sistema monetario é o sistema baseado na ilusão a famosa mentira, pra dar lucro a mentira é fundamental nesse sistema monetario. ta na hora dessa mereda acabar.
@@gbardonnis5341 Há veículos específicos de cada marca. Exemplo Mercedes com motor 6 cilindros anos até 1999. BMW E46. Americanos de motor concebido até anos 80.
Morei 20 anos no Japão... Ja houve tempos que eles compraram alemães e hoje a fama eh de quebrarem muito. Tbem concordo com o que ele disse. Alemão é o mais moderno, mas durabilidade é com o japonês.
Tenho Accord de 6 cilindros. É o segundo. Ele tem 160.000 km e nunca ocorreu nada! Anda muito e não dá problema. Minha mulher tem Corolla também não dá problema. Tenho um Mercedes SLK , mas como ando muito pouco, também funciona bem. Seu entrevistado tem toda a razão: para usar só Honda e Toyota. Para passear pode ser um Mercedes. Parabéns pela entrevista !
Carro é bem durável no Brasil, porém não deveria,..ele é bem de consumo, deveria descartar depois de algum anos ou desgastes..mas o preço absurdo do carro no Brasil não permite isto..
@@paulosergiodasilva1033 não deveria. Não somos os estadunidenses, é um item que deveria durar pelo menos 10 anos. Gasta-se muita energia e dinheiro na produção constante desses carros descartáveis e a conta o consumidor paga.
Excelente! É raro encontrar o nível de sinceridade e conhecimento prático juntos em um convidado, disposto a falar a verdade para o consumidor. Parabéns para o programa.
Melhor programa de carros de luxo que já vi. O entrevistado é mecânico nos EUA e desce crítica em (quase) todo mundo! E o melhor interlocutor pra isso seria o Boris, off course!
Eu tenho 16 anos de experiência com preparação de motores ( REIKO ) em veículos de alta gama e CONCORDO TOTALMENTE COM TUDO O QUE O COLEGA FALOU! A risadinha dele quando citaram a Ferrari expressa o mesmo sentimento que eu tenho. Inclusive sobre a melhor qualidade dos Mercedes e como eles envelhecem melhor que outras marcas. Eu só ouvi verdades nesse vídeo! Por último, minhas escolhas são MERCEDES e LEXUS.
Já andei em van da Mercedes e da Volkswagen (não lembro dos nomes, especificamente), mas foi quando viajei para o exterior e foram nos buscar no aeroporto, e depois levar de volta. O que me espantou na van da Mercedes, foi que a porta corre bastando apertar um botão no chaveirinho, e em termos de conforto, achei bom, mas nada espantoso. Os carros nacionais melhoraram muito nesse quesito, e a eletrônica embarcada é o quesito que supera os do Brasil, mas vai arrumar para ver se não custa muito dinheiro, caso precise.
Muito bacana e surpreendente! Já imaginava a posição da Mercedes. Trabalhei por muitos anos em uma empresa alemã e tinha a Mercedes como cliente. A pergunta deles era sempre após apresentarmos amostras de produtos: Não tem coisa melhor? E emendavam: "Não se preocupem com preço, queremos o melhor" Resultado: As peças da Mercedes eram diferenciadas!
Sou dono de auto center desde 2016, tive um Honda CRV ano 2011 que comprei semi novo em 2013 e fiquei com ele até o ano de 2020. O carro é simplesmente um tanque de guerra, não estraga de jeito nenhum, eu sempre fazia revisões periódicas e o carro estava sempre em perfeitas condições, manutenção (preventiva) sem sustos, apenas troca de óleo, pastilhas de freio e pneus.
A minha queimou a placa eletrônica controladora do câmbio. Gastei 7 mil reais pra consertar. Na concessionária pediram 14 mil pra consertar. Tive tanta dor de cabeça que vendi. Cada um com suas experiências.
@@thiagokilou8873 Depende do modelo, não gosto da Hilux por exemplo, que tem sérios problemas de falta de estabilidade, a Toyota resolveu isso para a versão japonesa e européia, mas não tem pudor em oferecer esse lixo aqui no Brasil com preço absurdo.
Já pensou vc pagar 800 mil num carro que sempre sonhou, usar por alguns anos e ele te "deixar na mão" à noite em alguma estrada do Brasil? Com toda insegurança que temos.... Um carro desse nível tinha que andar 400 mil km sem dor de cabeça, no mínimo.
Sempre suspeitei dessas falas de motoristas: a culpa é sempre do combustível péssimo, é o óleo que é ruim mas nunca culpam a empresa por construir um conjunto mecânico ou elétrico de merda. Parabéns pela matéria.
É por isso que eu tenho um CRV de 2014. Depois de 6 anos tive que trocar os bicos injetores. O resto é só fazer as manutenções de praxe e respeitar as trocas de óleos, filtros e manter o sistema de freios. Tô feliz demais com ele. Minha filha tem um Etios que tem 6 anos e também nunca quebrou nada.
Tive uma também! Fiquei com ela por 4 anos e nunca tive problema! Passei para uma Sportage 2013 e também nunca tive problema! O problema é que o que existe é o "LIMA-CARRO". Destroem tudo que põe a mão.
Acho engraçado quando o pessoal fala "carro Premium tem que ter dono"...como se um carro de 15.000 km com problemas crônicos fosse culpa do dono...vsf, é bomba mesmo!
KKKKKKKKK -> um dos meus Carros é um Corcel 2 1981 - 41 anos rodando - todo original de fábrica, exceto pelos componentes desgaste - só manutenção básica - mada de aditivos e outras frescuras .
ate carro sem dono com 15 mil km é impossivel dar algum problema além dos cronicos...carro com essa km, dono só vai lavar e encerar. 15 mil só fez uma troca de óleo ate entao...
Essas perguntas e respostas, tirão todos as ilusões que até então eu tinha com relação as marcas citadas. A Mercedes e as japonesa continuo admirar, meus parabéns......
Excelente entrevista. A verdade é que infelizmente a quebra mais que comum dessas e muitas outras peças é 100% intencional, uma vez que a maioria dos componentes são produzidos com prazo de validade definido pelos fabricantes. Esse processo é conhecido como obsolescência programada, ou seja, tem prazo definido para quebrar e ser substituído. Os produtos japoneses são bem mais confiáveis porque eles, japoneses, não aderiram ao modelo "construir para quebrar".
Não posso falar por mim que fiz uns 90k com minha Outlander v6 e fiquei a pé porque as bronzinas de biela não aguentaram uns 300km em alta velocidade. Ter que abrir um motor Japonês com menos de 90k é de chorar.
@@dicaspracasa japonês diga-se Honda e Toyota pq Mitsubishi não é lá essas coisas não, Nissan tb dá muito problema no CVT e Mitsubishi é motor ruim mesmo Tinha a L200 2.5 turbo Diesel que era explosivo A Mitsubishi é a mais européia das japonesas, tanto que a aliança com a Renault vai garantir a sobrevivência da marca japonesa com carros da Renault (todo Mitsubishi vai ter um equivalente Renault) o novo ASX mundial é um Captur Europeu (base Renault, não Dacia)
@@dicaspracasaqual velocidade estava? Nenhum carro normal aceita alta velocidade 300 km. Essa é a questão, aí nego me seu comentário e acha que a Mit é ruim. Pega outro carro e faça isso, ande 300 km a 180 por hora pra vê se aguenta.
Tenho uma Ranger Rover 2018/2019 e já tive problema de turbina no carro, como advogado estou em meio a uma batalha judicial com a Land Rover, já que paguei 700k em um carro que em menos de 4 anos e com 40.000 mil km me vieram com um orçamento de 64k. Descaso total.
Parece até picaretagem, vender um carro e ganhar nas manutenções de problemas que na realidade deveriam ter passado por Recall. Eu não entendo muito de legislação, mas problema crônico não tem que ser sanado por eles e não pelo proprietário?
@@davisasantos6739 Isso mesmo amigo mas o caso aí da reportagem é de uma forma mais ampla tipo os carros estão ruins no geral por N motivos, globalização com fabricação de peças na china por exemplo, falta de testes severos no real e simulado, engenheiros montarem e desmontarem o carro e fazer a manutenção tb. para saber como é.
Amigo, existe uma união gananciosa e maléfica das montadores, para lesar literalmente os consumidores, onde estão fabricando veículos como motorização semi descartáveis, embora custe valores surreais, isto é uma falta de respeito ao consumidor de boa fé que literalmente é enganado com veiculos frágeis e preços exorbitantes; Deveremos mover ação coletiva para coibir esta prerrogativa criminosa praticadas por quase todos os membros da indústria automobilística
Acompanhando o que o experiente acima disse, eu sem querer fui certo. Tive um Civic por 5 anos, carro maravilhoso. Vendi com 89 mil km e hj tenho uma Mercedes Benz e sou muito feliz com ela.
Em algumas situações eu mesmo faço os consertos dos meus carros. Depois de desmontar, avaliar, trocar algumas peças vc passa a ter certeza que muitas são produzidas para não durar, é fato. Chega a ser ridículo a qualidade dos materiais que estão por detrás dos acabamentos. Excelente vídeo, mas só faltou falar da obsolescência programada. Achei especial essa entrevista, as pessoas precisam saber disso.
Moro nos EUA, comprei esse ano um Honda Fit 1.5, 2007 made in Japan com 201K km, cambio manual, só troquei 2 pneus, filtro de ar. Havia alguns detalhes no parachoque e pintura um pouco queimada parecendo um carro mal cuidado. Paguei $3.500 dolares, por dentro tudo funcionando, motor legal. Estou contente com ele, já rodei uns 3 mil km e está ótimo. Atualizando. Em 20/04/23 já andei 13.5 mil km desde a compra, troquei a bateria.
verdade, carros japa as 3 maiores de lá acho que são boas, problema é que alguns brasileiros não dá valor prefere viver em oficina, ai poderia baratear marcas aqui como honda e nissan se maioria comprasse com eles, mas.....
Meu amigo, o Fit é um ótimo carro, falo igualmente do Renault Fluence, um baita carro que caiu nas más línguas, mas que não deve para o Civic e o Corolla!
Como profissional de sistemas, nunca entendi porque os carros com uma engenharia tão sofisticada só utilizam um único sensor de temperatura... e ainda por cima na água, ou seja, se faltar água sem temperatura.... redundância de sistemas zero! Aprendi a dura lição e hoje uso sensor de temperatura com alarme conectado diretamente no bloco do motor, não importando qual carro!
Primeira vez que vejo alguém falar o que eu já pensava sozinho: o sensor mede a temperatura da água, e geralmente ainda fica na parte de cima do motor. Sem água, ou nível baixo, sem temperatura. Alem da aberração de alguns carros nem terem ponteiro de temperatura
Primeiro que se a engenharia fosse sofisticada o sensor de temperatura não seria na água! Se o projeto for bem pensado e com materiais adequados um único sensor poderia ser o suficiente!
Realmente não se faz carros como antigamente. Nunca vou esquecer este detalhe. No início dos anos 90, já morando nos Estados Unidos e ainda continuo, lembro trabalhar para um americano que tinha uma pequena companhia de pintura. Ele deixou de ser professor de história para se dedicar a trabalhos de pintura e também possuía uma licença para vender carros e barcos usados. Sempre no quintal de sua casa tinha 5 ou seis carros que ele colocava numa revista local para serem vendidos. Nesta época eu tinha um volvo 1979 com mais de 200 mil milhas ou 360 mil km rodados. Ele tinha um volvo encostado que não tinha vendido e já estava ocupando espaço no quintal. Ele chegou para mim e disse, quer este volvo para você? Como eu já tinha o meu, pensei quem sabe pego um melhor, e então perguntei, quantas milhas rodadas? Ele vira e diz 850 mil milhas. Então eu disse pra ele obrigado mas está com uma milhagem bem mais alta que o meu que tem 200 mil milhas. 850 mil milhas rodado em um motor volvo, significa 850 x 1.6, (uma milha americana equivale a 1.6 km) este carro estava com 1 milhão e 360 mil quilômetros rodados.
Tenho um Mercedes C200 Turbo. Comprei a minha com 29 mil km, agora está com 150 mil km e é impressionante a qualidade do carro, pois praticamente só fiz manutenções preventivas. A única coisa difícil de ter Mercedes é que depois que vc tem uma vc não quer mais ter outro carro! Parabéns pela qualidade da entrevista! 👏🏼👏🏼👏🏼
Tenho um Honda Acord 2009 com 100 mil, um Civic 2017 com 70 mil e um Corola 2005 com 140 mil rodados. Nenhum dos três jamais entrou numa oficina, salvo por troca de pastilha, amortecedor e batida.
O carro que comprei que realmente me deixou satisfeito foi o Honda hr-v. Tirei 0km e hoje está com 80 mil km rodados, revisões feitas a cada 10 mil km, e nenhum problema até então. Gosto é disso, carro que é só pegar e a andar sem frescura.
Como meio de transporte é um ótimo carro, como algo que de prazer e conforto ao dirigir é um péssimo carro. Duro , câmbio cvt é uma desgraça e não anda nada. Comprei um e vendi com um mês
Tb tenho um Hvr e gosto muito e não tive problema, inclusive fiz agora o novo seguro e fui informada que ele no mercado está muito mais valioso do que eu paguei na época. A valorização dele foi excelente!!! 😉😉
Também estou com um Sandero Stepway até hoje 0 problemas ! A questão é quando você realmente precisa!!! Já tive vários honda hoje não faço questão em tê-lo!
Sou funcionário público de Minas Gerais e andei 600 mil km em um Fiat Uno quadrado....O carrinho não quebrava nada e foi vendido pela empresa funcionando normalmente..... Isso ocorre pela simplicidade do veículo.... Hoje em dia os veículos, principalmente os turbos, são uma bomba relógio... Os painéis que todo fresco idolatram são integrados ao veículo, ou seja, se estragar o painel, muita coisa no carro deixa de funcionar... Eu sou purista e gosto de carro simples manual, com ar, direção e vidros elétricos, o resto é frescuragem... Não adianta ter multimídia bonita de 12 polegadas, mas, a sonorização é horrível....Prefiro comprar um som pionner e colocar 4 alto falantes, tudo por uns 1500 reais, mas, com sonorização excelente e alta sem distorcer.... A tal multimídia, pra pessoa trocar uma pasta de música tem de acessar alguns itens....Você acabou de ouvir esse pasta e pra acessar outra é uma tragédia.... Em um som simples é só dar um toque pra cima que muda de pasta e pro lado que muda de música.... Os carros evoluíram em segurança, mas, as perfumarias inúteis os tornaram extremamente caros e descartáveis.... Tem fresco que só compra carro com ar digital, freio de mão elétrico e multimídia que até hoje não sei pra que serve.... A única utilidade da multimídia seria o GPS, mas, com o celular é muito mais rápido e prático.... Cadê os carros raiz como Kadett, Golf, Astra, Focus, todos 2.0 manual? Já era..... Agora é só os falsos SUV gastadores e caros, que são ruins de estabilidade e sem graça..... Conheço vários desses carros que rodam bem até hoje sem se quebrarem e se isso acontecer é muito, mas muito mais barato do que o conserto de um turbo 1.0 de hoje....
Sei que a Land Rover, depois de certa quilometragem, carece de uma manutenção, acho que no sistema de tração, que demanda muito dinheiro. Só rico banca, e muitos deles nem tem coragem, se livram do carro. Ando pesquisando bastante, já conheci pessoas que compram carro importado, e sei que apesar da qualidade, não são toda essa maravilha que aparentam.
Eu tive um fiat marea ela nunca esquentou, apenas pegava fogo de vez em quando mas era normal.. ate que explodiu também tive um vw jetta tirando o problema do motor, do eixo, da suspensão, do cambio, e um carro muito bom. agora comprei uma bmw que parece um maestro, toda semana um concerto.
Parabéns pelo belíssimo trabalho, nunca imaginei que tivesse alguém com essa capacidade e coragem de divulgar todas essas informações, desde as falsas propagandas até qualidade e durabilidade dos automóveis produzidos no Brasil e no mundo inteiro. Só resta agradecer por essa informação muito especial que faz com que pensamos muito mais na hora de adquirir ou trocar de automóveis. 👏👏👏👏👏
Há mais de 6 anos atrás comprei um Nissan Tiida 2012 com 96000 km rodados, rodei com ele mais 30000 km durante pouco mais de 3 anos e só troquei os pneus gastos e as revisões normais de troca de óleo de motor, freios, e filtros, a única coisa que derrubou ele foi a árvore que caiu em cima dele e deu perda total, depois tivemos dois March e o atual é 2017 e estamos com ele há mais de 3 anos com mecânica perfeita.
Muito bom ter o testemunho de uma pessoa independente que não tem medo de falar a verdade.Nao é de homem hj que os carros japoneses são os que menos são vistos em oficina mecânica por problemas graves.Semana passada perdi a oportunidade de comprar um Honda Civic de um vizinho ,motor aspirado,carro conservado 35 mil km e sei que será difícil encontrar outra oportunidade dessas .
Obrigado Fellippe por compartilhar o seu conhecimento. Todos nós já sabemos dessas bombas mas o sonho de criança fala mais alto. Ao Boris, sem palavras. Você faz a diferença nesse cenário da 5 MARAVILHA DO MUNDO “todas as marcas”.
Tenho uma Cherokee 1998 Sport, comprei usada em 2013 com 113 mil km, até hoje (2022) só manutenção básica (troca de óleo, filtro etc) nunca me deixou a pé, nem baixar pneu baixou, motor de 6cc em bloco de ferro fundido, já viajei 2 vezes Recife-Rio (2250 km) e só parava para abastecer, mais nada. Acho que como mencionou, até ano 2000 ainda eram bons, depois....
não lembro onde vi, mas até saiu uma reportagem do custo de manutenção e peças da nova Cherokee, coisa absurda, acho que cobravam 30 mil num retrovisor completo.
Cara, eu sempre me perguntava porque os ricaços da minha cidade preferem Hilux, inclusive alguns já tiveram carros importados, mas todo ano compram Hilux, aí tá a resposta kkkk e já perguntei pra um que conheci, ele disse que carro com tecnologia japonesa não dá dor de cabeça, nem os bons de bolso aguentam as Land Rover da vida 😂
Meu irmão comprou uma Hilux 2010 Diesel cabine dupla com 160.000 km. Deu um pau na bomba e ele gastou quase 10 conto...Assustou e vendeu. Detalhe que era único dono e com revisões carimbadas na css até os 140.000km. Carro vai muito da sorte também. Mas é sabido que os japoneses duram mais mesmo, mas tem peças caríssimas.
Eu tive um lancer ( Japones) por 2 anos, participava de grupos com milhares de outros donos... o carro é basicamente troca de itens de desgaste. Não da problema, e quando da algo diferente, é muito raro.
Japonês não tem tanto interesse no que for o mais moderno possível mas sim no que tem a maior confiabilidade, para eles os equipamentos precisam funcionar sem problemas acima de tudo.
@@L0RD__V4D3R carros feitos para aguentar rallye né amigo, é outro padrão, tive um imprenza 2.0R automático, único defeito que tive foi um sensor da bomba de direção (R$ 250,00 para reparar) e reparo da caixa de direção (R$ 1.000,00) isso quando o carro já estava com mais de 150.000kms rodados. De resto foi manutenção preventiva: Óleo + Condicionador (nanotech) a cada 10.000kms, óleo de diferencial a cada 20.000kms, óleo câmbio automático a cada 40.000kms, correias a cada 100.00kms (baratíssimas), pastilhas e pneus. Os amortecedores KYB originais ainda estavam ótimos quando vendi o carro (160.000km), mesmo com rodas 18 e pneu de perfil menor.
@@luizgustavoantunes5829 meu sonho em ter um sti, uma pena que a Subaru tá abandonando o boxer pra focar em motores elétricos :'(, sem falar que o Lancer já não está entre nós kkkk
Boris parabéns pelo grande serviço de utilidade pública que você acaba de prestar. Difícil pra não dizer impossível encontrar na grande internet matéria tão honesta. Aproveito para parabenizar o estúdio e a qualidade de som. Respeito pelo seguidores é isso.
Comprei uma evoque 0km em 2013, todas as revisões na concessionária, andava só na poddium, mas não adianta! Pura dor de cabeça!! Troquei por uma Grand vitara 2012 4x4, tô feliz demais!! Aguenta desaforo e não deixa na mão,
Mas a Evoque teve problemas com a gasolina Brasileira? Mesmo sendo podium, é uma gasolina misturada com etanol, né? Isso me preocupado em carros importados que são só a gasolina aqui no Brasil..
@@marcioribeiro2436 não, a podium é uma das melhores gasolinas do mundo!! Melhor que as inglesas e que dos EUA, toda a gasolina precisa do etanol, octanagem etc..
Da pra aproveitar muita coisa, mas um só não tem como ter conhecimento de todas as marcas, ele tem conhecimento do que mais mecheu, não dá pra levar tudo ao pé da letra.
@@solinvictus4171 é verdade...já vi também Land Rover, Mercedez, BMW e por aí vai! O lance, caro SOL INVICTUS, é saber qual melhor custo benefício pra não cair no "resto de rico" e se ferrar. Honda e Toyota 👊🏻💪🏻
Boris, sempre escuto suas entradas na rádio . chego quase a estacionar para ouvir. :) obrigado por essa entrevista. E Fellippe, muito obrigado. SHOW !!! Vivemos num mundo descartável mesmo, pena que chegaram nas coisas caras tammbé.
Esse vídeo levantou ainda mais meu ânimo em relação ao meu carro Kia cerato 2011 com seis marchas Simplesmente não quebra 140.000 rodados só troquei o par de amortecedores dianteiros Fora isso só o básico óleo filtros e tal Sem contar a economia na estrada
Após assistir o vídeo entendi que casei com meu Astra 2011 48.000km originais . Estava pesquisando carro importado , ficou claro q eu ia me ferrar feio. Excelente vídeo, obrigada!
Meu Golf 2015 highline só trocou uma bateria e em 2022, 56000km e pneus , pastilhas originais, silenciso, econômico e anda bem. Polo e Fox desde 2011, ambos só pastilhas. Honda city 2006 estragaram o cambio cvt, antes de 60000km. Ótimas informações. Parabens.
Excelente vídeo! Parabéns! Os Ford Corcel, Del Rey, etc, eram bastante confiáveis. Usei Ford por 42 anos. Atualmente a experiência prova a qualidade Honda e Toyota.
Interessante termos pessoas experientes que nos passam essas informações com sinceridade. Isso não é só para carros, mas para diversos produtos, dos mais simples aos mais complexos.
Ponto de vista e análise excelente, não tem nada a ver com o gosto de ter um certo veículo, mas uma análise do dia a dia sobre todos os carros. Parabéns pela entrevista e conversa.
Sou Eng eletrônico já trabalhei em indústrias e manutenção. Na parte eletrônica o grande problema é que os componentes são fabricados por família daqui a uns anos se queimar uma central ou a CPU de um multimídia não vai achar só usado. Por exemplo alguém quiser um processador da Intel de 10 anos atrás só vai achar usado ou alguma revenda que tem uma galinha morta no estoque.
Há um nicho sendo explorado pelos chineses de usar esses processadores Xeon e memória que iriam para o lixo em projetos de motherboards mais novas e com excelente desempenho.
Estou indo pro meu sétimo ano com um Hb20s 1.6 Aut e ele é só alegria. Não da manutenção (só faço o básico do manual) é silencioso,macio e anda bem. Já tive Monza, Palio, Celta, Gol, Fox, Symbol, Civic e City antes.
@@marciodiniz6704 meu civic era o new civic manual, tive um 2008 e outro 2011. O carro é excelente mas era duro. A versão automática é melhor que o Hb20s. Já o City era um 2014 aut. Ele toma um baile do Hb20s em motor, suspensão. Aquela versão do City tem um motor fraco e barulhento que é o único pecado. Desses carros, alguns eram do meu pai mas eu quem dirigia.
Excelente vídeo! O maior problema ao comprar um carro desses (partindo do princípio de que quem vai comprar tem condições para isso) não é pagar caríssimo; é não receber algo à altura do preço pago. Algo que vai te tirar o sono e "te chamar" de trouxa!
Por isso é que desvalorizam tanto quando sai da garantia. Quem tem bala mesmo, tem que comprar zero. Eu tinha um cliente que trocava seu Bmw todo ano. Ele dizia que era pra perder menos (pois ainda o vendia quase zero)e não ter problemas com oficina.
Excelente a veracidade nos relatos e experiências do expert entrevistado. Poucas vezes pude ter tamanha transparência em tema de veículos Premium como neste vídeo. Todos nós agradecemos.
Gostava muito da VW, tive há anos uma Spacefox que era ótima, comprei outra e dentro da garantia vazou óleo da caixa na embreagem . Foi uma briga arrumarem na concessionária, tive que brigar, passaram alguns meses, ainda na garantia deu o mesmo problema, outra vez foi uma briga arrumarem. Resultado: troquei por um Creta 2.0 zero km ,usei por 5 anos sem problema nenhum até acabar a garantia. Agora comprei outro Creta 2.0 e sei que terei mais 5 anos de monotonia.
Ontem fiz a primeira viagem com o Creta, foi em uma boa estrada de pista dupla. Coloquei o piloto automático, fixei em 110 km-hora , pus o centralizador de faixa automático e deixei ir sozinho por uns 20 km, sempre pronto para intervir, é claro. O carro travava ou acelerava sozinho sempre quando necessário, e eu só mexia na direção para ultrapassar e voltar para a direita, ele foi perfeito sozinho. Se eu desmaiasse ele seguiria sozinho até o pedágio adiante .Aí não sei o que ele faria. Por RS170.000,00 poucos conseguiriam isso. É qualidade e tecnologia acessíveis e confiáveis.
@@jorgefurtado9037 Caraca, eu até tenho 3x mais que esse valor, mas aplicado em bolsa e renda fixa. Ainda não estou estabilizado financeiramente pra botar essa grana num carro (teria que ter umas 2 milhas aplicada sobrando no banco). Hoje ando com meu Vectra Elite 2010 (vale 35 conto) e já acho que é muito pra mim...Mas um dia chego lá.
@@JanduirMedeirosdeMorais não entendi essa regra, amigo... Precisa ter 2 milhões guardados pra comprar um carro de 170 mil? Pra q? O q vc faz com os mais de 500 mil q tem guardados? Vai comprar um apartamento? Vai usar como?
SENSACIONAL MATÉRIA !!!!MUITO MAS MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO ...BORIS É REFERENCIA EM TUDO ESPECIALMENTE HONESTIDADE E CREDIBILIDADE PARABENS !!!GRANDE SER HUMANO!!!
Caro Boris. Não vou comentar sobre carros. Você é o único entrevistador que conheço que deixa o entrevistado falar sem interrupções constantes e que não quer aparecer e saber mais que ele. Parabéns.
Eu já ouvi há tempos, sobre os problemas de alguns carros, especialmente as Land Rover, mas pra falar a verdade achava exagero; agora, depois de ver isso, duas pessoas competentes e sérios, como esse dono de oficina que transpira seriedade, não tem como não fugir de carros assim. Agora eu entendi a insistência que um lojista fez comigo há uns anos, quando eu tinha um Azera 2011 e ele propôs receber o meu como entrada numa Land 2006 a Diesel; primeiro me entregou o carro para eu rodar durante uma semana, depois baixou o preço duas vezes e facilitou de todas as formas o financiamento; graças ao meu bom Deus eu não atendi ao encanto da sereia.
O vídeo é excelente! Concordo com praticamente tudo o que foi dito, menos a parte sobre MB. Já tive MB comprado 0km que com 357km deu pane. A assistência técnica é ruim aqui no BR, e eu pessoalmente acho a ergonomia dos MB, péssima. Já tive Volvo que deu problema na parte elétrica, Chrysler que tinha problema com ferrugem, Jaguar com panes elétricas e problemas no câmbio, Omega australiano que deu muito problema também etc. Hoje estou muito satisfeito com um sedã da Hyundai.
Achei estranho. Jogou carros americanos num mesmo limbo (como se Ka e Malibu fossem a mesma coisa), e parecia que nenhuma Mercedes-Benz dá problema, sendo que é um carro complicadíssimo também, cheio de panes eletrônicas que ninguém põe a mão. No máximo, um ou outro modelo tem alguma suposta robustez, mas tem casos clássicos que modelos problemáticos. E o silêncio sobre Audi e VW (das alemãs) e sobre os franceses, bem como generalizar japoneses como "feios" parece invalidar todo o argumento, exceto marcas que são sabidamente uma bomba.
É isso ai. Conheço vários amigos que tem mercedez semi novas e é bucha também... Aliás, mesmo carros japoneses com muita eletrônica, a hora que começar a dar mau contato prepara o bolso. Minha cunhada tem um HRV 2017 e deu pau no botão do freio de mão que é eletrônico. Pagou quase 1.5k pra trocar... Esses Corollas com 2 injeções, vamos ver como vai estar daqui uns 3 anos pra ver se são tanques de guerra mesmo.
@@JoseBarbosacombr os carros americanos, dodge, ford e chevy são muito resistentes, mas não tem o pedigreee dos europeus, e são mto comuns e faceis de manter nos EUA, quanto a mercedes tem toda a historia design, conforto e eletronica que os outros carros europeus não tem, acredito que seja por isso a escolha do cara simplesmente pq ele gosta não pq é o melhor, pois existem muitos carros para tipos de uso e pessoas diferentes, um exemplo é o fluence que eu tenho que tem o design que eu gosto mas o motor e cambio japoneses...
E não foi mencionado o Volvo. Eu tenho um XC60, ano 2010, motor 3.0 turbo, sem aquele câmbio "powershift" temerário que quebra nos modelos de 2011 a 2014. Até agora fiz apenas pequenos reparos, o problema mais sério foi a válvula solenóide da bomba eletro-hidráulica que abre e fecha o porta malas. No mais é andar com respeito ao carro, passar devagar em locais esburacados, não forçar demais o motor sem necessidade. Creio que muitos problemas advém do mau uso do dono, mas concordo que há carros novos que também são problemáticos, talvez seja um jogo entre sorte e azar. Eu gosto muito do Volvo, não houve nenhuma decepção até o momento.
Só sou um entusiasta do assunto e confesso meu alívio quando ele falou das marcas que não quebram: Honda, Toyota e...Nissan! Ufaaa, falou do meu kkkkkkk
Volvo, Land Rover, Crysler, Jaguar, Audi. Já tive todos de 1990 pra cá. Tudo meia boca . Quebra muita coisa curiosamente a hora que acaba a garantia. Estourei turbo da Volvo, Jaguar e Land em garantia ainda. Tem que pensar muito bem principalmente se adquirir fora da garantia o sonho virá pesadelo.
Tenho um Honda Civic 2.0 completo. Top de linha. 17. Só fiz as revisões, inclusive hj depois da garantia. Nunca me deu problema. Minha filha tem um Volvo. 60. Svu. Blindado. 16. Nunca deu problema. Meu filho tem um Javali. Suv. 23. Nunca deu problema
Na vdd precisamos é de órgãos de defesa dos consumidores e do MP atuante, o que realmente não temos... Capitalista sempre pesa mais o lucro do que o custo e nós que pagamos o pato depois...
Eu tenho uma Nissan Maxima 30GV 1995. Esta beirando os 300.000km e segue firme e forte, nada para me queixar do motor e muito menos do câmbio. O interior não bate nada, tudo no lugar, parte elétrica perfeita, teto elétrico, vidros, travas, até a antena elétrica funciona. A confiabilidade japonesa está em outro nível. Percebo um pequeno declínio na qualidade da Nissan após a aliança com os franceses e do "furacão" Ghosn cortando custos de todos os lados para salvar a ela, mas ainda sim são ótimos carros.
O programa Vrum era um dos melhores da televisão brasileira..o problema era exatamente esse, muita sinceridade..e aí não tem patrocinador que banque.
Verdade
Pensei a mesma coisa,
Verdade
sistema monetario é o sistema baseado na ilusão a famosa mentira, pra dar lucro a mentira é fundamental nesse sistema monetario. ta na hora dessa mereda acabar.
👍👍👍👍
Sou engenheiro mecânico e faço laudos periciais sobre qualidade de veículos, em todos os sistemas. E assino embaixo do que o colega deste vídeo falou.
qual marca vc gosta e acha boa
@@gbardonnis5341 toyota honda, aaa mas e duro.... pois e... mas sao os q tem menos problemas cronicos
Qual sua opniao sobre BMW?
@@gbardonnis5341 Há veículos específicos de cada marca. Exemplo Mercedes com motor 6 cilindros anos até 1999. BMW E46. Americanos de motor concebido até anos 80.
E AUDI? LINHA Q5 2015?
Já fui mecânico nos eua e sou no Brasil, trabalhei com esses carros lá, tinham os mesmos problemas. Concordo com tudo que ele falou.
Morei 20 anos no Japão... Ja houve tempos que eles compraram alemães e hoje a fama eh de quebrarem muito. Tbem concordo com o que ele disse. Alemão é o mais moderno, mas durabilidade é com o japonês.
É isso que se busca numa entrevista, sinceridade. Muito bom, sem frescura e sem puxar saco de ninguém. Excelente Boris. Excelente.
"Sou engenheiro de tecnologia eu nunca vi tanta coisa ruim nesse mercado de carro, só ando de bicicleta e minha saúde é perfeita"
Até bicicleta está perigoso! Depende muito do local onde vive.
"Todo dia sai um bobo de casa pra ir comprar"
Retratou fielmente o brasileiro que não pensa, que não vê a verdade na sua cara.
Perfeito!
😂😂😂😂
Brasileiro é assim para TUDO!
Por isso que eu vou de Honda, fala o que quiser do design, feio é versa, Honda é bonito e não quebra
Não só brasileiro amigo. Isso é no mundo todo
Se os bobos conseguem comprar, imagine o quão espertos são aqueles que não tem a capacidade de comprar.
Tenho Accord de 6 cilindros. É o segundo. Ele tem 160.000 km e nunca ocorreu nada! Anda muito e não dá problema. Minha mulher tem Corolla também não dá problema. Tenho um Mercedes SLK , mas como ando muito pouco, também funciona bem. Seu entrevistado tem toda a razão: para usar só Honda e Toyota. Para passear pode ser um Mercedes. Parabéns pela entrevista !
É impressionante vermos os Accords antigos rodando bem ainda.
Carro é bem durável no Brasil, porém não deveria,..ele é bem de consumo, deveria descartar depois de algum anos ou desgastes..mas o preço absurdo do carro no Brasil não permite isto..
@@paulosergiodasilva1033 não deveria. Não somos os estadunidenses, é um item que deveria durar pelo menos 10 anos. Gasta-se muita energia e dinheiro na produção constante desses carros descartáveis e a conta o consumidor paga.
Os Toyota Camry são V6 com cabeçote em alumínio ...?
AUDI 8 era todo alumínio no começo dos anos 2000/01 ...?
O problema não é a excessão, e sim, a regra! sempre escuto os mecânicos, porque no geral eles tem mais gabarito para falar sobre isso.
Excelente! É raro encontrar o nível de sinceridade e conhecimento prático juntos em um convidado, disposto a falar a verdade para o consumidor. Parabéns para o programa.
Parabéns pela sinceridade
Melhor programa de carros de luxo que já vi. O entrevistado é mecânico nos EUA e desce crítica em (quase) todo mundo! E o melhor interlocutor pra isso seria o Boris, off course!
inglês ta fraco hein amigo
Eu tenho 16 anos de experiência com preparação de motores ( REIKO ) em veículos de alta gama e CONCORDO TOTALMENTE COM TUDO O QUE O COLEGA FALOU! A risadinha dele quando citaram a Ferrari expressa o mesmo sentimento que eu tenho. Inclusive sobre a melhor qualidade dos Mercedes e como eles envelhecem melhor que outras marcas. Eu só ouvi verdades nesse vídeo! Por último, minhas escolhas são MERCEDES e LEXUS.
O que acha do SUV Volvo?
@@rodrigoalves4343 se você tiver muito dinheiro, compra e usa três anos. Felicidade na certa. Caso não seja o seu caso, fuja!
Pra mim o melhor e o Sandero com motor 1.6 aspirado, barato se quebrar!
Olá.
E com modelos da Aston Martin, você já teve experiência e conseguiu formar uma opinião?
Já andei em van da Mercedes e da Volkswagen (não lembro dos nomes, especificamente), mas foi quando viajei para o exterior e foram nos buscar no aeroporto, e depois levar de volta. O que me espantou na van da Mercedes, foi que a porta corre bastando apertar um botão no chaveirinho, e em termos de conforto, achei bom, mas nada espantoso. Os carros nacionais melhoraram muito nesse quesito, e a eletrônica embarcada é o quesito que supera os do Brasil, mas vai arrumar para ver se não custa muito dinheiro, caso precise.
Esse programa é um serviço de utilidade pública, muito obrigado mesmo.
Excelente entrevista, fato normal em se tratando do elevado nível do entrevistador.
O entrevistado de hoje é um abençoado.
Muitos likes.
Muito bacana e surpreendente! Já imaginava a posição da Mercedes. Trabalhei por muitos anos em uma empresa alemã e tinha a Mercedes como cliente. A pergunta deles era sempre após apresentarmos amostras de produtos: Não tem coisa melhor? E emendavam: "Não se preocupem com preço, queremos o melhor" Resultado: As peças da Mercedes eram diferenciadas!
Sou dono de auto center desde 2016, tive um Honda CRV ano 2011 que comprei semi novo em 2013 e fiquei com ele até o ano de 2020. O carro é simplesmente um tanque de guerra, não estraga de jeito nenhum, eu sempre fazia revisões periódicas e o carro estava sempre em perfeitas condições, manutenção (preventiva) sem sustos, apenas troca de óleo, pastilhas de freio e pneus.
A minha queimou a placa eletrônica controladora do câmbio. Gastei 7 mil reais pra consertar. Na concessionária pediram 14 mil pra consertar. Tive tanta dor de cabeça que vendi. Cada um com suas experiências.
Honda e Toyota é outro naipe né
@@thiagokilou8873 Depende do modelo, não gosto da Hilux por exemplo, que tem sérios problemas de falta de estabilidade, a Toyota resolveu isso para a versão japonesa e européia, mas não tem pudor em oferecer esse lixo aqui no Brasil com preço absurdo.
Vdd além de ser lindo e confortável,porém o único defeito é a autonomia baixa
@@hudsonhornet.copapistão
Caramba!!
Vc chama uma HILUX de lixo!!
Tudo bem. Respeito sua opinião.
Parabéns por ser sincero se todos fosse assim o mundo seria melhor
Já pensou vc pagar 800 mil num carro que sempre sonhou, usar por alguns anos e ele te "deixar na mão" à noite em alguma estrada do Brasil? Com toda insegurança que temos.... Um carro desse nível tinha que andar 400 mil km sem dor de cabeça, no mínimo.
Tem idiota pra pagar isso num carro no Brasil.Bem.feito
um carro de 30 mil anda isso tranquilo. não entendo pq os carros caros são piores que os carros mais básicos.
@@eleonorsecond quanto mais simples é o carro , menos peça para dar pau.
@@eleonorsecond mais tecnologia para estragar, pq fusca não tem conforto, mas também não quebra tendessi
@@henriqueneto8112 Fusca nao è carro. Fusca ? Vida longa ao rei 🤣👍👍
Sempre suspeitei dessas falas de motoristas: a culpa é sempre do combustível péssimo, é o óleo que é ruim mas nunca culpam a empresa por construir um conjunto mecânico ou elétrico de merda.
Parabéns pela matéria.
O obrigado Boris, por trazer alguém com altíssimo conhecimento e acima de tudo sinceridade.
É por isso que eu tenho um CRV de 2014. Depois de 6 anos tive que trocar os bicos injetores. O resto é só fazer as manutenções de praxe e respeitar as trocas de óleos, filtros e manter o sistema de freios. Tô feliz demais com ele. Minha filha tem um Etios que tem 6 anos e também nunca quebrou nada.
Quanto ao Etios assino embaixo. É muito BOM e não quebra !
CRV é ótimo carro. Tive um Corolla 1.8 automático, vendi com quase 240 000 km, e rodando. Mas, aí já estava queimando óleo.
Tive uma também! Fiquei com ela por 4 anos e nunca tive problema! Passei para uma Sportage 2013 e também nunca tive problema! O problema é que o que existe é o "LIMA-CARRO". Destroem tudo que põe a mão.
@@paulolemos2702 Mas é feio pra caramba
Carro até 2015, no máximo, tem uma durabilidade totalmente diferente de hoje
Acho engraçado quando o pessoal fala "carro Premium tem que ter dono"...como se um carro de 15.000 km com problemas crônicos fosse culpa do dono...vsf, é bomba mesmo!
KKKKKKKKK -> um dos meus Carros é um Corcel 2 1981 - 41 anos rodando - todo original de fábrica, exceto pelos componentes desgaste - só manutenção básica - mada de aditivos e outras frescuras .
Tenho uma TR-4 2003 toda original - só tive que trocar os bicos injetores .
ate carro sem dono com 15 mil km é impossivel dar algum problema além dos cronicos...carro com essa km, dono só vai lavar e encerar. 15 mil só fez uma troca de óleo ate entao...
É culpa do dono sim.... culpa dele ter comprado! kkkk
@@benparvar kkkkkkkkk
Essas perguntas e respostas, tirão todos as ilusões que até então eu tinha com relação as marcas citadas. A Mercedes e as japonesa continuo admirar, meus parabéns......
Até que enfim alguém trouxe a tona essa realidade de carro Premium no Brasil.
Parabéns pelo vídeo. 👏🏻
Parabéns pela entrevista. Raramente se vê tanta sinceridade de alguém do ramo .
Excelente entrevista. A verdade é que infelizmente a quebra mais que comum dessas e muitas outras peças é 100% intencional, uma vez que a maioria dos componentes são produzidos com prazo de validade definido pelos fabricantes. Esse processo é conhecido como obsolescência programada, ou seja, tem prazo definido para quebrar e ser substituído. Os produtos japoneses são bem mais confiáveis porque eles, japoneses, não aderiram ao modelo "construir para quebrar".
Viva os jsponeses.
Não posso falar por mim que fiz uns 90k com minha Outlander v6 e fiquei a pé porque as bronzinas de biela não aguentaram uns 300km em alta velocidade.
Ter que abrir um motor
Japonês com menos de 90k é de chorar.
@@dicaspracasa japonês diga-se Honda e Toyota pq Mitsubishi não é lá essas coisas não, Nissan tb dá muito problema no CVT e Mitsubishi é motor ruim mesmo
Tinha a L200 2.5 turbo Diesel que era explosivo
A Mitsubishi é a mais européia das japonesas, tanto que a aliança com a Renault vai garantir a sobrevivência da marca japonesa com carros da Renault (todo Mitsubishi vai ter um equivalente Renault) o novo ASX mundial é um Captur Europeu (base Renault, não Dacia)
@@dicaspracasaqual velocidade estava? Nenhum carro normal aceita alta velocidade 300 km. Essa é a questão, aí nego me seu comentário e acha que a Mit é ruim. Pega outro carro e faça isso, ande 300 km a 180 por hora pra vê se aguenta.
@@wagnerjesus1446 concordo com você, carro nenhum vai aguentar uma pressão dessas, coisa de doido. Acho que nem todo F 1 aguenta uma corrida dessas.
Boris, esse cara tem propriedade no assunto, merece mais vídeos com ele, ótimo vídeo!
Tenho uma Ranger Rover 2018/2019 e já tive problema de turbina no carro, como advogado estou em meio a uma batalha judicial com a Land Rover, já que paguei 700k em um carro que em menos de 4 anos e com 40.000 mil km me vieram com um orçamento de 64k. Descaso total.
Você é de Brasília? Tenho um amigo advogado com esse nome 😎
Parece até picaretagem, vender um carro e ganhar nas manutenções de problemas que na realidade deveriam ter passado por Recall. Eu não entendo muito de legislação, mas problema crônico não tem que ser sanado por eles e não pelo proprietário?
@@davisasantos6739 Isso mesmo amigo mas o caso aí da reportagem é de uma forma mais ampla tipo os carros estão ruins no geral por N motivos, globalização com fabricação de peças na china por exemplo, falta de testes severos no real e simulado, engenheiros montarem e desmontarem o carro e fazer a manutenção tb. para saber como é.
Amigo, existe uma união gananciosa e maléfica das montadores, para lesar literalmente os consumidores, onde estão fabricando veículos como motorização semi descartáveis, embora custe valores surreais, isto é uma falta de respeito ao consumidor de boa fé que literalmente é enganado com veiculos frágeis e preços exorbitantes;
Deveremos mover ação coletiva para coibir esta prerrogativa criminosa praticadas por quase todos os membros da indústria automobilística
Essa briga judicial vai longe, amigo....arrume um carro mais barato e confiável enquanto isso...kkkkk
Acompanhando o que o experiente acima disse, eu sem querer fui certo. Tive um Civic por 5 anos, carro maravilhoso. Vendi com 89 mil km e hj tenho uma Mercedes Benz e sou muito feliz com ela.
Em algumas situações eu mesmo faço os consertos dos meus carros. Depois de desmontar, avaliar, trocar algumas peças vc passa a ter certeza que muitas são produzidas para não durar, é fato. Chega a ser ridículo a qualidade dos materiais que estão por detrás dos acabamentos. Excelente vídeo, mas só faltou falar da obsolescência programada. Achei especial essa entrevista, as pessoas precisam saber disso.
Moro nos EUA, comprei esse ano um Honda Fit 1.5, 2007 made in Japan com 201K km, cambio manual, só troquei 2 pneus, filtro de ar. Havia alguns detalhes no parachoque e pintura um pouco queimada parecendo um carro mal cuidado. Paguei $3.500 dolares, por dentro tudo funcionando, motor legal. Estou contente com ele, já rodei uns 3 mil km e está ótimo. Atualizando. Em 20/04/23 já andei 13.5 mil km desde a compra, troquei a bateria.
verdade, carros japa as 3 maiores de lá acho que são boas, problema é que alguns brasileiros não dá valor prefere viver em oficina, ai poderia baratear marcas aqui como honda e nissan se maioria comprasse com eles, mas.....
Meu amigo, o Fit é um ótimo carro, falo igualmente do Renault Fluence, um baita carro que caiu nas más línguas, mas que não deve para o Civic e o Corolla!
Honda é Honda!
@@andrevianna4101 o fluence só foi bom pq é um Nissan Sentra com roupa francesa
Os japoneses daí são melhores que os nossos.
Eterno Boris, um dos poucos que nao se vendeu para os eletricos e prime das atualidade, vc é top no que faz....
Como profissional de sistemas, nunca entendi porque os carros com uma engenharia tão sofisticada só utilizam um único sensor de temperatura... e ainda por cima na água, ou seja, se faltar água sem temperatura.... redundância de sistemas zero! Aprendi a dura lição e hoje uso sensor de temperatura com alarme conectado diretamente no bloco do motor, não importando qual carro!
Economia burra das montadoras.
Ótimo comentário.
Falou tudo! Também uso um sensor de temperatura no cabeçote.
Primeira vez que vejo alguém falar o que eu já pensava sozinho: o sensor mede a temperatura da água, e geralmente ainda fica na parte de cima do motor. Sem água, ou nível baixo, sem temperatura. Alem da aberração de alguns carros nem terem ponteiro de temperatura
Primeiro que se a engenharia fosse sofisticada o sensor de temperatura não seria na água! Se o projeto for bem pensado e com materiais adequados um único sensor poderia ser o suficiente!
Realmente não se faz carros como antigamente. Nunca vou esquecer este detalhe. No início dos anos 90, já morando nos Estados Unidos e ainda continuo, lembro trabalhar para um americano que tinha uma pequena companhia de pintura. Ele deixou de ser professor de história para se dedicar a trabalhos de pintura e também possuía uma licença para vender carros e barcos usados. Sempre no quintal de sua casa tinha 5 ou seis carros que ele colocava numa revista local para serem vendidos. Nesta época eu tinha um volvo 1979 com mais de 200 mil milhas ou 360 mil km rodados. Ele tinha um volvo encostado que não tinha vendido e já estava ocupando espaço no quintal. Ele chegou para mim e disse, quer este volvo para você? Como eu já tinha o meu, pensei quem sabe pego um melhor, e então perguntei, quantas milhas rodadas? Ele vira e diz 850 mil milhas. Então eu disse pra ele obrigado mas está com uma milhagem bem mais alta que o meu que tem 200 mil milhas.
850 mil milhas rodado em um motor volvo, significa 850 x 1.6, (uma milha americana equivale a 1.6 km) este carro estava com 1 milhão e 360 mil quilômetros rodados.
Tenho um Mercedes C200 Turbo. Comprei a minha com 29 mil km, agora está com 150 mil km e é impressionante a qualidade do carro, pois praticamente só fiz manutenções preventivas. A única coisa difícil de ter Mercedes é que depois que vc tem uma vc não quer mais ter outro carro! Parabéns pela qualidade da entrevista! 👏🏼👏🏼👏🏼
Comprei celta 2 porta, nunca quebrou e ando de 5 até subida de ladeira
Vou de bike e a bomba do coração tá em dia.....
@@AmorimLei Celta é um daqueles carros que aceitam desaforo de dono, assim como o palio e o siena mais antigo.
Tenho um Honda Acord 2009 com 100 mil, um Civic 2017 com 70 mil e um Corola 2005 com 140 mil rodados. Nenhum dos três jamais entrou numa oficina, salvo por troca de pastilha, amortecedor e batida.
Óleo já virou pedra kkkkkkk
Depois que comprei um Honda em 2005, nunca mais comprei carro de outra marca.
O único problema desse vídeo foi ele durar apenas 10 minutos... É o tipo de vídeo que uma hora passaria voando. Quero mais vídeos assim.
ótimo vídeo, compromisso com a verdade....
Verdade
Mas ele dura 20 minutos.
Sensacional entrevista! Precisamos de profissionais desse calibre. Se eu pudesse levar meu carro na oficina dele, com certeza assim eu faria.
Meu pai...
Tenho uma Triton com 9 anos e 300 mil km, nunca incomodou... E agora comprei um Mini Countryman JCW... Só pra ter dor de cabeça 😅😅
O carro que comprei que realmente me deixou satisfeito foi o Honda hr-v. Tirei 0km e hoje está com 80 mil km rodados, revisões feitas a cada 10 mil km, e nenhum problema até então. Gosto é disso, carro que é só pegar e a andar sem frescura.
Como meio de transporte é um ótimo carro, como algo que de prazer e conforto ao dirigir é um péssimo carro. Duro , câmbio cvt é uma desgraça e não anda nada. Comprei um e vendi com um mês
Tb tenho um Hvr e gosto muito e não tive problema, inclusive fiz agora o novo seguro e fui informada que ele no mercado está muito mais valioso do que eu paguei na época. A valorização dele foi excelente!!! 😉😉
Ops HRV Honda
@@ritasottilo5044 todos os carros valorizaram, se vender o seu, verá que qualquer outro modelo está muito mais caro.
Também estou com um Sandero Stepway até hoje 0 problemas ! A questão é quando você realmente precisa!!! Já tive vários honda hoje não faço questão em tê-lo!
Sou funcionário público de Minas Gerais e andei 600 mil km em um Fiat Uno quadrado....O carrinho não quebrava nada e foi vendido pela empresa funcionando normalmente.....
Isso ocorre pela simplicidade do veículo....
Hoje em dia os veículos, principalmente os turbos, são uma bomba relógio...
Os painéis que todo fresco idolatram são integrados ao veículo, ou seja, se estragar o painel, muita coisa no carro deixa de funcionar...
Eu sou purista e gosto de carro simples manual, com ar, direção e vidros elétricos, o resto é frescuragem...
Não adianta ter multimídia bonita de 12 polegadas, mas, a sonorização é horrível....Prefiro comprar um som pionner e colocar 4 alto falantes, tudo por uns 1500 reais, mas, com sonorização excelente e alta sem distorcer....
A tal multimídia, pra pessoa trocar uma pasta de música tem de acessar alguns itens....Você acabou de ouvir esse pasta e pra acessar outra é uma tragédia....
Em um som simples é só dar um toque pra cima que muda de pasta e pro lado que muda de música....
Os carros evoluíram em segurança, mas, as perfumarias inúteis os tornaram extremamente caros e descartáveis....
Tem fresco que só compra carro com ar digital, freio de mão elétrico e multimídia que até hoje não sei pra que serve....
A única utilidade da multimídia seria o GPS, mas, com o celular é muito mais rápido e prático....
Cadê os carros raiz como Kadett, Golf, Astra, Focus, todos 2.0 manual?
Já era.....
Agora é só os falsos SUV gastadores e caros, que são ruins de estabilidade e sem graça.....
Conheço vários desses carros que rodam bem até hoje sem se quebrarem e se isso acontecer é muito, mas muito mais barato do que o conserto de um turbo 1.0 de hoje....
Melhor comentário! Kkkkk esses frescos é que mantém as vendas dessas bombas !
Falou tudo
Sei que a Land Rover, depois de certa quilometragem, carece de uma manutenção, acho que no sistema de tração, que demanda muito dinheiro. Só rico banca, e muitos deles nem tem coragem, se livram do carro. Ando pesquisando bastante, já conheci pessoas que compram carro importado, e sei que apesar da qualidade, não são toda essa maravilha que aparentam.
Belo comentário.
Por isso que ando de fusca, 1600, 1985 😅
SENSACIONAL! Já tive Land Rover, realmente parece que foi projetado por um cozinheiro.
Kkkkkk
Lasanha Rocamb
Kkkkkkkkkkk...
😅😅😅😅
Eu tive um fiat marea ela nunca esquentou, apenas pegava fogo de vez em quando mas era normal.. ate que explodiu
também tive um vw jetta tirando o problema do motor, do eixo, da suspensão, do cambio, e um carro muito bom.
agora comprei uma bmw que parece um maestro, toda semana um concerto.
kkkkkk
É exatamente isso kkkkkkkk
KKKKKKKKKK......kkkkkkkkkk.....kkkkkkkkkkkk
Pois é, se tivesse assistido a este vídeo antes, estaria tranquilo!!! kkkk
AHAHHAHAHHAHAHHAHAHA
Parabéns pelo belíssimo trabalho, nunca imaginei que tivesse alguém com essa capacidade e coragem de divulgar todas essas informações, desde as falsas propagandas até qualidade e durabilidade dos automóveis produzidos no Brasil e no mundo inteiro.
Só resta agradecer por essa informação muito especial que faz com que pensamos muito mais na hora de adquirir ou trocar de automóveis.
👏👏👏👏👏
Que bela conversa, Boris. Parabéns pela entrevista. Utilidade pública na veia.
Por mais vídeos como esses. Tragam mais engenheiros para explicar sobre a realidade dos carros!
Excelente explicação. Sem trava na língua e sem rabo preso.e bastante coragem. É muita qualidade numa pessoa só. Aliás nos dois.
Há mais de 6 anos atrás comprei um Nissan Tiida 2012 com 96000 km rodados, rodei com ele mais 30000 km durante pouco mais de 3 anos e só troquei os pneus gastos e as revisões normais de troca de óleo de motor, freios, e filtros, a única coisa que derrubou ele foi a árvore que caiu em cima dele e deu perda total, depois tivemos dois March e o atual é 2017 e estamos com ele há mais de 3 anos com mecânica perfeita.
Tenho oficina TB e ri muito com as estórias do Felipe,e concordo com ele , Mercedes e os japoneses,o meu é um Mitsubishi Outlander GT.
Muito bom ter o testemunho de uma pessoa independente que não tem medo de falar a verdade.Nao é de homem hj que os carros japoneses são os que menos são vistos em oficina mecânica por problemas graves.Semana passada perdi a oportunidade de comprar um Honda Civic de um vizinho ,motor aspirado,carro conservado 35 mil km e sei que será difícil encontrar outra oportunidade dessas .
Obrigado Fellippe por compartilhar o seu conhecimento.
Todos nós já sabemos dessas bombas mas o sonho de criança fala mais alto.
Ao Boris, sem palavras. Você faz a diferença nesse cenário da 5 MARAVILHA DO MUNDO “todas as marcas”.
Tenho uma Cherokee 1998 Sport, comprei usada em 2013 com 113 mil km, até hoje (2022) só manutenção básica (troca de óleo, filtro etc) nunca me deixou a pé, nem baixar pneu baixou, motor de 6cc em bloco de ferro fundido, já viajei 2 vezes Recife-Rio (2250 km) e só parava para abastecer, mais nada. Acho que como mencionou, até ano 2000 ainda eram bons, depois....
Essas antigas quadradas e altas eram lindas. O modelo atual é totalmente sem graça.
Tenho um cherokee 2015 não tive a mesma sorte
quando vc diz que só parou pra abastecer, até parece que foram poucas vezes né? ops... :P
não lembro onde vi, mas até saiu uma reportagem do custo de manutenção e peças da nova Cherokee, coisa absurda, acho que cobravam 30 mil num retrovisor completo.
Parabens Boris, na ativa!
Tenho 54 anos e quero seguir trabalhando enquanto puder! Até meus últimos dias de vida!
Cara, eu sempre me perguntava porque os ricaços da minha cidade preferem Hilux, inclusive alguns já tiveram carros importados, mas todo ano compram Hilux, aí tá a resposta kkkk e já perguntei pra um que conheci, ele disse que carro com tecnologia japonesa não dá dor de cabeça, nem os bons de bolso aguentam as Land Rover da vida 😂
Meu irmão comprou uma Hilux 2010 Diesel cabine dupla com 160.000 km. Deu um pau na bomba e ele gastou quase 10 conto...Assustou e vendeu. Detalhe que era único dono e com revisões carimbadas na css até os 140.000km. Carro vai muito da sorte também. Mas é sabido que os japoneses duram mais mesmo, mas tem peças caríssimas.
Eu tive um lancer ( Japones) por 2 anos, participava de grupos com milhares de outros donos... o carro é basicamente troca de itens de desgaste. Não da problema, e quando da algo diferente, é muito raro.
Tamo junto. Não troco meus Lancer's por nada! 🇯🇵❣️
amigo lancer e subaru são tanques de guerra kkkkkkkkk.
Japonês não tem tanto interesse no que for o mais moderno possível mas sim no que tem a maior confiabilidade, para eles os equipamentos precisam funcionar sem problemas acima de tudo.
@@L0RD__V4D3R carros feitos para aguentar rallye né amigo, é outro padrão, tive um imprenza 2.0R automático, único defeito que tive foi um sensor da bomba de direção (R$ 250,00 para reparar) e reparo da caixa de direção (R$ 1.000,00) isso quando o carro já estava com mais de 150.000kms rodados.
De resto foi manutenção preventiva: Óleo + Condicionador (nanotech) a cada 10.000kms, óleo de diferencial a cada 20.000kms, óleo câmbio automático a cada 40.000kms, correias a cada 100.00kms (baratíssimas), pastilhas e pneus. Os amortecedores KYB originais ainda estavam ótimos quando vendi o carro (160.000km), mesmo com rodas 18 e pneu de perfil menor.
@@luizgustavoantunes5829 meu sonho em ter um sti, uma pena que a Subaru tá abandonando o boxer pra focar em motores elétricos :'(, sem falar que o Lancer já não está entre nós kkkk
Voltei a ficar fã do Boris! Parabéns pelo " raio x "! Nós sabiamos...as duras penas...
Boris parabéns pelo grande serviço de utilidade pública que você acaba de prestar. Difícil pra não dizer impossível encontrar na grande internet matéria tão honesta. Aproveito para parabenizar o estúdio e a qualidade de som. Respeito pelo seguidores é isso.
Parabéns!!! Felipe pela coragem de expor a verdade que ninguém fala.
Comprei uma evoque 0km em 2013, todas as revisões na concessionária, andava só na poddium, mas não adianta! Pura dor de cabeça!! Troquei por uma Grand vitara 2012 4x4, tô feliz demais!! Aguenta desaforo e não deixa na mão,
Mas a Evoque teve problemas com a gasolina Brasileira? Mesmo sendo podium, é uma gasolina misturada com etanol, né? Isso me preocupado em carros importados que são só a gasolina aqui no Brasil..
@@marcioribeiro2436 não, a podium é uma das melhores gasolinas do mundo!! Melhor que as inglesas e que dos EUA, toda a gasolina precisa do etanol, octanagem etc..
é muito bom ouvir a opinião sincera de um mecânico que conhece.
Oi amigo, é dificil mesmo, tenho um canal de carros e restaurações, assiste lá se gostar se inscreva, nos ajude a crescer o canal, abraço👍
Da pra aproveitar muita coisa, mas um só não tem como ter conhecimento de todas as marcas, ele tem conhecimento do que mais mecheu, não dá pra levar tudo ao pé da letra.
Velho como esse video salvou minha vida, quero carro japonês
Toyota e Honda ...vá sem medo!
@@turcosaad5266 Depende da situação do carro, já vi Corolla que tava só o regaço.
Excessão não é regra.
Toyota e Honda ,não precisa inventar!
@@solinvictus4171 é verdade...já vi também Land Rover, Mercedez, BMW e por aí vai! O lance, caro SOL INVICTUS, é saber qual melhor custo benefício pra não cair no "resto de rico" e se ferrar.
Honda e Toyota 👊🏻💪🏻
Rapaz que aula gratuita foi essa com esses dois!!!Gratidão
Boris, sempre escuto suas entradas na rádio . chego quase a estacionar para ouvir. :) obrigado por essa entrevista. E Fellippe, muito obrigado. SHOW !!! Vivemos num mundo descartável mesmo, pena que chegaram nas coisas caras tammbé.
Esse vídeo levantou ainda mais meu ânimo em relação ao meu carro
Kia cerato 2011 com seis marchas
Simplesmente não quebra 140.000 rodados só troquei o par de amortecedores dianteiros
Fora isso só o básico óleo filtros e tal
Sem contar a economia na estrada
Quanta felicidade so pq comprou um carro economico . E o luxo esportividade conforto. Isso so marcas boas trazem .
Após assistir o vídeo entendi que casei com meu Astra 2011 48.000km originais . Estava pesquisando carro importado , ficou claro q eu ia me ferrar feio. Excelente vídeo, obrigada!
Boris sou seu fã. Abraços e sucesso na nossa empreitada.
Cara! UM DOS MELHORES VIDEOS SOBRE CARROS QUE JÁ ASSISTI NA MINHA VIDA!!! *por isso coloquei em caixa alta. SENSACIONAL
Meu Golf 2015 highline só trocou uma bateria e em 2022, 56000km e pneus , pastilhas originais, silenciso, econômico e anda bem. Polo e Fox desde 2011, ambos só pastilhas. Honda city 2006 estragaram o cambio cvt, antes de 60000km. Ótimas informações. Parabens.
Excelente vídeo! Parabéns! Os Ford Corcel, Del Rey, etc, eram bastante confiáveis. Usei Ford por 42 anos. Atualmente a experiência prova a qualidade Honda e Toyota.
Interessante termos pessoas experientes que nos passam essas informações com sinceridade. Isso não é só para carros, mas para diversos produtos, dos mais simples aos mais complexos.
Ponto de vista e análise excelente, não tem nada a ver com o gosto de ter um certo veículo, mas uma análise do dia a dia sobre todos os carros. Parabéns pela entrevista e conversa.
Sou Eng eletrônico já trabalhei em indústrias e manutenção. Na parte eletrônica o grande problema é que os componentes são fabricados por família daqui a uns anos se queimar uma central ou a CPU de um multimídia não vai achar só usado. Por exemplo alguém quiser um processador da Intel de 10 anos atrás só vai achar usado ou alguma revenda que tem uma galinha morta no estoque.
Há um nicho sendo explorado pelos chineses de usar esses processadores Xeon e memória que iriam para o lixo em projetos de motherboards mais novas e com excelente desempenho.
Estou indo pro meu sétimo ano com um Hb20s 1.6 Aut e ele é só alegria. Não da manutenção (só faço o básico do manual) é silencioso,macio e anda bem.
Já tive Monza, Palio, Celta, Gol, Fox, Symbol, Civic e City antes.
Desculpe-me pela pergunta, mas você anda muito ou só usa em poucas distância?
@@gerryfranco5272 uso em média 6 a 7mil km/ano na cidade quase sempre.
Agora me diz uma coisa, vc acha HB20S melhor que Civic e city?
@@marciodiniz6704 meu civic era o new civic manual, tive um 2008 e outro 2011. O carro é excelente mas era duro. A versão automática é melhor que o Hb20s.
Já o City era um 2014 aut. Ele toma um baile do Hb20s em motor, suspensão. Aquela versão do City tem um motor fraco e barulhento que é o único pecado.
Desses carros, alguns eram do meu pai mas eu quem dirigia.
Essa entrevista é de utilidade pública! Só falou verdades...
Excelente vídeo!
O maior problema ao comprar um carro desses (partindo do princípio de que quem vai comprar tem condições para isso) não é pagar caríssimo; é não receber algo à altura do preço pago. Algo que vai te tirar o sono e "te chamar" de trouxa!
Por isso é que desvalorizam tanto quando sai da garantia. Quem tem bala mesmo, tem que comprar zero. Eu tinha um cliente que trocava seu Bmw todo ano. Ele dizia que era pra perder menos (pois ainda o vendia quase zero)e não ter problemas com oficina.
Excelente a veracidade nos relatos e experiências do expert entrevistado. Poucas vezes pude ter tamanha transparência em tema de veículos Premium como neste vídeo. Todos nós agradecemos.
Excelente quando a pessoa é verdadeira e fala o que pensa. Parabéns ao Felipe e ao Boris
Gostava muito da VW, tive há anos uma Spacefox que era ótima, comprei outra e dentro da garantia vazou óleo da caixa na embreagem . Foi uma briga arrumarem na concessionária, tive que brigar, passaram alguns meses, ainda na garantia deu o mesmo problema, outra vez foi uma briga arrumarem. Resultado: troquei por um Creta 2.0 zero km ,usei por 5 anos sem problema nenhum até acabar a garantia. Agora comprei outro Creta 2.0 e sei que terei mais 5 anos de monotonia.
não conte muito com isso meu caro...
Pode contar com isso. Pois eu estou no meu 4o. Hyundai. Putz. So por gasolina e andar.
Ontem fiz a primeira viagem com o Creta, foi em uma boa estrada de pista dupla. Coloquei o piloto automático, fixei em 110 km-hora , pus o centralizador de faixa automático e deixei ir sozinho por uns 20 km, sempre pronto para intervir, é claro. O carro travava ou acelerava sozinho sempre quando necessário, e eu só mexia na direção para ultrapassar e voltar para a direita, ele foi perfeito sozinho. Se eu desmaiasse ele seguiria sozinho até o pedágio adiante .Aí não sei o que ele faria. Por RS170.000,00 poucos conseguiriam isso. É qualidade e tecnologia acessíveis e confiáveis.
@@jorgefurtado9037 Caraca, eu até tenho 3x mais que esse valor, mas aplicado em bolsa e renda fixa. Ainda não estou estabilizado financeiramente pra botar essa grana num carro (teria que ter umas 2 milhas aplicada sobrando no banco). Hoje ando com meu Vectra Elite 2010 (vale 35 conto) e já acho que é muito pra mim...Mas um dia chego lá.
@@JanduirMedeirosdeMorais não entendi essa regra, amigo... Precisa ter 2 milhões guardados pra comprar um carro de 170 mil? Pra q? O q vc faz com os mais de 500 mil q tem guardados? Vai comprar um apartamento? Vai usar como?
Excelente entrevista!
Felipe deve ser mais vezes convidado !
Obrigado
Gostei! Nós povão precisamos de pessoas assim! Sem interesse e ser honesto falando as verdades. Precisamos pessoas assim começando por Brasília.
SENSACIONAL MATÉRIA !!!!MUITO MAS MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO ...BORIS É REFERENCIA EM TUDO ESPECIALMENTE HONESTIDADE E CREDIBILIDADE PARABENS !!!GRANDE SER HUMANO!!!
Esses vídeos só me dão mais vontade de virar mecânico, se Deus quiser, nos próximos 20 anos eu estarei trabalhando na área
Caro Boris. Não vou comentar sobre carros. Você é o único entrevistador que conheço que deixa o entrevistado falar sem interrupções constantes e que não quer aparecer e saber mais que ele. Parabéns.
Essa marca VRUM,tem seu perfil,segue em frente.
Sucesso.
Sou sua fã.
Muito obrigado!
É muito bom saber que existe pessoas sincera!!!!!
Eu já ouvi há tempos, sobre os problemas de alguns carros, especialmente as Land Rover, mas pra falar a verdade achava exagero; agora, depois de ver isso, duas pessoas competentes e sérios, como esse dono de oficina que transpira seriedade, não tem como não fugir de carros assim. Agora eu entendi a insistência que um lojista fez comigo há uns anos, quando eu tinha um Azera 2011 e ele propôs receber o meu como entrada numa Land 2006 a Diesel; primeiro me entregou o carro para eu rodar durante uma semana, depois baixou o preço duas vezes e facilitou de todas as formas o financiamento; graças ao meu bom Deus eu não atendi ao encanto da sereia.
O vídeo é excelente! Concordo com praticamente tudo o que foi dito, menos a parte sobre MB. Já tive MB comprado 0km que com 357km deu pane. A assistência técnica é ruim aqui no BR, e eu pessoalmente acho a ergonomia dos MB, péssima. Já tive Volvo que deu problema na parte elétrica, Chrysler que tinha problema com ferrugem, Jaguar com panes elétricas e problemas no câmbio, Omega australiano que deu muito problema também etc. Hoje estou muito satisfeito com um sedã da Hyundai.
Achei estranho. Jogou carros americanos num mesmo limbo (como se Ka e Malibu fossem a mesma coisa), e parecia que nenhuma Mercedes-Benz dá problema, sendo que é um carro complicadíssimo também, cheio de panes eletrônicas que ninguém põe a mão. No máximo, um ou outro modelo tem alguma suposta robustez, mas tem casos clássicos que modelos problemáticos. E o silêncio sobre Audi e VW (das alemãs) e sobre os franceses, bem como generalizar japoneses como "feios" parece invalidar todo o argumento, exceto marcas que são sabidamente uma bomba.
É isso ai. Conheço vários amigos que tem mercedez semi novas e é bucha também... Aliás, mesmo carros japoneses com muita eletrônica, a hora que começar a dar mau contato prepara o bolso. Minha cunhada tem um HRV 2017 e deu pau no botão do freio de mão que é eletrônico. Pagou quase 1.5k pra trocar... Esses Corollas com 2 injeções, vamos ver como vai estar daqui uns 3 anos pra ver se são tanques de guerra mesmo.
@@JoseBarbosacombr os carros americanos, dodge, ford e chevy são muito resistentes, mas não tem o pedigreee dos europeus, e são mto comuns e faceis de manter nos EUA, quanto a mercedes tem toda a historia design, conforto e eletronica que os outros carros europeus não tem, acredito que seja por isso a escolha do cara simplesmente pq ele gosta não pq é o melhor, pois existem muitos carros para tipos de uso e pessoas diferentes, um exemplo é o fluence que eu tenho que tem o design que eu gosto mas o motor e cambio japoneses...
@@JoseBarbosacombr mas a rigor o Ka nem é americano. Ford of Europe.
E não foi mencionado o Volvo. Eu tenho um XC60, ano 2010, motor 3.0 turbo, sem aquele câmbio "powershift" temerário que quebra nos modelos de 2011 a 2014. Até agora fiz apenas pequenos reparos, o problema mais sério foi a válvula solenóide da bomba eletro-hidráulica que abre e fecha o porta malas. No mais é andar com respeito ao carro, passar devagar em locais esburacados, não forçar demais o motor sem necessidade. Creio que muitos problemas advém do mau uso do dono, mas concordo que há carros novos que também são problemáticos, talvez seja um jogo entre sorte e azar. Eu gosto muito do Volvo, não houve nenhuma decepção até o momento.
Tenho um classic 2003, sou dono desde 2009 e tão cedo não vou trocar de carro... Manutenção nas alturas! Tem como não...
Muito boas as informações. Pelo que ficou dito, o sonho de ter um carro premium importado tem um preço alto.
Vai de Toyota
Excelente entrevista... Parabéns ao canal! Vale uma segunda rodada!
Parabéns Bóris pela bela condução da entrevista com o sincero e experienye engeinheiro Mecânico Felipe. Obrigado pelas informações
Como de costume vídeo excelente (e chocante)! Nunca mais irei trocar de carro com a mesma visão, a coisa é mais complicada do que parecia.
Esse canal é fantástico! Obrigado pelo conteúdo!
Só sou um entusiasta do assunto e confesso meu alívio quando ele falou das marcas que não quebram: Honda, Toyota e...Nissan! Ufaaa, falou do meu kkkkkkk
Volvo, Land Rover, Crysler, Jaguar, Audi. Já tive todos de 1990 pra cá. Tudo meia boca . Quebra muita coisa curiosamente a hora que acaba a garantia. Estourei turbo da Volvo, Jaguar e Land em garantia ainda. Tem que pensar muito bem principalmente se adquirir fora da garantia o sonho virá pesadelo.
O cara mais sincero que já ouvi.
Tenho um Honda Civic 2.0 completo. Top de linha. 17. Só fiz as revisões, inclusive hj depois da garantia. Nunca me deu problema. Minha filha tem um Volvo. 60. Svu. Blindado. 16. Nunca deu problema. Meu filho tem um Javali. Suv. 23. Nunca deu problema
E disso que nós consumidores precisamos: verdades. Parabéns!!!
Na vdd precisamos é de órgãos de defesa dos consumidores e do MP atuante, o que realmente não temos...
Capitalista sempre pesa mais o lucro do que o custo e nós que pagamos o pato depois...
Muito bom o vídeo. Parabéns ao canal. Tragam mais convidados com esse conhecimento.
Eu tenho uma Nissan Maxima 30GV 1995. Esta beirando os 300.000km e segue firme e forte, nada para me queixar do motor e muito menos do câmbio. O interior não bate nada, tudo no lugar, parte elétrica perfeita, teto elétrico, vidros, travas,
até a antena elétrica funciona. A confiabilidade japonesa está em outro nível. Percebo um pequeno declínio na qualidade da Nissan após a aliança com os franceses e do "furacão" Ghosn cortando custos de todos os lados para salvar a ela, mas ainda sim são ótimos carros.
Que entrevista maravilhosa, parabéns ao canal e a todos os envolvidos 👍🏽