o mais interessante é que a nossa realidade é somente o que os nossos sensores(sentidos) percebem, porém a realidade mesmo é muito mais abrangente do que isso. Nós percebemos somente uma ínfima parte da realidade.
Seu comentário me faz lembrar da teoria da simulação defendida por muitos físicos teóricos. O saudoso físico Michael Talbot falava algo parecido o que vc comentou
Eu acho que a realidade é o que é, independentemente de como eu vejo ou me sinto. E muitas das vezes precisamos parar, meditar e prestar mais atenção pra conseguir enxergar o que é de fato, e não o que achamos que é. Por exemplo o corno (que é sempre o último a saber! KKKk). Ele é feliz com sua esposa... Até descobrir a realidade. Até então a percepção dele de "está tudo ótimo" não condiz como que está de verdade acontecendo. Exemplo bobo de como a percepção não muda os fatos. Se a esposa é má e adultera, não é porque eu não percebi que ela se torna boa. Nossos sentidos nos traem, e traem muito!
@@tonybarbo1Liberdade de escolha nao quer dizer liberdade de fazer o que quer. Muitas das coisas sao predeterminadas, mas isso nao quer dizer que tudo seja prederminado. Em um jogo de video game, por exemplo, voce nao escolhe os cenarios, os personagens, nem as capacidades dos personagens. Mas voce escolhe o personagem que vai jogar (dentre os que foram criados para o jogo) e suas ações. Ou seja: voce de escolha para algumas coisas e para outras não. Para voce dizer que existe liberdade de escolha nesse jogo basta voce poder escolher pelo menos um aspecto do jogo. Agora, se tudo fosse predeterminado aí sim voce poderia dizer que nao tem.
@@JulioCesar-eu2loToda escolha é baseada em algo, e você não consegue controlar esse "algo" que vai determinar sua decisão. A lógica aponta para o determinismo absoluto mesmo, mas se você conseguir PROVAR o oposto, indo contra anos de estudos, por favor publique, eu gostaria de destrinchar.
@@tonybarbo1 na verdade não. Isso apenas limita a quantidade de escolhas. Você não pode escolher por exemplo quem são seus pais... Mas pode amar ou ignora-los caso queira. Você não escolhe seus colegas de trabalho... Mas pode escolher como lidar com eles. Você tem uma certa natureza... Mas pode aprender a dominar seus sentimentos com o tempo e muita força de vontade. Tem muita coisa que não tem escolha. Não nasci no Brasil porque eu quis por exemplo... Mas posso escolher aprender outro idioma e ir embora. Liberdade de escolha existe, mas, dentro de um certo alcance. Vamos tirar um número aqui do "nariz" e dizer que 20% é escolha e que os outros 80% são variáveis que você não controla.
E se considerarmos ainda que a memória não é lembrança, mas sim criação, que se altera a cada vez que "acessamos" essa memória, concluímos que nossa "personalidade" sequer é una, mas muitas, dependendo do momento vivenciado, das relações ou personagens coadjuvantes, etc.
@Fibonaldo Winner- Em Busca da Consistência OB&FX Partindo do pressuposto que você lembra da memória exatamente como ela aconteceu, né? Existem estudos comprovando que uma memória muda cada vez que lembramos delas. Conseguimos modificar memórias a partir da indução. Conseguimos modificar a memória de outra pessoa mudando a PERGUNTA que fazemos sobre a memória, etc. Então, como você garante que vc está lembrando exatamente o que aconteceu? (pressupondo que não haja ninguém pra vc 'validar')
O pensamento é um comportamento tb, chamamos de comportamento internalizado. Tudo que nos fazemos são comportamentos, essa divisão de pensamento veio da metafísica, os filósofos atribuíam o pensar a uma alma, algo externo ao corpo... com o surgimento da psicologia como ciência passamos a caracterizar toda a ação humana como comportamento, como exemplo os batimentos cardíacos, nem pensamento sobre eles, mas é nosso cérebro quem controla. Logo, toda a atividade cerebral resulta em comportamento, seja ele levantar uma mão, fazer um cálculo matemático, ou fazer o coração pulsar.
não, podemos, nossos instintos nos influencia bem mais do que as pessoas imaginam. nós humanos temos a ilusão de achar que instinto é só para as outras espécies. Muitas vezes fazemos coisas que depois não sabemos o porque fizemos tal coisa, as pessoas não entende o porque de ainda fazermos guerras e tanta violência. não somos tão especiais como pensamos ser
Não! Este é o problema! Quando o quevo outro faz me afeta negativamente porém ele não acha isso, aí vai dar briga não tem como aceitar ou ficar quieto..a individualidade do outro só pode vir até onde não afeta o acordo com outros ao redor..ex casal trair ,eles acordaram em um ser fiel ao outro ..porém no decorrer da vida um tem comportamento wue ele acha wue não é traição mas o outro acha que sim...aí vai dar conflito, terão que chegar num acordo para que continuem o primeiro acordo wue era ser casado e fiel...porém pode ser tarde demais..
Já fiz essa experiência,de mudar o ambiente ,é mto bom a hora que vc encontra um espaço só seu e que se sente mto confortável e dentro da sua própria casa,como o fato só de mudar a cama de lugar,ou se deitar no sentido contrário de sua cama,achei interessante ,gostei,e depois que mudei a cama,passei a dormir igual um anjo,não tenho pesadelos,e acordo bem disposto pra mais um dia de trabalho 👍
Há que entender bem a diferença entre um cérebro e um algoritmo. Em cada nova etapa desprogramada do cérebro face à aleatoriedade contextual haverão respostas habituais mas poderão igualmente surgir respostas criativas. O ser não está pré-programado nem escrito em lado nenhum. A liberdade é, também, ponto de fuga, sem que isso limite a responsabilidade. Mas, somos responsáveis em que medida e até que ponto ? Há áreas ou campos em que podemos agir livre e responsávelmente e há também, limites para essas escolhas e para a nossa responsabilidade. Na conversa sobre conceptos esquece-se muitas vezes que o mundo não é o concepto.
Gostei dessa questão de cada um é um ambiente,me simplifica saber respeitar o ambiente do outro. Muitas vezes somos invasivos na privacidade do outro com palavras e atitudes
Muito relativo, vc pode estar em harmonia no seu ambiente, mas quando chega alguém com energia ruim, isto afeta instantaneamente no seu ambiente, se cada um tivesse seu próprio, permaneceria inalterado independentemente de fatores externos.
Esses informações, ao contrário do que alguns podem concluir, só nos direcionam à acreditar que existe algo bem maior que a soma de todas as partes, regendo e direcionando tudo segundo nossos esforços e experiências. PS: Se nossas escolhas são direcionadas segundo o contexto ambiental, e nós criamos nosso ambiente particular, é fácil supor que, indiretamente, escolhemos qual direção seguir.
Esse "ambiente", contrução mental ou experiência, é uma ilusão. Se é diferente pra cada um, então não é real. E tudo isso porquê existe um "EU" que cria um mundo interno para conseguir interpretar o mundo a sua volta e então cria conceitos, preconceitos, regras, etica, moral etc.... quando na verdade, "eu", assim como qualquer palavra, não existe de fato. 😊
É real porque a chuva cai em cima de duas cabeças próximas mesmo que elas tenham sensações diferentes sobre ela, mesmo que uma se dê conta e sinta, mesmo que a outra não se importe. Um ônibus cai no precipício mesmo que os 36 passageiros tenham experiências diferentes, mesmo que duas estivessem dormindo e só tenham acordadas duas horas depois no hospital sem saber o que aconteceu. Poderia dar milhões de exemplos.
Lutz você é o melhor entrevistador! O único que faz perguntas que realmente vai ser um show a resposta do entrevistado. O único podcast que me encanta!
quando eu vou escolher algo não tem como não ser influenciado pela meu passado por minhas crenças como disse o famoso historiador Yuval Noah Harari nunca a escolha é absolutamente livre
Vc é influenciado mas no final é vc quem manda,todo mundo tem preferências isso é normal,ñ significa que vc ñ e livre pra escolher,si vc vive no automático e no paradigama, e bem provável que vc ñ pense,ao ñ pensar vc vai mesmo no automático. “Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você”. -Jean Paul Sartre.
@@wilsonskater4ever o ponto é que o seu "controle" já é influenciado . O ato de decidir por X ou Y já foi contaminado, o ato de decidir já é produto de outra influência
@@selfaware419 ele fala do tema do livre-arbítrio no livro 21 lições do século 21 e vou deixar esse link do canal dele do youtube esse vídeo tem a tradução é só vc adicionar e selecionar português ruclips.net/video/01eKd7FFLnk/видео.html
É claro que para os cientistas, a mente sempre será determinista, ou seja, as decisões são meras sinapses resultantes de estados anteriores. Já eu, acredito que a vontade parte da alma.
A liberdade de escolha é a peça chave pra colocar o ser humano em conflito com ele próprio. Trazendo -- o a reflexão se convém ou não aderir a soberania de DEUS ou não. Deus em sua infinita sabedoria e misericórdia deixou à nosso critério decidir pra qual lado quisermos ficar pra que não venhamos taxa -- lo de DITADOR e nem nos sentirmos MECANIZADOS/as. Mas concientes que quem é DONO E CRIADOR DE TUDO É ELE.
Nobres Senhores, vcs com este vídeo me deram resposta por uma questão que me intriga há décadas !! Podemos citar as Leis da Física (padrão Einstein P.ex ) e podemos deduzir que dentro do espectro de pessoas normais, NÃO poderemos afirmar com precisão que "certo alguém" tem um intelecto menor comparado à outras por NÃO entender tais LEIS (porque todos nós seguimos um padrão imposto). Sendo assim, o fato de cada uma construir seu ambiente particular NÃO define que alguém é mais inteligente que outrem, mas SIM que a LÓGICA apresentada se combinou melhor com o ambiente e experiência de mundo e ou vida de alguém em particular que venha ter coincidido com este padrão. Abraço.
Mesmo contextualizada, a pessoa faz escolhas. À medida que evolui faz escolhas melhores, como disse o entrevistado cada um faz seu ambiente, logo o livre arbítrio existe.
@@RumpyxDdependendo do nível evolutivo da pessoa isso é possível. Procure pesquisar sobre livre-arbítrio e você entenderá. Sem ele sequer precisaríamos de raciocínio ja que as coisas estariam pré-estabelecidas.
Lipót Szondi psiquiatra, neurologista, endocrinologias e psicanalista, junto de Vicktor Frankl neurologista e psiquiatra, ambos escreveram teorias psicológicas profundas ainda pouca estudas, mas afirmam termos a escolha última de liberdade, mesmo diante das determinações genéticas e ambientais!
“Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você”. -Jean Paul Sartre. Como o livre arbítrio ñ existe, então como tem pessoas que fazem greve de fome? Ñ existe otro animal que faz greve de fome. Nunca vi leão o girafa cometer suicídio. O ambiente a genética influência bastante, mas tem gente que pensa, logo existe. Então está tudo destinado? Eu ñ acredito em destino,vc faz o teu próprio destino. Ñ é o ambiente que define o ambiente influência, você sempre pensará em que caminho escolher. Meu pai jogava bola,sempre me pois pra jogar,ver futebol e eu ando de skate 😵 , tem que sair do paradigama antes de pensar. Ñ define coisa nenhuma,só influência, é muito facil fala que o ladrão venho da favela pq o ambiente da favela fez isso com ele kkkk,o favelado que foi para universidade quem definir as escolhas dele?. Achei ruim o argumento nada encontra da pessoa ✌️.
@@sagradoeprofano7211 Vergonha de que ? De falar o que penso? Ñ tenho vergonha disso, vergonha teria de comprar qualquer coisa que me falam sem pensar duas vezes😘 eu acredito em Deus. Sou cristão,pra mim ñ existe destino vc faz o teu destino. Até hoje meu pai me levou todo dia pra joga bola mas eu ando de skate cadê o ambiente? Cogito ergo sum. Fino señores.
@@sagradoeprofano7211 algum fator levou ela a fazer greve de fome ,okkkk e o fator que leva ela a ter fome kkkkkk ela ignora kkkkkkkkkkk então quem e que manda nesta porra ela ou o ambiente kkk.
Em ser tudo é, ser sempre ser, tudo esteve em sempre estar, e nada nunca não esteve em sempre estar; perceber que ser é, é perceber que não perceber também era ser.
É interessante isso! Jesus por exemplo é um alterador de ambientes, em minha vida após Sua entrada me mudou completamente, pois agora eu me preocupo mais em estar no ambiente de Cristo, do que o meu! Glória a Deus por isso!
@@guelber3664 é totalmente fora de contexto, o cara está falando de funcionamento de neurônio e sempre vem um alienado sem noção querendo enfiar religião no meio de assuntos que são claramente campo da ciência.
@@luizeduardoborges4547Religião, sobretudo, é filosofia. A filosofia é a mãe das ciências. Por que todo ateu é tão incapacitado? E, para deixar claro, esse comentário foi redigido com base nas minhas experiências passadas e eu não controlo nada, já que não tenho livre-arbítrio.
@@DiesIraeJC Você sabe muito bem a diferença entre religião e ciência. Por que todo o religioso é tão hipócrita e alienado? E, para deixar claro, esse comentário com base no seu comentário, portanto não é resultado de livre arbítrio, que aliás é algo que não existe.
Desde do dia que tive conciencia tento me controlar , mas vez ou outra me vejo revidando , ou então dou um tempo ou me afasto de vez daquela opinião . Gosto da paz .
Dois irmãos, moram no mesmo lugar, mesmo pai e mãe, e amigos em comum, crescem desde a infância na mesma favela. Um se torna se revolta com a situação de pobreza e o ambiente que não lhe parece belo, outro nem liga e continua vivendo e gostando de viver ali a vida toda. Exemplo real! Duas pessoas no mesmo ambiente, experiências parecidas (óbvio que nunca serão exatamente iguais) mas reações totalmente opostas. Ou seja... Cansei de ver casos na vida e entender que o ambiente molda sim! Se eu tivesse nascido no Japão, eu seria uma pessoa diferente por causa do ambiente, situação financeira e costumes... Mas... Existe a individualidade também! Mesmo controlando ao máximo o ambiente, duas pessoas se comportaram de forma diferente. Inclusive, é comprovado cientificamente que algumas pessoas tem genética favorável a ter o humor mais deprimido, o que altera a completamente a percepção. O ambiente molda nossas escolhas mas isso não é o todo. Ainda somos seres únicos, individuas e com algum grau de imprevisibilidade. Essa coisa absolutista de "não temos livre-arbítrio" é contrario a tudo que já vi, li, vivi e que aprendi com os que vieram antes de mim.
Temos o livre arbítrio sim ,pq tudo principia da própria pessoa tem coisas que eu não quero fazer e não faço ,se faço é pq eu quis fazer ,sem que alguém me falasse pra fazer !
Ao se descrever o ambiente, cada pessoa pode descrever de maneiras totalmente diferente. Cada um vive e descreve percepções ambíguas. Então é fato que cada pessoa vive a seu próprio ambiente.
Como ele explicaria as pessoas que foram contra o condicionamento e controle que elas mesmas fizeram sobre si mesmas atraves do vicio? Como por exemplo pessoas que sairam das drogas
Penso que esse raciocínio nós leva refletir sobre Deus, afinal esse anseio por transcendência, eternidade, intuição de um ser superior, demonstra que esse mundo foi feito por Deus, e Ele deixou suas marcas ou assinaturas em nós.. pois isso as crianças não acham estranho a ideia de existir Deus; elas recebem de forma natural.
Se ele diz que toda ESCOLHA é contextualizada e ligada ao meio ambiente, então ele mesmo disse que a escolha existe. Isso é confundir TENDÊNCIA de escolher certas coisas com a inexistência do poder de escolha.
Minha vizinha está fazendo psicologia, e me mandou a pergunta da aula: Livre-arbítrio ou determinismo eu disse: Manipulismo, porque o meio que está inserido te manipula, o corpo manipula a tua escolha o ambiente que você foi criado, o cara não escolheu crer em Deus, pois desde cedo ele foi ensinado que existe um Deus , para você viver por exemplo no Irã você tem que seguir as regras da sociedade do Irã, para viver e conviver no Brasil també, isso é uma escolha ? não pois para conviver naquela sociedade tem que se adaptar as regras de lá.
@@rodrigolimas5917 " para você viver por exemplo no Irã você tem que seguir as regras da sociedade do Irã, para viver e conviver no Brasil també, isso é uma escolha ?" Sim, é uma escolha. Se você mesmo diz que para viver nestas sociedades você "tem" que seguir as regras, então quer dizer que se você não quiser viver nestas sociedades, você tem a possibilidade de ir para outra. E mesmo quem foi ensinado desde cedo a crer em Deus pode se tornar ateu a qualquer instante, então não há refutação do livre arbítrio.
Mas é lóóóógico que minhas escolhas têm que ser baseadas no que está ao meu redor e nas experiências que eu obtive e até no que está dentro de mim, fisiologicamente e psicologicamente. Livre arbítrio não é fazer escolhas aleatórias, sem controle.
Já eu tenho uma percepção estranha, exemplo, eu sonho com um ambiente, e tempos depois eu estou naquele ambiente, teve um tempo que eu estava procurando uma casa pq eu estava perto de me mudar , sonhei com uma casa , vir todo o ambiente, terreno , dentro da casa , e dias depois eu encontrei essa casa assim do nada , o mesmo ambiente, era como se eu já estivesse lá , tipo eu cheguei no terraço e pensei , eu estava aqui , só que não no presente... De vez enquando eu tenho esses negócios de ambiente estranho , não sei oque porr# é isso .
Isso é prever o futuro. Alguns estudioso dizem que é uma percepção do próprio cérebro, que ainda não descobrimos. Outros, alegam que a capacidade de prever o futuro trata-se de algo espiritual, sobrenatural.
@@cristianapacheco375 Então, de primeira pensei que fosse algum tipo de dejavú, mas até hoje eu consigo lembrar perfeitamente do sonho antes de ter encontrado a casa , as vezes encontro pessoas que eu penso , eu já vir essa pessoa antes , já tive um papo com ela , mas eu nunca conversei com essa pessoa antes .
@@mcbonny4573 as vezes eu acho que a sensação de dejavú é uma ilusão. Explico, a impressão que tenho é que a sensação de "já vi/ vivi isso antes" a uma falha em nossa memória/percepção que faz parecer que aquela experiência que estamos vivendo naquele momento seja entendida como algo familiar/já experienciado. Claro, se vc tiver um sonho, conseguir anotar esse sonho, e um tempo depois vc constatar que aquilo que vc sonhou está acontecendo, aí, de fato, parece que está havendo uma "premonição".
@@Meninodeprestigio _É isso mesmo , até o momento oque você citou é lógico...O _*_Eslen Delanogare_*_ não sei se foi ele ou outro Neurocientista que ouvir falando sobre o Dejavú, ele disse que o Dejavú era uma ilusão de uma falha de memória vindo do nosso _*_Cortex pré frontal_*_ , Exemplo: Você está na mesa tomando um café e lendo um livro , em seguida chega uma pessoa e te comprimenta , dias se passam e vc está no quarto , tomando um copo de guaraná e lendo um livro , chega uma pessoa e te comprimenta, são contextos diferentes , mas o teu _*_Cortex pré frontal_*_ assimilar o primeiro acontecimento com o segundo parecido e faz vc ter essa impressão de que já passou por um momento parecido, causando assim o Dejavú._
Entendi perfeitamente, exemplo o apóstolo paulo diz em uma de suas cartas, ( irmãos o meu desejo é que todos vós estejam em um mesmo espírito). Ouseja um ambiente unificado, porém cada um individualmente.
A percepção do ambiente é pessoal, mas a conexão ambiental pode ser feita por mais pessoas, por exemplo, o trabalho feito no podcast é é vivido por pessoas diferentes em conexão para o mesmo fim. A escolha da família antes de nascermos tem diversas variáveis, mas o livre arbítrio é individual e faz parte da lei cósmica universal, você decide se quer ou não fazer um trabalho, um estudo específico ou mesmo a cagada de prejudicar outra pessoa. A percepção do ambiente também esbarra na percepção sutil e vibracional do mesmo, por exemplo, quando vc entra em um lugar com pessoas drogadas, um bar por exemplo, é perceptível essa vibração, percebemos a vibração que o outro emana.
Admitir que nós não temos livre arbítrio, que tanto faz o tipo de escolha, ou de decisões que tomamos na vida é uma coisa tão fácil de acreditar quanto é, dizer que um celular da Apple surgiu sozinho.
Era priciso que o convidado nos desse uma explicação qual é o conceito de livre-arbitrio que ele está negando. Até porque ele deu uma referencia que eu nunca vi ser negada por quem defende o próprio livre-arbitrio: ora, me parece óbvio que nós fazemos escolhas contextualizadas! Ninguém escolhe o que não está disponível no seu ambiente. Nós fazemos escolhas entre as opções possíveis. O livre-arbitrio disculte sobre o valor moral dá escolha dentre as escolhas possíveis, não se á alguma escolha a mais fora as do próprio contexto.
Na verdade não existe livre arbítrio! Porque esse tal livre arbítrio, teria que nós colocar em uma posição que está fora de Deus. Onde nem Deus teria alguma influência sobre nós. Agora, como somos criaturas e não Criador, não temos livre arbítrio.
Não existe vários livre arbítrio, a confusão está na pessoa que defende sua opinião influenciada pela sua própria carência. Ele está negando o livre arbítrio em si, que engloba ambas.
Ótima entrevista confirma o entendimento que Freud desenvolveu sobre determinismo psíquico e que está no manual do cérebro que é a Bíblia "dizes com quem andas e te direis quem és" ainda acrescentaria com quem e onde andas e principalmente a forma como respiramos como ensino no meu canal do sorriaparavoce💪😁💪
Cara q parada doida a do gato : Sente e vê o que vc não vê e tbm Não sente …. E por consequência disso se move e elabora seus dias de acordo com as percepções que recebe ! Ou seja pra vc q ta vendo navios e achando q nada de legal acontece é pq sua frequência além de desalinhada está completamente esquecida e com isso vc não se mexe pq não tem estímulos ! Virei fã da ideia !
Se o ambiente está condicionado a minha interpretação do ambiente, então a questão não é o ambiente, mas a interpretação. Se eu posso escolher modos mais funcionais de interpretar as coisas para me comportar de forma mais adequada, logo, este é o livre arbítrio.
Evidente que nem todos tem a mesma capacidade física , intelectual . Mas dentre os medos , princípios e conceitos de certo ou errado nos limitamos por tais princípios. Isso é muito relativo . Falar que o livre arbítrio é uma ilusão é uma ilusão ! Essa é a verdade que ele considera e não o fechamento . Para ele pode ser uma conclusão . Para mim não ! E sigamos em frente ! 😮😮😮
Esse assunto bate de frente com uma linha de raciocínio que tenho sobre pessoa que a maioria denomina como "doida". Não no sentido clínico, mas no sentido popular. Doida pq? Pq que seus pensamentos/"ambiente", diverge da realidade das demais?! Em fim. É mais ou menos isso. Pra denotar uma linha de raciocínio aqui em poucas palavras e com o cuidado de não ser mal compreendido é muito complicado.
O que ele diz é relativo, o ambiente pode interferir na sua "formação", e preferimos nosso proprio ambiente (zona de conforto), onde temos quem concorda conosco, mas independente do ambiente, voce tem "livre arbitrio" para dar sua opinião e não deixar outros influenciarem na sua decisao pessoal, mas, se não estiver no seu ambiente, prepare-se para ter poucos amigos. A maioria deseja ser livre (autenticidade), e conviver com isso? Ou prefere apenas ser aceito pelos outros ao tomar suas decisões?
Se existe escolha como não existe livre arbítrio? Se a neurociência fala sobre a plasticidade do cérebro por que não pode haver transformação consciente?
Em relação ao ambiente. não concordo que cada um tem um ambiente, a meu ver o ambiente é um só, o que muda é a percepção desse ambiente, cada um tem sua própria percepção. Por exemplo, o ambiente em que está ocorrendo o podcast, o estúdio é o que é, tem cadeira, mesa, microfone, etc. o ambiente é o que é. mas a percepção é variada.
É oque ele disse, a nossa percepção não é exata ao oque a realidade É de fato. É a maneira que o cerebro encontrou de interpretar os estimulos externos. Um gato ve as cores dos objetos de maneira diferente dos humanos. Qual é a cor do objeto na realidade, aquela os humanos veem ou oq os gatos veem? Nenhum dos dois. Não faz sentido pensar no ambiente REAL porque ele sempre esta fora do alcance, tudo que a gente 'recebe' é informação de 'segunda mão' ja interpretada pelo cerebro. Então é melhor trabalhar na realidade percebida pessoal de cada um, porque é oq a gente tem disponivel
Acho que isso não tem nada haver com.livre arbítrio todos nos podemos mudar essa percepção do ambiente ao aprofundar nele ou receber conselhos, a Genética também influência muito e o ambiente também porém se podemos mudar a percepção logo temos sim livre arbitrio mesmo que pouco podemos sim escolher e mudar nossas percepções e o que consideramos realidade.
Existe sim ..não importa o que vc passou na vida ,sua criação e todas as outras merdas que aconteceram . No final das contas vc decidi ser bom ou ruim .
Desculpa, mas dizer q não controlamos nosso comportamento nos reduz a mera amebas com cérebro agindo por instinto apenas de sobrevivencia e procriação. Somos humanos e nosso propósito é nos tornamos cada vez mais humanos, por isso temos um cérebro e sentimentos os quais precisam ser conhecidos e compreendidos em suas limitações. O autoconhecimento nos leva ao domínio do nosso comportamento. Nossos instintos nos levam a ter determinadas escolhas de ação, masss qdo conhecemos isso a fundo a gente pode sim escolher em ser quem somos ou quem desejamos ser. Isso requer vigia contante e exercicio diario. Talvez por ser tão trabalhoso a sociedade viciada em caminhar no piloto automatico prefira facilidades e assim repetir comportamentos anteriores. Domine seus instintos e entenda o real significado de livre arbítrio!
Uma leitura é um bom exemplo. Lendo a mesma história, porém cada um constrói uma atmosfera pessoal. Ele traz isso pra realidade contemporânea onde todos, no mesmo tempo e lugar entendem de maneira pessoal, todavia mediante comunicação há um alinhamento na compreensão do que se compartilha.
Por falar em ambiente: Quando estamos num ambiente muito harmonioso e limpo, temos dificuldade em sujar. Isso é o que encontramos em cidades como: Viena, Zurique ou Munique. Mesmo os fumadores sentem necessidade de colocar o resto do cigarro no local apropriado. Todos nós gostamos de um ambiente harmonioso. Se cada um de nós for educado pela comunidade a ver o lado positivo de ter um bom ambiente, teremos um Brasil com melhor ambiente. Não só na paisagem, mas também no ambiente cultural da corrupção.
As coisas mais importantes para definir um ser humano já estão lá antes mesmo dele nascer: quem são seus pais, onde ele vai viver, qual cultura / mitologia / crenças serão enfiadas na sua cabeça e por aí vai. Assim é superengraçado ler os comentários de gente iludida achando que decide alguma coisa, quando está fazendo exatamente o que é esperedo deles, 100% previsíveis......
É isso que o relativismo faz, relativiza tudo. Por exemplo, a minha verdade não é a sua verdade. Daqui a pouco ninguém é mais responsável por nada e o mundo vai para a ribanceira.
Interessante a visão do ambiente, todos estamos enxergando a mesma coisa, mas não estamos vendo as mesmas coisas, cada um processa o que acha mais interessante do ambiente, o que mais lhe chama atenção ou mais agrada, ou o que mais te incomoda naquele momento, cada um e cada momento de cada um é diferente. Vc pode estar num ambiente, e uma mancha na parede incomodar uma pessoa, uma outra nem perceber, e uma terceira perceber e nem se importar. Cada uma está no seu ambiente, no seu mundo. E diante disso e de toda nossa vivência, é que fazemos nossas escolhas. E pq cada pessoa agiu diferente com relação a essa mancha? Pela forma que cresceu, pelas pessoas e ambiente a volta de cada uma que moldou ela e a forma de pensar e entender as coisas, tudo amarrado. Daí vem aquela velha pergunta, tudo está pré determinado? Digamos que daqui 10 anos uma pessoa vai morrer atropelada pq só olhou para um lado da rua e esqueceu de olhar o outro, será exatamente isso que vai acontecer e pronto? Para mim sim, justamente por ninguém conhecer o futuro, diante disso, ele nunca mudará, nossas escolhas serão sempre as mesmas, pq o passado nos levou a ela.
Eu entendo livre hábritrio apenas a nossa opinião sobre o : a distinção do : certo do errado, do bem ou do mal ,poso ou não posso, vou ou não vou, tomo ou não tomo, como ou não como ,todas essas coisas associadas ao tempo de raciocínio lógico das atitudes. Ex : guerra Rússia X Ucrânia tem uma série de coisas associadas ; Vladimir veio projetando (tempo) a atacar a Ucrânia (não optou pelo bem , não pensou nas vidas q seriam ceifadas , até pensou mas não sevimportou com seu proximo (maldade ). esta ate hj guerreando e dizimando vidas tanto de um lado quanto do outro lado. Ou seja teve tempo para evitar mas optou pelo livre hábritrio (mal). Ex:
Cada ser humano é uma função: os "dispositivos" de entrada são os sentidos. A questão é que os estímulos recebidos pelo cérebro recebem pesos (coeficientes) diferentes o que pode gerar uma saída diferente para cada ser humano! Esses coeficientes são produtos das experiências pessoais e, quem sabe, do registro genéricos! Em f(x)=ax²+bx+c, a, b e c são coeficientes que podem variar a depender do modelo funcional em questão!
" A gente não tem controle sobre o nosso comportamento. Mas de certa forma temos controle sobre o nosso ambiente, e ele controla o nosso comportamento" 🤯🤯🤯 Lutz é um dos poucos entrevistadores que presta mta atenção no que os convidados falam!
Verdade. O Lutz presta bastante atenção, se mostra realmente interessado no q o outro tem a dizer. Acho ele bem respeitoso e gosto mto do podcast dele pq não tem zoação. É sempre agradável ouvir o bate-papo.
Nos não controlamos nosso comportamento kkkkkkk que baboseira, então se eu vou para china e quiser voltar mas meu comportamento quiser ficar eu não mando. Kkkkkkkk então somos todos possuídos kkkkkk
@@canalbemestar, não é possuído, é condicionado por comportamentos padronizados por anos. Somos todos padronizados, regidos por leis, culturas e comportamentos no piloto automático. Se você não entende isso, precisa começar a estudar mais seu interior e o que você é dentro desse universo desconhecido, ao invés de estudar apenas o que ver externamente. Podemos fazer uma escolha mas não temos controle sobre o resultado dela, então você não tem livre arbítrio. Ex: você liga pra sua namorada depois de uma briga na espectativa de se acertar, mas daí ela não aceita, você não alcançou o objetivo por trás da sua escolha, então não tem livre arbítrio. Aí você diz: “ah, mas eu tive o livre arbítrio de escolher ligar pra ela”… errado, você escolheu ligar pra ela por que estruturalmente você foi condicionado a achar que essa é a escolha certa, mas por vezes o seu ego queria mesmo era fazer o oposto.
@@danielpinheiro9646 primeiro aprende a ser mais objetivo e encher menos linguiça, depois aprenda a analisar artigo científico, pois 3 neurocientificas que impor um estudo só em levantar as mãos, pois o sistema mental de livre arbitrio não se basei em levantada de mãos, vc leu o artigo completo pelo mesmos, vc sabe o que é neurociência? Eu sei e estudo ela a anos, essa afirmação de que não temos livre arbitrio vai contra a própria neurociência, está mais para metafísica e psicanálise, meu amigo qual a epistemologia desse estudo, teve questionamento, e outra foram 3 neurocientista que pegaram um estudo de 1983 e relançadacam em 2010.. tem muitos psicopata que não comete crime pois o nível de consciência é maior, e isso está mais que provado que podemos controlar nossos impulsos. SAI DA INTERNET E ESTUDA CIENCIA DE VERDADE, NAO ESSAS BABOSEIRA DE NEUROPSICANALISE METAFISICA.
@@danielpinheiro9646 eu mando em mim inclusive Me deu um impulso de cagar agora só que consegui controlar através da minha consciência esse impulso kkkkkk e cara agora me deu impulso de fazer sexo com minha mulher, só que meu livre arbitrio fez eu ficar aqui perdendo meu tempo com vc
É interessante o ponto de vista dele. De fato o livre-arbítrio é algo limitado. Limitado ao meio em que se está inserido. Ninguém escolhe a família, o nome, a roupa que sai da maternidade, por exemplo. Também não escolhe que valores vai receber da família e do meio, você simplesmente recebe e a partir disso, os pratica ou os molda para novos valores concebidos pelas experiências obtidas na intersecção com outros meios. Enfim, é limitado. Você pode escolher a roupa que vai vestir e a comida que vai comer, a partir de opções que o meio te dá. Você pode até criar a partir das opções que o meio te dá. Mas nada é criado do extremo nada. Se quero comer sushi e na hipótese de sushi não existir, minimamente preciso conhecer o arroz e o peixe, coisas que o meio me apresenta, pra eu "criar" o sushi. Dar uma nova interpretação aos ingredientes. Isso quer dizer que nossas escolhas não são totalmente livres.
BESTEIRA...pura falta de raciocínio lógico...pois vc esta confundindo fatos/valores subjetivos e aleatório... nosso nome...família nascemos etc...com fatos concretos e objetivo...do nosso dia a dia... nossas escolhas e decisões que afetaram/influenciam tanto nosso presente como o nosso futuro. O livre arbítrio...o nosso poder de escolha...o uso de nossa consciência...é uma constante até na física nuclear de partículas...na experiência da DUPLA FENDA...quanto mais na questão espiritual...que é o que, gente como este do vídeo...e quem defende que Não existe o livre arbítrio tem medo, terror e pânico.
Não somos livres enquanto temos a "liberdade" de escolher um dos lados da moeda, mas sim quando temos a opção de chutá-la! Tenho o livre-arbítrio de fazer as minhas escolhas, mas futuramente não posso reclamar do efeito delas. O livre-arbítrio é a capacidade de fazer com alegria aquilo que eu devo fazer. (Carl Jung)
rapá, nao temos controle de nada...sequer do nosso intestino...é aceitar a cruz a ser carregada que o destino impoe e pronto...se voce é pobre e se tornou rico, assim o destino quis...colocou voce no lugar certo, na hora certa para conhecer as pessoas certas...a unica ilusao que existe e a de achar que se tem o controle de algo...somos uma nau à deriva nas aguas da vida...
o mais interessante é que a nossa realidade é somente o que os nossos sensores(sentidos) percebem, porém a realidade mesmo é muito mais abrangente do que isso. Nós percebemos somente uma ínfima parte da realidade.
Racionalistas discordam de você
Seu comentário me faz lembrar da teoria da simulação defendida por muitos físicos teóricos. O saudoso físico Michael Talbot falava algo parecido o que vc comentou
Sim, sua realidade faz parte de um todo que já foi criado e determinado por alguém. Muito superior diga se de passagem.
Eu acho que a realidade é o que é, independentemente de como eu vejo ou me sinto. E muitas das vezes precisamos parar, meditar e prestar mais atenção pra conseguir enxergar o que é de fato, e não o que achamos que é.
Por exemplo o corno (que é sempre o último a saber! KKKk). Ele é feliz com sua esposa... Até descobrir a realidade. Até então a percepção dele de "está tudo ótimo" não condiz como que está de verdade acontecendo. Exemplo bobo de como a percepção não muda os fatos. Se a esposa é má e adultera, não é porque eu não percebi que ela se torna boa.
Nossos sentidos nos traem, e traem muito!
Perfeito, convivi com uma pessoa que me falava isso há 40 anos, falava em uma grande equação onde todos interferiram em todos.
Só interfere se tiver escolha pra isso, se tiver livre arbítrio.
@@jesuseunicosenhor4173isso em suma já tira sua liberdade de escolha.
@@tonybarbo1Liberdade de escolha nao quer dizer liberdade de fazer o que quer. Muitas das coisas sao predeterminadas, mas isso nao quer dizer que tudo seja prederminado. Em um jogo de video game, por exemplo, voce nao escolhe os cenarios, os personagens, nem as capacidades dos personagens. Mas voce escolhe o personagem que vai jogar (dentre os que foram criados para o jogo) e suas ações. Ou seja: voce de escolha para algumas coisas e para outras não. Para voce dizer que existe liberdade de escolha nesse jogo basta voce poder escolher pelo menos um aspecto do jogo. Agora, se tudo fosse predeterminado aí sim voce poderia dizer que nao tem.
@@JulioCesar-eu2loToda escolha é baseada em algo, e você não consegue controlar esse "algo" que vai determinar sua decisão.
A lógica aponta para o determinismo absoluto mesmo, mas se você conseguir PROVAR o oposto, indo contra anos de estudos, por favor publique, eu gostaria de destrinchar.
@@tonybarbo1 na verdade não. Isso apenas limita a quantidade de escolhas. Você não pode escolher por exemplo quem são seus pais... Mas pode amar ou ignora-los caso queira. Você não escolhe seus colegas de trabalho... Mas pode escolher como lidar com eles. Você tem uma certa natureza... Mas pode aprender a dominar seus sentimentos com o tempo e muita força de vontade.
Tem muita coisa que não tem escolha. Não nasci no Brasil porque eu quis por exemplo... Mas posso escolher aprender outro idioma e ir embora. Liberdade de escolha existe, mas, dentro de um certo alcance. Vamos tirar um número aqui do "nariz" e dizer que 20% é escolha e que os outros 80% são variáveis que você não controla.
Acabo de ler o livro de Benjamin Labattut "Quando deixamos de entender o mundo". Quem gosta desse assunto vai adorar!
vou pequisar , obg
Não conhecia mas fui ler a sinopse e já coloquei na minha lista de livros.
A nossa experiência é compartilhada mas com visões diferentes!
E se considerarmos ainda que a memória não é lembrança, mas sim criação, que se altera a cada vez que "acessamos" essa memória, concluímos que nossa "personalidade" sequer é una, mas muitas, dependendo do momento vivenciado, das relações ou personagens coadjuvantes, etc.
Viajou legal
Caraca
A memoria aa vezes é enviesada. algumas sao distorcidas. Criadas? Raramente.
@@cosmopolitablase5365 Se a memória foi enviesada ou distorcida então você criou uma memória nova.
@Fibonaldo Winner- Em Busca da Consistência OB&FX Partindo do pressuposto que você lembra da memória exatamente como ela aconteceu, né?
Existem estudos comprovando que uma memória muda cada vez que lembramos delas. Conseguimos modificar memórias a partir da indução. Conseguimos modificar a memória de outra pessoa mudando a PERGUNTA que fazemos sobre a memória, etc.
Então, como você garante que vc está lembrando exatamente o que aconteceu?
(pressupondo que não haja ninguém pra vc 'validar')
Não temos controle sobre o pensamento, mas podemos ter controle sim sobre nosso comportamento!
Pensamento, gera pensamento que gera comportamento
Pensamento, gera sentimento que gera comportamento
@@marioribeiro3331 O autoconhecimento é a chave
O pensamento é um comportamento tb, chamamos de comportamento internalizado. Tudo que nos fazemos são comportamentos, essa divisão de pensamento veio da metafísica, os filósofos atribuíam o pensar a uma alma, algo externo ao corpo... com o surgimento da psicologia como ciência passamos a caracterizar toda a ação humana como comportamento, como exemplo os batimentos cardíacos, nem pensamento sobre eles, mas é nosso cérebro quem controla. Logo, toda a atividade cerebral resulta em comportamento, seja ele levantar uma mão, fazer um cálculo matemático, ou fazer o coração pulsar.
não, podemos, nossos instintos nos influencia bem mais do que as pessoas imaginam. nós humanos temos a ilusão de achar que instinto é só para as outras espécies. Muitas vezes fazemos coisas que depois não sabemos o porque fizemos tal coisa, as pessoas não entende o porque de ainda fazermos guerras e tanta violência. não somos tão especiais como pensamos ser
Em fim, cada um é cada um e cada lugar é um lugar! É só respeitar e seguir a vidinha de todo dia!
Abraços 🌹😊🙏🏻
Não! Este é o problema! Quando o quevo outro faz me afeta negativamente porém ele não acha isso, aí vai dar briga não tem como aceitar ou ficar quieto..a individualidade do outro só pode vir até onde não afeta o acordo com outros ao redor..ex casal trair ,eles acordaram em um ser fiel ao outro ..porém no decorrer da vida um tem comportamento wue ele acha wue não é traição mas o outro acha que sim...aí vai dar conflito, terão que chegar num acordo para que continuem o primeiro acordo wue era ser casado e fiel...porém pode ser tarde demais..
Ou seja, "essa" neurociência é pura filosofia! Haja canabis!
Já fiz essa experiência,de mudar o ambiente ,é mto bom a hora que vc encontra um espaço só seu e que se sente mto confortável e dentro da sua própria casa,como o fato só de mudar a cama de lugar,ou se deitar no sentido contrário de sua cama,achei interessante ,gostei,e depois que mudei a cama,passei a dormir igual um anjo,não tenho pesadelos,e acordo bem disposto pra mais um dia de trabalho 👍
❤ eu também faço isso e da bom resultado
Há que entender bem a diferença entre um cérebro e um algoritmo. Em cada nova etapa desprogramada do cérebro face à aleatoriedade contextual haverão respostas habituais mas poderão igualmente surgir respostas criativas. O ser não está pré-programado nem escrito em lado nenhum. A liberdade é, também, ponto de fuga, sem que isso limite a responsabilidade. Mas, somos responsáveis em que medida e até que ponto ? Há áreas ou campos em que podemos agir livre e responsávelmente e há também, limites para essas escolhas e para a nossa responsabilidade. Na conversa sobre conceptos esquece-se muitas vezes que o mundo não é o concepto.
O conhecimento desse sujeito me aguçou a curiosidade sobre esses assuntos: cérebro e seu funcionamento, psicologia,....
Gostei dessa questão de cada um é um ambiente,me simplifica saber respeitar o ambiente do outro. Muitas vezes somos invasivos na privacidade do outro com palavras e atitudes
Isso mesmo !
Muito relativo, vc pode estar em harmonia no seu ambiente, mas quando chega alguém com energia ruim, isto afeta instantaneamente no seu ambiente, se cada um tivesse seu próprio, permaneceria inalterado independentemente de fatores externos.
@@OseiasprofessorUé, em nenhum momento foi dito que os ambientes não poderiam se afetar
Esses informações, ao contrário do que alguns podem concluir, só nos direcionam à acreditar que existe algo bem maior que a soma de todas as partes, regendo e direcionando tudo segundo nossos esforços e experiências. PS: Se nossas escolhas são direcionadas segundo o contexto ambiental, e nós criamos nosso ambiente particular, é fácil supor que, indiretamente, escolhemos qual direção seguir.
E vc tem esse conhecimento graça a seu ambiente, ou seja sua mudança de de ambiente se deve ao próprio ambiente
Uma prova sobre o que mencionou é o deus de Spinoza.
E veja, nós nunca inventamos nada, apenas descobrimos. 1+1=2, independentemente da humanidade.
Esse "ambiente", contrução mental ou experiência, é uma ilusão. Se é diferente pra cada um, então não é real.
E tudo isso porquê existe um "EU" que cria um mundo interno para conseguir interpretar o mundo a sua volta e então cria conceitos, preconceitos, regras, etica, moral etc.... quando na verdade, "eu", assim como qualquer palavra, não existe de fato. 😊
É real porque a chuva cai em cima de duas cabeças próximas mesmo que elas tenham sensações diferentes sobre ela, mesmo que uma se dê conta e sinta, mesmo que a outra não se importe. Um ônibus cai no precipício mesmo que os 36 passageiros tenham experiências diferentes, mesmo que duas estivessem dormindo e só tenham acordadas duas horas depois no hospital sem saber o que aconteceu. Poderia dar milhões de exemplos.
Dois anos depois e eu aqui de novo… e SÓ AGORA fez todo sentido e eu consegui entender perfeitamente tudo e tô igual ele falou agr: 😳😨🫨😵💫😵
Lutz você é o melhor entrevistador! O único que faz perguntas que realmente vai ser um show a resposta do entrevistado. O único podcast que me encanta!
Gostei do q vc falou: "encanta". Comigo idem!❤🥰Lutz é uma delícia de acompanhar.
ESTOU ENTENDENDO PERFEITAMENTE , JA TINHA PENSADO NISSO
Tô me apaixonando pela neurociência
Cada indivíduo é um ambiente particular,q dividem experiências quando dividem o mesmo espaço.
quando eu vou escolher algo não tem como não ser influenciado pela meu passado por minhas crenças como disse o famoso historiador Yuval Noah Harari nunca a escolha é absolutamente livre
Vc é influenciado mas no final é vc quem manda,todo mundo tem preferências isso é normal,ñ significa que vc ñ e livre pra escolher,si vc vive no automático e no paradigama, e bem provável que vc ñ pense,ao ñ pensar vc vai mesmo no automático. “Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você”. -Jean Paul Sartre.
@@wilsonskater4ever o ponto é que o seu "controle" já é influenciado . O ato de decidir por X ou Y já foi contaminado, o ato de decidir já é produto de outra influência
Pode citar a fonte desta fala do Yuval?
@@selfaware419 ele fala do tema do livre-arbítrio no livro 21 lições do século 21 e vou deixar esse link do canal dele do youtube esse vídeo tem a tradução é só vc adicionar e selecionar português ruclips.net/video/01eKd7FFLnk/видео.html
@@matheuspadilha2143 Muito obrigada!!!
Gosto muito da forma filosófica com que o @FábioPerin traz as informações da neurociencia. Essa aqui foi quase poética...
É claro que para os cientistas, a mente sempre será determinista, ou seja, as decisões são meras sinapses resultantes de estados anteriores.
Já eu, acredito que a vontade parte da alma.
tudo é muito paradoxal, fantástico!
Boa tarde,obrigada por passar todo esse conhecimento, excelente conteúdos!
Perfeito!!
Obrigada!❤
Duas coisas me fascinam e com elas não posso : uma é a loucura ( que destrói todas essas certezas ) a outra é a morte ( que dispensa comentários ).
A liberdade de escolha é a peça chave pra colocar o ser humano em conflito com ele próprio. Trazendo -- o a reflexão se convém ou não aderir a soberania de DEUS ou não. Deus em sua infinita sabedoria e misericórdia deixou à nosso critério decidir pra qual lado quisermos ficar pra que não venhamos taxa -- lo de DITADOR e nem nos sentirmos MECANIZADOS/as. Mas concientes que quem é DONO E CRIADOR DE TUDO É ELE.
Nobres Senhores, vcs com este vídeo me deram resposta por uma questão que me intriga há décadas !! Podemos citar as Leis da Física (padrão Einstein P.ex ) e podemos deduzir que dentro do espectro de pessoas normais, NÃO poderemos afirmar com precisão que "certo alguém" tem um intelecto menor comparado à outras por NÃO entender tais LEIS (porque todos nós seguimos um padrão imposto). Sendo assim, o fato de cada uma construir seu ambiente particular NÃO define que alguém é mais inteligente que outrem, mas SIM que a LÓGICA apresentada se combinou melhor com o ambiente e experiência de mundo e ou vida de alguém em particular que venha ter coincidido com este padrão. Abraço.
Eu penso q temos controle sim sobre o nosso comportamento, agora controle do ambiente é impossível o ambiente não é só vc .
Concordo.
Podemos ter controle do pensamento através de meditação!
Mesmo contextualizada, a pessoa faz escolhas. À medida que evolui faz escolhas melhores, como disse o entrevistado cada um faz seu ambiente, logo o livre arbítrio existe.
Exato. Se ele admite escolha admite o livre-arbítrio. Ele reforça a existência do livre-arbítrio quando diz que cada um constrói o seu ambiente.
Se a sua escolha é determinada por algum desejo seu, vc não tem livre arbítrio.
@@RumpyxDexatamente o oposto. Você tem livre-arbítrio.
@@eg9nr escolhe não ficar triste pela m0rt4 da sua mãe ou um familiar seu já que vc tem livre arbítrio :D
@@RumpyxDdependendo do nível evolutivo da pessoa isso é possível. Procure pesquisar sobre livre-arbítrio e você entenderá. Sem ele sequer precisaríamos de raciocínio ja que as coisas estariam pré-estabelecidas.
Lipót Szondi psiquiatra, neurologista, endocrinologias e psicanalista, junto de Vicktor Frankl neurologista e psiquiatra, ambos escreveram teorias psicológicas profundas ainda pouca estudas, mas afirmam termos a escolha última de liberdade, mesmo diante das determinações genéticas e ambientais!
E aí pode escolher uma camisa azul ou verde...............
Bom demais a explicação desse Neuro. Acompanho ele em vários canais .
Qual o nome desse neuro?
@@menosprezadossocialFábio Perin
Verdade, o que você viveu a vida toda ou ambiente onde vive que define suas escolhas
“Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você”. -Jean Paul Sartre. Como o livre arbítrio ñ existe, então como tem pessoas que fazem greve de fome? Ñ existe otro animal que faz greve de fome. Nunca vi leão o girafa cometer suicídio. O ambiente a genética influência bastante, mas tem gente que pensa, logo existe. Então está tudo destinado? Eu ñ acredito em destino,vc faz o teu próprio destino. Ñ é o ambiente que define o ambiente influência, você sempre pensará em que caminho escolher. Meu pai jogava bola,sempre me pois pra jogar,ver futebol e eu ando de skate 😵 , tem que sair do paradigama antes de pensar. Ñ define coisa nenhuma,só influência, é muito facil fala que o ladrão venho da favela pq o ambiente da favela fez isso com ele kkkk,o favelado que foi para universidade quem definir as escolhas dele?. Achei ruim o argumento nada encontra da pessoa ✌️.
@@wilsonskater4ever o ambiente não determina quem vc é mas a forma que vc o experiencia sim
@@sagradoeprofano7211 Vergonha de que ? De falar o que penso? Ñ tenho vergonha disso, vergonha teria de comprar qualquer coisa que me falam sem pensar duas vezes😘 eu acredito em Deus. Sou cristão,pra mim ñ existe destino vc faz o teu destino. Até hoje meu pai me levou todo dia pra joga bola mas eu ando de skate cadê o ambiente? Cogito ergo sum. Fino señores.
@@leungjeff123 ambiente te influência ñ te determina. Vc cria o ambiente ñ ele a vc. E vc só si influência si vc quer.
@@sagradoeprofano7211 algum fator levou ela a fazer greve de fome ,okkkk e o fator que leva ela a ter fome kkkkkk ela ignora kkkkkkkkkkk então quem e que manda nesta porra ela ou o ambiente kkk.
Wow AMEI❤ essa loucura me fascina...queria esse homem o tempo todooo❤
O ambiente tem o poder de influenciar toda uma vida !
Tudo é questão de perspectiva e percepção! Muito bom.
Não a escolha. O que a é a experiência de vivenciar algo que já foi concedido por si próprio.
Em ser tudo é, ser sempre ser, tudo esteve em sempre estar, e nada nunca não esteve em sempre estar; perceber que ser é, é perceber que não perceber também era ser.
É interessante isso! Jesus por exemplo é um alterador de ambientes, em minha vida após Sua entrada me mudou completamente, pois agora eu me preocupo mais em estar no ambiente de Cristo, do que o meu! Glória a Deus por isso!
A conversa aqui é outra pr, essa discussão que você citou deixa na sua igreja.
@@frajola4174 qual o problema dele falar?
Então o neurocientista deve falar isso só um consultório ou sala de aula?
@@guelber3664 é totalmente fora de contexto, o cara está falando de funcionamento de neurônio e sempre vem um alienado sem noção querendo enfiar religião no meio de assuntos que são claramente campo da ciência.
@@luizeduardoborges4547Religião, sobretudo, é filosofia. A filosofia é a mãe das ciências. Por que todo ateu é tão incapacitado? E, para deixar claro, esse comentário foi redigido com base nas minhas experiências passadas e eu não controlo nada, já que não tenho livre-arbítrio.
@@DiesIraeJC Você sabe muito bem a diferença entre religião e ciência. Por que todo o religioso é tão hipócrita e alienado? E, para deixar claro, esse comentário com base no seu comentário, portanto não é resultado de livre arbítrio, que aliás é algo que não existe.
Desde do dia que tive conciencia tento me controlar , mas vez ou outra me vejo revidando , ou então dou um tempo ou me afasto de vez daquela opinião . Gosto da paz .
Gravem este video!
E pensem bem!
É algo muito revelador!!!!
Nosso comportamento é em função de nossos pensamentos que são frutos de nossas experiências
No exemplo dos copos, a situação nem precisa ser da cor, que foi mal proposta. Mas pode ser da posição entre outras alternativas.
Cada pessoa constrói seu próprio ambiente não é livre arbítrio?
Se puder me esclareça por favor
Fica muito claro então que oque agente acha na maioria das vezes não importa pois está complicando o fato real em desacordo.
Dois irmãos, moram no mesmo lugar, mesmo pai e mãe, e amigos em comum, crescem desde a infância na mesma favela. Um se torna se revolta com a situação de pobreza e o ambiente que não lhe parece belo, outro nem liga e continua vivendo e gostando de viver ali a vida toda. Exemplo real! Duas pessoas no mesmo ambiente, experiências parecidas (óbvio que nunca serão exatamente iguais) mas reações totalmente opostas.
Ou seja... Cansei de ver casos na vida e entender que o ambiente molda sim! Se eu tivesse nascido no Japão, eu seria uma pessoa diferente por causa do ambiente, situação financeira e costumes... Mas... Existe a individualidade também! Mesmo controlando ao máximo o ambiente, duas pessoas se comportaram de forma diferente. Inclusive, é comprovado cientificamente que algumas pessoas tem genética favorável a ter o humor mais deprimido, o que altera a completamente a percepção.
O ambiente molda nossas escolhas mas isso não é o todo. Ainda somos seres únicos, individuas e com algum grau de imprevisibilidade. Essa coisa absolutista de "não temos livre-arbítrio" é contrario a tudo que já vi, li, vivi e que aprendi com os que vieram antes de mim.
E a nossa consciência do certo e errado, para definir nossas ações boas e ruins?
Temos o livre arbítrio sim ,pq tudo principia da própria pessoa tem coisas que eu não quero fazer e não faço ,se faço é pq eu quis fazer ,sem que alguém me falasse pra fazer !
Tem coisa que vc quer fazer e não consegue ou coisas que vc faz mas não gostaria de fazer.
Isso é geral. Permeia a vida de todos.
A invenção do "EU" é uma maneira de petrificar o ser em um mundo que muda a cada instante!
Ao se descrever o ambiente, cada pessoa pode descrever de maneiras totalmente diferente. Cada um vive e descreve percepções ambíguas. Então é fato que cada pessoa vive a seu próprio ambiente.
Esse vídeo me deu gatilho. Lembrei do ano passado quando sofria muitas crises com a despersonalização e desrealização
Não faz tratamento?
esse cara acendeu um fino antes da entrevista. kkk
Como ele explicaria as pessoas que foram contra o condicionamento e controle que elas mesmas fizeram sobre si mesmas atraves do vicio? Como por exemplo pessoas que sairam das drogas
Penso que esse raciocínio nós leva refletir sobre Deus, afinal esse anseio por transcendência, eternidade, intuição de um ser superior, demonstra que esse mundo foi feito por Deus, e Ele deixou suas marcas ou assinaturas em nós.. pois isso as crianças não acham estranho a ideia de existir Deus; elas recebem de forma natural.
Se ele diz que toda ESCOLHA é contextualizada e ligada ao meio ambiente, então ele mesmo disse que a escolha existe. Isso é confundir TENDÊNCIA de escolher certas coisas com a inexistência do poder de escolha.
Minha vizinha está fazendo psicologia, e me mandou a pergunta da aula: Livre-arbítrio ou determinismo eu disse: Manipulismo, porque o meio que está inserido te manipula, o corpo manipula a tua escolha o ambiente que você foi criado, o cara não escolheu crer em Deus, pois desde cedo ele foi ensinado que existe um Deus , para você viver por exemplo no Irã você tem que seguir as regras da sociedade do Irã, para viver e conviver no Brasil també, isso é uma escolha ? não pois para conviver naquela sociedade tem que se adaptar as regras de lá.
@@rodrigolimas5917 " para você viver por exemplo no Irã você tem que seguir as regras da sociedade do Irã, para viver e conviver no Brasil també, isso é uma escolha ?"
Sim, é uma escolha. Se você mesmo diz que para viver nestas sociedades você "tem" que seguir as regras, então quer dizer que se você não quiser viver nestas sociedades, você tem a possibilidade de ir para outra. E mesmo quem foi ensinado desde cedo a crer em Deus pode se tornar ateu a qualquer instante, então não há refutação do livre arbítrio.
Mas é lóóóógico que minhas escolhas têm que ser baseadas no que está ao meu redor e nas experiências que eu obtive e até no que está dentro de mim, fisiologicamente e psicologicamente. Livre arbítrio não é fazer escolhas aleatórias, sem controle.
Já eu tenho uma percepção estranha, exemplo, eu sonho com um ambiente, e tempos depois eu estou naquele ambiente, teve um tempo que eu estava procurando uma casa pq eu estava perto de me mudar , sonhei com uma casa , vir todo o ambiente, terreno , dentro da casa , e dias depois eu encontrei essa casa assim do nada , o mesmo ambiente, era como se eu já estivesse lá , tipo eu cheguei no terraço e pensei , eu estava aqui , só que não no presente... De vez enquando eu tenho esses negócios de ambiente estranho , não sei oque porr# é isso .
Isso é prever o futuro. Alguns estudioso dizem que é uma percepção do próprio cérebro, que ainda não descobrimos. Outros, alegam que a capacidade de prever o futuro trata-se de algo espiritual, sobrenatural.
@@cristianapacheco375 Então, de primeira pensei que fosse algum tipo de dejavú, mas até hoje eu consigo lembrar perfeitamente do sonho antes de ter encontrado a casa , as vezes encontro pessoas que eu penso , eu já vir essa pessoa antes , já tive um papo com ela , mas eu nunca conversei com essa pessoa antes .
PARA OS QUESTIONADORES DESSA 3D DEIXO UMA DICA:
CANAL MARCELO MARINS E O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CÓSMICA, AQUI NO YOU TUBE.
GRATIDÃO 💙
@@mcbonny4573 as vezes eu acho que a sensação de dejavú é uma ilusão. Explico, a impressão que tenho é que a sensação de "já vi/ vivi isso antes" a uma falha em nossa memória/percepção que faz parecer que aquela experiência que estamos vivendo naquele momento seja entendida como algo familiar/já experienciado.
Claro, se vc tiver um sonho, conseguir anotar esse sonho, e um tempo depois vc constatar que aquilo que vc sonhou está acontecendo, aí, de fato, parece que está havendo uma "premonição".
@@Meninodeprestigio _É isso mesmo , até o momento oque você citou é lógico...O _*_Eslen Delanogare_*_ não sei se foi ele ou outro Neurocientista que ouvir falando sobre o Dejavú, ele disse que o Dejavú era uma ilusão de uma falha de memória vindo do nosso _*_Cortex pré frontal_*_ , Exemplo: Você está na mesa tomando um café e lendo um livro , em seguida chega uma pessoa e te comprimenta , dias se passam e vc está no quarto , tomando um copo de guaraná e lendo um livro , chega uma pessoa e te comprimenta, são contextos diferentes , mas o teu _*_Cortex pré frontal_*_ assimilar o primeiro acontecimento com o segundo parecido e faz vc ter essa impressão de que já passou por um momento parecido, causando assim o Dejavú._
Quando o ser tem a opção de escolher é entre o horrível e o péssimo.
Entendi perfeitamente, exemplo o apóstolo paulo diz em uma de suas cartas, ( irmãos o meu desejo é que todos vós estejam em um mesmo espírito). Ouseja um ambiente unificado, porém cada um individualmente.
A percepção do ambiente é pessoal, mas a conexão ambiental pode ser feita por mais pessoas, por exemplo, o trabalho feito no podcast é é vivido por pessoas diferentes em conexão para o mesmo fim. A escolha da família antes de nascermos tem diversas variáveis, mas o livre arbítrio é individual e faz parte da lei cósmica universal, você decide se quer ou não fazer um trabalho, um estudo específico ou mesmo a cagada de prejudicar outra pessoa. A percepção do ambiente também esbarra na percepção sutil e vibracional do mesmo, por exemplo, quando vc entra em um lugar com pessoas drogadas, um bar por exemplo, é perceptível essa vibração, percebemos a vibração que o outro emana.
Admitir que nós não temos livre arbítrio, que tanto faz o tipo de escolha, ou de decisões que tomamos na vida é uma coisa tão fácil de acreditar quanto é, dizer que um celular da Apple surgiu sozinho.
Era priciso que o convidado nos desse uma explicação qual é o conceito de livre-arbitrio que ele está negando.
Até porque ele deu uma referencia que eu nunca vi ser negada por quem defende o próprio livre-arbitrio: ora, me parece óbvio que nós fazemos escolhas contextualizadas!
Ninguém escolhe o que não está disponível no seu ambiente. Nós fazemos escolhas entre as opções possíveis. O livre-arbitrio disculte sobre o valor moral dá escolha dentre as escolhas possíveis, não se á alguma escolha a mais fora as do próprio contexto.
Na verdade não existe livre arbítrio! Porque esse tal livre arbítrio, teria que nós colocar em uma posição que está fora de Deus. Onde nem Deus teria alguma influência sobre nós. Agora, como somos criaturas e não Criador, não temos livre arbítrio.
Não existe vários livre arbítrio, a confusão está na pessoa que defende sua opinião influenciada pela sua própria carência. Ele está negando o livre arbítrio em si, que engloba ambas.
Ótima entrevista confirma o entendimento que Freud desenvolveu sobre determinismo psíquico e que está no manual do cérebro que é a Bíblia "dizes com quem andas e te direis quem és" ainda acrescentaria com quem e onde andas e principalmente a forma como respiramos como ensino no meu canal do sorriaparavoce💪😁💪
Cada indivíduo é um universo ...
Como podemos ser julgados pelo que fizemos se não temos poder de escolha?
Se vc tem escolha, se vc escolhe fazer ou não algo, é porque vc tem essa liberdade,TEM.LIVRE ARBÍTRIO.
Cara q parada doida a do gato :
Sente e vê o que vc não vê e tbm
Não sente …. E por consequência disso se move e elabora seus dias de acordo com as percepções que recebe !
Ou seja pra vc q ta vendo navios e achando q nada de legal acontece é pq sua frequência além de desalinhada está completamente esquecida e com isso vc não se mexe pq não tem estímulos !
Virei fã da ideia !
Um certo livro ja falava de neurociência, quando que temos livere-arbítrio,porem somos escravo do pecado(nossas vontades enganosas)
Lá vem mais um......................
Se o ambiente está condicionado a minha interpretação do ambiente, então a questão não é o ambiente, mas a interpretação. Se eu posso escolher modos mais funcionais de interpretar as coisas para me comportar de forma mais adequada, logo, este é o livre arbítrio.
Evidente que nem todos tem a mesma capacidade física , intelectual . Mas dentre os medos , princípios e conceitos de certo ou errado nos limitamos por tais princípios. Isso é muito relativo . Falar que o livre arbítrio é uma ilusão é uma ilusão ! Essa é a verdade que ele considera e não o fechamento . Para ele pode ser uma conclusão . Para mim não ! E sigamos em frente ! 😮😮😮
Obvio que existe , podemos fazer o que quiser, desde que haja meios, e quando quiser , mais tudo tem consequências
Esse assunto bate de frente com uma linha de raciocínio que tenho sobre pessoa que a maioria denomina como "doida".
Não no sentido clínico, mas no sentido popular.
Doida pq?
Pq que seus pensamentos/"ambiente", diverge da realidade das demais?!
Em fim. É mais ou menos isso.
Pra denotar uma linha de raciocínio aqui em poucas palavras e com o cuidado de não ser mal compreendido é muito complicado.
De fato Leonardo, o seu ponto de vista é mega interessante, percebo isso também
O que ele diz é relativo, o ambiente pode interferir na sua "formação", e preferimos nosso proprio ambiente (zona de conforto), onde temos quem concorda conosco, mas independente do ambiente, voce tem "livre arbitrio" para dar sua opinião e não deixar outros influenciarem na sua decisao pessoal, mas, se não estiver no seu ambiente, prepare-se para ter poucos amigos. A maioria deseja ser livre (autenticidade), e conviver com isso? Ou prefere apenas ser aceito pelos outros ao tomar suas decisões?
Se existe escolha como não existe livre arbítrio? Se a neurociência fala sobre a plasticidade do cérebro por que não pode haver transformação consciente?
Concordo em partes pq dentro do contexto fazemos escolhas sim.
Em relação ao ambiente. não concordo que cada um tem um ambiente, a meu ver o ambiente é um só, o que muda é a percepção desse ambiente, cada um tem sua própria percepção. Por exemplo, o ambiente em que está ocorrendo o podcast, o estúdio é o que é, tem cadeira, mesa, microfone, etc. o ambiente é o que é. mas a percepção é variada.
@rose, mas acabamos tendo dois ambientes sim, pois a sua energia por si, ja eh um ambiente.
Mas foi o q ele disse, Rose. ele usou a palavra percepção também.
É oque ele disse, a nossa percepção não é exata ao oque a realidade É de fato. É a maneira que o cerebro encontrou de interpretar os estimulos externos. Um gato ve as cores dos objetos de maneira diferente dos humanos. Qual é a cor do objeto na realidade, aquela os humanos veem ou oq os gatos veem? Nenhum dos dois. Não faz sentido pensar no ambiente REAL porque ele sempre esta fora do alcance, tudo que a gente 'recebe' é informação de 'segunda mão' ja interpretada pelo cerebro. Então é melhor trabalhar na realidade percebida pessoal de cada um, porque é oq a gente tem disponivel
Acho que isso não tem nada haver com.livre arbítrio todos nos podemos mudar essa percepção do ambiente ao aprofundar nele ou receber conselhos, a Genética também influência muito e o ambiente também porém se podemos mudar a percepção logo temos sim livre arbitrio mesmo que pouco podemos sim escolher e mudar nossas percepções e o que consideramos realidade.
Existe sim ..não importa o que vc passou na vida ,sua criação e todas as outras merdas que aconteceram .
No final das contas vc decidi ser bom ou ruim .
Existe não, vai depender das suas influências ambientais dos seus hormônios ambiente interno
Desculpa, mas dizer q não controlamos nosso comportamento nos reduz a mera amebas com cérebro agindo por instinto apenas de sobrevivencia e procriação. Somos humanos e nosso propósito é nos tornamos cada vez mais humanos, por isso temos um cérebro e sentimentos os quais precisam ser conhecidos e compreendidos em suas limitações. O autoconhecimento nos leva ao domínio do nosso comportamento. Nossos instintos nos levam a ter determinadas escolhas de ação, masss qdo conhecemos isso a fundo a gente pode sim escolher em ser quem somos ou quem desejamos ser. Isso requer vigia contante e exercicio diario. Talvez por ser tão trabalhoso a sociedade viciada em caminhar no piloto automatico prefira facilidades e assim repetir comportamentos anteriores. Domine seus instintos e entenda o real significado de livre arbítrio!
Perfeito sua colocação 👏👏
Se você tem um DNA, você é um robozinho biológico. Simples assim.
Tenta segurar uma cag@da antes de achar um banheiro.... Ai vc vc vai começar a entender que vc nunca estará 100% no controle de nada. Kkkk
Que viagem louca!!! Muito interessante!!!
Tá! Mas e se atuarmos sobre as variáveis do ambiente para reforçar os comportamentos que desejamos privilegiar? Isso não é um arbítrio próprio?
Ambiente depende da vivência de cada um!
Tudo que o entrevistador conseguiu dizer foi: “É uma loucura, né?!”😂😂😂😂😂😂😂😂😂
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Se perguntar a um daltônico se isso aqui é veidi?! Ele vai responder que é verde!
Olhando pra cara desse maluco você não imagina o tanto de conhecimento que ele tem. Preciso revisitar as peças que formam o meu ambiente 😅
Está tudo muito bom, está tudo muito bem, mas fico aqui me perguntando quem escolheu postar esse vídeo.
Uma leitura é um bom exemplo. Lendo a mesma história, porém cada um constrói uma atmosfera pessoal. Ele traz isso pra realidade contemporânea onde todos, no mesmo tempo e lugar entendem de maneira pessoal, todavia mediante comunicação há um alinhamento na compreensão do que se compartilha.
Por falar em ambiente:
Quando estamos num ambiente muito harmonioso e limpo, temos dificuldade em sujar.
Isso é o que encontramos em cidades como: Viena, Zurique ou Munique. Mesmo os fumadores sentem necessidade de colocar o resto do cigarro no local apropriado.
Todos nós gostamos de um ambiente harmonioso.
Se cada um de nós for educado pela comunidade a ver o lado positivo de ter um bom ambiente, teremos um Brasil com melhor ambiente. Não só na paisagem, mas também no ambiente cultural da corrupção.
As coisas mais importantes para definir um ser humano já estão lá antes mesmo dele nascer: quem são seus pais, onde ele vai viver, qual cultura / mitologia / crenças serão enfiadas na sua cabeça e por aí vai. Assim é superengraçado ler os comentários de gente iludida achando que decide alguma coisa, quando está fazendo exatamente o que é esperedo deles, 100% previsíveis......
Não somos um ônibus que vai onde quer. Somos no máximo um bonde elétrico, há trilhos onde correr. No máximo vc acelera ou reduz a velocidade.
esse maluco é FODA D+
É isso que o relativismo faz, relativiza tudo. Por exemplo, a minha verdade não é a sua verdade. Daqui a pouco ninguém é mais responsável por nada e o mundo vai para a ribanceira.
É bem isso!
Interessante a visão do ambiente, todos estamos enxergando a mesma coisa, mas não estamos vendo as mesmas coisas, cada um processa o que acha mais interessante do ambiente, o que mais lhe chama atenção ou mais agrada, ou o que mais te incomoda naquele momento, cada um e cada momento de cada um é diferente. Vc pode estar num ambiente, e uma mancha na parede incomodar uma pessoa, uma outra nem perceber, e uma terceira perceber e nem se importar. Cada uma está no seu ambiente, no seu mundo. E diante disso e de toda nossa vivência, é que fazemos nossas escolhas. E pq cada pessoa agiu diferente com relação a essa mancha? Pela forma que cresceu, pelas pessoas e ambiente a volta de cada uma que moldou ela e a forma de pensar e entender as coisas, tudo amarrado.
Daí vem aquela velha pergunta, tudo está pré determinado? Digamos que daqui 10 anos uma pessoa vai morrer atropelada pq só olhou para um lado da rua e esqueceu de olhar o outro, será exatamente isso que vai acontecer e pronto? Para mim sim, justamente por ninguém conhecer o futuro, diante disso, ele nunca mudará, nossas escolhas serão sempre as mesmas, pq o passado nos levou a ela.
Eu entendo livre hábritrio apenas a nossa opinião sobre o : a distinção do : certo do errado, do bem ou do mal ,poso ou não posso, vou ou não vou, tomo ou não tomo, como ou não como ,todas essas coisas associadas ao tempo de raciocínio lógico das atitudes.
Ex : guerra Rússia X Ucrânia
tem uma série de coisas associadas ; Vladimir veio projetando (tempo) a atacar a Ucrânia (não optou pelo bem , não pensou nas vidas q seriam ceifadas , até pensou mas não sevimportou com seu proximo (maldade ). esta ate hj guerreando e dizimando vidas tanto de um lado quanto do outro lado. Ou seja teve tempo para evitar mas optou pelo livre hábritrio (mal).
Ex:
Mas no fim de tudo a pessoa precisa fazer escolhas em todas as áreas da vida humana
O assunto é livre arbítrio, ou percepção de espaço?
- "Quantos ambientes tem nessa sala?"
- "Dois"
- "Não!!! QUATRO!" ☘️ 🍃🚬
Cada ser humano é uma função: os "dispositivos" de entrada são os sentidos. A questão é que os estímulos recebidos pelo cérebro recebem pesos (coeficientes) diferentes o que pode gerar uma saída diferente para cada ser humano! Esses coeficientes são produtos das experiências pessoais e, quem sabe, do registro genéricos! Em f(x)=ax²+bx+c, a, b e c são coeficientes que podem variar a depender do modelo funcional em questão!
" A gente não tem controle sobre o nosso comportamento. Mas de certa forma temos controle sobre o nosso ambiente, e ele controla o nosso comportamento" 🤯🤯🤯
Lutz é um dos poucos entrevistadores que presta mta atenção no que os convidados falam!
Verdade. O Lutz presta bastante atenção, se mostra realmente interessado no q o outro tem a dizer. Acho ele bem respeitoso e gosto mto do podcast dele pq não tem zoação. É sempre agradável ouvir o bate-papo.
Nos não controlamos nosso comportamento kkkkkkk que baboseira, então se eu vou para china e quiser voltar mas meu comportamento quiser ficar eu não mando. Kkkkkkkk então somos todos possuídos kkkkkk
@@canalbemestar, não é possuído, é condicionado por comportamentos padronizados por anos. Somos todos padronizados, regidos por leis, culturas e comportamentos no piloto automático. Se você não entende isso, precisa começar a estudar mais seu interior e o que você é dentro desse universo desconhecido, ao invés de estudar apenas o que ver externamente. Podemos fazer uma escolha mas não temos controle sobre o resultado dela, então você não tem livre arbítrio. Ex: você liga pra sua namorada depois de uma briga na espectativa de se acertar, mas daí ela não aceita, você não alcançou o objetivo por trás da sua escolha, então não tem livre arbítrio. Aí você diz: “ah, mas eu tive o livre arbítrio de escolher ligar pra ela”… errado, você escolheu ligar pra ela por que estruturalmente você foi condicionado a achar que essa é a escolha certa, mas por vezes o seu ego queria mesmo era fazer o oposto.
@@danielpinheiro9646 primeiro aprende a ser mais objetivo e encher menos linguiça, depois aprenda a analisar artigo científico, pois 3 neurocientificas que impor um estudo só em levantar as mãos, pois o sistema mental de livre arbitrio não se basei em levantada de mãos, vc leu o artigo completo pelo mesmos, vc sabe o que é neurociência? Eu sei e estudo ela a anos, essa afirmação de que não temos livre arbitrio vai contra a própria neurociência, está mais para metafísica e psicanálise, meu amigo qual a epistemologia desse estudo, teve questionamento, e outra foram 3 neurocientista que pegaram um estudo de 1983 e relançadacam em 2010.. tem muitos psicopata que não comete crime pois o nível de consciência é maior, e isso está mais que provado que podemos controlar nossos impulsos. SAI DA INTERNET E ESTUDA CIENCIA DE VERDADE, NAO ESSAS BABOSEIRA DE NEUROPSICANALISE METAFISICA.
@@danielpinheiro9646 eu mando em mim inclusive
Me deu um impulso de cagar agora só que consegui controlar através da minha consciência esse impulso kkkkkk e cara agora me deu impulso de fazer sexo com minha mulher, só que meu livre arbitrio fez eu ficar aqui perdendo meu tempo com vc
kkkkkkkkkkkk 6:55 Eu ri porque me identifiquei. Eu fiquei com essa cara quando comecei a cursar História. Cada crise existencial. kk
É interessante o ponto de vista dele. De fato o livre-arbítrio é algo limitado. Limitado ao meio em que se está inserido. Ninguém escolhe a família, o nome, a roupa que sai da maternidade, por exemplo. Também não escolhe que valores vai receber da família e do meio, você simplesmente recebe e a partir disso, os pratica ou os molda para novos valores concebidos pelas experiências obtidas na intersecção com outros meios. Enfim, é limitado. Você pode escolher a roupa que vai vestir e a comida que vai comer, a partir de opções que o meio te dá. Você pode até criar a partir das opções que o meio te dá. Mas nada é criado do extremo nada. Se quero comer sushi e na hipótese de sushi não existir, minimamente preciso conhecer o arroz e o peixe, coisas que o meio me apresenta, pra eu "criar" o sushi. Dar uma nova interpretação aos ingredientes. Isso quer dizer que nossas escolhas não são totalmente livres.
Livre arbirtrio sao suas escolhas em vida nao antes dela
@@mauriciodilvs290 não discordo. O que não invalida meu argumento.
@@mauriciodilvs290 vc nao entendeu nada oq ela disse
BESTEIRA...pura falta de raciocínio lógico...pois vc esta confundindo fatos/valores subjetivos e aleatório... nosso nome...família nascemos etc...com fatos concretos e objetivo...do nosso dia a dia... nossas escolhas e decisões que afetaram/influenciam tanto nosso presente como o nosso futuro. O livre arbítrio...o nosso poder de escolha...o uso de nossa consciência...é uma constante até na física nuclear de partículas...na experiência da DUPLA FENDA...quanto mais na questão espiritual...que é o que, gente como este do vídeo...e quem defende que Não existe o livre arbítrio tem medo, terror e pânico.
Concordo plenamente com você;nossas escolhas não são totalmente livres.,Anita .
Não somos livres enquanto temos a "liberdade" de escolher um dos lados da moeda, mas sim quando temos a opção de chutá-la!
Tenho o livre-arbítrio de fazer as minhas escolhas, mas futuramente não posso reclamar do efeito delas.
O livre-arbítrio é a capacidade de fazer com alegria aquilo que eu devo fazer. (Carl Jung)
Reclamar as consequências até pode, mas não convém rsrs
rapá, nao temos controle de nada...sequer do nosso intestino...é aceitar a cruz a ser carregada que o destino impoe e pronto...se voce é pobre e se tornou rico, assim o destino quis...colocou voce no lugar certo, na hora certa para conhecer as pessoas certas...a unica ilusao que existe e a de achar que se tem o controle de algo...somos uma nau à deriva nas aguas da vida...