Jones, há um elemento importante que falta nas análises é que os interiores do Brasil sofrem primeiro às política de austeridade e de inviabilização das politicas públicas. Logo quando o Governo Bolsonaro assumiu, a gasolina subiu e o preço dos alimentos também, nos interiores. Trato do exemplo da Amazônia. E não foi uma atitude que precisou de aprovação no Congresso. Tudo foi muito informal naquele governo. Não passava pelo debate publico ou escrutínio. Pessoas foram ameaçadas de não ter os benefícios do governo e isso serviu de abertura para a lógica da uberização.
Jones, acompanho criticamente seu canal e tenho identificado em algumas oportunidades rompantes, excessos e confrontações, a meu juizo desnecessarias, por exemplo, com Christian Dunker. Mas neste video tiro o chapéu para sua apresentação. Você fez uma sintese brilhante das diferenças do populismo latino-americano (história, projeto, estratégia e ação política) com o petismo governante. Parabéns Jones! Fez uma contribuição muito esclaredora e valiosa para compreender o déficit da esquerda brasileira em geral e do PT em particular.
Aproveitando a brecha queria recomendar o vídeo gringo "what is peronism" do canal "BadEmpanda" esse canal é de um camarada que mora na Argentina e o vídeo está legendado inteiro em português
Essas duas entrevista de Safatle são incríveis. Porém, ele erra quando iguala o PT e Lula às outras experiências “populistas” latino-americanas. Uma análise correta é importante não apenas para entender pq os argentinos conseguem combater melhor medidas absurdas de um governo ultra-neoliberal, mas, principalmente para propor medidas e táticas para superar esses movimentos incapazes de romper com a dependência/imperialismo e implementar o socialismo na América Latina. Excelente vídeo, Jones!
Eu tive a oportunidade de conversar com um argentino que viveu 22 anos de sua vida no Brasil, ele era muito inteligente por sinal. E quando eu perguntei acerca das diferenças culturais que mais infringiram choque nele, aqui, ele exclamou que das diferenças, aquela mais marcante é a da cultura política, que afeta todos os aspectos da vida. Na Argentina, a cultura política é uma das mais profundas que já ele viu entre os países democráticos, e é em grande parte responsável pela decadência do país nas palavras dele. A polarização, conhecida como "grieta", é profunda e enraizada há décadas. O radicalismo é predominante, refletido até mesmo nos nomes dos partidos, como a "Unión Cívica Radical". A falta de consenso é notável, tornando as interações mais agressivas, o que ele assinalou que a cultura política brasileira é muito marcada pelo consenso. O histórico político é marcado por golpes de Estado e assassinatos políticos comuns. Os sindicatos são extremamente influentes, e os fanáticos políticos, especialmente os peronistas, são uma parte significativa da população. A ditadura militar argentina, embora mais curta que a brasileira, foi muito mais violenta, com um número muito maior de vítimas. Essas diferenças na cultura política são essenciais para entender as nuances entre os dois países.
Quando a notificação do vídeo chegou, eu pensei: Esse vídeo vai ser de fod**! E não falhou, é Jones Manoel com o pé na porta mais uma vez. Eu apoio: #JonesManoelPresidente2026 #GaiofatoVice
Os dois estão falando a mesma coisa, mas vendo cenas diferentes. Compreensível o que o Safatle está colocando, assim como a crítica do Jones (acredito que até o Safatle concorda)
Camaradas compartilhar e like faz parte da nossa luta e agitação dentro do RUclips, trabalhadores e povos oprimidos uni-vos no comunismo ou não venceremos!
Jones, posso estar enganado, mas tenho a impressão de que a definição de populismo da mídia burguesa é mais amplo que isso. Eles chegam a chamar até o Trump de populista. Na minha visão, a simples fuga do estilo e da retórica de um liberal do PSDB já é o suficiente para ser taxado de populista, mesmo que o projeto econômico ainda esteja alinhado com a burguesia.
É verdade. É que o Jones só discutiu o chamado populismo de esquerda. Mas também tem o populismo de direita, que aqui no Brasil teve como representante típico o Adhemar de Barros. Além disso, chamam gente como Trump, e inclusive Bolsonaro, de populista, porque não têm coragem de chamar de fascismo.
O termo populismo da forma como é usado pela direita é um falso termo. A direita e a mídia hegemônica usam populismo como oposição a "governo técnico". E o que é um governo técnico pra direita e pra mídia hegemônica? Um governo que não tenta fazer nenhuma reforma e só protege os interesses do mercado e da grande burguesia. O termo populismo que o Safatle e o Jones usam é outra coisa, é um conceito teórico.
Maravilhoso o vídeo e a análise camarada! É muito importante o debate que você está levando adiante para um grande público, a partir de muito estudo, sobre o socialismo no Brasil e na América Latina e sua interação com o nacionalismo revolucionário de esquerda.
Se formos tratar o populismo como um forma de buscar trazer para a política a participação popular de forma mais direta, driblando as instituições tradicionais (voto, negociações no legislativo, supremo tribunal, etc.), buscando tensionar o debate e o clima político, buscando pressionar o sistema político burguês em uma direção especifica, com base em um projeto político determinado; dentro de uma narrativa liberal idealizada, de "trapacear o jogo político", fazendo política por fora dos "mecanismos institucionais legais"; então claramente não dá pra falar que o PT é populista. O PT, dos principais partidos de esquerda atuais na América Latina, é o mais adaptado e conformado com o padrão liberal democrático burguês, tanto na forma como também em muitas das suas bandeiras. Se existe algo de populismo, hoje, no PT, é temporário e manifesto apenas no período eleitoral; e a cada eleição, mais rebaixado.
Concordo camarada! Ficou claro nessa última eleição em que o Lula discursou de uma forma e quando foi eleito... Forte abraço. #JonesManoelPresidente2026
Que aula. Que síntese! Mtos argumentos contra a glr que diz q não da pra fazer nada sem a maioria no congresso. É só citar o exemplo histórico de qualquer populista latinoamericano kk
A meu ver, Jones discordou concordando. Discordou do termo ("populismo") e concordou com a crítica à prática concreta e conformista da política do PT - que me parece o ponto principal do Safatle.
Total de acordo com o Vlad! PT Pdt de Brizola dos 80/90 mesma essência de fazer política! Brizola , em seu primeiro governo nomeou um Torturador / coronel, como secretário de segurança! Só depois de denúncia é que reverteu a nomeação!!
Populismo de direita: apelo a paranóia, a meritocracia. Populismo de esquerda: apelo ao pobrismo, ao sentimentalismo exacerbado. Ambos sem projeto e com baixa participação democrática em sua base, puramente superficiais, somente uma cooptação a fim de promover a própria figura caudilhesca.
Por causa da programação eugenista que por enquanto favorece pessoas brancos no Brasil com impunidade e outros crimes e vantagens e injustiças seculares, tem uma coisa que só pessoas brancos brasileiros fazem e só no Brasil que fazem: se limpar nas pessoas negras para escolhas brancos erradas nos poderes. Pode observar, nas análises as pessoas brancos no Brasil, dão voltas para achar o caminho para culpar pessoas negras pelas escolhas de condutas e decisões que a pessoa branca nos poderes escolheram... Essa tática é malandra e não vai oportunizar honestamente que pessoas brancas façam o "mea culpa" se responsabilizar e aprender com escolhas seletivas, excludentes e de impunidade racial e d classe que fazer para no Brasil...
O Brasil já teve uma força popular que deu alicerce a mudanças estruturais? Governo Lula 1 e programas sociais? Essa ausência de apoio de base, na rua, comparada aos nossos vizinhos sulamericamos é curiosa, no mínimo, ainda mais o Brasil como uma potência local.
Excelente análise Jones. Vídeo muito bom. Governo petista é um atraso pra esquerda brasileira, até mesmo Latina. O Brasil tem um potencial enorme de formar uma verdadeira esqueda latina, e compartilhar ciência e tecnologia com os nossos irmãos latinos. Mas os nossos problemas internos são enormes que inviabiliza. Revoltante. Tmj
Dúvida sincera: Jango não tentou mobilizar as ruas? Não que isso seja desculpa para o PT, concordo com o Jones, mas me pergunto se não há perigos que ignoramos.
Acho que há uma falha de comunicação na fala do Safatle. Muito provavelmente ele está se referindo à experiência progressista do século 21 - especialmente nos casos Brasileiro, Argentino e Chileno. Não ao populismo de Vargas, Cardenas e Perón que tinham um claro caráter nacionalista e de classe (e, acredito, nem ao modelo chavista/bolivariano visto na Venezuela, Bolivia, Equador e agora na Colombia e no México). As experiências progressistas do século 21 não são homogêneas. Apesar de ter enfrentado mais as limitações institucionais, acredito que o kirchnerismo-peronismo esteja mais próximo da experiência petista que da chavista.
Os vídeos têm ficado cada vez mais refinados no acerto teórico, o bicho tá on fire e estudando mt, nota-se.
Jones, há um elemento importante que falta nas análises é que os interiores do Brasil sofrem primeiro às política de austeridade e de inviabilização das politicas públicas. Logo quando o Governo Bolsonaro assumiu, a gasolina subiu e o preço dos alimentos também, nos interiores. Trato do exemplo da Amazônia. E não foi uma atitude que precisou de aprovação no Congresso. Tudo foi muito informal naquele governo. Não passava pelo debate publico ou escrutínio. Pessoas foram ameaçadas de não ter os benefícios do governo e isso serviu de abertura para a lógica da uberização.
Acho que assistindo demais o Jones... esses dias soltei um " isso aí é pão comido" num debate de mesa de bar.
Em toda discussão eu falo: "É verdade ou é mentira?"
😂
😂😂😂😂😂
@@VLNBAesse é forte, acaba com qualquer discussão quando vc mete um "é verdade ou é mentira?"
Simples e objetivamente é boa tbm kkkkkkkk
Jones, acompanho criticamente seu canal e tenho identificado em algumas oportunidades rompantes, excessos e confrontações, a meu juizo desnecessarias, por exemplo, com Christian Dunker.
Mas neste video tiro o chapéu para sua apresentação.
Você fez uma sintese brilhante das diferenças do populismo latino-americano (história, projeto, estratégia e ação política) com o petismo governante.
Parabéns Jones! Fez uma contribuição muito esclaredora e valiosa para compreender o déficit da esquerda brasileira em geral e do PT em particular.
pra maxuel: Bota um filtro hi-pass no audio em 100hz que corta esses barulhos de perna nervosa de jones
Aproveitando a brecha queria recomendar o vídeo gringo "what is peronism" do canal "BadEmpanda" esse canal é de um camarada que mora na Argentina e o vídeo está legendado inteiro em português
Essas duas entrevista de Safatle são incríveis. Porém, ele erra quando iguala o PT e Lula às outras experiências “populistas” latino-americanas. Uma análise correta é importante não apenas para entender pq os argentinos conseguem combater melhor medidas absurdas de um governo ultra-neoliberal, mas, principalmente para propor medidas e táticas para superar esses movimentos incapazes de romper com a dependência/imperialismo e implementar o socialismo na América Latina. Excelente vídeo, Jones!
Eu tive a oportunidade de conversar com um argentino que viveu 22 anos de sua vida no Brasil, ele era muito inteligente por sinal. E quando eu perguntei acerca das diferenças culturais que mais infringiram choque nele, aqui, ele exclamou que das diferenças, aquela mais marcante é a da cultura política, que afeta todos os aspectos da vida. Na Argentina, a cultura política é uma das mais profundas que já ele viu entre os países democráticos, e é em grande parte responsável pela decadência do país nas palavras dele. A polarização, conhecida como "grieta", é profunda e enraizada há décadas. O radicalismo é predominante, refletido até mesmo nos nomes dos partidos, como a "Unión Cívica Radical". A falta de consenso é notável, tornando as interações mais agressivas, o que ele assinalou que a cultura política brasileira é muito marcada pelo consenso. O histórico político é marcado por golpes de Estado e assassinatos políticos comuns. Os sindicatos são extremamente influentes, e os fanáticos políticos, especialmente os peronistas, são uma parte significativa da população. A ditadura militar argentina, embora mais curta que a brasileira, foi muito mais violenta, com um número muito maior de vítimas. Essas diferenças na cultura política são essenciais para entender as nuances entre os dois países.
Quando a notificação do vídeo chegou, eu pensei: Esse vídeo vai ser de fod**! E não falhou, é Jones Manoel com o pé na porta mais uma vez.
Eu apoio:
#JonesManoelPresidente2026
#GaiofatoVice
40:42 Jones tentando tirar o José Serra de seu podium de maior comedor da política.
😂😂😂😂😂
Salve camaradas! NOTE
Saravá camarada Jones! 🤘🏽
Esta repreendido em nome de jesus pelo sangue do cordeiro de Deus
É um prazer ouvir o Jones todo dia, o brabo
Os dois estão falando a mesma coisa, mas vendo cenas diferentes. Compreensível o que o Safatle está colocando, assim como a crítica do Jones (acredito que até o Safatle concorda)
Excelente aula!
Boa camarada!!! Como sempre seus vídeos são impecáveis! Mantendo o nível do debate lá no alto!
Jones sempre com boas análises
Mais uma aula do camarada Jones Manoel
Muito bom!
Conteúdo excelente!
Camaradas compartilhar e like faz parte da nossa luta e agitação dentro do RUclips, trabalhadores e povos oprimidos uni-vos no comunismo ou não venceremos!
Jones, posso estar enganado, mas tenho a impressão de que a definição de populismo da mídia burguesa é mais amplo que isso. Eles chegam a chamar até o Trump de populista. Na minha visão, a simples fuga do estilo e da retórica de um liberal do PSDB já é o suficiente para ser taxado de populista, mesmo que o projeto econômico ainda esteja alinhado com a burguesia.
É verdade. É que o Jones só discutiu o chamado populismo de esquerda. Mas também tem o populismo de direita, que aqui no Brasil teve como representante típico o Adhemar de Barros. Além disso, chamam gente como Trump, e inclusive Bolsonaro, de populista, porque não têm coragem de chamar de fascismo.
O termo populismo da forma como é usado pela direita é um falso termo. A direita e a mídia hegemônica usam populismo como oposição a "governo técnico". E o que é um governo técnico pra direita e pra mídia hegemônica? Um governo que não tenta fazer nenhuma reforma e só protege os interesses do mercado e da grande burguesia. O termo populismo que o Safatle e o Jones usam é outra coisa, é um conceito teórico.
vídeo maravilhoso para atrair as pessoas a estudarem sobre o assunto
Ótima critica camarada
Maravilhoso o vídeo e a análise camarada! É muito importante o debate que você está levando adiante para um grande público, a partir de muito estudo, sobre o socialismo no Brasil e na América Latina e sua interação com o nacionalismo revolucionário de esquerda.
Se formos tratar o populismo como um forma de buscar trazer para a política a participação popular de forma mais direta, driblando as instituições tradicionais (voto, negociações no legislativo, supremo tribunal, etc.), buscando tensionar o debate e o clima político, buscando pressionar o sistema político burguês em uma direção especifica, com base em um projeto político determinado; dentro de uma narrativa liberal idealizada, de "trapacear o jogo político", fazendo política por fora dos "mecanismos institucionais legais"; então claramente não dá pra falar que o PT é populista. O PT, dos principais partidos de esquerda atuais na América Latina, é o mais adaptado e conformado com o padrão liberal democrático burguês, tanto na forma como também em muitas das suas bandeiras.
Se existe algo de populismo, hoje, no PT, é temporário e manifesto apenas no período eleitoral; e a cada eleição, mais rebaixado.
Concordo camarada! Ficou claro nessa última eleição em que o Lula discursou de uma forma e quando foi eleito...
Forte abraço.
#JonesManoelPresidente2026
Simplesmente sensacional 😁
Opa! Salve!
Safatle corre aqui! Bira preparar um react. Esse debate TÁ mto bom! ❤😂🎉
Vídeo incrível!!! Mano que isso, Jones cê tá cada vez melhor.
Notado
Eita vídeo bom da porra!!!
Ótimo complemento a algumas lacunas que ficaram a partir do que o Vladimir falou na entrevista.
Achei uma nota de 10 reais escrito "Assistam Jones Manoel no youtube!"
aqui tem nos onibus kkkkkk
Que aula. Que síntese! Mtos argumentos contra a glr que diz q não da pra fazer nada sem a maioria no congresso. É só citar o exemplo histórico de qualquer populista latinoamericano kk
Ótimo vídeo camarada
Muito bom!👍👍👍🤩🤩🤩
Ótimo
A política do governo está errada. Está havendo uma opção pela despolarizaçao quando deveria investir na polarização.
A meu ver, Jones discordou concordando. Discordou do termo ("populismo") e concordou com a crítica à prática concreta e conformista da política do PT - que me parece o ponto principal do Safatle.
Que saudade do populismo nesse país.
Total de acordo com o Vlad! PT Pdt de Brizola dos 80/90 mesma essência de fazer política! Brizola , em seu primeiro governo nomeou um Torturador / coronel, como secretário de segurança! Só depois de denúncia é que reverteu a nomeação!!
Krl, eu aprendo mto com seus vídeos.
bom demais
Populismo de direita: apelo a paranóia, a meritocracia. Populismo de esquerda: apelo ao pobrismo, ao sentimentalismo exacerbado. Ambos sem projeto e com baixa participação democrática em sua base, puramente superficiais, somente uma cooptação a fim de promover a própria figura caudilhesca.
Recomendo os livros de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, eles tem uma visão de populismo muito mais complexa e tem uma tática política muito atual
Por causa da programação eugenista que por enquanto favorece pessoas brancos no Brasil com impunidade e outros crimes e vantagens e injustiças seculares, tem uma coisa que só pessoas brancos brasileiros fazem e só no Brasil que fazem: se limpar nas pessoas negras para escolhas brancos erradas nos poderes. Pode observar, nas análises as pessoas brancos no Brasil, dão voltas para achar o caminho para culpar pessoas negras pelas escolhas de condutas e decisões que a pessoa branca nos poderes escolheram... Essa tática é malandra e não vai oportunizar honestamente que pessoas brancas façam o "mea culpa" se responsabilizar e aprender com escolhas seletivas, excludentes e de impunidade racial e d classe que fazer para no Brasil...
Up!
Jones. Faça um vídeo sobre a privatização da Caixa q está em andamento com anuência do governo federal. ruclips.net/video/QHikUpyWEpY/видео.html
Os sindicatos agem exatamente como o PT age. Isso é interessante. Desmobilizando e conciliando.
O Brasil já teve uma força popular que deu alicerce a mudanças estruturais? Governo Lula 1 e programas sociais? Essa ausência de apoio de base, na rua, comparada aos nossos vizinhos sulamericamos é curiosa, no mínimo, ainda mais o Brasil como uma potência local.
Votei nele pra deputado federal.
Vamos votar nele para Presidente em 2026!!!!
Forte abraço.
Não gosto do Rudá, um sujeito que tem posições racista quando "crítica" o movimento negro.
É impressionante a capacidade que esse rapaz tem de repetir um discurso decorado sem nem raciocinar sobre ele. 😂😂😂
Jones, Vc poderia me passar os livros/referências que vc utilizou para fazer essa 3ª definição de populismo?
Excelente análise Jones. Vídeo muito bom.
Governo petista é um atraso pra esquerda brasileira, até mesmo Latina.
O Brasil tem um potencial enorme de formar uma verdadeira esqueda latina, e compartilhar ciência e tecnologia com os nossos irmãos latinos. Mas os nossos problemas internos são enormes que inviabiliza.
Revoltante. Tmj
👏 👏 👏 👏
👏👏👏
Tem algum problema com o microfone do Jones. Um tipo de "sopro" ✌🏻
Dúvida sincera: Jango não tentou mobilizar as ruas? Não que isso seja desculpa para o PT, concordo com o Jones, mas me pergunto se não há perigos que ignoramos.
👏👏👏👏👏👏👏👏🦊🦊🦊
👏👏👏👏✊✊✊
Note!!! 83!!!
Alguém sabe se Safatle já respondeu a essa crítica?
🌞🌿✨🐸✨🌿🌞
Jones, o q tu acha de armar um debate com o Safatle! Ia dar bom!!! 😅❤
Também gostaria de ver. Mas acho que Jones não segura Safatle.
🚩🚩
✊✊✊
🤝🏽
Oi Jonas, qual Janotti da USP você está falando nesse vídeo?
Será que é o Eduardo Gianetti ?
🇵🇸
✊🚩
Fy🎉
Up
O Peronismo não colapsou? Rapaz...
Kwaii!
Eduardo Moreira coloca a mão no fogo pelo Haddad kkkkkk
Pqp tamos fudidos
Acho que há uma falha de comunicação na fala do Safatle. Muito provavelmente ele está se referindo à experiência progressista do século 21 - especialmente nos casos Brasileiro, Argentino e Chileno. Não ao populismo de Vargas, Cardenas e Perón que tinham um claro caráter nacionalista e de classe (e, acredito, nem ao modelo chavista/bolivariano visto na Venezuela, Bolivia, Equador e agora na Colombia e no México).
As experiências progressistas do século 21 não são homogêneas.
Apesar de ter enfrentado mais as limitações institucionais, acredito que o kirchnerismo-peronismo esteja mais próximo da experiência petista que da chavista.
Quem dera o PT tivesse práticas populista.
As pssoas confudem o Lula ser popular com populismo.
Intelectual da USP, ta tirando onda?
.
Camarada, acho um erro gigante seu ficar trazendo video dessas figuras da USP, mas de qualquer modo vc colocou uns elementos interessantes.
Bolsonaro é populista.
👏👏👏👏👏👏👊👊✊✊✊✊
🚩🚩
👏👏
Up
❤