Uso a minha diariamente a 25 anos...nunca usei filtro de papel. Não vejo diferença entre usar agua fria ou quente...só no tempo. o grande segredo é quando começar a roncar, desligar o calor.. Pode ficar com gosto de queimado, se ficar muito tempo no fogo.
Cresci na loja dos meus pais vendo a cafeteira italiana ser vendida e também sendo feita a manutenção. Pois lá é até vendida as peças. Fiquei trabalhando com mecânica automotiva e depois do meu pai aposentar voltei para ajudar minha mãe e irmão. Descobri lá uma com defeito de fabricação e por fim a consertei, faz meio litro de vez. Em geral não é necessário pôr café até o topo, só vai depender do tipo do café, quando ela aquece acaba cozinhando o café, que por consequência vai render mais.
Faz muitos anos que uso cafeteira italiana, o sabor é muito mais acentuado e também misturo um pouco de canela em pó ao pó de café, fica muito mais saboroso, uma vez que tomo ele puro e sem açucar.
Eu também uso a cafeteira italiana desde 1997. Coloco canela junto com o pó de café direto na cafeteira. Tem dois anos que eliminei o açúcar com a ajuda da canela. Fica muito bom.
Caro amigo esse tipo de cafeteira foi criada para fogão a lenha ou elétrico onde a cafeteira era colocada nas laterais da chapa de ferro fundido, e não direto no fogo, e tbm não foi pensado em usar em fogão a gás, ainda mais com os queimadores de hoje que são enormes para uma base de cafeteira tão pequena, no fogão a gás use um distribuidor de calor cerâmico, e em fogo sempre muito baixo para um aquecimento lento quanto mais lento melhor vai ser o sabor do café.
vc está certo! eu tenho uma Bialetti Brikka, que possui uma válvula que permite fazer um café semelhante a um expresso, na primeira vez fiz o café na chama mais alta e percebi que o café saia morno. para o café sair bem quente faço da seguinte forma: regulo a chama do fogão o mais baixo possível e quando começar a sair o café aumento o máximo a chama. Dessa forma, o café vai estar bem quente, e aumentando a chama vai dar mais pressão para o café sair mais cremoso.
E só colocar uma chapa de ferro sobre a chama do fogão e resolve. Eu reduzo a chama do fogão ao mínimo, girando o botão no sentido de apagar, já as bocas mais largas só com a chapa que é a mesma que usamos para tostar as fatias de pão.
Uma coisa que vc não mencionou é sobre a qualidade da água a ser empregada. Aqui na bx santista onde eu moro a água de torneira vem tratada c/ muito cloro. Então minha dica é, usem água mineral se puderem pois o resultado da extração será muito melhor.
Morei na Itália por 28 anos e fazia café de 2a 3 vezes por dia e nunca usei água aquecida , colocava a chama média e deixava até o fim e a água subia toda. Nunca mexi na válvula e lavava só com 🪥 para lavar o fundo da guarnição e filtro. Agora estou no Brasil e continuo fazendo do mesmo jeitinho e tudo bem. Achei um café com a moagem e torrefação ideal. Sempre coloquei água até um pouquinhos mais abaixo da válvula. Só faço café com a cafeteira e 3 vezes ao dia, para não espalhar café para todo o lado uso um chapeuzinho k se coloca no funil onde sai o café e todo furadinho e é a solução ideal.
Uma dica que uso nas maiorias dos fogões a gás (usava para outros fins, rs), ao invés de usar a posição chama no minimo, coloque ela no ponto mais forte (inicial), e vai fechando gás bem devagar (bem com cuidado mesmo), vai ter uma chama controlável, ate mais faca que a chama mínima, vai servir para esse ponto que você precisa diminuir ela final do café...
Cara, achei isso genial! Sério mesmo! Pena que aqui é gás encanado (acho que a mangueira não tem esse ajuste do gás). Mas muita gente vai se beneficiar dessa dica. Valeu demais!
@@piradosporcafe mas o ajuste não é na válvula, é no próprio botão do queimador do fogão, você vai desligando a chama girando bem devagar, vai notar que consegue uma chama mais fraca que a posição mínima dela... Eu uso para molhos que preciso reduzir por longos períodos sem queimar no fundo, deixando a chama bem fraca....
Tmb pensei nisso. Ao girar a "chave" da chama, qnd passa do ponto de chama alta e antes de desligar ela vai ficar abaixo da potência de da chama mínima, isso ajuda bastante no controle dessa temperatura.
Moro na italia, mas antes morava na espanha e desde que cheguei na europa, há quase 20 anos, só uso a moka! Tenho a minha de 3 xícaras há uns 8 / 9 anos e está perfeita!
Olha só espero e imagino que esse vídeo tenha sido útil para brasileiro pq o café da moka è muito melhor que o café do cuador e nem precisa falar do café com filtro de papel , eu moro a 25 anos aqui na Itália e a Mika tem em quase todas as casas mas quem toma é quem gosta de café fraco ou pra quem toma café o dia inteiro pq atualmente os italianos usam o café de cápsula, pq faz um café muito parecido com o expresso dos bares, aqui as cafeteiras elétricas que moem o café na hora faz um café cremoso é bem forte do jeito que os italianos gostam.Vale a pena lembrar que aqui na Itália só chega cafe de primeira qualidade o que proporciona um café top. Outra coisa que temos que ter em mente que os italianos tomam café como energético então vos cafés de moja pra eles é muito fraco, só pra quem gosta de fraco ou como disse antes toma toda hora e não é que pode ter " uma overdose" de cafeína né rsrsrs. Meu marido que é italiano por exemplo se recusa a tomar café de moka e quanto ao café filtrado e colocado na garrafa térmica como se usa no Brasil ele diz que é água suja 🤷♀️
Olá! Sou novo no seu canal, acessei o seu canal pois uso uma cafeteira italiana e na minha casa apenas eu tomo café de manha, minha esposa não gosta e meu filho é pequeno ainda. Tenho algumas considerações para fazer baseadas na minha experiência de 4 anos usando a cafeteira. Como uso diariamente utilizo um café comercial normal no meu caso o melita extra forte pois gosto de café mais encorpado. O que me chamou a atenção foi quando voce falou sobre o café espirar pra todo lado em cima quando entra em ebulição principalmente no final da passagem, a cafeteira que voce mostra no vídeo tem um furo pra cima que na minha não tem, a minha tem apenas para os lados e tendendo para baixo, sendo assim o café espirra suavemente para baixo evitando a respingadeira. Ao contrario do que você mostrou nos experimentos eu uso água gelada perto dos 3° C, e com uma chama bem baixa levando até 7 mnts para passar café assim a primeira água mais fria molha o café para que a água mais quente passe mais homogeniamente por todo o café evitando a canalização do líquido apenas em uma região. Ao contrário que todos dizem eu também aperto o café no recipiente e isso devolve um sabor diferenciado no café também, e ao contrário que muitos dizem não tem perigo algum em apertar o pó do café. deixo ligado no fogo baixo sempre até parar de sair água em cima e sair apenas vapor. Desligo e sirvo o café que sai quente e sempre bem encorpado, e sem a amarguês que tantos falam. Ah! Tomar sem açucar ehehe para não destruir a obra de arte ehehe. Abraços e parabéns pelo canal. Vou seguir de perto.
Descobri esse canal agora mesmo! Conheci essa cafeteira italiana uma certa vez em que estive em San Francisco, na Califórnia, e fiquei impressionada com a beleza do café que foi servido pela minha amiga pela manhã. Estou abismada com tanta novidade a respeito da cafeteira! Eu a comprei aqui em BH, com capacidade para um litro de água e o manual não fala nada do que ouvi agora. Apenas recomenda não usar um pó muito fino como os que vendem em supermercados. Uso-a diariamente há muitos anos com esse pó e o café é maravilhoso: cheiroso, encorpado e bem quente! A minha é de inox, legítima! Penso que tem mais a ver com o tipo de pó. Achei importante a dica sobre o botão (se é que posso chamá-lo assim) e a fala sobre a pressão que pode causar acidente, tal qual a panela de pressão! Obrigada!
Depois de 10 anos morando na Itália, considero zero a possibilidade dos italianos se interessar por toda essa explicação científica. O q é certo mesmo e a qualidade do café q eles usam. Ou seja o melhor café q nos produzimos sempre vai para a exportação.
Realmente o café, o arroz, o feijão, as frutas, as carnes... Enfim tudo de melhor produzido aqui é exportado e pagam pouco ou eles fazem o preço. Nós somos terceiro mundo mesmo. 😢😢😢😢😢😢😢😢
Não só o melhor café com td que se produz de melhor e pra exportação,ficamos com o resto dos gringos! O melhor arroz,o melhor feijão,milho,soja, laranjas,enfim,TD que se produz no Brasil ,o melhor vai para exportação. Isso é que eu chamo de complexo de vira-latas! Td bem que precisa ser bom pra exportar,mas tbm merecemos coisas boas produzidas no país,neh?!!
estou aprendendo a usar ainda pois é mais forte estou diminuindo a quantidade de pó pra chegar no sabor esperado, mas é muito mais pratico, rápido e econômico em relação ao filtrado e depois que vc acostuma não troca.
Que canal bacana!!! Vc é incrível com sua pesquisa e a prova de que realmente gosta de café. Muito obrigada. Já estou inscrita. Sucesso para vc e para seu talento também no verbo. A língua portuguesa, bem dita, é tudo.
Ótima explicação. Porém uso a Moka para facilitar o processo de fazer o cafezinho. Agradeço, mas continuarei fazendo errado, que já dá um cafezinho muito bom.
Estou usando o filtro de papel e gostei bastante. Água fria mesmo e fogo muito baixo, se preciso usar chapa de ferro na boca do fogão se elas forem largas demais. Para mim reduzi o sabor muito forte preenchendo metade da peneirinha do pó com pó já usado e completo com o novo.
Ótimo vídeo!! Mas vejo que faltou a análise de uma variável importante: a altitude (medida da distância vertical em relação ao nível do mar), pois esta determina o tempo de ebulição segundo a localidade em que a pessoa encontra-se. Na bialetti isso faz muita diferença!! OBS: uma observação feita para acrescentar!!
A partir de qual altitude isso de fato começa a se tornar um fator relevante? É uma dúvida sincera que eu tenho, levando em consideração que o vapor da água na moka ja é uma temperatura relativamente baixa, se comparado com a água fervente (como aponta a tabela criada pelo hoffman e demonstrada aqui no video)
Penso (e já testei) que a depender da torra do grão do café, ex: uma torra mais clara, pois na bialetti podemos outros padrões de torra que não os expressos, dando assim um sensorial diferente em função da temperatura, pois a depender da localidade onde esteja a a ebulição da água pode começar com aprox. 92 graus. A relevância portanto está no sensorial, paladar de cada um. São experiências que valem ser experimentadas! Penso que o sensorial é quem define a relevância de uma experiência degustativa!! Isso tudo é tão somente uma troca de experiências. Com respeito e empatia!!
Nova escrita! Você falou muita coisa verdadeira sobre a Moka! Moro na Itália a 22 anos! Tudo depende também da qualidade do café, da torrefação, se é arábica, se é misto arábica com robusta. Ótimo vídeo 👍
Que vídeo sensacional! Não conhecia o canal nem você, Gabriel! Mas agora já estou devidamente inscrita e virei aqui todas as vezes que tiver vídeo novo! Parabéns demais. Adorei as super dicas.
Aaaaaah muito obrigado pelo carinho! Fico imensamente feliz que gostou, de verdade! Qualquer dúvida só mandar aqui ou lá no instagram que vamos conversando com café. Seja bem vinda!
Depois que conheci a moka, parei de tomar coado. É só ter um café de qualidade, com torra nova. Comprei uma genérica e logo parou de funcionar, depois eu comprei a bialetti e estou amando.
Gostei muito. Parabéns pelo vídeo, que inclusive gerou também bons comentários e dá pra pescar informações interessantes. Só um detalhe: é tanta coisa pra fazer um "bom" café que - ao pensar no dia a dia dessa vida corrida - dá até preguiça de fazer um "simples" café 😂
Sensacional o vídeo, super completo e bem explicado! Já ouvi dizer que quando fica espirrando é porque tem algum vazamento de pressão, geralmente na rosca que une as duas partes ou na borracha de vedação. Pra mim faz sentido porque eu tive essa experiência quando achei uma Moka muito antiga guardada em um armário da casa da minha mãe. A borracha estava muito ressecada e quando testei fazendo um café, espirrou desde o início da extração, daí comprei uma borracha e um filtro novo e resolveu completamente o problema.
verdade meu xará, mas grande maioria é falta de pressão sim... já fiz vários testes e se não tiver bem rosqueado o café vem espirrando sim, nesse caso tanto pode ser a borracha já velha e não está selando bem, como mal rosqueado
Ótimo vídeo e valeu por ter trazido dicas valiosas. É o meu sistema preferido e um dos mais complexo. Depois que comecei a moer o café eu errei muitas receitas. Eu já vinha colocando água quente, não fervente. Para rosquear o fundo eu já usava um pano 😅 agora precisa de luva. Valeu 🤘🏻🤘🏻🤘🏻☕☕☕
Eu já conhecia algumas dessas técnicas, pois sigo o James Hoffmann e embora não tenha o domínio da língua, contei com a ajuda do tradutor de legenda. Mas, nem tudo fica muito claro principalmente a questão da temperatura, que eu tinha entendido que não deveria atingir os 100ºC e tembém a importância do uso do filtro de aeropress. Ontem eu experimentei a temperatura e hoje foi ela mais o uso do filtro - improvisei com um filtro de coados, destes reutilizáveis que cortei para o tamanho adequado. E sim, tive um bom resultado, principalmente com o aumento do corpo, a característica que mais aprecio. Não gosto de acidez, mas sim do amargor achocolatado.
Para quem usa fogão a gás, é possível reduzir a chama ao mínimo retornando o registro da boca acesa até quase ela desligar, mas sempre fique perto para ter certeza de que ela não apagou.
Eu até tinha um certo interesse nesta cafeteira depois deste vídeo perfiro continuar com o café grego pôs nem cafeteira elétrica eu tenho e também não sou aviciado em cafés então tá tranquilo tá favorável menos gastos de grana pouca.😌👍
Aqui uso filtro genérico de Aeropress e dá certo. O segredo é aumentar um pouco a moagem - coisa de 1 ou 2 cliques no Timemore C3 - que reduz a pressão. Ainda fica um café bem extraído e saboroso.
Fala Gabriel, muito legal seu vídeo, eu já tinha visto os vídeos do James Hoffmann, mas vc me trouxe dicas e pensamentos interessantes... algumas coisas eu já vinha fazendo e adaptado a minha realidade, durante a semana fiz vários testes de extração, eu já usava agua quente mesmo antes de ver os videos do James, uma das principais mudanças e que melhorou demais meu café na moka foi usar uma pedra embaixo da cafeteira, tentei com uma frigideira com vc fez, mas não deu tanto resultado, pq em geral elas são finas e não retém o calor por tempo suficiente após desligar a chama, então passei a usar uma de fundo triplo e essa sim dava conta do recado, mas detalhe, é importante pré-aquecer ela antes parar que atinja uma boa temperatura, o tempo e aquecer a agua é suficiente, bom mas não parei por ai, troquei ela por uma pedra que tinha aqui bem no tamanho da boca do fogão, já usava pedras como essa pra assar pão... o resultado foi muito bom... filtro pra mim tbm é importante, me traz uma bebida mais limpa... tempos ficaram assim com uma moca de 150 ml, 142 ml de água levam exatos 2 minutos pra começar a passar o café, desligo o fogo e mais 35, 37 segundos em média termina, obtenho 122 gramas de café passado dos 142 ml de água usado o que dá quase 86%, muito bom né! e por conta dessa taxa mais alta, adiciono pouquíssima água o by pass, o suficiente pra completar as 150 gramas.... Valeu demais as dicas, gosto muito do seu canal ;)
Obrigada por mais uma aula, Gabriel! Eu adoro a moka. Estava demorando pra acertar sempre (já conhecia algumas das dicas), mas agora com esse compêndio com certeza vou acertar. Parabéns Professor!
Ô seu moço, tá complicado até fazê café nos dias de hoje… No meu tempo era fogãzim di lenha, chaleira esmaltada e caneca que queimava os beiços, bolin di fubá fresquim, amigos e um dedim di prosa pra lá di metro… Pronto. Era felicidade completinha… Semaninha bençoada pro ceis tudim…☕️☕️☕️☕️☕️
Uso na minha com o filtro melitta cortado, da uma diferença sim, questão da pressão acho o que manda e a moagem, e tenho o hábito de colocar um pouco de café na parte de cima, pois no meu parecer da diferença sim. Boa explicação, vídeo completo e esclarecedor! Abraço
Pela quantidade de água utilizada na diluição (bypass) ficou mais pra cháfé! Eu que aprecio expresso curto e ristretto, desconfio do ponto que você recomenda! Mas, sem dúvida, com fogo baixo elimina-se aquele gosto amargo de café fervido. Agora, assim que o café começa a subir, eu abaixo mais o fogo indo no sentido de desligar. Acho melhor do que suspender, pois como o calor sobe, teria que suspender mais alto do que você mostrou!
Excelente vídeo Gabriel! Bastante informação bacana. Respondendo sua pergunta, sobre a água na parte de cima da Moka, eu sinto uma pequena diferença. Porém o ponto mais importante da água ali é n fritar o café e a água ali ajuda a reduzir um pouco a temperatura. É essa fritura do café q pode acentuar o amargor. E na hora de limpar tb pica mais fácil, pois o café n fica gudunhado. he he he
Então... mas essa questão de acentuar o amargor não tem como ocorrer tecnicamente. Pq não tem como vc extrair sabor de uma substância que vc já extraiu lá na parte de baixo. Já a percepção de queimado sim. Mas como eu mostro no vídeo, o cano interior por onde passa o café está tão quente quanto a parte de fora. Então, em tese, ele já teria sido "fritado" no caminho sabe...
Vídeo muito técnico, vale o Like... . parabéns pelo trabalho. Uma solução que utilizo para bypassar o sabor amargo causado pela moagem fina é colocar um quantidade um pouco menor de pó. Tem dado resultado. Gostaria que testasse e confirmasse ou não sua percepção... Grato
A melhor coisa desta maravilhosa Moka é a economia de pó. Pra quem gosta de café forte é sensacional.
Se vou ferver agua faço logo no coador
@@valeriaaffonso8953 quem quiser mais fraco, basta colocar menos pó no compartimento pó 👍
Nossa pirei, tenho 60 anos e tomo literalmente há 40. Minha sogra tinha uma trazida da Itália, usei por muito tempo até comprar uma nova. Valeu.
Eu uso com água na parte superior até pra diluir e diminuir o amargo. Perfeito!
Uso a minha diariamente a 25 anos...nunca usei filtro de papel. Não vejo diferença entre usar agua fria ou quente...só no tempo. o grande segredo é quando começar a roncar, desligar o calor.. Pode ficar com gosto de queimado, se ficar muito tempo no fogo.
Acho a Moka prática e o meu café não sai amargo, se tiver que fazer todas essas adaptações pra tomar café mais fácil fazer coado.
Hoje, fazer café é um ritual e cada um tem o seu. E tá tudo bem… 😊
Cresci na loja dos meus pais vendo a cafeteira italiana ser vendida e também sendo feita a manutenção. Pois lá é até vendida as peças. Fiquei trabalhando com mecânica automotiva e depois do meu pai aposentar voltei para ajudar minha mãe e irmão. Descobri lá uma com defeito de fabricação e por fim a consertei, faz meio litro de vez. Em geral não é necessário pôr café até o topo, só vai depender do tipo do café, quando ela aquece acaba cozinhando o café, que por consequência vai render mais.
Explica melhor,gostei de saber.
Faz muitos anos que uso cafeteira italiana, o sabor é muito mais acentuado e também misturo um pouco de canela em pó ao pó de café, fica muito mais saboroso, uma vez que tomo ele puro e sem açucar.
Eu também uso a cafeteira italiana desde 1997. Coloco canela junto com o pó de café direto na cafeteira. Tem dois anos que eliminei o açúcar com a ajuda da canela. Fica muito bom.
Também faço exatamente assim e coloco pouco pó no recipiente, fica ótimo.mas preciso trocar a borrachinha de vedação, a minha está muito usada já.
Eu coloco a pontinha da colher de chá de cravo em pó. O cheiro do cravo é muito bom na cozinha 😊
Vou experimentar com canela.😅
@@BlondieHuntress , bebo deste jeito, também. Com canela e sem açúcar. Muito bom !
Eu coloco água fria e acho que o meu café é gostoso, cheiroso e quentinho. Mesmo no inverno de Curitiba.
E é isso. O importante é estar bom pra vc. O vídeo são só sugestões.
Caro amigo esse tipo de cafeteira foi criada para fogão a lenha ou elétrico onde a cafeteira era colocada nas laterais da chapa de ferro fundido, e não direto no fogo, e tbm não foi pensado em usar em fogão a gás, ainda mais com os queimadores de hoje que são enormes para uma base de cafeteira tão pequena, no fogão a gás use um distribuidor de calor cerâmico, e em fogo sempre muito baixo para um aquecimento lento quanto mais lento melhor vai ser o sabor do café.
Faz sentido irmão! Pode ser uma explicação de tanta gambiarra mesmo. Valeu pela contribuição! Tmj!
vc está certo! eu tenho uma Bialetti Brikka, que possui uma válvula que permite fazer um café semelhante a um expresso, na primeira vez fiz o café na chama mais alta e percebi que o café saia morno. para o café sair bem quente faço da seguinte forma: regulo a chama do fogão o mais baixo possível e quando começar a sair o café aumento o máximo a chama. Dessa forma, o café vai estar bem quente, e aumentando a chama vai dar mais pressão para o café sair mais cremoso.
E só colocar uma chapa de ferro sobre a chama do fogão e resolve. Eu reduzo a chama do fogão ao mínimo, girando o botão no sentido de apagar, já as bocas mais largas só com a chapa que é a mesma que usamos para tostar as fatias de pão.
Boa idéia...!
Uma coisa que vc não mencionou é sobre a qualidade da água a ser empregada. Aqui na bx santista onde eu moro a água de torneira vem tratada c/ muito cloro. Então minha dica é, usem água mineral se puderem pois o resultado da extração será muito melhor.
Importante
Uso água filtrada
A água clorada depois que sai dos canos vai perdendo o cloro com a exposição a luz, é só não fazer com água retirada diretamente da torneira
só de aquecer a agua nao tem mais cloro.
Uma dica q aprendi onde tem o filtro TB colocar um filtro de papel
Uso essa cafeteira há anos e o café fica ótimo,sempre com água do filtro
Vc é nota 10. Achei q sabia TUDO sobre extração na moka. Hoje vc ensinou muuuiiito. Estou muito agradecida 🙏 ❤
Eu também achava isso haha Muito obrigadoooo!
Morei na Itália por 28 anos e fazia café de 2a 3 vezes por dia e nunca usei água aquecida , colocava a chama média e deixava até o fim e a água subia toda. Nunca mexi na válvula e lavava só com 🪥 para lavar o fundo da guarnição e filtro. Agora estou no Brasil e continuo fazendo do mesmo jeitinho e tudo bem. Achei um café com a moagem e torrefação ideal. Sempre coloquei água até um pouquinhos mais abaixo da válvula. Só faço café com a cafeteira e 3 vezes ao dia, para não espalhar café para todo o lado uso um chapeuzinho k se coloca no funil onde sai o café e todo furadinho e é a solução ideal.
Excelente aula! 👏👏👏
Que aula.. excelente.
Parabéns pelo conteúdo.
Obrigado, meu amigo! 😉
Uau...acrescento água sempre....fica show, não amarga...todos dizem q o meu café rende..achava q era só economia 😂
Essa é da série: errando acertou. Parabéns 😂
Então, descobriu que o meu método se chama by pess. Era só economia e sabor pq sai MT forte p.meu paladar.
Uma dica que uso nas maiorias dos fogões a gás (usava para outros fins, rs), ao invés de usar a posição chama no minimo, coloque ela no ponto mais forte (inicial), e vai fechando gás bem devagar (bem com cuidado mesmo), vai ter uma chama controlável, ate mais faca que a chama mínima, vai servir para esse ponto que você precisa diminuir ela final do café...
Cara, achei isso genial! Sério mesmo! Pena que aqui é gás encanado (acho que a mangueira não tem esse ajuste do gás). Mas muita gente vai se beneficiar dessa dica. Valeu demais!
@@piradosporcafe mas o ajuste não é na válvula, é no próprio botão do queimador do fogão, você vai desligando a chama girando bem devagar, vai notar que consegue uma chama mais fraca que a posição mínima dela... Eu uso para molhos que preciso reduzir por longos períodos sem queimar no fundo, deixando a chama bem fraca....
Tmb pensei nisso. Ao girar a "chave" da chama, qnd passa do ponto de chama alta e antes de desligar ela vai ficar abaixo da potência de da chama mínima, isso ajuda bastante no controle dessa temperatura.
Sempre faço isso no meu fogão
Porque o café sobe para cima?
Uso minha italiana há muitos anos,troquei por uma de inox. Eita café saboroso.
Uma moagem média fina. Acaba passando uma coisa ou outra de pó, mas é bem pouco e não incomoda.
Aprendi muito! Vou regular meu moedor de café e vou testar esse café triatlon .. Mas o melhor de tudo sempre é ouvir um sotaque carioca no RUclips
Boaaaa! Haha muito obrigado!
Moro na italia, mas antes morava na espanha e desde que cheguei na europa, há quase 20 anos, só uso a moka! Tenho a minha de 3 xícaras há uns 8 / 9 anos e está perfeita!
A minha deve uns 5 anos ou mais, amo❤️
Olha só espero e imagino que esse vídeo tenha sido útil para brasileiro pq o café da moka è muito melhor que o café do cuador e nem precisa falar do café com filtro de papel , eu moro a 25 anos aqui na Itália e a Mika tem em quase todas as casas mas quem toma é quem gosta de café fraco ou pra quem toma café o dia inteiro pq atualmente os italianos usam o café de cápsula, pq faz um café muito parecido com o expresso dos bares, aqui as cafeteiras elétricas que moem o café na hora faz um café cremoso é bem forte do jeito que os italianos gostam.Vale a pena lembrar que aqui na Itália só chega cafe de primeira qualidade o que proporciona um café top. Outra coisa que temos que ter em mente que os italianos tomam café como energético então vos cafés de moja pra eles é muito fraco, só pra quem gosta de fraco ou como disse antes toma toda hora e não é que pode ter " uma overdose" de cafeína né rsrsrs. Meu marido que é italiano por exemplo se recusa a tomar café de moka e quanto ao café filtrado e colocado na garrafa térmica como se usa no Brasil ele diz que é água suja 🤷♀️
O único problema continua sendo o revestimento da cápsula que, pelo menos aqui no Brasil, é de alumínio, extremamente prejudicial à saúde.
Seu marido é um gay enrustido isso sim
Duca de uma italiana. Uso no Brasil café extra forte, tem a moagem correta para a moka.😊
Olá! Sou novo no seu canal, acessei o seu canal pois uso uma cafeteira italiana e na minha casa apenas eu tomo café de manha, minha esposa não gosta e meu filho é pequeno ainda. Tenho algumas considerações para fazer baseadas na minha experiência de 4 anos usando a cafeteira. Como uso diariamente utilizo um café comercial normal no meu caso o melita extra forte pois gosto de café mais encorpado. O que me chamou a atenção foi quando voce falou sobre o café espirar pra todo lado em cima quando entra em ebulição principalmente no final da passagem, a cafeteira que voce mostra no vídeo tem um furo pra cima que na minha não tem, a minha tem apenas para os lados e tendendo para baixo, sendo assim o café espirra suavemente para baixo evitando a respingadeira. Ao contrario do que você mostrou nos experimentos eu uso água gelada perto dos 3° C, e com uma chama bem baixa levando até 7 mnts para passar café assim a primeira água mais fria molha o café para que a água mais quente passe mais homogeniamente por todo o café evitando a canalização do líquido apenas em uma região. Ao contrário que todos dizem eu também aperto o café no recipiente e isso devolve um sabor diferenciado no café também, e ao contrário que muitos dizem não tem perigo algum em apertar o pó do café. deixo ligado no fogo baixo sempre até parar de sair água em cima e sair apenas vapor. Desligo e sirvo o café que sai quente e sempre bem encorpado, e sem a amarguês que tantos falam. Ah! Tomar sem açucar ehehe para não destruir a obra de arte ehehe. Abraços e parabéns pelo canal. Vou seguir de perto.
hahaha Obrigado pela contribuição meu amigo! E valeu pelo relato. TMJ
Sem açúcar?😕
@@ElianeSilva-qz3br Tu aprovita o sabor do café. Quando tu adoça passa a saborear o açucar e não o café. Mas docinho é muito bom também.
Valeu, Gabriel!
Parabéns pela dedicação em passar conhecimentos.
Qtos aos comentários desnecessários.
Vida que segue!
Muito obrigado, irmão! É isso aí. Bora pra cima!
Boa noite! Tenho uma para 4 cafés e uso todos os dias 👍👏👏
Descobri esse canal agora mesmo! Conheci essa cafeteira italiana uma certa vez em que estive em San Francisco, na Califórnia, e fiquei impressionada com a beleza do café que foi servido pela minha amiga pela manhã. Estou abismada com tanta novidade a respeito da cafeteira! Eu a comprei aqui em BH, com capacidade para um litro de água e o manual não fala nada do que ouvi agora. Apenas recomenda não usar um pó muito fino como os que vendem em supermercados. Uso-a diariamente há muitos anos com esse pó e o café é maravilhoso: cheiroso, encorpado e bem quente! A minha é de inox, legítima! Penso que tem mais a ver com o tipo de pó. Achei importante a dica sobre o botão (se é que posso chamá-lo assim) e a fala sobre a pressão que pode causar acidente, tal qual a panela de pressão! Obrigada!
Ah que bom que gostou! Fico feliz! Seja bem vinda.
Excelente aula, sim, é assim que eu considero, uma aula. Abraços e parabéns.
hahaha muito obrigado pelo carinho, irmão! TMJ
Obrigada e parabéns pelo vídeo, ajudou demais!!❤🎉
Certíssimo! Até agora, o vídeo mais completo em português sobre o funcionamento da moka hehe.
Valeeeeeeu irmão! Gratidão pela sua ajuda! TMJ!
Obrigada pelas dicas, serão muito úteis, já que eu não tinha prática alguma em usar a minha cafeteira italiana.
Aí siiiim!
Depois de 10 anos morando na Itália, considero zero a possibilidade dos italianos se interessar por toda essa explicação científica.
O q é certo mesmo e a qualidade do café q eles usam.
Ou seja o melhor café q nos produzimos sempre vai para a exportação.
Então, como não moramos na Itália, considero extremamente relevante este vídeo ! 😊
Cara aí nao sabe nada de moca. Só quer enrolar e vender a marca que ele ta fazendo propaganda....heheheh
Realmente o café, o arroz, o feijão, as frutas, as carnes... Enfim tudo de melhor produzido aqui é exportado e pagam pouco ou eles fazem o preço. Nós somos terceiro mundo mesmo.
😢😢😢😢😢😢😢😢
@@PillonesTubedeselegante seu comentário, não gostou muda!
Não só o melhor café com td que se produz de melhor e pra exportação,ficamos com o resto dos gringos!
O melhor arroz,o melhor feijão,milho,soja, laranjas,enfim,TD que se produz no Brasil ,o melhor vai para exportação.
Isso é que eu chamo de complexo de vira-latas!
Td bem que precisa ser bom pra exportar,mas tbm merecemos coisas boas produzidas no país,neh?!!
estou aprendendo a usar ainda pois é mais forte estou diminuindo a quantidade de pó pra chegar no sabor esperado, mas é muito mais pratico, rápido e econômico em relação ao filtrado e depois que vc acostuma não troca.
Que canal bacana!!!
Vc é incrível com sua pesquisa e a prova de que realmente gosta de café.
Muito obrigada.
Já estou inscrita.
Sucesso para vc e para seu talento também no verbo.
A língua portuguesa, bem dita, é tudo.
Seja bem vinda, Cassia! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Abraço!
Ótima explicação. Porém uso a Moka para facilitar o processo de fazer o cafezinho. Agradeço, mas continuarei fazendo errado, que já dá um cafezinho muito bom.
eu também
Eu também 😂
Estou usando o filtro de papel e gostei bastante. Água fria mesmo e fogo muito baixo, se preciso usar chapa de ferro na boca do fogão se elas forem largas demais. Para mim reduzi o sabor muito forte preenchendo metade da peneirinha do pó com pó já usado e completo com o novo.
Parabéns, pelo sua explicação.
Parabéns, Gabriel. Vídeo muito bom. Acabou de chegar a minha Bialetti Inox Vênus, em breve vou testar com essas dicas.
Boaaaaa! Depois conta como ficou irmão
Eu tenho uma dessa e é show de bola água em baixo pô no lugar certo não tem erro
Ótimo vídeo!! Mas vejo que faltou a análise de uma variável importante: a altitude (medida da distância vertical em relação ao nível do mar), pois esta determina o tempo de ebulição segundo a localidade em que a pessoa encontra-se. Na bialetti isso faz muita diferença!!
OBS: uma observação feita para acrescentar!!
A partir de qual altitude isso de fato começa a se tornar um fator relevante? É uma dúvida sincera que eu tenho, levando em consideração que o vapor da água na moka ja é uma temperatura relativamente baixa, se comparado com a água fervente (como aponta a tabela criada pelo hoffman e demonstrada aqui no video)
Penso (e já testei) que a depender da torra do grão do café, ex: uma torra mais clara, pois na bialetti podemos outros padrões de torra que não os expressos, dando assim um sensorial diferente em função da temperatura, pois a depender da localidade onde esteja a a ebulição da água pode começar com aprox. 92 graus. A relevância portanto está no sensorial, paladar de cada um.
São experiências que valem ser experimentadas! Penso que o sensorial é quem define a relevância de uma experiência degustativa!!
Isso tudo é tão somente uma troca de experiências. Com respeito e empatia!!
Nova escrita! Você falou muita coisa verdadeira sobre a Moka! Moro na Itália a 22 anos! Tudo depende também da qualidade do café, da torrefação, se é arábica, se é misto arábica com robusta. Ótimo vídeo 👍
Muito obrigado 😊
Ri gostei da comparação. Por sinal o café saiu muito bom
Que vídeo sensacional! Não conhecia o canal nem você, Gabriel! Mas agora já estou devidamente inscrita e virei aqui todas as vezes que tiver vídeo novo! Parabéns demais. Adorei as super dicas.
Aaaaaah muito obrigado pelo carinho! Fico imensamente feliz que gostou, de verdade! Qualquer dúvida só mandar aqui ou lá no instagram que vamos conversando com café. Seja bem vinda!
Nem sabia que tinha desligar o fogo depois que o café começar a cuspir kkk
Depois que conheci a moka, parei de tomar coado. É só ter um café de qualidade, com torra nova. Comprei uma genérica e logo parou de funcionar, depois eu comprei a bialetti e estou amando.
Dizem que no coador é melhor
Valeu! Obrigado.
Prefiro continuar com meu filtro mesmo do que adquirir essa cafeteira.
Parabéns pela explicação
Que bom que ajudou
Uma verdadeira aula para os apreciadores de café! Parabéns pelo vídeo!!!!!
Obrigado pelo elogio
Gostei muito. Parabéns pelo vídeo, que inclusive gerou também bons comentários e dá pra pescar informações interessantes. Só um detalhe: é tanta coisa pra fazer um "bom" café que - ao pensar no dia a dia dessa vida corrida - dá até preguiça de fazer um "simples" café 😂
Sensacional o vídeo, super completo e bem explicado!
Já ouvi dizer que quando fica espirrando é porque tem algum vazamento de pressão, geralmente na rosca que une as duas partes ou na borracha de vedação. Pra mim faz sentido porque eu tive essa experiência quando achei uma Moka muito antiga guardada em um armário da casa da minha mãe. A borracha estava muito ressecada e quando testei fazendo um café, espirrou desde o início da extração, daí comprei uma borracha e um filtro novo e resolveu completamente o problema.
verdade meu xará, mas grande maioria é falta de pressão sim... já fiz vários testes e se não tiver bem rosqueado o café vem espirrando sim, nesse caso tanto pode ser a borracha já velha e não está selando bem, como mal rosqueado
@@Mrsantos76pois é, já vi gente rosqueando pouco com medo de não conseguir abrir depois, pois o metal expande quando aquece.
Sim irmão! Essa tb é uma explicação para os espirros sim. Boa!
Ótimo vídeo e valeu por ter trazido dicas valiosas. É o meu sistema preferido e um dos mais complexo. Depois que comecei a moer o café eu errei muitas receitas. Eu já vinha colocando água quente, não fervente. Para rosquear o fundo eu já usava um pano 😅 agora precisa de luva. Valeu 🤘🏻🤘🏻🤘🏻☕☕☕
Eu já conhecia algumas dessas técnicas, pois sigo o James Hoffmann e embora não tenha o domínio da língua, contei com a ajuda do tradutor de legenda. Mas, nem tudo fica muito claro principalmente a questão da temperatura, que eu tinha entendido que não deveria atingir os 100ºC e tembém a importância do uso do filtro de aeropress.
Ontem eu experimentei a temperatura e hoje foi ela mais o uso do filtro - improvisei com um filtro de coados, destes reutilizáveis que cortei para o tamanho adequado. E sim, tive um bom resultado, principalmente com o aumento do corpo, a característica que mais aprecio. Não gosto de acidez, mas sim do amargor achocolatado.
Po que massa, irmão! Fico feliz que tenha dado certo! Abraço
Eu faço colocando água já fervendo e faço o bypass direto no reservatório de cima porque é mais fácil. Pro meu gosto fica perfeito.
Pô ótima ideia! Realmente mais prático. Boa! 👏🏽
Ate fazer e tomar o café , já almocei !!!
Olá, excelente video. Eu retiro a grade do fogão e coloco a moka diretamente em cima do queimador
Boa ideia ein! Vou testar
Muito legal, obrigada!
Valeu!
Muito obrigadooooO!
Cai de paraquedas aqui e descobri que não sabia nada sobre cafeteira italiana. Por isso o café era tão ruim. Obrigada.
hahahaha
Então vou comprar uma
Muito bom brother. Obrigado pelo seu video e dicas.
Eu que agradeço
Para quem usa fogão a gás, é possível reduzir a chama ao mínimo retornando o registro da boca acesa até quase ela desligar, mas sempre fique perto para ter certeza de que ela não apagou.
Boa dica irmão! Valeu pela contribuição.
Aqui na Itália 🇮🇹 café na cafeteira é um ritual. Parabéns pelo vídeo
Bacana demais irmão! Muito obrigado!
Eu até tinha um certo interesse nesta cafeteira depois deste vídeo perfiro continuar com o café grego pôs nem cafeteira elétrica eu tenho e também não sou aviciado em cafés então tá tranquilo tá favorável menos gastos de grana pouca.😌👍
Adorei o vídeo. Eu costumo fazer a diluição, fica perfeito.
Aqui uso filtro genérico de Aeropress e dá certo. O segredo é aumentar um pouco a moagem - coisa de 1 ou 2 cliques no Timemore C3 - que reduz a pressão. Ainda fica um café bem extraído e saboroso.
Papo de café, que sofisticado 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Bom demais né haha
Muito bom, parabéns!
Brilhante abordagem de slgo que parece ser simplesmente intuitivo, mas guarda em si muita ciência.
Adoro café na moda,porque sou eu mesmo que faço. 😊😊😊,ou seja fica perfeito.😅😅😅😅Viu eu sempre ponho água fervendo ,para faser na moka.😊😊
Na correria que são nossos dias , foi triste a manhã que sai de perto da Moka e torrei tudo … Ainda bem que comprei outra companheira
É vinte e seis minutos , para fazer um cafezinho ! Só Deus na causa !
Café é solene
Muito bom! Agradecemos!
Muito boa explanação.
Gratidão imensa 😊
Ótimo, obrigado ooo
Fala Gabriel, muito legal seu vídeo, eu já tinha visto os vídeos do James Hoffmann, mas vc me trouxe dicas e pensamentos interessantes...
algumas coisas eu já vinha fazendo e adaptado a minha realidade, durante a semana fiz vários testes de extração, eu já usava agua quente mesmo antes de ver os videos do James, uma das principais mudanças e que melhorou demais meu café na moka foi usar uma pedra embaixo da cafeteira, tentei com uma frigideira com vc fez, mas não deu tanto resultado, pq em geral elas são finas e não retém o calor por tempo suficiente após desligar a chama, então passei a usar uma de fundo triplo e essa sim dava conta do recado, mas detalhe, é importante pré-aquecer ela antes parar que atinja uma boa temperatura, o tempo e aquecer a agua é suficiente, bom mas não parei por ai, troquei ela por uma pedra que tinha aqui bem no tamanho da boca do fogão, já usava pedras como essa pra assar pão... o resultado foi muito bom...
filtro pra mim tbm é importante, me traz uma bebida mais limpa...
tempos ficaram assim com uma moca de 150 ml, 142 ml de água levam exatos 2 minutos pra começar a passar o café, desligo o fogo e mais 35, 37 segundos em média termina, obtenho 122 gramas de café passado dos 142 ml de água usado o que dá quase 86%, muito bom né! e por conta dessa taxa mais alta, adiciono pouquíssima água o by pass, o suficiente pra completar as 150 gramas....
Valeu demais as dicas, gosto muito do seu canal ;)
Caraca irmão! Dá pra fazer um vídeo parte 2 só com essas suas dicas haha muito massa! Valeu mesmo pelo seu relato. TMJ!
Parabéns, adorei!
Muito obrigado 😊
Não abro mão da minha cafeteira ❤
Obrigada por mais uma aula, Gabriel! Eu adoro a moka. Estava demorando pra acertar sempre (já conhecia algumas das dicas), mas agora com esse compêndio com certeza vou acertar. Parabéns Professor!
Boaaaaa! Depois me diz como ficou. Abração e que bom que gostou!
Ô seu moço, tá complicado até fazê café nos dias de hoje…
No meu tempo era fogãzim di lenha, chaleira esmaltada e caneca que queimava os beiços, bolin di fubá fresquim, amigos e um dedim di prosa pra lá di metro…
Pronto. Era felicidade completinha…
Semaninha bençoada pro ceis tudim…☕️☕️☕️☕️☕️
Só pode ser mineirim. Abraço daqui do sul RS 😂
O sô, inté es fazê ess café nói já bebeu uma garrafa, e comeu mei quidiquejo. 🧀
@@W.CoelSongs Verdade verdadeira di verdade….😂😂😂😂☕️☕️☕️☕️☕️☕️☕️👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Cafezin bão é o passado no saco kkkkk
Bolinho; de fubá , de chuva, bom.demais
Café é solene , celebrativo , pra tomar em ocasiões , com amigos .
Eita, nem sabia que tinha um filtro extra 😮
Vou fazer o teste, pois eu já estava desistindo pelo café denso e com gosto de remédio.
Eu uso está cafeteira pela praticidade, fazer isto tudo, com certeza acabaria com esta praticidade
Uso na minha com o filtro melitta cortado, da uma diferença sim, questão da pressão acho o que manda e a moagem, e tenho o hábito de colocar um pouco de café na parte de cima, pois no meu parecer da diferença sim. Boa explicação, vídeo completo e esclarecedor! Abraço
Obrigado pelo complemento, meu amigo! Valeu demais!
Coloca o filtro Melitta junto do filtro de alumínio?
Excelente vídeo 👏👏 a Moka é um dos métodos que mais gosto 😃
Valeu demais, meu amigo! Confesso que estou gostando mais dela só agora haha
Pela quantidade de água utilizada na diluição (bypass) ficou mais pra cháfé! Eu que aprecio expresso curto e ristretto, desconfio do ponto que você recomenda! Mas, sem dúvida, com fogo baixo elimina-se aquele gosto amargo de café fervido. Agora, assim que o café começa a subir, eu abaixo mais o fogo indo no sentido de desligar. Acho melhor do que suspender, pois como o calor sobe, teria que suspender mais alto do que você mostrou!
amei o conteúdo!
Muito obrigadooooo!
Excelente vídeo.
Diferente de tudo que já tinha visto.
Parabéns.
Poooo que massa irmão! Essa era a intenção!
O que eu faço e colocar menos café na cápsula e controlo a água com o fogo, fica top.
parabens, amei!
Obrigadoooooo
Excelente vídeo Gabriel! Bastante informação bacana.
Respondendo sua pergunta, sobre a água na parte de cima da Moka, eu sinto uma pequena diferença. Porém o ponto mais importante da água ali é n fritar o café e a água ali ajuda a reduzir um pouco a temperatura. É essa fritura do café q pode acentuar o amargor. E na hora de limpar tb pica mais fácil, pois o café n fica gudunhado. he he he
Então... mas essa questão de acentuar o amargor não tem como ocorrer tecnicamente. Pq não tem como vc extrair sabor de uma substância que vc já extraiu lá na parte de baixo.
Já a percepção de queimado sim. Mas como eu mostro no vídeo, o cano interior por onde passa o café está tão quente quanto a parte de fora. Então, em tese, ele já teria sido "fritado" no caminho sabe...
Muito bom. Valeu. Não tinha toda essa dimensão sobre essa cafeteira e café
A gourmetização do café...Basta um bom pó, coador de pano, fogão a lenha, água que não chegue à fervura e tem-se o melhor café que existe.
Toma do jeito que tu quiser e n enche o saco…
Alguém te perguntou alguma coisa?
😂😂😂até passou a vontade de tomar café….uso a minha a anos,sem saber nada disso
Vídeo muito técnico, vale o Like... . parabéns pelo trabalho. Uma solução que utilizo para bypassar o sabor amargo causado pela moagem fina é colocar um quantidade um pouco menor de pó. Tem dado resultado. Gostaria que testasse e confirmasse ou não sua percepção... Grato
Excelente, irmão! Vou testar com certeza. Abraço!
@@piradosporcafe retificando " vale o like e inscrição no cansl..."
dicas muito boas, valeu. E aquele papo de por sal junto com o pó?
É uma experiência interessante, pois o sal mascara o amargor… mas tem que ser bem pouco.
Com um café bom dificilmente precisa
Muito bom!!
Obrigado
Vídeo de milhões...
Obrigado demais!
Show, para mim que sou iniciante, as informações foram ótimas.
Excelentes dicas! Eu sempre faço o bypass tanto na moka quanto na aeropress rs. Saudações capixabas.
Boa! Saudações!