Eu li o livro dele no final de 2022. Desde então, deixei de lado a crença de que a releitura faria com que eu consolidasse os estudos. Optei por utilizar o Anki, que me obriga a estudar de forma ativa - para elaborar os cards e responder diariamente os que o sistema indica. Hoje, além de manter os estudos com o Anki, também verifiquei a necessidade de organizar os estudos e tentar identificar - por meio de questões e informações de cursos - quais são os pontos das matérias que devem ser priorizados. Ou seja, além do estudo ativo, pode ser necessária uma estratégia para dar conta de tanto conteúdo.
Nunca fiz nenhum resumo enquanto agora estudante para concurso e até me questionei algumas vezes se eu estava errado por essa 'omissão', pois a grande maioria dos concurseiros fazem muitos resumos. Descobri que o melhor método para meu aprendizado é assistindo aulas, lendo simultaneamente o PDF acessório da aula e em seguida praticando por meio de questões. Assistir esse vídeo que reafirma minha prática me trouxe bastante alívio. Parabéns pelos conteúdos, Guilherme. Desejo a você muito sucesso...
sem dúvidas! Eu tinha começado com redação, mas em poucos dias vi que isso era uma grande perca de tempo, principalmente pq gastava muito tempo resumindo um assunto e não voltava, e com isso eu não avançava. Parei, então comecei a assistir as aulas com um grau maior de atenção e ir pra questões. muito melhor e com um entendimento melhor do assunto.
@@Voltsconcursosprofessor gostei do tema do video em si, me ajudou muito , mas te achei um pouco introspectivo , meio acanhado e intimidado com o convidado , talvez por ele ser um doutor , uma autoridade . Sei lá, posso estar enganada , mas não achei natural a entrevista , senti que o senhor deslocado , meio nervoso.
@voltsconcursos , seria muito interessante se você fizesse uma pesquisa com os aprovados nos concursos jurídicos mais difíceis( promotor, juiz, defensor, procurador, etc..) E perguntar para eles quais cursinhos usaram, tecnicas, etc...
@@Voltsconcursos entendi, torço para que dê certo! 🙏🙏🙏 Parabéns pela live de hoje, foi um excelente conteúdo!! Que Deus continue abençoando o teu trabalho!! 👏👏🙏
@@Voltsconcursos Olá, Guilherme! Em seus videos, eu já vi um em que você menciona as estatísticas de um concurso da área fiscal ( não lembro qual, exatamente). Em todo caso, se você desejar verificar uma análise estatística de outro concurso da área fiscal (Sefaz MG), você pode encontra no perfil do Lucas Santos (lucass.concursos). 👍👍
Eu tenho o hábito de fazer resumos desde a época que da escola, e continuo fazendo até hoje, mesmo concordando com o pesquisador e professor entrevistado no vídeo, pelos seguintes motivos: 1. Quando há conteúdos relacionados a certa disciplina esparsos em diversas fontes, eu os reúno em um mesmo caderno de resumo e esse caderno me serve como fonte de revisão depois. Dá trabalho pra montar, mas, no momento de fazer revisão, agiliza e garante que terei acesso a todo ou a pelo menos 90% do conteúdo relevante da disciplina; 2. Ao elaborar meus resumos, procuro reelaborar, por exemplo, um artigo de lei, para uma ordem de escrita que fica mais simplificada e mais fácil de colar na mente. 3. Utilizo o resumo para registrar conclusões que eu tirei ao longo do estudo, mas que se eu for reler uma lei seca, um PDF de cursinho, ou mesmo material de determinado site, essas conclusões não estarão lá. Desse modo, depois de um tempo sem contato com o resumo, entro em ação com a técnica de repetição espaçada e, por óbvio, terei dúvidas se as minhas conclusões registradas no resumo são de fato corretas, ou se foram conclusões deturpadas por algum equívoco no estudo inicial, ou ainda se as conclusões se tornaram desatualizadas (por conta de uma alteração na lei ou na jurisprudência, por exemplo). Isso me ajuda a ficar bastante detalhes dos conteúdos, pois acabou tendo que exercitar a estratégia de não aceitar passivamente o meu viés de confirmação. Agora, chega um momento que o resumo se torna só mais do mesmo e aí o jeito é resolver centenas de questões. Qual a desvantagem que eu vejo desse método: leva tempo, bastante tempo pra fazer, mas tenho fixado bastante conteúdo assim.. ah, e uso flashcards como material de apoio também. Outra coisa que eu gosto é de pegar um trecho que quero aprender de uma lei em PDF e destacar palavras chaves nos artigos mais relevantes/com maior tendência de cair, e ir fazendo anotações e comentários, que me ajudam a ter o contato com a lei seca, ao mesmo tempo que consigo adentrar por camadas extras de raciocínio acerca dessa lei, por exemplo: jurisprudências, doutrina, casos concretos, pegadinhas de provas anteriores e etc... E, pra finalizar, mnemônicos. Uso e abuso deles sempre que é possível.
Nessa mesma abordagem de Estudo Ativo, Como Sugestão ao Guilherme: Entrevistar o Marcelo Magalhães Barros. Ele é Auditor Fiscal de Santa Catarina, e aprovado em vários concursos estudando apenas por questões. Ou seja, o único material dele era a assinatura de uma plataforma de questões.
Que vídeo maravilhoso, a única coisa que incomodou foi o tanto de propaganda do RUclips mesmo. Continue trazendo vídeos nesse formato e sobre essa temática que ajuda demais, abraço!
Construir roteiro .. estudo/estruturar minimamente o q vai fazer... Tipo Resumo com livro fechado - Buscar na memoria ! Comeca em uma memoria e vai para outra , vai criando o processo bioquímico...tudo a ver! -Amei ouvir os professores em diálogo! 🎉
Já passei na PMMG, PCSP, Secretaria de Trânsito (Maricá), e agora to indo pra cima dos tribunais para APJ! Sempre com o mesmo método: Questões, Simulados, Provas e buscar aprender meus erros recorrentes em cada um deles. No inicio pode parecer que você nao sabe nada pq tira 30 a 40% na prova ou simulado. Depois de uns meses você já está beirando os 70%. E depois você ja esta no ritmo para trabalhar duro até os 90%.
Com resumos voce tambem é aprovado mas demora mais tempo, enquanto voce esta fazendo resumos eu ja bati o edital 5x. Conheco juizes, promotores e auditores 1ue foram aprovados com apenas a repetição e questões. Entao cada pessoa aprende de uma forma.
Concordo ☝️ Plenamente com o Colega aqui, REPETIÇÃO E QUESTÃO usarei um EX.: Assistiu Direito Tributário com Professor Ricardo Alexandre, curso dele todo velocidade normal terminar veja normalmente 1.2 e assim até internaliza o conteúdo.
Justamente eu que sou adepto do estudo por questões, recebo a indicação desse vídeo. Gostei muito desse conteúdo. Sou concurseiro e Mentor para alguns concursos, eterno aluno de direito, pós graduando em Neuroaprendizagem.
Tenho o livro do Mário Chaves e é um material maravilhoso, pois ele oferece diversas abordagens de técnicas de estudos, metodologias e comparativos que são essenciais ao concurseiro, pois ao invés de anular e rejeitar simplesmente métodos menos eficientes ou padronizados pelo mercado, ele mostra que até estes podem ser o adequado a depender do perfil do aluno. Eu mesmo tenho a obra do Prof Pier, que traz algumas metodologias contestadas pelo Márcio Chaves, mas que ao meu ver, são boas abordagens, ainda que tenha muita orientação tirada apenas por observações e conclusões empíricas. Vale muito a pena o livro, junto com o do William Douglas e o do Prof Pier (ainda que aborde métodos contestado por ele) é um dos melhores que já li.
Hoje faço resumos e os vejo da seguinte forma: os resumos que faço servem como filtros de conteúdo. O texto que seria uma marcação eu copio e colo no Word, então tenho, em cinco ou seis páginas, o conteúdo de umas trinta páginas do PDF. Fazer marcações é pouca coisa mais rápida, mas ficar passando páginas na hora da revisão é muito demorado. Mais fácil ler poucas páginas com 100% do conteúdo que considero necessário. Não uso flashcards porque, até então, me parecida dar muito mais trabalho fazê-los do que criar um resumo. Passei dessa forma, e de primeira, na PM PR e, anos depois, de primeira na PCPR. Outro problema seriam as questões. Como eu estou estudando para concurso fiscal, as questões do PDF não são suficientes para abranger todo o conteúdo, afinal, sempre vai alguma coisa que está na teoria e não está abrangido nas questões (por mais que vc resolva provas anteriores), sendo que geralmente poucas questões representam a diferença entre estar aprovado ou não. Isso sem contar que tem aulas que são enormes (precisando de várias sessões de estudos para finalizá-las) e as questões estão só no final da aula, aí tem que ficar caçando questões daquele trecho específico, o que dá muito trabalho. Por isso, creio que o resumo (desde que não seja à mão) é um ótimo complemento para as questões. Contudo, descobri ontem o tal do NotebookLM, que acho que pode mudar meu método de estudos. Vou testar da seguinte forma: estudo um tópico, copio tudo que eu estudei, jogo no NotebookLM, e peço pra gerar, por exemplo, 10 questões “certo/errado” e 10 múltipla escolha. Quando for um tópico que tenha muitas questões anteriores de concurso, aí dá pra dispensar a IA. Vamos ver se dá certo.
@@FalhaZero cada pessoa entende a matéria de uma forma diferente e precisa de profundidades diferentes a depender, por exemplo, do concurso ou do nível de compreensão do conteúdo, portanto, resumos e flashcards devem ser extremamente subjetivos, baseados na necessidade pessoal de cada pessoa. Os materiais prontos podem ser mais aprofundados ou menos do que aquilo que você precisa. Além disso, podem conter partes da matéria que são desnecessárias para a compreensão da pessoa e outras partes que não trazem o o conhecimento necessário, ou seja, eles podem ser prolixos em alguns casos e superficiais em outros. Por isso, eu, particularmente, não gosto de resumos, ou congêneres, feitos por terceiros.
@@leandrofurlancarneiro3650 Sim, mas acho válido pesar o custo-benefício, dependendo do tempo até sua prova e também do número de resumos que você já produziu. Colocando na balança o tempo de produção dos materiais e atraso no avanço e de outro lado ter os resumos prontos e perder bem menos tempo lendo informações que talvez você não precise ler, pois já tinha afinidade. Nessa segunda opção, elaborando um caderno de erros ou algum tipo de anotação conforme as dificuldades encontradas na resolução de questões como complemento. Mas é só um toque para o raciocínio, concordo que cada um tem sua forma de aprender, mas acredito que é válido o pensamento nesse sentido.
Nos estudos para primeiro prova que fiz, eu literalmente copiei a lei completa do pacote anticrimes no caderno. Foi assim que aprendi estudar na escola, copiar o texto todo e depois responder as perguntas. Aprendemos tudo errado, nos ensinam de qualquer jeito. O estudo é ineficiente assim, se eu posso buscar a informação fazendo pesquisas, quantas vezes eu quiser, para que anotar?
aii gente, o problema não é fazer resumo.. é não saber como fazer e tentar elaborar esse material com um edital aberto. Demora realmente tempo e habilidade. Fiz MUITO reusmo, meus cadernos e meu material PRA MIM é o melhor que tem. Só eu sei as minhas dificuldades e os pontos que eu preciso ter atenção. Fora que pra uma consulta rápida e uma revisão é maravilhoso. A galera que é contra resumo geralmente quer te vender o resumo que ele fez.
Meu intendimento: 1° resumir durante a aula é perda transcrevendo é errado, pois é um estudo passivo. 2° estudar ativamente é criar flash cards, fazer questões, tentar lembrar do conteúdo sem vê o material, criar perguntas sobre o conteúdo, fazer questões....
Muito bom. Parabéns. Acredito q reeleitura é após a revisão ativa quando vc identificar as falhas . Feito PRIMEIRO isso. Em um segundo momento não necessariamente na MESMA sessão de EDTUDO . vc sabe que precisa RELLER os pontos que vc não aprendeu. E depois . Treinar novamente. Acredito e que as pessoas tratam coisas normais como super novidades para vender. Resumo e algo q vc tem q fazer baseado em erros das questões. Ou assuntos q precisa DECORAR . Mas resumo do q vc acha importante N faz sentido. Tratando de concurso. Resumo tem q vir após erros nas questões. E aí faz tudo . Estudo ativo questão e tudo. Volks Trás um.vudeo de como estudar português para concurso. Por favor irmão. Parabéns
1- espaçamento 2-intercalação 3-estudo ativo 4-construir um roteiro de estudo o que seria intercalação ? intercalar matérias ? estudo ativo - flash card , questoes , dar aula sobre assunto, criar perguntas. NÃO É FAZER RESUMOS.
Invés de estudar um único assunto por dia, semana ou mês você estuda esse assunto e mais um ou dois e vai alternando eles nos seus estudos, como por exemplo, estudar um assunto de matemática e de português no mesmo dia
Mas como eu faria minhas questoes no anki certa ou errado ? Ou questoes abertas de perguntas e respostas ? Uso chatgpt para fazer montar as questoes jogo pdf e ele faz
Eu prefiro assistir aula e em seguida fazer questões sempre lendo o artigo da resposta e marcando. Depois dou uma lida no pdf e faço anotações breves. Post it no vade e la vamos nós!
A melhor coisa que fiz e mudou meu aprendizado: troquei as videoaulas por PDFs e resumos no caderno, pelo Anki. Só vou para as videoaulas quando sinto alguma duficuldade. Cada pessoa tem uma preferência, mas uma coisa é lógica: um Anki na mão te dá a possibilidade de revisar até quando tá numa fila de mercado! Kkkkk
posso criar perguntas e colocar como flash cards quando estiver estudando para evitar voltar na aula estudada caso esqueca mesmo fazendo o estudo ativo?
Leia o PDF, destacando o que julgar mais importante. Após isso, assista vídeoaula, pois nelas é mais fácil observar, até mesmo a partir da entonação da fala do professor, o que é importante. Depois disso, volte ao material e atualize os destaques. No dia seguinte, revise, fzzendo questões, o que é uma revisão ativa. Após isso, você vai atualizar o que destacou. Após tudo isso, você vai começar a notar que tua mente quer criar esquemas, diagramas, quando julgar necessário. Aí sim você pega papel e caneta (ou digital) e cria esquemas com pouquíssimas palavras, para fazer, a partir disso, revisões ativas, análogas a flashcards. Além de tudo isso, há diversos estudos analisando a razão hormonal por trás da memorização. Alguns mostram relação desse processo com a vasopressina, hormônio armazenado e secretado pela glândula pituitária. Com isso, quero dizer que não há método milagroso, pos dependemos também do nosso arranjo neuroquímico.
Concordo com a criação do resumo de maneira mecanizada (copia e cola), mas uma pergunta: Em concurso com 14 matérias mais de 500 tópicos como que revisa? Não estou criticando é curiosidade mesmo. Obrigada!
No final é sempre mais fácil criticar o professor pela nossa falta de dedicação. Se fosse tão simples, bastaria mostrar pra eles esse vídeo e pronto, tudo resolvido. Mas a verdade é que, mesmo que um professor te fale tudo que o entrevistado falou, ainda vai depender de você na grande maior parte. O que falta na imensa maioria das vezes é interesse do aluno. Ah mais o professor é que tem que despertar esse interesse.. Interessante é que o comentário mais comum de vídeo aulas no RUclips é "nossa, vc explicou em 5 min o que meu professor demorou horas na escola.." vai vendo, a diferença aí é que o aluno finalmente se interessou, seja porque está na véspera da prova ou agora precisa saber daquele conteúdo porque quer passar em um concurso..
Eu fui aprovado em dois concursos e o metodo que usei foi o ativo também, eu estudo em cima de questões e monto flashcards no anki. O anki é uma ferramenta poderosa se bem usada. Muitas vezes quando tô resolvendo as questões de assunto que ja vi, a minha memória trás a resposta instantaneamente, fico até rindo com a questão e falando "caraca isso eu lembro pq ta nos meus flashcards", tem questões mesmo que já respondo no automático, nem bato cabeça. Mas estudar por questões é diferente de resolver questões, não confundam uma coisa com a outra. E depois de estudar as questões se quiser ir vê a teoria sobre o assunto que estava estudando é bom, pq aí vc vai estudar na teoria o que realmente cai e como cai, assim não vai perder tempo com textos que nem se quer caem.
Pessoal, como faz se eu fico entediado com PDFs? Vídeo aula é mais dinâmica e eu aprendo muito fácil com questões após a aula. Agora no PDF, consigo ler 1 página e meia e já fico extremamente te entendido e começo a não absorver nada
Ta na descrição, mas segue aqui: Link de compra do livro Você não sabe estudar!, o MELHOR LIVRO DO BRASIL sobre como estudar! Amazon: www.amazon.com.br/Voc%C3%AA-n%C3%A3o-sabe-estudar-vestibulandos-ebook/dp/B0BLMB1688/ref=tmm_kin_swatch_0?_encoding=UTF8&qid=1679958945&sr=8-1 Shopee: shopee.com.br/Livro-Voce-Nao-Sabe-Estudar-i.373764493.18999443046?sp_atk=e839de30-8a1d-4f61-ae83-b0202f18879f&xptdk=e839de30-8a1d-4f61-ae83-b0202f18879f
Eu li esse livro depois que vc recomendou em um de seus vídeos antigos. Livro ótimo!! Concerteza entrou pra lista dos livros mais importantes que eu já li na vida! Só agradecimentos! 😁
Óbvio que sim, se você não lê, você não tem base pra responder nada. O que ele diz é a leitura passiva, ou seja, apenas ler, isso não funciona. Porém, se você lê fazendo marcações estratégicas e depois construir flashcards, você consegue absorve mais o conteúdo
Não anote nada na primeira vez em que você ler! Apenas destaque aquilo que é importante, o que é possível descobrir a partir da indicação do professor ou após fazer questões, onde se vê a real incidência.
Ler é diferente de estudar. Estudo exige a memorização de conceitos, além de que em Concursos é acompanhado de questões. No meu caso, o uso de flashcards têm ajudado bastante em uma revisão ativa e a não gastar muito tempo fazendo anotações
Permita-me, uma discordância, na escola hoje, a coisa mais difícil é você fazer um aluno ler , o que ele diz sobre estudo passivo, ler é importante sim.
Isso está me lembrando um vídeo sobre alunos de Medicina em que o melhor aluno da turma lia três ou quatro bibliografias diferentes para cada assunto e fazia questionamentos na própria cabeça, enquanto os outros reliam 10x o mesmo manual e tomavam apenas notas. Na minha realidade, se um manual de Administração ou Direito não é para mim e não consigo aprender por ele, posso bater o pé mil vezes, que não vai funcionar. Não vou entender, muito menos memorizar aquilo.
É o esforço intelectual... tem pessoas q aprendem mto bem elaborando resumos, outras apenas lendo. Tem pessoas d todo tipo passando mto bem em concurso
Oh gente, quando vejo especialistas determinando como voce deve aprender eu fico com "pulguinha" atras da orelha. Experimente. Passe 1 mes fazendo resumos (nao é copiar. É esquematizar, rabiscar, anotar como se fosse a cola de prova). Faca isso 1 mes. Revise sempre seus resumos. Porque anotar e nao revisar realmente é perda de tempo. Revise muito. Chega uma hora q vc sabe seus esquemas e notas de cabeca a ponto de visualizar a pagina. Experimente e veja o que é melhor p vc. Agora, se nao for pra vc anorar o que voce precisa, nao compre anotacoes de outras pessoas. Isso sim é perda de tempo e de dinheiro.
Guilherme, eu nao chego a fazer resumos mas sempre tenho feito em um folha a materia com o assunto e os tópicos do mesmo. Pra ter uma base do que já estudei e deixar organizado. Tambem funciona como estudo ativo, ver o topicos e lembrar os conceitos?
@Voltsconcursos entendi, serve mais como um mapa, para ter certeza que não estou esquecendo nenhum tópico dentro daquele assunto. Caso não me lembre do conceito, volto a teoria do tópico específico. Obrigado pela atenção 😉
Acho que não tem um melhor jeito de estudar, depende de pessoa para pessoa, eu faria isso eu faria aquilo, o método de estudar de uma pessoa não deve ser igual para ninguém, cada um tem que encontrar a melhor maneira analisando vc mesmo, e claro que o cara fala de estudo ativo, isso e meio óbvio de dizer, eu vou estudar da minha maneira. E incrível como um monte de gente passa em um concurso depois não assume o cargo e sai vendendo um monte de baboseiras.
Ao meu ver e baseado nos meus estudos, resumos são uma grande perca de tempo: é apenas material extra pra me dar mais trabalho de ler e gastar mais tempo e não ajuda em nada. Já tenho livros especialmente focados em concursos públicos e já resumidos, porque vou perder meu tempo produzindo mais conteúdo extra e inútil?
Não é uma *PERDA de tempo. Depende da concentração e habilidade intelectual de cada um. Em geral a pessoa q faz seu resumo a partir d 1 melhor material aprende bem mais que aquela q estudou apenas por resumos ou exclusivamente por questões. Basta analisar algumas dezenas de depoimentos de concurso de alto nível para constatar isso.
@Jaspe_C Cara, eu falei segundo a experiência que eu tive de acordo com os meus estudos e, sim, foi perda de tempo. Se você não concorda, tudo bem, fique em paz, mas tenha em mente que eu cheguei nessa conclusão com a minha experiência pessoal e dei a minha opinião pessoal.
O vídeo é bom, mas peca ao não separar as coisas. Técnica de aprendizagem é uma coisa, memorização é outra história. Eu posso memorizar um assunto sem saber nada a respeito disso.
O próprio professor disse que poderia comprar um resumo pronto. Eu até entendo que o ideal é o seu resumo, mas um pronto eu acho muito mais interessante pra mim, pois eu tenho um tablet com caneta, então eu posso sempre acrescentar minhas informações aos materiais que adquiro, economizando muito tempo e tem sim bons materiais para comprar ou adquirir. Eu não faço resumos a mão exatamente pelo tempo enorme que se gasta com isso.
As coisas nao sao ta simples assim.... Por exemplo vou copiar meu conteúdo para estudar. Isso demora e não funciona. Logo, seria uma regra copiar não deve ser usado como método de estudo....
@@Voltsconcursos O problema não é o resumo e sim o indivíduo querer copiar uma bíblia eu já fiz isso e me ferrei... resumo é DIMINUIR o máximo as informações contendo somente o necessário para absorção do conteúdo... No máximo umas folha inteira... aí sim! Eu faço isso... e to gostando
O vídeo apresenta uma série de informações falsas e imprecisas sobre memória e aprendizagem, contrastando com o que a ciência comprovadamente indica. O autor, que se apresenta como autoridade no assunto, na verdade demonstra um profundo desconhecimento sobre o tema, propondo técnicas de estudo ineficazes e até mesmo prejudiciais. Suas afirmações são tão equivocadas que o oposto do que ele sugere seria mais próximo da verdade.
Acho mto fácil falar q e impreciso e em desacordo com a ciência, mas nao aponta nada. Ficar só na declaração genericar.Difere do Jose Mario Chaves que demonstra os equívocos propalados, como por exemplo falar que aprende quem escreve quando não há um mísero estudo que corrobore tal afirmação.
@@VoltsconcursosCordiais saudações, meu caro. Diariamente, cerca de 50 bilhões de células em nosso corpo são substituídas, resultando em uma renovação completa do corpo humano ao longo de um ano. Isso levanta um questionamento interessante: se nossas células estão em constante renovação, como as memórias podem durar 10, 20, 30 anos ou mais? Isso quer dizer que a memória e a aprendizagem não podem ser um fenômeno neural. Meu caro, crer em discursos de pessoas simplesmente pelo fato de elas se apresentarem como autoridades é de muita ingenuidade. Caso deseje aprender mais comigo estarei ao seu dispor.
Eu li o livro dele no final de 2022. Desde então, deixei de lado a crença de que a releitura faria com que eu consolidasse os estudos. Optei por utilizar o Anki, que me obriga a estudar de forma ativa - para elaborar os cards e responder diariamente os que o sistema indica. Hoje, além de manter os estudos com o Anki, também verifiquei a necessidade de organizar os estudos e tentar identificar - por meio de questões e informações de cursos - quais são os pontos das matérias que devem ser priorizados. Ou seja, além do estudo ativo, pode ser necessária uma estratégia para dar conta de tanto conteúdo.
cara, organizar os estudos é minha criptonita, eu sou programador e fazer de forma organizada algo que não seja código, me deixa doido. kkkkkk
Faço a mesma coisa, separo os conteúdo tudo no anki é um estudo full ativo. MUITO BOM.
Exemplo: agora estou focado nos correios, crio a matéria correios e separo em subtópicos e vou fazendo flashcard das matérias.
Nunca fiz nenhum resumo enquanto agora estudante para concurso e até me questionei algumas vezes se eu estava errado por essa 'omissão', pois a grande maioria dos concurseiros fazem muitos resumos. Descobri que o melhor método para meu aprendizado é assistindo aulas, lendo simultaneamente o PDF acessório da aula e em seguida praticando por meio de questões.
Assistir esse vídeo que reafirma minha prática me trouxe bastante alívio.
Parabéns pelos conteúdos, Guilherme. Desejo a você muito sucesso...
sem dúvidas! Eu tinha começado com redação, mas em poucos dias vi que isso era uma grande perca de tempo, principalmente pq gastava muito tempo resumindo um assunto e não voltava, e com isso eu não avançava. Parei, então comecei a assistir as aulas com um grau maior de atenção e ir pra questões. muito melhor e com um entendimento melhor do assunto.
@@anonima9634 fiquei feliz porque faço exatamente assim e fui criticada
mano kkk faz tudo
faz questão, resumo, flahscard, anki.... tudo mano
não existe receita
@@Digaozin-fk8ucFui aprovado em 2 fazendo resumos e respondendo bastante questões. Acho que o resumo ajuda na hora de uma revisão rápida.
Entrevista maravilhosa!!! O canal sempre trazendo conteúdos indispensáveis, muito obrigado pelo vídeo.
Foi mesmo obrigado por sempre acompanhar!!!
@@Voltsconcursosprofessor gostei do tema do video em si, me ajudou muito , mas te achei um pouco introspectivo , meio acanhado e intimidado com o convidado , talvez por ele ser um doutor , uma autoridade . Sei lá, posso estar enganada , mas não achei natural a entrevista , senti que o senhor deslocado , meio nervoso.
@@bethinhacampos1241😅😅 pqp
Guilherme seguir vc é crescer intelectualmente , depoimento gostoso de ouvir que exemplo bom
Puxa, eu aprendo mto tb!!! obrigado por sempre acompanhar!!!
@voltsconcursos , seria muito interessante se você fizesse uma pesquisa com os aprovados nos concursos jurídicos mais difíceis( promotor, juiz, defensor, procurador, etc..) E perguntar para eles quais cursinhos usaram, tecnicas, etc...
@@DjonatanLuizdeSouza Dificil é chegar nesses grupos amigo, mas a ideia é muito boa
@@Voltsconcursos entendi, torço para que dê certo! 🙏🙏🙏 Parabéns pela live de hoje, foi um excelente conteúdo!! Que Deus continue abençoando o teu trabalho!! 👏👏🙏
Tem o Dr William Douglas foi o papo dos concursos no Brasil
@@Voltsconcursos Olá, Guilherme! Em seus videos, eu já vi um em que você menciona as estatísticas de um concurso da área fiscal ( não lembro qual, exatamente). Em todo caso, se você desejar verificar uma análise estatística de outro concurso da área fiscal (Sefaz MG), você pode encontra no perfil do Lucas Santos (lucass.concursos). 👍👍
Boa. Estou esperando essa pesquisa.
Todo estudante/concurseiro deveria ler esse livro. Muito obrigado professor 👏🏼👏🏼🙏🏽
Prof. José Mário é sem dúvidas um dos maiores nomes do mundo pedagógico atual.
Li o livro dele, coloquei em prática, e obtive êxito nos simulados da PF.
Recomendo completamente o livro do José Mário Chaves.
O que vc percebeu que foi responsável pelo seu desempenho melhorar? Estou pensando em comprar esse livro...
@ivan.5 Ler o livro e colocá-lo em prática.
Parei de apenas cogitar.
@@economicovendedor8030 Qual prática?
@@ivan.5 São passos que se complementam. Não dá para listar todos.
Compra o livro ou baixa gratuitamente o PDF na internet.
melhor canal sobre concursos públicos no Brasil
Obrigado Matheus!!! tmj!
Eu tenho o hábito de fazer resumos desde a época que da escola, e continuo fazendo até hoje, mesmo concordando com o pesquisador e professor entrevistado no vídeo, pelos seguintes motivos: 1. Quando há conteúdos relacionados a certa disciplina esparsos em diversas fontes, eu os reúno em um mesmo caderno de resumo e esse caderno me serve como fonte de revisão depois. Dá trabalho pra montar, mas, no momento de fazer revisão, agiliza e garante que terei acesso a todo ou a pelo menos 90% do conteúdo relevante da disciplina; 2. Ao elaborar meus resumos, procuro reelaborar, por exemplo, um artigo de lei, para uma ordem de escrita que fica mais simplificada e mais fácil de colar na mente. 3. Utilizo o resumo para registrar conclusões que eu tirei ao longo do estudo, mas que se eu for reler uma lei seca, um PDF de cursinho, ou mesmo material de determinado site, essas conclusões não estarão lá. Desse modo, depois de um tempo sem contato com o resumo, entro em ação com a técnica de repetição espaçada e, por óbvio, terei dúvidas se as minhas conclusões registradas no resumo são de fato corretas, ou se foram conclusões deturpadas por algum equívoco no estudo inicial, ou ainda se as conclusões se tornaram desatualizadas (por conta de uma alteração na lei ou na jurisprudência, por exemplo). Isso me ajuda a ficar bastante detalhes dos conteúdos, pois acabou tendo que exercitar a estratégia de não aceitar passivamente o meu viés de confirmação. Agora, chega um momento que o resumo se torna só mais do mesmo e aí o jeito é resolver centenas de questões.
Qual a desvantagem que eu vejo desse método: leva tempo, bastante tempo pra fazer, mas tenho fixado bastante conteúdo assim.. ah, e uso flashcards como material de apoio também.
Outra coisa que eu gosto é de pegar um trecho que quero aprender de uma lei em PDF e destacar palavras chaves nos artigos mais relevantes/com maior tendência de cair, e ir fazendo anotações e comentários, que me ajudam a ter o contato com a lei seca, ao mesmo tempo que consigo adentrar por camadas extras de raciocínio acerca dessa lei, por exemplo: jurisprudências, doutrina, casos concretos, pegadinhas de provas anteriores e etc...
E, pra finalizar, mnemônicos. Uso e abuso deles sempre que é possível.
Uma aula , parabéns e obrigado 😊
Muito bom! Na próxima vida vc passa!
Nessa mesma abordagem de Estudo Ativo, Como Sugestão ao Guilherme: Entrevistar o Marcelo Magalhães Barros. Ele é Auditor Fiscal de Santa Catarina, e aprovado em vários concursos estudando apenas por questões. Ou seja, o único material dele era a assinatura de uma plataforma de questões.
impossível
@DofusPlayer107 No caso dele foi possível!!
@@EmersonCavalcante_ a maioria das pessoas que falam que estudaram "apenas" por questão esquecem o momento em que tiveram contato com aquele conteúdo
@@DofusPlayer107 Você tem todo o direito de não acreditar! Afinal, essa forma de estudo não é nada comum!
@@EmersonCavalcante_ voce tem todo o direito de acreditar e se iludir
É uma Honra ter 🇧🇷 tão Vitoriosos🥇🏆 , e que a mídia aqui silencia
Que vídeo maravilhoso, a única coisa que incomodou foi o tanto de propaganda do RUclips mesmo. Continue trazendo vídeos nesse formato e sobre essa temática que ajuda demais, abraço!
Desculpa irmao .. mas ten q pagar as contas....
Construir roteiro .. estudo/estruturar minimamente o q vai fazer... Tipo Resumo com livro fechado - Buscar na memoria ! Comeca em uma memoria e vai para outra , vai criando o processo bioquímico...tudo a ver!
-Amei ouvir os
professores em diálogo! 🎉
Puxa Claudia. Obrigado pelo carinho. De coração!!!
Já passei na PMMG, PCSP, Secretaria de Trânsito (Maricá), e agora to indo pra cima dos tribunais para APJ!
Sempre com o mesmo método: Questões, Simulados, Provas e buscar aprender meus erros recorrentes em cada um deles.
No inicio pode parecer que você nao sabe nada pq tira 30 a 40% na prova ou simulado. Depois de uns meses você já está beirando os 70%. E depois você ja esta no ritmo para trabalhar duro até os 90%.
Exatamente entrevista. Eu já tinha lido o livro do excelentíssimo senhor José.
Muito bom mesmo. É o livro mais confiável nessa área.
Muito bom, estava precisando de um bom livro pra agregar em minha "biblioteca" mesmo, vlw!
Que bom q gostou, valeu por acompanhar o canal!
O livro dele é sensacional, Você não sabe estudar, tem muitas dicas valiosas e comprovações sobre estudos ineficaze e os mais recomendados.
Com resumos voce tambem é aprovado mas demora mais tempo, enquanto voce esta fazendo resumos eu ja bati o edital 5x. Conheco juizes, promotores e auditores 1ue foram aprovados com apenas a repetição e questões. Entao cada pessoa aprende de uma forma.
Concordo ☝️ Plenamente com o Colega aqui, REPETIÇÃO E QUESTÃO
usarei um EX.: Assistiu Direito Tributário com Professor Ricardo Alexandre, curso dele todo velocidade normal
terminar veja normalmente 1.2
e assim até internaliza o conteúdo.
Que vídeo sensacional!! Obrigado por esse presentão, Volts!
Obrigado vc por acompanhar!!!
Justamente eu que sou adepto do estudo por questões, recebo a indicação desse vídeo. Gostei muito desse conteúdo.
Sou concurseiro e Mentor para alguns concursos, eterno aluno de direito, pós graduando em Neuroaprendizagem.
Esse canal é o melhor!
Obrigado pelo feedback amigo!!!
Li esse livro no meio desse ano e posso dizer que é um livro muito esclarecedor, valeu a pena pra min.
Maravilha de entrevista ❤❤❤❤❤
Obrigado amigo por sempre acompanhar!!!
Tenho o livro do Mário Chaves e é um material maravilhoso, pois ele oferece diversas abordagens de técnicas de estudos, metodologias e comparativos que são essenciais ao concurseiro, pois ao invés de anular e rejeitar simplesmente métodos menos eficientes ou padronizados pelo mercado, ele mostra que até estes podem ser o adequado a depender do perfil do aluno. Eu mesmo tenho a obra do Prof Pier, que traz algumas metodologias contestadas pelo Márcio Chaves, mas que ao meu ver, são boas abordagens, ainda que tenha muita orientação tirada apenas por observações e conclusões empíricas.
Vale muito a pena o livro, junto com o do William Douglas e o do Prof Pier (ainda que aborde métodos contestado por ele) é um dos melhores que já li.
Parabéns, uma entrevista sensacional!
Muito bom, conteúdo extremamente relevante !
❤️🇧🇷❤️ ENTREVISTA INCRÍVEL ❤️🇧🇷❤️
Que vídeo incrível! "Já até armazenei nos favoritos".
Excelente!!!
Obrigado pela força! Essa live foi épica!
Parabéns pela iniciativa de trazer esse excelente profissional!
Ótimo conteúdo!
Valeu pela força! 😄
ótimo vídeo 👏🏻
Obrigado por acompanhar a conversa. 😊
Com certeza é o melhor livro
Hoje faço resumos e os vejo da seguinte forma: os resumos que faço servem como filtros de conteúdo. O texto que seria uma marcação eu copio e colo no Word, então tenho, em cinco ou seis páginas, o conteúdo de umas trinta páginas do PDF. Fazer marcações é pouca coisa mais rápida, mas ficar passando páginas na hora da revisão é muito demorado. Mais fácil ler poucas páginas com 100% do conteúdo que considero necessário.
Não uso flashcards porque, até então, me parecida dar muito mais trabalho fazê-los do que criar um resumo. Passei dessa forma, e de primeira, na PM PR e, anos depois, de primeira na PCPR.
Outro problema seriam as questões. Como eu estou estudando para concurso fiscal, as questões do PDF não são suficientes para abranger todo o conteúdo, afinal, sempre vai alguma coisa que está na teoria e não está abrangido nas questões (por mais que vc resolva provas anteriores), sendo que geralmente poucas questões representam a diferença entre estar aprovado ou não. Isso sem contar que tem aulas que são enormes (precisando de várias sessões de estudos para finalizá-las) e as questões estão só no final da aula, aí tem que ficar caçando questões daquele trecho específico, o que dá muito trabalho. Por isso, creio que o resumo (desde que não seja à mão) é um ótimo complemento para as questões.
Contudo, descobri ontem o tal do NotebookLM, que acho que pode mudar meu método de estudos. Vou testar da seguinte forma: estudo um tópico, copio tudo que eu estudei, jogo no NotebookLM, e peço pra gerar, por exemplo, 10 questões “certo/errado” e 10 múltipla escolha. Quando for um tópico que tenha muitas questões anteriores de concurso, aí dá pra dispensar a IA. Vamos ver se dá certo.
NotebookLM???
E por qual motivo você não compra resumos e flashcards prontos?
@@FalhaZero cada pessoa entende a matéria de uma forma diferente e precisa de profundidades diferentes a depender, por exemplo, do concurso ou do nível de compreensão do conteúdo, portanto, resumos e flashcards devem ser extremamente subjetivos, baseados na necessidade pessoal de cada pessoa.
Os materiais prontos podem ser mais aprofundados ou menos do que aquilo que você precisa. Além disso, podem conter partes da matéria que são desnecessárias para a compreensão da pessoa e outras partes que não trazem o o conhecimento necessário, ou seja, eles podem ser prolixos em alguns casos e superficiais em outros. Por isso, eu, particularmente, não gosto de resumos, ou congêneres, feitos por terceiros.
@@leandrofurlancarneiro3650 Sim, mas acho válido pesar o custo-benefício, dependendo do tempo até sua prova e também do número de resumos que você já produziu. Colocando na balança o tempo de produção dos materiais e atraso no avanço e de outro lado ter os resumos prontos e perder bem menos tempo lendo informações que talvez você não precise ler, pois já tinha afinidade. Nessa segunda opção, elaborando um caderno de erros ou algum tipo de anotação conforme as dificuldades encontradas na resolução de questões como complemento. Mas é só um toque para o raciocínio, concordo que cada um tem sua forma de aprender, mas acredito que é válido o pensamento nesse sentido.
Eu também faço isso!! E estou muito bem nos estudos. Não acredito nisso, sobre não usar resumo.
Canal top
Estou estudando ha pouco tempo e realmente fazer resumos, ficar anotando, tá me tomando muito tempo, já estou mudando de estrategia.
Olha dica pra vida. Saia sempre da manada quando muitas pessoas estiverem fazendo as mesmas coisas desconfie 😅
Nos estudos para primeiro prova que fiz, eu literalmente copiei a lei completa do pacote anticrimes no caderno. Foi assim que aprendi estudar na escola, copiar o texto todo e depois responder as perguntas. Aprendemos tudo errado, nos ensinam de qualquer jeito. O estudo é ineficiente assim, se eu posso buscar a informação fazendo pesquisas, quantas vezes eu quiser, para que anotar?
@@fernandorodrigues4453 muito obrigada pelo seu comentário!😊 creio q é bem isso mesmo.
@@fernandorodrigues4453que aula, irmão! Obrigado. Deus te abençoe sempre!
@comprei o livro dele ...recomendo a quem nunca leu um livro sério acerca de concursos públicos
O livro dele é muito bom.
Resumo não é um estudo passivo, porque a pessoa exercita o cérebro ao selecionar os aspectos relevantes.
Você não está errado, em tese.
O maior problema é o custoxbenefício em função do tempo que temos.
Uns dos melhores livros em
Bom
aii gente, o problema não é fazer resumo.. é não saber como fazer e tentar elaborar esse material com um edital aberto. Demora realmente tempo e habilidade.
Fiz MUITO reusmo, meus cadernos e meu material PRA MIM é o melhor que tem. Só eu sei as minhas dificuldades e os pontos que eu preciso ter atenção. Fora que pra uma consulta rápida e uma revisão é maravilhoso. A galera que é contra resumo geralmente quer te vender o resumo que ele fez.
exatamente, não faça o seu, compre o meu kkk
Meu intendimento:
1° resumir durante a aula é perda transcrevendo é errado, pois é um estudo passivo.
2° estudar ativamente é criar flash cards, fazer questões, tentar lembrar do conteúdo sem vê o material, criar perguntas sobre o conteúdo, fazer questões....
Muito bom. Parabéns. Acredito q reeleitura é após a revisão ativa quando vc identificar as falhas .
Feito PRIMEIRO isso.
Em um segundo momento não necessariamente na MESMA sessão de EDTUDO . vc sabe que precisa RELLER os pontos que vc não aprendeu. E depois .
Treinar novamente.
Acredito e que as pessoas tratam coisas normais como super novidades para vender.
Resumo e algo q vc tem q fazer baseado em erros das questões. Ou assuntos q precisa DECORAR . Mas resumo do q vc acha importante N faz sentido. Tratando de concurso. Resumo tem q vir após erros nas questões. E aí faz tudo .
Estudo ativo questão e tudo.
Volks
Trás um.vudeo de como estudar português para concurso.
Por favor irmão.
Parabéns
O que seria intercalação? Significa alternar matérias?
Isso mesmo irmão...
1- espaçamento
2-intercalação
3-estudo ativo
4-construir um roteiro de estudo
o que seria intercalação ? intercalar matérias ?
estudo ativo - flash card , questoes , dar aula sobre assunto, criar perguntas. NÃO É FAZER RESUMOS.
Isso mesmo irmão intercalar as matérias!!
Invés de estudar um único assunto por dia, semana ou mês você estuda esse assunto e mais um ou dois e vai alternando eles nos seus estudos, como por exemplo, estudar um assunto de matemática e de português no mesmo dia
Mas como eu faria minhas questoes no anki certa ou errado ?
Ou questoes abertas de perguntas e respostas ?
Uso chatgpt para fazer montar as questoes jogo pdf e ele faz
O tempo que o estudante perde fazendo resumo ele pode usar em resolução massiva de questões, isso sim deixa ele mais próximo da aprovação
Eu prefiro assistir aula e em seguida fazer questões sempre lendo o artigo da resposta e marcando. Depois dou uma lida no pdf e faço anotações breves. Post it no vade e la vamos nós!
13 pós... mas e as séries, estão em dias ? (brincadeira rsrsrs)
A melhor coisa que fiz e mudou meu aprendizado: troquei as videoaulas por PDFs e resumos no caderno, pelo Anki. Só vou para as videoaulas quando sinto alguma duficuldade.
Cada pessoa tem uma preferência, mas uma coisa é lógica: um Anki na mão te dá a possibilidade de revisar até quando tá numa fila de mercado! Kkkkk
posso criar perguntas e colocar como flash cards quando estiver estudando para evitar voltar na aula estudada caso esqueca mesmo fazendo o estudo ativo?
O cara tem a voz do Serjão Berranteiro kkk tirando a brincadeira ótima entrevista. Uma pena que foi curta.
É so a primeira parte pessoal....
😂😂😂😂😂😂
E as leis, tem que ler todos os artigos de todas elas ?
Se não tiver conhecimento da matéria,usa a mesma tese?Ou tem que ver PDF ou vídeo aula?
Tem q ver sim. Veja ele falou que focaria em estudo ativo. Isso nao significa que ele deixaria de assistir aula ou ler um PDF....
@Voltsconcursos excelente conteúdo 👏👏
Leia o PDF, destacando o que julgar mais importante. Após isso, assista vídeoaula, pois nelas é mais fácil observar, até mesmo a partir da entonação da fala do professor, o que é importante. Depois disso, volte ao material e atualize os destaques. No dia seguinte, revise, fzzendo questões, o que é uma revisão ativa. Após isso, você vai atualizar o que destacou. Após tudo isso, você vai começar a notar que tua mente quer criar esquemas, diagramas, quando julgar necessário. Aí sim você pega papel e caneta (ou digital) e cria esquemas com pouquíssimas palavras, para fazer, a partir disso, revisões ativas, análogas a flashcards. Além de tudo isso, há diversos estudos analisando a razão hormonal por trás da memorização. Alguns mostram relação desse processo com a vasopressina, hormônio armazenado e secretado pela glândula pituitária. Com isso, quero dizer que não há método milagroso, pos dependemos também do nosso arranjo neuroquímico.
Uma boa forma é vc primeiro fazer questões e depois ir para a matéria, acredito que isso deixa o seu cérebro mais alerta.
@@nicolascarvalho9981amigo, mas isso que você falou demora muuuito pra fazer
Concordo com a criação do resumo de maneira mecanizada (copia e cola), mas uma pergunta: Em concurso com 14 matérias mais de 500 tópicos como que revisa? Não estou criticando é curiosidade mesmo. Obrigada!
Parece que o Sistema implanta isso nas nossas Crianças!!!
Exemplo disso;
Pessoas que não dominam o Assunto, e querem ter sempre Razão no grito 😮
No final é sempre mais fácil criticar o professor pela nossa falta de dedicação. Se fosse tão simples, bastaria mostrar pra eles esse vídeo e pronto, tudo resolvido. Mas a verdade é que, mesmo que um professor te fale tudo que o entrevistado falou, ainda vai depender de você na grande maior parte. O que falta na imensa maioria das vezes é interesse do aluno. Ah mais o professor é que tem que despertar esse interesse.. Interessante é que o comentário mais comum de vídeo aulas no RUclips é "nossa, vc explicou em 5 min o que meu professor demorou horas na escola.." vai vendo, a diferença aí é que o aluno finalmente se interessou, seja porque está na véspera da prova ou agora precisa saber daquele conteúdo porque quer passar em um concurso..
Então o certo seria ver vídeo aulas ou ler PDF e fazer questões? E como faria as revisões?
Questões. Vc faz um caderno de erros ou dá olhada no tópico do pdf do assunto que errou.
Resumo . E para provas discursiva. Ponto.
Objetivo. Xzinho. E como os srs há dizem.
A resposta está lá.
Resumo e para provas escritas e oral
Eu fui aprovado em dois concursos e o metodo que usei foi o ativo também, eu estudo em cima de questões e monto flashcards no anki. O anki é uma ferramenta poderosa se bem usada. Muitas vezes quando tô resolvendo as questões de assunto que ja vi, a minha memória trás a resposta instantaneamente, fico até rindo com a questão e falando "caraca isso eu lembro pq ta nos meus flashcards", tem questões mesmo que já respondo no automático, nem bato cabeça. Mas estudar por questões é diferente de resolver questões, não confundam uma coisa com a outra. E depois de estudar as questões se quiser ir vê a teoria sobre o assunto que estava estudando é bom, pq aí vc vai estudar na teoria o que realmente cai e como cai, assim não vai perder tempo com textos que nem se quer caem.
Flashcards Anki é pago?
@edimardutra4558 app gratuito tanto para PC quanto para Android
Pessoal, como faz se eu fico entediado com PDFs? Vídeo aula é mais dinâmica e eu aprendo muito fácil com questões após a aula. Agora no PDF, consigo ler 1 página e meia e já fico extremamente te entendido e começo a não absorver nada
foca no que te faz aprender, quando o conteúdo das videoaulas não for o suficiente, consulte o pdf
Guilherme não vejo o link do livro do professor?
Ta na descrição, mas segue aqui:
Link de compra do livro Você não sabe estudar!, o MELHOR LIVRO DO BRASIL sobre como estudar!
Amazon:
www.amazon.com.br/Voc%C3%AA-n%C3%A3o-sabe-estudar-vestibulandos-ebook/dp/B0BLMB1688/ref=tmm_kin_swatch_0?_encoding=UTF8&qid=1679958945&sr=8-1
Shopee:
shopee.com.br/Livro-Voce-Nao-Sabe-Estudar-i.373764493.18999443046?sp_atk=e839de30-8a1d-4f61-ae83-b0202f18879f&xptdk=e839de30-8a1d-4f61-ae83-b0202f18879f
Eu li esse livro depois que vc recomendou em um de seus vídeos antigos.
Livro ótimo!!
Concerteza entrou pra lista dos livros mais importantes que eu já li na vida!
Só agradecimentos!
😁
Feliz q pude te ajudar amigo. O livro realmente é excelente!!!
Manda em PDF aí, e-mail
Ia ajudar dms mano
Aprendeu bastante, principalmente português.
Então ler o PDF não é recomendável?
Óbvio que sim, se você não lê, você não tem base pra responder nada.
O que ele diz é a leitura passiva, ou seja, apenas ler, isso não funciona.
Porém, se você lê fazendo marcações estratégicas e depois construir flashcards, você consegue absorve mais o conteúdo
Exatamente o que o Eduardo falou!!!
Não anote nada na primeira vez em que você ler! Apenas destaque aquilo que é importante, o que é possível descobrir a partir da indicação do professor ou após fazer questões, onde se vê a real incidência.
Ler é diferente de estudar. Estudo exige a memorização de conceitos, além de que em Concursos é acompanhado de questões. No meu caso, o uso de flashcards têm ajudado bastante em uma revisão ativa e a não gastar muito tempo fazendo anotações
Permita-me, uma discordância, na escola hoje, a coisa mais difícil é você fazer um aluno ler , o que ele diz sobre estudo passivo, ler é importante sim.
Alguém sabe me dizer se a mentoria dessa careca é boa?
a mentoria da careca? Seria o q o acompanhamento do crescimento capilar?
@Voltsconcursos A mentoria do senhor mesmo. Kkkk
Kkkkkk
Isso está me lembrando um vídeo sobre alunos de Medicina em que o melhor aluno da turma lia três ou quatro bibliografias diferentes para cada assunto e fazia questionamentos na própria cabeça, enquanto os outros reliam 10x o mesmo manual e tomavam apenas notas.
Na minha realidade, se um manual de Administração ou Direito não é para mim e não consigo aprender por ele, posso bater o pé mil vezes, que não vai funcionar. Não vou entender, muito menos memorizar aquilo.
É o esforço intelectual... tem pessoas q aprendem mto bem elaborando resumos, outras apenas lendo. Tem pessoas d todo tipo passando mto bem em concurso
Oh gente, quando vejo especialistas determinando como voce deve aprender eu fico com "pulguinha" atras da orelha.
Experimente. Passe 1 mes fazendo resumos (nao é copiar. É esquematizar, rabiscar, anotar como se fosse a cola de prova). Faca isso 1 mes. Revise sempre seus resumos. Porque anotar e nao revisar realmente é perda de tempo.
Revise muito.
Chega uma hora q vc sabe seus esquemas e notas de cabeca a ponto de visualizar a pagina.
Experimente e veja o que é melhor p vc.
Agora, se nao for pra vc anorar o que voce precisa, nao compre anotacoes de outras pessoas. Isso sim é perda de tempo e de dinheiro.
Obrigado por sempre acompanhar Tornello!!!
Guilherme, eu nao chego a fazer resumos mas sempre tenho feito em um folha a materia com o assunto e os tópicos do mesmo. Pra ter uma base do que já estudei e deixar organizado. Tambem funciona como estudo ativo, ver o topicos e lembrar os conceitos?
Ver os topicos e lembrar os conceitos seria. a feitura do materia ( se estiver copiando) nao seria um estudo ativo.
@Voltsconcursos entendi, serve mais como um mapa, para ter certeza que não estou esquecendo nenhum tópico dentro daquele assunto. Caso não me lembre do conceito, volto a teoria do tópico específico. Obrigado pela atenção 😉
Acho que não tem um melhor jeito de estudar, depende de pessoa para pessoa, eu faria isso eu faria aquilo, o método de estudar de uma pessoa não deve ser igual para ninguém, cada um tem que encontrar a melhor maneira analisando vc mesmo, e claro que o cara fala de estudo ativo, isso e meio óbvio de dizer, eu vou estudar da minha maneira. E incrível como um monte de gente passa em um concurso depois não assume o cargo e sai vendendo um monte de baboseiras.
Ao meu ver e baseado nos meus estudos, resumos são uma grande perca de tempo: é apenas material extra pra me dar mais trabalho de ler e gastar mais tempo e não ajuda em nada.
Já tenho livros especialmente focados em concursos públicos e já resumidos, porque vou perder meu tempo produzindo mais conteúdo extra e inútil?
Não é uma *PERDA de tempo. Depende da concentração e habilidade intelectual de cada um. Em geral a pessoa q faz seu resumo a partir d 1 melhor material aprende bem mais que aquela q estudou apenas por resumos ou exclusivamente por questões. Basta analisar algumas dezenas de depoimentos de concurso de alto nível para constatar isso.
@Jaspe_C Cara, eu falei segundo a experiência que eu tive de acordo com os meus estudos e, sim, foi perda de tempo. Se você não concorda, tudo bem, fique em paz, mas tenha em mente que eu cheguei nessa conclusão com a minha experiência pessoal e dei a minha opinião pessoal.
Estranho delegado e advogado são chamados de doutores e muitos só tem graduação. O professor estuda doutorado e é chamado de professor 😢
O vídeo é bom, mas peca ao não separar as coisas. Técnica de aprendizagem é uma coisa, memorização é outra história. Eu posso memorizar um assunto sem saber nada a respeito disso.
Ope
Opaaa!!!!
O próprio professor disse que poderia comprar um resumo pronto.
Eu até entendo que o ideal é o seu resumo, mas um pronto eu acho muito mais interessante pra mim, pois eu tenho um tablet com caneta, então eu posso sempre acrescentar minhas informações aos materiais que adquiro, economizando muito tempo e tem sim bons materiais para comprar ou adquirir.
Eu não faço resumos a mão exatamente pelo tempo enorme que se gasta com isso.
Não existe uma regra. Fim!
As coisas nao sao ta simples assim.... Por exemplo vou copiar meu conteúdo para estudar. Isso demora e não funciona. Logo, seria uma regra copiar não deve ser usado como método de estudo....
@@Voltsconcursos O problema não é o resumo e sim o indivíduo querer copiar uma bíblia eu já fiz isso e me ferrei... resumo é DIMINUIR o máximo as informações contendo somente o necessário para absorção do conteúdo... No máximo umas folha inteira... aí sim! Eu faço isso... e to gostando
O vídeo apresenta uma série de informações falsas e imprecisas sobre memória e aprendizagem, contrastando com o que a ciência comprovadamente indica. O autor, que se apresenta como autoridade no assunto, na verdade demonstra um profundo desconhecimento sobre o tema, propondo técnicas de estudo ineficazes e até mesmo prejudiciais. Suas afirmações são tão equivocadas que o oposto do que ele sugere seria mais próximo da verdade.
Acho mto fácil falar q e impreciso e em desacordo com a ciência, mas nao aponta nada. Ficar só na declaração genericar.Difere do Jose Mario Chaves que demonstra os equívocos propalados, como por exemplo falar que aprende quem escreve quando não há um mísero estudo que corrobore tal afirmação.
@@VoltsconcursosCordiais saudações, meu caro. Diariamente, cerca de 50 bilhões de células em nosso corpo são substituídas, resultando em uma renovação completa do corpo humano ao longo de um ano. Isso levanta um questionamento interessante: se nossas células estão em constante renovação, como as memórias podem durar 10, 20, 30 anos ou mais? Isso quer dizer que a memória e a aprendizagem não podem ser um fenômeno neural. Meu caro, crer em discursos de pessoas simplesmente pelo fato de elas se apresentarem como autoridades é de muita ingenuidade. Caso deseje aprender mais comigo estarei ao seu dispor.
@@joaoandre1296😂😂😂😂 OS COMENTÁRIOS SÃO DEMAIS