Esses temas são muito interessantes e servem para a construção de um pensamento reflexivo a ser desenvolvido na filosofia do direito. Opino, portanto, por mais vídeos , assim que puder, acerca da filosofia.
6 лет назад+2
Tem toda a razão, amigo. Realmente, o objetivo desta playlist é aprofundar o estudo dessas temas. Sugestão mais do que aceita! Forte abraço!
Muito bem explicado...os feedback emendando outros modos de pensar é maravilhoso! Gostei muito mesmo. Parabéns!!!
5 лет назад
Obrigado. Você poderá encontrar mais dessa abordagem na "Semana do Direito Sem Juridiquês". Basta se inscrever pelo link: bit.ly/semana-dirsemjur. Espero que goste. Forte abraço!
Me ajudou e muuito mesmo! Grato pelo empenho de cumprir seu papel importantíssimo no compartilhar de coisas tão preciosas ao nosso crescimento pessoal. Não apenas para passar em provas. :)
Como sempre, um vídeo excelente. Gostaria, contudo, de registrar que o epicurismo está no domínio do hedonismo. O problema é que o hedonismo foi deturpado pela corrente filosófica dominante, fundada no platonismo. O primeiro hedonista foi Aristipo, discípulo de Sócrates e que fundou a escola cirenaica. Para este filósofo, o homem procura o prazer e evita da dor. Bem freudiano, né? É a origem filosófica do princípio do prazer. Mas Aristipo não defendia a busca desenfreada do prazer, pois sabia que isto levaria a sofrimentos. Epicuro explicava que há prazeres que trazem sofrimentos e sofrimentos úteis. Trata-se dos prazeres katastemáticos, prazer pela imperturbabilidade. Mais uma vez, quero registrar a excelente qualidade dos vídeos do professor e acrescento que minha opinião vem para trazer debate.
Parabéns pelo conteúdo, clareza e pontualidade... O resumo que deixou para reforçar as ideias é igualmente inteligente!!! Obrigado por esse espaço!!! Vou "morar" aqui agora rsrsrs
Porém desde Zenão até Marco Aurélio houve algumas mudanças em relação da ataraxia e do ascetismo. Não que mudasse radicalmente, mas Sêneca em seus escritos já começava a defender a escola de Epicuro e o prazer moderado.
Que aula!! Eu nem sou tão próximo dos assuntos, mas consegui entender tudo. Muito boa a sua explicação, amigo. Ps: eu vim porque estava lendo minha bíblia e me deparei com as os filósofos epicureus e estoicos.
4 года назад+1
Obrigado pelo retorno, amigo. Conhece meu outro canal, o Teodidatas? Será muito bem-vindo por lá também.
Engraçado que acho valores nessas duas escolas, mas não sigo-as por completo. Por exemplo, acredito que a busca pelo prazer deve ser moderado e realista, porém concordo com a prática estoica de conformação com a dor. E isso junta uma coisa a outra, pois na busca pelo prazer, você pode não encontra-lo, e então deverá lidar com a dor. Quanto a parte metafísica, eu sou da linha materialista de Epicuro.
Seus vídeos tem sido muito esclarecedor para mim! Você ensina sobre uma perspectiva diferente do que ouço dentro da faculdade! Obrigada pelos conteúdos abordados no canal, vários deles tenho visto na faculdade, e sempre venho aqui pra esclarecer melhor os sobre os mesmos! Sugiro que você fale sobre o marxismo, eu gostaria de entender melhor sobre os pensamentos e ideias dele.
5 лет назад+1
Olá, Aline. Fico muito grato por seu comentário. Aqui ainda não consegui tratar diretamente do marxismo. Mas, no meu outro canal (Teodidatas), sim. Segue o vídeo: Marxismo cultural, dialética marxista, plano de governo e campanha do PT ruclips.net/video/E1yAQRmlEZE/видео.html
@ excelente! Assistindo agora pouco um vídeo seu sobre "como me tornei um libertário" vi suas referências, inclusive do seu outro canal teodidatas, estou indo pra lá curtir e acompanhar também! Obrigada!
5 лет назад+1
Obrigado! Ah, e já se inscreveu para a semana do Direito Sem Juridiquês do Instituto Angelicum? Confira aqui: angelicum.eadplataforma.com/curso/semana-do-direito-sem-juridiques. Grande abraço!
Faz uma playlist de filosofia, o senhor poderia explorar assuntos relacionados com libertarianismo, explicando ética. outra coisa bem importante é saber as bases dos pensamentos modernos para a reflexão deles atualmente, gostaria muito de ver videos assim no canal, :]
6 лет назад+1
Olá, amigo. Obrigado por seu comentário. Excelentes ponderações. Na verdade, esses vídeos já estão com uma pegada mais filosófica. É só organizar uma nova playlist incluindo estes e alguns outros vídeos já existentes no canal e focar em assuntos relacionados ao libertarianismo e à ética (o que também "alimentaria" a playlist "Libertarianismo e Direito"). De fato, este é um rumo que vejo que o canal está tomando, sem deixar, é claro de tratar de assuntos do dia-a-dia do Direito, especialmente do processo civil. Forte abraço!
Professor, comenta o livro "Darwinismo Moral" de Benjamin Wiker. Obrigado pela aula!
6 лет назад+1
Excelente sugestão, amigo. Só não sei se, eventualmente, trato do assunto aqui ou no meu outro canal (Teodidatas): ruclips.net/user/Teodidatas. Forte abraço!
Muito obrigado. Na questão do estoicismo e do ascetismo, não sei se a palavra negar é a mais correta, pois eles não negavam, simplesmente procuravam matar a paixões inferiores através de um reconhecimento do aspecto divino e alimentando este.
Faço direito e me encontanto por esses assuntos. Gratidão. Me tira uma dúvida: Você indica alguma dessas filosofias como princípios de vida (crenças e valores pessoais para se fazer escolhas ou viver a vida)? Se sim, pode me indicar a(s) que mais lhe convém para uma vida "mais bem vivida"?
5 лет назад+6
Olá, amigo. Obrigado por perguntar. Não indico nem o epicurismo, nem o estoicismo. Na verdade, como cristão, indico, por motivos óbvios, o cristianismo. A ética cristã, em sua estrutura formal, é mais parecida com a ética aristotélica. Não porque Aristóteles tenha influenciado os cristãos (longe disso...), mas porque ele foi o que melhor intuiu, na Antiguidade, como é construída a natureza das coisas criadas por Deus. Posso lhe indicar um vídeo e um livro a esse respeito: O vídeo: - O Homem diante da Ética Cristã: ruclips.net/video/64GVA86NFIo/видео.html O livro é "Cristianismo Puro e Simples", de C.S. Lewis. Grande abraço!
Sei que perguntou ao dono do canal, mas acredito que esteja disposto a ouvir ideias então gostaria de passar meu ponto de vista. Bom para você ter uma vida bem vívida, você tem que se entender e entender quais são seus princípios, acho isso o mais importante, claro que a filosofia contribui grandemente para uma vida bem vívida( e se souber usá-la, pois nem toda filosofia nos leva a uma vida bem vivida). Acho que você procurar ter uma vida bem vivida procurando um ideal um grupo para seguir (pois como você pediu aí uma filosofia que mais se encaixe para viver uma vida bem vivida isso no meu ponto de vista é seguir um ideal querer seguir um grupo) não seria o melhor caminho, pois você dessa forma pode nunca achar uma forma de viver uma vida bem vivida, pois cada de nós precisamos de coisas específicas para nos fazer bem e um ideal filosófico entrega para te apenas a visão dele, o que talvez não sirva para você totalmente e sim só algumas coisas pregadas por eles. Acho que o certo a ser feito para ter uma vida bem vivida é procurar se entender(o primeiro mais importante) e procurar conhecimento(o segundo mais importante que também irá ajudar no primeiro), então aconselharia a não procurar uma filosofia específica para seguir, aconselharia estudar todas ou as que te interesse e que você veja que vai te ajudar na sua evolução em busca de uma vida bem vivida, pois dessa forma estudando todas as filosofias de vida e não seguindo uma específica, você vai ter conhecimento para julgar o que é bom e ruim no seu ponto de vista e o que deve e não deve ser seguido para ter uma vida bem vivida, e dessa forma tendo o entendimento para separar o bom e o ruim o útil e o não útil para você de todas as filosofias, você já vai estar compreendendo você mesmo, pois está julgando o que para você é bom e ruim, é útil e inútil, e dessa forma você vai compreender o seu ser e isso vai ajudar muito na sua busca de viver uma vida bem vivida. Desculpe pelo textão, eu poderia explicar de forma resumida em poucas linhas, mas eu quis destacar a importância de cada ponto a ser seguido, e claro é uma conversa mais complexa, então o que tem digitado aí, ainda não diz tudo.
Muito bom. Acha que o Estoicismo tem uma relação com o Taoísmo? Sei que são distintos mas o "princípios universais" por assim dizer são muito semelhantes
Já leu O Jardim das Aflições, professor? O que pensa das críticas de Olavo ao Epicuro?
6 лет назад+4
Olá, Victor. Ainda não li este livro, mas é uma excelente sugestão de leitura! Imagino que as críticas do Olavo ao Epicuro sejam relativas ao seu materialismo, certo? Nesse caso, estou de acordo, tanto do ponto de vista racional quanto espiritual/teológico. Forte abraço!
Boa noite, professor Carlos! Nesse vídeo do ano passado, em 4:53, cê fala que se algum dia postasse um vídeo com mais de 10 minutos, é pra desconfiar que há algo errado. Está tudo bem por aí? 😁 Abs do RJ ruclips.net/video/SXHZToW-suM/видео.html
6 лет назад+2
Hehehehehe.... Me pegou. Quando postei o primeiro vídeo com mais de dez minutos me lembrei disso, e seguidamente penso nisso... É como diz o ditado: "o peixe morre pela boca"... =) Ainda assim, continuo tentando manter vídeos curtos e objetivos. Para as próximas semanas, já gravei vídeos de seis minutos (hehe...), para retomar a "promessa".... Abraços aqui de Curitiba também!
se ele era contra a busca por riquezas, então explica aí pq ele mantinha com ele escravos( uma clara honraria daquela época)? obs: essa interpretação antieconômica do Epicurismo é bastante suspeita nos dias de hoje. ao menos pareceu q o mesmo é favorável a busca ou manutenção disso de forma também moderada( q não prejudique a ataraxia e a aponia).
Se você aguentou até aqui ???? Rapaz você passou uma simplicidade ao falar de um assunto tão complexo, parabéns, mais um inscrito.
Bem-vindo! E obrigado pelas palavras.
"se vc aguentou até aqui..." Ouvir suas explicações eh puro prazer.
Muiiiito bacana , parabéns pela aula , excelente, eu passei a entender melhor essas duas escolas filosóficas
Você me ajudou muito! Estava com muita dúvida nesse assunto e tenho prova amanhã, você explica melhor que muitos professores! Obrigada
Uma excelente aula! Sua DIDÁTICA é Excelente!
Obrigado!
Vc é muito fera!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Negação do prazeres, mas aqueles prazeres mais profanos. Pq a base do Estoicimo é ter a boa vida ou seja um prazer simples e moderado
Obrigada por seu vídeo.
Vídeo muito bom,me ajudou muito com um trabalho sobre o tema👏👏👏👏
Quanta clareza ! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👌👌👌
Gostei muito do vídeo! Parabéns!!
Excelente!
Benção muito bem explicado ,Deus abençoe querido
Excelente explicação. ❤
Muito boa suas explicações!
Esses temas são muito interessantes e servem para a construção de um pensamento reflexivo a ser desenvolvido na filosofia do direito.
Opino, portanto, por mais vídeos , assim que puder, acerca da filosofia.
Tem toda a razão, amigo. Realmente, o objetivo desta playlist é aprofundar o estudo dessas temas. Sugestão mais do que aceita! Forte abraço!
Direito Sem Juridiquês, obrigado. Se puder tb falar sobre antropologia do Direito, ficaria ainda mais grato.
Sugestão anotada, amigo!
Tudo se resume a diminuição do desconforto, já que é impossível eliminar o desconforte por ser ele inerente a vida
Viver é sofrer - Arthur s.
@@tiagopaulino8390 Nem sempre é sofre, mas sentir a vida, apesar de que muitos sentimentos são sofríveis
@@anarcocapitalismoraiz2973 sentir a vida tbm é sofrer.
Viver é a felicidade e a dor, como diz o Nietzsche, esse outro aí é pessimista.
Parabéns pela objetividade em sua explicação!
muito obrigado!! tu explica muito bem.
Conteúdo de qualidade
Esse professor e muito inteligente,e explica super-bem.
Obrigado. Grande abraço!
Belíssima exposição
Excelente! Parabéns!
Muito bom, obrigado por ser essa fonte agregadora nesse mar de naufrágios.
Você tem dom para ensinar. Parabéns! Deus o abençoe. SDG!
Direito Sem Juridiquês grato por postar, visando a nossa formação.
nossa! muito bom!!!
Muito bom, bem explicado. Parabéns!
Muito bem explicado valeu
Muito bem explicado...os feedback emendando outros modos de pensar é maravilhoso! Gostei muito mesmo. Parabéns!!!
Obrigado. Você poderá encontrar mais dessa abordagem na "Semana do Direito Sem Juridiquês". Basta se inscrever pelo link: bit.ly/semana-dirsemjur. Espero que goste. Forte abraço!
Me ajudou e muuito mesmo! Grato pelo empenho de cumprir seu papel importantíssimo no compartilhar de coisas tão preciosas ao nosso crescimento pessoal. Não apenas para passar em provas. :)
Excelente explicação! Deus o abençoe muitíssimo!
Muito obrigado prof!!
Professor Vc é ótimo!
Muitissímo obrigada professor!!!! Sua didática é incrível
Muito bom. Simples, direto e objetivo.
Gostei, vou continuar seguindo
Bem-vindo ao Canal!
Como sempre, um vídeo excelente. Gostaria, contudo, de registrar que o epicurismo está no domínio do hedonismo. O problema é que o hedonismo foi deturpado pela corrente filosófica dominante, fundada no platonismo.
O primeiro hedonista foi Aristipo, discípulo de Sócrates e que fundou a escola cirenaica. Para este filósofo, o homem procura o prazer e evita da dor. Bem freudiano, né? É a origem filosófica do princípio do prazer. Mas Aristipo não defendia a busca desenfreada do prazer, pois sabia que isto levaria a sofrimentos.
Epicuro explicava que há prazeres que trazem sofrimentos e sofrimentos úteis. Trata-se dos prazeres katastemáticos, prazer pela imperturbabilidade.
Mais uma vez, quero registrar a excelente qualidade dos vídeos do professor e acrescento que minha opinião vem para trazer debate.
Parabéns pelo conteúdo, clareza e pontualidade... O resumo que deixou para reforçar as ideias é igualmente inteligente!!! Obrigado por esse espaço!!! Vou "morar" aqui agora rsrsrs
Epicurismo é um espetáculo a parte.
Muito top essa aula!!!!😂
Obrigada pelo vídeo! Me ajudou de mais com uma matéria especifica da faculdade ❤
Porém desde Zenão até Marco Aurélio houve algumas mudanças em relação da ataraxia e do ascetismo. Não que mudasse radicalmente, mas Sêneca em seus escritos já começava a defender a escola de Epicuro e o prazer moderado.
Gostei tanto do vídeo que não me sinto mais culpada em ter dormido na aula de filosofia! Basta dar uma passada aqui!😂😂
Sempre bem-vinda por aqui, Mariana! Forte abraço!
Perfeito, resumiu muito precisamente.
esclareceu bem na definição de prazer, muito obrigado professor
que didática incrível! parabéns!! Deus abençoe!!
Que aula!! Eu nem sou tão próximo dos assuntos, mas consegui entender tudo. Muito boa a sua explicação, amigo. Ps: eu vim porque estava lendo minha bíblia e me deparei com as os filósofos epicureus e estoicos.
Obrigado pelo retorno, amigo. Conhece meu outro canal, o Teodidatas? Será muito bem-vindo por lá também.
@ me inscrevi por lá, obrigado pela disponibilidade.
Eu que agradeço, amigo. Deus abençoe!
*Excelente!* valeu cada segundo assistido.
Meu Deus!!! Que canal incrível, e pensar que ainda não conhecia! Que didática incrível! Você é muito bom!
Bem-vindo, Marcos!!!
Amei seu vídeo !!
aula muito interessante
Devo cuidar o que está dentro (ser).E não sofrer com aquilo que não tenho controle
Nossa me ajudou demais!
Gostei muito. Parabéns; pelo jeito estou virando filósofa idosa. Vou tb procurar o Teodidatas
Obrigado! E espero que goste do Teodidatas. Será muito bem-vinda lá também. Deus lhe abençoe!
Engraçado que acho valores nessas duas escolas, mas não sigo-as por completo.
Por exemplo, acredito que a busca pelo prazer deve ser moderado e realista, porém concordo com a prática estoica de conformação com a dor.
E isso junta uma coisa a outra, pois na busca pelo prazer, você pode não encontra-lo, e então deverá lidar com a dor.
Quanto a parte metafísica, eu sou da linha materialista de Epicuro.
Que ótimo. Nada de bíblia, por favor, só Filosofia e Direito. Excelente explicação. Muito obrigado.
parabens excelente aula
Sou leiga então verei mais umas 10 vezes pra entender.
Me ajudou muito 🥰
Seus vídeos tem sido muito esclarecedor para mim! Você ensina sobre uma perspectiva diferente do que ouço dentro da faculdade! Obrigada pelos conteúdos abordados no canal, vários deles tenho visto na faculdade, e sempre venho aqui pra esclarecer melhor os sobre os mesmos!
Sugiro que você fale sobre o marxismo, eu gostaria de entender melhor sobre os pensamentos e ideias dele.
Olá, Aline. Fico muito grato por seu comentário. Aqui ainda não consegui tratar diretamente do marxismo. Mas, no meu outro canal (Teodidatas), sim. Segue o vídeo: Marxismo cultural, dialética marxista, plano de governo e campanha do PT ruclips.net/video/E1yAQRmlEZE/видео.html
@ excelente! Assistindo agora pouco um vídeo seu sobre "como me tornei um libertário" vi suas referências, inclusive do seu outro canal teodidatas, estou indo pra lá curtir e acompanhar também!
Obrigada!
Obrigado! Ah, e já se inscreveu para a semana do Direito Sem Juridiquês do Instituto Angelicum? Confira aqui: angelicum.eadplataforma.com/curso/semana-do-direito-sem-juridiques. Grande abraço!
@ Acabei de me inscrever! É pago o curso e certificado? Obrigada!
Esta semana é gratuita. E o certificado, até onde sei, também...
Faz uma playlist de filosofia, o senhor poderia explorar assuntos relacionados com libertarianismo, explicando ética. outra coisa bem importante é saber as bases dos pensamentos modernos para a reflexão deles atualmente, gostaria muito de ver videos assim no canal, :]
Olá, amigo. Obrigado por seu comentário. Excelentes ponderações. Na verdade, esses vídeos já estão com uma pegada mais filosófica. É só organizar uma nova playlist incluindo estes e alguns outros vídeos já existentes no canal e focar em assuntos relacionados ao libertarianismo e à ética (o que também "alimentaria" a playlist "Libertarianismo e Direito"). De fato, este é um rumo que vejo que o canal está tomando, sem deixar, é claro de tratar de assuntos do dia-a-dia do Direito, especialmente do processo civil. Forte abraço!
você explica muito bem
Muito legal!!!
São excelentes suas explicações!
Você poderia falar sobre o relativismo ?!?
Em breve falarei aqui...
Professor, comenta o livro "Darwinismo Moral" de Benjamin Wiker. Obrigado pela aula!
Excelente sugestão, amigo. Só não sei se, eventualmente, trato do assunto aqui ou no meu outro canal (Teodidatas): ruclips.net/user/Teodidatas. Forte abraço!
Por que seu site saiu do ar? O senhor tinba uma página que explicava esse assunto
Muito obrigado. Na questão do estoicismo e do ascetismo, não sei se a palavra negar é a mais correta, pois eles não negavam, simplesmente procuravam matar a paixões inferiores através de um reconhecimento do aspecto divino e alimentando este.
Ótimo
Faço direito e me encontanto por esses assuntos. Gratidão.
Me tira uma dúvida: Você indica alguma dessas filosofias como princípios de vida (crenças e valores pessoais para se fazer escolhas ou viver a vida)? Se sim, pode me indicar a(s) que mais lhe convém para uma vida "mais bem vivida"?
Olá, amigo. Obrigado por perguntar. Não indico nem o epicurismo, nem o estoicismo.
Na verdade, como cristão, indico, por motivos óbvios, o cristianismo. A ética cristã, em sua estrutura formal, é mais parecida com a ética aristotélica. Não porque Aristóteles tenha influenciado os cristãos (longe disso...), mas porque ele foi o que melhor intuiu, na Antiguidade, como é construída a natureza das coisas criadas por Deus. Posso lhe indicar um vídeo e um livro a esse respeito:
O vídeo:
- O Homem diante da Ética Cristã:
ruclips.net/video/64GVA86NFIo/видео.html
O livro é "Cristianismo Puro e Simples", de C.S. Lewis.
Grande abraço!
Sei que perguntou ao dono do canal, mas acredito que esteja disposto a ouvir ideias então gostaria de passar meu ponto de vista. Bom para você ter uma vida bem vívida, você tem que se entender e entender quais são seus princípios, acho isso o mais importante, claro que a filosofia contribui grandemente para uma vida bem vívida( e se souber usá-la, pois nem toda filosofia nos leva a uma vida bem vivida). Acho que você procurar ter uma vida bem vivida procurando um ideal um grupo para seguir (pois como você pediu aí uma filosofia que mais se encaixe para viver uma vida bem vivida isso no meu ponto de vista é seguir um ideal querer seguir um grupo) não seria o melhor caminho, pois você dessa forma pode nunca achar uma forma de viver uma vida bem vivida, pois cada de nós precisamos de coisas específicas para nos fazer bem e um ideal filosófico entrega para te apenas a visão dele, o que talvez não sirva para você totalmente e sim só algumas coisas pregadas por eles. Acho que o certo a ser feito para ter uma vida bem vivida é procurar se entender(o primeiro mais importante) e procurar conhecimento(o segundo mais importante que também irá ajudar no primeiro), então aconselharia a não procurar uma filosofia específica para seguir, aconselharia estudar todas ou as que te interesse e que você veja que vai te ajudar na sua evolução em busca de uma vida bem vivida, pois dessa forma estudando todas as filosofias de vida e não seguindo uma específica, você vai ter conhecimento para julgar o que é bom e ruim no seu ponto de vista e o que deve e não deve ser seguido para ter uma vida bem vivida, e dessa forma tendo o entendimento para separar o bom e o ruim o útil e o não útil para você de todas as filosofias, você já vai estar compreendendo você mesmo, pois está julgando o que para você é bom e ruim, é útil e inútil, e dessa forma você vai compreender o seu ser e isso vai ajudar muito na sua busca de viver uma vida bem vivida.
Desculpe pelo textão, eu poderia explicar de forma resumida em poucas linhas, mas eu quis destacar a importância de cada ponto a ser seguido, e claro é uma conversa mais complexa, então o que tem digitado aí, ainda não diz tudo.
Esse vídeo é fenomenal, Tá de parabéns mesmo! Só me assustou um pouco o fato dele piscar tão rápido, mas tmj
Obrigada pela aula, professor!
muito bom
Legal!
Vc é um excelente professor! Eu achava que Epicuro era da filosofia estóica assim como Zenão e Marco Aurélio.
Epicteto?
Muito bom. Acha que o Estoicismo tem uma relação com o Taoísmo? Sei que são distintos mas o "princípios universais" por assim dizer são muito semelhantes
O pensamento do fundador do epicurismo referente aos deuses poderia ser comparado ao agnosticismo hodierno?
Gostei muito do vídeo; porém tenho uma sugestão: Não misturar os temas filosóficos. Tipo: epicorismo, estoicismo, marxismo etc. Isolados
Hosana a Deus Nas Alturas; Já Ganhou mais 01 Seguidor !
Hoje eu estou de folga, tá chovendo aqui no Ceará, ñ deu outra, sò por hoje fechado com a Ataraxia.
Hehe. Forte abraço amigo.
Por qual motivo podemos afirmar que
epicuristas e estoicos foram importantes para a construção da compreensão do
Direito no contexto medieval?
Sou os dois, e não quero nem saber se não pode. 😁
Existe algum conceito parecido com um Epicurismo só que não materialista?
Olá, é correto afirmar que a ataraxia para os epicureus se resumiria no "ócio contemplativo"?
top
Obrigado!
certo ou errado, vida boa ou ruim... isso depende do Estado...
MARAVILHOSOOO! Me salvou ❤
Existe alguma vertente do epicurismo que não seja materialista? Que aceite/reconheça a metafísica como essencial.
E o vídeo sobre se o estoicismo está de acordo com o cristianismo?
Não fiz... mas não está...
@ Você sabe de algum vídeo que aborde isso? Obrigado por responder.
Infelizmente, não saberia lhe dizer...
Mas é um ponto que posso abordar num futuro próximo em meu outro canal, o Teodidatas...
@ Entendo. Vou acompanhar lá então. Obrigado mais uma vez.
Não é possível.
Estou tentando seguir o estoicismo....
Obrigado por compartilhar. Talvez você se interesse por este vídeo do meu outro canal (Teodidatas): ruclips.net/video/0Zjf6I3BV8U/видео.html
Alguém tbm percebeu que ele nn para de piscar
Minha corrente é Sunita Suna Ultra Salafista, viver conforme os ensinamentos primordiais do ALCORÃO revelado ao Profeta MOHAMAAD
O duro que eu gosto da filosofia epicurista : Amizade,reflexao,liberdade...Pensar que o marxismo tem algo de epicurismo me da raiva kk
mas negar os prazeres em sentido sexual ? na explicação do estoicismo..
Já leu O Jardim das Aflições, professor?
O que pensa das críticas de Olavo ao Epicuro?
Olá, Victor. Ainda não li este livro, mas é uma excelente sugestão de leitura! Imagino que as críticas do Olavo ao Epicuro sejam relativas ao seu materialismo, certo? Nesse caso, estou de acordo, tanto do ponto de vista racional quanto espiritual/teológico. Forte abraço!
Boa noite, professor Carlos! Nesse vídeo do ano passado, em 4:53, cê fala que se algum dia postasse um vídeo com mais de 10 minutos, é pra desconfiar que há algo errado. Está tudo bem por aí? 😁 Abs do RJ
ruclips.net/video/SXHZToW-suM/видео.html
Hehehehehe.... Me pegou. Quando postei o primeiro vídeo com mais de dez minutos me lembrei disso, e seguidamente penso nisso... É como diz o ditado: "o peixe morre pela boca"... =) Ainda assim, continuo tentando manter vídeos curtos e objetivos. Para as próximas semanas, já gravei vídeos de seis minutos (hehe...), para retomar a "promessa".... Abraços aqui de Curitiba também!
SEM AUDIO
gostei, mas falou muito superficialmente sobre o estoicismo, que é uma filosofia muito prática e bastante adotada nos dias atuais.. sucesso!!
se ele era contra a busca por riquezas, então explica aí pq ele mantinha com ele escravos( uma clara honraria daquela época)?
obs: essa interpretação antieconômica do Epicurismo é bastante suspeita nos dias de hoje. ao menos pareceu q o mesmo é favorável a busca ou manutenção disso de forma também moderada( q não prejudique a ataraxia e a aponia).