A VERDADE QUE NINGUÉM TE CONTA SOBRE OS ALIMENTOS ORGÂNICOS • Física e Afins
HTML-код
- Опубликовано: 21 ноя 2024
- Faça o Física e Afins existir no PIX: contato.fisicaeafins@gmail.com
Loja parceira do canal: respireciencia...
MEUS EBOOKS:
Coleção "Aprender a Estudar": respireciencia...
A era do ódio na internet: uma introdução à neurociência do hate: respireciencia...
Ajude o Física e Afins e se torne MEMBRO: / física e afins
Quer me enviar algum presentinho, cartinha e/ou docinhos?
CX POSTAL: 2002
CEP: 96015-145 Pelotas/RS
Quer uma parceria conosco? contato.fisicaeafins@gmail.com
Quer me seguir em tempo real?
Instagram: / bibibailas
Twitter: / bibibailas
Facebook: Física e Afins
Nossos vídeos são editados pelo Uriel Rocco:
/ urielrocco
Roteirista: Felipe Secundino
/ secundinofelipe
Referências:
www.gov.br/agr...
BARAŃSKI, M. et al. Higher antioxidant and lower cadmium concentrations and lower incidence of pesticide residues in organically grown crops: a systematic literature review and meta-analyses. British Journal of Nutrition, v. 112, n. 05, p. 794-811, 26 jun. 2014.
BENGTSSON, J.; AHNSTRÖM, J.; WEIBULL, A.-C. The effects of organic agriculture on biodiversity and abundance: a meta-analysis. Journal of Applied Ecology, v. 42, n. 2, p. 261-269, 14 mar. 2005.
conexaoagua.mp...
www.camara.leg...
www.embrapa.br...
www.embrapa.br...
mst.org.br/202...
LOPES, C. V. A.; ALBUQUERQUE, G. S. C. DE. Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática. Saúde em Debate, v. 42, n. 117, p. 518-534, jun. 2018.
LU, C. et al. Organic Diets Significantly Lower Children’s Dietary Exposure to Organophosphorus Pesticides. Environmental Health Perspectives, v. 114, n. 2, p. 260-263, fev. 2006.
REGANOLD, J. P. et al. Fruit and Soil Quality of Organic and Conventional Strawberry Agroecosystems. PLoS ONE, v. 5, n. 9, p. e12346, 1 set. 2010.
Vem conhecer meus ebooks e participar do aulão de técnicas de estudos:
respireciencia.com.br/ebooks/
www.sympla.com.br/evento-online/por-onde-eu-comeco-aprenda-a-estudar-hoje/2079948?_gl=1*21fcho*_ga*MzI4ODQ3NDM5LjE2ODk2NjM2MjM.*_ga_KXH10SQTZF*MTY5MDU5MTI0MC4yNS4xLjE2OTA1OTEyNjQuMC4wLjA.
Obrigado pelas fontes! Consegui achar elas na descrição ❤
Obrigada por seus vídeos, Bibi, mas neste, faltou dizer q orgânico não é agroecológico porque ainda usa veneno. Só q o veneno é natural em vez de industrializado. Por isso o controle biológico por caldas e outros meios são ainda tóxicos. Já o agroecológico muda a lógica de produção pra não precisar desses insumos orgânicos ou não. Anta diversidade buscando imitar a natureza de forma q ela própria produza naturalmente suas defesas naturais. A gente só induz isso pela poda e o manejo do agroecosdistemas. As agroflorestas são exemplo disso.
Eu sou um engenheiro agrônomo desempregado.
Eu gostei deste vídeo.
Crítica construtiva: Não fale GRITANDO
@@luizantonioduarte8249pedi alguma opinião? Não! Crítica construtiva: aprenda usar a opção de volume do seu dispositivo ☺️☺️
Por isso existe as sementes criolas que são aquelas guardadas pelas famílias a décadas a cada colheita e são trocadas entre vizinhos, famílias, em férias e hj em dia com a tecnologia tem bancos que recolhem e reproduzem e doam essas sementes originais!❤
Sim, inclusive as sementes crioulas são livres de veneno e geneticamente adaptada às adversidades do ambiente de origem. Por exemplo, no Ceará tem as sementes da paixão que são passadas por gerações justamente por ser resilientes e suportar o período de seca.
Oi amigo. Como eu consigo acesso a umas dessas sementes? Estou precisando para plantar :(
que leagal!!
BIBI eu te amo. Isso mesmo , orgânico é acessível nas feiras agroecológicas. Seja no Armazém do Campo seja na Loja Livres Produtos do Bem em Campinas/SP. Todas e todos convidados para conhecer ❤
Sementes crioulas produzidas com adubo químico ou agrotóxicos tb não é orgânico. Se usou herbicida no terreno antes do plantio, se usou esterco de produção animal não orgânico, tb não é orgânico. Portanto, conheça a procedência da sua semente crioula, senão, é comprar gato por lebre.
Há bairros que possuem hortas comunitárias. A dona do sacolão do bairro da minha mãe tem um sítio onde ela produz alimentos orgânicos e vende a baixo custo. Basta começarmos a nos interessar por saber a origem e como o alimento que chega ao nosso prato foi produzido, plantado e cuidado.
Não existe orgânico de baixo custo, moro na roça, temos legumes e hortaliças orgânicas e a produção é mínima, portanto, é impossível vender a baixo custo.
Tem aluns problemas, eu planto orgânicos e vendo a preços populares, mas não posso dizer que é orgânico porque a lei me proíbe, o custo de certificação é uma loucura, no brasil orgânico é uma legislação cheia de burocracias, não é um modo de cultivar que não favorece os pequenos.
Olá professor.
Minha família tinha sítio e produzia verduras e legumes totalmente orgânicos.
Não tinha como vender para outras pessoas a produção de orgânico e muito pequena e dependendo do tempo a produção é inviável.
No sítio utilizávamos água de um pequeno riacho nos fundos da propriedade, mas descobrimos que outros agricultores estavam utilizando produtos fertilizantes e outros produtos tóxicos comprados no PARAGUAY, minha família ficou muito decepcionada com isso.
Quando chovia os lagos riachos inundavam tudo e a criação de peixes do meu pai morreu com água contaminada cheia de veneno.
Cidade Ibiúna.
Eu consumo muitos produtos do Armazém do Campo e do MST e há uns 10 anos venho evitando industrializados, sou vegano, minimalista e socialista. Sou biomédico com especialização em química e microbiologia e durante 30 anos dediquei minha vida ao mundo dos laboratórios. Assino em baixo do conteúdo que vc nos apresenta. Tudo com fonte e uma arguição sensacional 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽obrigado🙏🏽🌱
Deve ter muitos amigos...
👏
Minions se mordem com conteúdo científico que vou te dizer...
@@AlexoMello sim, são negacionistas e vivem numa superfície onde boiam os dejetos. Não podemos parar de divulgar a ciência 👏🏽👏🏽
@@alexmalheiros8413 tenho os necessários, digo que amigos são a família que escolhemos.
Excelente vídeo. Existem inúmeras evidências científicas mostrando os benefícios e malefícios dos diversos sistemas de produção. A agricultura baseada nos princípios conservacionistas é futuro da agricultura. Percebo que um grande entrave são os incentivos governamentais e outro é a própria população. Para fortalecer a cadeia de produtos oriundos da agricultura familiar e produtos orgânicos, é preciso incentivo financeiro em mais pesquisas/assistência técnica e, a criação de cadeias curtas de comercialização. Essas cadeias curtas possibilitariam maior segurança/estabilidade para o produtor e produtos de maior qualidade para o consumidor.
Obrigada pelo video, Bibi! Uso de agrotóxicos tem um risco grande, principalmente para os trabalhadores rurais que manipulam esses prosutos e para o ambiente. O declínio das populacoes de polinizadores por causa de agrotóxicos é seríssimo. Importante trazer a agroecologia para o debate!
abelhas matam mais trabalhadores rurais do que intoxicação por agrotóxicos!
Tem um ponto nessa questão que é o risco financeiro de ser orgânico. Se você está isolado ou aonde em um raio grande não tem visinhos para te passar pragas, o orgânico é bom. Eu tenho uma plantação de cebolinhas orgânico, suficiente para fornecer pros vizinhos e tal. Ano passado começou um fungo aqui na região, do nada atacou as minhas cebolinhas e quase que perdi toda a plantação, consegui salvar algumas mudinhas e depois de uns 10 meses que consegui restabelecer a plantação ao que era antes. Mas eu fiquei pensando e se eu vivesse de cebolinha como que eu ia fazer nesses 10 meses? Daí trocando ideia com uns produtores de tomate aqui eles me falaram que essa é uma das principais razões para eles usarem defencivos agricolas, não correr riscos financeiros. Mas acredito que precisamos discutir mais racionalidade no uso sim e temos margem para diminuir consideravelmente o nosso uso, usando inimigos naturais ao invés de inseticidas e fungicidas e plantas de cobertura com efeitos alelopáticos ao invés de herbicidas, etc.
E pragas se espalham em uma velocidade incrível. Se a produção de X alimento é comprometida, vai faltar no supermercado e, consequente, os preços aumentam muito para o consumidor. Gosto de comer veneno? Não gosto, mas entendo o motivo para que eles sejam usados.
Sobre o fungo da sua cebolinha, já ouviu falar sobre o uso de água oxigenada? Caso não, pesquise sobre o assunto no canal "Um botânico no apartamento". De repente pode te ajudar. 😉
Eu sou um engenheiro agrônomo desempregado e, vivo no Ceará.
Se quiseres, eu te aconselharei de graça, sobre este assunto.
@@daltonagre Obrigado Dalton, mas não precisa não. Acredito que já resolvi a questão e ano passado foi um ano meio atípico aqui pra região e perfeito para os fungos várias pessoas tiveram esse problema, mas esse ano pelo o que eu estou monitorando está tranquilo. E eu também plantei umas toceiras em outro local mais isolado, daí se tiver problema novamente eu uso as mudinhas desse outro lugar e em uns 2 meses já restabeleço ao que era original. E eu cultivo pouca coisa, mais pra ter um cheiro verde fresquinho mesmo não é pra renda não. Mas agradeço.
Oiii, parabenizo pelo seu trabalho. Olha, a ideia mais interessante não é formar uma pequena monocultura. O ideal é estimular famílias a cultivarem vários produtos diferentes em um mesmo terreno considerando as plantas que são amigas e as que não se dão bem. Esse modelo de negócios funciona melhor e diminui riscos de perdas das famílias. Além disso, é possível que várias famílias que trabalham na mesma região plantem várias espécies de milho ou de feijão, por exemplo, para que não ocorra o risco de perdas pro pragas. O segredo está na diversidade de plantio e de espécies. Não é o caminho mais fácil, mas é um caminho possível e que exige ajuda externa (como da Embrapa e Universidades) e é perfeito para cooperativas. Desejo que seu negócio prospere e, mais uma vez, parabenizo pelo esforço.
Cebolinha é fácil, tomate é muito difícil!
Muito bom, sou pesquisadora na área de toxicologia ambiental e expansão de fronteira agrícola na Amazônia, bem como seus impactos por agrotóxicos. Assino embaixo, excelente conteúdo!
Que incríveeeeel
qual o impacto toxicologico do uso de agrotóxicos?
Bibi, muito legal esse vídeo, mas faz também sobre o que acontece com o cérebro no puerpério! Acho impressionante como circula pouco a informação sobre esse período!
Bibi, se puder ajudar a divulgar o Bacharelado de Agroecologia da FURG. Nosso curso tem poucos estudantes. E um potencial incrível. Aqui em São Lourenço do Sul a feira municipal é muito boa e os estudantes tem contato direto com agricultura ecológica, quilombola e pomerana da região sul. 💕
Bibi, nota esse comentário!!!
Ainda bem que tem pouca gente. Imagina ficar enfiando dinheiro no ralo com esses cursos
@@viniciuscilla vai trabalhar seu desocupado kkkkkkk eu heim, É MUITA FALTA DO QUE FAZER
Aqui em São Paulo os orgânicos em grandes redes de supermercados são mais caros, mas em feiras de orgânicos e comprando direto dos produtores é igual ou mais barato.
A produção é bem trabalhosa, demanda dedicação, por isso é mais caro
Duro é acreditar que é orgânico de fato, quando aparece alguma praga e acredite sempre aparece tu acha mesmo que vão perder a plantação e duvido muito que 50 % desses orgânicos sejam realmente orgânicos com o porém da quantidade do uso que facilmente pode superar e muito dos não orgânicos visto que é algo fora do planejamento
@@bartelega Mas muitas vezes é mais barato. Quis mostrar que depende de onde se compra.
Tem a feirinha do MST, lá no parque da água branca. Eu amo espinafre, no mercado 400 gramas de organico custa de 8 a 12 reais. Lá na feira compro um maço enorme de orgânico (nunca pesei mas deve ter pelo menos o dobro da quantidade) e normalmente pago 5 reais. Fora que é muito mais gostoso! Amo!
E outra coisa, aqui em São Paulo de saber isso tudo já é coisa antiga …é grande o número de pessoas que compra na feira do MST que acontece sempre na água Branca, ou em outros pontos como por exemplo Armazém do campo que fica no bairro dos campos Elíseos ou em vários outros pontos, eu acho que a tendência desses orgânicos serem tão caros, é uma tendência que vai cair, porque já tem vários locais oferecendo com custo bem menor. Isso pra gente aqui em São Paulo, dos orgânicos que realmente existem, do controle de pragas através da proteção biológica, já é assunto bastante conhecido.
Bibi, gostaria que falasse sobre as evidências científicas relacionando jogos eletrônicos e violência. Recentemente, o governo divulgou um relatório que sugere tal correlação, apesar de contradizer estudos anteriores. Este é um assunto que pode ter impactos negativos na indústria de jogos, que tem contribuído significativamente para a economia do Brasil. É essencial esclarecer melhor essa questão. Gosto muito do seu trabalho, e que Deus abençoe você e sua família! ❤️
Não seria uma pergunta para uma psicóloga e não para uma física? Afinal você não está pedindo a opinião dela, e sim evidências científicas.
@@alejandrocuevas7831mas ela é cientista, ela faz a leitura de artigos nesse campo tbm.
Da mesma forma que existe filmes, há jogos para maiores de dezoito anos, infantil etc. Então cabe os pais educar, respeitar as regras e controlar o que seus filhos vêem. Então o problema não tá no governo, mas em casa.
Bibi, faz sim um vídeo sobre o cérebro no puerpério. É um assunto muito legal. Outro assunto legal são as mudanças no cérebro dos pais que são, de fato, cuidadores.
@@JadeOharaMas vc tem filhos?
Para de mendigar video, que saco! Cheio de comentários nada a ver com o assunto.
@@paula__marquezini vai lá, quinta série.
Por isso planto minhas frutas, legumes, tenho minhas galinhas, meu lago de peixe....❤❤
Obrigado pelo vídeo, realmente necessário. A produção orgânica no Brasil, infelizmente ainda enfrenta bastante impasses, mas todos sabemos que é possível. Ana Maria Primavesi, inclusive no seu Livro "Pergunte ao solo e as raízes " problematiza esta questão do que é orgânico ou não. Sugiro trazer vídeos acerca dos sistemas de produção agroecologicos e agroflorestais.
Como vc diz, quando a pessoa entra na sua área, no seu dia dia e não detém conhecimento suficiente para falar, causa muito sentimentos ruins.
Hoje vc me mostrou que essa é uma grande verdade.
Obrigada por esse vídeo! Faço biotecnologia e tem professores da área agronoma que até nos proíbem de falar a palavra agrotóxico tentando amenizar a problemática. Acho muito importante esse tipo de vídeo. Pq o que tem de profissional agindo como se esses problemas não existissem e repassando em sala de aula o conteúdo sem o mínimo de fundo crítico criando outros profissionais que não olharam pra isso não é de hoje e nem de ontem.
E qual é mesmo o problema?
Agrotóxico não é o termo mais adequado!
Bibi aqui no interior da Paraiba compro umas coisas na feira livre mas compro outras coisas no supermercado tb. Tradicionalmente agricultores locais trocam sementes crioulas e isso é oq nos salva. Tem de milho, jerimum, melão, maxixe, quiabo, pimenta, goiaba, pinha, caju e por aí vai.
Bibi, só queria agradecer muito muito muito por todo conteúdo que você compartilha, faz a gente entender melhor tudo que está em nossa volta, obrigada e muita saúde pro seu bebê❤
Maravilhosa, conheci ontem e pretendo marcar presença a cada vídeo ! Sucessooo
Você é muitas vezes, quase sempre, maravilhosa. Parabéns.
O "quase sempre" é porque não posso afirmar "falseabilidade", conceito de método científico que considero sempre.
Aqui em Porto Alegre/RS tem uma feira orgânica maravilhosa, todo sábado de manhã, na redenção! Amo! ♥️
Sim, foi o que falei logo acima, para pessoas do Bom Fim e Cidade Baixa que não trabalham aos sábados e podem pagar mais caro é bem legal. O problema é para pessoas da periferia que trabalham até sábado seis da tarde... Como sempre, as pessoas com mais condições e tempo, recebem mais condições e melhores ofertas. É uma lástima, mas a realidade de quem trabalha e mora no subúrbio é bem distinta.
@@cristinanunes2768 Concordo contigo, sou de Porto Alegre RS também. O problema é que as pessoas que moram na periferia não tem dinheiro nem pra comprar produtos não orgânicos. Moro na Restinga e graças a Deus sou aposentado e a nossa renda aqui em casa nos permite consumir estes produtos, porém temos que sair de onde moramos e procurar estes produtos em locais bem distantes.
@@jairofialho821 Sim, e muitas vezes o que se gasta de transporte deixa o produto ainda mais caro no final das contas. E sim, muitos dos que moram na periferia não conseguem comprar nem os produtos não orgânicos. Mas não tenho certeza de que o pessoal do Bom Fim saiba onde fica Restinga. Estamos em um lugar que não existe no mundo de algumas pessoas.😭
Me lembrei de uma conversa que tive com um produtor que vende numa feira aqui na cidade (interior do ES). Ele tinha uma barraca que vendia legumes orgânicos e não orgânicos (?). Aí perguntei se ia agrotóxico nos não orgânicos. Ele disse: "Só um pouco". Aí perguntei dos orgânicos, e ele: "Esse menos ainda" (?). Então eu falei mas se é menos ainda, vai alguma coisa? E ele: Até vai, mas a gente respeita o tempo e coloca só a quantidade mínima.
Detalhe, a batata frita orgânica era uns 30~50% mais cara.
Essa dica de feira de interior pode ser furada. O cara só coloca o nome de orgânico e vende mais caro.
O Ministério da Agricultura tem um cadastro com o nome dos(as) produtores orgânicos e quem os "certifica" La você pode conferir o nome. O produtor orgânico em feiras deve manter um documento de Organização de Controle Social a mostra para o consumidor. Pergunta sobre a declaração para esse produtor
Meu fi, trabalhei alguns anos numa rede de Supermercados e um dos fornecedores de horti-fruti disse que as vezes ele vendia mais caro como orgânico só deixando uma terrinha a mais nos legumes e o cliente tinha a sensação de "ah, esse é natural mesmo"
@@gabriellefelix4519 O povo gosta de ser enganado, paga 5x mais no mesmo legume porque "não tem agrotóxico" 😅
Balela...
Defensivo agrícola é CARO.
Nos, agricultores, não colocamos SOBREDOSAGEM, pois é jogar dinheiro fora.
Essa história de que "VAI VENENO MAS É MENOS" é puro engodo!
@@gabriellefelix4519 no supermercado eles tem que vender produtos embalados com o selo. Se não era assim o supermercado poderia ser denunciado e multado. Existe código do consumidor além do Ministério da Agricultura e o que o supermercado fazia era uma fraude estava enganando o consumidor. A gente também precisa ficar alerta e como cidadão denunciar
Muito bom, Bibi. Esse assunto é muito importante!! Sou do Paraná e trabalho do Programa Paraná Mais Orgânico, que é uma política pública do estado que oferece assistência pro produtor que deseja fazer a conversão da sua produção pra se tornar Orgânico certificado. E é muito legal chegar na propriedade e ver a infinidade de produtos que os e as agricultoras cultivam, tem de tudo, inclusive tomates e é tudo muito saboroso!
Sugestão para produtores: busquem incentivos para diminuir o preço dos orgânicos e não para aumentar.
Orgânicos puros mesmo são os q a pessoa planta no próprio quintal.
Eu nem sou tão fã de física, mas a apresentadora é tão linda, mas tão linda que não consigo para de assistir aos vídeos....um após o outro...❤
Parabéns pelo vídeo!!! Gostei da iniciativa mas tenho alguns pontos para adicionar:
1) O Brasil e outros paises tropicais tem sim mais pragas e doenças que outros países. Apesar da seleção de pragas resistêntes ser um agravante.
2) É importante lembrar que nas principais regioes produtoras o Brasil faz duas safras, diferente de outros paises. Isso somado a grande extensão rerritorial brasileira tambem contribui para altas posições em rankings de uso de pesticidas.
Resumindo usamos muitos pesticidas pq temos muita terra, plantamos mais de uma safra por ano, e nao temos estacão fria nem neve para frear o ciclo de procriação de insetos.
3) Seria interessante apresentar referências científicas para a suposta superioridade em sabor e qualidade que vc citou.
No mais achei muito legal o vídeo.
Abraço
Considerando o contexto do canal, se você quer fazer constatações seria bem legal citar fontes.
Olá@@marc.silden, obrigado pela interação!
Claro que referências são sempre bem-vindas e enriqueceriam meu comentário, mas se vc reparar bem, minhas afirmações são bem simples e por isso não julguei necessario adicionar referências.
Por exemplo: Eu sei que o Brasil tem duas safras da mesma maneira que sei que no fim do ano teremos um show do Roberto Carlos. Da mesma maneira eu sei que as plantas fazem fotossíntese e que o carbono faz quatro ligações covalentes. É conhecimento comum.
O mesmo vale para o fato de o Brasil ser um país com grande extenção teritorial, de clima tropical e com alto numero e diversidade de pragas.
Tudo que eu falei é amplamente documentado. Só achei desnecessário me dar ao trabalho de procurar referências.
Abraço.
Faz sim o vídeo sobre como fica a mente das mães! Eu me percebi mais “lesada”😄
Não tive filhos mas percebi isso em amigas.
Aqui na cidade eu achei orgânicos acessíveis! As frutas e legumes são totalmente diferentes, é surreal
São Paulo?
Obrigada pelo trabalho que vc desenvolve aqui no RUclips! Não me canso deste Canal!
Ótima explanação.
Sabe dessa ultima, em pesquisa recente de dois órgãos foi descoberto que aquelas papinhas de potinho para neném, tem agrotóxico.
Muito bom esse vídeo, trouxe informações necessárias para esclarecer a população a respeito desse tema que envolve todos nós, a alimentação saudável. É bem verdade tudo isso que a Bibi fala por que eu estive numa feira de produtores sem terra no Parque da Água Branca em São Paulo pude ver e comprar muitos produtos bem mais barato que no mercado, produtos saborosos e de polpa consistente, produtos de excelente qualidade.
Oi Bibi! Parabéns pelo trabalho! Suas avaliações são sempre muito precisas e bem embasadas, mas vejo aqui uma caracteristica comum a todos que discutem este assunto. Falta falar um pouco sobre risco ambiental e as doses que efetivamente impactam no meio ambiente e na saúde humana. Eu sou formado em agronomia. mestre em produção vegetal e doutor em aquicultura. Já trabalhei com ecotoxicologia e risco ambiental e adoraria poder esclarecer umas coisinhas. Bjo e continue com o excelente trabalho!
Eu tenho vizinhos que montaram uma horta organica num desses terrenos de torres de energia, como reaproveitamento de espaço urbano. Ja receberam varias certificações. Realmente os animais voltam a aparecer nesses locais. Alem do mais, as hortalicas sao lindas e duram muuuuuuito mais tempo na geladeira!
Amei, Bibi! Um dos melhores vídeos seus que já vi!
Já ouvi ou li que hoje, para absovermos a mesma quantidade de vitaminas, nutrientes e minerais que nossos avós - ou bisavós -, teríamos que comer 3x mais frutas, legumes, verduras, cereais. Será se procede? Se vc puder/quiser aprofundar no assunto, vai ser lindo!
Bjs e obrigada!
Osb.: A soberania alimentar é urgente!
Tchaaau
Parabéns pelo vídeo e pelas informações divulgadas!!! Muito sucesso para você e para o canal!!!!
Ja comprei algumas coisas no armazem do campo do MST aqui no Rio, mas sinceramente achei os preços bem mais caros. Não sei se é um problema daqui, mas é uma pena. A feirinha agroecologica que tem no meu bairro tbm não é barata não, além de ser bem pequena e com pouca variedade. Precisamos de mais incentivo do governo pra esses pequenos produtores de orgânicos, em vez de ficar sustentando o agronegócio que só destrói nossos biomas e taca veneno em tudo.
Acho que nesses casos, o problema mesmo é o transporte até o consumidor. Se tivesse uma rede de distribuição, talvez o custo diminuiria.
eu tenho a impressão que achar orgânicos no rio em feirinhas é mais caro/dificil. sempre achei orgânicos em mercado com mais facilidade do que em feiras. não sei se é só impressão minha e estou errada, mas tb tenho essa dificuldade. valores muito altos! super apoio o mst e armazém do campo mas pra mim é inviável só comprar deles
Já tentei comprar o arroz deles mas pra mim é um preço inviável. Difícil ter uma alimentação mais limpa com esse preço que praticam
É obvio que vai ser mais caro, sempre vai ser mais caro que os outros, não se produz orgânicos no geral, justamente, pelo preço que fica inviável para uma produção "industrial".
Isso, vamos pedir pro governo começar a financiar o mst e suas plantações, afinal eles dão muito lucro, né? Ah, não dão? O estado investe no agro por que dá retornos bilionários aos cofres públicos
Bibi, você é maravilhosa!! Te admiro demaissssssss!! Inspiração de pessoa, de mulher, de cientista. 👏🏽 Eu paro tudo pra assistir seus vídeos, obrigada.
Excelente! Além disso, ainda há a Agricultura Sintrópica, que está se desenvolvendo para atingir a larga escala na produção de alimentos orgânicos e na regeneração ambiental simultâneas.
Amei o vídeo! Sempre que posso, compro meus hortifrutis na feira orgânica, e o preço é o mesmo. Os preços dos orgânicos são bem mais altos nos grandes comércios (redes de supermercado e de hortifruti).
Parabéns pelo vídeo! Vale a pena procurar aqui no RUclips o recém lançado podcast "O negócio tóxico do agro". Viva a Agroecologia!!!!
estou amando seu conteúdo vc é a minha nova fonte de entretenimento durante minhas refeições
これこれ!Ou como diria o Chaves (não o Hugo, mas aquele do seu madruga): これこれこれ。Oi, fazia um bom tempo que eu não acompanhava teu canal. Confesso que a tua aparição nOs Três Elementos que atraiu a minha atenção de volta para o teu canal. Gostei muito deste teu vídeo sobre agricultura orgânica, e confesso que esperava uma outra abordagem. Buenas, indo ao ponto. Estou fazendo mestrado em arquitetura e urbanismo e minha dissertação é sobre fazendas verticais urbanas sob a ótica do nexo entre produção de alimentos, consumo energético e consumo hídrico. Minha defesa será, se deus quiser e o diabo permitir, em fevereiro de 2024. Depois dessa data eu ficaria muito feliz em colaborar em um vídeo teu sobre o tema. Espero que consigas ler essa mensagem. Obrigado e let's ガンバします!
Oi, Bibi!
Conheci teu trabalho há mais ou menos um ano por causa de um vídeo do Tiago Santineli e desde então eu tenho maratonado (ou tentado) teus vídeos
Tudo o que tu falou é extremamente relevante e eu queria até fazer um adendo: a melhora da qualidade de alimentos orgânicos tá também ligada a maior diversidade de insetos ao redor da área de cultivo, li muuuitos artigos que comprovam que quanto melhor polinizado um alimento é, melhor é a qualidade dele
Além disso, nos últimos dias eu tenho visto um boom de notícias falando sobre o extermínio de abelhas causado por um outro agrotóxico extremamente nocivo pra fauna que tu não citou no vídeo, o Fipronil, trabalho com abelhas e esse agrotóxico é PROIBIDO no Reino Unido por conta do mal que ele faz pra elas
Já repassei teu vídeo pra um monte de amigos da área da Agroecologia, tá perfeito demais!
Parabéns Bibi, por divulgar as vantagens dos orgânicos.
Boa tarde participantes deste canal. 👍
Amei o vídeo. Fiz tecnico em agroecologia no ensino medio e foi enriquecedor demais! Tudo o que você falou no vídeo, eu tive no curso! É INCRÍVEL gente! Sou do nordeste, bahia, aonde eu moro tem muita produção orgânica, principalmente de banana! 💕
E eu amei o meme do "jornal"kkkkkk
Só uma observação, abordamos muito sobre os malefícios que os produtores rurais tem com o agrotóxico mesmo usando o EPI( muitos tem câncer e várias doenças), muitos não usam o EPI adequado...Além disso, pessoas próximas que poderiam receber o agrotóxico pelo vento ( através da aplicação em aviões), podem ter problemas de saúde, e poderia contaminar outras plantações próximas também! É um assunto e tanto.
Oi bibi ! Que bom que entrou nesse assunto sobre organicos. Mas gostaria de alertar que nesse mundo de organicos e agroecologia tb tem muita pseudociencia como homeopatia, agricultura biodinamica e agricultura sintropica.
E tem uns RUclips oferendo pílulas que tiram o flúor do corpo pq este e um dos maiores males 😂😂😂
Mas a agroecologia não é pseudociência, então não misture uma coisa com a outra. É o mesmo que você dizer que tem médico que receita homeopatia.. a medicina é ciência, não vamos misturar. Esse seu comentário só tende a afastar as pessoas da agroecologia, pois elas vão associar com práticas pseudo científicas
Agroecologia é curso de graduação acadêmica e nada é mais científico do que isso, agora se tem agroecologia tá que prática pseudociência isso é outra coisa.
@@luizpol9071 @ronaldohalfen3775 não falei em momento algum que agroecologia ė pseudociência, mas dentro do movimento e até mesmo das graduações elas são ensinadas. Já participei de live não lembro se de um universidade ou foi da própria embrapa falando sobre os "benefícios da homeopatia para pecuária sustentável", um absurdo.
@@fabriciocast143outro dia o globo rural fez uma matéria sobre acupuntura em cavalos kkkkkkkkkkk acho que nao tem a ver com o que esta sendo dito, mas tive essa lembranca... de qualquer forma, é FOFO as pessoas acharem que nao tem pseudociencia na academia rs
Bibi faz reel desse vídeo ❤
Só acredito nos orgânicos que eu planto, só assim sei o que foi usado
Idem! Moro em chácara e plantamos algumas verduras na horta, essas tenho certeza que são zero veneno!
Exatamente!!
Em casa bananal morrendo graças besouros, importado por criadores de iguanas e canaviais morrendo por cupins 🐸🍄🌋
Temos que apoiar o mst eles fazem um trabalho muito grande ❤
Excelente vídeo, vejo que é muito comum as pessoas focarem apenas no consumo dos alimentos (comer uma fruta com agrotóxicos vs. não comer fruta nenhuma) e esquecem a poluição do solo, da água, as consequências para a biodiversidade local e para as pessoas que vivem no campo.
Achei o título do vídeo meio click bait, mas fiquei feliz em saber que fiz uma boa escolha em saber de onde vêm e como são cultivados os vegetais que eu consumo.
Sim , faço feira livre sempre q possível. Desde q tbem caiba no seu orçamento.👏👏👏👏
Faz um vídeo mostrando a dificuldade que o orgânico enfrenta na questão da produtividade em larga escala.
E também, poderíamos ter só alimentos orgânicos, do jeito que era antes dos agrotóxicos?
Você poderia pesquisar e falar mais sobre o custo e o rendimento por hectare dos orgânicos e se seria viável abastecer um país do tamanho do Brasil somente com eles. Também seria importante abordar que nem só de arroz e algumas hortaliças vive a população, uma vez que existem centenas de alimentos provenientes do agronegócio e que são acessíveis por serem produzidos em grande escala.
Já mandei analisar uva rosada orgânica. Resultado: níveis de cobre extrememente altos devido ao uso indiscriminado de calda bordalesa permitido pelos orgânicos.
Importante ressaltar outra informação acerca do arroz: Segundo a Embrapa, a safra brasileira de arroz é algo em torno de 11.7 milhoes Ton. Logo , as 27 mil Ton produzidas de maneira organica pelo MTS, representam algo em torno de 0.23% do que é produzido no pais .
seu cabelo está um LUXO, bibi. eu amei o vídeo! sempre divulgando ciência com selo de qualidade :)
Em anos sendo Bibilover nunca me arrependi uma única vez. Ela nao tá pra falar o que querem ouvir, mas o que a ciência tem a dizer.
virgula, quando o assunto é economia ela é tão cloroquiner quântica quanto qualquer negacionista ou pseudocientista.
@@leandrokassa4794 🙄
12:15 não considero mito os orgânicos serem mais caros. Depende muito de onde a pessoa mora. E na feira pode até ter produtos orgânicos, porém sem certificação, aí você precisa contar com a boa fé do feirante.
Vídeo muito legal e para quem não é muito fã de orgânicos agora já conhece melhor os benefícios desses alimentos, e inclusive pode pesquisar na própria cidade sobre bancos de sementes e produtores rurais que comercializam esse tipo de produto.
Simplificando: dá sim para não envenenar o povo brasileiro, mas o fator financeiro fala mais alto do que a consciência que se está destruindo a saúde de todo um país.
Atente para o fato de que uma pessoa que trabalha oito horas por dia, que no final dará no mínimo nove horas dentro do local de trabalho, pega ônibus lotado e gasta em média três a quatro horas do dia em transporte público, não terá tempo de procurar feiras e afins. Não, nem toda cidade tem feira de orgânicos e sim, em muitos locais o orgânico custa muito mais caro. O problema é o lugar de onde se fala, porque a realidade de mães que trabalham na periferia, inclusive aos sábados, e que saem antes de amanhecer e voltam depois de anoitecer para casa é bem distinta de quem pode se dar ao luxo de procurar feiras e pagar mais caro. Infelizmente há uma enorme falta de entendimento sobre as diferenças de classe da população do Brasil. Então além de pobre, a pessoa ainda é responsabilizada por não estar se esforçando para comer minimamente saudável.
Melhor comentário!
Que vídeo maravilho! Obg pelo conteúdo! Sugiro a pesquisa sobre a agricultura sintrópica e quem saber fazer um vídeo sobre isso. Além de produzir alimentos orgânicos e manter/restaurar a biodiversidade, recupera e cria solo preto, repõe mananciais, sequestra carbono (pasmem) e muito mais. Ver Ernest Gotsch.
Frequentar Feiras Orgânicas é uma delicia. Os feirantes reproduzem aquilo que havia sumido aqui em São Paulo, aquele contato humano e gentil de antigamente. Compro semanalmente em uma das poucas feiras orgânicas que conheço e escapo do contato frio dos supermercados modernos.
Isso nāo te faz melhor que ninguém. O preço de alimentos assim pra maioria seria absurdo. Deve ser bom comer esses alimentos alimentos naturais sem uso de produtos mas o custo não é pra todos.
@@danilosevero2854 verdade que os preços são maiores que os dos alimentos não-orgânicos. Mas não é esse o meu comentário. O meu comentário é o tratamento mais humano, gentil e quente que os comerciantes das barraquinhas de orgânicos praticam. E, sim, faz uma diferença enorme ser tratado como gente e não como carregador de cartão bancário. O bolso importa mas o coração fica mais acima. Quem conheceu a era antes dos grandes mercados pode sentir saudades disso em cidades onde as relações humanas vão desaparecendo.
Por favor, onde é essa feira?
Na boa , 417 mil inscritos é muito pouco para esse canal , esse canal pra mim é um patrimônio nacional, merecia pelo menos 8 milhões de inscritos
Puro suco de esquerdismo, falou um monte de asneira!
Bibi, a cor do teu cabelo tá muito linda!
Bibi você ficou ainda mais bela depois que se tornou mãe ❤
BIBI VC É DAORA DEMAIS PARABEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENS MUITAS FELCIDIADES PRA TI OBRIGAAAAAAAAAAADO POR ESSE VIDEO
O vídeo é mais sobre os malefícios de alimentos tratados com agrotóxicos que sobre uma verdade oculta dos orgânicos, talvez exceto quanto ao "mito" de ser mais caro. E feira não é mais necessariamente mais barata, não, minha mãe inclusive me desestimulava dizendo que era até mais caro. E às vezes de fato é.
Fiquei esperando algo sobre transgênicos e não abordou muito, foi mais sobre comparar algo sem veneno cancerígeno f@dido que pode usar um "veneninho natureba" não tão agressivo. Fora isso, é eficaz, rapida e fofamente informativo no que se propõe de fato.
Você é da hora... queria ter te conhecido antes. Parabéns pelos conteúdos, nada como pessoas inteligentes na Internet. Torço pelo seu sucesso!😅
Olá, Bibi! Seria interessante falar também sobre as pseudociências que infelizmente invadem o campo da Agroecologia, como Antroposofia (Homeopatia Agrícola, Agricultura Biodinâmica e Pedagogia Waldorf) e Hipótese de Gaia. Bem como falar de metodologias produtivas alternativas, como Agrofloresta, e a ciência por trás delas.
Excelente assunto! Tbm gostaria!
O que diabos a pedagogia Waldorf tem haver com isso tudo?
Gostaria muito de ver a galerinha, incluindo a globo (que foi quem + passou essa propaganda) do Agro é pop, agro é xxx, agro é xxxx. Assistir esse vídeo!
Uma dica para quem for de SP Capital: No parque da Água Branca, sempre aos finais de semana tem a feirinha de orgânicos do MST. Eu faço minha feira lá sempre que posso, os alimentos são realmente MUITO mais baratos que no mercado, e de excelente qualidade.
kkkk São Paulo Capital tem 10 milhões de pessoas e qualquer deslocamento leva pelo menos meia hora. Essa incapacidade da mulherada urbana de entender os problemas logísticos da comida que compram ainda vai nos matar de fome
Em relação ao cérebro no puerpério, já li em grupos no Facebook (ou seja, fonte aleatória) que o inconsciente materno faz com que nosso foco seja a cria, e meio que "desliga" o cérebro para outros assuntos. Na prática, a memória e cognição ficam "bléh" e voce se sente a peixinha Dolly...
Bibi, não sei se já falou sobre isso. O uso de hipoclorito nos alimentos para higienização, é prejudicial? agride de alguma forma, ou reage, com o alimento?
Eu só consumo orgânicos e os higienizo certinho com hipoclorito, mas sempre me questiono a respeito disso.
Ameeei o vídeo! Vc sempre traz os melhores assuntos ❤️😘
Não tem problema se usar a quantidade que fala no rótulo
Parabéns Bibi. 🎉🎉🎉
Parabéns pelo lindo vídeo.
O uso de agrotóxico por hectare, o Brasil fica em sétimo lugar, com US$ 137 por hectare. Atrás de Japão, Coreia do Sul, Alemanha, França, Itália e Reino Unido.
A produção de alimentos orgânicos é realmente inviável para muitos alimentos, por exemplo morango.
Japão produz principalmente hortaliças. O Brasil produz soja. Consegue entender a diferença?
@@franciscoreig7906 Não, qual a diferença?
@@franciscoreig7906 Na verdade o principal alimento cultivado no Japão é arroz. Já no Brasil não é somente a soja. A uma grande produção de milho, cana de açúcar, café, laranja, arroz e tabaco.
Não entendi essa medida em US$/hectare, que não distingue o tipo de agrotóxico.
Também não entendi se é por hectare cultivado ou por hectare total, o que faria muita diferença, pois no Brasil há uma área enorme de florestas e de pasto para gado de corte (lembrando que brachiária não precisa de aplicação de agrotóxico).
@@ladislau. É por hectare plantado, pasto para gado é insignificante, uma vez que mais 90% da agricultura Brasileira se baseia nas culturas que eu citei.
Parabéns Bibi!! Vídeo incrível!! Obrigada 😊
Bibi Bailas , a Agricultura Biodinâmica é super especial !
Conhece? Origem da produção e conhecimentos é na cidade de Botucatu, SP, e Instituto ELO.
Gostaria de ouvir suas considerações!
Abraço
Bibi. Já ouviu falar na Solução de Sinatra? Um conjunto de suplementos que tem a fama de ser bom para o coração. Faz vídeo sobre isso pra gente. Certeza que vai bombar! core core
Gabi, aproveita e já mete um video sobre os transgênicos.
Tanta hipocrisia de quem defendo só o orgânico… Sou técnico agrícola e quando estava no colégio, ainda com 16 anos, iniciava a moda do orgânico, perguntei a minha professora o que achava e ela me disse: “veja, quando eu estou doente, tomo remédio, não vejo qual o problema de usar químicos também nos vegetais”. Concordo com ela até hoje. No passado, quando se usava muito menos produtos “quimicos” na agricultura, a expectativa de vida média era muito mais baixa do que hoje, se os defensivos agrícolas fossem tão vilanescos a gente não teria hoje uma expectativa que beira a 80 anos. Há casos de câncer ligados a alguns defensivos, há, mas para isso existe a ciência, para desenvolver defensivos (como remédios) sempre mais eficazes e com menos efeitos colaterais.
Além disso, é o desenvolvimento dos defensivos agrícolas que permitiram a grande produção de alimentos que temos hoje, que barateiam os custos e permitem que a população do planeta chegue a mais de sete bilhões de pessoas. Sem eles, isso seria impossível, haveria muito mais fome e miséria no mundo.
Não é que de "se". Esses efeitos negativos já estão bem estabelecidos cientificamente. Não é pq o uso de defensivos permitiu avanços que devemos ignorar os fatos e criticar aqueles que apontam os enormes problemas na saúde humana, saúde animal e os efeitos sociais envolvidos. É um pensamento muito limitado.
Por favor Bibi, faz video sobre o cérebro no puerpério. ❤
Muito interessante o vídeo. Atulmente o Brasil tem um grande incentivo à produção orgânica, que só não é maior devido à falta de capilaridade do MAPA para aumentar o fomento junto às comunidades. Porém, o vídeo teve alguns problemas, principalmente nas definições relacionadas aos agrotóxicos e pesticidas (definição que não existe no Brasil). Sem contar que os dados sobre uso de agrotóxicos também incluem os produtos de controle biológico.
Já deixei o like só por aquele Psyduck ali no canto 😅
muito bom, parabéns pelo vídeo!
Maravilhosa. Que video. Só detalhe há certificacso por OCS (Organizaçso de Controle Social) e não há obrigatoriedade do Selo. Se bem me lembro mas do documento emitido para o produtor certificado.😘
Obrigado por mais um ótimo vídeo.
Bibi, falando meu "Deus' pensei que não acreditasse 😮
Recomendo o livro da Daiana e Felipe "vida em sintropia : agricultura sintropica de Ernst Gotsch explicada"
Pir isso da importancia das feiras de trocas de sementees crioulas. ❤❤❤❤
Deixar a fruta ou o legume de molho na água com bicarbonato tira o agrotóxico superficial, o que fica na casca, não elimina o agrotóxico que está dentro, mas já ajuda pra quem não tem acesso aos orgânicos.
Fé em Deus pai todo poderoso
Bibi, faz um video mais específico sobre agroecologia! E especialmente, sobre as diferenças entre agroecologia e a produção organica. Pq até onde sei, toda agroecologia é organica, mas nem toda produção organica é necessariamente agroecologica
O GRANDE PROBLEMA É Q/ PEQUENOS PRODUTORES Q/ DIZEM VENDER ORGÂNICO ESTÃO USANDO ESCONDIDO 😅
Bibi, que vídeo necessário. É tão difícil alguém se propor a falar desse tema sem esconder o MST. Imagino que você perca até alcance, mas não foi intelectualmente desonesta.
👏