Todos os governos ajudam as suas indústrias nacionais garantindo empregos, menos o Brasil e terceiro mundo, uma exceção, a Embraer teve muita ajuda do governo no passado.
Vc esta com 100% de razão , trabalhei com Dr.Gurgel em Rio Claro e depois Citroen, Peugeot com Thierry Peugeot ,Renault e Chrysler do Brasil, a primeira foi meu primeiro emprego como engenheiro em 1986 trabalhamos no projeto CENA ou BR800 , nesta época Vc sentia o entusiasmo de empresas fornecedoras, empresas locais que admiravam a Gurgel (um orgulho Nacional), resumindo a sua falência foi graças a total falta de visão do governo brasileiro em incentivar a industria nacional!
Além de carecermos de ambição por causa de pouca autoestima, temos a praga da venalidade daqueles que não apoiam o empreendedorismo sem auferir vantagens.
@Geopolitik O governo socorre pq ele é o agente que quebra elas, por exemplo, os países colocam impostos sobre a contratação de empregos, colocam barreiras sobre o aço, alumínio e outros materiais. O Estado é nosso grande inimigo.
@Geopolitik Claro se o estado der dinheiro para um grupo este grupo vai crescer amigo, como no caso da JBS aonde ela comprou todos os frigoríficos, porém este dinheiro poderia ir para educação, saúde , segurança e outros frigoríficos poderiam concorre com ela, porém, a JBS quebrau todos. Melhor do que dar dinheiro para as pessoas é não tirar dinheiro das pessoas, pois elas poderiam abrir uma empresa também.
O próprio brasileiro também ignora tudo que é 100% nacional. Lembro das pessoas debocharem quando eu falava sobre um determinado aparelho eletrônico ser 100% nacional e de ótima qualidade. Ouvia muito coisas do tipo:" se é nacional, não presta. Só uso se for importado." O governo matou muitas coisas boas desse país, e além do setor automotivo, tem também o eletrônico e o militar, onde o último está lentamente se reerguendo. Já fiquei muito triste ao desmontar aparelhos eletrônicos antigos e ver toda a alta qualidade dos materiais e estrutura, tudo 100% brasileiro. E hoje em dia tudo ser chinês e nem peça nacional se achar mais.
O Brasil é unicamente mesmo um país contraditório, vê se pode heim... Tudo aqui é atrasado, povo reclamão das coisas, eu não entendo realmente nada desse povo louco, que vive numa convulsão. E ainda de cagar pra tudo. 👎🏽😡🤬
isso é por causa de marcas como a positivo q estão a cada dia regredindo a tecnologia e por algum motivo é bastante conhecida nacionalmente ai o cara vai lá e pega um eletrônico desses se decepciona e as marcas brasileiras q trabalham serio e teriam futuro paga o pato por causa de desconfiança
Câmbio Power Shift também ajudou dar o golpe final! Culpar tudo que está em volta, é mais fácil do que olhar, para o que tem feito. Uma pena que nem tudo estava perdido, Ford Ka, EcoEsport estavam vendendo bem, tinham qualidade e foram abandonados.
A Gurgel é um dos casos mais revoltantes sobre industrialização brasileira, o governo tacou o fodasse pra o que poderia ser a Ford/Tesla brasileira e resolveu ajudar a concorrência internacional, principalmente a Fiat, fazendo com que a Gurgel tivesse que lidar com a concorrência internacional esmagadora e por ironia o seu próprio governo e o resultado não preciso nem dizer, o vídeo já mostra isso
@@luizval.314 Todo mundo tirava sarro da Toyota do início, por que os carros igualmente eram uma merda, ela igual a Gurgel tava a beira da falência, mas olha só o que ela é hoje
@Richard Mauricio aquele carro não tinha nada de mais. Qualquer um entusiasta em mecanica/ elétrica que tivesse dinheiro poderia fabricar um! Não tinha nada de tecnologia, coisa bem simples mesmo. Estou falando do itaipu.
Eu trabalhei na ford (troller) e só fui demitido quando eles anunciaram a partida dela, foi triste, foi o meu primeiro emprego em uma indústria e eu já ia assinar a carteira. Mas sou grato pela experiência!
@@andreoracao3174 Assinaram man, mas como funcionário temporário. Era contrato, mas ficou na carteira! Eu iria me tornar funcionário estável de lá, só que ela fechou.
Sempre fui fã da marca, minha família possuiu Pampa e Del Rey na década de 80, Versalhes , Mondeo e Ranger na década de 90, Fusion nos anos 2000 e agora com os novíssimos Bronco e Maverick. Sempre estiveram presentes na minha vida.
A Ford é uma indústria que sempre prezou na inovação, mas quando conseguiu a liderança de mercado, dormiu no ponto e perdeu o mercado para a concorrência: Um exemplo foi que a Ford inaugurou o seguimento das pick-ups compactas com a Pampa, sucedendo pela Courier, mas foi engolida pela Fiat (Fiorino e Strada). Outro exemplo são os SUVs compactos, que foi inaugurado pela EcoSport, mas os erros de projeto e o péssimo pós-venda entregaram o seu consumidor para a Renault (Duster), Jeep (Renegade), Honda (HR-V) e Hyundai (Creta). Outro pecado foi colocar produtos para competir entre si no mesmo showroom, como é o caso do Fiesta, que teve duas gerações de Fiesta sendo vendidas ao mesmo tempo. Isso explica o motivo do fechamento da Troller, pois ia levar ao mecado dois produtos concorrentes. Aí vem a cereja do bolo. A saída da Ford do Brasil mostrou aos concorrentes que não compensa ter indústria aqui devido a nossa carga tributária protecionista. E não duvido que, nos próximos meses, GM, VW, Renault, Honda e Chery sejam as próximas a deixar o Brasil.
Ótimo comentário, só a questão das duas gerações do Fiesta ao mesmo tempo lnunca atrapalhou pelo contrário, a Fiat fez isso com Uno e Palio e conquistou o mercado e as outras sairam correndo, Chevrolet vendeu duas gerações do Corsa ao mesmo tempo (Classic e Corsão), VW também (teve Gol G3 e o Special pelado era o G2, depois teve G3 pelado e G4) hehehe
Excelente MATÉRIA !!! Parabéns !!! ...só...tem um problema em nosso PAÍS...os POLÍTICOS daqui...se vendem ....e NÃO é por QUALQUER DINHEIRO....é POR MUITO MESMO....já que NÃO se preocupa NUNCA com a industrialização nacional....PORQUÊ se ele não fizer isso..o OUTRO FARÁ !!! ...fora o lobby das demais montadoras daqui.....é TRISTE...mas é VERDADE.....UM ABRAÇO !!! 👍👍👍😎😎😎🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Cara, primeiramente, parabéns por postar esse conteúdo. Nós, brasileiros, temos muito potencial, mas, infelizmente, ficamos rendidos à falta de incentivo com relação ao nosso desenvolvimento tecnológico. Esses dias, eu vi uma reportagem em que brasileiros fizeram uma bateria de Nióbio, com autonomia estimada em 300km e o tempo para carga completa é de aproximadamente 6 min. Isso é revolucionário. Mas, como um excelente “jogador de futebol”, algum “time” de fora vai sair na frente e levar esse “jogador”, porque no Brasil, nós não temos espaço para ele crescer e brilhar.
Meu deus, seu conteúdo é tão bom que eu aprendo coisas que ninguém ensina, discute ou menciona. Eu não fazia ideia que a indústria automobilística no Brasil foi um desastre e não sei se evitam ensinar sobre isso na escola por ou envergonhar nosso cenário político ou não considerarem importante pro nosso futuro. É a prova de que no ritmo q nosso país tá, seu último vídeo vai ser "Por que o Brasil falhou por completo?"
não é só a indústria automobilística, é geral esse problema, Brasil está caminhando para o precipício de uma forma que muitas pessoas não estão vendo. A indústria brasileira é ridícula, está totalmente destruída. E somente ela faz um país crescer
O Brasil, já falhou por completo, tanto que somos conhecidos com a ridícula frase: ,"O Pais do Futebol", futebol, violência, corrupção e prostituição, é tudo que temos pra mostrar para o mundo, se isso não é falhar, então não sei mais o que seria!
O conteúdo é bom, o vídeo está ótimo. Mas essa história toda é sabida, não estava em segredo. Há um erro nas fabricantes agrícolas, tem a John Deere no Brasil tbm
Na verdade ele disse um monte de coisa totalmente errada, ele falava como se o Brasil fosse liberal, como se o liberalismo tivesse culpa de algo, quando na verdade o intervencionismo estatal que é o verdadeiro culpado, veja bem TODOS os países produtores de carros estão melhor posicionados que o BR (posição 133°) no ranking de liberdade econômica. O Brasil simplesmente não sabe o que é liberalismo, se soubesse nós seríamos desenvolvidos.
Você tem toda razão! Me lembro de que quando trabalhei na Metal Leve, o dono teve que vende-la para a MAHLE(concorrente no exterior). Fazíamos um produto muito melhor que os alemães, tanto que assim que compraram a empresa, transferiram o centro tecnológico que ficava em São Paulo, para a Alemanha. Detalhe: muitos clientes não aceitavam as peças com a marca da Mahle, então eram produzidas com a marca ML. Antes de vender, a Metal Leve pediu ajuda do governo Fernando Henrique Cardoso, más o vídeo mostrou qual era a intenção dos políticos: VENDER TUDO E PEGAR DINHEIRO DO FMI, resultando em desemprego e um BRASIL quebrado.
Tenho deficiência visual total, mas apesar disso consigo comentar nos vídeos com leitores de tela! Fico muito feliz pelo crescimento desse canal aqui na plataforma, resultado do excelente conteúdo postado! Seu conteúdo é de uma grande importância para mim, e para muitas outras pessoas. Parabéns pelo trabalho e pelo esforço. Motivado pelo gosto pela área da informática, eu criei com os meus amigos um canal mostrando como os cegos assistem aos vídeos, e como usam os aplicativos, no celular e computador, com total autonomia!!
No dia 17 de junho de 2019, comprei um ka sedan 1.5, 0 km na loja NAVESA, endereço av. Antônio de Souza, 736 - Guarulhos/ SP, com a consultora de vendas Vívian d’elia, passado cerca de um ano deu problema em um componente do multimídia onde fiquei quase 3 meses sem ter o multimídia do carro, porém esse problema com muito custo foi resolvido, porém para minha surpresa achando que meus problemas haviam acabado no dia 09/07/2022 estava indo para cidade de Santa Isabel pela via Dutra o carro estava normal sem barulho e sem sinalização no painel, quando cerca de 1 km que havia passado pelo pedagio da cidade de Arujá o carro foi parando do nada até que parou de vez e não mais ligou pedi auxílio a CCR concessionária que administra a via Dutra no km onde eu estava eles guincharam o carro deixando em um posto de gasolina aí tive que chamar um guincho de forma particular para trazer o carro para minha residência, quando foi na segunda feira à noite dia 11/07/2022 chamei novamente o guincho de forma particular para levar o carro para a loja autorizada Ford mercantil distribuidora de veículos LTDA, onde receberam o meu carro e levaram cerca de 5 dias para dizer o que aconteceu com o meu carro, quando foi na sexta feira à tarde dia 15/07/2022, o consultor Arthur Cassiano villanova da loja autorizada da ford, entrou em contato informando que já haviam descoberto o que aconteceu com o meu carro e aí ele disse que a Correia dentada arrebentou eu falei pode trocar a Correia aí ele disse, não é tão simples assim aí começou a me explica e resumindo o meu carro que comprei 0 km realizei todas as revisões na concessionária conforme me foi orientado, hoje não tem mais o motor porque a Correia quando arrebentou danificou todo o motor e para eu ter o meu carro novamente eu terei que pagar um valor de cerca de R$ 27.000,00, e como fazem cerca de 15 dias que acabou a garantia do meu carro ele não poderia fazer nada o que ele poderia fazer pra me AJUDAR é parcelar o valor em 10x sem juros, sem que ainda estou pagando o carro cerca de R$ 1.500,00 o valor da parcela e ainda quer que eu assuma uma parcela de R$ 2.700,00 como se fosse fácil assim achando ele que o país em tempo de crise alguém tem esse valor pra compra peça de carro, e detalhe essa Correia no manual da Ford pede pra trocar com 160.000 km e o meu carro só tem 50.000 km, fazemos sacrifício pra compra um carro 0 km pra vê se não temos dor de cabeça e o problema é em dobro. TOMEM CUIDADO PENSEM 2x ANTES DE COMPRAR OS CARROS DA FORD. Pois o pós venda é péssimo olha o que o consultor fala que não pode fazer nada.
Meu amigo se o manual manda trocar com 160.000km e a correia quebrou com 50.000 você tem o direito de ser ressarcido, pois o erro é da montadora e não seu, procure um advogado que é CAUSA GANHA.
A Ford conseguiu ser líder de vendas na categoria de picapes leves com a extinta Pampa em todos os anos que teve em linha de produção e segurou várias concessionária por algum tempo, como aqui na minha região, e se ela tivesse tido a sabedoria e a sorte de ter o mercado que hj e da Fiat Strada que antes foi da Ford Pampa, somente essa categoria conseguiria manter a Ford aqui
A CARGA DE IMPÓSTOS E DIREITOS TRABALHISTAS BRASIL ARREGAÇAM COM QUALQUER EMPRESA. OS IMPÓSTOS NO BRASIL QUANDO NÃO DESTROEM E DEIXAM MILHARES DE DESEMPREGADOS, FAZEM AS EMPRESAS REPENSAREM NA DOR DE CABEÇA QUE É EMPREENDER NESTE PAÍS
É incrível que a gente teve que fazer teste para pagar um preço alto de tantos anos sem indústrias brasileiras é chocante essa matéria Espero que bastante pessoas veja esse vídeo
Fechou fábricas em vários países nos últimos anos. Sei lá o que está acontecendo com ela. Uma pena mesmo.
2 года назад+19
A Ford arrebenta no mercado norte americano. Pessoal lá gosta muito da Series F, vende demais, e os norte-americanos tem poder de compra! Lá eles tão começando vender a series F versão elétrica tá tendo muito elogios. E também vão começar vender carros, igual a Tesla, pela internet sem intermediários (concessionárias)
Não EUA a coisa é outra entra na concorrência ou não vai ou seja, lá eles emplacaram legal nos países pobres eles querem tirar o coro, stop, daí se ferram pq nunca fazem um veículo de qualidade x preço tem q ir embora mesmo
A CARGA DE IMPÓSTOS E DIREITOS TRABALHISTAS BRASIL ARREGAÇAM COM QUALQUER EMPRESA. OS IMPÓSTOS NO BRASIL QUANDO NÃO DESTROEM E DEIXAM MILHARES DE DESEMPREGADOS, FAZEM AS EMPRESAS REPENSAREM NA DOR DE CABEÇA QUE É EMPREENDER NESTE PAÍS
@@alexmaxwell264 - Os direitos trabalhistas existem para evitar escravidão. O problema é/sempre foi a taxação astronômica de impostos! Pior ainda é ouvir o governo dizer que "não tem dinheiro" e sugerir privatização, só para entrar ainda mais dinheiro na cueca deles! Revoltante.
O Brasil tem muito expertise em tecnologia automotiva. A conclusão de q a falta de joint ventures é a responsável pela falta de uma empresa brasileira não faz nenhum sentido. Tivemos empresas como a Troller, q foram compradas pela Ford. O que impede estes empreendimentos é o alto custo Brasil, com sindicalismo, impostos proibitivos, etc, além da própria saturação do mercado.
Eu pensei que era somente eu, que havia pensado nesse ponto. Agora vi que não estou sozinho. É óbvio que nenhuma empresa brasileira vai se sobressair em relação as estrangeiras, pelo alto custo de produção brasileiro. É o famoso custo Brasil. Enquanto Troller e Gurgel pagavam altíssimos custos com os funcionários e altos tributos, empresas estrangeiras podiam otimizar esses custos e oferecer produtos iguais ou melhores pelo mesmo preço (ou as vezes, até menor) que os produtos nacionais. O que está havendo com a Ford, é um sinônimo do "time que estava ganhando, não se mexia", e agora, está sendo engolida por seus concorrentes. Uma empresa muito engessada,, sem poder de reação rápido, altos custos, produção equivocada, investimentos em veículos com pouco, ou nenhum retorno financeiro, entre outros aspectos, foram os causadores dessa derrocada da Ford e seu sistema fordista.
@@lucasaugusto1721 não delira! Todas as montadoras tem subsídios fantásticos! 2 anos atrás foi revisto e remodelado! Vc sem subsídio não compete com eles!
Quem acompanha com profundidade a trajetória da Ford do Brasil nao ficou surpreso com a saida da empresa em 2020. Desde os anos 1980 a Ford queria sair do país. So nao saiu porque em 1987 se uniu com a VW e assim surgiu a Autolatina e em 2002 renovou sua linha de produtos, tendo como destaque o Ecosport. E a saida da Ford foi só o começo. Ainda vamos ver a saida de mais empresas do Brasil.
@@gilvanjunior8858 não cara, não é assim que funciona. Antes de tudo, conseguimos fazer uma relação do que é mercado; mercado = pessoa + dinheiro; o Brasil não tem mercado por conta da situação financeira da população , o poder de compra caiu muito, desestabilizando o mercado brasileiro, se as empresas já consolidadas começarem a sair, nos ficaremos carente de opções, pois hoje em dia para uma empresa entrar no Brasil e conseguir se estabelecer é muito burocrático e custoso, já sendo uma Red Flag. Empresas saindo do país não é um bom sinal, e sim o contrário, quer dizer que o país é predatório com empresas e o mercado não se sustenta
Não se preocupe se mais alguém sair, o buraco será preenchido rapidamente. Nosso "bolo" que é o mercado consumidor não cresce então cada um que entra toma a fatia de outro. Carros são caros demais. Apenas 1% da população ativa tem acesso a carros. Se vc quiser subir para 2%, que significa duplicar a produção, vc não tem indústria e nem gente pronta pra isso. Resolver esse problema e criar emprego é muito fácil. Mas vai convencer o empresário a dobrar sua capacidade sem que o tapete não seja puxado anos depois como sistematicamente acontece! Olha qto da capacidade das empresas ficaram ociosas! Basta o mercado engrenar e atingir sua capacidade que os preços explodem e o castelo de cartas vem abaixo!
Ótimo video a solução é a educação e investimento em tecnologia coisas que a Coreia do Sul e Japão investiram. Brasil carece demais de tecnologia própria e por isso é refem de multinacionais
assim como todos os seus outros vídeos esse foi muito bem feito,editado e roteirizado,da para ver o carinho e trabalho que você teve e tem com os seus vídeos
Este é o 1º vídeo sério que assisto e mostra o fracasso dos defensores do livre mercado sem regulamentações. Eu fui jovem nos anos 80 e 90, os anos noventa foram considerados a década perdida. E havia a questão da dívida externa e havia as missões do FMI, que tomavam as redeas da economia e aplicavam os seus ditames, resultando mais recessão, desemprego e mais pobreza. Espero que as pessoas aprendam muito com este vídeo. Parabéns.
Cara já tiveram grandes visionários como Barão de Mauá e Alberto Santos Dumont,mas que foram ridicularizados por estar afrente do seu tempo mas que faltou políticas que acompanhassem esses dois visionários essa e a verdade!!!!!
Matou. No Brasil só existe a política do encher o próprio bolso e perpetuar filhos e netos nas carreiras políticas que garantem vida palaciana e mordomias de uma rainha inglesa. Brasil é isso
2 года назад+8
+1 Inscrito! A história da Ford eu já conhecia, mas a linha do tempo dos carros nacionais mais vendidos ficou top, e esse gráfico das marcas também ! Merece 1K de likes de cada inscrito!
Cara, uma história interessante também, é da alfa romeo, que começou na fábrica da feneme, e terminou na importação, e também é uma empresa que se inovou lá fora, e aqui, ficamos com que ficamos.
2 года назад+1
Tem um caso interessante tbm com a Brastemp. Ela já foi a antiga Brasmotor e fabricava alguns modelos Chrysler CKD (chegava as peças desmontada e eles montavam). Tbm chegou a fechar parceria com a Volkswagen
A análise foi interessante até o meio do vídeo! A qualidade do vídeo é ótima! Parabéns. Discordo dessa visão desenvolvimentista. Sempre houve política de incentivo a industrialização, especialmente automotiva, e nunca funcionou. O motivo é bem claro, baixa produtividade. O brasileiro tem a mesma produtividade desde os anos 1980. Os impostos altíssimos, baixa qualificação, trabalhismo e reserva de mercado impedem a tão sonhada produtividade da indústria nacional. A única coisa que o desenvolvimentismo consegue é fazer o cliente pague mais por um produto pior.
Excelente video !!!! muito esclarecedor e muito objetivo! A industria automobilistica brasileira começou no Brasil quando o pais era um grande fazendão; as premissas foram erradas e não tinhamos nenhuma tecnologia e nem condições de começar a buscar uma independencia, o mercado interno foi liberado totalmente e sem contrapartida de desenvolvimento local . A produção iniciou com maquinas e equipamentos usados e com baixa produtividade, trazidos de fora , não dava para a industria local competir com suas matrizes . As tentativas de desenvolver uma industria nacional foram minadas pelos proprios governos que preferiam subsdiar os grandes grupos e abafar as iniciativas locais. Tinhamos um grande mercado mas não sabiamos negociar e nem exigir nacionalizações nas industrias de auto peças , o que foi tentado varias vezes mas todas foram sufocadas por falta de habilidades e incompetencias dos governos. A Ford teve uma grande contribuição no Brasil e superou grandes desafios mas incorreu em varios erros aqui e em todo mundo . Ter um carro Ford era ter um produto de alta qualidade e performance mas a empresa não conseguiu concorrer com outros fabricantes que eram altamente subsidiados pelos seus governos ; i.e. Toyota, Honda, Volks, Fiat , etc.
Muito bom seu vídeo.nunca tinha visto e ouvido uma explicação tão perfeita a respeito desse assunto. Espero que chegue no conhecimento das autoridades COMPETENTES que possam mudar nossa política
Uma das melhores reportagens sobre automóveis que assistir, de muito fácil entendimento e de grande qualidade de informações parabéns que possas fazer outras nota 1000!
@@yurilopesriscocreww cuidado, ele está certo, pesquisa sobre as CAMPEÃS do PT. A Ford quebrou pois ela não era uma das "campeãs", mas sim a empresa do Carlos Alberto a CAOA.
Vendo esse vídeo, na questão da Gurgel, vemos que se o Brasil tivesse se importado e investido mais na Gurgel, hoje em dia teriamos uma montadora capaz de ser uma das maiores do mundo (se não a maior que provavelmente competiria com a Tesla, já que teriamos carros elétricos desde 1980)
Excelente vídeo. Acredito que a Ford não fracassou no Brasil, lendário Escort XRE, Royale Ghia, as Pick-ups Ranger, F250, Ipanema, Ecosport Freestyle, Ka, Fusion , New fiesta, Versalles simplesmente optaram pela linha Premium 100% ELÉTRICO, Pick-up BRONCO montada na Argentina, como várias empresas já estão fazendo , modelos a Combustão sendo abandonados . E convenhamos às empresas Automobilísticas querem incentivos fiscais , mão de obra barata e subsídios. O Tiggo 3x foi abandonado, a Caoa Cherry fez a eletrificação de 100% dos novos modelos . João do Amaral Gurgel quebrou porque o governo abriu para os importados, e os Rockefeller queriam vender o substrato da Standard Oil ( gasolina) e o projeto elétrico foi mal visto , sendo retirado os subsídios além da greve de funcionários da Receita Federal atrasando a chegada de componentes da Argentina derrubando a produção da Gurgel , que caiu drasticamente de 1991 para 1992, o quê arruinou as finanças da empresa!!!!! Além de um designer defasado frente aos importados.
O vídeo é excelente e resume bem o que ocorreu com a Ford. Mas foi esquecido um fator importante, que era o excesso de processos trabalhistas, no Brasil em somente uma planta de montagem da Ford, tinha mais processos trabalhistas que todas as plantas da montadora mundo afora.
O video estava indo bem enquanto falava sobre a eletrificacao, Tesla e lucratividade. A saida da Ford nada tem a ver com quais quer dos nossos problemas. Eles sempre existiram, inclusive a concorrencia no mercado interno e os fatores causados pelos nossos governos. O problema da Ford, desde anos antes do fechamento, está em Wall Street: As margens de lucro tipicas desta industria sempre estiveram no mesmo patamar, desde seu inicio, e isto nunca foi um problema, até a chegada da "novidade" elétrica, que causou frisson em Wall Street, que e é movida a especulação e modinhas. Resultado: Desde 2014, a Ford começou a tentar vários esforços para frear a queda do preço das ações. E a principal delas foi prometer margens de lucro mais altas, a niveis que esta industria nao consegue. Foi entao decretado um prazo para as operacoes que nao cumprissem tal meta o conseguissem, do contrario, seriam fechadas. Apesar de o video estar certo sobre a diferença entre o funcionamento da economia aberta em mercados desenvolvidos e emergentes, o problema da Ford nada tem a ver com o país, como nao teve nada a ver com as situacoes de Índia e Austrália. O Ka era um carro vencedor. Seu apelido no mercado de usados até hoje é "dinheiro na mão" e chegou a ser o 2 mais vendido. Novamente, se não houvesse toda essa onda de eletrificação e o consequente frisson em Wall Street, as fabricas do Brasil, India e Australia ainda estariam funcionando.
Seus vídeos são incríveis. A edição é maravilhosa, você sabe trazer informações simples e diretas, sua voz é bacana de ouvir. Tá de parabéns. Já me inscrevi.
@@silvavelozo9050 Não existe de maneira alguma, basta ver a posição do Brasil no ranking de liberdade econômica, estamos ao lado de países como Siri Lanka. E o governo mete a mão em tudo, fora a burocracia para se empreender. Então não mete essa de livre mercado não.
Boa noite! Excelente vídeo. Talvez o melhor que abordou esta temática. Concordo em muitas partes com o que foi falado. Digo que infelizmente estamos fadados a ser um país periférico, acredito que o mundo quer isso do Brasil. Estamos em "estol". Acho que não vai ser possível reverter isso em curto espaço de tempo. Com muito trabalho e o governo fazendo as coisas corretas acredito que em 500 anos este país seja desenvolvido. Só que infelizmente os governos só querem ser corruptos, impossibilitando a tomada de medidas corretas em prol do desenvolvimento. Então este país nunca vai desenvolvido esta é a minha visão deste assunto. Obrigado. Abraços Parabéns pelo vídeo.
video ficou top a edição nss ta muito boa, se continuar o canal vai longe, foda é que deve demora muito pra edita um video e nisso o pessoal que nao sabe acha que o canal morreu, mas os videos tão sem duvidas muito bom man parabens
Eu trabalhei na Ford fui avisado que ela ia fechar na seleção pessoal quando tinha sido aprovado na época tinha esse comentário mas ninguém levou a sério como tenho experiência em trabalhar em empresa falida ou que estava indo embora do Brasil 🇧🇷 percebi que era verdade a Ford não fechou só por causa dos impostos mas também por causa do empréstimo do BNDES que ela tinha medo de uma CPI tinha muito furto e desvio de material uma fábrica velha no ABC paulista falta de mão de obra qualificada na Bahia tinha muito funcionários deficiente e muito acidente de trabalho muitos não trabalhava só marcava cartão pois estava inapto para o trabalho devido principalmente a lesões na coluna a Ford poderia ter apreendido com a Scania e fazer veículos global e não um veículo diferente para cada país agora é tarde não adianta reclamar 🥲🥲🥲🥲
Interessante é constatar que não temos uma montadora de automóveis porém temos a EMBRAER que é o "case" de sucesso a ser seguido. P.S. Em outro seguimento extremamente importante, temos a EMBRAPA. Será que esta tem alguma coisa em comum com a fabricante de aeronaves?
A FORD não fracassou no Brasil. Fracassar significa quebrar financeiramente e isto não aconteceu. A PROVA disso é que a FORD - Bahia acabou de estruturar e investir pesado na sua divisão de Tecnologia e Desenvolvimento. Aguardem que virá uma NOVA FORD por aí !!!
2 года назад+9
Perfeito! Eu dei aquela "forçada" no título mas o vídeo mostra que realmente o fracasso não é da Ford. Digo, em certa medida até é pq perdeu espaço pra concorrência mas não chegou a ponto de falência. Outro ponto é que a Ford não separava os resultados do Brasil da América Latina. Para ela tomar uma medida tão drástica de fechar as portas provavelmente o balanço da subsidiaria do nosso país vinha de resultado negativos a anos...
Nova Ford? Hj não passa de uma área sucateada. O centro tecnológico aqui é para aproveitar mão de obra barata e sugar todas ideias aproveitáveis para o mercado americano. Não se esqueça que fracassou em diversos países. E aqui ela já perdeu o lugar para Hyundai.
( João. 14:6 ) "Jesus lhe disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." Cristo é o caminho para o Pai - ninguém vem ao Pai senão por mim; Ele é a verdade de tudo o que encontramos no Pai quando chegamos a Ele: ( Colossenses. 2:9 ) "porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade," E Ele é toda a vida que sempre flui para nós e nos abençoa a partir da Divindade aproximada e manifestada Nele - ( 1 João. 5:20 ) "Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."
Países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento não são adequados para políticas econômicas liberais puras. Não têm condições para competir com igualdade e problemas sociais e educacionais emperram a evolução nesta linha. O liberalismo pode ser até um ideal a se atingir, mas não é o meio evolutivo adequado. Grato pelo vídeo!
Quando nôs for permitido produzir nossos carros.... Teremos um produto competitivo mesmo que não tenhamos tecnologia de ponta como as maiores.... Nós Brasileiros temos algo extremamente incrível; nossa criatividade hoje conhecida apenas como jeitinho.... capacidade de adaptar inovar, isso é tudo q ser humano precisa para chegar ao sucesso: ao menos foi exatamente isso que a história destes grandes nôs provou!!👊😉✌️ 🇧🇷👏👏
Bom, concordo com seu raciocínio de maneira geral mas todas as montadoras enfrentaram o mesmo cenário. Para mim, existiu um problema cultural na Ford que colocou a empresa em situações desfavoráveis ao longo de sua trajetória no Brasil. Vou citar apenas um caso: Maverick. Simplesmente aquele cupê americano, um belo carro, não era o modelo adequado para enfrentar o sucesso do Opala e não era difícil perceber isto. Mas decidiram por ele em detrimento do Taunus alemão.
Provavelmente a Boeing iria fazer a mesma coisa com a Embraer se não fosse aquelas tragédias com o 737 MAX para encerrar o acordo entre as duas fabricantes.
O que aconteceu com a Ford no Brasil, é que só tinha "profissionais" que não entendia nada de carros. Quem teve a "brilhante" idéia de colocar o powershift no Brasil? Mds! Tentaram de todo jeito, obrigar os brasileiros a usar esse câmbio pífio. Não investiram em manutenção mais barata, pois sempre foi uma das mais caras no mercado.
O powershift ainda está presente em muitos carros em sua versão atual. A CAOA, por exemplo utilizava o câmbio no Tiggo 5x. Muitos carros de luxo utilizam o mesmo câmbio.
Na verdade, muito antes, a ford só fazia carros muito feios. Quem lembra do fiesta e mondeo com grade oval? Horriveis. e davam problemas na bomba de combustivel, etc, etc
@@caseypepan980 até q achava o Mondeo e o fiesta bonitos Tinha excelentes motores Zetec, com câmbio manual. A partir disso, as coisas começaram a piorar. Bomba de combustível todos davam problemas. Tinha um Vectra GTX 2011 que todo ano tinha q trocar a bomba, mas o carro era bom.
Rapaz, meus parabéns pelo vídeo. Boa ilustração, boa dicção e bom conteúdo. É isso ai! Vai em frente. Principalmente por ter começado UM VIDEO, sem ficar implorando um Like, sininho e outras porcarias que destroem uma visualização! Pra mim tu e o cara e não o Roberto.
Entre 9:00 e 9:30 está descrito tudo o que se precisa saber sobre o porquê do Brasil ter fracassado na indústria automotiva e de bens de consumo em geral.
Exatamente! Além disso, uma legislação trabalhista arcaica e um estado grande e pesado, que gasta demais, entrega pouco e se mete em absolutamente tudo. O livre mercado não funciona apenas em países ricos, o livre mercado funciona em qualquer país em que o setor privado não tenha que carregar o setor público nas costas e precise da benção estatal pra fazer qualquer coisa.
Concordo plenamente! O governo abriu demais para os estrangeiros de fato. Lembro da Brasinca, da IBAP e da Gurgel. Todos precisavam de ajuda financeira do governo, que foram deixados na mão. Interessante que tanto esforço foi feito nos anos 1950 e 60 para motorizar o Brasil e fazer carros com cada vez mais componentes nacionais. Lembro de propagandas que diziam: "Fora o Importado", promovendo a indústria nacional de automóveis. Desenvolvemos veículos geniais como o Democrata, os Gurgel também Uirapuru GT, o Willys Capeta e outros como o Simca Tempestade. Tudo experimentado por engenheiros brasileiros mas que, parece que só por ser algo que nós fizemos (ou melhor, tentamos) fazer, não vai pra frente. Outra verdade é que o governo sempre facilitou demais para os estrangeiros. Matou idéias nacionais para depender de marcas que entregam cada vez mais produtos medíocres e incrivelmente caros. Ótimo vídeo!
Sobre a Gurgel, produziu algumas unidades aqui vizinha de casa em Presidente Prudente SP, agora estão no ramo de empilhadeiras na cidade vizinha, Presidente Venceslau!
Que segmento a Ford liderou mesmo? A de SUVs compactos? Não cobria os prejuízos que o restante da linha dava, isso que nem tô falando da linha de caminhões que nunca deu lucro
@@TroloLOL_Simps Sucesso de vendas obteve, sou consumidor, não estou analisando dados de empresa pois primeiramente, não tenho know how pra isso e, segundo, não perderei meu tempo pesquisando sobre este assunto.
Também acho isso, a Ford fez sucesso sim aqui no Brasil, isso não podemos negar, basta olhar na rua e ainda vamos ver um bom volume de veículos da marca.
Olha pelo nível da sua inteligência, vc deveria estar em um cargo muito importante em nosso país, vc é aquela pessoa de gabarito sem lugar merecido, enquanto ignorantes desfrutam de tal elevado posto, parabéns meu querido.
O povo cansou de pagar caro em carros que não valem o que querem, preço do carro aqui no Brasil é um absurdo, e os carros saem muito mal acabados, cheios de plástico e carroceria que mais parece plástico do que lata como antigamente.
cara sinceramente com esse video tirou minha duvida sobre a saida da ford no brasil. eu fiz um comentario no canal ondriver ou drive on, sobre o modelo dos" ford kas " que na minha opinião era bonito. e um dos produtores me respondeu com arrogância, dizendo que beleza não poim mesa acho que isso, e que a ford estava falindo, e que não tinha mais criatividade para novos modelos.. então essa explicação mostra porque marcas de outros países não ficam no brasil por muito tempo, exemplo, no caso " motos" tvs dafra, xineray, kasinski, e outras. e por isso que e sempre bem vindo segunda, terceira ou ate quarta explicação. parabens pelo video, um grande abraço fique com deus. 👍👍
O problema da Ford é manter a mesma mentalidade da época dos calhambeques, quando tinha uma maior relevância a nível mundial e ditava as regras em muitos países. Não se adaptou tão facilmente a mudanças relativamente rápidas nas circunstâncias do mercado, e era muito lenta para reagir. A cada vez que precisava reagir, ficava com a corda no pescoço.
O vídeo tem seu valor porque desperta um debate interessante e permite argumentos de pontos de vistas diferentes. Mas não podemos falar em liberalismo no Brasil. Só o tempo que você citou, e é verdade, para executar todo processo tributário já é um claro indício de que não é liberal. Ainda temos todos os órgãos reguladores, agências e normas que acumulam milhares de processos. O empreendedor brasileiro é um dos mais vigiados do mundo. A carga tributária é realmente excessiva e é um fator crítico. Mas tivemos ao longo da história proteção de mercado que mais atrasou o país que ajudou. A CLT e o sindicalismo muito atuante por muito tempo também amendrontou o investidor. O custo do trabalhador, por conta do sindicalismo, é alto. Alguns pensam que sai do patrão, mas sai do que o trabalhador deveria estar recebendo , e para piorar, não volta 100% para a população, mas alimenta uma máquina estatal paquidérmica. Então, o dinheiro que deveria ser a renda do trabalhador, vai pagar um puxador de cadeira de ministro do STF. Ser empreendedor no Brasil é atividade de risco. Existe uma condição crítica na nossa constituição. Nos EUA você não pode produzir o que está proibido em lei, enquanto aqui você não pode produzir o que não existe em lei. Este é um dos maiores empecilhos para os inventores. Se Bill Gates tivesse nascido no Brasil estaria vendendo CD pirata, pois não teria normas e regulamentos para softwares e seriam proibidos até que ele fizesse um lobby no Congresso para aprovar a lei. São muitos problemas aqui, e o ultimo é o liberalismo.
A FORD não fracassou no Brasil. Durante décadas estiveram presentes e ganhando dinheiro. Ocorre que o mercado mudou e a própria empresa na sua sede teve problemas e precisou se reestruturar
Fiquei feliz em saber que a WEG é nacional ... e junto com FUELTECH (que eu sei ser nacional)... desenvolveram um kit de conversão para carros elétricos ... entrevista disponível no perfil Quatro Rodas do RUclips !!! Parabéns pela pesquisa ...
Penso diferente acho o livre mercado perfeito oq coisa q nos atrapalha sao as diversas etapas da manufaturacao serem tao regularizadas a ponto de tornar inviavel uma concorrência com grandes extrangeras
Eu percebi tudo isso quando a indústria internacional comprou as fabricantes nacionais ,com o governo totalmente indiferente , me causando muita indignação e repudio, pela política de abandono de montadoras nacionais !
Essa versão de que "depender" de empresas estrangeiras é o nosso pecado é uma das maiores lendas do fracasso econômico do Brasil. Somos um dos países mais fechados ao mercado internacional no planeta. Quantos países fizeram boas políticas industriais? Coreia do Sul, Alemanha, China, todos os outros 150 (decontados os ditos desenvolvidos) fizeram má política industrial e fracassaram, inclusive o Brasil. A melhor política industrial para o Brasil é se abrir ao comércio exterior, à competição, e investir em boa educação, em qualificação do capital humano. O resto é voluntarismo estatal que nunca vai nos levar ao desenvolvimento, é voo de galinha para aventura eleitoral.
No mundo globalizado, cada país deve investir no que tem de melhor, para se manter competitivo. Nós temos as commodities, cada vez mais necessárias no mundo moderno, então temos à farta aquilo que realmente importa desde que o mundo é mundo: COMIDA E TERRAS... O que precisamos fazer é investir no beneficiamento da produção, já que muita coisa sai em estado bruto para retornar trabalhada, com um valor agregado muito mais alto...
Finalmente um conteúdo que explica o que já entedia, mas que é difícil de explicar. O perigoso cenário da economia liberal da qual nunca compactuei.
2 года назад+5
Eu já compactuei... pra mim economia era só liberalismo, o única modelo que funcionava no mundo. Quando comecei estudar como os países ricos realmente enriquecerem vc é desmentindo e isso cai por terra.
@ na minha opinião é melhor ter uma economia mais mista, tendo investimento estrangeiro mas equilibrar sua concorrência desleal ajudando empresas nacionais(quando iniciassem, claro, subsídio quebra a competição)
O Brasil é um caso curioso: Tem a 3° maior fabricante de aviões do mundo (Embraer) mas não tem uma marca de carros própria.
Vai ter, já ouviu falar na NBR? Pesquise sobre.
Todos os governos ajudam as suas indústrias nacionais garantindo empregos, menos o Brasil e terceiro mundo, uma exceção, a Embraer teve muita ajuda do governo no passado.
@@Jon-pi1so Sempre esses jipinhos para passear no Nordeste... o Brasil pode fazer mais que Jipinhos.
A Agrale que produz o Marruá ( jipe e caminhonete ) é 100 por cento brasileira . Além disso , produz caminhões , chassis para ônibus e tratores .
@@yesbrasilandworld1064 a marruá usa peças de acabamentos de outros carros.
Vc esta com 100% de razão , trabalhei com Dr.Gurgel em Rio Claro e depois Citroen, Peugeot com Thierry Peugeot ,Renault e Chrysler do Brasil, a primeira foi meu primeiro emprego como engenheiro em 1986 trabalhamos no projeto CENA ou BR800 , nesta época Vc sentia o entusiasmo de empresas fornecedoras, empresas locais que admiravam a Gurgel (um orgulho Nacional), resumindo a sua falência foi graças a total falta de visão do governo brasileiro em incentivar a industria nacional!
Foi o contrário, foi a intervenção do governo que quebrou a indústria de carros .
Além de carecermos de ambição por causa de pouca autoestima, temos a praga da venalidade daqueles que não apoiam o empreendedorismo sem auferir vantagens.
@Geopolitik O governo socorre pq ele é o agente que quebra elas, por exemplo, os países colocam impostos sobre a contratação de empregos, colocam barreiras sobre o aço, alumínio e outros materiais. O Estado é nosso grande inimigo.
@Geopolitik Claro se o estado der dinheiro para um grupo este grupo vai crescer amigo, como no caso da JBS aonde ela comprou todos os frigoríficos, porém este dinheiro poderia ir para educação, saúde , segurança e outros frigoríficos poderiam concorre com ela, porém, a JBS quebrau todos. Melhor do que dar dinheiro para as pessoas é não tirar dinheiro das pessoas, pois elas poderiam abrir uma empresa também.
@Rubens Morandi Júnior onde vc esta hoje? EUA?
O próprio brasileiro também ignora tudo que é 100% nacional. Lembro das pessoas debocharem quando eu falava sobre um determinado aparelho eletrônico ser 100% nacional e de ótima qualidade. Ouvia muito coisas do tipo:" se é nacional, não presta. Só uso se for importado."
O governo matou muitas coisas boas desse país, e além do setor automotivo, tem também o eletrônico e o militar, onde o último está lentamente se reerguendo.
Já fiquei muito triste ao desmontar aparelhos eletrônicos antigos e ver toda a alta qualidade dos materiais e estrutura, tudo 100% brasileiro. E hoje em dia tudo ser chinês e nem peça nacional se achar mais.
O Brasil é unicamente mesmo um país contraditório, vê se pode heim...
Tudo aqui é atrasado, povo reclamão das coisas, eu não entendo realmente nada desse povo louco, que vive numa convulsão.
E ainda de cagar pra tudo. 👎🏽😡🤬
Pura verdade
isso é por causa de marcas como a positivo q estão a cada dia regredindo a tecnologia e por algum motivo é bastante conhecida nacionalmente ai o cara vai lá e pega um eletrônico desses se decepciona e as marcas brasileiras q trabalham serio e teriam futuro paga o pato por causa de desconfiança
@@diogovidor0373 Real
Câmbio Power Shift também ajudou dar o golpe final! Culpar tudo que está em volta, é mais fácil do que olhar, para o que tem feito. Uma pena que nem tudo estava perdido, Ford Ka, EcoEsport estavam vendendo bem, tinham qualidade e foram abandonados.
A Gurgel é um dos casos mais revoltantes sobre industrialização brasileira, o governo tacou o fodasse pra o que poderia ser a Ford/Tesla brasileira e resolveu ajudar a concorrência internacional, principalmente a Fiat, fazendo com que a Gurgel tivesse que lidar com a concorrência internacional esmagadora e por ironia o seu próprio governo e o resultado não preciso nem dizer, o vídeo já mostra isso
Todos idolatram a Gurgel, mas convenhamos, os carros eram uma merda, comparando com os demais!
@@luizval.314 Todo mundo tirava sarro da Toyota do início, por que os carros igualmente eram uma merda, ela igual a Gurgel tava a beira da falência, mas olha só o que ela é hoje
@@luizval.314 já andou com um?
Além da Gurgel teve a Engesa , cbt a brasinca , a ibap , puma , etc ...
@Richard Mauricio aquele carro não tinha nada de mais. Qualquer um entusiasta em mecanica/ elétrica que tivesse dinheiro poderia fabricar um! Não tinha nada de tecnologia, coisa bem simples mesmo. Estou falando do itaipu.
Eu trabalhei na ford (troller) e só fui demitido quando eles anunciaram a partida dela, foi triste, foi o meu primeiro emprego em uma indústria e eu já ia assinar a carteira. Mas sou grato pela experiência!
Você ficou quanto tempo? E como assim não assinaram a sua carteira já de entrada?!
@@andreoracao3174 Assinaram man, mas como funcionário temporário. Era contrato, mas ficou na carteira! Eu iria me tornar funcionário estável de lá, só que ela fechou.
Sempre fui fã da marca, minha família possuiu Pampa e Del Rey na década de 80, Versalhes , Mondeo e Ranger na década de 90, Fusion nos anos 2000 e agora com os novíssimos Bronco e Maverick. Sempre estiveram presentes na minha vida.
Ótima explicação. É exatamente isso. Nunca se levou a sério um processo de desenvolvimento do Brasil com uma indústria própria.
A Ford é uma indústria que sempre prezou na inovação, mas quando conseguiu a liderança de mercado, dormiu no ponto e perdeu o mercado para a concorrência:
Um exemplo foi que a Ford inaugurou o seguimento das pick-ups compactas com a Pampa, sucedendo pela Courier, mas foi engolida pela Fiat (Fiorino e Strada). Outro exemplo são os SUVs compactos, que foi inaugurado pela EcoSport, mas os erros de projeto e o péssimo pós-venda entregaram o seu consumidor para a Renault (Duster), Jeep (Renegade), Honda (HR-V) e Hyundai (Creta).
Outro pecado foi colocar produtos para competir entre si no mesmo showroom, como é o caso do Fiesta, que teve duas gerações de Fiesta sendo vendidas ao mesmo tempo. Isso explica o motivo do fechamento da Troller, pois ia levar ao mecado dois produtos concorrentes.
Aí vem a cereja do bolo. A saída da Ford do Brasil mostrou aos concorrentes que não compensa ter indústria aqui devido a nossa carga tributária protecionista. E não duvido que, nos próximos meses, GM, VW, Renault, Honda e Chery sejam as próximas a deixar o Brasil.
Protecionista??? É "ROUBISTA".
@@geraldoreis1574 infelizmente, é um assalto a população essa carga tributária.
Ótimo comentário, só a questão das duas gerações do Fiesta ao mesmo tempo lnunca atrapalhou pelo contrário, a Fiat fez isso com Uno e Palio e conquistou o mercado e as outras sairam correndo, Chevrolet vendeu duas gerações do Corsa ao mesmo tempo (Classic e Corsão), VW também (teve Gol G3 e o Special pelado era o G2, depois teve G3 pelado e G4) hehehe
pois, só que inovou tanto que fez o Ka com aço de qualidade inferior e teve nota negativa nos testes de segurança.
Quanto otimismo heim, vai errar a não ser se o povo voltar com a Esquerda no Governo, vc não vê camarada da esquerda que produza um prego.
Excelente MATÉRIA !!!
Parabéns !!! ...só...tem um problema em nosso PAÍS...os POLÍTICOS daqui...se vendem ....e NÃO é por QUALQUER DINHEIRO....é POR MUITO MESMO....já que NÃO se preocupa NUNCA com a industrialização nacional....PORQUÊ se ele não fizer isso..o OUTRO FARÁ !!! ...fora o lobby das demais montadoras daqui.....é TRISTE...mas é VERDADE.....UM ABRAÇO !!! 👍👍👍😎😎😎🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Cara, primeiramente, parabéns por postar esse conteúdo. Nós, brasileiros, temos muito potencial, mas, infelizmente, ficamos rendidos à falta de incentivo com relação ao nosso desenvolvimento tecnológico. Esses dias, eu vi uma reportagem em que brasileiros fizeram uma bateria de Nióbio, com autonomia estimada em 300km e o tempo para carga completa é de aproximadamente 6 min. Isso é revolucionário. Mas, como um excelente “jogador de futebol”, algum “time” de fora vai sair na frente e levar esse “jogador”, porque no Brasil, nós não temos espaço para ele crescer e brilhar.
Você tem o link da matéria? att
Excelentes esclarecimentos. Entendo que o maior entrave do nosso salto tecnológico é a nossa falta de patriotismo.
excelente!!!!!!!!!!!!!!
Meu deus, seu conteúdo é tão bom que eu aprendo coisas que ninguém ensina, discute ou menciona. Eu não fazia ideia que a indústria automobilística no Brasil foi um desastre e não sei se evitam ensinar sobre isso na escola por ou envergonhar nosso cenário político ou não considerarem importante pro nosso futuro.
É a prova de que no ritmo q nosso país tá, seu último vídeo vai ser "Por que o Brasil falhou por completo?"
não é só a indústria automobilística, é geral esse problema, Brasil está caminhando para o precipício de uma forma que muitas pessoas não estão vendo. A indústria brasileira é ridícula, está totalmente destruída. E somente ela faz um país crescer
Foi a idéia dele que interferir na economia que quebrou a indústria de carros, foi o contrário.
O Brasil, já falhou por completo, tanto que somos conhecidos com a ridícula frase: ,"O Pais do Futebol", futebol, violência, corrupção e prostituição, é tudo que temos pra mostrar para o mundo, se isso não é falhar, então não sei mais o que seria!
O conteúdo é bom, o vídeo está ótimo. Mas essa história toda é sabida, não estava em segredo. Há um erro nas fabricantes agrícolas, tem a John Deere no Brasil tbm
Na verdade ele disse um monte de coisa totalmente errada, ele falava como se o Brasil fosse liberal, como se o liberalismo tivesse culpa de algo, quando na verdade o intervencionismo estatal que é o verdadeiro culpado, veja bem TODOS os países produtores de carros estão melhor posicionados que o BR (posição 133°) no ranking de liberdade econômica. O Brasil simplesmente não sabe o que é liberalismo, se soubesse nós seríamos desenvolvidos.
Você tem toda razão! Me lembro de que quando trabalhei na Metal Leve, o dono teve que vende-la para a MAHLE(concorrente no exterior). Fazíamos um produto muito melhor que os alemães, tanto que assim que compraram a empresa, transferiram o centro tecnológico que ficava em São Paulo, para a Alemanha.
Detalhe: muitos clientes não aceitavam as peças com a marca da Mahle, então eram produzidas com a marca ML.
Antes de vender, a Metal Leve pediu ajuda do governo Fernando Henrique Cardoso, más o vídeo mostrou qual era a intenção dos políticos: VENDER TUDO E PEGAR DINHEIRO DO FMI, resultando em desemprego e um BRASIL quebrado.
Tenho deficiência visual total, mas apesar disso consigo comentar nos vídeos com leitores de tela! Fico muito feliz pelo crescimento desse canal aqui na plataforma, resultado do excelente conteúdo postado! Seu conteúdo é de uma grande importância para mim, e para muitas outras pessoas. Parabéns pelo trabalho e pelo esforço. Motivado pelo gosto pela área da informática, eu criei com os meus amigos um canal mostrando como os cegos assistem aos vídeos, e como usam os aplicativos, no celular e computador, com total autonomia!!
Legal seu conteúdo e tals, mas tem que falar isso em todo vídeo? Jeito de ganhar fama é entregando conteúdo bom e não mendigando nós comentários
@@gabriellincoln5871 foda q ele faz isso há mó cota, e continua com o mesmo ctrl+c, ctrl+v
Esse cara aqui é lendário
@@gabriellincoln5871 Espero n ir pro inferno, mas pq seis ta respondendo se ele n vai conseguir ler ?
Vc tem o poder do Demolidor, vc é fera
No dia 17 de junho de 2019, comprei um ka sedan 1.5, 0 km na loja NAVESA, endereço av. Antônio de Souza, 736 - Guarulhos/ SP, com a consultora de vendas Vívian d’elia, passado cerca de um ano deu problema em um componente do multimídia onde fiquei quase 3 meses sem ter o multimídia do carro, porém esse problema com muito custo foi resolvido, porém para minha surpresa achando que meus problemas haviam acabado no dia 09/07/2022 estava indo para cidade de Santa Isabel pela via Dutra o carro estava normal sem barulho e sem sinalização no painel, quando cerca de 1 km que havia passado pelo pedagio da cidade de Arujá o carro foi parando do nada até que parou de vez e não mais ligou pedi auxílio a CCR concessionária que administra a via Dutra no km onde eu estava eles guincharam o carro deixando em um posto de gasolina aí tive que chamar um guincho de forma particular para trazer o carro para minha residência, quando foi na segunda feira à noite dia 11/07/2022 chamei novamente o guincho de forma particular para levar o carro para a loja autorizada Ford mercantil distribuidora de veículos LTDA, onde receberam o meu carro e levaram cerca de 5 dias para dizer o que aconteceu com o meu carro, quando foi na sexta feira à tarde dia 15/07/2022, o consultor Arthur Cassiano villanova da loja autorizada da ford, entrou em contato informando que já haviam descoberto o que aconteceu com o meu carro e aí ele disse que a Correia dentada arrebentou eu falei pode trocar a Correia aí ele disse, não é tão simples assim aí começou a me explica e resumindo o meu carro que comprei 0 km realizei todas as revisões na concessionária conforme me foi orientado, hoje não tem mais o motor porque a Correia quando arrebentou danificou todo o motor e para eu ter o meu carro novamente eu terei que pagar um valor de cerca de R$ 27.000,00, e como fazem cerca de 15 dias que acabou a garantia do meu carro ele não poderia fazer nada o que ele poderia fazer pra me AJUDAR é parcelar o valor em 10x sem juros, sem que ainda estou pagando o carro cerca de R$ 1.500,00 o valor da parcela e ainda quer que eu assuma uma parcela de R$ 2.700,00 como se fosse fácil assim achando ele que o país em tempo de crise alguém tem esse valor pra compra peça de carro, e detalhe essa Correia no manual da Ford pede pra trocar com 160.000 km e o meu carro só tem 50.000 km, fazemos sacrifício pra compra um carro 0 km pra vê se não temos dor de cabeça e o problema é em dobro. TOMEM CUIDADO PENSEM 2x ANTES DE COMPRAR OS CARROS DA FORD. Pois o pós venda é péssimo olha o que o consultor fala que não pode fazer nada.
Meu amigo se o manual manda trocar com 160.000km e a correia quebrou com 50.000 você tem o direito de ser ressarcido, pois o erro é da montadora e não seu, procure um advogado que é CAUSA GANHA.
A Ford conseguiu ser líder de vendas na categoria de picapes leves com a extinta Pampa em todos os anos que teve em linha de produção e segurou várias concessionária por algum tempo, como aqui na minha região, e se ela tivesse tido a sabedoria e a sorte de ter o mercado que hj e da Fiat Strada que antes foi da Ford Pampa, somente essa categoria conseguiria manter a Ford aqui
Verdade David
não se esqueça que a ford criou a categoria dos mini SUV com a ecosport
A CARGA DE IMPÓSTOS E DIREITOS TRABALHISTAS BRASIL ARREGAÇAM COM QUALQUER EMPRESA. OS IMPÓSTOS NO BRASIL QUANDO NÃO DESTROEM E DEIXAM MILHARES DE DESEMPREGADOS, FAZEM AS EMPRESAS REPENSAREM NA DOR DE CABEÇA QUE É EMPREENDER NESTE PAÍS
Teve a courrier, também
@@augustobatista7628 a courier continuou as vendas da pampa, mas a ford deixou ela parada no tempo.
É incrível que a gente teve que fazer teste para pagar um preço alto de tantos anos sem indústrias brasileiras é chocante essa matéria Espero que bastante pessoas veja esse vídeo
Fechou fábricas em vários países nos últimos anos. Sei lá o que está acontecendo com ela. Uma pena mesmo.
A Ford arrebenta no mercado norte americano. Pessoal lá gosta muito da Series F, vende demais, e os norte-americanos tem poder de compra!
Lá eles tão começando vender a series F versão elétrica tá tendo muito elogios. E também vão começar vender carros, igual a Tesla, pela internet sem intermediários (concessionárias)
Fechou pq q levar bilhões em benefícios em benefícios carros caríssimos sem qualidade depois vem governo de não aceita isso
Não EUA a coisa é outra entra na concorrência ou não vai ou seja, lá eles emplacaram legal nos países pobres eles querem tirar o coro, stop, daí se ferram pq nunca fazem um veículo de qualidade x preço tem q ir embora mesmo
A CARGA DE IMPÓSTOS E DIREITOS TRABALHISTAS BRASIL ARREGAÇAM COM QUALQUER EMPRESA. OS IMPÓSTOS NO BRASIL QUANDO NÃO DESTROEM E DEIXAM MILHARES DE DESEMPREGADOS, FAZEM AS EMPRESAS REPENSAREM NA DOR DE CABEÇA QUE É EMPREENDER NESTE PAÍS
@@alexmaxwell264 - Os direitos trabalhistas existem para evitar escravidão. O problema é/sempre foi a taxação astronômica de impostos! Pior ainda é ouvir o governo dizer que "não tem dinheiro" e sugerir privatização, só para entrar ainda mais dinheiro na cueca deles! Revoltante.
O Brasil tem muito expertise em tecnologia automotiva. A conclusão de q a falta de joint ventures é a responsável pela falta de uma empresa brasileira não faz nenhum sentido. Tivemos empresas como a Troller, q foram compradas pela Ford. O que impede estes empreendimentos é o alto custo Brasil, com sindicalismo, impostos proibitivos, etc, além da própria saturação do mercado.
Eu pensei que era somente eu, que havia pensado nesse ponto. Agora vi que não estou sozinho. É óbvio que nenhuma empresa brasileira vai se sobressair em relação as estrangeiras, pelo alto custo de produção brasileiro. É o famoso custo Brasil. Enquanto Troller e Gurgel pagavam altíssimos custos com os funcionários e altos tributos, empresas estrangeiras podiam otimizar esses custos e oferecer produtos iguais ou melhores pelo mesmo preço (ou as vezes, até menor) que os produtos nacionais. O que está havendo com a Ford, é um sinônimo do "time que estava ganhando, não se mexia", e agora, está sendo engolida por seus concorrentes. Uma empresa muito engessada,, sem poder de reação rápido, altos custos, produção equivocada, investimentos em veículos com pouco, ou nenhum retorno financeiro, entre outros aspectos, foram os causadores dessa derrocada da Ford e seu sistema fordista.
@@lucasaugusto1721 não delira! Todas as montadoras tem subsídios fantásticos! 2 anos atrás foi revisto e remodelado! Vc sem subsídio não compete com eles!
Quem acompanha com profundidade a trajetória da Ford do Brasil nao ficou surpreso com a saida da empresa em 2020. Desde os anos 1980 a Ford queria sair do país. So nao saiu porque em 1987 se uniu com a VW e assim surgiu a Autolatina e em 2002 renovou sua linha de produtos, tendo como destaque o Ecosport. E a saida da Ford foi só o começo. Ainda vamos ver a saida de mais empresas do Brasil.
Tomara 🙏 aí vem outras melhores assim é o mercado livre
@@gilvanjunior8858 não cara, não é assim que funciona. Antes de tudo, conseguimos fazer uma relação do que é mercado; mercado = pessoa + dinheiro; o Brasil não tem mercado por conta da situação financeira da população , o poder de compra caiu muito, desestabilizando o mercado brasileiro, se as empresas já consolidadas começarem a sair, nos ficaremos carente de opções, pois hoje em dia para uma empresa entrar no Brasil e conseguir se estabelecer é muito burocrático e custoso, já sendo uma Red Flag.
Empresas saindo do país não é um bom sinal, e sim o contrário, quer dizer que o país é predatório com empresas e o mercado não se sustenta
Não se preocupe se mais alguém sair, o buraco será preenchido rapidamente. Nosso "bolo" que é o mercado consumidor não cresce então cada um que entra toma a fatia de outro. Carros são caros demais. Apenas 1% da população ativa tem acesso a carros. Se vc quiser subir para 2%, que significa duplicar a produção, vc não tem indústria e nem gente pronta pra isso. Resolver esse problema e criar emprego é muito fácil. Mas vai convencer o empresário a dobrar sua capacidade sem que o tapete não seja puxado anos depois como sistematicamente acontece! Olha qto da capacidade das empresas ficaram ociosas! Basta o mercado engrenar e atingir sua capacidade que os preços explodem e o castelo de cartas vem abaixo!
Que conteúdo Riquíssimo irmão! Parabéns pelo excelente vídeo
Ótimo video a solução é a educação e investimento em tecnologia coisas que a Coreia do Sul e Japão investiram. Brasil carece demais de tecnologia própria e por isso é refem de multinacionais
Excelente vídeo, analise precisa e realista do contexto geral da história automobilistica no Brasil, parabéns!
assim como todos os seus outros vídeos esse foi muito bem feito,editado e roteirizado,da para ver o carinho e trabalho que você teve e tem com os seus vídeos
Oi amigo, eu e meu filho temos um canal de carros, motos e bicicletas antigos, assiste lá e se inscreva, ajude nós a melhorarmos cada vez mais, abraço
@@resgateerestore legal 👍🏻
Este é o 1º vídeo sério que assisto e mostra o fracasso dos defensores do livre mercado sem regulamentações. Eu fui jovem nos anos 80 e 90, os anos noventa foram considerados a década perdida. E havia a questão da dívida externa e havia as missões do FMI, que tomavam as redeas da economia e aplicavam os seus ditames, resultando mais recessão, desemprego e mais pobreza. Espero que as pessoas aprendam muito com este vídeo. Parabéns.
Cara já tiveram grandes visionários como Barão de Mauá e Alberto Santos Dumont,mas que foram ridicularizados por estar afrente do seu tempo mas que faltou políticas que acompanhassem esses dois visionários essa e a verdade!!!!!
Matou. No Brasil só existe a política do encher o próprio bolso e perpetuar filhos e netos nas carreiras políticas que garantem vida palaciana e mordomias de uma rainha inglesa. Brasil é isso
+1 Inscrito! A história da Ford eu já conhecia, mas a linha do tempo dos carros nacionais mais vendidos ficou top, e esse gráfico das marcas também ! Merece 1K de likes de cada inscrito!
Oi amigo, eu e meu filho temos um canal de carros, motos e bicicletas antigos, assiste lá e se inscreva, ajude nós a melhorarmos cada vez mais, abraço
Cara, uma história interessante também, é da alfa romeo, que começou na fábrica da feneme, e terminou na importação, e também é uma empresa que se inovou lá fora, e aqui, ficamos com que ficamos.
Tem um caso interessante tbm com a Brastemp. Ela já foi a antiga Brasmotor e fabricava alguns modelos Chrysler CKD (chegava as peças desmontada e eles montavam). Tbm chegou a fechar parceria com a Volkswagen
A análise foi interessante até o meio do vídeo! A qualidade do vídeo é ótima! Parabéns.
Discordo dessa visão desenvolvimentista. Sempre houve política de incentivo a industrialização, especialmente automotiva, e nunca funcionou. O motivo é bem claro, baixa produtividade. O brasileiro tem a mesma produtividade desde os anos 1980.
Os impostos altíssimos, baixa qualificação, trabalhismo e reserva de mercado impedem a tão sonhada produtividade da indústria nacional.
A única coisa que o desenvolvimentismo consegue é fazer o cliente pague mais por um produto pior.
Vídeo top. Não tenho costume de assistir vídeos acima de cinco ou dez minutos. Mas estes valem a pena! Parabéns pelo conteúdo!
Que trabalho de pesquisa sensacional.
Você está de parabéns.
Achei este vídeo uma verdadeira aula.
Muito bom mesmo.
Um dos maiores problemas nas indústrias brasileiras é: não houvir opiniões dos usuários, que são cheios de ideias 💡 fantásticas.
Excelente video !!!! muito esclarecedor e muito objetivo!
A industria automobilistica brasileira começou no Brasil quando o pais era um grande fazendão; as premissas foram erradas e não tinhamos nenhuma tecnologia e nem condições de começar a buscar uma independencia, o mercado interno foi liberado totalmente e sem contrapartida de desenvolvimento local . A produção iniciou com maquinas e equipamentos usados e com baixa produtividade, trazidos de fora , não dava para a industria local competir com suas matrizes . As tentativas de desenvolver uma industria nacional foram minadas pelos proprios governos que preferiam subsdiar os grandes grupos e abafar as iniciativas locais. Tinhamos um grande mercado mas não sabiamos negociar e nem exigir nacionalizações nas industrias de auto peças , o que foi tentado varias vezes mas todas foram sufocadas por falta de habilidades e incompetencias dos governos. A Ford teve uma grande contribuição no Brasil e superou grandes desafios mas incorreu em varios erros aqui e em todo mundo . Ter um carro Ford era ter um produto de alta qualidade e performance mas a empresa não conseguiu concorrer com outros fabricantes que eram altamente subsidiados pelos seus governos ; i.e. Toyota, Honda, Volks, Fiat , etc.
Ótimo vídeo, vale notar que além disso houve uma reestruturação global da Ford, muitas fábricas fecharam ao redor do mundo
Esse vídeo ficou muito bom, esse canal vai bombar parabéns, tá cada vez melhor seu conteúdo
Eu trabalhei 14 anos na autopeças metal leve . O que vc relata é pura verdade.
Muito bom seu vídeo.nunca tinha visto e ouvido uma explicação tão perfeita a respeito desse assunto.
Espero que chegue no conhecimento das autoridades COMPETENTES que possam mudar nossa política
Parabéns pelos 100k de inscritos! Conteúdo de qualidade 👏
Uma das melhores reportagens sobre automóveis que assistir, de muito fácil entendimento e de grande qualidade de informações parabéns que possas fazer outras nota 1000!
O que aconteceu com a Ford provavelmente foi o mesmo que aconteceu com os tratores CBT, eram dependentes de dinheiro público
KKK tudo ver kkkkkkkkk cada uma viu só rindo mesmo
@@yurilopesriscocreww é discurso da mobilização bovina, foi a ford sair para começar a pipocar "#" dizendo Ford nunca mais entre outras bobeiras.
@@yurilopesriscocreww cuidado, ele está certo, pesquisa sobre as CAMPEÃS do PT. A Ford quebrou pois ela não era uma das "campeãs", mas sim a empresa do Carlos Alberto a CAOA.
Oi amigo, notei que vc gosta de antigos, eu e meu filho estamos começando um canal de carros motos antigos, assiste lá e se inscreve, abraço
Seu vídeo é simplesmente brilhante!!! Fantástico como em apenas 20 min conseguiu se fazer tão claro e didático!!!
Vendo esse vídeo, na questão da Gurgel, vemos que se o Brasil tivesse se importado e investido mais na Gurgel, hoje em dia teriamos uma montadora capaz de ser uma das maiores do mundo (se não a maior que provavelmente competiria com a Tesla, já que teriamos carros elétricos desde 1980)
problema e que na epoca o governo se vendeu e fizeram de tudo pra lascar a gurgel
sim,Brasil foi muito burro
Excelente vídeo. Acredito que a Ford não fracassou no Brasil, lendário Escort XRE, Royale Ghia, as Pick-ups Ranger, F250, Ipanema, Ecosport Freestyle, Ka, Fusion , New fiesta, Versalles simplesmente optaram pela linha Premium 100% ELÉTRICO, Pick-up BRONCO montada na Argentina, como várias empresas já estão fazendo , modelos a Combustão sendo abandonados . E convenhamos às empresas Automobilísticas querem incentivos fiscais , mão de obra barata e subsídios. O Tiggo 3x foi abandonado, a Caoa Cherry fez a eletrificação de 100% dos novos modelos . João do Amaral Gurgel quebrou porque o governo abriu para os importados, e os Rockefeller queriam vender o substrato da Standard Oil ( gasolina) e o projeto elétrico foi mal visto , sendo retirado os subsídios além da greve de funcionários da Receita Federal atrasando a chegada de componentes da Argentina derrubando a produção da Gurgel , que caiu drasticamente de 1991 para 1992, o quê arruinou as finanças da empresa!!!!! Além de um designer defasado frente aos importados.
Seu conteúdo é absurdo de Bom, Parabéns meu irmão. 👏
Parabéns pelo seu trabalho, continue assim e que o seu canal continue crescendo cada vez mais 🙏❤️
O vídeo é excelente e resume bem o que ocorreu com a Ford.
Mas foi esquecido um fator importante, que era o excesso de processos trabalhistas, no Brasil em somente uma planta de montagem da Ford, tinha mais processos trabalhistas que todas as plantas da montadora mundo afora.
Muito inteligente a sua abordagem, eu já viajei o mundo inteiro e tenho a mesma conclusão sobre o que esta acontecendo no brasil.
O video estava indo bem enquanto falava sobre a eletrificacao, Tesla e lucratividade. A saida da Ford nada tem a ver com quais quer dos nossos problemas. Eles sempre existiram, inclusive a concorrencia no mercado interno e os fatores causados pelos nossos governos.
O problema da Ford, desde anos antes do fechamento, está em Wall Street: As margens de lucro tipicas desta industria sempre estiveram no mesmo patamar, desde seu inicio, e isto nunca foi um problema, até a chegada da "novidade" elétrica, que causou frisson em Wall Street, que e é movida a especulação e modinhas. Resultado: Desde 2014, a Ford começou a tentar vários esforços para frear a queda do preço das ações. E a principal delas foi prometer margens de lucro mais altas, a niveis que esta industria nao consegue. Foi entao decretado um prazo para as operacoes que nao cumprissem tal meta o conseguissem, do contrario, seriam fechadas.
Apesar de o video estar certo sobre a diferença entre o funcionamento da economia aberta em mercados desenvolvidos e emergentes, o problema da Ford nada tem a ver com o país, como nao teve nada a ver com as situacoes de Índia e Austrália. O Ka era um carro vencedor. Seu apelido no mercado de usados até hoje é "dinheiro na mão" e chegou a ser o 2 mais vendido. Novamente, se não houvesse toda essa onda de eletrificação e o consequente frisson em Wall Street, as fabricas do Brasil, India e Australia ainda estariam funcionando.
Seus vídeos são incríveis. A edição é maravilhosa, você sabe trazer informações simples e diretas, sua voz é bacana de ouvir. Tá de parabéns. Já me inscrevi.
não existe livre mercado no país e as montadoras vivem de subsídios além do estado que impede qualquer coisa de prosperar.
O que mais existe no Brasil é livre mercado. Cada um cobra quanto quizer.
@@silvavelozo9050 Não existe de maneira alguma, basta ver a posição do Brasil no ranking de liberdade econômica, estamos ao lado de países como Siri Lanka.
E o governo mete a mão em tudo, fora a burocracia para se empreender.
Então não mete essa de livre mercado não.
Boa noite! Excelente vídeo. Talvez o melhor que abordou esta temática. Concordo em muitas partes com o que foi falado. Digo que infelizmente estamos fadados a ser um país periférico, acredito que o mundo quer isso do Brasil. Estamos em "estol". Acho que não vai ser possível reverter isso em curto espaço de tempo. Com muito trabalho e o governo fazendo as coisas corretas acredito que em 500 anos este país seja desenvolvido. Só que infelizmente os governos só querem ser corruptos, impossibilitando a tomada de medidas corretas em prol do desenvolvimento. Então este país nunca vai desenvolvido esta é a minha visão deste assunto. Obrigado. Abraços Parabéns pelo vídeo.
video ficou top a edição nss ta muito boa, se continuar o canal vai longe, foda é que deve demora muito pra edita um video e nisso o pessoal que nao sabe acha que o canal morreu, mas os videos tão sem duvidas muito bom man parabens
Oi amigo, eu e meu filho temos um canal de carros, motos e bicicletas antigos, assiste lá e se inscreva, ajude nós a melhorarmos cada vez mais, abraço
Muito bom o texto. Uma aula. Parabéns a todos que trabalharam neste vídeo.
Eu trabalhei na Ford fui avisado que ela ia fechar na seleção pessoal quando tinha sido aprovado na época tinha esse comentário mas ninguém levou a sério como tenho experiência em trabalhar em empresa falida ou que estava indo embora do Brasil 🇧🇷 percebi que era verdade a Ford não fechou só por causa dos impostos mas também por causa do empréstimo do BNDES que ela tinha medo de uma CPI tinha muito furto e desvio de material uma fábrica velha no ABC paulista falta de mão de obra qualificada na Bahia tinha muito funcionários deficiente e muito acidente de trabalho muitos não trabalhava só marcava cartão pois estava inapto para o trabalho devido principalmente a lesões na coluna a Ford poderia ter apreendido com a Scania e fazer veículos global e não um veículo diferente para cada país agora é tarde não adianta reclamar 🥲🥲🥲🥲
Oi amigo, meu filho e eu temos um canal de carros antigos, assiste lá e se inscreva, ajude nós a melhorarmos cada vez mais, abraço
Deixe de falar m4rda sobre a Ford em Camaçari. Ela não foi a frente por causa dos impostos!
resumindo, Dr Enéias, sempre teve razão.
Interessante é constatar que não temos uma montadora de automóveis porém temos a EMBRAER que é o "case" de sucesso a ser seguido.
P.S. Em outro seguimento extremamente importante, temos a EMBRAPA. Será que esta tem alguma coisa em comum com a fabricante de aeronaves?
não a Embrapa é um órgão do governo que alxilia o agro
Concordo contigo, não há políticas públicas de desenvolvimento de longo prazo. No máximo 4 anos.
A FORD não fracassou no Brasil. Fracassar significa quebrar financeiramente e isto não aconteceu. A PROVA disso é que a FORD - Bahia acabou de estruturar e investir pesado na sua divisão de Tecnologia e Desenvolvimento. Aguardem que virá uma NOVA FORD por aí !!!
Perfeito! Eu dei aquela "forçada" no título mas o vídeo mostra que realmente o fracasso não é da Ford. Digo, em certa medida até é pq perdeu espaço pra concorrência mas não chegou a ponto de falência. Outro ponto é que a Ford não separava os resultados do Brasil da América Latina. Para ela tomar uma medida tão drástica de fechar as portas provavelmente o balanço da subsidiaria do nosso país vinha de resultado negativos a anos...
Aguardando pra ver então e torcendo para que nos surpreendam
Nova Ford? Hj não passa de uma área sucateada. O centro tecnológico aqui é para aproveitar mão de obra barata e sugar todas ideias aproveitáveis para o mercado americano. Não se esqueça que fracassou em diversos países. E aqui ela já perdeu o lugar para Hyundai.
( João. 14:6 )
"Jesus lhe disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim."
Cristo é o caminho para o Pai - ninguém vem ao Pai senão por mim; Ele é a verdade de tudo o que encontramos no Pai quando chegamos a Ele:
( Colossenses. 2:9 )
"porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade,"
E Ele é toda a vida que sempre flui para nós e nos abençoa a partir da Divindade aproximada e manifestada Nele -
( 1 João. 5:20 )
"Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna."
Fracassou sim, as fábricas estão a venda, a planta de Camaçari já está meio caminho andado com a Byd pra fechar a compra
Hoje o mercado está cada vez mais competitivo, não importa o que vc produz, tem que ser melhor no que se faz.
Oi amigo, meu filho e eu temos um canal de carros antigos, assiste lá e se inscreva, ajude nós a melhorarmos cada vez mais, abraço
É triste a situação do Brasil.
Vai ficar pior
Eu concordo completamente com suas análises por causa disso, disso, disso... e daquilo, daquilo e daquilo.
Claudinei Alves
Presidente da ABCRJ
mano conteúdo ótimo que o seu canal cresça bastante
Oi amigo, meu filho e eu temos um canal de carros antigos, assiste lá e se inscreva, ajude nós a melhorarmos cada vez mais, abraço
Países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento não são adequados para políticas econômicas liberais puras. Não têm condições para competir com igualdade e problemas sociais e educacionais emperram a evolução nesta linha. O liberalismo pode ser até um ideal a se atingir, mas não é o meio evolutivo adequado. Grato pelo vídeo!
seus vídeos são ótimos cara, amo esses vídeos de "porque X fracassou em tal lugar"
Quando nôs for permitido produzir nossos carros....
Teremos um produto competitivo mesmo que não tenhamos tecnologia de ponta como as maiores....
Nós Brasileiros temos algo extremamente incrível; nossa criatividade hoje conhecida apenas como jeitinho.... capacidade de adaptar inovar, isso é tudo q ser humano precisa para chegar ao sucesso: ao menos foi exatamente isso que a história destes grandes nôs provou!!👊😉✌️
🇧🇷👏👏
Excelente conteúdo, ótimo canal. Mais um inscrito.
Oi amigo, meu filho e eu temos um canal de carros antigos, assiste lá e se inscreva, ajude nós a melhorarmos cada vez mais, abraço
Bom, concordo com seu raciocínio de maneira geral mas todas as montadoras enfrentaram o mesmo cenário. Para mim, existiu um problema cultural na Ford que colocou a empresa em situações desfavoráveis ao longo de sua trajetória no Brasil. Vou citar apenas um caso: Maverick.
Simplesmente aquele cupê americano, um belo carro, não era o modelo adequado para enfrentar o sucesso do Opala e não era difícil perceber isto. Mas decidiram por ele em detrimento do Taunus alemão.
A Ford, além de abandonar o Brasil, levou a única marca brasileira, a Troller
ESSES AMERICANOS...
Provavelmente a Boeing iria fazer a mesma coisa com a Embraer se não fosse aquelas tragédias com o 737 MAX para encerrar o acordo entre as duas fabricantes.
Excelente vídeo, parabéns pelo trabalho, tem coisas, que eu tinha uma breve sensação, e você firmou isso com sua pesquisa e trabalho fantásticos.
O que aconteceu com a Ford no Brasil, é que só tinha "profissionais" que não entendia nada de carros.
Quem teve a "brilhante" idéia de colocar o powershift no Brasil? Mds!
Tentaram de todo jeito, obrigar os brasileiros a usar esse câmbio pífio.
Não investiram em manutenção mais barata, pois sempre foi uma das mais caras no mercado.
O powershift ainda está presente em muitos carros em sua versão atual. A CAOA, por exemplo utilizava o câmbio no Tiggo 5x. Muitos carros de luxo utilizam o mesmo câmbio.
Na verdade, muito antes, a ford só fazia carros muito feios. Quem lembra do fiesta e mondeo com grade oval? Horriveis. e davam problemas na bomba de combustivel, etc, etc
@@caseypepan980 até q achava o Mondeo e o fiesta bonitos
Tinha excelentes motores Zetec, com câmbio manual.
A partir disso, as coisas começaram a piorar.
Bomba de combustível todos davam problemas.
Tinha um Vectra GTX 2011 que todo ano tinha q trocar a bomba, mas o carro era bom.
6 video que assisto em sequência que canal incrível parabéns !❤
Análise e vídeo .. feitos com uma competência assustadora !!!
Meu caro .. continue com seu ótimo trabalho !!!
💚 💛 💙 🤍
Pós venda da Ford...sempre foi... problema...
Rapaz, meus parabéns pelo vídeo. Boa ilustração, boa dicção e bom conteúdo. É isso ai! Vai em frente. Principalmente por ter começado UM VIDEO, sem ficar implorando um Like, sininho e outras porcarias que destroem uma visualização! Pra mim tu e o cara e não o Roberto.
Entre 9:00 e 9:30 está descrito tudo o que se precisa saber sobre o porquê do Brasil ter fracassado na indústria automotiva e de bens de consumo em geral.
Exatamente! Além disso, uma legislação trabalhista arcaica e um estado grande e pesado, que gasta demais, entrega pouco e se mete em absolutamente tudo. O livre mercado não funciona apenas em países ricos, o livre mercado funciona em qualquer país em que o setor privado não tenha que carregar o setor público nas costas e precise da benção estatal pra fazer qualquer coisa.
Concordo plenamente! O governo abriu demais para os estrangeiros de fato. Lembro da Brasinca, da IBAP e da Gurgel. Todos precisavam de ajuda financeira do governo, que foram deixados na mão. Interessante que tanto esforço foi feito nos anos 1950 e 60 para motorizar o Brasil e fazer carros com cada vez mais componentes nacionais. Lembro de propagandas que diziam: "Fora o Importado", promovendo a indústria nacional de automóveis. Desenvolvemos veículos geniais como o Democrata, os Gurgel também Uirapuru GT, o Willys Capeta e outros como o Simca Tempestade. Tudo experimentado por engenheiros brasileiros mas que, parece que só por ser algo que nós fizemos (ou melhor, tentamos) fazer, não vai pra frente.
Outra verdade é que o governo sempre facilitou demais para os estrangeiros. Matou idéias nacionais para depender de marcas que entregam cada vez mais produtos medíocres e incrivelmente caros.
Ótimo vídeo!
Eu sempre gostei dos carros da Ford.
Enquanto tiver peças vou continuar comprando.
Mesmo que semi novos.
Oi amigo, meu filho e eu temos um canal de carros antigos, assiste lá e se inscreva, ajude nós a melhorarmos cada vez mais, abraço
Excelente análise, profundidade, conhecimento estabeleceu contexto e visão estratégica acurada, perfeito.
Simplesmente excelente a sua análise.
Oi amigo, meu filho e eu temos um canal de carros antigos, assiste lá e se inscreva, ajude nós a melhorarmos cada vez mais, abraço
Sobre a Gurgel, produziu algumas unidades aqui vizinha de casa em Presidente Prudente SP, agora estão no ramo de empilhadeiras na cidade vizinha, Presidente Venceslau!
Não acho que o termo certo seria "fracassou". A Ford liderou muitos segmentos por décadas. Isso pra mim é sucesso.
Sim, no segmento de jipes com a Troller porque só tinha ela que fabricava jipes no Brasil.
Que segmento a Ford liderou mesmo? A de SUVs compactos? Não cobria os prejuízos que o restante da linha dava, isso que nem tô falando da linha de caminhões que nunca deu lucro
@@TroloLOL_Simps Sucesso de vendas obteve, sou consumidor, não estou analisando dados de empresa pois primeiramente, não tenho know how pra isso e, segundo, não perderei meu tempo pesquisando sobre este assunto.
Também acho isso, a Ford fez sucesso sim aqui no Brasil, isso não podemos negar, basta olhar na rua e ainda vamos ver um bom volume de veículos da marca.
Nos anos 80 Ford foi líder em vendas com Escort perdendo somente para o Gol em vendas
Olha pelo nível da sua inteligência, vc deveria estar em um cargo muito importante em nosso país, vc é aquela pessoa de gabarito sem lugar merecido, enquanto ignorantes desfrutam de tal elevado posto, parabéns meu querido.
O povo cansou de pagar caro em carros que não valem o que querem, preço do carro aqui no Brasil é um absurdo, e os carros saem muito mal acabados, cheios de plástico e carroceria que mais parece plástico do que lata como antigamente.
Parabéns pela explanação! Resumo enriquecedor do mercado automobilístico nacional e internacional e seu processo involutivo no Brasil!
Oi amigo, meu filho e eu temos um canal de carros antigos, assiste lá e se inscreva, ajude nós a melhorarmos cada vez mais, abraço
Em resumo, praticamente em todas as áreas do Brasil, a gente só não é um país muito rico por vacilos do século 20
cara sinceramente com esse video tirou minha duvida sobre a saida da ford no brasil. eu fiz um comentario no canal ondriver ou drive on, sobre o modelo dos" ford kas " que na minha opinião era bonito. e um dos produtores me respondeu com arrogância, dizendo que beleza não poim mesa acho que isso, e que a ford estava falindo, e que não tinha mais criatividade para novos modelos.. então essa explicação mostra porque marcas de outros países não ficam no brasil por muito tempo, exemplo, no caso " motos" tvs dafra, xineray, kasinski, e outras. e por isso que e sempre bem vindo segunda, terceira ou ate quarta explicação. parabens pelo video, um grande abraço fique com deus. 👍👍
O problema da Ford é manter a mesma mentalidade da época dos calhambeques, quando tinha uma maior relevância a nível mundial e ditava as regras em muitos países. Não se adaptou tão facilmente a mudanças relativamente rápidas nas circunstâncias do mercado, e era muito lenta para reagir. A cada vez que precisava reagir, ficava com a corda no pescoço.
O vídeo tem seu valor porque desperta um debate interessante e permite argumentos de pontos de vistas diferentes. Mas não podemos falar em liberalismo no Brasil. Só o tempo que você citou, e é verdade, para executar todo processo tributário já é um claro indício de que não é liberal. Ainda temos todos os órgãos reguladores, agências e normas que acumulam milhares de processos. O empreendedor brasileiro é um dos mais vigiados do mundo. A carga tributária é realmente excessiva e é um fator crítico. Mas tivemos ao longo da história proteção de mercado que mais atrasou o país que ajudou. A CLT e o sindicalismo muito atuante por muito tempo também amendrontou o investidor. O custo do trabalhador, por conta do sindicalismo, é alto. Alguns pensam que sai do patrão, mas sai do que o trabalhador deveria estar recebendo , e para piorar, não volta 100% para a população, mas alimenta uma máquina estatal paquidérmica. Então, o dinheiro que deveria ser a renda do trabalhador, vai pagar um puxador de cadeira de ministro do STF. Ser empreendedor no Brasil é atividade de risco. Existe uma condição crítica na nossa constituição. Nos EUA você não pode produzir o que está proibido em lei, enquanto aqui você não pode produzir o que não existe em lei. Este é um dos maiores empecilhos para os inventores. Se Bill Gates tivesse nascido no Brasil estaria vendendo CD pirata, pois não teria normas e regulamentos para softwares e seriam proibidos até que ele fizesse um lobby no Congresso para aprovar a lei. São muitos problemas aqui, e o ultimo é o liberalismo.
Eu sou ex funcionário da Ford Motor Company, e a saída dela do Brasil exclusivamente, tem muita politicagem de fato nisso tudo.
Oi amigo, meu filho e eu temos um canal de carros, motos e bicicletas antigos, assiste lá e se inscreva, ajude nós a melhorarmos cada vez mais, abraço
Tenho um New Fiesta que adoro, desde 2015.
Parabéns pelo vídeo, muito bem editado e fundamentado... concordo plenamente com o apresentado. Fica a Pergunta.... conseguiremos?
A FORD não fracassou no Brasil. Durante décadas estiveram presentes e ganhando dinheiro. Ocorre que o mercado mudou e a própria empresa na sua sede teve problemas e precisou se reestruturar
Fiquei feliz em saber que a WEG é nacional ... e junto com FUELTECH (que eu sei ser nacional)... desenvolveram um kit de conversão para carros elétricos ... entrevista disponível no perfil Quatro Rodas do RUclips !!! Parabéns pela pesquisa ...
Penso diferente acho o livre mercado perfeito oq coisa q nos atrapalha sao as diversas etapas da manufaturacao serem tao regularizadas a ponto de tornar inviavel uma concorrência com grandes extrangeras
Canal incrível. Mais um escrito. Parabéns sucesso se continuar assim logo logo um milhão
Eu percebi tudo isso quando a indústria internacional comprou as fabricantes nacionais ,com o governo totalmente indiferente , me causando muita indignação e repudio, pela política de abandono de montadoras nacionais !
Esse e país e vendido
Seu conteúdo é muito bom mano, parabéns!!!
Essa versão de que "depender" de empresas estrangeiras é o nosso pecado é uma das maiores lendas do fracasso econômico do Brasil. Somos um dos países mais fechados ao mercado internacional no planeta. Quantos países fizeram boas políticas industriais? Coreia do Sul, Alemanha, China, todos os outros 150 (decontados os ditos desenvolvidos) fizeram má política industrial e fracassaram, inclusive o Brasil. A melhor política industrial para o Brasil é se abrir ao comércio exterior, à competição, e investir em boa educação, em qualificação do capital humano. O resto é voluntarismo estatal que nunca vai nos levar ao desenvolvimento, é voo de galinha para aventura eleitoral.
No mundo globalizado, cada país deve investir no que tem de melhor, para se manter competitivo. Nós temos as commodities, cada vez mais necessárias no mundo moderno, então temos à farta aquilo que realmente importa desde que o mundo é mundo: COMIDA E TERRAS... O que precisamos fazer é investir no beneficiamento da produção, já que muita coisa sai em estado bruto para retornar trabalhada, com um valor agregado muito mais alto...
Eu concordo completamente com a sua análise por causa disso, disso, disso... e daquilo, daquilo e daquilo...
Finalmente um conteúdo que explica o que já entedia, mas que é difícil de explicar.
O perigoso cenário da economia liberal da qual nunca compactuei.
Eu já compactuei... pra mim economia era só liberalismo, o única modelo que funcionava no mundo. Quando comecei estudar como os países ricos realmente enriquecerem vc é desmentindo e isso cai por terra.
@ na minha opinião é melhor ter uma economia mais mista, tendo investimento estrangeiro mas equilibrar sua concorrência desleal ajudando empresas nacionais(quando iniciassem, claro, subsídio quebra a competição)
Parabéns pelo excelente conteúdo precisamos de mais pessoas assim.