A esquerda que nasceu na internet | Ponto de Partida

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 окт 2024

Комментарии • 481

  • @drvitoro
    @drvitoro 11 месяцев назад +39

    É raro ver alguém com projeção ter coragem de enfrentar esses malucos e suas idiotices. Parabéns pela coragem. E força, eles virão babando, como de costume.

  • @xiaofei89
    @xiaofei89 11 месяцев назад +42

    Isso é muito real. Fui de esquerda durante 11 anos, mas ultimamente tenho me afastado por não concordar com o autoritarismo que eles impõem. Outro dia, comentei em um vídeo de uma moça negra que eu sigo e ela estava dizendo que o fato de a Ludmila ter sido criticada por esquecer o hino era porque ela era negra, e o negro nunca tem oportunidades e que quando tem não pode errar, etc. Daí eu lembrei a ela o episódio com a Vanusa (mulher loira) que também esqueceu o hino nacional e como ela foi humilhada por todos a ponto de definhar com depressão até morrer. A moça do vídeo em vez de debater, deletou meu comentário quando eu disse que nem tudo é racismo, às vezes a crítica vem pelo fato de a pessoa ter sido paga pra fazer algo e não conseguiu cumprir.

    • @fatosdaconspiracao
      @fatosdaconspiracao 11 месяцев назад +4

      O caso da assessora da ministra foi muito "emblemático" nesse sentido. As pessoas estão sendo idiotizadas ao ponto de não perceberem a pŕopria hipocrisia e alienação, ao mesmo tempo que se blindam ao "desautorizar" qualquer crítica ou questionamento. Mas, o mais assustador para mim, é que nada é questionado sobre a verdadeira origem desses conceitos, expressões e terminologias. Quem fabrica isso? Essas "teorias" identitárias são todas vindas lá de fora, e provavelmente têm a mesma fonte. É muito provável que são produzidas por intelectuais BRANCOS das elites. Isso descende das ideias da NOVA ESQUERDA, inspirada por Gramsci e tudo aquilo que resultou no que é chamado pejorativamente de MARXISMO CULTURAL.
      Tudo leva a crer que se trata do velho "dividir para conquistar", já previsto em livros já centenários. Aliás, livros perigosos para muitos políticos.

    • @xiaofei89
      @xiaofei89 11 месяцев назад +3

      @@fatosdaconspiracao sim, criou-se uma cultura de não poder criticar pessoas que fazem coisas erradas, só porque elas são pretas, ou lgbt, etc. Perdeu-se a individualidade e agora as pessoas fazem parte de grupos e se vc criticar uma pessoa por algo errado vc está criticando todo um grupo. “As mulheres pretas”, “as mulheres trans”. Eu moro nos EUA e aqui é ainda pior. Muitas mulheres trans que foram descobertas serem “sex offenders de crianças” dando aula em escola, fazendo show drag em escolas e ngm pode falar nada, porque é “transfobia”. Inclusive estavam tentando passar uma lei, não sei se passou na Califórnia e Oregon que quando vc muda de nome (no caso de trans) seus antecedentes criminais são extirpados.

    • @fatosdaconspiracao
      @fatosdaconspiracao 11 месяцев назад +2

      Não diria nem da questão da crítica por "fazer coisa errada". O problema é entender as pŕoprias ideias que defendem de forma errada ou sem questionar. Movimentos sociais são autênticos em sua raíz, mas podem ser desvirtuados para atender outros propósitos. Dentro disso se cria um emaranhado de narrativas confusas mas que conseguem cooptar o ego e as mentes de jovens que se acham excluídos da sociedade. Soma-se a isso a o baixo nível intelectual dessa geração e temos uma bomba relógio armada para um futuro pŕoximo e distópico. Resumindo: a polarização política irá se agravar a um nível que a guerra civil, que já está acontecendo. passará de um ponto que não terá mais retorno. Lembro aqui que isso já foi "profetizado" em livros centenários @@xiaofei89

    • @TheAscunha
      @TheAscunha 11 месяцев назад

      são autoritários, oportunistas e cínicos.

    • @TaniaMezzalira
      @TaniaMezzalira 11 месяцев назад +2

      Aprendi que não devo ser nem um lado, infelizmente os movimentos políticos estão mimados de radicalismos😢

  • @flaviobessajr
    @flaviobessajr 11 месяцев назад +159

    Eu fico feliz em ver alguém finalmente falando sobre este tema. A esquerda identitária acabou com a esquerda. Um poço de hipocrisia, contradição e autoritarismo.

    • @anewitt
      @anewitt 11 месяцев назад +6

      siiiiiiiim, um alívio!

    • @guilhermeanastacio1100
      @guilhermeanastacio1100 11 месяцев назад +12

      Além de muita arrogância e prepotência.

    • @mserrano9644
      @mserrano9644 11 месяцев назад +1

      Típicas frases ditas por brancos. No caso, 3. Pq será, não é mesmo?

    • @joaoflaviovw1
      @joaoflaviovw1 11 месяцев назад +30

      ​@@mserrano9644sua frase é a prova exata do texto do vídeo. Pura classificação identitária e ausência de diálogo dita no próprio vídeo. Sua arrogância é ressentimento é tão grande que te põe, inconscientemente ou não, num patamar moral muito elevado,acima dos demais. Além de brancos, também são mães, filhos, pais, trabalhadores, amigos, brasileiros, cidadãos,
      Grupos e personagens diversas naturezas que de fato, ecertamente, não tão excluídos do debate.

    • @mserrano9644
      @mserrano9644 11 месяцев назад +3

      @@joaoflaviovw1 Quem está ofendendo aqui é vc, leia o que escreveu. Vc se acha superior, e nem me conhece. Eu apenas disse que são brancos. A classe média curte ideias de esquerda, mas prefere se não tiver esse papo de "negros" ou "gays". Pq será?

  • @professorwilsondiniz2122
    @professorwilsondiniz2122 11 месяцев назад +7

    Pedro, você está prestando uma enorme contribuição ao colocar esses temas tão delicados pra um debate sério!

  • @tiagomedeiros5351
    @tiagomedeiros5351 11 месяцев назад +104

    Nossa, é um alívio saber que essa discussão está cada vez mais acontecendo por aí. Esses grupos identidarios podem ser extremamente tóxicos

    • @jcbritobr
      @jcbritobr 11 месяцев назад +11

      Demais. Saiu totalmente de controle

    • @etienneribeiro1863
      @etienneribeiro1863 11 месяцев назад +9

      Podem nao. Sao tóxicos.

    • @lumaerex
      @lumaerex 11 месяцев назад +9

      A direita nada de braçada nesses exageros identitários da esquerda.

    • @AlexAlmeida70
      @AlexAlmeida70 11 месяцев назад +2

      Tóxicos? Hipócritas, preconceituosos e intolerantes!

    • @Pedecola-IRB-DF
      @Pedecola-IRB-DF 11 месяцев назад

      Podem não, eles são! São tão tóxicos como o grupo que se formou na "extrema-direita" e ganhou força nas redes sociais. São extremos, ou você é a favor, ou não é, não tem meio termo

  • @martaritamacedo
    @martaritamacedo 11 месяцев назад +14

    Estou com 68 anos e nunca, nestes anos de vida, pude constatar tanta complicação para se relacionar com outras pessoas e como este universo do certo e errado e desafiador como nos ultimos anos. Chega ser estressante e até nos deprime. Acredito que a Internet somada a popularização do celular tem muito a ver com isso. Um dos efeitos é cada pessoa se achar autodidata, só por ler ou assistir algo pela rede. Veja, estas informações chegam sem mediadoes do debate, papel por muitos anos exercido pelas escolas. Quando a esta nova esquerda..sinceramente eles não sabem por quem estão lutando. Eu demorei anos para ser uma pessoa de esquerda, isso porque tudo a nossa volta, desde quando nascemos, nos leva para ser de direita. A meu ver, não é porque é identitário é de esquerda. Conheço varios que até se acham, mas só estão lacrando junto a bolha. E um dos sinais mais danosos para a esquerda é a perda de um propósito em comum. Ninguém é nada tem conseguido reuninar milhares de pessoas contra alguma pauta relevante, por exemplo, a precarização do trabalho.

  • @silvaneyrubens4273
    @silvaneyrubens4273 11 месяцев назад +43

    Sobre essa questão estou lendo o livro que vc cita “ a armadilha da identidade” e realmente já estamos ultrapassando o bom senso e esticando muito a corda! E o pior que esse identitarismo não é nada além de pura retórica ideológica, já que na base se constitui de um momento liberal individualista e capitalista ao extremo ! Precisamos retornar as grandes discussões acerca da transformação do mundo e suas estruturas!

    • @filosofiaantropologia-brun7808
      @filosofiaantropologia-brun7808 11 месяцев назад

      Acho tudo isso bastante óbvio, o que espanta é que tanta gente que se diz de esquerda tenha embarcado na retórica dessa onda Foucault-Deleuze-Butler-Laclau, etc, sem notar que é uma traição monumental ao que se classifica como "materialismo histórico". O "esquerdismo" (identitário) agora é a ideologia das celebridades de Hollywood, da Disney, da música Pop, da grande mídia, das novelas da Globo, de propaganda de banco e de grandes empresas, mas ninguém achou que era um fenômeno "um pouco" estranho. Chega a ser surreal imaginar que isso pode ser uma perspectiva crítica, subversiva, anti-capitalismo e de luta contra a classe dominante.

    • @mfreire6392
      @mfreire6392 11 месяцев назад +1

      Oi! Você se confundiu, o livro que o Pedro cita é o "The Identity Trap: A Story of Ideas and Power in Our Time" e o autor se chama Yascha Mounk .
      Ainda não tem traduzido para o português.
      Também fui pesquisar e encontrei esse que você está lendo, o autor é o Asad Haider.

  • @thbastos1
    @thbastos1 11 месяцев назад +18

    A sensação que tenho nas redes sociais é de estar num eterno pátio de escola, com panelinhas fazendo provocações adolescentes. Este virou o mídia operandi de "dialogar" na maioria dos casos e, infelizmente, não é exclusivo da extrema-direita...

  • @user-bo7sk8jh4u
    @user-bo7sk8jh4u 11 месяцев назад +2

    Muito bom! Agradeço a sua coragem de dizer aquilo que muitos não querem ouvir, mas precisam!

  • @natduarte8
    @natduarte8 11 месяцев назад +3

    Muito importante falar disso! Eu já fui dessa turma identitarista e vi na prática as consequências nocivas desse extremismo autoritário. Hoje me considero de centro-esquerda e me cerco de gente mais ponderada como você, Pedro. Obrigada por trazer esse debate!

  • @augustoforsch1648
    @augustoforsch1648 11 месяцев назад +3

    Sou de esquerda. E se já vinha me afastando desse movimento identitário, esse vídeo foi um divisor de águas. Agora me afastei por completo. Não dá!

  • @niravagulabobeth3956
    @niravagulabobeth3956 11 месяцев назад +19

    Wow,Uau! Um prazer ouví-lo. A expressão,as palavras,o raciocínio bem articulado. Muito grata!

  • @umserpensante
    @umserpensante 11 месяцев назад +2

    Que reflexão maravilhosa e necessária! É de ganhar o dia!

  • @robertadayrell4922
    @robertadayrell4922 11 месяцев назад +4

    O Professor Wilson Gomes da UFBA fala muito desses movimentos identitários em suas redes. É uma excelente referência nacional!

  • @ginzomelo
    @ginzomelo 11 месяцев назад +41

    Eu só queria que o Pedro gravasse o Ponto de Partida sem parecer que está num cativeiro.

    • @hernanisouza2
      @hernanisouza2 11 месяцев назад +16

      Pague o resgate que ele será libertado.

    • @andreschiavon4309
      @andreschiavon4309 11 месяцев назад +16

      Essa merece comentário na sexta kkk

    • @digtryman
      @digtryman 11 месяцев назад +2

      😂
      Tirou as palavras da minha boca. Sempre me penso se ele está num filme de Martin Scorsese

    • @luizsouza1364
      @luizsouza1364 11 месяцев назад +1

      Hahahah. Como assim?

    • @ginzomelo
      @ginzomelo 11 месяцев назад +6

      @@luizsouza1364 é que tá tudo escuro, parece que ele foi sequestrado ou tá num porão sendo torturado. Dá agonia.

  • @Ana_CristinaCruz
    @Ana_CristinaCruz 11 месяцев назад +43

    Sério, essa do buraco negro é o fim. Com tantas coisas mais importantes a se preocupar, falando de racismo.

    • @chpsilva
      @chpsilva 11 месяцев назад +14

      O pior é que isso nem é falar de racismo, que existe e precisa ser discutido. É revanchismo, vazio, estúpido e que no fundo impede qualquer diálogo real.

    • @bigbrou2755
      @bigbrou2755 11 месяцев назад +15

      Não parece uma fala que a Damares diria?

    • @guilhermedepaula6865
      @guilhermedepaula6865 11 месяцев назад +7

      Falar sobre o racismo é extremamente importante, ainda mais pelo cargo que ela ocupa. O problema tá na forma com que ela aborda o assunto, procurando racismo onde não existe. Isso rebaixa o debate e dá munição para a oposição.

  • @HebertCarsolari
    @HebertCarsolari 11 месяцев назад

    Que bom que está dispertando pra isso! Antes tarde doq nunca... hehe

  • @danielafarina
    @danielafarina 10 месяцев назад

    Eu sou de esquerda, mas tenho mais dificuldades de conversar com alguns amigos de esquerda do que com outros de centro direita.
    Trágico!

  • @pbonfimjr
    @pbonfimjr 11 месяцев назад +1

    Parabéns ao Pedro e ao meio. Uma discussão espinhosa, mas extremamente necessária.

  • @sergiabeatrizdrumond9894
    @sergiabeatrizdrumond9894 11 месяцев назад

    Excelente reflexão!

  • @gustavcavalcant
    @gustavcavalcant 11 месяцев назад +4

    Existe um problema em entender que determinadas questões são "estruturais" seria um ponto final para o debate. Não é sobre isso, mas para muitos é bom que seja. Entender algo como estrutural é entender que existem questões históricas/sociais de fundo e que deságuam nas injustiças que encontramos hoje. Assim, os problemas enfrentados na realidade são apenas sintoma de uma estrutura viciada. Encerrar o debate com o caso ser estrutural ou não é contraproducente porque foge do mérito da questão, que seria justamente a de compreender se há ou não esse pano de fundo para o problema e quais seriam as formas de solucioná-los.
    E aí vem o problema, para muitos é melhor que se encerre o debate apontando que a questão é estrutural, com isso você se exime da responsabilidade individual e se nega a olhar o problema aprofundado. Por outro lado, ao dizer que determinadas coisas não são estruturais (como o Mangabeira soltou outro dia desses), se fecha os olhos para a realidade.
    Precisamos urgentemente de retomar o debate franco, com intuito de compreensão e não de simplesmente marcar posições.

  • @fabioluizfonseca3432
    @fabioluizfonseca3432 11 месяцев назад +6

    Pedro, posso fazer uma correção? A primeira cidade a ter iluminação pública elétrica foi Juiz de Fora (MG), 1889. Fornecida pela Hidrelétrica de Marmelos, a primeira da América do Sul.

    • @filipeduarte4648
      @filipeduarte4648 11 месяцев назад +2

      Acho que deve ter um erro nesse dado. Em Campos dos Goytacazes, primeira cidade a ter serviço público de iluminação, foram instalados em 1883

    • @fabioluizfonseca3432
      @fabioluizfonseca3432 11 месяцев назад +1

      Hum, fiz uma pesquisa rápida aqui e descobri q tem uma diferença. Campos teve iluminação elétrica proveniente de uma termelétrica (1983), já Juiz de Fora (1989) foi proveniente de uma hidrelétrica…

    • @filipeduarte4648
      @filipeduarte4648 11 месяцев назад

      @@fabioluizfonseca3432 nossa. Muito interessante. Inclusive aqui em campos tem o mito de ser a primeira cidade a possuir energia elétrica. Explicar a diferença causa espanto para as pessoas kskskss

  • @marlisales20
    @marlisales20 11 месяцев назад +6

    Essas reflexões são urgentes e necessárias. Mas precisamos cuidar p que n se jogue a água do banho fora junto c a criança.

    • @vialakka
      @vialakka 11 месяцев назад

      de acordo

    • @fabiogfernandes
      @fabiogfernandes 11 месяцев назад

      A discussão ficou tão imbecilizada que uma ministra diz que buraco negro é racismo.
      O racismo é um grande problema. A imbecilidade na luta contra o racismo é uma grande aliada dos racistas.
      O mesmo valor para o machismo, o preconceito contra LGBTs.

  • @CARLOSFERNANDEZ-vf2fm
    @CARLOSFERNANDEZ-vf2fm 11 месяцев назад +2

    Filho de papai, mora num flat de 3 mil Euros por mês, estuda sociologia na Università Biccoca, usando um tênis que vale mais que um salário mínimo italiano e um lenço palestino me propôs assinar um manifesto a favor da intifada até a vitória. Achou estranho que eu propusesse algo melhor, uma passagem para ir à faixa de Gaza jogar pedra nos israelenses. Preferiu caçar outro trouxa. Nenhum problema, eu continuo achando que você deve tentar mudar o mundo, mas só se arrumar seu quarto antes.

  • @lucasluenebergteixeira3069
    @lucasluenebergteixeira3069 11 месяцев назад +2

    Um outro livro que gostei muito do assunto é "what's our problem", fala bastante sobre como direita e esquerda foram transformadas em tempos recentes pelo avanço das tecnologias.

  • @barbaracruz560
    @barbaracruz560 11 месяцев назад

    Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @ronnicd
    @ronnicd 11 месяцев назад +1

    Pedro, concordo plenamente com “a gente, pode mais que isso” (logo no final). Inclusive estava pensando ontem mesmo sobre o assunto: um lado fica atacando o outro com demonstrações do tipo “olha o que o meu ‘político de estimação’ fez e q o seu não fez”.
    Um briga tola que levará a lugar algum.

  • @CarmenCastellani
    @CarmenCastellani 11 месяцев назад +9

    Lembro aqui que a belíssima música de Chico Buarque, composta há 50 anos ou mais um pouco, foi tão tachada de machista por um grupo de mulheres, que o Chico não mais a canta em seus shows. A música é COM AÇÚCAR, COM AFETO. Confesso que fiquei desconfortável com isso. Achei um exagero identitário visto que a letra da canção foi feita num tempo bem diferente do que estamos vivendo hoje. Viva o Chico e toda a sua obra!❤❤❤. Valeu, Pedro Dória.

    • @cecilianovais212
      @cecilianovais212 11 месяцев назад

      Mas essa música é justamente do ponto de vista de uma mulher submissa

  • @romulocarvalho1334
    @romulocarvalho1334 11 месяцев назад +19

    Cara! Vida longa ao seu trabalho!

  • @bflcastro
    @bflcastro 11 месяцев назад

    Que ótimo ponto de partida, Pedro. Ansioso pela aula de hoje. Parabéns pelo trabalho. O Meio Político de hj, que trata do pluralismo no debate, está sensacional. Recomendo a todos.

  • @netbrood
    @netbrood 11 месяцев назад

    Mas tem uma certa idade na adolescência em que a criatura sabe tudo. Vai proibir essas pessoas no Twitter?

  • @jvcardoso1997
    @jvcardoso1997 11 месяцев назад +35

    parece que pedro tá cada vez mais se cobrindo de razão

    • @abacate_com_limao_
      @abacate_com_limao_ 11 месяцев назад +2

      Eu percebo que o Pedro tem sido mais incisivo nas posições, e talvez seja uma estratégia.
      Infelizmente, é o que todo mundo busca, ouvir aquilo que já concorda sendo dito com firmeza, pra dar curtida e concordar de novo.
      Talvez seja o necessário pra eles continuarem crescendo o Canal.
      O Ponto de Partida certamente é a principal porta de entrada, mas aí você se depara com uma pluralidade de opiniões dentro do Meio, e o resultado é bacana.
      De todo modo, acho que o Pedro tem se arriscado sim, tocando em temas bem delicados onde qualquer opinião é vista como um ataque inaceitável à crenças profundas.
      Complicado.

  • @Bruno-bert
    @Bruno-bert 11 месяцев назад +19

    Buraco negro é racismo e a estrela anã branca não pq não tem racismo reverso, kkk

    • @AlceuBap
      @AlceuBap 11 месяцев назад +1

      "Anã" é pejorativo, não esqueça!

  • @washingtonbarbosa7732
    @washingtonbarbosa7732 11 месяцев назад +14

    Em 2023 a melhor coisa que fiz foi comprar a assinatura Premium do Meio!!! - Parabéns a toda equipe pelo Excelente trabalho!!!👏👏👏!!!

  • @joycedemellomeirelles5756
    @joycedemellomeirelles5756 11 месяцев назад +2

    Eu não sou de direita, nem de esquerda. Eu não me enquadro.

  • @luizsouza1364
    @luizsouza1364 11 месяцев назад +4

    Fui ver o trecho em que a Anielle fala isso de “buraco negro” e achei só um exemplo infeliz. Ainda assim, merece toda a discussão desse video, pois mesmo que fosse um “ato falho”, ainda representa um sintoma da realidade. No entanto, achei que o ponto central da fala dela é bem relevante tbm, especialmente pois ela foca em promover reflexão e debate sem agressividade.

  • @dlajst
    @dlajst 11 месяцев назад

    Bravo, Pedro

  • @ravicaju4450
    @ravicaju4450 11 месяцев назад +2

    É uma armadilha mesmo. A unica maneira de transformar o outro, sem dialogo, é na força. Parece que identitarios não percebem isso. Ou pior, percebem, e acreditam nisso.

  • @thiagodcm23
    @thiagodcm23 11 месяцев назад +2

    O nível de autoritarismo desta turma já chegou ao ponto de afirmar que certas expressões podem ser usadas por alguns, mas não por outros. Exemplo, alguém do meio LGBT usar o termo 'viado' é ok e até bom, mas não pode ser usado por alguém que não tenha esta 'identidade'.

  • @joaogarces5593
    @joaogarces5593 11 месяцев назад

    Sempre excelente Pedro Doria!

  • @lumaerex
    @lumaerex 11 месяцев назад

    "Vc não entende nada seu carioque safade" kkkkkk😂 Brincadeiras à parte, mais um ótimo vídeo! Parabéns!

  • @orlandoms95
    @orlandoms95 11 месяцев назад +2

    O correto é chamar Buraco Afrodescendente.

  • @jcbritobr
    @jcbritobr 11 месяцев назад +2

    Essa coisa destruiu a Disney 😂.

    • @mserrano9644
      @mserrano9644 11 месяцев назад

      Coitada, tá pobre agora?

  • @brunof.6452
    @brunof.6452 11 месяцев назад +13

    Esse seu texto é você no seu melhor, cirúrgico no raciocínio, claro mesmo citando Focault. Por isso acompanho você e gosto de ouvir suas ideias. Obrigado!

    • @filosofiaantropologia-brun7808
      @filosofiaantropologia-brun7808 11 месяцев назад +1

      Citando errado, né? Era melhor não ter citado autor nenhum, só se atrapalhou no argumento.

  • @marcooliveira389
    @marcooliveira389 11 месяцев назад +1

    Vídeo mais corajoso que você já fez m. Marcador da loucura de nossa época é que se trata de uma verdade absolutamente banal.

  • @marcelocassio7358
    @marcelocassio7358 9 месяцев назад

    Muito bom.

  • @alexandrecosta4135
    @alexandrecosta4135 11 месяцев назад +3

    Sabe em que ano chegou a luz elétrica na rua da minha mãe, em Duque de Caxias/RJ? 1968.
    Sério, ela só foi se dar conta de que era pobre lá pra 1972.
    Fosse hoje em dia uma discrepância dessas, dada toda demanda reprimida de comunicação e representatividade,ela fecharia a presidente Kennedy com a vizinhança, queimaria pneus, talvez até ônibus...
    Olha, gente, cada um com seus signos, linguagens e subjetividades. Precisam ser lidos, na lida, na rua. Quem sabe um dia a galera do Meio não cola lá.

    • @ClaudineiFerreira-tw9pl
      @ClaudineiFerreira-tw9pl 11 месяцев назад +1

      Excelente colocação. O problema é que existem poucos como Eduardo Moreira do ICL que era tão liberal e burguês quanto o Pedro, porém foi viver experiências reais no meio daqueles que hj ele defende. Enquanto isso o Pedro ficam citando autores de livros.. blá blá blá...

  • @silviamariaeva
    @silviamariaeva 11 месяцев назад +1

    A intenção é: não vamos falar do que interessa.

  • @LuizPryzant
    @LuizPryzant 11 месяцев назад

    Objetivo e preciso

  • @artedoale
    @artedoale 11 месяцев назад +25

    Equilíbrio e bom senso sempre! É isso!

  • @sheilah_
    @sheilah_ 11 месяцев назад +2

    Em um Brasil onde o diálogo ainda segue dominado pelo bolsonarismo e pelo lulopetismo, Ciro Gomes segue sendo uma das poucas vozes lúcidas e racionais na política do país.

  • @sahajojivan7040
    @sahajojivan7040 11 месяцев назад

    👏👏👏👏

  • @LeandroMarco
    @LeandroMarco 11 месяцев назад +1

    Mas será mesmo que o movimento identitário é homogêneo, como dá a entender a fala do Pedro?

  • @FernandoCoelhoMS
    @FernandoCoelhoMS 11 месяцев назад

    Caraca... Perfeito!!! Ufa!!! Me representou.

  • @erik5815
    @erik5815 11 месяцев назад +2

    Como sempre, gostei do vídeo, Pedro. Porém, gostaria de ressaltar que a classificação de identitárismo comporta muitas fontes filosóficas e políticas. Da forma como foi apresentada no vídeo, dá a impressão de que o movimento identitário é plenamente coeso, de forma que todas as pessoas que partem dele assumem as características que o Pedro descreveu. Ressalto que, enquanto um pesquisador do movimento no campo da filosofia, esta generalização não faz jus à complexidade do movimento, além de fomentar uma visão caricata sobre o tema. Sem dúvidas Yascha Mounk e Foucault podem ser pesquisadores na área, mas tomar a definição deles como única é perigoso. No mais, continue com os vídeos, sempre muito bons, embora por vezes eu discorde.

  • @elianedalcolleto9947
    @elianedalcolleto9947 11 месяцев назад

    sensacional, Pedro. Onde eu estive esse tempo todo que não te conhecia? Muito bom!!!!!

  • @diogoferreira2317
    @diogoferreira2317 11 месяцев назад +3

    O negócio é consciência de classe !

    • @timtebowdesata9973
      @timtebowdesata9973 11 месяцев назад +1

      Consciência de classe sem excluir as minorias.

    • @glaucoantero283
      @glaucoantero283 11 месяцев назад +1

      Consciência de classe, sem levar em conta questões raciais e de outras minorias não adianta.

  • @psydagama
    @psydagama 11 месяцев назад +1

    Eu sou de esquerda e acho o movimento identitario um porre.

  • @maurobandeira2491
    @maurobandeira2491 11 месяцев назад +8

    Penso assim. Logo , me calo. Está difícil debater.

  • @FabioBassoMontanari
    @FabioBassoMontanari 11 месяцев назад

    Mais uma vez, vídeo excelente. Parabéns ao Pedro e ao time do Meio.

  • @rogeriodorosario
    @rogeriodorosario 11 месяцев назад

    O indentitarismo da esquerda é uma perda de tempo

  • @MarcosKoga
    @MarcosKoga 11 месяцев назад +1

    Obrigado Pedro por levantar esse tema

  • @rnaramos
    @rnaramos 11 месяцев назад

    Gostei mt desse ponto de partida!

  • @LNunesArte
    @LNunesArte 11 месяцев назад

    AULA! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    • @vanden7reish
      @vanden7reish 11 месяцев назад

      Brasil paralelo esta fazendo uma campanha CONTRA A LEI MARIA DA PENHA, questionando a mulher que quase morreu, É INACREDITÁVEL
      se tiver um vídeo dele falando disso, me passe ,,,,,,

  • @marcooliveira389
    @marcooliveira389 11 месяцев назад

    Caralho… faz tempo que procuro maneiras de explicar isso para meu convívio. Parabéns!

  • @cassianogatto5752
    @cassianogatto5752 11 месяцев назад +3

    Boa Pedro, foi cirúrgico. Mas acho que essa discussão deveria estar apenas começando. A proposta identitária é importante mas extremamente radical e autoritária, mais preocupada ainda com iconoclastia do que com conciliação e desenvolvimento. Espero que esse radicalismo raso do cancelamento do criado-mudo seja um dia substituído por posições mais equilibradas e propositivas. Eu mesmo já tenho muita preguiça de amigues radicais. Esqueceram do bom senso...

  • @gustavolautenschlaeger9195
    @gustavolautenschlaeger9195 11 месяцев назад

    Que projetos foram aprovados para a educação em 2023? E as verbas para educação, ciência e tecnologia, quais são as perspectivas para 2023 e o resto do governo.

  • @cristianecorreia1308
    @cristianecorreia1308 11 месяцев назад +3

    Acho tão interessante qdo as minorias agem tentando impor suas vontades como aqueles que historicamente sempre impusseram as suas goela abaixo, começa o mimimi. É, tá do lado atacado ao invés de atacar, dói.
    Mas, a discussão deve existir, pois as desigualdades social e econômica são bem reais, e como dizia minha avó, a roda só gira a partir do movimento dos que estão embaixo, na pior.
    Caberá ao tempo maturar as discussões.

  • @fmpinto
    @fmpinto 11 месяцев назад +20

    Minha mulher é professora de adolescentes. Já viu tanta coisa doida. Uma colega dela foi acusada de racismo por falar da peça de mobília "criado mudo" (a etimologia falsificada dos identitários diz que é uma expressão racista). Ninguém teve coragem de defendê-la por medo de ser chamado de racista também. Um professor foi afastado da sala de aula por pedir a um aluno negro refazer o trabalho de aula porque não estava bom. O motivo: racismo. Mais uma vez ninguém teve coragem de defender o professor mesmo tendo a convicção de que ele não é nem tinha sido racista. Noutra ocasião ela viu um aluno dizer ao seu colega de aula "cala a boca, seu branco hétero", porque o segundo falou algo sobre transexualidade. Considero o identitarismo pior do que o bolsonarismo, porque no bolsonarismo todos têm um lugar, desde que saibam calar a boca. No identitarismo as características inatas e imutáveis de alguém podem anular o seu direito de existência.

    • @HinataPlusle
      @HinataPlusle 11 месяцев назад

      Onde no bolsonarismo todo mundo tem lugar? Quem falou que preferia filho morto a gay não foi o identitarismo não.

    • @richard9585
      @richard9585 11 месяцев назад +3

      A do criado mudo foi o extremo do ridículo, algo tirado da imaginação de quem não sabe usar nem a lógica

    • @mserrano9644
      @mserrano9644 11 месяцев назад +1

      Parece verídico. SQN

    • @mserrano9644
      @mserrano9644 11 месяцев назад

      @@Zerradable Autoritário é o patrão. Empresas limitam até as idas ao banheiro, eu queria ver se o Estado tentasse fazer o mesmo. As pessoas aceitam desmandos do chefe que jamais aceitariam do Estado.

    • @mserrano9644
      @mserrano9644 11 месяцев назад +1

      @@Zerradable Acho que vc está desinformado. No trabalho remoto, as empresas estão acionando a câmera do notebook remotamente para observar se o trabalhador está mesmo sentado na frente do computador, invadindo a privacidade da família. Na Amazon, os funcionários não estão autorizados a parar para ir ao banheiro ou até mesmo almoçar, mas a meia hora de almoço vem descontado no salário. Várias empresas possuem "dinâmicas de grupo" humilhantes. Como eu disse, ninguém aceitaria que o Estado fizesse essas coisas, mas o patrão as pessoas não podem desafiar. Ou rua!

  • @cecilianovais212
    @cecilianovais212 11 месяцев назад +1

    Pedro, o Ciro não reapareceu esses dias. Ele voltou a fazer live faz tempo. É que a fala sobre a fala da Anielle acabou chamando a atenção.

  • @gibacurupira
    @gibacurupira 11 месяцев назад +1

    Por um lado a esquerda marxista teoricamente muito embasada avança também. Ian Neves, Sabrina, Humberto Matos, Joao Carvalho e tantos outros vem aprofundando com bases concretas a história e a realidade sob uma perspectiva radical coerente.

  • @paulorobertovasques
    @paulorobertovasques 11 месяцев назад +1

    O Ciro Gomes e o Aldo Rebelo estão falando muito sobre isso.
    O identitarismo é uma não questão. As questões que importam são educação, saúde e trabalho.
    É um baita prejuízo q os jovens estejam preocupados com o uso do "todes" e não estejam pensando na reforma da previdência.

  • @hittakara
    @hittakara 11 месяцев назад +11

    Achei uma caracterização do "identitarismo" bastante caricato, como se fosse um movimento só, uniforme e homogêneo.
    Pareceu-me também alguém que só se incomoda com o incômodo que o que estão chamando de identitarismo.
    Dentro desses movimentos tem um debate grande sobre métodos, com várias correntes de pensamento. Talvez não seja do mundo do Pedro, mas há anos o pessoal de "milita errado" é um problema a ser resolvido, tanto que eles viraram a própria essência da caricatura dos identitarismos.
    Lembrando que os identitaristas iam para fogueira da esquerda e da direita. Por exemplo, ser viado era coisa de burguês na URSS ou coisa de comunista na Alemanha nazista.
    Acho até que o tema precisa ser debatido mesmo, mas acho que faltou complexificar o assunto

  • @gfmzz
    @gfmzz 11 месяцев назад +2

    Acho o trabalho do meio muito importante e o ponto de partida um excelente forum de debate. No entanto, essa coluna específica derrapou na qualidade da argumentação. São inúmeras afirmações problemáticas ou que não podem ser embasadas em nenhuma evidência. "A esquerda dominante que nasceu das redes sociais"... baseado em quê vc afirma que a esquerda "identitária" é dominante? Será que é mesmo ou pode ser apenas impressão de quem passa muito tempo no twitter? "A toda hora ouvimos de professores que são impedidos de falar por militantes"... evidência anedótica, não é mesmo? Não me parece suficiente para demonstrar um ambiente generalizado de silenciamento nas universidades, o que a frase faz parecer que existe. "Essa nova ideologia é dominante na academia, na imprensa e nas redes sociais"... novamente, que evidência concreta você tem disso? Quantos jornalistas são "identitários" e usam essa "ideologia" para silenciar vozes dissidentes? O que é academia de esquerda exatamente? São professores e alunos ou um dos dois corpos? São professores e alunos em uníssono? Ou são professores fazendo lavagem cerebral com alunos? Como acontece isso? Saiu da rede social pra academia ou o contrário? Quantos professores sao "identitarios que silenciam"? Professores de quais áreas das humanidades? Essa não é uma área homogenea. De todos os tipos de universidades? De todos os lugares no Brasil? Ou é dos EUA que vc está falando?
    Você afirma que esse é um movimento autoritário, que cala, coage, impede o livre debate. Que tomou a "imprensa", a "academia" e as redes sociais (de esquerda). Vc pinta a visão de um movimento perigoso para o futuro da democracia acontecendo de forma silenciosa e que, apenas não é estudado, pois ameaça quem quer discordar.
    O problema é que esse diagnóstico é baseado em generalizações, imprecisões, em evidências anedóticas, em interpretações erradas sobre as teses que você rotula de "identitárias" ou "woke", mistura de conceitos e argumentos inválidos. Eu não discordo que a turma da esquerda atual comete vários exageros argumentativos e tem cancelamento a beça. Mas não se segue daí que existe um movimento autoritário e repressivo fruto de determinadas ideologias que tomou conta da sociedade. É preciso argumentar melhor. Na falta de evidência científica de qualidade, melhor dizer "eu nao sei".
    Quem tiver paciência leia oq está entre parêntesis, mas para resumir: sua falta de rigor ao analisar esses diversos e complexos fenomenos na esquerda parece mais puro suco de teoria conspiratória de extrema direita, importada com casca e tudo dos EUA pro brasil, do que jornalismo científico ou comentário político sério. Como vc gosta do jogo de rótulos, vou ter que rotular tbm: é papo de Jordan Peterson pra baixo, com aparência moderado.
    (Mais alguma falhas no texto: Apenas nesse grupo de teorias existem diversas nuances e debates. Não é conceitualmente rigoroso jogar tudo no mesmo balaio. O seu resumo dessa "ideologia" é teoricamente limitado. Baseado nele, fica claro que você nao conhece esse tipo de literatura acadêmica e científica. Que está resumindo baseado no que se fala no twitter, que aprendeu um pouco sobre tais teorias lendo o que alguém falou sobre elas. Você mistura o que se produz na academia com o que se fala no twitter e joga tudo no mesmo saco. Você ilustra o argumento com aspectos da cultura americana e os replica para o Brasil como se não fossem culturas políticas diferentes. Você afirma que o "movimento" - reparem que agora é movimento, nao mais ideologia! - rejeita rótulos, mas não conhece a origem do termo "woke" e ignora que esse "rótulo" nasceu da retórica política da extrema direita americana. E, novamente, essa é uma treta americana, maneira pela qual ela acontecesse no brasil é provavelmente muito diferente. Você toma uma parte pelo todo e afirma que estamos aos poucos criando um ambiente onde nao podem existir debates, porque existe uma esquerda que não quer aceitar que buraco negro ou afins são sempre expressões racistas. Mas você tem falado com gente de esquerda fora do twitter? Ou será que você está afirmando que essa esquerda está corrompendo todo o debate publico baseado no que vê naquele micro cosmo impulsivo? Ou será que a frase da Aniele já é evidência o suficiente de que a esquerda repressora dominou todos os espaços de debate? Você fala de Foucault como fonte principal. Estranho, pois essa área,novamene, nao é um corpo teórico homogeneo. Quem é a sua fonte? O Monk? Acontece que Foucault é importante, mas está muito longe de ser o único ou principal. E tem marxismo sim. Acontece que não é só marxismo. Tem Sartre, tem Simone, tem Derrida, Deleuze. Vc leu algum deles ou apenas leu o que alguem disse que eles escreveram?)

  • @marcelofernandes9375
    @marcelofernandes9375 11 месяцев назад

    Usarei um rótulo: esse vídeo está PERFEITO!

  • @leoneveneroni
    @leoneveneroni 11 месяцев назад +1

    Esse pessoal identitário adora se rotular, principalmente se for um rótulo associado ao lado oprimido. É uma espécie de bingo da opressão, quanto mais rótulos de oprimidos você tem, mais pontos você ganha.

    • @jrbr9544
      @jrbr9544 11 месяцев назад

      Esses dias a preta Gil falou q era:
      Mulher
      Preta
      Bissexual
      Periférica
      E agora com câncer.
      Tinha mais coisa, mas agora não lembro.

    • @leoneveneroni
      @leoneveneroni 11 месяцев назад

      @@jrbr9544 Acho que ela falou gorda ao invés de periférica. Se ela tivesse nascido na Bahia em vez do Rio, com certeza ela teria falado nordestina, pois carioca ou sudestina não conta ponto.

  • @annaritamartinez2151
    @annaritamartinez2151 11 месяцев назад

    Vídeo necessário! Obrigada por isso, Pedro.

  • @vinnioliveira5636
    @vinnioliveira5636 11 месяцев назад +2

    Fala do grupo Nova Resistência, Pedro!

  • @danielgoncalveslima9350
    @danielgoncalveslima9350 11 месяцев назад

    Mas o problema quando o racismo aparece, aí vem o silêncio. Dá na mesma...enfim...

  • @rafaelwerdum
    @rafaelwerdum 11 месяцев назад +1

    Se o candidato dos 3% quiser se autodenominar de esquerda, problema dele. Pra mim é só um coronerista em decadência!

  • @contabilidadecarioca1727
    @contabilidadecarioca1727 11 месяцев назад

    Eu iria comentar. Mas não vou. Vejo vídeo, leio os comentários e passo adiante. Com minha opinião guardada. Não por omissão. Mas por saber que as respostas, via de regra, serão recheadas de ofensas por não pensar igual. Ou elogios que não são para mim, mas para desqualificar quem pensa diferente. Aprendi que essa "técnica" acrescenta mais do que "discutir" com quem não se vê e nem se conhece. O posicionamento, na minha opinião, tem que ser para o rumo da sua vida e dos seus próximos. Aliás, nem sempre se tem certeza e é obrigatório um posicionamento. Parabéns pelo conteúdo.

  • @Tharu_fala
    @Tharu_fala 11 месяцев назад +1

    Verdade se discordar de algo se torna imediatamente "bolsonarista "

  • @jeanchamouton4051
    @jeanchamouton4051 11 месяцев назад

    Por gentileza, qual o link da aula de amanhã?

  • @MTWolfgang
    @MTWolfgang 11 месяцев назад +10

    Tinha q ter habilitação pra navegar na internet

  • @digtryman
    @digtryman 11 месяцев назад +1

    Certeiro.
    Explicar a questão da ausência da luz, física, e a relação humana na evolução com esse fenômeno. É proporcional à ter que explicar que a terra é redonda e que religião nasce do homem!

  • @AldaMiller
    @AldaMiller 11 месяцев назад

    É um
    Voltar atrás, condenar, justificar apagamentos, incentivar vingança pelo aconteceu historicamente, tudo justifica o ódio e/ou violência apagamento. Cada vez mais distantes estamos de evoluirmos civilizatóriamente. Triste e preocupante. 😳🎯

  • @claudinei9874
    @claudinei9874 11 месяцев назад +1

    A sua crítica é válida, o problema é que você jogou a água suja fora junto com o bebê.

  • @tiagohenriquedudek5418
    @tiagohenriquedudek5418 11 месяцев назад +1

    Gente, parem com essa palhaçada… Eu sou cego em momento algum me sinto vítima de preconceito quando alguém fala que a faca está cega ou alguém que está dirigindo fala que tem um ponto cego, então para mim esse lance do buraco negro é apenas uma frescura…

  • @franciscovieiradebem2700
    @franciscovieiradebem2700 11 месяцев назад

    O senhor Pedro falou todas as palavras certas, menos as que precisavam ser ditas "isso é fascismo"

    • @mserrano9644
      @mserrano9644 11 месяцев назад

      Sim, fascismo das minorias sem poder contra a maioria branca que domina o país há 500 anos e controla as PMs e as forças armadas. Fascismo curioso esse, né?

  • @Lilioso
    @Lilioso 11 месяцев назад

    Visão lúcida e necessária

    • @vanden7reish
      @vanden7reish 11 месяцев назад

      Brasil paralelo esta fazendo uma campanha CONTRA A LEI MARIA DA PENHA, questionando a mulher que quase morreu, É INACREDITÁVEL
      se tiver um vídeo dele falando disso, me passe

  • @deliaconsultoria
    @deliaconsultoria 11 месяцев назад +1

    O identidarismo não deixa de ser um movimento corporativo e, como qual, se aproxima do fascismo: intolerante e discriminatório. Possui uma contradição estrutural.

  • @mariaizabelmontenegro415
    @mariaizabelmontenegro415 11 месяцев назад

    Parabéns!!!

  • @alexandrearaujo2091
    @alexandrearaujo2091 11 месяцев назад +2

    Pedro…
    Certamente há bem poucas vantagens em se ter os cabelos brancos. Mas uma delas é ter experiência e sabedoria para perceber se a pessoa é um “lacrador” ativista ou alguém disposto a trocar ideias e até ensinar.
    É fácil reconhecer os primeiros, a esses dedico minha sobrancelha arqueada 🤨😒. Aos que valem a pena, invisto meu valioso tempo e conhecimento.
    Um abraço!

  • @gustavoomena
    @gustavoomena 11 месяцев назад

    Daqui a pouco tá impossível conversar. Vamos para o bom senso?

  • @darkbluebossa
    @darkbluebossa 11 месяцев назад

    Fui me tornando mais de esquerda mais ou menos em 2009. Antes, era só um cidadão indignado que não me conformava com o capitalismo brasileiro e com a corrupção. Nunca li Marx nem o manifesto socialista, mas a defesa das minorias, dos direitos humanos e da social democracia fez sentido pra mim.
    Já fui bem mais radical no apoio ao identitarismo - mesmo sendo branco pros padrões brasileiros - e defendo as minorias, mas hoje eu acho bom que já existe um questionamento dentro do proprio campo progressista

  • @BeRag1000
    @BeRag1000 11 месяцев назад

    Excelente tema! Necessário falar sobre a esquerda identitária, que tem nos envergonhado muito.

  • @marcianojuniormaraschin5080
    @marcianojuniormaraschin5080 11 месяцев назад +1

    Gostei do vídeo, Pedro. Vamos, pro alto e avante...

  • @fatosdaconspiracao
    @fatosdaconspiracao 11 месяцев назад +1

    O caso da assessora da ministra foi muito "emblemático" nesse sentido. As pessoas estão sendo idiotizadas ao ponto de não perceberem a pŕopria hipocrisia e alienação, ao mesmo tempo que se blindam ao "desautorizar" qualquer crítica ou questionamento. Mas, o mais assustador para mim, é que nada é questionado sobre a verdadeira origem desses conceitos, expressões e terminologias. Quem fabrica isso? Essas "teorias" identitárias são todas vindas lá de fora, e provavelmente têm a mesma fonte. É muito provável que são produzidas por intelectuais BRANCOS das elites. Isso descende das ideias da NOVA ESQUERDA, inspirada por Gramsci e tudo aquilo que resultou no que é chamado pejorativamente de MARXISMO CULTURAL.
    Tudo leva a crer que se trata do velho "dividir para conquistar", já previsto em livros centenários. Aliás, livros perigosos para toda casta política.

  • @luizsouza1364
    @luizsouza1364 11 месяцев назад

    Que video maravilhoso. Virou um dos meus preferidos.

    • @vanden7reish
      @vanden7reish 11 месяцев назад

      Brasil paralelo esta fazendo uma campanha CONTRA A LEI MARIA DA PENHA, questionando a mulher que quase morreu, É INACREDITÁVEL
      se tiver um vídeo dele falando disso, me passe

  • @claudiaroveri907
    @claudiaroveri907 11 месяцев назад

    E com essa conversa de caixinhas os identitária afastam pessoas moderadas que até poderiam apoiar a causa mas ganham ranço desse papo de que "buraco negro" é uma expressão racista. Tenham dó!