Você é da área de *Educação Física?* Conheça a *Comunidade TEF Play* www.treinoemfoco.com.br/play/ Domine a *Prescrição de Treino,* Biomecânica, *Fisiologia,* Anatomia e todos conteúdos necessários para você ser uma Autoridade na área de *Musculação e Personal Trainer*
Parabéns pelo o canal, Deus abençoe a você, a sua família e a todos que Ama o Senhor Jesus Cristo. Deus seja louvado eternamente pelo Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém
Boa tarde Rafa tudo bem? Gravaremos sim o Pullover para avaliação da ativação de Peitoral e Latíssimo. Apenas teremos que avaliar uma situação da metodologia já que o impulso elétrico da contração do miocardio pode interferir no sinal da EMG do peitoral Maior.
Boa tarde Bruno tudo bem? A Metodologia do ponto zero se baseia na dissipação da Energia Potencial Elástica existente na fibra muscular, onde essa pausa ao final da fase excêntrica, contribui para dissipar essa energia elástica. Consequentemente a musculatura necessita de um maior grau de ativação para elevar o peso na fase concêntrica. Já temos um curso a respeito ad energia elástica gravado no TEF Play, e em alguns videos aqui no RUclips já comentamos sobre também a não utilização da energia elástica como variável de controle de carga. Este nosso vídeo foi bastante explorada a questão da energia elástica ruclips.net/video/uw0rP3_8w0M/видео.html
muito boa a explicação.... ta aí uma coisa que sempre pensei q tríceps atuava fortemente nesse exercício 👏👏👏 show...tenho interesse tbm no sticky point
Professor nesse caso do vídeo Qual movimento articular é realizado durante a fase excêntrica do movimento? Qual movimento articular é realizado durante a fase concêntrica do movimento?
Perfeito! No sistema de treinamento parcial - bíceps, é interessante o período/momento de 90 graus, de maior tensão muscular e recrutamento de unidades motoras? uso do sitck point?
Sempre soube que a fase excêntrica é a mais importante no exercício, mas o gráfico da concêntrica é maior que o gráfico da excêntrica. Se o músculo trabalha mais na fase excêntrica o gráfico dela não deveria ser maior? Existe relação da eletromiografia com hipertrofia? Espero que entendam a pergunta. Ótimo vídeo, como sempre.
Pensei aqui por um tempo e veio a seguinte resposta. Quando o biceps está trabalhando na fase concêntrica é o peso das anilhas mais o peso da gravidade puxando para baixo ou seja, vc está trabalhando para resistir ao peso e tbm para aplicar mais força para fazer ele subir e eventualmente vencer a gravidade. Já na face excêntrica vc apenas está resistindo ao peso e soltando aos poucos, fazendo que seu músculo só esteja fazendo força para resistir. Sem aplicar a força para vencer o peso. No caso seria Concêntrica: ( resistência + força para vencer a gravidade) Excêntrica : ( resistência apenas). Queimei meus neurônios para pensar nisso kkkkkkk N leve isso como vdd. Sempre e bom ouvir uma ideia e pesquisar sobre para saber se ela é valida.
Ola, boa noite professor!! Pelo que entendi com o vídeo (observando o grafico), sobre fase concêntrica e excêntrica, a fase em que o músculo seria mais recrutado onde teria mais microlesões, seria na fase concêntrica?? Mim tira está dúvida professor, desde já obrigado!
Boa tarde Marcos tudo bem? Essa questão é uma indagação de muitas pessoas, vamos gravar um vídeo do Guia da EDF - Bases de Musculação sobre isso. Basicamente, a eletromiografia representa o sinal de impulso elétrico ocorrido na musculatura para que ocorra a contração concêntrica/ freio excêntrico. Não dá pra avaliar a questão da Micro Lesão tecidual de forma direta como essa análise de maior sinal na fase concêntrica. A avaliação deve ser a seguinte. Pense que para levantar um peso X (uma Rosca direta com 20kg de carga ao todo por exemplo) o músculo precisa ter um grau de ativação Y (pra facilitar digamos que 100 Unidades Motoras) Dessa forma, a força muscular "vence" a resistência produzida pela barra e anilhas e "faz a barra subir" na fase concêntrica Caso eu mantenha a contração das 100 Unidades Motoras a barra vai continuar subindo até um limite mecânico imposto pelo encaixe ósseo ou limitação articular, ou contato muscular (Bíceps no Braquiorradial por exemplo) Para que a barra desça é necessário que eu diminua a contração muscular, diminuindo o número de Unidades Motoras sendo recrutadas, dessa forma, vou "deixando a força resistente vencer a força muscular (ou força potente)" Então nesse caso, na fase excêntrica, permanecem os 20kg da barra+anilhas, onde o torque é modulado conforme o braço de alavanca vai se alterando ao longo da execução. Então na fase excêntrica nós temos menos Unidades Motoras (Por exemplo 70) sustentando e freiando o mesmo conjunto de barra+anilhas de 20kg que 100 unidades motoras foram necessárias para a fase concêntrica. Desse modo, o sinal eletromiográfico será menor, pois há menor impulso elétrico para ativação das Unidades Motoras, porém, o Sarcômero vai alongando sob tensão muscular, tentando frear a descida da Barra. Em uma analogia, pense a barra como um piano, e as Unidades motoras como pessoas Imagine que 100 pessoas são necessárias para subir um piano pelas escadas de um prédio, e quando for descer apenas 70 irão fazer o serviço. O Piano tem o mesmo peso, mas menos pessoas estão ativas ajudando, porém, o esforço delas é muito maior do que o que fizeram na fase concêntrica, quando a força era mais distribuída entre as 100 pessoas. Por isso a fase excêntrica é onde tem maior potencial de gerar microlesão tecidual.
Você é da área de *Educação Física?* Conheça a *Comunidade TEF Play* www.treinoemfoco.com.br/play/
Domine a *Prescrição de Treino,* Biomecânica, *Fisiologia,* Anatomia e todos conteúdos necessários para você ser uma Autoridade na área de *Musculação e Personal Trainer*
Sensacional suas explicações. Não tem com não enteder sua linguagem é muito clara. Obrigado!
Obrigadão Edimilson. Abração
Parabéns pelo o canal, Deus abençoe a você, a sua família e a todos que Ama o Senhor Jesus Cristo. Deus seja louvado eternamente pelo Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém
Amém!
Ótimo vídeo, esperando pelo stick point 👏
show, várias pessoas solicitaram... vamos gravar.
valeu pelo vídeo
e sim tenho interesse pelo sticky point
Valeu antônio. Vamos observar se mais pessoas gostariam desta informação aqui no Canal, nós faremos. Abração.
Algo interessante de se fazer é analisar o exercicio pullover.
Muitas pessoas tem duvida na ativaçao de peitoral ou latissimo do dorso nesse exercicio
Boa tarde Rafa tudo bem?
Gravaremos sim o Pullover para avaliação da ativação de Peitoral e Latíssimo.
Apenas teremos que avaliar uma situação da metodologia já que o impulso elétrico da contração do miocardio pode interferir no sinal da EMG do peitoral Maior.
Muito bom Mestre, Sempre nos seus vídeos adquirido mais conhecimentos.
Pq vcs não disponibiliza um aplicativo com esses conteúdo?
Vocês poderiam avaliar a metodologia do ponto zero do Fernando Sardinha, onde ele da ênfase na isometria na fase exentrica do movimento.
Boa tarde Bruno tudo bem?
A Metodologia do ponto zero se baseia na dissipação da Energia Potencial Elástica existente na fibra muscular, onde essa pausa ao final da fase excêntrica, contribui para dissipar essa energia elástica.
Consequentemente a musculatura necessita de um maior grau de ativação para elevar o peso na fase concêntrica.
Já temos um curso a respeito ad energia elástica gravado no TEF Play, e em alguns videos aqui no RUclips já comentamos sobre também a não utilização da energia elástica como variável de controle de carga.
Este nosso vídeo foi bastante explorada a questão da energia elástica
ruclips.net/video/uw0rP3_8w0M/видео.html
Muito bom
Adorei a aula 👏👏👏👏♥️🥰
Como sempre aula espetacular 👏👏👏
Obrigadão Gi. TMJ sempre. Beijão.
Muito bom.
Esclarecedor
muito boa a explicação.... ta aí uma coisa que sempre pensei q tríceps atuava fortemente nesse exercício 👏👏👏 show...tenho interesse tbm no sticky point
Professor nesse caso do vídeo
Qual movimento articular é realizado durante a fase excêntrica do movimento?
Qual movimento articular é realizado durante a fase concêntrica do movimento?
Excelente vídeo, bem claro.
Quero saber melhor sobre o sticky point.
Explica pra nós sobre o Sticky
Beleza Gabriel, muitas pessoas estão solicitando. Iremos gravar. Abraço.
Tô inscrito!!!!
Show
Excelente!
Perfeito!
No sistema de treinamento parcial - bíceps, é interessante o período/momento de 90 graus, de maior tensão muscular e recrutamento de unidades motoras? uso do sitck point?
Conteudo muito top!!
Professor por gentileza aborde o tema de sticky point. Se possível de cada grupo muscular. Obrigado desde já.
Beleza, estamos vendo que existe interesse da galera.
No agachamento sumô qual musculo ta mais acionado na fase concentrica?
quais os principais músculos responsáveis pelo movimento no ombro na fase concêntrica?
Vide top mais estou esperando ostick point
Triceps entra em acao na extensao de cotovelo...qdo a uma resistencia tipo tricep na polia e outras
Quando o vetor de força vem de cima. O músculo ativa quando o força vem na direção oposta as fibras do musculo.
Sempre soube que a fase excêntrica é a mais importante no exercício, mas o gráfico da concêntrica é maior que o gráfico da excêntrica. Se o músculo trabalha mais na fase excêntrica o gráfico dela não deveria ser maior? Existe relação da eletromiografia com hipertrofia? Espero que entendam a pergunta.
Ótimo vídeo, como sempre.
Pensei aqui por um tempo e veio a seguinte resposta. Quando o biceps está trabalhando na fase concêntrica é o peso das anilhas mais o peso da gravidade puxando para baixo ou seja, vc está trabalhando para resistir ao peso e tbm para aplicar mais força para fazer ele subir e eventualmente vencer a gravidade. Já na face excêntrica vc apenas está resistindo ao peso e soltando aos poucos, fazendo que seu músculo só esteja fazendo força para resistir. Sem aplicar a força para vencer o peso. No caso seria Concêntrica: ( resistência + força para vencer a gravidade) Excêntrica : ( resistência apenas). Queimei meus neurônios para pensar nisso kkkkkkk N leve isso como vdd. Sempre e bom ouvir uma ideia e pesquisar sobre para saber se ela é valida.
@@vitor_lior Valeu Vitor. Abraços.
Ola, boa noite professor!! Pelo que entendi com o vídeo (observando o grafico), sobre fase concêntrica e excêntrica, a fase em que o músculo seria mais recrutado onde teria mais microlesões, seria na fase concêntrica?? Mim tira está dúvida professor, desde já obrigado!
Boa tarde Marcos tudo bem?
Essa questão é uma indagação de muitas pessoas, vamos gravar um vídeo do Guia da EDF - Bases de Musculação sobre isso.
Basicamente, a eletromiografia representa o sinal de impulso elétrico ocorrido na musculatura para que ocorra a contração concêntrica/ freio excêntrico.
Não dá pra avaliar a questão da Micro Lesão tecidual de forma direta como essa análise de maior sinal na fase concêntrica.
A avaliação deve ser a seguinte.
Pense que para levantar um peso X (uma Rosca direta com 20kg de carga ao todo por exemplo) o músculo precisa ter um grau de ativação Y (pra facilitar digamos que 100 Unidades Motoras)
Dessa forma, a força muscular "vence" a resistência produzida pela barra e anilhas e "faz a barra subir" na fase concêntrica
Caso eu mantenha a contração das 100 Unidades Motoras a barra vai continuar subindo até um limite mecânico imposto pelo encaixe ósseo ou limitação articular, ou contato muscular (Bíceps no Braquiorradial por exemplo)
Para que a barra desça é necessário que eu diminua a contração muscular, diminuindo o número de Unidades Motoras sendo recrutadas, dessa forma, vou "deixando a força resistente vencer a força muscular (ou força potente)"
Então nesse caso, na fase excêntrica, permanecem os 20kg da barra+anilhas, onde o torque é modulado conforme o braço de alavanca vai se alterando ao longo da execução.
Então na fase excêntrica nós temos menos Unidades Motoras (Por exemplo 70) sustentando e freiando o mesmo conjunto de barra+anilhas de 20kg que 100 unidades motoras foram necessárias para a fase concêntrica.
Desse modo, o sinal eletromiográfico será menor, pois há menor impulso elétrico para ativação das Unidades Motoras, porém, o Sarcômero vai alongando sob tensão muscular, tentando frear a descida da Barra.
Em uma analogia, pense a barra como um piano, e as Unidades motoras como pessoas
Imagine que 100 pessoas são necessárias para subir um piano pelas escadas de um prédio, e quando for descer apenas 70 irão fazer o serviço. O Piano tem o mesmo peso, mas menos pessoas estão ativas ajudando, porém, o esforço delas é muito maior do que o que fizeram na fase concêntrica, quando a força era mais distribuída entre as 100 pessoas.
Por isso a fase excêntrica é onde tem maior potencial de gerar microlesão tecidual.
@@canaltreinoemfoco Sensacional.
👍👍👍👍
Quem achou o viddo top da Luke se po
Valeu Joaquim.
Sério que tem gente que acha que rosca trabalha o tríceps? Deve ser gente que nunca entrou em uma academia.
Faculdade passa informação errada , tive que vir aqui para tirar dúvidas
Muita teoria.