Eu passei em dois concursos de Tribunal. Fui Técnico Judiciário e sou Analista Judiciário. Atualmente estudando para concurso de Magistratura estadual. Já usei vários métodos de estudo, mas o que realmente observei que funciona e não funciona pra mim é: 1) videoaula consome muito tempo. Só vejo nas matérias que tenho mais dificuldade e em assuntos específicos. 2) minhas pontuações só subiram quando passei a ler a lei seca, separando aqueles artigos que tem cara de prova. Alguns você já sabe que são meio irrelevantes pra cair. 3) responder questões em sites especializados e ver todas as alternativas que te geraram dúvida ou que você errou. Ir buscar a resposta correta e identificar porque você errou, corrigir o erro. 4) concursos de carreira jurídica precisa estudar os informativos do STJ e STF pelo menos 3 anos anteriores as provas e isso tem que ser como se alimentar, todo dia um pouco pra não acumular. 5) Pessoas muito detalhistas e organizadas se sentem melhor estudando uma matéria por vez até acabar ou uma por dia. 6) Não adianta ficar 8hs sentado se você não tiver realmente concentrado e sem interferências. Melhor fazer menos tempo e com peque as pausas a cada hora de estudo. 7) usar material de cursinhos especializados pode te economizar alguns anos de estudo, porque eles filtram o que cai e o que não. 8) livros somente para matérias muito doutrinárias e em tópicos específicos. 9) fazer revisão não é perder tempo. Você vai esquecer parte das informações que leu. Então precisa revisitar tudo superficialmente. 10) rotina e disciplina são mais importantes que estudar um dia inteiro e passar dois sem ler nada. Estude de segunda a sábado. Pra mim tem funcionado!
concordo com quase tudo que vc falou, mas não consigo aprender, principalmente esses assuntos que não são da minha área, se não for assistindo video aula.
Excluí o aplicativo do instagram, facebook, twitter e tiktok, estudava durante todo o dia, mas não sei precisar a quantidade de horas líquidas. (isso nem importa). Cortei relacionamento, recusava qualquer convite pra sair. Não pedi demissão e nem faltei aula na faculdade. A escala 12x36 me possibilitou ter de 2 a 3 dias livres por semana. fazia praticamente 2 simulados por semana, minissimulados, e muitas questões. Tentava conversar sobre leis, direito constitucional, direito penal com todos em casa e isso ajudava a fixar. Basicamente isso me fez ser aprovado em 4 meses de estudo com edital aberto. e com zero experiência prévia em concurso.
@@lglu7187 cara, o meu concurso em específico nao teve redação. Mas o segredo pra redação q usei no Enem, por exemplo, foi ter domínio da língua portuguesa e ter massificado uma estrutura de redação. Ler muitas redações com nota acima de 900 vai te ajudar muito.
Sou concursado e recentemente dei aula para os novos integrantes do órgão onde trabalho. Ao receber a solicitação de amizade deles no Instagram, pude constatar que todos eles, sem exceção, não tinham uma vida em rede social ativa. Isso só mostra o quanto as redes sociais são nocivas. A partir daí, apaguei meu Instagram...minha vida melhorou muito em foco, produtividade, leitura e etc.
Sim, acho muito difícil ficar 100% sem internet mas que é de extrema importância direcionar o que você vai gastar seu tempo consumindo aqui. Eu passava mais de 6h no Instagram, vendo mulheres esbeltas (a base de lipo), e me frustando achando que malhar não me dava resultados, via as pessoas viajando, sendo felizes, e eu sem tomar banho, me sentindo um lixo. Mas me deu um clique no cérebro e consegui pôr em prática a vontade de mudar. Tenho instagram mas não baixado no celular, se vou assistir algo no ytb, sempre é direcionado a estudos, livros, política, concurso, e matérias de meu interesse, jamais consumo coisa de fofoca e de vida alheia. Precisar aprender a viver com a realidade da internet é uma decisão difícil, mas jamais negativa.
Redes sociais são danosas não só para o emocional, mas para o aprendizado. Fragmenta muito nossa atenção, principalmente os reels. Tem vários especialistas na área da psicologia e da neurociência falando isso direto. Mas as empresas que estão por trás delas planejaram tudo para nos viciar.
Só uma dúvida meu amigo. No caso deles , a vida que você se refere é que eles não postavam nada , tipo só uma foto ? E instagram com poucos seguidores?
Fui aprovada em primeiro lugar pra analista jurídica do DETRAN do meu estado, após uma série contínua de reprovações anteriores e, pra mim, o divisor de águas foi dar uma chance pra minha forma particular de absorção de conteúdos (ainda muito criticada atualmente): videoaulas. Assistir com atenção (mesmo em velocidade acelerada), anotar tudo que julgo relevante (com base nas questões de concursos), depois imprimir essas anotações e ficar relendo. Pra mim deu certo uma vez, espero que dê novamente agora no CNU 🙏
Eu também absorvo muito com videoaulas. Eu tenho memória auditiva, então ajuda muito. Várias coisas lembro dos professores falando em aula até hoje. Cada um tem o seu método de aprendizado.
Interessante, Sou concursada tb , mas não nasprimeiras colocações. Aonde trabalho chegaram novos concursados do concurso deste ano, e por ser próximo do centro uns dos primeiros colocados escolheram a repartição em que trabalho. Eles realmente tem muitos pontos em comum. O que primeiro destaco é q são tds sem exceção muito autoconfiantes. Já são 3 meses de convivência e em pouco tempo já observei muitas virtudes neles. Perguntei se vieram de cursinhos e o que responderam foi muito parecido com o que descreve e o que foi explanado neste vídeo.
Você disse palavras chave: forma particular de absorção. E pra encontrar isso é ir testando. Parabéns pela Aprovação. Tô correndo atrás da minha e te digo que vídeo aula no 3x me ajudou demais. Em 20 a 30 min eu absorvia bastante conteúdo. Eoq vi nesse método, foi oq me levou a acertar mais questões e tb a somatória das revisões
@@Jm.miguel785 Vc não deu detalhes onde exatamente são suas dificuldades, mas provavelmente vc tem gaps em matemática básica. pq o que mais pega em matemática são as manipulações (por exemplo, é fácil vc aprender o processo de derivada, mas quando colocam uma fração vai complicar se vc não souber essa manipulação básica). Baixe o khan academy ou vai no canal do Ferretto e começa do zero. E quando estiver estudando, faça TODO o processo pra vc ir se acostumando a manipular esses dados.
@@jegomes7 Oi , obrigado por responder... minha dificuldade é figuras geométricas, geometria espacial, expressões com letras diferentes e demoro pra entender o que a questão está pedindo (perco um tempão lendo ) é claro que isso vai me atrapalhar no concurso....vou procurar o que tu indicou. Obrigado.
@@jegomes7 Só para ti ter uma idéia em janeiro fiz um concurso pra prefeitura perto da minha cidade e fui mal em matemática ( comparei com as notas dos outros candidatos) se eu tivesse acertado mais algumas questões tinha conseguido ficar nas vagas... dá vontade de chorar.
@@Jm.miguel785 Boa tarde , tudo bem? Matemetica só por video aula, au voce consegue aprender. Sou pessimo em matematica tb. O restante, uso a plataforma do TEC concursos.
Moça corajosa!!!! Parabéns! Eu fazia muitas questões para revisar e apontava meus pontos fracos. Consegui aprovação em 04 concursos públicos! Revisem!!!!!
Ok, estão fazendo assim, estuda um mês antes da prova, abre um vídeo-aula e fica olhando e fazendo outra coisa no celular, estuda uma vez por semana e acredita que vai passar...
Tem uma mulher que FOI APROVADA EM 10 CONCURSOS 😍😍 Ela ensinou tudo que ela fez para ser aprovada ❤❤ Nossa, tá me ajudando demais. 😍😍 O VIDEO DELA TÁ NA RESPOSTA ⬇
O que importa é como vc organiza as ideias na sua cabeça. O conteúdo tem q entrar e ficar . Como vc faz isso , é com vc. E te digo mais , olhe um video desse , e deu , vai estudar. Muito vídeo o tempo todo é tempo de estudo q vc perde .
Exato. Quem já viu muito vídeo sobre isso, dificilmente vai achar algo inédito. O inédito muitas vezes vem da própria pessoa, no decorrer do caminho...
a grande verdade é: cada video desses ensina uma metodologia q deu certo pra uma pessoa x. pra uma pessoa y pode funcionar diferente. assista uma meia duzia de videos e de o primeiro passo q é começar a estudar. no começo nao vai render, vai estar uma zona na sua cabeça, nada vai fazer sentido... provavelmente, grandes chances disso acontecer! só segue. q em breve as coisas vao se encaixando e vc vai conseguindo se organizar sentir q esta aprendendo e evoluir. e aí quando começa a evoluir deslancha. mas a maior verdade é: vc tem q aprender a estudar. o q da certo pra vc. so vai aprender estudando.
Eu já fiz isso, de entrar em contato com os primeiros colocados. Uma vez mandei mensagem para uma segunda colocada para o cargo de técnico do MPU/2009, e em outra situação mandei mensagem no privado(antigo fórumconcurseiro) para um recém aprovado para o cargo de Auditor do TCU/2015, em quarto ou quinto lugar, salvo engano. O nome dele acho que era Ricardo; o cara foi super gente boa e me escreveu um monte de coisas: umas duas páginas de dicas valiosíssimas e várias indicações de materiais (livros, cursos etc). Difícil isso hoje em dia. Quando alguém me pede informações sobre como fui aprovado, eu lembro de quando foram solícitos comigo; assim, faço questão de ser o mesmo com alguém na mesma situação.
@@felipemacedo867 Lá vai o textão(não é chat gp): se quer realmente estudar para concurso público, antes de tudo: 1º) Escolha uma área e foque nela (tribunais/MP, área de Gestão e Controle; área Fiscal, Policial etc. 2º) Planeje-se com muito antes do edital, primando pela disciplina e organização (espaço de estudo, tempo etc.); 3º) Antecipe-se para escolher um material de estudos; um principal e outro de apoio ou leitura complementar; não compre mais de dois cursos, foque apenas em um, de preferência o melhor e mais conceituado por aqueles que colecionam aprovações; 4º) Leitura de teoria aliada à resolução de questões. Monte um ciclo de estudos que se adeque a sua realidade e desempenho; 5º) Faça materiais de revisão ou resumos, sintéticos. Utilize como ponto de partida questões que você errou, por exemplo (caderno de questões); ** evite a todo custo as videoaulas; prefira estudar por livros/apostilas/material impresso ou PDF. Faça anotações no seu material, sem exageros; leia em voz clara e bom tom (pra você mesmo), com isso o cérebro vai “aprendendo”. Repita a leitura se necessário, fazendo “perguntas” a si mesmo e respondendo em seguida. 6º - A cada ciclo de estudo da teoria, ideal é fazer uma boa bateria de questões, de todas as disciplinas. Pode também fazer pequenos “simulados”, resolvendo um pouco de questões de cada matéria, para não esquecer (com o passar do tempo). 7º - para questões, eu uso o Tec Concursos. Lá também tem teorias da disciplina. Resolva somente questões da banca que realizará o concurso. Vá anotando as questões que errou (ou aquelas que acertou, mas não estava no seu material de estudo) e revise o tópico referente a ela. 8) Na resolução de questões (site) leia com atenção os comandos e os enunciados; é sempre bom ler o comentário do professor, bem como dos outros usuários (os que tem maior pontuação). Por fim, não estude com sono ou dor de cabeça, não procrastine; não espalhe para Deus e o mundo que você está estudando para concurso público; guarde dinheiro para investir em um bom material Se você for iniciante, o ideal é fazer um cursinho preparatório, para ganhar familiaridade e entender melhor o conteúdo (a menos que seja autodidata, como eu) . MEU CASO: não gasto dinheiro coahc ou mentorias; cursinho só online e em PDF. No mais, boa sorte.
Eu só consegui minha aprovação após eu cancelar minhas redes sociais e passei a estipular um horário para responder pessoas no WhatsApp. É uma escolha consciente de receber informações relevantes para seu objetivo (e não absorver um bombardeio de informações nas redes sociais). Quando vc está no trabalho, as pessoas entendem que vc está ocupado. Se vc não impor que é a mesma coisa nos estudos (ou seja, que seu estudo é seu trabalho), as pessoas vão achar que vc está sempre disponível!
2 месяца назад
Vou adotar sua ideia de estipular um horário para responder as pessoas no Wpp. Não tinha parado para pensar nisso. Às vezes, me sinto invadida. Como se a qualquer momento, todo mundo pudesse interromper minha rotina. Sou professora e meu Wpp é um caos.
Quando eu passei em 1º para o cargo que disputei no MPU e depois em 7º para o TCU, há 14 anos atrás, minha estratégia foi: a) escolher um conjunto de concursos que tivessem um núcleo comum e só fazer prova para eles; b) me preparar para estudar para esses concursos de alto nível por 3 anos (acabei passando ao final do primeiro ano para o MPU e do segundo para o TCU); c) fazer um levantamento do percentual de cada matéria que caía em cada concurso de interesse; d) distribuir as minhas horas disponíveis para estudos na mesma proporção que caía nas provas anteriores; d) na época, estava começando a ser difundidas as aulas em PDF... daí escolhi a do Ponto dos Concursos e estudei quase tudo por eles, fora alguns outros livros de referência; e) como gosto muito de ler, só usei os PDFs e não fiz curso presencial nem por vídeo; f) depois de ler a totalidade do material, fiz uma segunda leitura resumindo; g) ao final da leitura de cada tópico, eu fazia exercícios do tema na plataforma de exercícios; h) quando eu percebia que o resultado dos exercícios era muito melhor em determinadas matérias, eu redistribuia o tempo para contemplar as que eu não estava saindo tão bem; i) quando eu já estava mais avançado, fiz mapas mentais e já conseguia estudar só por eles, pelos resumos e questõe
Uma deficiência que percebia nos concorrentes em fóruns de discussão (e que na época nem sabia que era deficiência) consistia numa busca de conhecer as matérias em profundidade excessiva... os caras entravam em assuntos controversos e exploravam as mais profundas discussões doutrinárias, muitas vezes brigando com a banca. De minha parte, por fazer muiiiitas questões da banca, eu acertava e às vezes nem sabia o porquê... só sabia que aquele era o posicionamento da banca. Muitos colegas que se aprofundaram demais não passaram... muitas vezes construíram uma expertise superior em apenas em uma das muitas matérias cobradas e esqueceram de cada questão vale um ponto, a despeito de sua dificuldade ou da matéria a que pertença
Discordo em partes! Realmente nao existe formula mágica, mas cada um tem um jeito melhor de estudar e absorver e ai tem q procurar saber qual melhor forma p si
Não basta ler o conteúdo. Você tem que repeti-lo mentalmente e criando conexões neurais. É como se você estivesse se preparando para dar uma aula sobre o assunto. Revisar é pra quando você já viu/ leu o conteúdo programático. Concurso é acumulação de conhecimento.
O que gostei na entrevistada é que ela não quis enfiar fórmula mágica goela abaixo de ninguém. Ao contrário de alguns "especialistas" em concursos que gostam de falar que "você só passa se estudar desse jeito". Sou escrivão de Polícia Civil e passei na base de resumos em memos de 9 meses de estudo, e esses dias tive q ouvir um cara dizendo que resumo é furada.
Eu estudava todos os dias, alguns dias mais, outros menos. Eu não ficava marcando o tempo de estudo, apenas deixava fluir. Estudei no Natal e ano novo, parei apenas na hora dos fogos pra tomar uma cervejinha, dormir e bo dia seguinte acordar cedo pra estudar novamente. Quando não estava conseguindo me concentrar eu parava e ia fazer outra coisa, não forçava nada. Além disso fiz muita anotação, escrevia tudo. E nas aulas ao vivo pelo RUclips, eu não ficava falando bobagens no chat como muitos fazem e não prestam atenção a aula.
Sim ! Passei em dois. Só ressaltando que além de bater conteúdo, revisar, fazer questões insanamente. É fundamental realizar simulados da banca. Essa receita é infalível. Motivação e disciplina.
Eu fui técnico no MP (6º colocado) e sou analista no TJ (5º). Não sei pq essa obsessão pelo "1º colocado". A diferença de nota entre os 10 primeiros é mínima. O meu método é estudar todo o tempo disponível. Sem essa de "horas líquidas", "tantas horas por dia", "horas de lazer" etc. Só estudar, até a hora da prova... Deu certo até aqui...
Ótimo trabalho, esse vídeo é uma obra-prima. Uma outra ótima dica é a técnica pomodoro. Fiz Enem em 2021, logo assim q concluí meu ensino médio, estudei de qualquer jeito kkkkk sou mt procrastinador e ansioso, aí minha mulher me passou essa técnica q ela tb usa, neste interim, eu passei na área jurídica que tou atualmente CLT graças a essa técnica pomodoro. Vi as diferenças e resultados e são surreais tbm.
Eu passei em mais de 10 concursos de diferentes níveis e profissões diferentes. Não passei em 4. Aprendi que é melhor estar super preparado em 80% da matéria e 20% sofrível do que estudar 99% e 99% sofrível. Você não vai conseguir estudar 100% nunca. Você teria que ser robô de quinta geração. Não tenha vergonha de chutar direcionadamente. Exercícios, revisão, provas passadas, exercícios de sites especializados, revise só questões que tem cheiro de concurso. E para ser campeão não pode chutar muito na trave, precisa também ter um pouco de sorte.
Sobre meus resumos, eles são digitais e super recomendo pra mim é muito bom, fica mais dinâmico e rápido para organização sem falar que não fica com gastos em folhas, seja em cadernos ou ofícios. Como funciona minhas revisões, estudo a parte do dia a noite eu tiro pra revisar e fazer questões daquilo que eu já estudei "óbvio", meus resumos são das questões que estão certas, e quando vou revisar eu sempre lembro que estão todas corretas ali e vou lendo.
Muita informação ou conhecimento não faz uma pessoa ser generosa, muitos a ignoraram outros a ajudaram, humildade é uma característica primordial que busco nas pessoas.
Concordo plenamente, no entanto, convém lembrar que a revisão presupõe que você já tenha conteúdo na cabeça. Logo, cuidado para não confundir sua "revisão" com aula resumida.
Eu tenho o costume de resumir as videos aulas de todos os assuntos e depois eu via o resumo, estudava e fingia ensinar alguém. Isso não sai de sua cabeça kkk fui aprovado em 1 e em 8 lugar em concursos públicos
Excelente vídeo. Vou compartilhar. O comentário do colega @JGUILHERMESANTANA também é muito bom. É justamente da forma como estudo e me possibilitou enfrentar a segunda fase no TJMG21 e no MPRJ 36. Assim a gente vai cada vez ficando melhor e mais preparado para enfrentar os certames. Muito bom ter assistido a esse vídeo.
É isso mesmo, focar no processo e ir melhorando. Mas TJ e MP dão trabalhos diferentes. Não seria melhor você prestar os dois mas focar somente em um deles?
Para revisar vc precisa primeiro precisa estudar o conteúdo. Então, a lógica de revisar é ver algo que já foi visto, anotado, feito mapas mentais, etc. isso ajuda na memória de longo prazo, vc fixar o conteúdo estudado. O fato é que para passar vc tem que começar a estudar ( lendo, fazendo anotações, vídeos aulas, tira dúvidas) e, por fim, fazer questões, muitas questões, principalmente da banca que irá fazer o concurso. Não tem mágica, para passar vc tem que estudar, que vai demandar tempo e dedicação. Tempo depende muito do estilo de vida de cada pessoa. Dedicação depende, exclusivamente, do indivíduo.
Isso é mesmo muito subjetivo. Eu nunca fui de fazer é refazer questões de concursos. Só ler e reler de maneira bem esparsa. Hoje, sou advogado, servidor de uma Câmara de Vereadores e aprovado em 11° para analista jurídico de outra Câmara de Vereadores aqui do Rio de Janeiro. O ideal é identificar qual método se adequa melhor a sua rotina e cognição e bola pra frente!
Revisão é importante sim, e tentar lembrar e errar é muito eficiente. Eu nunca esqueço uma questão que erro, o contrário acontece com os acertos. Passei na minha primeira tentativa para um concurso municipal e fui nomeada nos dois cargos que fiz a prova. Agora estou estudando para um federal, e não existe fórmula mágica, qualquer método que vc for usar vai exigir muito esforço.
mas aqui entra o que eu disse em outro comentário, que dos acertos deve-se considerar que alguns a pessoa acertou no chute, sendo assim não havia o domínio aí marcar a questão. quando eu faço as provas aquelas que posso levar pra casa é claro, eu Anita as questões que eu não sabia e chutei, pois , mesmo acertando elas e não tinha o domínio. e aí sim posso depois procurar revisar o conteúdo
É meio difícil quando a gente fala sobre áreas, concursos bancários geralmente são a minoria que estuda muuuito tempo porque o concurso não tem muito frequência, então a melhor opção é essa revisão por questões, de fato questões é a base de tudo
Sou da área da enfermagem, posso garantir que estudar, responder e revisar é o grande tripé, aprivafo em 3 concursos em 1 ano, secretária de saude de BH e UFMG para maternidade.
Não há fórmula mágica. Tem que ler o material e aprender, tem que ter conhecimento solidificado, até por que os concursos de alto nível exigem discursiva e pode cair qualquer coisa, depois vem questões, agora, aqueles que so fazem exercícios acabam perdendo o contexto do conteúdo e uma decoreba que se banca muda algo já era. As revisões precisam ser difíceis, tentar lembrar sem ver o conteúdo, fazer bateria de exercícios e somente depois olhar o gabarito.
Sensacional!! Fui na linha "roots" também rsrs saber que estava fazendo um método e estou testando e acabei sendo aprovado em uns 5 concursos. Meu método se baseia em aplicar a técnica de Pareto e cortar uma boa % dos assuntos e só estudar uma parte, de uma maneira própria. Foi muita coragem estudar só uma parte, mas eu não tinha tempo nem pra dormir na época. Depois que tudo se acalmou e tomei posse fui estruturar os passos que eu segui e não é que tinha lógica? Muito vai bem por esse caminho aí, principalmente diminuir o conteúdo, revisar e manter calma e uma mentalidade boa para a hora da prova.
Estou incentivando uma amiga que tem baixa visão a começar estudar para concurso Super defendo o estudo por PDFs. Eu mesma só estuda assim. Porém, falei com ela para estudar por vídeo aula sem medo de ser feliz. Existe aquilo que é mais eficiente. Isso é fato! Mas, pode variar a depender da singularidade de cada um. Falei que, talvez, ela vá demorar um pouco mais, mas é melhor fazer assim a não fazer.
Que legal! Muito bom ajudar os amigos. Tem como também usar métodos mais ativos de estudos, se ela se sentir melhor, ao invés de ler pdfs, ou ver aulas. Hoje com a inteligência artificial (chat gpt) tem como fazer a interlocução e aprender os conteúdos sem nem parecer que é estudo.
Em todos os lugares onde formos, sempre encontraremos pessoas generosas, excepcionais e humildes que dividem o conhecimento. Revisar é algo muito dificil pra mim, mas estou aprendendo. E estou passando algumas matérias para estudar em PDF por conta do tempo escasso.
@@gastador2Realmente! Eu tive um péssimo fundamental e ensino médio, eu era o aluno que não estudava e só chutava a resposta e tirava nota boa chutando a prova... E agora estou tendo que estudar às matérias do 0 para poder entender o conteúdo e após isso que vou fazer a revisão etc. E comecei pela matéria de português que é muito difícil por conta de um monte de regras, e eu sou do tipo que estudo matéria por matéria e não um monte de matéria de uma vez só.
Caraca! Finalmente alguém que faz o que eu faço. Eu batizei de caderno de revisão. Crio pastas por matéria e em cada pasta salvo os cadernos de revisão por assunto. Exemplo: pasta de direito constitucional: caderno de poder legislativo, caderno de repartição de competências... Vem dando certo cmg desde então.
Será q a gente estuda pra produzir material de revisão? No início é tanto conteúdo a ser estudado/apreendido… mas seria esse o objetivo? Criar material para revisão (inclusive através de questões) pra depois virar esse 80/20? Sendo 80 do tempo de revisão e 20 para mais conteúdo novo? (Foi assim q bateu em mim!)
É tudo ao mesmo tempo . Estuda no tempo q tem q estudar . Mas ta no carro , ta revisando . Ta numa fila , ta revisando. Ta lavando louça, ta revisando. Ta no banho , ta revisando. Tua cabeça ta revisando o tempo todo , e ponto . E te digo mais : assista um vídeo desse , e deu . Assistir muito vídeo é tempo de estudo que vc perde . Quem quer passar , respira conteúdo e exala aprovação!
Já sou servidor federal e te digo que respirava o conteúdo do meu concurso, nos momentos de lazer eu listava os conteúdos e disciplinas na minha mente. Voltei a estudar e pra servidor publico é muito mais difícil pq esta mais confortável, há 6 meses consegui manter um ritmo de 30 horas semanais. Estudo pelo resumo do estrategia e super me atende, as aulas em video que assisti de 15 disciplinas dão em torno de 10 a 12 horas cada aula e a maioria dos PDFs de resumos tem entre 3 a 40 páginas. Comprei um tablet e levo pra onde for. O que quero dizer é que cada um tem sua forma de estudar.
Cada disciplina tem quantas horas de video aulas no total? Seria melhor é menos tempo estudar por vídeo aulas, pois os pdfs são gigantes.@@bc_vlog2360
Eu faço isso que ela está falando no vídeo e ajuda muito. Também costumo estudar com antecedência para as provas da faculdade e faço revisões não apenas um dia antes da prova. 😊
Eu passei em 1° lugar para NS do Crea-RN. Leio a lei seca, faço revisão, questões e videos aulas- nessa ordem. Meu resumo é sobre os itens q tenho dificuldade.
Eu já estudava a um bom tempo, fiz alguns concursos mas por não ser maduro suficiente em concursos públicos fiquei por poucas questões. No último que fiz esse ano fiquei por uma questão, já passei por isso que vc citou e estou passando novamente pois estava desmotivado a estudar, disciplina é o nome do sucesso, mesmo cansada, com sono, com tédio faça todos os dias e aumentada alguns minutos gradualmente e logo já vai está no hábito de você estudar todos os dias. Estudar por questões é estudar de forma organizada por matéria.
@me_maary procura um melhor horário que você se concentra mais, resolve tudo o que você tem que resolver no dia, deixa o celular no silencioso e pensa, " esse horário reservei só para estudar ", é muito difícil no início, vc ler e não entende nada, da tédio, fica com sono, fica sem interesse em prosseguir mas o essencial é você forçar, todo dia mais um pouco e vai conseguir. Nosso cérebro é como um músculo, quando entramos na academia e sentimos as primeiras dores logo de cara pensamos em desistir mas pelo objetivo de ter um corpo saudável, melhor, mais belo continuamos, assim são os estudos, cada dia um pouco mais. Boa sorte !
@@wilkerlima8065 dá uma dica pra mim.... comecei a estudar há pouco tempo e sempre tive dificuldade em matemática ( não tenho preguiça) só não consigo.. vejo as questões no RUclips e entendo mas quando vou fazer uma sozinho fico travado e isso está frustando.
Tem que estudar até passar, não estude para passar, estude até que um dia você passa. Quem estuda para passar fica esgotado e ansioso. Quem estuda até passar não para de estudar e estuda independente de concurso, quando abre um já está preparado. Foque no que você quer, na sua área e estude até passar
Eu passei em seis concursos públicos. Dois em primeiro lugar. Sim. Eu tinha método de revisão. Mas, eu tinha mais tempo de estudar. Revisão sobrava para as vésperas das provas...😂 O conselho que eu daria: focar no que se quer, seguir à risca os editais e estudar até passar. Bjsss
Que história parecida com a minha, somente que, no meu caso, apenas consegui ser primeira colocada em um único concurso. Eu não estou mais prestando nenhum, mas, como o RUclips me ofereceu esses vídeos, estou escrevendo umas dicas para o pessoal. Vai que seja alguma dica que Deus entenda que vai ajudar alguém? Eu hoje gosto de ver vídeos sobre séries coreanas (melodrama) e vídeos de previsões apocalípticas.
Eu faço esse caderno também, mas coloco o nome de caderno de revisão, organizo ele no word e cada disciplina tem um caderno, aí no próprio arquivo vou organizando por assunto, por isso coloco esse nome (caderno de revisão), pois nele não coloco apenas as questões que errei, mas também as questões que mesmo acertando tive alguma dificuldade para responder.
Estudar é escrever! Matéria dada é matéria estudada, HOJE! Se aprendeu consegue ensinar! Este é o método que uso e recomendo. Use e abuse de mapa mental, resumo escrito, fichamento e cartão de pergunta e resposta.
🎯 Key Takeaways for quick navigation: 00:00 *📝 Utilizar métodos simples e rústicos, como buscar informações diretamente com aprovados em concursos, pode ser uma estratégia eficaz para melhorar os estudos.* 01:25 *📚 A metodologia de estudo para concursos pode variar de pessoa para pessoa, sendo crucial encontrar a estratégia que melhor se adapta às suas características e disponibilidade de tempo.* 02:18 *🔍 A revisão é fundamental nos estudos para concursos, sendo recomendado dedicar a maior parte do tempo a essa atividade.* 03:25 *📝 Criar um material de revisão próprio, focado nos erros e acertos, pode ser mais eficaz do que apenas revisar o conteúdo fornecido pelos professores.* 05:17 *📝 Priorizar o estudo do que efetivamente cai na prova, registrando tanto acertos quanto erros, pode aumentar a eficácia do material de revisão.* Made with HARPA AI
Saquei essa de estudar somente, ou com mais foco, aquilo que costuma cair nas provas, no meu segundo concurso importante depois de ter sido reprovado no primeiro.
Dúvida: qual seria uma porcentagem ideal de revisão? 50/50, 30/70 estudo e revisão, respectivamente? Eu acredito muito que a revisão funciona para quem já tem uma base estruturada.
A melhor revisão é pegar o edital do concurso focado e ver se você sabe o que está sendo exigido no certame. E ver se vc ainda segue se lembrando e ir assim conferindo. E não ficar trocando de edital focado. Vc até presta todo tipo de concurso mas não perca o foco do que você quer. Quando você conseguir passar o olho no edital e tiver segurança, daí é um bom sinal.
Eu passei em um concurso a 12 anos atrás. Eu estava estudando e uma coisa diferente que fazia e acho que ajudou, foi colocar meu nome e o cargo que ia ocupar em uma folha, sempre que não estava estudando. acabei passando. Eu tinha convicção que iria passar mais pelo pensamento positivo doque pelo estudo.
eu mesma tenho o tempo limitado, dificil conseguir horas diarias de qualidade pra estudar, então quando tenho essas horas me dedico a estudar materias que ainda não conheço e nos dias que meu tempo ta limitado reviso o que estudei, então passo mais tempo revisando do que estudando assunto novo. Eu conversei com a primeiro lugar no TJSC e ela me disse que estudava por livro e montava resumos tipo mapa mental, depois que esgotava a materia ficava só nos resumos e questões. Zero formula magica, muito estudo.
Concordo plenamente com a moça. Fui aprovado na FEPAM e na Prefeitura de Farroupilha como Eng Químico só estudando através de resumo de questões. Eu estuda a partir das questões que resolvia no QConcurso. Nos comentarios geralmente o pessoal explica as respostas. Entao eu passava para o caderno as questoes e as resposta. No final, percebe-se que as questoes seguem padrões. Enfim, deu certo para mim!
Cada um deve achar seu método. O que funciona pro outro, não necessariamente será pra você. O importante é aprender e marcar o x no local certo. A prática veremos depois da posse :).
Alguns pediram, então colocarei aqui minhas considerações e alguns 'macetes' sobre minhas 4 aprovações: TRE-GO, TRE-MT, Técnico de Orçamento MPU, e Analisa do MPU/Gestão Pública. Segue o textão(não é chat gpt): se quer realmente estudar para concurso público, antes de tudo: 1º) Escolha uma área e foque nela (tribunais/MP, área de Gestão e Controle; área Fiscal, Policial etc. 2º) Planeje-se com muito tempo antes do edital, primando pela disciplina e organização (espaço de estudo, tempo etc.); 3º) Antecipe-se para escolher um material de estudos; um principal e outro de apoio ou leitura complementar; não compre mais de dois cursos, foque apenas em um, de preferência o melhor e mais conceituado por aqueles que colecionam aprovações; 4º) Leitura de teoria aliada à resolução de questões. Monte um ciclo de estudos que se adeque a sua realidade e desempenho; 5º) Faça materiais de revisão ou resumos, sintéticos. Utilize como ponto de partida questões que você errou, por exemplo (caderno de questões); ** evite a todo custo as videoaulas; prefira estudar por livros/apostilas/material impresso ou PDF. Faça anotações no seu material, sem exageros; leia em voz clara e bom tom (pra você mesmo), com isso o cérebro vai “aprendendo”. Repita a leitura se necessário, fazendo “perguntas” a si mesmo e respondendo em seguida. 6º - A cada ciclo de estudo da teoria, ideal é fazer uma boa bateria de questões, de todas as disciplinas. Pode também fazer pequenos “simulados”, resolvendo um pouco de questões de cada matéria, para não esquecer (com o passar do tempo). 7º - para questões, eu uso o Tec Concursos. Lá também tem teorias da disciplina. Resolva somente questões da banca que realizará o concurso. Vá anotando as questões que errou (ou aquelas que acertou, mas não estava no seu material de estudo) e revise o tópico referente a ela. 8) Na resolução de questões (site) leia com atenção os comandos e os enunciados; é sempre bom ler o comentário do professor, bem como dos outros usuários (os que tem maior pontuação). Por fim, não estude com sono ou dor de cabeça, não procrastine; não espalhe para Deus e o mundo que você está estudando para concurso público; guarde dinheiro para investir em um bom material Se você for iniciante, o ideal é fazer um cursinho preparatório, para ganhar familiaridade e entender melhor o conteúdo (a menos que seja autodidata, como eu) . MEU CASO: não gasto dinheiro coahc ou mentorias; cursinho só online e em PDF. No mais, boa sorte.
Não precisa ser um gênio da goiaba pra saber a importância da revisão quando se estuda pra qualquer prova. Mesmo assim, foi super válido o que a moça disse no vídeo. 🙏🏼
Aprendi isso cometendo erros. Negligenciei revisao. Vou fazer AFT. Mas provavelmente não passarei. Agora fazendo simulados tá muito difícil tirar boa prova.
Eu tenho muita dificuldade de concentração, entao eu nao leio pdf Imprimo provas da banca escolhida, corrijo, estudo oq errei e muitas questoes sobre ate aprender
Realmente quando a gente aprende que revisar é a chave da coisa parece que dá um estalo no processo e deixa tudo até mais leve porque a gente entende que precisa ter um processo de aprendizado.
Meu método de estudo é basicamente em escrever o resumo(informações relevantes), e depois ir para as questões, enves de eu tentar responder a questão, eu vou na verdade é ver o gabarito, e tentar explicar com meu resumo o por que o gabarito daquela questão Deu A... assim aprendo muito mais como a banca costuma cobrar os conteúdos e os raciocínio etc..., se eu tentar responder apos ver o resumo concerteza vou errar, por que não tô acostumado com estilo de questão da banca, os exercícios que faço são provas anteriores e exercícios aleatórios do google, e em questão de teoria apenas escrevo o resumo ali rapidinho e parto para as questões...
O problema é quando o concurso trás assunto novo com poucas ou sem questões anteriores. Sem contar que, existem assuntos complexos pra estudar por questões, como raciocínio lógico e contabilidade.
Você pode pegar de outras bancas e cargos para treinar! Mas nos concursos de tribunais, principalmente (foi o que falei no vídeo), dificilmente vai ter algum assunto que não tenha um bom banco de questões disponíveis 🙏🙏 quando acontece, são poucos assuntos !
Não me cai na cabeça isso de não fechar o edital e passar, eu acertei 51 de 60 em uma prova e ficou mais de 20 pessoas na minha frente, a galera sabe tudo 😅
Me inscrevi no último dia de inscrições para um concurso com concorrência de umas 430 pessoas por vaga, faltava 12 dias, tinham decorrido 47 dias desde o edital, me conheço muito bem, tenho uma boa noção de quanto sei sobre assunto x então sabia onde era mais deficiente, leis eu li, assuntos de biologia/zootecnia ouvi playlists do Facebook quando não podia usar as mãos e nem ver telas, respondi umas 40 questões, passei. Se conhecer bem torna o estudo muito mais eficiente, mas é raro as ´ssoas term uma noção não tanto superestimada ou subestimada de quanto conhecem x assunto.
O que ela disse sobre como estudam na escola e na faculdade sem fazer revisão é a forma que as pessoas fazem só para passar na prova e pegar o diploma. Quem quer aprender mesmo não faz assim.
No momento não tenho condições de comprar um curso pois estou desempregada. Quero muito fazer o concurso do MPRJ. Poderiam me informar como adquirir cursos gratuitos voltados para concurso desse nível? Desde já agradeço
Eu gasto muito tempo revisando e acho que reviso um monte de coisa desnecessária, porque quando vou fazer a prova a impressão que tenho é "caiu pouco do muito que estudei". O Anki me ajuda muito, eu acabei me apaixonando por ele e cometendo um erro: eu o utilizei como se fosse o material de revisão, já que não sou adepta a resumos, o negócio tomou uma proporção imensa, e aí vocês já sabem a bola de neve. Eu tive muita dificuldade no início com a logística de tantas disciplinas (e ainda tenho, comecei a estudar para área fiscal), não sabia se deveria imprimir ou não, decidi que não, e acabei usando o Anki para ser meu material. Acho que eu tenho dificuldade de estudar com instrumentos digitais, eu gosto de ir fazendo anotações e esquemas no livro. No PDF, eu faço, mas sinto uma falta de liberdade.
Estude todo dia sobre alguma coisa. Estude um pouco. Não se alongue muito. Mas mantenha constância. Tenha um caderno para cada disciplina ou área de estudo. Eu tenho caderno de assuntos que nem são de concursos, como por exemplo: astrologia. 😅😅 Um assunto pelo qual me interesso. Estudar diariamente precisa ser uma religião em sua vida. Seja curioso! Mas curioso por aquilo que tem relevância e utilidade em sua vida. 🎉
Estudo para concurso não é diferente de faculdade. Depende muito da faculdade. Eu cursei matemática em faculdade federal e eu sempre revisei continuamente, pois é a única maneira de memorizar e aprender.
Mas revisões demais pode atrapalhar a estudar todo o conteúdo do edital, o que é super importante para ficar nas primeiras colocações. Se voce tem uma boa memória e aprendeu bem uma matéria, geralmente ela ja fica guardada um bom tempinho. Eu ja fui aprovada em varios concursos e não uso tanta revisão. O mais importante antes da revisão é conseguir estudar toda a materia que cai no edital. E também temos que pensar nas bagagens que estamos trazendo do estudo de toda uma vida. Por exemplo se voce é formado em direito e fez bem a sua faculdade e se já prestou alguns concursos, é bem provável que em seus estudos para novos concursos o conteúdo seja totalmente revisões do que você já aprendeu. Não sera o primeiro contato com aquele conteúdo. Conheço muitos aprovadas e bem colados que não faziam tanta revisao. Revisar demais atrapalha a avançar nos estudos, e com os editais cara vez mais extensos e como a maioria trabalha e estuda isso é bem complicado. Ainda mais que fica um estudo massante e chato. É preciso avançar no estudo. E quando aprendemos algo de verdade, ao invés de só decorar, aquele aprendenzado se perpertua, não sendo necessárias tantas revisões.
Eu passei em dois concursos de Tribunal. Fui Técnico Judiciário e sou Analista Judiciário. Atualmente estudando para concurso de Magistratura estadual. Já usei vários métodos de estudo, mas o que realmente observei que funciona e não funciona pra mim é: 1) videoaula consome muito tempo. Só vejo nas matérias que tenho mais dificuldade e em assuntos específicos. 2) minhas pontuações só subiram quando passei a ler a lei seca, separando aqueles artigos que tem cara de prova. Alguns você já sabe que são meio irrelevantes pra cair. 3) responder questões em sites especializados e ver todas as alternativas que te geraram dúvida ou que você errou. Ir buscar a resposta correta e identificar porque você errou, corrigir o erro. 4) concursos de carreira jurídica precisa estudar os informativos do STJ e STF pelo menos 3 anos anteriores as provas e isso tem que ser como se alimentar, todo dia um pouco pra não acumular. 5) Pessoas muito detalhistas e organizadas se sentem melhor estudando uma matéria por vez até acabar ou uma por dia. 6) Não adianta ficar 8hs sentado se você não tiver realmente concentrado e sem interferências. Melhor fazer menos tempo e com peque as pausas a cada hora de estudo. 7) usar material de cursinhos especializados pode te economizar alguns anos de estudo, porque eles filtram o que cai e o que não. 8) livros somente para matérias muito doutrinárias e em tópicos específicos. 9) fazer revisão não é perder tempo. Você vai esquecer parte das informações que leu. Então precisa revisitar tudo superficialmente. 10) rotina e disciplina são mais importantes que estudar um dia inteiro e passar dois sem ler nada. Estude de segunda a sábado. Pra mim tem funcionado!
Obrigado pelo depoimento!
concordo com quase tudo que vc falou, mas não consigo aprender, principalmente esses assuntos que não são da minha área, se não for assistindo video aula.
@@mininaba na hora de formar uma base de conhecimento ajuda bastante. Quando você já tiver essa base, aí você vai preferir pdfs pra leitura.
Estude de domingo a sexta e descanse no sábado
@@israelrocha6328 eu não sou adventista. Então geralmente descanso no domingo para na segunda-feira ter energia pra recomeçar.
Excluí o aplicativo do instagram, facebook, twitter e tiktok, estudava durante todo o dia, mas não sei precisar a quantidade de horas líquidas. (isso nem importa). Cortei relacionamento, recusava qualquer convite pra sair. Não pedi demissão e nem faltei aula na faculdade. A escala 12x36 me possibilitou ter de 2 a 3 dias livres por semana. fazia praticamente 2 simulados por semana, minissimulados, e muitas questões. Tentava conversar sobre leis, direito constitucional, direito penal com todos em casa e isso ajudava a fixar. Basicamente isso me fez ser aprovado em 4 meses de estudo com edital aberto. e com zero experiência prévia em concurso.
Qual concurso?
@@RakelOJAF PMPA
@@josuebarros1168 praticou redação como guerreiro?
Josue, desde o início você fazia simulados?
Porque geralmente no início a gente não sabe de nada e leva muita bomba 😅
@@lglu7187 cara, o meu concurso em específico nao teve redação. Mas o segredo pra redação q usei no Enem, por exemplo, foi ter domínio da língua portuguesa e ter massificado uma estrutura de redação. Ler muitas redações com nota acima de 900 vai te ajudar muito.
1) Revisão
2) Caderno de revisão
3) Caderno de acertos-resumo
Utilidade pública
Vc é um amigo...
😊
eu quero entender o que é um caderno de acerto-resumo e porque?
Perfeito
Sou concursado e recentemente dei aula para os novos integrantes do órgão onde trabalho. Ao receber a solicitação de amizade deles no Instagram, pude constatar que todos eles, sem exceção, não tinham uma vida em rede social ativa. Isso só mostra o quanto as redes sociais são nocivas. A partir daí, apaguei meu Instagram...minha vida melhorou muito em foco, produtividade, leitura e etc.
Sim, acho muito difícil ficar 100% sem internet mas que é de extrema importância direcionar o que você vai gastar seu tempo consumindo aqui. Eu passava mais de 6h no Instagram, vendo mulheres esbeltas (a base de lipo), e me frustando achando que malhar não me dava resultados, via as pessoas viajando, sendo felizes, e eu sem tomar banho, me sentindo um lixo. Mas me deu um clique no cérebro e consegui pôr em prática a vontade de mudar. Tenho instagram mas não baixado no celular, se vou assistir algo no ytb, sempre é direcionado a estudos, livros, política, concurso, e matérias de meu interesse, jamais consumo coisa de fofoca e de vida alheia. Precisar aprender a viver com a realidade da internet é uma decisão difícil, mas jamais negativa.
Concordo, até pq aprende-se quase nada em redes sociais... Eu fico só msm com RUclips, pois aqui vc baixa aulas, assiste a lives etc.
Redes sociais são danosas não só para o emocional, mas para o aprendizado. Fragmenta muito nossa atenção, principalmente os reels. Tem vários especialistas na área da psicologia e da neurociência falando isso direto. Mas as empresas que estão por trás delas planejaram tudo para nos viciar.
Só uma dúvida meu amigo. No caso deles , a vida que você se refere é que eles não postavam nada , tipo só uma foto ? E instagram com poucos seguidores?
Fui aprovada em primeiro lugar pra analista jurídica do DETRAN do meu estado, após uma série contínua de reprovações anteriores e, pra mim, o divisor de águas foi dar uma chance pra minha forma particular de absorção de conteúdos (ainda muito criticada atualmente): videoaulas. Assistir com atenção (mesmo em velocidade acelerada), anotar tudo que julgo relevante (com base nas questões de concursos), depois imprimir essas anotações e ficar relendo. Pra mim deu certo uma vez, espero que dê novamente agora no CNU 🙏
obrigado pelo depoimento! Parabéns e sucesso
Eu também absorvo muito com videoaulas. Eu tenho memória auditiva, então ajuda muito. Várias coisas lembro dos professores falando em aula até hoje. Cada um tem o seu método de aprendizado.
Interessante, Sou concursada tb , mas não nasprimeiras colocações. Aonde trabalho chegaram novos concursados do concurso deste ano, e por ser próximo do centro uns dos primeiros colocados escolheram a repartição em que trabalho. Eles realmente tem muitos pontos em comum. O que primeiro destaco é q são tds sem exceção muito autoconfiantes. Já são 3 meses de convivência e em pouco tempo já observei muitas virtudes neles. Perguntei se vieram de cursinhos e o que responderam foi muito parecido com o que descreve e o que foi explanado neste vídeo.
Que bom saber! Eu também aprendi muito com vídeo. Tenho facilidade pra me concentrar com essa forma de conteúdo
Você disse palavras chave: forma particular de absorção. E pra encontrar isso é ir testando. Parabéns pela Aprovação. Tô correndo atrás da minha e te digo que vídeo aula no 3x me ajudou demais. Em 20 a 30 min eu absorvia bastante conteúdo. Eoq vi nesse método, foi oq me levou a acertar mais questões e tb a somatória das revisões
FAZER REVISÕES E ESTUDAR POR QUESTÕES É TOP DEMAIS, MUITO VALIDO.
Eu tenho dificuldade em matemática... aprendo uma questão e não consigo fazer a outra... como tu estuda matemática?
@@Jm.miguel785 Vc não deu detalhes onde exatamente são suas dificuldades, mas provavelmente vc tem gaps em matemática básica. pq o que mais pega em matemática são as manipulações (por exemplo, é fácil vc aprender o processo de derivada, mas quando colocam uma fração vai complicar se vc não souber essa manipulação básica). Baixe o khan academy ou vai no canal do Ferretto e começa do zero. E quando estiver estudando, faça TODO o processo pra vc ir se acostumando a manipular esses dados.
@@jegomes7 Oi , obrigado por responder... minha dificuldade é figuras geométricas, geometria espacial, expressões com letras diferentes e demoro pra entender o que a questão está pedindo (perco um tempão lendo ) é claro que isso vai me atrapalhar no concurso....vou procurar o que tu indicou. Obrigado.
@@jegomes7 Só para ti ter uma idéia em janeiro fiz um concurso pra prefeitura perto da minha cidade e fui mal em matemática ( comparei com as notas dos outros candidatos) se eu tivesse acertado mais algumas questões tinha conseguido ficar nas vagas... dá vontade de chorar.
@@Jm.miguel785 Boa tarde , tudo bem?
Matemetica só por video aula, au voce consegue aprender.
Sou pessimo em matematica tb.
O restante, uso a plataforma do TEC concursos.
Moça corajosa!!!! Parabéns! Eu fazia muitas questões para revisar e apontava meus pontos fracos. Consegui aprovação em 04 concursos públicos! Revisem!!!!!
Depois que passa fica fácil contar história.So sabe quem passa e todos sao diferentes, oportunidades diferente ,em momentos diferentes
Concordo
Ok, estão fazendo assim, estuda um mês antes da prova, abre um vídeo-aula e fica olhando e fazendo outra coisa no celular, estuda uma vez por semana e acredita que vai passar...
Concordo
Melhor resposta!
Fato!
Tem uma mulher que FOI APROVADA EM 10 CONCURSOS 😍😍 Ela ensinou tudo que ela fez para ser aprovada ❤❤ Nossa, tá me ajudando demais. 😍😍 O VIDEO DELA TÁ NA RESPOSTA ⬇
a aula dela ruclips.net/video/w5hCyJ5pE0Q/видео.html mt legal
O que importa é como vc organiza as ideias na sua cabeça. O conteúdo tem q entrar e ficar . Como vc faz isso , é com vc.
E te digo mais , olhe um video desse , e deu , vai estudar. Muito vídeo o tempo todo é tempo de estudo q vc perde .
Exato. Quem já viu muito vídeo sobre isso, dificilmente vai achar algo inédito. O inédito muitas vezes vem da própria pessoa, no decorrer do caminho...
Exatamente
Foi um tapa na minha cara o que vc disse! Faço isso, e acabo perdendo tempo, valeu!
caramba.. falou tudo
a grande verdade é: cada video desses ensina uma metodologia q deu certo pra uma pessoa x. pra uma pessoa y pode funcionar diferente. assista uma meia duzia de videos e de o primeiro passo q é começar a estudar. no começo nao vai render, vai estar uma zona na sua cabeça, nada vai fazer sentido... provavelmente, grandes chances disso acontecer! só segue. q em breve as coisas vao se encaixando e vc vai conseguindo se organizar sentir q esta aprendendo e evoluir. e aí quando começa a evoluir deslancha. mas a maior verdade é: vc tem q aprender a estudar. o q da certo pra vc. so vai aprender estudando.
Tradução : termine todas as matérias, e revise muito , pronta ,bora começar por hoje kkkk
Eu já fiz isso, de entrar em contato com os primeiros colocados. Uma vez mandei mensagem para uma segunda colocada para o cargo de técnico do MPU/2009, e em outra situação mandei mensagem no privado(antigo fórumconcurseiro) para um recém aprovado para o cargo de Auditor do TCU/2015, em quarto ou quinto lugar, salvo engano. O nome dele acho que era Ricardo; o cara foi super gente boa e me escreveu um monte de coisas: umas duas páginas de dicas valiosíssimas e várias indicações de materiais (livros, cursos etc). Difícil isso hoje em dia. Quando alguém me pede informações sobre como fui aprovado, eu lembro de quando foram solícitos comigo; assim, faço questão de ser o mesmo com alguém na mesma situação.
Passa as dicas aqui por gentileza
O meu amigão passar as dicas!!!😢😮😂❤
@@felipemacedo867 Lá vai o textão(não é chat gp): se quer realmente estudar para concurso público, antes de tudo:
1º) Escolha uma área e foque nela (tribunais/MP, área de Gestão e Controle; área Fiscal, Policial etc.
2º) Planeje-se com muito antes do edital, primando pela disciplina e organização (espaço de estudo, tempo etc.);
3º) Antecipe-se para escolher um material de estudos; um principal e outro de apoio ou leitura complementar; não compre mais de dois cursos, foque apenas em um, de preferência o melhor e mais conceituado por aqueles que colecionam aprovações;
4º) Leitura de teoria aliada à resolução de questões. Monte um ciclo de estudos que se adeque a sua realidade e desempenho;
5º) Faça materiais de revisão ou resumos, sintéticos. Utilize como ponto de partida questões que você errou, por exemplo (caderno de questões);
** evite a todo custo as videoaulas; prefira estudar por livros/apostilas/material impresso ou PDF. Faça anotações no seu material, sem exageros; leia em voz clara e bom tom (pra você mesmo), com isso o cérebro vai “aprendendo”. Repita a leitura se necessário, fazendo “perguntas” a si mesmo e respondendo em seguida.
6º - A cada ciclo de estudo da teoria, ideal é fazer uma boa bateria de questões, de todas as disciplinas. Pode também fazer pequenos “simulados”, resolvendo um pouco de questões de cada matéria, para não esquecer (com o passar do tempo).
7º - para questões, eu uso o Tec Concursos. Lá também tem teorias da disciplina. Resolva somente questões da banca que realizará o concurso. Vá anotando as questões que errou (ou aquelas que acertou, mas não estava no seu material de estudo) e revise o tópico referente a ela.
8) Na resolução de questões (site) leia com atenção os comandos e os enunciados; é sempre bom ler o comentário do professor, bem como dos outros usuários (os que tem maior pontuação).
Por fim, não estude com sono ou dor de cabeça, não procrastine; não espalhe para Deus e o mundo que você está estudando para concurso público; guarde dinheiro para investir em um bom material Se você for iniciante, o ideal é fazer um cursinho preparatório, para ganhar familiaridade e entender melhor o conteúdo (a menos que seja autodidata, como eu) . MEU CASO: não gasto dinheiro coahc ou mentorias; cursinho só online e em PDF. No mais, boa sorte.
@@natureza339 Desculpe, só vi agora. Veja as dicas no comentário abaixo, na resposta a outra colega.
Amigo, deixe suas dicas para nós, será de grande ajuda!
Eu só consegui minha aprovação após eu cancelar minhas redes sociais e passei a estipular um horário para responder pessoas no WhatsApp. É uma escolha consciente de receber informações relevantes para seu objetivo (e não absorver um bombardeio de informações nas redes sociais). Quando vc está no trabalho, as pessoas entendem que vc está ocupado. Se vc não impor que é a mesma coisa nos estudos (ou seja, que seu estudo é seu trabalho), as pessoas vão achar que vc está sempre disponível!
Vou adotar sua ideia de estipular um horário para responder as pessoas no Wpp. Não tinha parado para pensar nisso. Às vezes, me sinto invadida. Como se a qualquer momento, todo mundo pudesse interromper minha rotina. Sou professora e meu Wpp é um caos.
Quando eu passei em 1º para o cargo que disputei no MPU e depois em 7º para o TCU, há 14 anos atrás, minha estratégia foi: a) escolher um conjunto de concursos que tivessem um núcleo comum e só fazer prova para eles; b) me preparar para estudar para esses concursos de alto nível por 3 anos (acabei passando ao final do primeiro ano para o MPU e do segundo para o TCU); c) fazer um levantamento do percentual de cada matéria que caía em cada concurso de interesse; d) distribuir as minhas horas disponíveis para estudos na mesma proporção que caía nas provas anteriores; d) na época, estava começando a ser difundidas as aulas em PDF... daí escolhi a do Ponto dos Concursos e estudei quase tudo por eles, fora alguns outros livros de referência; e) como gosto muito de ler, só usei os PDFs e não fiz curso presencial nem por vídeo; f) depois de ler a totalidade do material, fiz uma segunda leitura resumindo; g) ao final da leitura de cada tópico, eu fazia exercícios do tema na plataforma de exercícios; h) quando eu percebia que o resultado dos exercícios era muito melhor em determinadas matérias, eu redistribuia o tempo para contemplar as que eu não estava saindo tão bem; i) quando eu já estava mais avançado, fiz mapas mentais e já conseguia estudar só por eles, pelos resumos e questõe
Uma deficiência que percebia nos concorrentes em fóruns de discussão (e que na época nem sabia que era deficiência) consistia numa busca de conhecer as matérias em profundidade excessiva... os caras entravam em assuntos controversos e exploravam as mais profundas discussões doutrinárias, muitas vezes brigando com a banca. De minha parte, por fazer muiiiitas questões da banca, eu acertava e às vezes nem sabia o porquê... só sabia que aquele era o posicionamento da banca.
Muitos colegas que se aprofundaram demais não passaram... muitas vezes construíram uma expertise superior em apenas em uma das muitas matérias cobradas e esqueceram de cada questão vale um ponto, a despeito de sua dificuldade ou da matéria a que pertença
Conclusão, pare de procurar a fórmula mágica e vá estudar
Sobretudo, descubra a melhor forma de estudar para você e tenha em mente que a aprovação vem do seu esforço contínuo.
Discordo em partes! Realmente nao existe formula mágica, mas cada um tem um jeito melhor de estudar e absorver e ai tem q procurar saber qual melhor forma p si
👏👏👏👏👏👏👏👏
Cabeças são diferentes.....cada um tem seu. Método.
Se cada um tem seu jeito, para que serve esse videozeco ridículo? E , então, se você tem seu jeito, por que assistiu?@@juniorrsantiago9508
Repetição com correção, até à exaustão, leva a perfeição.
Não basta ler o conteúdo. Você tem que repeti-lo mentalmente e criando conexões neurais. É como se você estivesse se preparando para dar uma aula sobre o assunto.
Revisar é pra quando você já viu/ leu o conteúdo programático.
Concurso é acumulação de conhecimento.
perfeito
O que gostei na entrevistada é que ela não quis enfiar fórmula mágica goela abaixo de ninguém. Ao contrário de alguns "especialistas" em concursos que gostam de falar que "você só passa se estudar desse jeito". Sou escrivão de Polícia Civil e passei na base de resumos em memos de 9 meses de estudo, e esses dias tive q ouvir um cara dizendo que resumo é furada.
Não meça sua régua a vida dos outros e cada um sabe qual estudo é mais produtivo para si.
Primeiro passo pra passar é parar de seguir coach e simplesmente estudar.
Eu estudava todos os dias, alguns dias mais, outros menos. Eu não ficava marcando o tempo de estudo, apenas deixava fluir. Estudei no Natal e ano novo, parei apenas na hora dos fogos pra tomar uma cervejinha, dormir e bo dia seguinte acordar cedo pra estudar novamente. Quando não estava conseguindo me concentrar eu parava e ia fazer outra coisa, não forçava nada. Além disso fiz muita anotação, escrevia tudo. E nas aulas ao vivo pelo RUclips, eu não ficava falando bobagens no chat como muitos fazem e não prestam atenção a aula.
E tu passou pelo menos em algo????
vc passou em algum concurso ja?
Sim ! Passei em dois. Só ressaltando que além de bater conteúdo, revisar, fazer questões insanamente. É fundamental realizar simulados da banca. Essa receita é infalível. Motivação e disciplina.
Juiz Federal não! Pr auditor da sefa, receita e procurador do estado e da República. Juiz Federal é fichinha tiozão kkkkkkkkkkkkkk
Na minha rua tem dois juízes federais ! Uma em cada esquina kkkkkkkkkkkķkkkk
Eu fui técnico no MP (6º colocado) e sou analista no TJ (5º). Não sei pq essa obsessão pelo "1º colocado". A diferença de nota entre os 10 primeiros é mínima. O meu método é estudar todo o tempo disponível. Sem essa de "horas líquidas", "tantas horas por dia", "horas de lazer" etc. Só estudar, até a hora da prova... Deu certo até aqui...
Olha já assisti muitos vídeos, mas esse me fez sentir representada e compreender muito melhor como seguir. Suuuper Obrigada vou copiar o método
Ótimo trabalho, esse vídeo é uma obra-prima.
Uma outra ótima dica é a técnica pomodoro. Fiz Enem em 2021, logo assim q concluí meu ensino médio, estudei de qualquer jeito kkkkk sou mt procrastinador e ansioso, aí minha mulher me passou essa técnica q ela tb usa, neste interim, eu passei na área jurídica que tou atualmente CLT graças a essa técnica pomodoro.
Vi as diferenças e resultados e são surreais tbm.
Mas você é CLT e precisou estudar? No caso você usou pomodoro pra concurso ou pra algum curso?
Eu passei em mais de 10 concursos de diferentes níveis e profissões diferentes. Não passei em 4. Aprendi que é melhor estar super preparado em 80% da matéria e 20% sofrível do que estudar 99% e 99% sofrível. Você não vai conseguir estudar 100% nunca. Você teria que ser robô de quinta geração. Não tenha vergonha de chutar direcionadamente. Exercícios, revisão, provas passadas, exercícios de sites especializados, revise só questões que tem cheiro de concurso. E para ser campeão não pode chutar muito na trave, precisa também ter um pouco de sorte.
Você fez cursinho, ou procurou por seu próprio conteúdo?
Q fantastico🎉 Me fala como vc fazia suas revisões, alem disso q vc disse aí no comentário, me dá umas dicas tô perdida! Obrigada
Qual site?
Sobre meus resumos, eles são digitais e super recomendo pra mim é muito bom, fica mais dinâmico e rápido para organização sem falar que não fica com gastos em folhas, seja em cadernos ou ofícios. Como funciona minhas revisões, estudo a parte do dia a noite eu tiro pra revisar e fazer questões daquilo que eu já estudei "óbvio", meus resumos são das questões que estão certas, e quando vou revisar eu sempre lembro que estão todas corretas ali e vou lendo.
Há boatos que Einstein dizia: "repetição é a mãe da aprendizagem".
Com toda certeza! 😊😊😊
Επανάληψις, μήτηρ πάσης μαθήσεως Αρχαίο Ελληνικό Ρητό
Muita informação ou conhecimento não faz uma pessoa ser generosa, muitos a ignoraram outros a ajudaram, humildade é uma característica primordial que busco nas pessoas.
Concordo plenamente, no entanto, convém lembrar que a revisão presupõe que você já tenha conteúdo na cabeça. Logo, cuidado para não confundir sua "revisão" com aula resumida.
Eu tenho o costume de resumir as videos aulas de todos os assuntos e depois eu via o resumo, estudava e fingia ensinar alguém. Isso não sai de sua cabeça kkk fui aprovado em 1 e em 8 lugar em concursos públicos
Esse ato de “ensinar”, na pirâmide da aprendizagem, é a técnica mais eficiente que existe! Eu ensinava para minha cachorrinha 😂😂😂😂
Método Feynman
@@PriscilaSertek senhor.. vou dar mais uma utilidade pro meu cachorro
Excelente vídeo. Vou compartilhar. O comentário do colega @JGUILHERMESANTANA também é muito bom. É justamente da forma como estudo e me possibilitou enfrentar a segunda fase no TJMG21 e no MPRJ 36. Assim a gente vai cada vez ficando melhor e mais preparado para enfrentar os certames. Muito bom ter assistido a esse vídeo.
É isso mesmo, focar no processo e ir melhorando. Mas TJ e MP dão trabalhos diferentes. Não seria melhor você prestar os dois mas focar somente em um deles?
@@SandraCristina1977 sim, concordo! Agora estou focando no mprj38. Creio que tenha aproximadamente 1 ano e meio. Assim, dá para melhorar o 36 e 37!
Para revisar vc precisa primeiro precisa estudar o conteúdo. Então, a lógica de revisar é ver algo que já foi visto, anotado, feito mapas mentais, etc. isso ajuda na memória de longo prazo, vc fixar o conteúdo estudado. O fato é que para passar vc tem que começar a estudar ( lendo, fazendo anotações, vídeos aulas, tira dúvidas) e, por fim, fazer questões, muitas questões, principalmente da banca que irá fazer o concurso. Não tem mágica, para passar vc tem que estudar, que vai demandar tempo e dedicação. Tempo depende muito do estilo de vida de cada pessoa. Dedicação depende, exclusivamente, do indivíduo.
Eu fiz todas as minhas revisões pelo qconcursos. Escrevendo tudo a mão
Isso é mesmo muito subjetivo.
Eu nunca fui de fazer é refazer questões de concursos. Só ler e reler de maneira bem esparsa.
Hoje, sou advogado, servidor de uma Câmara de Vereadores e aprovado em 11° para analista jurídico de outra Câmara de Vereadores aqui do Rio de Janeiro.
O ideal é identificar qual método se adequa melhor a sua rotina e cognição e bola pra frente!
Excelente conteúdo. Estou no caminho certo.
Revisão é importante sim, e tentar lembrar e errar é muito eficiente. Eu nunca esqueço uma questão que erro, o contrário acontece com os acertos. Passei na minha primeira tentativa para um concurso municipal e fui nomeada nos dois cargos que fiz a prova. Agora estou estudando para um federal, e não existe fórmula mágica, qualquer método que vc for usar vai exigir muito esforço.
Isso é verdade, muito difícil esquecer uma questão que vc errou
Se for um erro bobo, aí que não esqueço nunca mais. O ranço tem sua importância haha
mas aqui entra o que eu disse em outro comentário, que dos acertos deve-se considerar que alguns a pessoa acertou no chute, sendo assim não havia o domínio aí marcar a questão. quando eu faço as provas aquelas que posso levar pra casa é claro, eu Anita as questões que eu não sabia e chutei, pois , mesmo acertando elas e não tinha o domínio. e aí sim posso depois procurar revisar o conteúdo
É meio difícil quando a gente fala sobre áreas, concursos bancários geralmente são a minoria que estuda muuuito tempo porque o concurso não tem muito frequência, então a melhor opção é essa revisão por questões, de fato questões é a base de tudo
As revisões são sem dúvida essências 😊❤ Muito bom vídeo. Canal está de parabéns 👏👏
Sou da área da enfermagem, posso garantir que estudar, responder e revisar é o grande tripé, aprivafo em 3 concursos em 1 ano, secretária de saude de BH e UFMG para maternidade.
Não há fórmula mágica. Tem que ler o material e aprender, tem que ter conhecimento solidificado, até por que os concursos de alto nível exigem discursiva e pode cair qualquer coisa, depois vem questões, agora, aqueles que so fazem exercícios acabam perdendo o contexto do conteúdo e uma decoreba que se banca muda algo já era. As revisões precisam ser difíceis, tentar lembrar sem ver o conteúdo, fazer bateria de exercícios e somente depois olhar o gabarito.
Sensacional!! Fui na linha "roots" também rsrs saber que estava fazendo um método e estou testando e acabei sendo aprovado em uns 5 concursos. Meu método se baseia em aplicar a técnica de Pareto e cortar uma boa % dos assuntos e só estudar uma parte, de uma maneira própria. Foi muita coragem estudar só uma parte, mas eu não tinha tempo nem pra dormir na época. Depois que tudo se acalmou e tomei posse fui estruturar os passos que eu segui e não é que tinha lógica? Muito vai bem por esse caminho aí, principalmente diminuir o conteúdo, revisar e manter calma e uma mentalidade boa para a hora da prova.
Estou incentivando uma amiga que tem baixa visão a começar estudar para concurso
Super defendo o estudo por PDFs. Eu mesma só estuda assim. Porém, falei com ela para estudar por vídeo aula sem medo de ser feliz.
Existe aquilo que é mais eficiente. Isso é fato! Mas, pode variar a depender da singularidade de cada um.
Falei que, talvez, ela vá demorar um pouco mais, mas é melhor fazer assim a não fazer.
Ela pode usar algum app que leia o PDF, não? Q transforme o pdf em áudio. E aí orienta ela a ir direto no resumo do PDF e questões.
Que legal! Muito bom ajudar os amigos. Tem como também usar métodos mais ativos de estudos, se ela se sentir melhor, ao invés de ler pdfs, ou ver aulas. Hoje com a inteligência artificial (chat gpt) tem como fazer a interlocução e aprender os conteúdos sem nem parecer que é estudo.
O "segredo" não é revisar, é compreender de fato a lógica dos assuntos. Uma das maneiras de fazer isso é ver várias vezes a mesma coisa.
Ou seja, revisar 😂😂😂
ver várias vezes a mesma coisa é praticamente revisar, né? hahaha
Isso se chama "revisar"😂
Nao sou nem a favor nem contra muito pelo contrário!
@@juniorrsantiago9508 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
A aprovação está na revisão
Eu te daria um oi mas você já deve estar cheia disso né rss
Ta carente? Gado de concurseira@@LeandroBrandao543
@@LeandroBrandao543Mas vc já deu, agora dê o próximo passo kkkkkk
😂😂😂@@Beunic1
Em todos os lugares onde formos, sempre encontraremos pessoas generosas, excepcionais e humildes que dividem o conhecimento. Revisar é algo muito dificil pra mim, mas estou aprendendo. E estou passando algumas matérias para estudar em PDF por conta do tempo escasso.
Não há como ser aprovado em concurso grande se você não revir o conteúdo.
Revir??
Verbo no futuro.
Quando eu o revir.
Quando o revir.
Esse já se fudeu
Depende. Quando você não sabe a matéria, tem que aprender e só depois rever. Principalmente matéria de português.
Meu problema 😢
@@gastador2Realmente! Eu tive um péssimo fundamental e ensino médio, eu era o aluno que não estudava e só chutava a resposta e tirava nota boa chutando a prova... E agora estou tendo que estudar às matérias do 0 para poder entender o conteúdo e após isso que vou fazer a revisão etc. E comecei pela matéria de português que é muito difícil por conta de um monte de regras, e eu sou do tipo que estudo matéria por matéria e não um monte de matéria de uma vez só.
Caraca! Finalmente alguém que faz o que eu faço. Eu batizei de caderno de revisão. Crio pastas por matéria e em cada pasta salvo os cadernos de revisão por assunto. Exemplo: pasta de direito constitucional: caderno de poder legislativo, caderno de repartição de competências...
Vem dando certo cmg desde então.
Será q a gente estuda pra produzir material de revisão? No início é tanto conteúdo a ser estudado/apreendido… mas seria esse o objetivo? Criar material para revisão (inclusive através de questões) pra depois virar esse 80/20? Sendo 80 do tempo de revisão e 20 para mais conteúdo novo? (Foi assim q bateu em mim!)
É tudo ao mesmo tempo .
Estuda no tempo q tem q estudar .
Mas ta no carro , ta revisando .
Ta numa fila , ta revisando.
Ta lavando louça, ta revisando.
Ta no banho , ta revisando.
Tua cabeça ta revisando o tempo todo , e ponto .
E te digo mais : assista um vídeo desse , e deu . Assistir muito vídeo é tempo de estudo que vc perde .
Quem quer passar , respira conteúdo e exala aprovação!
@@Athena285 excelente
Já sou servidor federal e te digo que respirava o conteúdo do meu concurso, nos momentos de lazer eu listava os conteúdos e disciplinas na minha mente. Voltei a estudar e pra servidor publico é muito mais difícil pq esta mais confortável, há 6 meses consegui manter um ritmo de 30 horas semanais. Estudo pelo resumo do estrategia e super me atende, as aulas em video que assisti de 15 disciplinas dão em torno de 10 a 12 horas cada aula e a maioria dos PDFs de resumos tem entre 3 a 40 páginas. Comprei um tablet e levo pra onde for.
O que quero dizer é que cada um tem sua forma de estudar.
@@bc_vlog2360 😉
Cada disciplina tem quantas horas de video aulas no total? Seria melhor é menos tempo estudar por vídeo aulas, pois os pdfs são gigantes.@@bc_vlog2360
Você falou algo importantíssimo sobre estudantes Brasileiros.
Eu utilizo a revisão ativa pelo anki e é top!
Como é isso?
@@Beunic1Flashcards
Eu faço isso que ela está falando no vídeo e ajuda muito. Também costumo estudar com antecedência para as provas da faculdade e faço revisões não apenas um dia antes da prova. 😊
Eu passei em 1° lugar para NS do Crea-RN. Leio a lei seca, faço revisão, questões e videos aulas- nessa ordem. Meu resumo é sobre os itens q tenho dificuldade.
obrigado pelo depoimento! Parabéns e sucesso
Tem sempre um jeito que vc aprende mais. E tem gente que faz tudo por que é melhor, cada um se adequa a forma que melhor se aprende.
Estou estudando dessa forma através das questões, elas são o norte e me falam o que é importante 👏👏👏👏
E como tu faz quando não entende a questão(de matemática )e não acha nenhuma parecida no RUclips?
@@Jm.miguel785 revisar o assunto dela e passar um tempo tentando ver o raciocínio
@@Jm.miguel785 amigo, use inteligência artificial, quando não achar na internet, veja o passo a passo da resolução, use a tecnologia a seu favor!
Pra mim foi fazer questões...muitas...eu fazia 100 120 por dia.
Por matéria?
Eu já estudava a um bom tempo, fiz alguns concursos mas por não ser maduro suficiente em concursos públicos fiquei por poucas questões. No último que fiz esse ano fiquei por uma questão, já passei por isso que vc citou e estou passando novamente pois estava desmotivado a estudar, disciplina é o nome do sucesso, mesmo cansada, com sono, com tédio faça todos os dias e aumentada alguns minutos gradualmente e logo já vai está no hábito de você estudar todos os dias. Estudar por questões é estudar de forma organizada por matéria.
@me_maary procura um melhor horário que você se concentra mais, resolve tudo o que você tem que resolver no dia, deixa o celular no silencioso e pensa, " esse horário reservei só para estudar ", é muito difícil no início, vc ler e não entende nada, da tédio, fica com sono, fica sem interesse em prosseguir mas o essencial é você forçar, todo dia mais um pouco e vai conseguir. Nosso cérebro é como um músculo, quando entramos na academia e sentimos as primeiras dores logo de cara pensamos em desistir mas pelo objetivo de ter um corpo saudável, melhor, mais belo continuamos, assim são os estudos, cada dia um pouco mais. Boa sorte !
@@wilkerlima8065 dá uma dica pra mim.... comecei a estudar há pouco tempo e sempre tive dificuldade em matemática ( não tenho preguiça) só não consigo.. vejo as questões no RUclips e entendo mas quando vou fazer uma sozinho fico travado e isso está frustando.
@me_maary é pq te falta brio. Vergonha na cara mesmo. Por mais concorrentes como vc. Faixa branca.
Tem que estudar até passar, não estude para passar, estude até que um dia você passa. Quem estuda para passar fica esgotado e ansioso. Quem estuda até passar não para de estudar e estuda independente de concurso, quando abre um já está preparado. Foque no que você quer, na sua área e estude até passar
Eu passei em seis concursos públicos. Dois em primeiro lugar. Sim. Eu tinha método de revisão. Mas, eu tinha mais tempo de estudar. Revisão sobrava para as vésperas das provas...😂 O conselho que eu daria: focar no que se quer, seguir à risca os editais e estudar até passar. Bjsss
Que história parecida com a minha, somente que, no meu caso, apenas consegui ser primeira colocada em um único concurso.
Eu não estou mais prestando nenhum, mas, como o RUclips me ofereceu esses vídeos, estou escrevendo umas dicas para o pessoal. Vai que seja alguma dica que Deus entenda que vai ajudar alguém?
Eu hoje gosto de ver vídeos sobre séries coreanas (melodrama) e vídeos de previsões apocalípticas.
Eu faço esse caderno também, mas coloco o nome de caderno de revisão, organizo ele no word e cada disciplina tem um caderno, aí no próprio arquivo vou organizando por assunto, por isso coloco esse nome (caderno de revisão), pois nele não coloco apenas as questões que errei, mas também as questões que mesmo acertando tive alguma dificuldade para responder.
Estudar é escrever!
Matéria dada é matéria estudada, HOJE!
Se aprendeu consegue ensinar!
Este é o método que uso e recomendo.
Use e abuse de mapa mental, resumo escrito, fichamento e cartão de pergunta e resposta.
Passou em qts concursos tops?
@@kassyusclay7061 kkkkkkkkkkkkkk
Fazer questão é uma revisão
Eu passei no primeiro concurso com professora particular de matemática e português e no segundo foi estudando uma apostila de 400 páginas.😊😊😊
Nossa que legal 👏🏻👏🏻👏🏻
🎯 Key Takeaways for quick navigation:
00:00 *📝 Utilizar métodos simples e rústicos, como buscar informações diretamente com aprovados em concursos, pode ser uma estratégia eficaz para melhorar os estudos.*
01:25 *📚 A metodologia de estudo para concursos pode variar de pessoa para pessoa, sendo crucial encontrar a estratégia que melhor se adapta às suas características e disponibilidade de tempo.*
02:18 *🔍 A revisão é fundamental nos estudos para concursos, sendo recomendado dedicar a maior parte do tempo a essa atividade.*
03:25 *📝 Criar um material de revisão próprio, focado nos erros e acertos, pode ser mais eficaz do que apenas revisar o conteúdo fornecido pelos professores.*
05:17 *📝 Priorizar o estudo do que efetivamente cai na prova, registrando tanto acertos quanto erros, pode aumentar a eficácia do material de revisão.*
Made with HARPA AI
Saquei essa de estudar somente, ou com mais foco, aquilo que costuma cair nas provas, no meu segundo concurso importante depois de ter sido reprovado no primeiro.
Dúvida: qual seria uma porcentagem ideal de revisão? 50/50, 30/70 estudo e revisão, respectivamente? Eu acredito muito que a revisão funciona para quem já tem uma base estruturada.
A melhor revisão é pegar o edital do concurso focado e ver se você sabe o que está sendo exigido no certame. E ver se vc ainda segue se lembrando e ir assim conferindo. E não ficar trocando de edital focado. Vc até presta todo tipo de concurso mas não perca o foco do que você quer. Quando você conseguir passar o olho no edital e tiver segurança, daí é um bom sinal.
Muito legal essa adaptação
Eu acredito que o que ajuda é fazer questões, porque te ajuda a guardar mais.
Eu passei em um concurso a 12 anos atrás. Eu estava estudando e uma coisa diferente que fazia e acho que ajudou, foi colocar meu nome e o cargo que ia ocupar em uma folha, sempre que não estava estudando. acabei passando. Eu tinha convicção que iria passar mais pelo pensamento positivo doque pelo estudo.
4:20 ela vai direto ao ponto.
Priscila, poderia colocar aqui em tópicos o que vc considera ideal como forma para estudar?
Penso que cada um deve achar um método que lhe agrade e seja produtivo.
Exatamente!
eu mesma tenho o tempo limitado, dificil conseguir horas diarias de qualidade pra estudar, então quando tenho essas horas me dedico a estudar materias que ainda não conheço e nos dias que meu tempo ta limitado reviso o que estudei, então passo mais tempo revisando do que estudando assunto novo. Eu conversei com a primeiro lugar no TJSC e ela me disse que estudava por livro e montava resumos tipo mapa mental, depois que esgotava a materia ficava só nos resumos e questões. Zero formula magica, muito estudo.
Concordo plenamente com a moça.
Fui aprovado na FEPAM e na Prefeitura de Farroupilha como Eng Químico só estudando através de resumo de questões.
Eu estuda a partir das questões que resolvia no QConcurso. Nos comentarios geralmente o pessoal explica as respostas.
Entao eu passava para o caderno as questoes e as resposta. No final, percebe-se que as questoes seguem padrões.
Enfim, deu certo para mim!
Mesmo nao sabendo a resposta vc fazia a questao ? Nao via a teoria ?
Cada um deve achar seu método. O que funciona pro outro, não necessariamente será pra você. O importante é aprender e marcar o x no local certo. A prática veremos depois da posse :).
Alguns pediram, então colocarei aqui minhas considerações e alguns 'macetes' sobre minhas 4 aprovações: TRE-GO, TRE-MT, Técnico de Orçamento MPU, e Analisa do MPU/Gestão Pública. Segue o textão(não é chat gpt): se quer realmente estudar para concurso público, antes de tudo:
1º) Escolha uma área e foque nela (tribunais/MP, área de Gestão e Controle; área Fiscal, Policial etc.
2º) Planeje-se com muito tempo antes do edital, primando pela disciplina e organização (espaço de estudo, tempo etc.);
3º) Antecipe-se para escolher um material de estudos; um principal e outro de apoio ou leitura complementar; não compre mais de dois cursos, foque apenas em um, de preferência o melhor e mais conceituado por aqueles que colecionam aprovações;
4º) Leitura de teoria aliada à resolução de questões. Monte um ciclo de estudos que se adeque a sua realidade e desempenho;
5º) Faça materiais de revisão ou resumos, sintéticos. Utilize como ponto de partida questões que você errou, por exemplo (caderno de questões);
** evite a todo custo as videoaulas; prefira estudar por livros/apostilas/material impresso ou PDF. Faça anotações no seu material, sem exageros; leia em voz clara e bom tom (pra você mesmo), com isso o cérebro vai “aprendendo”. Repita a leitura se necessário, fazendo “perguntas” a si mesmo e respondendo em seguida.
6º - A cada ciclo de estudo da teoria, ideal é fazer uma boa bateria de questões, de todas as disciplinas. Pode também fazer pequenos “simulados”, resolvendo um pouco de questões de cada matéria, para não esquecer (com o passar do tempo).
7º - para questões, eu uso o Tec Concursos. Lá também tem teorias da disciplina. Resolva somente questões da banca que realizará o concurso. Vá anotando as questões que errou (ou aquelas que acertou, mas não estava no seu material de estudo) e revise o tópico referente a ela.
8) Na resolução de questões (site) leia com atenção os comandos e os enunciados; é sempre bom ler o comentário do professor, bem como dos outros usuários (os que tem maior pontuação).
Por fim, não estude com sono ou dor de cabeça, não procrastine; não espalhe para Deus e o mundo que você está estudando para concurso público; guarde dinheiro para investir em um bom material Se você for iniciante, o ideal é fazer um cursinho preparatório, para ganhar familiaridade e entender melhor o conteúdo (a menos que seja autodidata, como eu) . MEU CASO: não gasto dinheiro coahc ou mentorias; cursinho só online e em PDF. No mais, boa sorte.
Não precisa ser um gênio da goiaba pra saber a importância da revisão quando se estuda pra qualquer prova. Mesmo assim, foi super válido o que a moça disse no vídeo. 🙏🏼
Sigo os ensinamentos do prof . Pierluigi.
Como estou estudando área do direito que nao domino leio o pdf e vou para os vídeos.
Aprendi isso cometendo erros. Negligenciei revisao. Vou fazer AFT. Mas provavelmente não passarei. Agora fazendo simulados tá muito difícil tirar boa prova.
Eu tenho muita dificuldade de concentração, entao eu nao leio pdf
Imprimo provas da banca escolhida, corrijo, estudo oq errei e muitas questoes sobre ate aprender
Concordo= passei em 2 municipal e agora minha meta é concursos Federais
Vai conseguir, cara. Mantenha o foco.
Como tu estudou matemática?...eu tenho muita dificuldade.
@@Jm.miguel785 foi muito treino e exercícios....também tenho dificuldade.
@@CarlosEduardorp81 Eu fiz um concurso em janeiro e se tivesse ido melhor em matemática ficava nas vagas...e agora que caiu a ficha de fazer questões.
Estou na mesma situação q a sua.
EXCELENTE!🥰🥰🥰❤️😎
Realmente quando a gente aprende que revisar é a chave da coisa parece que dá um estalo no processo e deixa tudo até mais leve porque a gente entende que precisa ter um processo de aprendizado.
Exatamente como ela disse, estou fazendo um caderno com anotações das questões… não do pdf… as questões cobram pontos mais críticos do assunto…
Meu método de estudo é basicamente em escrever o resumo(informações relevantes), e depois ir para as questões, enves de eu tentar responder a questão, eu vou na verdade é ver o gabarito, e tentar explicar com meu resumo o por que o gabarito daquela questão Deu A... assim aprendo muito mais como a banca costuma cobrar os conteúdos e os raciocínio etc..., se eu tentar responder apos ver o resumo concerteza vou errar, por que não tô acostumado com estilo de questão da banca, os exercícios que faço são provas anteriores e exercícios aleatórios do google, e em questão de teoria apenas escrevo o resumo ali rapidinho e parto para as questões...
Depois de 1/2 anos de estudo real, n tem mais oq estudar, 80/90% do tempo vai ser revisando mesmo, n precisa perguntar pra ngm isso...
quantas dicas boas!
O problema é quando o concurso trás assunto novo com poucas ou sem questões anteriores. Sem contar que, existem assuntos complexos pra estudar por questões, como raciocínio lógico e contabilidade.
Você pode pegar de outras bancas e cargos para treinar! Mas nos concursos de tribunais, principalmente (foi o que falei no vídeo), dificilmente vai ter algum assunto que não tenha um bom banco de questões disponíveis 🙏🙏 quando acontece, são poucos assuntos !
Excelente ideia
Quando estudei, li, reli e fiz questoes deu certo.
Não me cai na cabeça isso de não fechar o edital e passar, eu acertei 51 de 60 em uma prova e ficou mais de 20 pessoas na minha frente, a galera sabe tudo 😅
Quee genia! Também tenho minhas estratégias.
Bom papo!
Me inscrevi no último dia de inscrições para um concurso com concorrência de umas 430 pessoas por vaga, faltava 12 dias, tinham decorrido 47 dias desde o edital, me conheço muito bem, tenho uma boa noção de quanto sei sobre assunto x então sabia onde era mais deficiente, leis eu li, assuntos de biologia/zootecnia ouvi playlists do Facebook quando não podia usar as mãos e nem ver telas, respondi umas 40 questões, passei. Se conhecer bem torna o estudo muito mais eficiente, mas é raro as ´ssoas term uma noção não tanto superestimada ou subestimada de quanto conhecem x assunto.
Muito bom 👏
O que ela disse sobre como estudam na escola e na faculdade sem fazer revisão é a forma que as pessoas fazem só para passar na prova e pegar o diploma. Quem quer aprender mesmo não faz assim.
Mudando meu método de estudo em 3, 2, 1....
No momento não tenho condições de comprar um curso pois estou desempregada. Quero muito fazer o concurso do MPRJ. Poderiam me informar como adquirir cursos gratuitos voltados para concurso desse nível?
Desde já agradeço
Eu gasto muito tempo revisando e acho que reviso um monte de coisa desnecessária, porque quando vou fazer a prova a impressão que tenho é "caiu pouco do muito que estudei". O Anki me ajuda muito, eu acabei me apaixonando por ele e cometendo um erro: eu o utilizei como se fosse o material de revisão, já que não sou adepta a resumos, o negócio tomou uma proporção imensa, e aí vocês já sabem a bola de neve.
Eu tive muita dificuldade no início com a logística de tantas disciplinas (e ainda tenho, comecei a estudar para área fiscal), não sabia se deveria imprimir ou não, decidi que não, e acabei usando o Anki para ser meu material. Acho que eu tenho dificuldade de estudar com instrumentos digitais, eu gosto de ir fazendo anotações e esquemas no livro. No PDF, eu faço, mas sinto uma falta de liberdade.
Estude todo dia sobre alguma coisa. Estude um pouco. Não se alongue muito. Mas mantenha constância. Tenha um caderno para cada disciplina ou área de estudo. Eu tenho caderno de assuntos que nem são de concursos, como por exemplo: astrologia. 😅😅 Um assunto pelo qual me interesso. Estudar diariamente precisa ser uma religião em sua vida. Seja curioso! Mas curioso por aquilo que tem relevância e utilidade em sua vida. 🎉
Estudo para concurso não é diferente de faculdade. Depende muito da faculdade. Eu cursei matemática em faculdade federal e eu sempre revisei continuamente, pois é a única maneira de memorizar e aprender.
Sim, estou fazendo um caderno de anotação tanto daquilo que erro quanto daquilo que não consigo decorar…
Mas revisões demais pode atrapalhar a estudar todo o conteúdo do edital, o que é super importante para ficar nas primeiras colocações. Se voce tem uma boa memória e aprendeu bem uma matéria, geralmente ela ja fica guardada um bom tempinho. Eu ja fui aprovada em varios concursos e não uso tanta revisão. O mais importante antes da revisão é conseguir estudar toda a materia que cai no edital. E também temos que pensar nas bagagens que estamos trazendo do estudo de toda uma vida. Por exemplo se voce é formado em direito e fez bem a sua faculdade e se já prestou alguns concursos, é bem provável que em seus estudos para novos concursos o conteúdo seja totalmente revisões do que você já aprendeu. Não sera o primeiro contato com aquele conteúdo. Conheço muitos aprovadas e bem colados que não faziam tanta revisao. Revisar demais atrapalha a avançar nos estudos, e com os editais cara vez mais extensos e como a maioria trabalha e estuda isso é bem complicado. Ainda mais que fica um estudo massante e chato. É preciso avançar no estudo. E quando aprendemos algo de verdade, ao invés de só decorar, aquele aprendenzado se perpertua, não sendo necessárias tantas revisões.