Essa questão de "transportar no tempo" um lutador de hoje p/ lutar no passado ou vice versa é sempre impreciso pois tira de contexto físiológico, alimentar, fisioterapêutico e etc. Se Rickson lutasse jovem hoje quer dizer que teria nascido de 1998 para cá, com outra preparação, alimentação, medicina, ciência do esporte, praticando cross training e já com todas tentativas e erros aprendidos nesse mais de meio século de desenvolvimento do esporte do tempo dele para cá. E vice-versa: um lutador de hoje para poder lutar em 1980 teria que ser "transportado" para nascer primeiro nos anos 60, pegar todas as doenças para as quais não se tinha vacina na época, ter todos os problemas de crescimento e saúde decorrente disso, sem noção da melhor alimentação ou técnicas de preparação física, sem musculação(se dizia que "deixava o atleta lento"), sem fisioterapia adequada(ou nula mesmo), sem suplementos, sem internet ou outras formas de conhecer o que se fazia em outros estados e muito menos em outros países, praticar apenas uma arte marcial e, aí sim, ir lutar. Um corredor de fundo amador hoje faz tempos melhores que corredores olímpicos de 50 anos atrás, pelo motivo óbvio que não nasceu 70 anos atrás. Jesse Owens, velocista multimedalhista, seria "lento" nesse critério. Jogadores de futebol dos anos 60 e 70 pareciam se movimentar em câmera lenta mas se vivessem hoje correriam tanto quanto os atuais e os de hoje se vivessem na época seriam "lentos" devido àquela falta de preparação física adequada. No automobilismo eu, sub-amador medíocre, desenvolvo velocidades maiores que grandes pilotos dos anos 70 e 80. Transportar sem contexto um desses pilotos, Fangio por exemplo, e entregar-lhe um carro com 27 botões no volante com mais de 1 zilhão de combinações de acerto por telemetria e dizer que ele não entende de eletrônica é anacrônico, pois se nascesse nos anos 2000 ele saberia de eletrônica e simuladores tanto quanto qualquer outro jovem da idade dele. E um piloto de hoje se nascesse em 1940 chegaria em 1960 entendendo de mecânica e sabendo dirigir carros com marcha manual como os pilotos da época, nem mais nem menos. O mesmo vale para todos esportes e mesmo outras áreas do conhecimento. Imagine transportar Newton e Einstein para hoje, entregar-lhes o celular e dizer que são burros porque não sabem nem desbloquear uma tela ou instalar um aplicativo. Não faz sentido.
Cara, na real, NINGUÉM quer saber a verdade, as pessoas querem acreditar na verdade que melhor lhe convém, não espere que a maioria goste de um documentário verdadeiro.
É...não podemos tb generalizar todos os atletas das antigas com todos de hoje em dia...É lógico q o Jiuitsu atual é muito diferente e bem mais difícil do antigo por conta da evolução...hoje tem técnicas como: berimbolo, 50/50, guarda lapela e etc... Mas na luta do Roger contra o Buchecha vc vê q o JJ básico ainda funciona contra um mais moderno. Excelente entrevista.
Essas técnicas modernas de que fala, já existem desde os torneios de Newaza / Kosen Judo ... 🤷🏻♂️ Simplesmente voltaram a ser utilizadas com maior ênfase.
A melhor entrevista da história do PVT. Finalmente surgiu um historiador com respaldo dentro do jiu-jitsu pra quebrar todas essas inverdades e distorções que ocorreram durante décadas, isso sem falar nos nomes importantíssimos esquecidos também
Cada um na sua era, hj com toda essa tecnologia de treino, alimentação, suplementação, hormonização e etc... acho q a galera das antigas tb teriam o mesmo êxito, quê os atuais.
Negativo, ele criou o Karatê Paranaense imitando os movimentos das foices e enchadas nas hortas de abóbora. Quem é da linhagem Maeda é o Grão Mestre Nelio Drake, que criou o Gilberto Jitson.
Treino Jiu Jitsu mas vou te dizer que não tem como bater de frente contra o Karatê do grão mestre Adilson Polloski, esse vive para sempre, Karatê Paranaense Forever, . Oss 🥋
Essa história do Rickson não aguentar 2 minutos com Rafael, Buchecha, Roger... Não me entra na goela nem fodendo. Tenho certeza que ele dava MUITO dentro e ganharia de vários que fossem compatíveis com o peso.
felipe vilela qual a dificuldade vcs tem de entender que o Rickson é uma farsa? Não enfrentou ninguém bom, não tem vídeos bons dele lutando, é uma fraude
@@Victorvictorsouzasouza Cara tb ñ é assim, o Rickson era um bom faixa preta assiste a lute dele contra o peixotinho. ruclips.net/video/UXgkJNjpDF0/видео.html
Duas perguntas pro Robert. Se Rickson não duraria 2 minutos em uma luta hj, como que o Ryron que nunca competiu e ganhou porra nenhuma sobreviveu e quase pegou no final o super campeão André Galvão? A segunda seria, se vc fechasse as portas da academia e colocasse pra brigar o Rickson no auge contra um campeão moderno de jiu jitsu no auge, quem sairia menos arrebentado? Esses caras forjaram a coisa no fogo da batalha meu amigo, testaram as posições na porrada e no real, era pra isso que o negócio funcionava, então tem que imaginar o confronto nessas condições, e tá mais do que claro que houve uma desconstrução no carácter marcial do Jiu jitsu. Esses caras das antigas usavam só o jiu jitsu, não era MMA, era só BJJ e a coisa desenrolava, imaginar que um campeão que luta com o cu pra cima iria segurar a onda com o Rickson é piada.
Ze Mário no auge viraria o buchecha do avesso se viesse nessa tal máquina do tempo. Pra não falar do Arona. Respeito a opinião dele mas não concordo que os de hoje são muito superiores aos do passado.
Comparar épocas e um negócio perigoso, talento e independente de épocas, Zico seria um super Zico hoje, porq ele teria todas as condições de igualdade q os atletas tem, então o Rickson hoje seria tão bom quanto foi e como é, porq todas as técnicas de evolução se vc assistir um seminário ou participar de uma aula dele vc vai ver q ele domina, agora falar isso o cara tenso 60 anos é fácil.
forma fit personal kkkkkk Rickson hoje não teria como mentir tanto, pq hoje temos internet, câmeras em todas as lutas e muita gente disposta a lutar contra o mentiroso que ele é
Enquanto uns criam, outros vendem. Sem um "vendedor" o jiu-jitsu brasileiro possivelmente jamais teria o sucesso mundial que tem. Assim como aconteceu com a Apple, o McDonald's, entre outros. Mas tanto o criador quanto o vendedor deveriam ter o mesmo sucesso.
Pena que que ninguem sabe ao certo quem é o nome do criador la Antiguidade da Arte - Suave o pessoal deixa como créditos aos ultimos da limha historica da Artes de Solo !!!
@@luks834 O histórico dos dois lutadores conta pra você? Tanto antes quanto depois da luta, vê quem é um e quem é o outro, vê quem venceu mais, vê quem finalizou mais lutas, vê quem conquistou mais títulos, vê qualquer coisa.... Cara é só pensar um pouquinho que fica fácil de VER!
Acho que será abordado no seu documentário. Já outros youtubers abordaram sobre várias guardas e raspagens existentes no Judô. ruclips.net/video/6WxKDSbHaDA/видео.html
Comparar o Jiu-jitsu do Rickson, Rolls , Royler, Renzo etc com o Jiu-jitsu de hoje? ?? Ok vamos lá o Jiu-jitsu evoluiu certo mas evoluiu esportivamente e não como arte marcial ( se é que me faço entender ) o Rickson e os irmãos e primos com só o Jiu-jitsu deles antigo os caras competiam e ainda lutavam vale tudo e brigavam na rua ( muitos relatos dizem que nunca apanharam na rua ) vamos lá quero ver qual o campeão de Jiu-jitsu que faça vale tudo usando pelas o Jiu-jitsu esportivo como ele é hoje ... e vamos ver até onde chega com esta evolução esportiva ... Os caras antigamente treinavam Jiu-jitsu para lutar contra tudo, Tem faxas preta que não sabe defender soco chute cabeçada etc etc ... Como comparar? ?? Será que se colocarmos o Kenan que tem perto de 80 a 90 kg con o Jiu-jitsu de hoje será que ele conseguiria ganhar do monstro culturista e wrestler que lutou ( luta de rua) contra o Pedro souier do Jiu-jitsu antigo ??? Hummmm tenho minhas dúvidas .. O Jiu-jitsu evoluiu mas não como arte porque a parte que evoluiu e a esportiva e está serve uma pequena população que pratica Jiu-jitsu já que a maioria não compete e quer o Jiu-jitsu para se defender ... O que muda a dinâmica do jogo ... Esta é a minha opinião a arte tem que ter aplicação de rua ( como era no passado ) Jiu-jitsu esportivo e para quem quer competir, Jiu-jitsu para defesa tem que ter um foco diferente. .. O Jiu-jitsu esportivo tem que voltar a casar com o Jiu-jitsu marcial porque se não corremos o risco de virar 2 artes diferentes como já aconteceu em várias artes marciais tradicionais que deixaram de ter aplicabilidade de defesa e luta de rua ...
O fato é que os lutadores de hoje são melhores do que os de antigamente porque assimilaram mais técnicas de chão como, por exemplo, do wrestling. Se puser um lutador competidor tipo Erberth Santos ou qualquer outro, ele passa o carro em qualquer lutador de jiu-jitsu que treina somente para defesa pessoal. Não há como comparar o nível técnico.
@@indiocrackudo4314 não concordo irmão eles são bons dentro do jogo do Jiu-jitsu. .. Se botar qualquer lutador de Jiu-jitsu de hoje para brigar luta de rua como o Rickson fazia o Royler o rolls etc vai apanhar pois não sabe usar o Jiu-jitsu fora do contexto da competição vai tomar cotovelos vai tomar soco e não sabe defender ... O Jiu-jitsu antigo era focado na luta de rua ... bote o erberth Santos para brigar um vale tudo usando o Jiu-jitsu dele e depois bote o Royler ou o Renzo para brigar igual e verá qual deles se da bem ... O Jiu-jitsu não foi criado para brigar entre Jiu-jitsu o Jiu-jitsu foi feito para brigar com tudo soco chute cabeçada mordida tudo ... e hoje o Jiu-jitsu é senta a bunda no chão e luta ... Isso não é aplicação de rua ... Compreende irmão? ?? O foco é diferente ... experimenta a fazer guarda com um cara dando soco em vc ... vc vai ver que vai ter de modificar sua guarda ... e os Gracies faziam isso na perfeição eles eram Jiu-jitsu de rua ... Temos que entender que mais de metade das técnicas feitas hoje dentro do Jiu-jitsu não tem aplicabilidade de luta de rua , são técnicas que vc só usa competindo nada mais .. O Jiu-jitsu deles era simples porque era o que resulta na rua ... O Jiu-jitsu evoluiu mas com o foco errado ... tiraram muitos golpes de Jiu-jitsu que já não se faz mais porque a competição não permite ... veja bem o foco de defesa e luta de rua acabou no Jiu-jitsu esportivo. .. O Rickson provou que faxas pretas de jiujitsu não sabem defender um soco ... caralho um soco o básico de qualquer luta ... perdemos o foco marcial do Jiu-jitsu. ..
@@luisphilipesilva , o nível técnico dos lutadores de outras marciais é melhor, por isso que o lutador de jiu-jitsu não sabe defender soco ou chute. Royce Gracie na luta com Ken Shanrock que não sabia nada de trocação teve o olho lesionado. O mesmo Royce não soube anular os chutes e socos de Sakuraba. A questão aí não é jiu-jitsu ter deixado o princípio de defesa pessoal, mas o nível dos outro lutadores de MMA aumentou bastante. Por isso que é mais fácil hoje conectar socos e chutes. Por exemplo, antigamente os trocadores não treinavam luta olímpica para competir Hoje percebem que a luta olímpica é essencial para eles que conseguem manter a luta em pé e fazer o seu jogo de trocação, portanto conectando mais socos e chutes. Quer dizer, antes era fácil levar para o chão com uma simples baiana, hoje não é mais Quanto mais tempo o striker fica em pé, mas pode fazer o seu jogo. Hoje a situação para o jiu-jitsu piorou tanto que se mantivesse as regras antigas muitos lutadores de jiu-jitsu ficariam lesionados ou morreriam devido ao poder devastador e técnico que tem hoje os strikers. Luta sem tempo como antigamente seria muito perigoso. Vencer rei Zulu é diferente de vencer um lutador de MMA hoje pelo nível técnico desses lutadores. Rei Zulu não sabia nem chutar nem socar. Um vídeo de um striker das antigas lutando. Veja o nível técnico dele comparado ao nível técnico de strikers de MMA da mesma época e de anos posteriores. ruclips.net/video/9mIP_EqceaM/видео.html ruclips.net/video/Wrw34fwf7xg/видео.html ruclips.net/video/7ia35g8wWfk/видео.html Perceba como no exterior o nível técnico era muito superior aos que se diziam strikers no Brasil, mas no fundo eram muito amadores. Até o Muay Thai que se desenvolveu aqui nos anos 80 tinha uma amadorismo sofrível. Você vê os caras lutando e se percebe que eram pessoas que vinham do caratê ou taekwondo e se diziam praticantes de Muay Thai. O Muay Thai da Tailândia em décadas anteriores estava muito a frente desses "pioneiros" no Brasil em nível técnico
@@indiocrackudo4314 mas irmão ufc ou outra luta qualquer continua sendo competição entende? ?? Eu falo briga de rua ter um Jiu-jitsu que possa ser usado na rua ... Eu entendi o que vc falou irmão, mas eu não estou falando de lutador profissional não. . Eu estou falando de usar o Jiu-jitsu com a mentalidade de rua fazer as mesmas coisas mas debaixo de porrada como eles faziam ... Irmão vc lembra dos treinos de sexta feira que a gente era acostumado a fazer ?? Que era treino com taparia ?? Logo aí que gente entendia que as bases que usávamos confortavelmente na competição e em treino normal não davam certo tínhamos que fazer ajustes mais rápidos e não era tão confortável assim ... O focus era sempre sair na mão em qualquer lugar ... A gente não precisava ser especialistas em trocacão na rua mas o Jiu-jitsu já tinha umas bases de trocacão havia soco , chute , joelhada, cotovelos cabeçada, chute de baixo para cima que agora fazemos levantada técnica sem o chute na cara .. Nas costas havia cotovelada enfim se fazia o jogo certo para podermos entrar com o Jiu-jitsu. . Hoje isso já não entra entende ?? Tudo o que tinha aplicação de rua e que foi usado vezes sem conta por eles na rua lutando na rua hoje não tem mais ... Então para vc se defender usando o Jiu-jitsu esportivo fixa um pouco complicado sem ter estas noções que eram ensinadas a gente logo o início. .. lembrei o nome da sexta feira de treino era a sexta negra .. treino com taparia sem gi .. Osu irmão obrigado pela resposta
Nao concordo.O Rickson é completo.O jiu jitsu esportivo fica preso as regras das competições atuais e que estão muito longe dos confrontos reais e sem regras. Os quais os Gracies tem maestria.
Quero saber quais desses ai fizeram uma legião de lutadores, desafiaram outras modalidades, fizeram o UFC . . . e tudo mais que aconteceu. Rickson Gracie realmente não duraria 2 minutos, ia mandar um murro na boca desses ai e acabaria a luta. A maioria nem luta MMA que é mais leve, imagina se alguém invadisse sua academia como o Hugo fez.
Esse cara so falo bosta ,referente quando se compara helio e rickson nao existe comparacao igual Pelé nao se compara ,jiu jitsu desportivo nao é original self defense jiu jitsu
@@luks834 verdade mendes venceu marios reis que tem um estilo de luta parecido com o do rickson so que mas atualizado esse jiu jtsu do rickson invisivel não tem nada de novo e o bom e velho arroz com feijão
@@luks834 Parceiro, não tenho essa certeza. O Rickson com 50/60 anos sim, mas o Rickson "novo" nunca saberemos. O Fábio Gurgel admitiu que bateu igual criança, assim como garantiu que muito faixa preta casca grossa e campeão passou mal treinando com o Gracie, o Cristiano Marcelo afirmou a mesma coisa, Paulo Filho disse que nunca viu nada igual, Saulo Ribeiro e Nino Schembri disseram que ele estava sempre 2 passos a frente. Aliás, o que o Fábio Gurgel falou ainda na década de 90, foi confirmado pelo Paulão anos depois. Não vejo motivos pra que tantos atletas renomados, com personalidades e mestres diferentes inventassem histórias desse tipo.
Hierarquia de posição e ser uma luta agarrada (grappling) que ensina a lutar tendo socos (striking) em mente, isso só o Jiu Jitsu Brasileiro e mais nenhuma. O resto é Judo, Wrestling etc. Animais diferentes, parecidos e parentes até, mas diferentes. E Jiu Jitsu Brasileiro como conhecemos é coisa dos Gracies, qualquer um tentando negar isso é tolo.
Quanta besteira. O Sambo é uma luta agarrada com socos e chutes, se assemelhando bastante ao que era o judô pré-guerra. O jiu-jitsu brasileiro é um movimento que vai além dos Gracies, que foram importantíssimos pro desenvolvimento
@@luks834 Besteira coisa nenhuma amigo. Sambo não tem hierarquia de posição. No sambo um pin é um pin é um pin. Não importa se é Mount, Side Control ou Knee on Belly. Besteira é o que você falou. E "vai além dos Gracies" é piada. Os Gracies inventaram o Jiu Jitsu Gracie (Jiu Jitsu Brasileiro), o resto só faz parte desse mundo que é essa Arte Marcial, de um jeito ou outro.
@@luks834 "se assemelhando bastante ao que era o judô pré-guerra" Engraçado que tudo se parece com esse fantasioso judo pre guerra né? Menos o proprio Judo. BJJ se parece judo pre guerra, Sambo se parece com judo pre guerra ... O senhor, Lucas Timbó, é um bobão. Só isso.
Essa questão de "transportar no tempo" um lutador de hoje p/ lutar no passado ou vice versa é sempre impreciso pois tira de contexto físiológico, alimentar, fisioterapêutico e etc. Se Rickson lutasse jovem hoje quer dizer que teria nascido de 1998 para cá, com outra preparação, alimentação, medicina, ciência do esporte, praticando cross training e já com todas tentativas e erros aprendidos nesse mais de meio século de desenvolvimento do esporte do tempo dele para cá. E vice-versa: um lutador de hoje para poder lutar em 1980 teria que ser "transportado" para nascer primeiro nos anos 60, pegar todas as doenças para as quais não se tinha vacina na época, ter todos os problemas de crescimento e saúde decorrente disso, sem noção da melhor alimentação ou técnicas de preparação física, sem musculação(se dizia que "deixava o atleta lento"), sem fisioterapia adequada(ou nula mesmo), sem suplementos, sem internet ou outras formas de conhecer o que se fazia em outros estados e muito menos em outros países, praticar apenas uma arte marcial e, aí sim, ir lutar. Um corredor de fundo amador hoje faz tempos melhores que corredores olímpicos de 50 anos atrás, pelo motivo óbvio que não nasceu 70 anos atrás. Jesse Owens, velocista multimedalhista, seria "lento" nesse critério. Jogadores de futebol dos anos 60 e 70 pareciam se movimentar em câmera lenta mas se vivessem hoje correriam tanto quanto os atuais e os de hoje se vivessem na época seriam "lentos" devido àquela falta de preparação física adequada. No automobilismo eu, sub-amador medíocre, desenvolvo velocidades maiores que grandes pilotos dos anos 70 e 80. Transportar sem contexto um desses pilotos, Fangio por exemplo, e entregar-lhe um carro com 27 botões no volante com mais de 1 zilhão de combinações de acerto por telemetria e dizer que ele não entende de eletrônica é anacrônico, pois se nascesse nos anos 2000 ele saberia de eletrônica e simuladores tanto quanto qualquer outro jovem da idade dele. E um piloto de hoje se nascesse em 1940 chegaria em 1960 entendendo de mecânica e sabendo dirigir carros com marcha manual como os pilotos da época, nem mais nem menos. O mesmo vale para todos esportes e mesmo outras áreas do conhecimento. Imagine transportar Newton e Einstein para hoje, entregar-lhes o celular e dizer que são burros porque não sabem nem desbloquear uma tela ou instalar um aplicativo. Não faz sentido.
Anacronismo
Interessante ponto de vista.
Boa verdade
Excelente análise.
Boaa👏🏼
Puta cara gente boa, humilde e inteligente pra kct.....vida londa irmao!
Cara, na real, NINGUÉM quer saber a verdade, as pessoas querem acreditar na verdade que melhor lhe convém, não espere que a maioria goste de um documentário verdadeiro.
Ja sinto Ferro 😩🤔
Tu é man ???
🤣
Kkkkkkkk
🤭😂😂😂
Kkkkkk
Que cara humilde, impressionante! Isso é uma qualidade raríssima em um lutador
Robert é americano e fala muito bem português, parabéns.
Ou pai ou a mae sao do BR
@@regisblues sim, provavelmente.
Veio adolescente pro Brasil. Inclusive a formaçao dele no bjj foi aqui
@@marcelomarcelo63 por isso, português perfeito.
Caraca.. sem nenhum sotaque
É...não podemos tb generalizar todos os atletas das antigas com todos de hoje em dia...É lógico q o Jiuitsu atual é muito diferente e bem mais difícil do antigo por conta da evolução...hoje tem técnicas como: berimbolo, 50/50, guarda lapela e etc... Mas na luta do Roger contra o Buchecha vc vê q o JJ básico ainda funciona contra um mais moderno.
Excelente entrevista.
Essas técnicas modernas de que fala, já existem desde os torneios de Newaza / Kosen Judo ... 🤷🏻♂️
Simplesmente voltaram a ser utilizadas com maior ênfase.
Que cara bom com as palavras👊🏻
Massa o vídeo!
na vida confiança em si mesmo, esse é o segredo do sucesso
A melhor entrevista da história do PVT. Finalmente surgiu um historiador com respaldo dentro do jiu-jitsu pra quebrar todas essas inverdades e distorções que ocorreram durante décadas, isso sem falar nos nomes importantíssimos esquecidos também
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Sábias palavras, só perde pro silêncio
@@talvezdefinitivo A única coisa que tu consegue é esse monte de 'kkkk' mesmo. Se limita à tua insignificância, criança.
@@talvezdefinitivo vai tomar no teu cu tranquilo.
As fontes que é bom nada kkkkk
@@marcioassis1612 me mostra uma fonte segura que os Gracies treinaram com Maeda e inventaram alguma coisa. No aguardo.
Parabéns pela a matéria tirando essa ideia que os Grace inventaram i jiu-jitsu
Cada um na sua era, hj com toda essa tecnologia de treino, alimentação, suplementação, hormonização e etc... acho q a galera das antigas tb teriam o mesmo êxito, quê os atuais.
Hoje não, mas ele com a mesma idade desses caras passaria o carro... assiste Rickson X Peixotinho final do absoluto, ele passa o carro legal
Poucas vezes eu vi um praticante de Jiu Jitsu ser tão lúcido e imparcial comentando sobre a origem do Jiu Jitsu no Brasil.
Os gayce piram.
Que entrevista, parabéns.
Jacinto Ferro é fogo
Grão mestre Adilson polloski tb é da linhagem do Maeda
bjj so eh geo omori ,yano e gracie a linhagem maeda so deixou linhagem no judo e muito pouca satake deixou mas no judo
Negativo, ele criou o Karatê Paranaense imitando os movimentos das foices e enchadas nas hortas de abóbora.
Quem é da linhagem Maeda é o Grão Mestre Nelio Drake, que criou o Gilberto Jitson.
Treino Jiu Jitsu mas vou te dizer que não tem como bater de frente contra o Karatê do grão mestre Adilson Polloski, esse vive para sempre, Karatê Paranaense Forever, . Oss 🥋
Essa história do Rickson não aguentar 2 minutos com Rafael, Buchecha, Roger... Não me entra na goela nem fodendo. Tenho certeza que ele dava MUITO dentro e ganharia de vários que fossem compatíveis com o peso.
felipe vilela qual a dificuldade vcs tem de entender que o Rickson é uma farsa? Não enfrentou ninguém bom, não tem vídeos bons dele lutando, é uma fraude
@@Victorvictorsouzasouza Cara tb ñ é assim, o Rickson era um bom faixa preta assiste a lute dele contra o peixotinho.
ruclips.net/video/UXgkJNjpDF0/видео.html
Duas perguntas pro Robert. Se Rickson não duraria 2 minutos em uma luta hj, como que o Ryron que nunca competiu e ganhou porra nenhuma sobreviveu e quase pegou no final o super campeão André Galvão? A segunda seria, se vc fechasse as portas da academia e colocasse pra brigar o Rickson no auge contra um campeão moderno de jiu jitsu no auge, quem sairia menos arrebentado? Esses caras forjaram a coisa no fogo da batalha meu amigo, testaram as posições na porrada e no real, era pra isso que o negócio funcionava, então tem que imaginar o confronto nessas condições, e tá mais do que claro que houve uma desconstrução no carácter marcial do Jiu jitsu. Esses caras das antigas usavam só o jiu jitsu, não era MMA, era só BJJ e a coisa desenrolava, imaginar que um campeão que luta com o cu pra cima iria segurar a onda com o Rickson é piada.
Escreveu bem, sobreviveu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e de um estupro daquele que o André deu, sorte dele que não valia pontos kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aooooo viagem
Quase pegou o Galvão? Kkkkkkkk tu tá de brincadeira
Ze Mário no auge viraria o buchecha do avesso se viesse nessa tal máquina do tempo. Pra não falar do Arona. Respeito a opinião dele mas não concordo que os de hoje são muito superiores aos do passado.
Kkkkkk
Caramba o Drysdale fala português muito bem. Sem sotaque algum.
Ele É Brasileiro tbem bro
Resenha rica de informações
Robert vc teve uma passagem por Sorocaba SP
Genial!!! História real, diferente da oficial.
Baseado apenas nas palavras do drysdale?
Comparar épocas e um negócio perigoso, talento e independente de épocas, Zico seria um super Zico hoje, porq ele teria todas as condições de igualdade q os atletas tem, então o Rickson hoje seria tão bom quanto foi e como é, porq todas as técnicas de evolução se vc assistir um seminário ou participar de uma aula dele vc vai ver q ele domina, agora falar isso o cara tenso 60 anos é fácil.
forma fit personal kkkkkk Rickson hoje não teria como mentir tanto, pq hoje temos internet, câmeras em todas as lutas e muita gente disposta a lutar contra o mentiroso que ele é
@@Victorvictorsouzasouza valeu geração alienada
Enquanto uns criam, outros vendem. Sem um "vendedor" o jiu-jitsu brasileiro possivelmente jamais teria o sucesso mundial que tem.
Assim como aconteceu com a Apple, o McDonald's, entre outros.
Mas tanto o criador quanto o vendedor deveriam ter o mesmo sucesso.
Pena que que ninguem sabe ao certo quem é o nome do criador la Antiguidade da Arte - Suave o pessoal deixa como créditos aos ultimos da limha historica da Artes de Solo !!!
Tinha que fazer uma resenha com o Fábio Quio Takao. Ele sabe muito! 🤙
eh um dos que estão ajudando o robert
Se tivesse 100 lutas o Robert só ganharia aquela!
Baseado em que tu diz isso? Para de se doer, cara. Maluco finalizou o Marcelinho Garcia, coisa que só ele e Jacaré fizeram no ADCC
@@luks834 O histórico dos dois lutadores conta pra você? Tanto antes quanto depois da luta, vê quem é um e quem é o outro, vê quem venceu mais, vê quem finalizou mais lutas, vê quem conquistou mais títulos, vê qualquer coisa.... Cara é só pensar um pouquinho que fica fácil de VER!
A verdade é, nunca saberemos. 🙂
@@juniorbob9181 robert viu que o mundo das competições e cheio de ego e futilidade
@@luks834 e facil certos indivíduos como junior falar sem nunca ter lutado um adcc
ENTRE O JJ DE COMPETIÇÃO E O VOLEI PREFIRO O VOLEI
qual o nome do doc ?
Lúcido. Analítico. Articulado. Excelente entrevista
Pergunte a ele sobre as raspagens de meia-guarda. Pudim de leite!
Acho que será abordado no seu documentário.
Já outros youtubers abordaram sobre várias guardas e raspagens existentes no Judô.
ruclips.net/video/6WxKDSbHaDA/видео.html
Aqui se fala sobre a De La Riva ... ruclips.net/video/xBva__P3its/видео.html
Aqui se aborda o berimbolo ...
ruclips.net/video/uHxU7UAFpRY/видео.html
isso aí cara,Jiu Jitsu campeão e humildade total
Vc disse Jacinto Ferro?!
Comparar o Jiu-jitsu do Rickson, Rolls , Royler, Renzo etc com o Jiu-jitsu de hoje? ?? Ok vamos lá o Jiu-jitsu evoluiu certo mas evoluiu esportivamente e não como arte marcial ( se é que me faço entender ) o Rickson e os irmãos e primos com só o Jiu-jitsu deles antigo os caras competiam e ainda lutavam vale tudo e brigavam na rua ( muitos relatos dizem que nunca apanharam na rua ) vamos lá quero ver qual o campeão de Jiu-jitsu que faça vale tudo usando pelas o Jiu-jitsu esportivo como ele é hoje ... e vamos ver até onde chega com esta evolução esportiva ...
Os caras antigamente treinavam Jiu-jitsu para lutar contra tudo,
Tem faxas preta que não sabe defender soco chute cabeçada etc etc ... Como comparar? ?? Será que se colocarmos o Kenan que tem perto de 80 a 90 kg con o Jiu-jitsu de hoje será que ele conseguiria ganhar do monstro culturista e wrestler que lutou ( luta de rua) contra o Pedro souier do Jiu-jitsu antigo ??? Hummmm tenho minhas dúvidas ..
O Jiu-jitsu evoluiu mas não como arte porque a parte que evoluiu e a esportiva e está serve uma pequena população que pratica Jiu-jitsu já que a maioria não compete e quer o Jiu-jitsu para se defender ... O que muda a dinâmica do jogo ...
Esta é a minha opinião a arte tem que ter aplicação de rua ( como era no passado ) Jiu-jitsu esportivo e para quem quer competir, Jiu-jitsu para defesa tem que ter um foco diferente. .. O Jiu-jitsu esportivo tem que voltar a casar com o Jiu-jitsu marcial porque se não corremos o risco de virar 2 artes diferentes como já aconteceu em várias artes marciais tradicionais que deixaram de ter aplicabilidade de defesa e luta de rua ...
O fato é que os lutadores de hoje são melhores do que os de antigamente porque assimilaram mais técnicas de chão como, por exemplo, do wrestling. Se puser um lutador competidor tipo Erberth Santos ou qualquer outro, ele passa o carro em qualquer lutador de jiu-jitsu que treina somente para defesa pessoal. Não há como comparar o nível técnico.
@@indiocrackudo4314 não concordo irmão eles são bons dentro do jogo do Jiu-jitsu. .. Se botar qualquer lutador de Jiu-jitsu de hoje para brigar luta de rua como o Rickson fazia o Royler o rolls etc vai apanhar pois não sabe usar o Jiu-jitsu fora do contexto da competição vai tomar cotovelos vai tomar soco e não sabe defender ... O Jiu-jitsu antigo era focado na luta de rua ... bote o erberth Santos para brigar um vale tudo usando o Jiu-jitsu dele e depois bote o Royler ou o Renzo para brigar igual e verá qual deles se da bem ...
O Jiu-jitsu não foi criado para brigar entre Jiu-jitsu o Jiu-jitsu foi feito para brigar com tudo soco chute cabeçada mordida tudo ... e hoje o Jiu-jitsu é senta a bunda no chão e luta ... Isso não é aplicação de rua ...
Compreende irmão? ?? O foco é diferente ... experimenta a fazer guarda com um cara dando soco em vc ... vc vai ver que vai ter de modificar sua guarda ... e os Gracies faziam isso na perfeição eles eram Jiu-jitsu de rua ... Temos que entender que mais de metade das técnicas feitas hoje dentro do Jiu-jitsu não tem aplicabilidade de luta de rua , são técnicas que vc só usa competindo nada mais .. O Jiu-jitsu deles era simples porque era o que resulta na rua ... O Jiu-jitsu evoluiu mas com o foco errado ... tiraram muitos golpes de Jiu-jitsu que já não se faz mais porque a competição não permite ... veja bem o foco de defesa e luta de rua acabou no Jiu-jitsu esportivo. ..
O Rickson provou que faxas pretas de jiujitsu não sabem defender um soco ... caralho um soco o básico de qualquer luta ... perdemos o foco marcial do Jiu-jitsu. ..
@@luisphilipesilva , o nível técnico dos lutadores de outras marciais é melhor, por isso que o lutador de jiu-jitsu não sabe defender soco ou chute. Royce Gracie na luta com Ken Shanrock que não sabia nada de trocação teve o olho lesionado. O mesmo Royce não soube anular os chutes e socos de Sakuraba. A questão aí não é jiu-jitsu ter deixado o princípio de defesa pessoal, mas o nível dos outro lutadores de MMA aumentou bastante. Por isso que é mais fácil hoje conectar socos e chutes. Por exemplo, antigamente os trocadores não treinavam luta olímpica para competir Hoje percebem que a luta olímpica é essencial para eles que conseguem manter a luta em pé e fazer o seu jogo de trocação, portanto conectando mais socos e chutes. Quer dizer, antes era fácil levar para o chão com uma simples baiana, hoje não é mais Quanto mais tempo o striker fica em pé, mas pode fazer o seu jogo. Hoje a situação para o jiu-jitsu piorou tanto que se mantivesse as regras antigas muitos lutadores de jiu-jitsu ficariam lesionados ou morreriam devido ao poder devastador e técnico que tem hoje os strikers. Luta sem tempo como antigamente seria muito perigoso. Vencer rei Zulu é diferente de vencer um lutador de MMA hoje pelo nível técnico desses lutadores. Rei Zulu não sabia nem chutar nem socar. Um vídeo de um striker das antigas lutando. Veja o nível técnico dele comparado ao nível técnico de strikers de MMA da mesma época e de anos posteriores.
ruclips.net/video/9mIP_EqceaM/видео.html
ruclips.net/video/Wrw34fwf7xg/видео.html
ruclips.net/video/7ia35g8wWfk/видео.html
Perceba como no exterior o nível técnico era muito superior aos que se diziam strikers no Brasil, mas no fundo eram muito amadores. Até o Muay Thai que se desenvolveu aqui nos anos 80 tinha uma amadorismo sofrível. Você vê os caras lutando e se percebe que eram pessoas que vinham do caratê ou taekwondo e se diziam praticantes de Muay Thai.
O Muay Thai da Tailândia em décadas anteriores estava muito a frente desses "pioneiros" no Brasil em nível técnico
@@indiocrackudo4314 mas irmão ufc ou outra luta qualquer continua sendo competição entende? ??
Eu falo briga de rua ter um Jiu-jitsu que possa ser usado na rua ... Eu entendi o que vc falou irmão, mas eu não estou falando de lutador profissional não. . Eu estou falando de usar o Jiu-jitsu com a mentalidade de rua fazer as mesmas coisas mas debaixo de porrada como eles faziam ...
Irmão vc lembra dos treinos de sexta feira que a gente era acostumado a fazer ?? Que era treino com taparia ?? Logo aí que gente entendia que as bases que usávamos confortavelmente na competição e em treino normal não davam certo tínhamos que fazer ajustes mais rápidos e não era tão confortável assim ...
O focus era sempre sair na mão em qualquer lugar ... A gente não precisava ser especialistas em trocacão na rua mas o Jiu-jitsu já tinha umas bases de trocacão havia soco , chute , joelhada, cotovelos cabeçada, chute de baixo para cima que agora fazemos levantada técnica sem o chute na cara .. Nas costas havia cotovelada enfim se fazia o jogo certo para podermos entrar com o Jiu-jitsu. . Hoje isso já não entra entende ?? Tudo o que tinha aplicação de rua e que foi usado vezes sem conta por eles na rua lutando na rua hoje não tem mais ... Então para vc se defender usando o Jiu-jitsu esportivo fixa um pouco complicado sem ter estas noções que eram ensinadas a gente logo o início. .. lembrei o nome da sexta feira de treino era a sexta negra .. treino com taparia sem gi ..
Osu irmão obrigado pela resposta
Dizer que Carlos gracie nao conheceu Conde Koma é retirar a espinha dorsal da historia do Gracie jiu jitsu/ Brazilian jiu jitsu.
Nao concordo.O Rickson é completo.O jiu jitsu esportivo fica preso as regras das competições atuais e que estão muito longe dos confrontos reais e sem regras. Os quais os Gracies tem maestria.
Quero saber quais desses ai fizeram uma legião de lutadores, desafiaram outras modalidades, fizeram o UFC . . . e tudo mais que aconteceu. Rickson Gracie realmente não duraria 2 minutos, ia mandar um murro na boca desses ai e acabaria a luta. A maioria nem luta MMA que é mais leve, imagina se alguém invadisse sua academia como o Hugo fez.
Murro na boca nao vale no bjj kk
Vai jogar dama que é sua cara.
@@seekanddestroy121 obrigado pela dica, vou comprar uma agora
Finalmente um que não dá crédito somente aos Gracies
Finalmente alguém falando verdade.
qual o nome do doc ?
Raphael Gianfaldoni “closed guard: the origins of Jiu-Jitsu in brazil”
"Verdade"
Que cara humilde e centrado
Jacinto ferro ,se tá doido rsrsrs
Esse maluco fumou .
Tá viajando.
Já sente ferro ? uiii então ele é .... hummm safadão
Que cara maneiro, mano! Super inteligente!
7 , Don quixote... lutando contra moinhos... CAI FORA ROBERT!
Esse cara so falo bosta ,referente quando se compara helio e rickson nao existe comparacao igual Pelé nao se compara ,jiu jitsu desportivo nao é original self defense jiu jitsu
Discordo, ele foi bem sensato e coeso.
Não era de se estranhar, depois que "LASJOVINO", lançou um H p pegar a mulher do melhor amigo dele.
O rickson não duraria 2 minutos com o mendes 😂 brincalhão mesmo
Em competição? Não sei se 2 minutos, mas com certeza perderia pro Mendes
fabio gurgel disse que os caras dos anos 90 não venceriam nenhum campeão dos dias de hoje
@@luks834 verdade mendes venceu marios reis que tem um estilo de luta parecido com o do rickson so que mas atualizado
esse jiu jtsu do rickson invisivel não tem nada de novo e o bom e velho arroz com feijão
@@marcusantonio3606 evolução do esporte! Nada demais
@@luks834 Parceiro, não tenho essa certeza. O Rickson com 50/60 anos sim, mas o Rickson "novo" nunca saberemos. O Fábio Gurgel admitiu que bateu igual criança, assim como garantiu que muito faixa preta casca grossa e campeão passou mal treinando com o Gracie, o Cristiano Marcelo afirmou a mesma coisa, Paulo Filho disse que nunca viu nada igual, Saulo Ribeiro e Nino Schembri disseram que ele estava sempre 2 passos a frente. Aliás, o que o Fábio Gurgel falou ainda na década de 90, foi confirmado pelo Paulão anos depois. Não vejo motivos pra que tantos atletas renomados, com personalidades e mestres diferentes inventassem histórias desse tipo.
Putz, o cara só falou merd@.....
Hierarquia de posição e ser uma luta agarrada (grappling) que ensina a lutar tendo socos (striking) em mente, isso só o Jiu Jitsu Brasileiro e mais nenhuma. O resto é Judo, Wrestling etc.
Animais diferentes, parecidos e parentes até, mas diferentes.
E Jiu Jitsu Brasileiro como conhecemos é coisa dos Gracies, qualquer um tentando negar isso é tolo.
Quanta besteira. O Sambo é uma luta agarrada com socos e chutes, se assemelhando bastante ao que era o judô pré-guerra. O jiu-jitsu brasileiro é um movimento que vai além dos Gracies, que foram importantíssimos pro desenvolvimento
os gracies treinaram com geo omori
so quem treinou com jacinto foi carlos e oswaldo gracie mas pouco tempo
@@luks834 Besteira coisa nenhuma amigo. Sambo não tem hierarquia de posição. No sambo um pin é um pin é um pin. Não importa se é Mount, Side Control ou Knee on Belly. Besteira é o que você falou.
E "vai além dos Gracies" é piada. Os Gracies inventaram o Jiu Jitsu Gracie (Jiu Jitsu Brasileiro), o resto só faz parte desse mundo que é essa Arte Marcial, de um jeito ou outro.
@@luks834 "se assemelhando bastante ao que era o judô pré-guerra"
Engraçado que tudo se parece com esse fantasioso judo pre guerra né? Menos o proprio Judo. BJJ se parece judo pre guerra, Sambo se parece com judo pre guerra ...
O senhor, Lucas Timbó, é um bobão. Só isso.
Sinceramente não muda em nada na prática .