Conhecer a própria falha é importante. E é aí que a maioria erra. O público leigo não consegue assimilar e treina "fofo". A falha da maioria que não tem condições de ter um treinador em sala, acaba sendo a "fadiga". E, pelo Twin utilizar uma didática mais simplista, ele tem que se limitar a generalizar muita coisa. Já me vi tentando explicar algo simples, mas que dependia de alguns termos ligeiramente complicados e, não deu certo. No fim generalizei. Pra alguns assuntos, dependemos da capacidade técnica de quem ouve.
Vc não viu outro vídeo do Leandro falando que o incentivo de dizer que as pessoas precisam chegar até a falha, é porque treinando sozinho as pessoas comuns nunca chegarão até a falha e param pouco antes de falhar completamente de forma inconsciente…então é interessante incentivar ir até a falha
Tbm discordo do twin quanto a falha mas entendi oq ele quis dizer vendo outro vídeo dele , as pessoas geralmente não chegam até a falha msm que vc peça, pelo contrário, a maioria fica longe da falha por não ter a consciência corporal correta e quando ele recomenda isso garante que o treino vai ser bom msm sem falha , diferente de atletas e avançados que se vc pedir pra falhar eles realmente vão fazer
Sr Ray Milet, obrigado por dividir seu conhecimento conosco e que pontos importantes o senhor levantou. Sobre a colocação do Leandro Twin que diga-se de passagem assim como o senhor é um excelente professor acredito que cada estratégia bem aplicada vai trazer diferentes resultados, seguindo as dicas dele, de dieta e treino eu perci 30kg em 4 meses, claro que tinha retenção nesse meio mas o grande ponto é que ambos os senhores são fontes de conhecimento pra mim ja que não tenho condicoes financeiras nem de comprar uma creatina hoje, aproveito o máximo de conhecimento que posso captar da internet.
Uma vez eu vi alguém falando, não sei se foi o Leandro mesmo, que diz para alunos treinarem até a falha sempre, pois sabe que a maioria não chega nem perto disso, e ele reforçando isso, faz o aluno ir mais além e chegar nessas 1 ou 2 rep. de reserva
Acreditem, com mais ou menos 10 anos de treino, eu gostaria q tivessem me ensinado como usar a falha de forma pontal quando era iniciante. Concordo com o posicionamento do Ray q isso deve ser ensinado ao aluno, deixar ele eternamente fazendo tudo até a falha n é vantajoso. Eu demorei anos pra entender q n precisa viver em um período de choque eterno, agora com controle maior das variáveis de treino e uso pontual da falha tenho resultados bem melhores e qualidade de vida aumento dms( n é todo treino de perna q me deixa quase aleijado por uma semana). Só lembrando q sigo o Twin desde seus primeiros anos no youtube, aprendi e aprendo muito com ele. Parabéns pelo conteúdo Ray, muito foda!
Eu entendo os dois pensamentos, existe um porquê guardar energia para próxima série, mantém a qualidade do treinamento por um tempo maior durante o treino, mas isso exige uma certa consciência do praticante, isso é complicado. 90% dos frequentadores de academia claramente não estão realmente se esforçando, quando você fala para esse praticante que a carga tá leve, ele fica insistindo que não, diz que está pesado, não adianta explicar que a postura, a respiração, a cadência dele não reflete esforço algum, então é mais fácil você mandar o cara fazer repetições até falhar, pois ele não vai falhar realmente. Se falar para ele parar uma repetição ou duas repetições até a falha não vai dar certo, simplesmente porque a noção de esforço do praticante é errada, ele tá fazendo 12 repetições com uma carga que ele conseguiria fazer 20, se falar para ele parar duas antes da falha ele vai fazer 10 repetições e não 18 repetições. Um praticante realmente consciênte das sua capacidades, uns 10% ou até menos, vai poder realmente parar uma, duas ou até três repetições antes da falha, mesmo naquele dia que você tá mais disposto ou menos disposto que altera essa noção de esforço. Então o Leandro estaria certo 90% á 95% dos casos e você estaria melhorando apenas o treino de menos de 10% dos praticantes de musculação. Eu vejo o praticante pagando personal trainer e dando bronca nele quando ele coloca mais uma placa, quando ele manda fazer um exercício que não dá pra fazer corpo mole ao extremo, é ridículo, o cara fica revoltado se o personal forçar ele a se esforçar, o ser humano gosta de se enganar, então engane ele antes e mande ir até a falha, talvez ele pare umas 3 repetições antes da falha .
Complicado essa questão de fadiga total gerar mais resultado. Ja fiz vários tipos de treino e o que sempre funcionou melhor foi uma quantidade baixa de exercícios pra casa músculo com 5 a 6 series de 6 a 8 repetições com carga máxima possível. Longe do ideal ou normal porém funciona muito bem para mim. Existem muitas variáveis na musculação.Isso sim é fato.
Mano, vídeo excelente explicando seu contraponto, porém, pra quem acompanha o Twin sabe que ele sempre deixa bem claro que pede para que seus alunos sempre cheguem até a falha a fim de que eles deem o seu melhor. Canal do Leandro é extremamente didático e fácil de entender, como você mesmo disse, porque em suma é destinado para pessoas que , assim como eu, são leigas no assunto e não são atletas mas querem buscar conhecimento a cerca do tema. Inclusive, a minha falha, assim como a falha de outras pessoas novas e iniciantes no esporte, é diferente da falha de um atleta ou de um praticamente experiente. Então, ele definir chegar até a falha em todas as séries, para o público dele é sim importante. Porque a falha desse público na maioria das vezes é "parar quando começar queimar", ou seja, não é nem 80% da capacidade. Pra uma pessoa iniciante ou intermediária, acho válido fazer repetições até não conseguir fazer a barra subir mais , do que 3x10, 4x12
Eu concordo em partes! O conteúdo do twin é incrível, eu concordo com quase tudo que ele fala. Mas mesmo com seu ponto de vista, ainda vejo como divergente do meu. Pois nos estudos (que ele cita inclusive) o que seria “falha”, é a perda da técnica adequada. E isso qualquer iniciante consegue fazer até com facilidade. Então levando esse dado em consideração, que parar 1-3 reps antes de perder a técnica adequada (reitero, isso não é uma fadiga extrema), será suficiente pra poder usufruir dos benefícios da hipertrofia em sua totalidade. Para indivíduos treinados, chegar até a falha concêntrica (perda da técnica adequada) em alguns pontos, pode ser benéfico. E ele tb fala no vídeo que todo atleta chega até a falha sempre, pois isso seria o suprassumo do processo, o vídeo eh baseado nesse assunto em questão! Repito, gosto demais do conteúdo do twin e recomendo muito! Esse é apenas um ponto divergente de opinião que é completamente normal e saudável. Ele tb deve discordar de coisas que eu digo, faz parte!
@@RayMilet e eu digo: concordo com os dois. Academia é laboratório: muito tato e vivência. A gente vai descobrindo o que serve pra gente e o que é melhor. Por isso eu gosto muito dos dois pontos e digo mais, seria interessante dentro de uma periodização tentar ambas estratégias e ver qual cabe melhor!
@@rhaelpantaleao3370perfeitamente possível! Da pra fazer um treino fadigando em tudo com total certeza! Só precisaria de mais cautela com o volume e recuperação, e numa fase onde o ganho de força possa ser deixado de segundo plano por um período. Minha discordância está na palavra “sempre”.
@@RayMilet sim, eu concordo contigo. Acho interessante chegar até a falha dentro de uma periodização ondulatória onde vc tem rml, hipertrofia e força. Deixando pra falhar estrategicamente no treino resistido pra obter variações nos estímulos metabólicos. Os demais blocos, podendo falhar na última série de cada exercício ou no exercício final do treino
O Twin tem muito tempo já aqui no RUclips e da muitas dicas boas, mas dá umas vaciladas também, além dessa questão da falha tem mais de um vídeo dele falando que FST7 tem alongamento entre as séries sendo que além do método não ter esse alongamento sabe-se que o mesmo pode ser bastante prejudicial e propiciar um grande risco de lesão. É complicado um cara com o nível de influência e alcance que ele tem não ter corrigido essa informação ainda.
Gostei muito dos achados que você colocou, inclusive das evidências científicas, também uso de maneira pontual o fadiga muscular concêntrica. Só gostaria de pontuar um quesito. Pra quem não tem experiência no treino e nunca experimentou ir até a falha, não vai saber como colocar as dicas que você sugeriu no vídeo anterior (que por sinal são muito boas), como é que ele vai conseguir calcular as repetições em reservas se nunca ele atingiu o máximo de repetições?
Bem simples! A fadiga que esses estudos usam como parâmetro, é a fadiga concêntrica, ou seja, o ato de não conseguir mais manter uma técnica adequada. E isso é bem fácil de alcançar, qualquer pessoa consegue. Com o tempo esse feeling vai ficando mais aguçado.
@@RayMilet Creio que se o aluno está começando hoje a treinar, o professor/personal consegue identificar a carga para cada exercício apenas observando a forma de execução e a postura do aluno, assim começando a desenhar a carga e as quantidades de repetições.. correto? Agora se a pessoa treina sozinha ela pode ir se observando e criando aquela consciência de que se ela fizer mais 2~3 ela vai fazer sem postura e "roubar"
Adoro o Leandro mas pra quem entende de periodização não tem como discordar do Ray. Tem várias fases numa periodização e não tem como querer falhar sempre.
Twin é uma baita fonte de informações e aprendi muito com ele, mas tem alguns conceitos bastante ultrapassados que ele insiste em continuar compartilhando ao invés de se atualizar
Ray, qual sua opinião sobre o treino de baixo volume (1 a 2 sets por exercício) como o do Jordan Peters? Segundo ele mesmo, já treinou por 8 meses se não me engano, utilizando RIR e se viu perdendo força no Stiff por exemplo. Nesse caso de um treino de baixíssimo volume (5 a 10 sets semanais) treinar até a falha seria válido para uma melhor progressão de carga do que um treino com um pouco maos de volume utilizando repetições em reserva?
É totalmente aplicável sim. Reitero o que disse em um comentário por aqui, não é impossível fazer um treino 100% com falha, mas a pessoa precisa de um bom feeling pra usar um volume baixo e ficar ligada na recuperação entre as sessões.
Ray, talvez aqui não seja o lugar ideal para essa pergunta mas onde posso adquirir algum curso seu relacionado ao mercado de trabalho? sou novo aqui e vi que você aborda muito esse tema de como trabalhar com consultoria on-line.
Na minha opinião o Twin fala pra ir a falha em todas as séries pq 80% do público não vai até a falha em metade das séries, se ele falar que não precisa ir a falha em todas as séries, aí que a galera não vai a falha em nenhuma mesmo 😅. Obrigado ❤ Twin
Esse argumento apesar de ter sentido, eu tb discordo. Uma vez que vc ensina pra todos o tempo todo que só presta se for até a falha, mesmo que com a melhor das intenções, quando essa pessoa ficar experiente, estará entranhado na cabeça dela que se não for até a falha, não presta. Eu por exemplo tenho bastante dificuldade em alguns casos com minhas atletas em remover essa crença na cabeça delas pra que elas tenham mais perfomance.
na minha opinião se o Twin conseguisse botar o shape uma única vez na vida ele saberia na prática como funciona pra botar o shape em alguém. é mais fácil aprender fazendo do que apenas lendo.
O Leandro twin é uma boa pessoa e têm boas intenções mas erra muito em vários conceitos. Precisa rever algumas coisas sobre treinamento para falar com mais assertividade.
Acho que não há quem não goste do Twin. Ele só está atrelado à aquele conceito de para haver hipertrofia é preciso dano muscular (na verdade a maioria dos treinadores /coachs ainda tem esse princípio)
Eu não diria que erra em VÁRIOS conceitos. Concordo com muita coisa que ele posta e diz, principalmente em como ele ensina e deixa tudo mais simples. São poucas as coisas que eu vejo e não concordo.
Concordo que ele erra em vários conceitos mas acho que é pelo fato dele ensinar muita coisa aí acaba que aumenta a chance de falar algo que a gente discorde. Ainda assim de cada 10 assuntos no mínimo 8 ele é bem assertivo
Twin é cara bom, porém acredito que seja referência de um conhecimento básico para avançado. Eu particularmente já desisti dele faz um 2 anos, por ver que ele alimenta alguns conceitos e aplicações bem fracas. Eu indicaria para público iniciante, é uma boa luz de conhecimento, porém não dá para dar mais credibilidade que isso. Porém, respeito máximo pela pessoa e profissional que é.
Legal a forma como você explicou, mas acho que pra um entendedor, meia palavra basta e acho que assim como a grande maioria entende o que o Leandro Twin você também entendeu. Vi alguns comentários aqui explicando isso melhor… mas resumidamente, o Leandro explica tudo de forma “simplista” e direta pra facilita o entendimento da galera que é iniciante, e treinar até a falha significa dar o máximo, ou da aquela esticadinha, que depois você recupera no descanso antes da próxima série. Você parece um cara inteligente, e acho improvável que não tenha entendido também dessa forma. Mas a tática de usa o nome dele pra promover o seu canal, com certeza foi boa estratégia! Para um PT você é um ótimo RUclipsr! Diga-se de partida, a forma didática do Leandro Twin já me ajudou pra caramba, tanto na parte da dieta quanto do treino, inclusive a ideia de se puxar e treinar até a falha. Achei bem antiético usar o nome dele pra autopromoção. O cara já ajudou muita gente!
Não mesmo. Como o assunto envolve estudos científicos, eles deixam claro que a “falha” é falha concêntrica, ou seja, perder a técnica adequada. E isso qualquer iniciante consegue fazer com facilidade até. Logo, parar 1-3 reps antes de perder a técnica, promove resultados similares a quem vai até a falha concêntrica.
😂😂😂😂😂 jamais! Zero treta com o twin, sou fã da didática dele, e concordo com quase tudo que ele fala. As divergências existem e é completamente normal.
E qual o problema em citar? Muito provável que vc n tenha assistido o vídeo e tá só falando besteira. Em ambos os vídeos eu falo bem sobre os profissionais, demonstro todo meu respeito e inclusive RECOMENDO acompanha-los. Qual o problema de ter um ponto divergente na opinião e comentar isso, de maneira completamente respeitosa e amigável? Em nenhuma fala minha desse quadro você vai me ver falando com um tom de arrogância ou deboche. 100% das vezes será com um tom de respeito pelo profissional.
Sim assisti, como assisti vários videos seus e sempre pego informações valiosas do teu conteúdo. Sei que vc falou respeitosamente, so acho que isso pode criar atritos desnecessários 😉
Olha quantos inscritos o Twin têm e quantos inscritos esse cidadão têm! Está querendo crescer em cima de uma figura já bem reconhecida e consolidada no meio maromba em todo o Brasil como o Leandro! Poderia ter feito o vídeo discordando do estudo de ir até a falha nos exercícios sem utilizar as falas do Twin. Ele mesmo admite no vídeo que tem inveja do cara! Faz o seu trampo e deixa os outros fazerem o deles, meu amigo!
🤣🤣🤣 ta caçando narrativa pra arranjar treta é fio? Eu lá preciso crescer as custas de ninguém. O que tem a ver quantidade de seguidores? Vc está se doendo pq eu fiz um vídeo 100% respeitoso com um cara que é meu colega, elogio ele de diversas formas, mas divergiu opinião em um ponto específico, e ainda deixei claro que poderíamos abrir um debate pra falar mais sobre o tema? Deixa de ser criança! Vira adulto. Se eu quisesse crescer em cima de alguém, não teria dado tanto disclaimer no vídeo sobre não existir treta. Vai procurar o que fazer.
Estou procurando o que fazer e fazendo (assisitndo ao Leandro Twin, que me fez desenvolver muito nos meus treinos e na minha dieta)! Você que apareceu aqui por acaso falando dele e tive que ver o porquê de criticar o trabalho do cara! Se eu sou criança e você é homem maduro, porque me respondeu? Por que responder a uma criança???🤦🏾🤣😂
Cara tu assistiu o vídeo pra vim ataca o cara? Ray faz apenas um contraponto ao conceito “Treinar até a falha”. De forma alguma ele ataca o Twin. Reveja seu comentário!
@@wendellrodrigues2084 Amigo, voce ta falando com um dos melhores e dos mais reconhecidos dos treinadores no Brasil. Pesquise um pouco anres de atacar o cara.
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU LIKE E SE INSCREVER NO CANAL 🔥⭕
Conhecer a própria falha é importante. E é aí que a maioria erra. O público leigo não consegue assimilar e treina "fofo". A falha da maioria que não tem condições de ter um treinador em sala, acaba sendo a "fadiga". E, pelo Twin utilizar uma didática mais simplista, ele tem que se limitar a generalizar muita coisa. Já me vi tentando explicar algo simples, mas que dependia de alguns termos ligeiramente complicados e, não deu certo. No fim generalizei. Pra alguns assuntos, dependemos da capacidade técnica de quem ouve.
Vc não viu outro vídeo do Leandro falando que o incentivo de dizer que as pessoas precisam chegar até a falha, é porque treinando sozinho as pessoas comuns nunca chegarão até a falha e param pouco antes de falhar completamente de forma inconsciente…então é interessante incentivar ir até a falha
Excelente vídeo excelente explicação continua com esses reacts ajuda demais nas dúvidas que a galera fala nos podcasts!!
Tbm discordo do twin quanto a falha mas entendi oq ele quis dizer vendo outro vídeo dele , as pessoas geralmente não chegam até a falha msm que vc peça, pelo contrário, a maioria fica longe da falha por não ter a consciência corporal correta e quando ele recomenda isso garante que o treino vai ser bom msm sem falha , diferente de atletas e avançados que se vc pedir pra falhar eles realmente vão fazer
Melhores vídeos! Só falta fazer uma playlist desMILETificando.
Ray continua com esses vídeos cara , vc acertou em cheio na "ideia" e passa as informações muito bem
Tá muito bom esse tipo de conteúdo, é um esclarecimento excelente! 👏🏾
Sr Ray Milet, obrigado por dividir seu conhecimento conosco e que pontos importantes o senhor levantou.
Sobre a colocação do Leandro Twin que diga-se de passagem assim como o senhor é um excelente professor acredito que cada estratégia bem aplicada vai trazer diferentes resultados, seguindo as dicas dele, de dieta e treino eu perci 30kg em 4 meses, claro que tinha retenção nesse meio mas o grande ponto é que ambos os senhores são fontes de conhecimento pra mim ja que não tenho condicoes financeiras nem de comprar uma creatina hoje, aproveito o máximo de conhecimento que posso captar da internet.
Que legal seu depoimento. Na realidade os três tem mérito nesses resultados.
Uma vez eu vi alguém falando, não sei se foi o Leandro mesmo, que diz para alunos treinarem até a falha sempre, pois sabe que a maioria não chega nem perto disso, e ele reforçando isso, faz o aluno ir mais além e chegar nessas 1 ou 2 rep. de reserva
Excelente conteúdo, técnico e didático na mesma medida! Aprendo demais com ambos os profissionais :)
Faz um vídeo estruturando um treino com essas falhas pontuais ! Toppp
Ps: amei esse estilo de vídeo. Por favor, continue!😁
Acreditem, com mais ou menos 10 anos de treino, eu gostaria q tivessem me ensinado como usar a falha de forma pontal quando era iniciante. Concordo com o posicionamento do Ray q isso deve ser ensinado ao aluno, deixar ele eternamente fazendo tudo até a falha n é vantajoso. Eu demorei anos pra entender q n precisa viver em um período de choque eterno, agora com controle maior das variáveis de treino e uso pontual da falha tenho resultados bem melhores e qualidade de vida aumento dms( n é todo treino de perna q me deixa quase aleijado por uma semana). Só lembrando q sigo o Twin desde seus primeiros anos no youtube, aprendi e aprendo muito com ele. Parabéns pelo conteúdo Ray, muito foda!
Muito bom, parabéns
Eu entendo os dois pensamentos, existe um porquê guardar energia para próxima série, mantém a qualidade do treinamento por um tempo maior durante o treino, mas isso exige uma certa consciência do praticante, isso é complicado. 90% dos frequentadores de academia claramente não estão realmente se esforçando, quando você fala para esse praticante que a carga tá leve, ele fica insistindo que não, diz que está pesado, não adianta explicar que a postura, a respiração, a cadência dele não reflete esforço algum, então é mais fácil você mandar o cara fazer repetições até falhar, pois ele não vai falhar realmente. Se falar para ele parar uma repetição ou duas repetições até a falha não vai dar certo, simplesmente porque a noção de esforço do praticante é errada, ele tá fazendo 12 repetições com uma carga que ele conseguiria fazer 20, se falar para ele parar duas antes da falha ele vai fazer 10 repetições e não 18 repetições. Um praticante realmente consciênte das sua capacidades, uns 10% ou até menos, vai poder realmente parar uma, duas ou até três repetições antes da falha, mesmo naquele dia que você tá mais disposto ou menos disposto que altera essa noção de esforço. Então o Leandro estaria certo 90% á 95% dos casos e você estaria melhorando apenas o treino de menos de 10% dos praticantes de musculação. Eu vejo o praticante pagando personal trainer e dando bronca nele quando ele coloca mais uma placa, quando ele manda fazer um exercício que não dá pra fazer corpo mole ao extremo, é ridículo, o cara fica revoltado se o personal forçar ele a se esforçar, o ser humano gosta de se enganar, então engane ele antes e mande ir até a falha, talvez ele pare umas 3 repetições antes da falha .
Complicado essa questão de fadiga total gerar mais resultado. Ja fiz vários tipos de treino e o que sempre funcionou melhor foi uma quantidade baixa de exercícios pra casa músculo com 5 a 6 series de 6 a 8 repetições com carga máxima possível. Longe do ideal ou normal porém funciona muito bem para mim. Existem muitas variáveis na musculação.Isso sim é fato.
Excelente conteúdo!!
Mano, vídeo excelente explicando seu contraponto, porém, pra quem acompanha o Twin sabe que ele sempre deixa bem claro que pede para que seus alunos sempre cheguem até a falha a fim de que eles deem o seu melhor. Canal do Leandro é extremamente didático e fácil de entender, como você mesmo disse, porque em suma é destinado para pessoas que , assim como eu, são leigas no assunto e não são atletas mas querem buscar conhecimento a cerca do tema. Inclusive, a minha falha, assim como a falha de outras pessoas novas e iniciantes no esporte, é diferente da falha de um atleta ou de um praticamente experiente. Então, ele definir chegar até a falha em todas as séries, para o público dele é sim importante. Porque a falha desse público na maioria das vezes é "parar quando começar queimar", ou seja, não é nem 80% da capacidade. Pra uma pessoa iniciante ou intermediária, acho válido fazer repetições até não conseguir fazer a barra subir mais , do que 3x10, 4x12
Eu concordo em partes! O conteúdo do twin é incrível, eu concordo com quase tudo que ele fala. Mas mesmo com seu ponto de vista, ainda vejo como divergente do meu. Pois nos estudos (que ele cita inclusive) o que seria “falha”, é a perda da técnica adequada. E isso qualquer iniciante consegue fazer até com facilidade. Então levando esse dado em consideração, que parar 1-3 reps antes de perder a técnica adequada (reitero, isso não é uma fadiga extrema), será suficiente pra poder usufruir dos benefícios da hipertrofia em sua totalidade. Para indivíduos treinados, chegar até a falha concêntrica (perda da técnica adequada) em alguns pontos, pode ser benéfico. E ele tb fala no vídeo que todo atleta chega até a falha sempre, pois isso seria o suprassumo do processo, o vídeo eh baseado nesse assunto em questão! Repito, gosto demais do conteúdo do twin e recomendo muito! Esse é apenas um ponto divergente de opinião que é completamente normal e saudável. Ele tb deve discordar de coisas que eu digo, faz parte!
@@RayMilet e eu digo: concordo com os dois. Academia é laboratório: muito tato e vivência. A gente vai descobrindo o que serve pra gente e o que é melhor. Por isso eu gosto muito dos dois pontos e digo mais, seria interessante dentro de uma periodização tentar ambas estratégias e ver qual cabe melhor!
@@rhaelpantaleao3370perfeitamente possível! Da pra fazer um treino fadigando em tudo com total certeza! Só precisaria de mais cautela com o volume e recuperação, e numa fase onde o ganho de força possa ser deixado de segundo plano por um período. Minha discordância está na palavra “sempre”.
@@RayMilet sim, eu concordo contigo. Acho interessante chegar até a falha dentro de uma periodização ondulatória onde vc tem rml, hipertrofia e força. Deixando pra falhar estrategicamente no treino resistido pra obter variações nos estímulos metabólicos.
Os demais blocos, podendo falhar na última série de cada exercício ou no exercício final do treino
O Twin tem muito tempo já aqui no RUclips e da muitas dicas boas, mas dá umas vaciladas também, além dessa questão da falha tem mais de um vídeo dele falando que FST7 tem alongamento entre as séries sendo que além do método não ter esse alongamento sabe-se que o mesmo pode ser bastante prejudicial e propiciar um grande risco de lesão. É complicado um cara com o nível de influência e alcance que ele tem não ter corrigido essa informação ainda.
Gostei muito dos achados que você colocou, inclusive das evidências científicas, também uso de maneira pontual o fadiga muscular concêntrica. Só gostaria de pontuar um quesito. Pra quem não tem experiência no treino e nunca experimentou ir até a falha, não vai saber como colocar as dicas que você sugeriu no vídeo anterior (que por sinal são muito boas), como é que ele vai conseguir calcular as repetições em reservas se nunca ele atingiu o máximo de repetições?
Bem simples! A fadiga que esses estudos usam como parâmetro, é a fadiga concêntrica, ou seja, o ato de não conseguir mais manter uma técnica adequada. E isso é bem fácil de alcançar, qualquer pessoa consegue. Com o tempo esse feeling vai ficando mais aguçado.
@@RayMilet Creio que se o aluno está começando hoje a treinar, o professor/personal consegue identificar a carga para cada exercício apenas observando a forma de execução e a postura do aluno, assim começando a desenhar a carga e as quantidades de repetições.. correto? Agora se a pessoa treina sozinha ela pode ir se observando e criando aquela consciência de que se ela fizer mais 2~3 ela vai fazer sem postura e "roubar"
amo o Leandro ( meu professor a mais de ano) e amo o Ray . Leandro twin + Ray é sucesso na certa. 🙂
Adoro o Leandro mas pra quem entende de periodização não tem como discordar do Ray. Tem várias fases numa periodização e não tem como querer falhar sempre.
Vc acredita que vale apenas reduzir o número de séries por músculo na semana (4-8 séries) mas trabalhar apenas com a falha?
Twin é uma baita fonte de informações e aprendi muito com ele, mas tem alguns conceitos bastante ultrapassados que ele insiste em continuar compartilhando ao invés de se atualizar
Ray, qual sua opinião sobre o treino de baixo volume (1 a 2 sets por exercício) como o do Jordan Peters? Segundo ele mesmo, já treinou por 8 meses se não me engano, utilizando RIR e se viu perdendo força no Stiff por exemplo.
Nesse caso de um treino de baixíssimo volume (5 a 10 sets semanais) treinar até a falha seria válido para uma melhor progressão de carga do que um treino com um pouco maos de volume utilizando repetições em reserva?
Treinar até a falha em todas as séries*
É totalmente aplicável sim. Reitero o que disse em um comentário por aqui, não é impossível fazer um treino 100% com falha, mas a pessoa precisa de um bom feeling pra usar um volume baixo e ficar ligada na recuperação entre as sessões.
Ray, talvez aqui não seja o lugar ideal para essa pergunta mas onde posso adquirir algum curso seu relacionado ao mercado de trabalho? sou novo aqui e vi que você aborda muito esse tema de como trabalhar com consultoria on-line.
Na minha opinião o Twin fala pra ir a falha em todas as séries pq 80% do público não vai até a falha em metade das séries, se ele falar que não precisa ir a falha em todas as séries, aí que a galera não vai a falha em nenhuma mesmo 😅. Obrigado ❤ Twin
Esse argumento apesar de ter sentido, eu tb discordo. Uma vez que vc ensina pra todos o tempo todo que só presta se for até a falha, mesmo que com a melhor das intenções, quando essa pessoa ficar experiente, estará entranhado na cabeça dela que se não for até a falha, não presta. Eu por exemplo tenho bastante dificuldade em alguns casos com minhas atletas em remover essa crença na cabeça delas pra que elas tenham mais perfomance.
na minha opinião se o Twin conseguisse botar o shape uma única vez na vida ele saberia na prática como funciona pra botar o shape em alguém. é mais fácil aprender fazendo do que apenas lendo.
sensacional
Ray, pretende realizar algum curso presencial esse ano? Independente da data e lugar, eu já tô dentro rsrsr
O Leandro twin é uma boa pessoa e têm boas intenções mas erra muito em vários conceitos. Precisa rever algumas coisas sobre treinamento para falar com mais assertividade.
Acho que não há quem não goste do Twin. Ele só está atrelado à aquele conceito de para haver hipertrofia é preciso dano muscular (na verdade a maioria dos treinadores /coachs ainda tem esse princípio)
Quais conceitos vc acha q ele erra muito?
Eu não diria que erra em VÁRIOS conceitos. Concordo com muita coisa que ele posta e diz, principalmente em como ele ensina e deixa tudo mais simples. São poucas as coisas que eu vejo e não concordo.
Concordo que ele erra em vários conceitos mas acho que é pelo fato dele ensinar muita coisa aí acaba que aumenta a chance de falar algo que a gente discorde. Ainda assim de cada 10 assuntos no mínimo 8 ele é bem assertivo
Discordância sempre haverá até pq ninguém vai saber de tudo , sempre há o que aprender
"Obrigado!"
Topersonnnnn 👏👏🤌🤌🥰🥰
Twin é cara bom, porém acredito que seja referência de um conhecimento básico para avançado. Eu particularmente já desisti dele faz um 2 anos, por ver que ele alimenta alguns conceitos e aplicações bem fracas.
Eu indicaria para público iniciante, é uma boa luz de conhecimento, porém não dá para dar mais credibilidade que isso.
Porém, respeito máximo pela pessoa e profissional que é.
TOPP
Abre o artigo no sci hub
Eu tentei, não estava disponível. A única maneira de conseguir ele seria solicitando o acesso pelo Research gate.
Legal a forma como você explicou, mas acho que pra um entendedor, meia palavra basta e acho que assim como a grande maioria entende o que o Leandro Twin você também entendeu.
Vi alguns comentários aqui explicando isso melhor… mas resumidamente, o Leandro explica tudo de forma “simplista” e direta pra facilita o entendimento da galera que é iniciante, e treinar até a falha significa dar o máximo, ou da aquela esticadinha, que depois você recupera no descanso antes da próxima série. Você parece um cara inteligente, e acho improvável que não tenha entendido também dessa forma. Mas a tática de usa o nome dele pra promover o seu canal, com certeza foi boa estratégia! Para um PT você é um ótimo RUclipsr!
Diga-se de partida, a forma didática do Leandro Twin já me ajudou pra caramba, tanto na parte da dieta quanto do treino, inclusive a ideia de se puxar e treinar até a falha. Achei bem antiético usar o nome dele pra autopromoção. O cara já ajudou muita gente!
👏🏻
💪😎🍿
É praticamente impossível treinar até a falha. Quem diz q faz provavelmente está enganado. Falha é estilo dorian fazia
Não mesmo. Como o assunto envolve estudos científicos, eles deixam claro que a “falha” é falha concêntrica, ou seja, perder a técnica adequada. E isso qualquer iniciante consegue fazer com facilidade até. Logo, parar 1-3 reps antes de perder a técnica, promove resultados similares a quem vai até a falha concêntrica.
@@RayMilet me refiro ao praticante comum de academia que fala sobre ir até a falha.
Leandro twin +treta
😂😂😂😂😂 jamais! Zero treta com o twin, sou fã da didática dele, e concordo com quase tudo que ele fala. As divergências existem e é completamente normal.
Por que citar nomes? Poderia fazer um video sobre o tema sem citar a pessoa. Primeiro foi com o Pinduca e agora com o Twin.
E qual o problema em citar? Muito provável que vc n tenha assistido o vídeo e tá só falando besteira. Em ambos os vídeos eu falo bem sobre os profissionais, demonstro todo meu respeito e inclusive RECOMENDO acompanha-los. Qual o problema de ter um ponto divergente na opinião e comentar isso, de maneira completamente respeitosa e amigável? Em nenhuma fala minha desse quadro você vai me ver falando com um tom de arrogância ou deboche. 100% das vezes será com um tom de respeito pelo profissional.
Sim assisti, como assisti vários videos seus e sempre pego informações valiosas do teu conteúdo. Sei que vc falou respeitosamente, so acho que isso pode criar atritos desnecessários 😉
Olha quantos inscritos o Twin têm e quantos inscritos esse cidadão têm! Está querendo crescer em cima de uma figura já bem reconhecida e consolidada no meio maromba em todo o Brasil como o Leandro! Poderia ter feito o vídeo discordando do estudo de ir até a falha nos exercícios sem utilizar as falas do Twin. Ele mesmo admite no vídeo que tem inveja do cara! Faz o seu trampo e deixa os outros fazerem o deles, meu amigo!
🤣🤣🤣 ta caçando narrativa pra arranjar treta é fio? Eu lá preciso crescer as custas de ninguém. O que tem a ver quantidade de seguidores? Vc está se doendo pq eu fiz um vídeo 100% respeitoso com um cara que é meu colega, elogio ele de diversas formas, mas divergiu opinião em um ponto específico, e ainda deixei claro que poderíamos abrir um debate pra falar mais sobre o tema? Deixa de ser criança! Vira adulto. Se eu quisesse crescer em cima de alguém, não teria dado tanto disclaimer no vídeo sobre não existir treta. Vai procurar o que fazer.
Estou procurando o que fazer e fazendo (assisitndo ao Leandro Twin, que me fez desenvolver muito nos meus treinos e na minha dieta)! Você que apareceu aqui por acaso falando dele e tive que ver o porquê de criticar o trabalho do cara! Se eu sou criança e você é homem maduro, porque me respondeu? Por que responder a uma criança???🤦🏾🤣😂
Cara tu assistiu o vídeo pra vim ataca o cara? Ray faz apenas um contraponto ao conceito “Treinar até a falha”. De forma alguma ele ataca o Twin. Reveja seu comentário!
@@wendellrodrigues2084 Amigo, voce ta falando com um dos melhores e dos mais reconhecidos dos treinadores no Brasil. Pesquise um pouco anres de atacar o cara.