Concordo. Fica difícil ter uma conversa franca sobre assuntos difíceis e necessários quando a gente é colocado em um campo minado de armadilhas de linguagem.
Uma das táticas dos movimentos identitários é justamente mudar o significado das palavras de uma maneira que seja mais conveniente para apoiar suas pautas. Racismo, originalmente, significava preconceito contra qualquer “raça” em potencial? Então aparece um ideólogo que redefine racismo como sendo preconceito apenas contra determinadas “raças”. Isso autoriza os autoproclamados antirracistas a dizer e fazer contra quem eles consideram racistas coisas muito semelhantes ao que estes dizem e fazem contra as “raças” oprimidas. Isso ocorre porque, em seus fundamentos filosóficos, os movimentos identitários não passam de uma vertente do antirracionalismo pós-moderno, que nega, por princípio, qualquer realidade objetiva fora do discurso, ou que afirma que o discurso cria a realidade social. Como se falar “indígena” ao invés de “índio”, “escravizado” ao invés de “escravo”, “negro” ao invés de “mulato”, fosse mudar as realidades das pessoas abrangidas por essas designações.
Pedro, você usou o mesmo adjetivo que eu, para descrever a ministra Aniele, quando fiquei sabendo do caso: deslumbrada. O problema é que o ministério ao qual ela representa precisa de trabalho, e não de deslumbramento.
Impossível a esquerda se preocupar apenas com trabalho no século XXI. Trabalho é extremamente importante pra qualquer cidadão dentro do capitalismo, mas lutar contra as opressões é tão importante quanto. Enquanto a esquerda tradicional não entender que a luta por trabalho e a luta identitária andam juntas, o conflito interno permanecerá.
@@alexandre1perez não tem classe mais identitária do que homens brancos heterossexuais tentando manter os privilégios com a desculpa de que "não vejo cor, apenas classe". Esquerdomacho usa o "sou de esquerda" como se fosse licença pra alguma coisa (?) hahaha
Sou de esquerda e Lulista e concordo com tudo que vc disse. Anielle precisa fazer uma retratação, precisa voltar 2 passinhos atrás e não cometer mais o mesmo erro e os movimentos de esquerda precisam voltar mais a base popular e menos identitária! Lamento muito q Lula não vá colocar no supremo uma mulher negra, essa seria uma grande chance porém se o Flávio Dino menos pior!
O mais triste é ver que a torcida do São Paulo, a que mais sofre homofobia nos estádios, foi atacada por quem deveria deveria ser tolerante. A hipocrisia reina.
Sou pobre e preto, assim como era meu pai. Ele tinha uma ideia de pobre quando vê fartura passa vergonha. A referência se devia ao comportamento de alguns quando iam a festas na casa de gente rica e comida abundava. Lembrando do prato vazio em casa, o pobre exagerava à mesa. Meu avô exigia dele moderação. Tentei participar de um movimento, que na década de 90 tinha o objetivo de aumentar a auto-estima das pessoas de cor. Entrei na onda, mesmo sabendo que se tenho baixa estima não é devido a cor. Porém em alguns debates percebi um sectarismo doentio, então me afastei. Reforçando a ideia de jamais agir como manada, não me afiliando a religião, partido político, sindicato ou qualquer coisa que o valha. Dito isso tudo, me ofende uma preta que era pobre, desperdiçar tanto dinheiro num país em que o governo acredita transformar vidas com 600 reais, indo a um evento que passou desapercebido para a maioria de nós, ganhando destaque graças ao preconceito de quem deveria combatê-lo. Até parece o governo anterior onde os ministros sabotavam suas pastas. Desculpe, lembrei agora... SAUDAÇÕES TRICOLORES! #LeiaPedroFeroz
Excelente análise. Nada a acrescentar. Por isso, como outros aqui, não posso deixar de me desviar do assunto principal e pensar - como seria bom para a democracia se acabassem as mordomias sem sentido, como aviões da FAB, foro privilegiado, ministérios e cargos sem fim, penduricalhos salariais etc etc etc
Concordo com o marxismo. A pauta identitária não ajuda a acabar ou diminuir as desigualdades. Infelizmente o identitário, muitas vezes, se torna um radical que não enxerga uma sociedade coesa.
Falando sobre a assessora de Anielle, o que vi foi uma soma de deslumbramento e falta de preparo para o cargo que ocupava. Poderia dizer que até senti vergonhs alheia por ela, tal o seu papel ridiculo num evento que deveria ter sido um marco pra pasta. Hoje soube que o governo dispõe de um manual de comportamento nas redes sociais. Num dos itens recomenda-se pensar antes de escrever. Então deduzo que ela não leu o Manual, ou leu mas não entendeu bulhufas ou simplesmente ela não pensa, nem antes nem depois de escrever.
Perfeito como quase sempre. Pedro é alguém que discordo por princípio mas quase sempre concordo na prática. É alguém que instiga, provoca, desafia, sacode... mas também emociona, cativa e faz abrir um sorriso solitário atrás de uma tela de celular. É alguém necessário à nossa democracia, a qualquer democracia. Quem o alcança e o vê não consegue devê-lo. Parabéns pelo seu trabalho. Mensagem de um crítico, pelo menos em algumas coisas... mas também de um admirador.
O comentário da assessora de Anielle seria tratado como piada dentro de qualquer bolha progressista de ambiente universitário. O problema é que ela não tava na universidade, tava no Governo.
Sou de esquerda, mas achei justa a demissão da assessora da Anielle e as críticas à Ministra. Todo apoio às minorias, mas algumas críticas precisam ser feitas
Eu gostaria muito que essa moça se retratasse nas redes sociais. Não precisa pedir desculpas para os brancos ou paulistas, pode ser só pra torcida do São Paulo mesmo. Mas a atitude foi a mesma de ministros do governo passado: fala besteira, o ministério se recusa a mandar embora, manda embora depois de muita pressão e depois se diz vítima de perseguição. Igualzinho o governo passado. Eu só queria que pessoas mais civilizadas ocupassem o governo, mas minha esperança vai caindo cada vez mais.
Parece que essas pessoas são extrema esquerda. Não acham que "erraram", apenas foram sinceras e mostraram como pensam. Dá para imaginar o que elas dizem e defendem fora dos espaços públicos.
Lula está sendo impessoal. Está também usando de estratégia e sabedoria para a manutenção da democracia na conjuntura deste momento. Foi por essas competências que votei nele.
Excelente vídeo. Penso que é preciso reforçar argumentos de garantias de direitos sem tantos particularismos. Pessoas devem ser respeitadas independentes de orientação sexual, gênero ou cor de pele. Merecem dignidade porque são pessoas. Nesse ponto, gosto muito do pensamento filosófico do John Rawls, sobre o liberalismo igualitário.
Verdade. Gosto muito dos livros do Andrew Solomon que fala muito bem sobre isso. Isso acaba enfraquecendo a luta contra o racismo no fim das contas. Parabéns pelo vídeo e trabalho, Pedro! Não concordo sempre mas sempre faz eu pensar e refletir mais sobre assuntos importantes. Abraços!
Os movimentos começam legítimos, depois crescem, conquistam marcos importantes, depois vai diluindo e acontece coisas como vimos com essa funcionária do ministério.
@@flaviontherocks isso! O problema é a galera do identitarismo citada se colocar acima de qualquer interesse a não ser de """justiça""". No frigir dos ovos do cotidiano, vemos como se comportam diante casos breves de ostentação: Silvio de Almeida não precisou usar avião da FAB nem dançar em seu assento para assistir a final da Copa do Brasil. E muito menos tingir as críticas de racismo (sic).
Esse vídeo lavou minha alma. Deslumbramento e uso do identitarismo para tentar se esquivar de responsabilidades reais. Isso, numa escala menor pode até parecer inofensifo, mas pode ser fatal para esse governo que tem muito pouca margem para escândalos. Precisamos de pessoas mais maduras e menos deslumbradas para Lula 3 dar certo.
@@Theneves15 Não entendi se seu comentário é pra minha resposta ou pro primeiro comentário. Mas a "vida real" é que a opressão não é igual pra todas as pessoas, e é preciso fazer o recorte de gênero e raça, sim. Isso não prejudicarem em nada a luta por uma sociedade mais igualitária, bem pelo contrário, e é falacioso achar que uma coisa exclui a outra. Se isso realmente faz crescer a direita ( não achei até agora uma só evidência disso, mas ok...) , seria motivo pra deixar os grupos mais oprimidos quietinhos ou pra mudar a maneira como a sociedade pensa sobre si própria?
O Dino no STF me deixa triste. Acho que ele contribuiria muito como um futuro presidente! Tem muita gente boa p assumir STF, mas para um cargo como de presidente não! Abraço Pedro!
Eu não creio que convencer os outros seja importante para os identitários. O mais importante é impor seus valores aos outros. Se os hereges vão concordar ou não com isso é irrelevante; eles apenas têm que se submeter à nova ordem. É curioso que o incidente tenha envolvido times de futebol, porque é o mesmo tipo de coisa que esses times fazem. O flamenguista não quer ser amigo do corintiano, ele quer derrotá-lo. Os grupos identitários dizem estar lutando pela igualdade, e em muitos casos suas lutas de fato promovem igualdade. Mas suas motivações são outras. Os seres humanos são muito bons em arranjar justificativas para suas verdadeiras motivações, e em algum nível eles realmente acreditam nelas.
Ela não tem perfil para o cargo e essa situação relacionada a irmã é muito sem sentido. Penso que Lula deveria demitir as duas! Mas vc já viu neh? Lula não quer dar munição p a extrema direita! Difícil! Numa reforma ministerial ela deveria ser retirada.
@@enin12 Por causa de um erro da assessora querem mandar embora a ministra. De repentes virou incompetente e apenas irma de Marielle. Quando uma pessoa negra erra, os brancos são implacáveis. Depois acham ruim quando chamamos vcs de racistas. Vai vendo… Pessoas brancas quando cometem erros relacionado ao racismo não são tratados dessa maneira. É só pedir desculpa que fica tudo bem . Estou mentindo?
O Brasil é um país miscigenado e a gente deve se orgulhar disso. Todo mundo admira a Alemanha, a Suécia, o Canadá, mas não adota a austeridade com dinheiro público que lá existe.
Absurdo não é Lula escolher "mais um homem branco", absurdo é Lula escolher um homem para a vaga de Rosa Weber em uma corte que já possuia apenas duas mulheres. Enorme perda para a luta da igualdade de gênero.
não é pauliste, é paulista. somos paulista e esse colocação de gênero neutro para atacar nós da torcida do São Paulo ficou pior ainda que o próprio racismo contra nós deferido
Eu pensei nisso desde a primeira vez q ouvi essa bobagem de pronome neutro. Encheram tanto o saco com essa história de presidanta e agora vem querendo encher com um raciocínio contrário. Eles se perdem na narrativa. Ou narrative.
Eu me considero progressista, mas essa história de linguagem neutra é um problema. As línguas naturais se desenvolvem segundo certos princípios e um deles é que a língua é um fato social. Isso significa que ela é compartilhada e aceita por toda a comunidade. Não pode ser imposta por apenas uma parte dela. Mexer na língua de forma artificial e forçada pode ter péssimas consequências, pois ela é algo que nos une num nível fundammental. Quando começarmos a discordar sobre como devemos usar a língua, pode ter certeza de que será o começo do fim.
Linguagem Neutra é pauta de país rico. Em países como o Brasil, esquerda, direita, centro, em cima, embaixo, tem que se preocupar com desemprego, inflação, saneamento básico, qualidade da educação...
Essa pauta foi importada dos EUA, o povão aqui em geral (tem excessões) não se importa com essas pautas. Essa pauta é usada como ferramenta política apenas…
@@richard9585 Visto que a pauta é indiferente para a maioria dos eleitores, por ser importada ou por vir de um ambiente universitário que é restrito, logo é o tipo de pauta que não dá voto. Qual o sentido de ter uma ferramenta política, em uma Democracia, que não dá voto? Não entendo! A melhor crítica aos excessos do identitarismo nos EUA é feita pela própria esquerda americana, pelo historiador Mark Lilla, exatamente esse sentido, de não dar votos, fragmentar a base e não tratar dos problemas comuns a maioria do eleitorado. Inclusive das minorias sociais. Linguagem neutra e discussões intermináveis sobre banheiro unissex melhora em que na prática a vida das pessoas trans? A militância não entende que discutir capacitação, escolaridade e mercado de trabalho para essa população faz mais sentido do que essa bobajada de "todes"?
@@tattianasalles3019 concordo contigo, existem outras prioridades, mas as pessoas que usam o identitarismo como ferramenta, querem obter outros ganhos com isso, não necessariamente voto. Eles gostam de suas bolhas, tem um ego nas alturas, e gostam de ter seguidores como capital político
Pelo menos os líderes políticos e religiosos que manipulam as massas adoram - mais munição para atrair simpatizantes. Já os seguidores odeiam visceralmente.
É foda, negão, é foda, alias se fosse foda consensual era bom né? Olha me incomoda isto profundamente, nos primeiros discursos que era um tal de "todes" para um lado "todes" para o outro e só pensava com os meus botões, isto só ajuda a inflamar e dar material à lunático de porta de quartel. O Brasil é um pais que não sei nem como descrever as vezes tão adiantado as vezes parece que querem voltar a idade média, duas historias que ouvi esta semana, uma comigo e outra com uma amiga da minha sogra, ambas em São Paulo. A comigo eu aluguei um apartamento a duas pessoas que depois acabei por descobrir que eram drag queens constantemente tenho recebido reclamações da sindica sobre barulho e digo que preciso de provas se quiser entrar com um pedido de quebra de contrato, e ela nunca me manda e por final a reclamação principal é que eles são gays e recebem pessoas gays dentro do condominio (o que ela falou você ia gostar de estar aqui e ver pessoas estranhas entrando no condôminio?) . Outro causo quando conversavamos sobre isto com minha sogra ela falou de um casal homosexual feminino com um filho pequeno comprou um apartamento e desde então no condôminio sempre acaba sendo ofendida por ser quem são ao ponto de proibirem a filha de usar a piscina porque ela não tinha um pai. Ambos podem ser maus entendidos, sim mas para quem está vivendo a situação é real é como elas se sentem. O que me deixa puto com uma ministra que reclama e faz bosta e coloca uma mascara de identárismo para justificar as próprias merdas é que quem realmente sofre nestas situações perde espaço.
Irretocável. Parabéns pela análise Pedro, vejo cada vez mais o Meio voltando a um posicionamento mais ao centro, como era no começo. E digo isso pq na minha opinião o centro é onde estão os que pensam e analisam cada situação de maneira independente, sem seguir os “dogmas idealistas” do seu espectro político preferido
Isso aí. A esquerda que defende a justiça social é EXATAMENTE IGUAL à extrema direita que defende o genocidio, a teocracia, a intolerância. Viva o centro! Viva e deixe morrer os que se revoltam contra a opressão!
Do jeito que o Pedro falou, ficou parecendo que o movimento identitário é um só, organizado e concorde/uniforme. Mas ele é completamente descentralizado e bem desorganizado. Pouca leitura, disputas ensandecidas por espaço/poder e arroubos juvenis em discurso são suas marcas.
O cerne da questão Pedro Dória, é a defesa da cidadania. Uma sociedade de cidadãos é uma sociedade que preserva os direitos e deveres de todos:brancos, pretos, amarelos, vermelhos, verdes...homens, mulheres, pessoas que não se reconhecem como um nem outro...Então a identidade defendida só pode ser a do cidadão. E qualquer desvio disso será pela escolha de um tribalismo, que será defendido como o sentimento tribal justo por quem o defende. Quando você diz que quem não concorda com a liberação do aborto por livre vontade (para além das já determinadas três exceções contidas na lei) é gente de "extrema direita", você age com a mesma tática que você imputa ser um erro identitário. Então uma pessoa não pode considerar que a vida humana começa na concepção, e não ser uma pessoa de extrema direita? Veja, uma pessoa nem mesmo precisa considerar a existencia de uma "alma humana" para poder compreender que o inicio da vida de um ser humano está no surgimento de um embrião em um útero. O que significa dizer que uma pessoa filosoficamente materialista pode compreender que a relativização da vida humana, que permite o simples descarte do corpo de seres humanos nos seus primeiros estágios de desenvolvimento é algo terrivelmente negativo, pois implica na negação da humanidade de certos indivíduos, que nem mesmo tiveram a chance de se expressar, de se defender. Uma pessoa materialista portanto (veja, ele não é o "ser inferior", o crente em uma alma, que por certo juízo é sempre um simplório, por quem a classe iluminada e pensante deve ter no maximo uma tolerancia...) pode pensar assim, e ainda considerar acertada as determinações legais que permitem o aborto nos casos já estabelecidos pela lei, por considerar que em tais casos (estupro, risco de morte da mãe, e anencefalia), a terrível dramaticidade dos casos imputa a solução do aborto o triste caráter de um "mal menor". Esta pessoa então, é de extrema direita? Veja como o seu modo de caracterizar faz uso da simplificação que você caracteriza como "erro identitário".
Ótima leitura Pedro. E oportuna. Lembro como o identitarismo a dividir enfraquecer a luta de classe era uma proposta importante nos escritos de Alexander Dugin.
Ela podia usar o avião da FAB? Podia. Ela devia ter feito isso? Não. Mas... por que os jornais bateram tanto nela enquanto não falaram absolutamente NADA do Fufuca que também é ministro e estava no mesmo voo?
Eu queria ver esse ímpeto de ambas à parte por segurança pública, todos cegos o povo sangrando, morrendo e ficando cada vez mais preso em casa e nós ocupando espaço precioso por discussões que o povo pobre mais clama qie é segurança pública.
A política é a luta civilizada pelo poder. Hora usa-se o convencimento, hora o enfrentamento. A vitória depende de ter um diagnóstico e uma estratégia adequada. Parabéns Pedro Doria.
Concordo com Doria nesse ponto. Nunca mais tinha assistido A Fazenda depois da primeira versão com Supla, mas ontem parei por alguns minutos pra ver e deu pra perceber que essa discussão e reflexão estão acontecendo lá dentro. Achei isso bom, pelo alcance popular que o programa tem.
É ENGRAÇADO O DESESPERO DE PEDRO PRA TENTAR EXPLICAR TUDO DO PONTO DE VISTA DE TODOS OS ENVOLVIDOS, MESMO QUE SITUAÇÕES CLARAS DE ABERRAÇÃO. PARABENS PEDRO POR TENTAR DAR LUCIDEZ AO QUE MUITAS VEZES É IRRACIONAL. SÓ CUIDADO PRA NÃO ENDOIDECER .
Concordo. Fica difícil ter uma conversa franca sobre assuntos difíceis e necessários quando a gente é colocado em um campo minado de armadilhas de linguagem.
Uma das táticas dos movimentos identitários é justamente mudar o significado das palavras de uma maneira que seja mais conveniente para apoiar suas pautas.
Racismo, originalmente, significava preconceito contra qualquer “raça” em potencial? Então aparece um ideólogo que redefine racismo como sendo preconceito apenas contra determinadas “raças”. Isso autoriza os autoproclamados antirracistas a dizer e fazer contra quem eles consideram racistas coisas muito semelhantes ao que estes dizem e fazem contra as “raças” oprimidas.
Isso ocorre porque, em seus fundamentos filosóficos, os movimentos identitários não passam de uma vertente do antirracionalismo pós-moderno, que nega, por princípio, qualquer realidade objetiva fora do discurso, ou que afirma que o discurso cria a realidade social. Como se falar “indígena” ao invés de “índio”, “escravizado” ao invés de “escravo”, “negro” ao invés de “mulato”, fosse mudar as realidades das pessoas abrangidas por essas designações.
Pedro, fundamental críticar todos os lados.... obrigada por ser assim.
Excelente comentário Pedro. Irretocável. Aniele deslumbrada, não dá. Votei com orgulho em lula, mas precisamos de discernimento no trato publico
Pedro, você usou o mesmo adjetivo que eu, para descrever a ministra Aniele, quando fiquei sabendo do caso: deslumbrada. O problema é que o ministério ao qual ela representa precisa de trabalho, e não de deslumbramento.
Sou de esquerda e não gosto do identitarismo. Serei criticado, mas minha luta é pelo trabalho e não dividir.
ser de esquerda não faz de ninguém progressista....
@@coconutis5978 , tá aí o PCO que não te deixa mentir...
Tamo junto!
Impossível a esquerda se preocupar apenas com trabalho no século XXI.
Trabalho é extremamente importante pra qualquer cidadão dentro do capitalismo, mas lutar contra as opressões é tão importante quanto.
Enquanto a esquerda tradicional não entender que a luta por trabalho e a luta identitária andam juntas, o conflito interno permanecerá.
@@alexandre1perez não tem classe mais identitária do que homens brancos heterossexuais tentando manter os privilégios com a desculpa de que "não vejo cor, apenas classe". Esquerdomacho usa o "sou de esquerda" como se fosse licença pra alguma coisa (?) hahaha
Sou de esquerda e Lulista e concordo com tudo que vc disse. Anielle precisa fazer uma retratação, precisa voltar 2 passinhos atrás e não cometer mais o mesmo erro e os movimentos de esquerda precisam voltar mais a base popular e menos identitária! Lamento muito q Lula não vá colocar no supremo uma mulher negra, essa seria uma grande chance porém se o Flávio Dino menos pior!
O mais triste é ver que a torcida do São Paulo, a que mais sofre homofobia nos estádios, foi atacada por quem deveria deveria ser tolerante. A hipocrisia reina.
Realmente, mais um pouco ela ia usar isso pra ofender o São Paulo também
Ministro Silvio Almeida merece ficar responsavel pelos dois ministerios. Muito mais qualificado e ético.
Eu tenho uma ideia ainda melhor. Funde junto com o ministério da mulher também e faz como o Bolsonaro fazia
@@MatheusC1729 dai a Cesar o que é de Cesar.
Pensei a mesma coisa quando ouvi o tal "racismo reverso". Gente, racismo é racismo e ponto! Ótimos pontos, Pedro.
Um PDP sem tirar nem por. Certeiro. Parabéns. 👏👏👏👏
Aniele deveria bater um papo com Silvio. "Não basta a mulher de César ser honesta tem que parecer honesta."
Ela virou desonesta?
Sou pobre e preto, assim como era meu pai. Ele tinha uma ideia de pobre quando vê fartura passa vergonha. A referência se devia ao comportamento de alguns quando iam a festas na casa de gente rica e comida abundava. Lembrando do prato vazio em casa, o pobre exagerava à mesa. Meu avô exigia dele moderação. Tentei participar de um movimento, que na década de 90 tinha o objetivo de aumentar a auto-estima das pessoas de cor. Entrei na onda, mesmo sabendo que se tenho baixa estima não é devido a cor. Porém em alguns debates percebi um sectarismo doentio, então me afastei. Reforçando a ideia de jamais agir como manada, não me afiliando a religião, partido político, sindicato ou qualquer coisa que o valha. Dito isso tudo, me ofende uma preta que era pobre, desperdiçar tanto dinheiro num país em que o governo acredita transformar vidas com 600 reais, indo a um evento que passou desapercebido para a maioria de nós, ganhando destaque graças ao preconceito de quem deveria combatê-lo. Até parece o governo anterior onde os ministros sabotavam suas pastas. Desculpe, lembrei agora... SAUDAÇÕES TRICOLORES! #LeiaPedroFeroz
Saudação Tricolor, e de Itaquera SP, ainda. De outro preto/pardo que se sentiu ofendido e invisível pela assessora identitária.
Errado tu não está, há de se admitir!
@@charlessilva9743 tricolor em Itaquera ta no lugar errado hein kkk. Brincadeira! Saudações alvinegras e aquele abraço
@@CarlosEduardo-rz5ww , é nois.
Porra Pedro, vc é foda cara, argumentos bem levantados! Parabéns
Excelente análise. Nada a acrescentar. Por isso, como outros aqui, não posso deixar de me desviar do assunto principal e pensar - como seria bom para a democracia se acabassem as mordomias sem sentido, como aviões da FAB, foro privilegiado, ministérios e cargos sem fim, penduricalhos salariais etc etc etc
Tanta coisa mais importante para nos preocuparmos do que linguagem neutra, gente...
Perfeita a sua argumentação! Parabéns.👏👏👏👏👏
Sempre muito sensato!!!!👏👏👏👏👏👏👏
Perfeito! Sou trans e considero o movimento muito agressivo. Não curto esse lado dele
Uma das análises mais sóbrias e necessárias que eu ouvi nos ultimos anos. Parabéns!
Concordo com o marxismo. A pauta identitária não ajuda a acabar ou diminuir as desigualdades. Infelizmente o identitário, muitas vezes, se torna um radical que não enxerga uma sociedade coesa.
A frase final foi um perfeito diagnóstico do problema! Agora, toca a pensar para achar a melhor solução!!!
Falando sobre a assessora de Anielle, o que vi foi uma soma de deslumbramento e falta de preparo para o cargo que ocupava. Poderia dizer que até senti vergonhs alheia por ela, tal o seu papel ridiculo num evento que deveria ter sido um marco pra pasta. Hoje soube que o governo dispõe de um manual de comportamento nas redes sociais. Num dos itens recomenda-se pensar antes de escrever. Então deduzo que ela não leu o Manual, ou leu mas não entendeu bulhufas ou simplesmente ela não pensa, nem antes nem depois de escrever.
Perfeito como quase sempre. Pedro é alguém que discordo por princípio mas quase sempre concordo na prática. É alguém que instiga, provoca, desafia, sacode... mas também emociona, cativa e faz abrir um sorriso solitário atrás de uma tela de celular. É alguém necessário à nossa democracia, a qualquer democracia. Quem o alcança e o vê não consegue devê-lo. Parabéns pelo seu trabalho. Mensagem de um crítico, pelo menos em algumas coisas... mas também de um admirador.
O comentário da assessora de Anielle seria tratado como piada dentro de qualquer bolha progressista de ambiente universitário.
O problema é que ela não tava na universidade, tava no Governo.
Perfeito
Concordo integralmente. Já passou da hora de o movimento perceber essas questões.
“Inverter a sociedade não vai acabar com sua dor” - Ponto de Equilibiro 💚💛❤️
MARAVILHOSA PONTUAÇÃO...
Sou de esquerda, mas achei justa a demissão da assessora da Anielle e as críticas à Ministra. Todo apoio às minorias, mas algumas críticas precisam ser feitas
Sou centro direita e vejo com certeza os defeitos da direita
ÓBVIO. SABE QUEM É MALUCO? PEDRO DORIA, QUE QUEr DAR UMA MAMADA EM LAVAJATISTAS, A GENTE NÃO
Então já são três... a Tronicke, o Reinaldo Azevedo e você. Bom começo...hehe@@anamariaguimaraescorrierif5187
Eu gostaria muito que essa moça se retratasse nas redes sociais. Não precisa pedir desculpas para os brancos ou paulistas, pode ser só pra torcida do São Paulo mesmo.
Mas a atitude foi a mesma de ministros do governo passado: fala besteira, o ministério se recusa a mandar embora, manda embora depois de muita pressão e depois se diz vítima de perseguição. Igualzinho o governo passado.
Eu só queria que pessoas mais civilizadas ocupassem o governo, mas minha esperança vai caindo cada vez mais.
Parece que essas pessoas são extrema esquerda. Não acham que "erraram", apenas foram sinceras e mostraram como pensam. Dá para imaginar o que elas dizem e defendem fora dos espaços públicos.
Lula está sendo impessoal. Está também usando de estratégia e sabedoria para a manutenção da democracia na conjuntura deste momento. Foi por essas competências que votei nele.
Eu concordo com você, Pedro, tempos difíceis e o identitárismo não nos ajuda.
Excelente!
Excelente vídeo. Penso que é preciso reforçar argumentos de garantias de direitos sem tantos particularismos. Pessoas devem ser respeitadas independentes de orientação sexual, gênero ou cor de pele. Merecem dignidade porque são pessoas. Nesse ponto, gosto muito do pensamento filosófico do John Rawls, sobre o liberalismo igualitário.
Muito bom vídeo, Pedro.
Concordo, concordo, concordo !!!
Verdade. Gosto muito dos livros do Andrew Solomon que fala muito bem sobre isso. Isso acaba enfraquecendo a luta contra o racismo no fim das contas. Parabéns pelo vídeo e trabalho, Pedro! Não concordo sempre mas sempre faz eu pensar e refletir mais sobre assuntos importantes. Abraços!
Parabéns. Sua e didática justa e sensivel
Roberto Mangabeira Unger fala que o identitarismo é uma exportação de cultura estado-unidense pro Brasil
E realmente é, lá essas questões são muito mais profundas do que aqui, aqui deveríamos ter outras prioridades
Excelente Doria!!!
Excelente vídeo!!
Perfeito, Pedro!!!!
Os movimentos começam legítimos, depois crescem, conquistam marcos importantes, depois vai diluindo e acontece coisas como vimos com essa funcionária do ministério.
Começar "legítimo" não isenta de interesses claros de dominação e poder.
@@gutocst dominação e poder não isenta NINGUÉM: Igreja, Estado, donos de capital, movimentos sociais, quadros conservadores, etc etc etc.
@@flaviontherocks isso! O problema é a galera do identitarismo citada se colocar acima de qualquer interesse a não ser de """justiça""". No frigir dos ovos do cotidiano, vemos como se comportam diante casos breves de ostentação: Silvio de Almeida não precisou usar avião da FAB nem dançar em seu assento para assistir a final da Copa do Brasil. E muito menos tingir as críticas de racismo (sic).
Esse vídeo lavou minha alma. Deslumbramento e uso do identitarismo para tentar se esquivar de responsabilidades reais. Isso, numa escala menor pode até parecer inofensifo, mas pode ser fatal para esse governo que tem muito pouca margem para escândalos. Precisamos de pessoas mais maduras e menos deslumbradas para Lula 3 dar certo.
Excelente análise
❤❤ Pedro, smp bom te ouvir... grata, como cidadã!
arrasou, Pedro
Não canso de dizer que essa é a Esquerda que a Direita gosta.
Tem certeza que não é aquela que faz acordo com o Centrão enquanto silencia os grupos historicamente mais oprimidos?
Bonitinho, porém a vida real não é assim. A direita vai crescer sempre pelo senso comum. Se você vai coadunar com isso, sinto muito
@@Theneves15 Não entendi se seu comentário é pra minha resposta ou pro primeiro comentário. Mas a "vida real" é que a opressão não é igual pra todas as pessoas, e é preciso fazer o recorte de gênero e raça, sim. Isso não prejudicarem em nada a luta por uma sociedade mais igualitária, bem pelo contrário, e é falacioso achar que uma coisa exclui a outra. Se isso realmente faz crescer a direita ( não achei até agora uma só evidência disso, mas ok...) , seria motivo pra deixar os grupos mais oprimidos quietinhos ou pra mudar a maneira como a sociedade pensa sobre si própria?
Eu ainda não vi essa reportagem Pedro. Obrigada por trazer esse reportagem aqui.
Sempre coerente.
O Dino no STF me deixa triste. Acho que ele contribuiria muito como um futuro presidente! Tem muita gente boa p assumir STF, mas para um cargo como de presidente não! Abraço Pedro!
Isso me faz pensar que o Lula tá fazendo isso pra nãõ ter concorrência. É óbvio que o Dino é mais capacitado e safo que o Lula
Excelente.
Henry Bugalho também fez um bom vídeo sobre o tema.
Excelente, Pedro! análise equilibrada e didática.
Agora tocou na ferida. Em boa linguagem de twiiter: Pessoal não sabe militar e fica dando close errado.
Eu não creio que convencer os outros seja importante para os identitários. O mais importante é impor seus valores aos outros. Se os hereges vão concordar ou não com isso é irrelevante; eles apenas têm que se submeter à nova ordem. É curioso que o incidente tenha envolvido times de futebol, porque é o mesmo tipo de coisa que esses times fazem. O flamenguista não quer ser amigo do corintiano, ele quer derrotá-lo.
Os grupos identitários dizem estar lutando pela igualdade, e em muitos casos suas lutas de fato promovem igualdade. Mas suas motivações são outras. Os seres humanos são muito bons em arranjar justificativas para suas verdadeiras motivações, e em algum nível eles realmente acreditam nelas.
Anielle só é ministra por ser irmã de Marielle, mas claro, falar essa obviedade também deve ser racismo.
Ela não tem perfil para o cargo e essa situação relacionada a irmã é muito sem sentido. Penso que Lula deveria demitir as duas! Mas vc já viu neh? Lula não quer dar munição p a extrema direita! Difícil! Numa reforma ministerial ela deveria ser retirada.
@@enin12 Por causa de um erro da assessora querem mandar embora a ministra. De repentes virou incompetente e apenas irma de Marielle. Quando uma pessoa negra erra, os brancos são implacáveis. Depois acham ruim quando chamamos vcs de racistas. Vai vendo… Pessoas brancas quando cometem erros relacionado ao racismo não são tratados dessa maneira. É só pedir desculpa que fica tudo bem . Estou mentindo?
O Brasil é um país miscigenado e a gente deve se orgulhar disso. Todo mundo admira a Alemanha, a Suécia, o Canadá, mas não adota a austeridade com dinheiro público que lá existe.
Absurdo não é Lula escolher "mais um homem branco", absurdo é Lula escolher um homem para a vaga de Rosa Weber em uma corte que já possuia apenas duas mulheres. Enorme perda para a luta da igualdade de gênero.
Muita lucidez! ❤ obrigada
Sobre o identitarismo, concordo plenamente.
Na entendo uma coisa. Se é pauliste, por que é presidenta? 🤔
não é pauliste, é paulista. somos paulista e esse colocação de gênero neutro para atacar nós da torcida do São Paulo ficou pior ainda que o próprio racismo contra nós deferido
Eu pensei nisso desde a primeira vez q ouvi essa bobagem de pronome neutro. Encheram tanto o saco com essa história de presidanta e agora vem querendo encher com um raciocínio contrário. Eles se perdem na narrativa. Ou narrative.
@@danielclemte paulista não é quem torce pro São Paulo. O nome disso é são paulino(a/e).
@@HinataPlusle eu sou paulista e São Paulino, por isso o comentário, eu sou daqui.
Eu me considero progressista, mas essa história de linguagem neutra é um problema. As línguas naturais se desenvolvem segundo certos princípios e um deles é que a língua é um fato social. Isso significa que ela é compartilhada e aceita por toda a comunidade. Não pode ser imposta por apenas uma parte dela. Mexer na língua de forma artificial e forçada pode ter péssimas consequências, pois ela é algo que nos une num nível fundammental. Quando começarmos a discordar sobre como devemos usar a língua, pode ter certeza de que será o começo do fim.
Pontos importantes. É preciso ter critério e discernimento.
Linguagem Neutra é pauta de país rico. Em países como o Brasil, esquerda, direita, centro, em cima, embaixo, tem que se preocupar com desemprego, inflação, saneamento básico, qualidade da educação...
Essa pauta foi importada dos EUA, o povão aqui em geral (tem excessões) não se importa com essas pautas.
Essa pauta é usada como ferramenta política apenas…
@@richard9585
Visto que a pauta é indiferente para a maioria dos eleitores, por ser importada ou por vir de um ambiente universitário que é restrito, logo é o tipo de pauta que não dá voto. Qual o sentido de ter uma ferramenta política, em uma Democracia, que não dá voto? Não entendo! A melhor crítica aos excessos do identitarismo nos EUA é feita pela própria esquerda americana, pelo historiador Mark Lilla, exatamente esse sentido, de não dar votos, fragmentar a base e não tratar dos problemas comuns a maioria do eleitorado. Inclusive das minorias sociais. Linguagem neutra e discussões intermináveis sobre banheiro unissex melhora em que na prática a vida das pessoas trans? A militância não entende que discutir capacitação, escolaridade e mercado de trabalho para essa população faz mais sentido do que essa bobajada de "todes"?
@@tattianasalles3019 concordo contigo, existem outras prioridades, mas as pessoas que usam o identitarismo como ferramenta, querem obter outros ganhos com isso, não necessariamente voto.
Eles gostam de suas bolhas, tem um ego nas alturas, e gostam de ter seguidores como capital político
Primeira vez em muito tempo que concordo com tudo que o Pedro disse.
Excelente reflexao! Obrigada!
Se fosse comigo eu baixaria a patente do depoente. Ia ser Sargento Heleno pra lá e pra cá.
Sempre didática, indo direto ao ponto.
Bolsonarismo ama o identitarismo.
Pelo menos os líderes políticos e religiosos que manipulam as massas adoram - mais munição para atrair simpatizantes. Já os seguidores odeiam visceralmente.
Detesto identitários.
Muito bom.
Sempre achei que apenas donos de bares trabalhassem vendo jogo de futebol....
Pedro, obrigado por esse texto, corajoso, esclarecedor, fantástico! Me sinto um privilegiado de ter acesso ao “Meio” e ser um assinante premium.
Arrasou 👏
Aliás, depois do impeachment do Xandão qual seria o próximo da fila? Eu fico em dúvida entre Barroso e Gilmar...🤔
Muito deslumbramento mesmo...
É foda, negão, é foda, alias se fosse foda consensual era bom né?
Olha me incomoda isto profundamente, nos primeiros discursos que era um tal de "todes" para um lado "todes" para o outro e só pensava com os meus botões, isto só ajuda a inflamar e dar material à lunático de porta de quartel.
O Brasil é um pais que não sei nem como descrever as vezes tão adiantado as vezes parece que querem voltar a idade média, duas historias que ouvi esta semana, uma comigo e outra com uma amiga da minha sogra, ambas em São Paulo. A comigo eu aluguei um apartamento a duas pessoas que depois acabei por descobrir que eram drag queens constantemente tenho recebido reclamações da sindica sobre barulho e digo que preciso de provas se quiser entrar com um pedido de quebra de contrato, e ela nunca me manda e por final a reclamação principal é que eles são gays e recebem pessoas gays dentro do condominio (o que ela falou você ia gostar de estar aqui e ver pessoas estranhas entrando no condôminio?) . Outro causo quando conversavamos sobre isto com minha sogra ela falou de um casal homosexual feminino com um filho pequeno comprou um apartamento e desde então no condôminio sempre acaba sendo ofendida por ser quem são ao ponto de proibirem a filha de usar a piscina porque ela não tinha um pai.
Ambos podem ser maus entendidos, sim mas para quem está vivendo a situação é real é como elas se sentem.
O que me deixa puto com uma ministra que reclama e faz bosta e coloca uma mascara de identárismo para justificar as próprias merdas é que quem realmente sofre nestas situações perde espaço.
Irretocável. Parabéns pela análise Pedro, vejo cada vez mais o Meio voltando a um posicionamento mais ao centro, como era no começo. E digo isso pq na minha opinião o centro é onde estão os que pensam e analisam cada situação de maneira independente, sem seguir os “dogmas idealistas” do seu espectro político preferido
Isso aí. A esquerda que defende a justiça social é EXATAMENTE IGUAL à extrema direita que defende o genocidio, a teocracia, a intolerância. Viva o centro! Viva e deixe morrer os que se revoltam contra a opressão!
Do jeito que o Pedro falou, ficou parecendo que o movimento identitário é um só, organizado e concorde/uniforme. Mas ele é completamente descentralizado e bem desorganizado.
Pouca leitura, disputas ensandecidas por espaço/poder e arroubos juvenis em discurso são suas marcas.
Perfeito.
O cerne da questão Pedro Dória, é a defesa da cidadania. Uma sociedade de cidadãos é uma sociedade que preserva os direitos e deveres de todos:brancos, pretos, amarelos, vermelhos, verdes...homens, mulheres, pessoas que não se reconhecem como um nem outro...Então a identidade defendida só pode ser a do cidadão. E qualquer desvio disso será pela escolha de um tribalismo, que será defendido como o sentimento tribal justo por quem o defende.
Quando você diz que quem não concorda com a liberação do aborto por livre vontade (para além das já determinadas três exceções contidas na lei) é gente de "extrema direita", você age com a mesma tática que você imputa ser um erro identitário. Então uma pessoa não pode considerar que a vida humana começa na concepção, e não ser uma pessoa de extrema direita?
Veja, uma pessoa nem mesmo precisa considerar a existencia de uma "alma humana" para poder compreender que o inicio da vida de um ser humano está no surgimento de um embrião em um útero. O que significa dizer que uma pessoa filosoficamente materialista pode compreender que a relativização da vida humana, que permite o simples descarte do corpo de seres humanos nos seus primeiros estágios de desenvolvimento é algo terrivelmente negativo, pois implica na negação da humanidade de certos indivíduos, que nem mesmo tiveram a chance de se expressar, de se defender.
Uma pessoa materialista portanto (veja, ele não é o "ser inferior", o crente em uma alma, que por certo juízo é sempre um simplório, por quem a classe iluminada e pensante deve ter no maximo uma tolerancia...) pode pensar assim, e ainda considerar acertada as determinações legais que permitem o aborto nos casos já estabelecidos pela lei, por considerar que em tais casos (estupro, risco de morte da mãe, e anencefalia), a terrível dramaticidade dos casos imputa a solução do aborto o triste caráter de um "mal menor".
Esta pessoa então, é de extrema direita? Veja como o seu modo de caracterizar faz uso da simplificação que você caracteriza como "erro identitário".
Que gente doida...
obrigado prof. agora eu entendi a questão - realmente foi uma frase infeliz da assessora.
Concordo com vc em gênero, número, grau, orientação sexual, raça e religião.
Ótima leitura Pedro. E oportuna. Lembro como o identitarismo a dividir enfraquecer a luta de classe era uma proposta importante nos escritos de Alexander Dugin.
Identitarismo enche as medidas
Ela podia usar o avião da FAB? Podia. Ela devia ter feito isso? Não.
Mas... por que os jornais bateram tanto nela enquanto não falaram absolutamente NADA do Fufuca que também é ministro e estava no mesmo voo?
Valeu!
Eu queria o Silvio Almeida no STF e o Flávio Dino como presidente.
Fazia tempo que eu não concordava tanto com você.
Quanto absurdo!
Eu queria ver esse ímpeto de ambas à parte por segurança pública, todos cegos o povo sangrando, morrendo e ficando cada vez mais preso em casa e nós ocupando espaço precioso por discussões que o povo pobre mais clama qie é segurança pública.
Pedro, não dá pra curtir 2 vezes, mas seu comentário foi irretocável. Parabéns pela lucidez
A política é a luta civilizada pelo poder. Hora usa-se o convencimento, hora o enfrentamento. A vitória depende de ter um diagnóstico e uma estratégia adequada.
Parabéns Pedro Doria.
Top5 episódios do PDP com certeza!!
Dedo na cara. Análise precisa.
Concordo com Doria nesse ponto. Nunca mais tinha assistido A Fazenda depois da primeira versão com Supla, mas ontem parei por alguns minutos pra ver e deu pra perceber que essa discussão e reflexão estão acontecendo lá dentro. Achei isso bom, pelo alcance popular que o programa tem.
Ok. Gostei
É ENGRAÇADO O DESESPERO DE PEDRO PRA TENTAR EXPLICAR TUDO DO PONTO DE VISTA DE TODOS OS ENVOLVIDOS, MESMO QUE SITUAÇÕES CLARAS DE ABERRAÇÃO. PARABENS PEDRO POR TENTAR DAR LUCIDEZ AO QUE MUITAS VEZES É IRRACIONAL. SÓ CUIDADO PRA NÃO ENDOIDECER .