Pessoal, apesar de eu ter usado o nome "Cafeteira Italiana Genérica", a que comprei para usar no vídeo é da marca 123 Útil. Nem todas as cafeteiras italianas que não são da Bialetti têm o mesmo desempenho dessa mostrada no vídeo, e existe cafeteiras bem mais baratas que não espirram. Na época da comprei eu apenas fui no site da Amazon, filtrei pela mais barata e comprei. Se a sua Cafeteira Italiana espirra como essa do vídeo, assista a esse outro vídeo que gravei. Lá eu trouxe uma solução para isso. ruclips.net/video/lBmfrjyspLU/видео.html
Que aula de vídeo! E meus 2 centavos: mal ou bem, essa cafeteira envolve pressão, né... eu sou meio ressabiado com isso, quando envolve algum risco maior (igual carregador e cabo de carregamento, não uso pirata vagabundo de jeito nenhum), prefiro sempre ir no original e pagar mais, porque, pelo menos em tese, construção e controle de qualidade são mais criteriosos!
@@MINDTHEHEADPHONE Eu nem comentei de questões de segurança, mas de fato esse ponto é bem relevante! E Léo, as vezes (não sei porquê) o café simplesmente não passava na genérica. Ela não é confiável. Hahahahahaha Valeu demais pelo apoio!
Você tem toda razão. Uma xing ling dessas explodiu na minha frente, desde então nunca mais comprei dessas cafeteiras, e quabdo tiver uma grana sobrando pra comprar, será uma bialetti.
Olha, pessoalmente em décadas nunca ouvi falar em alguém que teve problema de explodir uma dessas, fora que como vc não tem como testar muito bem isso sem danificar ela, nem garantia que a Bialetti tbm não vá explodir, isso é que nem Airbag de carro, seguido marcas top não acionam como deveriam ... Já que o canal aqui é pra ser o diferenciado no quesito Café no Brasil, porque não testar mais modelos , mais intermediários e depois testar a válvula de segurança de todas?
Pior que alguns dos melhores cabos que já comprei do Ali Express são de marcas pouco conhecidas, daquelas que pegaram a onda de Baseus, Anker, Ugreen e etc. Mas o genérico raiz, imitando Samsung/Iphone, realmente, passar longe...
Para os que ficam com as genéricas, todas as borrachas filtro e cabo tbm vendem na shopee e bem barato. Uso a minha a uns 2 anos e funcionando perfeitamente. Não fica pra trás da moca.
@@pettersondiniz6734não é questão de pesquisa, ele ta claramente favorecendo a original, as vezes rola aquele incentivo para o canal, sabe como é né kkkkk
@@an79as vai ver é isso mesmo. Eu realmente acho que a original pode ter um resultado melhor, mas seria interessante levantar os pontos certos. Colocou um ponto de vantagem pra mais cara que a outra mais barata também têm
Sou italiano e as imitações da Bialetti são boas sim, inclusive existem chinesas que são até mais bem feitas. O que deve ser avaliado na hora da compra é o acabamento e inclusive até nas originais muitas vezes não é primoroso. Essa cafeteira é simples se for bem feita não importa a marca o que importa é a qualidade do café utilizado.
Parabéns. Vc não só apresentou o resultado da avaliação, mas foi além apresentando a relação custo benefício de acordo com o que cada um deseja. Parabéns pelo seu trabalho
Valeu demais pelo apoio! Nenhum produto é 100% descartável. Sempre tem um público que vai consumir e gostar. Que bom que você entendeu o propósito do vídeo!
Tenho uma Bialleti Gold, precisei trocar a vedação de silicone, entrei no site deles, não me deram a menor atenção, fiquei fazendo perguntas por uma semana se tinham a peça de reposição, por email whatsapp disponíveis no site deles sem qualquer resposta. Só me responderam quando reclamei no site Reclame Aqui, e me ofereceram a borracha por 69 reais. Depois de tanto descaso consegui comprar num market place internacional por 30 reais . Eles não dão a menor atenção aos clientes após aquisição do produto deles.
Em contrapartida Eu tenho uma genérica chinesa, o cabo quebrou e consegui um cabo de reposição em loja física em sp... Essa questão de peças de reposição que ele falou no vídeo infelizmente deve ser mais argumento da empresa que uma realidade.
Teu vídeo não condiz com a realidade, tenho 3 chinesas que funcionam perfeitamente sem espirrar, com um café queimado dessa tua fica fácil diferenciar.
Tenho as 2 (genérica e Bialetti) e vc foi pontual nas diferenças , parabéns pelo vídeo. Na minha experiência com as duas diria que: 1 - A genérica (a minha pelo menos) vaza água pela lateral rosqueada quando esquenta (sempre, apesar da válvula estar funcionando), não importa a força que coloque ou o silicone novo, vale ter o cuidado na hora de fazer (e até evitar mesmo kkkk). 2 - Dá pra fazer café sem espirrar na genérica, mas ai teria q ter uma chama que aqueça em temperaturas menores (fogão à resistencia ou gambiarra com a altura). 3 - Já tirei um café decente da genérica, mas ai muda a forma de fazer (água em temperatura natural, por exemplo) e ela não tem o mesmo padrão da bialetti que é bem mais dificil de "errar". OBS: Existe silicone de vedação "avulso" e já achei facilmente nessas casas de variedades ou internet. E já vi "marcas" de moka genéricas, algumas melhores construidas que outras e com pouca diferença de preço (tem umas bem caras, mas aí vale ir na bialetti logo).
Faltou comparar com a moka de inox, que tem ficado muito comum nos últimos anos. Acho válido uma nova comparação incluindo ela. A construção e formato são bem diferentes do formato original da Bialetti, acho que vai gerar uma comparação bem interessante
Um pouco melhor que a mais baratinha, mas o cabo quebra com facilidade. Acho que o plástico fica quebradiço por conta do calor e dura muito pouco, coisa de poucos meses. A borracha de vedação ainda estou usando a mesma a quase 8 anos já.
Comprei a muitos anos umas Moka genérica, e substitui o filtro dela por aqueles filtros de alumínio de aeropress (isso não é uma recomendação kkk), e acredito que melhorou o fluxo. Em relação a construção, pelo que vi na Moka genérica do vídeo, a parte de baixo da minha parece ser mais robusta, o que pode ajudar na estabilidade térmica, mas claro, acredito que a diferença de construção entre as genéricas podem ser diferentes de umas das outras, até porque não tem nenhuma marca. Num geral com as informações passadas no video mais técnico sobre moka eu consegui tirar algumas extrações boas, que até me renderam bons cappucinos, mas mesmo assim ainda preciso comprar uma Moka de boa qualidade.
@@evertonnnn Valeu pelo relato, Éverton! Exato, como não tem marca, pode ter muita diferença de construção. Mas com certeza deve ter uma genérica de boa qualidade. Talvez uma na casa de 100 e poucos reais.
Uso a genérica da mimo style de 3 e 6 xícaras e tenho um resultado visual equivalente à Bialetti do vídeo, além de um sabor dentro do esperado para a cafeteira italiana - concentrado e sem amargor. Algumas dicas para isso: 1. Usar fogo baixo. Naquele nível que está quase apagando. 2. Manter no fogo até a espuma surgir, pois, de fato, ela não segura calor. 3. [Mais importante] usar fita veda rosca em volta do recipiente de pó. Umas 4 voltas pelo menos. O respingo ocorre, muitas vezes, pelo ar que escapa por ali. Assim será possível ter um fluxo contínuo e usar com a tampa aberta. De tempos em tempos tenho que trocar a fita, mas tenho conseguido um resultado bem satisfatório pelo preço. O valor da Bialetti é alto, mas acho que se justifica no longo prazo, pois as minhas certamente não durarão tanto.
Eu tinha uma moka genérica e quando comprei uma Bialetti, sinceramente e sem nenhuma hipérbole: É CLARAMENTE MELHOR. Até na questão prática mesmo. É bem mais difícil errar na Bialetti, é bem mais fácil seguir a técnica do James Hoffman, por exemplo. A genérica tende a ter problemas. Honestamente, a Bialetti vale a diferença de preço tranquilo, até porque dá pra garimpar promoções. Não estou dizendo que a genérica é um lixo ou desmerecendo que tem ou pretende comprar, apenas que a diferença de qualidade está de acordo com o preço tranquilamente. Só uma ressalva: o anel de vedação e o filtro dá pra comprar da Bialetti mesmo pra substituir na genérica e talvez o funil também, apesar da capacidade ser um pouco diferente. O problema é que se for pra ficar substituindo tudo da genérica pela da Bialetti não faz sentido comprar a genérica.
@@ferreiram32 Isso eu esqueci de comentar no vídeo sobre a repetibilidade da Bialetti. Nos testes eu ia fazer extrações seguidas e algumas delas tinham resultados diferentes na genérica, enquanto na Bialetti costuma ser mais constante mesmo.
Valeu pelo vídeo! Numa outra quem sabe testa com uma de inox. A 1ra vez q usei uma de inox me pareceu ter melhor resultado...talvez pela maneira em q aquece. Migrei para outros métodos mas ainda tenho uma Bialetti de 1 xícara q usava anos atrás.
Sensacional essa série de vídeos sobre a Bialetti, Thales! Gostaria muito de ver um vídeo seu sobre a Bialetti Brikka, que entrega um café com uma espuma que lembra uma crema de expresso. Sua avaliação seria de grande valor, dado seu know-how. 🙏
Tenho uma genérica, mas tive a sorte de que a que eu comprei tem um fluxo bem bonitinho até. Quanto ao cabo, não tive a mesma sorte, e ele se quebrou depois de um tempo de (bom) uso. Já fiz o teste da retenção de calor também e é bem baixo. Muito bom vídeo! Futuramente pretendo comprar uma da Bialetti.
O melhor video de comparação dessas cafeteiras, sem dúvida! Já assisti outros dois q não me convenceram, inclusive até comprei uma genérica, o detalhe é q nunca consegui extrair nela um café q me agradasse, sempre achei o gosto ruim, mesmo utilizando cafés especiais! Agora, vendo esse vídeo, estou convencida d q o problema é a cafeteira mesmo. Vou investir em uma Bialetti.
Excelente vídeo, parabéns!! Tenho uma Moka genérica de inox, aquela arredondada, pelo seu vídeo percebi que o fluxo na Moka de inox é mais constante do que da versão de alumínio, mas não é igual ao da Moka da Bialetti. Pode ser que a diferença de sabor seja menor.
A Moka Bialetti custa 5 vezes mais que a chinesa, porém, NÃO entrega um café 5 vezes melhor. Basta ajustar-se às limitações (mesmo se for um nerd do café e sabe trabalhar com as variáveis mas não quer/não pode gastar tanto numa moka "de marca") 😊 Cada uma têm (e sempre terá) seu público. Simples. Bons cafés à todos!
Deu pra ver em alguns momentos do vídeo o Thales se segurando pra não soltar uns palavrões quando se referia a genérica haha. Vídeo muito bom, como sempre!
Eu também tenho as duas. E com certeza a diferença da extração é absurda. Realmente a construção é algo que influencia e muito na qualidade do produto final.
Aos 3:44 - O cara com uma caixa de um comandante na mão e quer que eu preste atenção no amassado da blusa! 😂 Brincadeiras à parte, excelente vídeo, me clareou bastante sobre a real diferença entre as duas cafeteiras.
Mano, eu tenho uma Moka da marca “CASITA”, paguei R$45,00 nela… e eu sempre consigo fazer uma extração ótima nela, primeiramente sai o café escorrendo coerente e depois vem uma crema caramelo muito bonita!! Eu realmente estou gostando bastante dessa da marca Casita, a diferença de preço é absurda para a moka original
Obrigado pelo vídeo! Eu tenho uma da Brinox, custou cerca de 100,00 e a qualidade de construção considero boa (bem melhor em relação a genérica baratinha). Consigo uma boa extração sem nenhum problema, ela não vaza, o fluxo é correto. A única coisa diferente que faço é um filtro de papel no topo do funil. Mas pretendo ter uma Bialetti Brikka, que faz aquela crema bacana😊
Nem sempre espirra café fazendo na Moka genérica. Eu faço café nela e isso acontece. Outra coisa importante; dá pra comprar peças separadas dessa Moka genérica também, pois, eu já comprei o filtro, o recipiente para por o pó de café e a borracha que veda o filtro!!! Belíssimo vídeo!!! obrigado!!! Porém, creio que o café na Bialetti seja melhor e o investimento também!!!
Valeu demais pelo complemento, cara! É bom saber que dá pra comprar peças para a genérica também. Poxa, nesse exemplar que comprei pro vídeo TODOS os cafés saíram espirrando. Mas as vezes pode ser esse meu exemplar também.
Caraca, essa parte dos espirros na genérica eu não imaginava que fosse tão ruim. Impressionante. Tenho uma original de 6 xicaras do modelo que funciona na indução (não tenho um fogão comum, mas assim que tiver vou comprar mais uma de 3 ou 2 xicaras)
Olá Thales, Testa um fogão elétrico de uma boca. Eu comprei recentemente um Elgin "Cook for you" e revolucionou minha extração na moka e no ibrik. Além de caber na bancada e tirar a dependência de ir até a cozinha para usar o fogão.
Que trabalho espetacular, Thales!! Tenho uma aeropress genérica e agora estou com a pulga atrás da orelha 😅. Será que tb tem muita diferença para a original?? Levando em conta que o mecanismo é bem mais simples??
Eu tenho uma genérica há 5 anos e é muito boa. Ela tem um fluxo muito bom, bem parecido com a original, mantém bem a temperatura e extrai quase tudo com o fogo desligado. O silicone é o original e está intacto. Paguei R$45 na época e valeu muito a pena. Acho que não consigo pegar uma genérica tão boa novamente
Cara, tem algum vídeo que fala sobre extração em fogão de indução? Pois a temperatura é controlada e concentrada, nele há necessidade de pré aquecer a água conforme em vídeos mais antigos? Responde que vai ganhar um inscrito👍🏽
Esse espirro da moka baratinha é por causa da má vedação da pressão. Resolvi na minha primeira moka passando veda rosca. Claro que hj uso uma Bialetti, mas no desespero acho que a solução citada veio bem a calhar.
Fazia bastante na moka genérica antigamente... Mas agora pra café mais concentrado, faço aquela sua receita de Aeropress pra torra escura. Funciona superbem!
Para evitar espirros da moka genérica, além do fogo baixo, deixo um pouco afastado da boca do fogão. E o fluxo fica semelhante a moka original. Mas certamente vai ter uma diferença na extração entre a original e a genérica.
Ja testou a Bialetti Brikka ? Ela tem um peso na saida do cafe que so permite o cafe sair com uma certa pressao, com isso gera um uma espuma/crema parecido com espresso. Eu usava e era bem boa, mas bastante complicado de tirar com consistencia em fogão à gás. A chama na boca pequena sai muito fora da base. Consegui consistencia apos passar a usar uma pequena panela de inox na chama e a bialetti Brikka dentro dela. Funcionava, mas demora um pouco, e ao longo do tempo a panela ficou muito preta. Hoje acho que nao vale a pena, mas é um teste beeem interessante mostrar a differenca da Brikka para a Mokka.
Fala meu Tales, eu tenho uma genética, mas pretendo comprar uma original, mas não por conta da minha ser ruim, já que o fluxo de café dela é igual ao da sua original, sobre as peças, tanto cabo e anel de vedação podem ser comprados no pra versão xing ling, mas realmente , na construção não tem comparação... Há uso uma pedra granito do tamanho da boca do meu fogão, assim quando desligo o fogo a pedra mantém o calor suficiente pra passar café, na real hoje não posso reclamar da minha xing ling, cara aprendi e aprendo muito com seus vídeos
Esse vídeo explica muita coisa. Comprei uma Moka Falsificada, igual a do vídeo e nunca consegui tirar um café satisfatório dela, mesmo utilizando grãos especiais e tudo mais... Sempre tinha um amargor, e parecia um desperdício "gastar" um café bom nela quando eu poderia muito bem usar um Melitta e ser feliz.
@@bluedreaminsomniferum3137 Existem mokas genéricas que são boas. Mas essa aí do vídeo e aparentemente a sua, são bem ruins mesmo. A minha é da marca 123 Útil.
Eu vou te dar a visão pra qualquer cafeteira dessa não espirrar. Passa um veda rosca , 2 voltas já dá , no filtro e empurra com o dedo mesmo pra cima , porque quando você for por no compartilhamento de água , irá vedar a passagem de ar que há pelo mau acabamento que nem é perceptível a olho nu. É por isso que espirra e não tem fluxo , depois do veda rosca , resilvido Dá bora deixar bastante tempo o veda rosca e quando sujar muito só passar novamente.
Sobre vender as peças avulso, pelo menos a borracha do filtro é possível comprar de cafereiras italianas mais baratas. Isso de ficar cuspindo é algum defeito no encaixe do filtro e na borracha de vedação.
Excelente conteúdo 😃 na época comprei a da Bialetti, porque eu tinha provado um café dela em uma cafeteria. Vi que tinham genéricas, mas não quis arriscar. Foi primeiro método que comprei. Não me arrependo. Uma dúvida: Percebi que tem umas partes de difícil acesso que não consigo limpar (o funil superior, por exemplo). Será que vale a pena comprar Cafisa? Tenho a minha há uns 4 anos. Vlw :)
A diferença absurda de qualidade do material em ambos os produtos é incontestável. Mas eu tenho a Italiana genérica e a extração sai exatamente no mesmo fluxo que saiu essa Bialeti. Só saia espirrando assim quando eu colocava pouco pó de café. E o fluxo de fato saia totalmente descontrolado e respingando
Tenho uma genérica que comprei na Shopee pra experimentar. Mesmo não tendo a mesma qualidade de material da original, a minha não tem essas rebarbas no cabo e nem espirra o café ao preparar. Sai normal como na original. Detalhe que eu uso o fogo mais baixo do que você usou. Acho que no teste faltou você fazer uns ajustes pra chegar na maneira ideal, como costuma fazer com outros métodos, moedores, etc. Poderia ter conseguido um resultado melhor com a genérica. Normalmente eu prefiro o café puro coado, então uso essa para beber um café mais concentrado com leite.
Valeu pela contribuição, João! Eu fiz vários testes com essa Moka antes de gravar o vídeo. Acredito que entre as genéricas podem ter muitas diferenças entre padrão de qualidade. Essa que eu peguei pareceria ser a pior possível. Uma galera comentou de colocar uma fita veda-rosca para tentar não fazer com que espirre. Bom, vou tentar melhorar essa moka genérica, mas essa parece ser bem ruim mesmo.
@@NãoSouBarista É verdade, com certeza tem diferença entre as marcas genéricas e até uma falta de controle de qualidade onde o mesmo produto pode vir com defeitos. Até o tipo de alumínio pode influenciar no gosto. Sem dúvida a original tem um material de melhor qualidade. Como eu uso pouco, valeu pela experiência.
Meu pai teve uma dessas paralelas que não espirrava. Hoje uso uma Bialetti mesmo, de 3 xícaras, porém a oxidação no fundo dela se deixa muito tempo sem usar é um saco. De puder fazer um vídeo mais pra frente sobre a limpeza da cafeteira nesses casos, seria ótimo! Eu estava quase comprando uma Bialetti Venus para evitar isso por ser de Inox, mas a construção não me agradou quando vi em uma loja pessoalmente. Um comparativo entre os modelos de Inox também seria interessante, se o valor não for impeditivo. Quanto à borracha, comprei um anel de silicone no Aliexpress, fiz o teste na época e era de grau alimentício - sem riscos - e é o que uso na minha Bialetti, pois vai durar mais que a borracha, ela serve nos falsificados também!
Ps: na minha receita uso um filtro de melitta cortado em disco, usando o diâmetro maior do êmbolo da minha Pressca como molde cabe como uma luva, e o café sai mais limpo e com perfil diferente - mas o que me ganhou nisso foi a facilidade maior pra limpar a cafeteira.
@@robson733, o silicone de propósito geral solta odores e o de grau alimentício é inodoro mesmo após fervê-lo. O de grau alimentício também não fica esbranquiçado se você estica (ou dobra) ele. Há alguns artigos na internet comentando sobre, mas também achei menção de teste de fogo em que o de grau alimentício fica com resíduo branco e o de propósito geral fica com resíduo preto, mas não vou tocar fogo pra saber, rs.
Eu tenho as duas e depois que eu adquiri a moka original nunca mas fiz na genérica. Assim que começa a extração aguardo uns 5 segundos e desligo, a pressão e o calor ja obtido faz o resto. Fica ótimo
Tenho uma genérica e uso para fazer chá pela manhã, dificilmente tomo café. Funciona perfeitamente, mas em relação ao café, realmente se você quer qualidade você precisa de qualidade em todo o processo.
Comprei uma genérica por R$39,90 há cerca de quatro anos e a uso, no mínimo, duas vezes por dia. Não tenho a menor queixa. Me perdoe, duzentos e cinquenta reais por essa cafeteira é uma exploração descarada.
Que bom que tem funcionado por você! Prefiro 1.000 vezes a Bialetti do que essa genérica que testei no vídeo. Mas se tem funcionado para você, show de bola!
Realmente as revendas no Brasil exploram demais. Eu comprei a minha bialetti de 6 cafés na Itália por €37,00. E é aquela verde e vermelha, que custa um pouco mais caro que a tradicional. Aqui, encontrei no ML custando em média R$400
Vc deu sorte amigo. Já cansei de gastar dinheiro com as genéricas, já tive umas 6. Elas sempre racharam o filtro ou davam vazamento que era impossível de resolver. Depois q comprei a bialetti há uns 4 anos nunca mais gastei 1 centavo.
Eu tenho uma que não sei se é original ou genérica, não parece com nenhuma dessas duas. Porém funciona de maneira excelente, o café sai bonitinho sem espirrar e se eu desligar o fogo quando começa a sair o café, ela faz a extração praticamente do café todo.
eu tenho uma cafeteira italiana (6 xícaras) da marca Haüskraft, comprei no mercado livre em 2022. A construção dela é bem parecida com a Bialetti, o cabo não é esse cabo tosco, mas ele quebrou esse ano... Troquei na feira por 15,00... O fluxo de café é igual ao Bialetti, só espirra no finalzinho quando sai a espuma e retém calor, já fiz o teste e ela passa uma quantidade considerável de café depois de desligar. Nunca analisei muito a válvula de segurança. São 2 anos de uso. Paguei 60,00 com o frete e recomendo demais. Porém, nunca tive uma Bialetti original 😅
Poderia tentar testar a Bialetti brikka, ela tem um sistema diferente que segura a extração até um determinado nivel de pressão, é a minha cafeteira de TODOS os dias a anos. Parabéns pelo vídeo
@@ThiagoOliveira-ze1zi Cara, excelente! Fico feliz por você. As paralelas podem ter muita variação na construção. Que bom que você conseguiu uma que atendeu legal.
A minha falsificada durou pouco tempo, agora fica com gosto de panela. Para compartilhar, estes dias encontrei um Orfeu Bourbon Amarelo em grãos aqui no mercado da cidade com 28 dias da torra, já logo aproveitei!
Acho que isso depende muito de qual genérica se usa. Pq tenho uma da marca Uatt e outra da Haüskraft que a caldeira delas é de um material bem pesado e elas nao ficam espirrando. Sai um fluxo continuo e ambas já tem uns 4 anos de uso. Gosto delas pq nao precisa ficar gastando com coador ou filtro de papel.
Olha a minha moka da mimo style ela entrega um fluxo sem espirros e sujeira a de inox e o sabor é ótimo sem amargor e a extração sai bem equilibrado não parece q saiu com caminho presencial. Comprei tb uma moka da 3bomber e ela parece funcionar tão bem quanto a bialetti e tão bem construída quanto a bialetti. Agora é claro q as super baratinhas são péssimas.
Não gosto do acabamento do alumínio fundido, fica manchada e um pouco nojento na caldeira. Optei por uma moka de inox, gostaria de ver a comparação com ela também.
Uso Moka "genética" a +2 anos, segue algumas dicas (vale pra Bialeti também) 1) Colocar água já quente no reservatório. 2) Coloca um fio de água quente no reservatório onde jorra o café 3) Desliga o fogo quando o café entiver passado 90% (nao espere passar todo para desligar) Pronto. Café perfeito. Só uso café em grão gourmet ou superior. Cuidado com a "gourmetização de tudo". Bialeti foi o inventor e a Moka é mais robusta, sim. Mas tomar um excelente café não depende disso. O principal é o café (grão/fruto), o resto é detalhe. Espero ter ajudado.
Então vamos lá, esse efeito de respingo na genérica é causado por falta de pressão, eu descobri isso pesquisando sobre no RUclips(pq a daqui tinha esse efeito, o café não rendia e saia mais amargo que o normal) , e o vídeo original o cara corrige essa falta de pressão na original, ou seja pode ter tanto na original quanto na genética (obviamente deve ocorrer mais com a marca genérica), como resolver isso? Envolver o lado de fora do filtro na parte superior com veda Rosca, isso vai fazer com que o defeito de encaixe seja corrigido, mantendo a pressão e extraindo o café como no da original. 😉
Sugestão: faz um vídeo comparativo de cafeteiras por faixa de preço. Iniciando com cafeteiras multicapsulas com vaporizador de até 1k, depois de até 2k. E as melhores extrações nestas cafeteira.
Interessante, comprei uma genérica há muito tempo em um mercado, achei o resultado muito parecido com o da Bialetti do vídeo. Acho que dei sorte na época 😮
Uma coisa importante é cuidar muito com a limpeza e não usar esponja ne, sabão, pq pode danificar a proteção do fundo da parte inferior. Quando danifica você percebe que cria oxidação e solta particulas de alumino no café.
2 месяца назад+1
Eu tenho uma genérica da marca Mimo e ela não tem os defeitos dessa versão que você testou. Com certeza a Bialetti é o padrão mas nem todas as genéricas são tão ruins como a que você testou.
Boa, cara! Você tem razão. Nem todas as genéricas são ruins. Essa aqui que eu comprei na Amazon (comprei a mais barata possível na época) veio cheia de questões. Mas em breve vou fazer um vídeo para ensinar como consertar esses problemas nesse modelo mais inferior.
Análise interessante. Aqui em casa às vezes a quantidade de café é diferente, nunca é fixo. Logo, tenho uma dúvida, consigo extrair um café de 6 xícaras ou menos em uma cafeteira de 12 xícaras?
Comprei uma genérica, adorei descobrir essa forma de preparar café... Porém ela durou 2 meses. Água não subia mais... Pretendo adquirir a original em breve.
Cara eu tenho uma moka dessas baratas aqui faz muito tempo e nem usava por conta do café que ela oferecia. Acabei que customizei o filtro que era de 6 porções para aproximadamente 3 porções já que só precisava de muito café pra fazer apenas latte. Depois comecei a tomar apenas o café e percebi que estava extraindo um café aceitável, se usado um bom café com baixa acidez, principalmente pra tomar comendo algo doce. E fiquei muito tempo fazendo isso até que esses dias precisava fazer a porção original e desmontei a customização. Mesmo com o café , dessa vez, especial e variando a moagem do grão todos os cafés saíram intragáveis, com amargor absurdo, e o fluxo do café em todas as extrações iguais ao que você mostrou no vídeo (coisa que com a customização não acontecia/acontece).
Muito bom seus vídeos! Meu vizinho ferve a água do café, com um mergulhão. Esse utilitário é eficiente? Mais um produto para vc testar, se puder. E se vc achar interessante, faz um vídeo e comente sobre esse assunto. Grato!
To pondo varios comentários aqui relacionado a moka generico pra ver se tenho visibilidade. Thales, certeza q vc pegou um produto ruim, uma loja aqui da cidade parou de vender pq teve prejuízos com a saida igual essa do video. As vezes a distribuidora só teve uma levada de produtos ruins, mas é super facil de resolver
Valeu pelo comentário. Sim, essa que eu peguei é bem BEM ruim. E talvez tenha vindo até com defeito. Vou tentar encontrar uma outra para ver se presta.
Uso cafe gourmet e comprei um funil desse em inox que comprei no mercado livre. Tenho uma italiana que comprei de 9 xicaras que é bem redondinha, nao tem essas cantos vivos. Mas wuando eu fazia um cafe superior da Nescafé nela, o cafe que fica no fundo tinha um amargor enorme e era quase que impossivel de tomar. O problema seria do cafe ou da cafeteira? Vou testar com o cafe goirmet e ver o resultado .
E o alumínio? Na Europa já foi banido das cozinhas dos restaurantes. E uma moka nova tem mais contaminação do sabor que uma usada. E não lavar com detergente. Apenas lavar com água.
Eu ganhei uma genérica de presente da minha mãe e sou muito apegado aos presentes dela, é uma daquelas mais redondas, você acha que o problema do amargor alterando a moagem? Eu uso fogão de indução com um adaptador original, então eu poderia baixar a temperatura de forma consistente tbm
quando você serve o café, na genérica ele parece ser uma torra mais escura, isso se daria pelo fluxo e refração da luz ou só botou um café "pior" mesmo?
Thales, boa tarde! Sei que o que vou perguntar não está em questão. Para filtrado doméstico. Qual moedor comprar: K1 ou Timemore C3 Esp pro? Agradeço atenção.
Dá para fazer uns hacks para melhorar a moka genérica, como colocar fita veda rosca em torno do funil para melhorar a pressão e a consistência da extração.
Usando o modelo de inox fiz um teste às cegas com família e alguns amigos que diziam que a mais barata fazia café do mesmo jeito. O resultado foi que ninguém acreditava que era o mesmo café, e compraram a bialetti 😂
A moka barata comumente vem com esse defeito de o cafe nbao sair de forma uniforme, geralmente passar ar pelo funil da pra resolver usando veda rosca de 2 reais, tem video ensinando ja melhor MUITO o sabor e ela retem o calor
Essas que mostrei no vídeo não... Existe cafeteiras italianas próprias para fogão de indução. Costumam ser um pouco mais caras. Mas existe também um adaptador. Com esse adaptador você consegue usar essas Mokas em fogão de indução. amzn.to/3TETUqm
Tenho uma genérica que tem um fluxo perfeito, faço com a tampa aberta. Só peca no detalhe do gosto, ficam umas "notas" metálicas kkk. Mas comprei num supermercado mesmo, há anos, baratinha. Questão de sorte eu acho
Tenho uma genérica de 6 xícaras fazem uns 8 anos e está em perfeitas condições. O fluxo dela é facilmente controlado com um ajuste na moagem, entrega um café excelente pelo custo. Estou esperando ela estragar para comprar uma original! 😂
Pessoal, apesar de eu ter usado o nome "Cafeteira Italiana Genérica", a que comprei para usar no vídeo é da marca 123 Útil. Nem todas as cafeteiras italianas que não são da Bialetti têm o mesmo desempenho dessa mostrada no vídeo, e existe cafeteiras bem mais baratas que não espirram. Na época da comprei eu apenas fui no site da Amazon, filtrei pela mais barata e comprei. Se a sua Cafeteira Italiana espirra como essa do vídeo, assista a esse outro vídeo que gravei. Lá eu trouxe uma solução para isso. ruclips.net/video/lBmfrjyspLU/видео.html
O link é deste mesmo vídeo. rs
Que aula de vídeo! E meus 2 centavos: mal ou bem, essa cafeteira envolve pressão, né... eu sou meio ressabiado com isso, quando envolve algum risco maior (igual carregador e cabo de carregamento, não uso pirata vagabundo de jeito nenhum), prefiro sempre ir no original e pagar mais, porque, pelo menos em tese, construção e controle de qualidade são mais criteriosos!
@@MINDTHEHEADPHONE Eu nem comentei de questões de segurança, mas de fato esse ponto é bem relevante! E Léo, as vezes (não sei porquê) o café simplesmente não passava na genérica. Ela não é confiável. Hahahahahaha Valeu demais pelo apoio!
Você tem toda razão. Uma xing ling dessas explodiu na minha frente, desde então nunca mais comprei dessas cafeteiras, e quabdo tiver uma grana sobrando pra comprar, será uma bialetti.
Excelente vídeo.. parabéns!!! Vcs conhecem o canal. NÃO SOU PERFUMISTA ? O cara é seu fã!
Olha, pessoalmente em décadas nunca ouvi falar em alguém que teve problema de explodir uma dessas, fora que como vc não tem como testar muito bem isso sem danificar ela, nem garantia que a Bialetti tbm não vá explodir, isso é que nem Airbag de carro, seguido marcas top não acionam como deveriam ...
Já que o canal aqui é pra ser o diferenciado no quesito Café no Brasil, porque não testar mais modelos , mais intermediários e depois testar a válvula de segurança de todas?
Pior que alguns dos melhores cabos que já comprei do Ali Express são de marcas pouco conhecidas, daquelas que pegaram a onda de Baseus, Anker, Ugreen e etc. Mas o genérico raiz, imitando Samsung/Iphone, realmente, passar longe...
Para os que ficam com as genéricas, todas as borrachas filtro e cabo tbm vendem na shopee e bem barato. Uso a minha a uns 2 anos e funcionando perfeitamente. Não fica pra trás da moca.
e as peças da original cabem certinho
Faltou pesquisa por parte do autor do vídeo. Já que ele disse que acha que não vende, não deve ter pesquisado.
@@pettersondiniz6734não é questão de pesquisa, ele ta claramente favorecendo a original, as vezes rola aquele incentivo para o canal, sabe como é né kkkkk
@@an79as vai ver é isso mesmo. Eu realmente acho que a original pode ter um resultado melhor, mas seria interessante levantar os pontos certos. Colocou um ponto de vantagem pra mais cara que a outra mais barata também têm
Uso a minha genérica a 2 anos e não tive problemas até o momento.
Sou italiano e as imitações da Bialetti são boas sim, inclusive existem chinesas que são até mais bem feitas. O que deve ser avaliado na hora da compra é o acabamento e inclusive até nas originais muitas vezes não é primoroso. Essa cafeteira é simples se for bem feita não importa a marca o que importa é a qualidade do café utilizado.
Eu sou italiano kkkkkkk
@Nostragamos98 calma café pilão.
@@inconvenientecomedy😂😂😂😂😂
kkkkkkk todo paulista se diz italiano kkkkkkkkkkkkkkkk😂😂😂😂
@@SLUGWHITE99 calma calma Feira de Santana.
Parabéns. Vc não só apresentou o resultado da avaliação, mas foi além apresentando a relação custo benefício de acordo com o que cada um deseja. Parabéns pelo seu trabalho
Valeu demais pelo apoio! Nenhum produto é 100% descartável. Sempre tem um público que vai consumir e gostar. Que bom que você entendeu o propósito do vídeo!
Tenho uma Bialleti Gold, precisei trocar a vedação de silicone, entrei no site deles, não me deram a menor atenção, fiquei fazendo perguntas por uma semana se tinham a peça de reposição, por email whatsapp disponíveis no site deles sem qualquer resposta. Só me responderam quando reclamei no site Reclame Aqui, e me ofereceram a borracha por 69 reais. Depois de tanto descaso consegui comprar num market place internacional por 30 reais . Eles não dão a menor atenção aos clientes após aquisição do produto deles.
A Pressca é a mesma coisa! Só falaram comigo depois que reclamei num post de uma pessoa que estava promovendo um produto deles!
Em contrapartida Eu tenho uma genérica chinesa, o cabo quebrou e consegui um cabo de reposição em loja física em sp... Essa questão de peças de reposição que ele falou no vídeo infelizmente deve ser mais argumento da empresa que uma realidade.
Teu vídeo não condiz com a realidade, tenho 3 chinesas que funcionam perfeitamente sem espirrar, com um café queimado dessa tua fica fácil diferenciar.
Aquele comparativo preciso! Baita vídeo, irmão. Curti muito! 👏🏽🚀
@@piradosporcafe Valeu demais, irmão! Não vejo a hora de gravar contigo.
Tenho as 2 (genérica e Bialetti) e vc foi pontual nas diferenças , parabéns pelo vídeo.
Na minha experiência com as duas diria que:
1 - A genérica (a minha pelo menos) vaza água pela lateral rosqueada quando esquenta (sempre, apesar da válvula estar funcionando), não importa a força que coloque ou o silicone novo, vale ter o cuidado na hora de fazer (e até evitar mesmo kkkk).
2 - Dá pra fazer café sem espirrar na genérica, mas ai teria q ter uma chama que aqueça em temperaturas menores (fogão à resistencia ou gambiarra com a altura).
3 - Já tirei um café decente da genérica, mas ai muda a forma de fazer (água em temperatura natural, por exemplo) e ela não tem o mesmo padrão da bialetti que é bem mais dificil de "errar".
OBS: Existe silicone de vedação "avulso" e já achei facilmente nessas casas de variedades ou internet. E já vi "marcas" de moka genéricas, algumas melhores construidas que outras e com pouca diferença de preço (tem umas bem caras, mas aí vale ir na bialetti logo).
Sobre o 2, faz sentido. No meu fogão elétrico eu coloco bem baixinho e não espirra, como na Bialetti.
@@talesyuri1175 Exato! Eu acredito que tenham genéricas que tenham uma performance melhor, mas essa que eu peguei é bem ruim mesmo.
Faltou comparar com a moka de inox, que tem ficado muito comum nos últimos anos. Acho válido uma nova comparação incluindo ela. A construção e formato são bem diferentes do formato original da Bialetti, acho que vai gerar uma comparação bem interessante
Vai ter essa comparação em breve aqui no canal!
@@NãoSouBaristashow, vou ficar aqui com a minha inox redondo aguardam o teste cego com a italiana
Um pouco melhor que a mais baratinha, mas o cabo quebra com facilidade. Acho que o plástico fica quebradiço por conta do calor e dura muito pouco, coisa de poucos meses. A borracha de vedação ainda estou usando a mesma a quase 8 anos já.
Comprei a muitos anos umas Moka genérica, e substitui o filtro dela por aqueles filtros de alumínio de aeropress (isso não é uma recomendação kkk), e acredito que melhorou o fluxo. Em relação a construção, pelo que vi na Moka genérica do vídeo, a parte de baixo da minha parece ser mais robusta, o que pode ajudar na estabilidade térmica, mas claro, acredito que a diferença de construção entre as genéricas podem ser diferentes de umas das outras, até porque não tem nenhuma marca. Num geral com as informações passadas no video mais técnico sobre moka eu consegui tirar algumas extrações boas, que até me renderam bons cappucinos, mas mesmo assim ainda preciso comprar uma Moka de boa qualidade.
@@evertonnnn Valeu pelo relato, Éverton! Exato, como não tem marca, pode ter muita diferença de construção. Mas com certeza deve ter uma genérica de boa qualidade. Talvez uma na casa de 100 e poucos reais.
Uso a genérica da mimo style de 3 e 6 xícaras e tenho um resultado visual equivalente à Bialetti do vídeo, além de um sabor dentro do esperado para a cafeteira italiana - concentrado e sem amargor. Algumas dicas para isso:
1. Usar fogo baixo. Naquele nível que está quase apagando.
2. Manter no fogo até a espuma surgir, pois, de fato, ela não segura calor.
3. [Mais importante] usar fita veda rosca em volta do recipiente de pó. Umas 4 voltas pelo menos. O respingo ocorre, muitas vezes, pelo ar que escapa por ali. Assim será possível ter um fluxo contínuo e usar com a tampa aberta.
De tempos em tempos tenho que trocar a fita, mas tenho conseguido um resultado bem satisfatório pelo preço. O valor da Bialetti é alto, mas acho que se justifica no longo prazo, pois as minhas certamente não durarão tanto.
É isso que eu faço na genérica, uso fogo mais baixo do que mostrado no vídeo e mantenho no fogo até começar a espuma. A minha não espirra o café.
Exatamente. É só o cara não ser panguão e fazer direito kkkk
Eu tinha uma moka genérica e quando comprei uma Bialetti, sinceramente e sem nenhuma hipérbole: É CLARAMENTE MELHOR. Até na questão prática mesmo. É bem mais difícil errar na Bialetti, é bem mais fácil seguir a técnica do James Hoffman, por exemplo. A genérica tende a ter problemas.
Honestamente, a Bialetti vale a diferença de preço tranquilo, até porque dá pra garimpar promoções. Não estou dizendo que a genérica é um lixo ou desmerecendo que tem ou pretende comprar, apenas que a diferença de qualidade está de acordo com o preço tranquilamente.
Só uma ressalva: o anel de vedação e o filtro dá pra comprar da Bialetti mesmo pra substituir na genérica e talvez o funil também, apesar da capacidade ser um pouco diferente. O problema é que se for pra ficar substituindo tudo da genérica pela da Bialetti não faz sentido comprar a genérica.
@@ferreiram32 Isso eu esqueci de comentar no vídeo sobre a repetibilidade da Bialetti. Nos testes eu ia fazer extrações seguidas e algumas delas tinham resultados diferentes na genérica, enquanto na Bialetti costuma ser mais constante mesmo.
Valeu pelo vídeo! Numa outra quem sabe testa com uma de inox. A 1ra vez q usei uma de inox me pareceu ter melhor resultado...talvez pela maneira em q aquece. Migrei para outros métodos mas ainda tenho uma Bialetti de 1 xícara q usava anos atrás.
Sensacional essa série de vídeos sobre a Bialetti, Thales! Gostaria muito de ver um vídeo seu sobre a Bialetti Brikka, que entrega um café com uma espuma que lembra uma crema de expresso. Sua avaliação seria de grande valor, dado seu know-how. 🙏
Valeu, Rodrigo! Boa ideia!
Eu gosto muito da Bialeti Venus de inox. A construção é impecável!
Tenho uma genérica, mas tive a sorte de que a que eu comprei tem um fluxo bem bonitinho até. Quanto ao cabo, não tive a mesma sorte, e ele se quebrou depois de um tempo de (bom) uso. Já fiz o teste da retenção de calor também e é bem baixo.
Muito bom vídeo! Futuramente pretendo comprar uma da Bialetti.
O melhor video de comparação dessas cafeteiras, sem dúvida! Já assisti outros dois q não me convenceram, inclusive até comprei uma genérica, o detalhe é q nunca consegui extrair nela um café q me agradasse, sempre achei o gosto ruim, mesmo utilizando cafés especiais! Agora, vendo esse vídeo, estou convencida d q o problema é a cafeteira mesmo. Vou investir em uma Bialetti.
Excelente vídeo, parabéns!!
Tenho uma Moka genérica de inox, aquela arredondada, pelo seu vídeo percebi que o fluxo na Moka de inox é mais constante do que da versão de alumínio, mas não é igual ao da Moka da Bialetti. Pode ser que a diferença de sabor seja menor.
A meu ver as genéricas de Inox tendem a ser melhor do que as de alumínio.
A Moka Bialetti custa 5 vezes mais que a chinesa, porém, NÃO entrega um café 5 vezes melhor. Basta ajustar-se às limitações (mesmo se for um nerd do café e sabe trabalhar com as variáveis mas não quer/não pode gastar tanto numa moka "de marca") 😊 Cada uma têm (e sempre terá) seu público. Simples. Bons cafés à todos!
Valeu pela contribuição, Renato!
Deu pra ver em alguns momentos do vídeo o Thales se segurando pra não soltar uns palavrões quando se referia a genérica haha. Vídeo muito bom, como sempre!
@@GlauberrBatista Hahahahaha
Eu também tenho as duas. E com certeza a diferença da extração é absurda. Realmente a construção é algo que influencia e muito na qualidade do produto final.
Aos 3:44 - O cara com uma caixa de um comandante na mão e quer que eu preste atenção no amassado da blusa! 😂 Brincadeiras à parte, excelente vídeo, me clareou bastante sobre a real diferença entre as duas cafeteiras.
HAHAHAHAHAHA Valeu pelo comentário!
Mano, eu tenho uma Moka da marca “CASITA”, paguei R$45,00 nela… e eu sempre consigo fazer uma extração ótima nela, primeiramente sai o café escorrendo coerente e depois vem uma crema caramelo muito bonita!! Eu realmente estou gostando bastante dessa da marca Casita, a diferença de preço é absurda para a moka original
Seria interessante se ele pegasse uma moka mais barata, mas com uma construção melhor, para fazer o comparativo.
Queria saber a avaliação da Casita também, minha 2 é Haüskraft e o fluxo do café é lindo tbm
Casita é maravilhosa. Eu também uso uma faz mais de 10 anos
@@aracellidearaujoamorim197 hauskraft de inox ou alumínio ?
@@dbl9030 alumínio
Obrigado pelo vídeo!
Eu tenho uma da Brinox, custou cerca de 100,00 e a qualidade de construção considero boa (bem melhor em relação a genérica baratinha). Consigo uma boa extração sem nenhum problema, ela não vaza, o fluxo é correto. A única coisa diferente que faço é um filtro de papel no topo do funil.
Mas pretendo ter uma Bialetti Brikka, que faz aquela crema bacana😊
Nem sempre espirra café fazendo na Moka genérica. Eu faço café nela e isso acontece. Outra coisa importante; dá pra comprar peças separadas dessa Moka genérica também, pois, eu já comprei o filtro, o recipiente para por o pó de café e a borracha que veda o filtro!!! Belíssimo vídeo!!! obrigado!!! Porém, creio que o café na Bialetti seja melhor e o investimento também!!!
Valeu demais pelo complemento, cara! É bom saber que dá pra comprar peças para a genérica também. Poxa, nesse exemplar que comprei pro vídeo TODOS os cafés saíram espirrando. Mas as vezes pode ser esse meu exemplar também.
@@NãoSouBarista Obrigado a você pelos vídeos super didáticos e úteis!!
Tomei meu café de Moka assistindo ontem à noite!! Excelente conteúdo/vídeo meu irmão! Tamo junto
Valeu demais pelo apoio, irmão!
Caraca, essa parte dos espirros na genérica eu não imaginava que fosse tão ruim. Impressionante.
Tenho uma original de 6 xicaras do modelo que funciona na indução (não tenho um fogão comum, mas assim que tiver vou comprar mais uma de 3 ou 2 xicaras)
Tô pesquisando tb para fogão de indução, pode passar o link?
Olá Thales, Testa um fogão elétrico de uma boca. Eu comprei recentemente um Elgin "Cook for you" e revolucionou minha extração na moka e no ibrik. Além de caber na bancada e tirar a dependência de ir até a cozinha para usar o fogão.
Que trabalho espetacular, Thales!! Tenho uma aeropress genérica e agora estou com a pulga atrás da orelha 😅. Será que tb tem muita diferença para a original?? Levando em conta que o mecanismo é bem mais simples??
Vou fazer a versão Aeropress desse vídeo!
Sensacional, sempre tive esta dúvida. Você é top
Valeu demais, Leo!
Moka para mim é só a Bialetti. Esperei uma boa oportunidade para comprar a minha e é só alegria e cafés bons.
Também curto demais as Mokas da Bialetti. São clássicas demais!
Otimo teste, e entre a de Aluminio e a de Inox? Poderia fazer uns testes desse tipo.
Vou fazer! To só esperando minha Moka de inox chegar.
Eu tenho uma genérica há 5 anos e é muito boa. Ela tem um fluxo muito bom, bem parecido com a original, mantém bem a temperatura e extrai quase tudo com o fogo desligado. O silicone é o original e está intacto. Paguei R$45 na época e valeu muito a pena. Acho que não consigo pegar uma genérica tão boa novamente
@@DiovaneBianchin Que ótimo! Essas genéricas podem ter muitas variações. Aparentemente você pegou uma boa! Legal demais!
Cara, tem algum vídeo que fala sobre extração em fogão de indução? Pois a temperatura é controlada e concentrada, nele há necessidade de pré aquecer a água conforme em vídeos mais antigos? Responde que vai ganhar um inscrito👍🏽
Review honesta, esta de parabéns!
Esse espirro da moka baratinha é por causa da má vedação da pressão. Resolvi na minha primeira moka passando veda rosca. Claro que hj uso uma Bialetti, mas no desespero acho que a solução citada veio bem a calhar.
Boa contribuição!
Fazia bastante na moka genérica antigamente... Mas agora pra café mais concentrado, faço aquela sua receita de Aeropress pra torra escura. Funciona superbem!
Mano, você é muito fera!! Parabéns
Muito obrigado 😁
Bialetti é bom demais, custa mais mas dura uma vida.
E aquele Carvin Legacy ali é coisa linda demais!
Para evitar espirros da moka genérica, além do fogo baixo, deixo um pouco afastado da boca do fogão. E o fluxo fica semelhante a moka original. Mas certamente vai ter uma diferença na extração entre a original e a genérica.
Um homem de cultura. Eu vejo um seiko SKX eu comento 🍷
Ja testou a Bialetti Brikka ? Ela tem um peso na saida do cafe que so permite o cafe sair com uma certa pressao, com isso gera um uma espuma/crema parecido com espresso. Eu usava e era bem boa, mas bastante complicado de tirar com consistencia em fogão à gás. A chama na boca pequena sai muito fora da base. Consegui consistencia apos passar a usar uma pequena panela de inox na chama e a bialetti Brikka dentro dela. Funcionava, mas demora um pouco, e ao longo do tempo a panela ficou muito preta. Hoje acho que nao vale a pena, mas é um teste beeem interessante mostrar a differenca da Brikka para a Mokka.
@@stefanletzow Cara, eu acabei de fazer o pedido de uma Brikka. Em breve deve chegar para eu poder fazer o vídeo do teste!
Fala meu Tales, eu tenho uma genética, mas pretendo comprar uma original, mas não por conta da minha ser ruim, já que o fluxo de café dela é igual ao da sua original, sobre as peças, tanto cabo e anel de vedação podem ser comprados no pra versão xing ling, mas realmente , na construção não tem comparação...
Há uso uma pedra granito do tamanho da boca do meu fogão, assim quando desligo o fogo a pedra mantém o calor suficiente pra passar café, na real hoje não posso reclamar da minha xing ling, cara aprendi e aprendo muito com seus vídeos
Valeu demais pelo relato, cara! Pelo comentário do pessoal possivelmente a minha veio com problema mesmo.
Esse vídeo explica muita coisa. Comprei uma Moka Falsificada, igual a do vídeo e nunca consegui tirar um café satisfatório dela, mesmo utilizando grãos especiais e tudo mais... Sempre tinha um amargor, e parecia um desperdício "gastar" um café bom nela quando eu poderia muito bem usar um Melitta e ser feliz.
@@bluedreaminsomniferum3137 Existem mokas genéricas que são boas. Mas essa aí do vídeo e aparentemente a sua, são bem ruins mesmo. A minha é da marca 123 Útil.
Eu vou te dar a visão pra qualquer cafeteira dessa não espirrar.
Passa um veda rosca , 2 voltas já dá , no filtro e empurra com o dedo mesmo pra cima , porque quando você for por no compartilhamento de água , irá vedar a passagem de ar que há pelo mau acabamento que nem é perceptível a olho nu. É por isso que espirra e não tem fluxo , depois do veda rosca , resilvido
Dá bora deixar bastante tempo o veda rosca e quando sujar muito só passar novamente.
Sobre vender as peças avulso, pelo menos a borracha do filtro é possível comprar de cafereiras italianas mais baratas. Isso de ficar cuspindo é algum defeito no encaixe do filtro e na borracha de vedação.
11:00 - "Vc usa café especial, vc é criterioso com café, cara," VC NÃO VAI USAR A MOKA PRA FAZER CAFÉ 😂😂😂😂😂
Vídeo mto bom, grande abraço.
Hahahahahaha Valeu demais!
Tô com 4 modelos diferentes de moka, duas são biallet e duas da 3bomber. Vou te falar q essas da 3bomber não ficam atrás não. Gostei de mais!
Essas da 3Bomber eu tenho bastante vontade de testar. Parecem ser boas mesmo!
Excelente conteúdo 😃 na época comprei a da Bialetti, porque eu tinha provado um café dela em uma cafeteria. Vi que tinham genéricas, mas não quis arriscar. Foi primeiro método que comprei. Não me arrependo.
Uma dúvida: Percebi que tem umas partes de difícil acesso que não consigo limpar (o funil superior, por exemplo). Será que vale a pena comprar Cafisa? Tenho a minha há uns 4 anos.
Vlw :)
Comprei a Brikka e achei excelente! É outro nível, um material diferenciado (premium) e o sabor nem se compara mesmo.
A diferença absurda de qualidade do material em ambos os produtos é incontestável. Mas eu tenho a Italiana genérica e a extração sai exatamente no mesmo fluxo que saiu essa Bialeti. Só saia espirrando assim quando eu colocava pouco pó de café. E o fluxo de fato saia totalmente descontrolado e respingando
Tenho uma genérica que comprei na Shopee pra experimentar. Mesmo não tendo a mesma qualidade de material da original, a minha não tem essas rebarbas no cabo e nem espirra o café ao preparar. Sai normal como na original. Detalhe que eu uso o fogo mais baixo do que você usou. Acho que no teste faltou você fazer uns ajustes pra chegar na maneira ideal, como costuma fazer com outros métodos, moedores, etc. Poderia ter conseguido um resultado melhor com a genérica. Normalmente eu prefiro o café puro coado, então uso essa para beber um café mais concentrado com leite.
Valeu pela contribuição, João! Eu fiz vários testes com essa Moka antes de gravar o vídeo. Acredito que entre as genéricas podem ter muitas diferenças entre padrão de qualidade. Essa que eu peguei pareceria ser a pior possível. Uma galera comentou de colocar uma fita veda-rosca para tentar não fazer com que espirre. Bom, vou tentar melhorar essa moka genérica, mas essa parece ser bem ruim mesmo.
@@NãoSouBarista É verdade, com certeza tem diferença entre as marcas genéricas e até uma falta de controle de qualidade onde o mesmo produto pode vir com defeitos. Até o tipo de alumínio pode influenciar no gosto. Sem dúvida a original tem um material de melhor qualidade. Como eu uso pouco, valeu pela experiência.
Meu pai teve uma dessas paralelas que não espirrava.
Hoje uso uma Bialetti mesmo, de 3 xícaras, porém a oxidação no fundo dela se deixa muito tempo sem usar é um saco.
De puder fazer um vídeo mais pra frente sobre a limpeza da cafeteira nesses casos, seria ótimo!
Eu estava quase comprando uma Bialetti Venus para evitar isso por ser de Inox, mas a construção não me agradou quando vi em uma loja pessoalmente. Um comparativo entre os modelos de Inox também seria interessante, se o valor não for impeditivo.
Quanto à borracha, comprei um anel de silicone no Aliexpress, fiz o teste na época e era de grau alimentício - sem riscos - e é o que uso na minha Bialetti, pois vai durar mais que a borracha, ela serve nos falsificados também!
Ps: na minha receita uso um filtro de melitta cortado em disco, usando o diâmetro maior do êmbolo da minha Pressca como molde cabe como uma luva, e o café sai mais limpo e com perfil diferente - mas o que me ganhou nisso foi a facilidade maior pra limpar a cafeteira.
Seca bem e deixa ela aberta (sem rosquear), quando eu deixava assim não oxidava.
@@TomarVader, ainda preciso remover a oxidação da minha, rs.
Descuido meu mesmo, infelizmente.
@@guilhermemoraesdasilva7058como que vc fez este teste do grau alimentício?
@@robson733, o silicone de propósito geral solta odores e o de grau alimentício é inodoro mesmo após fervê-lo.
O de grau alimentício também não fica esbranquiçado se você estica (ou dobra) ele.
Há alguns artigos na internet comentando sobre, mas também achei menção de teste de fogo em que o de grau alimentício fica com resíduo branco e o de propósito geral fica com resíduo preto, mas não vou tocar fogo pra saber, rs.
Eu tenho as duas e depois que eu adquiri a moka original nunca mas fiz na genérica.
Assim que começa a extração aguardo uns 5 segundos e desligo, a pressão e o calor ja obtido faz o resto.
Fica ótimo
Oi Thales tudo bem... me fale que fim levou sua Nova Simonelle? Sei que não tem nada a ver com o assunto do vídeo mais era apaixonada por ela
HAHAHAHAHAHA É claro que falo! Eu a vendi para um amigo próximo. Não tinha espaço para deixá-la sem uso...
Tenho uma genérica e uso para fazer chá pela manhã, dificilmente tomo café. Funciona perfeitamente, mas em relação ao café, realmente se você quer qualidade você precisa de qualidade em todo o processo.
Comprei uma genérica por R$39,90 há cerca de quatro anos e a uso, no mínimo, duas vezes por dia. Não tenho a menor queixa. Me perdoe, duzentos e cinquenta reais por essa cafeteira é uma exploração descarada.
Que bom que tem funcionado por você! Prefiro 1.000 vezes a Bialetti do que essa genérica que testei no vídeo. Mas se tem funcionado para você, show de bola!
Realmente as revendas no Brasil exploram demais. Eu comprei a minha bialetti de 6 cafés na Itália por €37,00. E é aquela verde e vermelha, que custa um pouco mais caro que a tradicional. Aqui, encontrei no ML custando em média R$400
Vc deu sorte amigo. Já cansei de gastar dinheiro com as genéricas, já tive umas 6. Elas sempre racharam o filtro ou davam vazamento que era impossível de resolver. Depois q comprei a bialetti há uns 4 anos nunca mais gastei 1 centavo.
Eu tenho uma que não sei se é original ou genérica, não parece com nenhuma dessas duas. Porém funciona de maneira excelente, o café sai bonitinho sem espirrar e se eu desligar o fogo quando começa a sair o café, ela faz a extração praticamente do café todo.
eu tenho uma cafeteira italiana (6 xícaras) da marca Haüskraft, comprei no mercado livre em 2022. A construção dela é bem parecida com a Bialetti, o cabo não é esse cabo tosco, mas ele quebrou esse ano... Troquei na feira por 15,00... O fluxo de café é igual ao Bialetti, só espirra no finalzinho quando sai a espuma e retém calor, já fiz o teste e ela passa uma quantidade considerável de café depois de desligar. Nunca analisei muito a válvula de segurança. São 2 anos de uso. Paguei 60,00 com o frete e recomendo demais.
Porém, nunca tive uma Bialetti original 😅
Poderia tentar testar a Bialetti brikka, ela tem um sistema diferente que segura a extração até um determinado nivel de pressão, é a minha cafeteira de TODOS os dias a anos. Parabéns pelo vídeo
Tenho uma paralela e não tenho que reclamar 8 anos usando e quando deu defeito na borracha interna paguei 10 reais na loja de panelas da minha cidade
@@ThiagoOliveira-ze1zi Cara, excelente! Fico feliz por você. As paralelas podem ter muita variação na construção. Que bom que você conseguiu uma que atendeu legal.
A minha falsificada durou pouco tempo, agora fica com gosto de panela.
Para compartilhar, estes dias encontrei um Orfeu Bourbon Amarelo em grãos aqui no mercado da cidade com 28 dias da torra, já logo aproveitei!
Acho que isso depende muito de qual genérica se usa. Pq tenho uma da marca Uatt e outra da Haüskraft que a caldeira delas é de um material bem pesado e elas nao ficam espirrando. Sai um fluxo continuo e ambas já tem uns 4 anos de uso. Gosto delas pq nao precisa ficar gastando com coador ou filtro de papel.
Olha a minha moka da mimo style ela entrega um fluxo sem espirros e sujeira a de inox e o sabor é ótimo sem amargor e a extração sai bem equilibrado não parece q saiu com caminho presencial. Comprei tb uma moka da 3bomber e ela parece funcionar tão bem quanto a bialetti e tão bem construída quanto a bialetti. Agora é claro q as super baratinhas são péssimas.
Não gosto do acabamento do alumínio fundido, fica manchada e um pouco nojento na caldeira. Optei por uma moka de inox, gostaria de ver a comparação com ela também.
Uso Moka "genética" a +2 anos, segue algumas dicas (vale pra Bialeti também)
1) Colocar água já quente no reservatório.
2) Coloca um fio de água quente no reservatório onde jorra o café
3) Desliga o fogo quando o café entiver passado 90% (nao espere passar todo para desligar)
Pronto. Café perfeito.
Só uso café em grão gourmet ou superior.
Cuidado com a "gourmetização de tudo".
Bialeti foi o inventor e a Moka é mais robusta, sim. Mas tomar um excelente café não depende disso.
O principal é o café (grão/fruto), o resto é detalhe.
Espero ter ajudado.
Então vamos lá, esse efeito de respingo na genérica é causado por falta de pressão, eu descobri isso pesquisando sobre no RUclips(pq a daqui tinha esse efeito, o café não rendia e saia mais amargo que o normal) , e o vídeo original o cara corrige essa falta de pressão na original, ou seja pode ter tanto na original quanto na genética (obviamente deve ocorrer mais com a marca genérica), como resolver isso? Envolver o lado de fora do filtro na parte superior com veda Rosca, isso vai fazer com que o defeito de encaixe seja corrigido, mantendo a pressão e extraindo o café como no da original. 😉
Sugestão: faz um vídeo comparativo de cafeteiras por faixa de preço. Iniciando com cafeteiras multicapsulas com vaporizador de até 1k, depois de até 2k. E as melhores extrações nestas cafeteira.
Interessante, comprei uma genérica há muito tempo em um mercado, achei o resultado muito parecido com o da Bialetti do vídeo. Acho que dei sorte na época 😮
Agora o desafio é achar uma que seja custo/benefício, com a mesma qualidade da Bialetti mas sem pagar pela marca.
Cara, pior que essa é a minha atual saga. Hahahahah To a procura de uma que tenha um custo-benefício legal.
Comprei a Bialetti Brikka e sinceramente não percebi tanta diferença para a Bialetti tradicional. Você já testou?
É pra fogão de indução? Qual vc indica?? É a mesma coisa?
Thales, poderia fazer um review da Hario V60 Switch? Obrigado
Uma coisa importante é cuidar muito com a limpeza e não usar esponja ne, sabão, pq pode danificar a proteção do fundo da parte inferior. Quando danifica você percebe que cria oxidação e solta particulas de alumino no café.
Eu tenho uma genérica da marca Mimo e ela não tem os defeitos dessa versão que você testou. Com certeza a Bialetti é o padrão mas nem todas as genéricas são tão ruins como a que você testou.
Boa, cara! Você tem razão. Nem todas as genéricas são ruins. Essa aqui que eu comprei na Amazon (comprei a mais barata possível na época) veio cheia de questões. Mas em breve vou fazer um vídeo para ensinar como consertar esses problemas nesse modelo mais inferior.
E essa nova da Tramontina? Vc já avaliou? Vou esperar pra comprar ;)
@@icarovarzoni1288 Ainda não… Mas é uma boa sugestão!
Análise interessante. Aqui em casa às vezes a quantidade de café é diferente, nunca é fixo. Logo, tenho uma dúvida, consigo extrair um café de 6 xícaras ou menos em uma cafeteira de 12 xícaras?
Comprei uma genérica, adorei descobrir essa forma de preparar café... Porém ela durou 2 meses. Água não subia mais...
Pretendo adquirir a original em breve.
Amigo, mas não existe nenhuma marca concorrente da Bialetti descente que dê pra recomendar?
Ou seja, se você usa café tradicional, compre a cafeteira mais barata possível porque a bebida vai ser ruim de qualquer forma. 😂
Cara eu tenho uma moka dessas baratas aqui faz muito tempo e nem usava por conta do café que ela oferecia. Acabei que customizei o filtro que era de 6 porções para aproximadamente 3 porções já que só precisava de muito café pra fazer apenas latte. Depois comecei a tomar apenas o café e percebi que estava extraindo um café aceitável, se usado um bom café com baixa acidez, principalmente pra tomar comendo algo doce. E fiquei muito tempo fazendo isso até que esses dias precisava fazer a porção original e desmontei a customização. Mesmo com o café , dessa vez, especial e variando a moagem do grão todos os cafés saíram intragáveis, com amargor absurdo, e o fluxo do café em todas as extrações iguais ao que você mostrou no vídeo (coisa que com a customização não acontecia/acontece).
Poderia explicar melhor essa customização que vc fez?
Qual a moagem da Moka? Fica entre a moagem de coado e prensa francesa?
Na minha receita de Moka fica entre uma moagem de espresso e coado.
A minha cafeteira genérica não espirra café quando tá fazendo. Só troquei as borrachas 1 vez e nem lembro quando comprei ela. Dura muito.
@@gabrielgalvaofotoevideo Que bom!
Muito bom seus vídeos! Meu vizinho ferve a água do café, com um mergulhão. Esse utilitário é eficiente? Mais um produto para vc testar, se puder. E se vc achar interessante, faz um vídeo e comente sobre esse assunto. Grato!
To pondo varios comentários aqui relacionado a moka generico pra ver se tenho visibilidade. Thales, certeza q vc pegou um produto ruim, uma loja aqui da cidade parou de vender pq teve prejuízos com a saida igual essa do video. As vezes a distribuidora só teve uma levada de produtos ruins, mas é super facil de resolver
Valeu pelo comentário. Sim, essa que eu peguei é bem BEM ruim. E talvez tenha vindo até com defeito. Vou tentar encontrar uma outra para ver se presta.
Show! Excelente vídeo!
As duas são de alumínio? O problema é o resíduo de alumínio fica um cheiro horrível no café muito perceptível
Sem falar da toxicidade para saúde! Alumínio é veneno
Uso cafe gourmet e comprei um funil desse em inox que comprei no mercado livre.
Tenho uma italiana que comprei de 9 xicaras que é bem redondinha, nao tem essas cantos vivos. Mas wuando eu fazia um cafe superior da Nescafé nela, o cafe que fica no fundo tinha um amargor enorme e era quase que impossivel de tomar. O problema seria do cafe ou da cafeteira?
Vou testar com o cafe goirmet e ver o resultado .
E o alumínio? Na Europa já foi banido das cozinhas dos restaurantes.
E uma moka nova tem mais contaminação do sabor que uma usada. E não lavar com detergente. Apenas lavar com água.
Eu ganhei uma genérica de presente da minha mãe e sou muito apegado aos presentes dela, é uma daquelas mais redondas, você acha que o problema do amargor alterando a moagem? Eu uso fogão de indução com um adaptador original, então eu poderia baixar a temperatura de forma consistente tbm
quando você serve o café, na genérica ele parece ser uma torra mais escura, isso se daria pelo fluxo e refração da luz ou só botou um café "pior" mesmo?
Thales, boa tarde!
Sei que o que vou perguntar não está em questão.
Para filtrado doméstico.
Qual moedor comprar: K1 ou Timemore C3 Esp pro?
Agradeço atenção.
uso uma generica maior que essa , e o fluxo é perfeito , não sei se o tamanho influencia , mas a minha é tranquilo para mim !
Dá para fazer uns hacks para melhorar a moka genérica, como colocar fita veda rosca em torno do funil para melhorar a pressão e a consistência da extração.
Usando o modelo de inox fiz um teste às cegas com família e alguns amigos que diziam que a mais barata fazia café do mesmo jeito. O resultado foi que ninguém acreditava que era o mesmo café, e compraram a bialetti 😂
Que relato maneiro! Teste as cegas revela muita coisa!
A moka barata comumente vem com esse defeito de o cafe nbao sair de forma uniforme, geralmente passar ar pelo funil
da pra resolver usando veda rosca de 2 reais, tem video ensinando
ja melhor MUITO o sabor e ela retem o calor
Poderia mandar esse vídeo?
Será que alguma dessas cafeteiras funciona em fogão à indução?
Essas que mostrei no vídeo não... Existe cafeteiras italianas próprias para fogão de indução. Costumam ser um pouco mais caras. Mas existe também um adaptador. Com esse adaptador você consegue usar essas Mokas em fogão de indução.
amzn.to/3TETUqm
Tenho uma genérica que tem um fluxo perfeito, faço com a tampa aberta. Só peca no detalhe do gosto, ficam umas "notas" metálicas kkk. Mas comprei num supermercado mesmo, há anos, baratinha. Questão de sorte eu acho
Queria um video falando de como deixar essa moka tão limpa e brilhosa.. a minha é cheia de manchas de água ...
Tenho uma genérica de 6 xícaras fazem uns 8 anos e está em perfeitas condições. O fluxo dela é facilmente controlado com um ajuste na moagem, entrega um café excelente pelo custo. Estou esperando ela estragar para comprar uma original! 😂
Aqui em casa têm genérica com mais de 30 anos, imbatível em preço em durabilidade. Tem bialetti tbm, para mim, tanto faz.