Aos 7:12 minutos de vídeo, há um erro de informação: a água não é 100 vezes mais densa que o ar, como dissemos. Ela é cerca de 800 vezes mais densa - considerando o ar atmosférico ao nível do mar. Agradecemos pelos comentários e pelo engajamento em chamar a atenção para o erro. Continuem com a gente para mais vídeos como este ;)
Aos 430segundos tem uma informação imprecisa, é dito que a água é cem vezes mais densa que o ar, a água é cerca de 800 vezes mais densa. Obrigado por toda a reportagem e pesquisa!
É verdade, Paulo. Tem um deslize ali no vídeo: falamos em "100 vezes mais densa", quando deveríamos ter dito "centenas de vezes". Agradecemos pelo alerta e por acompanhar o nosso canal!
Tive uma ideia para um dispositivo muito simples usar a energia das ondas q acredito terá quase nenhuma manutenção. Uma boia presa a um imã, ficaria subindo e descendo com as ondas, o imã ficaria dentro de um cilindro rodeado com bobinas , o movimento do imã passado próximo às bobinas irá criar corrente elétrica, vários destes dispositivos com alguns capacitadas poderiam criar uma corrente contínua considerável. A vantagem deste sistema seria q por quase não ter partes mecânicas complexas iria ter quase nenhuma manutenção, mesmo q crustáceos se prendessem as boias isto não iria afetar o funcionamento do dispositivo, visto q uma distância boa poderia ser mantida entre as peças móveis , o q iria unir as peças móveis para gerar energia seria o campo magnético do grande imã preso a boia. Talvez pequenos choques fortes a cada meio segundo, poderia manter a vida marinha afastada evitando q crustáceos se prendessem a estrutura, funcionaria como uma cerca elétrica, totalmente inofensiva a vida, visto q os choques não seriam intermitentes. 🖖👽🇧🇷
Não sei se a hora da energia das ondas chegou ou ainda chegará, mas a qualidade desta e de outras matérias sempre ótimas já tem meu espaço de audiência garantido. Agradecido.
Acredito que o mais seguro e sustentável seria investir em múltiplas fontes de energia no logo prazo. Exemplos em cidades costeiras usar a energia das mares, junto com painéis solares nas casas e prédios, e pra complementar usar energia nuclear, que atualmente esta mais eficiente do que nunca.
A energia nuclear, num primeiro momento a técnica de fissão, é de longe a melhor alternativa, tanto em custos como em impactos ambientais. É uma tecnologia que foi bastante aprimorada e está mais segura hoje do que nunca. E num segundo momento a de fusão nuclear, essa sim, aumentará muito a capacidade humana de produzir energia abundante e barata, porém é uma tecnologia muito complexa para ser desenvolvida a nível comercial.
Concordo, energia nuclear é o futuro. Perda de tempo essas fontes de energia alternativas. Geram pouca energia com um alto volume de maquinário. Um pallet minúsculo de urânio consegue sustentar um casa energéticamente por semanas, em contra partida, precisaria de vários paines solares pra sustentar uma casa ao dia
@@giuliano8 fissão quebra átomos de urânio, que é o elemento natural mais pesado que existe em átomos mais leve, e essa reação liberar muita energia, já a fusão é o oposto, pega o hidrogênio que é o mais leve, e funde até forma átomos mais pesados, e a reação também gerar muita energia. A diferença é que a fusão é mais eficiente na produção de energia e não gerar lixo nuclear como a fissão. Por isso a fusão é considerada o santo graal da humanidade
A Coluna de água oscilante seria um bom investimento para uso no Brasil. De fabricação mais robusta e com maior resistência aos ataques da maresia, poderia ser um bom começo no entendimento e desenvolvimento desta tecnologia. Turbinas nesta categoria funcionam com o fluxo e refluxo do ar, otimizando a produção da energia. Aqui em Santos sugeri há anos atrás a realização deste experimento na ponta da praia, lugar ideal para implementar o dispositivo. A própria estrutura do dispositivo ajudaria a dissipar a energia das ondas em dias de ressaca.
Muito bacana essa matéria, trouxe a tona uma tecnologia(geração de energia através do mar) que faz tempo que não via nenhuma reportagem. Se vai vingar ou não, só dependerá do interesse de grandes investidores e claro, o ROI do projeto. Aqui no Paraná me parece que deu um boom em empresas voltadas a energia fotovoltaica e já se observa bons resultados nos telhados de empresas e residências.
@@lelevrzz Acho que o grande problema além do sal, o mar tem muitos bichos que se grudam em qualquer coisa, tipos as cracas. Precisa estar limpando constantemente, esse problema não se tem com as Eolicas.
Uma vez fiz um trabalho livre em um curso técnico sobre fontes de energia porque fiquei maravilhado com a possibilidade que tinha lido sobre mareomotrizes. Também achei muito interessantes o uso de energia geotérmica em países como a Islândia, que carecendo de outros recursos, tem fonte abundande de gêiseres fontes térmicas. Existe também a possibilidade de aproveitar a alta das marés através de represas que acumulam a água e deixam escoar através de comportas com turbinas enquanto a maré baixa. Também elas podem gerar durante a fase que o nível está subindo.
Meus projetos de mestrado e doutorado foi referente a este assunto, mais especificamente sobre dispositivos Coluna de Água Oscilante. Acredito que estamos caminhando para cara vez mais pesquisas nessa área e logo vamos ver mais protótipos sendo feitos com tecnologia nacional e por pesquisadores brasileiros também. Feliz de vez uma reportagem sobre energia das ondas.
@@andregomessoares sim, concordo contigo. Nos estudos que realizo, consigo constatar isso, pois com dispositivos Coluna de Água Oscilante temos três possibilidades de implementação: na costa, próximo da costa e em alto mar, mas claro todos acabam tendo perda na transmissão de energia como qualquer rede elétrica. Obrigado pelo comentário
Tenho uma ideia de gerador Ondomotriz com aproveitamento de maré, deslocamento das águas e marolas, num só equipo e com acumulador de picos de energia. Acredito ter o melhor rendimento
A manutenção é complicada....eólica deve ser em lugar bem insípido por causa do ruído...e solar pode ser em qualquer lugar....para que se possa plantar debaixo das placas...projetos com as ondas do mar só se for no continente...onde quebram as ondas....de manutenção fácil...obrigado vídeo bom.
No Brasil existe grande potencial na região Norte sobretudo em Maranhão que tem grande amplitude de marés. Mas como tudo no Brasil leva tempo para acontecer pode ser que só no ano 2100 teremos a primeira usina movida a movimentos das ondas. Aqui a indústria de petróleo, sem parecer mudar nos próximos anos enquanto o restante do mundo já investe em carros movidos a eletricidade.
Que possamos buscar a Deus cada vez mais. Que possamos levar o evangelho da salvação para o maior número de pessoas que pudermos enquanto podemos. Sejamos luz e sal nesse mundo de trevas. Jesus está voltando. Será mais rápido do que muitos pensam. Que Deus abençoe a todos que leram esse comentário. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28 QUEM AINDA NÃO ACEITOU JESUS COMO SEU ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR. ESSA É A MELHOR ESCOLHA QUE PODE FAZER EM SUA VIDA. NÃO PERCA TEMPO. RECONHEÇA QUE É UM(A) GRANDE PECADOR(A) E QUE NÃO MERECE A SALVAÇÃO. MAS QUE JESUS MORREU NA CRUZ PARA NOS SALVAR. ESTEJA COM O CORAÇÃO ABERTO PARA PERDOAR A TODOS QUE TE FIZERAM MAL. PEÇA, A DEUS, PERDÃO PELOS SEUS PECADOS. RECONHEÇA E ACEITE JESUS COMO SEU ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR. PEÇA UMA VIDA NOVA EM CRISTO. E QUE SUA VIDA ( CADA SUA DECISÃO E SEUS CAMINHOS) SEJA GUIADA NÃO PELO SEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO. MAS SEJA GUIADA PELO ESPÍRITO SANTO. AMÉM Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. João 3:36 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Efésios 2:8,9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Romanos 10:9 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3 Que Deus abençoe a todos
Com certeza chegou a hora para diversificar projetos de produção das ondas em lugares de costa e também indiretamente por tubulações. este problema da guerra e dependência do gás russo , está apontando um mercado imenso com paises que tem recursos para investimentos.
Información importante!!! este es el tercer mayor recurso que nos ofrece la naturaleza, solo pierde para la energia solar directa y para las biomasas. solo esto demuestra su enorme importancia.
Excelente reportaje!!!, solo erro en la densidad que es 730 veces mayor, acerto en todo el resto, la solución existe y es para arrasar, mis modelos de inicio solo para generar un MWP. pero os mas complejos, que seguiran, ya se empinaran sobre los 100 con lo que dejan atras las grandes torres eolicas de 10 MWP o las susinas solares, que con enormes áreas generan 100
@@gabrieldalfabbro1045 Seria uma quantidade ridiculamente pequena de energia produzida. Teríamos que remunerar os presos e os agentes penitenciários por isso.Fisioterapeutas teriam que ser contratados, só para avaliar se o preso tem condições de pedalar e por aí a fora!
Até o momento, as formas mais seguras e ecologicamente mais limpas de gerar energia são a eólica e a solar que temos. Essa das ondas apresenta muitos problemas de manutenção pelos altos desgastes causados pela salinidade.
Na verdade é a nuclear, já que gasta menos material doq solar e eólica, fora que a energia eólica tem uma manutenção absurda de cara, quebram frequentemente.
@@RafaelGomes-td2ln Não vai por 3 motivos. É muito caro construir esse tipo de usina, leva vários anos pra ficar pronta e gera lixo radioativo que até hj ninguém sabe oq fazer e como vão cuidar depois que essas usinas encerrar operação.
Custos de constução e de manutensão de materiais resistente s á água salgada, são capazes de dissuadir esta energia nos próximos anos. Não sou engenheiro, e se fosse melhor operava já.
"Os recursos energéticos dos oceanos são comprovadamente fontes viáveis de exploração. A água do mar é, em média, 835 vezes mais densa do que o ar" (DOS SANTOS, Marco Aurélio. Fontes de Energia Nova e Renovável. 2013)
@@suzanamocelin6017 Mesmo um bombardeio não é o suficiente. Precisa de bem mais que um "errinho", e mesmo assim não chega nem perto de tudo que as hidroelétricas e usinas a carvão fazem em seu uso normal.
@@rdf0558 Até lá vai ser necessário o uso da fissão nuclear. Mas com certeza tudo vai mudar quando dominarmos a tecnologia da fusão nuclear para fins pacíficos.
Talvez ministrar descargas elétricas programadas,diretamente nas partes expostas dos equipamentos minimizem a colonização por organismos marinhos nas superfícies dos mesmos.
A necessidade faz o homem. Então a crise energética em curso é oportunidade de mudanças de paradigmas e de pesquisar, desenvolver e explorar as potencialidades. Todavia a tão falada sustentabilidade, precisa considerar os materiais usados seus impactos de producao, a energia empregada para a confecção dos materiais e equipamentos e a vida útil destes. Assunto controverso e pouco explorado.
Sou cético. A incrustação de organismos deve exigir muita manutençãi, especialmente nos equipamebtos instalados no litoral. Creio que o grande futuro da energia será a fusão nuclear. Em 20 ou 30 anos, espero. E aí todas as outras serão secundárias ou não terão mais investimentos.
Olá pessoal. Esse mercado está em plena expansão no Brasil. Com abertura do mercado livre de energia. Está acontecendo uma Grande migração energética. Podemos fazer fortuna com esse mercado de Energia e Energia limpa e sustentável. 🤲🏾🙏🏾💪🏾🙋🏾♂️
É claro que esse modo de obter energia pode ser posto em prática e deverá ser um fator contribuinte para a geração de energia. Mas é preciso insistir nos experimentos para isso.
Importante!!!, este problema ya fué excelentemente bien resolvido!!! ahora solo falta implementarlo. para mejor, este es hibrido o sea, ya que la energia eolica ya está en plena operación, bien implementada, facilita sus inicios, pero la undi sola en mi proyecto, ya es excelente. esperen y veran. mi nombre es: Nelson Jaque
Excelente vídeo, Parabéns!. Apenas poderiam ter aprofundado mais sobre como essa tecnologia poderia ser utilizada aqui no Brasil (locais favoráveis e tals).
Energia nuclear por fissão atualmente, e por fusão no futuro, vão dominar a produção de energia, é só entender o processo e saber que é a maneira mais eficiente e produtiva de energia.
Não vão dominar e vc sabe bem disso. A energia nuclear e muito cara, leva muito tempo pra construir e fora que não sabemos oq fazer com o lixo radioativo.
O Brasil prefere importar do que investir em tecnologias. Em pleno século XXI ainda somos uma economia primária ! Que vergonha termos tanta liberdade e vivermos na periferia do Capitalismo !
Boa idéia. O governo alemão devia apoiar essa idéia, ao invés de ficar queimando carvão, derrubando florestas e demolindo vilas e expulsando agricultores de suas terras, como vem fazendo.
As vezes nos confundimos com vocábulos parecidos, é normal. Apicultura tem a ver com abelhas. Aquicultura é a criação de mariscos e peixes. Agora, psicultura, é possivel que esteja relacionado com... Bem, psico em grego quer dizer "mente ou alma", então...
Senti falta de alguma menção à nossa Usina de Ondas do Porto do Pecém/CE: a primeira do tipo na América Latina. ruclips.net/video/ww-3a7KtJG4/видео.html
Pena que o nosso país não tem uma política de estado, contínua no campo de inovação energética, além da Anael, deveríamos ter um instituto nacional de inovação energética.
Aos 7:12 minutos de vídeo, há um erro de informação: a água não é 100 vezes mais densa que o ar, como dissemos. Ela é cerca de 800 vezes mais densa - considerando o ar atmosférico ao nível do mar.
Agradecemos pelos comentários e pelo engajamento em chamar a atenção para o erro. Continuem com a gente para mais vídeos como este ;)
Temos aqui um sábio
Pq n usar energia geo térmica, com jaseirs e vulcões
@@elege2375 Gêiseres e vulcões não estão em todo lugar, enquanto que, no Brasil, há mais de 8mil km de costa oceânica.
Vocês só abordaram a energia das ondas. Têm algum vídeo abordadando a energia das marés? Maremotriz?
Grata! BOM TRABALHO O VOSSO!
É verdade, se for água doce é em torno de 830 vezes, se salgada é em perto de 1000 vezes.
Aos 430segundos tem uma informação imprecisa, é dito que a água é cem vezes mais densa que o ar, a água é cerca de 800 vezes mais densa. Obrigado por toda a reportagem e pesquisa!
É verdade, Paulo. Tem um deslize ali no vídeo: falamos em "100 vezes mais densa", quando deveríamos ter dito "centenas de vezes". Agradecemos pelo alerta e por acompanhar o nosso canal!
Depende!?
@@elielsonsilva9636 não, não depende
@@DWBrasil ganharam um inscrito pela atitude! Precisamos de mais jornalismo assim! Parabéns!
@@Guilherme65919 e sem falar na densidade de sal na água .
Perfeita solução para regiões costeira como a que vivo, que esse tipo de tecnologia vire realidade daqui pra frente.
Tive uma ideia para um dispositivo muito simples usar a energia das ondas q acredito terá quase nenhuma manutenção. Uma boia presa a um imã, ficaria subindo e descendo com as ondas, o imã ficaria dentro de um cilindro rodeado com bobinas , o movimento do imã passado próximo às bobinas irá criar corrente elétrica, vários destes dispositivos com alguns capacitadas poderiam criar uma corrente contínua considerável. A vantagem deste sistema seria q por quase não ter partes mecânicas complexas iria ter quase nenhuma manutenção, mesmo q crustáceos se prendessem as boias isto não iria afetar o funcionamento do dispositivo, visto q uma distância boa poderia ser mantida entre as peças móveis , o q iria unir as peças móveis para gerar energia seria o campo magnético do grande imã preso a boia. Talvez pequenos choques fortes a cada meio segundo, poderia manter a vida marinha afastada evitando q crustáceos se prendessem a estrutura, funcionaria como uma cerca elétrica, totalmente inofensiva a vida, visto q os choques não seriam intermitentes. 🖖👽🇧🇷
Não sei se a hora da energia das ondas chegou ou ainda chegará, mas a qualidade desta e de outras matérias sempre ótimas já tem meu espaço de audiência garantido. Agradecido.
Acho que tinha no porto do Pecém :/
Acredito que o mais seguro e sustentável seria investir em múltiplas fontes de energia no logo prazo. Exemplos em cidades costeiras usar a energia das mares, junto com painéis solares nas casas e prédios, e pra complementar usar energia nuclear, que atualmente esta mais eficiente do que nunca.
A energia nuclear, num primeiro momento a técnica de fissão, é de longe a melhor alternativa, tanto em custos como em impactos ambientais. É uma tecnologia que foi bastante aprimorada e está mais segura hoje do que nunca. E num segundo momento a de fusão nuclear, essa sim, aumentará muito a capacidade humana de produzir energia abundante e barata, porém é uma tecnologia muito complexa para ser desenvolvida a nível comercial.
Concordo, energia nuclear é o futuro. Perda de tempo essas fontes de energia alternativas. Geram pouca energia com um alto volume de maquinário. Um pallet minúsculo de urânio consegue sustentar um casa energéticamente por semanas, em contra partida, precisaria de vários paines solares pra sustentar uma casa ao dia
porque não da dinheiro também
qua l diferença entre fissao e fusão nuclear?
@@giuliano8 fissão quebra átomos de urânio, que é o elemento natural mais pesado que existe em átomos mais leve, e essa reação liberar muita energia, já a fusão é o oposto, pega o hidrogênio que é o mais leve, e funde até forma átomos mais pesados, e a reação também gerar muita energia. A diferença é que a fusão é mais eficiente na produção de energia e não gerar lixo nuclear como a fissão. Por isso a fusão é considerada o santo graal da humanidade
@@janainadepaula7469 tendi obrigado
A Coluna de água oscilante seria um bom investimento para uso no Brasil. De fabricação mais robusta e com maior resistência aos ataques da maresia, poderia ser um bom começo no entendimento e desenvolvimento desta tecnologia. Turbinas nesta categoria funcionam com o fluxo e refluxo do ar, otimizando a produção da energia. Aqui em Santos sugeri há anos atrás a realização deste experimento na ponta da praia, lugar ideal para implementar o dispositivo. A própria estrutura do dispositivo ajudaria a dissipar a energia das ondas em dias de ressaca.
Se a DW ,fizesse sempre reportagens como esta ,seria muito bom !
eu vejo dezenas delas... e outros tipos de assuntos tbm oq é ótimo.
Muito bacana essa matéria, trouxe a tona uma tecnologia(geração de energia através do mar) que faz tempo que não via nenhuma reportagem. Se vai vingar ou não, só dependerá do interesse de grandes investidores e claro, o ROI do projeto. Aqui no Paraná me parece que deu um boom em empresas voltadas a energia fotovoltaica e já se observa bons resultados nos telhados de empresas e residências.
O problema que o sal na água é extremamente destrutivo. Então a manutenção do aparelho usado para gerar energia tem que ser bem elaborado.
se sal fosse um problema não existia navio
@@Guilherme65919 manutenção elevada é um problema sim
@@Guilherme65919 Navio sempre precisa de manutenção e são bem caros.
materiais revestido ou polarizados eletricamente contra oxidação por causa do sal.
@@lelevrzz Acho que o grande problema além do sal, o mar tem muitos bichos que se grudam em qualquer coisa, tipos as cracas. Precisa estar limpando constantemente, esse problema não se tem com as Eolicas.
Uma vez fiz um trabalho livre em um curso técnico sobre fontes de energia porque fiquei maravilhado com a possibilidade que tinha lido sobre mareomotrizes. Também achei muito interessantes o uso de energia geotérmica em países como a Islândia, que carecendo de outros recursos, tem fonte abundande de gêiseres fontes térmicas.
Existe também a possibilidade de aproveitar a alta das marés através de represas que acumulam a água e deixam escoar através de comportas com turbinas enquanto a maré baixa. Também elas podem gerar durante a fase que o nível está subindo.
Parabéns pelas informações! Acredito que já passou da hora de investirmos forte na energia das ondas.
CFCs eram usados como fluidos refrigerantes em ciclos de refrigeração, não como isolantes.
Gostei do vídeo, única coisa que ferra é essa questão de "emissões de carbono" - como se o carbono fosse algo ruim, mas não é.
Meus projetos de mestrado e doutorado foi referente a este assunto, mais especificamente sobre dispositivos Coluna de Água Oscilante. Acredito que estamos caminhando para cara vez mais pesquisas nessa área e logo vamos ver mais protótipos sendo feitos com tecnologia nacional e por pesquisadores brasileiros também.
Feliz de vez uma reportagem sobre energia das ondas.
Me parece ser o mais viável dos conceitos abordados, menor custo, mais efetividade, e com possibilidade mais viável de manutenção e replicação
@@andregomessoares sim, concordo contigo. Nos estudos que realizo, consigo constatar isso, pois com dispositivos Coluna de Água Oscilante temos três possibilidades de implementação: na costa, próximo da costa e em alto mar, mas claro todos acabam tendo perda na transmissão de energia como qualquer rede elétrica.
Obrigado pelo comentário
@@YuriTheodoro Qual a eficiência energética?
Pode ser simplificado em barragens sem problemas. No Maranhão a barragem do bacanga usa a tábua de marés ..
Obrigado!! Essa reportagem me deu uma ideia para minha tese de mestrado. Aplicando essas tecnologias nos rios do nosso país.
Obrigado por tanta qualidade DW. Amo esse canal sou fã N1.
Gostei da reportagem!!!
Tenho uma ideia de gerador Ondomotriz com aproveitamento de maré, deslocamento das águas e marolas, num só equipo e com acumulador de picos de energia.
Acredito ter o melhor rendimento
O vídeo já mostrou o problemas com esses dispositivos. Corrosão, cracas e manutenção difícil.
Acredito ter visto um vídeo em que Portugal já usa essa energia...mais de 10 anos com certeza !!!
Que matéria maravilhosa. Parabéns
Quanta informação bacana! Parabéns... Já estou compartilhando...
A manutenção é complicada....eólica deve ser em lugar bem insípido por causa do ruído...e solar pode ser em qualquer lugar....para que se possa plantar debaixo das placas...projetos com as ondas do mar só se for no continente...onde quebram as ondas....de manutenção fácil...obrigado vídeo bom.
No Brasil existe grande potencial na região Norte sobretudo em Maranhão que tem grande amplitude de marés. Mas como tudo no Brasil leva tempo para acontecer pode ser que só no ano 2100 teremos a primeira usina movida a movimentos das ondas. Aqui a indústria de petróleo, sem parecer mudar nos próximos anos enquanto o restante do mundo já investe em carros movidos a eletricidade.
errado, só em 3200.
Muito Bom !!!
Parabéns pela reportagem. O assunto das energias renováveis nunca foi tão atual.
Excelente reportagem 👍🏻😃
Que possamos buscar a Deus cada vez mais.
Que possamos levar o evangelho da salvação para o maior número de pessoas que pudermos enquanto podemos.
Sejamos luz e sal nesse mundo de trevas.
Jesus está voltando. Será mais rápido do que muitos pensam.
Que Deus abençoe a todos que leram esse comentário.
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:33
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28
QUEM AINDA NÃO ACEITOU JESUS COMO SEU ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR. ESSA É A MELHOR ESCOLHA QUE PODE FAZER EM SUA VIDA. NÃO PERCA TEMPO. RECONHEÇA QUE É UM(A) GRANDE PECADOR(A) E QUE NÃO MERECE A SALVAÇÃO. MAS QUE JESUS MORREU NA CRUZ PARA NOS SALVAR. ESTEJA COM O CORAÇÃO ABERTO PARA PERDOAR A TODOS QUE TE FIZERAM MAL. PEÇA, A DEUS, PERDÃO PELOS SEUS PECADOS. RECONHEÇA E ACEITE JESUS COMO SEU ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR. PEÇA UMA VIDA NOVA EM CRISTO. E QUE SUA VIDA ( CADA SUA DECISÃO E SEUS CAMINHOS) SEJA GUIADA NÃO PELO SEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO. MAS SEJA GUIADA PELO ESPÍRITO SANTO. AMÉM
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
João 3:36
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho,
e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Efésios 2:8,9
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Romanos 10:9
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
João 3:3
Que Deus abençoe a todos
Ótima reportagem ! Parabéns !
Com certeza chegou a hora para diversificar projetos de produção das ondas em lugares de costa e também indiretamente por tubulações. este problema da guerra e dependência do gás russo , está apontando um mercado imenso com paises que tem recursos para investimentos.
Que vídeo bom!!! Simples e direto, adorei o conteúdo.
Tem isso em Fortaleza/CE, se não me engano. Não conhecia esse canal, muito bom. Lembra um pouco o formato da BBC. Great job!
Pecém/CE.
@@jamil2607 boa
Toda energia limpa deveria ser explorada.
Parabéns pelo vídeo e as informações.
Muito interessante este conteúdo. Abre a mente a novas perspectivas e tecnologias na geração de energias limpas e renováveis .
que matéria extraordinariamente bem feita, parabéns, ganhou mais um seguidor.
Temos também a energia piezoelétrica
Excelente trabalho!
O custo de manutenção torna esse projeto inviável.
Información importante!!! este es el tercer mayor recurso que nos ofrece la naturaleza, solo pierde para la energia solar directa y para las biomasas. solo esto demuestra su enorme importancia.
Meu pai falava, disso, saudades dele dmais ...
Excelente reportaje!!!, solo erro en la densidad que es 730 veces mayor, acerto en todo el resto, la solución existe y es para arrasar, mis modelos de inicio solo para generar un MWP. pero os mas complejos, que seguiran, ya se empinaran sobre los 100 con lo que dejan atras las grandes torres eolicas de 10 MWP o las susinas solares, que con enormes áreas generan 100
Excelente trabalho! Parabéns!
As correntes marítima poderia ser usado apesar de estar nas profundezas do mar?
Obrigado!
ótima matéria
Colocar presidiários para pedalar bicicletas especiais que produzem energia...
Seria a energia mais cara do mundo!
@@Tibulace Por que?
@@gabrieldalfabbro1045 Seria uma quantidade ridiculamente pequena de energia produzida. Teríamos que remunerar os presos e os agentes penitenciários por isso.Fisioterapeutas teriam que ser contratados, só para avaliar se o preso tem condições de pedalar e por aí a fora!
Por que não usamos a energia das "marés"? Os portugueses já usavam no século XVI, mas hoje ninguém mais usa.
Até o momento, as formas mais seguras e ecologicamente mais limpas de gerar energia são a eólica e a solar que temos. Essa das ondas apresenta muitos problemas de manutenção pelos altos desgastes causados pela salinidade.
Na verdade é a nuclear, já que gasta menos material doq solar e eólica, fora que a energia eólica tem uma manutenção absurda de cara, quebram frequentemente.
Nuclear é o melhor tipo de produção de energia. Vai dominar no futuro de um jeito ou de outro.
Gás natural Brasil tem de sobra falta gasodutos
@@RafaelGomes-td2ln Não vai por 3 motivos. É muito caro construir esse tipo de usina, leva vários anos pra ficar pronta e gera lixo radioativo que até hj ninguém sabe oq fazer e como vão cuidar depois que essas usinas encerrar operação.
ótimo vídeo!
Custos de constução e de manutensão de materiais resistente s á água salgada, são capazes de dissuadir esta energia nos próximos anos. Não sou engenheiro, e se fosse melhor operava já.
"Os recursos energéticos dos oceanos são comprovadamente fontes viáveis de exploração. A água do mar é, em média, 835 vezes mais densa do que o ar" (DOS SANTOS, Marco Aurélio. Fontes de Energia Nova e Renovável. 2013)
Acredito que dê para captar mais energia elétrica das marés do que das ondas, o volume de água é imensamente maior.
... translação e rotação, existe muita energia nesses momentos, será que pode ser aproveitado ?
Impressionante é que até agora ninguém começou a cantar "Ah, o azul do mar/ e a força das ondas... vai-e-vem!" 😂
Sal corrói tudo , pode ser uma solução pra pequena cargas mas nada se compara a Nuclear e outras térmicas como gás e carvão.
nesse ramo existe muito lobby, tesla já sofria com o lobby das transmissoras
Temos que renovar as energias
*Brasil no atraso anos luz!*
Com total certeza,... é a melhor opção,...
Vídeo excelente! 🎉
Vai ter que competir com energia de fusão nuclear, que é limpa e gera muita energia.
Projeto interessante, mas ainda sim energia nuclear está anos luz a frente e merece muito mais o investimento. É a única salvação pro nosso futuro.
De acordo, mas em algumas décadas a tecnologia da fusão nuclear deverá se consolidar.
Mas se der um errinho, seria uma catástrofe
Se criarem uma forma de anular ou eliminar a radiação completamente, acabaria com 90% dos problemas da energia nuclear.
@@suzanamocelin6017 Mesmo um bombardeio não é o suficiente. Precisa de bem mais que um "errinho", e mesmo assim não chega nem perto de tudo que as hidroelétricas e usinas a carvão fazem em seu uso normal.
@@rdf0558 Até lá vai ser necessário o uso da fissão nuclear. Mas com certeza tudo vai mudar quando dominarmos a tecnologia da fusão nuclear para fins pacíficos.
todas as formas de geração de energia , é louvável, eu mesmo estou em um projeto de geração de energia, embreve estarei aqui postando .
Nossa obg nunca saberia quevera possível esse tipo de produção.
Talvez ministrar descargas elétricas programadas,diretamente nas partes expostas dos equipamentos minimizem a colonização por organismos marinhos nas superfícies dos mesmos.
"Como uma onda no mar"
Ótimo vídeo!!
A necessidade faz o homem. Então a crise energética em curso é oportunidade de mudanças de paradigmas e de pesquisar, desenvolver e explorar as potencialidades. Todavia a tão falada sustentabilidade, precisa considerar os materiais usados seus impactos de producao, a energia empregada para a confecção dos materiais e equipamentos e a vida útil destes. Assunto controverso e pouco explorado.
Acho que sim 👍
Sou cético. A incrustação de organismos deve exigir muita manutençãi, especialmente nos equipamebtos instalados no litoral. Creio que o grande futuro da energia será a fusão nuclear. Em 20 ou 30 anos, espero. E aí todas as outras serão secundárias ou não terão mais investimentos.
Olá pessoal. Esse mercado está em plena expansão no Brasil. Com abertura do mercado livre de energia. Está acontecendo uma Grande migração energética. Podemos fazer fortuna com esse mercado de Energia e Energia limpa e sustentável. 🤲🏾🙏🏾💪🏾🙋🏾♂️
Por que ao invés de desenvolver novas tecnologias o ser não reduz o consumo?
Se tivessem assistido Southland Tales abandonariam essa ideia antes que seja tarde demais rs
O Brasil não está tendo capacidade de desburocratizar e incentivar o setor de energia solar... imagina geração elétrica por energia cinética
Excelente reportágem
O Japão deveria fazer isso
Mas eles estão investindo na energia moremotriz, um dos que mais investem nisso.
o Brasil com essa costa imensa está muito atrasado, a iniciativa privada e o governo gostam de jogar din din pela janela.
Aparentemente- essa tecnologia ainda é mais cara q hidroelétricas, solar e eólico
É claro que esse modo de obter energia pode ser posto em prática e deverá ser um fator contribuinte para a geração de energia. Mas é preciso insistir nos experimentos para isso.
Simplesmente nao se compara com energia solar.
Pq a tecnologia da Usina de Pecém no Ceará não está no mundo todo.. o conceito é incrível... :( Esperava que ela fosse citada no vídeo...
Essa usina foi desativada recentemente.
O problema como sempre é o custo.
Importante!!!, este problema ya fué excelentemente bien resolvido!!! ahora solo falta implementarlo. para mejor, este es hibrido o sea, ya que la energia eolica ya está en plena operación, bien implementada, facilita sus inicios, pero la undi sola en mi proyecto, ya es excelente. esperen y veran. mi nombre es: Nelson Jaque
Excelente vídeo, Parabéns!. Apenas poderiam ter aprofundado mais sobre como essa tecnologia poderia ser utilizada aqui no Brasil (locais favoráveis e tals).
..É difícil parar de ventar na beira do mar......
Energia nuclear por fissão atualmente, e por fusão no futuro, vão dominar a produção de energia, é só entender o processo e saber que é a maneira mais eficiente e produtiva de energia.
Peça para ser ministro das Minas e Energia
Não vão dominar e vc sabe bem disso. A energia nuclear e muito cara, leva muito tempo pra construir e fora que não sabemos oq fazer com o lixo radioativo.
Porque tem uma coisa chata chamada 'custo benefício'.
O Brasil prefere importar do que investir em tecnologias.
Em pleno século XXI ainda somos uma economia primária !
Que vergonha termos tanta liberdade e vivermos na periferia do Capitalismo !
Nem tanta liberdade, infelizmente. A quantidade de barreiras para empreender no Brasil não são poucas.
Da pra colocar nas correntes marinhas cara ja fez fica debaixo da água no fundo corente gira o gerador
Boa idéia. O governo alemão devia apoiar essa idéia, ao invés de ficar queimando carvão, derrubando florestas e demolindo vilas e expulsando agricultores de suas terras, como vem fazendo.
Obrigado pelo vídeo, parabéns pelo trabalho, não entendi a palavra apicultura no contexto, seria psicultura?
Olá, Getulix. A Kamila fala "aquicultura", e não "apicultura" no vídeo ;) Obrigado por nos acompanhar!
As vezes nos confundimos com vocábulos parecidos, é normal.
Apicultura tem a ver com abelhas.
Aquicultura é a criação de mariscos e peixes.
Agora, psicultura, é possivel que esteja relacionado com...
Bem, psico em grego quer dizer "mente ou alma", então...
pq não mencionaram a versão brasileira do Ceara??
Quanto mais fontes energéticas melhor.
O importante é extinguir as usinas térmicas à óleo diesel ou carvão....o resto é bem vindo...bela reportagem nota 10.
Senti falta de alguma menção à nossa Usina de Ondas do Porto do Pecém/CE: a primeira do tipo na América Latina.
ruclips.net/video/ww-3a7KtJG4/видео.html
Ola gostei , tambem pretendo apresentar meu projéto, até breve.
Pena que o nosso país não tem uma política de estado, contínua no campo de inovação energética, além da Anael, deveríamos ter um instituto nacional de inovação energética.
Muito bom....