Eu tinha 18 anos em 89, votei em Brizola todas as vezes que foi possível. Minha mãe me alertou sobre o PT pela corrupção dentro do sindicato dos bancários do Rio na década de 90. Nunca me enganou.
Confesso que cheguei ao vídeo esperando que Jones soltasse umas fofoquinhas sobre as eleições de 89. Mas pra variar, saí com um monte de coisa pra pensar. Obrigado de novo, professor!
A gente que ta na faixa dos 30 anos acha que o Lula só começou a conciliar a partir de 2002, na verdade a linha politica dele sempre foi essa desde os tempos do ABC. Discurso e semiótica para um lado, prática e tática politica para o outro.
As provocações do Jones ao pensamento crítico são de nível altíssimo. Tudo muito bem ponderado e adequado na busca pelo avanço do debate e da boa politização no Brasil.
Que vídeo, que provocação. Mesmo sendo branco milito em alguns coletivos negros, muitas vezes sou o único branco na sala. Esse vídeo foi uma reflexão daquelas… obrigado camarada, por existir
Meu filho está lendo Lennin está surpreso, foi quando eu percebi que o PT nunca debateu lennin, até tinha tendências Leninista, o psol de hoje é trotskysta. Gosto muito de suas reflexões Jones.
Uma das coisas que mais despolitizou o debate no país foi o PT ter insistido tanto, e por tanto tempo, no debate sobre a corrupção em um tom totalmente moralista, dizendo que tudo no Brasil não evoluía só por causa da corrupção. Isso ficou tão entranhado nas pessoas que depois o próprio PT foi vítima desse discurso. E até hoje muita gente acha isso, que o Brasil só não evolui por causa da corrupção. Ou seja, os debates politizantes mesmo, como industrialização, subdesenvolvimento, dependência e imperialismo, ficaram todos relegados a um segundo plano. Isso foi muito maléfico por parte do PT.
Camaradas compartilhar e like faz parte da nossa luta e agitação dentro do RUclips, trabalhadores e povos oprimidos uni-vos no comunismo ou não venceremos!
loco de mais mano, obrigado, recentemente tive contato com o pessoal da esquerda marxicista e eles falavam muito de identitarismo, fiquei meio com o pé a atrás, não soube me expressar bem, mas agora ja tenho um pouco mais de argumento
Engraçado, eu tava justamente saindo por aí questionando pra outras pessoas de esquerda o papel das lutas identitárias na nossa luta, mas de fato nunca apresentei nada melhor, Jones sempre me ensinando
34:54 Nildo Ouriques, da Revolução Brasileira, fala disso o tempo todo. Aliás, Jones e Nildo tem muito em comum, no campo das ideias. Seria uma junção explosiva!!!
Jones, se me permite, eu daria um subtítulo para esse vídeo: "Como ser um verdadeiro aliado". Sério, a lapada seca que você deu no César Benjamin & Cia foi boa demais!!!
A minha percepção é de que o PT se tornou um partido conservador. E que mesmo assim tem a preferência dos eleitores de esquerda por conta da ameaça reacionária
Muito bom mesmo esse vídeo, Jones!!! Acho que muito da incompreensão do jovem com a política no Brasil vem justamente dessa incompreensão de como era o debate público ANTES da interdição de 64 e como ele foi retomado no pós-redemocratização. As coisas ficaram todas muito soltas e, por exemplo, questões como industrialização, subdesenvolvimento, dependência e imperialismo eram questões totalmente desconhecidas pela maioria dos jovens no pós-redemocrarização. A única coisa que era ensinada nas escolas era que existia um processo chamado globalização que todo mundo tinha que se adaptar a ele de qualquer jeito e de qualquer forma e ponto; ou seja, apenas a visão neoliberal de mundo. Isso de os partidos de esquerda dependerem apenas da academia para formar o debate público afastou ainda mais as pessoas, dado que as pessoas nunca tiveram muito acesso à univerisade e seus meios de divulgação. Um grande erro dos partidos de esquerda!! Mas quem sabe agora, com o alcance da internet, esse debate público não pode ser retomado e os jovens podem finalmente entrar no debate sobre essas e outras questões?
Ótimo vídeo. Você imiscuiu em minhas ponderações a importância de discutir o país e seus grandes temas nacionais. Fiz meu TCC em filosofia questionando o conceito unitarista de povo brasileiro, realçando o pensamento de Darcy Ribeiro em o povo brasileiro, confrontando com a ideia geral de conflito maquiaveliano e expandindo a questão da miscigenação a partir das críticas de Kabengele Munanga ao livro o povo brasileiro de Darcy.
Outro dia conversando com uma europeia, ela me perguntou para citar heróis brasileiros e vi que não temos heróis de fato. Até a independência foi pacifica. Devido a nossa passividade, os políticos não nos temem e nem respeitam. Uma guerra sangrenta pela independência teria criado um verdadeiro sentimento de orgulho de ser brasileiro. Nunca haverá mudanças sem uma ruptura, i.e. uma guerra civil.
@@zanretsu5978Félix Malcher, Batista Campos e os Vinagres seriam heróis brasileiros, acontece que como eu tenho uma visão de mundo diferente, pra mim, o herói é o próprio povo que tomou o Grande Grão Pará, mas se você se sente brasileiro, poderia falar do Melcher e os Vinagres como heróis brasileiros que realmente lutaram por uma causa importante. Agora se você não se importa com o Norte, tem outros "heróis" que lutaram por suas respectivas sociedades no Brasil. Abraço
@@zanretsu5978E outra, a batalha de cabanagem só não é contada como uma grande história não diria brasileira mas do continente Americano porque os burocratras brasileiros corruptos são obviamente contra e também brasileiros civis que se acham europeus e que o império "brasileiro" realmente sente amor por eles vão ser contra a tomada do Grão Pará, no futuro se o Brasil tiver um governo popular, um dos meus objetivos de vida e trabalhar na unificação do povo nortenho e espalhar a glória da luta pela liberdade e sacrifício dos nossos antepassados contra o império corrupto que estava no Norte brasileiro. Em 1835 foi o ano em que o povo nortenho voltou a ser tratado como um ser humano novamente.
Jones meu camarada. Cara assisti a entrevista do Cesar e concordo contigo quanto a necessidade de insistir no diálogo sobre a "demonizacao e/ou endeusamento" do identitarismo, a necessária diferenciação entre eles e em que bases está fundamentada. Tendo como referencial a luta de classes, o que aliás você faz muito bem, fica fácil diferenciar o "joio do trigo"
Excelente e necessário debate sobre o famigerado "identitarismo". Já me meti em muito debate contra essa idéia torta com vários camaradas e outros não camaradas, como terraplanista do PCO
Se chama de identitarismo o ocidentalismo e se mistura tudo como se fosse uma coisa só (etnia, sexo e classe social) primeiro que a concepção etnica vem de uma cosmovisao diferente. Eu sempre me pergunto "HOJE o povo explorado pelo eurocentrismo, busca suas cosmovisoes ou só estão preocupado em se integrar no eurocentrismo?"
@@felipejose8834 Muito bom. Já vi usarem "identitarismo" pra umas três coisas diferentes (erradas). Na verdade, a coisa mais rara foi ver o termo usado da forma correta!
Que aula boa, Jones. Essa questão do identitarismo já há muito me intriga. Me incomodava, mas ao mesmo tempo os argumentos contrários a ela também não me convenciam. Alguém me falou do Yascha Mounk. Fui pesquisar e achei muito ruim. Aí descobri o livro do Asad Haider, estou gostando, embora a realidade com que ele trabalha, as referencias que traz, se prendem muito aos acontecimentos e a trajetória estadunidense. Enfim, realmente é uma discussão complexa. Sua análise sobre a "eleição editada" pela Globo, antecedentes e desdobramentos também foi muito interessante.
pô Jones, eu, a anos admiro o Brizola, não sei se realmente devo mas enfim. Sinto que ele é uma figura mto subjugada da politica brasileira devido a real importancia dele. Não vou mentir que a referencia a imagem dele era um dos motivos de gostar ( e ainda tenho um apreço) pelo ciro, talvez por isso ainda entenda bem quem ainda apoie ele. Sinto que a imagem do Brizola é forte e que devemos realmente lutar por ela! Muito bom o video, obrigado!
Jones, você é um formulador/ educador que dedica a vida ao debate e transformação. Você deve e está pautando o debate e não adianta cobrar isso dos outros. O debate hoje está pautado pelo identitarismo liberal e muitas vezes contraditóriamente conservador(padrão rede globo), que como você bem coloca, é importado, e que está sendo adotado como discurso progressista, mas também rechassado por parte desse balaio progressista por entende-lo justamente como liberal etc. Eu como a maioria não conhecemos e não temos tempo para pesquisar e nos aprofundar nos autores trazidos por você, que não pautam ainda o debate. Então o que pauta o debate, o tempo presente ( identitarismo rede globo), não me agrada, assim como a muitos. Espero que o mais breve possível possamos passar de rechassadores dessas idéias liberais importadas e resgatar e afirmar uma proposição socialista nacional.
Jones, o vídeo tá excelente. Mas a 2a parte merecia um outro vídeo e desdobramento pq a pauta é do Identitarismo Liberal e q luta de classes. Preciso estudar! Rs. Beijo camarada! ❤
Adoro a sua militância em favor do desenvolvimento do pensamento orgânico não dependente da academia normativa, fundamentado nos grandes pensadores e pensadoras brasileiras, que de pouco se ouve falar hoje em dia no debate público. E bora estudar!
Jones, vejo quase todos os teus vídeos e concordo com quase tudo que vc falou, mas o roteiro deste vídeo, se fosse um texto no ENEM, pegaria 0 por fuga ao tema. Abraços, companheiro.
Em 86, teve o plano cruzado de Sarney, o pmdb, ganhou de ponta a ponta; após a eleição, os preços aumentaram; plano eleitoreiro, conforme o Brizola denunciara, logo após sua criação
Esse cara não se tornou secretário de educação do Eduardo Paes? Destruíram tanto Brizola e hj se arrependem, antes tarde que nunca, mas devem carregar as consequências. No mais excelente fala do Cezinha.
Jones, sobre o video relacionado as acusações do Ciro Gomes, houve uma pressa de alguns canais progressistas em relação a esse tema, todos de forma equivocada, seria bom rever essa concordância com opiniões de redes progressistas relevantes politicamente mas não sérias, como Galãs feios e o meteoro. Segundo o Eduardo Moreira, as acusações tem fundamento e houve sim benefício ilícito por parte dos bancos, a questão seria se houve participação de agentes do governo.
Brizola é a minha referência política desde que eu fui estudar a história recente do Brasil por cont própria, a partir de 2017, por causa da eleição de 2018. Eu tenho uma questão para você, Jones: você diz que não tem debate de projeto de país, e eu poderia concordar, pois a atual hegemonia lulopetista está causando isso. Mas não é verdade, pois existe sim. O problema é que as poucas vozes que estão lutando por um projeto, estão afastadas por coisas absolutamente pequenas, por pequenos narcisismos, como eu vejo em todos os vídeos que você fala sobre o Ciro Gomes. Vocês concordam em 98% das coisas que falam. Quando eu venho aqui ouvir você, naquilo que realmente importa, você diz a mesma coisa que o Ciro. O que quero dizer é que em vez de ficar apontando detalhes pequenos, deviam se unir sobre as pautas de vocês, que é a mesma! No último vídeo, sobre os Precatórios, você concorda com tudo, mas fica dizendo que o Ciro não está fazendo tal coisas nesse vídeo, sendo que ele não falou NESSE VÍDEO, enquanto em outros 500 ele fala sobre isso. Entende o que quero dizer? Não existe esquerda e luta por um projeto de país como o de Brizola enquanto existir a hegemonia lulopetista, e ela vai existir enquanto vocês, você e o Ciro, ficarem de disputa de pequenas diferenças. O fato é que a pessoa mais próxima do que foi Brizola hoje no Brasil é o Ciro. Eu não vou ser um a jogar fora o Brizola de novo.
Pra que Jones se unisse com Ciro de uma forma definitiva, talvez Jones precisasse deixar de ter como horizonte a revolução brasileira. O Ciro tem isso como horizonte? Não tem como Jones simplesmente começar a apoiar o Ciro em tudo que Ciro faz e diz, até Ciro erra muito e talvez não esteja na mesma proporção de Brizola naquela época política. O Jones é comunista, o programa dele é mais avançado. O Ciro é, no máximo, trabalhista, o que vem depois (inclusive, como bem demonstra Jones nesse vídeo, os inimigos primeiros da ditadura eram os comunistas, depois os trabalhistas como Brizola).
Eu que tenho como única produção acadêmica um artigo sobre representatividade ja tomei pra mim a tarefa. O único debate racial que tive acesso era isso. E não resolve. V
Falando em jornal Kurosawa e o irmão dele tinham um jornal clandestino de esquerda nos anos 20, décadas depois ganhou um oscar pra URSS com o filme Dersu Uzala.
Brizola não ter sido presidente é um dos nós-górdios da história brasileira. Não porque ele fosse fazer a revolução brasileira, mas porque com certeza teria ensejado uma formação dos atores políticos muito superior à atual. A cristalização do neoliberalismo no seio da própria esquerda e repulsa a tudo que é radical, trazidas no bojo dos governos PT, nos condenou. Honestamente, não vislumbro melhora para a vida da classe trabalhadora no Brasil nem a longo prazo. Não tem como ganhar um jogo em que o nosso time entra em campo defendendo a mesma camisa do time adversário.
Quanto a pensar o Brasil, nosso lugar histórico, geopolítico e nosso projeto de futuro, o PT só propõe que sejamos "um país de classe média". E, talvez, com a hegemonia do neoliberalismo no mundo e com o fim dos idealismos ingênuos, referentes a utopias socialistas, só seja possível imaginar um Brasil onde não morramos de fome e não sejamos dominados por IAs. Para um projeto nacional diferenciado, "grandioso", seria necessário que o brasileiro, primeiramente, retirasse a cara do smartphone, da sua bolha idelógico-narcisista, e mirasse o horizonte da realidade presencial
Fiquei com uma dúvida genuína, desculpe se estiver falando groselha. Mas, se há muita gente na esquerda que acha que as pautas ""identitárias"" não devem ser debatidas com a mesma importância que imperialismo, soberania nacional e etc, o argumento mais forte que o jones defende que deva ser usado no debate contra essa ideia é falar para a pessoa ler sobre autores que discutem o racismo? Tipo um "vai estudar"? Quero só aproveitar pra dizer que acho esse canal fantástico.
A Globo tinha muito mais ódio do Brizola ( desde o enfrentamento e resistência pela legalidade e pelo PTB de Getúlio, Jango e Brizola), pois sabia que ele não se sobraria às elites.
O debate sobre o combate das opressões ( machismo, racismo, LGBTQIA+ juventude) passa necessariamente na perspectiva crítica e classe. Não sendo assim cometemos erros como definir que o tema da miscigenação antagônica ao reconhecimento ao racismo.
Eu tinha 18 anos em 89, votei em Brizola todas as vezes que foi possível. Minha mãe me alertou sobre o PT pela corrupção dentro do sindicato dos bancários do Rio na década de 90. Nunca me enganou.
Confesso que cheguei ao vídeo esperando que Jones soltasse umas fofoquinhas sobre as eleições de 89. Mas pra variar, saí com um monte de coisa pra pensar. Obrigado de novo, professor!
Mesmo sendo do PT fui contra ao partido votei no Brizola e Darcy Ribeiro. Com muito orgulho.
Só uma correção. O vice de Brizola em 1989 foi Fernando Lira. Darcy foi vice dele na campanha de 1994 e já tinha sido vice governador de 1983 a 1986.
A gente que ta na faixa dos 30 anos acha que o Lula só começou a conciliar a partir de 2002, na verdade a linha politica dele sempre foi essa desde os tempos do ABC. Discurso e semiótica para um lado, prática e tática politica para o outro.
As provocações do Jones ao pensamento crítico são de nível altíssimo. Tudo muito bem ponderado e adequado na busca pelo avanço do debate e da boa politização no Brasil.
Trnho essa visão também, acho que Jones co segue trazer um contra ponto muito importante para não perdermos o horizonte revolucionário
Brizola foi o melhor e mais entusiasmado voto que já dei na vida.
Homem verdadeiramente de esquerda
Que vídeo, que provocação. Mesmo sendo branco milito em alguns coletivos negros, muitas vezes sou o único branco na sala. Esse vídeo foi uma reflexão daquelas… obrigado camarada, por existir
Puta que pariu!!! Que vídeo do caralho, professor!!! Que porrada você nos deu agora, hein! Meus parabéns! Recado dado em alto e bom som!
Conhecer a nossa história é extremamente necessário. Ótimo trabalho!
Meu filho está lendo Lennin está surpreso, foi quando eu percebi que o PT nunca debateu lennin, até tinha tendências Leninista, o psol de hoje é trotskysta. Gosto muito de suas reflexões Jones.
Logo seu filho terá idéias genocidas p implantação do socialismo.
Uma das coisas que mais despolitizou o debate no país foi o PT ter insistido tanto, e por tanto tempo, no debate sobre a corrupção em um tom totalmente moralista, dizendo que tudo no Brasil não evoluía só por causa da corrupção. Isso ficou tão entranhado nas pessoas que depois o próprio PT foi vítima desse discurso. E até hoje muita gente acha isso, que o Brasil só não evolui por causa da corrupção. Ou seja, os debates politizantes mesmo, como industrialização, subdesenvolvimento, dependência e imperialismo, ficaram todos relegados a um segundo plano. Isso foi muito maléfico por parte do PT.
Massa.jones vc fez uma desmistificação histórica excepcional...um banquete de verdades inconvenientes. Parabéns 😊
Livros e Autores:
- Cloves Moura - Negro: De bom escravo a mal cidadão.
- Joel Rufino dos Santos
- Darci Ribeiro - O povo brasileiro
- Edson Carneiro
- Lélia Gonzales - Feminismo AfroLatino
- Beatriz Nascimento
- Nelson Vernenekodre - Revolução Brasileira
- Alberto Guerreiro Ramos - Negro Sou
- Florestan Fernandes - Estratégia da Revolução Socialista
- Abdias do Nascimento
- Wilson Barbosa
- Neuza dos Santos Souza
- Vania Babirra
-
-
-
Obrigado, camarada.
Tempos Modernos - Paul Johnson.
Camaradas compartilhar e like faz parte da nossa luta e agitação dentro do RUclips, trabalhadores e povos oprimidos uni-vos no comunismo ou não venceremos!
mas sobretudo se organizar efetivamente, a nível local, com as bases, quando for possível, camarada.
@@leandromacedo953 venceremos!
Esse Jeff sempre ta ajudando a galera, inclusive ajuda bastante o Marx Comenta (que tem um canal pequeno) isso é muito admirável da sua parte.
@@felipejose8834 até a vitória camarada!
Agora entendi porque o RUclips me indicou essa bosta de vídeo.
Q vídeo fantástico.
loco de mais mano, obrigado, recentemente tive contato com o pessoal da esquerda marxicista e eles falavam muito de identitarismo, fiquei meio com o pé a atrás, não soube me expressar bem, mas agora ja tenho um pouco mais de argumento
Jones tem vários vídeos falando sobre o assunto
Engraçado, eu tava justamente saindo por aí questionando pra outras pessoas de esquerda o papel das lutas identitárias na nossa luta, mas de fato nunca apresentei nada melhor, Jones sempre me ensinando
Perfeita sua análise, Jones. Me fez entender muita coisa sobre o petismo.
Sempre votei em Lula, tanto no primeiro, quanto no segundo turno, em todos os pleitos para Presidente, mas isso não quer dizer que não tenho críticas.
34:54 Nildo Ouriques, da Revolução Brasileira, fala disso o tempo todo. Aliás, Jones e Nildo tem muito em comum, no campo das ideias. Seria uma junção explosiva!!!
Excelente. Guardadas as proporções fica a comparação candidatura Brizola e candidatura Ciro.
Excelente aula de história 👏👏👏👏👏👏👏👏
Gosto muito dessa crítica construtiva e contundente! Parabéns Jones👏
fiquei enojada.... Lula jogou SUJO contra Brizola então
É bom saber que não devemos colocar a mão no fogo por politico algum
Mão no fogo só pela emancipação popular.
Perfeitas colocações, Jones. Sempre agregando ao debate
Jones, se me permite, eu daria um subtítulo para esse vídeo: "Como ser um verdadeiro aliado". Sério, a lapada seca que você deu no César Benjamin & Cia foi boa demais!!!
Acompanho o canal há alguns anos, considero esse um dos melhores vídeos de todo o canal. A bibliografia citada foi sensacional, muito bom!
O like é pelo Brizola!! Brizola tinha sangue verde e amarelo💪👏🌹❤️❤️❤️🇧🇷
A minha percepção é de que o PT se tornou um partido conservador. E que mesmo assim tem a preferência dos eleitores de esquerda por conta da ameaça reacionária
Acho que o que o PT sofre hoje é o mesmo que Brizola sofria naquela época. Era acusado de conciliar com a direita.
Muito bom mesmo esse vídeo, Jones!!! Acho que muito da incompreensão do jovem com a política no Brasil vem justamente dessa incompreensão de como era o debate público ANTES da interdição de 64 e como ele foi retomado no pós-redemocratização. As coisas ficaram todas muito soltas e, por exemplo, questões como industrialização, subdesenvolvimento, dependência e imperialismo eram questões totalmente desconhecidas pela maioria dos jovens no pós-redemocrarização. A única coisa que era ensinada nas escolas era que existia um processo chamado globalização que todo mundo tinha que se adaptar a ele de qualquer jeito e de qualquer forma e ponto; ou seja, apenas a visão neoliberal de mundo. Isso de os partidos de esquerda dependerem apenas da academia para formar o debate público afastou ainda mais as pessoas, dado que as pessoas nunca tiveram muito acesso à univerisade e seus meios de divulgação. Um grande erro dos partidos de esquerda!! Mas quem sabe agora, com o alcance da internet, esse debate público não pode ser retomado e os jovens podem finalmente entrar no debate sobre essas e outras questões?
obrigado, Jones, agora vou ter que estudar :D
Valeu!
Video fantástico
Ótimo vídeo. Você imiscuiu em minhas ponderações a importância de discutir o país e seus grandes temas nacionais. Fiz meu TCC em filosofia questionando o conceito unitarista de povo brasileiro, realçando o pensamento de Darcy Ribeiro em o povo brasileiro, confrontando com a ideia geral de conflito maquiaveliano e expandindo a questão da miscigenação a partir das críticas de Kabengele Munanga ao livro o povo brasileiro de Darcy.
A qualidade dos teus conteúdos tão cada vez melhores mestre. Sem apelação, com honestidade e muito conhecimento. Gratidão camarada 🙏🏾✊🏾
excelente análise sobre a falta que faz a atuação intelectual orgânico ,agitação e propaganda, jornais. Militância restrita à Universidade.
Vídeo maravilhoso. Cirúrgico.
Muito bom.
👏👏👏
Obrigado pela aula camarada!
Jones é monstro no que faz e como faz, muito progresso!
Eu apoio:
#JonesManoelPresidente2026
#GaiofatoVice
Outro dia conversando com uma europeia, ela me perguntou para citar heróis brasileiros e vi que não temos heróis de fato. Até a independência foi pacifica. Devido a nossa passividade, os políticos não nos temem e nem respeitam. Uma guerra sangrenta pela independência teria criado um verdadeiro sentimento de orgulho de ser brasileiro. Nunca haverá mudanças sem uma ruptura, i.e. uma guerra civil.
Herói é um termo bem vago, quis dizer herói em que sentido, alguém que é idolatrado?
Tipo Stálin, Lênin, Napoleão, Vasco da Gama, Duque de Wellington etc... Alguém que fez um grande feito para o país, uma grande vitória.
@@zanretsu5978Félix Malcher, Batista Campos e os Vinagres seriam heróis brasileiros, acontece que como eu tenho uma visão de mundo diferente, pra mim, o herói é o próprio povo que tomou o Grande Grão Pará, mas se você se sente brasileiro, poderia falar do Melcher e os Vinagres como heróis brasileiros que realmente lutaram por uma causa importante. Agora se você não se importa com o Norte, tem outros "heróis" que lutaram por suas respectivas sociedades no Brasil. Abraço
@@zanretsu5978E outra, a batalha de cabanagem só não é contada como uma grande história não diria brasileira mas do continente Americano porque os burocratras brasileiros corruptos são obviamente contra e também brasileiros civis que se acham europeus e que o império "brasileiro" realmente sente amor por eles vão ser contra a tomada do Grão Pará, no futuro se o Brasil tiver um governo popular, um dos meus objetivos de vida e trabalhar na unificação do povo nortenho e espalhar a glória da luta pela liberdade e sacrifício dos nossos antepassados contra o império corrupto que estava no Norte brasileiro. Em 1835 foi o ano em que o povo nortenho voltou a ser tratado como um ser humano novamente.
Sim, eu poderia ter citado "heróis regionais", sou de Pernambuco, mas não temos nada nem no nível do Simon Bolívar.
Saravá camarada Jones! 🤘🏽
Muito bom o vídeo. E a entrevista do Safatle está excelente tb!
Safatle invetou o safatlismo, é uma ideologia de esquerda bem safatla.
Quantas refências boas em um só vídeo, vlw camarada
Jones meu camarada. Cara assisti a entrevista do Cesar e concordo contigo quanto a necessidade de insistir no diálogo sobre a "demonizacao e/ou endeusamento" do identitarismo, a necessária diferenciação entre eles e em que bases está fundamentada. Tendo como referencial a luta de classes, o que aliás você faz muito bem, fica fácil diferenciar o "joio do trigo"
grato pelo trab
Excelente e necessário debate sobre o famigerado "identitarismo". Já me meti em muito debate contra essa idéia torta com vários camaradas e outros não camaradas, como terraplanista do PCO
Se chama de identitarismo o ocidentalismo e se mistura tudo como se fosse uma coisa só (etnia, sexo e classe social) primeiro que a concepção etnica vem de uma cosmovisao diferente. Eu sempre me pergunto "HOJE o povo explorado pelo eurocentrismo, busca suas cosmovisoes ou só estão preocupado em se integrar no eurocentrismo?"
@@felipejose8834 Muito bom. Já vi usarem "identitarismo" pra umas três coisas diferentes (erradas). Na verdade, a coisa mais rara foi ver o termo usado da forma correta!
Que aula boa, Jones. Essa questão do identitarismo já há muito me intriga. Me incomodava, mas ao mesmo tempo os argumentos contrários a ela também não me convenciam. Alguém me falou do Yascha Mounk. Fui pesquisar e achei muito ruim. Aí descobri o livro do Asad Haider, estou gostando, embora a realidade com que ele trabalha, as referencias que traz, se prendem muito aos acontecimentos e a trajetória estadunidense. Enfim, realmente é uma discussão complexa.
Sua análise sobre a "eleição editada" pela Globo, antecedentes e desdobramentos também foi muito interessante.
Arrasou
Esse foi um vídeo poderoso...
muito bom
Salve camarada
Excelente, Jones! Obrigado pelo conteúdo!
Estou só em 15 minutos do vídeo e pra mim um dos vídeos TOP de Jones Manoel!
pô Jones, eu, a anos admiro o Brizola, não sei se realmente devo mas enfim. Sinto que ele é uma figura mto subjugada da politica brasileira devido a real importancia dele. Não vou mentir que a referencia a imagem dele era um dos motivos de gostar ( e ainda tenho um apreço) pelo ciro, talvez por isso ainda entenda bem quem ainda apoie ele. Sinto que a imagem do Brizola é forte e que devemos realmente lutar por ela! Muito bom o video, obrigado!
Jones, você é um formulador/ educador que dedica a vida ao debate e transformação. Você deve e está pautando o debate e não adianta cobrar isso dos outros. O debate hoje está pautado pelo identitarismo liberal e muitas vezes contraditóriamente conservador(padrão rede globo), que como você bem coloca, é importado, e que está sendo adotado como discurso progressista, mas também rechassado por parte desse balaio progressista por entende-lo justamente como liberal etc. Eu como a maioria não conhecemos e não temos tempo para pesquisar e nos aprofundar nos autores trazidos por você, que não pautam ainda o debate. Então o que pauta o debate, o tempo presente ( identitarismo rede globo), não me agrada, assim como a muitos. Espero que o mais breve possível possamos passar de rechassadores dessas idéias liberais importadas e resgatar e afirmar uma proposição socialista nacional.
quase 300 mil!!!
Vou ler Clóvis sim meu camarada bom contraponto esse
Dá lhe Jones
Monstro
Jones, o vídeo tá excelente. Mas a 2a parte merecia um outro vídeo e desdobramento pq a pauta é do Identitarismo Liberal e q luta de classes. Preciso estudar! Rs. Beijo camarada! ❤
Excelente colocação.
✊✊✊
Não esquecendo do s grandes Milton Santos e Josué de Castro
Ufaaaa chego la !!!!Valeu👏👏
Obrigada pelo vídeo
Adoro a sua militância em favor do desenvolvimento do pensamento orgânico não dependente da academia normativa, fundamentado nos grandes pensadores e pensadoras brasileiras, que de pouco se ouve falar hoje em dia no debate público. E bora estudar!
👏👏👏👏👏👏👏👏🦊🦊🦊🦊
Jones, vejo quase todos os teus vídeos e concordo com quase tudo que vc falou, mas o roteiro deste vídeo, se fosse um texto no ENEM, pegaria 0 por fuga ao tema. Abraços, companheiro.
Salve
O pessoal fala tanta que quer tanto o Lula do velho testamento, mas parece que o Lula do velho testamento não era assim muita coisa
👏 👏 👏 👏
Preciso pesquisar mais sobre "pautas identitárias" para saber conversar sobre ...
Jones tem vários vídeos sobre isso. Dá uma olhadinha camarada
Que revelação sobre Lula. Muito triste.
Em 86, teve o plano cruzado de Sarney, o pmdb, ganhou de ponta a ponta; após a eleição, os preços aumentaram; plano eleitoreiro, conforme o Brizola denunciara, logo após sua criação
Antonio Risério é livre pensador.
Esse cara não se tornou secretário de educação do Eduardo Paes? Destruíram tanto Brizola e hj se arrependem, antes tarde que nunca, mas devem carregar as consequências. No mais excelente fala do Cezinha.
Jones, sobre o video relacionado as acusações do Ciro Gomes, houve uma pressa de alguns canais progressistas em relação a esse tema, todos de forma equivocada, seria bom rever essa concordância com opiniões de redes progressistas relevantes politicamente mas não sérias, como Galãs feios e o meteoro. Segundo o Eduardo Moreira, as acusações tem fundamento e houve sim benefício ilícito por parte dos bancos, a questão seria se houve participação de agentes do governo.
O povo trocou o grande Brizola por esse Persona Non Grata. Triste Brasil.
25:57 a avalanche está destruindo a universidade
Brizola é a minha referência política desde que eu fui estudar a história recente do Brasil por cont própria, a partir de 2017, por causa da eleição de 2018. Eu tenho uma questão para você, Jones: você diz que não tem debate de projeto de país, e eu poderia concordar, pois a atual hegemonia lulopetista está causando isso. Mas não é verdade, pois existe sim. O problema é que as poucas vozes que estão lutando por um projeto, estão afastadas por coisas absolutamente pequenas, por pequenos narcisismos, como eu vejo em todos os vídeos que você fala sobre o Ciro Gomes. Vocês concordam em 98% das coisas que falam. Quando eu venho aqui ouvir você, naquilo que realmente importa, você diz a mesma coisa que o Ciro. O que quero dizer é que em vez de ficar apontando detalhes pequenos, deviam se unir sobre as pautas de vocês, que é a mesma! No último vídeo, sobre os Precatórios, você concorda com tudo, mas fica dizendo que o Ciro não está fazendo tal coisas nesse vídeo, sendo que ele não falou NESSE VÍDEO, enquanto em outros 500 ele fala sobre isso. Entende o que quero dizer? Não existe esquerda e luta por um projeto de país como o de Brizola enquanto existir a hegemonia lulopetista, e ela vai existir enquanto vocês, você e o Ciro, ficarem de disputa de pequenas diferenças. O fato é que a pessoa mais próxima do que foi Brizola hoje no Brasil é o Ciro. Eu não vou ser um a jogar fora o Brizola de novo.
Pra que Jones se unisse com Ciro de uma forma definitiva, talvez Jones precisasse deixar de ter como horizonte a revolução brasileira. O Ciro tem isso como horizonte? Não tem como Jones simplesmente começar a apoiar o Ciro em tudo que Ciro faz e diz, até Ciro erra muito e talvez não esteja na mesma proporção de Brizola naquela época política. O Jones é comunista, o programa dele é mais avançado. O Ciro é, no máximo, trabalhista, o que vem depois (inclusive, como bem demonstra Jones nesse vídeo, os inimigos primeiros da ditadura eram os comunistas, depois os trabalhistas como Brizola).
Sim, e os bastidores da eleição de 1989?
Eu que tenho como única produção acadêmica um artigo sobre representatividade ja tomei pra mim a tarefa. O único debate racial que tive acesso era isso. E não resolve. V
Falando em jornal Kurosawa e o irmão dele tinham um jornal clandestino de esquerda nos anos 20, décadas depois ganhou um oscar pra URSS com o filme Dersu Uzala.
Tenho dúvidas sobre a pronúncia da palavra intelligentia. Abc.
Brizola não ter sido presidente é um dos nós-górdios da história brasileira. Não porque ele fosse fazer a revolução brasileira, mas porque com certeza teria ensejado uma formação dos atores políticos muito superior à atual. A cristalização do neoliberalismo no seio da própria esquerda e repulsa a tudo que é radical, trazidas no bojo dos governos PT, nos condenou.
Honestamente, não vislumbro melhora para a vida da classe trabalhadora no Brasil nem a longo prazo. Não tem como ganhar um jogo em que o nosso time entra em campo defendendo a mesma camisa do time adversário.
Quanto a pensar o Brasil, nosso lugar histórico, geopolítico e nosso projeto de futuro, o PT só propõe que sejamos "um país de classe média". E, talvez, com a hegemonia do neoliberalismo no mundo e com o fim dos idealismos ingênuos, referentes a utopias socialistas, só seja possível imaginar um Brasil onde não morramos de fome e não sejamos dominados por IAs. Para um projeto nacional diferenciado, "grandioso", seria necessário que o brasileiro, primeiramente, retirasse a cara do smartphone, da sua bolha idelógico-narcisista, e mirasse o horizonte da realidade presencial
13:08 imp???
Me ajude a lhe ajudar! gostei dessa 😂😂😂😂
Colocaram Abdias do Nascimento no lugar do Guerreiro , mas tranquilo os dois eram parceiros.
Anti identitarismo virou racismo velado
E pior, racismo de esquerda. Lamentável.
Cade a sala do Miguel Nicolelis dentro do palácio presidencial? o Lula ta sendo aconselhado por quem pelo Haddad? kkkkk socorro.
Fiquei com uma dúvida genuína, desculpe se estiver falando groselha. Mas, se há muita gente na esquerda que acha que as pautas ""identitárias"" não devem ser debatidas com a mesma importância que imperialismo, soberania nacional e etc, o argumento mais forte que o jones defende que deva ser usado no debate contra essa ideia é falar para a pessoa ler sobre autores que discutem o racismo? Tipo um "vai estudar"?
Quero só aproveitar pra dizer que acho esse canal fantástico.
A Globo tinha muito mais ódio do Brizola ( desde o enfrentamento e resistência pela legalidade e pelo PTB de Getúlio, Jango e Brizola), pois sabia que ele não se sobraria às elites.
Brizolões eram incríveis, era tão bem feita as estruturas q os predios estão em bom Estado.
Saiu o livro sobre o Brizola?
✊🚩
Mesmo sabendo que é um termo incorreto, ainda uso identitarismo como sinônimo de liberalismo nas lutas sociais.
O debate sobre o combate das opressões ( machismo, racismo, LGBTQIA+ juventude) passa necessariamente na perspectiva crítica e classe. Não sendo assim cometemos erros como definir que o tema da miscigenação antagônica ao reconhecimento ao racismo.