Sabe qual a sensação? Que ate o momento que Dubois chegou a cabine ainda havia tempo pra salvar o avião. Dubois e Robert não desconfiaram que Bonin estava em completo pânico. Foi como os dois tentando controlar o avião e Bonin sabotando, literalmente. Esse vôo só teria sido salvo se tivessem arrancado Bonin dos controles. O modo como Bonin movimenta o sidestick chega a ser inacreditável. Completamente em pânico...A verdade é que sequer passou pela cabeça de Dubois e Robert que Bonin estaria tão despreparado (em situação de perigo) a esse ponto. Air France tem muita culpa nesse acidente.
Pois é, mesmo com o congelamento dos pitôs, olhando assim fica a frustração que um acidente que tinha tudo para ter sido evitado. A imprudência foi muito grande e impressiona como os pilotos mais experientes simplesmente deixaram toda a responsabilidade para o menos experiente e perdeu totalmente o controle do avião. Fica nítido que o Robert fala para baixar, mas não é claro na instrução, eles simplesmente não sabiam o que significava o alarme de stall, e depois, mesmo com o capitão, para mim o maior responsável, de volta à cabine, nos avisos de stall quando eles estavam fazendo a coisa certa, eles acabavam baixando novamente o nariz no avião.
Exatamente, foi o que o zille falou tbm , voar hoje o cara mal pega no manche do avião, só computador que voa prós caras, aí falha um computador os caras arrancam até o cabelo do cool. Os caras tem que meter a mão no manche em treinamento e sentir o avião.
Não muito lá na frente até carro vai ser automato , eu acho q tem q haver um equilíbrio, se vc depende muito de computador uma hora vc se ferra , claro q tem tecnologia que veio pra acrescentar prós pilotos.
@@claudiopujol1352 Ele não é um assassino, em nenhum momento ele queria matar mais de 200 pessoas e ele junto, assassino é o copiloto do voo da Germanwings que jogou o avião na montanha.
Mistura de desleixo, imprudência incompetência e irresponsabilidade. Bonin não estava preparado e Dubois cagou pra tudo. Estavam em comunicação mas não falavam a mesma língua.
@@mmr6825 Eu uma vez, jogando flight Simulator acabei esbarrando no controle da TV e sem querer mudou de canal. Demorou uns 20 segundos até eu colocar na entrada certa hdmi2. A primeira coisa que eu fiz quando eu perdi a visão da TV, foi não tocar no controle. Eu não consigo entender porque um piloto profissional mexeu tanto no manche após 2 segundos sem orientação.
Na semana deste acidente eu voltei da França pro Brasil e confesso que não passava nem agulha no fiofó... Na época não entendia absolutamente nada de aviação, só hoje entendo o quão absurdo foi esse avião ter caído assim. Muito triste 😔
@@gustavoraphaelbrechmz.4917 Bonin tinha 2.936 horas de pilotagem, bem mais do que eu 😂 mas quase nada de experiência em pilotar o Airbus manualmente. Robert era mais experiente, mas a investigação mostrou que ambos não tinham treinamento adequado para aquela situação.
4:39 "Isso não pode ser verdade." Essa frase me pegou muito. O Bonin cometeu um erro infantil sim, mas cara... eram pessoas comuns, não queriam matar ninguém, e, como qualquer outro ser humano, erraram. Só que o erro deles custou a vida de 216 pessoas. É muito triste ver eles incrédulos com a situação, sem acreditar... muito triste. Tenho 16 anos, comecei agora a me interessar por aviação, e esse foi um dos acidentes que mais tocou meu coração.
O pior é que eles quase conseguiram recuperar o avião, se o Bonin tivesse largado os controles por um pouco mais de tempo e se ele não tivesse reduzido os manetes de potência. O Bonin entrou em pânico por causa de uma besteirinha que ele nem precisava mexer, simplesmente esqueceu como pilotar e matou centenas de pessoas.
Bastava manter o controle na mesma direção, os pitos iam descongelar e todos os indicadores voltariam, com possibilidade de retomar o autopilot... Mas ele manteve a todo momento o avião apontando pra cima, perdeu sustentação, e deu no que deu...
Robert ou Dubois poderia ter tido a qualquer momento "tenho o controle" para que o Robert não interferisse.. porém deu aquele desespero e consequente apagão nas coisas básicas
@@wololo10 Sim pois o bonin começou a puxar pra cima, ai deu aviso, o robert não entendeu, e começoua falar com si mesmo, e bonin não descia o bico avião, causando o acidente
A animação deixa clara a informação que veio à tona somente depois do acidente. O Bonin nunca havia pilotado em modo manual e, ao assumir os controles naquelas condições ele simplesmente não sabia o que fazer e condenou todos à morte. Não que tenha sido somente ele o culpado, para mim houve maior responsabilidade do capitão e do primeiro oficial do que do próprio co-piloto. Uma tragédia que é difícil de encontrar explicações, tamanhas as possibilidades de ter sido evitada desde o início.
Segundo alguns especialistas em aviação, o erro foi a enorme confiança nesse avião. Na época ele era tido como um avião que praticamente voava sozinho e era difícil até entrar em stoll. Acho que por isso, o treinamento era meia boca. Quando o avião passou o contato pra ele responder manualmente, ele se perdeu.
@@arquivosdiversos3318 ele não soube comandar. Ele sabia que fazer a travessia não era tão fácil assim, e deixou o menos experimente no comando. 15 minutos a mais na cabine e o comandando teria evitado isso.
@@arquivosdiversos3318 Na verdade, teria sim, a inexperiência do Bonin foi uma das grandes causas do acidente. Em determinado momento do vôo, o avião perdeu os tubos de pitot, que faz com que você perca os dados de velocidade, altitude e também o horizonte artificial, nesse tipo de situação jamais de faz o que ele fez, que foi mexer no avião que estava nivelado. Se o comandante estivesse ali, com certeza não teria mexido nos controles e passariam de boa pela tempestade.
Isso é um hábito normal, mas o Bonin estava muito nervoso e era inexperiente para esse tipo de situação, o comandante devia ter ficado na cabine ou ter deixado o Robert no comando no lugar do Bonin (Bonin é que estava no comando após o capitão ter saído, por isso ele assumiu os controles primeiro).
Fácil criticar alguém no conforto do teu sofá, só erra quem faz amigo, somos humanos, o erro foi da Air France que não treinou os pilotos pra essa situação
@@betobsbf vc acha mesmo que esse piloto entrou nesse avião com intenção de matar alguém, ele nao tinha treinamento pra essa situação, nao foi negligência ou burrice, simplesmente nem ele nem vc consegue fazer certo algo que nunca lhe foi ensinado.
Tava me dando agonia de ver o sidestick do Bonin mexendo tão rapidamente pra todos os lados, e o sidestick do Robert estar no neutro, dá para ver o claro erro que aconteceu
a melhor forma de se livrar de um stoll em, aproximadamente 35 mil pés, que eles estavam, eram abaixad o nariz do avião, com isso ganhar velocidade e se recuperar, com a altura, seria fácil, mas não sei oque passou na cabeça do bonin em ficar puxando o nariz do avião, e sem comunicar a o robert
@@lucxxzin2x792 foi uma reação natural instintiva de Bonin... que pensou: "estou caindo, e quero subir, então puxo o manete para cima"... o problema é que o instinto é independente a racionalidade... racionalidade fria que fez falta pra identificar o stoll... Em outras palavras: faltou uma cabeça fria para fazer uma avaliação analítica da situação... minha avaliação é que teve uma evidente falta de treinamento dos pilotos da Air france
@@gustavoalmeida78 Sim, ainda bem que a Air France está reforçando os treinamentos para os pilotos e mudou alguns controles para facilitar a vida deles. Esse stall apitando toda hora, só deixava esse Bonin mais confuso, não mostrando o que de fato estava acontecendo.
@serelepe tv Ele não era experiente parece... O comandante aparentemente não dormiu o que deveria na noite anterior e o Robert vendo a dificuldade dele não fez nada. É culpa conjunta.
@@vitoriak528 em tese, e pra todos os 3 tripulantes, saberem pilotar o aviao, o comandante sabia, mas os 2 não faziam ideia do que estavam fazendo, ainda mais o Bonin
VALE DIZER TAMBÉM QUE ISSO JA TINHA ACONTECIDO ANTES, INCLUSIVE COM EMPRESAS BRASILEIRAS QUE TINHAM O A330 NA FROTA... MAS OS PILOTOS SIMPLESMENTE NÃO FIZERAM NADA, DEIXARAM O VÔO NIVELADO E O PROBLEMA PASSOU
O A330 é uma aeronave muito segura, depois deste acidente eu já voei 02 vezes em 330 , uma vez pela TAP e outra pela Iberia, o problema foi o tubo de pitot que congelou e os pilotos ficaram sem indicações, mas o Bonin foi afobado e ficou puxando o sidestick, era só deixar a aeronave voar que os pitots iriam descongelar e eles recuperariam as coordenadas.
@@louco36957 chico e Francisco é a mesma coisa mano. Claro que sabemos a verdade. Agora dizer que não congelou é o mesmo que dizer que 2+2 não é 3.99 De fato não é. Mas é. Dilma Rouseff tua presidente🤣😎
@@wendelllima768 claro que não amigo. Os tubos de pitot são aquecidos a todo momento, não tem como eles congelarem. Vê um vídeo do canal aviões e músicas sobre, que você vai ficar bem informado. O que aconteceu foi que os tubos de pitot ficaram ENTUPIDOS com gelo, que há sim uma diferença, e ainda por cima, isso só aconteceu porque o avião se encontrava em uma condição atmosférica raríssima de um avião se encontrar, tudo isso pois os pilotos fizeram um desvio errado.
@@mundn3 Deixa de ser Prego cara, é claro que eu sei que essa BOSTA Entupiu. Eu estava sendo irônico na resposta. Agora o quinta serie que ensinar o Pai nosso ao vigário. Agora escreve uma dissertacao de 500 paginas pra me provar que o fogo queima. 🤣🤣🤣🥴🥴🥴😎😎😎😎
Tem uma questão crucial nesse acidente, além das citadas, que não vi sendo muito comentada pelos que entendem do assunto aqui no Brasil, mas vi gringos falando. O design do cockpit e dos controles nos modelos da Airbus. Esse sidestick fica totalmente escondido de um piloto para o outro e um não vê quando o outro está movimentando. Nos modelos Boeing são usados os yoke para controle, que são aqueles "manetes" em formato de U, os da Airbus são iguais joysticks mesmo, além disso os controles nos Boeing ainda são interligados, fazendo com que o comando dos dois pilotos se mova quando um dos dois está movimentando. Isso faria com que o Robert visse imediatamente, assim que perderam o autopilot, que o Bonin estava subindo o nariz do avião o tempo todo.
@Lily-Rose não, não existe sequer morte desse nível que não tenha sido sem dor, forçou demais esse argumento, pessoas morrem, e sim, todas elas sentem dor.
@@oiisahttpPoxa, moça, aí você falou besteira! Mas então como essas pessoas sentiram dor se foram esmagadas por váaarias toneladas da fuselagem de um jeito tão violento e instantâneo? Acha que deu tempo o cérebro processar esse absurdo?
Bonin não tinha experiência de vôo o erro foi do comandante da aeronave de ter deixado o controle com o Bonin, todos erraram Bonin foi o causador dessa tragédia pq ele estava em um completo desespero.
@@PontoPreto Pelo o que eu li de alguns comentários, o Bonin escondia o fato de não ser um bom piloto. O erro do comandante foi confiar que a AirFrance não colocaria um piloto sem experiência
@@rodamoinho96 Nao precisa entender muito pra saber que se tem um aviso de STALL voce nao pode aumentar o angulo de ataque da aeronave (puxar o nariz pra cima) porque voce vai perder a velocidade mais ainda e ai vai cair. Voce tem que diminuir o angulo de ataque pra ganhar velocidade primeiro. Isso eh o basico de qualquer um que jogou GTA San Andreas, nao precisa nem ter jogado simulador de voo. No caso, o Bonin sabia disso provavelmente, mesmo que fosse um piloto pessimo, porque isso eh basico. O grande porem eh que os avisos de STALL comecavam sempre que o Bonin puxava o sidestick pra frente (o que seria correto) e quando ele puxava o sidestick pra tras (o que seria errado) o aviso parava. Isso porque quando ele puxava pra tras a velocidade ficava tao baixa que o computador de bordo nem identificava voo e parava de avisar o STALL. O computador meio que "pensava" que eles nao estavam voando pq estavam numa velocidade muito baixa. Quando ele comecava a colocar o nariz pra baixo, o computador identificava a velocidade proxima da de STALL e avisava. A partir dai o Bonin parou de acreditar no aviso de STALL e comecou a pilotar por conta propria. Outro erro eh que ele tava tao desesperado que nao avisou da sua decisao pros outros pilotos, bem tipico do desespero mesmo. Entao os outros pilotos nao viram que ele estava fazendo merda e ai ficou uma tripulacao sem coordenacao alguma.
@@rrogerregorr mas o que ele disse está certo. Qualquer pessoa que já pilotou aviões no videogame sabe que um avião que estão perdendo sustentação precisa ser inclinado pra baixo para recuperar velocidade, isso é atitude lógica. O bizarro é um piloto treinado não saber disso.
Bonin foi o maior responsável, parecia um piloto amador pilotando um A330, sem treinamento e reacão pra situação. Seguido pelo comandante que foi dormir e não deu a mínima para as aflições do Bonin, e por último o Robert, menos culpado mas teve culpa, confiou demais no inexperiente Bonin e não foi claro e firme nos seus comandos.
Viu no narigudao lito isso e repete igual papagaio, pesquise mais sobre o acidente e tire suas conclusões para constar o leme do avião quebrou antes dos minutos finais onde o avião entrou em stoll
@@FlipeLwiz5628 tá mas um fato nos minutos finais fez tudo acontecer?😂 o fato inteiro é muito mais complexo, houve N fatores contribuintes não só um fato no final do voo que vira a causa do acidente
Bonin não foi somente culpado, parafraseando o que o panda costuma dizer, tem que se pensar em primeiro lugar, quem fez o treinamento de safety na AirFrance? Quem deveria fiscalizar o fraco treinamento de cabine da airfrance? Quem deveria ter feito o briefing de forma correta? Quem deveria acrescentar o fator surpresa nos treinamentos de simulador? O evento do acidente é muito maior e atribuir a culpa a um piloto que nunca tinha entrado nessa situação nem em treinamento é de uma tremenda covardia.
Provavelmente será usado em cursos o que não se fazer pilotando um avião usando o Bonin como exemplo. e Ele fechou vários elos da corrente que causaram esse acidente trágico e terrível.
Caraca o Bonin não largava o side stick mexendo a todo momento, meu Deus o que passava na cabeça dele? não se deve fazer isso, praticamente estolou o avião
Ele causou tudo issu,ele q estolou o avião sem dúvida,os cara são pilotos e não sabem q quando os.doia Joy stick a.mexem junto eles se anulam se não for na mesma tendência
Facil saber o que fazer depois de saber as causas do acidente né, quero ver passar na pele uma situação dessa,ser juiz de jogo finalizado é muito facil
@ronaldojuniorlindãovc é quem? Eu vi vários comentários seus, vc se sente superior chamando Bonin de assassino? Se estava ele próprio e a esposa nesse avião indo ver seus filhos? A menos que vc tenha perdido uma vítima nesse acidente e precise culpar alguém pra sentir alívio da perda (algo já até é meio ultrapassado visto já que se fazem mais de dez anos) suas atitudes nos comentários são infantis, típico de quem acha que pode falar o que quiser na Internet.
Foi tudo muito rápido... Foram 4 minutos de terror, vc de repente perder suas indicações, ter que voar manualmente o avião sem a proteção dos computadores no meio de uma tempestade, estavam enfrentando algo que nunca tinham sido treinados para aquilo, fora a negligência da Air France em não ter dado celeridade a TROCA DOS TUBOS DE PITOT
@@claudiopujol1352engano seu! Hj em dia eles são treinados para isso. Até antes esse acidente alguns não eram treinados para voar manualmente naquela altitude, , após essa fatalidade, os mesmos recebem todo esse treinamento.
Imagino mil coisas! E se o capitão não tivesse ido dormir no momento da tempestade? e se o Bonan não tivesse puxado o manche e levantado o nariz do avião? e se o Robert tivesse assumido o comando da aeronave? enfim, só o que resta é lamentar e torcer pra que algo assim nunca mais aconteça
@@MrFoolly tenho capacidade pra imaginar sozinha e não transcrevi nada, qualquer um que sabe o que aconteceu antes do acidente imaginaria o mesmo que eu
Piloto experiente e que conhece aeronave não fica em pânico, o problema foi a falta de experiência e aulas de conhecimento entre pilotos e os controles do avião, imagina os passageiros sabendo de uma coisas dessas?
@@julcimarrodrigues2034 ae é que tá, o avião no stall fez algumas manobras, eu acredito que os passageiros viram tudo, nem tem sono pesado certo nessa situação.
Os passageiros n sentiram nada,a sensação de queda a princípio vc sente um frio na barriga,depois passa,morreram no impacto,como aconteceu com o avião de Marília Mendonça e os ocupantes
Incrivel o capitão que era o mais experiente ter ido descansar com o avião prestes a entrar em uma tempestade no meio do Oceano, e da confusão entre os 2 pilotos sobre quem seria o comandante e quem seria o piloto de apoio.
Isso já estava definido amigo. O pilot flying era o bonin e o pilot not flying era o Robert. Os pilotos deveriam revezar para períodos de descanso, então estava tudo certo, o erro estava mesmo era no despreparo dos pilotos da airfrance.
@@MarcosVinicius-vu5kl Eu vi em um documentário sobre isso, mas basicamente, ele errou um comando básico do avião. Eles estavam caindo, mas tinham como subir de volta e evitar a queda. Pra isso, precisavam pegar velocidade e abaixar o bico do avião, e já tinham aumentado a potência dos motores, mas o Bonin manteve o "volante" do avião puxado, e isso fazia o avião levantar o bico pra cima... E pior que essa alavanca tava assim desde o comecinho da queda, e esse foi o principal motivo do avião nao ter conseguido subir e se estabilizar de volta. Qnd o outro copiloto percebeu que a alavanca do Bonin tava puxada, ele correu e tentou empurrar de volta, mas a essa altura já estavam a uns 300 metros só do mar e n tinham mais altitde suficiente pra fazer a manobra de recuperar altitude... (Vi isso num video! Não entendo tanto de aviação, mas era isso que falava nesse video)
Ficou meio longo, mas resumindo: O Bonin fez uma manobra errada, mas pra ele, ele tava fazendo do jeito certo, e foi principalmente isso que fez o avião cair
O maior erro do Bonin foi empinar o bico do avião,pois o avião cai mais rápido e não haveria como o avião ganhar potência, ele poderia ter colocado o bico para baixo e ganhar velocidade e daí subir o avião dnv, já que ele estaria com uma velocidade alta e o motor ajudaria.
exatamente, ele devia ter colocado o bico pra baixo la por volta dos 33000 de altitude e isso daria velocidade pro avião e daria tempo de subir aos poucos novamente com essa velocidade ganhada na descida, eles foram fazer isso abaixo de 5000pes ai não deu tempo
Gente é fácil pilotar um avião desse porte no meio de uma tempestade dando opinião sentado num sofá, o problema para eles foi bem mais sério do que para nós, eles sim estavam pilotando um avião de verdade, porém não tinham mais as informações corretas do computador da cabine e nem sabiam mais se podiam confiar em tais informações, visto que a situação se tornou alarmante em questão de poucos minutos, levando em conta ainda que estava noite, tudo escuro sem poder ver nada pra fora do avião. Talvez seria fácil recuperar a aeronave de um stol, contanto que houvesse altitude suficiente para isso, mas eles não tinham mais as referências corretas e confiáveis nos paines, nem sequer as indicações da velocidade do avião. Então como controlar um avião nesse estado crítico?? Ao invés de darem tantas opiniões leigas, o correto seria ter mais respeito e empatia pela situação de desespero que esses pilotos passaram e por todos que morreram nesse trágico acidente.
Né, eu fico num ódio desse povo falando aí ele não deveria fazer isso era só fazer tal coisa, ser juiz de jogo finalizado é muito fácil, os csras estavam no meio do oceano numa situação desesperadora e sem o treinamento adequado 😢😢😢
Não sei como está hoje essa questão, mas são muitas horas de vôo e isso também é cansativo. São mais de 10h de vôo entre Rio e Paris, fora o tempo antes do vôo em si, em solo, com checagens que o comandante realiza antes mesmo do embarque dos passageiros. É muito tempo, em um trabalho que vai exigir bastante atenção (ainda que muita coisa seja automática, precisa estar atento).
Cara o avião voa sozinho praticamente a rota toda, pra administrar isso não precisa do mais experiente porque todos ali tem experiencia pra conduzir um avião em piloto automarico, oque aconteceu ai foi porque especificamente porque o avião foi numa nuvem de tempestade e no momento crucial o Bonin fez merda
@@kauaoliveirasilva5658 Muitos especialistas (na verdade, até o relatório final da BEA sobre esse acidente) incluem o fato de Dubois não estar na cabine no momento em que passaram pela tempestade como um "ponto a mais" que favoreceu o acidente. Eu, particularmente, acho que o Dubois, como comandante - e consequentemente líder - da equipe, deveria ter percebido que o Bonin não estava confortável com a passagem pela Zona de Convergência Intertropical (área que já é mais suscetível a turbulências) e também levar em consideração que Bonin estava em aprendizagem, e ao menos estar ali na cabine até passar a tempestade. Mas é inviável que o comandante esteja na cabine o vôo todo.
@@ArianeSomiliaSim, com certeza o Dubois não estar contribuiu e se estivesse o avião com certeza não teria caído mas oque é absurdo é o Bonin não ter conseguido administrar a situação que não era das mais difíceis de se lidar, mas eu entendo que sendo um piloto não tão experiente deve ter sido desesperador passar por tempestade e não ter informações corretas de vel e alt mas sendo realista foi o pânico pois não é uma situação realmente dificil
Isso considerando desde o ínicio, quando o Dubois chegou a altitude era baixa e o angulo de ataque em mais de 40, ai sim era uma situação dificil mas ainda recuperavel porém nem nessa hora o Bonin parou de puxar o manche
Uma vez que ele perderam a informação de velocidade, e outras, a última coisa que devia se preocupar era com altura. Isso mostra um despreparo muito grande do Bonin, como profissional ele cometeu um erro, ao meu ver, banal… que seria “garantir que o avião estivesse alto”. É um racionou estupido e incompreensível q ele deveria ter. Um instinto que ele teve de levantar o nariz automaticamente e, até então, sem nenhum motivo. Triste! Mas aprendemos com erros, e que sejam sempre dos outros.. essa é a verdade!
Não é compreensível porque o Bonin insiste em des-controlar o avião, seria algum ataque de pânico? Diversas vezes o Robert tenta controlar a aeronave e conseguimos ouvir os callouts de "DUAL INPUT" - onde os dois pilotos tentam controlar o avião simultaneamente e "PRIORITY RIGHT
Eu tbm acho que ele teve um ataque de panico. Ele ja estava com muito medo antes, nao conseguiu raciocinar direito, principalmente com esse monte de alerta ligado na cabeça.
Eles nao escutaram os alertas porque eram muitos alertas ao mesmo tempo, segundo o mayday. De qualquer forma, ali ja nao era mais possível recuperar o aviao.
acredito q eles pensaram q estavam caindo de bico e ganhando velocidade no inicio e por isso a teimaram em subir nariz o tempo todo . ate mesmo qnd chegou nos 10 mil pes , era nariz pra cima o tempo todo
Isso que você disse faz sentido se imaginar que é fácil se enganar e ficar desorientado, pelas forças exercida no corpo humano durante esse voo caótico.
@@YuriRosas_ entao , nao ha essa força q vc diz no final , pelo menos no quesito força G saca ? Mas da para entender q a confusão gerada pelos alarmes , desorientou a tribulaçao de modo geral , q nao tiveram tempo em achar uma soluçao e entender de fato o ocorrido. Nois agora apos ver tudo e com TEMPO , fica facil opinar , mas qnd ocorre essa situaçao sem esperarmos por ela , fica dificil entender tudo como ocorreu com os pilotos. Tmj brother 🤟
se o cara tava na cabine de um avião o minimo q se espera é q ele seja preparado, acho q a culpa é maior de quem permitiu ele ser piloto de um avião desses
@@genericname998 recomendo vc ver o canal aviões e músicas lá o lito explica direitinho como aconteceu esse acidente, o comandante não estava nem ai pro vôo estava mostrando desinteresse, ele era quem deveria estar comandando o vôo e não um piloto comum.
@@Nicko6549 Presta atenção, se o comandante tivesse dado uma atenção para esse vôo e esperado 15 minutos até passar pela camada que estava sacudindo o avião esse acidente não teria acontecido! Nós áudios das caixas pretas mostram que o comandante não estava realmente comandando o vôo, estava despreocupado e fazendo piadas e acabou que deu nisso. "Aviões e músicas" ver lá nesse canal, o lito explica direitinho como esse acidente aconteceu.
Se ele apenas soltasse a porra do sidestick, o Robert estabilizaria. Ele só precisava parar de atrapalhar, mas o desespero tomou conta de cada centímetro do corpo dele.
Qualquer aeronave pode stallar, independemente da velocidade em relação ao ar. Se o alarme de stall estava soando, isso significa que o avião está próximo do ângulo de ataque crítico. Mesmo não podendo confiar na velocidade por causa dos tubos de Pitot congelados, Bonin Deveria saber que, stall se recupera colocando o nariz do avião pra baixo! Minha suposição? Ele entrou em pânico assim que o AP desligou dentro da CB e o Robert não sacou que ele estava colocando o avião em uma atitude estranha.
So queria tirar uma dúvida, o bonin queria subir o avião ate qual altura, pq ele chegou a 37mil pés, esse a330 tava muito cheio não podia subir mais que isso
Foi esquisito mesmo... Minha teoria é que ele teve sensação falsa de que o avião tava descendo.. E aí ele compensou puxando pra cima, o que fez entrar em stall. Esquisito mesmo.
Depois que comecei a jogar flight Simulator. Eu vi como é difícil voar a noite, pq não dá pra enxergar nada! Eu agora só quero viajar de dia. As chances do piloto fazer merda é bem menor kkk por isso viagem de madrugada é mais barato kkkk
É fácil falar mas para mim o Comandante devia ter tido liderança na cabine. Era só adiar em alguns minutos a ida para o descanso. Havia uma preocupação na cabine! E ele não teve a sensibilidade para interpretar! O Cmt foi negligente.
Infelizmente a atitude do Bonin causou a queda, ele estava tão concentrado em resolver o pbm que nem deu conta do problema em si. O tempo todo erguendo o nariz do avião, ele estava causando o stall. Enquanto Dubois realizava os procedimentos e procurava entender, Bonin continuava a erguer o nariz e os controles se anulavam. Vejam que a todo tempo o computador diz: "Dual Input", era o Bonin e Dubois dando comandos diferentes. Mesmo após Dubois dzr que estava com os controles, o Bonin n largou o sidestick, pqp
Bonan não devia era nunca ter ido pra escola de aviação isso sim!! Cara fudeu com tudo… e o pior o comandante ter ido durmir ta durmindo ate hoje. Tragico e horroroso esse dialogo deles la. Que Deus conforte as familia de todos la.
@@miketekpc a essa altura do campeonato ja tinha dado toda a merda eles ja deveriam estár desesperados tentando resolver uma série de falhas que estavam acontecendo pq não fizeram um desvio um pouco antes do desejado, Dubois não tinha dormido bem então saiiu pra dormir deixando os dois lá sozinhos sem dar nenhuma instrução, começou errado ai, e dai em diante só piorou...o que aconteceu não foi apenas culpa do Bonin e sim de toda uma comunicação de equipe falha...dizem até que os comandos foram colocados de forma errada pelo Dubois no sistema que a torre mandou pra ele
@@jadetrindademontejo7814 sim, na verdade sempre é um conjunto de fatores em acidentes aéreos, até mencionei esse fator da comunicação em outro comentário aqui. Mas o que eu quis dzr foi que mesmo na última chance de salvar o avião o Bonin interviu de forma errada, mesmo Dubois dzd que os controles estavam com ele. Mas até aí foi sim, um erro após outro
é triste ver que o piloto em vez de baixar o nariz para aumentar a velocidade e recuperar do stall ficou colocando o nariz para cima só piorando a situação
Cara não sei se você percebeu,provavelmente não,mas na hora que o Bonin coloca o bico do avião para baixo ele dava Estol e na hora que puxava para cima ele parava,o Robert assume o avião e arruma jogando o bico para baixo porém o estol liga novamente e então eles puxam para cima novamente,isso aconteceu devido entupimento do tubo pitot por causa de uma fita que o mecânico esqueceu de tirar .
Eu vi pessoas que entendem do assunto, dizer que bastava não mexer nos comandos e o avião atravessaria a tempestade sem problemas, já que rota estava estabelecida no piloto automático antes da tempestade. Imagino que uma pessoa acostumada com a relação do avião com as mudanças climáticas, entenderia por exemplo; que o pitot congelado ficaria por algum tempo inoperável.
O piloto automático desconectou automaticamente, porque os indicadores de altitude e velocidade estavam inoperantes devido ao congelamento dos tubos de pitot. Sem o piloto automático, a turbulência começou a movimentar o avião, e Bonin reagiu de forma descontrolada
Vejo o pessoal apontando o dedo, julgando isso e aquilo, mas me diga, você não faria o mesmo se estivesse nessa situação, o tubo de pitot estava congelado e estava dando informações erradas para os pilotos, não sabia a altitude e nem a velocidade real da aeronave, "Ah mas não podia sentir que o avião estava caindo" no meio dessas manobras o piloto subindo e descendo, virando pra esquerda e direita, só os pilotos sabiam e olhe lá, talvez eles sabiam e depois assumiram que estava nivelado, porque se percebessem que estavam caindo os passageiros estariam fazendo escândalo e gritando, mas não estavam
Negligência total da empresa que não treinou recuperação de stall por acreditar que devido aos sistemas avançados digitais a nave nunca entraria em um. é evidente como o piloto com menos experiência não tinha nenhuma noção de como se recuperar do stall, e continua puxando o avião pra cima piorando a situação. Na hora que o comandante chega e manda ele parar de puxar o avião pra cima chega dar uma tristeza pois se ele tivesse no comando certamente nada disso teria acontecido.
Alguém pode me tirar uma dúvida, o que esses dois alarmes de GPWS significam ? O primeiro é o Dual Input que aparece no 3:59 o segundo é o Priority Right aos 2:31 ?
Dual input é o call out avisando que os dois pilotos estão mexendo no side stick ao mesmo tempo. E Priority Right é justamente que no caso dos dois mexendo ao mesmo tempo a prioridade de comando estava com o piloto do lado direito, copiloto, e que a aeronave obedeceria o comando dele.
pilotos obviamente destreinados e despreparados, tomando decisões erradas em momentos críticos, o que consequentemente levou à queda da aeronave. Vidas inocentes foram ceifadas por despreparo da tripulação, muito revoltante.
Se quando Debois chegou na gabine ele tinha que ter assumido o controle e mergulhado o avião com aceleração teria evitado o merda mas ele ficou sem atitude, ja que tava caindo tinha que ter chamado a responsa, Bonin falando para Debois estamos a 7000 pes aí não tinha mais jeito, infelizmente.
Debois nao tinha ideia do que tava acontecendo. Quando ele chegou só falaram "perdemos o controle", entao ele disse "sobe, sobe", e o Bonin fala "mas eu estou subindo, to levantando o bico" e foi aí que o Debois se ligou no que tava acontecendo, na merda que o Bonin tava fazendo, e falou "nao, nao, NÃO SUBA", mas ja era tarde. Unico jeito do Debois ter evitado tudo isso, era ter levado a serio o despreparo dos outros dois naquela tempestade e esperado um pouco mais pra ir dormir.
@@TheBrkoka Dubois na verdade não assumiu justamente por ser experiente. Ele resolveu acompanhar a situação auxiliando/analisando e isso foi inteligente da parte dele, pensou que assumindo os controles sem estar a parte da situação como os outros dois, ele poderia repetir macetes que eles já tivessem usado e perderia tempo, afinal, o avião estava caindo rápido e tempo era vital. Ele devia ter desconfiado do Bonin, mas sinceramente...ninguém desconfiaria. Bonin confundiu tanto Robert quanto Dubois. Dubois foi descobrir só quando Bonin disse que tava puxando o tempo todo o sidestick...mas aí já era tarde demais
3:19 Dubois: Asas na horizontal, GENTILMENTE. Dêem uma olhada no sidestick do Bonin... Meu deus do céu, o cara colocando uma força bruta, quando deveria ser bem delicado, bizarro!!!!
Pensem em um ângulo de 45°.... 90° = angulo reto 45° = "Apontando pra cima" -45° = "Apontando para baixo", em um angulo que o avião abaixaria, mas ganharia velocidade, e assim que estabilizasse, retomava altitude...Era o que deveriater sido feito... A incompetência do Bonin e seus colegas desatentos e sem proatividade para tomar o controle da aeronave, custou a vida de centenas de pessoas... Muito triste .. Muito bizarro mesmo
Outra pergunta que fica é: Por que CARALH0S o Dubois não ficou monitorando o que o Bonin fazia com o Sidestick??? O Robert não tinha visibilidade, mas do momento que o Dubois entrou na cabine (35.000 pés) 1:55 pra frente, daria tranquilamente pra ele dar um tapão na cabeça do Bonin (Vendo a merda que estava fazendo) e assumir o controle para apontar o nariz para baixo, ganhar velocidade e reverter o Stall...
Numa só palavra o porquê disso (na minha opinião): Pânico. Ele estava em pânico e provavelmente até devia estar todo ele a tremer de pânico. E então por causa disso o raciocínio, o fisico e o psicológico dele estavam completamente afectados.
@@Wendel-747com certeza sentiram. O movimento de puxar o nariz para cima foi maior do que é usado para decolagem. Imagina a força que foi gerada nos passageiros
Assisti ao vídeo sobre as conclusão desse acidente, concluíram o congelamento das sondas pitot, que ficaram enviando alertas falsos o tempo todo deixando os pilotos perdidos que nem cego em tiroteio....infelizmente.
causa do acidente:os tubos de pito congelaram E o piloto ao inves de puxar o nariz pra baixo puxou o nariz pra cima e Entraram em estol e cairam no oceano atlantico
Essa é uma transcrição do áudio da caixa preta. O áudio real da caixa preta nunca foi divulgado devido a uma lei que criaram em 2007 que proíbe a divulgação de áudios da caixa preta em respeito aos familiares das vítimas.
MUITO IDIOTA O CARA QUE VEM AQUI , E COMENTA QUE TA CHEIO DE PILOTO, MAIS NINGUEM PILOTA. CARA AS PESSOAS ESTAO APENAS COMENTANDO EM CIMA DE FATOS E COM CERTEZA DEPOIS DE OUVIR VARIOS ESPECIALISTASDA AREA NA INTERNET NA TV SEJA LA ONDE FOR. ENTAO MENOS !..
Não podemos julgar, tive empatia total pelos pilotos. Eles não sabiam se podiam confiar nos instrumentos. Mesmo com o alarme de stall, eles duvidaram das informações de avionicos e aí, quando você tem um piloto muito novo como o Bonin no controle, o tempo todo, afobado, treinado em airbus. É muito dificil reverter uma situação crítica dessas estando nos sapatos do comandante. Isso não tira a culpa de toda a empresa e deles, mas foi uma tragédia o CRM que se deu.. descansem em paz.
Vou explicar,tudo começou com o mecânico que esqueceu uma fita dentro do tubo pitot do aviao isso ocasionou os erros de indicadores do avião, outro erro foi Dubois não ter permitido o desvio da tempestade que Bonin percebeu, terceiro erro Dubois foi dormir,quarto erro foi eles ter co fiado nos indicadores,o motivo do Bonin ter empinado o nariz do aviao foi que quando eles baixaram o nariz do aviao dava indicação de estol e quando empanava o nariz o estol parava devido ao erro de indicação então era só ter ignorado as indicações e seguir os sinais que o avião dava que quando levantava o bico ele perdia velocidade e sustentação e quando baixava ele ganhava velocidade e sustentação era o óbvio só que não confiaram .
Na boa avião tinha ter uma luva de boxe com mola em um compartimento...quando piloto fazer o q bonin fez luva sai e dar soco no meio da fuça.... dureza
Sabe qual a sensação? Que ate o momento que Dubois chegou a cabine ainda havia tempo pra salvar o avião. Dubois e Robert não desconfiaram que Bonin estava em completo pânico. Foi como os dois tentando controlar o avião e Bonin sabotando, literalmente. Esse vôo só teria sido salvo se tivessem arrancado Bonin dos controles. O modo como Bonin movimenta o sidestick chega a ser inacreditável. Completamente em pânico...A verdade é que sequer passou pela cabeça de Dubois e Robert que Bonin estaria tão despreparado (em situação de perigo) a esse ponto. Air France tem muita culpa nesse acidente.
Bonin, assassino
Pois é, mesmo com o congelamento dos pitôs, olhando assim fica a frustração que um acidente que tinha tudo para ter sido evitado. A imprudência foi muito grande e impressiona como os pilotos mais experientes simplesmente deixaram toda a responsabilidade para o menos experiente e perdeu totalmente o controle do avião. Fica nítido que o Robert fala para baixar, mas não é claro na instrução, eles simplesmente não sabiam o que significava o alarme de stall, e depois, mesmo com o capitão, para mim o maior responsável, de volta à cabine, nos avisos de stall quando eles estavam fazendo a coisa certa, eles acabavam baixando novamente o nariz no avião.
Exatamente, foi o que o zille falou tbm , voar hoje o cara mal pega no manche do avião, só computador que voa prós caras, aí falha um computador os caras arrancam até o cabelo do cool. Os caras tem que meter a mão no manche em treinamento e sentir o avião.
Não muito lá na frente até carro vai ser automato , eu acho q tem q haver um equilíbrio, se vc depende muito de computador uma hora vc se ferra , claro q tem tecnologia que veio pra acrescentar prós pilotos.
@@claudiopujol1352 Ele não é um assassino, em nenhum momento ele queria matar mais de 200 pessoas e ele junto, assassino é o copiloto do voo da Germanwings que jogou o avião na montanha.
Eu me desesperei aqui vendo os diálogos, imagina os caras, no avião, à noite, numa tempestade, acima do oceano.
Pura incompetência do piloto, existia a possibilidade de ter desviado dessa tempestade, o que não fizeram.
Desesperador, não consegue nem pensar, é muito triste 😥
Foi complicado poxa mano o comandante tinha ido pro descanso ai o inexperiente que assumiu resumindo derrubou o avião esse acidente foi fogo
Mistura de desleixo, imprudência incompetência e irresponsabilidade. Bonin não estava preparado e Dubois cagou pra tudo. Estavam em comunicação mas não falavam a mesma língua.
Essa é a profissão de piloto..
Olhando o sidestick do bonin puxando o manche o tempo todo, parecia que ele queria dar um 360 graus pra trás duplo twist carpado no oceano Atlântico
Quase que dá vontade de rir se não fosse trágico...
@@mmr6825 Eu uma vez, jogando flight Simulator acabei esbarrando no controle da TV e sem querer mudou de canal. Demorou uns 20 segundos até eu colocar na entrada certa hdmi2. A primeira coisa que eu fiz quando eu perdi a visão da TV, foi não tocar no controle. Eu não consigo entender porque um piloto profissional mexeu tanto no manche após 2 segundos sem orientação.
Um triplo Bay Bay birdy do Michael Kyle..
@@oldmategio poxa! Do nada😂 faz eu rir aqui nessa história pesada não 😂😂😂 eu amo eu a patroa e as crianças 😂😂😂❤
@@oldmategio😂 não faz isso aqui cara😂 eu amo eu a patroa e as crianças 😂
Na semana deste acidente eu voltei da França pro Brasil e confesso que não passava nem agulha no fiofó... Na época não entendia absolutamente nada de aviação, só hoje entendo o quão absurdo foi esse avião ter caído assim. Muito triste 😔
Isso q aconteceu foi atípico, três pilotos não saber o que é stol 😂 chega a dar ranço.
Foi como se o bonin tivesse pego um carro logo depois de passar no teste pratico do detran mas nao ter confiança de dirigir ainda
Tivesse pego um carro sem confiança de dirigir e ter perdido os faróis e o velocímetro a noite, ficando desamparado. Era certo que ia dar ruim.
Ambos tinham bastante experiência, mas nunca foram treinados para esse tipo de ocorrência
@@kkfoto não, Bonin tinha apenas 32 anos e só 2.000 horas de vôo, Robert tinha 37 e 4 mil horas de vôo a mais, então Bonin não era experiente não kkkk
@@gustavoraphaelbrechmz.4917 Bonin tinha 2.936 horas de pilotagem, bem mais do que eu 😂 mas quase nada de experiência em pilotar o Airbus manualmente. Robert era mais experiente, mas a investigação mostrou que ambos não tinham treinamento adequado para aquela situação.
@@kkfoto pois então, no seu primeiro comentário você disse que os dois tinham bastante kkkk.
4:39 "Isso não pode ser verdade."
Essa frase me pegou muito.
O Bonin cometeu um erro infantil sim, mas cara... eram pessoas comuns, não queriam matar ninguém, e, como qualquer outro ser humano, erraram. Só que o erro deles custou a vida de 216 pessoas. É muito triste ver eles incrédulos com a situação, sem acreditar... muito triste. Tenho 16 anos, comecei agora a me interessar por aviação, e esse foi um dos acidentes que mais tocou meu coração.
Também porque teve muito a ver com o Brasil
228 pessoas, 216 passageiros e 12 tripulantes.
Também se mata através da negligência.
Me fala teu insta mano
@@madarayt2730 @yuri.s.sales
O pior é que eles quase conseguiram recuperar o avião, se o Bonin tivesse largado os controles por um pouco mais de tempo e se ele não tivesse reduzido os manetes de potência. O Bonin entrou em pânico por causa de uma besteirinha que ele nem precisava mexer, simplesmente esqueceu como pilotar e matou centenas de pessoas.
Bastava manter o controle na mesma direção, os pitos iam descongelar e todos os indicadores voltariam, com possibilidade de retomar o autopilot...
Mas ele manteve a todo momento o avião apontando pra cima, perdeu sustentação, e deu no que deu...
faltou experiência, nunca tinha voado no manual deu nisso
Todo mundo assistindo o Lito em Aviões e Música...kkkkkkkkkkk
@@giselabarbosa22 Pensei o mesmo. XD
Robert ou Dubois poderia ter tido a qualquer momento "tenho o controle" para que o Robert não interferisse.. porém deu aquele desespero e consequente apagão nas coisas básicas
Chega a ser inaceitável que um piloto treinado continue puxando o nariz da aeronave pra cima mesmo com o aviso de stall
de acordo com a narração do lito, eles perguntaram um para o outro (bonin e robert) o que era stall !!!!
@@tiagonet8794 eles acharam que nao podiam mais confiar em nada, nao apenas no indicador de valocidade
Naquela época infelizmente o treinamento da Air France era fraco...
@@wololo10 Sim pois o bonin começou a puxar pra cima, ai deu aviso, o robert não entendeu, e começoua falar com si mesmo, e bonin não descia o bico avião, causando o acidente
Então... é coisa básica em qualquer simulador de voo desde ms-dos dos anos 80
A animação deixa clara a informação que veio à tona somente depois do acidente. O Bonin nunca havia pilotado em modo manual e, ao assumir os controles naquelas condições ele simplesmente não sabia o que fazer e condenou todos à morte. Não que tenha sido somente ele o culpado, para mim houve maior responsabilidade do capitão e do primeiro oficial do que do próprio co-piloto. Uma tragédia que é difícil de encontrar explicações, tamanhas as possibilidades de ter sido evitada desde o início.
Segundo alguns especialistas em aviação, o erro foi a enorme confiança nesse avião. Na época ele era tido como um avião que praticamente voava sozinho e era difícil até entrar em stoll. Acho que por isso, o treinamento era meia boca. Quando o avião passou o contato pra ele responder manualmente, ele se perdeu.
Inacreditável profissionais que passaram a vida estudando, treinando e se aperfeiçoando, permitirem que isso aconteça.
Capitão vai dormir em uma tempestade e deixa os mais inexperientes no comando que isso nunca mais aconteça
??
@@arquivosdiversos3318 ele não soube comandar. Ele sabia que fazer a travessia não era tão fácil assim, e deixou o menos experimente no comando. 15 minutos a mais na cabine e o comandando teria evitado isso.
@@466fuck talvez, não é certo que teria conseguido
@@arquivosdiversos3318 Na verdade, teria sim, a inexperiência do Bonin foi uma das grandes causas do acidente. Em determinado momento do vôo, o avião perdeu os tubos de pitot, que faz com que você perca os dados de velocidade, altitude e também o horizonte artificial, nesse tipo de situação jamais de faz o que ele fez, que foi mexer no avião que estava nivelado.
Se o comandante estivesse ali, com certeza não teria mexido nos controles e passariam de boa pela tempestade.
Isso é um hábito normal, mas o Bonin estava muito nervoso e era inexperiente para esse tipo de situação, o comandante devia ter ficado na cabine ou ter deixado o Robert no comando no lugar do Bonin (Bonin é que estava no comando após o capitão ter saído, por isso ele assumiu os controles primeiro).
Eu acredito que eles teriam mais chances se um chimpanzé estivesse no assento do Bonin
ao menos o chimpanzé não ia mexer nos controles e o avião teria saído do momento ruim em poucos minutos hehehe
@@pomardorafa9360 Exato!!
Fácil criticar alguém no conforto do teu sofá, só erra quem faz amigo, somos humanos, o erro foi da Air France que não treinou os pilotos pra essa situação
@@ZelitaSantanah Essa platitude é reservada aos erros banais, não aos erros que custam a vida de centenas de pessoas.
@@betobsbf vc acha mesmo que esse piloto entrou nesse avião com intenção de matar alguém, ele nao tinha treinamento pra essa situação, nao foi negligência ou burrice, simplesmente nem ele nem vc consegue fazer certo algo que nunca lhe foi ensinado.
Tava me dando agonia de ver o sidestick do Bonin mexendo tão rapidamente pra todos os lados, e o sidestick do Robert estar no neutro, dá para ver o claro erro que aconteceu
a melhor forma de se livrar de um stoll em, aproximadamente 35 mil pés, que eles estavam, eram abaixad o nariz do avião, com isso ganhar velocidade e se recuperar, com a altura, seria fácil, mas não sei oque passou na cabeça do bonin em ficar puxando o nariz do avião, e sem comunicar a o robert
@@lucxxzin2x792 foi uma reação natural instintiva de Bonin... que pensou: "estou caindo, e quero subir, então puxo o manete para cima"... o problema é que o instinto é independente a racionalidade... racionalidade fria que fez falta pra identificar o stoll...
Em outras palavras: faltou uma cabeça fria para fazer uma avaliação analítica da situação... minha avaliação é que teve uma evidente falta de treinamento dos pilotos da Air france
@@gustavoalmeida78 Sim, ainda bem que a Air France está reforçando os treinamentos para os pilotos e mudou alguns controles para facilitar a vida deles. Esse stall apitando toda hora, só deixava esse Bonin mais confuso, não mostrando o que de fato estava acontecendo.
@serelepe tv Ele não era experiente parece... O comandante aparentemente não dormiu o que deveria na noite anterior e o Robert vendo a dificuldade dele não fez nada. É culpa conjunta.
@@vitoriak528 em tese, e pra todos os 3 tripulantes, saberem pilotar o aviao, o comandante sabia, mas os 2 não faziam ideia do que estavam fazendo, ainda mais o Bonin
VALE DIZER TAMBÉM QUE ISSO JA TINHA ACONTECIDO ANTES, INCLUSIVE COM EMPRESAS BRASILEIRAS QUE TINHAM O A330 NA FROTA... MAS OS PILOTOS SIMPLESMENTE NÃO FIZERAM NADA, DEIXARAM O VÔO NIVELADO E O PROBLEMA PASSOU
O A330 é uma aeronave muito segura, depois deste acidente eu já voei 02 vezes em 330 , uma vez pela TAP e outra pela Iberia, o problema foi o tubo de pitot que congelou e os pilotos ficaram sem indicações, mas o Bonin foi afobado e ficou puxando o sidestick, era só deixar a aeronave voar que os pitots iriam descongelar e eles recuperariam as coordenadas.
Os tubos de pitot NÃO congelaram. Eles entupiram com gelo. É diferente.
@@louco36957 chico e Francisco é a mesma coisa mano. Claro que sabemos a verdade. Agora dizer que não congelou é o mesmo que dizer que 2+2 não é 3.99
De fato não é. Mas é.
Dilma Rouseff tua presidente🤣😎
@@wendelllima768 claro que não amigo. Os tubos de pitot são aquecidos a todo momento, não tem como eles congelarem. Vê um vídeo do canal aviões e músicas sobre, que você vai ficar bem informado. O que aconteceu foi que os tubos de pitot ficaram ENTUPIDOS com gelo, que há sim uma diferença, e ainda por cima, isso só aconteceu porque o avião se encontrava em uma condição atmosférica raríssima de um avião se encontrar, tudo isso pois os pilotos fizeram um desvio errado.
@@mundn3 Deixa de ser Prego cara, é claro que eu sei que essa BOSTA Entupiu.
Eu estava sendo irônico na resposta. Agora o quinta serie que ensinar o Pai nosso ao vigário. Agora escreve uma dissertacao de 500 paginas pra me provar que o fogo queima. 🤣🤣🤣🥴🥴🥴😎😎😎😎
Tem uma questão crucial nesse acidente, além das citadas, que não vi sendo muito comentada pelos que entendem do assunto aqui no Brasil, mas vi gringos falando. O design do cockpit e dos controles nos modelos da Airbus. Esse sidestick fica totalmente escondido de um piloto para o outro e um não vê quando o outro está movimentando. Nos modelos Boeing são usados os yoke para controle, que são aqueles "manetes" em formato de U, os da Airbus são iguais joysticks mesmo, além disso os controles nos Boeing ainda são interligados, fazendo com que o comando dos dois pilotos se mova quando um dos dois está movimentando. Isso faria com que o Robert visse imediatamente, assim que perderam o autopilot, que o Bonin estava subindo o nariz do avião o tempo todo.
"Viver é como desenhar, sem uma borracha" (John W. Gardner).
Bonin não sabia o que estava fazendo e ainda foi teimoso em entregar os controles.
Eu já viajei nesse voo algumas vezes. Pensar no acontecido me deixa com o sangue gelado
Paz amigo !
@Lily-Rose Porque poderia ter sido ele no lugar de alguém, agora imagina você "escapar" da morte?
O cara fala: tenta tocar o mínimo possível nos controles..... O que o infeliz faz?????? Começa puxar o sidestick alucinadamente.....😒😒😒😒😒😒😒😒😒
@Lily-Rose não, não existe sequer morte desse nível que não tenha sido sem dor, forçou demais esse argumento, pessoas morrem, e sim, todas elas sentem dor.
@@oiisahttpPoxa, moça, aí você falou besteira! Mas então como essas pessoas sentiram dor se foram esmagadas por váaarias toneladas da fuselagem de um jeito tão violento e instantâneo?
Acha que deu tempo o cérebro processar esse absurdo?
Não faz sentido estarem tentando recuperar a aeronave de um stall e o bonin continuar puxando o sidestick para trás, chega a ser inacreditável
Bonin foi muito burro, achava que so era uma turbulencia e nem percebeu que se tratava de um stall, burro demais kkkkkk
Bonin não tinha experiência de vôo o erro foi do comandante da aeronave de ter deixado o controle com o Bonin, todos erraram Bonin foi o causador dessa tragédia pq ele estava em um completo desespero.
@@PontoPreto Pelo o que eu li de alguns comentários, o Bonin escondia o fato de não ser um bom piloto. O erro do comandante foi confiar que a AirFrance não colocaria um piloto sem experiência
@ASP CATÓLICO foi erro humano, foi sim
Eu só assisto vídeo e jogo e pra mim é quase instintivo ouvir um alerta de stall e jogar o nariz pra baixo.
Ver o bonin com o sidestick para baixo tentando levantar o aviao, e ignorando o aviso de stall da raiva
Você é piloto?
Como entende tando? (é uma pergunta sincera)
@@rodamoinho96 Nao precisa entender muito pra saber que se tem um aviso de STALL voce nao pode aumentar o angulo de ataque da aeronave (puxar o nariz pra cima) porque voce vai perder a velocidade mais ainda e ai vai cair. Voce tem que diminuir o angulo de ataque pra ganhar velocidade primeiro. Isso eh o basico de qualquer um que jogou GTA San Andreas, nao precisa nem ter jogado simulador de voo.
No caso, o Bonin sabia disso provavelmente, mesmo que fosse um piloto pessimo, porque isso eh basico. O grande porem eh que os avisos de STALL comecavam sempre que o Bonin puxava o sidestick pra frente (o que seria correto) e quando ele puxava o sidestick pra tras (o que seria errado) o aviso parava. Isso porque quando ele puxava pra tras a velocidade ficava tao baixa que o computador de bordo nem identificava voo e parava de avisar o STALL. O computador meio que "pensava" que eles nao estavam voando pq estavam numa velocidade muito baixa. Quando ele comecava a colocar o nariz pra baixo, o computador identificava a velocidade proxima da de STALL e avisava. A partir dai o Bonin parou de acreditar no aviso de STALL e comecou a pilotar por conta propria.
Outro erro eh que ele tava tao desesperado que nao avisou da sua decisao pros outros pilotos, bem tipico do desespero mesmo. Entao os outros pilotos nao viram que ele estava fazendo merda e ai ficou uma tripulacao sem coordenacao alguma.
@@rodamoinho96 stal se empurra o manche, não se puxa.
@@fragnance6883porra...vc ta opinando uma coisa seria pq jogou gta? Ajuda aí, né?
@@rrogerregorr mas o que ele disse está certo. Qualquer pessoa que já pilotou aviões no videogame sabe que um avião que estão perdendo sustentação precisa ser inclinado pra baixo para recuperar velocidade, isso é atitude lógica. O bizarro é um piloto treinado não saber disso.
A aeronave em stall e o co piloto cabrando ainda mais. Inacreditável o despreparo, aliás lição de segunda hora de vôo de PP. Inacreditável…
Vendo o Sidestick do Bonin me dá a impressão que ele tá controlando uma Combe.
Bonin foi o maior responsável, parecia um piloto amador pilotando um A330, sem treinamento e reacão pra situação. Seguido pelo comandante que foi dormir e não deu a mínima para as aflições do Bonin, e por último o Robert, menos culpado mas teve culpa, confiou demais no inexperiente Bonin e não foi claro e firme nos seus comandos.
Viu no narigudao lito isso e repete igual papagaio, pesquise mais sobre o acidente e tire suas conclusões para constar o leme do avião quebrou antes dos minutos finais onde o avião entrou em stoll
@@FlipeLwiz5628 tá mas um fato nos minutos finais fez tudo acontecer?😂 o fato inteiro é muito mais complexo, houve N fatores contribuintes não só um fato no final do voo que vira a causa do acidente
Bonin não foi somente culpado, parafraseando o que o panda costuma dizer, tem que se pensar em primeiro lugar, quem fez o treinamento de safety na AirFrance? Quem deveria fiscalizar o fraco treinamento de cabine da airfrance? Quem deveria ter feito o briefing de forma correta? Quem deveria acrescentar o fator surpresa nos treinamentos de simulador? O evento do acidente é muito maior e atribuir a culpa a um piloto que nunca tinha entrado nessa situação nem em treinamento é de uma tremenda covardia.
Provavelmente será usado em cursos o que não se fazer pilotando um avião usando o Bonin como exemplo. e
Ele fechou vários elos da corrente que causaram esse acidente trágico e terrível.
Não será, já é e muito, esse acidente tem mais de 15 anos e mudou o treinamento de aviação mundial.
Caraca o Bonin não largava o side stick mexendo a todo momento, meu Deus o que passava na cabeça dele? não se deve fazer isso, praticamente estolou o avião
Ele causou tudo issu,ele q estolou o avião sem dúvida,os cara são pilotos e não sabem q quando os.doia Joy stick a.mexem junto eles se anulam se não for na mesma tendência
O que me dá raiva também é que nem no alerta de dual input os caras viram que Bonin tava fazendo merda
Facil saber o que fazer depois de saber as causas do acidente né, quero ver passar na pele uma situação dessa,ser juiz de jogo finalizado é muito facil
@@ZelitaSantanahsimmm, esses são arquitetos de desastre pronto.
@ronaldojuniorlindãovc é quem? Eu vi vários comentários seus, vc se sente superior chamando Bonin de assassino? Se estava ele próprio e a esposa nesse avião indo ver seus filhos? A menos que vc tenha perdido uma vítima nesse acidente e precise culpar alguém pra sentir alívio da perda (algo já até é meio ultrapassado visto já que se fazem mais de dez anos) suas atitudes nos comentários são infantis, típico de quem acha que pode falar o que quiser na Internet.
Foi tudo muito rápido... Foram 4 minutos de terror, vc de repente perder suas indicações, ter que voar manualmente o avião sem a proteção dos computadores no meio de uma tempestade, estavam enfrentando algo que nunca tinham sido treinados para aquilo, fora a negligência da Air France em não ter dado celeridade a TROCA DOS TUBOS DE PITOT
Nenhum piloto do planeta está apto a voar em tempestade
@@claudiopujol1352engano seu! Hj em dia eles são treinados para isso. Até antes esse acidente alguns não eram treinados para voar manualmente naquela altitude, , após essa fatalidade, os mesmos recebem todo esse treinamento.
Bonin teve um apagão, com todos aqueles alarmes. Ele simplesmente apagou. O comandante deveria ter assumido.
Imagino mil coisas! E se o capitão não tivesse ido dormir no momento da tempestade? e se o Bonan não tivesse puxado o manche e levantado o nariz do avião? e se o Robert tivesse assumido o comando da aeronave? enfim, só o que resta é lamentar e torcer pra que algo assim nunca mais aconteça
Vc nao imaginou isso, vc viu o video do Lito e só transcreveu o que ele disse
@@MrFoolly tenho capacidade pra imaginar sozinha e não transcrevi nada, qualquer um que sabe o que aconteceu antes do acidente imaginaria o mesmo que eu
@@raianejesus1907 Ter voce tem, porem vc descreveu exatamente igual ao Lito
ese comandate é um ireponsavel como numa tempwstade ir dormir deixar o aviao na mao. de 2 indiota
Mas eu não fiz nada
Piloto experiente e que conhece aeronave não fica em pânico, o problema foi a falta de experiência e aulas de conhecimento entre pilotos e os controles do avião, imagina os passageiros sabendo de uma coisas dessas?
Né isso, esse é minha curiosidade agora. Muita irresponsabilidade. Você dormindo e nem imagina o tamanho do oceano q está a sua frente.
@@julcimarrodrigues2034 ae é que tá, o avião no stall fez algumas manobras, eu acredito que os passageiros viram tudo, nem tem sono pesado certo nessa situação.
Os passageiros n sentiram nada,a sensação de queda a princípio vc sente um frio na barriga,depois passa,morreram no impacto,como aconteceu com o avião de Marília Mendonça e os ocupantes
qualquer um q ja jogou aqueles joguinho de aviao sabe oq tem q fazer quando da stall !
Incrivel o capitão que era o mais experiente ter ido descansar com o avião prestes a entrar em uma tempestade no meio do Oceano, e da confusão entre os 2 pilotos sobre quem seria o comandante e quem seria o piloto de apoio.
Isso já estava definido amigo. O pilot flying era o bonin e o pilot not flying era o Robert. Os pilotos deveriam revezar para períodos de descanso, então estava tudo certo, o erro estava mesmo era no despreparo dos pilotos da airfrance.
Bonin do céu, o que que tu fez.......
Não entendi, o que ele fez?
@@MarcosVinicius-vu5kl Eu vi em um documentário sobre isso, mas basicamente, ele errou um comando básico do avião.
Eles estavam caindo, mas tinham como subir de volta e evitar a queda. Pra isso, precisavam pegar velocidade e abaixar o bico do avião, e já tinham aumentado a potência dos motores, mas o Bonin manteve o "volante" do avião puxado, e isso fazia o avião levantar o bico pra cima... E pior que essa alavanca tava assim desde o comecinho da queda, e esse foi o principal motivo do avião nao ter conseguido subir e se estabilizar de volta. Qnd o outro copiloto percebeu que a alavanca do Bonin tava puxada, ele correu e tentou empurrar de volta, mas a essa altura já estavam a uns 300 metros só do mar e n tinham mais altitde suficiente pra fazer a manobra de recuperar altitude...
(Vi isso num video! Não entendo tanto de aviação, mas era isso que falava nesse video)
Ficou meio longo, mas resumindo:
O Bonin fez uma manobra errada, mas pra ele, ele tava fazendo do jeito certo, e foi principalmente isso que fez o avião cair
@@aoneko3rine aah sim, entendi.
Obrigado.
3:48 Acho que mais ou menos aqui da pra ter uma noção disso
Quem aqui nao conheçe o canal mamãe piloto da Tati,olhe là,ela é super didàtica e ainda mostra nos simuladores de voo o que deveria ter sido feito.
🤦🏻♂️
Teve tempo suficiente para chamar o piloto que estava dormindo
No documentário "toda a verdade sobre o air france 447" mostra tbm muito bem detalhado esse acidente quem tiver a oportunidade assista
O maior erro do Bonin foi empinar o bico do avião,pois o avião cai mais rápido e não haveria como o avião ganhar potência, ele poderia ter colocado o bico para baixo e ganhar velocidade e daí subir o avião dnv, já que ele estaria com uma velocidade alta e o motor ajudaria.
exatamente, ele devia ter colocado o bico pra baixo la por volta dos 33000 de altitude e isso daria velocidade pro avião e daria tempo de subir aos poucos novamente com essa velocidade ganhada na descida, eles foram fazer isso abaixo de 5000pes ai não deu tempo
Pra ter domínio completo do que acontece na natureza ainda falta muito
Gente é fácil pilotar um avião desse porte no meio de uma tempestade dando opinião sentado num sofá, o problema para eles foi bem mais sério do que para nós, eles sim estavam pilotando um avião de verdade, porém não tinham mais as informações corretas do computador da cabine e nem sabiam mais se podiam confiar em tais informações, visto que a situação se tornou alarmante em questão de poucos minutos, levando em conta ainda que estava noite, tudo escuro sem poder ver nada pra fora do avião.
Talvez seria fácil recuperar a aeronave de um stol, contanto que houvesse altitude suficiente para isso, mas eles não tinham mais as referências corretas e confiáveis nos paines, nem sequer as indicações da velocidade do avião. Então como controlar um avião nesse estado crítico??
Ao invés de darem tantas opiniões leigas, o correto seria ter mais respeito e empatia pela situação de desespero que esses pilotos passaram e por todos que morreram nesse trágico acidente.
Melhor comentário 👏🏻👏🏻
"Stall, Stall... Pilililii... Stall, Stall... Pilililii..."
Né, eu fico num ódio desse povo falando aí ele não deveria fazer isso era só fazer tal coisa, ser juiz de jogo finalizado é muito fácil, os csras estavam no meio do oceano numa situação desesperadora e sem o treinamento adequado 😢😢😢
Exatamente !
Avião falando "Stal, Stal piiiiih"
Bonan empinando o avião para cima*
Eu: 🤡
O sidestick do bonin, mostrava o quão em Pânico ele estava
Queria entender como uma besta irracional do quilate do Bonin foi parar no cockpit de uma avião de passageiros
O acidente com o Voepass me lembrou esse. Avião em stall + piloto levantando o nariz.
é inacreditável ver como um piloto praticamente sozinho derrubou um avião
Só imagino a indignação dos familiares das vítimas.
Stress total deles,falha humana,desconhecimento técnico.ó
STALL, STALL. COMO OS PILOTOS NÃO DESLIGARAM ESSE MALDITO BARULHO, SO DE OUVIR JA FICO COM MEDO
4:23 Como assim a aeronave estando perdendo altitude (estão a 3 mil pés) e velocidade, e as manetes são recolhidas?
Bonin estava muito louco nesse dia!
Brother se colocasse qualquer passageiro do vôo pra assumir o comando,faria menos merda que o bonin.
Olhando o sidestick do bonin puxando o manche o tempo todo, parecia que ele queria dar um 360 graus pra trás duplo twist carpado no oceano Atlântico
@@Pantherray Pensei a mesma coisa
@@Pantherray Talvez.
Pois parece mesmo que tinha cheirado umas 3 carreiras, tava ligadasso e mexendo nos controles igual um noiado
Mano... acidente que mais me dá raiva. Pareciam duas crianças pilotando o avião. Os caras simplesmente travaram
Meu deus os 5 minutos com nariz levantada e o avião avisando o stall.
Olhando o sidestick do bonin parecia que ele queria dar um 360 graus pra trás duplo twist carpado no oceano Atlântico
Ai que agonia...misericórdia! E os passageiros achando que tudo estava bem... Quem achou que o celular pifou no finalzinho do vídeo que dá um apagão?
Exacto. Tá pensando exatamente nesse contexto.
Nossa! Eu me senti muito mal ao ver esse diálogo... Imagina só eles lá naquelas condições.... O stall ficou na minha mente. 😭
O dialogo do Bonin parece um aluno na terceira aula pratica de pilotagem é incrivel o amadlrismo das perguntas
Esse negócio do mais experiente dormir não existe, o cara tem que estar ali cuidando de tudo sempre
Não sei como está hoje essa questão, mas são muitas horas de vôo e isso também é cansativo. São mais de 10h de vôo entre Rio e Paris, fora o tempo antes do vôo em si, em solo, com checagens que o comandante realiza antes mesmo do embarque dos passageiros. É muito tempo, em um trabalho que vai exigir bastante atenção (ainda que muita coisa seja automática, precisa estar atento).
Cara o avião voa sozinho praticamente a rota toda, pra administrar isso não precisa do mais experiente porque todos ali tem experiencia pra conduzir um avião em piloto automarico, oque aconteceu ai foi porque especificamente porque o avião foi numa nuvem de tempestade e no momento crucial o Bonin fez merda
@@kauaoliveirasilva5658 Muitos especialistas (na verdade, até o relatório final da BEA sobre esse acidente) incluem o fato de Dubois não estar na cabine no momento em que passaram pela tempestade como um "ponto a mais" que favoreceu o acidente. Eu, particularmente, acho que o Dubois, como comandante - e consequentemente líder - da equipe, deveria ter percebido que o Bonin não estava confortável com a passagem pela Zona de Convergência Intertropical (área que já é mais suscetível a turbulências) e também levar em consideração que Bonin estava em aprendizagem, e ao menos estar ali na cabine até passar a tempestade.
Mas é inviável que o comandante esteja na cabine o vôo todo.
@@ArianeSomiliaSim, com certeza o Dubois não estar contribuiu e se estivesse o avião com certeza não teria caído mas oque é absurdo é o Bonin não ter conseguido administrar a situação que não era das mais difíceis de se lidar, mas eu entendo que sendo um piloto não tão experiente deve ter sido desesperador passar por tempestade e não ter informações corretas de vel e alt mas sendo realista foi o pânico pois não é uma situação realmente dificil
Isso considerando desde o ínicio, quando o Dubois chegou a altitude era baixa e o angulo de ataque em mais de 40, ai sim era uma situação dificil mas ainda recuperavel porém nem nessa hora o Bonin parou de puxar o manche
Uma vez que ele perderam a informação de velocidade, e outras, a última coisa que devia se preocupar era com altura. Isso mostra um despreparo muito grande do Bonin, como profissional ele cometeu um erro, ao meu ver, banal… que seria “garantir que o avião estivesse alto”. É um racionou estupido e incompreensível q ele deveria ter. Um instinto que ele teve de levantar o nariz automaticamente e, até então, sem nenhum motivo. Triste! Mas aprendemos com erros, e que sejam sempre dos outros.. essa é a verdade!
O Bonin tava locão mds
Só me pergunto...o avião entra em stall e o sidestick é puxado para trás???? Enfim
Piloto ligado ao pt
Eles não acreditaram no aviso de stall, porque os indicadores de altitude e velocidade estavam inoperantes devido ao congelamento dos tubos de pitot.
Por que subiu? Era só ter mantido o avião estabilizado... Mas o cara ja estava se "borrando" muito antes disso tudo acontecer.
Não é compreensível porque o Bonin insiste em des-controlar o avião, seria algum ataque de pânico? Diversas vezes o Robert tenta controlar a aeronave e conseguimos ouvir os callouts de "DUAL INPUT" - onde os dois pilotos tentam controlar o avião simultaneamente e "PRIORITY RIGHT
Eu tbm acho que ele teve um ataque de panico. Ele ja estava com muito medo antes, nao conseguiu raciocinar direito, principalmente com esse monte de alerta ligado na cabeça.
Eles nao escutaram os alertas porque eram muitos alertas ao mesmo tempo, segundo o mayday.
De qualquer forma, ali ja nao era mais possível recuperar o aviao.
provavelmente amigo.@@TheBrkoka
acredito q eles pensaram q estavam caindo de bico e ganhando velocidade no inicio e por isso a teimaram em subir nariz o tempo todo . ate mesmo qnd chegou nos 10 mil pes , era nariz pra cima o tempo todo
Isso que você disse faz sentido se imaginar que é fácil se enganar e ficar desorientado, pelas forças exercida no corpo humano durante esse voo caótico.
@@YuriRosas_ entao , nao ha essa força q vc diz no final , pelo menos no quesito força G saca ? Mas da para entender q a confusão gerada pelos alarmes , desorientou a tribulaçao de modo geral , q nao tiveram tempo em achar uma soluçao e entender de fato o ocorrido. Nois agora apos ver tudo e com TEMPO , fica facil opinar , mas qnd ocorre essa situaçao sem esperarmos por ela , fica dificil entender tudo como ocorreu com os pilotos. Tmj brother 🤟
Erro totalmente do comandante que não estava na cabine e deixou uma pessoa despreparada para voar nessas condições.
Erro de quem deu a licença a esse bonin, ele ja tinha mais de 2000 horas de vouo não era propriamente o seu primeiro voo
se o cara tava na cabine de um avião o minimo q se espera é q ele seja preparado, acho q a culpa é maior de quem permitiu ele ser piloto de um avião desses
@@genericname998 recomendo vc ver o canal aviões e músicas lá o lito explica direitinho como aconteceu esse acidente, o comandante não estava nem ai pro vôo estava mostrando desinteresse, ele era quem deveria estar comandando o vôo e não um piloto comum.
Se o Bonin não ficasse puxando o Sidestick pra cima a Aeronave não entraria em Stall, foi culpa do Co-Piloto não do Comandante.
@@Nicko6549 Presta atenção, se o comandante tivesse dado uma atenção para esse vôo e esperado 15 minutos até passar pela camada que estava sacudindo o avião esse acidente não teria acontecido! Nós áudios das caixas pretas mostram que o comandante não estava realmente comandando o vôo, estava despreocupado e fazendo piadas e acabou que deu nisso. "Aviões e músicas" ver lá nesse canal, o lito explica direitinho como esse acidente aconteceu.
Dá agonia ver o sidestick do Bonin.
Meu deus... Nao é possível que o FD estava mostrando aquelas atitudes e eles não entendiam o que estava acontecendo
e pensar que TEORICAMENTE o acidente não teria ocorrido se não tivessem colocado uma pessoa despreparada como o Bonin na cabine daquele A330 =\
Mano que agonia o bonin não para de jogar o bico do avião pra cima, se ele se liga e abaixa, o avião não tinha caido, q Deus o tenhas
Se ele apenas soltasse a porra do sidestick, o Robert estabilizaria. Ele só precisava parar de atrapalhar, mas o desespero tomou conta de cada centímetro do corpo dele.
Três pilotos experientes dentro da cabine, e perdem o controle do avião.
Não experiente mesmo era só o Dobuis e o Robert o Bonin era o mais inexperiente e o menos treinado
Qualquer aeronave pode stallar, independemente da velocidade em relação ao ar. Se o alarme de stall estava soando, isso significa que o avião está próximo do ângulo de ataque crítico. Mesmo não podendo confiar na velocidade por causa dos tubos de Pitot congelados, Bonin Deveria saber que, stall se recupera colocando o nariz do avião pra baixo! Minha suposição? Ele entrou em pânico assim que o AP desligou dentro da CB e o Robert não sacou que ele estava colocando o avião em uma atitude estranha.
So queria tirar uma dúvida, o bonin queria subir o avião ate qual altura, pq ele chegou a 37mil pés, esse a330 tava muito cheio não podia subir mais que isso
Foi esquisito mesmo... Minha teoria é que ele teve sensação falsa de que o avião tava descendo.. E aí ele compensou puxando pra cima, o que fez entrar em stall.
Esquisito mesmo.
Pq o capitão não assumiu a aeronave no lugar do bonin?
A verdade é que voar à noite sobre o oceano depende dos instrumentos. Os pilotos ficam sem qualquer referência externa, eu prefiro viajar de dia.
Tenho coragem não. O dia sempre é melhor.
Exatamente, se fosse de dia, os pilotos saberiam se o avião estivesse em queda.
Depois que comecei a jogar flight Simulator. Eu vi como é difícil voar a noite, pq não dá pra enxergar nada! Eu agora só quero viajar de dia. As chances do piloto fazer merda é bem menor kkk por isso viagem de madrugada é mais barato kkkk
No meio de uma tempestade sobre o oceano, tanto faz voar durante o dia ou à noite. Não há referências visuais.
@@kkfoto teria reflexos, daria sim pra perceber algo.
Uma pergunta se tivessem acionado mayday nao teria ajudado nas buscas pela aeoronave no dia posterior?
A série no globo play está absurda.
É fácil falar mas para mim o Comandante devia ter tido liderança na cabine. Era só adiar em alguns minutos a ida para o descanso. Havia uma preocupação na cabine! E ele não teve a sensibilidade para interpretar! O Cmt foi negligente.
Fiquei morrendo de pena dos 3,principalmente do Bonin😪.
Infelizmente a atitude do Bonin causou a queda, ele estava tão concentrado em resolver o pbm que nem deu conta do problema em si. O tempo todo erguendo o nariz do avião, ele estava causando o stall. Enquanto Dubois realizava os procedimentos e procurava entender, Bonin continuava a erguer o nariz e os controles se anulavam. Vejam que a todo tempo o computador diz: "Dual Input", era o Bonin e Dubois dando comandos diferentes. Mesmo após Dubois dzr que estava com os controles, o Bonin n largou o sidestick, pqp
Bonin ja começa a merda puxando o manete pra cima sabendo que não podia subir
Bonan não devia era nunca ter ido pra escola de aviação isso sim!! Cara fudeu com tudo… e o pior o comandante ter ido durmir ta durmindo ate hoje.
Tragico e horroroso esse dialogo deles la. Que Deus conforte as familia de todos la.
@@miketekpc a essa altura do campeonato ja tinha dado toda a merda eles ja deveriam estár desesperados tentando resolver uma série de falhas que estavam acontecendo pq não fizeram um desvio um pouco antes do desejado, Dubois não tinha dormido bem então saiiu pra dormir deixando os dois lá sozinhos sem dar nenhuma instrução, começou errado ai, e dai em diante só piorou...o que aconteceu não foi apenas culpa do Bonin e sim de toda uma comunicação de equipe falha...dizem até que os comandos foram colocados de forma errada pelo Dubois no sistema que a torre mandou pra ele
@@jadetrindademontejo7814 sim, na verdade sempre é um conjunto de fatores em acidentes aéreos, até mencionei esse fator da comunicação em outro comentário aqui. Mas o que eu quis dzr foi que mesmo na última chance de salvar o avião o Bonin interviu de forma errada, mesmo Dubois dzd que os controles estavam com ele. Mas até aí foi sim, um erro após outro
Se o capitao tivesse ficado na cabine por mais 12 minutos e não fosse dormir isso nao teria acontecido..
Olha o sidestick do Bonin, parece que quanto mais tenta recuperar mais perde o controle
é triste ver que o piloto em vez de baixar o nariz para aumentar a velocidade e recuperar do stall ficou colocando o nariz para cima só piorando a situação
Cara não sei se você percebeu,provavelmente não,mas na hora que o Bonin coloca o bico do avião para baixo ele dava Estol e na hora que puxava para cima ele parava,o Robert assume o avião e arruma jogando o bico para baixo porém o estol liga novamente e então eles puxam para cima novamente,isso aconteceu devido entupimento do tubo pitot por causa de uma fita que o mecânico esqueceu de tirar .
Vontade de dar um tapão na orelha do Bonin que não entregava os controles
Eu vi pessoas que entendem do assunto, dizer que bastava não mexer nos comandos e o avião atravessaria a tempestade sem problemas, já que rota estava estabelecida no piloto automático antes da tempestade. Imagino que uma pessoa acostumada com a relação do avião com as mudanças climáticas, entenderia por exemplo; que o pitot congelado ficaria por algum tempo inoperável.
Exatamente.
O piloto automático desconectou automaticamente, porque os indicadores de altitude e velocidade estavam inoperantes devido ao congelamento dos tubos de pitot. Sem o piloto automático, a turbulência começou a movimentar o avião, e Bonin reagiu de forma descontrolada
É angustiante ver o altímetro só diminuindo a altura a cada segundo 😢
Vejo o pessoal apontando o dedo, julgando isso e aquilo, mas me diga, você não faria o mesmo se estivesse nessa situação, o tubo de pitot estava congelado e estava dando informações erradas para os pilotos, não sabia a altitude e nem a velocidade real da aeronave, "Ah mas não podia sentir que o avião estava caindo" no meio dessas manobras o piloto subindo e descendo, virando pra esquerda e direita, só os pilotos sabiam e olhe lá, talvez eles sabiam e depois assumiram que estava nivelado, porque se percebessem que estavam caindo os passageiros estariam fazendo escândalo e gritando, mas não estavam
Negligência total da empresa que não treinou recuperação de stall por acreditar que devido aos sistemas avançados digitais a nave nunca entraria em um.
é evidente como o piloto com menos experiência não tinha nenhuma noção de como se recuperar do stall, e continua puxando o avião pra cima piorando a situação.
Na hora que o comandante chega e manda ele parar de puxar o avião pra cima chega dar uma tristeza pois se ele tivesse no comando certamente nada disso teria acontecido.
Alguém pode me tirar uma dúvida, o que esses dois alarmes de GPWS significam ? O primeiro é o Dual Input que aparece no 3:59 o segundo é o Priority Right aos 2:31 ?
Dual input é o call out avisando que os dois pilotos estão mexendo no side stick ao mesmo tempo. E Priority Right é justamente que no caso dos dois mexendo ao mesmo tempo a prioridade de comando estava com o piloto do lado direito, copiloto, e que a aeronave obedeceria o comando dele.
pilotos obviamente destreinados e despreparados, tomando decisões erradas em momentos críticos, o que consequentemente levou à queda da aeronave. Vidas inocentes foram ceifadas por despreparo da tripulação, muito revoltante.
*A culpa foi do bonin puxando o manche do avião para cima, inexperiente e sem preparo algum*
@@suvacopodre3601 não foi somente isso q derrubou o avião, em um acidente assim não é uma coisa só q acontece isolada
Porra, 35 mil pés subindo o nariz do avião?
Queria chegar na lua?
Estol pesado
Confiaram piamente nos alarmes. Com tubos pitot obstruidos ficou dificil acho que faltou horas no simulador.
Se quando Debois chegou na gabine ele tinha que ter assumido o controle e mergulhado o avião com aceleração teria evitado o merda mas ele ficou sem atitude, ja que tava caindo tinha que ter chamado a responsa, Bonin falando para Debois estamos a 7000 pes aí não tinha mais jeito, infelizmente.
Debois nao tinha ideia do que tava acontecendo. Quando ele chegou só falaram "perdemos o controle", entao ele disse "sobe, sobe", e o Bonin fala "mas eu estou subindo, to levantando o bico" e foi aí que o Debois se ligou no que tava acontecendo, na merda que o Bonin tava fazendo, e falou "nao, nao, NÃO SUBA", mas ja era tarde.
Unico jeito do Debois ter evitado tudo isso, era ter levado a serio o despreparo dos outros dois naquela tempestade e esperado um pouco mais pra ir dormir.
Concordo Breko. Dubois só percebeu a merda toda segundos antes do impacto.
@@TheBrkoka Dubois na verdade não assumiu justamente por ser experiente. Ele resolveu acompanhar a situação auxiliando/analisando e isso foi inteligente da parte dele, pensou que assumindo os controles sem estar a parte da situação como os outros dois, ele poderia repetir macetes que eles já tivessem usado e perderia tempo, afinal, o avião estava caindo rápido e tempo era vital. Ele devia ter desconfiado do Bonin, mas sinceramente...ninguém desconfiaria. Bonin confundiu tanto Robert quanto Dubois. Dubois foi descobrir só quando Bonin disse que tava puxando o tempo todo o sidestick...mas aí já era tarde demais
3:19 Dubois: Asas na horizontal, GENTILMENTE.
Dêem uma olhada no sidestick do Bonin...
Meu deus do céu, o cara colocando uma força bruta, quando deveria ser bem delicado, bizarro!!!!
Isso ainda a 15.000 pés, se ele forçasse o aviao PARA BAIXO, ganharia velocidade e poderia reverter o Stall...
Bizarrissimo!!!!
Pensem em um ângulo de 45°....
90° = angulo reto
45° = "Apontando pra cima"
-45° = "Apontando para baixo", em um angulo que o avião abaixaria, mas ganharia velocidade, e assim que estabilizasse, retomava altitude...Era o que deveriater sido feito...
A incompetência do Bonin e seus colegas desatentos e sem proatividade para tomar o controle da aeronave, custou a vida de centenas de pessoas...
Muito triste ..
Muito bizarro mesmo
Outra pergunta que fica é: Por que CARALH0S o Dubois não ficou monitorando o que o Bonin fazia com o Sidestick???
O Robert não tinha visibilidade, mas do momento que o Dubois entrou na cabine (35.000 pés) 1:55 pra frente, daria tranquilamente pra ele dar um tapão na cabeça do Bonin (Vendo a merda que estava fazendo) e assumir o controle para apontar o nariz para baixo, ganhar velocidade e reverter o Stall...
Numa só palavra o porquê disso (na minha opinião):
Pânico.
Ele estava em pânico e provavelmente até devia estar todo ele a tremer de pânico. E então por causa disso o raciocínio, o fisico e o psicológico dele estavam completamente afectados.
Parecia que o bonin queria dar um 360 pra trás. Um duplo twist carpado no oceano Atlântico
Imagina a gritaria dos passegeiros lá atrás... Loucura total.
Nem viram era noite luzes apagadas trágico
@@Wendel-747 até o avião atingir a velocidade final os passageiros sentem a turbulencia
@@Wendel-747com certeza sentiram. O movimento de puxar o nariz para cima foi maior do que é usado para decolagem. Imagina a força que foi gerada nos passageiros
Li em um relatório na web que não houve nenhum registro de gritaria dos passageiros nas caixas pretas!! Ninguém de fato sabia o que estava acontecendo
Avião falando "Stal, Stal piiiiih"
Bonan empinando o avião para cima*
Eu: 🤡
Vê o bonin mexendo nos controles como se tivesse com parkinson da uma agonia da zorra, MDS é inacreditável o que aconteceu com este avião.
Pensei a mesma coisa , da uma agonia .
Como o alarme de stoll ocorre junto com pull up. So pra criar mais confusão.
Assisti ao vídeo sobre as conclusão desse acidente, concluíram o congelamento das sondas pitot, que ficaram enviando alertas falsos o tempo todo deixando os pilotos perdidos que nem cego em tiroteio....infelizmente.
causa do acidente:os tubos de pito congelaram E o piloto ao inves de puxar o nariz pra baixo puxou o nariz pra cima e Entraram em estol e cairam no oceano atlantico
@@Voluntaire acho que sim
Meu Deus, em um stall a pessoa põe o nariz pra cima com pouca velocidade…..
Eu vi esse avião decolando nesse domingo à noite !
Essa é uma transcrição do áudio da caixa preta. O áudio real da caixa preta nunca foi divulgado devido a uma lei que criaram em 2007 que proíbe a divulgação de áudios da caixa preta em respeito aos familiares das vítimas.
MUITO IDIOTA O CARA QUE VEM AQUI , E COMENTA QUE TA CHEIO DE PILOTO, MAIS NINGUEM PILOTA. CARA AS PESSOAS ESTAO APENAS COMENTANDO EM CIMA DE FATOS E COM CERTEZA DEPOIS DE OUVIR VARIOS ESPECIALISTASDA AREA NA INTERNET NA TV SEJA LA ONDE FOR. ENTAO MENOS !..
Na minha opinião o dúbobois é o mais culpado ele cagou para o pedido de ajuda dos companheiros
Não podemos julgar, tive empatia total pelos pilotos. Eles não sabiam se podiam confiar nos instrumentos. Mesmo com o alarme de stall, eles duvidaram das informações de avionicos e aí, quando você tem um piloto muito novo como o Bonin no controle, o tempo todo, afobado, treinado em airbus. É muito dificil reverter uma situação crítica dessas estando nos sapatos do comandante. Isso não tira a culpa de toda a empresa e deles, mas foi uma tragédia o CRM que se deu.. descansem em paz.
Por que Bonin não parava seu stick e movimentava em todas as direções e por que Robert não tentou Nose down pra tirar o avião de estol?
Vou explicar,tudo começou com o mecânico que esqueceu uma fita dentro do tubo pitot do aviao isso ocasionou os erros de indicadores do avião, outro erro foi Dubois não ter permitido o desvio da tempestade que Bonin percebeu, terceiro erro Dubois foi dormir,quarto erro foi eles ter co fiado nos indicadores,o motivo do Bonin ter empinado o nariz do aviao foi que quando eles baixaram o nariz do aviao dava indicação de estol e quando empanava o nariz o estol parava devido ao erro de indicação então era só ter ignorado as indicações e seguir os sinais que o avião dava que quando levantava o bico ele perdia velocidade e sustentação e quando baixava ele ganhava velocidade e sustentação era o óbvio só que não confiaram .
Na boa avião tinha ter uma luva de boxe com mola em um compartimento...quando piloto fazer o q bonin fez luva sai e dar soco no meio da fuça.... dureza
2:36 nessa hora o avião tava despencando feito pedra. Puta merda...
pior é que ainda dava pra salvar o avião se o piloto com os controles baixasse o nariz para ganhar velocidade e subir denovo