Excelente. Já fui um pobre de direita (continuo pobre, mas com consciência da minha classe) e posso falar que tudo isso faz sentido, mesmo que inconsciente, essas coisas estavam lá.
muito boa a aula do prof JESSE DE SOUSA. SOU mulata, pobre, médica e não me identifico nem com o pensamento do branco pobre e nem com o pensamento da minha classe profissional que é Bolsonarista. Aprovo o governo Lula em quase todos as suas decisões porque acho Lula extremamente inteligente e humano e um verdadeiro estadista, preocupado em atender as necessidades do povo brasileiro e principalmente dos mais necessitados, sem negligenciar a classe rica.!
Concordo com vc e tenho fé em Deus que essas pessoas que estão abduzidas e anestesiadas pela extrema direita Bolsonarista um dia caíam na real e enxerguem a beleza que é o nosso presidente Lula, as suas qualidades: humano, sensível, autêntico...se fosse enumerar tdas as suas qualidades passaria a noite toda e não seria suficiente porém, vou classificar uma "Lula governa para tdos." Que Deus proteja e ilumine o presidente Lula. Somos Resistência! Sem Anistia!
Eu sinceramente não entendo essa idolatria pelo Lula. Sou da zona sul de são Paulo e as coisas aqui continuam como há 30 anos atrás - ou seja, a mesma coisa. Pessoas morando em favelas. Um transporte público horrível e um sistema de saúde falido. Vai vê é por isso que essas quadrilhas ditas de esquerda não convencem as pessoas seu discurso vazio; sem pé e nem cabeça. Acho que tá na hora de mudar. Não tem plano de governo, e sim plano de poder. Por isso voto nulo sempre. Agora dói na alma quem defende esses pilantras - Bolsonaro, Lula, Marçal, Boulos e cia
O pobre de direita é antes de tudo um pessoa q nunca se importou com política. Ele comprou o discurso anti estado,mas tds os dias usa as políticas sociais q o estado lhe propicia,como saúde, educação,segurança e direitos trabalhistas q ,vc queira ou não aceitar, são políticas defendidas pela esquerda.
O brasileiro não é contra a desigualdade social. O brasileiro é contra estar do lado ruim da desigualdade social. O único sonho do brasileiro médio não é um Brasil mais rico, é ser mais rico que o resto
Diante dos fatos não se desmente. Jessé de Souza é um estudioso, pós doutor, formação em direito e um sociólogo que explica em seu livro um tema tão inaceitável. Que bom que Jessé de Souza trás claramente todos os motivos pelo quais os brasileiros "pobres" ainda continuam se iludindo e esperançosos que a Direita quer e irá garantir os seus direitos como a esquerda sempre fez.
"Sempre fez" . Conta outra maluco, existe um erro crasso de análise desse "estudioso", acredita cegamente que o pobre branco não vota na esquerda por conta de questões raciais, péssimo diagnóstico, a resposta é mais simples: Por anos a população (negros e brancos) confiou à esquerda o seu destino, o que aconteceu? Escândalos seguidos de corrupção, aumento esmagador de impostos, condescendência escancarada com líderes ditadores de esquerda, discurso aberto contra a família tradicional, tentativa de marginalização da parte branca da população, ora, se há um governo que me diz que sou opressor, sendo que mato um leão por dia para sobreviver é óbvio que serei contra, não tem como dar certo, acompanho portais de esquerda e é nítido que estão perdidos, que não compreendem os anseios da sociedade e se fecham em ideias retrógradas e ideologicamente desastradas. Acordem, ou melhor, sigam assim, pois em breve suas ideias serão varridas da sociedade.
Enquanto a esquerda se pautar pelos pensamentos que vi aqui, o fracasso eleitoral será certo. O problema nao são as pautas de vocês, o problema é o eleitor. Nada mais elitista! Continuem assim!!!
Num é? "Deixa eu explicar aqui porque vocês burros e não votam no PT, esse partido de governos maravilhosos que nunca praticou austeridade, não aprofundou o neoliberalismo e desenvolveu tanto o Brasil!". São ridículos!
Infelizmente, é realista. O que é duro na entrevista dói, mas é a real. Não significa que essas são as pautas. Ele não tá falando de pautas, tá analisando o perfil do eleitor.
Historicamente, é visível que as massas não sustentam revoluções. Por que? A resposta tem a ver com o pensamento crítico. Porque precisa ter mais pensamento crítico, já que a opressão física e a manipulação moral das massas pelas elites é muito forte.
sou do subúrbio SP e ouvir Jesse é como colocar um espelho a minha frente e posso afirmar: A MAIOR FALHA DA ESQUERDA FOI NA COMUNICAÇÃO COM O POVÃO (80% DO ELEITOR). A comunicação da esquerda falhou feio em ficar só entre os 20% e ignorar o restante. Os reacionários tomaram pra si os canais que chegam nesse mesmo povão e fez disso um comercio lucrativo, vendendo ao mercadão a "formação de opinião". E no fim, parte dessa mesma esquerda, pra não admitir o erro, prefere culpar esse mesmo povo enganado e manipulado pela falta de contra ponto no debate politico. Ps: o antiesquerdismo foi construído com mentiras, em grande parte, e não teve contraponto a altura. Até hoje isso vem acontecendo, com o silencio da esquerda na secom e preferencia pelo indentitarismo/moral de parte dos formadores de opinião dos ditos progressistas.
Existe um erro crasso de análise desse "estudioso", acredita cegamente que o pobre branco não vota na esquerda por conta de questões raciais, péssimo diagnóstico, a resposta é mais simples: Por anos a população (negros e brancos) confiou à esquerda o seu destino, o que aconteceu? Escândalos seguidos de corrupção, aumento esmagador de impostos, condescendência escancarada com líderes ditadores de esquerda, discurso aberto contra a família tradicional, tentativa de marginalização da parte branca da população, ora, se há um governo que me diz que sou opressor, sendo que mato um leão por dia para sobreviver é óbvio que serei contra, não tem como dar certo, acompanho portais de esquerda e é nítido que estão perdidos, que não compreendem os anseios da sociedade e se fecham em ideias retrógradas e ideologicamente desastradas. Acordem, ou melhor, sigam assim, pois em breve suas ideias serão varridas da sociedade.
A direita sequestrou as redes sociais com o discurso de ódio e mentiras e isso num país onde a educação sempre foi relegada,é um campo fértil para os supremacistas e os neo liberalismo.
524 anos do descobrimento e 350 anos de escravidão da direita sobre os trabalhadores (esquerda). Resultou em brutal concentração de renda, uma das maiores do mundo e, infelizmente, fome, miséria que perduram até hoje. Pense.
Observem o detalhe da capa. O cara está sentado na ponta de um galho serrando o próprio galho que o sustenta. O sujeito depende do Bolsa Família e defende a extinção dos impostos, que são a fonte do Bolsa Família.
Os politicos são como reis eleitos. De 4 em 4 anos utilizam um marketeiro e vencem a campanha e depois passam a viver nos privilegios de um rei. E assim que muitos pobre veem os politicos.
O precococeito dos intelctuais contra pobres e dentre eles ainda mais acentuado contra religiosos evangelicos leva ao afastamento do pobre da esquerda. Lembre-se da frase do Mano Brown "volta para a base"
@@richardorsolijobA base é "tomada de assalto" há milênios. No Brasil, há décadas, temos uma vergonhosa e brutal concentração de riqueza. 2 milhões de pessoas têm, cada um, em média, 40 milhões de Reais em dinheiro, aplicados no mercado financeiro brasileiro, especulando com juros altos (400 mil por mês). Como chega nessa fortuna se não for "tomando de assalto" as bases?
NORDESTE REACIONÁRIO 7 das 9 capitais do Nordeste elegeram prefeitos de direita ou do centrão. Fortaleza (PT) e Recife (PSB) são as únicas exceções. A matemática simplesmente não acompanha a análise de Jessé Souza.
@@andrerosabueno não sei a sua idade, mas até o ano 2000 a esquerda não elegia ninguém em todo o nordeste. Os partidos progressistas surgiram no centro-sul do país. Rio Grande do Sul e São Paulo, além de parte de Minas Gerais, foram os berços desses partidos. Estamos passando por um movimento cíclico da história, que deve mudar de novo em 5-10 anos, quando os populistas de direita não entregaram o que prometem. O que é certo como 2 e 2 são 5 é que os “pobres” continuarão pobres!
Com todo respeito ao Jessé, eu acho que o diagnóstico tá incompleto, falta apontar a responsabilidade da esquerda institucional, que não consegue responder ao anseio dessa parte da população.
A esquerda tornou-se conservsdora. Aliou-se às forças políticas corrompidas do país. Mensalão, petrolão não são ilusões coletivas. O PT não se renovou. Manteve Lula e as mesmas lideranças que foram manchadas por todas essas ocorrências...
@@martarabelo1260 Da forma que fala fica claro que vc , ainda acredita que a bandeira da esquerda é acabar com o ganha pão deles , os pobres kkkkkk e depois de acabar com a pobreza irão lutar para elevar a classe média a milhonários e depois todo mundo vai ser Elon Musk ! "Nunca foi por pobres"😔
A esquerda conseguiu conquistas muito superiores à direita para os mais pobres, O problema é que não conseguiu impedir o processo de lavagem cerebral, tem que trabalhar muito mais na propaganda no convencimento
Esse fenômeno não é novo. No século 16 Etiénne de La Boétie (pronuncia-se Etiéne de La Boêcí) escreveu o livro Discurso sobre a Servidão Voluntária. Ele descreve o mecanismo que leva uma pessoa a agir contra ela mesma. No século 20 surgiu a teoria da Síndrome de Estocolmo, uma abordagem psicológica do indivíduo que mostra afeto por aquele que o encarcera. E assim por diante.
@@alexandrebellatopobre de direita come oque??? P se tá vivendo regaladamente vendo p de esquerda vivendo assim como vc descreve a pergunta e oque vc tá fazendo mudar essa situação?? Já que vc não pertence essa Classe.
@@cleusaalves-nd2tp É só ver esse povo do nordeste que vota no PT estão na bosta e continua votando no PT, depois essas pessoas vem encher o saco no sul e sudeste, enchendo às cidades de favela
Boa noite a tod@s a equipe da Carta Capital. Ñ consigo entender o motivo pelo qual um Intelectual: como o professor Jessé de Souza, Ñ ESTÁ no planejamento inter disciplinar no MEC, p orientar os demais setores Do governo Lula! Cansada mas seguimos na luta. MT obrigada Jesse querido! Boa noite. Paz e Bem!
Concordo plenamente com Jessé: a questão da COMUNICAÇÃO com o povo é essencial para tentar abrir a cabeça das pessoas. Teriamos mesmo que batalhar para criar TVs e rádios populares para enviar mensagens com visões diferentes de mundo. A politica de comunicação social do governo é uma decepção, e perda de oportunidade.
O fim triste. E ficou jogado no chão, debaixo de chuva, longe de casa. Como um animal abandonado. E fez isso motivado, os motivadores estão em casa, com a família
ué só ver os números de quanto se precisa pra ser o top 10% mais ricos de cada estado, alguém que ganha 5 salários mínimos no trabalho privado está lá no topo, e os funcionários públicos que ganham 10 salários mínimos do dinheiro do trabalhador ficam como.
"sociólogo" - estudar uma parte de uma população e achar que possa generalizar quando cada indivíduo é único . 😂😂😂 O cara ta fazendo o trabalho dele, promovendo o que ele acha mais correto . rei do marketing/propaganda
O cara literalmente falou que o pobre de direita vota em Bolsonaro por causa da cor da pele 😂😂😂😂. O pior que os esquerdistas pensam isso mesmo,na cabeça dele o fator predominante é esse😂.
Recordo quando Haddad, então candidato a presidência em 2018 foi no JN e foi cobrado sobre um mea culpa por conta da operação, e o Jessé dizia q o PT deveria era bater contra a operação e não se acovardar. Pois bem, no fundo, por conta de todo o que foi disseminado na mídia contra o PT, foi q Bolsonaro se elegeu
Sobre a condição do povo negro na sociedade brasileira, Jeferson Tenório ilustra de modo poética e dramaticamente esse percurso. Prof Marcos José de Souza, Fátima, Bahia
É incrível observar a contundente abordagem que o Professor Jessé faz sobre a situação sociológica do país. Mas infelizmente, dado que nossa sociedade passa ou talvez tenha passado por um processo de manietação ou manipulação de massa,não vejo muitas das pessoas que eu conheço com capacidade intelectual para compreender a complexidade da real situação contemporânea do país.
É uma vergonha, destilando rasa e arrogante erudição, se supondo detentor de uma grande verdade e "iluminando as cabeças ocas das massas". É isso mesmo que a esquerda precisa?! É vergonhosa essa entrevista inteira.
Já foi criticado pelos intelectuais sérios . Culpabilizar a classe trabalhadora assalariada não é o caminho para explicar os desafios sócio econômicas.
Acho que ele está explicando os motivos, não culpando ninguém. Analogia simples: a pessoa obesa come muito e/ou é muito ansiosa e/ou tem distúrbios hormonais… ou é culpada por ser gulosa???
Eu sou uma pobre de direita, quero segurança e educação de qualidade, não acredito na política pública que a esquerda adota, não me importa se o bandido é pobre ou branco eu só quero que ele seja preso para que eu possa andar na rua em paz .
Concerteza esse crente convicto, não ia estourar seus miolos, pra levar seu indefectível celular, que depois de preso, seus familiares passariam a receber por necessidade, ajuda de custo imposto pela sua nefasta ideologia de esquerda....
O pobre não está nem aí para ideologias de esquerda ou direita.O importante para ele e o bem estar da família e estudos para seus filhos e saúde.O resto é narrativa e tentar dividir a estrutura social da nação.
Está sim. Não à toa o PT foi demonizado há décadas, e até hoje isso interfere na votação de candidatos da esquerda, os que são falsamente vistos como o lado mal na mística batalha entre o bem e o mal. Até as igrejas são usadas (há mto tempo) p/ influenciar as massas. População não vota na esquerda e não sabe explicar o motivo. Esta incutido em seu subconsciente as mentiras contadas a estas pessoas. No final, votam contra si mesmos.
@luizantoniodeoliveira9974 Exatamente isso irmão ! Respeito e estímulo as famílias. Professar sua fé ou não. Opção sexual a escolha do vivente . Saúde. Trabalho . Segurança para quem quer segurança. Cadeia ou vala para quem causa insegurança. Educação capaz de romper a pobreza e gerar sustento ( sem estado ) . Defesa da propriedade privada . Impostos mínimos . Livre concorrência de mercado . Amizade com nações prósperas . Respeito a outros povos . "LIBERDADES" Acho que isso não deveria se chamar direita . Mas sim " bom senso ".
Mas será que o Lula conseguiria entregar o Ministério da Comunicação com um Congresso tão terrível como o nosso? Vivemos um Presidencialismo de Coalisão e não podemos esquecer isto.
Na Live de vitória do Evandro Leitão em Fortaleza do Jornal, gente dizendo pra gente não ir pro Sul e Sudeste. Já pensou um brasileiro ousando nos dizer aonde podemos ir ou não? É um acinte.
Marx discutiu o papel da ideologia dominante no século XIX. Jessé, em pleno século XXI, apresenta essa discussão como se fosse uma novidade e dá um nome distinto "Pobre de Direita" para parecer uma contribuição original.
Concordo com boa parte das reflexões, mas acho que o Jessé superestima demais o poder da Globo e dos jornais de São Paulo. O jogo mudou, a mídia tradicional já não tem mais o impacto de antes, as redes sociais adquiriram uma força muito grande. O pobre de direita se informa pelo whatsapp e detesta a Globo.
Sou negro ,gay e pobre e não voto na esquerda não porque a DIREITA é incrível mas pelo simples fato que esquerda diariamente me dá motivos para não votar nela !!! 😂😂😂😂😂
Tbm sou negro e sou mais radical que vc considero a esquerda/ PT, a imoralidade, tem no seu DNA a corrupção, veja, que toda cúpula do PT, foram processados e ou presos por corrupção, inclusive seu atual presidente, considero o câncer do tecido social Brasileiro.
A esquerda fez questão de entregar petrolão, mensalão, crise de Dilma, pautas woke bizarras e defender questões que confrontam diretamente a crença de uma parcela gigantesca dos pobres do centro-sul, mas ainda se perguntam o por quê que as pessoas não votam neles como acham que deveriam votar porque entregaram meia dúzia de programas sociais que não enriqueceram ninguém. Tem muito segredo a ser desvendado não.
vc é suicida kkkk mas que papelão, eu tbm nao vejo nada na esquerda, mas prefiro nem ir votar, se precisasse votar pelo fato de fazer concurso, votaria nulo, mas moral pra bostonaro não dou
Não querido, vc que desconhece todas as benesses que os RICOS e políticos possuem do orçamento público. Não queremos que vc saiba como eles se apropriam desses bilhões
1:15 simples: pautas de identitarismo para minorias não beneficiam em nada o trabalhador, sendo essa esquerda atual mais progressista que trabalhista é natural que o pobre preocure a direita.
Aqui em Gramado/RS acontece exatamente isso, a maioria das pessoas critica e diz q não gosta do nordestino pq ele aceita trabalhar por qualquer valor, por mto menos do q a média do mercado paga e isso prostitui o mercado. Assim o nordestino leva a culpa da precarização do trabalho
O pobre de direita não se sente realizado com os direitos adquiridos com a luta, com suas conquistas. Ele quer receber nas mãos, principalmente dinheiro, e mesmo assim não refletirá politicamente na sua vida e continuará como mendingo sempre de olho no assistencialismo, sem se preocupar com seu crescimento pessoal.
Jesse Souza, como sempre, explanando uma visão para além do seu tempo... Me recordo quando em meados de 2018 ele dizia abertamente que o PT e o campo progressista deveria bater contra a extinta operação lava jato, deveria não temer a opinião amplamente divulgada pela grande mídia, e focar em expor as sujeiras e falcatruas dos procuradores e juízes envolvidos no comando da operaçã
O Jessé é uma grande escritor. No "Pobre de Direita" o escritor tenta explicar esse fenômeno extremamente complexo. Eu digo complexo porque teoricamente quem sempre defendeu políticas de abandono e exclusão social foi a direita. Embora a esquerda esteja se tornando cada vez mais neoliberal, mas ainda tenta dar alguns suspiros em direção à redução das desigualdades. Diferentemente da direita, que sempre defendeu redução de gastos com a parcela mais vulnerável da sociedade. Mas o que o Jessé tenta explicar é o fenômeno do pobre de direita pelo lado dos afetos, que é uma via bem mais complexa. Como explicar, por exemplo, como um indivíduo negro, pobre, morador de periferia, vota em Bolsonaro, o homem que no auge da pandemia, se posicionou inicialmente contra o auxílio emergencial, que impediu que muitas pessoas não morressem de fome ? Como isso se dá? O que passa na cabeça desse indivíduo? Qual é a percepção que esse indivíduo tem sobre si mesmo na sociedade? Eu acho que é isso que o Jessé tenta esclarecer.
@@daniellefernandes5467 Obviamente, não existe ninguém imparcial. Mas gosto de analisar os pressupostos de onde ele parte para desenvolver as respostas.
Eu votei no Bolsonaro em 2018 e também em 2022 , provavelmente votarei nele em 2026. A razão e muito simples ele defendeu exatamente o que espero . Segurança ( a esquerda sai sempre em defesa do bandidos como disse lula porque punir jovem que roubou um celular ? Hora onde está defesa da vítima ? A esquerda está focada em pautas como pronomes neutros em que isso ajuda me sendo homossexual? Desculpa não e isso como gay espero! Como negro não quero cotas ou bolsa família quero dignidade! Para mim o maior problema não é direita mas sim própria esquerda!
A Esquerda demoníaca, nefasta que apóia ditadores sanguinários, relativiza assassinos, ama regulamentação , taxação e vive através de Roubo alheio (impostos), defende Estado inchado, Grande, Centralizador e ineficiente. Vocês mesmo desse canal, só estão de pé porque recebem verba governamental, são parasitas do sistema também, e pra finalizar a Esquerda se perdeu na agenda Woke progressista e apóia boiolagem, promiscuidade e bandidos, vide o lixo que se transformou a educação Pública freireana no País e o pior são as sucatas das Universidades que ensinam com o C.ú. Em resumo Imposto é Roubo, Sonegar é Legítima Defesa, o Estado é o nosso Maior Inimigo, INSS é pirâmide financeira e Aposentadoria é Utopia. A Esquerda está morrendo no Mundo, que caminha, a passos largos, para o Libertarianismo com menos Estado, menos Impostos e mais Liberdade para o indivíduo. Hoje os heróis da América Latina são o Corajoso Bukele em EL Salvador e o inteligentíssimo Javier Milei na Argentina. Ah, e o povo da tal Direita está muito mais politizado e estudando os grandes autores e não são reféns de Bolsonaro que é outra criatura do sistema, só é menos pior do que qualquer Esquerdista, apenas isso. O Grande nome do futuro é Nikolas Ferreira, podem apostar, será Presidente do Brasil, um garoto Cristão, correto, que não usa drogas, tem família é contra aborto e ideologia de gênero pras crianças e tem a maior virtude, é um Olavista de quatro costados.
0:55 O Brasil não é pobre NÃO! Uma das maiores economias do mundo, corrige essa tremenda besteira! O Brasil concentra renda, muito dinheiro na mão de poucos, aí sim, certo.
O próprio Lula decifrou este enigma quando disse que quando as pessoas passam a ganhar mais de R$ 4. 000 mil reais por mês elas deixavam de votar no PT 😂😂😂
Uma ignorância porque até cachorro se sente incomodado quando no seu passeio vê cães sem casa sem comida e sem agasalho. Será que estamos abaixo de Shitzu ???
Os governos de esquerda não conseguiram mudar, na prática, a vida do pobre como ele desejava. Isso explica porque a votação em Lula perdeu fôlego. Há um certo desânimo. É importante frisar que as redes contribuíram enormemente para o avanço de um novo perfil capaz mudar a vida do pobre a partir da destruição do status quo e construção de um novo.
Grande intérprete só se for na interpretação do papel do opressor que estigmatiza é humilha a população pobre brasileira! Nao é possível que não veem o quanto isso é preconceituoso.
O inelegivel era branco pobre.morava num bairro do subúrbio.casa simples.um Chevette caidinho ! Entrou pra política !rapidinho se comprou casa no condomínio de rico..
Isso é típico da maioria dos políticos. Lula, um retirante nordestino que virou metalúrgico e líder sindical. Entrou para a política e constitui um patrimônio de 7 milhões declarados em 2022. Lula é Bolsonaro são faces da mesma moeda. Imbecil é quem idolatra políticos.
Se é tão fácil mudar o país tu com teu chevete fudido e tuas idéias rústicas do tipo atirar em todo mundo deveria imitar o mito, por quê só ele acumula mérito pra ser reeleito?
Exatamente a nossa triste realidade. O Pobre de direita existe em milhares por todo Brasil. Por isso , difícil mudar nossa sociedade. Gratidão Carta Capital e Professor Jesse de Souza.❤❤❤❤❤
1) Carlos Bolsonaro fenômeno no RJ. 2) Bolsonário Camboriú. Timidamente uma Gleisi aqui e um coitado sobrecarregado Lula acolá mostram que todo mundo precisa do investimento do governo porque pagar hospital e ter renda quando incapacitado é um investimento que nem mesmo um salário de 20mil consegue dar conta.. Mas talvez não seja mesmo ético (nem seguro) o ensino partir de quem tem cargo, vai parecer que quer mais cargo para si e para os parentes e tá fazendo propaganda de si mesmo.
Onde há fumaça há fogo, já ouviu esse ditado? Pois bem, se a maioria da população tem entendido que a esquerda é falha, retrógrada, corrupta, imoral, você ignora os sinais? ou prefere achar que os problemas são os "brancos malvadões" do Brasil. Acorda, a esquerda está perdida, está tonta, não reconhece suas próprias fraquezas.
Silvio Santos teve maior audiência quando fez um produto que tinham como slogan "quem quer dinheiro". Pobre descobriu que o dinheiro digno compra alimentos, roupas, remedios, e etc. E quando voce compra algo que voce batalhou dá um sentimento de dignidade. Pobre nao se liga a discurso empolado.
Muito bom. Apenas gostaria de apontar, com relação ao comentário do professor Jessé sobre o "avivamento" promovido por William Seymor, que houve equívoco de análise e superficialidade. Embora não fosse um movimento pentecostal "negro", derivou posteriormente em uma igreja (denominação) "negra". Do avivamento da rua Azuza surgem as Assembléia de Deus e a COGIC também se considera herdeira. O movimento do avivamento foi sequestrado pelos brancos dos EUA, alijando as lideranças negras da sua direção e aliando o ao protestantismo já existente. Abraço.
A esquerda br teima em achar que está numa das "democracias avançadas" (que nem são tão avançadas e democráticas assim) enquanto a direita br, que é excessivamente forte, abraça a mentalidade de terra arrasada e lei da selva.
Os de "direita" não entendem isso, preferem o político q xinga e esperneia na frente das câmeras. É esse tipo de comunicação q se identificam, a ação para melhoria de algo, não conta. Basta só ver o que os governantes de direitas fizeram em benefício do povo e não dos empresários (eles próprios). Maior prova disso é esse orçamento secreto pra o povo não saber o que tão fazendo com o dinheiro público.
Não entendo o entrevistador, aos 23 minutos, dizendo "Os números mostram uma divisão impressionante do Brasil". Os números mostram as opiniões divididas numa proporção aproximada de 60x40, o que eu considero diverso e equilibrado. A frase de impacto "Pobre de direita" esconde bem isso né
O que explica os Estados Unidos ser tao rico ,com uma maioria cristã protestante?.....o que o estado não tem capacidade de fazer ,o serviço social das instituições religiosas o fazem....culpa da Faria Lima ....
@@CFM78percebemos o que Jessé nos disse. Te falta capital não apenas financeiro, mas também cultural. Mas que continue acreditando que o neopentecostalismo brasileiro e o protestantismo clássico americano são a mesma coisa, e representam a mesma coisa em contextos completamente diferentes. Já desisti, o Brasil está condenado.
É do ICL ... lá na globo não tem todo esse espaço, aliás o ICL juntou todos o rejeitos da Globo, o playboy viu um nicho e está investindo pesado, a esquerda cirandeira rejeitada toda lá ,ressuscitaram até a Manuela D'Ávila com espaço para fazer camiseta com versinhos, até o jones Manoel e o tal de Renato do Paraná levaram, estes dois ultimos tão radicais se dobrarám a uma gorjeta😅😅
Duas coisas não foram ditas aqui, mas merecem atenção. A primeira, assim como o rádio e as técnicas de convencimento da propaganda comercial condicionaram e possibilitaram a ascensão do fascismo nos 1920 na Itália e do nazismo nos anos 1930 na Alemanha, a tóxica união entre internet, algoritmos, ads de propaganda e política, facilitaram o ressurgimento da extrema direita em todos os países (o Brasil incluído). Os donos privados dos meios circulação de informações lucram muito programando a difusão do ódio e aqueles que percebem que tem boas chances de obter lucro econômico e político produzindo e disseminando conteúdos que geram grande engajamento emocional certamente saem na frente (Bolsonaro antes, Pablo Marçal agora). Mas o foco da extrema direita tradicional era a violência e a guerra, mas o foco da nova extrema direita é o lucro. Isso explica tanto a hesitação e o recuo de Bolsonaro em relação ao golpe de estado (a fraquejada e a fuga para os EUA antes da intentona bolsonarista), quanto a frustração dos seguidores dele (que se sentiram desamparados no momento em que partiram para a ação direta). Nem Bolsonaro, nem Pablo Marçal, nem nenhum desses líderes de extrema direita quer realmente implodir o sistema político: o que eles querem é continuar obtendo lucro econômico e político ou aumentar esses lucros. Esse é algo que não pode ser desprezado. A segunda questão que merece atenção é a percepção que a população tem da esquerda como sendo igual à direita. A esquerda lutou contra a ditadura sem recursos econômicos e construiu partidos frágeis porque dispunham de pouco dinheiro. Hoje os grandes partidos de esquerda nadam em dinheiro e muitos de seus líderes se tornaram dinheiristas (ainda que isso seja um tabu não deixa de ser verdade factual e um problema eleitoral).
Professor Jessé como sempre é brilhante, lúcido e um grande pesquisador. Recomendo quem ainda não o conhecia leia de sua autoria o livro A Ralé Brasileira
A igreja é política e sempre desejou o total poder e ela estando lá vai ter a 'licença de 'Deus' para fazer o que quiser, aí de quem discordar já que ela o representa
Advinha quem defendeu a pec pelo fim da escala 6x1 ? A esquerda 99% apoiaram... e advinha quem foi contra a pec ? A direita bolsonarista.. 99% não apoiaram...então sua tese além de mentirosa é burra e alienada coisa normal de bolsominion..😂
@@sterlingferguson1704, I know that but it would be horrible if this man went back to your presidency. Besides everything bad he did during the pandemy, he even leaded an invasion to your congress a few years ago. How could American people forget all of that? What has really happened to America? Can you understand it?
@@joaohenriqueoliveira544 E consciência de classe nasce do nada né? Um dia o pobre acorda e simplesmente tem consciência das coisas né? Você provavelmente deve ter nascido com a consciência de classe e não deve ter passado por um processo político de racionalização não. Você nasceu assim.
@@lobotomizado321Consciência de classe em relação a dinheiro é fácil, observe: 1. O seu dinheiro trabalha por você? Você é capitalista, provavelmente rico. Por coerência lógica você é direita. 2. Você trabalha pra alguém que te paga algum dinheiro? Você é trabalhista. Provavelmente pobre. Por coerência lógica você é esquerda. Aí tem umas variantes. Por exemplo. O salário médio de CEO de empresa, banco, etc no Brasil é 1,3 milhão por mês. Isso é média. Tem CEO no Brasil que ganha 5 milhões por mês. Bem, estes também são trabalhadores, empregados, mas ricos. Cerca de 65 milhões de trabalhadores brasileiros ganham um salário mínimo por mês. Estes são pobres. Há quem diga que quem ganha menos de 10 mil também está na faixa de pobre. De 10 à 50 mil, classe média baixa De 50 à 100 mil classe média média De 100 à 500 mil classe média alta. Acima de 500 mil é rico. Que tem renda menor do que 1 SM é muito pobre. Quem não tem renda é miserável. Financeiramente, enquadre-se e tenha consciência de classe.
A esquerda branca tbm é racista, mas finge que não é, mas pelo menos a esquerda tenta se desconstruir e repensar... já a direita tem um racismo mais agressivo e ficam negando isso.
É triste de ver pobres de direita e certamente essas pessoas depende de Bolsa Família Vale gás e tanto outra coisa que o governo de esquerda oferece mas essa gentalha elegem o da direita extremista muita burrice
Existe um erro crasso de análise desse "estudioso", acredita cegamente que o pobre branco não vota na esquerda por conta de questões raciais, péssimo diagnóstico, a resposta é mais simples: Por anos a população (negros e brancos) confiou à esquerda o seu destino, o que aconteceu? Escândalos seguidos de corrupção, aumento esmagador de impostos, condescendência escancarada com líderes ditadores de esquerda, discurso aberto contra a família tradicional, tentativa de marginalização da parte branca da população, ora, se há um governo que me diz que sou opressor, sendo que mato um leão por dia para sobreviver é óbvio que serei contra, não tem como dar certo, acompanho portais de esquerda e é nítido que estão perdidos, que não compreendem os anseios da sociedade e se fecham em ideias retrógradas e ideologicamente desastradas. Acordem, ou melhor, sigam assim, pois em breve suas ideias serão varridas da sociedade.
Excelente. Já fui um pobre de direita (continuo pobre, mas com consciência da minha classe) e posso falar que tudo isso faz sentido, mesmo que inconsciente, essas coisas estavam lá.
Melhor pobre de direita que apoiar LADRÃO.
Kkkkkk
Esse canal é tãooooooo democrático que retiraram meu comentário.
muito boa a aula do prof JESSE DE SOUSA. SOU mulata, pobre, médica e não me identifico nem com o pensamento do branco pobre e nem com o pensamento da minha classe profissional que é Bolsonarista. Aprovo o governo Lula em quase todos as suas decisões porque acho Lula extremamente inteligente e humano e um verdadeiro estadista, preocupado em atender as necessidades do povo brasileiro e principalmente dos mais necessitados, sem negligenciar a classe rica.!
Concordo com vc e tenho fé em Deus que essas pessoas que estão abduzidas e anestesiadas pela extrema direita Bolsonarista um dia caíam na real e enxerguem a beleza que é o nosso presidente Lula, as suas qualidades: humano, sensível, autêntico...se fosse enumerar tdas as suas qualidades passaria a noite toda e não seria suficiente porém, vou classificar uma "Lula governa para tdos." Que Deus proteja e ilumine o presidente Lula. Somos Resistência! Sem Anistia!
Eu sinceramente não entendo essa idolatria pelo Lula. Sou da zona sul de são Paulo e as coisas aqui continuam como há 30 anos atrás - ou seja, a mesma coisa. Pessoas morando em favelas. Um transporte público horrível e um sistema de saúde falido. Vai vê é por isso que essas quadrilhas ditas de esquerda não convencem as pessoas seu discurso vazio; sem pé e nem cabeça. Acho que tá na hora de mudar. Não tem plano de governo, e sim plano de poder. Por isso voto nulo sempre. Agora dói na alma quem defende esses pilantras - Bolsonaro, Lula, Marçal, Boulos e cia
O pobre de direita é antes de tudo um pessoa q nunca se importou com política. Ele comprou o discurso anti estado,mas tds os dias usa as políticas sociais q o estado lhe propicia,como saúde, educação,segurança e direitos trabalhistas q ,vc queira ou não aceitar, são políticas defendidas pela esquerda.
"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor".
Eu votei no Lula , sou de direita! , Lula nunca prometeu acabar com.a propriedade privada!
O brasileiro não é contra a desigualdade social. O brasileiro é contra estar do lado ruim da desigualdade social. O único sonho do brasileiro médio não é um Brasil mais rico, é ser mais rico que o resto
Que aula ! Muito esclarecedor.
Diante dos fatos não se desmente. Jessé de Souza é um estudioso, pós doutor, formação em direito e um sociólogo que explica em seu livro um tema tão inaceitável. Que bom que Jessé de Souza trás claramente todos os motivos pelo quais os brasileiros "pobres" ainda continuam se iludindo e esperançosos que a Direita quer e irá garantir os seus direitos como a esquerda sempre fez.
"Sempre fez" . Conta outra maluco, existe um erro crasso de análise desse "estudioso", acredita cegamente que o pobre branco não vota na esquerda por conta de questões raciais, péssimo diagnóstico, a resposta é mais simples: Por anos a população (negros e brancos) confiou à esquerda o seu destino, o que aconteceu? Escândalos seguidos de corrupção, aumento esmagador de impostos, condescendência escancarada com líderes ditadores de esquerda, discurso aberto contra a família tradicional, tentativa de marginalização da parte branca da população, ora, se há um governo que me diz que sou opressor, sendo que mato um leão por dia para sobreviver é óbvio que serei contra, não tem como dar certo, acompanho portais de esquerda e é nítido que estão perdidos, que não compreendem os anseios da sociedade e se fecham em ideias retrógradas e ideologicamente desastradas. Acordem, ou melhor, sigam assim, pois em breve suas ideias serão varridas da sociedade.
Enquanto a esquerda se pautar pelos pensamentos que vi aqui, o fracasso eleitoral será certo. O problema nao são as pautas de vocês, o problema é o eleitor. Nada mais elitista!
Continuem assim!!!
Num é? "Deixa eu explicar aqui porque vocês burros e não votam no PT, esse partido de governos maravilhosos que nunca praticou austeridade, não aprofundou o neoliberalismo e desenvolveu tanto o Brasil!". São ridículos!
Sucinto !
Infelizmente, é realista. O que é duro na entrevista dói, mas é a real. Não significa que essas são as pautas. Ele não tá falando de pautas, tá analisando o perfil do eleitor.
Historicamente, é visível que as massas não sustentam revoluções. Por que? A resposta tem a ver com o pensamento crítico. Porque precisa ter mais pensamento crítico, já que a opressão física e a manipulação moral das massas pelas elites é muito forte.
sou do subúrbio SP e ouvir Jesse é como colocar um espelho a minha frente e posso afirmar: A MAIOR FALHA DA ESQUERDA FOI NA COMUNICAÇÃO COM O POVÃO (80% DO ELEITOR). A comunicação da esquerda falhou feio em ficar só entre os 20% e ignorar o restante.
Os reacionários tomaram pra si os canais que chegam nesse mesmo povão e fez disso um comercio lucrativo, vendendo ao mercadão a "formação de opinião".
E no fim, parte dessa mesma esquerda, pra não admitir o erro, prefere culpar esse mesmo povo enganado e manipulado pela falta de contra ponto no debate politico.
Ps: o antiesquerdismo foi construído com mentiras, em grande parte, e não teve contraponto a altura. Até hoje isso vem acontecendo, com o silencio da esquerda na secom e preferencia pelo indentitarismo/moral de parte dos formadores de opinião dos ditos progressistas.
Existe um erro crasso de análise desse "estudioso", acredita cegamente que o pobre branco não vota na esquerda por conta de questões raciais, péssimo diagnóstico, a resposta é mais simples: Por anos a população (negros e brancos) confiou à esquerda o seu destino, o que aconteceu? Escândalos seguidos de corrupção, aumento esmagador de impostos, condescendência escancarada com líderes ditadores de esquerda, discurso aberto contra a família tradicional, tentativa de marginalização da parte branca da população, ora, se há um governo que me diz que sou opressor, sendo que mato um leão por dia para sobreviver é óbvio que serei contra, não tem como dar certo, acompanho portais de esquerda e é nítido que estão perdidos, que não compreendem os anseios da sociedade e se fecham em ideias retrógradas e ideologicamente desastradas. Acordem, ou melhor, sigam assim, pois em breve suas ideias serão varridas da sociedade.
Você tem que começar a cogitar que talvez você seja o errado. É um bom exercicio para adquirir humildade perante as evidências.
@@2fiafisdoafw34 , bot detect.
Concordo, mas a elite tem grana para impulsionar redes sociais
A direita sequestrou as redes sociais com o discurso de ódio e mentiras e isso num país onde a educação sempre foi relegada,é um campo fértil para os supremacistas e os neo liberalismo.
Parabéns professor Jessé. Análise acurada. 👏🏼👏🏼👏🏼
11:09 colocação perfeita. É sobre raça.
Jessé Souza é esclarecedor e necessário!!
Educação é a solução. As pessoas precisam ler, estudar. Por outro lado, é preciso também uma reforma eleitoral.
E-XA-TA-MEN-TE!!
Quanto mais agente lê, mais agente entende a realidade, quanto mais entendemos a realidade, menos de esquerda nós seremos.
Tributária, seria mais importante..
@@eduardoterra2331depende doque vc lê, se vc ler Folha de São Paulo , gazeta do povo, Brasil paralelo, já sei no q vai dar.
524 anos do descobrimento e 350 anos de escravidão da direita sobre os trabalhadores (esquerda).
Resultou em brutal concentração de renda, uma das maiores do mundo e, infelizmente, fome, miséria que perduram até hoje.
Pense.
Jessé Souza tá entre os 20% mais ricos.
Observem o detalhe da capa. O cara está sentado na ponta de um galho serrando o próprio galho que o sustenta. O sujeito depende do Bolsa Família e defende a extinção dos impostos, que são a fonte do Bolsa Família.
Os politicos são como reis eleitos. De 4 em 4 anos utilizam um marketeiro e vencem a campanha e depois passam a viver nos privilegios de um rei. E assim que muitos pobre veem os politicos.
O precococeito dos intelctuais contra pobres e dentre eles ainda mais acentuado contra religiosos evangelicos leva ao afastamento do pobre da esquerda. Lembre-se da frase do Mano Brown "volta para a base"
Verdade...
Assim continua a milenar exploração.
Será que a base está assim porque foi tomada de assalto?
@@richardorsolijobA base é "tomada de assalto" há milênios.
No Brasil, há décadas, temos uma vergonhosa e brutal concentração de riqueza. 2 milhões de pessoas têm, cada um, em média, 40 milhões de Reais em dinheiro, aplicados no mercado financeiro brasileiro, especulando com juros altos (400 mil por mês). Como chega nessa fortuna se não for "tomando de assalto" as bases?
@@joaohenriqueoliveira544a culpa é de quem?
NORDESTE REACIONÁRIO
7 das 9 capitais do Nordeste elegeram prefeitos de direita ou do centrão. Fortaleza (PT) e Recife (PSB) são as únicas exceções. A matemática simplesmente não acompanha a análise de Jessé Souza.
No final o socialismo se tornou um fetiche de rico que quer mostrar virtudes para os outros.
Segundo Jessé, "tudo é racismo". Os nordestinos elegendo majoritariamente a direita, deve ser culpa dos brancos também.
@@andrerosabueno não sei a sua idade, mas até o ano 2000 a esquerda não elegia ninguém em todo o nordeste. Os partidos progressistas surgiram no centro-sul do país. Rio Grande do Sul e São Paulo, além de parte de Minas Gerais, foram os berços desses partidos. Estamos passando por um movimento cíclico da história, que deve mudar de novo em 5-10 anos, quando os populistas de direita não entregaram o que prometem.
O que é certo como 2 e 2 são 5 é que os “pobres” continuarão pobres!
Com todo respeito ao Jessé, eu acho que o diagnóstico tá incompleto, falta apontar a responsabilidade da esquerda institucional, que não consegue responder ao anseio dessa parte da população.
A esquerda nunca teve responsabilidade nenhuma. A culpa sempre e da direita. Mesmo qua a esquerda tá no poder a 20 anos.
Comentario melhor não poderia haver.
A esquerda tornou-se conservsdora. Aliou-se às forças políticas corrompidas do país. Mensalão, petrolão não são ilusões coletivas. O PT não se renovou. Manteve Lula e as mesmas lideranças que foram manchadas por todas essas ocorrências...
@@martarabelo1260 Da forma que fala fica claro que vc , ainda acredita que a bandeira da esquerda é acabar com o ganha pão deles , os pobres kkkkkk e depois de acabar com a pobreza irão lutar para elevar a classe média a milhonários e depois todo mundo vai ser Elon Musk !
"Nunca foi por pobres"😔
A esquerda conseguiu conquistas muito superiores à direita para os mais pobres, O problema é que não conseguiu impedir o processo de lavagem cerebral, tem que trabalhar muito mais na propaganda no convencimento
Esse fenômeno não é novo. No século 16 Etiénne de La Boétie (pronuncia-se Etiéne de La Boêcí) escreveu o livro Discurso sobre a Servidão Voluntária. Ele descreve o mecanismo que leva uma pessoa a agir contra ela mesma. No século 20 surgiu a teoria da Síndrome de Estocolmo, uma abordagem psicológica do indivíduo que mostra afeto por aquele que o encarcera. E assim por diante.
'' 'Pobre de Direita' sente-se humilhado e move-se pela moral"... e assim, se humilha muito mais ainda...
This is the thinking of the poor whites in the US. Mississippi, US, is the poorest state in the US and the whites voted conservative.
Pobre de esquerda, come pé de galinha ou farinha com calango kkkkkkkk
Isso é a leitura que vocês, ex-querdinhas de gabinete fazem. Continuem assim, vão SIPHODER mais ainda ... 😅😅😅
@@alexandrebellatopobre de direita come oque??? P se tá vivendo regaladamente vendo p de esquerda vivendo assim como vc descreve a pergunta e oque vc tá fazendo mudar essa situação?? Já que vc não pertence essa Classe.
@@cleusaalves-nd2tp É só ver esse povo do nordeste que vota no PT estão na bosta e continua votando no PT, depois essas pessoas vem encher o saco no sul e sudeste, enchendo às cidades de favela
Boa noite a tod@s a equipe da Carta Capital.
Ñ consigo entender o motivo pelo qual um Intelectual: como o professor Jessé de Souza, Ñ ESTÁ no planejamento inter disciplinar no MEC, p orientar os demais setores
Do governo Lula!
Cansada mas seguimos na luta.
MT obrigada Jesse querido!
Boa noite.
Paz e Bem!
A lutia continua cunpanherra
Concordo plenamente com Jessé: a questão da COMUNICAÇÃO com o povo é essencial para tentar abrir a cabeça das pessoas. Teriamos mesmo que batalhar para criar TVs e rádios populares para enviar mensagens com visões diferentes de mundo. A politica de comunicação social do governo é uma decepção, e perda de oportunidade.
Sim, todo mundo que ouvir vocês falarem de criança trans, obrigado por salva os pobres.
Jesse foi muito pertinente
O fim triste.
E ficou jogado no chão, debaixo de chuva, longe de casa. Como um animal abandonado.
E fez isso motivado, os motivadores estão em casa, com a família
15:54 conclusão: o pobre da dirreita se acha milionario só porque ganha 5 salarios minimos
Verdade !😂😂😂
ué só ver os números de quanto se precisa pra ser o top 10% mais ricos de cada estado, alguém que ganha 5 salários mínimos no trabalho privado está lá no topo, e os funcionários públicos que ganham 10 salários mínimos do dinheiro do trabalhador ficam como.
É triste.
Manipulação do rancor, o nojo moral usado como ferramenta.
Pérolas de um debate promovido por 'Ricos da Esquerda'.
Ricos de esquerda descobrindo que há brancos pobres.
kkkkkk. O cara é o rei da persuasão, totalmente imparcial 🤣
"sociólogo" - estudar uma parte de uma população e achar que possa generalizar quando cada indivíduo é único . 😂😂😂 O cara ta fazendo o trabalho dele, promovendo o que ele acha mais correto . rei do marketing/propaganda
O cara literalmente falou que o pobre de direita vota em Bolsonaro por causa da cor da pele 😂😂😂😂.
O pior que os esquerdistas pensam isso mesmo,na cabeça dele o fator predominante é esse😂.
Pelos comentários o pobre de direita são seletivos e não entendeu nada que o professor falou. Infelizmente
Perfeito, muito verdadeiro e realista.
Esperando pelo vídeo do Rico de Esquerda, tipos o Batista bros.
Os Batistas não são de esquerda... são do governo, não importa o partido!
Se no capitalismo os excluídos são aqueles que não tem dinheiro, no socialismo os excluídos são aqueles que não tem poder.
Recordo quando Haddad, então candidato a presidência em 2018 foi no JN e foi cobrado sobre um mea culpa por conta da operação, e o Jessé dizia q o PT deveria era bater contra a operação e não se acovardar. Pois bem, no fundo, por conta de todo o que foi disseminado na mídia contra o PT, foi q Bolsonaro se elegeu
Sobre a condição do povo negro na sociedade brasileira, Jeferson Tenório ilustra de modo poética e dramaticamente esse percurso.
Prof Marcos José de Souza, Fátima, Bahia
Que entrevista boa!!! Parabéns aos envolvidos!!!
É incrível observar a contundente abordagem que o Professor Jessé faz sobre a situação sociológica do país. Mas infelizmente, dado que nossa sociedade passa ou talvez tenha passado por um processo de manietação ou manipulação de massa,não vejo muitas das pessoas que eu conheço com capacidade intelectual para compreender a complexidade da real situação contemporânea do país.
JESSÉ PRESTA UM DESSERVIÇO AO BRASIL E ÀS ESQUERDAS...
ESSE SENHOR NÃO PODE SER REFERÊNCIA. NÃO POLITIZA, SÓ, EMBURRECE MAIS!
CHEGA!!
É uma vergonha, destilando rasa e arrogante erudição, se supondo detentor de uma grande verdade e "iluminando as cabeças ocas das massas". É isso mesmo que a esquerda precisa?! É vergonhosa essa entrevista inteira.
o que o Olavo de Carvalho tem a dizer sobre?
@TempTime OLAVO ERA UM BABACA. GURU DE UM GADO BABACA...
@@TempTime kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Já foi criticado pelos intelectuais sérios . Culpabilizar a classe trabalhadora assalariada não é o caminho para explicar os desafios sócio econômicas.
Acho que ele está explicando os motivos, não culpando ninguém.
Analogia simples: a pessoa obesa come muito e/ou é muito ansiosa e/ou tem distúrbios hormonais… ou é culpada por ser gulosa???
Mas pobre de Direita é só o nome do livro , a ideia dele é justamente o contrário
@@alexandrearaujo2091coluna do meio 🤔
@@luizantoniodeoliveira9974 ?????
Eu sou uma pobre de direita, quero segurança e educação de qualidade, não acredito na política pública que a esquerda adota, não me importa se o bandido é pobre ou branco eu só quero que ele seja preso para que eu possa andar na rua em paz .
Oque prende vc não e ser pobre de direita!!! E sua mentalidade arcaico
Não sabe como funciona porque eles falam uma coisa mais fazem outra e nós temos o resultado de muitos governos de direita
Eu também. Pobre de direita e com muito orgulho!
Então você vota na direita é para isso?Vai sonhando, você não vai sair da pobreza e nem vai ter segurança.
@@simonefrancisca7016pobre de direita que vive das conquistas d esquerda, pelo menos s grato
Isso sim é tirar um tempo para aprender a pensar. Gratidão Jesse!❤❤❤❤❤
Comprei o livro do prof Jesse e o leio todos os dias no metro. Um dia sentou ao meu lado um negro com a biblia. Foi catártico!
Tô imaginando essa cena kkkkkkkkkkkkkkk
Concerteza esse crente convicto, não ia estourar seus miolos, pra levar seu indefectível celular, que depois de preso, seus familiares passariam a receber por necessidade, ajuda de custo imposto pela sua nefasta ideologia de esquerda....
@@gustavofernandodejesusmira1701E vc tem Jesus no nome , que ironia meu Deus rs
A covardia aqui não tem limite,noite tirar meus comentários rs
Oxente, JC é comunista...
Tem pobre passando mal ouvindo à realidade.
O pobre não está nem aí para ideologias de esquerda ou direita.O importante para ele e o bem estar da família e estudos para seus filhos e saúde.O resto é narrativa e tentar dividir a estrutura social da nação.
esquerda direita volver
Está sim. Não à toa o PT foi demonizado há décadas, e até hoje isso interfere na votação de candidatos da esquerda, os que são falsamente vistos como o lado mal na mística batalha entre o bem e o mal. Até as igrejas são usadas (há mto tempo) p/ influenciar as massas. População não vota na esquerda e não sabe explicar o motivo. Esta incutido em seu subconsciente as mentiras contadas a estas pessoas. No final, votam contra si mesmos.
Resumindo irmão então o pobre inconscientemente está apoiando a direita .
@@solitudio oxente, se isso for ser de direita, tem nada de ruim
@luizantoniodeoliveira9974 Exatamente isso irmão !
Respeito e estímulo as famílias.
Professar sua fé ou não.
Opção sexual a escolha do vivente .
Saúde.
Trabalho .
Segurança para quem quer segurança.
Cadeia ou vala para quem causa insegurança.
Educação capaz de romper a pobreza e gerar sustento ( sem estado ) .
Defesa da propriedade privada .
Impostos mínimos .
Livre concorrência de mercado .
Amizade com nações prósperas .
Respeito a outros povos .
"LIBERDADES"
Acho que isso não deveria se chamar direita . Mas sim
" bom senso ".
Ai que pena!… Está criatura está tão longe da verdade…. Ele sim é cheio de preconceitos!
Resumo do livro: é tudo racismo e ignorância do pobre, que não percebe quem o oprime e culpa o PT.
Avança no conhecimento . A ignorancia tem medo do conhwcimento.
Mas será que o Lula conseguiria entregar o Ministério da Comunicação com um Congresso tão terrível como o nosso? Vivemos um Presidencialismo de Coalisão e não podemos esquecer isto.
Na Live de vitória do Evandro Leitão em Fortaleza do Jornal, gente dizendo pra gente não ir pro Sul e Sudeste. Já pensou um brasileiro ousando nos dizer aonde podemos ir ou não? É um acinte.
Marx discutiu o papel da ideologia dominante no século XIX. Jessé, em pleno século XXI, apresenta essa discussão como se fosse uma novidade e dá um nome distinto "Pobre de Direita" para parecer uma contribuição original.
exato... Ele chamava de lumpens e sublumpens
Concordo com boa parte das reflexões, mas acho que o Jessé superestima demais o poder da Globo e dos jornais de São Paulo. O jogo mudou, a mídia tradicional já não tem mais o impacto de antes, as redes sociais adquiriram uma força muito grande. O pobre de direita se informa pelo whatsapp e detesta a Globo.
Miopia, ingenuidade entre outros adjetivos foi muita bondade do professor Jessé...
Sou negro ,gay e pobre e não voto na esquerda não porque a DIREITA é incrível mas pelo simples fato que esquerda diariamente me dá motivos para não votar nela !!! 😂😂😂😂😂
Tbm sou negro e sou mais radical que vc considero a esquerda/ PT, a imoralidade, tem no seu DNA a corrupção, veja, que toda cúpula do PT, foram processados e ou presos por corrupção, inclusive seu atual presidente, considero o câncer do tecido social Brasileiro.
A esquerda fez questão de entregar petrolão, mensalão, crise de Dilma, pautas woke bizarras e defender questões que confrontam diretamente a crença de uma parcela gigantesca dos pobres do centro-sul, mas ainda se perguntam o por quê que as pessoas não votam neles como acham que deveriam votar porque entregaram meia dúzia de programas sociais que não enriqueceram ninguém. Tem muito segredo a ser desvendado não.
Conte me mais
vc é suicida kkkk mas que papelão, eu tbm nao vejo nada na esquerda, mas prefiro nem ir votar, se precisasse votar pelo fato de fazer concurso, votaria nulo, mas moral pra bostonaro não dou
Conte me um desses motivo
EU NÃO CONFIO EM POBRES, ELES SÃO CAPAZES DE CUSPIR NA SUA CARA, MESMO QUANDO VOCE LHES DÁ UM PRATO DE COMIDA
Muito obrigado por te gravar esse vídeo para mostrar pelo mundo inteiro quem causou o sofrimento do nosso país Haiti 🇭🇹
Pobre é de Esquerda, mas não sabe.
O pobre e pobre e não sabe 😂😂😂😂😂😂 s pobre tbem porém consciente de minha posição de pobre
Não querido, vc que desconhece todas as benesses que os RICOS e políticos possuem do orçamento público. Não queremos que vc saiba como eles se apropriam desses bilhões
Daí desviam a msg para aspectos morais ou para fatores financeiros irrelevantes para que vc não descubra as saídas bilionárias
Daí desviam a msg para aspectos morais ou para fatores financeiros irrelevantes para que vc não descubra as saídas bilionárias
Pobre é pobre, indo e vindo
1:15 simples: pautas de identitarismo para minorias não beneficiam em nada o trabalhador, sendo essa esquerda atual mais progressista que trabalhista é natural que o pobre preocure a direita.
Aqui em Gramado/RS acontece exatamente isso, a maioria das pessoas critica e diz q não gosta do nordestino pq ele aceita trabalhar por qualquer valor, por mto menos do q a média do mercado paga e isso prostitui o mercado. Assim o nordestino leva a culpa da precarização do trabalho
tem que topar a média mas a média salarial atualmente é o salário mínimo e ninguém pode receber menos que isso, se recebe é de forma ilegal
ué se o nordestino aceita trabalhar por menos, por que o pessoal gaúcho seria contratado sendo que ele devem receber mais por n motivos.
O pobre de direita não se sente realizado com os direitos adquiridos com a luta, com suas conquistas. Ele quer receber nas mãos, principalmente dinheiro, e mesmo assim não refletirá politicamente na sua vida e continuará como mendingo sempre de olho no assistencialismo, sem se preocupar com seu crescimento pessoal.
Haha, você culpa o indivíduo que é meramente um reflexo da superestrutura. Parabéns, continue em sua análise liberal dos fatos.
Jesse Souza, como sempre, explanando uma visão para além do seu tempo... Me recordo quando em meados de 2018 ele dizia abertamente que o PT e o campo progressista deveria bater contra a extinta operação lava jato, deveria não temer a opinião amplamente divulgada pela grande mídia, e focar em expor as sujeiras e falcatruas dos procuradores e juízes envolvidos no comando da operaçã
Perfeito !! Uma análise cirúrgica !! Parabéns ao canal e Jessé Souza.
O Jessé é uma grande escritor. No "Pobre de Direita" o escritor tenta explicar esse fenômeno extremamente complexo. Eu digo complexo porque teoricamente quem sempre defendeu políticas de abandono e exclusão social foi a direita. Embora a esquerda esteja se tornando cada vez mais neoliberal, mas ainda tenta dar alguns suspiros em direção à redução das desigualdades. Diferentemente da direita, que sempre defendeu redução de gastos com a parcela mais vulnerável da sociedade. Mas o que o Jessé tenta explicar é o fenômeno do pobre de direita pelo lado dos afetos, que é uma via bem mais complexa. Como explicar, por exemplo, como um indivíduo negro, pobre, morador de periferia, vota em Bolsonaro, o homem que no auge da pandemia, se posicionou inicialmente contra o auxílio emergencial, que impediu que muitas pessoas não morressem de fome ? Como isso se dá? O que passa na cabeça desse indivíduo? Qual é a percepção que esse indivíduo tem sobre si mesmo na sociedade? Eu acho que é isso que o Jessé tenta esclarecer.
Ele tentou esclarecer um assunto preenchendo com seu viés ideológico, ou seja, escreveu para a bolha.
@@daniellefernandes5467 Obviamente, não existe ninguém imparcial. Mas gosto de analisar os pressupostos de onde ele parte para desenvolver as respostas.
Aversão ao projeto enganador e corrupto petista há mais de 20 anos, isso explica.
Eu votei no Bolsonaro em 2018 e também em 2022 , provavelmente votarei nele em 2026.
A razão e muito simples ele defendeu exatamente o que espero . Segurança ( a esquerda sai sempre em defesa do bandidos como disse lula porque punir jovem que roubou um celular ? Hora onde está defesa da vítima ? A esquerda está focada em pautas como pronomes neutros em que isso ajuda me sendo homossexual? Desculpa não e isso como gay espero! Como negro não quero cotas ou bolsa família quero dignidade!
Para mim o maior problema não é direita mas sim própria esquerda!
A Esquerda demoníaca, nefasta que apóia ditadores sanguinários, relativiza assassinos, ama regulamentação , taxação e vive através de Roubo alheio (impostos), defende Estado inchado, Grande, Centralizador e ineficiente. Vocês mesmo desse canal, só estão de pé porque recebem verba governamental, são parasitas do sistema também, e pra finalizar a Esquerda se perdeu na agenda Woke progressista e apóia boiolagem, promiscuidade e bandidos, vide o lixo que se transformou a educação Pública freireana no País e o pior são as sucatas das Universidades que ensinam com o C.ú. Em resumo Imposto é Roubo, Sonegar é Legítima Defesa, o Estado é o nosso Maior Inimigo, INSS é pirâmide financeira e Aposentadoria é Utopia. A Esquerda está morrendo no Mundo, que caminha, a passos largos, para o Libertarianismo com menos Estado, menos Impostos e mais Liberdade para o indivíduo. Hoje os heróis da América Latina são o Corajoso Bukele em EL Salvador e o inteligentíssimo Javier Milei na Argentina. Ah, e o povo da tal Direita está muito mais politizado e estudando os grandes autores e não são reféns de Bolsonaro que é outra criatura do sistema, só é menos pior do que qualquer Esquerdista, apenas isso. O Grande nome do futuro é Nikolas Ferreira, podem apostar, será Presidente do Brasil, um garoto Cristão, correto, que não usa drogas, tem família é contra aborto e ideologia de gênero pras crianças e tem a maior virtude, é um Olavista de quatro costados.
0:55 O Brasil não é pobre NÃO!
Uma das maiores economias do mundo, corrige essa tremenda besteira!
O Brasil concentra renda, muito dinheiro na mão de poucos, aí sim, certo.
O próprio Lula decifrou este enigma quando disse que quando as pessoas passam a ganhar mais de R$ 4. 000 mil reais por mês elas deixavam de votar no PT 😂😂😂
Uma ignorância porque até cachorro se sente incomodado quando no seu passeio vê cães sem casa sem comida e sem agasalho. Será que estamos abaixo de Shitzu ???
Povo critica o livro sem lê-lo.
Jessé é brihante! Parabéns pela entrevista, muito esclarecedora.
Kkkkkkkkkkkkk só se for brilho de césio
Os governos de esquerda não conseguiram mudar, na prática, a vida do pobre como ele desejava. Isso explica porque a votação em Lula perdeu fôlego. Há um certo desânimo.
É importante frisar que as redes contribuíram enormemente para o avanço de um novo perfil capaz mudar a vida do pobre a partir da destruição do status quo e construção de um novo.
Essa afirmação é de uma arrogância que só cabe mesmo dentro da esquerda acadêmica.
tambem penso como voce!
Execelente entrevista, Jessé Souza é um grande interpréte do Brasil Parabéns André Barrocal.
Está s serviço do ICL 🤑🤑🤑 $__$$$
Grande intérprete só se for na interpretação do papel do opressor que estigmatiza é humilha a população pobre brasileira! Nao é possível que não veem o quanto isso é preconceituoso.
@@FernandoCastro-vy8wl como assim preconceituoso ?????
O inelegivel era branco pobre.morava num bairro do subúrbio.casa simples.um Chevette caidinho ! Entrou pra política !rapidinho se comprou casa no condomínio de rico..
O Marginal das 700 mil mortes tem mais imóveis que a falecida Rainha da Inglaterra.
O culpado desse inelegível ter ficado rico a quaisquer custo, foi o "Sistema"!
Isso é típico da maioria dos políticos. Lula, um retirante nordestino que virou metalúrgico e líder sindical. Entrou para a política e constitui um patrimônio de 7 milhões declarados em 2022. Lula é Bolsonaro são faces da mesma moeda. Imbecil é quem idolatra políticos.
Se é tão fácil mudar o país tu com teu chevete fudido e tuas idéias rústicas do tipo atirar em todo mundo deveria imitar o mito, por quê só ele acumula mérito pra ser reeleito?
Pois é, o torneiro mecânico virou presidente e comprou até triplex, sítio, etc.
Exatamente a nossa triste realidade. O Pobre de direita existe em milhares por todo Brasil. Por isso , difícil mudar nossa sociedade. Gratidão Carta Capital e Professor Jesse de Souza.❤❤❤❤❤
1) Carlos Bolsonaro fenômeno no RJ.
2) Bolsonário Camboriú.
Timidamente uma Gleisi aqui e um coitado sobrecarregado Lula acolá mostram que todo mundo precisa do investimento do governo porque pagar hospital e ter renda quando incapacitado é um investimento que nem mesmo um salário de 20mil consegue dar conta.. Mas talvez não seja mesmo ético (nem seguro) o ensino partir de quem tem cargo, vai parecer que quer mais cargo para si e para os parentes e tá fazendo propaganda de si mesmo.
Engraçado que nos países socialistas os pobres querem fugir de lá , sai da doutrinação anta
Onde há fumaça há fogo, já ouviu esse ditado? Pois bem, se a maioria da população tem entendido que a esquerda é falha, retrógrada, corrupta, imoral, você ignora os sinais? ou prefere achar que os problemas são os "brancos malvadões" do Brasil. Acorda, a esquerda está perdida, está tonta, não reconhece suas próprias fraquezas.
Gratidão, Jesse de Souza
O Brasil não é pobre, mas sim a população.
E-XA-TA-MEN-TE!!!
@@joseclaudiogarcia7109 bom dia.
@@eduardofullini9900 também 😁
Corinto 1 versículo 0
@luizantoniodeoliveira9974 bom dia.
Jesse obrigado. Analise correta
Silvio Santos teve maior audiência quando fez um produto que tinham como slogan "quem quer dinheiro". Pobre descobriu que o dinheiro digno compra alimentos, roupas, remedios, e etc. E quando voce compra algo que voce batalhou dá um sentimento de dignidade. Pobre nao se liga a discurso empolado.
Muito bom.
Apenas gostaria de apontar, com relação ao comentário do professor Jessé sobre o "avivamento" promovido por William Seymor, que houve equívoco de análise e superficialidade. Embora não fosse um movimento pentecostal "negro", derivou posteriormente em uma igreja (denominação) "negra". Do avivamento da rua Azuza surgem as Assembléia de Deus e a COGIC também se considera herdeira. O movimento do avivamento foi sequestrado pelos brancos dos EUA, alijando as lideranças negras da sua direção e aliando o ao protestantismo já existente. Abraço.
A esquerda br teima em achar que está numa das "democracias avançadas" (que nem são tão avançadas e democráticas assim) enquanto a direita br, que é excessivamente forte, abraça a mentalidade de terra arrasada e lei da selva.
Farinha pouca meu pirão primeiro devia estar escrito na bandeira do BR
@@gustavodossantos472desordem e regresso
BRASIL LEIA ! O LIVRO POBRE DE DIREITA 😢 VOCÊS VÃO SE SITUAR NA SITUAÇÃO KKK INFELIZMENTE COMP MANIPULADOS😮.....
Faz tempo que PT entendeu que politicas sociais, melhorar a vida do povo, não carreia voto.
Os de "direita" não entendem isso, preferem o político q xinga e esperneia na frente das câmeras. É esse tipo de comunicação q se identificam, a ação para melhoria de algo, não conta. Basta só ver o que os governantes de direitas fizeram em benefício do povo e não dos empresários (eles próprios). Maior prova disso é esse orçamento secreto pra o povo não saber o que tão fazendo com o dinheiro público.
Não entendo o entrevistador, aos 23 minutos, dizendo "Os números mostram uma divisão impressionante do Brasil". Os números mostram as opiniões divididas numa proporção aproximada de 60x40, o que eu considero diverso e equilibrado. A frase de impacto "Pobre de direita" esconde bem isso né
Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é.
O que explica os Estados Unidos ser tao rico ,com uma maioria cristã protestante?.....o que o estado não tem capacidade de fazer ,o serviço social das instituições religiosas o fazem....culpa da Faria Lima ....
@@CFM78percebemos o que Jessé nos disse. Te falta capital não apenas financeiro, mas também cultural.
Mas que continue acreditando que o neopentecostalismo brasileiro e o protestantismo clássico americano são a mesma coisa, e representam a mesma coisa em contextos completamente diferentes. Já desisti, o Brasil está condenado.
Salve nosso professor Jessé Souza tenho aprendido muito com o senhor Professor Jessé Muito obrigado
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Jessé não sai na globo kkkkkk Por que será????
É do ICL ... lá na globo não tem todo esse espaço, aliás o ICL juntou todos o rejeitos da Globo, o playboy viu um nicho e está investindo pesado, a esquerda cirandeira rejeitada toda lá ,ressuscitaram até a Manuela D'Ávila com espaço para fazer camiseta com versinhos, até o jones Manoel e o tal de Renato do Paraná levaram, estes dois ultimos tão radicais se dobrarám a uma gorjeta😅😅
@@eduardofullini9900 leu o livro?? Ou é tio do ZAP? Espero que não. O jornalista leu. Eu li
Nem você 😂😂😂 Se não, não teria visto ele lá.
Eu nunca vi o Jessé na Globo. 😂
@@joaohenriqueoliveira544 telespectador total da Globo
Duas coisas não foram ditas aqui, mas merecem atenção. A primeira, assim como o rádio e as técnicas de convencimento da propaganda comercial condicionaram e possibilitaram a ascensão do fascismo nos 1920 na Itália e do nazismo nos anos 1930 na Alemanha, a tóxica união entre internet, algoritmos, ads de propaganda e política, facilitaram o ressurgimento da extrema direita em todos os países (o Brasil incluído). Os donos privados dos meios circulação de informações lucram muito programando a difusão do ódio e aqueles que percebem que tem boas chances de obter lucro econômico e político produzindo e disseminando conteúdos que geram grande engajamento emocional certamente saem na frente (Bolsonaro antes, Pablo Marçal agora). Mas o foco da extrema direita tradicional era a violência e a guerra, mas o foco da nova extrema direita é o lucro. Isso explica tanto a hesitação e o recuo de Bolsonaro em relação ao golpe de estado (a fraquejada e a fuga para os EUA antes da intentona bolsonarista), quanto a frustração dos seguidores dele (que se sentiram desamparados no momento em que partiram para a ação direta). Nem Bolsonaro, nem Pablo Marçal, nem nenhum desses líderes de extrema direita quer realmente implodir o sistema político: o que eles querem é continuar obtendo lucro econômico e político ou aumentar esses lucros. Esse é algo que não pode ser desprezado. A segunda questão que merece atenção é a percepção que a população tem da esquerda como sendo igual à direita. A esquerda lutou contra a ditadura sem recursos econômicos e construiu partidos frágeis porque dispunham de pouco dinheiro. Hoje os grandes partidos de esquerda nadam em dinheiro e muitos de seus líderes se tornaram dinheiristas (ainda que isso seja um tabu não deixa de ser verdade factual e um problema eleitoral).
Fundo eleitoral é uma excrescência
Pobre morando em uma casa minha vida, recebendo cesta básica e votando contra o Lula ou o PT
É igual a funcionário de estatal q vota na direita. Depois a empresa é privatizada e toma um belo pé na bunda!
Exatamente: o pobre percebeu que não é desta forma que irá melhorar!
Esclarecedor! ❤
Maravilhoso e verdadeiro o pensamento do professor Jesse !
nem terminei de ver o video e já estou com os dois olhos roxos e todos os dentes quebrados. Genial!!
Professor Jessé como sempre é brilhante, lúcido e um grande pesquisador. Recomendo quem ainda não o conhecia leia de sua autoria o livro A Ralé Brasileira
A igreja é política e sempre desejou o total poder e ela estando lá vai ter a 'licença de 'Deus' para fazer o que quiser, aí de quem discordar já que ela o representa
A esquerda acha que " representa o pobre," antes do voto!!😂😂😂😂😂
Advinha quem defendeu a pec pelo fim da escala 6x1 ? A esquerda 99% apoiaram... e advinha quem foi contra a pec ? A direita bolsonarista.. 99% não apoiaram...então sua tese além de mentirosa é burra e alienada coisa normal de bolsominion..😂
Queria tanto que dividisse esses 2 países..... Meu sonho!!
👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Vamos olhar para o nordeste, principalmente a Bahia, onde vamos para 20 anos de PT.
Que motivos os pobres tem para votar no PT ou no PSOL?
Por exemplo a Pec pelo fim da escala 6x1...😂
@pedrinhodrums isso é muito pouco, pelo preço a ser pago.
27:00 28:00 Mas quando votam com suas convicções são estereotipado! Ou seja, só está correto o voto na Esquerda.
What Jesse just talked about is happening in the US with the poor white voting pattern for the right.
Lula jamais teria sido vereador se tivesse tido a mesma história de vida até os 30 anos, mudado para os EUA e então tentado a carreira política.
Do you really think Trump will win the election? What do you feel right now?
@@MrCarloshazevedo yes if there is a low turnout in key states. The president in the US is not elected by popular votes.
@@sterlingferguson1704, I know that but it would be horrible if this man went back to your presidency. Besides everything bad he did during the pandemy, he even leaded an invasion to your congress a few years ago. How could American people forget all of that? What has really happened to America? Can you understand it?
Brazil ethnic distribution is totally different. Over 60% of Brazilians are black or native indigenous descent.
Incrível o nível do viralatismo e atomismo social, agora independente de sua raça você não pode mais escolher sua religião. Parabéns!
Escolher a própria religião é uma ilusão. Tá tudo concatenado aí, mas você pode escolher fechar os olhos.
O rico de esquerda trata o pobre de esquerda de forma mediocre
A mediocridade não está na pessoa, a mediocridade está em não ter consciência de classe.
@@joaohenriqueoliveira544 E consciência de classe nasce do nada né? Um dia o pobre acorda e simplesmente tem consciência das coisas né? Você provavelmente deve ter nascido com a consciência de classe e não deve ter passado por um processo político de racionalização não. Você nasceu assim.
@@lobotomizado321Consciência de classe em relação a dinheiro é fácil, observe:
1. O seu dinheiro trabalha por você? Você é capitalista, provavelmente rico. Por coerência lógica você é direita.
2. Você trabalha pra alguém que te paga algum dinheiro? Você é trabalhista. Provavelmente pobre. Por coerência lógica você é esquerda.
Aí tem umas variantes.
Por exemplo. O salário médio de CEO de empresa, banco, etc no Brasil é 1,3 milhão por mês. Isso é média. Tem CEO no Brasil que ganha 5 milhões por mês.
Bem, estes também são trabalhadores, empregados, mas ricos.
Cerca de 65 milhões de trabalhadores brasileiros ganham um salário mínimo por mês. Estes são pobres.
Há quem diga que quem ganha menos de 10 mil também está na faixa de pobre.
De 10 à 50 mil, classe média baixa
De 50 à 100 mil classe média média
De 100 à 500 mil classe média alta.
Acima de 500 mil é rico.
Que tem renda menor do que 1 SM é muito pobre.
Quem não tem renda é miserável.
Financeiramente, enquadre-se e tenha consciência de classe.
A esquerda branca tbm é racista, mas finge que não é, mas pelo menos a esquerda tenta se desconstruir e repensar... já a direita tem um racismo mais agressivo e ficam negando isso.
Isso é uma farsa, meeeeeuuuu deuss que pilantragem intelectual
Normalmente é claro foi foda 😂😂😂😂😂
Uma analogia perfeita sobre o Brasil
E-XA-TA-MEN-TE!!
É triste de ver pobres de direita e certamente essas pessoas depende de Bolsa Família Vale gás e tanto outra coisa que o governo de esquerda oferece mas essa gentalha elegem o da direita extremista muita burrice
O resumo do intelectual brasileiro: O Brasil é o que nós dizemos na mídia. Ponto.
Pobre de direita é guiado pela inveja. Prosperidade pra eles o que o vizinho tem.
Existe um erro crasso de análise desse "estudioso", acredita cegamente que o pobre branco não vota na esquerda por conta de questões raciais, péssimo diagnóstico, a resposta é mais simples: Por anos a população (negros e brancos) confiou à esquerda o seu destino, o que aconteceu? Escândalos seguidos de corrupção, aumento esmagador de impostos, condescendência escancarada com líderes ditadores de esquerda, discurso aberto contra a família tradicional, tentativa de marginalização da parte branca da população, ora, se há um governo que me diz que sou opressor, sendo que mato um leão por dia para sobreviver é óbvio que serei contra, não tem como dar certo, acompanho portais de esquerda e é nítido que estão perdidos, que não compreendem os anseios da sociedade e se fecham em ideias retrógradas e ideologicamente desastradas. Acordem, ou melhor, sigam assim, pois em breve suas ideias serão varridas da sociedade.