No Brasil sempre existiu escolas privadas confessionais católicas e eram duramente criticadas pelos evangélicos. Hoje.. alguns acreditam em mentiras contra os professores da rede pública principalmente, querem impor a fé com disfarce de ensino religioso (antes criticavam, pois diziam que era ensino do catolicismo), os chamam de doutrinadores. Frase de gente que mostra que nem sabe o que é uma sala de aula do ensino regular. Sou grato a todos meus professores, muito feliz por todo conhecimento que recebi de cada um, no colégio e na faculdade, pessoas íntegras e responsáveis. Sempre estimulavam a visão ampla da vida e do respeito a diversidade de pensamentos. Nunca os vi pregando nada além de seu compromisso com o conhecimento e atividades da Escola. Dá raiva ver tanta gente dizendo lorotas sem nada saber das realidades dos profissionais da Educação.
Política não deveria se meter com releigião. O Estado existe, ou deveria existir, pra organizar a sociedade da melhor forma possível, independente de ideologias políticas, sociais ou econômicas. A Esquerda tem compromissos sérios como com os ambientais, coisa que a Direita tá pouco se lixando por apenas deseja acumular riquezas via capitalismo exacerbado, misturado agora c/ religião e tudo em nome de um suposto "Deus"... Precisamos de uma sociedade mais humana com menos Nentanhyahus, Bolsonaros ou Mileis da vida, radicais extremistas, muitos genocidas e corruptos.
Mas se pode perceber pela sua prosa que, de fato, não adquiristes muita educação, só repete as platitudes que lhe foram impostas de cima pra baixo. É a visão crítica de quem não tem capacidade de criticar por não conhecer.
A verdade inconveniente é que sim a grande maioria dos evangélicos seguem o que o pastor manda - é o voto de cabresto do nosso tempo. Saída no curto prazo não existe, precisaremos nos unir contra estes charlatões. Não dá pra tapar o sol com a peneira.
@@Fowlsk O problema não é ser antipetista ou não votar na esquerda, é ser massa de manobra pra consolidar um projeto de poder que vai acabar suprimindo a liberdade de pensamento em detrimento do pensamento "evangélico".
@@Fowlsk É um direito seu, o fanatismo não é só expresso por ser religioso, há fanáticos em todos os campos da vida. Eu já votei no Lula em 2002 e apoiei depois, mas, eu sempre Gostei do Ciro Gomes e apoiei e votei no primeiro turno. Eu não sou ante nada pois sei do perigo que o fanatismo e o exageiro me faz.
@@rodrigolimas5917 pois é. Só estou querendo apontar que esse ponto de vista aí do vídeo. Nem sempre é real. Eu sou católico não pratica, mas tenho minha ideologia independente de pastor ou padre. E votaria até no Ciro contra esse merda chamado presidente.
8:46 discordo de tudo ,Pedro. Sou um morador de favela. Os evangélicos fazem ligação da política com a com a bíblia, porém, sem lê, apenas orientado pelo pastor.
Assim sendo, e creio que é mesmo assim, a Reforma Protestante não serviu de nada, pois o objetivo era, se não me engano, eliminar o intermediário, no caso a Igreja de Roma. Virou, mexeu, as congregações rebeldes acabaram com os problemas e sem as vantagens do catolicismo...
Fui (eu: um agnóstico) neste final de semana numa igreja evangélica (pequena e simples): minha filha, criança, gosta de ir. Fiquei impressionado com a pregação da pastora. Na fala dela estava presente, de modo indireto, a nossa situação política, os conflitos com Israel. E disse que a igreja está sendo perseguida. Foi uma pregação forte: de convocação da igreja, os membros, para a batalha ou guerra espiritual. Ao observar os membros presentes no culto, dá para ver a simplicidade das pessoas, a mistura de pessoas com diferentes níveis sociais, raça e cor. Mas, a grande maioria, aparentemente, simples. A pastora, em particular, falava e projetava várias palavras erradas: o que evidência o nível cultural. O Estado tem de agir e rápido para a democracia alcançar essas pessoas, além do diálogo com estas igrejas ou evangélicos. Mas, não dá para negar que - - por mais que se esforce, e se faça acontecer na economia segurança e saúde e educação -- as redes sociais estão levando as pessoas a um descolamento da realidade - - e a extrema direita usa isso, juntamente com os instrumentos presentes nas redes sociais e a desinformação, para conseguir adeptos. Logo, é um problema difícil de resolver, pois, aparentemente, tudo termina em visão de mundo e princípios e narrativa. Há uma falta de lógica e reflexão na sociedade para freiar esse nível de manipulação ou desinformação gerada pelas redes sociais.
Parabéns pelo ponto de vista. Sempre pensei desta mesma forma e é difícil encontrar quem entenda isto. Com relação a visão de mundo, princípios e narrativas, sempre foi assim na história da humanidade, o que muda são os instrumentos usados para o domínio em cada época: autoritarismo, religião, poder aquisitivo, mídia tradicional, internet/redes sociais, etc
opa, sou evangélico e por isso sei o que estou falando. Qualquer tipo de extremismo deve ser banido de dentro das igrejas. Sendo de esquerda ou de direita. Fanatismo leva a ignorância dos mais fracos. Precisamos lutar por uma igreja sadia e amorosa e não retrógrada e raivosa.@@oliveiradiego998
Como evangélico, entendo sua fala. Realmente tem muitas igrejas/pastores que estão levando seus pontos de vista para seus púlpitos e isso pode ser uma arma letal contra as ideias da própria bíblia que ensina o que é amor, mansidão, não julgar os outros tantas coisas que infelizmente estão sendo deixadas de loado através de um discurso de ódio. Na igreja que eu frequento, o pastor é bem neutro com relação à política, mas se um dia eu o ver exaltando políticos em cima do púlpito, serei o primeiro a lembrá-lo que ali não é lugar disso.
@@guiguspi Tradição é uma coisa que segue quem quer. E muitas dessas Tradições são crimes e exercício de poder. Mas onde se encaixa a tão falada LIBERDADE se esses Conservadores vem com essa besteira de Tradição.
O problema começou quando misturaram politica e religião, se a religião tivesse ficado no campo que lhe diz respeito, não teríamos metade dos nossos problemas sociais, acho ainda que a falta de uma boa educação, leva pessoas a se alienarem em religiões! Parabéns pelo vídeo, gostei muito do tema!
Só discordo da sua conclusão, não são os valores, é uma teocracia que nos bate a porta e é irreversível. Pode colocar qualquer candidato de centro como a Simone Tabet, se os pastores disseram que Deus escolheu no Manoel da Barraca esse povo vai votar no Manoel da Barraca, é só falar que Deus escolheu os fracos para derrubar os fortes e já era, eu sou filho de pastor bolsonarista e conheço essa turma.
@@henriqueleijoto9285 Creio que caminhamos para isso, e, para mim, a entrevista do Nicolelis ao Renaldo Azevedo matou a charada, quando ele fala sobre a manipulação cerebral, assiste lá. Formar a Maioria eu ainda não sei mas caminhamos para eles se tornarem a maioria religiosa do país, e o discurso da Michele na Bahia diz muito sobre esse movimento. Agora sobre o PT essas taxação de compras internacionais, vai jogar muita gente por lado do Bolsonarismo em 2026 Jovens que não votaram em 2022 e vai votar em 2026 essa foi a maior burrice do Haddad, até eu fiquei revoltado com isso e nem sou bolsonarista.
Muito boa colocação. Penso de forma semelhante. Existe um objetivo que é uma teocracia. Como gostam de colocar os economistas, mantidas inalteradas todas as outras variáveis, o Brasil terá os evangélicos como a religião com maior número de representantes e continuará a eleger deputados e senadores que os representem. O estado teocrático é uma questão de tempo.
Simone Tebet? Aquela que disse em rede nacional que Lula é o maior chefe de quadrilha (mensalão e petrolao), e depois se alia ao bandido corrupto que ela mesmo criticou? Não tinha outra pessoa pra mencionar não? E vc quer que os evangélicos dêem moral para gente como Tebet que se alia a bandido corrupto??
A liberdade de culto está assegurada, cada um é livre pra seguir os seus costumes e isso é uma questão individual, familiar e de foro íntimo. A preocupação do Estado deve ser de fato o social, saúde, educação, segurança... pra todos indistintamente. O problema dos evangélicos é se sentirem desrespeitados quando o Estado tenta atender pautas que justamente visam a liberdade e a segurança de outros tantos grupos. Se for atendê-los isso aqui vira o Evangelistão!
Pedro Doria insiste q a direita brasileira é conservadora e q os evangélicos são conservadores. Mentira! A direita é fascista e os crentes são teocráticos. Essa é a realidade, Pedro ainda vive num paraíso de debate de ideias. Não existe debate nesse cenário dominado por fascistas e teocratas.
PERFEITA A FALA DA DANUZA APOLINARIO. FAÇO MINHAS SUAS PALAVRAS: A liberdade de culto está assegurada, cada um é livre pra seguir os seus costumes e isso é uma questão individual, familiar e de foro íntimo. A preocupação do Estado deve ser de fato o social, saúde, educação, segurança... pra todos indistintamente. O problema dos evangélicos é se sentirem desrespeitados quando o Estado tenta atender pautas que justamente visam a liberdade e a segurança de outros tantos grupos. Se for atendê-los isso aqui vira o Evangelistão!
@@charlesvictordasilva3005 O que é democracia pra você? Não seria totalitarismo só o comunistão no poder, como já está a mais de trocentos anos destruindo o Brasil?😅
@@charlesvictordasilva3005 E vamos abrir ainda mais a pernas pra essa gente imbecilizada? Guiada por pastores canalhas e corruptos? É... Tá difícil mesmo.
Eu sou cristã evangélica,nasci debtro de um lar cristão,a igreja que frequento nunca tocou no assunto política,todo ano de eleição o que sempre fala é , nós somos livres pra votar em quem quiser, só pesquise sobre seu candidato antes
Pedro, você foi o primeiro que eu vi a levantar sobre a importância dos valores na "nova" política. Também foi o primeiro que eu vi apontar que a fala de Lula sobre Israel impactaria na popularidade e aconteceu. Esse vídeo conseguiu sintetizar muito bem vários vídeos seus e ficou muito bom!! Gostaria muito que a comunicação do governo tivesse a sensibilidade de entender que o que está acontecendo no EUA pode acontecer aqui no Brasil em 2026.
Tbm não é pra tanto. Existem reacionários como o meu tio taxista que gostava da ditadura 😂 mas a maioria é conservadora. Quer manter os valores na educação dos filhos
Ceder ao conservadorismo não é criar as bases para uma sociedade pautada na religião? Mais ainda, pautada na doutrina evangélica, ou na deturpada interpretação que fazem dela? É sensível, pq para onde, atender ou conquistar os conservadores evangélicos, pode levar o país?
Eu prefiro que o PT bata de frente o máximo possível com os evangélicos. Assim, além de deixar os evangélicos ocupados com o "fantasma do comunismo", isso inviabiliza o governo do PT, pela rejeição no Congresso. Já resolve 2 coelhos com uma só cajadada. 😌
Não há como lidar com os crentes. Eles querem uma teocracia e bolsonazi prometeu isso a eles. Causa perdida para o Lula. É incrível q Pedro Doria não faz essa leitura tão na cara dele.
Imaginei que apenas eu entendia o que estava acontecendo de fato. Obrigado Meio por me ajudar a entender que não estou sozinho nessa ideia de que estamos precisando agir para que essa polarização não nos destrua por completo.
Olha só, sou evangélico a mais de 25 anos, portanto sei como é o dia a dia das igrejas e também sou professor de Geografia, História e Sociologia. Me dá asco em ver a idolatria que muitos evangélicos infelizmente fazem ao admirar uma pessoa tão mentirosa e dissimulada como o ex presidente. O cara é católico mas não sai da igreja evangélica porque é ali que está o seu maior reduto. A política entrou de tal maneira em tantas igrejas pelo Brasil afora que infelizmente muitos acabam generalizando achando que todos evangélicos são de direita. Me considero centro esquerda e onde vou, luto pela liberdade da mente e por tentar um diálogo com os irmãos que são levados por esse discurso de ódio. Podem ter certeza, Deus não se agrada do que a extrema direita faz no Brasil. Por isso faço a minha parte, lutando pela democracia e cultuar o único que é digno de adoração, o senhor Jesus Cristo. Nada de fazer arminha e preconceito contra ninguém.
Sair fora disso, é tempo e saude mental gastos com quem não tem solução, foca todo teu tempo e conhecimento com quem precisa e quer realmente uma sociedade melhor pra todos.
O problema não é o povo evangélico e sim seus líderes/pastores q há tempos saíram do ponto e hoje estão doutrinando políticamente seus fiéis da pior forma possível...
só existir lideres "políticos ou religiosos" pq existir um povo insatisfeito! veja como os católicos estão reagido com insatisfação com a declaração do papo sobre Ucrânia ser render, Poxa no João Paulo II viajou por varios países para reavivar os jovens, e combate ideologia comunista revolucionaria que estava sendo disseminada aos jovens. então quando falta um lider representativo o povo vai atras de um que ouça sua voz. Bolsonaro fez isso no campo politico, Silas Malafaia faz isso no campo religioso. é o povo que dá o tom do discurso.
@@AntonioAlvesVieiraFilhoImpossível. É até difícil fazer uma leitura do acontece dentro das igrejas, mas o projeto político de poder está a todo vapor.
Mas ai nesse caso é até difícil saber quem está mais errado: pastor doutrinando fiel ou professor doutrinando alunos. Cada um joga o jogo sujo do outro, então o problema é falta de diversidade ideológica em todas as instituições: na igreja, no exército, nas escolas e universidades.
Não concordo. Quabdo a preocupação do indivíduo passa a ser com crenças e hábitos do vizinho em vez de seu proprio sustento, temos um problema. Eles tem essa preocupação por causa de um pânico moral que foi amplamente divulgado por mais de uma década. Governos do PT não perseguiram religiosos, alias, foram os governos que menos se envolveram em questoes pessoais. Quando vc diz que hoje o cebtro está esmagado, isso ocorreu porque lá atras os liberais acharam que com apoio dos conservadores elws poderiam tirar o governo do PT e depius virem para governar. O efeito foi o contrario, as pessoas foram se tornando reacionárias e onde tinhamos diálogos, foi se perdendo ate familias xhegarem a rachar por causa de política. Ha 12 anos atras tinhamos uma outra sociedade.
Só esqueceu de mencionar o tanto de escândalos de roubalheira - assalto aos cofres públicos mesmo - em que os governos do PT se meteram, o que causou o desencanto de boa parte da sociedade com um governo que de outra forma tinha alta legitimidade popular pelo voto. Não é como se a culpa fosse da mudança da mentalidade da massa de cidadãos, enquanto o PT foi esse santo que você pinta aí. 😏
Pedro , concordo que hoje os valores e costumes , junto claro com uma comunicação digital assertiva faz toda a diferença e tem seu peso, acho que o governo vem sim errando nessas frentes, mas a questão econômica ainda tem um peso importante, e como já foi dito por outro inscrito, há pessoas no governo que compreendem isso também, mas o jogo está correndo... Pergunto, em sua visão, como nós, a esquerda, devemos fazer o diálogo desses valores sem cair em armadilhas do Bolsonarismo, e sem abdicar dos nossos próprios valores? É uma pergunta sincera, eu não sei a resposta e gostaria muito de ouvir o que você pensa. Aliás, acho que o Meio poderia trazer mais pessoas do campo da esquerda para pensarmos essa questão. Ótimo trabalho como sempre, grande abraço.
Eu tenho duas percepções conflitantes sobre esse tema. Por um lado, me entristece imaginar que o povo brasileiro perdeu seu pragmatismo. Por outro, me dá esperança que esse pragmatismo ainda exista e, se a vida de fato melhorar, as pessoas coloquem cada coisa em seu lugar. Política na discussão política e religião na função religiosa... Mas aí é só esperança mesmo, mesmo que uma esperança desenganada.
Os evangélicos não querem nada a não ser pauta moral....os evangélicos não conseguem conviver com a alteridade. Querem simplesmente o paraíso cristão na Terra! E quem não estiver de acordo que desapareça! Isso é muito lamentável
Olha seu comentário está um tanto equivocado, o problema é que o Estado quer educar meus filhos, escola é para ensinar matérias como matemática, geografia, história como sempre foi.
@@Juh-pereirabarbozaMas as vezes o Estado terá razão nisso, como quando explica biologia e o formato da terra, coisa que hoje o religioso tenta negar tal qual na idade media
Na verdade eles querem mimo e exclusividade, pois há muito tempo descobriram a importância deles no cenário político. Os evangélicos são tão volúveis e influenciáveis quanto a qualquer outro grupo de eleitor. Seus representantes são mestres na barganha e infelizmente os fiéis se tornam fantoches dos líderes.
Eu tenho a experiência de ver o discurso de parentes evangélicos. Eles querem uma teocracia cristã mais brutal que as teocracias islâmicas. O amor cristão chega a fazer inveja a qualquer psicopata.
Errado. Os evangélicos querem apenas a diminuição do maldito Estado, para que assim vagabundo burocrata do estado não venha doutrinar nossas crianças e jovens na faculdade. Por isso os evangélicos defendem a Educação em Casa, para que o maldito Estado não tenha domínio sobre os filhos, como acontece nos EUA, a maior democracia do mundo
Pastores sempre pregam que economia e administração pública não interessam, pois a volta de Cristo e o esplendor da 'terra prometida' valem qualquer sacrifício. Isto para os fiéis. Evangélicos não querem papo. Eles não querem negociar, etc.. Eu não sei - e nem imagino, como seria esse ''chegar aos evangélicos''.
... pra evangélico, todo mundo é pedófilo e gay, e eles querem total isenção de impostos como bênção dada por homens em nome daquele Deus maluco deles. O Pedro não deu nenhuma dica de como escaparmos dessa fria, mas eu dou - a única saída será a esquerda/progressistas se desdobrarem para eleger 350 deputados federais e 65 senadores. Só assim.
@@matheusgunarramalhogomes5211 Pode não ser na sua igreja. Mas às vezes eu acompanhava alguns programas evangélicos de madrugada, era assim mesmo. Hoje, não tenho mais saco pra isso.
As pregações mudaram. Antes era assim que os pastores pregavam: ''Você é pobre e o seu vizinho é rico. Mas você não se chateie com isso, pois Deus escolherá os pobres''. Agora tá assim - ''Você é burro e o seu vizinho é inteligente, Mas você não se chateie com isso, pois Deus escolherá os burros''. Prova do que eu digo; a demonização das vacinas e das universidades. Autoestima alta de evangélios implica chamar intelectuais de inúteis.
o que aprendi na igreja evangélica é que temos que ser o sal da Terra. Minha visão é a de que se estamos nesse mundo, então também temos que respeitá-lo. O próprio Jesus disse, "Dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus", ou seja, respeitar a política que nos faz cidadãos com nossos direitos, mas sempre tendo Deus como referência de vida para tudo. Por isso sou um cristão democrata.
Esquerdistas pedem bom senso.. pra quem nao tem, isso soa superioridade moral e não tem nada de superior em pedir pra ser tratado como igual, em querer boas condições de trabalho como qq pessoa e pra todas as pessoas @@leonardosan5638
Me recuso a acreditar que o evangélico médio seja tão “jeca” assim na vida. Concordo com um dos comentários sobre o lance da teologia do domínio aqui citados.
Até o Grupo Globo de comunicação percebeu o aumento dos brasileiros evangélicos e está fazendo algumas alterações no que ele divulga na mídia principalmente na TV, aos poucos em novelas, telejornais e em documentários, claro que tudo isso é pensado no aumento da audiência dele.
O Brasil tá lascado. Eu sempre vi a política de modo "resultadista", onde os governos que cumprem a maior parte de seus compromissos de campanha e fazem políticas públicas bem sucedidas, melhorando a qualidade de vida da população durante o mandato, como sendo merecedores de aplausos e reeleições, independente da vertente ideológica (mesmo eu sendo de esquerda, sabia reconhecer quando um governo de direita ia bem, principalmente nos municípios do interior do meu estado, Sergipe). O que acontece agora é perversão, o resultado pouco importa e infelizmente isso será a tônica das disputas eleitorais no curto/médio prazo.
Ótima colocação.Me considero de centro esquerda.Sou evangélico há mais de 20 anos e realmente Bolsonaro e essa direizista não me representa.Assim como Jesus em Sua Palavra não obriga ninguém a estar ao seu lado,Ele respeita o livre arbítrio de cada um.Eu sou assim e defendo um país laico,sem lado religioso,onde todos possam cultuar ao seu deus ao seu modo,com respeito e limites.
Se adequar ao que os evangélicos querem, na minha visão, é algo insuperável. A verdade é que só tem um único caminho, os evangélicos têm que mudar e aceitar que não podem impor seus valores aos outros. Se isso vai acontecer é outra história
Ou a esquerda pode tentar ouvir os caras de verdade, e buscarem ceder, ambos, em alguns pontos. Lembrar que vocês tambêm vêem o mundo por uma lente ideológica, domar a arrogância, e buscar entendimentos e convergências. Terapia de transição de gênero para pessoas muito novas, por exemplo. É algo que preocupa bastante os conservadores, e dá pra buscar avanços no entendimento médico / psicológico de custo/benefício, de falsos positivos, etc... Mas aí tem que ter coragem pra enfrentar a patrulha que irá sofrer, dos puristas/moralistas, que vão querer sinalizar virtude ostracizando quem se propor a diálogo
Pedro, estou entre os 23% que não querem nem Lula nem Bolsonaro. Por que na sociedade brasileira não conseguimos formar uma terceira via? Por que uma possível pauta do centro (centro esquerda ou centro direita) simplesmente parece não existir?
@@guiguspi ceder no que, cara? o que os evangélicos querem é ser maioria e controlar o Brasil, é um projeto de poder. O pior disso é que eles querem impor a sua religião aos outros, está na doutrina deles converter as pessoas e não aceitar que outras pessoas tenham outra religião, sexualidade, etc
@@guiguspi esse negócio de transição de gênero é uma conquista pra quem é trans, que vive um inferno dentro da própria pra cabeça; e só pra acabar com essa falácia de que existe cirurgia e hormônio pra criança, ISSO NÃO EXISTE. O único medicamento que é dado pra crianças trans é bloqueador hormonal pra postergar a puberdade e essa decisão só ser tomada quando ela for mais velha, adulta
Parabéns! Sua análise está correta. Evangélicos querem preservar suas famílias, princípios, fé e valores da interferência do estado, é apenas isso. Para os evangélicos o PT é uma ameaça a tudo isso.
O problema não é ser evangélico ou católico ; Ou de direita ou esquerda .O problema, é que valores e princípios são inegociáveis. #Bolsonaro usou as Igrejas ; #Lula usou as Pautas Identitárias. Agora te pergunto : QUAL DELES FIZERAM ALGO POR ÀQUELES QUE GANHARAM SEUS VOTOS E CONFIANCA, APÓS CHEGAR AO PODER ? 🤔
Quantas pessoas Bolsonaro colocou no mapa da fome? Quantas o governo Lula já tirou? Você viu o quanto subiu o poder de compra do brasileiro? As informações estão aí e não são fake news. Mas tem que olhar e ver.
Pedro, é bastante satisfatório ver sua análise sobre essas pesquisas deixando bem claro a ideologia do governo e a legitimidade de quem está do outro lado... Pra quem está fora do cercadinho progressista é como se a cada vez que nós colocássemos a nossa opinião fossemos imediatamente atacados como "fascistas" ou outros "istas" por conta dos nossos valores. A grande mudança de 2013 pra cá é a noção de que "não estamos sozinhos". Argentina, Portugal, Estados Unidos (?) a onda está virando e muito em breve a esquerda vai perder o seu "trunfo" mais popular: o Lula que envelhece a cada dia e não deixa sucessores claros. E aí? Como que fica? Continuem o bom trabalho.
3:39 discordo. A fala dela foi correta. Ela não poderia falar.dos.evangelicos como religião porque o estado é laico. E o que os evangélicos podem receber do estado, só recebem como cidadãos, não como servos de Deus.
Pedro, o que você descreveu como conservadorismo não faz parte da democracia. A democracia moderna é antes de mais nada fundada no ideal emancipatorio da modernidade, aquele lá de Kant sobre autonomia. Não é possível, portanto, coexistir com a defesa na esfera pública de valores religiosos qua religiosos, isto é, que tenham conteúdo meramente privado. Gelise está correta: o governo deve tratar cidadaos como cidadãos de uma República, discutindo questões públicas, não privadas. Capitular para o debate de valores pessoais é ajudar a solapar nossa já fragilizada sociedade democrática.
Ou seja, a massa de evangélicos, ressalvadas as exceções, defendem apenas sua própria "verdade" e seus próprios interesses. Não há o olhar para o outro, apenas para si.
Boa noite, Pedro, aprecio o jornalismo feito por vocês, é por essa razão que venho aqui deixar meu comentário. Veja, se entendi bem, você trata a questão como se fosse simples de resolver. Diz que o governo precisa usar outra lente para enxergar o problema, espero que não esteja sugerindo que Lula peça os óculos da Damares emprestados ou que o PT contrate uma consultoria do Malafaia. O que você chama de conservador é, ao meu ver, puro reacionarismo, não é de se admirar a adesão de boa parte dos evangélicos às bizarrices bolsonaristas. Enquanto escrevo esse comentário me lembro certa feita quando Bolsonaro discursava para uma multidão e berrava que o Brasil não era laico coisa nenhuma, que era cristão, isso sim, e para quem não fosse cristão as portas estavam abertas. Não preciso dizer que ele foi ovacionado. Lula só vai conquistar o apoio dessa gente quando for contra as feministas na luta pela igualdade entre os gêneros ou admitir em público que todo gay ou lésbica é uma abominação aos olhos de Deus. Somente quando deixar de apoiar os direitos humanos para presos e gritar a plenos pulmões que bandido bom é bandido morto é que terá adesão dos que você chama de “conservadores”. Quem disse que religião é assunto de governo? Lembro-me que você ficou muito impressionado com a Michele quando discursou na Paulista, por favor não venha me dizer que ela o convenceu de alguma coisa.
Conservadores não são um monolito. Existem pessoas mais abertas e mais fechadas dentro de qualquer ideologia. Você não precisa conquistar todo e qualquer evangélico, basta uma fração dos mais 'próximos'. Sua fala sugere que te falta conversar com uma gama diversa de evangélicos.
Exagerou quanto a convencer um ateu! O que o Pedro disse é que a Michele fala bem pra quem professa o mesmo que ela! Já o marido não precisa disso pois foi "o escolhido".
Concordo 100% ... isso que vc falou bate com o ditado ,.. que ninguém consegue agradar a todos, creio eu que nem Deus agradaria , já que o ser humano foi feito assim , é da natureza humana se juntar em grupos e pensamentos diferentes cada qual a defender suas prioridades... E eu vou mais longe ainda , isso é o que vai levar a civilização a destruição em uma guerra nuclear .. em vários filmes apocalípticos da pra se observar de cara o que levou ao caos e o fim da civilização.. a diferença de pensamento, e ela está total enraizada no conceito religião, porque não dá pra separar a religião da forma que foi escrita, dos valores conservadores já que foram esses valores ditados pela sociedade antiga que formaram o pilar de sustentação religiosa.. e somente dá pra uma pessoa ser empática e compreender a diferença do outro e conviver pacificamente com o diferente se esta não for religiosa.
Muito pelo contrário. A esquerda pra estar no poder no Brasil tem que sempre se alinhar mais a direita. Ao meu ver, se Lula e PT não percebesse essa diferença de pensamento, jamais teriam chegado ao poder. Olha os vices do PT na presidência e observe quem precisa se unir com pautas totalmente contrárias (spoiler: não é a direita).
Eu geralmente assisto até o fim, mas dessa vez eu tive que parar de ver quando o Pedro lançou que o Liberal é quem se preocupa com minorias e Socialistas são quem deixa elas pra trás. Não deu.
Lembra do cara que disse que a vida tá melhor no governo Lula, que o preço do supermercado baixou, mas que se fosse votar, votava no Bolsonaro? Pois é, esse vídeo não fez sentido nenhum pra mim. Agora faz.
Falar de preço sem mencionar a pandemia e a guerra da Rússia, é ser muito burro, ou mal caratismo. Se vc for eleitor do ladrão, já sei que é mal caratismo
Os evangélicos, em geral, não sabem o que querem. Quem sabe o que quer são os pastores!! Qualquer governo meia boca faria melhor que o anterior. Todos os indices são melhores, mas a popularidade entre esses seguidores de seita só faz cair!
O problema é que os pastores evangélicos gostam de ser bajulados, e como eles tem uma leva de pessoas manipuladas por eles, conseguem facilmente influenciar os liderados por eles, falo isso porque sou evangélica e estou vendo bem de perto o que está acontecendo.
Não pode generalizar. Os evangélicos não. Muitos evangélicos. Como também: Muitos católicos, muitos espiritas, muitos macumbeiros, muitos ateus, etc. Sou teólogo, pedagogo e evangélico há mais de 40 anos. Voto no Lula desde 1989. Nordeste Presidente pela terceira vez com o Lula tri campeão mundial.
Quem dera. Republica cristã fundamentalista, com direito a policiade costumes e guarda republicana. A esquerda imunda seria banida, assim como o crime comum e crime contra Deus.
Pedro, eu consigo compreender o ponto que você colocou no vídeo, mas preciso fazer um questionamento sobre o que você falou, e torço pra conseguir pelo menos uma vez aparecer no próximo Ponto de Partida, mesmo que seja pra você discordar de mim, mas vamos aonde eu quero chegar: É fato que uma parcela considerável da população evangélica acredita e defende ideias que são opressivas contra grupos minoritários, mais especificamente quem está dentro da comunidade LGBT. Eles abominam gays, transsexuais, bissexuais, e tudo aquilo que não se enquadra dentro do formato de família nuclear "tradicional" que eles creem ser a forma correta de se viver. Por conta disso, nós vivemos uma série de atrasos no Brasil, como a não legalização do aborto até hoje, figuras evangélicas no legislativo e judiciário (juízes locais, não o STF nesse caso) sobre o casamento homoafetivo, adoções, doações de sangue, e diversos outros pontos. Seguindo a lógica de que o cerne da ideologia de Esquerda é buscar o máximo possível de igualdade na sociedade para o maior número possível de pessoas, como é possível um governo declaradamente de Esquerda, como o PT, conseguir dialogar com um grupo, em que alguns de seus valores mais firmes contradizem diretamente aquilo que esse governo defende e diz acreditar?
Concordo com os progressistas em quase tudo, menos na legalização do aborto, que pra mim sempre será assassinato de um ser humano que está vivo, mesmo que não seja ainda independente do corpo da mãe. Sempre me cheirou EUGENIA esse lance do aborto. Não acho que é liberação feminina fazer aborto, eu acho que é uma tragédia mesmo.
Pedro, dê soluções. Eles querem que as escolas ensinem o que eles querem ouvir. Se depender dessa vontade, estudarão apenas a bíblia e sob o viés de interpretação deles. Como dialogar? Na verdade querem é a submissão às vontades. Não tem saída e o não há retorno.
Pedro, sou liberal como você - apesar de pendendo mais pra uma base liberal kantiana deontológica que milliana utilitarianista - e acho que você está certo em dizer que o centro liberal foi esmagado na política brasileira moderna. Isto posto, quais políticos hoje ou pleiteantes a cargos políticos você diria que pertencem a esse grupo? Eu, particularmente, tenho dificuldade em responder essa pergunta.
Tô esperando a hora dos católicos abrir o olho que eles são os próximos assim que os evangélicos do domínio consolidarem poder o suficiente.
No Brasil sempre existiu escolas privadas confessionais católicas e eram duramente criticadas pelos evangélicos. Hoje.. alguns acreditam em mentiras contra os professores da rede pública principalmente, querem impor a fé com disfarce de ensino religioso (antes criticavam, pois diziam que era ensino do catolicismo), os chamam de doutrinadores. Frase de gente que mostra que nem sabe o que é uma sala de aula do ensino regular. Sou grato a todos meus professores, muito feliz por todo conhecimento que recebi de cada um, no colégio e na faculdade, pessoas íntegras e responsáveis. Sempre estimulavam a visão ampla da vida e do respeito a diversidade de pensamentos. Nunca os vi pregando nada além de seu compromisso com o conhecimento e atividades da Escola. Dá raiva ver tanta gente dizendo lorotas sem nada saber das realidades dos profissionais da Educação.
Política não deveria se meter com releigião. O Estado existe, ou deveria existir, pra organizar a sociedade da melhor forma possível, independente de ideologias políticas, sociais ou econômicas. A Esquerda tem compromissos sérios como com os ambientais, coisa que a Direita tá pouco se lixando por apenas deseja acumular riquezas via capitalismo exacerbado, misturado agora c/ religião e tudo em nome de um suposto "Deus"... Precisamos de uma sociedade mais humana com menos Nentanhyahus, Bolsonaros ou Mileis da vida, radicais extremistas, muitos genocidas e corruptos.
Exatamente isso! Não é sobre proteção às crenças, mas sim sobre imposição de valores!
Exato. O problema é: o que os conservadores fazem em suas casas, querem fazer com uma nação inteira.
Mas se pode perceber pela sua prosa que, de fato, não adquiristes muita educação, só repete as platitudes que lhe foram impostas de cima pra baixo. É a visão crítica de quem não tem capacidade de criticar por não conhecer.
@@jrbr9544Um comentário meu puff! Sumiu!😼🤔
A verdade inconveniente é que sim a grande maioria dos evangélicos seguem o que o pastor manda - é o voto de cabresto do nosso tempo.
Saída no curto prazo não existe, precisaremos nos unir contra estes charlatões.
Não dá pra tapar o sol com a peneira.
Eu não vou na igreja. Eu não voto na esquerda e sou antipetista
@@Fowlsk O problema não é ser antipetista ou não votar na esquerda, é ser massa de manobra pra consolidar um projeto de poder que vai acabar suprimindo a liberdade de pensamento em detrimento do pensamento "evangélico".
@@Fowlsk
É um burro racista convicto!
A diferença é que esses pseudos evangélicos ainda disfarçam, serem uma boa pessoa!
Você não.
@@Fowlsk É um direito seu, o fanatismo não é só expresso por ser religioso, há fanáticos em todos os campos da vida. Eu já votei no Lula em 2002 e apoiei depois, mas, eu sempre Gostei do Ciro Gomes e apoiei e votei no primeiro turno. Eu não sou ante nada pois sei do perigo que o fanatismo e o exageiro me faz.
@@rodrigolimas5917 pois é. Só estou querendo apontar que esse ponto de vista aí do vídeo. Nem sempre é real. Eu sou católico não pratica, mas tenho minha ideologia independente de pastor ou padre. E votaria até no Ciro contra esse merda chamado presidente.
8:46 discordo de tudo ,Pedro. Sou um morador de favela. Os evangélicos fazem ligação da política com a com a bíblia, porém, sem lê, apenas orientado pelo pastor.
Assim sendo, e creio que é mesmo assim, a Reforma Protestante não serviu de nada, pois o objetivo era, se não me engano, eliminar o intermediário, no caso a Igreja de Roma. Virou, mexeu, as congregações rebeldes acabaram com os problemas e sem as vantagens do catolicismo...
Mandou bem ! Também acho que o Pedro se perdeu em alguma esquina do pensamento. E olha que sou fã dele e o do Meio.
@@seijirotaguti3968 a gente fala coisas que ,no mínimo, outros discordam.
Fui (eu: um agnóstico) neste final de semana numa igreja evangélica (pequena e simples): minha filha, criança, gosta de ir. Fiquei impressionado com a pregação da pastora. Na fala dela estava presente, de modo indireto, a nossa situação política, os conflitos com Israel. E disse que a igreja está sendo perseguida. Foi uma pregação forte: de convocação da igreja, os membros, para a batalha ou guerra espiritual. Ao observar os membros presentes no culto, dá para ver a simplicidade das pessoas, a mistura de pessoas com diferentes níveis sociais, raça e cor. Mas, a grande maioria, aparentemente, simples. A pastora, em particular, falava e projetava várias palavras erradas: o que evidência o nível cultural. O Estado tem de agir e rápido para a democracia alcançar essas pessoas, além do diálogo com estas igrejas ou evangélicos. Mas, não dá para negar que - - por mais que se esforce, e se faça acontecer na economia segurança e saúde e educação -- as redes sociais estão levando as pessoas a um descolamento da realidade - - e a extrema direita usa isso, juntamente com os instrumentos presentes nas redes sociais e a desinformação, para conseguir adeptos. Logo, é um problema difícil de resolver, pois, aparentemente, tudo termina em visão de mundo e princípios e narrativa. Há uma falta de lógica e reflexão na sociedade para freiar esse nível de manipulação ou desinformação gerada pelas redes sociais.
Parabéns pelo ponto de vista. Sempre pensei desta mesma forma e é difícil encontrar quem entenda isto. Com relação a visão de mundo, princípios e narrativas, sempre foi assim na história da humanidade, o que muda são os instrumentos usados para o domínio em cada época: autoritarismo, religião, poder aquisitivo, mídia tradicional, internet/redes sociais, etc
Extrema direita? Que papinho, engraçado que a extrema esquerda, sempre atacou os evangelicos, agora querem os nossos votos?
Parabéns. Dos comentários mais sensatos que li aqui. Um pena o que estão fazendo com pessoas simples e boas. Manipulação pela fé.
opa, sou evangélico e por isso sei o que estou falando. Qualquer tipo de extremismo deve ser banido de dentro das igrejas. Sendo de esquerda ou de direita. Fanatismo leva a ignorância dos mais fracos. Precisamos lutar por uma igreja sadia e amorosa e não retrógrada e raivosa.@@oliveiradiego998
Como evangélico, entendo sua fala. Realmente tem muitas igrejas/pastores que estão levando seus pontos de vista para seus púlpitos e isso pode ser uma arma letal contra as ideias da própria bíblia que ensina o que é amor, mansidão, não julgar os outros tantas coisas que infelizmente estão sendo deixadas de loado através de um discurso de ódio. Na igreja que eu frequento, o pastor é bem neutro com relação à política, mas se um dia eu o ver exaltando políticos em cima do púlpito, serei o primeiro a lembrá-lo que ali não é lugar disso.
Quem quer preservar a sociedade como ela é vai quebrar a cara pois o mundo muda todo dia.
Pode ser. Mas isso não impede esse oceano de gente de tirar título de eleitor.
Não sou conservador, mas deixo uma frase deles que serve pra reflexão:
"Tradições são soluções pra problemas que não lembramos que existem."
Heráclito e Parmênides divergem sobre essa afirmação há séculos, mas a senhora encontrou a resposta, né?
@@guiguspi
Tradição é uma coisa que segue quem quer. E muitas dessas Tradições são crimes e exercício de poder.
Mas onde se encaixa a tão falada LIBERDADE se esses Conservadores vem com essa besteira de Tradição.
@@guiguspiHá outra ainda melhor: " tradições são as preferências dos mortos ferindo a vida dos vivos."
O problema começou quando misturaram politica e religião, se a religião tivesse ficado no campo que lhe diz respeito, não teríamos metade dos nossos problemas sociais, acho ainda que a falta de uma boa educação, leva pessoas a se alienarem em religiões! Parabéns pelo vídeo, gostei muito do tema!
Só discordo da sua conclusão, não são os valores, é uma teocracia que nos bate a porta e é irreversível. Pode colocar qualquer candidato de centro como a Simone Tabet, se os pastores disseram que Deus escolheu no Manoel da Barraca esse povo vai votar no Manoel da Barraca, é só falar que Deus escolheu os fracos para derrubar os fortes e já era, eu sou filho de pastor bolsonarista e conheço essa turma.
Só que esse povo vai formar maioria? Sempre?
@@henriqueleijoto9285 Creio que caminhamos para isso, e, para mim, a entrevista do Nicolelis ao Renaldo Azevedo matou a charada, quando ele fala sobre a manipulação cerebral, assiste lá. Formar a Maioria eu ainda não sei mas caminhamos para eles se tornarem a maioria religiosa do país, e o discurso da Michele na Bahia diz muito sobre esse movimento. Agora sobre o PT essas taxação de compras internacionais, vai jogar muita gente por lado do Bolsonarismo em 2026 Jovens que não votaram em 2022 e vai votar em 2026 essa foi a maior burrice do Haddad, até eu fiquei revoltado com isso e nem sou bolsonarista.
@@henriqueleijoto9285
Tá difícil...
Até traficante tá virando evangélico.
Muito boa colocação. Penso de forma semelhante. Existe um objetivo que é uma teocracia. Como gostam de colocar os economistas, mantidas inalteradas todas as outras variáveis, o Brasil terá os evangélicos como a religião com maior número de representantes e continuará a eleger deputados e senadores que os representem. O estado teocrático é uma questão de tempo.
Simone Tebet? Aquela que disse em rede nacional que Lula é o maior chefe de quadrilha (mensalão e petrolao), e depois se alia ao bandido corrupto que ela mesmo criticou? Não tinha outra pessoa pra mencionar não? E vc quer que os evangélicos dêem moral para gente como Tebet que se alia a bandido corrupto??
A liberdade de culto está assegurada, cada um é livre pra seguir os seus costumes e isso é uma questão individual, familiar e de foro íntimo. A preocupação do Estado deve ser de fato o social, saúde, educação, segurança... pra todos indistintamente. O problema dos evangélicos é se sentirem desrespeitados quando o Estado tenta atender pautas que justamente visam a liberdade e a segurança de outros tantos grupos. Se for atendê-los isso aqui vira o Evangelistão!
Caminhamos para uma triste teocracia evangélica.
Me pergunto: parece que é só no Brasil né? Onde erramos?
Isso é tão claro, somos uma sociedade plural não uma comunidade tem pessoas que ainda não entenderam isso
Pedro Doria insiste q a direita brasileira é conservadora e q os evangélicos são conservadores. Mentira! A direita é fascista e os crentes são teocráticos. Essa é a realidade, Pedro ainda vive num paraíso de debate de ideias. Não existe debate nesse cenário dominado por fascistas e teocratas.
Quando falar mal ou fazer piada contra religiões afro é crime e falar contra evangélicos é liberdade de opinião, mostra q seu comentário estar errado
SEU TEXTO É TÃO PERFEITO QUE EU EU SÓ TENHO A DIZER: PARABÉNS!
O problema pedro, é que o que os conservadores fazem em suas casas, querem fazer com uma nação inteira.
Assista ao documentário The War on Children.
Quanta tristeza acabar meus dias com um mundo assim.
PERFEITA A FALA DA DANUZA APOLINARIO. FAÇO MINHAS SUAS PALAVRAS:
A liberdade de culto está assegurada, cada um é livre pra seguir os seus costumes e isso é uma questão individual, familiar e de foro íntimo. A preocupação do Estado deve ser de fato o social, saúde, educação, segurança... pra todos indistintamente. O problema dos evangélicos é se sentirem desrespeitados quando o Estado tenta atender pautas que justamente visam a liberdade e a segurança de outros tantos grupos. Se for atendê-los isso aqui vira o Evangelistão!
Essa postura da esquerda elegeu o Bolsonaro em 2018 e elegeu a maior bancada conservadora da história em 2022. Vai insistir no erro ??????
@@charlesvictordasilva3005
O que é democracia pra você? Não seria totalitarismo só o comunistão no poder, como já está a mais de trocentos anos destruindo o Brasil?😅
@@charlesvictordasilva3005
E vamos abrir ainda mais a pernas pra essa gente imbecilizada? Guiada por pastores canalhas e corruptos?
É...
Tá difícil mesmo.
Eu sou cristã evangélica,nasci debtro de um lar cristão,a igreja que frequento nunca tocou no assunto política,todo ano de eleição o que sempre fala é , nós somos livres pra votar em quem quiser, só pesquise sobre seu candidato antes
Raridade...
Deve ser a igreja do Pastor Henrique Vieira, deputado federal pelo Rio de Janeiro.
Exatamente, a esquerda usa essa fake news de que a igreja doutrina as pessoas
Pedro, você foi o primeiro que eu vi a levantar sobre a importância dos valores na "nova" política. Também foi o primeiro que eu vi apontar que a fala de Lula sobre Israel impactaria na popularidade e aconteceu.
Esse vídeo conseguiu sintetizar muito bem vários vídeos seus e ficou muito bom!! Gostaria muito que a comunicação do governo tivesse a sensibilidade de entender que o que está acontecendo no EUA pode acontecer aqui no Brasil em 2026.
Nos não temos conservadores. Nós temos reacionários e eles querem que a sociedade vá para um lugar que nunca existiu ou se existiu foi na idade média.
😂
Esse comentário ilustra bem a polarização.
Você não sabe de porra nenhuma, esquerdalha.
Tbm não é pra tanto. Existem reacionários como o meu tio taxista que gostava da ditadura 😂 mas a maioria é conservadora. Quer manter os valores na educação dos filhos
@@baseggiogustavo
Conservadores são minoria. A maioria é reacionária mesma.
Ceder ao conservadorismo não é criar as bases para uma sociedade pautada na religião? Mais ainda, pautada na doutrina evangélica, ou na deturpada interpretação que fazem dela? É sensível, pq para onde, atender ou conquistar os conservadores evangélicos, pode levar o país?
Eu prefiro que o PT bata de frente o máximo possível com os evangélicos. Assim, além de deixar os evangélicos ocupados com o "fantasma do comunismo", isso inviabiliza o governo do PT, pela rejeição no Congresso. Já resolve 2 coelhos com uma só cajadada. 😌
Teocracia evangélica!!
@@drbene100 e pior: TEOCRACIA MILICIANA.
Não há como lidar com os crentes. Eles querem uma teocracia e bolsonazi prometeu isso a eles. Causa perdida para o Lula. É incrível q Pedro Doria não faz essa leitura tão na cara dele.
Não, não e para a democracia
Imaginei que apenas eu entendia o que estava acontecendo de fato. Obrigado Meio por me ajudar a entender que não estou sozinho nessa ideia de que estamos precisando agir para que essa polarização não nos destrua por completo.
Olha só, sou evangélico a mais de 25 anos, portanto sei como é o dia a dia das igrejas e também sou professor de Geografia, História e Sociologia. Me dá asco em ver a idolatria que muitos evangélicos infelizmente fazem ao admirar uma pessoa tão mentirosa e dissimulada como o ex presidente. O cara é católico mas não sai da igreja evangélica porque é ali que está o seu maior reduto. A política entrou de tal maneira em tantas igrejas pelo Brasil afora que infelizmente muitos acabam generalizando achando que todos evangélicos são de direita. Me considero centro esquerda e onde vou, luto pela liberdade da mente e por tentar um diálogo com os irmãos que são levados por esse discurso de ódio. Podem ter certeza, Deus não se agrada do que a extrema direita faz no Brasil. Por isso faço a minha parte, lutando pela democracia e cultuar o único que é digno de adoração, o senhor Jesus Cristo. Nada de fazer arminha e preconceito contra ninguém.
Sabemos quem você é falsário, não existe Evangélico que defende promoção de assassinato através do aborto e ideologia gay nas escolas
Sair fora disso, é tempo e saude mental gastos com quem não tem solução, foca todo teu tempo e conhecimento com quem precisa e quer realmente uma sociedade melhor pra todos.
E tenho certeza que Deus não é nem direita e nem de esquerda. E que o Lula jamais o agradará também.
Mas eu realmente me sinto muito mal com tanta idolatria aos homens. Por causa das más atitudes de uns, muitos acabam pagando por isso.
Vc acredita que o apoio ao aborto é um discurso de ódio?
Explendida a análise do que ocorre no Brasil! 🎉
Que definição exata: socialista = coletivo, liberal = a pessoa; conservador = família.
Amo esse carinha aí. Casa comigo, Pedroooooo!
Muito bom, assistir a entrevista do Demore, senti o mesmo. A visão única.
O problema não é o povo evangélico e sim seus líderes/pastores q há tempos saíram do ponto e hoje estão doutrinando políticamente seus fiéis da pior forma possível...
E como conversar com estes fiéis sem intermediação dos seus pastores e líderes? Essa é a questão!
Curioso que eles, em sua grande maioria, hj estão com o pessoal que ficava esbravejando sobre escola sem partido. Agora é igreja com partido.
só existir lideres "políticos ou religiosos" pq existir um povo insatisfeito! veja como os católicos estão reagido com insatisfação com a declaração do papo sobre Ucrânia ser render,
Poxa no João Paulo II viajou por varios países para reavivar os jovens, e combate ideologia comunista revolucionaria que estava sendo disseminada aos jovens. então quando falta um lider representativo o povo vai atras de um que ouça sua voz. Bolsonaro fez isso no campo politico, Silas Malafaia faz isso no campo religioso. é o povo que dá o tom do discurso.
@@AntonioAlvesVieiraFilhoImpossível. É até difícil fazer uma leitura do acontece dentro das igrejas, mas o projeto político de poder está a todo vapor.
Mas ai nesse caso é até difícil saber quem está mais errado: pastor doutrinando fiel ou professor doutrinando alunos. Cada um joga o jogo sujo do outro, então o problema é falta de diversidade ideológica em todas as instituições: na igreja, no exército, nas escolas e universidades.
Pregam um superioridade moral que eles não vivem
Exato! O evangélico médio é a hipocrisia em estado bruto.
Vc foi cirúrgico em sua explicação. Estamos enjoados de ver tanta gente falar o óbvio sem apresentar soluções. Apontar os erros é muito fácil.
Não concordo. Quabdo a preocupação do indivíduo passa a ser com crenças e hábitos do vizinho em vez de seu proprio sustento, temos um problema. Eles tem essa preocupação por causa de um pânico moral que foi amplamente divulgado por mais de uma década. Governos do PT não perseguiram religiosos, alias, foram os governos que menos se envolveram em questoes pessoais. Quando vc diz que hoje o cebtro está esmagado, isso ocorreu porque lá atras os liberais acharam que com apoio dos conservadores elws poderiam tirar o governo do PT e depius virem para governar.
O efeito foi o contrario, as pessoas foram se tornando reacionárias e onde tinhamos diálogos, foi se perdendo ate familias xhegarem a rachar por causa de política. Ha 12 anos atras tinhamos uma outra sociedade.
Só esqueceu de mencionar o tanto de escândalos de roubalheira - assalto aos cofres públicos mesmo - em que os governos do PT se meteram, o que causou o desencanto de boa parte da sociedade com um governo que de outra forma tinha alta legitimidade popular pelo voto. Não é como se a culpa fosse da mudança da mentalidade da massa de cidadãos, enquanto o PT foi esse santo que você pinta aí. 😏
Exatamente!
concordo contigo. O centro está se perdendo para o fanatismo.
@@maisqueligados1263 Fanático é quem quer dar hormônio para criança. Assista ao documentário The War on Chindren.
A teocracia do domínio está chegando e vai te pegar Pedro Doria, assim como a todos, aguarde.
Pedro , concordo que hoje os valores e costumes , junto claro com uma comunicação digital assertiva faz toda a diferença e tem seu peso, acho que o governo vem sim errando nessas frentes, mas a questão econômica ainda tem um peso importante, e como já foi dito por outro inscrito, há pessoas no governo que compreendem isso também, mas o jogo está correndo... Pergunto, em sua visão, como nós, a esquerda, devemos fazer o diálogo desses valores sem cair em armadilhas do Bolsonarismo, e sem abdicar dos nossos próprios valores? É uma pergunta sincera, eu não sei a resposta e gostaria muito de ouvir o que você pensa. Aliás, acho que o Meio poderia trazer mais pessoas do campo da esquerda para pensarmos essa questão. Ótimo trabalho como sempre, grande abraço.
Com separatismo, mas não esta preparado pra essa conversa
Eu tenho duas percepções conflitantes sobre esse tema. Por um lado, me entristece imaginar que o povo brasileiro perdeu seu pragmatismo. Por outro, me dá esperança que esse pragmatismo ainda exista e, se a vida de fato melhorar, as pessoas coloquem cada coisa em seu lugar. Política na discussão política e religião na função religiosa... Mas aí é só esperança mesmo, mesmo que uma esperança desenganada.
A bolha do algoritmo não ajuda
Os evangélicos não querem nada a não ser pauta moral....os evangélicos não conseguem conviver com a alteridade. Querem simplesmente o paraíso cristão na Terra! E quem não estiver de acordo que desapareça! Isso é muito lamentável
Problema que, este querer está alinhado com a Bíblia.
Olha seu comentário está um tanto equivocado, o problema é que o Estado quer educar meus filhos, escola é para ensinar matérias como matemática, geografia, história como sempre foi.
@@Juh-pereirabarbozaMas as vezes o Estado terá razão nisso, como quando explica biologia e o formato da terra, coisa que hoje o religioso tenta negar tal qual na idade media
Esqueci de um outro detalhe...
Líderes evangélicos tem projeto de poder ...querem um estado q olhe mais para a Bíblia do que para a Constituição.
Pior: que transforme a bíblia na constituição.
Querem é um Estado que olhem mais para o bolso dos pastores, esses pilantras safados! Pelo menos grande parte deles.
@@DionisoBaco.Agora você falando, não acho uma ideia tão ruim não.
@@marceloconde2968 Até que você seja perseguido também, aí vai achar ruim sim.
Que mentira!! Tu tá confundindo com comunistas e pessoas da extrema esquerda. Houve e quatro anos de Bolsonaro e... nada!
Na verdade eles querem mimo e exclusividade, pois há muito tempo descobriram a importância deles no cenário político. Os evangélicos são tão volúveis e influenciáveis quanto a qualquer outro grupo de eleitor. Seus representantes são mestres na barganha e infelizmente os fiéis se tornam fantoches dos líderes.
Oi ???? Vc não entendeu nada. Eles querem um governo contra o aborto, contra as drogas, contra ideologia de gênero e a favor de Israel. Só isso.
Barganha?
Mestres na Enganação e na arte de extorquir um incauto, isso sim .
Vdd
Melhor vídeo do ano, Pedro. O Brasil tá lascado 😅
Eu tenho a experiência de ver o discurso de parentes evangélicos. Eles querem uma teocracia cristã mais brutal que as teocracias islâmicas. O amor cristão chega a fazer inveja a qualquer psicopata.
para de falar merda tu não sabe de nada.teocracia e o meu ovo.
Errado. Os evangélicos querem apenas a diminuição do maldito Estado, para que assim vagabundo burocrata do estado não venha doutrinar nossas crianças e jovens na faculdade. Por isso os evangélicos defendem a Educação em Casa, para que o maldito Estado não tenha domínio sobre os filhos, como acontece nos EUA, a maior democracia do mundo
São os "valores". Valores podres, mas "valores". Lamentavel para todo mundo.
Pastores sempre pregam que economia e administração pública não interessam, pois a volta de Cristo e o esplendor da 'terra prometida' valem qualquer sacrifício. Isto para os fiéis.
Evangélicos não querem papo. Eles não querem negociar, etc..
Eu não sei - e nem imagino, como seria esse ''chegar aos evangélicos''.
... pra evangélico, todo mundo é pedófilo e gay, e eles querem total isenção de impostos como bênção dada por homens em nome daquele Deus maluco deles.
O Pedro não deu nenhuma dica de como escaparmos dessa fria, mas eu dou - a única saída será a esquerda/progressistas se desdobrarem para eleger 350 deputados federais e 65 senadores. Só assim.
Da onde você tirou isso. Sou evangélico de berço, e nunca ouvi isso.
@@matheusgunarramalhogomes5211
Pode não ser na sua igreja.
Mas às vezes eu acompanhava alguns programas evangélicos de madrugada, era assim mesmo. Hoje, não tenho mais saco pra isso.
As pregações mudaram. Antes era assim que os pastores pregavam:
''Você é pobre e o seu vizinho é rico. Mas você não se chateie com isso, pois Deus escolherá os pobres''.
Agora tá assim - ''Você é burro e o seu vizinho é inteligente, Mas você não se chateie com isso, pois Deus escolherá os burros''.
Prova do que eu digo; a demonização das vacinas e das universidades.
Autoestima alta de evangélios implica chamar intelectuais de inúteis.
o que aprendi na igreja evangélica é que temos que ser o sal da Terra. Minha visão é a de que se estamos nesse mundo, então também temos que respeitá-lo. O próprio Jesus disse, "Dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus", ou seja, respeitar a política que nos faz cidadãos com nossos direitos, mas sempre tendo Deus como referência de vida para tudo. Por isso sou um cristão democrata.
Que valores? Conversadores sempre cobram uma superidade moral que eles não teem.
Conservadores
Porque na verdade são Reacionários que usam o termo "conservador" para manter uma falsa aparência.
Conversadores... 😅 esquerdistas tbm supõe superioridade moral
Esquerdistas pedem bom senso.. pra quem nao tem, isso soa superioridade moral e não tem nada de superior em pedir pra ser tratado como igual, em querer boas condições de trabalho como qq pessoa e pra todas as pessoas @@leonardosan5638
@@leonardosan5638
Geralmente, os que estudam mais um pouco.
Uma aula, didatismo esse vídeo. Que reverbere!
Se são os Valores, então estamos lascados!
Dominar o mundo e governo teocrático 😅
É isso. Pedro Doria desconhece o objetivo dos caras. Teologia do domínio, pohaa
simplesmente impecável.
Lá nunca foi dado púlpito pra políticos.
Análise extremamente inteligente. Parabéns
Precisamos falar sobre isso!
Hj tem muito evangélicos desigrejados por causa da política!!!
Valores que se prega, não necessariamente que os tem.
Me recuso a acreditar que o evangélico médio seja tão “jeca” assim na vida.
Concordo com um dos comentários sobre o lance da teologia do domínio aqui citados.
Só queria saber onde essa economia do Brasil cresceu… 🤦🏼♀️🤦🏼♀️🤦🏼♀️
Matou a pau!!!🎯
Pedro, melhor vídeo do ano. 11:41 vc faz a seguinte pergunta; O que o governo faz com isso? Eu te pergunto; o que os liberais fazem com isso?
Não, não vai perder mais popularidade.
O presidente foi e é corajoso.
É preciso atacar o proselitismo que extravasa a religiosidade e invade a vida social e política!
Mandou muito bem!
Assistam ao documentário The War on Children.
esse video foi depressivo ,
realmente a chance de um bolsonaro ou coisa pior voltar é grande.
e viva o EVANGELISTÃO
Esperei pouco mais de dois anos para alguém aí se ligar de botar números na tela. O subconsciente agradece! Aplausos
Até o Grupo Globo de comunicação percebeu o aumento dos brasileiros evangélicos e está fazendo algumas alterações no que ele divulga na mídia principalmente na TV, aos poucos em novelas, telejornais e em documentários, claro que tudo isso é pensado no aumento da audiência dele.
Praticamente toda novela hi da globo tem o núcleo evangélico e vários temas como o espiritismo ou a aparição de Santos em cena estão sendo barrados
Infelizmente vc está corretíssimo Pedro…😢
Mas, esses valores "reais" que essas pessoas formaram, não foram formados com base em ilusões?
O Brasil tá lascado. Eu sempre vi a política de modo "resultadista", onde os governos que cumprem a maior parte de seus compromissos de campanha e fazem políticas públicas bem sucedidas, melhorando a qualidade de vida da população durante o mandato, como sendo merecedores de aplausos e reeleições, independente da vertente ideológica (mesmo eu sendo de esquerda, sabia reconhecer quando um governo de direita ia bem, principalmente nos municípios do interior do meu estado, Sergipe). O que acontece agora é perversão, o resultado pouco importa e infelizmente isso será a tônica das disputas eleitorais no curto/médio prazo.
Mas ai que ta, o resultado é subjetivo porque o que é bom pra você não é bom para outro grupo
Gostei dos comentários
Ótima colocação.Me considero de centro esquerda.Sou evangélico há mais de 20 anos e realmente Bolsonaro e essa direizista não me representa.Assim como Jesus em Sua Palavra não obriga ninguém a estar ao seu lado,Ele respeita o livre arbítrio de cada um.Eu sou assim e defendo um país laico,sem lado religioso,onde todos possam cultuar ao seu deus ao seu modo,com respeito e limites.
Se adequar ao que os evangélicos querem, na minha visão, é algo insuperável. A verdade é que só tem um único caminho, os evangélicos têm que mudar e aceitar que não podem impor seus valores aos outros. Se isso vai acontecer é outra história
Nós não vamos mudar e vamos cada vez mais eleger políticos de direita.
Ou a esquerda pode tentar ouvir os caras de verdade, e buscarem ceder, ambos, em alguns pontos.
Lembrar que vocês tambêm vêem o mundo por uma lente ideológica, domar a arrogância, e buscar entendimentos e convergências.
Terapia de transição de gênero para pessoas muito novas, por exemplo. É algo que preocupa bastante os conservadores, e dá pra buscar avanços no entendimento médico / psicológico de custo/benefício, de falsos positivos, etc...
Mas aí tem que ter coragem pra enfrentar a patrulha que irá sofrer, dos puristas/moralistas, que vão querer sinalizar virtude ostracizando quem se propor a diálogo
Pedro, estou entre os 23% que não querem nem Lula nem Bolsonaro. Por que na sociedade brasileira não conseguimos formar uma terceira via? Por que uma possível pauta do centro (centro esquerda ou centro direita) simplesmente parece não existir?
@@guiguspi ceder no que, cara? o que os evangélicos querem é ser maioria e controlar o Brasil, é um projeto de poder. O pior disso é que eles querem impor a sua religião aos outros, está na doutrina deles converter as pessoas e não aceitar que outras pessoas tenham outra religião, sexualidade, etc
@@guiguspi esse negócio de transição de gênero é uma conquista pra quem é trans, que vive um inferno dentro da própria pra cabeça; e só pra acabar com essa falácia de que existe cirurgia e hormônio pra criança, ISSO NÃO EXISTE. O único medicamento que é dado pra crianças trans é bloqueador hormonal pra postergar a puberdade e essa decisão só ser tomada quando ela for mais velha, adulta
Em resumo: não querem mais discutir projeto de governo, mas pauta de costumes. É mais fácil pastorar pelo medo do que pela lógica.
Parabéns! Sua análise está correta.
Evangélicos querem preservar suas famílias, princípios, fé e valores da interferência do estado, é apenas isso. Para os evangélicos o PT é uma ameaça a tudo isso.
É preciso entender que o conservador existe e que tem medos e anseios. É preciso dialogar com eles tbm.
Muito esclarecedor esse ponto de partida de visoes de mundo: liberais, socialistas e conservadores
Querem criar o envangelistao ! 👀👀👀
Excelente análise
Ótimo vídeo!
O problema não é ser evangélico ou católico ; Ou de direita ou esquerda .O problema, é que valores e princípios são inegociáveis.
#Bolsonaro usou as Igrejas ; #Lula usou as Pautas Identitárias. Agora te pergunto : QUAL DELES FIZERAM ALGO POR ÀQUELES QUE GANHARAM SEUS VOTOS E CONFIANCA, APÓS CHEGAR AO PODER ? 🤔
Quantas pessoas Bolsonaro colocou no mapa da fome? Quantas o governo Lula já tirou? Você viu o quanto subiu o poder de compra do brasileiro? As informações estão aí e não são fake news. Mas tem que olhar e ver.
Caramba, esse video é uma aula.
Boa análise. Tirando a ditadura do centro. O liberalismo tá em crise no mundo inteiro. Aqui no Brasil que esta chegando tarde
Pedro, é bastante satisfatório ver sua análise sobre essas pesquisas deixando bem claro a ideologia do governo e a legitimidade de quem está do outro lado... Pra quem está fora do cercadinho progressista é como se a cada vez que nós colocássemos a nossa opinião fossemos imediatamente atacados como "fascistas" ou outros "istas" por conta dos nossos valores. A grande mudança de 2013 pra cá é a noção de que "não estamos sozinhos". Argentina, Portugal, Estados Unidos (?) a onda está virando e muito em breve a esquerda vai perder o seu "trunfo" mais popular: o Lula que envelhece a cada dia e não deixa sucessores claros. E aí? Como que fica? Continuem o bom trabalho.
3:39 discordo. A fala dela foi correta. Ela não poderia falar.dos.evangelicos como religião porque o estado é laico. E o que os evangélicos podem receber do estado, só recebem como cidadãos, não como servos de Deus.
Poder e dinheiro público para sustentar os seus projetos.
Sim, valores!
Pedro, o que você descreveu como conservadorismo não faz parte da democracia. A democracia moderna é antes de mais nada fundada no ideal emancipatorio da modernidade, aquele lá de Kant sobre autonomia. Não é possível, portanto, coexistir com a defesa na esfera pública de valores religiosos qua religiosos, isto é, que tenham conteúdo meramente privado. Gelise está correta: o governo deve tratar cidadaos como cidadãos de uma República, discutindo questões públicas, não privadas. Capitular para o debate de valores pessoais é ajudar a solapar nossa já fragilizada sociedade democrática.
Sim, com aborto sendo feito dinheiro público e farra de progressista sendo paga com dinheiro público
Ou seja, a massa de evangélicos, ressalvadas as exceções, defendem apenas sua própria "verdade" e seus próprios interesses. Não há o olhar para o outro, apenas para si.
Facilitou... dançou....agora quem persegue o PT? 😮😮😮😮
Arrasou
Boa noite, Pedro, aprecio o jornalismo feito por vocês, é por essa razão que venho aqui deixar meu comentário. Veja, se entendi bem, você trata a questão como se fosse simples de resolver. Diz que o governo precisa usar outra lente para enxergar o problema, espero que não esteja sugerindo que Lula peça os óculos da Damares emprestados ou que o PT contrate uma consultoria do Malafaia. O que você chama de conservador é, ao meu ver, puro reacionarismo, não é de se admirar a adesão de boa parte dos evangélicos às bizarrices bolsonaristas. Enquanto escrevo esse comentário me lembro certa feita quando Bolsonaro discursava para uma multidão e berrava que o Brasil não era laico coisa nenhuma, que era cristão, isso sim, e para quem não fosse cristão as portas estavam abertas. Não preciso dizer que ele foi ovacionado. Lula só vai conquistar o apoio dessa gente quando for contra as feministas na luta pela igualdade entre os gêneros ou admitir em público que todo gay ou lésbica é uma abominação aos olhos de Deus. Somente quando deixar de apoiar os direitos humanos para presos e gritar a plenos pulmões que bandido bom é bandido morto é que terá adesão dos que você chama de “conservadores”. Quem disse que religião é assunto de governo? Lembro-me que você ficou muito impressionado com a Michele quando discursou na Paulista, por favor não venha me dizer que ela o convenceu de alguma coisa.
Conservadores não são um monolito. Existem pessoas mais abertas e mais fechadas dentro de qualquer ideologia.
Você não precisa conquistar todo e qualquer evangélico, basta uma fração dos mais 'próximos'.
Sua fala sugere que te falta conversar com uma gama diversa de evangélicos.
Exagerou quanto a convencer um ateu! O que o Pedro disse é que a Michele fala bem pra quem professa o mesmo que ela! Já o marido não precisa disso pois foi "o escolhido".
@@AntonioAlvesVieiraFilho
Isto é... Micheque fala bem (merda), para quem gosta e professa os mesmos valores (de merda)!
Concordo 100% ... isso que vc falou bate com o ditado ,.. que ninguém consegue agradar a todos, creio eu que nem Deus agradaria , já que o ser humano foi feito assim , é da natureza humana se juntar em grupos e pensamentos diferentes cada qual a defender suas prioridades... E eu vou mais longe ainda , isso é o que vai levar a civilização a destruição em uma guerra nuclear .. em vários filmes apocalípticos da pra se observar de cara o que levou ao caos e o fim da civilização.. a diferença de pensamento, e ela está total enraizada no conceito religião, porque não dá pra separar a religião da forma que foi escrita, dos valores conservadores já que foram esses valores ditados pela sociedade antiga que formaram o pilar de sustentação religiosa.. e somente dá pra uma pessoa ser empática e compreender a diferença do outro e conviver pacificamente com o diferente se esta não for religiosa.
@@AntonioAlvesVieiraFilho fui apenas irônico.
Pedro, viu que o Celso vai fazer parte da bancada do novo Foro de Teresina? Tá na hora dele voltar pro Conversas, dar aquela atualizada semestral 🙏
Ótima análise, Pedro!
Estamos voltando para a idade média moderna?
Como será o Renascimento?
Virá através das artes e da cultura?
Ótimo Pedro! Esse é o grande problema do PT: dificuldade de enxergar o outro q pensa diferente...
Esse pensamento é próprio do marxismo. Gleisi deixa isso bem claro.
Muito pelo contrário. A esquerda pra estar no poder no Brasil tem que sempre se alinhar mais a direita.
Ao meu ver, se Lula e PT não percebesse essa diferença de pensamento, jamais teriam chegado ao poder.
Olha os vices do PT na presidência e observe quem precisa se unir com pautas totalmente contrárias (spoiler: não é a direita).
Complexo
Muito
Eu geralmente assisto até o fim, mas dessa vez eu tive que parar de ver quando o Pedro lançou que o Liberal é quem se preocupa com minorias e Socialistas são quem deixa elas pra trás. Não deu.
Lembra do cara que disse que a vida tá melhor no governo Lula, que o preço do supermercado baixou, mas que se fosse votar, votava no Bolsonaro? Pois é, esse vídeo não fez sentido nenhum pra mim. Agora faz.
Falar de preço sem mencionar a pandemia e a guerra da Rússia, é ser muito burro, ou mal caratismo. Se vc for eleitor do ladrão, já sei que é mal caratismo
Preço do supermercado Menorkkkkk kkkkkkkkkkk, não para de mentir vagabundo
Eles querem oprimir. É aquela velha história.. " o sonho do oprimido é ser o opressor".
Enfim, o vídeo ficou sem conclusão. Não faz sentido o governo passar a defender esses valores do dia pra noite.
Os evangélicos, em geral, não sabem o que querem.
Quem sabe o que quer são os pastores!!
Qualquer governo meia boca faria melhor que o anterior. Todos os indices são melhores, mas a popularidade entre esses seguidores de seita só faz cair!
Kkkkkkkkkkkk fonte: vozes da minha cabeça
O problema é que os pastores evangélicos gostam de ser bajulados, e como eles tem uma leva de pessoas manipuladas por eles, conseguem facilmente influenciar os liderados por eles, falo isso porque sou evangélica e estou vendo bem de perto o que está acontecendo.
Deu aula
Não pode generalizar. Os evangélicos não. Muitos evangélicos. Como também: Muitos católicos, muitos espiritas, muitos macumbeiros, muitos ateus, etc. Sou teólogo, pedagogo e evangélico há mais de 40 anos. Voto no Lula desde 1989. Nordeste Presidente pela terceira vez com o Lula tri campeão mundial.
Cada video uma aula. 👏
Teocracia!
Quem dera. Republica cristã fundamentalista, com direito a policiade costumes e guarda republicana. A esquerda imunda seria banida, assim como o crime comum e crime contra Deus.
Evangelistão!!!
Teocracia protestante.
Pedro, eu consigo compreender o ponto que você colocou no vídeo, mas preciso fazer um questionamento sobre o que você falou, e torço pra conseguir pelo menos uma vez aparecer no próximo Ponto de Partida, mesmo que seja pra você discordar de mim, mas vamos aonde eu quero chegar:
É fato que uma parcela considerável da população evangélica acredita e defende ideias que são opressivas contra grupos minoritários, mais especificamente quem está dentro da comunidade LGBT. Eles abominam gays, transsexuais, bissexuais, e tudo aquilo que não se enquadra dentro do formato de família nuclear "tradicional" que eles creem ser a forma correta de se viver. Por conta disso, nós vivemos uma série de atrasos no Brasil, como a não legalização do aborto até hoje, figuras evangélicas no legislativo e judiciário (juízes locais, não o STF nesse caso) sobre o casamento homoafetivo, adoções, doações de sangue, e diversos outros pontos.
Seguindo a lógica de que o cerne da ideologia de Esquerda é buscar o máximo possível de igualdade na sociedade para o maior número possível de pessoas, como é possível um governo declaradamente de Esquerda, como o PT, conseguir dialogar com um grupo, em que alguns de seus valores mais firmes contradizem diretamente aquilo que esse governo defende e diz acreditar?
Concordo com os progressistas em quase tudo, menos na legalização do aborto, que pra mim sempre será assassinato de um ser humano que está vivo, mesmo que não seja ainda independente do corpo da mãe. Sempre me cheirou EUGENIA esse lance do aborto. Não acho que é liberação feminina fazer aborto, eu acho que é uma tragédia mesmo.
Fazendo concessões, vista grossa e contenção de danos. A vida é assim
Sua visão de grupos evangélicos é totalmente equivocada.
@@GabrielBdeC para tudo existe limite... a historia nos conta historia horripilantes quando toleramos demasiadamente os intolerantes...
@@magazapparoli8239por isso contenção de danos
Pedro, dê soluções. Eles querem que as escolas ensinem o que eles querem ouvir. Se depender dessa vontade, estudarão apenas a bíblia e sob o viés de interpretação deles. Como dialogar? Na verdade querem é a submissão às vontades. Não tem saída e o não há retorno.
Impressiona o fanatismo do petista. Se vc quer falar em educação, assista ao documentário The War on Chindren.
Pelo que entendi do vídeo "20%" do Brasil é "Fascista" e temos que acolher os "Fascistas"
Década de 30 e 40 do século passado Alemanha fez isso
Pedro, sou liberal como você - apesar de pendendo mais pra uma base liberal kantiana deontológica que milliana utilitarianista - e acho que você está certo em dizer que o centro liberal foi esmagado na política brasileira moderna. Isto posto, quais políticos hoje ou pleiteantes a cargos políticos você diria que pertencem a esse grupo? Eu, particularmente, tenho dificuldade em responder essa pergunta.