Sobre o título, o certo é "Validade programada", pois obsolescência ocorre espontaneamente quando surge uma tecnologia eu que substitui outra, como caso do computador substituindo a máquina de escrever.
@@kevineckermann3735 Mas é incorreto. Ele podia ter mudado pra um título com o termo antigo com seta pro novo, pra ja ir acostumando as pessoas ao termo novo correto.
Год назад+1634
Sou técnico de informática, em computadores Apple com mais de 10 anos, quando vou reinstalar o sistema é relatado um erro e não consigo prosseguir, então eu entro na BIOS e altero a data para um dia mais antiga (como se o computador tivesse 5 anos, por exemplo) a tento reinstalar e tudo flui normalmente...
Essa classe de obsolescência onde, mesmo não perdendo sua funcionalidade, as pessoas veem a necessidade de trocar o produto, se chama Obsolescência Percebida. O maior exemplo desse tipo de obsolescência são as indústrias da moda e de decoração.
Sabem onde não existia obsolescência programada? Na União Soviética. O que gera esse fenômeno é a lógica do Capital. Na Rússia os eletrodomésticos da época da URSS são conhecidos por durarem muitas décadas, inclusive muitas casas atualmente ainda utilizam eletrodomésticos de 50/60 anos atrás. Obsolescência programada é um processo inevitável quando um sistema opera pelo lucro e não pelo bem-estar social.
A Obsolescência Programada é criada pelo mesmo motivo que levou os EUA que um dia foi o pais com a maior malha ferroviária do mundo a mudar sua estratégia de transportes nacional para rodovias. O motivo é o lucro, é muito mais lucrativo para os donos de indústria dos EUA a estratégia de transporte individual dos carros em comparação ao transporte coletivo dos trens. Uma sociedade eficiente em relação aos seus recursos, necessidades e produção não é lucrativa O lucro é oque orienta todas as politicas do nosso modo de produção e é oque esta destruindo o planeta, os governos estão rendidos nesse processo pois eles se mantem favorecendo os que detém o poder financeiro e consequentemente o poder politico
Nós Estados Unidos do pós-guerra, persistia um costume carinhoso. A filha que se casava ganhava o fogão usado da mãe, que comprava um novo. Eram praticamente iguais e MUITO duráveis. Alguém na indústria teve a ideia de associar o design de fogões ao de automóveis. Linhas, peças cromadas e principalmente, novas cores, eram lançadas logo que surgiam nos carros. As filhas não queriam mais o fogão da mamãe... Consolidava-se a obsolescência programada e a sociedade de consumo, segundo Vance Packard, em "A Moderna Técnica de Convencer". Grato e um abraço, Átila!
De todas as obsolescências a que mais me incomoda é a do smartphone, todos que tive ficaram ruins com +-3 anos e inutilizáveis com +-5, com outros objetos eu encontro muitos de qualidade e duráveis. 2 monitores LG com 10 anos e zero dead pixel Ar condicionado Eletrolux que durou 8 anos Freezer Eletrolux de 20 anos Microondas Consul de 15 anos Notebook Itautec de 10 anos Periféricos Logitech de 5 anos
Dica da professora de educação infantil: comprem brinquedos de madeira e tecido. Eles têm uma durabilidade maior e na maioria dos casos podem ser consertados.
Acho muita inocência acreditar que a demanda de fabricar produtos ecologicamente sustentáveis seja "externa", e não dos próprios detentores do capital.
Hj o mercado em grande parte molda a demanda usando publicidade, mas há problemas ambientais reais (q podem ou ñ serem enfrentados com determinados produtos ditos 'ecológicos').
Bom dia! Muito interessante esse tema, sou marceneiro e assistindo esse vídeo eu percebi q isso acontece tbm com os móveis e armários, mas acho q nesse caso, dos móveis, é puro capitalismo selvagem, pois notei q os materiais e a forma de execução aplicada são para durar perfeitamente menos, aki eu friso não só a funcionalidade mas tbm a parte estética, por exemplo os ditos planejados para cozinha, banheiro e áreas q sofrem com umidade principalmente, são aplicados materiais não adequados para esses ambientes e por isso ficam feios mais cedo primeiramente e consequentemente estragam de forma a precisar de reparos e/ou substituição com uma média de 6 à 8 anos (aki na região litorânea norte do estado do RJ). Eu tenho trabalhos, em situações equivalentes de ambientes, q estão à quase 20 anos funcionando perfeitamente, muitos com poucas necessidades de algum tipo de reparo. Tendo em vista o valor pago nesses móveis planejados, acho q por questão de repeito ao cliente e inclusive com a própria marca, deveria ser utilizado, ao menos, os materiais adequados à cada aplicação, pois existem no mercado com disponibilidade ampla. E como estou falando em um ofício milenar, técnicas e tecnologias adequadas para quaisquer situação já foram e ainda estão sendo criadas e desenvolvidas ao longo desse tempo todo para suprir as necessidades humanas. E oq temos hj a nível de informação, nossa mano inacreditável, está há algumas dedadas numa plaquinha de vidro! Mas, acredito q boa parte da culpa da queda d qualidade de produtos em geral nos tempos de hj, se dá ao imediatismo q a modernidade trouxe principalmente com o advento da internet, os clientes (boa parte) não querem entender q nem tudo evoluiu com a msm velocidade, um exemplo q gosto de citar é o caso d alguns tipos de cola utilizadas na marcenaria, evoluíram, estão com qualidade e poder de adesão superior, no entanto o tempo de cura não mudou muito ou nada, nas colas PVA em média 4hs dependendo do clima. Mas vou parar por aki pois na marcenaria existem muitos exemplos desse tipo. Agradeço d+ pelo seu trabalho em difundir o conhecimento científico de forma inigualável e com grande relevância pro nosso dia-a-dia.
Excelente comentário. Sou uma pessoa que adora mudar de casa e sofro com esses móveis descartáveis que não podem ser remontados. Depois de montado em algum cômodo da casa, ali tem que ficar. Caso queira mudar o lado da cama com o guarda roupa, trocar de quarto ou mudar de casa, tem altas chances de ter que trocar de móveis porque eles quebram nessa movimentação ou montagem/desmontagem.
Tô com meu Moto E5 há 5 anos, só nos últimos meses que ele começou a não responder as vezes ao toque na tela, fora isso tá perfeito. Acho bizarro esse povo que troca de celular com frequência e não tem cuidado com ele.
O problema da obsolescência programada é que o peso maior é para a população pobre, já que os produtos mais duráveis são bem caros e você não consegue ficar trocando todos os seus eletrônicos com frequência.
só se for miseraveis, pq tem uns pobres sem noção comprando iphone parcelado em 48 vezes da vida ae quandoo quebra custa mais 1 ano de custo pra ele pagar.
@@lucascerqueira202 infelizmente poucos tem juizo, metade vive parcelando, e outros tu olha pro cara e parece que vive em outro mundo kkkkkk vida que segue
mdsssss! Esse vídeo chegou logo quando eu estava lendo um livro do Bauman "vida para o consumo" que fala justamente disso! Inclusive, recomendo para quem quer se aprofundar mais sobre esse assunto do vídeo.
Valeuuu grande Átila, tudo de bom pra você , esposa , filhinho bebezinho lindinho e família ! ❤️♥️🤩😊🤗👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🌍🌎🌏❤️♥️🌼🌺🌻🌸🌹🌼🌷🌻🌺🌼🌴🌲🍁🌳🍄🌴🌲🌳🍄🌴🌲🌳🌴🌏❤️
Dois comentários sobre esse vídeo: 1) A primeira vez que ouvi sobre obsolescência programada foi em um site de hardware, que indicou um documentário muito bom chamado "conspiração da lâmpada elétrica" que fala justamente de impressoras problemáticas e produtos frágeis demais. 2) recentemente, tive um prejuízo com um monitor que ganhei, e levei a uma autorizada para tentar reparar. O orçamento para reparo foi praticamente o dobro da aquisição de um monitor novo. Fui onrigado a abandonar o aparelho na autorizada mesmo.
Os SSDs é um exemplo disso antes usavam memória flash NAND SLC que que tinha 100000 ciclos de gravação hoje usam a QLC com menos de 1000 ciclos gerando uma enorme pilha de lixo eletrônico
Como proprietário da oficina mecânica por muitos anos, posso afirmar os motores mais antigos duram muito mais que os motores modernos que são frágeis e descartáveis!!!
Tenho uma tv de tubo segue firme e forte. Minha irma ja trocou de tv umas 5 vezes enquanto continuo com a minha de tubo rs, a diferença na durabilidade é nitida
Eu sou técnico de eletrodomésticos e oque não falta é produto novo com obsolescência programada. Tô olhando pra você brastemp/consul com mecânica de ferro que enferruja e suporte do cesto de 16kg feita de plastico que gasta facilmente.
@@clarissasantos603 daquelas antigonas, pesadas pra caramba? Elas duravam muito mesmo, ja peguei algumas com 45 anos de uso. Mas é meio ruim ter elas atualmente, é um pouco difícil achar peças de reposição e a qualidade das peças é muito baixa.
Meus pais tiveram um ventilador q durou 25 anos, compraram quando casaram e eu usei até minha adolescência. Aí ele acabou quebrando e a gente decidiu comprar um novo, só q de 2 em 2 anos temos q trocar AGR kkk ou pelo menos concertar
Até hoje no interior da Rússia pssuem geladeiras da época da URSS funcionando perfeitamente. A obsolescência programada está intrínseco ao Capitalismo, pois o consumo ajuda na acumulação de capital de quem detém os meios de produção e isso não pode parar.
A Electrolux é mestre nisso, tenho uns 5 produtos deles com problemas, incluindo duas máquinas de lavar do mesmo modelo. Ontem falando com a própria Electrolux, me informaram que simplesmente não tem mais peça pra máquina, e se eu quisesse poderia procurar no mercado livre. Perguntei qual era a vida útil que eles estimavam para seus equipamentos, e eles simplesmente diziam que não sabiam.
Existe uma lei que obriga os fabricantes de eletrodomésticos a terem peças para reposição por um período de tempo (não lembro se 5 ou 10 anos). Após esse tempo, não precisam ter nenhuma peça para conserto.
Sobre máquina de lavar, meu primo conserta eletrodomésticos e me disse que colocar o sabão em pó no dispenser faz o vapor ir pra placa da máquina e com o tempo danifica ela. Se você tiver uma máquina, ponha o sabão em pó pra diluir numa garrafa e depois e quando for lavar a roupa, joque o sabão diluído diretamente na roupa
@@vejitab2517 Ele tem razão, eu tive que trocar a placa da minha ano passado e o técnico disse pra não colocar sabão nas gavetas onde ironicamente é o local de colocar o sabão. Coloquem direto junto com as roupas que é mt mais seguro.
Eu usei o meu nexus 5, que comprei usado em 2016 até o começo de 2023. Usava uma rom customizada o que me permitia atualizar o celular ao longo dos anos, já que ele parou de receber atualizações em 2020. Ele foi lançado em 2013.
8:12 Esse é o bom de ter eletrodomésticos antes dessa tendência da obsolência programada, a geladeira e o microondas de casa são mais velhos que eu. Estão amarelados, claro, mas seguem funcionando
o que mais notei isso foi nos aparelhos Samsung, essa marca ganhou mt mercado brasileiro pelo custo benefício, tenho uma tv de plasma antiga com mais de 15 anos, e uma j7 de 2017 totalmente funcional cujos defeitos foram poucos e baratos. Meu irmão comprou um m30 e em 1 ano a tela já apresentou defeito, e depois disso foram diversos problemas. Hoje em dia eu não compro samsung mais.
Tenho uma TV da Samsung que deu defeito logo quando venceu a garantia. Por sorte, pesquisei na internet, vi que era um problema recorrente, e por isso o fabricante oferecia o conserto gratuito. Os técnicos tiveram que trocar a tela inteira. Agora, imagina quantas pessoas, sem saber desse detalhe, não compram outra ou gastam com técnicos sem solução garantida...
Infelizmente nosso modelo econômico precisa de produção e consumo. Se todo mundo só passasse a consumir o necessário, o sistema quebraria e iria ser um caos. Mas não tem como falar sobre consumo desnecessário e não lembrar da famosa frase do filme Clube da Luta: " Trabalhamos em empregos que odiamos pra comprar porcarias que não precisamos".
Por isso a resposta é derrubar o capitalismo. É um absurdo viver em um modo de produção onde se pararmos de consumir coisas supérfluas e produzirmos somente o necessário o sistema quebra e gera crises. As crises do capitalismo são inevitáveis e cíclicas.
@@jonascardoso8507 ,sim, mas dinheiro não dá em árvore e todo mundo precisa de dinheiro, até mesmo o governo precisa de dinheiro pra manter o benefício daqueles que não podem mais trabalhar. É um assunto complicado pois o que poderia ser feito?
Imagina vários estacionamentos de condominios lotados de carros elétricos ao redor do brasil e do mundo, carregando ao mesmo tempo. A nossa infra estrutura elétrica atual daria conta do recado? Acho que a questão da troca de veiculos à combustão por elétricos, vai muito além das empresas definirem metas e prazos para realizar essa troca na produção. E vocês?
Vídeo muito bom. Nem conhecia esse termo. Conhecimento de alta relevância. Sobre computadores, acredito que existe um fator que impulsiona a troca e que muitas vezes não nos damos conta. Por exemplo, compramos um notebook com uma configuração X que é fixa. Na época da compra conatatamos com o computador é rápido. Porém, com o tempo foi ficando lento. Dado cenário, acredito que existem dois pontos muito relevantes que impactam a performance com o tempo: 1. O Sistema Operacional precisa de manutenção de tempos em tempos, ou até reinstlação. 2. Com os passar dos anos, o Hardware do seu computador continua o mesmo (supondo que você não tez nehum upgrade de componentes). Porém, os softwares passam pos atualizações e vão ficando com mais robustos e na maioria dos casos mais passados para rodar. O que requer um "Esporço computacional" maior para ser executado de forma satiafatória (sem lentidões ou travamentos). Isso acontece muito com smartphones também. Se um Smarfone tinha instaladdo o Android 6.0 e foi feito o Upgrade para 7.0 ou 8.0, a performance geral dende a cair devido ao sistema mais novo ser mais pasado, com mais recursos, etc. Cada sistema operacional tem seus requisitos de hardware mínimos e recomendados para poder ser utilizado. Quanto mais próximo do requisito mínimo deu dispositivo estiver, pior será a performance. E quanto mais próximo (ou além) do recomendado, melhor será a aprformance. Além disso, Apps mais populares recebem atualizações com adição de novos recursos com uma frequência bem alta. Alguns com uma nova versão disponível toda semana.
uma opinião enquanto consumidor de produtos usados 🤓☝🏻 estou escrevendo esse comentario de um iphone XR, com 5 anos de uso, e acho incrivel q nao muito tempo atrás, um iphone 4 era INUTILIZAVEL com 5 anos de uso. acho q os smartphones caminham pra uma estabilização, nao tem NADA novo num iphone 14 que me faça querer ele, só uma camera a mais
Tbm tenho um iPhone 7, de segunda mão, comigo ele está a 2 anos e pedindo por uma bateria nova, mas como eu fico mais em casa, até hj não troquei a bateria, é todo o resto funciona normal. 😊
Capinha pra celular é uma coisa que eu não entendo porque tem umas tão caras😂😂😂 Uso aquelas mais baratas e já caiu um monte e o celular sem defeito nenhum
Nossa, quem trabalha com técnica em informática vê isso direto e eu fico muito p da vida por conta de algumas coisas óbvias que não precisavam ser modificadas
Sou programador e a gente programa atualizações… já temos algo novo, mas não vamos lançar agora pra poder vender o produto depois com “novidades” kse tudo q vc vê no seu eletrônico já está ultrapassado, pq já foi feito a 3 anos atrás, mas foi guardado pra ser lançado só agora ;)
Olha, há quem diga que essa questão de "obsolescência programada" seja até mesmo chamada de "teoria conspiratória" mas sinceramente... Microondas e Máquinas de Lavar são um belíssimo exemplo, e agora está chegando a vez de geladeiras e aparelhos de ar condicionado. É impressionante como quebram em uma velocidade incrível. Já sobre a questão do vídeo sobre "os carros modernos durarem mais que os antigos", sinceramente, não tenho bagagem para isso, mas é no mínimo inacreditável que essa informação seja verdadeira. Creio que a única coisa que os carros de hoje se destacam frente os de anos 70... 80... seja o banho em potássio o que lhes deu enorme capacidade de resistir a corrosão. Reparem que antes era extremamente comum vermos carros bem detonados na lateria, e hoje... não.!!!
Minha TV nova que eu comprei esse ano , com apenas 7 meses de uso foi pra assistência tecnica por defeito na tela, não durou nem 1 ano. A sorte que estava na garantia e ela cobre.
Praticamente nenhuma empresa projeta seus produtos com intuito de deixá-los mais frágeis, o problema é muito mais complexo. Muita das vezes componentes piores são selecionados pois são mais baratos, e não com intuito de durarem menos, e é muito mais fácil simplesmente mudar o design do produto e relança-lo do que colocar componentes com uma duração de vida específica, vide Apple e a maioria das montadoras de veículos. Excelente vídeo como sempre Átila.
Exato. Se as empresas realmente pudessem criar produtos muito mais duráveis pelo preço de um frágil, a empresa que não fizesse seria destruída pelas concorrentes. Não existe um complô maligno contra os consumidores. As coisas, por mais que estejam menos duráveis, estão muito mais baratas e acessíveis. Hoje quase qualquer pobre consegue ter um celular por exemplo, coisa que há 15 anos era coisa de classe média e o celular era MUITO pior.
Na França tem a lei do direito ao reparo com a intenção de promover a economia circular. Atila, fale sobre a economia circular e cases a respeito, a Fairphone e Rolls-Royce são bons exemplos.
Átila, meu camarada! TALVEZ esteja na hora de falar numa possível revolução no nosso modo de produção para dimunuir substancialmente os problemas da sociedade tipo a Obsolescência Programada e as mudanças climáticas??? que tal falarmos do marxismo como ciência também?? te amo cara mas temos q divulgar que a palavra do bom velinho (e não me refiro ao Darwin!!!).
@@fernanda.des1 ele já deu umas indiretas sobre o tema! mas a minha crítica é: só vemos conteúdos das ditas HARD SCIENCE ... q eu adoro e é minha área, mas temos q falar mais das ciências humanas (q tbm é ciência) e ele sabe disso! um dia será nosso camarada, tenho certeza!
Minha professora tava falando sobre esse tema no semestre anterior. Eu não dei muita importância, mas vejo como é realmente bom se informar. O meu celular, por exemplo, já tem uns 5 anos, ele é bom, mas sinto que tá chegando na hora de trocar. Porém, não me entra na cabeça eu comprar algo que irá fazer a mesma função. Meu celular é ótimo e está em bom estado(sem tela rachada ou bateria viciada), consigo fazer tudo que ele promete. Entretanto, a câmera já não é tão boa, o armazenamento também não. É isso que o capitalismo nos faz pensar, que as coisas estão velhas e precisam ser mudadas/substituídas.
sobre a Bateria, eu cuido da minha muito bem, não deixo ela chegar em 100% e com isso eu percebo que ela continua a mesma, quando sem querer esqueço de tirar do carregado e ele fica em 100% ele dura muito e se eu não usa muito dura o dia todo, carrego ele até 85 e sim é pra carregar 2 vezes ao dia, se carregar 100% diminui a vida dela mais rapido!
pra mim o maior exemplo de obsolescência programada são as lâmpadas leds, mesmo durando bem mais que as antigas incandescentes, elas não duram o tanto que uma tv de led dura, na minha casa a ultima tv que era de led durou 7 anos, e ela não apesentou defeitos nos leds, ou seja, essa parte dela ainda funciona, e as la,padas duram no maximo 2 anos
Como complemento vale olhar o último vídeo do Canal Technology Connections (em inglês) sobre o cartel de lâmpadas incandescentes e porque ele não é um exemplo bom de obsolescência programada
Também fiquei surpreso, pois pensei que falaria da informática, mas a coisa é bem mais complexa que linhas de produção, envolvendo uma série de outras coisas. Obrigado por dividir sua pesquisa e conhecimento, assim não ficamos obsoletos ;)
As televisões tem software que dura só 10 anos. De repente você liga a tv e ela não funciona mais. Leva no técnico e recebe uma péssima resposta. Não dá, é o software. Então você compra o Roku para resolver isso.
"satisfação garantida, obsolescência programada, eles ganham a corrida antes mesmo da largada... Quem são eles? Quem eles pensam que são?" - Gessinger, Humberto
As televisões de hoje são um caso bem complicado também, cada vez mais tecnológicas e caras, ao mesmo tempo que também estão cada vez mais sensíveis a danos e mais difíceis e caras de reparar.
Aqui temos uma da Samsung que deu defeito logo quando venceu a garantia. Por sorte, pesquisei na internet, vi que era um problema comum, e descobri que o fabricante oferecia o conserto gratuitamente. Os técnicos tiveram que trocar a tela inteira. Agora, imagina quantas pessoas, sem saber desse detalhe não compram outra ou gastam com técnicos sem solução garantida.
Tem um vídeo muito bom sobre o tema do RUclipsr Veritasium, nele ele foca mais nas lâmpadas, que basicamente foi onde isso começou do jeito que conhecemos hoje, as grandes fabricantes até assinaram um acordo pra não fabricarem lâmpadas boas o suficiente pra não acabarem com negócio... isso tudo só foi revelado quando o contrato foi encerrado pois lâmpadas novas surgiram, como a de led por exemplo...
Quem já adquiriu um Lenovo conhece bem esse problema. Quando o meu começou a dar problema no teclado e na tela, descobri que após o período de garantia muitas pessoas relataram os mesmos problemas. Curiosamente, os problemas começam após o fim da garantia. Por coincidência, hoje resolvi desconectar o teclado do meu laptop e usar um teclado externo, me recuso a dar mais dinheiro por essa empresa. Quando não tiver mais jeito, vou recorrer a outra marca.
Meu lenovo deu problema no teclado fora da garantia, não levei na autorizada, mas o técnico trocou por um novo da marca, mas com pouco tempo já está dando problemal
Lenovo é muito boa nos produtos mais caros, as linhas premiuns. Nas versões de entrada e intermediárias é sempre mais frágil. O mesmo vale pra outras marcas de celular, tv e notebooks.
Na verdade nenhum produto hoje é feito para durar, o guarda roupa era de madeira e durava anos, hoje você compra um móvel de MDF e se arastar ou molhar pode jogar fora
Comprei um notebook da Lenovo (Ideapad S145) ano passado, sem brincadeira, na semana que ele fez exatamente UM ANO a tela deu problema, apenas metade dela aparecia e foi um custo que me fez falta para conserta-la...
Um colega ke trabaʎava numa fábrica destacada por a produção de chuveiros me disse ke os chuveiros poderíam sim ser feitos pra ke durassem décadas e décadas, mas são feitos pra durar como mũito alguns anos.
@@alexandrefrancisco7140Mais grossas e mais longas pra compensar, a resistencia homica seria a mesma, a potencia consumida a mesma, mas suportaria mais trabalnho abaixo de suas capacidade duraria mais
O problema esta tbm na ideia de substituição. Onde moro, vale mais a pena jogar fora e comprar um produto novo (e isso vale pra tudo), do que reparar/concertar. Os desastres naturais agradecem. 😀
É a mesma parada de empresas de cosmético e cuidados faciais, imagina os clientes da Asepxia se livrarem para sempre das acnes? O quanto isso não traria prejuízo para a empresa
Excelente vídeo Atila, as escolas de administração creditam ao ex-presidente da GM, Alfred Sloan, a conceituação de obsolência programada. Digo sempre que o produto mais durável do mundo é um relógio Casio G-Shock.
Aqui em Londres tem 714mil carros ativos não Ulez, após os protestos contra a Lei ULEZ, eu fico olhando os anos dos carros pelas placas e tem muitos carros da velha geração em circulação.
O Windows 10 acidentalmente quando troquei a bateria da BIOS errei a data isso fez o Windows tão lento que parecia que o computador erra de uma década anterior isso deu uma percepção de oblecencia programada para esse sistema operacional
Quando a lâmpada LED estava para ser lançada, lembro de uma matéria numa Istoé, Veja da vida, falando que além muito econômica a lâmpada LED poderia durar mais de 50 anos sem queimar... aqui em casa duram 3 ou 4 anos no máximo.
O que eu sei de LED é que podem durar de 25 a 50 mil horas, geralmente nas lâmpadas de baixa qualidade o que queima não é o LED e sim outros componentes de baixa qualidade.
Vocês falando da lâmpada mas esquecem da rede. Picos de tensão, conexões mal feitas e dimensionamento de circuito feitos errados ou velhos podem fazer as lâmpadas queimarem antes
Pode ser que eu esteja enganado mas acredito que em alguns casos como nos celulares, os consumidores podem também ter certa culpa na obsolescência Por exemplo as pessoas querem baterias com maior capacidade armazenamento mas querem que os celulares continuem super finos Querem celulares mais resistentes mas querem continuar com a traseira de vidro Talvez os consumidores precisam aprender a abrir mão de certas coisas para ter outras
Muita culpa é atribuída a quem compra um celular sabendo que não terá alta durabilidade; logo, imagina-se que o mesmo ficará obsoleto rapidamente. No entanto, é mais fácil colocar a culpa nos outros
Apple é a pior quando se trata de obsolescência programada. Tenho um ipad 2 antigo, que poderia facilmente estar em uso atualmente, mas a Apple simplesmente desativa a loja nesses aparelhos
Se depender de mim, o mercado dos produtos tecnológicos que tem prazo de validade curto vai a falência. Meu iPhone 7plus ta entre trancos e barrancos me servindo desde 2016. 😂
Ei tenho um notebook simples com mais de 10 anos de uso. Aumentei a memória de 4 para 8 Gb. Troquei o HD por um SSD e quando achei que o Windows ficou lento, passei a usar Linux (que sempre tem um específico e adequado para sua máquina). É também uma questão de atitude.
LINK ALURA: alura.tv/atila
Sobre o título, o certo é "Validade programada", pois obsolescência ocorre espontaneamente quando surge uma tecnologia eu que substitui outra, como caso do computador substituindo a máquina de escrever.
@@advogadododiabo4002 Mas o termo "Obsolescência Programada" é mais conhecido, logo, atraí mais público para engajamento do vídeo :)
@@kevineckermann3735 Mas é incorreto. Ele podia ter mudado pra um título com o termo antigo com seta pro novo, pra ja ir acostumando as pessoas ao termo novo correto.
Sou técnico de informática, em computadores Apple com mais de 10 anos, quando vou reinstalar o sistema é relatado um erro e não consigo prosseguir, então eu entro na BIOS e altero a data para um dia mais antiga (como se o computador tivesse 5 anos, por exemplo) a tento reinstalar e tudo flui normalmente...
Muito boa essa sacada
Sempre qis ver testes de desempenho de macs com data de 2100
@@gabrieldegois8687 Eu também gosto muito de tecnologia.
@@gabrieldegois8687 com 20 anos, eles simplesmente não funcionam...
Eita 🔥
Essa classe de obsolescência onde, mesmo não perdendo sua funcionalidade, as pessoas veem a necessidade de trocar o produto, se chama Obsolescência Percebida. O maior exemplo desse tipo de obsolescência são as indústrias da moda e de decoração.
Sabem onde não existia obsolescência programada? Na União Soviética. O que gera esse fenômeno é a lógica do Capital. Na Rússia os eletrodomésticos da época da URSS são conhecidos por durarem muitas décadas, inclusive muitas casas atualmente ainda utilizam eletrodomésticos de 50/60 anos atrás. Obsolescência programada é um processo inevitável quando um sistema opera pelo lucro e não pelo bem-estar social.
Eu preferiria morar num lugar em que posso dizer o que quiser
Prefiro a obsolescência
O país era uma obsolescência programada em si.
A Obsolescência Programada é criada pelo mesmo motivo que levou os EUA que um dia foi o pais com a maior malha ferroviária do mundo a mudar sua estratégia de transportes nacional para rodovias. O motivo é o lucro, é muito mais lucrativo para os donos de indústria dos EUA a estratégia de transporte individual dos carros em comparação ao transporte coletivo dos trens.
Uma sociedade eficiente em relação aos seus recursos, necessidades e produção não é lucrativa
O lucro é oque orienta todas as politicas do nosso modo de produção e é oque esta destruindo o planeta, os governos estão rendidos nesse processo pois eles se mantem favorecendo os que detém o poder financeiro e consequentemente o poder politico
Nós Estados Unidos do pós-guerra, persistia um costume carinhoso. A filha que se casava ganhava o fogão usado da mãe, que comprava um novo. Eram praticamente iguais e MUITO duráveis.
Alguém na indústria teve a ideia de associar o design de fogões ao de automóveis. Linhas, peças cromadas e principalmente, novas cores, eram lançadas logo que surgiam nos carros.
As filhas não queriam mais o fogão da mamãe... Consolidava-se a obsolescência programada e a sociedade de consumo, segundo Vance Packard, em "A Moderna Técnica de Convencer".
Grato e um abraço, Átila!
De todas as obsolescências a que mais me incomoda é a do smartphone, todos que tive ficaram ruins com +-3 anos e inutilizáveis com +-5, com outros objetos eu encontro muitos de qualidade e duráveis.
2 monitores LG com 10 anos e zero dead pixel
Ar condicionado Eletrolux que durou 8 anos
Freezer Eletrolux de 20 anos
Microondas Consul de 15 anos
Notebook Itautec de 10 anos
Periféricos Logitech de 5 anos
Dica da professora de educação infantil: comprem brinquedos de madeira e tecido. Eles têm uma durabilidade maior e na maioria dos casos podem ser consertados.
”Se você continuar lucrando AO MÁXIMO com o que produz”. Essa frase do começo resume a doença do capital
Acho muita inocência acreditar que a demanda de fabricar produtos ecologicamente sustentáveis seja "externa", e não dos próprios detentores do capital.
Hj o mercado em grande parte molda a demanda usando publicidade, mas há problemas ambientais reais (q podem ou ñ serem enfrentados com determinados produtos ditos 'ecológicos').
Bom dia! Muito interessante esse tema, sou marceneiro e assistindo esse vídeo eu percebi q isso acontece tbm com os móveis e armários, mas acho q nesse caso, dos móveis, é puro capitalismo selvagem, pois notei q os materiais e a forma de execução aplicada são para durar perfeitamente menos, aki eu friso não só a funcionalidade mas tbm a parte estética, por exemplo os ditos planejados para cozinha, banheiro e áreas q sofrem com umidade principalmente, são aplicados materiais não adequados para esses ambientes e por isso ficam feios mais cedo primeiramente e consequentemente estragam de forma a precisar de reparos e/ou substituição com uma média de 6 à 8 anos (aki na região litorânea norte do estado do RJ). Eu tenho trabalhos, em situações equivalentes de ambientes, q estão à quase 20 anos funcionando perfeitamente, muitos com poucas necessidades de algum tipo de reparo. Tendo em vista o valor pago nesses móveis planejados, acho q por questão de repeito ao cliente e inclusive com a própria marca, deveria ser utilizado, ao menos, os materiais adequados à cada aplicação, pois existem no mercado com disponibilidade ampla. E como estou falando em um ofício milenar, técnicas e tecnologias adequadas para quaisquer situação já foram e ainda estão sendo criadas e desenvolvidas ao longo desse tempo todo para suprir as necessidades humanas. E oq temos hj a nível de informação, nossa mano inacreditável, está há algumas dedadas numa plaquinha de vidro!
Mas, acredito q boa parte da culpa da queda d qualidade de produtos em geral nos tempos de hj, se dá ao imediatismo q a modernidade trouxe principalmente com o advento da internet, os clientes (boa parte) não querem entender q nem tudo evoluiu com a msm velocidade, um exemplo q gosto de citar é o caso d alguns tipos de cola utilizadas na marcenaria, evoluíram, estão com qualidade e poder de adesão superior, no entanto o tempo de cura não mudou muito ou nada, nas colas PVA em média 4hs dependendo do clima. Mas vou parar por aki pois na marcenaria existem muitos exemplos desse tipo. Agradeço d+ pelo seu trabalho em difundir o conhecimento científico de forma inigualável e com grande relevância pro nosso dia-a-dia.
Excelente comentário. Sou uma pessoa que adora mudar de casa e sofro com esses móveis descartáveis que não podem ser remontados. Depois de montado em algum cômodo da casa, ali tem que ficar. Caso queira mudar o lado da cama com o guarda roupa, trocar de quarto ou mudar de casa, tem altas chances de ter que trocar de móveis porque eles quebram nessa movimentação ou montagem/desmontagem.
Tô com meu Moto E5 há 5 anos, só nos últimos meses que ele começou a não responder as vezes ao toque na tela, fora isso tá perfeito.
Acho bizarro esse povo que troca de celular com frequência e não tem cuidado com ele.
meus pesames
tenho um a50 a 6 anos e so vou trocar para ter um sistema sem travamentos, eles programam o SO para ficar mais pesado
O a50 não tem 6 anos eu acho... O j4 que eu tenho saiu antes ( 2018 )
O problema da obsolescência programada é que o peso maior é para a população pobre, já que os produtos mais duráveis são bem caros e você não consegue ficar trocando todos os seus eletrônicos com frequência.
só se for miseraveis, pq tem uns pobres sem noção comprando iphone parcelado em 48 vezes da vida ae quandoo quebra custa mais 1 ano de custo pra ele pagar.
@@trenzinhofull aí é pobre que acha que tem dinheiro. O pobre com noção não faz essas coisas não
@@lucascerqueira202 infelizmente poucos tem juizo, metade vive parcelando, e outros tu olha pro cara e parece que vive em outro mundo kkkkkk vida que segue
mdsssss! Esse vídeo chegou logo quando eu estava lendo um livro do Bauman "vida para o consumo" que fala justamente disso! Inclusive, recomendo para quem quer se aprofundar mais sobre esse assunto do vídeo.
um dos maiores aprendizados que tive com esse vídeo é que eu sempre falei "obsolência" sendo que agora descobri que é obsolescência" kkkk
eu tbm, e a palavra mais curta está no dicionário, fiquei em dúvida agora
Valeuuu grande Átila, tudo de bom pra você , esposa , filhinho bebezinho lindinho e família ! ❤️♥️🤩😊🤗👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🌍🌎🌏❤️♥️🌼🌺🌻🌸🌹🌼🌷🌻🌺🌼🌴🌲🍁🌳🍄🌴🌲🌳🍄🌴🌲🌳🌴🌏❤️
Dois comentários sobre esse vídeo:
1) A primeira vez que ouvi sobre obsolescência programada foi em um site de hardware, que indicou um documentário muito bom chamado "conspiração da lâmpada elétrica" que fala justamente de impressoras problemáticas e produtos frágeis demais.
2) recentemente, tive um prejuízo com um monitor que ganhei, e levei a uma autorizada para tentar reparar. O orçamento para reparo foi praticamente o dobro da aquisição de um monitor novo. Fui onrigado a abandonar o aparelho na autorizada mesmo.
Os SSDs é um exemplo disso antes usavam memória flash NAND SLC que que tinha 100000 ciclos de gravação hoje usam a QLC com menos de 1000 ciclos gerando uma enorme pilha de lixo eletrônico
Como proprietário da oficina mecânica por muitos anos, posso afirmar os motores mais antigos duram muito mais que os motores modernos que são frágeis e descartáveis!!!
Tenho uma tv de tubo segue firme e forte. Minha irma ja trocou de tv umas 5 vezes enquanto continuo com a minha de tubo rs, a diferença na durabilidade é nitida
Tenho uma geladeira que tem 24 anos!Minha irmã, nesse periodo ja comprou 4 geladeiras! A minha continua firme e forte.
Pago ou pagado, não tenho certeza qual é o termo certo
Eu sou técnico de eletrodomésticos e oque não falta é produto novo com obsolescência programada. Tô olhando pra você brastemp/consul com mecânica de ferro que enferruja e suporte do cesto de 16kg feita de plastico que gasta facilmente.
Minha Brastemp azul durou na minha casa 28 anos. Doei porque mudaria para apartamento. Sinto saudades dela.
@@clarissasantos603 daquelas antigonas, pesadas pra caramba? Elas duravam muito mesmo, ja peguei algumas com 45 anos de uso. Mas é meio ruim ter elas atualmente, é um pouco difícil achar peças de reposição e a qualidade das peças é muito baixa.
Comentei com um colega sobre isso, e de bate pronto mandou um nome pra melhor: obsoletagem
Meus pais tiveram um ventilador q durou 25 anos, compraram quando casaram e eu usei até minha adolescência. Aí ele acabou quebrando e a gente decidiu comprar um novo, só q de 2 em 2 anos temos q trocar AGR kkk ou pelo menos concertar
Rita Von Hunt tratou desse tema em um de seus videos!!!
A Sabrina Fernandes do Tese Onze também tem um vídeo ótimo sobre o assunto
Até hoje no interior da Rússia pssuem geladeiras da época da URSS funcionando perfeitamente. A obsolescência programada está intrínseco ao Capitalismo, pois o consumo ajuda na acumulação de capital de quem detém os meios de produção e isso não pode parar.
Pirou na batatinha
@@Tretinoinn REFUTA
vc nem viu o video
A Toyota é a segunda fabricante mais valiosa do mundo e isso só fazendo "tanque de guerra" sem apelar para obsolescência.
@@naomesegue sim uma exceção, e isso não muda a regra.
A Electrolux é mestre nisso, tenho uns 5 produtos deles com problemas, incluindo duas máquinas de lavar do mesmo modelo. Ontem falando com a própria Electrolux, me informaram que simplesmente não tem mais peça pra máquina, e se eu quisesse poderia procurar no mercado livre.
Perguntei qual era a vida útil que eles estimavam para seus equipamentos, e eles simplesmente diziam que não sabiam.
Existe uma lei que obriga os fabricantes de eletrodomésticos a terem peças para reposição por um período de tempo (não lembro se 5 ou 10 anos). Após esse tempo, não precisam ter nenhuma peça para conserto.
Sobre máquina de lavar, meu primo conserta eletrodomésticos e me disse que colocar o sabão em pó no dispenser faz o vapor ir pra placa da máquina e com o tempo danifica ela. Se você tiver uma máquina, ponha o sabão em pó pra diluir numa garrafa e depois e quando for lavar a roupa, joque o sabão diluído diretamente na roupa
@@vejitab2517 Ele tem razão, eu tive que trocar a placa da minha ano passado e o técnico disse pra não colocar sabão nas gavetas onde ironicamente é o local de colocar o sabão. Coloquem direto junto com as roupas que é mt mais seguro.
@@vejitab2517 Eu jogo o pó normal msm, sem diluir, ele dilui na própria água da lavagem normalmente
Não fala isso, acabei de comprar uma eletrolux 😢
Engraçado as empresas terem slogans de proteção ao meio ambiente e criarem as mercadorias para quebrarem logo.
Eu usei o meu nexus 5, que comprei usado em 2016 até o começo de 2023. Usava uma rom customizada o que me permitia atualizar o celular ao longo dos anos, já que ele parou de receber atualizações em 2020. Ele foi lançado em 2013.
Eu só troco meus eletrônicos quando eles se desintegram completamente, enquanto estiver funcionando, mesmo que de forma capenga, vida que segue 😌
Seu bolso agradece!!! É muito tentador ficar se endividando para comprar essas quinquilharias.
8:12 Esse é o bom de ter eletrodomésticos antes dessa tendência da obsolência programada, a geladeira e o microondas de casa são mais velhos que eu. Estão amarelados, claro, mas seguem funcionando
As TVs antiga duram muito mais que as atuais
o que mais notei isso foi nos aparelhos Samsung, essa marca ganhou mt mercado brasileiro pelo custo benefício, tenho uma tv de plasma antiga com mais de 15 anos, e uma j7 de 2017 totalmente funcional cujos defeitos foram poucos e baratos. Meu irmão comprou um m30 e em 1 ano a tela já apresentou defeito, e depois disso foram diversos problemas. Hoje em dia eu não compro samsung mais.
a samsung fabrica celulares em massa, com configurações medianas e tempo de vida curto, com exceção da linha S eles não foram feitos pra durar mesmo.
Tenho uma TV da Samsung que deu defeito logo quando venceu a garantia. Por sorte, pesquisei na internet, vi que era um problema recorrente, e por isso o fabricante oferecia o conserto gratuito.
Os técnicos tiveram que trocar a tela inteira. Agora, imagina quantas pessoas, sem saber desse detalhe, não compram outra ou gastam com técnicos sem solução garantida...
Aqui em casa tem uma geladeira e um fogäo que tem quase 30 anos, quando vem alguém consertar sempre falam que hoje geladeira e fogäo não duram assim
Infelizmente nosso modelo econômico precisa de produção e consumo. Se todo mundo só passasse a consumir o necessário, o sistema quebraria e iria ser um caos. Mas não tem como falar sobre consumo desnecessário e não lembrar da famosa frase do filme Clube da Luta: " Trabalhamos em empregos que odiamos pra comprar porcarias que não precisamos".
Por isso que esse sistema já está ultrapassado e está na hora de trocar ele. Não acha?
Por isso a resposta é derrubar o capitalismo. É um absurdo viver em um modo de produção onde se pararmos de consumir coisas supérfluas e produzirmos somente o necessário o sistema quebra e gera crises. As crises do capitalismo são inevitáveis e cíclicas.
isso só mostra o quão insustentável é esse sistema e o quanto é preciso superarmos.
@@jonascardoso8507 ,sim, mas dinheiro não dá em árvore e todo mundo precisa de dinheiro, até mesmo o governo precisa de dinheiro pra manter o benefício daqueles que não podem mais trabalhar. É um assunto complicado pois o que poderia ser feito?
@@christyan_me ,sim, isso em algum momento vai dar merda, mas qual a solução se todo mundo precisa de dinheiro?
Imagina vários estacionamentos de condominios lotados de carros elétricos ao redor do brasil e do mundo, carregando ao mesmo tempo. A nossa infra estrutura elétrica atual daria conta do recado? Acho que a questão da troca de veiculos à combustão por elétricos, vai muito além das empresas definirem metas e prazos para realizar essa troca na produção. E vocês?
Sim, os computadores da Positivo duram em média 17 dias.
Mais um vídeo MUITO AGRADÁVEL. OBRIGADA Atila.
Tenho um Celta 2005 com 330.000Km.
Sem mexer no motor. E ainda faz 17 por litro na gasolina.
Talvez esteja fora do gráfico, não da curva.
Aqui em casa tem um que faz 9 kkkkry
Carai, vc anda nele pra caramba hein cara.
Eu tenho um Fusca 69 e não tem nem 80.000Km
Vídeo muito bom. Nem conhecia esse termo. Conhecimento de alta relevância.
Sobre computadores, acredito que existe um fator que impulsiona a troca e que muitas vezes não nos damos conta. Por exemplo, compramos um notebook com uma configuração X que é fixa. Na época da compra conatatamos com o computador é rápido. Porém, com o tempo foi ficando lento. Dado cenário, acredito que existem dois pontos muito relevantes que impactam a performance com o tempo:
1. O Sistema Operacional precisa de manutenção de tempos em tempos, ou até reinstlação.
2. Com os passar dos anos, o Hardware do seu computador continua o mesmo (supondo que você não tez nehum upgrade de componentes). Porém, os softwares passam pos atualizações e vão ficando com mais robustos e na maioria dos casos mais passados para rodar. O que requer um "Esporço computacional" maior para ser executado de forma satiafatória (sem lentidões ou travamentos). Isso acontece muito com smartphones também. Se um Smarfone tinha instaladdo o Android 6.0 e foi feito o Upgrade para 7.0 ou 8.0, a performance geral dende a cair devido ao sistema mais novo ser mais pasado, com mais recursos, etc. Cada sistema operacional tem seus requisitos de hardware mínimos e recomendados para poder ser utilizado. Quanto mais próximo do requisito mínimo deu dispositivo estiver, pior será a performance. E quanto mais próximo (ou além) do recomendado, melhor será a aprformance. Além disso, Apps mais populares recebem atualizações com adição de novos recursos com uma frequência bem alta. Alguns com uma nova versão disponível toda semana.
Sempre um tema interessante. Obrigada, Atila.
uma opinião enquanto consumidor de produtos usados 🤓☝🏻 estou escrevendo esse comentario de um iphone XR, com 5 anos de uso, e acho incrivel q nao muito tempo atrás, um iphone 4 era INUTILIZAVEL com 5 anos de uso. acho q os smartphones caminham pra uma estabilização, nao tem NADA novo num iphone 14 que me faça querer ele, só uma camera a mais
Tbm tenho um iPhone 7, de segunda mão, comigo ele está a 2 anos e pedindo por uma bateria nova, mas como eu fico mais em casa, até hj não troquei a bateria, é todo o resto funciona normal. 😊
Que retórica impressionante Átila!! ❤
Capinha pra celular é uma coisa que eu não entendo porque tem umas tão caras😂😂😂
Uso aquelas mais baratas e já caiu um monte e o celular sem defeito nenhum
Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida
Antes mesmo da largada
eles querem te vender
Nossa, quem trabalha com técnica em informática vê isso direto e eu fico muito p da vida por conta de algumas coisas óbvias que não precisavam ser modificadas
Sou programador e a gente programa atualizações… já temos algo novo, mas não vamos lançar agora pra poder vender o produto depois com “novidades” kse tudo q vc vê no seu eletrônico já está ultrapassado, pq já foi feito a 3 anos atrás, mas foi guardado pra ser lançado só agora ;)
caraca haha eu imaginava
Assisti no Philos TV um documentário chamado A Compsiração da Lâmpada, que trata da obsolência programada é muito bom.
É um tema incrível deveria ser mais debatido e divulgado!
Achei que esse era o vídeo das impressoras, que vi semana passada.
Não sei se isso foi uma piada ou ironia msm kk
impressão sua
@@danielalmeida589😂
Sim Atila, entendemos seu ódio pela impressora e os brinquedos eletrônicos do Jacarézin, mas qual foi o brinquedo da vez que quebrou?
Olha, há quem diga que essa questão de "obsolescência programada" seja até mesmo chamada de "teoria conspiratória" mas sinceramente... Microondas e Máquinas de Lavar são um belíssimo exemplo, e agora está chegando a vez de geladeiras e aparelhos de ar condicionado. É impressionante como quebram em uma velocidade incrível.
Já sobre a questão do vídeo sobre "os carros modernos durarem mais que os antigos", sinceramente, não tenho bagagem para isso, mas é no mínimo inacreditável que essa informação seja verdadeira. Creio que a única coisa que os carros de hoje se destacam frente os de anos 70... 80... seja o banho em potássio o que lhes deu enorme capacidade de resistir a corrosão. Reparem que antes era extremamente comum vermos carros bem detonados na lateria, e hoje... não.!!!
E cada vez mais plásticos que não enferrujam . Hehehehe😅
Eu herdei um liquidificador que durou 18 anos, depois deles, já tive 3, o que durou mais sobreviveu por 2 anos.
Minha TV nova que eu comprei esse ano , com apenas 7 meses de uso foi pra assistência tecnica por defeito na tela, não durou nem 1 ano. A sorte que estava na garantia e ela cobre.
Samsung?
@@zaza1237normalmente sim, perdi 3 dela já com esse problema
A melhor parte do vídeo é descobrir da onde veio a inspiração para esse tema!
Praticamente nenhuma empresa projeta seus produtos com intuito de deixá-los mais frágeis, o problema é muito mais complexo. Muita das vezes componentes piores são selecionados pois são mais baratos, e não com intuito de durarem menos, e é muito mais fácil simplesmente mudar o design do produto e relança-lo do que colocar componentes com uma duração de vida específica, vide Apple e a maioria das montadoras de veículos.
Excelente vídeo como sempre Átila.
O tipo de solda faz a maior diferença. A solda sem chumbo com o passar dos anos sofre mais com as mudanças de temperatura.
Exato. Se as empresas realmente pudessem criar produtos muito mais duráveis pelo preço de um frágil, a empresa que não fizesse seria destruída pelas concorrentes. Não existe um complô maligno contra os consumidores. As coisas, por mais que estejam menos duráveis, estão muito mais baratas e acessíveis. Hoje quase qualquer pobre consegue ter um celular por exemplo, coisa que há 15 anos era coisa de classe média e o celular era MUITO pior.
Na França tem a lei do direito ao reparo com a intenção de promover a economia circular. Atila, fale sobre a economia circular e cases a respeito, a Fairphone e Rolls-Royce são bons exemplos.
Átila, meu camarada! TALVEZ esteja na hora de falar numa possível revolução no nosso modo de produção para dimunuir substancialmente os problemas da sociedade tipo a Obsolescência Programada e as mudanças climáticas??? que tal falarmos do marxismo como ciência também?? te amo cara mas temos q divulgar que a palavra do bom velinho (e não me refiro ao Darwin!!!).
Acho que ele não é camarada 😢
@@fernanda.des1 ele já deu umas indiretas sobre o tema! mas a minha crítica é: só vemos conteúdos das ditas HARD SCIENCE ... q eu adoro e é minha área, mas temos q falar mais das ciências humanas (q tbm é ciência) e ele sabe disso! um dia será nosso camarada, tenho certeza!
Putz
Atila, obrigada por tanto. Eu aprendo demais contigo. Muito esclarecedor em coisas de nossa vida cotidiana. Você é necessário. 👏🏻
Up
Minha professora tava falando sobre esse tema no semestre anterior. Eu não dei muita importância, mas vejo como é realmente bom se informar.
O meu celular, por exemplo, já tem uns 5 anos, ele é bom, mas sinto que tá chegando na hora de trocar. Porém, não me entra na cabeça eu comprar algo que irá fazer a mesma função. Meu celular é ótimo e está em bom estado(sem tela rachada ou bateria viciada), consigo fazer tudo que ele promete. Entretanto, a câmera já não é tão boa, o armazenamento também não.
É isso que o capitalismo nos faz pensar, que as coisas estão velhas e precisam ser mudadas/substituídas.
você já parou pra pensar o por que dos aplicativos atualizar todos os dias?
sobre a Bateria, eu cuido da minha muito bem, não deixo ela chegar em 100% e com isso eu percebo que ela continua a mesma, quando sem querer esqueço de tirar do carregado e ele fica em 100% ele dura muito e se eu não usa muito dura o dia todo, carrego ele até 85 e sim é pra carregar 2 vezes ao dia, se carregar 100% diminui a vida dela mais rapido!
@@mundosdosgames3644Esses dias eu li, que é sempre bom deixar o celular entre 20% e 80% de bateria.
Por mim, pode fazer vídeos baseados no seu dia-a-dia. Melhor jeito de manter minha relação para-social e me informar ao mesmo tempo 😅
pra mim o maior exemplo de obsolescência programada são as lâmpadas leds, mesmo durando bem mais que as antigas incandescentes, elas não duram o tanto que uma tv de led dura, na minha casa a ultima tv que era de led durou 7 anos, e ela não apesentou defeitos nos leds, ou seja, essa parte dela ainda funciona, e as la,padas duram no maximo 2 anos
Como complemento vale olhar o último vídeo do Canal Technology Connections (em inglês) sobre o cartel de lâmpadas incandescentes e porque ele não é um exemplo bom de obsolescência programada
Pois é, irmão.
@@tvcultural68 ih alá 🤔
Também fiquei surpreso, pois pensei que falaria da informática, mas a coisa é bem mais complexa que linhas de produção, envolvendo uma série de outras coisas. Obrigado por dividir sua pesquisa e conhecimento, assim não ficamos obsoletos ;)
Esse é simplesmente o melhor vídeo nacional que vejo em uma década.
As televisões tem software que dura só 10 anos.
De repente você liga a tv e ela não funciona mais. Leva no técnico e recebe uma péssima resposta. Não dá, é o software. Então você compra o Roku para resolver isso.
"satisfação garantida, obsolescência programada, eles ganham a corrida antes mesmo da largada... Quem são eles? Quem eles pensam que são?" - Gessinger, Humberto
As televisões de hoje são um caso bem complicado também, cada vez mais tecnológicas e caras, ao mesmo tempo que também estão cada vez mais sensíveis a danos e mais difíceis e caras de reparar.
Ou seja TV hoje em dia só com garantia estendida
Aqui temos uma da Samsung que deu defeito logo quando venceu a garantia. Por sorte, pesquisei na internet, vi que era um problema comum, e descobri que o fabricante oferecia o conserto gratuitamente.
Os técnicos tiveram que trocar a tela inteira. Agora, imagina quantas pessoas, sem saber desse detalhe não compram outra ou gastam com técnicos sem solução garantida.
Tem um vídeo muito bom sobre o tema do RUclipsr Veritasium, nele ele foca mais nas lâmpadas, que basicamente foi onde isso começou do jeito que conhecemos hoje, as grandes fabricantes até assinaram um acordo pra não fabricarem lâmpadas boas o suficiente pra não acabarem com negócio... isso tudo só foi revelado quando o contrato foi encerrado pois lâmpadas novas surgiram, como a de led por exemplo...
Quem já adquiriu um Lenovo conhece bem esse problema. Quando o meu começou a dar problema no teclado e na tela, descobri que após o período de garantia muitas pessoas relataram os mesmos problemas. Curiosamente, os problemas começam após o fim da garantia. Por coincidência, hoje resolvi desconectar o teclado do meu laptop e usar um teclado externo, me recuso a dar mais dinheiro por essa empresa. Quando não tiver mais jeito, vou recorrer a outra marca.
Meu lenovo deu problema no teclado fora da garantia, não levei na autorizada, mas o técnico trocou por um novo da marca, mas com pouco tempo já está dando problemal
Lenovo é muito boa nos produtos mais caros, as linhas premiuns. Nas versões de entrada e intermediárias é sempre mais frágil.
O mesmo vale pra outras marcas de celular, tv e notebooks.
Assunto interessantíssimo. Havia me lembrado de revisá-lo e saiu já esse vídeo. Muitooo bom!
Fala das lâmpadas de dubai que só podem ser vendidas lá, que não estragam sozinhas
Na verdade nenhum produto hoje é feito para durar, o guarda roupa era de madeira e durava anos, hoje você compra um móvel de MDF e se arastar ou molhar pode jogar fora
Nunca vai valer a pena deixar qualquer produto obsoleto se até hoje não tem um ciclo de reciclagem verdadeiramente eficiente para tal produto
Não vale a pena pra nós consumidores, mas pros donos da empresa vale é vale muito.
@@raphaelmonteiroferreira6163 E concordo plenamente só sejam homens depois de assumir a culpa da desgraça que acontecer ao meio ambiente
Comprei um notebook da Lenovo (Ideapad S145) ano passado, sem brincadeira, na semana que ele fez exatamente UM ANO a tela deu problema, apenas metade dela aparecia e foi um custo que me fez falta para conserta-la...
comprei um dell tbm e em dois anos e meio deu problema na tela DO NADA! 1300 pra arrumar .......
Um colega ke trabaʎava numa fábrica destacada por a produção de chuveiros me disse ke os chuveiros poderíam sim ser feitos pra ke durassem décadas e décadas, mas são feitos pra durar como mũito alguns anos.
só faltou o português
@@amd_fx_8300seu comentário foi desnecessário
Eh so fazer as resistencias mais grossa q nao queima facil
@@Balacypax Daí tú consome mais eletricidade.
@@alexandrefrancisco7140Mais grossas e mais longas pra compensar, a resistencia homica seria a mesma, a potencia consumida a mesma, mas suportaria mais trabalnho abaixo de suas capacidade duraria mais
Bom dia participantes do canal Átila Nunes. 👍
O problema esta tbm na ideia de substituição. Onde moro, vale mais a pena jogar fora e comprar um produto novo (e isso vale pra tudo), do que reparar/concertar. Os desastres naturais agradecem. 😀
Muito bom o conteudo, ja havia procurado sobre o tema antes. Percebo isso nos eletrodomesticos tambem
Mas Atila, TUDO que a gente faz tem a ver com a gente :)
Quando eu vi esse video tava esperando o atila linka Obsolescência Programada com biologia
É a mesma parada de empresas de cosmético e cuidados faciais, imagina os clientes da Asepxia se livrarem para sempre das acnes? O quanto isso não traria prejuízo para a empresa
Excelente vídeo Atila, as escolas de administração creditam ao ex-presidente da GM, Alfred Sloan, a conceituação de obsolência programada.
Digo sempre que o produto mais durável do mundo é um relógio Casio G-Shock.
Aqui em Londres tem 714mil carros ativos não Ulez, após os protestos contra a Lei ULEZ, eu fico olhando os anos dos carros pelas placas e tem muitos carros da velha geração em circulação.
Mas o certo é manter o máximo que puder
átila, sua oratória é maravilhosa, da dicção à gesticulação, deve ser uma delícia de editar
O Windows 10 acidentalmente quando troquei a bateria da BIOS errei a data isso fez o Windows tão lento que parecia que o computador erra de uma década anterior isso deu uma percepção de oblecencia programada para esse sistema operacional
Vamos divulgar!
A questão ambiental é algo que importa pra quase todo mundo, até doer no bolso e nos padrões de vida e consumo.
Como sempre, vídeo nota mil. Obrigada Átila.
Quando a lâmpada LED estava para ser lançada, lembro de uma matéria numa Istoé, Veja da vida, falando que além muito econômica a lâmpada LED poderia durar mais de 50 anos sem queimar... aqui em casa duram 3 ou 4 anos no máximo.
@@tiagorodrigues1949você compra de boas marcas? Na minha cozinha, esse ano troquei pela primeira vez o led dela, depois de 6 anos…
O que eu sei de LED é que podem durar de 25 a 50 mil horas, geralmente nas lâmpadas de baixa qualidade o que queima não é o LED e sim outros componentes de baixa qualidade.
Vocês falando da lâmpada mas esquecem da rede. Picos de tensão, conexões mal feitas e dimensionamento de circuito feitos errados ou velhos podem fazer as lâmpadas queimarem antes
Pode ser que eu esteja enganado mas acredito que em alguns casos como nos celulares, os consumidores podem também ter certa culpa na obsolescência
Por exemplo as pessoas querem baterias com maior capacidade armazenamento mas querem que os celulares continuem super finos
Querem celulares mais resistentes mas querem continuar com a traseira de vidro
Talvez os consumidores precisam aprender a abrir mão de certas coisas para ter outras
Talvez o capitalismo tenha que investir menos em propagandas que nos induzem a achar o que nós queremos, sendo na verdade o que eles querem...
Muita culpa é atribuída a quem compra um celular sabendo que não terá alta durabilidade; logo, imagina-se que o mesmo ficará obsoleto rapidamente. No entanto, é mais fácil colocar a culpa nos outros
pouco resta ao consumidor de escolha quando o mercado oferece apenas modelos desse tipo, né?
Apple é a pior quando se trata de obsolescência programada. Tenho um ipad 2 antigo, que poderia facilmente estar em uso atualmente, mas a Apple simplesmente desativa a loja nesses aparelhos
O meu virou peso de papel. Lixo. Se tivesse comprado algum tablet Android.... Estaria usando até hoje.
trabalho com manutenção de tvs, vejo a obsolescência programada diariamente, dificil uma tv nova durar mais de 3 anos.
Átila fazendo vídeos pra desopilar é meu combustível semanal
Eles querem te vender, eles querem te comprar, querem te matar de ri, querem te fazer chorar 🎶
"Quem são eles? Quem eles pensam que são? "
Eles ganham a corrida antes mesmo da largada
Se depender de mim, o mercado dos produtos tecnológicos que tem prazo de validade curto vai a falência. Meu iPhone 7plus ta entre trancos e barrancos me servindo desde 2016. 😂
Gosto muito do seu conteúdo Atila Iamarino, são temas muito diversos e muito esclarecedores.
Maquinas de lavar roupa e impressoras duram em media 5 anos...um absurdo a quantidade de lixo produzido por conta disso.
Um vídeo todo sobre obsolescência, e que só vai falar sobre meio ambiente quando está terminando.
E?
@@VictorSilva-ub8ev eu acho que deveria falar mais sobre, só isso!
Tem um video mais completo no Canaltech é cheio de caras e bocas mas da pra assistir com mais conteúdo.
Ei tenho um notebook simples com mais de 10 anos de uso. Aumentei a memória de 4 para 8 Gb. Troquei o HD por um SSD e quando achei que o Windows ficou lento, passei a usar Linux (que sempre tem um específico e adequado para sua máquina). É também uma questão de atitude.
Booa, fiz o mesmo por aqui
Com o meu notebook da Samsung de 2011 kk
O positivo aqui ta ó o bicho tem 9 anos