Se há uma pessoa que fará falta quando se ausentar deste plano é este professor. Ele traduz assuntos complexos de forma simples, hábil, com um vocabulário acessível, sem nunca se prevalecer de seu imenso conhecimento e capacidade de ensinar. Amo demais as aulas dele. Obrigada, professor!
Curiosamente na semana anterior a esse podcast eu li Epicuro, e na introdução do livro o editor comenta que a escola de Epicuro era muito "agredida" pelos outros filósofos principalmente os seguidores de Platão. Nunca havia parado pra pensar e ler sobre a rivalidade dos filósofos antigos, é realmente interessante. A escola de Epicuro era a única que recebia mulheres e até mesmo escravos, enfim, havia muitas coisas diferentes do seu tempo e por isso ele era muito ridicularizado por outras escolas filosóficas da época.
@Mateus Estevam exatamente. Tenho quase toda a coleção, falta Manual de Epicteto. Para mim, Sobre a Brevidade da vida é a obra mais incrível e que mais mudou minha percepção da vida.
Praticamente ninguém lerá isso mas fui extremamente feliz em apreciar um momento em Joinville SC, com o professor, onde ele despejava palavras acerca de seu livro, reinventar-se. Fui um dos ultimos da fila para autógrafos, ele escreveu meu nome errado, mas garanto que haviam muitos. Do inicio ao fim da fila, cansado, com toda certeza garanto que ele foi gentil e amável com cada pessoa.
Podem fazer um podcast gigante, esse rapazinho fala muitooooo. Professor Clóvis, cada aula mais incrível que a outra. Quanta sabedoria e humildade. Compartilha o conhecimento de forma ímpar. Só gratidão e honra de viver no mesmo país que esse ser humano ímpar. Só o papiro liberta, senhores. 💪🏻🇧🇷
Meu professor da pós. Excelente!!❤️ Edonismo: sentir prazer real das coisas simples da vida. É o mais próximo da gratidão. Não é ser acomodado, é perceber a vida😊
Descobri o professor e filósofo Clóvis de Barros pelo RUclips e fiquei encantada como ele tece a explicação filosófica dos temas, sempre trilhando sabiamente com palavras e caminhos que nos esclarece de forma simples o sentido das coisas e assuntos. Ah! Eu também gosto muito de arroz puro como ele fala!!!!
No passado minha avó, Dona Etelvina, vez por outra cantava uma canção, cuja letra de certa forma enaltecia o hedonismo. Dizia entre outros versos: “De que vale a vida… sem haver prazer… É viver sofrendo… E depois morrer…”😂😂🎉🎉❤❤…
Quanto mais desejamos bens materiais, mais tempo temos de passar trabalhado para conquistá-los. Tão logo conquistamos um bem material outrora bastante desejado, já queremos outro(s); daí trabalharmos ainda mais para adquiri-lo(s) e, quando nos damos conta, perdemos várias oportunidades de usufruirmos momentos prazerosos brincando com nossos filhos, fazendo amor com nossas(os) namoradas(os) e esposas(os) e conversando com nossos amigos. Quem tem um iPhone 13, não raramente vai querer o iPhone 14 Pro.
Esse cara destila as miudezas do significado de cada palavra, uma mente complexa mas que sabe expressar bem seu pensamento tornando se até uma prosa agradável.
Se tem alguém que precisa ser estudado compreendido e eternizado numa inteligência artificial é o Clovis, ele tem uma visão muito precisa e humana de tudo que a gente passa aqui nessa vida...
O átomo, quando é quebrado, dizemos que sofreu fissão. Divisão e partição pressupõem que cada parte resultante se remete ao conjunto original quando estava íntegro. Porém, com os átomos isso não acontece, pois as "partes" resultantes não trazem nenhuma informação do "todo" inicial. Nessa perspectiva o átomo é quebrável, sofre fissão, mas é indivisível. Você quebra o átomo, aparecem elétrons, prótons, neutrinos, outros átomos, energia, etc, mas nenhum destes individualmente carrega qualquer característica que o identifique como parte do átomo original. O átomo é indivisível considerando esse ponto de vista.
Importante observar que ele está exaltando Epicuro e Democrito falando que eram os excluídos por Sócrates e Platão. O que contrasta com o fato de que foi Sócrates que foi executado por sua filosófia entrar em conflito com pensamento comum.
O Clóvis consegue ser erudito e pão com ovo de uma maneira que hipnotiza quem ouve. Uma inspiração para todos amantes de filosofia❤. Vida longa à esse professor "Do Caralho"🎉
@@matheuslemuel entao cara, eu iria mesmo se a universidade mais proxima n fosse mais de 100 km de distancia e eu tivesse dinheiro. Nem falo na maldade, queria msm kkkkkk
Gosto basta do professor Clovis, por ele trazer uma filosofia clara, aplicável. Diferente de outros conhecidos por ai, que parecem apenas arrotar virtudes e falar coisas confusas, para assim parecerem intelectuais.
Tem tanto conteúdo no cérebro 🧠 dele que ele pode escolher minuciosamente cada palavra que vai falar, e vemos que ele faz isso, a cada mini pausa que ele dá numa frase com um "é..." Ele faz esse processo de escolha de palavras e argumentos, tentando assim escolher, dentre o seu vasto arsenal, sempre o que é o melhor a se dizer em cada situação... Extremamente Lúcido.
Edonismo seria Epicuro + Epicteto: ter prazer pelo simples e não querer o impossível ou àquilo que não controla. Um torcedor, por exemplo, estaria fora da sabedoria de Epicteto, já que ele não controla o que os jogadores farão em campo.
Então não existe pensamentos mais elevados e pensamentos mais baixos. E como os pensamentos mais baixos são geralmente de impulso e prazer e os mais elevados, de algum sacrifício e trabalho, então os pensamentos mais baixos têm valor maior do que qualquer outra coisa. Uma besta é movida pelo prazer, e para ela é isso que importa, vira um bizão.
Oi. O hedonismo é o estoicismo em alguma medida ,não seriam complementares? Não sei se obterem resposta pois sua entrevista tem 1 ano, o que será uma pena.... Mesmo assim obrigada, pois valeu a pena conhecê-lo!!!👏👏👏👏😊😊😊
Fico sempre impressionado com esse canal como um entrevistador tão ignorante sobre todos os assuntos consegue trazer pessoas tão inteligentes e assim alcançar a relevância que se espera de um podcast que se outorga o nome "inteligência"
13:20 clovis revela que o humor era cultivado por vários pensadores... eu acho que o pessoal foi perdendo esta dimensão... mas não é o caso, por exemplo, de lacan... lacan viu aristóteles falar que o mulher era um homem incompleto, viu freud falar que a mulher tem inveja do pênis, ai lacan resolveu falar que a raiz de "um negativo" (menos um) corresponde ao falo... lacan inventou os matemas (mathemes) inventou equações e constantes onde as equações iam apontar soluções psicológicas!!! LACAN era um grande zoador!!! mas o pessoal resolveu levar ele a sério!!!! Imagino que ele se sentia frustrado... quanto mais zoador ele era, mais o pessoal levava ele a sério... a revelação só veio no livro "imposturas intelectuais" de sokal&bricmont!!! alan sokal e jean bricmont resgataram o humor.... a zoação lacaniana!!!! Esse pessoal quase todo do pós-modernismo? ZOADORES. o problema é que poucas pessoas revelam para o público as chaves que permitem cair na gargalhada!!
Essa frase é uma das mais falsas atualmente. Existem métodos e critérios para a ciência histórica, ou ela não seria uma ciência séria. Ser escrito pelos vencedores não significa q eles não podem ter dito a verdade, da mesma forma, quem garante que os perdedores diriam a verdade? Por isso existe o método científico histórico, para derrubar essa velha falácia, já que cada um escreveria como lhe convém. Depois q historiadores citam fontes e evidências da época. E as fontes independentes confirmam fatos históricos.
Essa ideia de Demócrito talvez não seja exata, já que o "vazio" deve ser preenchido por alguma coisa. Alguns dizem matéria escura. Além disso há a energia escura.
Não professor, Nós não dividimos o átomo. Primeiro que à definição de átomo dos gregos não é tão simplória. Átomo é sim indivisível, é também sem forma, e é o que compõe e decompõe a matéria sensível a medida que suas colisões dentro do "vazio" (na verdade os gregos afirmavam pelo menos desde Platão que "não existe vazio") os aglutinam, formando a matéria sensível, ou os separam, decompondo a matéria sensível. Bom, como filósofo é bom então lembrar que átomo, tanto na Grécia antiga quanto hoje, não é uma estrutura física do universo, mas é sim uma PALAVRA. Uma palavra demanda antes de qualquer coisa uma definição que estabeleça um significado para a compreensão daquela palavra dentro da linguagem, e... o significado de átomo está nas definições expostas. La por volta do século XVlll, um cientista com um microscópio descobriu uma "estrutura da física" à qual, em homenagem aos gregos, deu o nome de átomo. Posteriormente, porém, descobriu-se que aquela estrutura não era indivisível e nem era ela a responsável pela formação e decomposição da matéria e hoje a gente conhece já mais de dezena de partículas elementares chamadas absurdamente "subatômicas". Esse erro cometido pelo senhor não é só seu. Já vi artigos de físicos dizendo que provamos que os antigos estavam errados quando "dividimos o átomo". A verdade é que o átomo nunca foi dividido. O que os gregos chamavam de átomo é que não tinha sido descoberto ate a descoberta de nossas partículas elementares, essas sim, indivisíveis (ser indivisível é uma condição necessária do átomo, posto que é parte da definição). Mais que isso. Dizer subatômico, para um grego, seria um contra-senso lógico e linguístico, porque em síntese o que a palavra diz é que "dividimos o indivisível", o que é obvio, é impossível e, portanto, absurdo.
O cara usou mto sofisma aí. Quis fazer o hedonismo( viver para o parzer) com o estoicismo( se conformar com a realidade). E o povo adora quando reformulam esses termos para justificar hj em dia
ASSISTA a este episódio completo:
ruclips.net/user/live1Hy8lCPrRvI
++
Se há uma pessoa que fará falta quando se ausentar deste plano é este professor. Ele traduz assuntos complexos de forma simples, hábil, com um vocabulário acessível, sem nunca se prevalecer de seu imenso conhecimento e capacidade de ensinar. Amo demais as aulas dele. Obrigada, professor!
Ele é genial .Assistia aulas dele de 2 horas e 30, levíssimas, ainda quando era no espaço ética.
Concordo plenamente, Professor raiz , de competência e sabedoria raras.
A sabedoria e a simplicidade costumam andar de mãos dadas!
Penso da mesma forma!!
Desse plano não, desse redondo* estamos num planeta redondo
Como é reconfortante ouvir uma mente inteligente diante da estupidez que vivemos!! Glória à filosofia !
Realmente ajuda muito
Amén Irmão
@@tagtraum9871 a estupidez se refere também a onda religiosa que nos assola
@@josecarlosdejesus7760 Tá certo👍
É digno de aplausos o modo como o professor Clóvis explica assuntos complexos
Curiosamente na semana anterior a esse podcast eu li Epicuro, e na introdução do livro o editor comenta que a escola de Epicuro era muito "agredida" pelos outros filósofos principalmente os seguidores de Platão. Nunca havia parado pra pensar e ler sobre a rivalidade dos filósofos antigos, é realmente interessante. A escola de Epicuro era a única que recebia mulheres e até mesmo escravos, enfim, havia muitas coisas diferentes do seu tempo e por isso ele era muito ridicularizado por outras escolas filosóficas da época.
Eu ja vejo o Platonismo e o Epicurismo como complementares. Hehe
Haver no caso de existir é invariável
E ainda sim era uma escola inferior às demais.
@Mateus Estevam exatamente. Tenho quase toda a coleção, falta Manual de Epicteto. Para mim, Sobre a Brevidade da vida é a obra mais incrível e que mais mudou minha percepção da vida.
que espetáculo de aula
Praticamente ninguém lerá isso mas fui extremamente feliz em apreciar um momento em Joinville SC, com o professor, onde ele despejava palavras acerca de seu livro, reinventar-se.
Fui um dos ultimos da fila para autógrafos, ele escreveu meu nome errado, mas garanto que haviam muitos. Do inicio ao fim da fila, cansado, com toda certeza garanto que ele foi gentil e amável com cada pessoa.
Garanto que escreveu teu nome com " i " ao invés de " y " e com um " s " apenas...kkk
Seu nome tem erro de português kkkk vai ver ele só consertou 😄
Kkkkkkk
Eu li seu comentário 🙋🏻♂️
Podem fazer um podcast gigante, esse rapazinho fala muitooooo. Professor Clóvis, cada aula mais incrível que a outra. Quanta sabedoria e humildade. Compartilha o conhecimento de forma ímpar. Só gratidão e honra de viver no mesmo país que esse ser humano ímpar. Só o papiro liberta, senhores. 💪🏻🇧🇷
Aula com Clóvis é um verdadeiro prazer.
Jenial sempre. Átomos e vazio
Momentos como este, valem todo a internet que eu já paguei.
Tive o prazer de conhecer o prof Clovis, extremamente simples e humilde, com todo esse saber
Respirar, é o prazer mais simples e barato que existe...!!!...
Eu só vou dizer duas coisas. Clóvis, eu te amo, cara. E obrigado.
Ouvir Clóvis e se transportar para o campo dos fatos 🎉
Eu também não sabia dessa rivalidade, é vrd a pessoa ser sábia não quer dizer que seja perfeita ou boazinha
Como dizia meu amigo Diógenes o cínico, "Tem mais quem se contenta com menos".
Opa!!!😄 Mandou bem o Diógenes o ‘cínico’ ( ele sabe dessa alcunha ? )
Da série "Esse cara vai fazer falta, quando chegar a sua vez"
Se vc tem a oportunidade, aproveite!!!
Ah! Professor Clóvis...
Como as suas aulas modificam vidas para melhor!! Queria muito ter a oportunidade de pode dar-lhe um abraço.
Meu mestre !!!
Meu professor da pós. Excelente!!❤️
Edonismo: sentir prazer real das coisas simples da vida. É o mais próximo da gratidão. Não é ser acomodado, é perceber a vida😊
Esse cara tá invertendo o sentido de hedonismo, que é viver pelo prazer, isso aí é estoicismo
Volta para o colégio e tenta aprender a ler e escrever.
Você está envergonhando o professor ao dizer que foi aluna dele com esse português.
@@luisroberto6790isso é estoicismo onde cara? estuda um pouquinho mais
@@canseidesersexy308ela errou uma palavra, acontece! Nada demais!
Finalmente alguém que entende de filosofia aparece pra falar verdades.
Descobri o professor e filósofo Clóvis de Barros pelo RUclips e fiquei encantada como ele tece a explicação filosófica dos temas, sempre trilhando sabiamente com palavras e caminhos que nos esclarece de forma simples o sentido das coisas e assuntos. Ah! Eu também gosto muito de arroz puro como ele fala!!!!
No passado minha avó, Dona Etelvina, vez por outra cantava uma canção, cuja letra de certa forma enaltecia o hedonismo. Dizia entre outros versos: “De que vale a vida… sem haver prazer… É viver sofrendo… E depois morrer…”😂😂🎉🎉❤❤…
Quanto mais desejamos bens materiais, mais tempo temos de passar trabalhado para conquistá-los. Tão logo conquistamos um bem material outrora bastante desejado, já queremos outro(s); daí trabalharmos ainda mais para adquiri-lo(s) e, quando nos damos conta, perdemos várias oportunidades de usufruirmos momentos prazerosos brincando com nossos filhos, fazendo amor com nossas(os) namoradas(os) e esposas(os) e conversando com nossos amigos. Quem tem um iPhone 13, não raramente vai querer o iPhone 14 Pro.
Que aula!!! Muito conhecimento filosófico e prazer em ensinar!!
Professor Clóvis,a sabedoria de ser simples,ou a simplicidade de ser sábio.
Prof iluminando à todos com seus conhecimentos.
Brilhante
Se eu encontro esse cara na rua…. Ele não ia conseguir fugir do meu abraço apertado de gratidão!!! Fenômeno, especial!!!
Esse homem é o melhor dos melhores ❤ igual ele jamais existirá 😊
MARAVILHOSO BATE PAPO. Clóvis de Barros é sensacional. Parabéns ao canal por este momento de introspecção filosófica.
Como é bom ter episódios que, de fato, edifica o ouvinte!
Esse cara destila as miudezas do significado de cada palavra, uma mente complexa mas que sabe expressar bem seu pensamento tornando se até uma prosa agradável.
Professor Clóvis, tem o meu respeito e minha admiração! Sou muito fã...Obrigada !
Sempre muito bom escutar esse professor! Parabéns!!
Sensacional. Sempre superando as expectativas!
Clóvis é ótimo, esse professor é foda.
Excelente aula. Amo professor Clóvis. Parabéns professor.
É o mesmo que a ideia da Thelema. "Faz o que queres há de ser tudo da lei", mas o importante é saber O QUE você quer DE VERDADE
Clóvis de Barros 👏🏻 um prazer imensurável assistir suas aulas.. palestras...cada dia melhor....um gigante.... extraordinário do conhecimento....
Professor Clovis e sua inteligência descomunal
Como sempre sensacional as palestras do professor Clóvis. Admiro imensamente seu conhecimento.
Cara, quando ele chamou o Demócrito de "risadinha" eu não consegui parar de rir
Esse cara é fodastico !!! 👏👏👏😍
Que palavra horrível
Se tem alguém que precisa ser estudado compreendido e eternizado numa inteligência artificial é o Clovis, ele tem uma visão muito precisa e humana de tudo que a gente passa aqui nessa vida...
As pessoas se encantam com um conjunto de palavras bem organizadas e um tom de voz com autoridade… esses filósofos pops são interessantes.
Vc que é foda!
Vc é foda [2]
Vc que é foda [3]
Você é o fodão
Você que é foda, qual seu nome?
O jeito que ele fala é daora
O átomo, quando é quebrado, dizemos que sofreu fissão. Divisão e partição pressupõem que cada parte resultante se remete ao conjunto original quando estava íntegro. Porém, com os átomos isso não acontece, pois as "partes" resultantes não trazem nenhuma informação do "todo" inicial. Nessa perspectiva o átomo é quebrável, sofre fissão, mas é indivisível.
Você quebra o átomo, aparecem elétrons, prótons, neutrinos, outros átomos, energia, etc, mas nenhum destes individualmente carrega qualquer característica que o identifique como parte do átomo original. O átomo é indivisível considerando esse ponto de vista.
@sdruft • Interessante sua explicação! Vc extraiu esse entendimento de algum lugar? Ou, seria uma conclusão original...
Os prazeres legítimos do corpo testificam dos prazeres dignos da alma,sendo Deus o gozo do espírito.
Importante observar que ele está exaltando Epicuro e Democrito falando que eram os excluídos por Sócrates e Platão. O que contrasta com o fato de que foi Sócrates que foi executado por sua filosófia entrar em conflito com pensamento comum.
Ora ora ...
A mente é o seio dos enganados. Viver é superar as incertezas.
Por um momento confundi tomismo com atomismo sempre aprendo com esse filósofo
O Clóvis consegue ser erudito e pão com ovo de uma maneira que hipnotiza quem ouve. Uma inspiração para todos amantes de filosofia❤. Vida longa à esse professor "Do Caralho"🎉
eu amo esse cara, um dos poucos filósofos de verdade atualmente
Ele nao é filosofo, e sim professor de filosofia
@@cortespodcastbrasil3509 Professor de filosofia e Filósofo.
Ele não é filósofo, o próprio se proclama um intérprete e "ensinador", proclamador
@@matheuslemuel entao cara, eu iria mesmo se a universidade mais proxima n fosse mais de 100 km de distancia e eu tivesse dinheiro. Nem falo na maldade, queria msm kkkkkk
tentano achar um modo de mudar, mas ta caro é foda; Interior é limitado apesar de ser melhor de qualdade de vida
Que aula top... Muito obrigado professor
❤❤❤Bom dia professor Clovis ! Obrigada pelo conteudo. ❤❤❤
12:56 Como assim não é uma aula de Filosofia? Se isso não é uma aula de Filosofia, o que seria então?
Show de bola!
Que maravilhosa explicação...
Bom, muito bom.
Bom mesmo né 😊
Tudo que tem o nome clovis de barros eu paro e assisto
Gosto basta do professor Clovis, por ele trazer uma filosofia clara, aplicável. Diferente de outros conhecidos por ai, que parecem apenas arrotar virtudes e falar coisas confusas, para assim parecerem intelectuais.
Tem tanto conteúdo no cérebro 🧠 dele que ele pode escolher minuciosamente cada palavra que vai falar, e vemos que ele faz isso, a cada mini pausa que ele dá numa frase com um "é..." Ele faz esse processo de escolha de palavras e argumentos, tentando assim escolher, dentre o seu vasto arsenal, sempre o que é o melhor a se dizer em cada situação... Extremamente Lúcido.
❤AMO O PROFESSOR CLÓVIS DE BARROS FILHO. OBRIGADA AO CANAL❤❤❤❤
E bom ver as reflexoes do professor Clovis.
É mesmo?
É mesmo!
kkk, muito bom essa espontaneidade
Eu amo arroz com alho…que perfume 😋😋😋❤️❤️
Edonismo seria Epicuro + Epicteto: ter prazer pelo simples e não querer o impossível ou àquilo que não controla. Um torcedor, por exemplo, estaria fora da sabedoria de Epicteto, já que ele não controla o que os jogadores farão em campo.
Então não existe pensamentos mais elevados e pensamentos mais baixos. E como os pensamentos mais baixos são geralmente de impulso e prazer e os mais elevados, de algum sacrifício e trabalho, então os pensamentos mais baixos têm valor maior do que qualquer outra coisa. Uma besta é movida pelo prazer, e para ela é isso que importa, vira um bizão.
obrigado professor !
Que aula maravilhosa
Muito bom!
Oi. O hedonismo é o estoicismo em alguma medida ,não seriam complementares?
Não sei se obterem resposta pois sua entrevista tem 1 ano, o que será uma pena....
Mesmo assim obrigada, pois valeu a pena conhecê-lo!!!👏👏👏👏😊😊😊
Eles são bem parecidos sim sou estudante e educador de filosofa
Que corte sensacional
Brilhante entrevista.
E o Vilela tentando fazer parte da conversa é quase tão bom quanto a performance do Prof. Clovis!
👏🏻👏🏻👏🏻😎
É 😂
melhor podcast vom melhor professor de filosofia
Grandes filosofos eram tao humanos quanto qualquer um
SÓ ASSISTO AOS CORTES. 👌🏻
Fico sempre impressionado com esse canal como um entrevistador tão ignorante sobre todos os assuntos consegue trazer pessoas tão inteligentes e assim alcançar a relevância que se espera de um podcast que se outorga o nome "inteligência"
O Vilela é humilde em reconhecer que não é melhor que ninguém, pois cada um tem suas qualificações né, e ignorante é só o seu pensamento mesmo rsrs
Villela é um excelente entrevistador. Talvez o melhor do Brasil atualmente.
13:20 clovis revela que o humor era cultivado por vários pensadores... eu acho que o pessoal foi perdendo esta dimensão... mas não é o caso, por exemplo, de lacan... lacan viu aristóteles falar que o mulher era um homem incompleto, viu freud falar que a mulher tem inveja do pênis, ai lacan resolveu falar que a raiz de "um negativo" (menos um) corresponde ao falo... lacan inventou os matemas (mathemes) inventou equações e constantes onde as equações iam apontar soluções psicológicas!!! LACAN era um grande zoador!!! mas o pessoal resolveu levar ele a sério!!!! Imagino que ele se sentia frustrado... quanto mais zoador ele era, mais o pessoal levava ele a sério... a revelação só veio no livro "imposturas intelectuais" de sokal&bricmont!!! alan sokal e jean bricmont resgataram o humor.... a zoação lacaniana!!!! Esse pessoal quase todo do pós-modernismo? ZOADORES. o problema é que poucas pessoas revelam para o público as chaves que permitem cair na gargalhada!!
Rodolfo, gostei do seu comentário acerca de Lacan! Pode dizerais?
Maravilhoso!
Assim como na história, sempre contada pelo lado de quem venceu, ou de quem tinha poder!
Essa frase é uma das mais falsas atualmente. Existem métodos e critérios para a ciência histórica, ou ela não seria uma ciência séria. Ser escrito pelos vencedores não significa q eles não podem ter dito a verdade, da mesma forma, quem garante que os perdedores diriam a verdade? Por isso existe o método científico histórico, para derrubar essa velha falácia, já que cada um escreveria como lhe convém. Depois q historiadores citam fontes e evidências da época. E as fontes independentes confirmam fatos históricos.
As palmas devem ser seguidas da imitação
Adorei!!!!!
Eu tbm
A ideia de Epicuro então meio que é em time que tá ganhando não se mexe
Obrigado pelo vídeo
GRATIDÃO
" Brinquedos para adultos
são mais caros e mais perigosos. "
Novos Provérbios
Que mente massa! 👏👏👏
Excelente corte!!
O professor é fantastico
Muito , muito bom mesmo .
Arroz é bom pra caralho!
Muito bom!!!!
Filosofia saída dos problemas humanos
Terão os Atomistas Indianos influenciado os Atomistas Gregos? E não teria Diógenes sido mais frugal do que Demócrito?
Deixem o Clóvis falar!
Essa ideia de Demócrito talvez não seja exata, já que o "vazio" deve ser preenchido por alguma coisa. Alguns dizem matéria escura. Além disso há a energia escura.
Que AULA !
Não professor,
Nós não dividimos o átomo.
Primeiro que à definição de átomo dos gregos não é tão simplória.
Átomo é sim indivisível, é também sem forma, e é o que compõe e decompõe a matéria sensível a medida que suas colisões dentro do "vazio" (na verdade os gregos afirmavam pelo menos desde Platão que "não existe vazio") os aglutinam, formando a matéria sensível, ou os separam, decompondo a matéria sensível.
Bom, como filósofo é bom então lembrar que átomo, tanto na Grécia antiga quanto hoje, não é uma estrutura física do universo, mas é sim uma PALAVRA.
Uma palavra demanda antes de qualquer coisa uma definição que estabeleça um significado para a compreensão daquela palavra dentro da linguagem, e... o significado de átomo está nas definições expostas.
La por volta do século XVlll, um cientista com um microscópio descobriu uma "estrutura da física" à qual, em homenagem aos gregos, deu o nome de átomo.
Posteriormente, porém, descobriu-se que aquela estrutura não era indivisível e nem era ela a responsável pela formação e decomposição da matéria e hoje a gente conhece já mais de dezena de partículas elementares chamadas absurdamente "subatômicas".
Esse erro cometido pelo senhor não é só seu. Já vi artigos de físicos dizendo que provamos que os antigos estavam errados quando "dividimos o átomo".
A verdade é que o átomo nunca foi dividido.
O que os gregos chamavam de átomo é que não tinha sido descoberto ate a descoberta de nossas partículas elementares, essas sim, indivisíveis (ser indivisível é uma condição necessária do átomo, posto que é parte da definição).
Mais que isso.
Dizer subatômico, para um grego, seria um contra-senso lógico e linguístico, porque em síntese o que a palavra diz é que "dividimos o indivisível", o que é obvio, é impossível e, portanto, absurdo.
"Ter prazer com o que está na mão". Clóvis iniciou falando da puberdade.
Excelente aula sobre Hedonismo!!
O cara usou mto sofisma aí. Quis fazer o hedonismo( viver para o parzer) com o estoicismo( se conformar com a realidade). E o povo adora quando reformulam esses termos para justificar hj em dia
Toda vez que eu vejo o Clóvis, me lembro do Abu perguntando: "Clóvis de Barros o que é a vida ?" e ele perdido
E amando ❤