E na reportagem não reflete o ruído que faz. Pra ter uma ideia, imagine uma carreta a 100km/h passando numa rodovia. Cada volta que as pás dão parece uma carreta passando. E isso 24h .... de fato é um inferno.
@@giovanifm1984verdade mas o problema é que está poluição sonora constante também pode afetar a fauna. Muitos animais se comunicam por meio de sons e essa barulheira com certeza expulsaria eles do seu hábitat natural.
Absurdo. É óbvio que devem ser paralisadas IMEDIATAMENTE as máquinas que causam distúrbio às pessoas. Como estão ligadas ainda? Parem e desmontem, imediatamente.
O barulho está dentro da norma pra os empresários que moram longe e no conforto. Triste realidade de muitas pessoas que sofrem com essas Torres eólicas.
@@reginafariasnossa eu trabalhava num escritório, que o ventilador ficava fazendo um barulho mínimo dia inteiro. Isso me irritava muito, mesmo jogando óleo não resolvia. Tinha dias, que mesmo calor a gente preferia deixar desligado e abrir todas as janelas pra conseguir trabalhar. (escritório contabil)
Gente, Barulho excessivo adoece qualquer um. Eu mesma lutei durante 5 anos contra uma serralheria em frente a minha casa que não tinha proteção acústica. E hoje em dia sofro com os problemas causados pelo barulho. Coitados dessas pessoas, temos que ajudar esse povo. Vamos movimentar as redes sociais para pedir ajuda a esse povo. Vamos gente, nao adiante so falar, temos que pedir justiça para esse povo tão sofrido.
cadê a lei do silêncio que tanto falam, pertubação do sossego, a lei se aplica a todos, o certo teria que remover estas torres e levar pra outro lugar.
@@escbatmam Infelizmente a lei do silencio é uma piada. No Brasil tudo acaba em propina . Quem tem dinheiro paga, e quem não tem sofre com poluição sonoro dos outros.
@@escbatmam não é possível realocar essas turbinas, quando são desativadas, são demolidas e elas são muito caras, as empresas não tem interesse nos problemas do povo, apenas lucro.
Sou pós-graduado em Gestão e Qualidade Ambiental, já participei de diversos eventos sobre fontes renováveis e etc., e nunca ouvi ninguém abordar sobre este problema. É uma perspectiva (realidade) que jamais imaginaria. Excelente reportagem!
Pra você ver como só te ensinam o que querem que você saiba, sem falar no efeito bolha, pois eu, que estou fora da sua bolha, ouço falar desses efeitos colaterais da geração eólica de energia há mais de 15 anos. Mas, se alguém de fora chega numa universidade falando isso, a primeira pergunta que se ouve de alunos e professores é: "Qual é a fonte?!" É uma defesa natural e irracional que se aprende na academia, igualzinho à carteirada de especialista.
@@kiddurao ensinam o que querem, mas também muitas vezes o que “sabem”, levando em consideração o efeito bolha. Moro em Goiás, as principais fontes de energia são outras, logo as consequências também. Acredito que dentro da “bolha” há também uma certa regionalização, onde as universidades muitas vezes optam por trabalhar com questões mais próximas à localidade.
@@kidduraoque comentário top,show, exatamente assim o sistema funciona,cheio de diploma mas não sabia disso,só o lado bom né,pq quem vai ouvir a voz de um morador já que tem um estudado q diz ser somente melhorias.
Verdade. A mesma coisa da energia solar, o que parecia ser uma ótima opção apresenta problemas que ninguem imagina. Existem estudos hoje por exemplo que diz que o impacto ambiental da energia solar é maior que das hidreletricas. Isso porque os painéis tem vida util de 25 anos, e depois disso vira lixo, além do custo de nova implantação.
@@rubenssales5101 sim a vida útil dos paines e mei curta, depois de um certo tempo eles não conseguem gerar energia como antes, mas a ciência tem desenvolvido meios de driblar esse problema, só que como vc disse são muito caras, e necessário mais estudo e investimento nessa área.
Durante a faculdade fiz uma pesquisa sobre os impactos negativos desses parques em uma cidade do interior do RN, e sim eles existem e afetam a qualidade de vida das pessoas.
A cidade que você fala fica em Mataraca, no caminho para Barra de Camaratuba? Acho que ainda é na Paraíba, mas fica bem perto da divisa com o RN, se não me engano… Eu e minha família já fomos diversas vezes lá em férias e tiramos até fotos no Parque Eólico, mas nunca imaginamos que é prejudicial aos moradores, se soubéssemos não teríamos nem tirado fotos!! Na foto que fizemos não tem casas perto, é somente um grande território.
A poluição, uso de fontes não renováveis e exploração da natureza afeta nosso futuro como seres humanos. O ideal é levar realmente essas pessoas pra outros lugares, construir esses parques onde é viável (em relação ao vento) e trazer conforto pras pessoas em outro lugar. Mas desligar ou parar de investir em energia renovável por "afetar a qualidade de vida das pessoas" é de uma insensibilidade enorme com a natureza...
Olá, você poderia me enviar a sua pesquisa? Eu estou pretendendo fazer um TCC abordando uma possível legislação tratando sobre esse assunto e preciso me munir de referências.
Caramba, jamais imaginei que existisse esse problema! Obrigada por trazerem isso aqui no RUclips! Espero que essas pessoas e animais consigam viver em paz
nao é o ruido do metal da elice girando, é a vibracao energetica percebida dentro da cabeça do corpo a kilometros distancia. qe causa problemas em animais e humanos.
Moro bem em meio ao complexo eólico do alto sertão, na Bahia. Os aéreos geradores ficam a uma distancia de 2 km da comunidade que vivo mas mesmo assim é possível ouvir os baralho dele, principalmente a noite. Muito essencial esse tipo de reportagem
acredito no que você esta falando. pois só empresário no setor de shows. locação de equipamentos. durante a noite o ruído diminui bastante, sendo assim o barulho gerado(turbinas) se torna mais alto, atingindo maiores distâncias.
@@egoproxyymeu amigo, você é burro que chega viu, tira essa imagem do seu perfil porque você está desonrando a mitologia e cultura egípcia sendo um animal desse
Ué, querem geração de empregos e investimentos sem indústrias perto? Que beleza EIN? Só receber dinheiro dos outros estados para saúde, educação, segurança e auxílio social... Agora não pode ter empresas por perto que vocês reclamam? .... Bizarro 😂
@@roselmademelomelo1888 Vai estudar então... para manter usinas eólicas precisa de uma equipe enorme de pessoas locais que foram capacitadas , se informe.
@@dxd42 quem tem que estudar são os engenheiros para não fazer o que fizeram aqui kkke só reforçado aqui não tem ninguém trabalhando nos parques o pessoal que trabalha são de outros estados blz
Isso sim é conteúdo. Sempre que viajo a Fortaleza passo pelas torres na divisa PI/CE. E jamais pensei que existisse essa situação de saúde junto às comunidades.
É pq nao existe . As 3 familias encontradas pela reportagem querem mais compensação dos que os 3 mil que ja ganham. E a BBC tá só fazendo uma reportagem patrocinada pelos donos de termelétricas (vulgos queimadores de carvão) que ganham Bilhoes do governo nas crises energéticas.
Em Beberibe tbm tem, nas dunas das praias. Tbm nunca imaginei que as famílias pudessem sofrem com tal barulho, não sei se eh o caso das famílias de Beberibe.
A reportagem foi excelente ao abordar esses problemas, mas existem outros mais. As promessas para os moradores não são cumpridas, principalmente envolvendo emprego, muitas têm que sair de onde moraram a vida inteira, o impacto no momento da instalação é enorme. Destrói dunas, arrasa a natureza... Temos grande potencial pra gerar energia solar, que tem menor impacto de instalação e na paisagem também... não sei porque não há foco maior nisso
A esquerda veio para destruir mesmo, isso é tudo uma farsa, as pessoas que tem essas pás eólicas em suas terras ganham muito bem, a questão da sombra é tudo balela, e o barulho não existe, outra mentira... Elas não fazem barulho. Tudo isso para acabarem com a energia eólica e voltar a comprar energia da Venezuela, o brasileiro não acorda...
Mas querem o dinheiro do estado em saúde e educação e não querem nenhum incômodo? Interessante né, pois acho que os Estados que tem muito barulho como SP deveria deixar de mandar dinheiro para estados que não querem o "incomodo" das energias limpas.
@@dxd42 Acho que é só uma questão de notificar os moradores sobre a mudança e os efeitos da mesma no ambiente, o que não foi feito. E você nem deve imaginar o barulho que deve fazer porque não vive lá pra ter um julgamento tão besta desse.
Parabéns pela reportagem! Não tinha ideia que esses geradores faziam tanto barulho; sempre vemos vídeos deles sem som, passa a impressão que são silenciosos. Expor esse problema é realmente muito nobre da parte de vocês, pois isso deve ser um inferno para os moradores!
Já vi um parque eólico enquanto eu estava em uma base da PRF em Santa Vitória do Palmar no RS. Da rodovia a gente ouve o barulho como se fosse ventiladores gigantes. Mas para quem mora ali próximo deve ser o inferno mesmo.
@@josiasgomes590, esses geradores devem serem antigos, já estive em alguns parques novos e não ouvi barulhos, esse barulho é das engrenagens que aumentam a velocidade do eixo.
Mas eu não ouvi muito o som dos geradores… Acho que o que incomoda mesmo é a frequência do som, e também o fato de os geradores estarem não no meio da cidade já barulhenta, mas sim “no campo”, que geralmente é bastante silencioso.
Sou de Caetés, Pernambuco e isso que foi relatado pelos meus conterrâneos é a mais pura verdade, no início, quando surgiu o projeto pra colocar essas torres no terrenos dos habitantes, foi uma surpresa muito grande e porém boa entre aspas, por conta do valor que iriam receber por cada torre, mas hoje eu tenho certeza que dinheiro nenhum do mundo, paga o quanto esse povo quer se livrar delas!
nao é o ruido do metal da elice girando, é a vibracao energetica percebida dentro da cabeça do corpo a kilometros distancia. qe causa problemas em animais e humanos.
Realmente, isso é um grande problema que não acontece apenas com aerogeradores, mas também com vizinhos ouvindo som nas alturas, é muito ruim querer ouvir o silêncio e não poder.
Excelente reportagem! Eu não sabia disso. Já estudei sobre esse tipo de energia na escola mas nunca suspeitei do barulho. Eu sofro de misofonia imagino o quanto é ruim sofrer com isso. Eu sinto um raiva uma ansiedade tao grande quando ouco um barulho repetitivo que eu chego a chorar de nervoso. Comer, engolir, ouvir as pessoas falando, ouvir barulho de animais, tem duas que é uma tortura! Ate meu filho as vezes eu nao aguento ficar perto por causa do barulho. Que Deus abençoe esses moradores. Silêncio tambem é direito humano!
Há três anos deixei minha casa para Mora na cidade grande,pois eu não tava guetando esse barulho infernal. Vivi 5 anos de sofrimento. Tô na cidade grande mais hoje eu tenho paz mais tristeza é ter deixado meu lugar.
@@chicodomatoDepende do lugar, não é todo lugar que é barulhento, já morei no RJ Capital e havia silêncio no meu bairro, na cidade, onde, eu moro, agora, já houve problemas com vizinhos colocando som alto de música, parou mais, devido, as pessoas chamarem a PM.
@@marciocunha3595 o ruido da usina é muito baixo, é na casa dos 40decibeis. Muito menor do que o ruido de uma casa na cidade ao lado de uma rua movimentada. O que ocorre é que neste ambiente rural as pessoas não estão acostumadas com qq ruído, somente pássaros. A audição humana tbem se adapta ao nível de ruído, em uma câmara anecoica até o batimento do seu coração pode ser ouvido pois não há ruído algum no ambiente.
@@ciaseapoweraté parece que não teve um negacionista, abestalhado, arregao, inelegível e ladrão de joias e de vidas. Outra coisa, ele passou quatro anos enchendo o saco, por que não fez alguma coisa?
@@Juju.d.Sá no mar quase danos altos a vida marinha, precisa ser em lugares e longe de população e claro estudar o impacto ambiental. Uma usina hidroelétrica é pior. É mecanismo de geração que leva a esse barulho, o melhor é solar. E querendo ou não, gás, gás esse que bolsonaro tratou de privatizar. Tem a nuclear, bem segura, o problema é que um acidente é puro caos mas é seguro, sobre o lixo, Garanto que o impacto é menor que todas outras.
Kkk a BBC entrevistou 6 pessoas.... Agora a entrevista com as milhares de pessoas beneficiadas com empregos diretos e indiretos dos parques eólicos, cadê?
energia nuclear. é a energia mais segura, limpa e efeciente. não entendo pq até hoje todo mundo morre de medo. é a mesma coisa que falar q avião n é seguro e eficiente pq 1 em cada 10.000.000 cai
Como tem gente estupida e medíocre é só ler ós comentários desses imbecis são esses que ó vizinho liga ó som mais alto que eles já vão reclamar isso porque é uma vez ou outra queria ver ficar vinte quatro horas por dia canalhas
Meu Deus que situação terrível! Não consigo imaginar a poluição sonora, é enlouquecedor. Deus tenha misericórdia do povo que passa por isso, que consigam se realocar em melhores condições! Ninguém merece ter que deixar sua propriedade mas não compensa viver nessa situação.
Não há espaço para empatia no sistema em que vivemos, apenas um potencial de lucro. Energia eólica é tendência, portanto uma oportunidade de se capitalizar, os benefícios e malefícios são um detalhe e não interessam de fato.
Esse problema é em uma cidade específica do Nordeste Milhares morrem em todo o Nordeste devido à seca, agravada pelo aquecimento global que é resultado da queima de combustíveis. É um sacrifício por um futuro melhor.
Limpíssima e uma das melhores alternativas que temos para substituir combustíveis fósseis. O problema não é a energia eólica, mas sim os governos que não regulamentam como ela deve ser instalada corretamente, tampouco indenizam as pessoas que fazem jus pelos prejuízos materiais e morais sofridos.
A empresa também poderia compensar os atingidos com novas construções, mais afastadas e com janelas com isolamento acústico. Estranhei a ausência de posição do Ministério Público de Pernambuco, a quem competiria atuar contra a empresa...
Existem algumas dessas turbinas eólicas ao longo do litoral nordestino, mas elas não ficam próximas às residências familiares. O problema começou quando elas começaram a se instalar em lugares próximos a pequenos lugares como vilas de pescadores, por exemplo.
Eles ganham: Pelo arrendamento o agricultor recebe pelo arrendamento da terra R$ 3.000 por mês. Com o contrato, ele também ganhou um trator, um poço, uma mini estação de energia solar e um sistema de irrigação para 10 hectares. Algo a se pensar...
Pra vc ter uma ideia foi perdido uma perícia desde 2019 e até hj nada, como sempre os pequenos pagam o preço para o desenvolvimento do capitalismo,pq a minha conta de energia não baixou o valor, pelo contrário hj pagamos quaser 300 reais e olhe que é renda baixa, então qual foi o desenvolvimento para nossa comunidade? nenhuma 😢😢😢
@@lucasmarques864 tem uma reportagem mais completa no G1. Nem todos ganham, pois a torre tem que estar dentro da terra da pessoa. Ou seja, se seu vizinho deixou instalar na terra dele, vc ganha o barulho e seu vizinho a grana. Além disso, o contrato é injusto pq a empresa ficará por 50 anos usando seu espaço e vc não pode desistir. No entanto, a empresa pode rescindir o contrato na hora que quiser, devolver sua terra e parar de te pagar do nada. Não é justo
@@lucasmarques864isso é o que a empresa prometeu vêm se de fato isso existe mesmo. Isso é só conversar para enganar as pessoas e assinarem os contatos 😢
A questão das sombras das hélices. Isso de fato deve ser enlouquecedor. Cumulada com o barulho constante... é uma perturbação mental gravíssima. Muito boa a reportagem.
@@AlehNogueiraExatamente. Domingo fui fazer uma prova e a lâmpada ficava piscando minimamente e me deu MTA dor de cabeça,sai da prova tonta, misericórdia. Imagina o que eles n passam diariamente 😢
SIM, SÃO GIGANTESCAS!!! E INEFICIENTES....A ENERGIA GASTA E POLUIÇÃO GERADAS NA FABRICAÇÃO, NÃO É COMPENSADA NO TEMPO DE VIDA UTIL DO GERADOR.....ENERGIA EOLICA LIMPA NUNCA EXISTIU.....(POLUI ANTES)
O que surpreendeu foi o tamanho da cara de pau, esse povo ganha Milhares por mês numa terra que não dá para plantar nem criar nada... Foram todos indenizados
Eu já vivi em lugar barulhento quase 24 horas/ dia e entendo perfeitamente o desespero dessas pessoas. Era exatamente assim que eu vivia: ansiosa, deprimida, angustiada, uma tristeza de vida. Alguém precisa tomar providência na causa dessa pessoas.
Amigo, você ainda não percebeu que o nome disso é interesse??? Se esse povo recebessem uma boa grana, estariam todos caladinho, não existia problema. Mas, as empresas responsáveis pelos parques eólicos, fizeram melhorias nas casas dos moradores desse local. Só que os moradores, não querem obras em suas casas, querem dinheiro no bolso, o problema é esse. Se eu fosse gerente dessas empresas, tava nem aí, fazia de conta que não tava acontecendo nada. Muito mimimi e interesse aí.
@@antoniod1544irmão, no próprio vídeo eles falam, que em outros países a legislação permite ter essas coisas a 2km de distância, aí tá a menos de 150 metros!!!!
@@sick05 cara, eu vi....... você já morou próximo a um aeroporto??? Você não faz idéia o quanto o ronco das turbinas das aeronaves são barulhentos, são infernais. Por isso vão fechar os aeroportos??? De jeito nenhum. Se você não percebeu, essas pessoas são induzidas a fazer esse tipo de protestos, com o fim de receber dinheiro, só isso. Esse barulho que eles alegam, não é isso tudo......vai por mim.
Tem pessoas (jovens) que estão entrando em depressão por conta dessas merdas, ok ruído é tanto que atrapalha o sono e até a convivência social! A realidade é dura no sertão, até quando nos vendem progresso ele vem cheio de atraso!
La no interior da minha esposa tem 15 torres dessas aí, bem dizer em cima da casa da vó dela, mas eu vou lá sempre e não dá pra escutar esse barulho todo não. 😰
ISSO é matéria paga por petroleiras ... A BBC ouviu 4 pessoa incomodadas e não ouviu as milhares de pessoas que estão recebendo arrendamento das terras para energias limpas e que vão perder agora. Essas pessoas estão sendo usadas como massa de manobra.
sim mas se vc for por exemplo na região do RJ onde tem um parque desses o barulho da rodovia sobrepõe o barulho das torres. Agora numa região que vc escuta grilos cantar a noite qualquer barulho vai causar um baita problema
Oxe, tem outras reportagens mais antigas sobre esses "problemas". Isso é causado mais pelo barulho do vento batendo nas pás, e tem um barulho menor saindo do gerador. Infelizmente alguns sacrifícios são necessários para o progresso.
Fosse aqui nos EUA essas famílias estariam recebendo uma indenização enorme. Se afetasse a saúde de forma irreversível seria coisa de milhões de dólares. O Brasil ainda está engatinhando em direitos.
@@nftfotosSim o barulho da estrada pode ser mais alto, mas o problema desses equipamentos é o som periódico, imagina um som com uma frequência específica 24 horas por dia... É a mesma coisa que ter o som de uma corda de violão em uma frequência tocando 24 horas por dia no teu cérebro, fora ainda que esses equipamentos vão liberando micro pedaços de fibra de vidro no ar pelo atrito do vento nas pás.
Trabalho com energia solar e eólica e dou os parabéns para o documentário. Importantíssima a visibilidade dos impactos negativos pela modalidade para que estes sejam mitigados e para que cada vez mais os projetos sejam não só ambientalmente como também socialmente responsáveis. Além disso, é de responsabilidade das empresas agir em prol da melhoria das condições de vida das casas locais afetadas pelas turbinas.
Estudando sobre energias limpas com uma aluna do 5 ano. Só vi no livro um impacto negativo desse tipo de energia para a população, que era justamente o barulho, só tinha uma linha falando sobre, logo virei pra ela e disse que pelos benefícios que os aerogeradores tinham, esse problema era irrelevante. Nao tinha entendido a gravidade da situação, mas esse vídeo trouxe a realidade.
Exato, para quem libera os empreendimentos de um escritório com ar condicionado… não está pensando em quem está ao lado dos empreendimentos…. A prioridade não é energia renovável e nem o povo, e sim o lucro para eles mesmos…. Depois de assinado e construído, já era! …. Nem em casos como Brumadinho o povo eh relevante, continua o poder público e privado tocando seus lucros, enquanto o povo ainda está na lama….
Complexo de vira lata hein moça! O povo é desrespeitado mundo afora, principalmente os mais pobres. Para de achar que só aqui no Brasil tem coisa ruim!
Eu vivi no centro de sp e odiei cada minuto por causa do barulho. Nasci e cresci no interior e meu sonho é voltar para o mais completo silêncio (cada vez mais caro), Posso compreender o sofrimento deles.
Compreendo essa realidade pq já morei em comunidades aq na região Metropolitana de SP e passava de tudo lá: trens barulhentos, ônibus o dia todo, caminhões, motos, as vezes tinha obras demoradas, a vizinhança não era fácil tmb... Aguentei por um bom tempo até q resolvi me mudar para o interior de SP. Aq posso dizer q é praticamente um paraíso, Moro no centro duma cidadezinha mas é super tranquilo. Qualidade de é tudo!
Nos arredores de Viena há vários parques eólicos, mas nenhum foi construído com vilarejos debaixo. Essa situação deveria ser revertida. Coitada dessa gente!
isso - precisa-se ver uma distância adequada para poder ter residência; incentivas o uso de protetor auricular quando for trabalhar próximo. O Brasil copia tudo. Taí uma ideia boa, verificar como é a regulamentação lá
Situação difícil tá é pra maioria da população, ralando 10~12 horas pra ganhar menos de 2k e pagando IR. 3k líquidos, com incentivo fiscal e sem fazer nada numa cidade pequena dessas a pessoa vive muito bem.
@@filipemartins3049Quem gosta de barulho 24 hrs por dia? imagina ir dormir com um barulho desses. E eu acho que ninguém vive bem com menos de 2 k por mês em lugar algum colega.
Há anos atrás, tinha lido uma reportagem, sobre a estranha morte e "enloquecimento" de rebanhos e ovelhas, na europa, em regiões, aonde havia pasto, e criação perto desses parques eólicos. Após algumas pesquisas (algumas óbvias) perceberam que o ruido dessas turbinas, atrapalhava diariamente o sono dos animais, que inclusive, alguns, possuem o tímpano mais sensível que o nosso.
Meu Deus, quando eu e minha família fomos para Pernambuco passamos bem próximo dessas torres e é como os moradores dizem é lindo ver e horroroso morar perto dessas torres
ISSO é matéria paga por petroleiras ... A BBC ouviu 4 pessoa incomodadas e não ouviu as milhares de pessoas que estão recebendo arrendamento das terras para energias limpas e que vão perder agora. Essas pessoas estão sendo usadas como massa de manobra.
Kkk br é burro msm ne? Ta claro que eles querem obrigar o governo a compra as terras ruins deles, que barulho? Eu tava assistindo o repórter entrevistando o cara ali e simplesmente nenhum barulho de fundo, barulho deve ser irrisório mas a gentinha que mal consegue sustentar o próprio estado quer ganhar mais grana ne?
Gente , que perturbação! Olha o prejuízo na saúde dos moradores! Acho que quem está distante jamais imaginaria um problema desse. Parabéns pela reportagem!
@@toyvers Quais fontes? Não existe um único artigo cientifico que corrobore essa loucura que "torres 5g causam câncer"... Oque tem na verdade é um monte de doido sendo enganado pra compra bugiganga que "bloqueia o sinal 5g"..
É só mudar as casas de lugar. Os donos das propriedades assinaram o contrato e estão recebendo aluguel todo mês. A maioria das propriedades são grandes e é possível mudar a casa de lugar
Ué... não querem as eólicas mas querem receber dinheiros dos outros estados para saúde, educação segurança e infraestrutura? ... Que Beleza ein? ISSO é matéria paga por petroleiras ... A BBC ouviu 4 pessoa incomodadas e não ouviu as milhares de pessoas que estão recebendo arrendamento das terras para energias limpas e que vão perder agora. Essas pessoas estão sendo usadas como massa de manobra.
Não é justo essas pessoas viverem nessa situação, algo precisa ser feito. Imagina o psicológico e a qualidade de vida. Sinto muito essa pessoas e animas passarem por isso...muito triste
Trabalho com delivery e tem dias que tem tanta falação na minha cabeça que eu chego em casa e eu só quero silencio e eu achava q isso era coisa de gente mais velha. IMAGINA esse povo aiiiiii MEU DEUS
Viajando pelo Nordeste eu via as torres e sempre achei lindo. Uma vez comentei com uma turista sobre eólicas e ela fez o alerta sobre essa questão dos ruídos, que eu também nunca havia imaginado.
nao é o ruido do metal da elice girando, é a vibracao energetica percebida dentro da cabeça do corpo a kilometros distancia. qe causa problemas em animais e humanos.
@@antoniod1544 é pior ainda, mundo nao deixa divulgar , mas as turbinas emitem vibracoes frequencias ondas percebidas dentro do cerebro do corpo e irrita nao deixa dormir mexe nos orgao sexual pra nao pode faze filhos, deixa burro sem energia, na alemanha é pior ainda o caso.
Que matéria maravilhosa! De fato.... como sou morador de SP capital, não conseguimos enxergar os problemas que afeta a população que esta vivendo isso no dia a dia, que é a população do nordeste.
A maioria se beneficia. Observe que a "reportagem" não mostrou outros relatos além de duas pessoas, o que torna tudo muito subjetivo. Sem contar que vc precosa lembtat que a BBC é uma empresa do governo sa Inglaterra, que tem seus próprios interesses geopolíticos que não são necessariamente os mesmos do Brasil. Hoje a Inglaterta tem em eólicas a principal geração de energia do país, e é uma das que está mais à frente na corrida pelo Hidrogênio Verde. Entretanto, nessa corrida quem está em melhor vantagem é o Brasil, que já tem até demanda programada e a possibilidade de oferecer o insumo pelo menor preço, o que é uma pedra no sapato dessas potências ocidentais
o mais bizarro é que até em joguinho de construção você sabe que não se deve colocar construção com poluição sonora dentro de área residencial, mas o engenheiro da vida real não sabe disso, ser humano é insano.
Toda minha solidariedade a essas pessoas, fiquei extremamente sentido por essa tortura, pois é 24h e todo santo segundo! Eu ja sofri muito por barulho constante de uns vizinhos de apartamento, desencadeou em mim uma crise de ansiedade tão forte e por tantos meses, que eu usava abafador auricular em casa, ou ficava ouvindo música ou vídeos muitas vzs sem querer, só pra n ouvir os barulhos. Ia dormir com ansiedade por medo de ouvir barulho e perder o sono, e os barulhos n paravam, e qdo fui um dia pedir c toda educação, a mulher bateu a porta na minja cara e piorou a situação. Me mudei e graças a Deus foi pra uma casa, n quero apartamento nunca mais. Espero a esses moradores encontrem a paz.
Verdade assim fica difícil saber. Mas acredito que deve ser barulhento mesmo pois esses geradores são enormes, já que até um simples ventilador faz barulho.
Essa semana saiu uma perícia que mostra que os decibéis estão muito acima do permitido,a promotoria tinha perdido essa perícia desde 2019 só essa semana que saiu o resultado
Esse assunto rende uma discussão muito mais ampla. É um vídeo específico sobre torres de energia eólica, mas já refletiram sobre o barulho nas cidades também? Principalmente motos com escapamento adulterado. Essas famílias do campo ainda têm alguma chance de se deslocar dentro do próprio terreno, mas e quem vive na cidade escutando som de moto todo dia? Não só moto, mas pense no vizinho barulhento, que fica gritando, que tem um monte de cachorro, que põe música alta etc. Ninguém merece viver com esse tipo de perturbação diariamente. O Brasil poderia promover campanhas pelo silêncio. Os aplicativos de entrega poderiam encampar isso, promovendo a valorização dos profissionais que não fazem barulho com a moto. Quanto aos vizinhos, só se o governo fizer campanhas, porque realmente, é cada um por si, mas acredito que só do tema ser levantado em rede nacional, irá jogar luz sobre o assunto, promover reflexão e fazer uma espécie de mural da vergonha dos que gostam de atazanar a vida alheia.
Minha professora já tinha me falado, que apesar de ser algo visualmente bonito, mas que provocava poluição sonora e visual. Espero que esse problema se resolva da melhor forma possível e que as pessoas que ali moram possam ter paz novamente 😢
@@joaopauloabdalla7233e o que tu tá falando? Energia eólica não chega nem à um terço do abastecimento do Brasil, tampouco termoeletricas como tu citou. Pra um jagunço igual tu que usufrui de energia oriunda da hidrelétrica no conforto e tranquilidade da tua casa sem ruído algum, que consegue descansar a hora que quiser sem um ruído incessante atrapalhando o bem estar da tua família é fácil e conveniente falar sobre impacto climático de x ou y, sem levar em consideração o impacto social regional que essa "energia limpa" causa nas famílias que moram próximo das torres. Babaca.
@@joaopauloabdalla7233 Desde quando a queima de carvão estava entre as principais fontes energéticas do Brasil? Você merecia morar em baixo de um catavento desse, talvez criasse ao menos honestidade intelectual kkk
ISSO é matéria paga por petroleiras ... A BBC ouviu 4 pessoa incomodadas e não ouviu as milhares de pessoas que estão recebendo arrendamento das terras para energias limpas e que vão perder agora. Essas pessoas estão sendo usadas como massa de manobra.
Ué... não querem as eólicas mas querem receber dinheiros dos outros estados para saúde, educação segurança e infraestrutura? ... Que Beleza ein? ISSO é matéria paga por petroleiras ... A BBC ouviu 4 pessoa incomodadas e não ouviu as milhares de pessoas que estão recebendo arrendamento das terras para energias limpas e que vão perder agora. Essas pessoas estão sendo usadas como massa de manobra.
Passei por Caetés no inicio do ano em uma viagem de campo da faculdade e realmente é um barulho alto pra quem vive com ele ao lado da casa, tem relatos de moradores que os animais pararam de produzir por conta do barunho das torres.
Fiquei poucos minutos embaixo de uma, próximo ao Hermenegildo no Sul do litoral gaúcho. Achei terrível, é muito desagradável mesmo, mexe com os nervos da pessoa. Super concordo com os depoimentos.
Obrigado por dar voz a essa questão que estava invisível e que notavelmente está trazendo muitos sofrimentos! Isso é desumano viver com todo esse barulho! É de enlouquecer. Se eu já me incomodo com aquelas motos barulhentas, carros na rua, imagine com os ruidos dessas torres todo santo dia e noite....
@@GraveGustaforam colacas pq eles permitiram, essaa torrer n foram implantadas la q nem o mst q só invade e fds. Os moradores é que decidiram vender essas terras, além do q ainda recebem uma bela grana por isso. Então que se mudem dali, se n quiserem barulho. E se n quiserem sair dali, que os proximos não vendam e aluguem suas terras
mas é simples, se alguém como essas pessoas que não recebiam quase nada por mês, passam a receber 12, 15mil reais apenas pela energia gerada na terra deles. é um baita aumento de qualidade de vida
@@joaopedrodasilvacardoso8573Você sentiu que essas pessoas ganham tudo isso? Cara, olha a estrutura das casas, roupas e móveis deles, jamais ganham isso! De onde vc tirou isso?!!
Fiquei tocada pela situação dos moradores, que problema difícil. A gente pensa que está acertando, mas tem a poluição sonora. Espero que essas comunidades se unam e peçam indenização.
jamais imaginaríamos o transtorno que isso é. Agradecemos pela matéria. Energia limpa é ÓTIMO, devemos aderir cada vez mais, porém temos que priorizar a qualidade de vida de quem mora ao lado também!!!!
ISSO é matéria paga por petroleiras ... A BBC ouviu 4 pessoa incomodadas e não ouviu as milhares de pessoas que estão recebendo arrendamento das terras para energias limpas e que vão perder agora. Essas pessoas estão sendo usadas como massa de manobra. Não querem as eólicas, mas querem receber dinheiro dos outros estados (que tem que aguentar barulho como SP) para saúde, educação, segurança e infraestrutura? ... Que Beleza ein? Bom, o Nordeste vai perder a chance de ouro de se desenvolver pq algumas empresas querem usar mídias como a BBC para atacar os investimentos na região. Vão voltar para a miséria como muitas ONGs gostam de ver os Nordestinos.
@@jorgenunes106Na terra da BBC tem que ter tudo sobre o que eles fazem reportagens, por acaso??? O que tem uma coisa a ver com a outra??? Vá se informar se a BBC começou a fazer reportagens só fora do país ou no próprio país antes!!!
Acredito que a melhor opção é o que o prefeito falou, fazer a construção das casas longe das torres! Aqui em uma na região onde moro, tem uma cidade com um parque Eólico forte e o pessoal fez um projeto melhor estruturado, todas as torres são no meio de áreas de fazendas, porém, longe de casas. Dessa forma, reduz-se e muito a quantidade de problemas.
Visitem a praia da pedra do sal no município de Ilha grande de Isabel localizado na cidade de Parnaiba-PI. Verifiquem essa energia dita de "limpa". Absurdo!
Eu nunca imaginaria que isso era um inferno para os moradores. Parabéns pela reportagem.
E na reportagem não reflete o ruído que faz. Pra ter uma ideia, imagine uma carreta a 100km/h passando numa rodovia. Cada volta que as pás dão parece uma carreta passando. E isso 24h .... de fato é um inferno.
Não só para as pessoas, para os animais também, principalmente morcegos.
O Brasil é um país praticamente vazio, a maioria do território não tem ninguém, mas não, os "gênios" querem colocar isso ao lado de onde há casas.
Eu também não sabia disso, nunca tinha pensado nisso
@@giovanifm1984verdade mas o problema é que está poluição sonora constante também pode afetar a fauna. Muitos animais se comunicam por meio de sons e essa barulheira com certeza expulsaria eles do seu hábitat natural.
Poluição sonora é um problema terrível e que quase ninguém comenta.
Sim. Estressa a gente demais
Absurdo. É óbvio que devem ser paralisadas IMEDIATAMENTE as máquinas que causam distúrbio às pessoas. Como estão ligadas ainda? Parem e desmontem, imediatamente.
Minha vizinha tem um filho autista, sei bem
Eu sei, tenho vizinhos que ouvem música forró
sei bem, moro ao lado de um depósito de gás.
Nunca na minha vida eu imaginaria que essas pás seriam tão barulhentas... Obrigada BBC pelo conteúdo relevante!
Olhando assim parecem tão inofensivas né?
Ainda tem outro problema, é um verdadeiro moedor de pássaros.
nao é nem tanto as pás. mas o motor que é pesado
*Como será o nome dessa fobia, porque essa mulher nitidamente tá sofrendo dela?!*
@@rogeriodeoliveira4823 hã?
O barulho está dentro da norma pra os empresários que moram longe e no conforto. Triste realidade de muitas pessoas que sofrem com essas Torres eólicas.
Os empresários e os políticos né.
Lembrando que os moradores alugaram o espaço estão ganhando por isso, ou seja olho maior que a boca. 😢
@@O_edeer mais esse povo que mora ao redor,não são donos da terra que foi alugadas
Tadinho do Molusco enganado pelos empresários malvadões gente
@@O_edeer quando se falou de valores provavelmente não pensaram 2 vezes
Poucas coisas podem deixar uma mente surtada como um barulho constante. Ainda que baixo. É uma tortura. Sinto muito por essas pessoas.
Verdade
Eu tinha um vizinho que mantinha o ventilador de teto ligado 24 X 7. Quase enlouqueci. Desejava ser surda.
Tenho um vizinho autista, terei de me mudar. Pelo menos o menino grita na parte do dia. Ja vi casos onde a criança gritava de madrugada 🙄
Tudo de mais é veneno, até uma excelente sinfonia se vc ouvir demais ou muito alto já se torna uma tortura, imagina o barulho desses aparelhos aí.
@@reginafariasnossa eu trabalhava num escritório, que o ventilador ficava fazendo um barulho mínimo dia inteiro. Isso me irritava muito, mesmo jogando óleo não resolvia. Tinha dias, que mesmo calor a gente preferia deixar desligado e abrir todas as janelas pra conseguir trabalhar. (escritório contabil)
Gente, Barulho excessivo adoece qualquer um. Eu mesma lutei durante 5 anos contra uma serralheria em frente a minha casa que não tinha proteção acústica. E hoje em dia sofro com os problemas causados pelo barulho. Coitados dessas pessoas, temos que ajudar esse povo. Vamos movimentar as redes sociais para pedir ajuda a esse povo. Vamos gente, nao adiante so falar, temos que pedir justiça para esse povo tão sofrido.
Verdade um abaixo assinado
cadê a lei do silêncio que tanto falam, pertubação do sossego, a lei se aplica a todos, o certo teria que remover estas torres e levar pra outro lugar.
@@divinasousa995
VAmos . Eu topo.
@@escbatmam
Infelizmente a lei do silencio é uma piada. No Brasil tudo acaba em propina . Quem tem dinheiro paga, e quem não tem sofre com poluição sonoro dos outros.
@@escbatmam não é possível realocar essas turbinas, quando são desativadas, são demolidas e elas são muito caras, as empresas não tem interesse nos problemas do povo, apenas lucro.
Sou pós-graduado em Gestão e Qualidade Ambiental, já participei de diversos eventos sobre fontes renováveis e etc., e nunca ouvi ninguém abordar sobre este problema. É uma perspectiva (realidade) que jamais imaginaria. Excelente reportagem!
Justamente por esse problema ser um caso isolado.
Pra você ver como só te ensinam o que querem que você saiba, sem falar no efeito bolha, pois eu, que estou fora da sua bolha, ouço falar desses efeitos colaterais da geração eólica de energia há mais de 15 anos. Mas, se alguém de fora chega numa universidade falando isso, a primeira pergunta que se ouve de alunos e professores é: "Qual é a fonte?!" É uma defesa natural e irracional que se aprende na academia, igualzinho à carteirada de especialista.
@@kiddurao ensinam o que querem, mas também muitas vezes o que “sabem”, levando em consideração o efeito bolha. Moro em Goiás, as principais fontes de energia são outras, logo as consequências também. Acredito que dentro da “bolha” há também uma certa regionalização, onde as universidades muitas vezes optam por trabalhar com questões mais próximas à localidade.
@@kidduraoque comentário top,show, exatamente assim o sistema funciona,cheio de diploma mas não sabia disso,só o lado bom né,pq quem vai ouvir a voz de um morador já que tem um estudado q diz ser somente melhorias.
Como a turma do L gosta de faz por menos as criticas que poderia fazer ao nove dedos ladrao
Já passei aí ,e lembro q achei muito bonitas essas torres ,pra mim eram silenciosas,foi uma surpresa pra mim ,ótima reportagem.
Até uma coisa positiva feito de forma irresponsável pode acabar se tornando um problema, parabéns pela reportagem.
Verdade. A mesma coisa da energia solar, o que parecia ser uma ótima opção apresenta problemas que ninguem imagina. Existem estudos hoje por exemplo que diz que o impacto ambiental da energia solar é maior que das hidreletricas. Isso porque os painéis tem vida util de 25 anos, e depois disso vira lixo, além do custo de nova implantação.
@@rubenssales5101 sim a vida útil dos paines e mei curta, depois de um certo tempo eles não conseguem gerar energia como antes, mas a ciência tem desenvolvido meios de driblar esse problema, só que como vc disse são muito caras, e necessário mais estudo e investimento nessa área.
É só eles se mudarem de lá. Não é possível que não tenha outras cidades próximas até melhores para eles irem.
@@romulojoliveira20fácil neh? E o valor sentimental deles vc não se importa neh❓
Positivo porque os caras que inventaram o tal do aquecimento global tão enchendo os bolsos e pagando pra divulgar pra vc que é preciso essa barbárie
Durante a faculdade fiz uma pesquisa sobre os impactos negativos desses parques em uma cidade do interior do RN, e sim eles existem e afetam a qualidade de vida das pessoas.
A cidade que você fala fica em Mataraca, no caminho para Barra de Camaratuba? Acho que ainda é na Paraíba, mas fica bem perto da divisa com o RN, se não me engano… Eu e minha família já fomos diversas vezes lá em férias e tiramos até fotos no Parque Eólico, mas nunca imaginamos que é prejudicial aos moradores, se soubéssemos não teríamos nem tirado fotos!! Na foto que fizemos não tem casas perto, é somente um grande território.
Faz uma das redes elétricas e Torres de telefonia,
@@ivinylima7283é aquela que é no deserto de dunas? Quando fui para lá eu cheguei a ver elas de longe, achei que fosse do estado de RN.
A poluição, uso de fontes não renováveis e exploração da natureza afeta nosso futuro como seres humanos. O ideal é levar realmente essas pessoas pra outros lugares, construir esses parques onde é viável (em relação ao vento) e trazer conforto pras pessoas em outro lugar. Mas desligar ou parar de investir em energia renovável por "afetar a qualidade de vida das pessoas" é de uma insensibilidade enorme com a natureza...
Olá, você poderia me enviar a sua pesquisa? Eu estou pretendendo fazer um TCC abordando uma possível legislação tratando sobre esse assunto e preciso me munir de referências.
Caramba, jamais imaginei que existisse esse problema! Obrigada por trazerem isso aqui no RUclips! Espero que essas pessoas e animais consigam viver em paz
Pensei o mesmo
Como viver em paz se eles não vão tirar esse cata-ventos eólicos
Eles querem o dinheiro dos royalties. Recebem td mês.
@@mariaangelicamoreira6060 com razão , você acha que e fácil viver com esse tipo de transtorno perto da sua casa ?
Nuca imaginei esse transtorno para os moradores
Minha Nossa senhora 😢 o q é isso Meu Pai???? Estou estarrecida...indignada...sem mais palavras...Deus ...
Achei incrível a forma que os moradores se expressam.
nao é o ruido do metal da elice girando, é a vibracao energetica percebida dentro da cabeça do corpo a kilometros distancia. qe causa problemas em animais e humanos.
@@user-bf9ns parece que tem vida cada palavra que eles falam.
Podem ir atrás q já tem algum grupo de ricos advogados instruindo as famílias Pode ter certeza ! Brasil não é para amadores!!
Reparei nisso também. Aliás eu sempre observo a comunicação das pessoas. Acho incrível e curioso.
Isto é um meio de arranjar uma indenização na moleza.
Moro bem em meio ao complexo eólico do alto sertão, na Bahia. Os aéreos geradores ficam a uma distancia de 2 km da comunidade que vivo mas mesmo assim é possível ouvir os baralho dele, principalmente a noite. Muito essencial esse tipo de reportagem
acredito no que você esta falando. pois só empresário no setor de shows. locação de equipamentos. durante a noite o ruído diminui bastante, sendo assim o barulho gerado(turbinas) se torna mais alto, atingindo maiores distâncias.
poxa mas é muito próximo
Aí deve ser muito silêncio pra ouvir bem, nessa distância toda, então se for pra ficarem sem energia, melhor ser assim né.
Olha esses comentários kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só pq é tecologia temos que aceitar algo que incomoda pra krl?
@@egoproxyymeu amigo, você é burro que chega viu, tira essa imagem do seu perfil porque você está desonrando a mitologia e cultura egípcia sendo um animal desse
Legal saber que o que estamos sofrendo aqui em Caetés não está passando despercebido
Espero que haja mudanças aí meu amigo.
Ué, querem geração de empregos e investimentos sem indústrias perto?
Que beleza EIN?
Só receber dinheiro dos outros estados para saúde, educação, segurança e auxílio social... Agora não pode ter empresas por perto que vocês reclamam? .... Bizarro 😂
Que emprego?kkkk os empregos são temporários sem falar que de 100 trabalhador 95 são de outros estados 😅
@@roselmademelomelo1888 Vai estudar então... para manter usinas eólicas precisa de uma equipe enorme de pessoas locais que foram capacitadas , se informe.
@@dxd42 quem tem que estudar são os engenheiros para não fazer o que fizeram aqui kkke só reforçado aqui não tem ninguém trabalhando nos parques o pessoal que trabalha são de outros estados blz
Nossa eu não sabia 😢😢 coitado desse povo Senhor 😢
Isso sim é conteúdo. Sempre que viajo a Fortaleza passo pelas torres na divisa PI/CE. E jamais pensei que existisse essa situação de saúde junto às comunidades.
Essa região tem muito
Tianguá CE tem muitas
É pq nao existe . As 3 familias encontradas pela reportagem querem mais compensação dos que os 3 mil que ja ganham. E a BBC tá só fazendo uma reportagem patrocinada pelos donos de termelétricas (vulgos queimadores de carvão) que ganham Bilhoes do governo nas crises energéticas.
Em Beberibe tbm tem, nas dunas das praias. Tbm nunca imaginei que as famílias pudessem sofrem com tal barulho, não sei se eh o caso das famílias de Beberibe.
A reportagem foi excelente ao abordar esses problemas, mas existem outros mais. As promessas para os moradores não são cumpridas, principalmente envolvendo emprego, muitas têm que sair de onde moraram a vida inteira, o impacto no momento da instalação é enorme. Destrói dunas, arrasa a natureza... Temos grande potencial pra gerar energia solar, que tem menor impacto de instalação e na paisagem também... não sei porque não há foco maior nisso
Quem mora no interior sabe o quão gostoso é o silêncio! Muitos se mudam por conta disso. Uma tristeza essa população perder tal benefício.
A esquerda veio para destruir mesmo, isso é tudo uma farsa, as pessoas que tem essas pás eólicas em suas terras ganham muito bem, a questão da sombra é tudo balela, e o barulho não existe, outra mentira... Elas não fazem barulho.
Tudo isso para acabarem com a energia eólica e voltar a comprar energia da Venezuela, o brasileiro não acorda...
mas gostosos é dormir com vc meu amor
Um dia saio de São Paulo e conquisto essa paz também.
Mas querem o dinheiro do estado em saúde e educação e não querem nenhum incômodo? Interessante né, pois acho que os Estados que tem muito barulho como SP deveria deixar de mandar dinheiro para estados que não querem o "incomodo" das energias limpas.
@@dxd42 Acho que é só uma questão de notificar os moradores sobre a mudança e os efeitos da mesma no ambiente, o que não foi feito. E você nem deve imaginar o barulho que deve fazer porque não vive lá pra ter um julgamento tão besta desse.
Parabéns pela reportagem! Não tinha ideia que esses geradores faziam tanto barulho; sempre vemos vídeos deles sem som, passa a impressão que são silenciosos. Expor esse problema é realmente muito nobre da parte de vocês, pois isso deve ser um inferno para os moradores!
Realmente, agora fica bem claro porque os vídeos que vemos de parques eólicos são sempre sem som!
Já vi um parque eólico enquanto eu estava em uma base da PRF em Santa Vitória do Palmar no RS. Da rodovia a gente ouve o barulho como se fosse ventiladores gigantes. Mas para quem mora ali próximo deve ser o inferno mesmo.
Aqui onde moro, toda a região é um enorme sitio eólico mas ninguém se queixa de nada nem há doentes por causa disso nem saíram de suas propriedades.
@@josiasgomes590, esses geradores devem serem antigos, já estive em alguns parques novos e não ouvi barulhos, esse barulho é das engrenagens que aumentam a velocidade do eixo.
Mas eu não ouvi muito o som dos geradores… Acho que o que incomoda mesmo é a frequência do som, e também o fato de os geradores estarem não no meio da cidade já barulhenta, mas sim “no campo”, que geralmente é bastante silencioso.
Sou de Caetés, Pernambuco e isso que foi relatado pelos meus conterrâneos é a mais pura verdade, no início, quando surgiu o projeto pra colocar essas torres no terrenos dos habitantes, foi uma surpresa muito grande e porém boa entre aspas, por conta do valor que iriam receber por cada torre, mas hoje eu tenho certeza que dinheiro nenhum do mundo, paga o quanto esse povo quer se livrar delas!
Mais eles ganharam dinheiro então tem que calar a boca
É bom saber disso.A coisa pior que tem é querer "ouvir silêncio"e quando não se encontra é cruel.
Da pra ouvir silêncio?
Sim.
@@NossoscortesinsanosE quando te perguntam " tá ouvindo ? E vc para e não ouve nadica de nada..silêncio .total...rsrs "..
nao é o ruido do metal da elice girando, é a vibracao energetica percebida dentro da cabeça do corpo a kilometros distancia. qe causa problemas em animais e humanos.
Realmente, isso é um grande problema que não acontece apenas com aerogeradores, mas também com vizinhos ouvindo som nas alturas, é muito ruim querer ouvir o silêncio e não poder.
A gente pensa só nos benefícios e não vemos o lado dessas pessoas. Obrigado por nos trazer essa reportagem.
Região deles Fizeram o L , agora aguenta
Só pensaram no dinheiro na hora de vender o terreno
@@derramado062Goiastu é burro ou é burro?
Honestamente não muda muito, precisamos de quantas usinas eólicas o quanto forem possíveis.
Calma galera ,isso só os engenheiros trabalharem mais para fazer as eólica evoluir . Foi igual o ventilador que com um tempo fizeram ficar silêncioso.
Essa reportagem tem que ser divulgada na TV em rede nacional e horário nobre.
Reportagem exibida em 2020 pelo GLOBO RURAL JORNAL NACIONAL E FANTASTICO
É reunir a POPULAÇÃO e sair as RUAS !!!!
@@s.s2567 TOPO
Não sai na TV aberta, lula da dinheiro pra eles não mostrarem seus podres.
@@eletrocosmico que animal. A Globo e a Record TV já fizeram reportagem sobre. Vc deveria ser preso por falar mentiras.
Excelente reportagem!
Eu não sabia disso. Já estudei sobre esse tipo de energia na escola mas nunca suspeitei do barulho.
Eu sofro de misofonia imagino o quanto é ruim sofrer com isso.
Eu sinto um raiva uma ansiedade tao grande quando ouco um barulho repetitivo que eu chego a chorar de nervoso.
Comer, engolir, ouvir as pessoas falando, ouvir barulho de animais, tem duas que é uma tortura! Ate meu filho as vezes eu nao aguento ficar perto por causa do barulho.
Que Deus abençoe esses moradores. Silêncio tambem é direito humano!
Nossa, eu nunca imaginei que uma usina eólica traria esse tipo de revés. Reportagem de extrema importância acadêmica.
Acadêmica e social.
Em país sério não traria, tem leis pra construir longe o suficiente de residências
verdade, a luz solar produz bastante calor
@bibox34-hg1me
@@matheusacoliveira não fala oq não sabe, não é só esse problema das usinas eólicas
Há três anos deixei minha casa para Mora na cidade grande,pois eu não tava guetando esse barulho infernal. Vivi 5 anos de sofrimento. Tô na cidade grande mais hoje eu tenho paz mais tristeza é ter deixado meu lugar.
@@chicodomato que otima comparação, poe o teu celular um zumbido de 24h e va na cidade grande e grande e veja a diferença
*mas
@@chicodomato mora em baixo pra vc ver
@@chicodomatoDepende do lugar, não é todo lugar que é barulhento, já morei no RJ Capital e havia silêncio no meu bairro, na cidade, onde, eu moro, agora, já houve problemas com vizinhos colocando som alto de música, parou mais, devido, as pessoas chamarem a PM.
@@chicodomatona cidade pelo menos a noite é menos barulhento cara
A BBC é absurda, que reportagem maravilhosa. O jornalismo é indispensável
Tinham que falar do NOVE DEDOS...
@@dienisonsalesdosanjos4454💎💎💎
@@dienisonsalesdosanjos4454 tem gente falando dele pra todo lado , só procurar, seu gado preguiçoso
a BBC vai dizer que foi culpa do Bolsonaro . hahahahahaha
BBC é gigante slc
Parabéns pela reportagem e que esse problema seja resolvido o mais rápido possível, pois o povo não pode continuar sofrendo com isso.
No mínimo 2km de distância nos países europeus, e aqui no Brasil tem torre encostada na casa do morador, absurdo
Nos países europeus tem barreira anti ruido nas estradas com muito menos carga pesada, lei do silencio é respeitada e bares não fazem algazarra.
Por isso tem reclamação, o certo seria pagar pros moradores comparem terras em outras regiões .
@@marciocunha3595 o ruido da usina é muito baixo, é na casa dos 40decibeis. Muito menor do que o ruido de uma casa na cidade ao lado de uma rua movimentada.
O que ocorre é que neste ambiente rural as pessoas não estão acostumadas com qq ruído, somente pássaros.
A audição humana tbem se adapta ao nível de ruído, em uma câmara anecoica até o batimento do seu coração pode ser ouvido pois não há ruído algum no ambiente.
O cartas do lula tá na parede, dorme com o barulho aí das torres agr kk
@@RonaldoSilva-ti2lzEu acho é pouco lkkkkkk
Caramba, nunca imaginei que isso fizesse tanto barulho. 😢😢😢😢😢
É o amor. Ele venceu novamente... espero que dobrem o número de usinas eólicas no nordeste. Tripliquem
@@ciaseapoweraté parece que não teve um negacionista, abestalhado, arregao, inelegível e ladrão de joias e de vidas. Outra coisa, ele passou quatro anos enchendo o saco, por que não fez alguma coisa?
Se você se acha esperto por dizer isso, está totalmente enganado. A vingança só faz mal a quem a deseja. Amadureça e supere as eleições
@@Juju.d.Sá no mar quase danos altos a vida marinha, precisa ser em lugares e longe de população e claro estudar o impacto ambiental. Uma usina hidroelétrica é pior. É mecanismo de geração que leva a esse barulho, o melhor é solar. E querendo ou não, gás, gás esse que bolsonaro tratou de privatizar. Tem a nuclear, bem segura, o problema é que um acidente é puro caos mas é seguro, sobre o lixo, Garanto que o impacto é menor que todas outras.
Certa certo vez passei num parque eólico em Cetité Bahia, e realmente esse negócio faz um barulho perturbador. E horrivel mesmo.
Tu vê, nunca ia imaginar uma coisa assim. Tem que dar uma solução pro nosso povo. Chega desse sofrimento.
Compra tampões de ouvido.
Tão morando embaixo disso? Que eu saiba furam construídas longe das casas.
Kkk a BBC entrevistou 6 pessoas.... Agora a entrevista com as milhares de pessoas beneficiadas com empregos diretos e indiretos dos parques eólicos, cadê?
energia nuclear. é a energia mais segura, limpa e efeciente. não entendo pq até hoje todo mundo morre de medo. é a mesma coisa que falar q avião n é seguro e eficiente pq 1 em cada 10.000.000 cai
Como tem gente estupida e medíocre é só ler ós comentários desses imbecis são esses que ó vizinho liga ó som mais alto que eles já vão reclamar isso porque é uma vez ou outra queria ver ficar vinte quatro horas por dia canalhas
Meu Deus que situação terrível! Não consigo imaginar a poluição sonora, é enlouquecedor. Deus tenha misericórdia do povo que passa por isso, que consigam se realocar em melhores condições! Ninguém merece ter que deixar sua propriedade mas não compensa viver nessa situação.
Energia limpa e renovável através dos sofrimentos das pessoas, será se pode se dizer que é limpa ?
Não há espaço para empatia no sistema em que vivemos, apenas um potencial de lucro. Energia eólica é tendência, portanto uma oportunidade de se capitalizar, os benefícios e malefícios são um detalhe e não interessam de fato.
Esse problema é em uma cidade específica do Nordeste
Milhares morrem em todo o Nordeste devido à seca, agravada pelo aquecimento global que é resultado da queima de combustíveis. É um sacrifício por um futuro melhor.
não é limpa e suja 😅
@del3496 eh pq vc não está lá sofrendo com essa tortura!
Limpíssima e uma das melhores alternativas que temos para substituir combustíveis fósseis. O problema não é a energia eólica, mas sim os governos que não regulamentam como ela deve ser instalada corretamente, tampouco indenizam as pessoas que fazem jus pelos prejuízos materiais e morais sofridos.
A empresa também poderia compensar os atingidos com novas construções, mais afastadas e com janelas com isolamento acústico. Estranhei a ausência de posição do Ministério Público de Pernambuco, a quem competiria atuar contra a empresa...
Existem algumas dessas turbinas eólicas ao longo do litoral nordestino, mas elas não ficam próximas às residências familiares. O problema começou quando elas começaram a se instalar em lugares próximos a pequenos lugares como vilas de pescadores, por exemplo.
Eles ganham: Pelo arrendamento o agricultor recebe pelo arrendamento da terra R$ 3.000 por mês. Com o contrato, ele também ganhou um trator, um poço, uma mini estação de energia solar e um sistema de irrigação para 10 hectares.
Algo a se pensar...
Pra vc ter uma ideia foi perdido uma perícia desde 2019 e até hj nada, como sempre os pequenos pagam o preço para o desenvolvimento do capitalismo,pq a minha conta de energia não baixou o valor, pelo contrário hj pagamos quaser 300 reais e olhe que é renda baixa, então qual foi o desenvolvimento para nossa comunidade? nenhuma 😢😢😢
@@lucasmarques864 tem uma reportagem mais completa no G1. Nem todos ganham, pois a torre tem que estar dentro da terra da pessoa. Ou seja, se seu vizinho deixou instalar na terra dele, vc ganha o barulho e seu vizinho a grana. Além disso, o contrato é injusto pq a empresa ficará por 50 anos usando seu espaço e vc não pode desistir. No entanto, a empresa pode rescindir o contrato na hora que quiser, devolver sua terra e parar de te pagar do nada. Não é justo
@@lucasmarques864isso é o que a empresa prometeu vêm se de fato isso existe mesmo. Isso é só conversar para enganar as pessoas e assinarem os contatos 😢
A questão das sombras das hélices. Isso de fato deve ser enlouquecedor. Cumulada com o barulho constante... é uma perturbação mental gravíssima. Muito boa a reportagem.
Pq a sombra?
Já ficou em um ambiente em que a luz fica piscando? Incomoda, dá dor de cabeça, é uma sombra gigantesca girando sem parar
Matéria paga por petroleiras...
Agora essas cidades vão voltar para a miséria, a única indústria que deu certo os jornais gringos estão atacando.
@@DebuteenBlogPode desencadear convulsões.
@@AlehNogueiraExatamente.
Domingo fui fazer uma prova e a lâmpada ficava piscando minimamente e me deu MTA dor de cabeça,sai da prova tonta, misericórdia.
Imagina o que eles n passam diariamente 😢
Essa reportagem merece um prêmio 👏👏👏
Duas coisas q me surpreederam, o barulho e o tamanho dessas torres.
O tamanho não é segredo pra ninguém, já o barulho… esse cria dúvidas
Só o barulho me surpreendeu, o tamanho não mais.
SIM, SÃO GIGANTESCAS!!!
E INEFICIENTES....A ENERGIA GASTA E POLUIÇÃO GERADAS NA FABRICAÇÃO, NÃO É COMPENSADA NO TEMPO DE VIDA UTIL DO GERADOR.....ENERGIA EOLICA LIMPA NUNCA EXISTIU.....(POLUI ANTES)
O que surpreendeu foi o tamanho da cara de pau, esse povo ganha Milhares por mês numa terra que não dá para plantar nem criar nada... Foram todos indenizados
@@tylergrooveineficiente é tu uma dessa gera enrgia para um hospital ou universidade tranquilo
Eu já vivi em lugar barulhento quase 24 horas/ dia e entendo perfeitamente o desespero dessas pessoas. Era exatamente assim que eu vivia: ansiosa, deprimida, angustiada, uma tristeza de vida. Alguém precisa tomar providência na causa dessa pessoas.
Amigo, você ainda não percebeu que o nome disso é interesse??? Se esse povo recebessem uma boa grana, estariam todos caladinho, não existia problema. Mas, as empresas responsáveis pelos parques eólicos, fizeram melhorias nas casas dos moradores desse local. Só que os moradores, não querem obras em suas casas, querem dinheiro no bolso, o problema é esse. Se eu fosse gerente dessas empresas, tava nem aí, fazia de conta que não tava acontecendo nada. Muito mimimi e interesse aí.
Concordo com cada vírgula, Antonio. Puro intere$$e@@antoniod1544
@@antoniod1544irmão, no próprio vídeo eles falam, que em outros países a legislação permite ter essas coisas a 2km de distância, aí tá a menos de 150 metros!!!!
Acho que qualquer opinião a se dizer contradiz a realidade, onde um barulho de 24 horas não é bom pra nenhum ser vivo que tem audição!
@@sick05 cara, eu vi....... você já morou próximo a um aeroporto??? Você não faz idéia o quanto o ronco das turbinas das aeronaves são barulhentos, são infernais. Por isso vão fechar os aeroportos??? De jeito nenhum. Se você não percebeu, essas pessoas são induzidas a fazer esse tipo de protestos, com o fim de receber dinheiro, só isso. Esse barulho que eles alegam, não é isso tudo......vai por mim.
Fiquei impressionado! Como outras várias pessoas eu NUNCA imaginei que essas torres produziam tanto ruído ao ponto de incomodar... Parabéns BBC!
Tem pessoas (jovens) que estão entrando em depressão por conta dessas merdas, ok ruído é tanto que atrapalha o sono e até a convivência social! A realidade é dura no sertão, até quando nos vendem progresso ele vem cheio de atraso!
La no interior da minha esposa tem 15 torres dessas aí, bem dizer em cima da casa da vó dela, mas eu vou lá sempre e não dá pra escutar esse barulho todo não. 😰
@@brunnoarauj_mkt4750 não é barulho, barulho, dependendo da distância, mas sim uma vibração persistente...
ISSO é matéria paga por petroleiras ... A BBC ouviu 4 pessoa incomodadas e não ouviu as milhares de pessoas que estão recebendo arrendamento das terras para energias limpas e que vão perder agora. Essas pessoas estão sendo usadas como massa de manobra.
Misericórdia ganham através dos sofrimento das pessoas 💔💔 já passei por com outro tipo
Eu desconfiava da existência desses incômodos, mas ninguém falava nada. Parabéns BBC
sim mas se vc for por exemplo na região do RJ onde tem um parque desses o barulho da rodovia sobrepõe o barulho das torres. Agora numa região que vc escuta grilos cantar a noite qualquer barulho vai causar um baita problema
Oxe, tem outras reportagens mais antigas sobre esses "problemas". Isso é causado mais pelo barulho do vento batendo nas pás, e tem um barulho menor saindo do gerador. Infelizmente alguns sacrifícios são necessários para o progresso.
Fosse aqui nos EUA essas famílias estariam recebendo uma indenização enorme. Se afetasse a saúde de forma irreversível seria coisa de milhões de dólares. O Brasil ainda está engatinhando em direitos.
@@hectorn.2991muda pra lá.
@@nftfotosSim o barulho da estrada pode ser mais alto, mas o problema desses equipamentos é o som periódico, imagina um som com uma frequência específica 24 horas por dia... É a mesma coisa que ter o som de uma corda de violão em uma frequência tocando 24 horas por dia no teu cérebro, fora ainda que esses equipamentos vão liberando micro pedaços de fibra de vidro no ar pelo atrito do vento nas pás.
Trabalho com energia solar e eólica e dou os parabéns para o documentário. Importantíssima a visibilidade dos impactos negativos pela modalidade para que estes sejam mitigados e para que cada vez mais os projetos sejam não só ambientalmente como também socialmente responsáveis.
Além disso, é de responsabilidade das empresas agir em prol da melhoria das condições de vida das casas locais afetadas pelas turbinas.
Estudando sobre energias limpas com uma aluna do 5 ano. Só vi no livro um impacto negativo desse tipo de energia para a população, que era justamente o barulho, só tinha uma linha falando sobre, logo virei pra ela e disse que pelos benefícios que os aerogeradores tinham, esse problema era irrelevante. Nao tinha entendido a gravidade da situação, mas esse vídeo trouxe a realidade.
Exato, para quem libera os empreendimentos de um escritório com ar condicionado… não está pensando em quem está ao lado dos empreendimentos….
A prioridade não é energia renovável e nem o povo, e sim o lucro para eles mesmos….
Depois de assinado e construído, já era! …. Nem em casos como Brumadinho o povo eh relevante, continua o poder público e privado tocando seus lucros, enquanto o povo ainda está na lama….
As obras não são públicas, receberam pra colocar as helices ali... Ninguém foi obrigado a nada@joaopaulosoaresdossantos1861
Pois é amiga, isso é a diferença da teoria para a prática ( realidade ).
Pois é... Sem contar com a morte de pássaros e insetos que se chocam nas hélices
Execelente materia, um problema que eu não fazia ideia. Imagino o estado de nervo que os moradores devem passar
Diferente do exterior, É inacreditável como o Brasil não 🚫⛔ respeita seu povo
Verdade lá na coreia, na india, na tailandia, no haiti todo mundo é respeitado,
Complexo de vira lata hein moça! O povo é desrespeitado mundo afora, principalmente os mais pobres. Para de achar que só aqui no Brasil tem coisa ruim!
É tudo pelo dinheiro enquanto os mais pobres so c lascam
Venezuela mandou um alô pra você
@@paulovitornunes2142O BRASIL É O INFERNO COM ESSE DESGOVERNO EX PRESIDA MOÇO
Eu vivi no centro de sp e odiei cada minuto por causa do barulho. Nasci e cresci no interior e meu sonho é voltar para o mais completo silêncio (cada vez mais caro), Posso compreender o sofrimento deles.
Silencio dms só existe na morte e olha la p onde vc for !!!
Compreendo essa realidade pq já morei em comunidades aq na região Metropolitana de SP e passava de tudo lá: trens barulhentos, ônibus o dia todo, caminhões, motos, as vezes tinha obras demoradas, a vizinhança não era fácil tmb... Aguentei por um bom tempo até q resolvi me mudar para o interior de SP. Aq posso dizer q é praticamente um paraíso, Moro no centro duma cidadezinha mas é super tranquilo. Qualidade de é tudo!
Eu prefiro morar aqui no interior de SP também.
@@douglasliberato1662😂😂
O interior de SP é maravilhoso mesmo
Nos arredores de Viena há vários parques eólicos, mas nenhum foi construído com vilarejos debaixo. Essa situação deveria ser revertida. Coitada dessa gente!
Isso é Brasil 😮
Crime grave contra a população. Não sei como podem judiar tanto do povo dessa forma.
Infelizmente.@@MariaHelena-nl5ey
isso - precisa-se ver uma distância adequada para poder ter residência; incentivas o uso de protetor auricular quando for trabalhar próximo.
O Brasil copia tudo. Taí uma ideia boa, verificar como é a regulamentação lá
Imagino as q são instaladas perto do oceano.
Misericórdia Senhor 😢
Eu não imaginava esse tipo de impacto. Essas pessoas devem ser indenizadas 😢
Estamos buscando isso desde de 2015
Isso, é o mínimo que deve ser feito!
Essas pessoas ganham mil reais por torre nas suas terras
@@samyllerose1955 E?? 🤷🏿♂️
Vão receber uma merreca, ou morar em uma favela chamada de condomínio habitacional
Que situação difícil que esses moradores são obrigados a passar.
Matéria paga por petroleiras...
Agora essas cidades vão voltar para a miséria, a única indústria que deu certo os jornais gringos estão atacando.
Eles infelizmente aceitaram pelo dinheiro ,nunca foram obrigados mas nunca avisados do barulho que seria feito.
Situação difícil tá é pra maioria da população, ralando 10~12 horas pra ganhar menos de 2k e pagando IR. 3k líquidos, com incentivo fiscal e sem fazer nada numa cidade pequena dessas a pessoa vive muito bem.
@@silvasilva9562 exatamente isso, e o aluguel pelo espaço das torres é entre 2 e 5 mil por cada torre instalada na propriedade .
@@filipemartins3049Quem gosta de barulho 24 hrs por dia? imagina ir dormir com um barulho desses. E eu acho que ninguém vive bem com menos de 2 k por mês em lugar algum colega.
Há anos atrás, tinha lido uma reportagem, sobre a estranha morte e "enloquecimento" de rebanhos e ovelhas, na europa, em regiões, aonde havia pasto, e criação perto desses parques eólicos. Após algumas pesquisas (algumas óbvias) perceberam que o ruido dessas turbinas, atrapalhava diariamente o sono dos animais, que inclusive, alguns, possuem o tímpano mais sensível que o nosso.
consegue lembrar algumas palavras-chaves dessa reportagem? me interessei muito!
Meu Deus, quando eu e minha família fomos para Pernambuco passamos bem próximo dessas torres e é como os moradores dizem é lindo ver e horroroso morar perto dessas torres
Quanta sinceridade na fala dos entrevistados. Pessoas humildes e simples que vemos a verdade na fala. Parabéns pela reportagem
ISSO é matéria paga por petroleiras ... A BBC ouviu 4 pessoa incomodadas e não ouviu as milhares de pessoas que estão recebendo arrendamento das terras para energias limpas e que vão perder agora. Essas pessoas estão sendo usadas como massa de manobra.
Verdade
Kkk br é burro msm ne? Ta claro que eles querem obrigar o governo a compra as terras ruins deles, que barulho? Eu tava assistindo o repórter entrevistando o cara ali e simplesmente nenhum barulho de fundo, barulho deve ser irrisório mas a gentinha que mal consegue sustentar o próprio estado quer ganhar mais grana ne?
Reportagem extremamente importante, espero que as autoridades façam alguma coisa benéfica para acabar com o sofrimento dessas famílias.
espere deitada, as 'toridades' nao farao nada!
Tem outra feita pela recor se não me engane procura por filhos do vento
Tomara que o pai dos pobres assim como o mesmo se intitula lula que vai completar mais de 20 anos no poder faça algo pela cidade "dele"
Não irão fazer nada!!!
O PT vai distribuir as picanhas que estão guardadas desde a epoca das eleições, todos ficarão felizes
Gente , que perturbação! Olha o prejuízo na saúde dos moradores! Acho que quem está distante jamais imaginaria um problema desse. Parabéns pela reportagem!
O prejuizo é infinitamente menor do que a radiação das torres de celular que estão a poucos metros de você e levam milhões de pessoas ao oncologista.
@@toyvers
Quais fontes?
Não existe um único artigo cientifico que corrobore essa loucura que "torres 5g causam câncer"...
Oque tem na verdade é um monte de doido sendo enganado pra compra bugiganga que "bloqueia o sinal 5g"..
Meu Deus do céu que absurdo , socorro Deus em nome do Sr Jesus 😢
É triste imaginar que tanto sofrimento poderia ter sido evitado de forma tão simples, um distanciamento maior
Não energia solar.
É só mudar as casas de lugar. Os donos das propriedades assinaram o contrato e estão recebendo aluguel todo mês. A maioria das propriedades são grandes e é possível mudar a casa de lugar
@@cezimbratattooa maioria das pessoas que assinaram esses contratos são pobres, miseráveis, humildes e firam seduzidos com a promessa do aluguel
@@maxsiqueira666eu concordo, mas estão recebendo sem reclamar.
@@cezimbratattoomudar as casas de lugar? As casas são portáteis agora? Só colocar nas costas igual uma tartaruga 🐢 e mudar de local?
A paz de cada pessoa não tem preço.
Ué... não querem as eólicas mas querem receber dinheiros dos outros estados para saúde, educação segurança e infraestrutura? ... Que Beleza ein?
ISSO é matéria paga por petroleiras ... A BBC ouviu 4 pessoa incomodadas e não ouviu as milhares de pessoas que estão recebendo arrendamento das terras para energias limpas e que vão perder agora. Essas pessoas estão sendo usadas como massa de manobra.
Então acho que esses estados deveriam parar de receber recursos de estados que tem que lidar com barulho como SP.
Não é justo essas pessoas viverem nessa situação, algo precisa ser feito. Imagina o psicológico e a qualidade de vida. Sinto muito essa pessoas e animas passarem por isso...muito triste
Tem pessoas entrando em depressão por conta disso! Não conseguem dormir!
Já ofereceram dinheiro para saírem mas não quiseram e agora estão sofrendo
Trabalho com delivery e tem dias que tem tanta falação na minha cabeça que eu chego em casa e eu só quero silencio e eu achava q isso era coisa de gente mais velha. IMAGINA esse povo aiiiiii MEU DEUS
Viajando pelo Nordeste eu via as torres e sempre achei lindo.
Uma vez comentei com uma turista sobre eólicas e ela fez o alerta sobre essa questão dos ruídos, que eu também nunca havia imaginado.
Só em assistir me deu aflição. Espero que essa situação possa ser solucionada pra essas pessoas
Não tinha ideia de como essas Torres causa tanto barulho e sofrimento pra essas pessoas que Deus proteja essas pessoas e resolva esses casos
Mas na hora de ir receber o dinheiro por seder os terrenos, os problemas são esquecidos.
@@johandrussylva7082Nossa cara tem que ser muito insensível pra comentar isso
Todo progresso deve ser a favor da população e não para prejudicar, ficamos desapontados quando a população fica prejudicado💔
Eu não fazia a menor ideia do problema associado à produção de energia eólica.
Reportagem incrível.
nao é o ruido do metal da elice girando, é a vibracao energetica percebida dentro da cabeça do corpo a kilometros distancia. qe causa problemas em animais e humanos.
Reportagem inútil. Esses moradores estão exagerando, querem dinheiro. Por isso esse mimi todo.
@@antoniod1544 é pior ainda, mundo nao deixa divulgar , mas as turbinas emitem vibracoes frequencias ondas percebidas dentro do cerebro do corpo e irrita nao deixa dormir mexe nos orgao sexual pra nao pode faze filhos, deixa burro sem energia, na alemanha é pior ainda o caso.
energia limpa kkk
Pois é, os estados do nordeste devem rejeitar investimentos em energias renováveis, já que SP manda dinheiro para eles. 😂
Nunca imaginei o quanto o barulho dessas pás afeta as pessoas e estressa os animais, coitada dessas pessoas 😞
Imagino o sofrimento desse povo! sou operador de caldeira e convivo por cerca de nove horas diárias com o barulho do meu setor e adjacências.
Como esse povo nordestino é sofrido meu Deus 🤯💥😲😭😭😭😭🥵❤️🇧🇷
Faz o L
realmente o silêncio da natureza é muito bom, eu não sabia que afetava tanto, reportagem interessante, parabéns.
Bela reportagem e triste realidade desses moradores 😢esperamos soluções.
Que dó.
Meu Deus moro no sul de SC tbm no sítio...oque valorizo aqui é o silêncio.
Espero wue alguém faça alguma coisa 🇧🇷
Que situação tão cruel com essas pessoas 😔
Que matéria maravilhosa! De fato.... como sou morador de SP capital, não conseguimos enxergar os problemas que afeta a população que esta vivendo isso no dia a dia, que é a população do nordeste.
A maioria se beneficia. Observe que a "reportagem" não mostrou outros relatos além de duas pessoas, o que torna tudo muito subjetivo.
Sem contar que vc precosa lembtat que a BBC é uma empresa do governo sa Inglaterra, que tem seus próprios interesses geopolíticos que não são necessariamente os mesmos do Brasil.
Hoje a Inglaterta tem em eólicas a principal geração de energia do país, e é uma das que está mais à frente na corrida pelo Hidrogênio Verde.
Entretanto, nessa corrida quem está em melhor vantagem é o Brasil, que já tem até demanda programada e a possibilidade de oferecer o insumo pelo menor preço, o que é uma pedra no sapato dessas potências ocidentais
Matéria paga por petroleiras...
Agora essas cidades vão voltar para a miséria, a única indústria que deu certo os jornais gringos estão atacando.
ISSO SIM É UMA REPORTAGEM DE RESPEITO...Super necessária para os moradores que sofrem isolados nestes cantos do país 👏🏽👏🏽👏🏽🇧🇷
Matéria paga por petroleiras...
Agora essas cidades vão voltar para a miséria, a única indústria que deu certo os jornais gringos estão atacando.
Mano, depois do que o prefeito falou, duvido tbm deixarem tirar as torres. Os donos das terras ganham por locação de terras.
Nossa!!! Que sofrimento dessas pessoas, sempre é bom saber deste tipo de assunto, que nós nem imaginamos.
o mais bizarro é que até em joguinho de construção você sabe que não se deve colocar construção com poluição sonora dentro de área residencial, mas o engenheiro da vida real não sabe disso, ser humano é insano.
Se o som incomoda as pessoas imagina os animais, que são mais sensíveis.😢
Ué como qualquer lugar do mundo tem barulho, então não ande de avião ou vá 0ara o emprego de trem
Nunca ia imaginar isso, parabéns BBC, que siga a frente nesse caso
Parabéns BBC e que seja resolvido este problema.
Nossa gente que coisa horrível misericórdia 😢😢😢
Toda minha solidariedade a essas pessoas, fiquei extremamente sentido por essa tortura, pois é 24h e todo santo segundo! Eu ja sofri muito por barulho constante de uns vizinhos de apartamento, desencadeou em mim uma crise de ansiedade tão forte e por tantos meses, que eu usava abafador auricular em casa, ou ficava ouvindo música ou vídeos muitas vzs sem querer, só pra n ouvir os barulhos. Ia dormir com ansiedade por medo de ouvir barulho e perder o sono, e os barulhos n paravam, e qdo fui um dia pedir c toda educação, a mulher bateu a porta na minja cara e piorou a situação. Me mudei e graças a Deus foi pra uma casa, n quero apartamento nunca mais. Espero a esses moradores encontrem a paz.
Famoso crise de ansiedade agora virou moda ...kkk vai morar em apt e não quer ouvir barulho vai morar no mato e mesmo assim existirá barulho
@@Jooh86036imbecil
Terapia ajuda
@@Jooh86036ninguém é obrigado a aguentar vizinho folgado e barulhento. Quem não sabe respeitar o próximo é que deveria ir pro meio do mato!
Nossa eu tinha feito um barraco
Seria legal mostrar os decibéis gerados pelo ruído ou falar um pouco sobre. Pq o barulho da cidade é insano também, só que por muitos fatores.
Verdade assim fica difícil saber. Mas acredito que deve ser barulhento mesmo pois esses geradores são enormes, já que até um simples ventilador faz barulho.
E não são só is decibéis. A vibração pelo deslocamento do ar frequência constante tb.
Essa semana saiu uma perícia que mostra que os decibéis estão muito acima do permitido,a promotoria tinha perdido essa perícia desde 2019 só essa semana que saiu o resultado
Esse assunto rende uma discussão muito mais ampla. É um vídeo específico sobre torres de energia eólica, mas já refletiram sobre o barulho nas cidades também? Principalmente motos com escapamento adulterado. Essas famílias do campo ainda têm alguma chance de se deslocar dentro do próprio terreno, mas e quem vive na cidade escutando som de moto todo dia? Não só moto, mas pense no vizinho barulhento, que fica gritando, que tem um monte de cachorro, que põe música alta etc. Ninguém merece viver com esse tipo de perturbação diariamente. O Brasil poderia promover campanhas pelo silêncio. Os aplicativos de entrega poderiam encampar isso, promovendo a valorização dos profissionais que não fazem barulho com a moto. Quanto aos vizinhos, só se o governo fizer campanhas, porque realmente, é cada um por si, mas acredito que só do tema ser levantado em rede nacional, irá jogar luz sobre o assunto, promover reflexão e fazer uma espécie de mural da vergonha dos que gostam de atazanar a vida alheia.
Provavelmente o desconforto é devido a baixa frequência.
Muito bom tratar dos assuntos que afetam as pessoas do interior
Realmente essa reportagem trouxe uma informação que eu não fazia ideia. Tadinhos, não deve ser nada fácil esse ruído constante e essa sombra rotativa.
Que absurdo… não sabia que causava tantos transtornos. Que providências sejam tomadas.
Olha elaaaa 😍
Nossa eu também não sabia que causava tantos problemas.
kkk
Pedi ao bolsogado kkkk 😂😂
Olha ela
Minha professora já tinha me falado, que apesar de ser algo visualmente bonito, mas que provocava poluição sonora e visual. Espero que esse problema se resolva da melhor forma possível e que as pessoas que ali moram possam ter paz novamente 😢
Não é nada bonito, polui visualmente as paisagens.
Vamos voltar a queimar carvão mineral então? super bonito a torre de fumaça ao vento.
@@joaopauloabdalla7233e o que tu tá falando? Energia eólica não chega nem à um terço do abastecimento do Brasil, tampouco termoeletricas como tu citou.
Pra um jagunço igual tu que usufrui de energia oriunda da hidrelétrica no conforto e tranquilidade da tua casa sem ruído algum, que consegue descansar a hora que quiser sem um ruído incessante atrapalhando o bem estar da tua família é fácil e conveniente falar sobre impacto climático de x ou y, sem levar em consideração o impacto social regional que essa "energia limpa" causa nas famílias que moram próximo das torres. Babaca.
@@joaopauloabdalla7233 Desde quando a queima de carvão estava entre as principais fontes energéticas do Brasil? Você merecia morar em baixo de um catavento desse, talvez criasse ao menos honestidade intelectual kkk
@@joaopauloabdalla7233 Não, vamos fazer mais torres, desde que não seja no seu quintal né. Os outros lá que se fodam.
Excelente reportagem 👏👏
A população sofre e nada e feito ,tem que lutar pelos direitos ,isso e um absurdo
Triste realidade viu! Sinto como se eu tivesse na pele dessas pessoas! 🥺
Façam mais reportagens com o interior do RN, também sofremos com o mesmo problema. Obrigado BBC!
ISSO é matéria paga por petroleiras ... A BBC ouviu 4 pessoa incomodadas e não ouviu as milhares de pessoas que estão recebendo arrendamento das terras para energias limpas e que vão perder agora. Essas pessoas estão sendo usadas como massa de manobra.
Ué... não querem as eólicas mas querem receber dinheiros dos outros estados para saúde, educação segurança e infraestrutura? ... Que Beleza ein?
ISSO é matéria paga por petroleiras ... A BBC ouviu 4 pessoa incomodadas e não ouviu as milhares de pessoas que estão recebendo arrendamento das terras para energias limpas e que vão perder agora. Essas pessoas estão sendo usadas como massa de manobra.
Passei por Caetés no inicio do ano em uma viagem de campo da faculdade e realmente é um barulho alto pra quem vive com ele ao lado da casa, tem relatos de moradores que os animais pararam de produzir por conta do barunho das torres.
Isso é verdade, as plantas também sofrem
@@luciasantossousa5368 Você está sendo irônico porque não é você que tem que ouvir isso todo santo dia, durante 24 horas desse tal santo dia
Fiquei poucos minutos embaixo de uma, próximo ao Hermenegildo no Sul do litoral gaúcho. Achei terrível, é muito desagradável mesmo, mexe com os nervos da pessoa. Super concordo com os depoimentos.
quem alugou as terras isso é som para os ouvidos.
Obrigado por dar voz a essa questão que estava invisível e que notavelmente está trazendo muitos sofrimentos! Isso é desumano viver com todo esse barulho! É de enlouquecer. Se eu já me incomodo com aquelas motos barulhentas, carros na rua, imagine com os ruidos dessas torres todo santo dia e noite....
Eu não imaginava que moravam pessoas tão próximas as torres, isso é um total absurdo!!!
As pessoas só não moram próximad as torres, as torres que foram colocadas próximas as pessoas!
Isso é um absurdo
E na legislação é só 400 metros, certeza que ainda é incomodo!! Tem que mudar isso!
@@GraveGustaforam colacas pq eles permitiram, essaa torrer n foram implantadas la q nem o mst q só invade e fds. Os moradores é que decidiram vender essas terras, além do q ainda recebem uma bela grana por isso. Então que se mudem dali, se n quiserem barulho. E se n quiserem sair dali, que os proximos não vendam e aluguem suas terras
mas é simples, se alguém como essas pessoas que não recebiam quase nada por mês, passam a receber 12, 15mil reais apenas pela energia gerada na terra deles. é um baita aumento de qualidade de vida
@@joaopedrodasilvacardoso8573Você sentiu que essas pessoas ganham tudo isso? Cara, olha a estrutura das casas, roupas e móveis deles, jamais ganham isso! De onde vc tirou isso?!!
Fiquei tocada pela situação dos moradores, que problema difícil. A gente pensa que está acertando, mas tem a poluição sonora. Espero que essas comunidades se unam e peçam indenização.
jamais imaginaríamos o transtorno que isso é. Agradecemos pela matéria. Energia limpa é ÓTIMO, devemos aderir cada vez mais, porém temos que priorizar a qualidade de vida de quem mora ao lado também!!!!
ISSO é matéria paga por petroleiras ... A BBC ouviu 4 pessoa incomodadas e não ouviu as milhares de pessoas que estão recebendo arrendamento das terras para energias limpas e que vão perder agora. Essas pessoas estão sendo usadas como massa de manobra.
Não querem as eólicas, mas querem receber dinheiro dos outros estados (que tem que aguentar barulho como SP) para saúde, educação, segurança e infraestrutura? ... Que Beleza ein?
Bom, o Nordeste vai perder a chance de ouro de se desenvolver pq algumas empresas querem usar mídias como a BBC para atacar os investimentos na região. Vão voltar para a miséria como muitas ONGs gostam de ver os Nordestinos.
Moro há 2 KM de distância de um campo com 14 torres eolicas. E já dá pra ouvir o zumbido que fazem 🙉🙉🙉
Parabéns pela reportagem, para q o povo saíba como as autoridades não se importam com quem o elegeu
BBC sempre com ÓTIMOS documentários e matérias
Isso é coisa de gringo tudo nada no Brasil pode petróleo na Amazônia não pode nada pode 😂
Na terra da BBC existem essas torres ?
@@AlejandrocasabrancaEstude um pouquinho antes de se manifestar
@@jorgenunes106Na terra da BBC tem que ter tudo sobre o que eles fazem reportagens, por acaso??? O que tem uma coisa a ver com a outra??? Vá se informar se a BBC começou a fazer reportagens só fora do país ou no próprio país antes!!!
@@andreiaquandtmonteiro6694 , sabichona.
Tem tudo haver !
Acredito que a melhor opção é o que o prefeito falou, fazer a construção das casas longe das torres! Aqui em uma na região onde moro, tem uma cidade com um parque Eólico forte e o pessoal fez um projeto melhor estruturado, todas as torres são no meio de áreas de fazendas, porém, longe de casas. Dessa forma, reduz-se e muito a quantidade de problemas.
É porque o povo quer se aproveitar, aí constroem casas próximas às torres para tentarem ganhar uma casa a mais. Tem gente que faz isso também.
Visitem a praia da pedra do sal no município de Ilha grande de Isabel localizado na cidade de Parnaiba-PI. Verifiquem essa energia dita de "limpa". Absurdo!