente e ainda ser obrigado a lhe devolver todo o dinheiro.
Agora, não conheço o processo e os termos do divórcio, então, como disse, procure com urgência a sua advogado para discutir o que fazer.
Amo seus livros! ❤❤❤
😍😍😍🙏🙏
Quando um dos conjuges fica ma casa e o filho ( maior) de idade fica junto, posso ir nessa casa para visita-lo?
Do portão para fora, claro; se o filho quiser te ver, claro; outra coisa, não pode forçar a entrada.
Muito bom 😘😘😘😘😘😘
Obrigado Maria.
Estou em processo de divórcio, graças a Deus não tivemos filhos, estou tentando não ir para o letigioso,porem as leis do país que eu vivo é diferente
Obrigado por registrar a sua experiência.
STJ decidiu que não pode cobrar aluguel no caso de violência doméstica.
Obrigado pelo registro.
Quando eu casei ele já tinha casa dele só que ele me tocou da casa dele sem nenhum motivo justo
Se a casa era dele, ele não precisa de motivo. Agora, se houve violência doméstica, você precisa procurar a polícia.
E quando na construção no terreno dos ex sogros eles faleceram e o ex e filho único ?
Daí é fácil, só discutir a questão no divórcio mesmo.
Eu ganhei na justiça por essa causa de divórcio litigioso eu ganhei nesse processo que começou a 07 anos de 2017
Parabéns.
Doutor, em caso de litigância de má-fé é possível processar a outra parte por perdas e danos?
Essa possibilidade está expressamente prevista em lei (art. 79, CPC).
Moro com português minha mãe é casado mas já namora um junto mais de 20 anos gostaria de saber o divórcio litigioso em Portugal demora um pouquinho então a bens não ah filho de menor e eu queria saber quantas audiência tem é porque demora muito
Oi, Fabiana, não conheço a lei sobre esse tema em Portugal.
Doutor comprei uma casa , só dei a entrada!! Mas está sob judici!! Estou em processo de divórcio e a casa não está no nome de ambos!! O que pode acontecer!?
Veja, precisaria conhecer todos os documentos (da casa e do divórcio), sem isso não tem como opinar.
Consulte pessoalmente um advogado ou a Defensoria Pública.
É verdade que existe uma lei criada pela Dilma Rousseff que em caso de divórcio o imóvel financiado pelo "minha casa minha vida" ficará no nome da mulher?
Obs:A separação de fato se deu a quase 5 anos até então eu assumo as prestações sozinha
Oi, Claudia, sim. Veja o que diz a lei:
Art. 35-A da Lei 11.977/2009: Nas hipóteses de dissolução de união estável, separação ou divórcio, o título de propriedade do imóvel adquirido no âmbito do PMCMV, na constância do casamento ou da união estável, com subvenções oriundas de recursos do orçamento geral da União, do FAR e do FDS, será registrado em nome da mulher ou a ela transferido, independentemente do regime de bens aplicável, excetuados os casos que envolvam recursos do FGTS. Parágrafo único. Nos casos em que haja filhos do casal e a guarda seja atribuída exclusivamente ao marido ou companheiro, o título da propriedade do imóvel será registrado em seu nome ou a ele transferido.
Dr. Já me divorciei,já ficou decidido as visitas,valor da pensão porém a divisão dos bens o juiz ainda vai marcar a audiência de instrução pergunto: fui casado na comunhão parcial de bens, temos uma casa no valor de 120 mil e durante o casamento adquiri 50 mil de dívidas isso vai partilhar?
Porque na audiência de conciliação ela disse que não iria dividir nada...
Oi, Fábio, sim, deve ser partilhado o ativo e o passivo; MAS, para isso você precisa apresentar todos os documentos no processo. Converse com o seu Advogado.
O Dr atende como advogado para divorcio na cidade de São Paulo?
Obrigada
Oi, Daniella, agradeço o interesse, mas não estou aceitando novos clientes.
@@GedielAraujo obrigada
Casei em comunhão parceal, ja tinha carro,moto e
um apartamento vendi o apartamento pra comprar outra casa, depois de 9 meses de casado e troquei de carro tres vezes como fica a partilha de bens
Bem complicada.
Dr tenho uma pergunta importante sobre divórcio. Poderia entrar em contato comigo?
Agradeço o interesse, mas não dou consultas particulares e não estou aceitando novos clientes.
Tema tão complexo, né professor?
Tive um caso que começou "querendo" um litigioso e após muita paciência com o cliente e a outra parte, conseguimos fazer sem litigioso.
Não tinha bens, era só birra do ex-marido mesmo. No final deu tudo certo.
Parabéns Cynthia e obrigado pelo registro.
Assistir o primeiro e vim correndo assistir mais 😂
❤️❤️❤️❤️
Oi eu queria saber:se no dia de assinar o divórcio a outra parte não for pra não ter que dividir os bens o que acontece? Estou com medo de meu ex não ir porque ele disse que não vai vender os bens que construimos juntos e quer ficar com tudo
Veja, o que ele quer ou não é irrelevante, principalmente se você tem um bom advogado.
Boa noites pedi o divórcio só q meu esposo não q mim da o q é meu direito São 23anos de casados e comunhão de bens tentei fazer um acordo com ele pós temos duas casa e outras coisa mais pedi um casa para ele q eu deixaria o resto para ele e os meus três filhos só q ele não aceita só q mim da 20.00 10 na mão e mais 10 no prazo de 1 anos aí meu advogado falou q era melhor para mim é fez o acordo com meu marido mais eu não aceito e poço fala com o juízo não aceito
Veja, talvez seja melhor você mudar de advogado. O seu advogado deve estar do seu lado e defender a sua vontade.
Doutor,bom dia meu processo foi transitado e julgado,a defensoria não pleiteou o 80 mil da conta dele,hj ele me pede pensão e eu estou doente sem renda como fica minha situação.
Veja, não tenho como "avaliar" a sua situação neste espaço. Consulte pessoalmente um bom advogado.
Oi ,minha és pediu o divorcio litigioso,alegando que eu não aceito esse pedido desde 2011,só que isso é mentira nunca tive dela esse pedido!!!
Acontece alguma alteração se informar ao conciliador.
Na verdade, não faz qualquer diferença se você concordava ou não com o divórcio.
Agora, se há questões pendentes, tipo, partilha de bens, guarda de filhos, pensão alimentícia etc, o melhor é você estar acompanhado de um advogado.
Durante o divórcio que ocorreu em 2016, eu abri mão de empresa, pq ficou acordado que eu ficaria morando na casa com meu filho. A casa foi construída no terreno da mãe do esposo. Qdo foi em 2020 eu recebi notificações de reintegração de posse com prazo de 1 mês para sair. Eu saí e fui para aluguel. Eu poderia solicitar a revisão desse acordo por ele ter quebrado o acordo e me prejudicado? Obg
Oi, Cristiane, impossível para mim dizer sem conhecer o processo e os termos do acordo; agora, claro, o seu advogado não deveria ter aceito que o seu ex assumisse um compromisso que vai além dos direitos dele, ou seja, se ele não era o dono do bem, não podia fazer promessas.
Agora se é possível fazer alguma coisa, vai depender de uma análise de todos os fatos; normalmente, com o fim do casamento se acaba as obrigações entre as partes.
De qualquer forma, se sente prejudica, consulte um "bom advogado".
Tenho uma empresa em meu nome o qual ele me deu mais a 10 anos fazo serviço terciarizado e a funcionária que eu deixei na empresa ele ajudou pagar um laboratório com o dinheiro dá empresa dele. O que devo fazer. Já que eu entrei com divórcio estamos separados de corpos à 4anos.
Oi, Ana, desculpe dizer o obvio, mas isso você já deveria ter discutido com o seu advogado; não tenho como comentar processo em andamento que não conheço.
Moro de Aluguel ele abandonou a casa e deixou de pagar aluguel eu não tenho filho graça a Deus eu na tenho condições de manter aluguel por que meu trabalho não é fixo não tenho carteira assinada ele tem condições e tem uma empresa eu dependia muito dele e agora estou sem ter onde morar estou morando de favor na casa de parentes.
Obrigado por compartilhar.
Procure pessoalmente assistência jurídica.
@@GedielAraujo Amém obrigado por me orientar Deus te abençoe grandemente.
Dr, quem investimento em ações, critomoedas, poupança, imóvel sem escritura (apenas compras e vendas) é necessário elaborar um documento decolando esses bens e ela assina, no caso de casamento de comunhão parcial de bens?
Olha, seria legal ter documentado o que já existia, contudo toda movimentação que ocorrer após o casamento poderá ser alvo de litigioso.
Melhor: adote o regime da separação total de bens.
Bom día!!!!
Açao na ⚖ trabalhista tambem entra no divorcio litígio,como parcial?
Obrigado.
Sim, entra se o "direito" foi gerado enquanto o casa estava junto, mesmo que ainda não tenha havido o pagamento.
Tenho um vídeo sobre o tema, confira:
ruclips.net/video/pSgfM3LJjj8/видео.html
Doutor : estou me divorciando, meu regime é o de comunhão parcial de bens, comprei um imóvel antes do casamento, ela disse que tem direito a melhorias no imóvel, sendo que as melhorias foram feitas antes do casamento e tenho documentos provando o que foi comprado, tenho um casal de filhos menores e ela alega não ter pra onde ir morar, sendo que ala tem a mãe com residência fixa, neste caso eu sou obrigado ao que ?
Oi, Osvaldo, primeiro, me permite dizer que o melhor é conversar pessoalmente com um Advogado, visto que há detalhes que não se pode discutir neste espaço. Quanto ao imóvel, fique tranquilo, ela pode falar o que quiser, mas o que vale é quando ele foi adquirido (o imóvel é seu); o que ela vai fazer da vida dela é, claro, problema exclusivo dela; sua obrigação é somente com seus filhos (compartilhar a guarda e, se for o caso, pagar pensão alimentícia).
Se ela está no imóvel, existem meios para colocá-la para fora (sem problema).
Professor boa tarde, meu divórcio foi para o litigioso, posso ter minha conta bloqueada na justiça, antes mesmo que a justiça ainda não decidiu como ficará a partilha.
Oi, Alexandre, muito pouco provável, mas não conheço todos os fatos. Converse com o seu advogado.
Bom dia, Doutor! Entrei com Curatela de urgência em favor da minha filha. Apresentei 6 laudos psiquiátricos. A Juíza não aceitou indicação de Assistente Técnico, nem Perícia Médica e nem determinou audiência para me ouvir. Embargo pode me ajudar? O que faço Doutor? Fui mal assessorada.
Veja, não tenho como comentar processo que não conheço.
Se não confia no seu advogado, procure pessoalmente outro.
Bom dia estive casado a 15 anos me separei a 1 ano ganhei uma parte do terreno dos meus pais e construi uma casa fiz vários empréstimos ela foi em bora e fiquei com toda divisa pra pagar sozinho agora ela diz que tem direito da metade da casa mesmo que ela não me ajuda com os empréstimos que estou pagando quando nós estávamos juntos,ela tem direito mesmo que eu esteja pag.essa divida que ela diz que não é de direito dela me ajudar a pagar
Nesse caso só eu trabalhei e sempre sustentei ela juntos fizemos vários empréstimos e agora eu pago tudo sozinho ela diz que não é problema dela e sim eu que tenho que pagar,mas ela tinha falado que não queria nada e agora ela quer metade,ela tem direito?
Oi, Juliano, a casa é sua, mas de fato ela tem direito a receber uma indenização pelos benfeitorias feitas no imóvel; contudo, ela é igualmente responsável por todas as dívidas que existiam, ou existam, quando da separação de fato. O casa quando se divorcia deve partilhar o ativo e o passivo.
Consulte pessoalmente um Advogado.
Uma vez que no papel de divórcio já passa 3 meses sem darem o divórcio. Eu posso me casar sem ter o papel definitivo de divórcio.
De jeito nenhum.
Depois que o juiz decretar o divórcio, deve ainda ser emitido um documento chamado "mandado de averbação", que você deverá levar ao cartório de registro civil onde casou para averbação.
Será então emitido nova certidão de casamento já com o divórcio, só depois disso você poderá casar de novo.
@@GedielAraujo muito obrigada Dr.
DEUS lhe abençoe.
Só mais uma pergunta? Se casar pela igreja, sem assinar nada. Mas ser declarado Marido e mulher diante da Igreja.
Isso dará alguma condenação? Só pela igreja e não pelo registo civil.
O casal já está separado já á 2 anos. Só faltava terminar o processo por completo. Pode casar se pela igreja? Enquanto espera papelada enquanto espera termino da papelada?
@@PalmiraGimoeu não recomendo, agora converse com o padre ou com o pastor.
Dr. Me tire uma dúvida eu vivi em uma união estável por quase 6 anos, adquirimos juntos dois bens. Um apto financiado a qual pagamos uns 30 ou 40 mil, e temos um carro ! Sai de casa em agosto do ano passado e dei entrada no reconhecimento e extinção da união estável, estou aguardando a audiência porém meu ex marido não quer dividir nada pois está no nome dele! Eu sei que tenho direito pois foi adquirido durante a nossa união e temos um filho de 5 anos! Porém acredito que ele vai alegar que não tem condições de pagar minha parte e vai querer pagar parcelado, como sei que ele não paga nada em dias, posso recusar essa forma de recebimento?
Claro que pode; se ele não pode comprar a sua parte a vista, o certo é colocar os bens à venda.
Boa tarde Dr.sou casada no civil em separação de bens.mas nos separamos verbalmente e fiquei com a casa e ele com o carro.minha pergunta é.qual é o direito no divórcio?
Oi, Lucinda, se o regime era o da separação de bens, a princípio cada um fica com o que comprou.
Suas aulas são excelentes. Tenho seus livros também.
Obrigado Sueli. 😍😍😍🙏
Professor, a escritura de um imóvel que foi adquirido antes do casamento comunhão parcial, não deve ser apresentada no dia do pedido de divorcio? Pois não se comunica? obrigado pelo trabalho brilhante
Veja, se é um imóvel particular adquirido antes do casamento, não é necessário mencionar.
Divisão de bens na comunhão universal com separação de corpos a mais de 15 anos, como fica a partilha dos bens?
Veja, a justiça entende que o regime de bens termina com a separação de fato; então, nesse regime indicado, é meio a meio de todos os bens que haviam quando da separação (simples assim).
Tenho um vídeo que você deveria assistir, confira:
ruclips.net/video/vhnvkjt65Tw/видео.html
@@GedielAraujo obrigada
Boa tarde, meu marido entrou com o divórcio sem me avisa e não recebi nenhum informação. O que eu faço agora. Pois ele veio óbito .
Veja, se o processo de divórcio foi até o final (divórcio decretado); você é divorciada; se não foi até o final, você é viúva.
Um dos meus assuntos preferidos do direito civil é o divórcio, ótima explicação professor!
Obrigado Vitória.
Professor, no caso de edificação/casa construída no terreno do sogro, mas esse terreno é irregular, não tem registro no cartório de imóveis, podemos considerar para fins de divisão e demanda contra o sogro também, ante o aspecto econômico dos direito possessorios?
Oi, Tiago, não creio (embora não conheça todos os fatos); veja, o direito brasileiro reconhece a "posse" como um direito, ou seja, o fato do sogro ter apenas posse não desqualifica em nada os direitos dele.
Meu companheiro pediu o divórcio e a ex nao que dar como ele foi na defensoria Pública e oficial de justiça foi na casa dela ela nao quis assinar o papel e nao compareceu a defensoria Públicbja falou que vai para revalia eu nao sei o que e isso sera que o juiz vai assinar me responde por favor
Maria Cristina Sousa Rocha
Oi, Maria, como a ex não quis facilitar, será necessário entrar com o pedido de divórcio litigioso; demora um pouco mais, mas vai sair, fique tranquila.
O bom disso é que dá um tempo maior para você pensar; lembre-se casar com um homem que já tem outra família é muita responsabilidade, cuidado para não engravidar e não se arrepender mais tarde.
Seis meses aos a separação ele comprou uma moto, e eu meus filhos sem casa, pq construimos encima da casa da mãe dele, ele não tem dinheiro pra me dar nos investimentos que fiz na casa. Vou ficar sem nada.
Obrigado por compartilhar.
Temos um apto financiado e ele saiu de casa e eu fiquei na casa , esta no nome dele , mas quem sempre pagou o financiamento foi eu , no litigioso , como fica a divisão do apartamento?
Oi, Jéssica, não interessa quem paga ou no nome de quem está, se foi adquirido durante o casamento o casal deve partilhar o ativo e o passivo. Tenho vídeo sobre a partilha de imóvel financiado, procure, confira.