Instalei uma hidroelétrica na saída do relógio da sabesp e na saída no ponto mais baixo dos encanamentos da minha caixa dágua . Carrego baterias e alimento iversores com esse sistema . Começou como uma brincadeira de criança que impressionou até meu pai . Depois fui espalhando isso na casa como mini turbinas na mangueira do quintal e na torneira de casa . Depois meu pai gostou da idéia e projetamos uma versão maior para a saída do encanamento da Sabesp depois do relógio. Eu ficava vendo o hidrometro girar e imaginava um gerador embaixo dela . Fascinante ! Uma maneira de aproveitar o dinheiro dos impostos .
Há 6 anos atrás, fiz um projeto disto para gerar eletricidade dentro de casa. A literatura era tão pouca que achei que a ideia ia bombar, mas ninguém na faculdade achou a ideia viável... e cá estamos😢
Pela lei da conservacão da energia, titar energia de encanamento residencial é subtrair energia da bomba que fez a agua subir pra caixa ou elevatória. So funciona se for pressao por variacao em altitude de reserva natural (represas/hidrelétricas). Mais barato que isso é usar as turbinas de baixa velocidade nos nossos rios, mas pra isso precisam ser limpos (sem solidos).
Pensei nisso, mas acho que existem pontos em que a pressão precisa ou pode ser reduzida. Então mesmo que não esteja produzindo energia de fato, estará recuperando parte da energia gasta, aumentando a eficiência do sistema.
Uma matéria mal feita, por alguém que não entende a mínima sobre o que se propõem a explicar, aí sai um troço desses... O resultado ficou parecendo como o motoperpétuo...
Certíssimo. Mas a ideia seria utilizar em locais estratégicos da tubulação: por exemplo trechos que necessitam reduzir a pressão, aqueles utilizados válvulas reguladoras de pressão.
A empresa onde trabalho, HIGRA, produz a Usina Compacta de Hidrogeração Anfíbia (UCHA), e um dos métodos de instalação dela é nos sistemas de água encanada, nos pontos onde é necessário reduzir a pressão da água, utilizando a pressão que seria antes desperdiçada, agora para gerar energia elétrica.
DW faça uma pesquisa que. Vc vai ver que a Sabesp já faz isso há um tempo. Em São Bernardo do campo, no bairro Mussolini, no reservatório, existe e trabalha com turbinas para geração de energia. A solução já está aqui há uns 10 anos...por favor...façam a matéria lá
Em 2002 meus professores do Colégio Técnico Universitário/UFJF já tinha um protótipo para aproveitar essa energia. Grandes Fabinhobe Kelmer. Mas infelizmente entre o protótipo e uso comercial existe um abismo trasponivel apenas com grana.
Tem um rapaz na Africa que desenvolveu drones para enviar bolsas de sangue aos hospitais e evitar tráfegos. Nem sempre é sobre dinheiro, mas sim sobre criatividade e mão de obra.
Muito boa reportagem! É possível fazê-la no Brasil, pois temos esse sistema instalado em vários locais e pelo menos 3 fabricantes nacionais de turbinas.
Isto é equivalente a botar uma turbina éolica pequena em frente de um ventilador grande. Procurem “energia perpétua”, infelizmente não existe. No melhor cenário seriam diversos projetos pequenos em lugares bem específicos que conseguiriam reaproveitar parte da ineficiência do sistema. (Ineficiência por sobre dimensionamento das bombas ou sorte de ter água por gravidade) E no pior cenário teria tantas pessoas tirando pressão dos canos que algumas casas ficariam sem água pressurizada e o operador das águas teria que aumentar a pressão das bombas para compensar.
Na cidade de São Paulo já tem vários sistemas estes em operação nas redes de água. Inclusive já temos vários fabricantes nacionais destes equipamentos. A DW poderia divulgar as iniciativas brasileiras, não apenas do exterior, parecendo que o Brasil está atrasado.
A DW e' alema. Se voce assistir a DW na Alemanha vai ver muito mais documentarios sobre as ex-colonias alemas na Africa do que qualquer coisa que venha da America Latina. O mesmo acontece com a BBC, que e' inglesa e produz conteudo centrado nas ex-colonias inglesas. Devido ao fato da America Latina ter sido colonizada por portugueses e espanhois, principalmente, acaba por ter relativa pouca relevancia na midia internacional, uma vez que Portugal e Espanha, eles mesmos, tem pouca influencia na midia mundial.
@@Chewbaccalotexv A empresa onde trabalho (HIGRA) fabrica esse tipo de equipamento, que pode ser instalado em Válvulas Redutoras de Pressão nos sistemas de água encanada da cidade, usando a energia que seria desperdiçada para gerar energia elétrica
Uauuuuuu como ninguém pensou nisso antes ??????? Verdade, até da pra fazer na própria casa !!!! Sim é possível com um mini gerador captar igual a energia solar. Melhor ainda transformar em energia para armazenamento em baterias. Boa ideia !!!!!!
Me perdoe, mas acho um contrasenso. Por que? Nao vai fazer sentido para a empresa de agua bombear a agua para cima, ganhando energia potencial, para depois transformar energia potencial de volta em energia eletrica. Percebe o contrasenso? Tambem nao vai fazer sentido para a empresa de agua bombear agua ao longo dos encanementos, de forma a aumentar a vazao e a pressao, para depois inserir uma turbina ao longo do caminho que ira diminuir a vazao, o que afetaria a pressao tambem. E' contrasenso. Inserir turbinas nas canalizacoes faz sentido para os consumidores, uma vez que nao pagaram pela energia gasta no bombeamento, mas podem retirar energia das canalizacoes atravez de turbinas.
Parece ser muito bom, mas também parece que as tubirnas dentro da tubulação pode diminuir a pressão da água gerando um problema da água não chegar em áreas altas.
A pressão é a energia potencial específica que um fluido detém, portanto, é uma ideia interessante reconverter seus excedentes para aproveitamento na rede elétrica. Não sei qual a viabilidade econômica, mas a ideia em si é excelente.
A água ao passar pelas turbinas perderá energia ou velocidade, isso provocará um aumento da energia no bombeamento da água, então parte da energia gerada vai realimentar o próprio sistema!
Completamente inútil. É uma logica simples. Um gerador vai gerar resistência quando a água passa por ele, pra isso, vc vai precisar aumentar a força da bomba que bombeia a água. É útil apenas pra recuperar um pouco da energia gasta no processo de bombear a agua, não é algo muito revolucionário, Painel solar é mil vezes melhor que isso. A ideia é viável pra diminuir a perna no bombeamento? sim. Gerar energia como outros sistemas? provavelmente não. Se todas as casas tiver um sistema assim. As empresas que fornecem a agua terão que gastar mais energia bombeando a água.
Uma observação/pergunta: Girar um motor ou gerador sem carga, parece fácil e leve, porém, com carga se torna pesado, qual seria o impacto na pressão da água, quando um objeto qualquer( hélice), estivesse se opondo a passagem livre da água? Vamos exemplificar: Tenho uma bomba d'água, com um motor de 5 Hp, que leva água para 50 casas, se cada casa tiver uma mini turbina no cano, obstruindo a passagem da água, qual a potência do motor, seria necessária, para exercer o mesmo trabalho? Isso está sendo levado em consideração??
Nesse caso considero que não estamos gerando eletricidade, mas sim, recuperando onde ouver potencial sobrando para isto, o que na minha cidade e bairro é inviavel, pois a agua nem sobe para a caixa dagua. E colocar na saida de uma bomba de poço, seria como forçar a bomba a gastar mais energia para posteriormente recuperar um pouco dela. Acho que é viavel onde tem que super dimensionar o projeto, e onde ouver quedas naturais pela geografia da localidade. Um bom exemplo disso, é a recuperação de energia em freios de carros da formula um, ou em eletricos.
Já li alguns trabalhos sobre isso. O problema é que o potencial é muito baixo, e daria para no máximo, acender alguns leds no jardim de uma residência.
Percebo que muitos comentários parecem dar a ideia que essa tecnologia pode ser implementada "beneficamente" nas residências sem maiores problemas. Gostaria de ressaltar que essa ideia esta errada. Caso opte por instalar esse dispositivo na sua residência, saiba que todos os pontos de saída de água (torneiras, chuveiro,...) posteriores ao dispositivo terão sua vazão bastante reduzida. Logo se a pressão da água na sua casa é alta -em excesso- você terá beneficio, mas se a pressão for normal ou baixa e você instalar esse gerador, terá que ter paciência quando for encher o copo com água.
O ponto das empresas de distribuição de água encanada é uma outra situação, deve se considerar o relevo (as alturas) envolvidas desde a captação da água até a distribuição. Redes em locais com grandes desníveis geográficos tem uma boa chance de poderem se beneficiar dessa tecnologia, porém é sempre preciso lembrar que se esses gerador não devem jamais aumentar o trabalho dos motores de bombeação da rede para não gastar ainda mais energia. Também é preciso lembrar o próprio encanamento gera resistência ao movimento da água, então mesmo que a captação da água seja realizada numa altura maior do que o local de distribuição, pode-se não existir energia potencial suficiente na tubulação para empregar esse dispositivo.
As empresas que fornecem agua pra população poderia sim colocar,essas torbinas nas saidas de agua dos reservatórios, que seria viavel pra todos e geraria energia limpa e diminuíam os custo pra população😊.
Ideia boa. Porém se a rugosidade já causa uma resistência a vazão. Além de que, deve-se levar em conta que uma turbina tbm causará efeito de resistência à passagem d'água. Turbinas ainda são pás mecânicas. E podem travar e exigir manutenções no sistema ao longo de sua vida útil!!! Portanto o projeto neste tipo deve ser bem planejado e cauteloso!
Mas, no caso, a produção iria apenas aproveitar a pressão excedente, desperdiçada principalmente com válvulas redutoras de pressão. Logo, não iria reduzir a pressão final no consumidor, na torneira. E, além disso, o projeto apresentado mostra uma instalação em paralelo, podendo ser fechada a turbina e aberta a tubulação normal, de modo a ser um percurso opcional. E, por fim, as turbinas não necessariamente precisam ser pás que entupam, travem e fechem os tubos: podem ser parafusos de Arquimedes, que não fecham o fluxo e permitem o fluxo mesmo se travado (o q é utilizado em muitas hidroelétricas). Eu pessoalmente achei a ideia genial
@@davihto tudo a ser pensado. Talvez com as novas tecnologias (principalmente em materiais) agora o custo em relação ao benefício diminua. Enfim são "n" variáveis que componham o sistema tais como: rendimento do sistema gerador (digo quanto os graus de risco e confiabildade), rugosidades, tratamento e química aplicada na água, vazamentos de percursos, queda de pressão ao longo da linha. Não esqueça linhas em paralelo significa praticamente dobrar os custos de obras e instalações, principalmente na automatização destes sistemas!
Nada contras as novas idéias! Pelo contrário precisa ser bem planejada antes de concebê-las! Talvez até existam estudos de impactos realizados em épocas anteriores ou projetos já existentes....
Tu fala como se isso fosse só uma idéia, e não algo que já tá sendo implementado, e dando certo, em vários lugares. Parece até que não assistiu o vídeo.
@@Ukaran se está sendo implementado é porque é um experimento! Se está dando certo, beleza! Para aquele lugar foi bem otimizado! Agora vamos falar em produto. Se está sendo produzido a larga escala e começa a dar certo em lugares que nem saneamento básico tem, bem estamos perdendo tempo!
Parece ser uma boa ideia mas há controvérsias pois uma turbina tende a ficar mais pesada na medida que aumenta a carga ou a potência de geração. E isso traz consequências, essa turbina vai frear o fluxo de água atefatando diretamente na pressão dinâmica dentro das tubulações. Isso até funcionaria no fim da linha ou em outras palavras, bem próximo ao ponto de utilização mas aí seria pequenos geradores como esse do início do vídeo que gera muito pouco de forma a deixar a viabilidade questionável
De alguns governos. Os governos do PT investiram bastante em energia eólica. Ainda é insuficiente. Há muito potencial inexplorado, tanto na eólica quanto na solar, principalmente no Nordeste. E com isso poderemos aproveitar para produzir outra energia, o hidrogênio verde. Não falta opção, não falta oportunidade.
Contudo, existem problemas que não são relatados na implantação da energia eólica na região nordeste, que é justamente a destruição dos territórios explorados para construção das turbinas, mais apropriado. Estão distribuídas em regiões que biomas pouco estudados e de particularidades ecológicas. Regiões como cerrado e lajedos estão sendo detonados com bombas, escavadas. Soluções sustentáveis requer impactos sustentáveis.
O Estado não deve investir nisso, é só não se intrometer e não cobrar impostos nessa área que a iniciativa privada dá a solução, o estado nunca resolve nada, pelo contrário só atrapalha
@@paulobriffcado7400iniciativa privada não tem que se meter em áreas estratégicas do Estado, a energia é uma das mais essenciais e até hoje as empresas privatizadas não se mostraram muito melhores do que quando eram estatais.
Manda instalar uma turbina hidráulica na rede de distribuição, daí ela gera eletricidade para usar nas bombas hidráulicas que "puxam" água do rio. Um moto perpétuo quase perfeito não fosse a entropia gerada. 😅😅😅. Por isso elegemos Bolsonaro! Hehehe.
tem que ter uma elevação bem considerável pra dispensar o uso de bombas, porque tem vários fatores que dificultam a distribuição dessa água por todos os pontos de maneira satisfatória.
@@josealdo5277 não entendi o que bolsonaro tem a ver com a ignorância do rapaz sobre física... Aliás, pra quem (provavelmente) elegeu lula, não há motivo algum de chacota...
Acho que uma boa ideia seria os condomínios instalarem turbinas na entrada da água e venderem a energia gerada para as empresas de energia elétrica, como já acontece com os painéis solares! Mas certamente os governos vão criar um problema qualquer ou mesmo cobrar um imposto!
Por isso votamos no Bolsonaro. 😂😂😂 Vende a eletricidade gerada no condomínio mesmo. Depois, compra eletricidade para usar nas bombas hidráulicas para abastecer os apartamentos a partir do 2° andar. De quebra, a eletricidade vendida paga o aumento na conta de água.
@@josealdo5277 Sem baterias não dá para armazenar a eletricidade, o investimento seria grande! Por isso se usa a própria empresa de energia elétrica, para armazenar a energia excedente durante o dia. Mas neste setor o Bolsonarø foi pior que Lul4, pois sancionou a lei do imposto progressivo no sistema on-grid, começava com 15% e aumentava ano a ano, podendo chegar a 90% em 2028. Mas Lul4 acabou com este imposto, vamos ver se agora Lul4 com o centrão vai voltar atrás!
Se a cia de água descobrir que você está fazendo isso, certamente entrará com um processo indenizatório pra ser ressarcida dos prejuízos que você causou a ela. Você nunca aprendeu na escola que "nada se cria ou se perde, tudo se transforma? Então... Pra você gerar energia na ponta do cano, a companhia de água terá que fazer aumentar a força de suas bombas de recalque. Ou seja: você "ganha" aqui e ela gasta lá. Isso é física elementar.
O governo do MINTO foi nada menos que o próprio governo lula, eles usam a cagada do MINTO para dizer que seu governo esta bem melhor, ex: a invasão em Brasília. Quem votou no MINTO fez nada menos que aquilo que o PT queria se não o PT voltava. É como enfiarem uma moeda no C# e te pedirem pra escolher CARA ou COROA, ambos os lados tão sujo de bosta, não faz diferença escolher um lado.
Estou cada vez mais interessado em formas alternativas de geração de energia. E nós precisamos diminuir nossa dependência de combustíveis fósseis, além de racionalizar as formas de produção e consumo de energias alternativas.
Penso no dispercio de energia, no mal dimensionamento da pressão dentro da tubulação! Resolveria muito mais!!! Evitaria o desperdício, e não precisaríamos gastar com turbinas e manutenções! A conta é SIMPLES! MAS A NARRATIVA É BOA!!KKKKKKKK
Eu sinceramente não vejo viabilidade, acredito que o custo de investimento é muito maior que o retorno em anos... Isso sem contar com as manutenções tendo em vista a "boa" qualidade da água que temos...
Ótimo conteúdo ✌ No Brasil com bastante investimento do governo,podemos suprimir as necessidades de várias cidades ou municípios em energia. Obs : tinha pouco conhecimento desse assunto,mas pelos comentários,já estamos nesse processo há anos,mas falta investir mais.
Tem cidade que perde metade da água tradada em vazamentos fazer isso é colocar mais uma fonte de problemas na rede... 4% não é um custo alto pesto do desperdício...
A grande pergunta é colocamos uma turbina com no máximo 80% de rendimento, ou seja vamos introduzir perdas na tubulação e ai vamos ter que converter a tensão gerada para o padrão elétrico, o qual é feito por inversores, com rendimento máximo de 95%, e ainda devolver a energia com a qualidade na devolução, o qual irá demandar filtros com rendimento de 99% , e isso ainda irá tirar receita das distribuidoras de energia, então é por isso que ninguém fala sobre isso , carteis e lobes, e dai vira outro engodo como o solar que agora quer cobrar icms, ou qualquer outro nome de imposto do usuário. Porém já existe isso em prática no Brasil com pequenos empresários autônomos, utiliza se um motor de indução com auto indução e um inversor solar para devolver a energia para a rede, enfim já pensaram e executaram.
Energia não aparece do nada. Se você quiser utilizar a energia cinética do fluxo de água para transformar em energia elétrica em sua casa, pense que a pressão na tubulação é feita por bombas instaladas na concessionária que consomem energia elétrica para isso. Se você consome parte desta energia na ponta (sua casa), ela terá que ser compensada por mais injeção de energia cinética na tubulação que elevará o custo da conta para todos os consumidores. Em resumo, esta "solução" é tecnicamente correta, mas injusta socialmente.
Só faz sentido em locais que utilizam distribuição por gravidade.. que acredito ser a minoria... fora isso é muito mais eficiente investir em tecnologia nas bombas para evitar o desperdício de pressão utilizando somente o necessario...
Se usar a potência de Itaipu para várias micro usinas interligadas a um único canal creio que poderia dobrar a capacidade. Canais de irrigação também poderá se aplicar micro usinas.
Eu acho que é complicado devido a manutenção, se algo estragar e precisar de manutenção, vai ter que parar o fluxo de abastecimento, e isso demora bastante, talvez se cada casa tivesse água o bastante para ficar 3 dias sem abastecimento, seria melhor.
Então uma forma de ser sustentável em larga escala. E usar a energia solar pra alimentar as cidades durante o dia, dedicar parte dessa energia pra torres que poderiam ser construídas para receber água durante o dia e gerar uma força gravitacional no fornecimento de água durante a noite que seria responsável por gerar energia durante a noite. Seria uma forma sustentável e mais econômica a longo prazo de gerar energia.
Lembrando que existe uma gigante bomba dagua que puxanroda essa gua pra ser tratada. E essa bomba gera uma conta de luz, teria que ser uma turbina a que produzisse uma quantidade proporcional pra compensar onque foi produzido e nao oferecesse resistencia mecânica pda passagem de agua e forcar a outra bomba
Aqui, um ( acho que engenheiro), idealizou e projetou um sistema para usar as adutoras ( ninguém falou mais nada)... Isso faz alguns anos... A pessoa falou justamente dessas válvulas que aliviam a pressão...
Aq2ui em casa tem uma pequena turbina no cano principal, a energia gerada carrega uma bateria que usamos para recarregar os celulares, vale lembrar que a geração é pouca porque para manter a geração seria necessario manter a torneira aberta desperdiçando água, então só existe geração de energia quando tem alguém usando água.
@@c3po-t2d2 De fato você está certo, não existe esse papo de free energy, mas ta errado quanto ao preço da turbina, uma vez que da pra construir artesanalmente, ou comprar ela por uma micharia no Aliexpress, o rerador pode ser feito com um motor de impressora antiga ou qualquer outro motor que tenha imas permanentes 😅. De fato isso é só uma forma de diminuir o desperdício recuperando parte da energia gasta pela concessionária de água para pressurizar a água nos canos, não serve para passar a perna no sistema.
Em cidades que dependem de bombas para circular a água, não faz sentido. Pq geradores hidroelétricos criam resistência no fluxo de água e vão fazer as bombas da rede hidráulica trabalharem mais para compensar a resistência, e, por consequência, consumirem mais energia...
A meneira mais eficiente eh projetar o sistema de agua de modo a nao disperdicar energia colocando pressao excessiva onde nao precisa, mini turbinas so recuperam uma fracao do disperdicio
Simples assim mas no Brasil já vai ter imposto sobre placa solares. Quando estas turbinas se tornarem populares. O governo do Brasil vai taxar o uso dela com imposto.
Tu reclama do imposto, mas e sobre a patente? Os caras q desenvolveram morrem e nem a família fica com nada. Enquanto empresas lucram por décadas em cima do defunto.
Boas idéias não faltam, todas as alternativas precisam ser consideradas com a mente aberta. E investimento considerável (e sério) em pesquisa, é claro.
creio que pra isso foncionar teria que mudar o sistema de abastecimento de agua numa cidade construir uma barragem num lugar mais alto i qui essa agua chegasse as nossas casas com uma pressão soficienti sem percisar de bombas eletricas porque se fizer com a agua da corsa não tem sintido pois a agua da corsa percisa de energia eletrica para abastecer uma cidade
Eu acredito que além da água temos muitas outras opções. As pistas (estradas) tem um grande potencial energético, placas móveis nas pistas podem gerar muita energia atrás da Piezoeletricidade
A água é pressurizada por bombas hidráulicas tocadas por eletricidade. Mais à frente na tubulação deveria usar turbinas hidraulicas para gerar eletricidade. Eletricidade que entra menos eletricidade que sai, dá quanto? 😅😅😅
Não só gerar energia, como também utilizar o esgoto para produzir fertilizantes, já que boa parte do fósforo pode ser recuperado para esse fim. Quanto mais a humanidade puder reutilizar os recursos melhor é para o planeta e para o bolso de todos.
A ideia e incrível ....muinto boa ,mas creio difícil de concretizar ....a burocracia neste país só gira si os ricos tem ganancias .....e por o que estou vendo ,tem muinta falta de interes pelo estado .....porque leva muinta comissão ....(propinas )
O problema são as bigtechs ... Quanto menos dependermos delas para usarmos eletricidade, mais elas inibiram o uso de maneiras externas ( Se o fizermos em silêncio, talvez de certo, mais se descobrirem já era )
Instalei uma hidroelétrica na saída do relógio da sabesp e na saída no ponto mais baixo dos encanamentos da minha caixa dágua .
Carrego baterias e alimento iversores com esse sistema .
Começou como uma brincadeira de criança que impressionou até meu pai .
Depois fui espalhando isso na casa como mini turbinas na mangueira do quintal e na torneira de casa . Depois meu pai gostou da idéia e projetamos uma versão maior para a saída do encanamento da Sabesp depois do relógio.
Eu ficava vendo o hidrometro girar e imaginava um gerador embaixo dela .
Fascinante ! Uma maneira de aproveitar o dinheiro dos impostos .
Quantos Kw/m vc já consegue? pensei exatamente o mesmo que vc.
Há 6 anos atrás, fiz um projeto disto para gerar eletricidade dentro de casa. A literatura era tão pouca que achei que a ideia ia bombar, mas ninguém na faculdade achou a ideia viável... e cá estamos😢
Zap
Continue assim!
Putz mano, já aconteceu isso comigo de ter uma ideia e não acreditar, ou não botar pra frente e tempos depois alguém botar pra gerar =\\\
Esse projeto foi publicado em algum lugar? Tenho interesse em lê-lo.
já pensou se vc tivesse colocado em prática comercial?
Pela lei da conservacão da energia, titar energia de encanamento residencial é subtrair energia da bomba que fez a agua subir pra caixa ou elevatória. So funciona se for pressao por variacao em altitude de reserva natural (represas/hidrelétricas). Mais barato que isso é usar as turbinas de baixa velocidade nos nossos rios, mas pra isso precisam ser limpos (sem solidos).
Pensei nisso, mas acho que existem pontos em que a pressão precisa ou pode ser reduzida. Então mesmo que não esteja produzindo energia de fato, estará recuperando parte da energia gasta, aumentando a eficiência do sistema.
Foi a primeira coisa que pensei. Esses vídeos parecem ser "clickbait" por não fazerem análises com base científica.
@@90svideogame15exatamente!
Uma matéria mal feita, por alguém que não entende a mínima sobre o que se propõem a explicar, aí sai um troço desses... O resultado ficou parecendo como o motoperpétuo...
Certíssimo. Mas a ideia seria utilizar em locais estratégicos da tubulação: por exemplo trechos que necessitam reduzir a pressão, aqueles utilizados válvulas reguladoras de pressão.
A empresa onde trabalho, HIGRA, produz a Usina Compacta de Hidrogeração Anfíbia (UCHA), e um dos métodos de instalação dela é nos sistemas de água encanada, nos pontos onde é necessário reduzir a pressão da água, utilizando a pressão que seria antes desperdiçada, agora para gerar energia elétrica.
DW faça uma pesquisa que. Vc vai ver que a Sabesp já faz isso há um tempo. Em São Bernardo do campo, no bairro Mussolini, no reservatório, existe e trabalha com turbinas para geração de energia. A solução já está aqui há uns 10 anos...por favor...façam a matéria lá
Bairro Mussolini? Colocaram o nome do ditador no bairro? 😔
up.
@@emersontomasini9495é um sobrenome do século 18, o ditador veio depois. Imagina se amanhã aparece um genocida com o sobrenome Silva...
@@eduardodias6765 Silva, não. É Bolsonaro mesmo o genocida. Genocida, ladrão e muambeiro.
Um "Messias" que é genocida já tivemos.@@eduardodias6765
Em 2002 meus professores do Colégio Técnico Universitário/UFJF já tinha um protótipo para aproveitar essa energia. Grandes Fabinhobe Kelmer. Mas infelizmente entre o protótipo e uso comercial existe um abismo trasponivel apenas com grana.
vcs nao encontraram investidores interessados? Tentaram apresentar o projeto em algum evento de captação de investidores?
Tem um rapaz na Africa que desenvolveu drones para enviar bolsas de sangue aos hospitais e evitar tráfegos.
Nem sempre é sobre dinheiro, mas sim sobre criatividade e mão de obra.
Muito boa reportagem!
É possível fazê-la no Brasil, pois temos esse sistema instalado em vários locais e pelo menos 3 fabricantes nacionais de turbinas.
Isto é equivalente a botar uma turbina éolica pequena em frente de um ventilador grande. Procurem “energia perpétua”, infelizmente não existe.
No melhor cenário seriam diversos projetos pequenos em lugares bem específicos que conseguiriam reaproveitar parte da ineficiência do sistema. (Ineficiência por sobre dimensionamento das bombas ou sorte de ter água por gravidade)
E no pior cenário teria tantas pessoas tirando pressão dos canos que algumas casas ficariam sem água pressurizada e o operador das águas teria que aumentar a pressão das bombas para compensar.
Na cidade de São Paulo já tem vários sistemas estes em operação nas redes de água. Inclusive já temos vários fabricantes nacionais destes equipamentos. A DW poderia divulgar as iniciativas brasileiras, não apenas do exterior, parecendo que o Brasil está atrasado.
Qual fabricante?
Quais?
Vamos conversar
A DW e' alema. Se voce assistir a DW na Alemanha vai ver muito mais documentarios sobre as ex-colonias alemas na Africa do que qualquer coisa que venha da America Latina. O mesmo acontece com a BBC, que e' inglesa e produz conteudo centrado nas ex-colonias inglesas. Devido ao fato da America Latina ter sido colonizada por portugueses e espanhois, principalmente, acaba por ter relativa pouca relevancia na midia internacional, uma vez que Portugal e Espanha, eles mesmos, tem pouca influencia na midia mundial.
@@Chewbaccalotexv A empresa onde trabalho (HIGRA) fabrica esse tipo de equipamento, que pode ser instalado em Válvulas Redutoras de Pressão nos sistemas de água encanada da cidade, usando a energia que seria desperdiçada para gerar energia elétrica
Uauuuuuu como ninguém pensou nisso antes ???????
Verdade, até da pra fazer na própria casa !!!!
Sim é possível com um mini gerador captar igual a energia solar.
Melhor ainda transformar em energia para armazenamento em baterias.
Boa ideia !!!!!!
Seria importante que as empresas de agua e esgotos invertisse nisso pra baratear o preço de agua pra polulação.
Me perdoe, mas acho um contrasenso. Por que? Nao vai fazer sentido para a empresa de agua bombear a agua para cima, ganhando energia potencial, para depois transformar energia potencial de volta em energia eletrica. Percebe o contrasenso? Tambem nao vai fazer sentido para a empresa de agua bombear agua ao longo dos encanementos, de forma a aumentar a vazao e a pressao, para depois inserir uma turbina ao longo do caminho que ira diminuir a vazao, o que afetaria a pressao tambem. E' contrasenso.
Inserir turbinas nas canalizacoes faz sentido para os consumidores, uma vez que nao pagaram pela energia gasta no bombeamento, mas podem retirar energia das canalizacoes atravez de turbinas.
Ideia excelente, ainda mais se servir para carregar de energia carros elétricos. 😊
Queridos que Deus abençoa nosso domingo ,,, Gratidão Pela vida;; " Feliz dia dos Pais "
Parece ser muito bom, mas também parece que as tubirnas dentro da tubulação pode diminuir a pressão da água gerando um problema da água não chegar em áreas altas.
Falta vontade, temos tudo.
Quase tudo... falta vontade, coragem, bom senso, empatia, vergonha na cara, etc
Falta investimento@@felip3442
Pois é. O Brasil desperdiça 40,3% de água tratada (dados de 2021 ). Não estamos fazendo nem, o básico.
Eu sempre pensei nisso mas como nunca ouvi falar achava que eu era maluco !
Putz! Comentaria a mesma coisa. Tamu juntos, irmão! Essa é a razão de haver divergência de quem criou o avião.
Ja vi pra vender mini turbina pra por no cano, nao vale a pena
Na época que tive essa ideia, pesquisei pra ver se já tinha alguma coisa e disseram que não era viável.
Viável desse ser, totalmente para nível de políticas públicas, com certeza. Uso doméstico é que não.
Não é possível cara, eu pensava a mesma coisa mas achava q iriam má achar idiota.
Ótima ideia interessante, trabalho em uma empresa de saneamento e a água vai toda por gravidade seria muito interessante
A pressão é a energia potencial específica que um fluido detém, portanto, é uma ideia interessante reconverter seus excedentes para aproveitamento na rede elétrica. Não sei qual a viabilidade econômica, mas a ideia em si é excelente.
Deveriam começar a implementar isso logo por aqui.
Certamente o governo taxaria a população.....
Criatividade e a inovações são as bases mottizrs da humanidade.. Vamos nos desenvolvendo pouco a pouco com o tempo..❤
A água ao passar pelas turbinas perderá energia ou velocidade, isso provocará um aumento da energia no bombeamento da água, então parte da energia gerada vai realimentar o próprio sistema!
Olha aqui de novo: 2:22
Isso é muito bom pro meio ambiente, basta os governos não serem gananciosos de querer manter as nossas contas altas
Que ideia maravilhosa! Não sei como a maioria não implementou isso já.
Completamente inútil. É uma logica simples. Um gerador vai gerar resistência quando a água passa por ele, pra isso, vc vai precisar aumentar a força da bomba que bombeia a água. É útil apenas pra recuperar um pouco da energia gasta no processo de bombear a agua, não é algo muito revolucionário, Painel solar é mil vezes melhor que isso. A ideia é viável pra diminuir a perna no bombeamento? sim. Gerar energia como outros sistemas? provavelmente não. Se todas as casas tiver um sistema assim. As empresas que fornecem a agua terão que gastar mais energia bombeando a água.
@@williammelek8318 vou só marcar presença pra ver se alguem vai te responder
Uma observação/pergunta:
Girar um motor ou gerador sem carga, parece fácil e leve, porém, com carga se torna pesado, qual seria o impacto na pressão da água, quando um objeto qualquer( hélice), estivesse se opondo a passagem livre da água?
Vamos exemplificar:
Tenho uma bomba d'água, com um motor de 5 Hp, que leva água para 50 casas, se cada casa tiver uma mini turbina no cano, obstruindo a passagem da água, qual a potência do motor, seria necessária, para exercer o mesmo trabalho?
Isso está sendo levado em consideração??
Exatamente
Não estão levando isso em consideração. Deveria ser estudado a viabilidade de colocar as turbinas em um sistema de esgoto.
Interessantíssimo !!!
SENSACIONAL. COMO NUNCA PENSARAM NISSO ANTES ?????
Nesse caso considero que não estamos gerando eletricidade, mas sim, recuperando onde ouver potencial sobrando para isto, o que na minha cidade e bairro é inviavel, pois a agua nem sobe para a caixa dagua. E colocar na saida de uma bomba de poço, seria como forçar a bomba a gastar mais energia para posteriormente recuperar um pouco dela. Acho que é viavel onde tem que super dimensionar o projeto, e onde ouver quedas naturais pela geografia da localidade. Um bom exemplo disso, é a recuperação de energia em freios de carros da formula um, ou em eletricos.
Já li alguns trabalhos sobre isso. O problema é que o potencial é muito baixo, e daria para no máximo, acender alguns leds no jardim de uma residência.
Excelente ideia.Digna de um prêmio 🎖️👏.
é importante não faltar as aulas de física!!!
Realmente, muita gente faltou, inclusive quem produziu a reportagem.
Percebo que muitos comentários parecem dar a ideia que essa tecnologia pode ser implementada "beneficamente" nas residências sem maiores problemas. Gostaria de ressaltar que essa ideia esta errada. Caso opte por instalar esse dispositivo na sua residência, saiba que todos os pontos de saída de água (torneiras, chuveiro,...) posteriores ao dispositivo terão sua vazão bastante reduzida. Logo se a pressão da água na sua casa é alta -em excesso- você terá beneficio, mas se a pressão for normal ou baixa e você instalar esse gerador, terá que ter paciência quando for encher o copo com água.
O ponto das empresas de distribuição de água encanada é uma outra situação, deve se considerar o relevo (as alturas) envolvidas desde a captação da água até a distribuição. Redes em locais com grandes desníveis geográficos tem uma boa chance de poderem se beneficiar dessa tecnologia, porém é sempre preciso lembrar que se esses gerador não devem jamais aumentar o trabalho dos motores de bombeação da rede para não gastar ainda mais energia. Também é preciso lembrar o próprio encanamento gera resistência ao movimento da água, então mesmo que a captação da água seja realizada numa altura maior do que o local de distribuição, pode-se não existir energia potencial suficiente na tubulação para empregar esse dispositivo.
7:41 - acho que sim
As empresas que fornecem agua pra população poderia sim colocar,essas torbinas nas saidas de agua dos reservatórios, que seria viavel pra todos e geraria energia limpa e diminuíam os custo pra população😊.
Ideia boa. Porém se a rugosidade já causa uma resistência a vazão. Além de que, deve-se levar em conta que uma turbina tbm causará efeito de resistência à passagem d'água. Turbinas ainda são pás mecânicas. E podem travar e exigir manutenções no sistema ao longo de sua vida útil!!! Portanto o projeto neste tipo deve ser bem planejado e cauteloso!
Mas, no caso, a produção iria apenas aproveitar a pressão excedente, desperdiçada principalmente com válvulas redutoras de pressão. Logo, não iria reduzir a pressão final no consumidor, na torneira. E, além disso, o projeto apresentado mostra uma instalação em paralelo, podendo ser fechada a turbina e aberta a tubulação normal, de modo a ser um percurso opcional. E, por fim, as turbinas não necessariamente precisam ser pás que entupam, travem e fechem os tubos: podem ser parafusos de Arquimedes, que não fecham o fluxo e permitem o fluxo mesmo se travado (o q é utilizado em muitas hidroelétricas). Eu pessoalmente achei a ideia genial
@@davihto tudo a ser pensado. Talvez com as novas tecnologias (principalmente em materiais) agora o custo em relação ao benefício diminua. Enfim são "n" variáveis que componham o sistema tais como: rendimento do sistema gerador (digo quanto os graus de risco e confiabildade), rugosidades, tratamento e química aplicada na água, vazamentos de percursos, queda de pressão ao longo da linha. Não esqueça linhas em paralelo significa praticamente dobrar os custos de obras e instalações, principalmente na automatização destes sistemas!
Nada contras as novas idéias! Pelo contrário precisa ser bem planejada antes de concebê-las! Talvez até existam estudos de impactos realizados em épocas anteriores ou projetos já existentes....
Tu fala como se isso fosse só uma idéia, e não algo que já tá sendo implementado, e dando certo, em vários lugares.
Parece até que não assistiu o vídeo.
@@Ukaran se está sendo implementado é porque é um experimento! Se está dando certo, beleza! Para aquele lugar foi bem otimizado! Agora vamos falar em produto. Se está sendo produzido a larga escala e começa a dar certo em lugares que nem saneamento básico tem, bem estamos perdendo tempo!
Ah, que ótima notícia. E realmente: como não pensamos nisso antes?
Obrigado pela informação!
Parece ser uma boa ideia mas há controvérsias pois uma turbina tende a ficar mais pesada na medida que aumenta a carga ou a potência de geração. E isso traz consequências, essa turbina vai frear o fluxo de água atefatando diretamente na pressão dinâmica dentro das tubulações. Isso até funcionaria no fim da linha ou em outras palavras, bem próximo ao ponto de utilização mas aí seria pequenos geradores como esse do início do vídeo que gera muito pouco de forma a deixar a viabilidade questionável
No mundo, mas principalmente no Brasil há uma falta de vontade do Estado em investir em novas fontes de energia. Fiz um vídeo recente sobre isso
De alguns governos. Os governos do PT investiram bastante em energia eólica. Ainda é insuficiente. Há muito potencial inexplorado, tanto na eólica quanto na solar, principalmente no Nordeste. E com isso poderemos aproveitar para produzir outra energia, o hidrogênio verde. Não falta opção, não falta oportunidade.
@@ze7256 No vídeo que eu vou lançar ao meio dia, eu falo justamente disso. Além de mais uma coisinha importante
Contudo, existem problemas que não são relatados na implantação da energia eólica na região nordeste, que é justamente a destruição dos territórios explorados para construção das turbinas, mais apropriado. Estão distribuídas em regiões que biomas pouco estudados e de particularidades ecológicas. Regiões como cerrado e lajedos estão sendo detonados com bombas, escavadas. Soluções sustentáveis requer impactos sustentáveis.
O Estado não deve investir nisso, é só não se intrometer e não cobrar impostos nessa área que a iniciativa privada dá a solução, o estado nunca resolve nada, pelo contrário só atrapalha
@@paulobriffcado7400iniciativa privada não tem que se meter em áreas estratégicas do Estado, a energia é uma das mais essenciais e até hoje as empresas privatizadas não se mostraram muito melhores do que quando eram estatais.
Isso é possível em minha cidade, pois depois que ela chega bombeada do rio São Francisco ela é distribuída nas residências por gravidade.
Manda instalar uma turbina hidráulica na rede de distribuição, daí ela gera eletricidade para usar nas bombas hidráulicas que "puxam" água do rio. Um moto perpétuo quase perfeito não fosse a entropia gerada. 😅😅😅. Por isso elegemos Bolsonaro! Hehehe.
tem que ter uma elevação bem considerável pra dispensar o uso de bombas, porque tem vários fatores que dificultam a distribuição dessa água por todos os pontos de maneira satisfatória.
@@josealdo5277 não entendi o que bolsonaro tem a ver com a ignorância do rapaz sobre física... Aliás, pra quem (provavelmente) elegeu lula, não há motivo algum de chacota...
Acho que uma boa ideia seria os condomínios instalarem turbinas na entrada da água e venderem a energia gerada para as empresas de energia elétrica, como já acontece com os painéis solares!
Mas certamente os governos vão criar um problema qualquer ou mesmo cobrar um imposto!
Por isso votamos no Bolsonaro. 😂😂😂
Vende a eletricidade gerada no condomínio mesmo. Depois, compra eletricidade para usar nas bombas hidráulicas para abastecer os apartamentos a partir do 2° andar. De quebra, a eletricidade vendida paga o aumento na conta de água.
@@josealdo5277
Sem baterias não dá para armazenar a eletricidade, o investimento seria grande!
Por isso se usa a própria empresa de energia elétrica, para armazenar a energia excedente durante o dia.
Mas neste setor o Bolsonarø foi pior que Lul4, pois sancionou a lei do imposto progressivo no sistema on-grid, começava com 15% e aumentava ano a ano, podendo chegar a 90% em 2028.
Mas Lul4 acabou com este imposto, vamos ver se agora Lul4 com o centrão vai voltar atrás!
Se a cia de água descobrir que você está fazendo isso, certamente entrará com um processo indenizatório pra ser ressarcida dos prejuízos que você causou a ela.
Você nunca aprendeu na escola que "nada se cria ou se perde, tudo se transforma? Então... Pra você gerar energia na ponta do cano, a companhia de água terá que fazer aumentar a força de suas bombas de recalque. Ou seja: você "ganha" aqui e ela gasta lá. Isso é física elementar.
O governo do MINTO foi nada menos que o próprio governo lula, eles usam a cagada do MINTO para dizer que seu governo esta bem melhor, ex: a invasão em Brasília. Quem votou no MINTO fez nada menos que aquilo que o PT queria se não o PT voltava. É como enfiarem uma moeda no C# e te pedirem pra escolher CARA ou COROA, ambos os lados tão sujo de bosta, não faz diferença escolher um lado.
Ideia fantástica. Parabéns pelo trabalho DW.
Estou cada vez mais interessado em formas alternativas de geração de energia. E nós precisamos diminuir nossa dependência de combustíveis fósseis, além de racionalizar as formas de produção e consumo de energias alternativas.
Que matéria interessante parabéns
Penso no dispercio de energia, no mal dimensionamento da pressão dentro da tubulação! Resolveria muito mais!!! Evitaria o desperdício, e não precisaríamos gastar com turbinas e manutenções! A conta é SIMPLES!
MAS A NARRATIVA É BOA!!KKKKKKKK
E o custo de trocar toda a tubulação para evitar o desperdício, você esqueceu desta conta.
Para explicar como a água chega nas torneiras é necessário uma pessoa de outro país?
🤔sempre fiquei na duvida por que não aproveitar dessa forma, se haveria perda de pressão ou custo maior para bombear se tivesse um geradores nos canos
Ontem msm eu estava pensando nisso, tive essa ideia quando criança, pra mim é algo tão óbvio, fico surpreso que ainda não é tão comun
Eu sinceramente não vejo viabilidade, acredito que o custo de investimento é muito maior que o retorno em anos... Isso sem contar com as manutenções tendo em vista a "boa" qualidade da água que temos...
Ótimo conteúdo ✌ No Brasil com bastante investimento do governo,podemos suprimir as necessidades de várias cidades ou municípios em energia.
Obs : tinha pouco conhecimento desse assunto,mas pelos comentários,já estamos nesse processo há anos,mas falta investir mais.
pronto mais um que acha que o governo resolve problemas😅😅😅😅😅 fazuele ora o ter apagao
Tem cidade que perde metade da água tradada em vazamentos fazer isso é colocar mais uma fonte de problemas na rede... 4% não é um custo alto pesto do desperdício...
Realmente, uma excelente ideia
A grande pergunta é colocamos uma turbina com no máximo 80% de rendimento, ou seja vamos introduzir perdas na tubulação e ai vamos ter que converter a tensão gerada para o padrão elétrico, o qual é feito por inversores, com rendimento máximo de 95%, e ainda devolver a energia com a qualidade na devolução, o qual irá demandar filtros com rendimento de 99% , e isso ainda irá tirar receita das distribuidoras de energia, então é por isso que ninguém fala sobre isso , carteis e lobes, e dai vira outro engodo como o solar que agora quer cobrar icms, ou qualquer outro nome de imposto do usuário. Porém já existe isso em prática no Brasil com pequenos empresários autônomos, utiliza se um motor de indução com auto indução e um inversor solar para devolver a energia para a rede, enfim já pensaram e executaram.
Ótima matéria, só a repórter precisa prestar atenção em como ela pronúncia a unidade Watts
Quando eu tinha apenas 15 anos de idade eu projetei exatamente isso , pequenos geradores ao longo do encanamento da casa isso foi a 28 anos atrás .
saída de água de prédio, aqui perto tem uma estação de tratamento que fica no alto e se colocar uma turbina na saída creio que daria certo.
Energia não aparece do nada. Se você quiser utilizar a energia cinética do fluxo de água para transformar em energia elétrica em sua casa, pense que a pressão na tubulação é feita por bombas instaladas na concessionária que consomem energia elétrica para isso. Se você consome parte desta energia na ponta (sua casa), ela terá que ser compensada por mais injeção de energia cinética na tubulação que elevará o custo da conta para todos os consumidores. Em resumo, esta "solução" é tecnicamente correta, mas injusta socialmente.
Sehr gut. Ausgezeichnet! Los, Brasilien!!!
A ideia é incrível já pensei nisso, uma vez que já temos adultoras que passam grandes quantidades de água, e só colocar um gerador e pronto
Olha aí que maravilha essa ideia, vamos copiar
Só faz sentido em locais que utilizam distribuição por gravidade.. que acredito ser a minoria... fora isso é muito mais eficiente investir em tecnologia nas bombas para evitar o desperdício de pressão utilizando somente o necessario...
Aproveita e faz um projeto de vento encanado tbm
Parabéns pelo conteúdo!
Se usar a potência de Itaipu para várias micro usinas interligadas a um único canal creio que poderia dobrar a capacidade. Canais de irrigação também poderá se aplicar micro usinas.
No meu município já teve um problema desse da pressão não abastecer os morros no verão. E ao mesmo tempo não pode aumentar a pressão.
Eu acho que é complicado devido a manutenção, se algo estragar e precisar de manutenção, vai ter que parar o fluxo de abastecimento, e isso demora bastante, talvez se cada casa tivesse água o bastante para ficar 3 dias sem abastecimento, seria melhor.
Então uma forma de ser sustentável em larga escala. E usar a energia solar pra alimentar as cidades durante o dia, dedicar parte dessa energia pra torres que poderiam ser construídas para receber água durante o dia e gerar uma força gravitacional no fornecimento de água durante a noite que seria responsável por gerar energia durante a noite. Seria uma forma sustentável e mais econômica a longo prazo de gerar energia.
Lembrando que existe uma gigante bomba dagua que puxanroda essa gua pra ser tratada. E essa bomba gera uma conta de luz, teria que ser uma turbina a que produzisse uma quantidade proporcional pra compensar onque foi produzido e nao oferecesse resistencia mecânica pda passagem de agua e forcar a outra bomba
Aqui, um ( acho que engenheiro), idealizou e projetou um sistema para usar as adutoras ( ninguém falou mais nada)... Isso faz alguns anos... A pessoa falou justamente dessas válvulas que aliviam a pressão...
cara que ideia genial!
Precisamos disso para ontem.
Devia fazer uma matéria sobre porque não fazem equipamentos de academia que produzem eletricidade.
Necessário avaliar as perdas tanto para a geração de energia quanto para o uso da água em seu destino final. Isso tem de ser feito por solução
Adorei saber dessa possibilidade.
Aq2ui em casa tem uma pequena turbina no cano principal, a energia gerada carrega uma bateria que usamos para recarregar os celulares, vale lembrar que a geração é pouca porque para manter a geração seria necessario manter a torneira aberta desperdiçando água, então só existe geração de energia quando tem alguém usando água.
@@c3po-t2d2 De fato você está certo, não existe esse papo de free energy, mas ta errado quanto ao preço da turbina, uma vez que da pra construir artesanalmente, ou comprar ela por uma micharia no Aliexpress, o rerador pode ser feito com um motor de impressora antiga ou qualquer outro motor que tenha imas permanentes 😅.
De fato isso é só uma forma de diminuir o desperdício recuperando parte da energia gasta pela concessionária de água para pressurizar a água nos canos, não serve para passar a perna no sistema.
Eu nunca pensei nisso. Mas pensei numa coisa aqui... Será que dá pra fazer energia com o ar que sai das torneiras, principalmente quando não há água?
Se esse ar mover a hélice que vai ter dentro desse gerador, com certeza sim, vai funcionar como funciona a energia eólica.
Em cidades que dependem de bombas para circular a água, não faz sentido. Pq geradores hidroelétricos criam resistência no fluxo de água e vão fazer as bombas da rede hidráulica trabalharem mais para compensar a resistência, e, por consequência, consumirem mais energia...
Excelente vídeo!!!👏👏👏👏👏👏👏👏
A meneira mais eficiente eh projetar o sistema de agua de modo a nao disperdicar energia colocando pressao excessiva onde nao precisa, mini turbinas so recuperam uma fracao do disperdicio
Boa notícia
Boa tarde, o vapor pode ser extraído entre a diferença mínima de aquecimento em contato com a maior de resfriamento gera vapor
Simples assim mas no Brasil já vai ter imposto sobre placa solares. Quando estas turbinas se tornarem populares. O governo do Brasil vai taxar o uso dela com imposto.
Nada fora do normal...
Tu reclama do imposto, mas e sobre a patente? Os caras q desenvolveram morrem e nem a família fica com nada. Enquanto empresas lucram por décadas em cima do defunto.
Vídeo maravilhoso ❤
*Mal tem Pressão pra chegar até noix imagina pra gerar energia,*
Boas idéias não faltam, todas as alternativas precisam ser consideradas com a mente aberta. E investimento considerável (e sério) em pesquisa, é claro.
Caramba!!! Ontem tava pensando exatamente sobre isso!
creio que pra isso foncionar teria que mudar o sistema de abastecimento de agua numa cidade construir uma barragem num lugar mais alto i qui essa agua chegasse as nossas casas com uma pressão soficienti sem percisar de bombas eletricas porque se fizer com a agua da corsa não tem sintido pois a agua da corsa percisa de energia eletrica para abastecer uma cidade
Está parecendo aquelas conversas que alguém descobriu finalmente um moto contínuo...
Eu acredito que além da água temos muitas outras opções. As pistas (estradas) tem um grande potencial energético, placas móveis nas pistas podem gerar muita energia atrás da Piezoeletricidade
Aqui em Belém onde estamos cercados de água não temos água
Nossa, que lindo... Para cada Kw de energia gerada, quando vou precisar adicionar no inicio do sistema???
putz..
Excelente conteúdo
A água é pressurizada por bombas hidráulicas tocadas por eletricidade. Mais à frente na tubulação deveria usar turbinas hidraulicas para gerar eletricidade. Eletricidade que entra menos eletricidade que sai, dá quanto? 😅😅😅
Não só gerar energia, como também utilizar o esgoto para produzir fertilizantes, já que boa parte do fósforo pode ser recuperado para esse fim. Quanto mais a humanidade puder reutilizar os recursos melhor é para o planeta e para o bolso de todos.
A ideia e incrível ....muinto boa ,mas creio difícil de concretizar ....a burocracia neste país só gira si os ricos tem ganancias .....e por o que estou vendo ,tem muinta falta de interes pelo estado .....porque leva muinta comissão ....(propinas )
Pro Brasil ia ser OURO
O problema são as bigtechs ...
Quanto menos dependermos delas para usarmos eletricidade, mais elas inibiram o uso de maneiras externas
( Se o fizermos em silêncio, talvez de certo, mais se descobrirem já era )
Exemplo: Taxação da luz solar, Mano foi a gota d' Água ....
pra transformar a pressão em eletrecidade tem que perder pressão, eu prefiro manter a pressão, obrigado mas não
Então porque ninguém desenvolve um carro que o movimento da própria roda gere energia?
😮 uma excelente Ideia
Assim como as cachoeiras giram torbinas pra gera energia ,uma turbulação sai de um reservatorio com alta pressão ,faria o mesmo tambem.
Bom. Isso na Termodinâmica chamava-se "moto contínuo perpétuo".