Mto bom!!! Baixistas que venham a precisar: pode fazer igual! Só recomendo dar um gás nos agudos, seja no amp, ou em algum efeito de drive que venha após o Whammy, pq senti uma leve suavizada no "punch". Pra guitarra achei excelente! Como baixista, precisei em uma música e atendeu mto bem! Caso queiram lembrar qual o valor baseado no número de semitons que se deseja baixar sem usar a tabela, a conta é simples: temos 12 notas separadas igualmente por semitons no intervalo de uma oitava. Então se vc quer baixar 1 semitom (D#, por ex, a partir da afinação padrão), vc multiplica 1 x 100 (100 aqui é o valor máximo do parâmetro, que é o "Position"), sendo o 1 o número de semitons que vc quer baixar, nesse caso. Daí divide pelo número de semitons (12) que temos no intervalor de uma oitava. Então fica 1 x 100 / 12. Caso vc queira baixar 1 tom, ficaria 2 x 100 / 12. 2 tons seriam 4 x 100 / 12. Note que o resultado dessas divisões são números reais (com vírgula, etc). Caso vc queira saber o valor do parâmetro correto, vc aproxima o número para o valor mais próximo de número inteiro. Por ex: 2 tons, ou seja, 4 x 100 / 12 = 33,33333... o mais próximo é 33. Já se vc fosse baixar 1 tom, seria 2 x 100 / 12 = 16,666667... nesse caso, o inteiro mais próximo é o 17.
Valeu pelo comentário! Realmente, existe uma perda nos agudos, uma opção é incluir um equalizador após o pitch para ser acionado junto com ele. Sobre o cálculo é exatamente isso!
Fala, irmão! Tudo bem? Tira uma dúvida, por gentileza: Baixando 1 tom, por exemplo, que seria 16,66, não soa meio subtonado, desafinado, já que precisa aproximar pra 17? Como funciona isso na prática? Já peço desculpas pela minha pergunta ser meio burra!
e é muito importante o pessoal q for testar fazer isso com um bom volume ou usando um fone.....para ter a correta impressao da qualidade do efeito pq quando vc escuta a sua guitarra "desligada" somada ao som do ampli parece q nao soa tao bem......dessa vez senti muita diferença na evolução....comparei ao digitech DT q tem whammy e drop e agora ficou igual....nao senti diferença até 2 tons e meio abaixo....obrigado pela tabela Fabian, ja valeu o pix...abraço
Fabian seus videos são de utilizade pública meu amigo. Desde os videos que vc fez sobre como configurar chocolate com a zoom g1four que te sigo. Parabéns pela ajuda! Forte abraço!
Demonstração rápida e precisa, sem blá blá blá. Também comparei esse efeito com o whammy original. Não achei tão gritante a diferença em droppar. Lembra o Behringer us600. Já o harmonist fica a desejar infelizmente. Problema da ampero é a chiadeira sem fim. Bom video
Também curti demais esse efeito de pitch shift após a última atualização, sem latência e com mais precisão na afinação. Realmente o harmonist e os octaves ainda precisam melhorar. Sobre chiadeira, a minha melhorou bastante quando deixei de usar a fonte 18 volts original dela, troquei por uma 9 volts da Valeton GP-200LT que possuo.
Parabéns, excelente vídeo, muito didático e objetivo! Acabei de testar aqui e usei essa mesma configuração, fiz o teste com um drop de 1 tom também. Funcionou muito bem mesmo, MAS só nas cordas mais graves. Nas primeiras três cordas (E, B e G) o som ficou esquisito meio distorcido e parece q duplicado. Q será q houve?
Fala mano! Obrigado pelo comentário! Os pontos que considero importante são: 1º - o efeito de drop funciona melhor em sons com drives (ou distorção/fuzz) do que em sons cleans, mas ainda assim é possível utilizar em sons cleans. 2º - o som que você está ouvindo da pedaleira (seja em um amp, monitor de áudio ou fones) tem que ser mais alto que o som acústico das cordas da guitarra, caso contrário você terá a impressão de que o efeito está desafinado. Sobre o que você relatou, nunca tive problemas desse tipo, onde o efeito funcionava melhor nas cordas mais graves.
@ cara, obrigado! Podem ser essas dois coisas mesmo: estava tocando com um patch clean numa tele; e era meio tarde acho q eu posso ter ouvido o som da guitarra e os agudos se destacaram parecendo um delay indesejado ... estou viajando mas quando voltar farei outro teste
Obrigado pelo vídeo! Vc saberia me dizer se dá pra fazer um efeito tipo "dive bomb" temporário, como no Boss Harmonist? Exemplo: intro de Black Keys - Lonely Boy
Oi, Fabian! Tudo bem? Cara, onde vc comprou esse apoio? Tô precisando muito de um tb e o seu ficou excelente! Kkkkkkk! Se puder, compartilha o link. Muito obrigado!
Cara, na verdade são dois suportes de celular lado a lado. Esses eu ganhei, são bem simples, de MDF e desmontável. Na Amazon você consegue encontrar alguns assim, procura por suporte de mesa para celular.
Valeu pelo comentário! Sim, é possível fazer na Ampero Mini. Mas ele não soa tão legal na Ampero Mini, fica um pouco desafinado e com um atraso. Você pode utilizar o efeito "Pitch Shift", com o "Dry" em 0, "Position" em 100, "Volume" em 100 e "Pitch" em -1. Você ajusta o parâmetro "Pitch" conforme necessidade, ele em -1 irá baixar um semi-tom no som de sua guitarra.
Quando a Hotone lança uma atualização de firmware, eles divulgam também uma lista com os novos efeitos e melhorias que foram implementadas. Na atualização de Firmware 1.2.0 (abr/23), eles informaram que o algoritmo do Classic PS foi otimizado e realmente ele melhorou bastante. Na atualização 1.2.1 (set/23) eles não mencionaram nada relacionado com melhorias de pitch ou harmonizer. Então acredito que não houveram mudanças.
Colocando a posição em 25, você altera a afinação da guitarra de E standard para C# standard, ou seja, se você tocar o shape do acorde de E maior, a sonoridade será de C# maior. Em resumo, o efeito com a posição em 25 irá baixar 1 tom e meio de cada uma das cordas da guitarra.
Depois que atualizou para a versão 2.0 esse efeito sofreu mudanças? Fiquei com essa duvida, pois acabei de adquiri uma e quando segui esse passo a passo o som não me pareceu com afinação baixa
Tira outra dúvida, por gentileza: Baixando 1 tom, por exemplo, que seria 16,66, não soa meio subtonado, desafinado, já que precisa aproximar pra 17? Como funciona isso na prática? Já peço desculpas pela minha pergunta ser meio burra!
Sua pergunta faz todo sentido, quando fiz as contas para chegar no valor de position respectivo para cada semi tom eu passei por esse problema, ou seja, realmente os valores são arredondados, mas isso não chegou a impactar em soar fora da afinação, pelo menos na minha percepção.
Fala mano! Na Ampero II Stomp não existe delay ou atraso entre você tocar e o som ser reproduzido quando você utiliza esse efeito em específico que mostrei no vídeo.
Atualizei o firmware pra versão 2.0 e agora o Classic Ps não aparece disponóvel pra colocar na cadeia de sinais. É só comigo isso? Tô pensando e fazer a atualização de novo
Fala mano! Minha Ampero II Stomp está na versão 2.0.0, o Classic PS aparece quando você seleciona "FREQ - Pitch", ele é o 6° efeito na lista. Dá uma conferida aí.
@@leovaz7618 ele aparece dessa forma pq o preset onde vc está deve estar consumindo muito DSP. Faz um teste, tenta selecionar o Classic PS num preset limpo, ele vai funcionar normal.
Sempre foi possível utilizar dual input nela, basta conectar os dois cabos P10 e ajustar o tipo de cadeia de sinal. A última atualização trouxe novos efeitos e melhorias na gravação USB.
@@FabianLopesTV Perfeito, mas é que na verdade eu não perguntei de maneira clara. Se ligar com 2 sinais diferentes ao mesmo tempo, o processamento é bom? Ainda mais por serem 2 sinais simultâneos, se a qualidade não baixa. Vejo muita gente dizendo que o timbre acaba bem prejudicado, por isso a dúvida. Muito obrigado pela atenção.
@@rodolfoliberato é um teste interessante a se fazer. Mas acredito que não reduza a qualidade, pois já montei cadeias de sinal estéreo, utilizando os 12 blocos e não senti essa perda na qualidade.
@@FabianLopesTV Teria que no caso, ligar um instrumento estéreo ou 2 diferentes, e processar junto, com o drop também e ver, pq quando é 1 som só, dá a impressão que não separa tanto quanto dois inputs diferentes! É aquela doideira interessante! Muito obrigado pelas respostas !
Olá amigo, vi seu vídeo sobre o mesmo tema do whammy na Valeton, vi que o som na Valeton falhava um pouco, qual das duas pedaleiras achou que ficou melhor? A Hotone falha um pouco também?
Se entendi bem sua pergunta, eu já afinei minha guitarra em drop D e através do efeito da Ampero II Stomp baixei a afinação para Drop C#, funcionou bem e sem embolar.
@@FabianLopesTVvc ainda acha melhor após mais uma atualização? Aliás parabéns pelos vídeos tem me ajudado muito. Eu tenho um Drop da digitech aqui e estou até pensando em vender, estou em fase de testes e to achando até melhor o da pedaleira, estava usando o shifter mesmo mais agora vendo seu vídeo comecei uns teste do ps Classic para comparar
Mto bom!!! Baixistas que venham a precisar: pode fazer igual! Só recomendo dar um gás nos agudos, seja no amp, ou em algum efeito de drive que venha após o Whammy, pq senti uma leve suavizada no "punch". Pra guitarra achei excelente! Como baixista, precisei em uma música e atendeu mto bem! Caso queiram lembrar qual o valor baseado no número de semitons que se deseja baixar sem usar a tabela, a conta é simples: temos 12 notas separadas igualmente por semitons no intervalo de uma oitava. Então se vc quer baixar 1 semitom (D#, por ex, a partir da afinação padrão), vc multiplica 1 x 100 (100 aqui é o valor máximo do parâmetro, que é o "Position"), sendo o 1 o número de semitons que vc quer baixar, nesse caso. Daí divide pelo número de semitons (12) que temos no intervalor de uma oitava. Então fica 1 x 100 / 12. Caso vc queira baixar 1 tom, ficaria 2 x 100 / 12. 2 tons seriam 4 x 100 / 12. Note que o resultado dessas divisões são números reais (com vírgula, etc). Caso vc queira saber o valor do parâmetro correto, vc aproxima o número para o valor mais próximo de número inteiro. Por ex: 2 tons, ou seja, 4 x 100 / 12 = 33,33333... o mais próximo é 33. Já se vc fosse baixar 1 tom, seria 2 x 100 / 12 = 16,666667... nesse caso, o inteiro mais próximo é o 17.
Valeu pelo comentário! Realmente, existe uma perda nos agudos, uma opção é incluir um equalizador após o pitch para ser acionado junto com ele. Sobre o cálculo é exatamente isso!
Fala, irmão! Tudo bem? Tira uma dúvida, por gentileza: Baixando 1 tom, por exemplo, que seria 16,66, não soa meio subtonado, desafinado, já que precisa aproximar pra 17? Como funciona isso na prática? Já peço desculpas pela minha pergunta ser meio burra!
Eu gosto do seus vídeos porque não tem enrolação!
Parabéns ótimo conteúdo
Valeu man! Muito obrigado! 😁🤘
e é muito importante o pessoal q for testar fazer isso com um bom volume ou usando um fone.....para ter a correta impressao da qualidade do efeito pq quando vc escuta a sua guitarra "desligada" somada ao som do ampli parece q nao soa tao bem......dessa vez senti muita diferença na evolução....comparei ao digitech DT q tem whammy e drop e agora ficou igual....nao senti diferença até 2 tons e meio abaixo....obrigado pela tabela Fabian, ja valeu o pix...abraço
Excelente ponto André, o som da guitarra desligada pode enganar mesmo. Realmente esse efeito melhorou muito! Que venham as próximas atualizações!!! 😁🤘
Excelente, objetivo e direto ao ponto! Ganhou mais um inscrito!
Valeu mano! Que bom que o conteúdo te ajudou!
Cara, muito legal as suas dicas para a Ampero! Super bacana, obrigado por compartilhar. 🙌🏽
@@pirandello6968 valeu mano! Muito bom conseguir ajudar!
Muito obrigado! Acabei de comprar uma e seu vídeo me ajudou muito!!! Obrigadão!
Valeu pelo comentário!
Gostei da tabelinha, vai me ajudar muito! Valeu!!
Boa! Valeu pelo comentário!
Fabian seus videos são de utilizade pública meu amigo. Desde os videos que vc fez sobre como configurar chocolate com a zoom g1four que te sigo. Parabéns pela ajuda! Forte abraço!
@@AlexandreLima-ji4yv muito obrigado mano! 😁
Melhor video explicando efeito❤
Valeu!
EXCELENTE MANO! Ajudou bastante
Valeu mano!
Top, parabéns e obg pelas dicas
Valeu pelo comentário! 😁🤘
Parabéns, otimo vídeo
Valeu pelo comentário! 😁👍
Muito bom!
@@diegopaivabernardes5112 valeu mano!
meu heroi 😂❤
Valeu mano!
Demonstração rápida e precisa, sem blá blá blá. Também comparei esse efeito com o whammy original. Não achei tão gritante a diferença em droppar. Lembra o Behringer us600. Já o harmonist fica a desejar infelizmente. Problema da ampero é a chiadeira sem fim. Bom video
O negócio é que pra usar o harmonist tem que por entre o amp e o cab, assim funciona de forma mais eficaz.
Também curti demais esse efeito de pitch shift após a última atualização, sem latência e com mais precisão na afinação. Realmente o harmonist e os octaves ainda precisam melhorar. Sobre chiadeira, a minha melhorou bastante quando deixei de usar a fonte 18 volts original dela, troquei por uma 9 volts da Valeton GP-200LT que possuo.
@@FabianLopesTVme tira uma dúvida, ela funciona em 9 volts então? Tenho um borda montado e pensei em arrumar outra fonte p ela.
@@batatakustomtattoo7084 funciona sim! 9v e 1.000 mA.
@@FabianLopesTV tenho uma fonte de 2000 mah seria tranquilo usar ela e mais uns 3 pedais de baixo mah?
Parabéns, excelente vídeo, muito didático e objetivo! Acabei de testar aqui e usei essa mesma configuração, fiz o teste com um drop de 1 tom também. Funcionou muito bem mesmo, MAS só nas cordas mais graves. Nas primeiras três cordas (E, B e G) o som ficou esquisito meio distorcido e parece q duplicado. Q será q houve?
Fala mano! Obrigado pelo comentário! Os pontos que considero importante são:
1º - o efeito de drop funciona melhor em sons com drives (ou distorção/fuzz) do que em sons cleans, mas ainda assim é possível utilizar em sons cleans.
2º - o som que você está ouvindo da pedaleira (seja em um amp, monitor de áudio ou fones) tem que ser mais alto que o som acústico das cordas da guitarra, caso contrário você terá a impressão de que o efeito está desafinado.
Sobre o que você relatou, nunca tive problemas desse tipo, onde o efeito funcionava melhor nas cordas mais graves.
@ cara, obrigado! Podem ser essas dois coisas mesmo: estava tocando com um patch clean numa tele; e era meio tarde acho q eu posso ter ouvido o som da guitarra e os agudos se destacaram parecendo um delay indesejado ... estou viajando mas quando voltar farei outro teste
É bem o que faço na valeton, o efeito próprio pra isso é ruim, mas usando o whammy dela fica top e sem atrasos!
Verdade, o efeito de drop da Valeton não é legal. Bom que esse Whammy consegue dar conta do recado.
Obrigado pelo vídeo!
Vc saberia me dizer se dá pra fazer um efeito tipo "dive bomb" temporário, como no Boss Harmonist?
Exemplo: intro de Black Keys - Lonely Boy
Valeu mano! SIm, é possível, basta colocar o parâmetro Range em -2 oct e associar o parâmetro Position à um pedal de expressão externo.
Muito bom mano!
Quais foram as outras regulagens do preset?
Valeu mano! Vou tentar gravar um vídeo mostrando as configurações do preset.
Show de bola, parabéns pelo conteúdo, mais 1 inscrito
@@joelsonalmeida1305 valeu mano!
Oi, Fabian! Tudo bem? Cara, onde vc comprou esse apoio? Tô precisando muito de um tb e o seu ficou excelente! Kkkkkkk! Se puder, compartilha o link. Muito obrigado!
Cara, na verdade são dois suportes de celular lado a lado. Esses eu ganhei, são bem simples, de MDF e desmontável. Na Amazon você consegue encontrar alguns assim, procura por suporte de mesa para celular.
Bom dia sabe informar se na ampero mini tambem tem q função drop tume?
Fala mano! Tem sim, esse efeito foi adicionado na atualização mais recente da Ampero Mini.
Vou testar. Se der certo, vc vai me ajudar a economizar quase 2 mil Haddads que eu estava tentando juntar pra comprar o Drop. 🙏🙏
Boa! Pode testar!! 😁🤘
E aí, cara, deu certo?
Fabian, parabéns pelo conteúdo meu camarada!! Você saberia se esse efeito está disponível na Amparo Mini?
Valeu pelo comentário! Sim, é possível fazer na Ampero Mini. Mas ele não soa tão legal na Ampero Mini, fica um pouco desafinado e com um atraso. Você pode utilizar o efeito "Pitch Shift", com o "Dry" em 0, "Position" em 100, "Volume" em 100 e "Pitch" em -1. Você ajusta o parâmetro "Pitch" conforme necessidade, ele em -1 irá baixar um semi-tom no som de sua guitarra.
@@FabianLopesTV Muito obrigado pelas orientações! Vou aplicá-las
Fala FAbian, sabe dizer se mudou algo em relação a isso e ao pitch shift / harmonizer em geral com o novo firmware? esse que saiu em setembro
Quando a Hotone lança uma atualização de firmware, eles divulgam também uma lista com os novos efeitos e melhorias que foram implementadas.
Na atualização de Firmware 1.2.0 (abr/23), eles informaram que o algoritmo do Classic PS foi otimizado e realmente ele melhorou bastante. Na atualização 1.2.1 (set/23) eles não mencionaram nada relacionado com melhorias de pitch ou harmonizer. Então acredito que não houveram mudanças.
Fabian, o Range sempre fica no "-1 Oct"? O que acontece se deixar no "0 Oct"?
Para baixar a afinação em intervalos de semi tom, o melhor caminho que encontrei foi deixando o range em -1 oct.
Da pra usar pra passar de uma afinação (na guitarra) que esta em D# para E?
Sim! Basta alterar o parâmetro Range de "-1 Oct" para "+1 Oct" e colocar o parâmetro Position em 8.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Olá, como posso sintonizar C#? Movo a posição para 25, mas não parece certo.
Colocando a posição em 25, você altera a afinação da guitarra de E standard para C# standard, ou seja, se você tocar o shape do acorde de E maior, a sonoridade será de C# maior.
Em resumo, o efeito com a posição em 25 irá baixar 1 tom e meio de cada uma das cordas da guitarra.
Mas lembre também de ajustar os demais parâmetros, o range em -1oct, mix em 100 e level em 100.
Muito obrigado!
Depois que atualizou para a versão 2.0 esse efeito sofreu mudanças?
Fiquei com essa duvida, pois acabei de adquiri uma e quando segui esse passo a passo o som não me pareceu com afinação baixa
Não percebi alterações no efeito após atualização. Ele continua ne atendendo bem!
Tira outra dúvida, por gentileza: Baixando 1 tom, por exemplo, que seria 16,66, não soa meio subtonado, desafinado, já que precisa aproximar pra 17? Como funciona isso na prática? Já peço desculpas pela minha pergunta ser meio burra!
Sua pergunta faz todo sentido, quando fiz as contas para chegar no valor de position respectivo para cada semi tom eu passei por esse problema, ou seja, realmente os valores são arredondados, mas isso não chegou a impactar em soar fora da afinação, pelo menos na minha percepção.
Mestre, sabe dizer se há algum delayzinho de tocabilidade? Alguns ms entre o toque na corda e o som?
Fala mano! Na Ampero II Stomp não existe delay ou atraso entre você tocar e o som ser reproduzido quando você utiliza esse efeito em específico que mostrei no vídeo.
@@FabianLopesTV muito obrigado
Atualizei o firmware pra versão 2.0 e agora o Classic Ps não aparece disponóvel pra colocar na cadeia de sinais. É só comigo isso?
Tô pensando e fazer a atualização de novo
Fala mano! Minha Ampero II Stomp está na versão 2.0.0, o Classic PS aparece quando você seleciona "FREQ - Pitch", ele é o 6° efeito na lista. Dá uma conferida aí.
@@FabianLopesTV Blz, então deve ser algum problema na atualização. Ele até aparece mas preto, sabe? Sem a opção de selecionar ele. Mas valeeu manoo
@@leovaz7618 ele aparece dessa forma pq o preset onde vc está deve estar consumindo muito DSP. Faz um teste, tenta selecionar o Classic PS num preset limpo, ele vai funcionar normal.
Mano, deu certo! Era isso mesmo, tirei um delay que tava pesado e deu boa o whammy- muuuuito obrigado
@@leovaz7618 muito bom!!! 😁🤘
Boa tarde! Alguma mudança com o Version 1.2.1 que saiu mês passado? Queria usar com dual input... alguma possibilidade de plugar em estereo? Abraço!
Sempre foi possível utilizar dual input nela, basta conectar os dois cabos P10 e ajustar o tipo de cadeia de sinal. A última atualização trouxe novos efeitos e melhorias na gravação USB.
@@FabianLopesTV Perfeito, mas é que na verdade eu não perguntei de maneira clara. Se ligar com 2 sinais diferentes ao mesmo tempo, o processamento é bom? Ainda mais por serem 2 sinais simultâneos, se a qualidade não baixa. Vejo muita gente dizendo que o timbre acaba bem prejudicado, por isso a dúvida. Muito obrigado pela atenção.
@@rodolfoliberato é um teste interessante a se fazer. Mas acredito que não reduza a qualidade, pois já montei cadeias de sinal estéreo, utilizando os 12 blocos e não senti essa perda na qualidade.
@@FabianLopesTV Teria que no caso, ligar um instrumento estéreo ou 2 diferentes, e processar junto, com o drop também e ver, pq quando é 1 som só, dá a impressão que não separa tanto quanto dois inputs diferentes! É aquela doideira interessante! Muito obrigado pelas respostas !
@@rodolfoliberato tamo junto!
Olá amigo, vi seu vídeo sobre o mesmo tema do whammy na Valeton, vi que o som na Valeton falhava um pouco, qual das duas pedaleiras achou que ficou melhor? A Hotone falha um pouco também?
Fala mano! Sim, a Hotone também falha um pouco. Pra mim elas duas têm a mesma qualidade nesse efeito.
O string shifter não responde bem para essa função?
Eu não consegui bons resultados utilizando ele. Achei que o som ficou com um pequeno atraso e a afinação não ficou legal.
Vou testar, mas já testaram com a maior drop C#, e as outras só meio abaixo?
Se entendi bem sua pergunta, eu já afinei minha guitarra em drop D e através do efeito da Ampero II Stomp baixei a afinação para Drop C#, funcionou bem e sem embolar.
@@FabianLopesTV é isso que estou fazendo tb, pra fugir do som de sintetizador
Na ampero mp100 da pra fazer isso legal também ou tem muita diferença?
Você também pode utilizar o mesmo conceito na Ampero MP-100, mas não sei se a qualidade do pitch shift é equivalente ao da Ampero II Stomp.
Vc ja testou na atualização 1.2.1?? Aqui nao deu muito bom nao
Sim, minha Ampero II está na versão 1.2.1.
O meu aqui ficou picotando, troquei o modelo de pitch shift.
A qualidade do efeito Classic PS é melhor do que o próprio Pitch Shift da pedaleira? Porque esse efeito já pensado pra isso e é, em teoria, polifônico
Eu achei melhor! Inclusive, esse efeito foi adicionado na última atualização que foi lançada para a Ampero II Stomp.
@@FabianLopesTVvc ainda acha melhor após mais uma atualização? Aliás parabéns pelos vídeos tem me ajudado muito. Eu tenho um Drop da digitech aqui e estou até pensando em vender, estou em fase de testes e to achando até melhor o da pedaleira, estava usando o shifter mesmo mais agora vendo seu vídeo comecei uns teste do ps Classic para comparar