Esse filme não me deu sono nunca. Quando eu assisti, eu fiquei hipnotizado e encantado. Foi uma das experiências cinematográficas mais incríveis que tive. Filme perfeito a meus olhos
Acredito que a percepção de 2001 é muito diferente para quem vê hoje, com conhecimento de tecnologia, na era dos smartphones e para quem viu nos tempos da máquina de escrever e o único telefone, era aquele residencial de disco (você precisava girar o disco a cada número a ser discado). Sou perdidamente apaixonada por esse filme, assisti a primeira vez no início dos anos 80 e para uma pré adolescente apaixonada por Cosmos (que eu assistia nas manhãs de domingo na Globo) e a série Star Trek, que também já era transmitida na TV brasileira nos anos 70 (não lembro em qual emissora), passar 6 minutos me imaginando navegando pelo espaço foi uma experiência maravilhosa. Depois revi algumas vezes e a cada uma delas eu identificava algo interessante que eu tinha perdido anteriormente. * o post-it foi inventado uns 10 anos depois do filme (só um detalhe, não fique bravo comigo). Adorei o formato do vídeo e é sempre bom ter você de volta.
Comentário maravilhoso, adorei. Concordo com vc, tbm assisti esse filme a primeira vez no início de 80's, e nas poucas vezes q consegui chegar ao fim acordado (e olha q jamais durmo em filme de Sci-fi) é sempre uma experiência diferente. Idem para Cosmos.
Concordo com você sobre as ideias contidas em 2001 encontrarem dificuldade de compreensão na época pela falta de familiaridade do público com os assuntos abordados. Eu assisti esse filme muito pequeno e eu acho que esse filme mudou a minha vida, pois depois desse filme e uma explicação básica sobre Darwinismo ministrada pela minha mãe, pois ela tinha dito que assistiríamos um filme de ficção científica e a primeira parte do filme parecia um documentário sobre animais chato, mas a minha mãe me explicou que não se tratavam de macacos, mas de antepassados de seres humanos, pronto, eu nunca mais consegui ser tão indulgente e sempre questionava os dogmas e quando cheguei a idade adulta me reconheci ateu, mas a semente do meu ceticismo foi plantada numa tarde em casa com a minha mãe assistindo 2001 Uma Odisséia no Espaço numa tarde despretensiosa.
Um detalhe que pouca gente percebe é que Hal pode não ser o vilão da nave, ele agiu por instinto de sobrevivência. Na entrevista que eles fazem com a terra o diálogo deixa claro que Hal foi programado para ter emoções humanas para facilitar a interação com os membros da nave. Inclusive quando ele pergunta sobre a escavação na lua ele usa quase as mesmas palavras que o russo usa no início do filme. Ele diz "perdoe-me por ser tão curioso" acredito que isso foi para evidenciar as semelhanças dele com um humano e consequentemente ego e instinto de sobrevivência. Se vc reparar ele primeiro erra, depois tenta negar o erro, depois ele vê dois caras planejando desativar ele por isso, daí em diante é apenas ele tentando continuar vivo igual a qualquer ser vivo faria. Quando Dave consegue entrar na nave ele percebe que vai perder e se dirige de forma hostil a dave pela primeira vez como se estivesse acuado, quando ele vê que dave realmente vai desativa-lo ele começa a implorar pela vida. Tudo psicologicamente igual a como seria uma reação humana.
Eu assisti em 1977. Naquela época ele não era tão entediante porque foi o primeiro filme a conseguir fazer o espectador se sentir realmente no espaço e isso por si só já valia a pena. O final é incompreensível e isso fazia muitas pessoas não gostarem do filme. Eu fui um dos poucos a perceber que o ambiente onde o Dave envelhece tinha sido criados pelos alienígenas para ele. Era como um zoológico. Assisti esse filme 6 vezes no cinema mais umas 3 ou 4 na TV. Hoje eu também o acho monótono. Para os jovens compreenderem melhor o que foi esse filme para a época, é preciso notar que hoje existem milhares de filmes ambientados no espaço. Mas até então só haviam filmes B. O David fez o melhor resumo e análise que eu já vi sobre esse filme. Genial.
Pra mim só foi extremamente monotóno, porque o filme e o livro foram escritos na mesma época, e o livro é muito mais dinâmico e criativo que o filme. Entendo que o Kubrick quis focar mais no visual, no audio, nas sensações, ainda que maçantes, e deixou a explicação e o fantástico pro livro. O livro tem cenas lindas de Júpiter, das suas luas, e Saturno também aparece por lá, o segundo monólito aparece numa lua de Júpiter, a Japeto. Depois que li o livro fiz muitas pesquisas sobre esses planetas e suas luas, e pra mim a experiência do livro foi ifinitamente mais completa, complexa e interessante...
Comecei a ver o vídeo de forma despretensiosa e na velocidade 1,25, aos 04 minutos percebi que estava perdendo um bom entretenimento, principalmente os comentários na tela que davam um bom diferencial ao vídeo. Voltei e assisti desde o início com velocidade normal, dessa vez de forma pretensiosa. Muito bom o vídeo. Ganhou um inscrito.
Que vídeo estupendo! Quase deu vontade de assistir esse filme outra vez (não entenda mal; eu não consigo dormir com a televisão ligada, mas é um verdade desafio de assistir sem tirar, ao menos, uma cochilo). Esse vídeo apresenta o filme bem mais dinâmico e compreensível. Parabéns!
Excelente vídeo. Gostei muito da maneira como analisou, fazendo o contraponto entre ser plausível ou não. Poderia fazer com outros filmes, como Arrival e Interstellar.
Cara, show de bola seus comentários e sua análise sobre o filme. Sou apaixonado pela Ciência e é realmente um sacrifício imenso conseguir chegar ao final desse filme, mas ainda assim acho muito interessante, principalmente, como vc disse várias vezes, feito em 1968.
Sensacional !! Genial a avaliação da veracidade científica se somar a uma análise interpretativa ! Parabéns !! Uma observação tecnica: No meu áudio o volume dos sons do placar ficaram um pouco altos e por vezes dificultaram o entendimento da narração. Abraço !!
Eu acho esse filme fabuloso. Só uma observação: a Discovery não é uma estação espacial. É uma espaçonave mesmo. Tanto que tem os "boosters" (acho que o termo é esse) na parte traseira. E a propulsão seria iônica, pelo que lembro. Outra coisa que lembrei é que o Kubrick pode até levado as suas "respostas" para o que é visto no filme para o túmulo. Mas o Arthur Clarke, não. Na versão romanceada de 2001, a história é bem mais descritiva. Na prática, ele explica muita coisa, embora deixem outras questões em aberto. Até o macaco do osso tem apelido: "Amigo da Lua."
Quando o astronauta sai da nave sentido júpiter, você pode colocar a música "Echoes" do Pink Floyd que encaixa certinho, se não me engano Kubrick queria ter a colocado no filme, mas na época deu merda. Esse filme + LSD ou Cogumelos Mágicos, é uma grande viagem
Concerteza, a melhor parte deste filme, foi a do robô com seus questionamentos até o seu desligamento, o restante foi um ótimo sonífero. Mas, esse filme não deixa de ser uma obra prima, virou um clássico merecidamente. Aliás, possui uma fotografia linda.
Uma boa análise, principalmente nas ênfases no que considero os pontos de brilho desse filme: o uso de imagem e som para operar além do consciente o mistério deslumbrante da descoberta e não a verborragia de cacoete ultraexplicativo da grande maioria dos filmes do gênero. Isso nas mãos do Kubrick cresceu em níveis absurdos gerando esse espetáculo. Eu até entendo o incômodo com o ritmo, mas a insistência em colocar a experiência do tédio como uma das maiores características de um compêndio denso como esse (o filme só tem 2h e poucos!) algo sintomático da nossa geração, viciada em receber estímulo verbal e de ação continiamente, mesmo que esses estímulos não engrandeçam os conceitos apresentados e atrapalhem a essencial natureza contemplativa da coisa toda.
nossa geração? desde a época em que o filme foi lançado as pessoas reclamavam dessas cenas prolongadas que aliás foram editadas posteriormente, se quiser culpar alguém culpe nosso cérebro primata que adora cores e movimentos
Experimenta ler o livro para poder entender melhor. O filme é fantástico, a adaptação do livro funciona muito bem, e considerando a épica em que foi feito, os efeitos são muito bons.
Maneiro! Gosto de assistir esse filme mais pelos enigmas que ele deixa na mente. Tem uma ligação com o atual "Interestelar" principalmente com aquela viagem de uma dimensão para outra até o "cubo do tempo" onde a referência temporal é a mesma. Ri muito com WTF? do entendimento final do público quando aparece o bebê intergaláctico viajando rumo a terra. Ótimo vídeo!
Recomendo ler o livro 2001: Uma Odisseia No Espaço do próprio Arthur C. Clarke. Nele, há várias situações aproveitadas posteriormente em filmes (principalmente Interestelar) que não aparecem no filme de Kubrick.
O filme é tão foda que foi extensamente usado em outras obras. Essa parte do Dave entrando em contato com o monólito gigante e que atravessa uma outra dimensão e se vê como idoso foi usado em Saint Seiya, na luta contra o cavaleiro de gêmeos que mostra uma divisão de planos e depois o Hyoga viajando só e tentando se segurar em outros Hyogas.
Que show!!! Vou enviar o link para quem me olha torto ao descobrir que paguei caro (na época - mais de 10 anos atrás) para ter uma cópia remasterizada, em Full HD, do "2001" em blu-ray. Guardo como uma joia. Vlw, Davi!
Eu adoro o Ciência ou Nonsense. Meu único problema é que quero ver o motivo de cada pontuação e tenho que ficar pausando o vídeo ou diminuindo a velocidade hahaha
cada segundo de impressionismo e simbolismo presente nos efeitos práticos e detalhamento excessivo nas cenas que tocam the blue danube representam uma gozada na mãe do de cima
Eu acredito que no filme, o monolito é como se fosse um "alarme ou sinal" para uma especie mais avançada. Tanto é que ele emite som ou sinal, ja que som nao viajaria no espaço.
Esse filme agora que foi explicado, realmente tem uma lógica genial e a frente do seu tempo. Mas nem por isso deixa de ser entediante e da um sono terrível. O cara chega no cinema pra assistir um Star Wars sem guerra.
Excelente filme para se admirar e fritar os miolos junto com o Kubrick. Obrigado pelo vídeo, é sempre importante destacar a ciência por trás de uma obra tão impar.
Não sei se alguém já falou...mas a questão do HAL cantar a música q o IBM cantou...é q o HAL era pra ser um IBM... só q claro q a empresa não queria... ai mudaram as letras paras s letras anteriores de I B M... H A L
seria algo como ? seres biologicos evoluiram em jupeiter foram dominados por I.A. em seguida estintintos essa I.A. veio a terrra e interagiram com macacos, que quando evoluiram conseguiram ir ate jupiter, e interajir com a I.A. que decidiuão se unir ser humano formando um novo ser hibrido, que agora vai viajar pelo universo? o resumo é tipo isso?
Os alienígenas não são oriundos de Júpiter, e sim de um sistema planetário localizado a vinte mil anos luz da Terra. Júpiter foi somente o local do sistema solar onde os alienígenas abriram o "buraco de minhoca" para levar o astronauta até o planeta deles. No livro, esse "buraco" se abre na órbita de Saturno. Curiosamente, o filme Interestelar utiliza essa ideia também.
Pow Davi. Tô a um bom tempo procurando um divulgador pra apoiar. Não vou me tir vc e meu preferido mas gostaria de ter mais vídeos seus. Nem q fosse uma live mostrando como vc estuda pra cada vídeo. Ou até pensamentos loucos (deixando claro q são insights insanos) algo pra q agente entenda melhor seu método de questionar o universo, conversas soltas. Sei lá
Gostei do formato do video. Abordagem dinâmica e humorada de um obra complexa e transcendente sem cair nasuperficialidade e sem perder a oa detalhes importantes da obra. Adiciona uma exegese científica do que não é explícito e desvenda o caráter hermético do filme. Muito bom. Quanto a obra em si, impressiona como, em 68, Kubrik parecia viver agora em 2020/21 observando a Spacex em seus lançamentos à ISS com sua cápsula Dragon, muito similar a de seu filme, aliás. Tbm impressiona a leirura que o diretor faz sobre o temor que a I.A causa em nós desde as suas primeiras concepções até hj. Elon Muks, Hawking e outros p.ex. não são simpáticos a ideia. Eu tbm. Por trás disso talvez deva haver um medo misturado com validade antropocêntrica de sairmos do nosso pedestal. Só faltou Kubrik acertar sobre a capcidade quântica de nossos tempos. Enfim, bela obra, uma pérola. Nolan tentou algo parecido com Interestelar porém, a meu ver, com menos temas e profundidade
Acho que você devia ter pedido para Camila Laranja ter revisado. Tem um vídeo la no canal peixe babel que ela explica porque não faltariam travas de segurança para um computador tão sofisticado.
Salve Davi, otimo conteudo ... apenas um senao: interpretei a acao do HAL de agir contra os astronautas, como sendo deliberada a partir de sua programacao alterada em relacao ao par q ficou na terra. Para mim, ele sempre iria matar os astronautas. abraços
Isto sempre estará aberto a interpretações. No filme e no livro "2010" é explicado que o Hal apresentou o problema como resultado de ordens conflitantes(apresentar a informação sem nenhuma distorção e a ordem de esconder o verdadeiro motivo da missão). Se levarmos em conta que o Hal insinua suas verdadeiras ordens ao Bowman antes mesmo de dar defeito, até que faz sentido.
As críticas ao filme precisam lembrar que ele foi baseado no livro, né não? O livro é desse jeito aí, apesar de algumas diferenças. Inclusive no filme poderia ter mantido que a viagem seria até Saturno e não Júpiter
Faltou falar dos alinhamentos dos astros quando o monólito aparece... E quando o filme estava sendo produzido, Carl Sagan foi consultado a respeito de como os ETs se pareceriam. Ele respondeu que qualquer imagem fazendo deles répteis, robôs ou formas estranhas só seria mais um lugar comum nesse tipo de ficção científica. Então Kubrick resolveu simplesmente NÃO mostrá-los. O espectador que usasse sua imaginação. O Brasil não é para amadores. Este filme também não.
Finalmente entendi esse filme! Eu nao conseguia prestar a atencao por causa do ritmo lento e quando via tava pensando na morte da bezerra e ja tinha perdido completamente a linha de raciocionio kkkkkkk
Cara vou confessar uma coisa eu assisti a seguencia desse 2001 que se chama 2010 o ano que faremos contato, e olha eu gostei dele e ouso dizer que essa seguencia é um filme onde a maioria das pessoas vão gostar, sim 2001 é um clássico e lindo porém ele é muito parado e grande maioria das pessoas não têm paciência
Pra mim o grande vacilo desse filme foi a alteração do final, o final no livro é bem mais completo e não tem um feto flutuando no espaço pra demonstrar o que ocorreu com o David.
Meu amigo, só vi pode elucidar uma dúvida. Nunca escutei ninguém falar ou mesmo li em algum livro do que o átomo é feito, ou seja tudo que já escutei é que existem partículas e sub-particulas no seu interior e os elétrons ao seu redor.
Para a época, a falta de entendimento do que uma IA operadora poderia fazer até é justificável, mas hoje em dia não se justifica ter este medo. Uma IA operadora de uma espaço nave não teria treinamento ideológico ou psicológico, ela seria apenas uma ferramenta para que a nave pudesse funcionar corretamente com uma interface de comunicação homem máquina mais natural. Ter medo de uma IA 'se vingando de humanos' é o mesmo que ter medo do carro autônomo do google querer fazer o mesmo, não vai... kkk
David upando um video: "Oba, monetização."
RUclips: "I’m sorry David, I’m afraid I can’t do that.”
Ashuashuashuashua
Esse filme não me deu sono nunca. Quando eu assisti, eu fiquei hipnotizado e encantado. Foi uma das experiências cinematográficas mais incríveis que tive. Filme perfeito a meus olhos
Acredito que a percepção de 2001 é muito diferente para quem vê hoje, com conhecimento de tecnologia, na era dos smartphones e para quem viu nos tempos da máquina de escrever e o único telefone, era aquele residencial de disco (você precisava girar o disco a cada número a ser discado).
Sou perdidamente apaixonada por esse filme, assisti a primeira vez no início dos anos 80 e para uma pré adolescente apaixonada por Cosmos (que eu assistia nas manhãs de domingo na Globo) e a série Star Trek, que também já era transmitida na TV brasileira nos anos 70 (não lembro em qual emissora), passar 6 minutos me imaginando navegando pelo espaço foi uma experiência maravilhosa. Depois revi algumas vezes e a cada uma delas eu identificava algo interessante que eu tinha perdido anteriormente. * o post-it foi inventado uns 10 anos depois do filme (só um detalhe, não fique bravo comigo).
Adorei o formato do vídeo e é sempre bom ter você de volta.
Comentário maravilhoso, adorei. Concordo com vc, tbm assisti esse filme a primeira vez no início de 80's, e nas poucas vezes q consegui chegar ao fim acordado (e olha q jamais durmo em filme de Sci-fi) é sempre uma experiência diferente. Idem para Cosmos.
Acho que sua regra não se aplica muinto a mim,tenho 13 anos e já é a segunda vez que eu assisto oh filme inteiro.
@@Ōkami6466 Exato, você não têm referências. Deve ser complicado encontrar sentido.
Concordo com você sobre as ideias contidas em 2001 encontrarem dificuldade de compreensão na época pela falta de familiaridade do público com os assuntos abordados.
Eu assisti esse filme muito pequeno e eu acho que esse filme mudou a minha vida, pois depois desse filme e uma explicação básica sobre Darwinismo ministrada pela minha mãe, pois ela tinha dito que assistiríamos um filme de ficção científica e a primeira parte do filme parecia um documentário sobre animais chato, mas a minha mãe me explicou que não se tratavam de macacos, mas de antepassados de seres humanos, pronto, eu nunca mais consegui ser tão indulgente e sempre questionava os dogmas e quando cheguei a idade adulta me reconheci ateu, mas a semente do meu ceticismo foi plantada numa tarde em casa com a minha mãe assistindo 2001 Uma Odisséia no Espaço numa tarde despretensiosa.
Super concordo! 😅
9:37 "O ser humano tá a caminho de Júpiter, mas não aprendeu a usar um post-it de forma eficiente" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Era isso que eu estava esperando...!
Mano eu tive que colocar o video em 0.75x de tão rapido q ele tava falando kkkk
Mano eu ate pensei, putz vi em 2x esse video depois de ler esse coment mas tava em velocidade normal asduhasd
Depois de tantos anos, o RUclips me lembrou que você ainda faz vídeos. Grande Davi 🥰❤️
Um detalhe que pouca gente percebe é que Hal pode não ser o vilão da nave, ele agiu por instinto de sobrevivência. Na entrevista que eles fazem com a terra o diálogo deixa claro que Hal foi programado para ter emoções humanas para facilitar a interação com os membros da nave. Inclusive quando ele pergunta sobre a escavação na lua ele usa quase as mesmas palavras que o russo usa no início do filme. Ele diz "perdoe-me por ser tão curioso" acredito que isso foi para evidenciar as semelhanças dele com um humano e consequentemente ego e instinto de sobrevivência.
Se vc reparar ele primeiro erra, depois tenta negar o erro, depois ele vê dois caras planejando desativar ele por isso, daí em diante é apenas ele tentando continuar vivo igual a qualquer ser vivo faria. Quando Dave consegue entrar na nave ele percebe que vai perder e se dirige de forma hostil a dave pela primeira vez como se estivesse acuado, quando ele vê que dave realmente vai desativa-lo ele começa a implorar pela vida. Tudo psicologicamente igual a como seria uma reação humana.
Eu assisti em 1977. Naquela época ele não era tão entediante porque foi o primeiro filme a conseguir fazer o espectador se sentir realmente no espaço e isso por si só já valia a pena.
O final é incompreensível e isso fazia muitas pessoas não gostarem do filme. Eu fui um dos poucos a perceber que o ambiente onde o Dave envelhece tinha sido criados pelos alienígenas para ele. Era como um zoológico.
Assisti esse filme 6 vezes no cinema mais umas 3 ou 4 na TV. Hoje eu também o acho monótono.
Para os jovens compreenderem melhor o que foi esse filme para a época, é preciso notar que hoje existem milhares de filmes ambientados no espaço. Mas até então só haviam filmes B.
O David fez o melhor resumo e análise que eu já vi sobre esse filme. Genial.
Pra mim só foi extremamente monotóno, porque o filme e o livro foram escritos na mesma época, e o livro é muito mais dinâmico e criativo que o filme. Entendo que o Kubrick quis focar mais no visual, no audio, nas sensações, ainda que maçantes, e deixou a explicação e o fantástico pro livro. O livro tem cenas lindas de Júpiter, das suas luas, e Saturno também aparece por lá, o segundo monólito aparece numa lua de Júpiter, a Japeto. Depois que li o livro fiz muitas pesquisas sobre esses planetas e suas luas, e pra mim a experiência do livro foi ifinitamente mais completa, complexa e interessante...
Esse filme é muito, muito, impressionante. Uma obra de arte.
Cara, acho que foi a melhor resenha de 2001 que eu já vi
Comecei a ver o vídeo de forma despretensiosa e na velocidade 1,25, aos 04 minutos percebi que estava perdendo um bom entretenimento, principalmente os comentários na tela que davam um bom diferencial ao vídeo. Voltei e assisti desde o início com velocidade normal, dessa vez de forma pretensiosa. Muito bom o vídeo. Ganhou um inscrito.
Parabéns, vídeo extremamente divertido
Que vídeo estupendo! Quase deu vontade de assistir esse filme outra vez (não entenda mal; eu não consigo dormir com a televisão ligada, mas é um verdade desafio de assistir sem tirar, ao menos, uma cochilo). Esse vídeo apresenta o filme bem mais dinâmico e compreensível. Parabéns!
Excelente vídeo. Gostei muito da maneira como analisou, fazendo o contraponto entre ser plausível ou não. Poderia fazer com outros filmes, como Arrival e Interstellar.
Amei esse vídeo!!! Parabéns pelo canal!
Excelente vídeo!
Recomendo a série de livros, que expande e explica muita coisa!
Fico surpreso como esse filme é bonito
Uma vez primata, sempre "Primata". Aqui é admirar, entender e continuar a seguir.👏🏽
Esse formato é muito bom! Parabéns!
Adorei esse formato!
2001: Uma Odisseia no Espaço é foda e incrível demais mano.
Pelo jeito o cara que instalou o monolito misterioso que foi encontrado em um deserto em Utah, nos EUA, era fã deste filme.
Cara, show de bola seus comentários e sua análise sobre o filme. Sou apaixonado pela Ciência e é realmente um sacrifício imenso conseguir chegar ao final desse filme, mas ainda assim acho muito interessante, principalmente, como vc disse várias vezes, feito em 1968.
Que roteiro fantástico seu vídeo! Seguindo o canal!
Sensacional !! Genial a avaliação da veracidade científica se somar a uma análise interpretativa ! Parabéns !! Uma observação tecnica: No meu áudio o volume dos sons do placar ficaram um pouco altos e por vezes dificultaram o entendimento da narração. Abraço !!
Eu acho esse filme fabuloso. Só uma observação: a Discovery não é uma estação espacial. É uma espaçonave mesmo. Tanto que tem os "boosters" (acho que o termo é esse) na parte traseira. E a propulsão seria iônica, pelo que lembro.
Outra coisa que lembrei é que o Kubrick pode até levado as suas "respostas" para o que é visto no filme para o túmulo. Mas o Arthur Clarke, não. Na versão romanceada de 2001, a história é bem mais descritiva. Na prática, ele explica muita coisa, embora deixem outras questões em aberto.
Até o macaco do osso tem apelido: "Amigo da Lua."
Halzinho. David, você é muito fofo kkkk
Toma aí meu like ❤️❤️❤️
Eu tirei meu like só pra dar novamente.
QUE COISA LINDA AAAAAAAAAAAAAA
A pressa com que você fala é a mesma pressa em que o mundo está sendo destruído...
Eu tinha 7 anos e fiquei impressionado, saí do cinema querendo ser astronauta e cientista o máximo que consegui foi ser cantor de ÓPERA estatutário!
Quando o astronauta sai da nave sentido júpiter, você pode colocar a música "Echoes" do Pink Floyd que encaixa certinho, se não me engano Kubrick queria ter a colocado no filme, mas na época deu merda.
Esse filme + LSD ou Cogumelos Mágicos, é uma grande viagem
Concerteza, a melhor parte deste filme, foi a do robô com seus questionamentos até o seu desligamento, o restante foi um ótimo sonífero. Mas, esse filme não deixa de ser uma obra prima, virou um clássico merecidamente. Aliás, possui uma fotografia linda.
Uma boa análise, principalmente nas ênfases no que considero os pontos de brilho desse filme: o uso de imagem e som para operar além do consciente o mistério deslumbrante da descoberta e não a verborragia de cacoete ultraexplicativo da grande maioria dos filmes do gênero. Isso nas mãos do Kubrick cresceu em níveis absurdos gerando esse espetáculo. Eu até entendo o incômodo com o ritmo, mas a insistência em colocar a experiência do tédio como uma das maiores características de um compêndio denso como esse (o filme só tem 2h e poucos!) algo sintomático da nossa geração, viciada em receber estímulo verbal e de ação continiamente, mesmo que esses estímulos não engrandeçam os conceitos apresentados e atrapalhem a essencial natureza contemplativa da coisa toda.
nossa geração? desde a época em que o filme foi lançado as pessoas reclamavam dessas cenas prolongadas que aliás foram editadas posteriormente, se quiser culpar alguém culpe nosso cérebro primata que adora cores e movimentos
Muito bom o conteúdo, parabéns!
Experimenta ler o livro para poder entender melhor. O filme é fantástico, a adaptação do livro funciona muito bem, e considerando a épica em que foi feito, os efeitos são muito bons.
Vídeo maneiríssimo! Merece muitos pontos pelo bom humor. :)
Maneiro!
Gosto de assistir esse filme mais pelos enigmas que ele deixa na mente.
Tem uma ligação com o atual "Interestelar" principalmente com aquela viagem de uma dimensão para outra até o "cubo do tempo" onde a referência temporal é a mesma.
Ri muito com WTF? do entendimento final do público quando aparece o bebê intergaláctico viajando rumo a terra.
Ótimo vídeo!
Recomendo ler o livro 2001: Uma Odisseia No Espaço do próprio Arthur C. Clarke. Nele, há várias situações aproveitadas posteriormente em filmes (principalmente Interestelar) que não aparecem no filme de Kubrick.
Quanto tempo saudades desses vídeos
O filme é tão foda que foi extensamente usado em outras obras.
Essa parte do Dave entrando em contato com o monólito gigante e que atravessa uma outra dimensão e se vê como idoso foi usado em Saint Seiya, na luta contra o cavaleiro de gêmeos que mostra uma divisão de planos e depois o Hyoga viajando só e tentando se segurar em outros Hyogas.
Obrigado .. Pela aula👏😍
So eu que coloquei a reprodução em 0.5??? Tentem... Fica hilário...
Que show!!! Vou enviar o link para quem me olha torto ao descobrir que paguei caro (na época - mais de 10 anos atrás) para ter uma cópia remasterizada, em Full HD, do "2001" em blu-ray. Guardo como uma joia. Vlw, Davi!
Gostei muito do formato
Que vídeo fantástico!!
Eu agradeço. Dormi as duas vezes que tentei assistir ao filme. A primeira no cinema. Agora eu entendi tudinho.
Eu adoro o Ciência ou Nonsense. Meu único problema é que quero ver o motivo de cada pontuação e tenho que ficar pausando o vídeo ou diminuindo a velocidade hahaha
cada segundo de impressionismo e simbolismo presente nos efeitos práticos e detalhamento excessivo nas cenas que tocam the blue danube representam uma gozada na mãe do de cima
Eu acredito que no filme, o monolito é como se fosse um "alarme ou sinal" para uma especie mais avançada. Tanto é que ele emite som ou sinal, ja que som nao viajaria no espaço.
16:07 ksksksksks meus colegas pagando de inteligentao, me senti representado.
Esse filme agora que foi explicado, realmente tem uma lógica genial e a frente do seu tempo. Mas nem por isso deixa de ser entediante e da um sono terrível. O cara chega no cinema pra assistir um Star Wars sem guerra.
Muito bom!
O toque do meu celular também é o Mario pegando uma moeda. Ai toda vez que marcava ponto pra ciência, eu achava que era mensagem chegando.... kakakaka
Excelente filme para se admirar e fritar os miolos junto com o Kubrick. Obrigado pelo vídeo, é sempre importante destacar a ciência por trás de uma obra tão impar.
Melhor quadro do melhor canal apresentando o melhor resumo do melhor filme kkkkk
Não sei se alguém já falou...mas a questão do HAL cantar a música q o IBM cantou...é q o HAL era pra ser um IBM... só q claro q a empresa não queria... ai mudaram as letras paras s letras anteriores de I B M... H A L
Bom demais!
seria algo como ? seres biologicos evoluiram em jupeiter foram dominados por I.A. em seguida estintintos
essa I.A. veio a terrra e interagiram com macacos, que quando evoluiram conseguiram ir ate jupiter, e interajir com a I.A. que decidiuão se unir ser humano formando um novo ser hibrido, que agora vai viajar pelo universo? o resumo é tipo isso?
As inteligências que criaram os monolitos são provavelmente tão antigas quanto o sistema solar. O livro é bem claro quanto a isso.
Os alienígenas não são oriundos de Júpiter, e sim de um sistema planetário localizado a vinte mil anos luz da Terra. Júpiter foi somente o local do sistema solar onde os alienígenas abriram o "buraco de minhoca" para levar o astronauta até o planeta deles. No livro, esse "buraco" se abre na órbita de Saturno. Curiosamente, o filme Interestelar utiliza essa ideia também.
Vídeo muito bom!!!
Parabéns!!!
Quando tiver opção star trek (de preferencia as sériesTNG ,DS9 e VOY e não a original pq né...) eu votarei bem ahshsh
Legendas no vídeo mais a narração acelerada! Ótima receita para não aproveitar 100% nem um nem outro!
Pow Davi. Tô a um bom tempo procurando um divulgador pra apoiar. Não vou me tir vc e meu preferido mas gostaria de ter mais vídeos seus. Nem q fosse uma live mostrando como vc estuda pra cada vídeo. Ou até pensamentos loucos (deixando claro q são insights insanos) algo pra q agente entenda melhor seu método de questionar o universo, conversas soltas. Sei lá
Se falar q isso ia ser mais nometizado q vídeos com imagens q contem copyright
Muito foda!
Obg por ter explicado eu dormi todas as vezes q tentei assistir
Esse vídeo me deu vontade de assistir ao filme e ler o livro de novo!
16:05 O Azaghal falando sobre a cena do bebê é demais, kkkkkkkkkkkkkk.
Gostei do formato do video. Abordagem dinâmica e humorada de um obra complexa e transcendente sem cair nasuperficialidade e sem perder a oa detalhes importantes da obra. Adiciona uma exegese científica do que não é explícito e desvenda o caráter hermético do filme. Muito bom.
Quanto a obra em si, impressiona como, em 68, Kubrik parecia viver agora em 2020/21 observando a Spacex em seus lançamentos à ISS com sua cápsula Dragon, muito similar a de seu filme, aliás. Tbm impressiona a leirura que o diretor faz sobre o temor que a I.A causa em nós desde as suas primeiras concepções até hj. Elon Muks, Hawking e outros p.ex. não são simpáticos a ideia. Eu tbm. Por trás disso talvez deva haver um medo misturado com validade antropocêntrica de sairmos do nosso pedestal. Só faltou Kubrik acertar sobre a capcidade quântica de nossos tempos. Enfim, bela obra, uma pérola. Nolan tentou algo parecido com Interestelar porém, a meu ver, com menos temas e profundidade
Acho que você devia ter pedido para Camila Laranja ter revisado. Tem um vídeo la no canal peixe babel que ela explica porque não faltariam travas de segurança para um computador tão sofisticado.
Kubric é um deus da 7a arte...esse filme um presente...
Muito bommm
Vou assistir o filme só para poder ver o vídeo sem tomar spoilers
Dá tristeza ver um canal como este só com 127 K de inscritos... : |
Salve Davi, otimo conteudo ... apenas um senao: interpretei a acao do HAL de agir contra os astronautas, como sendo deliberada a partir de sua programacao alterada em relacao ao par q ficou na terra. Para mim, ele sempre iria matar os astronautas.
abraços
Isto sempre estará aberto a interpretações.
No filme e no livro "2010" é explicado que o Hal apresentou o problema como resultado de ordens conflitantes(apresentar a informação sem nenhuma distorção e a ordem de esconder o verdadeiro motivo da missão). Se levarmos em conta que o Hal insinua suas verdadeiras ordens ao Bowman antes mesmo de dar defeito, até que faz sentido.
As críticas ao filme precisam lembrar que ele foi baseado no livro, né não? O livro é desse jeito aí, apesar de algumas diferenças.
Inclusive no filme poderia ter mantido que a viagem seria até Saturno e não Júpiter
Uma obra prima esse filme.
fé irmãos
aaaahhh adorei
kkkkk por anos achei que fui o único que dormiu nesse filme...
Muito bom. Melhor q ver o filme mesmo
Boa!
Assisti esse filme umas 10 vezes tentando entender o final e até hj fiquei no vácuo
Fala da ciência na série The Expanse
alguma chance de fazer um vídeo igual a esse analisando outros filmes de ficção cientifica
Ele já tem outros videos analisando interistelar, star wars, etc
Pra quem dormiu durante o filme, tá sabendo muito 😂
incrível como cientista consegue ser inimigo da arte em todos os aspectos, esse vídeo só corrobora com o que eu já pensava
Faltou falar dos alinhamentos dos astros quando o monólito aparece... E quando o filme estava sendo produzido, Carl Sagan foi consultado a respeito de como os ETs se pareceriam. Ele respondeu que qualquer imagem fazendo deles répteis, robôs ou formas estranhas só seria mais um lugar comum nesse tipo de ficção científica. Então Kubrick resolveu simplesmente NÃO mostrá-los. O espectador que usasse sua imaginação. O Brasil não é para amadores. Este filme também não.
Finalmente entendi esse filme! Eu nao conseguia prestar a atencao por causa do ritmo lento e quando via tava pensando na morte da bezerra e ja tinha perdido completamente a linha de raciocionio kkkkkkk
Cara vou confessar uma coisa eu assisti a seguencia desse 2001 que se chama 2010 o ano que faremos contato, e olha eu gostei dele e ouso dizer que essa seguencia é um filme onde a maioria das pessoas vão gostar, sim 2001 é um clássico e lindo porém ele é muito parado e grande maioria das pessoas não têm paciência
massa d+
Volta, primata!
Esse filme é o melhor 👍filme de ficção científica que eu já vi
Faça com Interestelar pelo amor de deus. Parabéns!!
Ele já fez, só procurar.
O Hal-9000 parece uma câmera de celular
Pra mim o grande vacilo desse filme foi a alteração do final, o final no livro é bem mais completo e não tem um feto flutuando no espaço pra demonstrar o que ocorreu com o David.
Mas o livro termina exatamente com o feto flutuando diante da Terra, como no filme... A diferença é que mostra alguns pensamentos dele.
Meu filme favorito.
Meu amigo, só vi pode elucidar uma dúvida. Nunca escutei ninguém falar ou mesmo li em algum livro do que o átomo é feito, ou seja tudo que já escutei é que existem partículas e sub-particulas no seu interior e os elétrons ao seu redor.
Uhul
Para a época, a falta de entendimento do que uma IA operadora poderia fazer até é justificável, mas hoje em dia não se justifica ter este medo. Uma IA operadora de uma espaço nave não teria treinamento ideológico ou psicológico, ela seria apenas uma ferramenta para que a nave pudesse funcionar corretamente com uma interface de comunicação homem máquina mais natural. Ter medo de uma IA 'se vingando de humanos' é o mesmo que ter medo do carro autônomo do google querer fazer o mesmo, não vai... kkk
Clarke foi um gênio.
Só errou por acreditar em fusão fria.